Page 1

RELATÓRIO ANUAL

2013


1.296

horas de trabalhos voluntários

58%

de crescimento no efetivo em relação a 2012

51*

atividades realizadas *incluindo as reuniões semanais


RELATÓRIO ANUAL 2013 | 3

Viramos os 30 Viramos história, fizemos histórias, vivemos histórias e vamos virar, fazer e viver muito mais.. Primeira reunião 05/03/1983

Parece que foi ontem, mas foi há 30 anos, quando um grupo de meninos e três chefes deixaram um Grupo Escoteiro para fundador o que viria ser o Grupo Escoteiro Uirapuru. Este pequeno grupo, inicialmente 8 jovens, porque queriam começar com um núcleo dos líderes, monitores e submonitores, era composto por idealistas, pessoas que queriam viver plenamente o escotismo, por esta razão, por querer fazer diferente, até pensaram em deixar o Grupo sem um nome, seria apenas o 13º Grupo Escoteiro de Sergipe, mas depois pensaram bem, vão acabar chamando Grupo Escoteiro Sergipe, o que não seria nada mal, e tudo isto se fez dentro daquilo que é a marca registrada do GEU, participação dos membros, todos opinaram, e sugeriram nomes, a princípio Anhanguera, em homenagem ao bandeirante, foi o mais votado, mas verificou-se que havia quem não conseguisse pronunciar este nome corretamente, novo debate, novas sugestões, até que apareceu o nome Fraternidade Universal, como o escotismo, depois o nome foi simplificado para Universal, o mesmo nome da escola onde funcionaria o Grupo. Depois veio a votação do lenço, primeiro pensou-se em um lenço verde e lilás, a cor do Ramo Escoteiro e a cor da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, como o lilás é uma cor não muito uniforme, pensou-se em uma cor base que facilitasse a aquisição do tecido, e o branco foi a solução, até então

somente escoteiros do mar usavam lenço branco, inovamos, um pouco mais de discussão e nasceu o lenço franjado tricolor. Se só os primeiros momentos já preenchem algumas linhas, imagina as três décadas seguintes, quando fomos pioneiros na coeducação, quando mudamos de nome, para Uirapuru, escolhido em votação, para evitar que pensassem que o nosso grupo era ligado à uma igreja, quando membros juvenis nossos conquistaram os mais altos distintivos em todos os ramos, o único em Sergipe a conseguir isto, e até hoje o único que teve pioneiro e pioneira Insígnia de B-P. Raras são as entidades que viram os 30 anos de existência, o nosso Grupo conseguiu isto, e para marcar

Primeiros promessados em 13/05/1983

Se só os primeiros momentos já preenchem algumas linhas, imagine as três décadas seguintes. estas três décadas, vivemos um 2013 excepcional, fazendo mais, muito mais, como fala a Canção do Jubileu de Pérola. Obrigado a todos que contribuíram para cada momento destes 30 anos de existência do GEU.


Aprender fazendo

4 | RELATĂ“RIO ANUAL 2013


RELATÓRIO ANUAL 2013 | 5

Isto é Escotismo O Escotismo é um movimento educacional para jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell e adotados pela UEB. O Propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo.

“Contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento” Os Princípios do Escotismo são definidos na sua Promessa e Lei Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo: a) Dever para com Deus – Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais. b) Dever para com o Próximo – Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente. c) Dever para consigo mesmo – Responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento. O Método Escoteiro, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos: 1. Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira: 2. Aprender fazendo: 3. Vida em equipe, denominada nas Tropas “Sistema de Patrulhas”, incluindo: 4. Atividades progressivas, atraentes e variadas, compreendendo: 5. Desenvolvimento pessoal com orientação individual considerando:

37 milhões de membros no mundo

82.753 de membros no Brasil


6 | RELATÓRIO ANUAL - 2013

Fundado em 13 de maio de 1983, o 13ºSE Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT integra a União dos Escoteiros do Brasil/Região de Sergipe. Foi o primeiro Grupo Escoteiro coeducativo de Sergipe, isto é, com a participação de meninos e meninas, rapazes e moças.


RELATÓRIO ANUAL20013 | 7

Missão

Visão

O Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT tem por missão a prática do Escotismo tal e qual delineado pela União dos Escoteiros do Brasil de modo a contribuir para o desenvolvimento dos ideais do Movimento Escoteiro, especialmente em Aracaju

Ser reconhecido pela comunidade Aracajuana e pelos órgãos integrantes do Movimento Escoteiro nos diversos níveis como referência na prática do Escotismo.

Meta Ser um Grupo Escoteiro completo, composto por seções de todos os ramos, com uma Diretoria atuante, pais participativos e com todas as condições materiais para a prática do Escotismo.


8 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

Festa do Lenço 30 anos do GEU Dia do Trabalhador

Verão Escoteiro Uirapuru Atividades aquáticas Um dia no parque

JAN

FEV Verão Escoteiro Uirapuru Volta às origens

Ressaca do Carnaval

MAR

ABR Congresso Escoteiro Nacional Escoteiro por um dia

MAI

JUN

MUTECO Gincana GEUnina


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 9

Linha do tempo MUTCOM Clean Up The World

JUL

AGO Dia dos Pais McDia Feliz Dia do Folclore Jogos Internos

SET

Unicampo/ELO

OUT Dia da Criança no SEST SENAT Leve Paz

NOV DEZ Boa Ação Natalina Programa de Auditório


1 0 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

Cultura


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 1 1


1 2 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

2 FEV Visita a Laranjeiras e ao Museu Afro-Brasileiro de Sergipe Dentro da programação do Verão Escoteiro Uirapuru visitamos a cidade histórica de Laranjeiras, Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, fazendo uma visita especial ao Museu Afro-Brasileiro de Sergipe. Nesta atividade os membros do GEU tiveram a oportunidade de tomar contato com parte da história de Sergipe

15 JUN Giincana GEUnina Desde os primordios do nosso Grupo celebramos os festejos juninos, e há muito este evento se firmou como uma gincana em que equipes competem em brincadeiras tradicionais do período junino com a participação ativa dos pais no desenvolvimentgo das tarefas. No final não podem faltar muita comida típica, a quadrilha improvisada e as emoções do bingo junino.

Dia do Folclore

24 AGO

No Brasil o Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto. No GEU nós aproveitamos o dia de reunião mais próximo à esta data para realizar uma atividade especial, mostrando às crianças e jovens as mais diversas dimensões do folclore, especialmente a lúdica, resgatando jogos e brincadeiras tradicionais, além das canções.


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 1 3

26 OUT GEUlloween Ao contrário do que muitos imaginam, o GEUlloween não é um halloween escoteiro, é uma atividade que aproveita a temática do Halloween e mistura diversas tradições, para fazer uma atividade na qual a criatividade é a tônica, e divertir-se é a palavra de ordem. Em 2013, dentro das celebrações do Jubileu de Pérola, o GEUlloween teve como tema 30 anos arrepiando.

14 DEZ Programa de Auditório Uma das mais antigas tradições do GEU, tão antiga quanto o próprio Grupo, é o Programa de Auditório, um verdadeiro show de talentos, e em disputa está a estrela de prata. Em 2013 os participantes foram convidados a se virar nos 30, e cada apresentação não pôde passar de 30 segundos. Ao final foram premiados com a estrela de prata na categoria Lobinho - Luany e Hannah, na categoria Escoteiro, Isabela e Adrian, e na categoria livre a Tropa Escoteira.


1 4 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

Educação Para melhor realizar o seu trabalho como educadores os nossos voluntários estão em constate processo de formação, quer seja através das atividades formais, quer sejam informais. Em 2013 os Chefes Matheus e Everton Diamantino participaram do Curso Preliminar, enquanto a Chefe Aldenise concluiu o nível básico de formação recebendo o seu anel de Gilwell.


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 1 5

Nossos voluntários também participaram de cursos na modalidade a distância promovidos pela União dos Escoteiros do Brasil. O Curso Dirigente de Grupo Escoteiro dá as bases para aqueles que são voluntários ou querem atuar como um dirigente em um Grupo Escoteiro. Já o Curso de Proteção Infanto-Juvenil, que a partir de 2014 será obrigatório para todos os adultos participantes da União dos Escoteiros do Brasil, tem como objetivo orientar todos os voluntários adultos que atuam ou atuarão no Movimento Escoteiro, sobre os procedimentos corretos de como prevenir ou atuar diante de situações de maus-tratos e abusos envolvendo crianças, jovens e adultos Também participamos do Congresso Nacional Escoteiro, realizado em Recife, e via internet do 1º Congresso Escoteiro Mundial de Educação.


1 6 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 1 7

Meio ambiente


1 8 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

8/06 14/07 Muteco - Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica O Muteco é uma atividade desenvolvida anualmente pelos Escoteiros do Brasil, cada ano é trabalhado um tema. Em 2013, como não poderia deixar de ser, por ser o Ano Internacional da Água, foi trabalhado o tema Água: O Mundo que queremos. As atividades do Muteco foram desenvolvidas em dois diferentes dias. No dia 8 de junho aplicamos jogos e atividades baseadas em fichas técnicas. No dia 14 de julho, com um kit de análise de água doado pelo WWMC (Desafio Mundial de Monitoramento da Água), os jovens realizaram a análise das lagoas da região do Bairro Capucho, na proximidade da sede do Grupo, área que vem sendo impactada pelo desmatamento e aterramento de lagoas e brejos para a construção de edifícios. Tudo foi feito conforme as orientações da Ficha Técnica 1.3 (Análise da Água) do Roteiro do XXII MUTECO. Nas amostras coletadas, com todos os cuidados recomendados pelo WWMC, foram analisados: pH, oxigênio dissolvido, temperatura e turbidez. Os dados coletados foram enviados para o WWMC.


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 1 9

Clean Up the World Mais uma vez o GEU se somou a diversas entidades para realizar em Aracaju o Clean Up the World, que em nossa capital é coordenado pelo Setransp. Membros juvenis, escotistas e pais se uniram ao grande mutirão de limpeza de praias, sendo o nosso Grupo um dos responsáveis pela limpeza de um trecho da Praia da Aruana.

21 SET


2 0 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 2 1

Comunidade


2 2 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U

24 AGO Doe Leiteº No dia do seu aniversário a Lobinha Luana pediu que fosse presenteada com leite para que ela doasse a crianças de um abrigo. O pedido virou uma campanha do Grupo e conseguimos arrecadar leite em pó que foi doado, juntamente com outros alimentos e brinquedos arrecadados para o lar da Tia Lia, em Itabaiana, uma casa onde residem 15 crianças e adolescentes . todas legalmente registrados como filhos da “Tia Lia”.

31 AGO MacDia Feliz Mais uma vez os nossos membros participaram do MacDia Feliz. Ainda que nós tenhamos um intenso trabalho sobre nutrição neste dia abrimos uma exceção à orientação dada para poder beneficiar as crianças com câncer. Em Aracaju a entidade beneficiadda foi a AVOSOS


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 2 3

14 MUTCOM - Mutirão Nacional Escoteiro de SET Ação Comunitária

O Mutcom trabalhou o tema Tá Limpo! A proposta foi trabalhar a água sob a perspectiva de saúde pública e higiene. A nossa atividade contou com a colaboração do dentista Fábio Silva que passou importantes informações sobre saúde bucal. Já no dia 28/09 tabalhamos a reciclagem do óleo de cozinha transformando-o em sabão.

13 OUT Leve Paz O projeto Leve Paz nasceu no contexto do programa Mensageiros da Paz da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Fomos um dos primeiros Grupos Escoteiros do Brasil a aderir a este programa. Na essência o Leve Paz constituiu-se de fazer e distribuir tsurus de origami, símbolo da paz, a motoristas para que eles assumam um compromisso de paz no trânsito.

7 DEZ BANGEU - Boa Ação Natalina É parte da tradição de final de ano do nosso Grupo ir até a antiga Capital, São Cristóvão, visitar os internos do Lar Isaías Gileno. Neste dia confraternizamos com eles e muito mais que alimento ou presentes levamos uma mensagem, e um pouco de alegria. Neste ano tivemos a participação especial da Tia Giz.


2 4 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

Atividades SEST SENAT


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 2 5


2 6 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

24 FEV Ressaca do Carnaval Estivemos presentes em todas as edições da ressaca do Carnaval do SEST SENAT, e neste ano não poderia ser diferente. Destaque para a Escoteira Celina e para a Lobinha Hannah Carla que ganharam, respectivamente em 1º e 2º lugar no concurso de fantasia.


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 2 7

1º MAI Dia do Trabalhador Marcamos presença neste evento que em 2013 privilegiou a programação esportiva.

Dia das Crianças

13 OUT

Mais uma vez partcipamos ativamente da programação alusiva ao Dia das Crianças realizada pelo SEST SENAT Aracaju inclusive colaborando na oficina de EVA.


2 8 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

Escoteiro por um Dia Regional

Realizada pela Região Escoteira de Sergipe, tendo como lugar o Parque Augusto Franco em Aracaju, contou com a participação de diversos Grupos Escoteiros da capital e do interior. A atividade também comemorou o Dia do Escoteiro ( 23 de abril)

20 ABR


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 2 9

Ar Livre

2 FEV

Visita à Gruta da Pedra Furada Localizada em Laranjeiras, a Gruta da Pedra Furada foi o local onde se realizou a cerimônia da primeira promessa do nosso Grupo, sendo considerada o local da nossa fundação em 13 de maio de 1983 Esta atividade fez parte da programação do Verão Escoteiro dentro do programa Volta às Origens..

26 JAN Um Dia no Parque Um Dia no Parque foi outra atividade desenvolvida dentro da programação do Verão Escoteiro. Aproveitando os equipamentos e todo ambiente natural do Parque dos Cajueiros em Aracaju, desenvolvemos uma série de atividades.

15-17 NOV Unicampo/ELO O Unicampo 2013 foi um dos pontos altos da programação comemorativa do nosso Jubileu de Pérola. Utilizando a mesma programação do ELO Nacional, tendo como tema Água o Mundo que Queremos, o acampamento foi realizado na Quinta das Mangabeiras, Município de Pirambu. local cercado por lagoas e dunas, bem propício à aplicação do tema.


3 0 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 3 1

Sociais 11 MAI Festa do Lenço

Dividida em três momentos a Festa do Lenço marcou, com dois dias de antecipação, a data do aniversário do Grupo. No primeiro momento foram feitas homenagens, com entrega do Certificado de Mérito de Grupo às Chefes Ana e Aldenise, e ao SEST SENAT Aracaju e à sua diretora Danielle Queiroz. Também homenageamos através de vídeos os membros juvenis mais antigos, e todas as gerações que passaram pelo grupo. O segundo momento foi de agradecimento a Deus com uma palestra de Carl Balllard, pai do Lobinho Christopher, que falou sobre o jubileu e o servir. Por último teve a festa em si, na qual pais, colaboradores, membros e antigos escoteiros se confraternizaram no ritmo dos anos 1980, e com muita comida.

10 AGO Dia dos Pais

Já virou uma das tradições do Grupo celebrar o dia dos pais com uma atividade em que eles participam de uma reunião escoteira junto com os seus filhos, todos se transformam em crianças e participam ativamente dos jogos.


3 2 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 3 3


3 4 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

“2013 foi o ano do nosso Jubileu de Pérola e nós aproveitamo CANÇÃO DO JUBILEU

Símbolos do Jubileu

Letra: Carlos Nascimento Música Josué Felipe Maia Nasceu Universal Hoje é Uirapuru Referência escoteira Em Aracaju 30 anos Fazendo muito mais Mostrando a todos que a juventude é capaz Ju, ju, ju, jubileu do GEU, Ju, ju, ju, jubileu do GEU, 30 anos fazendo Muito mais, mais por você, por você.

Para celebrar os 30 anos de atividades foi confeccionado um lenço comemorativo. Foi a primeira vez que um Grupo Escoteiro em Sergipe adotou um lenço comemorativo. Assim como o nosso lenço oficial este também tem significados, a começar pela cor, branco pérola, em alusão ao Jubileu de Pérola, depois os circulos verdes e vermelhos que são confetes para mostrar que estamos em festa, os vermelhos simbolizam os membros que se foram e os verdes aqueles que estão no GEU. No lugar do distintivo tradicional o símbolo dos 30 anos.

Um só sentimento Um só coração Unem neste momento Todas as gerações 30 anos Vamos celebrar!!!! Nossa história E o futuro que virá Ju, ju, ju, jubileu do GEU, Ju, ju, ju, jubileu do GEU, 30 anos fazendo Muito mais, mais por você, por você. Estamos juntos aqui E não queremos partir Algo no ar está diferente Sinto as boas energias de toda a gente De toda a gente Ju, ju, ju jubileu do GEU, Ju, ju, ju, jubileu do GEU, Ju, ju, ju, jubileu do GEU, Ju, ju, ju, jubileu do GEU, 30 anos fazendo Muito mais, mais por você, por você

O distintivo dos 30 anos traz dois elementos que perpassam toda a história do Grupo, seja atualmente, seja quando se chamava Universal. O primeiro é a forma circular do distintivo com a flor de lis, e o segundo são as três listras do lenço.


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 3 5

os cada momento para celebrar estes 30 anos de atividades”

Momentos da Festa do Lenço ificado

la do sign Ballard fa rl a C s. u e aD o servir. de louvar jubileu e d Momento bíblico de

certificado Danielle Queiroz recebe e do SEST de Mérito em seu nome u. caj SENAT Ara

Encontro de ge

rações

hos os Lobin A farra d

na cama

elástica

nos 80

tmo dos a

no rí Discoteca


3 6 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

O Unicampo, acampamento anual de todo o GEU, foi uma das grandes atividades que marcaram as celebrações dos 30 anos do nosso Grupo. Durante 3 dias, de 15 a 17 de novembro, foi desenvolvida uma intensa programação, tendo como base as atividades do ELO Nacional, porém colocando elementos que remetessem ao nosso Jubileu de Pérola, a exemplo da Noite Festiva que teve como tema os anos 80 com sua música e estética, e até mesmo as comidas que da moda naqueles anos. A lua cheia deu o clima para os mistérios e lendas do Morro da Lucrécia, em Pirambu, aos pés do qual foi realizada a nossa atividade.

Cumprindo um

a base de ativid

mundo Água: O

Os pa

is par

ticipa

ram d

ades

remos

que que

as ati

vidad

es

Noite Festiva: Anos 80

ário

e anivers

los d Mais bo


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 3 7

Programa de Auditório O Programa de Auditório é uma atividade de confraternização, cultural e campanha financeira, tudo ao mesmo tempo. Marca o encerramento das atividades do Grupo no ano, e neste ano foi o último grande ato do Jubileu de Pérola. São quatro momentos que acontecem, o show de talentos, em que os participantes fazem apresentações artísticas, premiando-se as melhores em cada categoria com a estrela de prata; depois temos o amigo secretíssimo, quando os participantes têm que por a criatividade a prova ao confeccionar um presente que deverá ser dado para alguém sorteado na hora. Depois temos o bingo natalino, e por último a confraternização em si, com os comes e bebes.

Apresentação de ginástica

Bingo Natalino

Tropa Escoteira - Estrela de Prata Geral

Apresentação de dança

Apresentação de mágica Amigo secretíssimo

Harlem Shake escoteiro Luane e Hannah - Estrela de Prata Lobinho

Isabela e Adrian -Estrela de Prata - Escoteiro


3 8 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 3 9

Agradecimentos Para que o nosso Grupo tivesse alcançado os resultados que alcançamos em 2013 várias pessoas colaboraram, e nós não poderíamos deixar de agradecer a elas. Em primeiro lugar aos voluntários que fazem o dia-a-dia do Grupo, depois aos pais, especialmente àqueles que vestiram a camisa e chegaram junto nas atividades, e a estes agradecemos em nome de Amadina Santos Nascimento, que apesar da idade não deixa de colaborar e apoiar o GEU.

Josué Felipe Maia

Everton “Pessan”

Vocalista da banda Lêmures, integrou a U-Banda, a banda escoteira do GEU. Foi o interprete e compositor da música do Jubileu de Pérola.

Professor de inglês e DJ. Foi o DJ da nossa Festa do Lenço, é outro ex-membro da U-Banda.

Klismary Copeland O pula-pula que fez a alegria das crianças na Festa do Lenço foi um presente desta nossa primeira Guia.

Um agradecimento todo especial a todos aqueles que fazem o SEST SENAT Aracaju, e agradecemos a eles em nome destas pessoas: Daniele Rodrigues, Diretora do SEST SENAT, Luciana Melo, Coordenadora do SEST e Sérgio Juraci.

ues

Daniele Rodrig

Luciana Melo

Sérgio Juraci


4 0 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

Escotistas (Voluntários adultos que exercem função técnica na aplicação do programa escoteiro)

Durante o ano de 2013 contamos com a colaboração de seis voluntários para conduzir as atividades técnicas do Grupo. Se no primeiro semestre perdemos Everton Diamantino, no segundo semestre ganhamos a companhia Vandeilson, que niguém conhece por este nome, mas por Peu.

no

nto

Diamanti

Nascime Ana

Matheus

Peu Aldenise

“O Sucesso no adestramento escoteiro depende do exemplo dos chefes escoteiros”

Baden-Powell


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 4 1

Calendário de Atividades 2014 JANEIRO 11

Verão Escoteiro Atalaia Nova

18

Verão Escoteiro Parque da Cidade

25

Verão Escoteiro SEST SENAT

JULHO 19-20

ARRES - Acampamento Regional do Ramos Escoteiro

AGOSTO 09

Comemoração SEST SENAT do Dia dos Pais

23

Reunião Especial/ SEST SENAT Dia do Folclore

SETEMBRO 13-14

ENED - Encontro Aracaju Nordeste de Escotistas e Dirigentes

FEVEREIRO 01

Retorno oficial

SEST SENAT

27

MutCom

22

Doidimpiíadas

SEST SENAT

28

Clean Up the World

MARÇO 8

Dia Internacional SEST SENAT da Mulher

OUTUBRO 11-12

ARL - Acantona- São Cristóvão mento Regional do Ramo Lobinho

ABRIL 05

Escoteiro por um Rosário do Catete Dia

18

JOTI - Jamboree na Internet

18 a 20

Unicampo

25

Escoteiro por um Lagarto Dia

Salgado

MAIO 10

13

Comeoração do SEST SENAT Dia das Mães e aniversário do GEU Aniversário do GEU

JUNHO 07

Muteco

21

Gincana GEUnina SEST SENAT e Bingo Junino

28

São Pedro

Sem atividades

NOVEMBRO 01

GEUlloween

SEST SENAT

DEZEMBRO 6-8

Acampamentos de Seção/Amigo Secretíssimo

13

BANGEU

20

Programa de SEST SENAT Auditório e Bingo Natalino

27

Recesso

São Cristóvão


4 2 | R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T

Demonstrativo Financeiro Exercício 2013

Ativo Mensalidades

3.292,00

Registro

935,00

Lenço Jubileu

940,00

Diversos

458,29

Campanhas

47,00

Loja GEU

638,54

Superavit 2012

2.329,23

TOTAL

9.065,06

Passivo Registro 2013

773,00

Registro 2014

938,00

Festa do Jubileu

2.537,94

Material de Consumo

21,57

Material permanente

1.226,67

Loja GEU

177,30

Diversos

512,89

Superavit 2013 TOTAL

2.877,69 9.065,06


R E L A T Ó R I O A N U A L - 2 0 1 3 - 1 3 °S E G R U P O E S C O T E I R O U I R A P U R U / S E S T S E N A T | 4 3

Números

Evolução do Efetivo Registrado na UEB 40 35 30 25

38 29 24

20

18

15 10 5 0

2010

2011

2012

2013


www.escoteiros.tk facebook.com/geuirapuru13se geuirapuru13se@gmail.com reuni천es: Av. Tancredo Neves, 5657 Bairro Capucho - Aracaju-SE

Relatorio Anual de Atividades 2013 - 13ºSE Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT  

Relatório Anual de Atividades do 13ºSE Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT, de Aracaju-SE. Integrante da União dos Escoteiros do Brasil/Regi...

Advertisement