Relatório Anual de Atividades 2017 do 13ºSE Grupo Escoteiro Uirapuru

Page 1

relatรณrio de atividades 2017


2

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU


PRIMEIRAS PALAVRAS “NUNCA DIGA QUE ESTÁS MORTO ANTES QUE DE FATO ESTEJA. LUTE CONTRA QUALQUER DIFICULDADE OU PERIGO NÃO DESISTA E VOCÊ PROVAVELMENTE TERÁ SUCESSO AO FINAL” BADEN-POWELL

Antes que os livros de autoajuda entrassem em moda, muito antes que palavras como liderança e resiliência fossem incorporadas ao vocabulário do treinamento organizacional, Baden-Powell já exprimia estes conceitos e o incorporava à formação escoteira. O ano de 2017 foi um ano de muitas lutas para o nosso Grupo, tivemos que superar várias dificuldades, porém não desistimos e é por isto que podemos ao final mostrar o nosso sucesso. Quando no início do ano fizemos o nosso planejamento na elaboração da matriz SWOT colocamos a instabilidade da sede como uma ameaça. Apesar de estarmos a quase onze anos no mesmo local sempre poderia haver alguma mudança de direção que nos ameaçasse. Poucos dias após o Indaba esta amaça se concretizou. Por conta de uma mudança na política nacional da entidade apoiadora teríamos, como ocorreu com outros grupos escoteiros, que deixar a nossa sede. Entre o anúncio e o prazo final tínhamos pouco tempo para a execução da mudança. Imediatamente listamos as opções e fomos a campo, e no mês de abril já estavamos instalados na AEESE – Associação de Empregados da Embrapa, um amplo espaço ao lado do Parque da Sementeira. Foi a capacidade de ação da Diretoria do Grupo, que pouco antes havia sido reeleita por aclamação, a pedido dos pais, pois os diretores não se apresentaram para reeleição, que garantiu o sucesso da operação mudança, inclusive com a aquisição de um container já preparado para ser uma sede. Porém a bonança durou pouco. Alguns escotistas, ainda que em seus pedidos de desligamento tenham alegado outros motivos, saíram para fundar um novo Grupo Escoteiro e levaram com eles alguns membros. Mais uma vez fomos capazes de reagir e superar agregando novos voluntários, e recuperando o efetivo perdido, sendo a Tropa Sênior o maior exemplo desta superação pois ameaçada de se reduzir a uma Patrulha incompleta terminou o ano com duas Patrulha completas e pronta para crescer mais. Mas o nosso sucesso final não está somente nos números do efetivo, está também na qualidade das nossas atividades, na constância da aplicação do Método Escoteiro, e sobretudo no apoio e participação dos pais e efetivo engajamento dos Escotistas e Dirigentes. Em 2018, ano do nosso Jubileu de Coral, vamos continuar fazendo mais, melhor e além porque afinal queremos seguir na rota da excelência por outros 35 anos.

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU

3


4

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU


QUEM SOMOS BREVE HISTÓRICO O 13ºSE GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU (GEU) foi autorizado a funcionar em 03 de março de 1983, com o nome de Grupo Escoteiro Universal, recebendo o numeral 13 da Região de Sergipe. Posteriormente a denominação foi alterada pois muitos achavam que fosse um Grupo denominacional vinculado à Igreja homônima. As primeiras promessas foram realizadas na sexta-feira 13 maio de 1983, na Gruta da Pedra Furada, Município de Laranjeiras (Sergipe/Brasil), sendo esta a sua data de fundação, conforme a regra então vigente. O início do Grupo deu-se com as Patrulhas Raposa e Tucano da Tropa de Escoteiros. O GEU nasceu fundamentado em pilares bem claros: Ser um Grupo Escoteiro inclusivo, transparente, equitativo, participativo e ativo na comunidade. Por ser inclusivo desde que foi liberada a coeducação no Escotismo buscamos implementá-la em nosso Grupo, sendo pioneiro em Sergipe. Inicialmente com o ramo Pioneiro Ramo Pioneiro (rapazes e moças na faixa etária dos 18 aos 21 anos), depois seguindo-se o Ramo Lobinho (7 a 10 anos) com uma Alcatéia Mista, a Tropa de Escoteiras (11 a 14 anos) e por último a Tropa de Guias Escoteiras (15 a 17 anos), que foi a primeira do Nordeste. Atualmente trabalha a co-educação em seções mistas. No início da coeducação a implantação exigia o cumprimento de uma série de requisitos, e só após a comprovação de que eram atendidos era emitida a autorização para receber meninas.

lobinhos e lobinhas escoteiros e escoteiras seniores e guias As crianças dos 6,5 aos 10 anos têm na Alcateia muita diversão com um propósito sério. No final de 2017 a Chefia da nossa Alcateia estava formada por Jordana, possuidora do nível básico de formação, Fátima, nível preliminar de formação, Michelle, nível preliminar de formação, e Adriano.

Dos 11 aos 14 anos os meninos e meninas fazem parte do Ramo Escoteiro, agrupados em uma seção chamada Tropa Escoteira. Nessa faixa etaria participam de atividades e jogos voltados para a aventura. É oferecido um ambiente de responsabilidade, comprometimento. Através de um processo simplificado de hierarquia e democracia organizado e mantido por eles mesmos. A Tropa Escoteira Mista Uirapuru, chefiada por Ana, que possui o nível avançado de formação (Insígnia de Madeira), sendo auxiliada por Oliveira, possuidor do nível básico, Sindy, Everton e Ethiene, possuidor do nível preliminar de formação.

Dos 15 aos 18 anos, denominados senior ou guia. Nesta faixa etaria participam de atividades e jogos voltados para ao desafio e a auto superação. Para os adolescentes com esta idade, é oferecido um ambiente de maior esforço físico, de realização, cumplicidade e responsabilidade. . O Chefe desta Seção é Carlos Nascimento, portador da Insígnia de Madeira (Nível Avançado). e tendo como assistentes, Gisele, Tennyson e Luciano, todos om o nível preliminar de formação.

Voluntários adultos Atuam diretamente com os jovens nas seções, são os escotistas, ou apoiando nas tarefas administrativas, são os dirigentes, ou ainda auxiliando como instrutores ou examinadores de conhecimentos específicos. RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU

5


NOSSA MISSÃO O Grupo Escoteiro Uirapuru tem por missão a prática do Escotismo tal e qual delineado pela União dos Escoteiros do Brasil de modo a contribuir para o desenvolvimento dos ideais do Movimento Escoteiro, especialmente em Aracaju.

NOSSA VISÃO Ser reconhecido pela comunidade Aracajuana e pelos órgãos integrantes do Movimento Escoteiro nos diversos níveis como referência na prática do Escotismo

NOSSA META Ser um Grupo Escoteiro completo, composto por seções de todos os ramos, com uma Diretoria atuante, pais participativos e todas as condições materiais para a prática do Escotismo.

6

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU


NOSSOS RECONHECIMENTOS “DE LONGE, O MAIOR PRÊMIO QUE A VIDA OFERECE É A CHANCE DE TRABALHAR MUITO E SE DEDICAR A ALGO QUE VALHA A PENA.” ― THEODORE ROOSEVELT

Fazer mais, melhor e além não é apenas uma frase de efeito que nos motiva à busca de excelência, é um compromisso. Os prêmios são decorrentes deste compromisso. Entretanto não há reconhecimento maior que aquele recebido dos jovens, suas famílias e antigos membros. O nosso maior prêmio não é aquilo que recebemos em forma de certificados ou trofeus, o nosso maior prêmio é a certeza de que estamos contribuindo para um mundo melhor, com pessoas melhores.

Prêmio Grupo Escoteiro Padrão Prata O prêmio é uma forma de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras Locais que alcançam um padrão mínimo de qualidade nas áreas de Administração, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Avaliação de Atividades. Em 2017 o nosso Grupo Escoteiro conquistou a premiação no grau prata, ficando a apenas 40 pontos do grau máximo, apesar de para nós, considerando o regulamento tal e qual está escrito, de longe superamos isto.

Base diamante com rubi no SJC

O JOTI - Jamboree on the Internet, é uma atividade que anualmente reune pela web escoteiros do mundo inteiro, o nosso Grupo participa desde os primóridos, no tempo da internet discada. No Brasil na mesma época é realizada a Scout Joti Challenge, uma gincana virtual na qual os participantes são desafiados a cumprir tarefas lançadas a cada hora, de acordo com o número de tarefas cumpridas as bases são classificadas em bronze, prata, prata ouro e diamante. Em 2017 as nossas duas bases, SJC Geral e SJC Lobo conquitaram o prêmio diamante com rubi.

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU

7


8

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU


NOSSO EFETIVO

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU

9


10

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU


O QUE FAZEMOS “SE TIVER O HÁBITO DE FAZER AS COISAS COM ALEGRIA, RARAMENTE ENCONTRARÁ SITUAÇÕES DIFÍCEIS.” ROBERT BADEN-POWELL

Da aplicação correta do Método Escoteiro resulta o sucesso do Escotismo. As atividades progressivas, atraentes e variadas constituem um dos pontos, podemos dizer o mais visível, do método, porém são meios para se alcançar o objetivo do Escotismo. O nosso calendário de atividades é desenhado para atender, de forma participativa, os objetivos do escotismo, tentando atender às expectativas dos jovens. Neste relatório tentaremos mostrar parte do que fizemos durante o ano de 2017, sem descer ao detalhe das atividades desenvolvidas pelas seções e equipes (patrulhas), para que não o torne exaustivo, já que foram 71 atividades realizadas, sem contar as reuniões regulares.

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU

11


CULTURA Gincana GEUnina - 17 de junho

Nem as chuvas que caíam fortemente sobre Aracaju tiraram o ânimo para a nossa Gincana GEUnina, uma atividade tão antiga quanto o próprio GEU, assim mais uma vez a família Uirapuru se reuniu para celebrar a tradição com brincadeiras, bingo junino, comidas típicas e a tradicional quadrilha improvisada.

GEUlloween - 4 de novembro

Voltando às origens o GEUlloween foi uma grande atividade festiva sob o tema heróis e vilões, contando com a participação de membros juvenis, adultos e pais que se divertiram nas várias atividades que aconteceram durante a festa, sendo destaque o karaokê.

Programa de Auditório GEUnina - 16 de dezembro

O auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dórea foi o palco para mais uma edição do Programa de Auditório, atividade que marca o encerramento das atividades anuais do nosso Grupo. É surpreendente como a cada ano cresce o nível das apresentações. Além de ser um show de talentos o programa de auditório é também a festa de final de ano congregando toda a família Uirpauru. Neste ano tivemos como vencedores da estrela de prata, os lobinhos Clara e Samuel, a Guia Maria, na categoria Escoteiro/Sênior e os Chefes Ana e Ricardo na categoria geral.

Além destas tivemos várias atividades culturais desenvolvidas pelas seções e patrulhas (equipes) tais como cinema, jogos tradicionais, , etc.

12

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU


MEIO AMBIENTE MutECO - 3 de junho

Motivados pelos objetivos do Desenvolvimento Sustentável adotados pela ONU os Escoteiros desenvolveram a vigésima sexta edição do edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – MutEco, a maior ação conjunta dos Escoteiros do Brasil pelo meio ambiente. No último dia 3 de junho as diversas seções do GEU desenvolveram atividades sugeridas pela Rede Ambiental Escoteira – REME, as Tropas Escoteiras e a Alcateia trabalharam atividades ligadas à cozinha sustentável, enquanto a Tropa Sênior realizou atividades sobre reciclagem. O distintivo do MutEco 2017 foi obra do Ch. Nascimento.

Praia Linda - 29 de outubro

PRAIA LINDA - Participou da atividade promovida pela Secretaria municipal do Meio Ambiente - SEMA realizada na Praia da Atalaia.

Desafio Mares Limpos 30/09 a 09/12

O Desafio Mares Limpos foi uma iniciativa em parceria com a ONU Meio Ambiente e o Programa Menos 1 Lixo para a realização de atividades relacionadas à Campanha Mares Limpos, e incentivou através da Insígnia Mares Limpos, lobinhos, escoteiros, sêniores e pioneiros a reduzirem o consumo de plástico. Em nosso Grupo 2 lobinhas e duas escoteiras completaram o nível ouro da insígnia.

Despoluir - 16 e 18 de fevereiro Durante o mês de fevereiro o SEST SENAT desenvolveu ações socioambientais que contaram com a participação do nosso Grupo Escoteiro. No lançamento do programa no dia 16 de fevereiro, a Chefe Giselle realizou uma palestra sobre a experiência dela com pomares urbanos, já no sábado, 18 de fevereiro, membros das Tropas Escoteiras e Sênior fizeram plantio de mudas no SEST SENAT e a Tropa Sênior confeccionou poltronas a partir de pneus..

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU

13


COMUNIDADE COMPARTA CALOR - Maio a Agosto COMPARTA CALOR - Realizamos a arrecadação de roupas, cobertores e agasalhos que foram distribuídas através de lojas de rua realizadas no povaodo Pedrinhas em Areia Branca e na EBAL, em São Cirtóvão beneficiando mais de 300 famílias

EducAÇÃO Escoteira - 20 de maio Com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro em atividades de alto valor educativo os Escoteiros do Brasil criaram o projeto EducAção escoteira, cujas atividades serão realizadas a cada ano no terceiro sábado do mês de maio. Escoteiras apresentam o projeto sobre sacolas plásticas Neste ano a primeira edição do projeto foi realizada no dia 20 de maio, o nosso Grupo Escoteiro realizou ações educativas escoteiras na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Jaime Araujo, no Bairro Soledade, para crianças dos 7 aos 12 anos, tendo como foco atividades ligadas à preservação do meio ambiente

MutCom - 16 de setembro O MutCom - Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária é uma atividade nacional de mobilização, que tem como objetivo a integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. É uma oportunidade para que os jovens realizem atividades de serviço, sendo estimulados a se envolver com a comunidade, criando consciência coletiva e desenvolvendo a liderança e proatividade. Com o Tema Escotismo e Desenvolvimento Sustentável foi realizado no dia 16 de setembro o 19º MutCom – Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária – Neste ano as ações do nosso Grupo foram divididas entre a sede, onde ficaram a Alcateia e a Tropa Escoteira, e a EBAL, em São Cristóvão, para onde se deslocou a nossa Tropa Sênior. Em São Cristóvão tivemos a parcerias dos alumni da Fullbrigth em Aracaju que também desenvolveram atividades com as crianças despertando-os para o aprendizado da língua inglesa.

14

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU


Dia Nacional de Coleta de Alimentos - 11 de novembro

Novamente nosso Grupo participou do Dia Nacional de Coleta de Alimentos. Em 2016 nós ficamos responsável por um posto de arrecadação, o qual arrecadou 650 kg dos 2.575kg em todas as 8 bases de arrecadação, sendo o posto que mais arrecadou. 31 instituições foram beneficiadas com os produtos coletados.

BANGEU - 2 de dezembro Mais uma vez a Boa Ação Natalina do GEUBANGEU aconteceu em dois locais, no Lar Isaías Gileno Barreto, em São Cristóvão, e no Asilo Rio Branco, em Aracaju. Para São Cristóvão foram as Tropas Escoteira e Sênior, enquanto a Alcateia ficou em Aracaju. Em ambos locais vivenciamos uma intensa troca de carinho, em São Cristóvão já somos amigos antigos que compartilham lembranças, em Aracaju amigos que estamos conquistando.

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU

15


REGIONAL Congresso Escoteiro Regional e Conselho Consultivo O nosso Grupo Escoteiro participou ativamente do Congresso Escoteiro Regional, e da reunião ordinária da Assembleia Regional com o maior número de inscritos. Também esteve representado de forma efetiva nas duas reuniões do Conselho Consultivo Regional.

Semana do Escotismo 01 a 05 de agosto

Participamos da Semana do Escotismo de Sergipe, na qual esteve incluído o Grande Jogo da Cidade. O destaque foi para a nossa Alcateia que conquistou o primeiro lugar na gincana da Semana.

27º ELO Nacional 28 e 29 de outubro - Seguindo o tema

anual, Escotismo e Desenvolvimento Sustentável, foi realizado nos dias 28 e 29 outubro o 27º ELO Nacional, que na Região de Sergipe teve lugar na EBAL, em São Cristóvão. O nosso Grupo Escoteiro participou com três patrulhas escoteiras e uma Sênior.

Rally Regional de Lobinhos - 30 de setembro

A nossa Alcateia participou do II Rally Regional de Lobinhos realizado no dia 30 de setembro no Camping Clube de Sergipe com o tema a Saga de Lobody. Esta atividade antecipou as comemorações pelo dia do Lobinho que acontece no dia 4 de outubro.

16

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU


NACIONAL JOTI Scout Challenge - 20 a 22 de outubro

O JOTI (Jambore na Internet), é um grande encontro internacional de escoteiros através da internet que acontece no terceiro final de semana de outubro desde 1996. Já o Scout JOTI Challenge, ou SJC é uma gincana, um desafio, com tarefas que são lançadas de hora em hora. O SJC tem duas versões, o SJC propriamente dito, e o SJC-Lobo, destinado aos Ramo Lobinho. As nossas equipes obtiveram o ranking diamante com rubi tanto no SJC-Lobinho quanto no SJSC-Geral (Escoteiro/Sênior).

Jamboree no Ar - 20 a 22 de outubro

Neste ano o JOTA – Jamboree no Ar – realizou a sua 60ª edição, o nosso Grupo participou com o Chefe Tennysson (PU6CTL) que tem procurado difundir o rádioescotismo aqui em Sergipe, e no final se classificou em 9º lugar na categoria Echolink.

Acampamento do Centenário - 30 de junho a 4 de julho

Celebrando os primeiro centenário do Escotismo no Potiguar a Região Escoteira do Rio Grande do Norte promoveu de 30 de junho a 04 de julho o Acampamento do Centenário, tendo como local o complexo HC em Natal, e para tal atividade convidou as demais regiões escoteiras. Destacando-se na delegação sergipana o Grupo Escoteiro Uirapuru participou da atividade com um expressivo efetivo dos ramos escoteiros e sênior.

13º ENED - 22 a 24 de setembro O Chefe Edimilson Oliveira representou o GEU no ENED realizado em Natal-RN

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU

17


SOCIAL Gincana da Família - 13 de maio

O Dia da Internacional da Família é comemorado em 15 de maio, devido à proximidade com a data de aniversário do GEU há dois anos decidimos que este também seria o dia da família Uirapuru, quando também comemorariamos o nosso aniversário com uma grande confraternização bem no espírito escoteiro. Toda a Família Uirapuru se reuniu no dia 13 de maio para celebrar o 34º aniversário de fundação do Grupo, aqueles primeiros jovens que na noite de uma sextafeira 13 de maio de 1983 na Gruta da Pedra Furada, em Laranjeiras, fizeram a promessa Escoteira talvez não inando que o Grupo que eles eles estavam inciando se tornaria.

CIVISMO E CIDADANIA Desfile Cívico - 7 de setembro

Participamos das comemorações relativas à Semana da Pátria em Aracaju iniciando com o fogo simbólico da Pátria, no dia 1º, e prosseguindo com os desfiles cívicos realizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju no dia 4 de setembro na Rua Bahia, e pela Secretaria de Estado da Educação, realizado no dia 7 de setembro na Avenida Barão de Maruim em Aracaju.

Sessão solene de Câmara Municipal de Aracaju no dia 06/10/2017

Jovens da nossa Tropa Escoteira tiveram a oportunidade de participar ativamente de uma sessão da Câmara Municipal de Aracaju, inclusive fazendo uso da palavra a partir do plenário.

18

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU


AR LIVRE .Gincana de Pesca Escoteira -28

de janeiro

A Gincana de Pesca é mais uma atividade do Verão Escoteiro Uirapuru, foi ela, há mais de três décadas, que deu início ao Verão Escoteiro. Neste ano tivemos a participação dos nossos antigos chefes Joellington e Acassia, que hoje são escotistas em São Paulo. A atividade foi realizada na Praia da Atalaia Nova e no final saiuse vencedora a Patrulha Raposa.

UNICAMPO - 29 de abril a 1º de maio

Um dos mais aguardados eventos do nosso Grupo Escoteiro é o UNICAMPO, o acampamento geral do Grupo, que neste ano foi realizado de 29 de abril a 1º de maio na EBAL, em São Cristóvão, tendo a África como tema. Baden-Powell disse que qualquer um pode acampar sem chuva, mas com chuva só escoteiros, e neste Unicampo esta afirmação foi posta a prova. A chuva constante que caiu durante os dias do acampamento não deteve o animo dos participantes de todas as seções do Grupo.Com uma programação baseada nas tradições africanas o momento da espiritualidade foi um dos pontos altos trabalhando o conceito africano de umbuntu.

PARCERIAS XVI ECORADIO - 9 de setembro Visando estimular o rádioescotismo em nosso Grupo Escoteiro atendemos ao convite dos organizadores do XVI ECORADIO para participar deste evento que foi realizado no dia 9 de setembro no Clube do Banese. Juntamente com o Ch. Tennyson estiveram as Guias, Maria Luísa, Laura e Aparecida.

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU

19


20

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU


COMO FAZEMOS “NÃO BASTA FAZER COISAS BOAS - É PRECISO FAZÊ-LAS BEM.” SANTO AGOSTINHO

Há quem se contente em fazer, simplesmente alcançar metas, ou cumprir uma agenda pré-determinada; porém se quisermos ter resultados efetivos devemos procurar fazer bem as coisas, não nos contentarmos em cumprir automaticamente um calendário de eventos. Para isto requer um esforço constante, um comprometimento com o Escotismo como movimento educacional, e seus valores. Longe vai o tempo que bastava reunir alguns meninos em um arrabalde para iniciar a prática do Escotismo. Hoje estamos sujeitos a outros padrões, a outras necessidades, ainda que a essência do fazer escotismo permaneça a mesma, o modo como fazemos deve atender a estas exigências e desafios constantes, para superar isto não basta fazermos coisas boas, mas fazê-las bem. É essencial para que desempenhemos bem a nossa missão contemos com os recursos adequados, em quantidade e qualidade suficiente para atender às demandas.

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU

21


ADULTOS VOLUNTÁRIOS

O Escotismo é um movimento de jovens que conta com o apoio de adultos voluntários para criar oportunidades de aprendizagem e, através de uma cultura de parceria, para transformar essas oportunidades em experiências significativas. Para que o Programa seja aplicado, que as atividades aconteçam é fundamentala participação de adultos voluntários comprometidos, seja em funções de educador ou facilitador, seja em funções de suporte administrativo. Apesar de termos sofrido algumas perdas em nosso quadro de voluntários fomos capazes, com o apoio dos pais de preencher estas lacunas. Hoje contamos com um quadro de voluntários que atende suficientemente aos nossos propósitos.

NOSSOS VOLUNTÁRIOS ADRIANO Mota de Mendonça ANA Gardenia Nascimento - Chefe da Tropa Escoteira Mista Uirapuru Carlos Alberto NASCIMENTO - Diretor-Presidente e Chefe da Tropa Sênior Edmilson de OLIVEIRA Santos - Assistente de Chefe da Tropa Escoteira Mista Uirapuru EVERTON Pereira Santos - Assistente de Chefe da Tropa Escoteira Mista Uirapuru ETHIENE Romain de Souza Carvalho - Assitente de Chefe da Tropa Escoteira Mista FÁTIMA Christina Lessa Freire - Assitente de Chefe da Alcateia Mista Uirapuru GISELE Késsia Gusmão Bizerril Gelschleiter - Assistente de Chefe da Tropa Sênior JORDANA Naftali Bomfim Lima - Chefe da Alcateia Mista Uirapuru LUCIANO Virginio Oliveira Barreto - Assistente de Chefe da Tropa Sênior MARIA EDIJALMA SANTOS NUNES PINTO - Membro da Comissão Fiscal MICHELLE Andrade Moraes - Assistente de Chefe da Alcateia Mista Uirapuru RICARDO Gelschleiter - Diretor de Suprimentos e Logística 22

aurore


RECURSOS ADEQUADOS

Uma das preocupações que tivemos em 2017 foi iniciar a renovação dos nossos equipamentos, iniciando pelas barracas, pois acreditamos que para que possamos bem praticar escotismo é necessário ter os recursos adequados, seja eles humanos, materiais ou financeiros. Mesmo não contando com fontes de recursos diversificadas nós conseguimos, através de uma boa gestão financeira, atender às necessidades das seções com os materiais adequados. Porém de nada termos recursos materiais e financeiros se não tivéssemos as pessoas para fazer as atividades acontecerem. Além dos nossos voluntários adultos contamos coma colaboração eventual de especialistas e pais.

aurore

23


PROGRAMA EDUCATIVO Em nosso Grupo o Programa Educativo é plenamente aplicado, nenhum dos seus aspectos é deixado de lado. Especial enfase é dada à aplicação do método escoteiro, buscamos que cada um dos seus componentes seja totalmente aplicado através de atividades desafiadoras que propiciem experiências que dão lugar a uma aprendizagem efetiva e despertam interesse por desenvolvê-las. Por isso dizemos que são desafiantes, úteis, recompensantes e atraentes.

ENVOLVIMENTO DOS PAIS O GEU é mais que um Grupo Escoteiro, é uma Família de Famílias, na qual os pais participam ativamente. Este envolvimento dos pais, uns mais outros menos, é peça essencial para a qualidade que buscamos na prática do Escotismo. Deste envolvimento efetivo resultou em três novos escotistas em 2017. e o apoio efetrivo na formação da Comissão do Jubileu de Coral e da PAItrulha Coruja.

24

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU


DEMONSTRATIVO FINANCEIRO EXERCÍCIO 2017 Mensalidades

ATIVO

Juros

40,01

Material de uso individual

1.702,00

Doações

5.554,00

Inscrições

1.875,50

Registro complementar

1.024,00

Superavit 2016

9.902,71

TOTAL

Material administrativo

27.387,72

269,43

Material permanente para atividades

2.261,66

Material de consumo para atividades

2.328,03

Atividades

PASSIVO

12.843,50

70,00

Transportes

710,00

Manutenção da sede

289,31

Registro institucional

6.081,05

Mobiliário e equipamentos para sede

257,60

Loja Escoteira

917,21

Diversos

715,92

Aquisição do container sede

4.000,00

Superavit

9.662,43

TOTAL

27.387,72

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU

25


26

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU


GRATOS GRATÍSSIMOS

GRATIDÃO NÃO CUSTA NADA E TEM UM VALOR IMENSO!” AUGUSTO BRANCO

Se pudessemos definir o ano de 2017 para o nosso Grupo Escoteiro em uma só palavra esta seria superação. Isto só foi possível graças ao apoio e confiança de todos aqueles que acreditam no Grupo Escoteiro como um projeto coletivo, em que nenhum nome é ou pode ser mais importante que outro. Por esta razão queremos agradecer a cada membro que acreditou e seguiu em frente conosco, do mais novo Lobinho, aos voluntários de todas as idades, sem esquecer os pais que nos animaram a ir adiante, e nos momentos mais dificeis se somaram. Um agradecimento especial àqueles que fazem a AEESE - Associação dos Empregados da Embrapa Sergipe - que abriram as portas da sede para nos abrigar. Gratos a cada um que dedicou um tempo de sua vida para percorrer conosco,senão todo, ao menos uma parte do árduo caminho ao longo dos dias de 2017. Estamos convencidos que os nossos avanços podem ser conseguidos mais facilmente quando se somam os esforços de todos. Esperamos que em 2018, o ano que festejaremos o nosso Jubileu de Coral, possamos seguir caminhando juntos, superando os obstáculos, no rumo firme de quem busca fazer o melhor na prática dos ideais escoteiros.

RELATÓRIO ANUAL 2017 - GRUPO ESCOTEIRO UIRAPURU

27


www.escoteiros.aju.br facebook.com/geuirapuru13se instagram.com/escoteirosuirapuru geuirapuru13se@gmail.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.