Relatório de Sustentabilidade USF 2021

Page 1

Relatório de Sustentabilidade USF 2021

Há 45 anos dando asas para quem sonha

Relatório de Sustentabilidade USF 2021

Há 45 anos dando asas para quem sonha!

Apresentação

Este ano, a USF comemorou 45 anos como Instituição franciscana. Mesmo sensibilizados com a pandemia de covid-19, seguimos adiante servindo ao próximo e por meio do exemplo, ensinando nossos alunos que existem valores que nem mesmo um vírus é capaz de deteriorar.

Além de diversas adaptações em nossos câmpus, para deixar toda a comunidade universitária em segurança, de acordo com os protocolos sanitários, empenhamo-nos para continuar desenvolvendo diversas atividades. Foram palestras, encontros, atendimentos à comunidade e outros eventos que, on-line ou de forma presencial, ajudaram a pôr em prática todo o conhecimento que nossos estudantes receberam em sala de aula.

Por meio deste relatório, esperamos que você, leitor, conheça um pouco mais sobre nossa atuação em prol de auxiliar a população e, ao mesmo tempo, disseminar conhecimento.

Boa leitura!

Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM.

SUMÁRIO

PERFIL USF

Missão

Visão

Valores

Mensagem da diretoria da Casa de Nossa Senhora da Paz

Histórico

Câmpus e cursos 13 Compromissos que a USF apoia 15 Diálogo com as partes interessadas DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Perfil dos alunos 22 Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) 24 Qualidade de ensino 26 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e produção científica

Programas de inclusão no Ensino Superior 43 Núcleo de Extensão Universitária 117 Núcleo de Pastoral Universitária

119 Prestação de Serviços à Comunidade 122 Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP) 124 Núcleo de Educação a Distância (NEAD) 125 Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica Para Estudantes (NAEPE) 126 Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal à Receita Federal (NAF) 127 Núcleo de Relações Internacionais 133 Infraestrutura 138 Acontece na USF

DIMENSÃO

INSTITUCIONAL 140 Sistema de gestão 142 Perfil dos funcionários 144 Políticas institucionais 145 Benefícios e incentivos 149 Serviço Especializado em Segurança do Trabalho 152 Organizadores

5
5
5
6
8
10
19
41

MISSÃO

Educar para a paz e o bem, com excelência acadêmica, pluralismo, inovação e sustentabilidade.

VISÃO

Ser reconhecida nacionalmente pela excelência acadêmica, pela promoção da inovação sustentável, do desenvolvimento regional, da justiça e da paz.

VALORES

Educação integral transformadora, humanismo solidário, respeito à diversidade e inovação sustentável.

5 Perfil USF

MENSAGEM DA DIRETORIA DA CASA DE NOSSA SENHORA DA PAZ

Desde os tempos coloniais do Brasil, os franciscanos estão presentes e atuantes no contexto educacional, seja na educação formal, seja na informal. Essa história secular da pedagogia franciscana chegou à Universidade São Francisco em 1976 – constituindo em 2021 45 anos de presença franciscana no Ensino Superior, solidificada em mais de 40 cursos abrangendo diversas áreas do conhecimento e dialogando diariamente com mais de 1 500 profissionais (docentes e técnico-administrativos) e de 18 mil estudantes.

A USF integra o seleto grupo de Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices), prestando relevantes serviços na educação e na saúde, com o comprometimento de sua inspiração originária: “Educação para a paz”. Tal comprometimento consolida essa trajetória de 45 anos e faz a USF ser reconhecida no cenário educacional, nacional e internacional.

São mais de quatro décadas marcadas por conquistas e lutas, alegrias e tristezas e, acima de tudo, a certeza de que temos muitos motivos para comemorar. É o momento de olhar com carinho e gratidão para nossa história, celebrar o presente e planejar os caminhos na missão cotidiana de produzir e difundir conhecimento de qualidade, no franco diálogo entre a ciência e a fé.

6 Perfil USF

No ano de 2021, continuamos vivenciando os desafios impostos pela pandemia de covid-19. Toda a comunidade acadêmica se adaptou para que nossos processos de ensino-aprendizagem não ficassem comprometidos. A USF disponibilizou recursos e materiais para seus estudantes, docentes e profissionais técnico-administrativos. Com esforços e a contribuição de todos, estamos superando esse momento!

Com a sociedade brasileira, sofremos a perda de mais 550 mil vidas para a pandemia. Entre essas vidas perdidas, estão também alguns de nossos estudantes e companheiros de trabalho, docentes e técnico-administrativos.

Nesse espaço, memorial dessa história, você poderá conhecer os principais marcos da nossa Universidade, acompanhar as atividades celebrativas dos 45 anos e, acima de tudo sentir-se mobilizado por fazer parte de uma inspiração nascida no século XIII, com o jovem Francisco de Assis: a fraternidade universal!

Paz e bem!

Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM.

7 Perfil USF

HISTÓRICO

Pode-se dizer que a história da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF) teve início em 1182 com o nascimento de Francisco de Assis. Ele, filho de um rico comerciante de tecidos, deixou de lado seus bens por amor ao próximo, tornando-se a fonte inspiradora dos ideais franciscanos.

Surge oficialmente a CNSP-ASF para proporcionar educação e assistência aos moradores carentes do bairro Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, reconhecida três anos depois como instituição de utilidade pública.

1945

A sede da CNSP-ASF é transferida para a cidade de Bragança Paulista e assume a gestão do então Instituto de Ensino Superior da Região Bragantina, que passa a denominar-se Faculdades Franciscanas. É a partir desse momento que a CNSP-ASF consolida seu trabalho com o Ensino Superior.

1976

A USF transfere o Câmpus São Paulo das imediações do Largo de Santa Cecília para o bairro Pari, instalando-o em um edifício construído especialmente para abrigá-lo.

1987

A USF passa por uma reestruturação para melhor prática de sua missão: aprova os novos Projetos de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Político-Pedagógico Institucional (PPI), cria a Unidade de Pesquisa e muda a localização do Câmpus Campinas para o bairro Swift.

2005

1675

É fundada a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da Ordem dos Frades Menores.

1965

A CNSP-ASF é certificada como entidade beneficente de assistência social.

1985

Por meio de uma portaria ministerial, as Faculdades São Francisco passam a ser reconhecidas como Universidade São Francisco (USF).

2001

A USF inaugura o Câmpus Campinas, no Distrito de Barão Geraldo.

2007

A USF é reconhecida como Instituição Comunitária de Ensino Superior (Ices).

8 Perfil USF

O Hospital Universitário São Francisco (HUSF), que anteriormente pertencia à CNSP-ASF, passa a ser administrado pelos freis franciscanos da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade filantrópica sem fins lucrativos. Ainda nesse ano, a USF amplia para 3 mil m² suas instalações no Swift, em Campinas, em razão do aumento da oferta de cursos de graduação e pós-graduação da unidade.

2013

A USF amplia suas instalações no Câmpus Bragança Paulista, implantando o Centro de Simulação Realística. Nesse ano, é firmada uma parceria com a Google for Education, plataforma que facilita a integração de recursos on-line.

2017

A qualidade do ensino da USF é reconhecida no cenário nacional com a conquista de diversas avaliações com nota 5, reconhecimento máximo do MEC. A Universidade abre novos polos nas cidades de Amparo e de Paulínia, municípios localizados em São Paulo, além de Cambuí, em Minas Gerais.

2019

A Universidade chega aos 45 anos como protagonista e agente de transformação no contexto em que está inserida, contribuindo de forma significativa na sociedade. Inaugurou novos polos em diferentes cidades do estado de São Paulo e Minas Gerais. Abriu o Curso de Enfermagem no Câmpus Itatiba e também foi a primeira instituição, nas regiões onde está presente, a ter o credenciamento do Curso de Direito na modalidade educação a distância aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

2021

2012

O Câmpus Campinas amplia suas instalações com mais um prédio no bairro Cambuí. Em São Paulo, o câmpus é transferido para o bairro Freguesia do Ó.

2016

A USF comemora 40 anos de presença franciscana.

2018

A USF dá um passo importante na democratização do Ensino Superior brasileiro e lança cursos de educação a distância (EaD). Nesse cenário, a Universidade abre polos nas cidades de Atibaia e Mairiporã, em São Paulo, e também em Petrópolis, no Rio de Janeiro, com o Instituto Teológico Franciscano (ITF).

2020

A USF enfrenta o período de pandemia da covid-19 com diversas ações de combate, como o Plano de Contingência de Biossegurança. Durante o período de aulas remotas, uma metodologia de ensino própria é desenvolvida, e o diálogo direto com toda a comunidade acadêmica é mantido. A Universidade também conquista a marca de 2 mil estudantes nos cursos de EaD. Implanta o modelo de ensino dinâmico de aprendizagem, sempre atenta às tendências educacionais.

9 Perfil USF

CÂMPUS E CURSOS CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA

Com 56 958,27 m² de área construída, o Câmpus Bragança Paulista conta com 160 salas de aula, 2 salas web de aprendizagem, 65 laboratórios didáticos, 7 laboratórios de pesquisa, 2 bibliotecas, salão nobre e anfiteatro disponíveis para os cursos de graduação, de extensão e programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Cursos de graduação presenciais: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Gestão da Qualidade e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Cursos de pós-graduação lato sensu: especialização em Direito Civil e Processo Civil, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão de Projetos, MBA em Gestão da Saúde, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança, MBA em Lean Six Sigma e Supply Chain, MBA em Planejamento e Gestão Educacional, Psicopedagogia – Clínica e Institucional, Neuropsicologia, Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial, Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia com Ênfase em Terapia Manual, Fisioterapia na Saúde da Mulher com Ênfase em Obstetrícia, Fisioterapia em Terapia Intensiva, Ortodontia.

Residências multiprofissionais em saúde: programas de residência em Saúde Neonatal e em Saúde Intensiva.

Programa de pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado em Ciências da Saúde.

Nas dependências do câmpus, também estão instaladas as clínicas-escola de Fisioterapia, de Odontologia e de Psicologia, a Unidade de Pesquisa em Farmacologia e Gastroenterologia (Unifag), o Centro Tecnológico das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo Frei Constâncio Nogara. Além deles, há também o Centro de Simulação Realística, o Centro de Estudos de Anatomia e o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF), que desenvolvem atividades de alta complexidade, pesquisas e intervenções de elevada especialização, tais como cirurgia cardiovascular e transplante renal. O câmpus também possui o Núcleo de Práticas Jurídicas, que atende a comunidade.

10 Perfil USF

CÂMPUS CAMPINAS

UNIDADE CAMBUÍ

Em funcionamento desde 2012, a Unidade Cambuí ampliou a atuação da USF na cidade de Campinas, em um terreno de 4 320 m2, sendo 2 315 m2 de área construída, distribuídos em 19 salas de aula, 1 biblioteca e 3 laboratórios denominados Cozinha Didática, Espaço Gourmet e Confeitaria e Panificação. Desde então, a unidade cresceu em número de alunos, tornou-se referência como espaço para eventos, conquistou e consolidou fortes parcerias nos setores gastronômico, nutricional, jurídico e administrativo na região.

UNIDADE SWIFT

Considerando a realidade do mercado de trabalho e as demandas sociais da região onde está inserida, a Unidade Swift oferece cursos ligados às áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, de Saúde e Ciências Biológicas e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Atendendo à comunidade externa, os cursos do câmpus desenvolvem atividades de extensão com temáticas relativas à saúde, à educação e à assistência técnica. Atualmente a unidade conta com um terreno de 35 600,63 m², com aproximadamente 12 565,40 m² de área construída sendo 55 salas de aula e 26 laboratórios. Desde o início de 2019 está presente também o polo de apoio presencial aos cursos ofertados em regime EaD.

Cursos de graduação presenciais: bacharel em Administração, bacharel em Direito, bacharel em Nutrição e Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.

Cursos de pós-graduação lato sensu: especialização em Psicopedagogia − Clínica e Institucional, Neuropsicologia e MBA em Gestão de Projetos.

Cursos de graduação presenciais: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Psicologia e Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Cursos de pós-graduação stricto sensu: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, mestrado e doutorado.

11 Perfil USF

CÂMPUS ITATIBA

O Câmpus Itatiba conta com 24 998,04 m2 de área construída, 74 salas de aula, 29 laboratórios especializados e 2 salas web de aprendizagem, com capacidade máxima de 80 lugares cada uma, ofertando cursos de graduação, de extensão e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu

A unidade abriga o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, com linhas de pesquisas que articulam, entre outros aspectos, perspectivas sociais, históricas e culturais acerca das questões educacionais.

Cursos de graduação presenciais: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Programa de pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado em Educação.

Além das instalações dos câmpus, a USF oferece cursos EaD em oito polos nas cidades de Amparo (SP), Atibaia (SP), Bragança Paulista (SP), Campinas (SP), Cambuí (MG), Itatiba (SP), Paulínia (SP) e Petrópolis (RJ). Os polos contam com a presença de um tutor presencial formado na área e com qualificação para conduzir os alunos e sanar dúvidas sobre o conteúdo e o ambiente virtual, adotando práticas de metodologias ativas.

Cursos ofertados: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Filosofia, Gestão Comercial, Gestão de Produção Industrial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Agronegócio, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, História, Letras – Português e Inglês, Logística, Marketing, Pedagogia, Processos Gerenciais, Serviço Social e Teologia.

12 Perfil USF

COMPROMISSOS QUE A USF APOIA

Além das ações sociais realizadas por iniciativa própria, a Universidade São Francisco também é signatária de princípios nacionais e internacionais que visam a fortalecer o desenvolvimento comunitário.

PACTO GLOBAL

O Pacto Global foi estruturado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para que adote, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Trata-se, portanto, de uma iniciativa voluntária, sem caráter regulatório, refletida em dez princípios que visam a fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio da formação de lideranças corpo-

Obs.: a Instituição está em processo de adesão ao Pacto Global e já vem realizando diversas ações que vão ao encontro dos dez princípios.

13 Perfil USF

OBJETIVOS

DE

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Do ponto de vista histórico, a expressão “desenvolvimento sustentável” foi criada na década de 1980 pela ONU com o objetivo de mobilizar as instâncias governamentais para estabelecer critérios em cada nação em prol de iniciativas econômico-sociais inclusivas e alinhadas à preservação ambiental.

Durante a Rio+20 – conferência da ONU realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2012 –, representantes de diversos países se reuniram para adotar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a qual inclui acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todas as pessoas, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Essa iniciativa resultou na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A base dessa nova diretriz está nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos no ano de 2000 e que compreendiam oito objetivos de combate à pobreza a serem alcançados até o final de 2015. Com o fim desse prazo, iniciou-se uma discussão para a elaboração de um novo modelo, o qual estabelece 17 objetivos – os ODS –, com 169 metas em diferentes temas e propostas válidas até 2030.

O futuro da qualidade de vida da raça humana a curto, a médio e a longo prazo depende do enfrentamento, por parte da humanidade e por todos os meios possíveis, de tamanho desafio econômico-social em prol do desenvolvimento sustentável.

14 Perfil USF

DIÁLOGO COM AS PARTES INTERESSADAS

Por meio de ações verbais, tecnológicas e sociais, a USF desenvolve e revisa meios que viabilizem uma relação de comunicação e confiança com seu público, garantindo, assim, o compromisso de agir de forma engajada e transparente com todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuem para a atuação da Instituição. Funcionários

15 Perfil USF
Comunidade Meio Ambiente Alunos Fornecedores
Governo e Entidades Reguladoras

COMUNICAÇÃO, MARKETING E RELACIONAMENTO

Comunicação e Marketing

A USF se preocupa em garantir que suas informações cheguem a seus funcionários, favorecendo a articulação entre alunos e a Instituição e promovendo a transparência em suas ações com a comunidade. Para isso, utiliza os seguintes recursos:

Site institucional: o portal institucional (www.usf.edu.br) é um dos meios responsáveis pela divulgação e prestação de serviços às comunidades acadêmica e externa.

Hotsites: em determinadas situações são elaborados sites com campanhas institucionais específicas.

Mídias sociais: os perfis oficiais da USF nas redes sociais permitem aos alunos, seguidores e demais interessados divulgar cultura, trocar informações e debater ideias. Atualmente, tornou-se um dos canais mais eficientes de contato com os alunos, além de permitir à Instituição informar e receber feedbacks imediatos para tomada de decisões e para resolução rápida de problemas em conjunto com a ouvidoria e a tutoria.

Campanhas de marketing digital: têm o objetivo de divulgar os serviços e a marca da Instituição por meio de campanhas estratégicas de marketing digital e publicidade em canais on-line e redes sociais.

Assessoria de imprensa: utiliza as mídias impressa, radiofônica, televisiva e on-line como ferramentas essenciais nas mediações da Instituição com o público externo e com a opinião pública.

Publicidade: tem o objetivo de divulgar os cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade e, esporadicamente, temas institucionais. Os veículos de comunicação são definidos previamente em

épocas de campanhas publicitárias ou em ocasiões excepcionais em que haja necessidade de uma comunicação específica. Leva-se em consideração, no momento da escolha, o público-alvo, a abrangência e a credibilidade do veículo.

E-mail marketing: é direcionado a divulgações de campanhas institucionais, como vestibular, pós-graduação, extensão, entre outros.

SMS: meio pelo qual são enviados comunicados institucionais aos alunos e prospects da Instituição via celular.

Ações de marketing direto: buscam atingir o público de forma específica e direta com ações promocionais, eventos em parceria com empresas, feira do estudante, entre outros.

Quadro de avisos institucionais: são instalados em locais estratégicos, onde há significativa circulação de alunos, docentes e funcionários administrativos.

Intranet: trata-se de um canal oficial de comunicação entre a USF e seus funcionários, o qual, além de divulgar notícias e comunicados, oferece outros serviços que contribuem no dia a dia de trabalho.

Comunicados eletrônicos: meio de comunicação via e-mail com objetivo de transmitir informações institucionais entre a Universidade e os funcionários.

16 Perfil USF

Relacionamento

Para manter seu fluxo de informações com as pessoas interessadas nos assuntos que envolvem a Instituição, a USF dispõe de Central de Relacionamento, Call Center, Ouvidoria, Fale Conosco, Tutoria , Instrutoria e Monitoria, Central do Aluno, PABX, Relacionamento com Escolas e Colégios da Comunidade, USFConnect, WebSIAlive e WhatsApp.

TIPO DE ATENDIMENTO

QUANTIDADE

Denúncia 0,1% Elogio 0,2% Informação 81,0% Reclamação 12,6% Opinião 0,1%

Privacidade e Proteção de Dados 0,7% Solicitação 5,0% Sugestão 0,3%

GRAU DE SATISFAÇÃO COM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO

QUANTIDADE

Acima do esperado 7,5%

Dentro do esperado 9,0% Abaixo do esperado 3,7%

Não se aplica 1,1%

Não avaliado 1,1% Não responderam à pesquisa 77,7%

17 Perfil USF
19 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão
35,9% 64,0% 15,1% 6,5% 14,5% 65,1%
PERFIL DOS ALUNOS NÚMERO TOTAL DE MATRÍCULAS 22 255 POR GÊNERO POR CÂMPUS E POLOS Bragança Paulista Incluindo os polos: Amparo (SP), Atibaia (SP), Bragança Paulista (SP), Paulínia (SP), Campinas (SP), Itatiba (SP) Cambuí (MG) e Petrópolis (RJ) Campinas – Swift Campinas – Cambuí Itatiba Feminino Masculino

Graduação

Pós-graduação lato sensu Pós-graduação stricto sensu

Graduação

Pós-graduação lato sensu Pós-graduação stricto sensu

20 Dimensão | Ensino,
e extensão
pesquisa
CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA * TOTAL 14 233 *Incluindo os polos EaD.
34,5% 66,5% 53,1% 46,9%
94,3% 96,6% 5,1% 1,5% 0,6% 1,8%
POR GÊNERO Feminino Masculino Feminino Masculino
PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS
CÂMPUS ITATIBA TOTAL 3 229 POR GÊNERO PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS
21 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão
Pós-graduação stricto sensu Graduação
lato sensu Feminino Masculino Feminino Masculino 66,4% 69,1% 33,6% 30,9% 96,4% 88,4% 11,6% 3,6% CÂMPUS CAMPINAS TOTAL – SWIFT 3 350 POR GÊNERO – SWIFT TOTAL – CAMBUÍ 1 443 POR GÊNERO – CAMBUÍ PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS – SWIFT PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS – CAMBUÍ
Graduação
Pós-graduação

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E APOIO À PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

( CDAPH )

O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), localizado no Câmpus Bragança Paulista, tem por missão garantir a preservação da história, da memória e da cultura regional e, para tanto, desenvolve atividades de identificação, coleta, preservação e tratamento de documentos. Dessa forma, os procedimentos técnicos adotados garantem a organização e a acessibilidade dos acervos custodiados.

O CDAPH acolhe acervos de natureza arquivística e bibliográfica, oriundos, sobretudo, da região bragantina. Destacam-se, no acervo, o Fundo do Poder Judiciário da Comarca de Bragança Paulista (1798-1980), que abrange diferentes municípios circunvizinhos e conta com mais de 80 mil processos; o Fundo Ernesto Leme (1896-1986); a Coleção de Livros Didáticos (1861-2006); a Coleção de Periódicos (1870-2014); a Coleção Memória de Bragança Paulista (1783-2006); a Coleção Memória da Região Bragantina (1894-2013); a Coleção Saúde e Higiene (1828-1999); a Coleção Frei Pedro Sinzig, OFM (1901-1957); e a Coleção Processos de Habilitação de Casamento do Registro Civil de Bragança Paulista (1891-1961).

O CDAPH promove ações de educação patrimonial, como oficinas, palestras, mostras, exposições, visitas monitoradas e colóquios – as quais aconteceram virtualmente em decorrência da pandemia em 2021. O objetivo de tais ações consiste em fortalecer laços identitários e de pertencimento mediante a valorização da cultura, da história e da memória local e regional; garantir a inserção e as responsabilidades sociais do CDAPH junto à comunidade; promover o intercâmbio com diferentes instituições científicas de Ensino Superior, entidades sociais e instâncias do poder público; contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em diferentes níveis e também para o aprimoramento da formação docente daqueles que atuam na pesquisa, na extensão e no ensino. Um público diversificado frequenta o local e consulta seu acervo, bem como participa de suas ações de modo presencial ou on-line. Sendo assim, o CDAPH atende a pesquisadores acadêmicos (extensão, iniciação científica, graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado), docentes e alunos de escolas públicas e privadas da educação básica, representantes de diversas entidades sociais, ONGs, OSCIPs, órgãos públicos e o público em geral.

22
Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

ATIVIDADES DO CDAPH

EVENTO

Ao longo dos anos, o CDAPH tem organizado o colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias, com temas e convidados diversificados. O primeiro colóquio ocorreu no ano de 2010. Desde então, tais colóquios têm acolhido um público ouvinte e participativo de diferentes segmentos sociais, faixas etárias e níveis de escolarização; bem como estimulado a troca de experiências, saberes e práticas relativas ao patrimônio cultural, à história e à memória. Entre os anos de 2020 e de 2021, ocorreram seis colóquios de forma remota devido à pandemia da covid-19. O XXXVI Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias teve como tema Uma Intervenção Negra: entre a Memória e a Paisagem. Essa edição abordou o agenciamento do sujeito negro que se reconhece e se constitui a partir das dinâmicas de dominação e rebeldia manifestas na esfera pública, aqui representada pela paisagem. Essa intervenção, por sua vez, materializou-se com a experiência partilhada da professora Izilda Toledo, dos escritores Abílio Ferreira e Oswaldo de Camargo e do pesquisador Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM (USF) e mestrando (PUCSP), participantes desse colóquio.

DOAÇÃO OU DEPÓSITO

No transcorrer do primeiro semestre de 2021, o CDAPH acolheu um numeroso conjunto de livros, periódicos, documentos das mais variadas espécies e outros gêneros de arquivo referentes à história da região e da cidade de Bragança Paulista, dos mais diversos períodos da história local, especialmente do final do século XIX até metade do século XX, aproximadamente.

Entre os periódicos que vieram a compor sua coleção, destacam-se os jornais O Ferrão (1906, 1908 e 1910), O Bilontra (1910), O Debate (1910), O Bragantino (1911-1912), O Lyrio (1926-1927 e 1932-1936), O Sorriso (1933-1935), A Voz do Povo (1951) e

A Voz do Cásper Líbero (1955), e as revistas A Sensitiva (1931), Vida Social (1945-1948) e Intercâmbio Municipalista (1958-1959).

A parceria entre o CDAPH e o Museu Municipal Oswaldo Russomano resultou também no compartilhamento de 811 fotografias digitais, as quais registram as mais diversas cenas da cidade e da região bragantina. Entre elas, temos imagens de vários prédios e eventos locais, de diferentes períodos, sobretudo da segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX.

PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS

No ano de 2021, o CDAPH subsidiou, por meio de informações, o projeto de um documentário sobre a história alimentar de Bragança Paulista, sob direção e roteiro de Anahy Verde e Vinicius Omar. Os integrantes da equipe do CDAPH Elton Rodrigo da Silva e Sandra Aparecida de Souza Machado participaram das entrevistas realizadas para o documentário. O projeto foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (lei federal n.° 14.017 de 2020) e contou com outros diferentes profissionais da arte em sua produção. O documentário está disponível e pode ser acessado pelo link: <https://bityli.com/sEsKd>.

PESQUISA

O CDAPH, no transcorrer de 2021, devido aos protocolos de segurança provenientes da pandemia de covid-19, teve suas atividades de pesquisa parcialmente restringidas. Sendo assim, atendeu um número limitado de pesquisadores, tanto do município como da região de Bragança Paulista, no que tange à pesquisa acadêmica, genealógica ou de interesse público advinda do Fórum da Comarca de Bragança Paulista, por exemplo. Destaca-se que, durante o mesmo período, apesar das restrições, diversos atendimentos foram realizados virtualmente, a fim de atender às demandas do público em geral.

23 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

QUALIDADE DE ENSINO

A USF concebe a educação no sentido amplo, levando em conta a diversidade sociocultural e a necessidade de aglutinar todas as intenções que levem à excelência da qualidade de ensino. Dessa forma, suas diretrizes pedagógicas têm, nos princípios e nos compromissos assumidos pela Universidade com a sociedade, sua fonte permanente de inspiração e atualização, de forma a garantir seus objetivos e a qualidade de seu projeto educacional. Essa integração se estabelece pela indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão, que permeia as políticas da USF em todos os níveis, em consonância com o disposto na Constituição Federal de 1988 (art. 207). Nesse olhar sobre a educação, o sujeito passa a ser compreendido como um ser relacional, que interage competência com consciência e exercício de cidadania.

Destacam-se, a seguir, algumas entre várias ações realizadas e conquistas obtidas no ano de 2021, visando à melhoria da qualidade de ensino.

Para assegurar terreno propício à necessária transformação da relação ensino-aprendizagem, estruturou-se na USF um programa institucional de formação continuada, intitulado Programa CHAVE, que integra todos os atores institucionais. O programa tem como principal objetivo viabilizar a remodelagem e a organização do trabalho pedagógico, em uma abordagem sistêmica e disruptiva, a partir de temas geradores interdisciplinares, articulados por eixos temáticos e operacionalizados por metodologias dinâmicas de aprendizagem, apoiadas pelas tecnologias educacionais.

Com vistas ao aprimoramento da atuação no mercado de trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país, a USF busca, a partir de uma nova abordagem metodológica, uma dinâmica de ensino com flexibilidade e aplicabilidade prática dos conteúdos teóricos, uma necessidade do pós-graduando nos dias atuais.

Baseando-se nesse contexto, a Instituição procura atender às atuais diretrizes e à demanda de mercado, levando em consideração as exigências dos respectivos Conselhos de Classe. Contudo, foi feita uma reestruturação das matrizes curriculares dos cursos de pós-graduação lato sensu composta de três núcleos. Confira a seguir.

Núcleo Institucional

• Módulo de Empreendedorismo e Inovação – utiliza como forma de aprendizagem o ambiente virtual, o qual tem como objetivo apresentar o empreendedorismo como oportunidade de desenvolvimento de carreira e pessoal, e atua em contato com as transformações sociais, culturais, tecnológicas e econômicas decorrentes da ação e de atitudes empreendedoras; considera a inovação e o processo inovador, bem como suas aplicações e implicações sociais; explora todas as etapas da inovação e da modelagem de negócios desde a concepção de uma ideia até sua implantação e seu monitoramento.

• Módulo de Mentoring – tem como objetivo oportunizar ao pós-graduando o conhecimento de seus principais pontos fortes e de melhorias, desenvolvendo competências comportamentais, técnicas e socioemocionais essenciais a um ambiente moderno e competitivo, na área de especialidade do curso, fornecendo, assim, orientação ao desenvolvimento de projeto e orientação de carreira e de vida.

Núcleo Comum

• Módulos que possibilitam o compartilhamento em diversos cursos, com o objetivo da multidisciplinariedade nas diversas áreas.

Núcleo Específico

• Módulos direcionados com o objetivo de apresentar conhecimento técnico-científico da educação continuada e atuação profissional.

24 Dimensão |
Ensino, pesquisa e extensão

COMISSÃO PRÓPRIA

DE AVALIAÇÃO ( CPA )

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da USF é órgão de natureza consultiva e executiva, estabelecida em consonância com o art. 11 da lei n.° 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como atribuições a elaboração, a implementação, a aplicação e o monitoramento do processo de autoavaliação institucional. Seu principal objetivo é subsidiar e orientar a gestão institucional em suas dimensões política, acadêmica e administrativa, de forma a viabilizar os ajustes necessários à elevação de seu padrão de desempenho e à melhoria permanente da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas.

A CPA da USF, atenta às necessidades institucionais, conta com diversos instrumentos de gestão e de ação acadêmico-administrativa de melhoria institucional. O processo de avaliação ocorre com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica. Os resultados obtidos nas autoavaliações e nas avaliações externas são apresentados nas reuniões de Conselhos e divulgados em murais e no ambiente virtual USF Connect, o que permite sua apropriação por toda a comunidade acadêmica.

Entre os instrumentos, merece destaque o Programa de Avaliação Discente da Universidade São Francisco (PadUSF), que avalia o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências profissionais e habilidades acadêmicas necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira.

QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE

Para proporcionar educação de qualidade a seus alunos, a USF se preocupa com a qualificação constante de seu corpo docente. Dessa forma, adota as seguintes políticas:

• seleção de docentes considerando as determinações legais e a vocação ao mérito acadêmico, com base na capacidade de produzir conhecimento;

• admissão preferencial de docentes já portadores do título de mestre e doutor;

• incentivo à progressão na carreira por meio do aperfeiçoamento pessoal e profissional, com a concessão de bolsas de estudo e convênios com outras instituições;

• incentivo à produção científica e à participação em eventos e encontros científicos;

• programa de avaliação institucional.

A tabela a seguir apresenta o regime de trabalho e a titulação dos docentes da USF. Especialistas 23,54%

25 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão
Mestres
Doutores
41,61%
34,85%

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

A USF conta com três Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS), que oferecem os níveis de mestrado e de doutorado em Ciências da Saúde, Educação e Psicologia, avaliados pela Capes com conceitos 4, 4 e 7, respectivamente, de acordo com a avaliação quadrienal (2013-2016). O conceito 7, nota máxima, concede padrão de excelência internacional ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A USF é uma das três instituições de ensino brasileiras (sendo a única privada) a ter um programa nesse nível na área de Psicologia. Todos os programas desenvolvem projetos de pesquisa que contam com investimentos de agências de fomento externas, refletindo a importância dos temas pesquisados e a qualificação dos pesquisadores envolvidos.

PROGRAMAS ARTIGOS PUBLICADOS

Ciências da Saúde 76

Educação 28

Além dos artigos, os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação publicaram 24 capítulos de livros. Há três capítulos de livros internacionais e três organizações de livros. Há também a publicação de um livro autoral. Quatro artigos foram publicados em periódicos internacionais. No ano de 2021 ingressaram no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 14 mestrandos e 10 doutorandos, sendo que 10 participantes receberam o título de doutor e 9 participantes o título de mestre.

No ano de 2021, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia contou com a publicação de 109 artigos (aproximadamente, 65% em periódicos internacionais de excelência), 1 livro, 33 capítulos de livro e 26 produtos técnicos. No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde foram 76 artigos em revistas internacionais indexadas, sendo aproximadamente 75% em periódicos internacionais de excelência. No ano de 2021, ingressaram 16 alunos de mestrado, 7 de doutorado e foram titulados 10 mestres e 4 doutores no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde.

Psicologia 109

Os docentes que atuam nos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, Educação e Psicologia prestaram assessorias e consultorias, com destaque para assessorias da

26 Dimensão
| Ensino, pesquisa e extensão

área de Educação às redes municipais de ensino de Itatiba e Jundiaí, e contribuíram para a reformulação curricular na área de Matemática no município de Itatiba. Os docentes também participaram de eventos nacionais e internacionais, com apresentação de trabalhos desenvolvidos na USF, empenharam-se na autoria de artigos, livros, materiais didáticos, patentes, entre outros projetos.

No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, os projetos internacionais colaborativos estão presentes em todas as linhas de pesquisa, evidenciando a relevância dos temas. Alguns exemplos são as parcerias estabelecidas com o Instituto Josep Carreras (Espanha), a Universidade de Lund (Suécia), a Universidade de Groningen (Países Baixos) e a Universidade do Texas (Estados Unidos). Concomitantemente, os alunos compareceram também a eventos externos, nacionais e internacionais, no formato remoto, com apresentações de trabalhos científicos. Ressalta-se ainda a participação de nossos docentes em comissões e sociedades científicas internacionais, além da atuação na organização de congressos e reuniões científicas internacionais.

No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, as parcerias internacionais ocorrem no âmbito da colaboração em redes de pesquisa e projetos internacionais: DiscourseNet Association (vinculada à Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso), International Research Networks (IRNs), Feature Analysis Approaches in International Assessments (vinculada ao World Education Research Association), International Society for Cultural-Historical Activity Research (Iscar) e Université de Sherbrooke. Além disso, uma docente atua em um projeto de pesquisa financiado pela Capes em parceria com o governo do Canadá.

INFRAESTRUTURA DE PESQUISA

A infraestrutura de pesquisa é mantida com a captação de recursos externos por meio da participação em editais de agências de fomento, de programas e parcerias governamentais e empresariais e, em parte, também com recursos financeiros da própria Instituição. Os laboratórios do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde estão distribuídos em uma área de aproximadamente 760 m2 e contam com excelente infraestrutura e parque de equipamentos. O programa tem também áreas específicas de uso compartilhado com equipamentos multiusuários, promovendo a otimização dos recursos, o suporte técnico e a acessibilidade para o desenvolvimento dos projetos da comunidade científica da USF. Além dos laboratórios e das áreas compartilhadas, o programa dispõe de Biotério, Centro de Simulação Realística, Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) e Unidade de Farmacologia e Gastroenterologia (Unifag), extensões essenciais para o desenvolvimento colaborativo e translacional de ciência na área da saúde da USF.

27 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde deverá alcançar sólida formação científica e estar habilitado para atuar como pesquisador, desenvolvendo pesquisa de alta qualidade; como docente, apto a suprir as necessidades do ensino básico ao superior; e na indústria, assegurando o treinamento e a capacitação de trabalhadores de alto padrão para atender às demandas do setor. Dados mostram que 40,4% dos egressos atuam na docência, sendo a maioria como professor universitário (94,5%), aproximadamente 7% atuam na área de pesquisa, 14,7% atuam em áreas clínicas (farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas), 9,6% atuam como analistas clínicos/técnicos de laboratório, 4,7% atuam na indústria e 3,9% ocupam cargos de gestão em saúde (diretor clínico, diretor técnico de hospital, chefe de serviços de cirurgia, superintendente de ambulatório etc.).

O programa evidencia uma abrangência local e regional, visto que 60% de nossos egressos atuam em Bragança Paulista e 36% deles em faculdades e estabelecimentos de saúde na região próximos a Bragança Paulista (Atibaia, Extrema, Piracaia, Joanópolis, Socorro, Amparo e Itatiba). Três egressas atuam fora do país, uma no El Instituto de Investigación contra la Leucemia Josep Carreras (Barcelona, Espanha), outra na empresa Vaxine (Adelaide, Austrália) e outra no centro de pesquisa Memorial Sloan Kettering Cancer Center (Nova York, EUA).

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF tem um perfil acadêmico cuja missão é promover a formação de docentes/pesquisadores para atuar em uma educação atenta ao outro, com interação dialógica e potencialidades para projetos coletivos, sustentáveis e inovadores, objetivando a equidade e a transformação social. Há, assim, por parte do programa, a preocupação com uma formação mais ampla do pós-graduando, possibilitando que os egressos possam atuar no Ensino Superior ou na Educação Básica como professor ou gestor. Os egressos são acompanhados

pelo programa e, principalmente, pelos ex-orientadores, que, após a conclusão do curso, continuam publicando produtos resultantes das pesquisas desenvolvidas; há também o acompanhamento das atividades que são elaboradas por eles nos respectivos contextos de trabalho. Os egressos do programa são, na maioria, docentes da Educação Básica ou Ensino Superior, de institutos federais ou universidades públicas, com atividades de pesquisa, ensino, extensão e gestão escolar. Também atuam em diferentes regiões do país, como nos estados do Amazonas, da Bahia, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, do Maranhão, do Paraná e de Roraima, com uma concentração maior na região de Itatiba e no sul de Minas Gerais.

O perfil dos egressos é um tema de grande importância para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF, visto que é o único programa do país cuja área de concentração é a Avaliação Psicológica. A formação de pesquisadores e docentes para a área representa uma demanda ainda emergente no cenário brasileiro. Espera-se que o egresso do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF adquira competências para a realização de atividades de ensino e pesquisa e, principalmente, que consiga difundir o conhecimento e as habilidades adquiridas, favorecendo, assim, a nucleação. As competências esperadas são as seguintes:

• Competências em pesquisa – ter domínio dos principais pressupostos teóricos e metodológicos da psicometria, consubstanciados por diretrizes definidas internacionalmente; conhecimentos sólidos de métodos estatísticos, tanto aqueles baseados na Teoria Clássica dos Testes quanto nas teorias mais recentes; alcançar a expertise em metodologia de pesquisa.

• Competências em ensino – possuir capacidade de formar profissionais que possam atuar nos âmbitos da graduação e

28 Dimensão
| Ensino, pesquisa e extensão

pós-graduação, o que implica planejamento de disciplinas, diversidade de estratégias de avaliação e verificação de conteúdo, metodologia de ensino e didática, além do domínio teórico-prático.

• Competências em extensão – ter desenvoltura no desenvolvimento de projetos que contemplem diagnósticos individuais, institucionais e em grupo, avaliações em pequena e larga escala, com base no arcabouço teórico e metodológico adquirido durante a formação.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF tem conseguido propiciar experiências que contribuem para a formação de docentes do Ensino Superior e de pesquisadores com conhecimento especializado na área de avaliação e medidas, conforme o perfil de egresso almejado. Diversos egressos estão ministrando disciplinas de avaliação psicológica e organizando laboratórios de pesquisa em regiões distintas do Brasil. Convém ilustrar que temos recebido, a cada processo seletivo, candidatos de diversas unidades federativas, tais como Amapá, Piauí, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, que se adéquam totalmente às exigências dos cursos de mestrado e doutorado, que são presenciais. Posteriormente, esses alunos têm prestado concursos ou ocupado vagas em diversas unidades da federação. Outro indicador diz respeito à elaboração de produtos técnicos de uso profissional, como testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, muitos dos quais são comercializados por editoras. Na relação disponível no Satepsi (https:// satepsi.cfp.org.br), aproximadamente 30% dos testes com parecer favorável são de docentes, discentes ou egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF. Ou seja, aproximadamente um terço dos testes psicológicos para uso profissional no Brasil é oriundo de nosso programa.

29 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

INTERNACIONALIZAÇÃO

NA PESQUISA DA USF

Em 2021, vários docentes e alunos da USF realizaram intercâmbios para participar de congressos, projetos de pesquisa, apresentações científicas, programas de doutorado sanduíche e estágios pós-doutorais em instituições estrangeiras. Além dos convênios institucionais com universidades internacionais, destacam-se as oportunidades fomentadas pelos editais, os quais, por meio de chamadas públicas, selecionam docentes, discentes ou funcionários administrativos para realização de mobilidade acadêmica, como o programa PDSE/Capes.

No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, um docente atuou como professor visitante (PVEx, Capes) na Universidade de Berkeley, na Califórnia, e obteve uma bolsa de pesquisador visitante do Centro Lemann, ligado ao Colégio de Educação da Universidade de Stanford. No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, foi firmado um acordo de cotutela entre a Universidade São Francisco e a Universidade de Granada (Espanha). No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, a docente Patrícia Carvalho realizou um estágio de curta duração na Universidade Técnica da Dinamarca – Technical University of Denmark ((DTU), Department of Biotechonology and Biomedicine – sob a supervisão do pesquisador Uffe Hasbro Mortensen. Já o professor Marcelo Ribeiro está atualmente em estágio pós-doutoral no Instituto Josep Carreras, em Barcelona, Espanha. Além disso, ele realizou parte de seu trabalho no Vall d’Hebron Institute of Oncology, também em Barcelona, Espanha. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde promoveu, no mês de novembro de 2021, um evento on-line chamado International Microbiology Workshop, o qual foi realizado durante um dia e contou com a participação das seguintes convidadas:

• Dra. Jenny Persson, professora associada do grupo de interações patógeno-hospedeiro da Universidade de Lund, Suécia.

• Dra. Serena Bettoni, professora do Departamento de Medicina Translacional da Universidade de Lund, Suécia.

Em 2021, docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação participaram de eventos internacionais, sendo que muitos ocorreram de modo on-line, em razão da pandemia. Confira alguns:

• A professora Ana Paula de Freitas apresentou sua pesquisa no XXVIII Colóquio da Afirse Portugal: Educação e Idades da Vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea, em formato on-line, com o apoio do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Também apresentou os estudos School Curriculum and Teaching for Students with Disabilities: Contributions from a Cultural-historical Perspective e (Auto)biographical Narratives of Adolescents with Disabilities: Meanings Attributed to the Schooling Process no 6th Congress of the International Society of Cultural-Historical Activity Research (Cultural-Historical Activity Research Facing Crises Contexts: Challenges and Perspectives).

• A professora Márcia Aparecida Amador Mascia participou dos seguintes congressos internacionais: 1) V Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, realizado no Chile, com o trabalho A Parrhesía como Possibilidade de Subjetivação Docente; 2) 6th Congress of the International Society of Cultural-Historical Activity Research (CulturalHistorical Activity Research Facing Crises Contexts: Challenges and Perspectives), com o trabalho Subjects and Subjectivities in Education: an Analysis of the Discourse of Media-Brazil about the Results of PISA (Programme for the

30 Dimensão
| Ensino, pesquisa e extensão

International Student Assessment), pesquisa subvencionada pelo CNPq; 3) Wera 2021 Virtual Focal Meeting – Network Education: Diverse Realities, Common Horizons, promovido pela World Education Research Association e realizado em Santiago de Compostela, na Galícia, Espanha. Na área da pesquisa de produtividade, participou dos seguintes webnars: 1) Ciclo de Webinars 2021 – Uma História de Sucesso? Pisa, Avaliação em Larga Escala e Mudança Educativa, promovido pela Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona, em Lisboa, Portugal; 2) Introduction to the Stanford Education Data Archive (Seda); 3) How Education Fared During the First Wave of Covid-19 Lockdowns? International Evidence, sendo esses dois últimos promovidos pela American Educational Research Association (Aera) e pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD).

• A professora Daniela Anjos organizou um número especial da Revista Horizontes, com a participação dos autores internacionais Yves Clot e Mylène Zittoun, disponível nos seguintes links: <https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/ article/view/1281> e <https://revistahorizontes.usf.edu. br/horizontes/article/view/1284>. Os autores participaram de uma live, organizada também pela professora Daniela, em que compartilharam mais sobre as temáticas dos artigos.

• A professora Luzia Bueno participou e apresentou trabalhos nos seguintes congressos internacionais: VII Congreso Internacional del Interaccionismo Socio-Discursivo (Espanha); V Congreso Internacional Lectura y Escritura em la Sociedad Global (Colômbia); VI Encuentro Internacional y VII Nacional de la Red de Lectura y Escritura en Educación Superior (Colômbia); I Encontro Internacional sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas na América

Latina (Bariloche e Fortaleza); 8.° Colloque International en Éducation (Crifpe, Canadá). No VII Congreso Internacional del Interaccionismo Socio-Discursivo (Espanha), a professora Luzia Bueno foi uma das conferencistas. Ela também participou do comitê científico dos seguintes congressos: VII Congreso Internacional del Interaccionismo Socio-Discursivo (Espanha) e I Encontro Internacional sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas na América Latina (Bariloche e Fortaleza).

• O professor Allan da Silva Coelho participou presencialmente como palestrante do congresso 100 Jahre Textfragment Kapitalismus als Religion von Walter Benjamin, com a conferência intitulada Interrupción Mesiánica como Salida y la Necesaria Conversión Frente a los Ídolos. O evento foi realizado em outubro de 2021 na cidade de Frankfurt, na Alemanha. Participou, ainda, presencialmente em novembro de 2021, do Kolloquium zu Lateinamerika, com o debate Neoliberalismo, Neofascismo y Fundamentalismo. O simpósio aconteceu na cidade de Münster, Alemanha. No Congreso Interuniversitario Laudato Sí, o professor Allan da Silva Coelho participou de uma das mesas-redondas, apresentando a conferência Crisis Socioambiental: Urgencia, Conversión y Freno de Emergência. O congresso, realizado pelas associações universitárias na Argentina em parceria com a Conferência Episcopal Argentina, aconteceu de modo on-line em setembro de 2021. Ainda, o professor Allan da Silva Coelho ministrou a palestra internacional Educação Popular e Cristianismo de Libertação: Utopia e Resistência para Lideranças da América Latina e África. O curso é um evento anual promovido tradicionalmente pelo Ceseep, com foco no público de língua espanhola.

31 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

pesquisa e extensão

• O professor Carlos Roberto da Silveira participou e apresentou trabalho no V Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, realizado no Chile, com o trabalho Diálogos Decoloniais: a Colonialidade do Ser nas Pesquisas Científicas Clínicas no Brasil. Outros trabalhos foram apresentados nesse congresso, em parceria com dois orientandos de doutorado.

• A professora Sônia Aparecida Siquelli participou do curso Leituras Arendtianas: A Condição Humana, promovido pela Conceptual Global Courses-CGC de Portugal, com carga horária de 40 horas distribuídas ao longo de um semestre. Participou de mesa-redonda, em formato de live, intitulada Ética e Integridade Acadêmica, no dia 21/07/2021, com a participação do professor referência na área de Integridade em Pesquisa Paulo Peixoto, da Universidade de Coimbra, e com o professor Luís Paulo Leopoldo Mercado, da Universidade Federal de Alagoas, com a mediação do professor Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, presidente da Comissão de Ética em Pesquisa da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (Anped).

• No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, ao longo de 2021, várias colaborações internacionais foram iniciadas ou mantidas. A título de exemplificação, vale mencionar que um docente atuou como pesquisador visitante do Centro Lemann, ligado ao Colégio de Educação da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos. Uma docente atuou como pesquisadora associada do Rorschach Performance Assessment System (R-PAS), dos Estados Unidos, contribuindo com desenvolvimentos técnicos e científicos diversos, assumindo a posição de uma das coordenadoras mundiais da corrente de pesquisa e aplicação remota do R-PAS. Ainda, atuou no desenvolvimento de material técnico para avaliação durante a pandemia de covid-19

e de material técnico para uso do R-PAS para o público infantil. Essa docente, em colaboração com outro docente do programa, ministrou um seminário internacional on-line (CHPPR International Seminar: Psychological Research and Covid-19), proposto pela University of Wollongong, da Austrália, com foco em pesquisas relacionadas a aspectos psicológicos durante a pandemia de covid-19. Um docente atuou na produção de um software para análise estatística de dados (wijayatunga), em colaboração com pesquisadores na Universidade de Umeå e da Universidade de Amsterdam, o que resultou em publicações internacionais.

• Parcerias iniciadas em 2021, com produções em andamento, envolvem pesquisadores da San Francisco State University, da Ludwig-Maximilians-Universität München, da University of Cologne e da Universidad Cesar Vallejo. De maneira geral, colaborações foram mantidas com pesquisadores de diversas universidades ao redor do mundo, incluindo: Universidade de Turin, Universidade de Roma, Universidade de Graz, Universidade de Lund, Universidade de Olso, Universidade de Salamanca, Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Instituto Politécnico do Porto, Universidade Estadual de Iowa, Universidade de Toledo, Universidade Estadual de Washington, Therapeutic Assessment Institut, Universidade McGill, Universidade de Massachusetts, Universidade Nacional do México, Universidad Nacional de Mar del Plata, Universidade de Umeå, Universidade de Amsterdam, Universidade da Califórnia (Berkeley), San Francisco State University, Ludwig-Maximilians-Universität München, University of Cologne, Universidad Cesar Vallejo, Ghent University, Organization for Economic Cooperation and Development e Educational Testing Service, University of Wollongong.

32 Dimensão
| Ensino,

DOCENTES ESTRANGEIROS NA INSTITUIÇÃO

Em 2021, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu receberam docentes de renomadas instituições estrangeiras, que foram até a USF trocar conhecimentos em suas áreas de atuação. Destaque para as seguintes visitas:

• No projeto de extensão interinstitucional Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino (Labor) entre a USF, a UFJF, a Uenp e a UPE, recebemos o professor Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra, para a conferência de abertura do evento. No encontro dos Grupos Alter-Lege e Alter-AGE, congregando pesquisadores e estudantes da USF, tivemos como debatedores dos trabalhos dos alunos as professoras Florência Miranda, da Universidade Nacional de Rosário (Argentina), e Audria Albuquerque Leal, da Universidade Nova, de Lisboa.

• Ainda de modo on-line, por ocasião do lançamento do livro Capitalismo como Religião: Walter Benjamin e os Teólogos da Libertação, do professor Allan da Silva Coelho, realizamos na USF uma conferência com o professor emérito do Centre Nationale de la Recherche Scientifique (CNRS) e da L’École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) – França –, Dr. Michael Löwy. A conferência contou com a presença do pesquisador coreano radicado no Brasil, Jung Mo Sung.

• A professora Milena Moretto e o estudante de doutorado André Plez mediaram a palestra Las Narrativas y la Formación Docente, ministrada pelo professor Dr. Jesus Domingo Segóvia, da Universidade de Granada (Espanha). A palestra ocorreu de modo remoto e, na ocasião, o estudante estava em Granada realizando doutorado sanduíche com o professor Segóvia.

PÓS-DOUTORADO

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia contou, em 2021, com seis supervisões de estágios pós-doutorais, de pesquisadores de várias regiões do país, ilustrando o reconhecimento do programa em sua formação de excelência. Durante o ano de 2021, quatro pesquisadores de pós-doutorado colaboraram no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde em projetos de pesquisa nas temáticas de quimiorresistência em câncer de reto (Estudo Lipidômico Aplicado ao Câncer de Reto: Mecanismos Bioquímicos-Moleculares e Avaliação da Resposta à Terapia Neoadjuvante), de epilepsia (Identificação e Caracterização de Variantes Gênicas de Base Única no microRNA-146a Envolvidas com a Epileptogênese pela Regulação da Inflamação e Suscetibilidade em Pacientes com Epilepsia) e na área de microbiologia (Estudo da Contribuição das Vias de Síntese e de Transporte de Poliaminas para a Patogenicidade de Klebsiella pneumoniae). O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação conta com sete supervisões de estágios pós-doutorais, com pesquisadores de diferentes instituições de ensino e regiões do país, reflexo do reconhecimento do programa em sua missão formativa.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação realiza mensalmente rodas de conversa abertas à comunidade para discutir temáticas de interesse à área da educação e interfaces com setores afins. Além disso, o Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), vinculado ao programa, realiza mensalmente colóquios (Cidade e Educação Patrimonial: por Entre Histórias e Memórias) com o objetivo de acolher a comunidade em geral, promover a divulgação do CDAPH a partir de trabalhos realizados por pesquisadores, memorialistas e docentes que se utilizam de fontes do acervo e incentivar a pesquisa científica.

33 Dimensão |
e extensão
Ensino, pesquisa

A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

NA PANDEMIA DE COVID-19

Diante da pandemia de coronavírus os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde sentiram-se desafiados a direcionar esforços, junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de mapear a circulação do Sars-Cov e sua prevalência na população de Bragança Paulista. Uma das ações, iniciada em 2019, é o projeto Evolução da Prevalência de Anticorpos Contra o Sars-Cov em Residentes de Bragança Paulista (SP). O projeto possibilitou estimar a velocidade de expansão da infecção e o percentual de infectados com e sem sintomas, obtendo dados para nortear a tomada de decisão e o planejamento de ações de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para o combate à doença.

Em outro estudo, foi desenvolvido um método inovador para a detecção do coronavírus em amostras de secreção e urina, sob coordenação da docente Andreia Porcari. Esse projeto foi um dos 30 selecionados pela Capes no edital de seleção emergencial (Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias). O trabalho, intitulado Validação Multicêntrica de Biomarcadores Diagnósticos e Prognósticos de Covid-19 Utilizando a Nova Caneta Analítica MasSpec Pen e Espectrometria de Massas, ocorre por meio de uma parceria com a Universidade do Texas e a Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os projetos envolvendo o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, os cursos de graduação (por

meio de seus docentes e discentes), a Unifag e os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista geraram maior engajamento e proposições de novas medidas de enfrentamento à doença, com ações conjuntas e articuladas com a sociedade. O trabalho da equipe também gerou uma importante publicação científica, em 2021, na revista Analytical Chemistry, intitulado Rapid Screening of Covid-19 Directly from Clinical Nasopharyngeal Swabs Using the MasSpec Pen.

Outra contribuição do grupo foi na forma de divulgação, em webinar, sobre as questões referentes à segurança e à eficácia das vacinas contra a covid-19 recentemente aprovadas no Brasil, promovida pela docente Michelle Darrieux.

ATIVIDADES DE EXTENSÃO À COMUNIDADE

A inserção social do programa é conduzida por meio de projetos de extensão e de atividades de capacitação e qualificação da comunidade acadêmica. Atualmente o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde conta com três projetos de extensão vinculado aos seus docentes e discentes, além da participação de discentes da graduação da USF, conforme descritos a seguir:

1. Epidemiologia Molecular Aplicada à Detecção de Resistência Bacteriana aos Antibióticos e de Surtos Hospitalares – o projeto é uma parceria do programa com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HUSF e tem por objetivo a aplicação de metodologias de biologia molecular voltadas ao estudo de microrganismos provenientes de infecções e de vigilância epidemiológica do HUSF. Entre os serviços prestados, está a

34 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

detecção de mecanismos de resistência aos antibióticos, por meio de PCR, e detecção e caracterização de surtos hospitalares, por meio de técnicas como Eric-PCR e PFGE.

2. Microbiologia Aplicada à Saúde Pública – o projeto tem por objetivo a criação de vídeos educativos sobre temas relacionados à microbiologia e à saúde pública e conta com 12 alunos dos cursos de graduação em Medicina, Biomedicina e Fisioterapia, dos câmpus Bragança Paulista, Campinas (Unidade Swift) e Itatiba. Os vídeos criados pelos alunos são divulgados em um canal no YouTube chamado Que Alquimia É Essa?. O projeto foi iniciado em setembro de 2021 e, entre os vídeos mais visualizados, podemos citar: O que São Vacinas Genéticas?, Já Tive Covid: Preciso me Vacinar? e Máscara e Terceira Dose: São Realmente Necessárias?. O projeto é coordenado pelos docentes Michelle Darrieux e Thiago Converso e foi criado com o intuito de combater fake news para reduzir os efeitos danosos que essas notícias podem trazer à saúde pública.

3. Educação para Promoção de Saúde na Infância – o projeto tem o objetivo de produzir vídeos educativos a fim de estimular hábitos saudáveis no público infantil de escolas públicas de Bragança Paulista. Os vídeos são publicados no canal do YouTube do projeto, que leva o mesmo nome: Educação para Promoção de Saúde na Infância. Adicionalmente, esses vídeos são também encaminhados aos diretores e coordenadores das escolas da rede pública vinculadas aos projetos para que estimulem os estudantes a acessar e a disseminar o conteúdo. O projeto é coordenado pela docente Thaís Parisotto e conta com a participação dos docentes Leonardo Messias e Raquel de Cássia Santos.

É importante ressaltar também que docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde atuam no atendimento ambulatorial do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF). A USF também conta com a Unidade Escola da Estratégia Saúde da Família – São Francisco de Assis, em parceria com a prefeitura do município de Bragança Paulista (SP), por meio dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). Essa unidade é focada no atendimento multidisciplinar e integral da população, envolvendo outros profissionais das áreas da saúde.

PROGRAMA EM EDUCAÇÃO DESENVOLVE PROJETOS EXTENSIONISTAS

• Projeto de extensão Laboratório de Apoio ao Letramento de Docentes e Alunos – encontros com alunos da graduação, da pós e com docentes da rede, bem como promoção de eventos/lives e minicursos no canal da USF. No ano de 2021, foram oferecidas: a) oficinas para estudantes de graduação e de pós-graduação ministradas por doutorandos e egressos do programa, além de uma estudante de Iniciação Científica (IC); b) conferências ministradas por pesquisadores da UFPB; c) uma oficina de redação para alunos do Ensino Médio ministrada por uma doutoranda do programa. O expressivo público atingido com essas ações on-line foi de alunos de graduação e de pós-graduação, professores do Ensino Superior e da Educação Básica, além de alunos do Ensino Médio de diferentes estados brasileiros (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná e Paraíba).

35 Dimensão |
Ensino, pesquisa e extensão

| Ensino, pesquisa e extensão

• Projeto de extensão do Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino (Labor) – projeto desenvolvido por quatro universidades: USF (coordenação Luzia Bueno), UFJF (coordenação Tânia Magalhães), Uenp (coordenação Letícia Storto) e UPE (coordenação Débora Costa-Maciel). Esse foi o projeto inicial do Labor e visou ao aprimoramento do trabalho com a oralidade na Educação Básica. Para isso, ofertou um curso on-line de 40 horas no qual contou com egressos e alunos regulares dos programas de pós-graduação das quatro universidades. Do Programa de Educação da USF, a professora Luzia Bueno mediou uma live de abertura do curso com o professor Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra (Suíça), um dos mais importantes pesquisadores sobre o ensino dos gêneros orais; as egressas Juliana Bacan Zani, Kátia Diolina e Ana Elisa Jacob deram oficinas sobre suas pesquisas; os estudantes regulares Juliana Pimentel

Ajala e Rosana Cristina Matiassi, além do estudante de IC (Pedagogia – EaD) Gabriel Aparecido Bragiatto atuaram como tutores, auxiliando docentes e alunos. O público do curso foi de 40 docentes de diferentes regiões brasileiras, selecionados de um total de mais de cem inscritos, pois só foram aceitos docentes que estavam atuando na Educação Básica. As atividades desse projeto de extensão solidificaram as relações entre as quatro pesquisadoras e, assim, propiciaram também a criação do site do Labor (www2.ufjf. br/labor), em que serão ofertadas mais atividades de formação e de divulgação de pesquisas dos grupos envolvidos no tocante à oralidade.

• Projeto de Extensão Corujal – blogue do curso de Pedagogia, coordenado pela professora Daniela Dias dos Anjos até agosto de 2021. Realizou lives para a comunidade e elaborou material para divulgação nas redes sociais do blogue.

36
Dimensão

PUBLICAÇÕES

A divulgação da pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, pesquisa acadêmica, iniciação científica, inovação, tecnologia, extensão e desenvolvimento artístico e cultural ocorre por diversos mecanismos: revista PsicoUSF, periódico Horizontes, Boletim CDAPH, anais de eventos científicos, revistas acadêmicas Ensaios USF e Ensaios Pioneiros e o repositório da produção científica da USF.

Revista Horizontes

O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF do Câmpus Itatiba. O propósito da publicação é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas. Com vistas a manter interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, o periódico aceita publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. É composto de números temáticos coerentes com seu escopo e artigos de demanda espontânea encaminhados e aprovados para publicação. O periódico apresenta avaliação Capes Qualis A4 e tem como indexadores: Latindex, Biblioteca Brasileira de Educação (BBE), Biblioteca Latino Americana (Biblat), Diadorim, Edubase, Google Scholar, Periódicos, Psicodoc, Redib e Directory of Open Access Jounals (DOAJ).

Revista PsicoUSF

A PsicoUSF é um periódico científico editado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, com o objetivo de apresentar e divulgar pesquisas atuais da área da Psicologia e também de servir como um veículo de disseminação do conhecimento a pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados. O periódico, que é qualificado como A2 segundo a avaliação mais recente da Capes, foi aceito para integrar a Coleção Scopus, uma das principais bases de dados do mundo, resultado da avaliação de diversos aspectos, sobretudo continuidade da publicação, pontualidade e qualidade do corpo editorial e dos artigos publicados. Passou a figurar no 60.° lugar entre as revistas em português mais citadas pelo Google Scholar. O periódico está nos indexadores Scientific Electronic Library Online (SciELO); Scopus; Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc); Directory of Open Access Journals (DOAJ); Sociological Abstracts (EUA); UlrichsWeb Global Serial Directory; Linguistics and Language Behavior Abstracts (EUA). Social Planning/Policy and Development Abstracts (EUA); Psicodoc (Espanha); Clase (México); IndexPsi (Brasil); e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências – Lilacs (Brasil).

37 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Boletim CDAPH

O Boletim CDAPH é um periódico pertencente ao CDAPH da USF que oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização mundial do conhecimento. É uma publicação de demanda espontânea, cujo escopo é divulgar estudos inéditos sobre patrimônio cultural, educação patrimonial, fontes documentais e iniciativas culturais. Inscreve-se na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, em particular da Educação e da História, bem como das Ciências da Informação, Arquivologia e Biblioteconomia.

Ensaios USF

A revista Ensaios USF é uma publicação semestral, editada pelo Núcleo de Pesquisa Acadêmica, com perfil interdisciplinar, dedicada à divulgação e aos debates científicos dos avanços teóricos e práticos de pesquisa acadêmica agrupados nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas, Ciências Humanas e Sociais, Educação e Ensino e Extensão. Os artigos podem partir de estudos diversos, como reflexões teóricas; relatos de experiências teórico-práticas; relatos de estágios; resultados de pesquisa de mestrado, doutorado ou trabalhos de curso; da participação em projetos de iniciação científica, extensão e outros. O periódico tem por missão disseminar o conhecimento mediante artigos científicos originais, a fim de ampliar as discussões e os debates acerca de temas relevantes para a comunidade científica e para a sociedade. A publicação está no indexador Google Scholar.

Ensaios Pioneiros

A revista Ensaios Pioneiros é uma produção eletrônica e de periodicidade semestral, criada pela Rede Pioneira de Cooperação do Estado de São Paulo, que integra a USF, o Centro Universitário Hermínio Ometto (FHO | Uniararas) e o Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos. A revista, com sede na USF, é dedicada à publicação de artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento, a partir de estudos diversos, como reflexões teóricas, relatos de experiências teórico-práticas, relatos de estágios, resultados de pesquisa de mestrados e doutorados, pesquisas oriundas dos trabalhos de curso, da participação em projetos de iniciação científica, extensão e outros.

Anais

Outro mecanismo de divulgação das pesquisas dos programas de pós-graduação stricto sensu, pesquisa acadêmica, iniciação científica, inovação, tecnologia, extensão e desenvolvimento artístico e cultural ocorre pelos Anais dos Encontros Integrados de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Extensão e Seminário de Estudos do Ser Humano Contemporâneo, publicado no formato e-book.

Repositório da Produção Científica

Trata-se de um repositório institucional que promove a socialização dos resultados de pesquisa e oferece oportunidades para o compartilhamento do conhecimento científico, tecnológico, extensionista e cultural produzido na USF. O repositório representa, portanto, um espaço para os pesquisadores compartilharem seus trabalhos, além de ser uma ferramenta de armazenamento, recuperação e visibilidade de toda a comunicação disponibilizada.

38 Dimensão
| Ensino, pesquisa e extensão

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

Foi criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa, em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa sempre com padrões éticos ditados por normas e diretrizes regulamentadoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

PESQUISAS COM SERES HUMANOS

A USF, prezando pelos padrões éticos no desenvolvimento de pesquisa em seres humanos, foi pioneira ao criar o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) há 20 anos em uma Instituição de Ensino Superior (IES), conforme portaria GR n.° 08/1997, sendo responsável pela avaliação e pelo acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos, conforme consta na resolução Consun n.° 06/2012, que aprovou o Regulamento Interno do Comitê.

O CEP/USF é regulamentado pela Conep, que está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde. A prestação de contas é realizada por meio de relatórios semestrais na Plataforma Brasil, nos quais é mensurada a quantidade de projetos realizados no período. O comitê possui um fluxo mensal de aproximadamente 110 projetos divididos em reuniões presenciais a cada três semanas. Segundo dados obtidos na Plataforma Brasil, de janeiro a dezembro de 2021, foram analisados 1 376 protocolos.

Composto de um colegiado interdisciplinar e independente, o comitê foi criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa com padrões éticos, garantindo o respeito às normas internacionalmente aceitas, além de resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas. É necessário ressaltar que o CEP/USF possui uma responsabilidade social, consultiva e educativa, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a apuração delas.

39 Dimensão |
Ensino, pesquisa e extensão

Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

COMITÊ DE ÉTICA

NO USO DE ANIMAIS ( CEUA )

Prezando pelos padrões éticos no uso racional de animais para fins de atividades didáticas e de pesquisa, a Universidade São Francisco criou o Comitê de Ética no Uso de Animal em Pesquisa (Ceua) por meio da resolução Consepe n.° 27/2008, com número de registro na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Animais (Conep) Sipar n.° 25000.195619/201266, processo: 01200.003364/2013-81. O Ceua/USF possui, por meio da publicação no Diário Oficial, o comprovante definitivo de Credenciamento Institucional para Atividades com Animais em Ensino e Pesquisa, n.° 01.0226.2014, junto ao Conselho de Experimentação Animal para Produção, Manutenção ou Utilização em Ensino ou Pesquisa Científica.

Atualmente, seguindo a resolução n.° 51, de 19 de maio de 2021, esse órgão é responsável pelo acompanhamento das atividades que envolvem a utilização de animais de laboratório no âmbito da USF e sua finalidade é analisar, emitir parecer, expedir certificados e fiscalizar o cumprimento de normas à luz dos princípios éticos na experimentação animal elaborados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (Cobea), International Guiding Principles for Biomedical Involving Animals (Cioms), International Council for Laboratory Animal Science (Iclas) e normas atuais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

O Ceua/USF considera condições adequadas de manejo, saúde e conforto dos animais de experimentação as recomendações previstas na lei n.° 11.794/2008 (Lei Arouca) e as normas da RN-25 e RN-32, que dispõem sobre diretrizes de integridade e de boas práticas para produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica e apresentam como base o princípio dos 3 Rs (redução, reposição e refinamento).

A experimentação animal deve ser compreendida como procedimentos realizados em animais utilizados tanto no ensino quanto na pesquisa acadêmica básica e aplicada. O uso de animais está previsto para treinamento de habilidades psicomotoras e competências relacionadas ao ensino. Nesse sentido, todas as disciplinas com previsão de aulas práticas com o uso de animais devem, obrigatoriamente, ser submetidas à análise do Ceua, apresentando os protocolos experimentais e as justificativas (de acordo com a resolução n.° 53, de 19 de maio de 2021) para o emprego da atividade.

A composição do Ceua/USF é diversificada, composta de médico veterinário, biólogos, docentes e pesquisadores na área específica e de um representante de sociedades protetoras de animais legalmente estabelecidas no país, que tem o intuito de julgar os projetos por uma perspectiva externa à acadêmica sempre zelando pelos princípios éticos.

40

PROGRAMAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

Além da participação nos programas e projetos governamentais de inclusão à educação, a USF disponibiliza a seus alunos, institucionalmente ou por meio de parcerias, oportunidades para continuidade nos estudos.

PROGRAMAS

MODALIDADES ALUNOS BENEFICIADOS VALOR INVESTIDO (R$)

Bolsas 100% (renda per capita máxima de 1,5 salário-mínimo) 2 702 35.057.197,97

Programa Universidade para Todos (Prouni)

Bolsa Franciscana

Bolsas 50% (renda per capita máxima de 3 salários-mínimos) 986 5.703.373,45

Bolsas 100% (renda per capita máxima de 1,5 salário-mínimo) 93 379.678,03

Bolsas 100% (renda per capita máxima de 1,5 salário-mínimo) 149 118.072,07

Bolsa Filantropia –Programa de Bolsas – Vestibular Social

Bolsas 50% (renda per capita máxima de 3 salários-mínimos) 73 9.977,71

Bolsas 100% 212 2.725.906,28

Educafro – Educação e Cidadania para Afrodescendentes e Carentes*

Bolsas 50% 642 2.772.266,81

Funcionários e Dependentes

Bolsa 100% 630 8.143.408,74

41 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

PROGRAMAS MODALIDADES ALUNOS BENEFICIADOS VALOR INVESTIDO (R$)

Convênios Institucionais

Desconto Gestor (Desafio, Extensão, Aluno Cidadão e Deferimento)

Variável 1 026 6.998.281,89

Variável 479 2.862.927,44

Acreditar – Programa de Parcelamento Diferenciado Variável 353 1.746.219,08

Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies)

Variável 134 2.956.784,81

Fundacred – Crédito Estudantil Variável 632 5.724.808,66

* O convênio tem por objetivo uma ação afirmativa de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial entre a USF e FAECIDH-Francisco de Assis – Educação, Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos.

42 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

A função social de uma Instituição Comunitária de Ensino Superior (Ices), como é a Universidade São Francisco, ocorre prioritariamente, porém não de maneira exclusiva, por meio da extensão. As atividades de extensão se desenvolvem em uma perspectiva evangelizadora, em que o conhecimento socialmente produzido se dê a partir de uma relação dialógica com a comunidade e possa ser aplicável na proposição de caminhos e soluções ante aos problemas enfrentados pela sociedade. Dessa maneira, promove a articulação entre docentes, profissionais da USF, alunos e comunidade para a formação de uma sociedade mais justa e solidária.

A USF tem empenhado esforços para aproximar seus objetivos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para que sua atuação com a sociedade, por meio da formação de seus estudantes, contribua para uma cultura de cuidado com a vida e permanente reflexão crítica sobre o desenvolvimento da humanidade. O compromisso em promover atividades que levem o estudante, a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo a produzir um conhecimento aplicável se expressa por meio dos eventos, cursos, prestação de serviço, projetos e programas de extensão que são desenvolvidos de acordo com a resolução CNE/CES n.° 7, de 2018, que trata da curricularização da extensão no Ensino Superior brasileiro.

Nesse sentido, a USF aprovou em dezembro de 2021 a atualização da Política de Extensão (resolução Consepe n.° 114/2021), a qual, entre outras orientações, estabeleceu os ODS como áreas temáticas das atividades de extensão. Inaugurou também os procedimentos para a curricularização da extensão na forma de componentes curriculares para os cursos de graduação da Universidade São Francisco, por meio da portaria Proepe n.° 1/2022.

Estrategicamente, o Núcleo de Extensão Universitária (Next), que é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (Proepe), é responsável por sistematizar, registrar, fomentar e estruturar a autoavaliação referente à curricularização da extensão no âmbito institucional, em sintonia com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) para a proposição de ações junto aos cursos de graduação e também de pós-graduação, com vistas a mobilizar uma educação integral, de qualidade e atenta aos desafios da sociedade.

Considerando o cenário imposto pela pandemia de covid-19 que perdurou durante o ano de 2021, a USF não mediu esforços para garantir o acesso e a permanência de seus alunos, provendo a formação docente, dispondo de suporte tecnológico, bem como de sistematização da atenção a todos os envolvidos no processo de aprendizagem, a qual se propõe a realizar com compromisso e responsabilidade.

No campo da extensão, a USF manteve as atividades possíveis respeitando os protocolos sanitários e inovou ao propor outras formas de atuar junto à comunidade por meio da ação protagonista de seus estudantes, docentes, outros profissionais que compõem o quadro da Instituição e parceiros. Foram produzidos conteúdos midiáticos veiculados nas redes sociais que possibilitaram a disseminação e a reflexão crítica de temas relevantes nas mais diversas áreas do conhecimento.

43 Dimensão
| Ensino, pesquisa e extensão

Assim, por meio das modalidades de extensão, de programas, de projetos, de cursos, de eventos e da prestação de serviços, o Next articulou-se junto à comunidade acadêmica visando a manter um franco diálogo com a sociedade. Tal parceria busca a construção coletiva e democrática de respostas aos desafios cotidianos, unindo ações interdisciplinares e multiprofissionais que possibilitem aos discentes, docentes, colaboradores e sociedade envolvida uma formação humana e responsável nas dimensões econômica, social e ambiental.

Saúde

Pastoral

Meio Ambiente

Arte e Cultura

Educação

NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

CURSOS EVENTOS PDESERVIÇOS RESTAÇÃO PROJETOS

Direitos Humanos e Justiça

Trabalho

Tecnologia e Produção

Economia e Administração

44 Dimensão
| Ensino, pesquisa e extensão

ARTE E CULTURA

A arte e a cultura são formas de o ser humano expressar emoções e a própria história. As ações realizadas nessa área mediam o diálogo entre a educação e o indivíduo sob a perspectiva singular de harmonia e equilíbrio. Na USF, o Festival Cultura da Paz, que acontece durante o mês franciscano, e o projeto de extensão Grupo de Teatro Embarque Cultural convidam as comunidades interna e externa a promover e a participar de eventos artísticos.

Indicadores 2021

Atividades 7 Público beneficiado 478

Envolvidos na organização

Docentes 8 Alunos –Comunidade –Funcionários administrativos 9

CURSOS

TEMAS

Teatro Aprofundamento

MODALIDADE NÚMERO DE INSCRITOS CARGA HORÁRIA

Cursos remotos – síncronos e assíncronos 8 26 horas

Tópicos Especiais em Cozinha Brasileira Cursos presenciais 19 7 horas

Do Happy Hour à Ciência. Estudo de Bebidas e Enologia Cursos presenciais 25 20 horas

Tour pelo Mundo – Cozinha Oriental Cursos presenciais 25 8 horas

Fundamentos de Panificação e Confeitaria Cursos presenciais 11 16 horas

O Saber Fazer na Gastronomia Cursos presenciais 19 20 horas

Tour pelo Mundo – Cozinha das Américas Cursos presenciais 28 8 horas

45 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Bate papo do público com o elenco de Eu não Sou Marinheiro,

ao vivo

Em outubro, o projeto de extensão Grupo de Teatro Embarque Cultural, da USF, promoveu, de forma on-line, o evento de estreia da peça de teatro Eu não Sou Marinheiro. Logo após, houve um bate-papo do público com o elenco, ao vivo.

A iniciativa, que teve como principal tema os desafios da produção e dos ensaios on-line no decorrer da pandemia, reuniu um público de 226 pessoas, por meio do canal oficial da USF no YouTube.

LANÇAMENTO DE LIVRO

No mês de outubro, às 19h, a Universidade São Francisco promoveu o lançamento do livro Da Semente à Paisagem: Sensibilidade e Técnica na Arquitetura Paisagística. O evento, que foi transmitido por meio do canal oficial da USF no YouTube, foi assistido por 250 pessoas.

PROJETOS

TEMAS

CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Grupo

46 Dimensão |
Ensino, pesquisa e extensão EVENTOS
de Teatro Embarque Cultural – projeto Eu não Sou Marinheiro Teatro 900 pessoas

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA

Para a formação integral do ser humano, é indispensável o conhecimento de seus direitos e deveres estabelecidos por lei, visando à igualdade social e coletiva. Fundamentados nessa premissa, o Projeto Construindo Novos Paradigmas para o Terceiro Setor, o Projeto Rondon e o atendimento dos Núcleos Jurídicos se constituem como exemplos de práticas extensionistas dessa área temática.

EVENTOS

XXXVI Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias Tema – Uma Intervenção Negra: entre a Memória e a Paisagem

O colóquio promoveu uma partilha de conhecimento sobre o papel do negro na paisagem urbana no decorrer da história de São Paulo, especificamente no Largo da Memória, e a falta de registros da existência dessas pessoas.

O evento transmitido pelo canal da USF no YouTube para alunos de todos os cursos dos câmpus de Bragança Paulista, Campinas e Itatiba contou com a participação de 422 pessoas.

47 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão
Indicadores 2021 Atividades 15 Público beneficiado 6 241 Envolvidos na organização Docentes 30 Alunos 8 Comunidade 9 Funcionários administrativos 69

Ciclo de Mesas-Redondas da Pedagogia – Violência de Gênero e Masculinidade: Práticas de Silenciamento

No mês de novembro, o curso de Pedagogia da USF em Bragança Paulista, Campinas e Itatiba promoveu a Mesa Redonda trazendo uma reflexão sobre a violência e a sua ligação com o gênero. Assim sendo, foram expostos os resultados de rodas de conversa com os alunos e as quebras de paradigmas sobre conceitos de masculinidade. Também foi explorada a vivência pedagógica e os obstáculos ao tratar desse assunto em sala de aula.

Para a ilustração do tema, foram utilizadas as imagens do Mito de Teseu e o Fio de Ariadne, como objeto de estudo.

Racismo: e Eu com Isso?

Promovido pelo curso de Direito da USF, o evento abordou sobre a importância da criação de um espaço de acolhimento individualizado, bem como, de um observatório que atenda o direito de igualdade racial no espaço acadêmico. Durante a ocasião, também foi debatido sobre a preparação dos alunos do curso quanto à garantia de equidade de direitos para lidarem com situações discriminatórias.

O evento foi realizado em novembro, por meio do canal oficial da USF no YouTube.

48 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Webinar: O Direito nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

O curso de Direito da USF, em parceria com a Universidade Autônoma de Lisboa, promoveu uma palestra sobre a atuação do Direito em jogos olímpicos e paralímpicos, bem como a criação e o cumprimento de regras.

O evento ocorreu no dia 19 de agosto, por meio do canal oficial da USF no YouTube, sendo assistido por 981 alunos do Brasil e de Portugal.

Lei

EVENTOS LOCAIS

CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

49 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão
Maria da Penha Todos Biomedicina, Direito, Pedagogia 250 pessoas Precisamos Falar sobre Racismo Todos Serviço Social e Pedagogia 248 pessoas

ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

Administrar uma organização ou realizar atividades relacionadas à administração é um desafio que objetiva crescimento, desenvolvimento e resultados de sucesso. Os projetos e eventos extensionistas proporcionam o contato da comunidade com a inovação dos processos de desenvolvimento econômico e gestão, possibilitando a realização de diversas ações para o exercício dessas habilidades e competências.

CURSO

Indicadores 2021

Atividades 6

Público beneficiado 1 064

Envolvidos na organização Docentes 5 Alunos –Comunidade –Funcionários administrativos 25

Educação Financeira para Leigos

Cursos remotos –síncronos e assíncronos 207 8 horas

50 Dimensão | Ensino,
e
pesquisa
extensão
TEMA MODALIDADE NÚMERO DE INSCRITOS CARGA HORÁRIA

EVENTOS Empreendedoras de Vidas: a Jornada das Mães

Em uma rica reflexão, mulheres que exercem diversos papéis na sociedade, especificamente de mães e profissionais, levantaram questionamentos a respeito das pressões sociais sobre a mulher e como isso interfere em suas trajetórias. O evento foi assistido por 301 alunos por meio do canal oficial da USF no YouTube.

EVENTOS LOCAIS

Um Olhar para o Futuro na Perspectiva da Administração

CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Todos Administração 277 pessoas

Reforma Tributária, Será? Todos Ciências Contábeis e Administração 250 pessoas

PROJETO

TEMA

Projeto de Reforma e Construção de Edifícios Públicos para o Município de São Simão (SP)

CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo 15 385 pessoas

51 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

EDUCAÇÃO

Educação é o processo que orienta e conduz o ser humano a novas descobertas, possibilitando a ele tomar as próprias decisões. A USF promove a arte de educar por meio de projetos, cursos e eventos extensionistas, como o Projeto Práticas de Apoio à Educação Inclusiva: Parcerias Colaborativas entre Universidades e Escolas de Educação Básica.

CURSOS

TEMAS

MODALIDADE

Indicadores 2021

Atividades 148 Público beneficiado 81 432

Envolvidos na organização Docentes 270 Alunos 20 Comunidade –Funcionários administrativos 763

NÚMERO DE INSCRITOS CARGA HORÁRIA

Francês Básico 1

Cursos remotos – síncronos e assíncronos 24 30 horas

Francês Básico 2

Francês Básico 1 – Med Experience

Pensar a Ética na Educação: Leituras sobre “A Condição Humana”, de Hannah Arendt

Cursos remotos – síncronos e assíncronos 10 30 horas

Cursos remotos – síncronos e assíncronos 96 30 horas

Cursos remotos – síncronos e assíncronos 34 18 horas

Francês 2 Cursos remotos – síncronos e assíncronos 8 30 horas

52 Dimensão
| Ensino, pesquisa e extensão

TEMAS MODALIDADE

Alemão Módulo I – Med Experience

NÚMERO DE INSCRITOS CARGA HORÁRIA

Cursos remotos – síncronos e assíncronos 35 40 horas

Inglês Médico – Med Experience Cursos remotos – síncronos e assíncronos 50 30 horas

Tratamento Endodôntico em Molares

Ecologia Franciscana: “Revolução Laudato Sí”

Cursos presenciais 42 40 horas

Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis –remotos (síncronos e assíncronos) 59 35

Língua Inglesa – Módulo Básico (formato intensivo) Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis –remotos (síncronos e assíncronos) 11 8 horas

O Espírito Santo na Bíblia

Proposta de Reforma Agrária da Igreja Católica

Francisco de Assis: um Homem, Seu Tempo, Sua História

Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis –remotos (síncronos e assíncronos) 21 8 horas

Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis –remotos (síncronos e assíncronos) 14 8 horas

Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis –remotos (síncronos e assíncronos) 36 8 horas

Recepção do Vaticano II – As Tensões a Fases de Recepção de um Carisma ainda em Curso Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis –remotos (síncronos e assíncronos) 16 8 horas

Francisco de Assis e Seus 9 Portais Existenciais

Compreensão e Celebração da Morte na Perspectiva Cristã e Franciscana

Nos Passos de Francisco de Assis, uma Melodia do Coração

O Apóstolo Paulo e a Carta aos Gálatas

Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis –remotos (síncronos e assíncronos) 47 10 horas

Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis –remotos (síncronos e assíncronos) 16 8 horas

Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis –remotos (síncronos e assíncronos) 21 8 horas

Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis –remotos (síncronos e assíncronos) 25 8 horas

53
Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

EVENTOS

Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde

Promovido no dia 10 de maio, o evento deu as boas-vindas aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Na ocasião, foi apresentado o corpo docente, além dos projetos desenvolvidos e os convênios internacionais.

A aula contou com a participação de uma especialista do Instituto Butantan, que realizou uma apresentação do soro anti-covid-19 – mais uma estratégia contra o vírus.

A iniciativa foi transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube, sendo assistido por 407 pessoas.

Encontro Regional da Câmara Sudeste do FOREXT

Realizado no mês de abril, pelo Câmpus Bragança Paulista, por meio das plataformas YouTube e Google Meet da USF, o evento discutiu como as instituições de Ensino Superior têm enfrentado o período de pandemia e, também, sobre as políticas de extensão implantadas com sucesso.

O encontro virtual, que alcançou 743 pessoas, teve como temática a necessidade e o trabalho para o surgimento de uma fundamentação da extensão e uma lei que ampare e avalie as ações extensionistas, visto que a extensão é uma importante ferramenta de ensino em que os alunos são protagonistas, interagindo diretamente com a comunidade.

54 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Acolhida aos Calouros EaD – 2021

Promovido no mês de fevereiro, pelos câmpus de Bragança Paulista, Campinas e Itatiba, o evento teve como principal objetivo dar as boas-vindas aos novos alunos, assim como apresentar o modelo pedagógico do curso EaD. Também foi exemplificada a metodologia para utilização do ambiente virtual de aprendizagem.

A palestra foi transmitida pelo YouTube e contou com 4 334 visualizações.

Acolhida aos ingressantes nos componentes curriculares PED 2021.1

Também em fevereiro, o NEaD dos câmpus de Bragança Paulista, Campinas e Itatiba, promoveu o evento que consistiu em apresentar aos novos alunos do EaD o funcionamento dos componentes curriculares. No encontro, foram repassadas algumas dicas sobre a maneira mais completa de adquirir conhecimento, de forma que sua experiência com a educação a distância seja mais proveitosa.

O PED é parte componente do ensino presencial, que contém matérias que podem ser cursadas a distância. O encontro contou com um público de 385 pessoas.

55 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Aula Aberta Inaugural do Curso de Pedagogia com Prof. Carlos Brandão

Durante o evento, que foi ministrado pelo professor Carlos Brandão, foram compartilhadas narrativas que marcaram sua carreira no campo pedagógico e reflexões que permeiam a educação.

O evento foi assistido por 1367 pessoas por meio do canal oficial da USF no Youtube.

Aula Inaugural do Curso de Psicologia

A aula, que alcançou 2 843 pessoas, além de conceitos básicos relacionados à Psicologia, também apresentou um diálogo e trocas de experiências sobre os desafios e as possibilidades na carreira. Ademais, houve reflexões sobre a Psicologia como ciência.

O evento foi promovido pelos câmpus de Bragança Paulista, Campinas e Itatiba, no mês de fevereiro, de maneira remota, com transmissão pelo canal oficial da USF no YouTube.

56 Dimensão |
pesquisa e extensão
Ensino,

Ciclo de Mesas-Redondas da Pedagogia – Linguagem, Gêneros Textuais e Formação: Relatos de Experiências e de Pesquisas

No evento, que aconteceu no mês de junho, discutiu-se a leitura da esfera artístico-literária dos gêneros textuais de forma mais ampla. O enfoque foi nos gêneros mais utilizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base na concepção de linguagem segundo Vygotsky.

Um total de 346 pessoas assistiram a transmissão pelo canal oficial da USF no YouTube.

Ciclo de Mesas-Redondas da Pedagogia – Contribuições do Referencial Vigotskiano para a Formação em Pedagogia: Múltiplos Olhares aos Atores Escolares

Seguindo o ciclo de mesas-redondas, no dia 30 de abril, os câmpus de Bragança Paulista e de Itatiba promoveram o evento, transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube.

Partindo da premissa de Vygotsky de que o ser humano se desenvolve ao se relacionar com o outro, a palestra trouxe a necessidade dos múltiplos olhares aos atores escolares e a importância do saber clínico nesse contexto.

57 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Diá(logos) (In)convenientes – Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas: Conversas sobre Ensinar-Aprender em Tempos de (Re)existência e Esperança – Diálogos Brasil-Argentina

O diálogo, que alcançou um total de 239 pessoas, teve como pauta o panorama atual da educação para jovens, adultos e idosos. Os especialistas evidenciaram a defasagem e os obstáculos enfrentados pelos alunos, como a evasão escolar, principalmente em um cenário pandêmico. Outro ponto relevante foi a discussão sobre a necessidade da formação de profissionais que atuem na área da educação.

Promovido pelo Câmpus Itatiba, o evento foi transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube.

Dando sequência aos ciclos de mesas-redondas, no mês de maio, o curso de Pedagogia do Câmpus Bragança Paulista promoveu mais um evento com o intuito de apresentar estudos de caso sobre a educação inclusiva.

A mesa-redonda teve contribuições embasadas no estudo do desenvolvimento infantil pela ótica de Vygotsky.

A live, transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube foi assistida por 656 pessoas.

58 Dimensão |
e extensão
Ensino, pesquisa
Ciclo de Mesas-Redondas da Pedagogia – Educação Inclusiva: Estudos Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural

Enigmas e Vulnerabilidades nas Redes Sociais

A palestra trouxe como tema para reflexão os benefícios e malefícios psicológicos das redes sociais no período pós-covid.

Com a pandemia, potencializou-se o uso dos meios digitais para a vida social. No entanto, esse ingresso na cibercultura trouxe uma série de situações que podem gerar a vulnerabilidade do indivíduo, pela necessidade de adaptação para a inclusão digital ou pela exposição a “ataques”, como o cyberbullying. E, diante do contexto apresentado, especialistas mostraram os possíveis danos psicológicos das vítimas de tais ações e evidenciaram o enigma dos autores do problema.

O evento foi direcionado aos alunos de Educação Física e transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube, sendo assistido por 250 pessoas.

Pedagogia Hospitalar: Conhecendo Campos de Atuação para o Pedagogo

Com a participação de duas pedagogas hospitalares, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a experiência das profissionais em um ambiente diferente do cotidiano escolar. Nos hospitais, as pedagogas realizam projetos com as crianças internadas, providenciam conteúdos ou fazem uma ponte entre a escola e a criança para que esta não se atrase em seu aprendizado. Além desse amparo aos alunos que estão ausentes do ambiente escolar, também prestam atendimentos a mães adolescentes no período em que estão na maternidade.

O evento foi assistido por 183 pessoas, por meio do canal oficial da USF no YouTube.

59 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Palestra: Gestão do Tempo e Estratégias de Aprendizagem

Ofertada pelo Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (Naepe), a palestra aconteceu no mês de agosto. Em formato on-line, o evento fez parte da programação da Acolhida aos Calouros – 2.o semestre 2021, tendo como principal objetivo apresentar um conjunto de técnicas para dinamizar o processo de realização de tarefas.

Também foi abordada a importância do planejamento no início do semestre para que se saiba quais os objetivos a alcançar e as etapas que deverão ser traçadas para sua realização.

A palestra, que foi transmitida pelo canal da USF no YouTube, foi assistida por 4 413 pessoas.

Oficina: O Jeito USF de Ensinar Futuros Profissionais de Sucesso – Período da Manhã

A live, que apresentou a trilha de aprendizagem e a dinâmica das aulas presenciais, foi transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube alcançando um total de 3 056 alunos.

60 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Oficina: O jeito USF de Ensinar Futuros Profissionais de Sucesso – Período da Noite (Administração, Ciências Contábeis e Engenharias)

No mês de agosto, a USF promoveu a oficina para alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharias.

A live foi transmitida por meio do canal oficial da USF no YouTube e foi vista por 968 alunos.

Palestra – Psicologia Positiva: o que É e como Pode Ser Aplicada

A oficina, que fez parte da programação da Acolhida aos Calouros – 2.o semestre 2021, trouxe esclarecimentos sobre a origem e as finalidades da psicologia positiva, além de sua abordagem científica que busca apresentar uma perspectiva mais ampla e apreciativa do potencial humano, valorizando atributos positivos e aumentando a chance de que todos tenham uma vida mais engajada, com propósito e feliz.

A palestra foi realizada no mês de agosto, de forma remota, no canal oficial da USF no YouTube, sendo assistida por 3 004 alunos.

61 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Oficinas Google

Ainda fazendo parte da programação de Acolhida aos Calouros – 2.o semestre 2021, a universidade promoveu uma série de lives informativas sobre a utilização das ferramentas do Google durante o período acadêmico. Nelas, os alunos tiveram acesso a informações sobre o uso do Google Docs, Gmail e Google Drive e também a oportunidade de sanar dúvidas sobre o uso desses mecanismos, essenciais no decorrer dos cursos. Com a participação efetiva de estudantes, as lives foram divididas nos seguintes temas por turnos:

• Google Docs – manhã/noite: 5 748 alunos.

• Gmail e Google Drive – manhã/noite: 6 100 alunos.

Lançamento do Programa de Imersão em Inglês Médico na Michigan State University, USA

O evento foi realizado no mês de novembro, em formato de live e discorreu sobre a importância do inglês na área médica. O encontro contou com a participação dos especialistas professor Mark Albee – External Programs Coordinator (English Language Center, Michigan State University), professor Sung Soo Chung (Associate Director Institute for Global Health, Michigan State University), professora Liz Ponnet (International Relations Office, USF) e professora Andréa Corazzi (Coordenadora do Med. Experience, USF).

Além disso, a palestra apresentou o programa de imersão no idioma oferecido pela Universidade. Ao todo, 235 pessoas dos cursos da área de saúde assistiram a palestra.

62 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Oficinas USFConnect + Sala Virtual

Outros eventos que marcaram a semana de acolhida aos calouros foram as oficinas USFConnect + Sala Virtual. Nelas, os alunos dos turnos da manhã e da noite receberam orientações sobre como navegar no portal USFConnect e quais são suas funcionalidades.

As oficinas alcançaram um total de 3 421 alunos, sendo 1 501 de manhã e 1 920 no período da noite.

Durante a palestra também foram apresentadas a sala virtual, o ambiente virtual de aprendizagem da USF e suas funcionalidades.

Veteranos EaD – Abertura do Semestre

O NEaD da USF promoveu o evento on-line Veteranos EaD –Abertura do Semestre no dia 27 de julho, às 19h30, por meio do canal oficial da USF no YouTube.

A acolhida contou com uma palestra motivacional que marcou o início das aulas do segundo semestre para os cursos EaD da Universidade.

63 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Acolhida aos Calouros EaD – Módulo 1

Em julho, o NEaD promoveu o evento que apresentou aos alunos a metodologia de funcionamento do curso EaD, a dinâmica dos módulos, os encontros com o docente e a mentoria on-line.

O encontro foi transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube.

Letramento Acadêmico: o Projeto de Pesquisa nas Ciências Humanas

Ministrada pela professora Raquel Basílio da Cunha Dias de Melo e acompanhada por 435 alunos, a palestra foi aberta a todos os cursos da área de humanas e ensinou como elaborar um projeto de pesquisa, apresentando sua definição, seu planejamento, a escrita e, por fim, a revisão.

O evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da USF, foi realizado em agosto e transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube.

64 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Ciclo de Mesas-Redondas da Pedagogia – A Arte Literária no Trabalho com as Crianças: Diálogos a partir da

Perspectiva Histórico-Cultural

A palestra, que contou com a participação das professoras Daniele Pampanini Dias –doutoranda em Educação (Unicamp) e professora da Secretaria Municipal de Campinas –e Núbia Silvia Guimarães – professora titular na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia –, promoveu uma reflexão produtiva sobre o papel da literatura no desenvolvimento cultural de adultos e crianças. Especificamente na Educação Infantil, foi estudado a literatura além do caráter pedagogizante e do papel do encantamento que as obras exercem sobre as crianças.

Um total de 298 pessoas assistiram o evento por meio do canal oficial da USF no YouTube.

Live NRI – Apresentação dos Intercâmbios Conveniados USF

Em uma rica troca de conhecimento, foram convidados alunos da Universidade que tiveram oportunidade de realizar um intercâmbio em sua área para relatarem suas experiências e as vantagens do intercâmbio para a carreira profissional. Também foram apresentadas as instituições que oferecem convênios, inclusive de graduação sanduíche.

As palestras foram assistidas por 482 pessoas de forma remota, pelo YouTube.

65 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Capitalismo como Religião: Walter Benjamin e os Teólogos da Libertação

No mês de setembro o programa de Pós-Graduação em Educação da USF promoveu o evento que foi ministrado por Allan da Silva Coelho.

Com a participação de especialista da área, o sociólogo Michael Löwy, foi apresentada a temática que aborda o capitalismo como religião. Durante a conversa, debateu-se o ponto de vista de estudiosos a respeito do capitalismo e sua adoração, que leva o ser humano e a natureza a “sacrifícios” em um ato quase que religioso. Em contraponto, colocou-se a Teologia da Libertação como crítica a esse sistema religioso que o capitalismo institui, como ela traz ideias além da teologia com reflexões éticas.

A palestra beneficiou 434 pessoas.

Vencendo os Desafios para Organizar a Rotina dos Estudos

Com a oferta de cursos EaD, a USF busca oferecer um serviço mais humanizado de educação a distância, trazendo um suporte para que os alunos tenham autonomia em sua formação. Essa proposta foi o tema da palestra promovida pelo NEaD.

Ao expor as possibilidades que o ensino EaD da USF oferece, os 691 alunos que assistiram a live puderam esclarecer suas dúvidas e escolher uma maneira mais prática de organizar sua rotina de estudos.

66 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Letramento Acadêmico – Do Projeto ao Artigo Científico: Justificativa e Análise de Dados

Em setembro a USF promoveu a palestra que teve o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas sobre a análise de dados para projetos e artigos acadêmicos.

A palestra foi transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube, beneficiando um total de 289 alunos.

Serei Profissional do Passado ou do Futuro? As Habilidades do Profissional do Futuro para 2025

Promovido pelo Programa de Educação à Distância (PED) da USF, o evento trouxe aos alunos a oportunidade de reflexão sobre a vida profissional e as possibilidades que se abrem constantemente. Durante a ocasião, também foi falado sobre a diferença da perspectiva de carreira, comparando escolhas profissionais de anos atrás e de hoje em dia.

Transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube, o evento foi realizado em setembro e beneficiou 378 pessoas.

67 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Neurovendas

Ciclo de Mesas-Redondas da Pedagogia – Linguagem e Inclusão: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural

A palestra trouxe uma discussão sobre o papel representado pela linguagem no processo formativo dos alunos com deficiência e/ou com transtornos globais de desenvolvimento no contexto da escola inclusiva.

Um total de 373 alunos assistiram ao evento, que foi transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube.

A palestra ministrada por Ricardo Gimenez, especialista em posicionar empresas no mercado, trouxe como proposta um meio mais consistente de aumentar as vendas, vender melhor e por mais tempo.

Durante a ocasião foi possível apresentar a 322 pessoas como aplicar técnicas “mescladas” entre neurociência e marketing de vendas para gerar valor ao negócio do empreendedor.

O evento foi ofer tado aos alunos dos cursos de Administração, Gestão e Marketing.

68 Dimensão
extensão
| Ensino, pesquisa e

“Mas É só uma Olhadinha...” Redes Sociais, Estudo e Trabalho – É Possível Conciliar?

Transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube, no mês de outubro, a palestra trouxe como temática a organização do tempo e como o uso das redes sociais interfere no cotidiano, no emocional e nas relações entre as pessoas.

Ao todo, 279 alunos foram beneficiados por essa oportuna reflexão.

Estratégias de Vendas: Quais Ferramentas Usar para Alavancar o seu Negócio

A palestra, direcionada aos cursos de Administração, Gestão e Marketing, apresentou as ferramentas necessárias para alavancar as vendas e as estratégias de negociação relevantes para quem quer elevar o nível de seus negócios ou empreender na era da tecnologia.

O evento foi transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube e assistido por 239 pessoas.

69 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Mesa-Redonda: Thomas Merton e a Teologia do Verdadeiro Eu

Em uma conversa mediada pelo professor Sandro Silva Araujo, foi apresentado aos alunos do Curso de Teologia o olhar de Thomas Merton e sua produção em diálogo com seu tempo com a contribuição de Cristóvão Meneses (Presidente da Associação Thomas Merton), Nilson Perissé (catequista nas pastorais do Batismo e da Crisma da Igreja dos Capuchinhos no Rio de Janeiro) e Welder Lancieri Marchini (coordenador do curso de Teologia da USF).

Mais de 1 140 alunos puderam acompanhar a exposição da vida de Merton e suas realizações em comemoração aos 83 anos de seu Batismo.

O evento foi transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube.

– Um Conhecimento além da Técnica: as Exigências para o Sucesso Profissional

Durante o evento, foram abordadas competências que abrangem a busca pela diversificação do conhecimento e a importância da experiência e do relacionamento para uma carreira bem-sucedida.

Um total de 242 alunos puderam acompanhar essa palestra, que foi transmitida pelo canal oficial da USF no Youtube.

70 Dimensão |
extensão
Ensino, pesquisa e
Mesa-Redonda

EVENTOS LOCAL CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Revisão Bibliográfica e Diário de Leituras Bragança Paulista

Pedagogia 250 pessoas

Método de Geração de Dados e Diário de Campo Bragança Paulista Pedagogia 250 pessoas

Práticas e Experiências sobre Alfabetização e Letramento: Relato de Experiência

Bragança Paulista Pedagogia 250 pessoas

Práticas e Experiências sobre Alfabetização e Letramento Bragança Paulista Pedagogia 250 pessoas

O Uso do Material Manipulativo nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências Campinas Pedagogia 250 pessoas

Alfabetização na EJA e Educação no Sistema Prisional Itatiba Pedagogia 250 pessoas

Alfabetização na Perspectiva Construtivista: Desafio para o Professor Bragança Paulista e Itatiba Pedagogia 250 pessoas

Alfabetização e Letramento: Relato de Experiência Itatiba Pedagogia 250 pessoas

Apresentação de TCC do Curso de Pedagogia Bragança Paulista e Itatiba Pedagogia 250 pessoas

Apresentação do Relatório Semestral – PIBID USF Bragança Paulista Pedagogia 250 pessoas

Ensinando Geometria com o Geogebra Bragança Paulista Pedagogia 250 pessoas

Palestra Letramento e Gêneros Textuais: uma Experiência no 1.o Ano do Ensino Fundamental Bragança Paulista e Itatiba Pedagogia 250 pessoas

71 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

EVENTOS LOCAL CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

O Papel do Professor Interlocutor na Sala de Aula Bragança Paulista e Itatiba Pedagogia 250 pessoas

O Processo Inclusivo na Sala de Aula Bragança Paulista e Itatiba Pedagogia 250 pessoas

Oficina do "Projeto de Extensão Blog O Corujal" para a Formação da Equipe do Projeto - Formação para Redes Sociais Realizada pela Equipe de Marketing USF

Bragança Paulista Pedagogia 250 pessoas

Roda de Conversa Projetos de Leitura e Produção de Textos nos Anos Finais do Ensino Fundamental I Bragança Paulista Pedagogia 250 pessoas

Hipóteses de Escrita e Alfabetização nos Anos Iniciais Bragança Paulista e Itatiba Pedagogia 250 pessoas

O Processo Inclusivo na Sala de Aula Bragança Paulista e Itatiba Pedagogia 250 pessoas

O Trabalho Interdisciplinar na Educação Inclusiva Bragança Paulista Pedagogia 60 pessoas

Relato de Experiência – O Trabalho com o Gênero Curiosidade Científica Itatiba Pedagogia 250 pessoas

Desvendando o Estágio Obrigatório do Curso de Pedagogia Todos Pedagogia 250 pessoas

Palestra Inclusão e Diversidade ou Diversidade da Inclusão Todos Pedagogia 250 pessoas

TCC e Agora? Desvendando o TCC no Curso de Pedagogia Todos Pedagogia 250 pessoas

72
Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

EVENTOS LOCAL CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Programa Residência Pedagógica –Partilhando Experiências

Todos Pedagogia 250 pessoas

A História da Vida Acadêmica de um Surdo Bragança Paulista Pedagogia 60 pessoas

Roda de Conversa A Formação e o Cotidiano da Prática do Supervisor Escolar na Rede Educacional do Estado de São Paulo

Semana Mundial do Brincar –Casinhas das Infâncias

Semana Mundial do Brincar –Casinhas das Infâncias, Tijolinhos de Afeto e Imaginação

Compartilhando Experiências de Sala de Aula – Construindo o Conceito de Número

Palestra O Impacto da Teoria no Olhar do Professor em Situações de Sala de Aula

Palestra Inclusão e Diversidade ou Diversidade da Inclusão

Aquisição de Talentos na Era Digital

Roda de Conversa: Desafios da Formação dos Jovens e Adolescentes: de Casa para Escola!

Novidades 2022 nas Licenciaturas em Filosofia e em História

Bragança Paulista Pedagogia 129 pessoas

Bragança Paulista Pedagogia 250 pessoas

Bragança Paulista Pedagogia 250 pessoas

Bragança Paulista Pedagogia 250 pessoas

Todos Pedagogia 250 pessoas

Todos Pedagogia 250 pessoas

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba Psicologia 250 pessoas

Todos Psicologia e Pedagogia 1000 pessoas

Todos Filosofia e História 250 pessoas

73 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

EVENTOS LOCAL CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Café com o Coordenador

A Construção do Ser Humano pela sua História: Aprendendo com a Vida Cotidiana, Acadêmica, Social e Profissional

Roda de Conversa com Coordenador do Curso: EaD Administração

Roda de Conversa com Coordenador do Curso: Curso de Ciências Econômicas EaD

Roda de Conversa com Coordenador do Curso: Curso de Ciências Contábeis EaD

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba Educação Física - EAD 250 pessoas

Todos Administração 200 pessoas

Todos Administração - EAD 250 pessoas

Todos Ciências Econômicas EAD 250 pessoas

Todos Ciências Contábeis EAD 250 pessoas

Aula Inaugural – Curso de Nutrição Campinas Nutrição 250 pessoas

Acolhida aos Calouros de Fisioterapia Bragança Paulista Fisioterapia 250 pessoas

Acolhida do Coordenador aos Ingressantes Matutino Bragança Paulista Fisioterapia 250 pessoas

Acolhida aos Calouros – Odontologia Bragança Paulista Odontologia 250 pessoas

Egressos Compartilham Histórias e Conquistas Profissionais –Comemoração 45 Anos USF

Câmpus Bragança e Campinas Farmácia 250 pessoas

Desde já para daqui a 6 Anos! Bragança Paulista Medicina 250 pessoas

74 Dimensão
| Ensino, pesquisa e extensão

EVENTOS LOCAL CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Acolhida Calouros da Medicina pela Coordenação de Curso e Centro Acadêmico Rolando Tenuto

Bragança Paulista Medicina 250 pessoas

Acolhida aos Calouros –Medicina Veterinária Itatiba Medicina Veterinária 250 pessoas

O Papel do Representante de Turma da Engenharia Química

Arquitetura Educacional –Desafios para a Escola do Futuro

Palestra do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) – Profissão Arquiteto

Artes Visuais na Escola –Práticas Inclusivas

Bragança, Campinas e Itatiba

Engenharia Química 15 pessoas

Bragança Paulista, Itatiba e Campinas Arquitetura e Urbanismo 250 pessoas

Bragança Paulista, Itatiba e Campinas Arquitetura e Urbanismo 150 pessoas

Itatiba Pós-Graduação em Educação 250 pessoas

Webconferência Inaugural do 1.o Semestre Letivo de 2021

Bragança Paulista

Programa de Pós- Graduação em Educação 250 pessoas Dicas para Ingressar na Pós-Graduação Itatiba

Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 250 pessoas

IV – Encontro (remoto) Discursivo e Foucaultiano (2021): Analíticas Foucaultianas em Educação

Pesquisa em História de Instituições Escolares – "Botucatu e a Expansão do Ensino na Primeira República: História do Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida (1895-1920)”

Ética e Formação de Pesquisadores em Educação

Itatiba

Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 250 pessoas

Itatiba

Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 250 pessoas

Bragança Paulista

Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 133 pessoas

75 Dimensão |
Ensino, pesquisa e extensão

EVENTOS LOCAL CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Seminários Discentes Bragança Paulista

Conferências do Projeto de extensão “Laboratório de Apoio ao Letramento de Professores e Alunos”

Roda de Conversa com Autores

IV – Encontro (Remoto) Discursivo e Foucaultiano (2021): Analíticas Foucaultianas em Educação

Diálogos (In)convenientes: Em que a Crítica do Capitalismo como Religião Contribui com a Educação?

Projeto de Extensão Laboratório de Apoio ao Letramento de Alunos e Professores "Curso Online Oficina de Redação para o ENEM"

Itatiba

Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 250 pessoas

Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 250 pessoas

Todos

Programa de Pós-Graduação em Educação 250 pessoas

Todos

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 250 pessoas

Todos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 250 pessoas

Todos Programa de Pós-Graduação em Educação 250 pessoas

Roda de Conversa com Autores: Mylène Zittoun e Yves Clot Todos

Lançamento do Livro Relações de Ensino e Trabalho Docente: uma História em Construção; e Narrativas de Professoras na Perspectiva Histórico-Cultural e Discursiva: Sentidos e Vivências em Relatos de Memória

Diá(lógos) In(convenientes): “Ecologia dos Saberes” em "A Águia e o Colibri"

Metodologias Ativas no Ensino Superior: o Olhar dos Estudantes

Programa de Pós-Graduação em Educação 250 pessoas

Todos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 250 pessoas

Todos

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 250 pessoas

Todos

Programa de Pós-Graduação em Educação 250 pessoas

76

EVENTOS LOCAL CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Narrativas Docentes: da Licenciatura à Atividade Profissional Todos

Las Narrativas y la Formación Docente (As Narrativas e a Formação Docente)

Bancas de Qualificação Coletivas de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF

Programa de Pós-Graduação em Educação 250 pessoas

Todos Programa de Pós-Graduação em Educação 250 pessoas

Todos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia 250 pessoas

Bancas de Qualificação Coletivas de Mestrado – Psicologia Bragança Paulista Mestrado em Psicologia 500 pessoas

Acolhida aos Calouros EaD Todos Todos 250 pessoas

Plantão NAEPE Bragança Paulista Todos 500 pessoas

Eu Perdi, Você Perdeu, Nós Perdemos Todos Todos 250 pessoas

Inteligência Emocional

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba Todos 270 pessoas

Propósito, Vida e Sucesso Todos Todos 250 pessoas

Dicas para Ingressar na Pós-Graduação Todos Todos 250 pessoas

Propósito, Vida e Sucesso: Você Precisou Dar um Tempo… Chegou a Hora de Recomeçar Todos Todos 250 pessoas

Eu Perdi, Você Perdeu, Nós Perdemos: como Estamos Vivenciando o Luto na Pandemia? Todos Todos 250 pessoas

77 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

EVENTOS LOCAL CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Diálogos sobre a Docência no Ensino Superior: Desafios do Docente em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária

Todos Todos 250 pessoas Semana de Oficinas do NAEPE Bragança Paulista Todos 1 500 pessoas

Projeto Saúde Teen – Aspectos Neurológicos da Depressão

Todos Todos 250 pessoas

Violência Doméstica: O Ciclo do Abuso –Onde Buscar Ajuda Gratuita? Todos Todos 250 pessoas

A Escrita Acadêmica no TCC Todos Todos 250 pessoas

Metodologias Ativas no Ensino Superior: o Olhar dos Estudantes Todos Todos 250 pessoas

Estadia Profissional no Canadá: sua Oportunidade de se Destacar no Mercado de Trabalho Nacional e Internacional

Todos Todos 250 pessoas

Bancas de TCC do Curso de Pedagogia 2021/2 Todos Todos 250 pessoas

Acolhida EaD – Módulo 3 Todos Cursos EaD 250 pessoas

Acolhida aos Calouros EaD 2021 Todos Cursos EaD 250 pessoas

Acolhida Calouros EaD – Módulo 4 Todos EaD Cursos EaD 250 pessoas

Acolhida EaD – Módulo 2 Todos Cursos EaD 250 pessoas

78 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

EVENTOS LOCAL CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Acolhida EaD – Módulo 5

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba Cursos EaD 100 pessoas

Acolhida EaD – Módulo 5 Todos Cursos EaD 250 pessoas

Acolhida EaD – Módulo 4 Todos Cursos EaD 250 pessoas

Semana NAEPE Todos NAEPE e todos os cursos 1200 pessoas

Diálogos sobre a Docência no Ensino Superior: de Bacharel a Professor Todos Colaboradores e Docentes USF 250 pessoas

Diálogos sobre a Docência no Ensino Superior: Afetividade e Práticas Pedagógicas Todos Colaboradores e Docentes USF – CETIN 250 pessoas

Mesa-Redonda Um Conhecimento Além da Técnica: as Exigências para o Sucesso Profissional Todos TED 250 pessoas

PROJETOS

TEMAS CURSOS ENVOLVIDOS

Projeto de Extensão Corujal Pedagogia

PÚBLICO BENEFICIADO

1 200 pessoas

Laboratório de Apoio ao Letramento de Professores e Alunos Pedagogia e Pós-Graduação em Educação + de 600 pessoas

Laboratório de Apoio ao Letramento de Professores e Alunos Pedagogia e Pós-Graduação em Educação 240 pessoas

79 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

MEIO AMBIENTE

Previsto na missão da USF, o cuidado com o meio ambiente tem sido fundamental para a sobrevivência não só das entidades como também da sociedade. As ações institucionais visando ao uso racional de recursos – como o projeto junto à CPFL paulista para a instalação de lâmpadas de LED que visam à eficiência de energia – extrapolam o campo da extensão na preocupação com o meio ambiente. Além disso, os eventos e os cursos de extensão sobre essa temática procuram desenvolver a formação crítica e reflexiva para que haja a produção de conhecimento responsável, compreendendo os impactos dos avanços tecnológicos, suas consequências e como minimizá-los.

Indicadores 2021

Atividades 1

Público beneficiado 17 Envolvidos na organização Docentes 1 Alunos 17 ComunidadeFuncionários administrativos -

PROJETOS

PROJETO

CURSO ENVOLVIDO

PÚBLICO BENEFICIADO

17 pessoas

80 Dimensão | Ensino,
pesquisa e extensão
Fazenda Urbana Sustentável Engenharia Agronômica

TRABALHO

A USF desenvolve uma série de ações nessa área, abrindo perspectivas para que o participante exercite a capacidade criativa, aprimore o conhecimento e amplie suas habilidades. O projeto de extensão Cozinha Ceasa USF possibilita, à comunidade que dele participa, a formação e a recolocação no mercado de trabalho, a partir do desenvolvimento de competências.

Indicadores 2021

Atividades 36 Público beneficiado 36 812

Envolvidos na organização

Docentes 55 Alunos 2 Comunidade 2 Funcionários administrativos 179

EVENTOS EVENTOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO

ArchDaily: Publicação em Arquitetura, do papel para o Digital Campinas

QGis aplicado ao Urbanismo Campinas

Egressos USF: acompanhando a trajetória dos egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo

Campus Bragança Paulista, Campinas e Itatiba

Técnicas e Tradições Construtivas Campinas

Palestra Atelie Daniel Corsi Campinas

CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Arquitetura e Urbanismo 260 pessoas

Arquitetura e Urbanismo 99 pessoas

Arquitetura e Urbanismo 82 pessoas

Arquitetura e Urbanismo 250 pessoas

Arquitetura e Urbanismo 294 pessoas

81 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

EVENTOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Práticas Urbanas - TransLAB.URB

Todos Arquitetura e Urbanismo 314 pessoas

Aula Magna do Curso de Arquitetura e Urbanismo Todos Arquitetura e Urbanismo 321 pessoas

Arquitetura Lúdica de Márcia Benevento

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba Arquitetura e Urbanismo 286 pessoas

Profissional de Educação Física – como atuar no cenário de pandemia e quais impactos no futuro?

EAD Educação Física 250 pessoas Futebol arte: as competências de um bom treinador Todos Educação Física 200 pessoas

Qual caminho seguir em Educação Física?

Trilhas de profissões - UX, User Experience - O que você precisa saber

Palestra: O estágio em Serviço Social, na formação e no exercício profissional

Coaching como ferramenta de gestão

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba Educação Física EAD 48 pessoas

Itatiba Administração, Engenharias 250 pessoas

Todos Serviço Social 250 pessoas

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba

Sociedade 4.0 – O que você precisa para ter sucesso profissional? Você está preparada(o)

Propósito, vida e sucesso: Conquiste seus sonhos!

Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação 186 pessoas

Todos Nead 1082 pessoas

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba Todos 147 pessoas

82

EVENTOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Seja um profissional de sucesso Todos Todos 250 pessoas

Work and Travel – Programa de Trabalho remunerado nos Estados Unidos Bragança Paulista Todos 225 pessoas

MBA e Empregabilidade

Todos Todos 250 pessoas

Apresentação do Programa de Trainee Todos Todos 250 pessoas

Ciclo de Profissões: Experimente o Seu Futuro: "Escolhendo o meu futuro: por onde começar?" Todos Todos 117 pessoas

Ciclo de Profissões: Experimente o Seu Futuro: "Você deu match com seu futuro?" Todos Todos 167 pessoas

Empreender, a história de uma mulher de sucesso: o poder do relacionamento Todos Todos 564 pessoas

Uma escolha profissional para a vida inteira, é possível?

Todos Todos 4 114 visualizações

Gestão do tempo e estratégias de aprendizagem Todos Todos 8 582 visualizações

Habilidades do Profissional do Futuro

Ser profissional para seu tempo: conhecimentos importantes para a formação geral

Todos Todos 15 043 visualizações

Todos Todos 343 pessoas

83 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

1.a Semana do(a) Assistente Social na USF

Realizado no mês de maio. As atividades contaram com palestras relevantes para os futuros profissionais. O evento teve a participação de docentes, acadêmicos e profissionais da área, reunindo por meio on-line um total de 124 pessoas.

Durante o encontro, foram abordadas a questão do luto, as possibilidades de cuidado, a empatia e como lidar com essas situações no ambiente de trabalho e em outros locais que exigem a atuação de uma liderança. O evento foi transmitido pela plataforma YouTube e beneficiou um público de 430 pessoas entre alunos e comunidade externa.

Organizado pelo Núcleo de Relações Internacionais, o evento tratou das possibilidades de estadia profissional no Canadá para alunos da USF durante o período de graduação. A palestra teve a participação de Lucas Moran, egresso do curso de Direito na USF, e de Jorge Pelayo. Na ocasião também foram respondidas dúvidas dos alunos. O evento foi transmitido para todos os cursos e beneficiou um total de 543 discentes.

84 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão
Desafios da Liderança: como Lidar com as Perdas na Pandemia? Palestra Professional Stay – Canadá – Clearport Brasil

Faltam Profissionais Competentes no Mercado – Será que Falta Você?

A mesa-redonda foi transmitida pela plataforma YouTube e foi moderada pelo Professor Luis Fernando Crespo. Durante o evento, os convidados abordaram a importância de profissionais competentes, como identificar uma vocação profissional, entre outros assuntos.

Ao todo, 916 pessoas participaram do encontro.

O Futuro do Trabalho e Novas Competências

Direcionado ao curso de Recursos Humanos, o evento teve a presença da psicóloga Laura Dattelkremer, que contou sobre as características do novo mercado de trabalho e como os profissionais devem se adaptar. Na ocasião, a palestrante também deu dicas para os alunos se destacarem em meio a tantos candidatos a uma vaga de emprego. O encontro foi promovido pelos câmpus Bragança Paulista, Campinas e Itatiba, beneficiando um total de 407 pessoas.

Mercado de Trabalho – Quando e com o que Devo me Preocupar?

A palestra contou com profissionais da área e auxiliou os participantes a entender a dinâmica do mercado de trabalho, quais são as principais demandas e os principais assuntos com os quais o futuro profissional deve se preocupar ao ingressar no mercado.

Ao todo, 250 pessoas assistiram ao evento.

85 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Neuroliderança: a Mente do Líder no Século XXI

Durante o evento foram abordados os novos moldes de liderança e a importância de uma constante evolução por parte de líderes. Ao todo, 378 pessoas assistiram à palestra.

2021

Transmitido aos discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, o encontro abordou as diferentes formas e processos de elaboração de um projetor, estudo preliminar, projetos municipais, entre outros. O evento foi transmitido pela plataforma YouTube, contou com a participação on-line de estudantes e teve mais de 1 600 visualizações.

PROJETOS

Projeto Cozinha Ceasa USF CST em Gastronomia, Nutrição e Administração de Empresas 12 pessoas

86 Dimensão |
e extensão
Ensino, pesquisa
Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
PROJETO CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO

A inovação tecnológica é necessária no ambiente de ensino, pois caracteriza o surgimento de uma nova era na sociedade. Os eventos e os cursos de extensão estimulam a comunidade em geral a aprender sobre esse processo, explicando que a tecnologia deve estar a serviço das pessoas e da vida, e não o contrário.

CURSOS

TEMAS

Excel Básico

Indicadores 2021

Atividades 25 Público beneficiado 6 270

Envolvidos na organização

Docentes 21 Alunos –Comunidade –Funcionários administrativos 52

MODALIDADE NÚMERO DE INSCRITOS CARGA HORÁRIA

Cursos remotos – síncronos e assíncronos 29 20 horas

Excel Avançado Cursos remotos – síncronos e assíncronos 41 20 horas

Excel Avançado Turma I Cursos remotos – síncronos e assíncronos 26 20 horas

Excel Avançado Turma II Cursos remotos – síncronos e assíncronos 16 20 horas

Excel Básico Cursos remotos – síncronos e assíncronos 35 20 horas

Análise de Dados com o Microsoft Power BI Cursos remotos – síncronos e assíncronos 44 16 horas

Grandezas Físicas, Unidades de Medida e Conversões Cursos remotos – síncronos e assíncronos 96 6 horas

87 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

TEMAS MODALIDADE NÚMERO DE INSCRITOS CARGA HORÁRIA

Excel Básico

Cursos remotos – síncronos e assíncronos 22 20 horas

Excel Avançado – Manhã Cursos remotos – síncronos e assíncronos 14 20 horas

Excel Avançado – Tarde Cursos remotos – síncronos e assíncronos 13 20 horas

Excel Avançado Intensivo Cursos remotos – síncronos e assíncronos 17 20 horas

Produção Cosmética – Creme Hidratante Cursos remotos – síncronos e assíncronos 9 20 horas

EVENTOS

Aula Magna das Engenharias

A live foi direcionada aos alunos dos cursos das Engenharias para apresentar as novidades do meio acadêmico e as inovações. Houve a participação da representante da Inova Unicamp, que explicou como funcionam os processos implementados para criação de tecnologia.

A aula foi transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube, alcançando um total de 2 497 alunos.

88 Dimensão
| Ensino, pesquisa e extensão

A Energia Fotovoltaica e as Engenharias em um Mundo mais Sustentável

A palestra abordou assuntos sobre sustentabilidade, energia solar e fotovoltaica e foi ministrada por Adalberto Maluf. O evento foi transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube e contou com a participação dos alunos dos cursos de Engenharias dos câmpus Bragança Paulista, Campinas e Itatiba.

Impacto da LGPD no seu Negócio. Você Está Preparado?

Realizada no mês de setembro, a palestra abordou sobre os impactos da LGPD nas empresas e como lidar com os dados de clientes, assegurando a privacidade.

O evento foi aberto a todos os cursos e assistido por 339 pessoas.

89 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Canva for Education

O principal objetivo do evento foi apresentar o programa e o aplicativo de design Canva, suas funcionalidades e as diversas maneiras de utilizá-lo no meio acadêmico, tanto para apresentações como para outros fins.

O evento foi transmitido on-line pelo canal oficial da USF no YouTube para 413 alunos.

EVENTOS LOCAIS CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO BENEFICIADO

Atuação Ampla do Engenheiro Agrônomo no Setor Sucroenergético

Todos

Engenharia Agronômica 250 pessoas

Desenvolvendo Apps em Minutos

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba

Engenharia da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 250 pessoas

90 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

SAÚDE

O termo “saúde” refere-se à complexidade de o ser humano apresentar bem-estar fisiológico, psíquico e social. A USF procura desenvolver essa consciência singular e particular de cada pessoa por meio das ações propostas por seus programas na área de saúde. O programa de extensão Saúde na Comunidade desenvolve projetos e eventos que visam a potencializar a abrangência das políticas públicas de saúde na Unidade Básica de Saúde São Francisco de Assis. Além desse programa, o projeto USF em Ação, os cursos e os eventos de extensão e a prestação de serviços pelas Clínicas-Escolas de Odontologia, Fisioterapia e Psicologia são exemplos de ações nessa área.

EVENTOS

Indicadores 2021

Atividades 128 Público beneficiado 57 019

Envolvidos na organização

Docentes 198 Alunos 59 Comunidade –Funcionários administrativos 485

Vet Talk: o Papel do Médico Veterinário na Conservação da Biodiversidade

A palestra ocorreu por meio da plataforma YouTube e contou com a participação da médica veterinária Maria Fernanda Naegeli Gondim. Na ocasião, foi falado a respeito dos benefícios que a biodiversidade traz para os diferentes ecossistemas e a responsabilidade ética da manutenção das espécies pelos profissionais médicos veterinários.

91 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Vida de Abrigo – uma Visão sobre o Médico Veterinário em Abrigos de Animais

A palestra contou com a presença do médico veterinário Maurício Richieri, coordenador da ONG Faros d’Ajuda, para cães e gatos resgatados. Na ocasião, Maurício comentou sobre a importância da atuação dos profissionais da área em abrigos de animais, bem como no resgate e no atendimento responsável nos diferentes suportes prestados.

Conhecendo a Profissão Farmacêutica e as Perspectivas de Atuação Profissional

Direcionada aos alunos do curso de Farmácia, a palestra transmitida pelo YouTube contou com a presença do professor Marcos Machado. No encontro, o palestrante abordou as diversas áreas de atuação de um profissional da área e sua importância.

92 Dimensão
| Ensino, pesquisa e extensão

Vet Talk: Técnicas Contraceptivas Utilizadas no Controle Populacional de Cães e Gatos

Durante o evento, o docente conversou a respeito do grande número de animais abandonados no Brasil e a importância de evitar esse tipo de maus tratos. O palestrante também apresentou os três principais métodos contraceptivos adotados e a indicação para cada um deles.

Consultório em Estética: como Fazer Avaliação, Conduta e Anamnese dos Pacientes?

Voltado aos alunos do curso de Biomedicina, o evento teve como convidada a Professora Dra. Manuela Garcia Laveli da Silva, especialista em Biomedicina Estética. Na ocasião ela conversou a respeito do conjunto de informações dadas pelo cliente durante a avaliação e a importância desses dados para um tratamento adequado.

93 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Inauguração Med Experience

O programa foi criado para ampliar o desenvolvimento do estudante do curso, visando ao aprimoramento de competências e das habilidades para formação médica, além do crescimento pessoal e da oportunidade da vivência profissional. A proposta que iniciou no primeiro semestre tem cinco dimensões que preveem, em uma carga horária de 520 horas, o desenvolvimento humano, a internacionalização, a mentoria e o empreendedorismo, a inovação, a tecnologia, a carreira e o mercado.

Dia das Práticas e Habilidades Biomédicas – Especial SUS

Direcionado aos alunos do curso de Biomedicina, o evento contou com a participação de docentes da USF e profissionais do Hospital Universitário São Francisco. Durante o encontro, os participantes conversaram a respeito do surgimento do SUS e da importância desse sistema para a população brasileira.

94 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Revalidação de Diplomas nos EUA

Durante o encontro, o palestrante, Dr. José Victor da Nobrega Borges, discorreu a respeito dos procedimentos necessários para validar um diploma brasileiro nos Estados Unidos. Destinado aos alunos do curso de Medicina, o evento reuniu um total de 303 participantes.

Anatomia da Circulação Fetal

O evento foi transmitido pelo Google Meet e contou com a presença docente de Marcelo César Zanesco. Durante o encontro, os alunos do curso de Medicina aprenderam sobre as estruturas importantes para a circulação do feto e como o sistema circulatório fetal funciona.

95 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Anticoncepcionais: como Funcionam e os Efeitos que Produzem

Ministrada pelo Me. Dr. Humberto Spindola, a palestra discorreu sobre os tipos de hormônios e suas características, os tipos de anticoncepcionais e como eles atuam no sistema reprodutor feminino. O evento foi transmitido pelo YouTube e contou com a participação de 448 alunos do curso de Biomedicina.

Dia do Enfermeiro – o Empoderamento do Enfermeiro em Relação à Liderança

O evento foi transmitido pela plataforma YouTube e contou com a presença do Professor Me. Laércio Neves. Na ocasião, o orador conversou a respeito do mercado de trabalho para os profissionais da área, o comportamento nas redes sociais e no ambiente de trabalho, bem como a responsabilidade e a postura de um líder. Um total de 230 discentes acompanharam a transmissão.

96 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Emagrecimento: além das Calorias

Ministrada pelo Professor Dr. Thiago Fernando Lourenço, a palestra apresentou o processo de emagrecimento, os principais tipos de dietas adotadas e os meios mais eficientes e saudáveis para obter perda de gordura e ganho de massa magra.

O evento foi voltado ao curso EaD de Educação Física e contou com a participação de 330 alunos.

Palestra Luta Antimanicomial

O evento teve a temática Pandemia, Retrocessos e Desmontes: Quais Caminhos para a Saúde Mental?. Durante a ocasião, falou-se a respeito do conceito de doença mental, os tratamentos ao longo da história, a história da assistência psiquiátrica no Brasil e o trabalho desenvolvido atualmente em prol dos pacientes psiquiátricos.

97 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

30.o Fórum Transdisciplinar de Odontologia

Voltado aos alunos dos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Farmácia e Enfermagem, o evento abordou a temática

A Visão Contemporânea Transdisciplinar no Manejo da Dor na Odontologia. Durante os encontros, foram apresentados casos de pacientes com dor e os protocolos de atendimentos necessários para cada situação. Ao todo, 1 880 estudantes foram beneficiados com as palestras.

Dimensão de Internacionalização do Curso de Medicina: Revalidação de Diploma e Oportunidades de Trabalho Médico na Europa

O evento contou com palestrantes nacionais e internacionais formados em Medicina. Durante o encontro, foram compartilhadas experiências sobre a área da saúde e o exercício da medicina na Alemanha, como revalidar o diploma na Europa e quais são as oportunidades de trabalho nos países europeus. A iniciativa beneficiou um total de 260 alunos.

Pint of Science – Quem Canta seus Males Espanta: Benefícios da Música para a Saúde

O evento, que tem o objetivo de proporcionar debates interessantes sobre pesquisas científicas recentes e acessíveis a todos os públicos, foi transmitido pela plataforma YouTube. Os palestrantes conversaram a respeito da importância da música para o tratamento de pacientes e como o cérebro processa o som, despertando bem-estar e ajudando no autoconhecimento e no combate aos transtornos psíquicos. O evento encerrou com a participação da banda The D’USF

98 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Uso Medicinal da Cannabis

Destinada aos alunos do curso de Farmácia dos câmpus Bragança Paulista, Campinas e Itatiba, a palestra contou com a participação da Dra. Amouni Mourad. Durante o encontro, falou-se a respeito do equívoco em confundir a cannabis medicinal com a cannabis recreativa, os primeiros registros na história como uso medicinal e também a eficácia do produto em diferentes tratamentos médicos. Ao todo, 439 alunos assistiram ao evento.

Vet Talk: Medicina Veterinária Esportiva Equina

Durante o evento, o orador falou a respeito da genética, da criação, de animais que tem maior probabilidade de serem campeões e também os cuidados essenciais para esses equinos. A palestra foi transmitida pela plataforma YouTube, reunindo um total de 225 alunos do curso de Medicina Veterinária.

99 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Ministrado aos alunos de Educação Física, o curso tratou da qualidade de vida, dos hábitos e dos costumes, das dicas para sentir um maior bem-estar, da saúde mental, das estratégias para o cuidado psíquico, entre outros temas. A atividade contou com a participação de 448 estudantes.

Transmitido nos períodos matutino, vespertino e noturno, o evento contou com diversos palestrantes e teve como temática Maneiras Diferentes do Pensamento Científico Contemporâneo Aplicado à Odontologia. Durante os encontros, foram abordados assuntos como tratamentos com implantes, a disseminação de covid-19, terapia periodontal, entre outros. Ao todo, 448 pessoas participaram do evento.

100 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão
Saúde Física e Mental do Colaborador em Meio à Pandemia Simpósio Internacional de Odontologia da Universidade São Francisco

XXXVIII Semana Médica

Realizado anualmente, o evento é desenvolvido por alunos do curso de Medicina e supervisionado por docentes. Na edição de 2021, por meio do tema Pronto-Socorro: a Urgência no Cuidado à Vida, foram abordadas as principais ocorrências em pronto-socorro e os protocolos de atendimentos. O evento beneficiou um total de 800 pessoas.

III Simpósio de Inovação em Saúde – a Atuação da Universidade em Processos de Inovação

Durante o evento foi abordado o modo como grandes e pequenas empresas, além de universidades, gerenciam as inovações e qual é a importância do empreendedorismo nessa jornada. Direcionado aos alunos do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde e também aos cursos de graduação na área de saúde, o simpósio beneficiou aproximadamente 1 000 pessoas.

101 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

XLVII Jornada Odontológica Franciscana – Atualidades da Odontologia em Meio à Pandemia de Covid-19

O evento, realizado no mês de outubro e em memória da professora Cíntia Bovi Binotti, foi transmitido pelo canal do YouTube e trouxe assuntos sobre a atualidade da Odontologia em meio à pandemia de covid-19.

Foi promovido pelo Câmpus Bragança Paulista e contou com a participação de 855 pessoas.

Codependência Emocional

Promovido pelo NEaD, o evento abordou as definições acadêmicas, os principais sintomas, bem como as diferentes formas de lidar com esse transtorno emocional. Ao todo, 560 pessoas participaram do encontro.

Dia do Fisioterapeuta e X Encontro de Egressos do Curso de Fisioterapia

Transmitido pela plataforma YouTube, o evento contou com a participação de docentes do curso e palestrantes convidados para debater a temática Fisioterapia Baseada em Evidências. Durante o encontro, promovido em dois dias, os profissionais conversaram sobre os primórdios da profissão do fisioterapeuta, as várias áreas de atuação, a importância de os profissionais se atualizarem, entre outros assuntos.

102 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

EVENTO LOCAIS DE REALIZAÇÃO CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO

Mesa Redonda: Gêneros e Masculinidades Todos Serviço Social e Teologia 250 pessoas

A formação de professores para Educação Inclusiva Bragança Paulista Pedagogia 128 pessoas

Mitos e Verdades: Terapia

Atendimento clínico para organizações de trabalho: parcerias e possibilidades

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba Psicologia 250 pessoas

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba Psicologia 250 pessoas

III Semana do Naepe: Projeto ESTIMULA: Motivação para Estudar Bragança Paulista Psicologia 250 pessoas

Ambiência na Rede de Saúde e desafios no Cenário Covid 19 Campinas Psicologia 668 pessoas

Psicologia escolar: relato de experiência Bragança Paulista Psicologia 250 pessoas

Dia do psicólogo 2021 - Oficina de Saúde Emocional: aprendendo a lidar com a ansiedade

Bragança Paulista, Itatiba e Campinas Psicologia 956 pessoas

Psicoterapia da criança: o olhar e a escuta da psicanálise Todos Psicologia 250 pessoas

Psicoterapia da criança: o olhar da psicologia humanista Todos Psicologia 250 pessoas

Apresentação de caso em Terapia Cognitiva Comportamental Todos Psicologia 250 pessoas

A atuação do nutricionista offshore Bragança Paulista Nutrição 250 pessoas

103 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

EVENTO LOCAIS DE REALIZAÇÃO CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO

Qualidade protéica e deficiências nutricionais em dietas vegetarianas: um olhar crítico Campinas

Nutrição 250 pessoas

Atuação do nutricionista com populações indígenas Bragança Paulista Nutrição 250 pessoas

Atuação do Nutricionista na Alimentação Escolar Bragança Paulista Nutrição 250 pessoas

Papel da Nutrição no Autismo e TDAH Campinas

Nutrição 250 pessoas

Cenários de Prática: Atuação do nutricionista com nutrição no esporte - Modalidades de time com enfoque no Rugby Bragança Paulista e Campinas Nutrição 60 pessoas

Cenários de Prática: Atuação do nutricionista em clínica hospitalar com enfoque no paciente oncológico Bragança Paulista e Campinas Nutrição 60 pessoas

Cenários de Prática: Atuação do nutricionista em nutrição clínica com enfoque em EMTN de pacientes oncológicos Bragança Paulista e Campinas Nutrição 60 pessoas

Cenários de Prática: Atuação do nutricionista na área de Produção e Tecnologia de Alimentos e Bebidas Bragança Paulista e Campinas Nutrição 60 pessoas

Cenários de Prática: Atuação do nutricionista nas áreas de produção, tecnologia e marketing de alimentos e bebidas Bragança Paulista e Campinas Nutrição 60 pessoas

Cenários de Prática: Atuação do nutricionista nas Unidades de Alimentação e Nutrição Bragança Paulista e Campinas Nutrição 60 pessoas

Cenários de Prática: Atuação do nutricionista com fitoterapia Bragança Paulista e Campinas Nutrição 60 pessoas

Cenários de Prática: Atuação do nutricionista em Auditoria, Consultoria e Assessoria Bragança Paulista e Campinas Nutrição 60 pessoas

104

EVENTO LOCAIS DE REALIZAÇÃO CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO

Cenários de Prática: Fitoterapia na nutrição Bragança Paulista e Campinas Nutrição 60 pessoas

Cenários de Prática: Nutrição no esporte - Modalidades de time (vôlei) Bragança Paulista e Campinas Nutrição 60 pessoas

Suplementação nutricional no esporte e estética

Vivência do nutricionista clínico na área do esporte e vegetarianismo

Campinas

Nutrição 250 pessoas

Campinas Nutrição 250 pessoas

Vivência do Nutricionista Materno-infantil Bragança Paulista Nutrição 250 pessoas

Cenários de Prática: A atuação do nutricionista em Unidades de Alimentação e Nutrição Bragança Paulista e Campinas Nutrição 60 pessoas

Estratégias na oferta de carboidratos para o exercício de endurance

Bragança Paulista

Mudanças no padrão de consumo alimentar Campinas

Experiências da Residência Multiprofissional em ambiente hospitalar: o papel da Nutricionista

Atuação do nutricionista em Serviço de Alimentação com funcionários com Transtornos Mentais do Hospital Cândido Ferreira

Prática profissional em Alimentação Escolar e atuação da nutricionista no dia a dia no município de Itatiba

O dia a dia na prática hospitalar em nutrição clínica: residência a atuação profissional

Campinas

Nutrição 522 pessoas

Nutrição e demais cursos da área de saúde 250 pessoas

Nutrição e demais cursos da área de saúde 250 pessoas

Campinas

Nutrição e demais cursos da área de saúde 250 pessoas

Campinas

Nutrição e demais cursos da área de saúde 250 pessoas

Campinas

Nutrição e demais cursos da área de saúde 250 pessoas

105 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

EVENTO LOCAIS DE REALIZAÇÃO CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO

Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Nutrição Clínica Campinas

Carreira internacional na área da saúde Bragança Paulista

Adaptações Orgânicas ao treinamento Físico Bragança Paulista

A trajetória de uma mulher negra na Biomedicina

Aulão do bixão - Biologia Sintética: A reprogramação de células para produção de novos medicamentos

Nutrição e demais cursos da área de saúde 250 pessoas

Todos os cursos da área de saúde 1000 pessoas

PPGSS Ciências da Saúde e Graduação Nutrição 250 pessoas

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba Biomedicina 282 pessoas

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba Biomedicina 202 pessoas

Ciências ômicas na indústria farmacêutica Campinas Biomedicina 250 pessoas

Vacinas contra a COVID-19, o que precisamos saber?

Vet Talk: Os desafios da Medicina Veterinária de animais aquáticos

Vet Talk: A Medicina Tradicional Chinesa no cuidado com os animais

Bragança Paulista, Itatiba e Campinas Biomedicina 250 pessoas

Itatiba Medicina Veterinária 630 pessoas

Itatiba Medicina Veterinária 250 pessoas

Palestra: Audição: anatomia da orelha Bragança Paulista Medicina 1000 pessoas

Inovação e Empreendedorismo em Saúde: É possível empreender ainda durante a faculdade? Bragança Paulista Medicina 250 pessoas Anatomia da Circulação Fetal Bragança Paulista Medicina 250 pessoas

106

EVENTO LOCAIS DE REALIZAÇÃO CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO

As mudanças na Adolescência: Alimentação, ansiedade e escolhas

Bragança Paulista e Itatiba Medicina e Nutrição 250 pessoas

I Simpósio Internacional de Odontologia Bragança Paulista Odontologia 1000 pessoas

Vacuoterapia: a Ciência Protocolar no Combate a Calvície e a Queda dos Cabelo Bragança Paulista Fisioterapia 215 pessoas

Divulgação do curso de Fisioterapia para o vestibular 2022 Bragança Paulista e Campinas Fisioterapia 1000 pessoas

Divulgação do curso de Fisioterapia para o vestibular Bragança Paulista e Campinas Fisioterapia 1000 pessoas

Oportunidades para o futuro profissional do Fisioterapeuta Bragança Paulista e Campinas Fisioterapia 1000 pessoas

Fisiomais Bragança Paulista e Campinas Fisioterapia 1000 pessoas

Trajetória para validação de diploma de Fisioterapia nos EUA, como eu fiz!?

Fisiomais: Como vender consultas e tratamentos de alto ticket?

Tadafil na cardiologia e urologia: o que o farmacêutico precisa saber!

Bragança Paulista e Campinas Fisioterapia 250 pessoas

Bragança Paulista e Campinas Fisioterapia 250 pessoas

Bragança Paulista e Campinas Farmácia 250 pessoas

Atuação do Profissional Farmacêutico na Pesquisa Clínica Bragança Paulista e Campinas Farmácia 500 pessoas

107 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

EVENTO LOCAIS DE REALIZAÇÃO CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO

ESUS e Prontuário EletrônicoTudo o que você precisa saber!

Bragança Paulista Enfermagem 250 pessoas

Outubro Rosa – Prevenção! Pratique essa ideia Bragança Paulista Enfermagem 500 pessoas

Reprodução Humana e Formas Contraceptivas

Jornada Acadêmica Mulher-mãe: o autocuidado e o maternar

Bragança Paulista Enfermagem 250 pessoas

Bragança Paulista Enfermagem 500 pessoas Psicologia, Adolescência e Diversidade Bragança Paulista Enfermagem Psicologia 250 pessoas Meditação e relaxamento com o Tai Chi Chuan: vamos?

Bragança Paulista, Campinas e Itatiba Educação Física 125 pessoas

VI Semana de Educação FísicaA minha trajetória na Educação Física

Como a eletroestimulação muscular pode aumentar as possibilidades de trabalho no treinamento físico personalizado

Bragança Paulista, Itatiba, Campinas e polos EaD Educação Física 250 pessoas

Bragança Paulista, Itatiba, Campinas e polos EaD Educação Física 250 pessoas

Fome emocional: emoções femininas e a alimentação Bragança Paulista

International Microbiology Workshop Bragança Paulista

III Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia

Bragança Paulista e Campinas

Núcleo de Educação à Distância 346 pessoas

Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde 523 pessoas

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Psicologia e Psicologia 2500 pessoas

108

EVENTO LOCAIS DE REALIZAÇÃO CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO

Projeto de Extensão

Reprodução Humana e formas contraceptivas Bragança Paulista

SIPAT: Infecções Sexualmente Transmissíveis(IST): O que são, quais são e como prevenir.

Campinas

Força Mulher 250 pessoas

Funcionários USF 250 pessoas

SIPAT - Palestra: Noções Básica de Urgência e Emergência Campinas

SIPAT - Palestra: Saúde Mental em tempos de Home Office Campinas

SIPAT - Palestra: Ergonomia no ambiente de trabalho Campinas

Funcionários USF 250 pessoas

Funcionários USF 250 pessoas

Funcionários USF 250 pessoas

CURSOS

TEMAS MODALIDADE NÚMERO DE INSCRITOS CARGA HORÁRIA

Comportamento Alimentar: Influências, Neurociência e Prática

Meditação e Relaxamento

Reabilitação Oral: Prótese Parcial Fixa

Cursos remotos – síncronos e assíncronos 14 8 horas

Cursos remotos – síncronos e assíncronos 27 17 horas

Cursos presenciais 13 60 horas

Terapia Manual da Coluna Vertebral e Articulações Periféricas

Cursos presenciais 26 15 horas

109 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

PROJETOS

TEMAS CURSOS

Projeto de extensão em odontologia hospitalar

PARTICIPANTES

Odontologia 100 pessoas Cirurgia terceiro molar Odontologia 40 pessoas

Complementação de atividades práticas presenciais no atendimento clínico a população Odontologia 65 pessoas

Fisioterapia na Dor Crônica Fisioterapia 10 pessoas

Projeto de promoção de saúde para adolescentes no período menstrual junto á equipe multidisciplinar

Fisioterapia, enfermagem e farmácia 100 pessoas

Ambulatório Pós Covid Fisioterapia 10 pessoas

Força Mulher

Saúde Teen

Unidade Escola nas Redes

Microbiologia Aplicada à Saúde Pública

Biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, nutrição e psicologia 676 pessoas

Biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, nutrição e psicologia 1 138 pessoas

Biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, nutrição e psicologia 704 pessoas

Biomedicina, medicina 200 pessoas

110 Dimensão | Ensino,
e extensão
pesquisa

TEMAS CURSOS PARTICIPANTES

Orienta Covid nas Escolas Medicina 2 892 pessoas

Projeto da Horta - colhendo vidas Medicina 120 pessoas

Breathe 2021 Medicina 400 pessoas

Um polvo de amor Medicina 662 pessoas

Papo de Vascular Medicina 270 pessoas

Flash Abdomen Medicina 16 pessoas

Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) Medicina 500 pessoas

Prevenção de Acidente de Trânsito Medicina, Enfermagem 2150 pessoas

Atenção à Doenças Crônicas - HIPERDIA Enfermagem 16 pessoas

Lar da benção? Assistência de enfermagem no contexto do acolhimento infantil Enfermagem 25 pessoas

111 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

TEMAS CURSOS PARTICIPANTES

Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Imunização Contra Covid19

Enfermagem, Farmácia 1925 pessoas Saúde do Escolar Enfermagem e psicologia 434 pessoas

Grupo de Estudos e Pesquisas em Neuropsicologia Psicologia 16 pessoas

Projeto de Extensão Educação para Promoção de Saúde na Infância

Pós-graduação. Stricto sensu em Ciências da Saúde, Odontologia, Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina 78 inscritos no canal

Epidemiologia Molecular No Controle Da Resistência Aos Antibióticos Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde 660 pessoas

Horta Comunitária Todos 50 pessoas

Unidade Escola nas redes Sociaisestratégia de Promoção à Saúde Todos Não informado

Interprofissionalidade na Residência Neonatal Todos 30 pessoas

O Corujal Pedagogia 1 200 pessoas

112

A terceira edição do evento foi realizada no Câmpus Bragança Paulista e transmitida aos estudantes por meio da plataforma YouTube. Durante a ocasião, que contou com diferentes palestrantes, os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e também de apresentar trabalhos científicos. Ao todo, 4 800 pessoas foram beneficiadas com o evento.

Covid-19: Avanços da Ciência e Participação da Pesquisa Brasileira

O evento reuniu docentes do curso de Medicina para falar da importância da ciência no combate ao covid-19, os métodos de diagnóstico, como as vacinas funcionam, além da atuação dos pesquisadores brasileiros no combate à doença. A palestra foi transmitida pela plataforma YouTube, beneficiando mais de 1 000 discentes do curso.

113 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão
Congresso Médico Acadêmico Rolando Tenuto

LIGAS ACADÊMICAS

As ligas acadêmicas na USF possibilitam a experiência protagonista da ação estudantil em atividades de pesquisa, extensão e ensino. Elas inserem os alunos em atividades que permitem o aprofundamento em temas correlatos à sua formação acadêmica e humana a partir: da organização de cursos introdutórios; da proposição de projetos de extensão que culminam em prestação de serviços à comunidade; da realização de eventos acadêmicos e culturais; do desenvolvimento de ações sociais. Além disso, viabilizam a participação em atividades esportivas –os torneios universitários.

LIGAS ACADÊMICAS

PÚBLICO BENEFICIADO

Liga Acadêmica de Anestesiologia e Medicina Intensiva Dr. Luiz Antônio Fiorelli (Liami) 18

Liga Acadêmica de Cardiologia Dr. José T. A. Tartari (Licardio) 20

Liga Acadêmica de Cirurgia Geral Dr. Célio Gayer (Ligaci) 21

Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica Prof. Dr. Pedro Izzo (Lacip) 14

Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica Dr. Humberto Menon Romani (LACP) 10

Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular e Endovascular Dr. Márcio Villaça (Licev) 15

Liga Acadêmica de Clínica Médica Dr. Leonardo Vieira dos Santos (LCM) 20

Liga Acadêmica de Coloproctologia Prof. Dr. Carlos Augusto Real Martinez (Liprocto) 18

Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos Profa. Dra. Denise Priolli (Licuida) 12

Liga Acadêmica de Dermatologia Dr. Djalma A. Carmignotto (Liderme) 20

Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia

Dr. Antônio Carlos Botta de Assis (Liem) 20

Liga Acadêmica de Farmacologia Aplicada à Medicina Prof. Dr. Carlos Eduardo Pulz Araujo (Lifam) 17

114 Dimensão | Ensino,
e
pesquisa
extensão

LIGAS ACADÊMICAS

Liga Acadêmica de Fisiologia, Anatomia e Bioquímica

PÚBLICO BENEFICIADO

Dra. Celena Maria Zani de Souza (Lifab) 0

Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo Prof. Dr. Eduardo Christofoletti Freitas (Ligastro) 20

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia Profa. Dra. Carolina Menon Romani (Ligg) 15

Liga Acadêmica de Gestão em Saúde Profa. Dra. Giovana Colozza Mecatti (Ligs) 10

Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia Prof. Waldemar Muniz (Lago) 20

Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia Dr. Evaldo Pasquini Landi (Liahh) 4

Liga Acadêmica de Infectologia e Parasitologia Dr. Jose Ribamar Borges Mendes (Laip) 21

Liga Acadêmica de Mastologia e Reconstrução Mamária Prof. Dr. Anastasio Berrettini Junior (Limas) 14

Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade Prof. Vitor Piquera (LMFC) 17

Liga Acadêmica de Medicina Fetal Dr. Attílio Brisighelli Neto (Limef) 20

Liga Acadêmica de Medicina Legal e Perícias Médicas Prof. Dr. Rafael Ferreira da Silva (Lamelp) 13

Liga Acadêmica de Nefrologia Dr. Ruy Eneas M. B. Souza (Linefro) 18

Liga Acadêmica de Neurocirurgia Dr. Carlos Tadeu Parisi de Oliveira (Linci) 20

Liga Acadêmica de Neurologia e Neurociências Prof. Me. João Batista de Andrade (Lineuro) 20

Liga Acadêmica de Nutrologia Dra. Lívia de Brito Barbosa (Linutro) 12

Liga Acadêmica de Oftalmologia Dra. Stella Maria Rosa Olivalves (Liof) 20

115 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

LIGAS ACADÊMICAS PÚBLICO BENEFICIADO

Liga Acadêmica de Oncologia

Dr. Marcelo Leite Vieira (Lionco) 22

Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial Dr. Gerson Canella (Liorl) 9

Liga Acadêmica de Pediatria Dr. Djalma Roque Lessa (Liped) 20

Liga Acadêmica de Pneumologia e Tisiologia Dra. Rosana Galli Poleti (Lipt) 15

Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Lardi) 18

Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade Dr. Décio Iandoli Jr. (Liase) 17

Liga Acadêmica de Saúde Mental Dra. Regina Caeli Guerra Poças (LSM) 21

Liga Acadêmica de Semiologia e Propedêutica

Dra. Claudia Maria Ferreira da Silva (Lisp) 20

Liga Acadêmica de Urgência e Emergência Dr. Mario Mantovani (LUE) 21

Liga Acadêmica de Urologia Dr. Marcos Antoni Santana Castro (Liuro) 13

Liga Acadêmica de Neonatologia Dr. Flavio Campello de Luca Jr. (Lineo) 15

Liga de Ortopedia Traumatologia e Medicina Esportiva Prof. Dr. Luiz Afonso Pereira (Lotraume) 16

Liga do Riso Prof. Gilberto Romani (Lirs) 21

Liga Acadêmica de Reumatologia Dr. José Eduardo Camargo Ribeiro Filho (Lart) 8

Liga Acadêmica de Alergologia e Imunologia Dra. Renata Melo (Laai) 11

Liga Acadêmica de Reprodução Humana Dra. Patrícia Hara (Larh) 12

116 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

NÚCLEO DE PASTORAL UNIVERSITÁRIA

A Pastoral Universitária, apoiada na missão e na experiência de São Francisco de Assis, realiza ações de formação humana e cristã, grupo de estudos, encontros, celebrações litúrgicas, entre outras.

PASTORAL UNIVERSITÁRIA USF

Em 2021, a Pastoral Universitária realizou as missas de modo on-line, por meio do canal do YouTube. Os encontros contaram com a participação de professores, alunos e funcionários administrativos, alcançando mais de 6 mil pessoas.

EVANGELIZANDO PELAS MÍDIAS SOCIAIS

Durante o ano, a Pastoral Universitária promove publicações diárias em diferentes mídias sociais. Com o intuito de evangelizar levando mensagens bíblicas, são publicadas frases dos escritos de São Francisco, versículos da liturgia diária, comemoração das festas de santos e santas etc. As ações também contam com a participação do frei Vitório Mazzuco.

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS

Em comemoração ao Natal, a Pastoral Universitária montou presépios em todos os câmpus da Instituição.

117 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

MISSA SOLENIDADE DE SÃO FRANCISCO

A celebração foi feita em homenagem ao Dia de São Francisco de Assis e foi transmitida e gravada no canal TV USF da plataforma YouTube.

COMEMORAÇÃO AOS 45 ANOS DA USF

A Pastoral Universitária, juntamente com a reitoria, organizou a Missa de Ação de Graças pelos 45 anos da Instituição. O evento foi realizado no dia 15 de outubro. Na ocasião, foram prestadas homenagens ao corpo docente e também a todos os funcionários que perderam a vida em decorrência da pandemia de covid-19.

PODCASTS

A equipe da Pastoral Universitária também gravou dezenas de podcasts com a narrativa das principais passagens da vida de São Francisco. Intitulado Fraternicast: Irradiando a Paz e o Bem, essas mídias foram para as rádios da Frente de Evangelização pela Comunicação da Província.

EVENTO LOCAL DE REALIZAÇÃO CURSOS ENVOLVIDOS PÚBLICO

Reflexão Teológica e Filosófica a Respeito do Luto

Todos Todos 250 pessoas

118 Dimensão
e
| Ensino, pesquisa
extensão

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE

A gratuidade dos serviços ofertados pela USF deve ser entendida como a reafirmação do compromisso social estabelecido em sua missão. Alguns cursos de graduação e pós-graduação determinam em seus projetos pedagógicos práticas de estágios que oportunizam a realização de serviços comunitários. Isso possibilita que as teorias e as técnicas trabalhadas em sala de aula sejam praticadas enquanto a sociedade se beneficia de um atendimento especializado e diferenciado.

NÚCLEO DE PRÁTICAS

JURÍDICAS ( NPJ )

Por meio de seus Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJs), a USF presta atendimento jurídico gratuito à população carente, orientando e esclarecendo dúvidas em todas as áreas do Direito.

O NPJ da USF conta com salas de recepção e salas de atendimento individualizadas para garantir sigilo e comodidade aos consulentes. Com esse serviço, a USF contribui de maneira efetiva para a construção da cidadania, fazendo alunos e funcionários assumirem seu papel de agentes transformadores da sociedade.

Entre as principais atividades do NPJ estão o auxílio a várias ONGs por meio de palestras periódicas e o encaminhamento de assistidos ao NPJ para orientação jurídica. Além disso, o NPJ também promove o atendimento às demais pessoas carentes da comunidade que necessitam de orientação jurídica (não contenciosa e contenciosa) e, havendo necessidade, promove sessões de conciliação e mediação em vários tipos de demandas cíveis.

Em 2021, os núcleos dos câmpus Bragança Paulista, Campinas e Itatiba realizaram um total de 792 atendimentos.

CLÍNICA ODONTOLÓGICA

As clínicas de ensino e prestação de serviços em Odontologia são constituídas de 126 consultórios completos, com recursos automatizados, além de um centro de radiologia e imaginologia, permitindo que 136 atendimentos sejam realizados simultaneamente. Essa infraestrutura proporciona tratamento odontológico nas mais variadas especialidades da Odontologia à população de Bragança Paulista e região, bem como permite a realização de programas governamentais, a exemplo do Centro de Especialidades Odontológicas do Ministério da Saúde via demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). A clínica também é cenário de prática para os componentes curriculares clínicos e estágios supervisionados do curso, atendendo à exigência referenciada pelo SUS. Nesse ambiente são realizadas as atividades práticas de projetos, de curso de extensão e de pós-graduação lato sensu

A clínica apresenta área de 1 500 m² e presta auxílio mediante solicitação à Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo e à Secretaria Municipal da Saúde de Bragança Paulista. Assim, a clínica-escola tem o reconhecimento de todos os níveis governamentais e das entidades da Odontologia brasileira, como o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas e a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas.

Em 2021, mesmo perante um ano atípico no âmbito sanitário e educacional, foram contabilizados 11 147 agendamentos e 7 124 pacientes atendidos nas diversas especialidades odontológicas.

119 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

CLÍNICA-ESCOLA DE FISIOTERAPIA

A Clínica-Escola de Fisioterapia (CEF) tem como objetivo prover à comunidade, por meio de práticas de estágios curriculares, atendimentos de fisioterapia em diversas áreas e especialidades, além de atividades práticas e observacionais que enriquecem diferentes componentes curriculares e projetos de extensão e pós-graduação do curso. Em seus 18 anos de história, a clínica teve a qualidade de seu trabalho reconhecida pela diversidade dos encaminhamentos que recebeu dos diferentes serviços de saúde de toda a região bragantina. A CEF atende às seguintes especialidades: fisioterapia aplicada à traumatologia, ortopedia e reumatologia, fisioterapia aplicada à neurologia, fisioterapia aplicada à saúde da criança e do adolescente, fisioterapia aplicada à cardiologia e pneumologia, fisioterapia aplicada à saúde da mulher e urologia, fisioterapia aplicada à prótese e órtese, fisioterapia aplicada à dermatologia funcional, fisioterapia desportiva, fisioterapia aplicada à saúde do idoso e fisioterapia aplicada à saúde do trabalhador e ergonomia.

A CEF apresenta laboratórios e estrutura moderna que atende à demanda de uma formação com qualidade, permitindo que alunos e pacientes contem com equipamentos e materiais de ponta. Fica à disposição um ambulatório com aparelhos cardiorrespiratórios, sala de massoterapia, espaço de saúde do trabalhador e ergonomia, ambulatório pediátrico, sala dermatofuncional e laboratório de eletrotermofototerapia com equipamentos variados para diferentes tipos de atendimento divididos em 15 boxes. Além disso, conta com um amplo salão de cinesiologia onde são realizados atendimentos das especialidades fisioterapêuticas.

No ano de 2021, considerando a situação pandêmica gerada pelo covid-19, a CEF realizou mais de 5 500 atendimentos em suas especialidades, além de mais de 300 teleatendimentos nas especialidades contendo pacientes em grupos de risco. Apoiou a pesquisa científica de três diferentes linhas: musculoesquelética, neuropediatria e cardiorrespiratória, somando mais de 500 atendimentos. Além disso, tratou pacientes pós-covid-19, evitando sequelas e complicações advindas da doença, e manteve, seguindo todos os protocolos de biossegurança, o atendimento à população de Bragança Paulista e região.

120 Dimensão | Ensino,
e extensão
pesquisa

CLÍNICA DE SERVIÇO-ESCOLA

DE PSICOLOGIA

O serviço-escola do curso de Psicologia da Universidade São Francisco, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e baseado em um modelo ético de formação e de conduta, condizente à missão da USF, atende às atividades de estágios nas diversas áreas da formação do psicólogo, abrangendo ensino, pesquisa e extensão. Do ponto de vista do ensino, o serviço-escola abriga a clínica de Psicologia e é esse espaço que os estudantes, com todas as condições e os cuidados éticos, utilizam para a prática nas disciplinas de Avaliação Psicológica.

Ainda em referência ao ensino, são desenvolvidas atividades de atendimentos em psicodiagnóstico e psicoterapias nas abordagens cognitivo comportamental, fenomenológica existencial e psicanalítica. O serviço-escola atende à comunidade de toda a região na qual está inserida e, dessa forma, desenvolve trabalhos extensionistas.

No que diz respeito ao desenvolvimento de pesquisa, o serviço-escola tem como procedimento transmitir ao usuário todas as orientações, esclarecer todas as regras e, no caso do aceite à participação em projetos de pesquisa, solicitar a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido conforme exigência do Conselho Nacional de Saúde, Resolução 196/96. Dessa forma, os dados provenientes dos processos interventivos que foram autorizados ficam disponíveis tanto para docentes como para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Os atendimentos realizados no serviço-escola de Psicologia no ano de 2021, nas diferentes áreas e abordagens, estão assim distribuídos:

TOTAL DE ATENDIMENTOS REALIZADOS EM 2021

Bragança Paulista

1 993

Campinas 3 893 Itatiba 1 625

ATENDIMENTOS NO HUSF

Os estudantes do curso de Medicina da USF têm a oportunidade de vivenciar as práticas da profissão no Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF). Tal estrutura permite aos alunos o contato com diferentes áreas do conhecimento médico, podendo visualizar horizontes mais amplos para o exercício da medicina e oferecendo oportunidades para a escolha da especialidade do futuro profissional.

Em 2021, a Instituição alcançou os seguintes números*:

Ambulatório 40 364

Internação Clínica Cirúrgica 2 993

Internação Clínica Ginecológica 53

Internação Clínica Médica 2 304

Internação Clínica Obstétrica 1 745

Internação Clínica Pediátrica 1 062

Internação Clínica Psiquiátrica 293 Cirurgias (incluindo partos) 4 358

*Atendimentos realizados pelo SUS, com data-base até 13 de dezembro.

121 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

NÚCLEO

Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

A USF, atenta às exigências de um mercado de trabalho bastante seletivo e focado em profissionais dispostos a acompanhar as mudanças atuais no mundo do trabalho, mantém o Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP) para pensar estrategicamente a empregabilidade de seus estudantes e egressos.

O principal objetivo do NEP é disponibilizar serviços gratuitos para orientação e acompanhamento dos discentes e egressos da USF, potencializando sua formação profissional, favorecendo o acesso ao mercado de trabalho e promovendo a integração entre eles e empresas parceiras.

Atualmente, o NEP está presente nos quatro câmpus da USF (Bragança Paulista, Itatiba e Campinas – Swift e Cambuí) e encontra-se vinculado às Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Administração e Planejamento.

Objetivos do NEP

• Promover a integração entre empresas, alunos, ex-alunos e a USF.

• Preparar os estudantes para o desenvolvimento das atividades profissionais.

• Identificar e promover atividades que contribuam para o desenvolvimento dos alunos de acordo com as exigências do mercado de trabalho.

• Fomentar, coordenar e controlar a realização de estágios.

• Registrar e controlar os termos de convênio e termos de compromisso de estágio firmados entre organizações concedentes, a USF e os alunos.

NEP EM NÚMEROS

*De acordo com data-base 30 de novembro. **De acordo com data-base de novembro.

122
| 2021
cadastrados* 6 249
cadastrados no ano de 2021 4 754 Vagas cadastradas no sistema** 10 287
Empregadores
Currículos
DE EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO ( NEP )

Plataforma on-line

O portal do NEP está disponível para consulta e cadastro de alunos, ex-alunos e empresas. Além do acesso on-line pelo endereço eletrônico <http://www.usf.edu.br/diferenciais>, cada câmpus oferece, em seu NEP, serviços gratuitos aos interessados.

Atividades do NEP

O NEP também promove palestras, encontros e cursos de extensão sobre assuntos diversos voltados à empregabilidade, para direcionar os alunos para o mercado e para o contexto empregatício. Entre suas ações, destacam-se:

• parcerias com empresas e instituições;

• programa de preparação profissional;

• orientação para elaboração de currículo;

• capacitação em diversas áreas de desenvolvimento profissional;

• programa de acompanhamento de egressos;

• encaminhamento de discentes e egressos para oportunidades de trabalho com empresas parceiras.

Redes sociais

Além da plataforma institucional on-line, o NEP também divulga as oportunidades e as dicas de empregabilidade nas plataformas LinkedIn e Instagram, visando a uma maior proximidade entre Universidade, alunos e ex-alunos.

LinkedIn: Universidade São Francisco | Instagram: @emprega_usf

Um projeto de vida articulado com o projeto de vida de sociedade pode colocar em seu núcleo central a pessoa humana, a cooperação e a superação das desigualdades. Dessa forma, o projeto de vida não é algo que se revela somente no exercício de autoconhecimento, mas também na relação com o outro, com as demandas da sociedade, sempre em espírito de fraternidade e serviço.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Campanha da Fraternidade 2022: texto-base, n.° 38. Brasília, 2021, p. 24.

123 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

( NEAD )

O NEaD da USF oferece cursos, programas e componentes curriculares que alcançam a totalidade dos alunos da USF, tanto da graduação quanto de pós-graduações lato sensu e stricto sensu, de forma que, em 2021 todos os estudantes da USF puderam participar de alguma atividade oferecida a distância.

O núcleo busca aperfeiçoamento constante e a elevação da qualidade em todos os sentidos. Nesse ano, tal como previsto, foram desenvolvidas ações de aprimoramento dos processos avaliativos e de ampliação do número de programas de apoio aos estudantes visando à elevação do desempenho acadêmico e à atualização de materiais didáticos por meio de recursos mais interativos e dinâmicos. Além disso, ampliou-se a oferta de componentes curriculares em EaD.

Em 2021 a USF, por meio do NEaD, ampliou também seu portfólio de cursos de graduação em EaD colocando à disposição da comunidade 23 cursos de graduação. Além disso, seis novos polos de apoio presencial entraram em atividade nas cidades de Pouso Alegre (MG), Itajubá (MG), São José dos Campos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jundiaí (SP) e Guaratinguetá (SP), totalizando, assim, 15 polos em atividade.

Para atender a essa expansão de polos e cursos e, naturalmente de alunado, (foi ultrapassada a marca de 3 mil alunos nos cursos de graduação EaD), as equipes e a operação vêm se organizando e aprimorando com vistas a corresponder às expectativas do planejamento estratégico da USF, bem como às novas demandas e rotinas decorrentes da expansão e da consolidação da EaD na Universidade.

Para 2022 há a previsão de continuação do movimento de abertura de polos e de ampliação do portfólio de cursos na modalidade EaD, tanto de graduação quanto de pós-graduação lato sensu.

124 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

NÚCLEO DE ATENÇÃO EDUCACIONAL E PSICOLÓGICA PARA ESTUDANTES

( NAEPE )

O Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (Naepe) foi implantado no primeiro semestre de 2020 e tem como objetivo levar atenção integral para os discentes da USF em três frentes: o atendimento psicológico breve, a orientação psicopedagógica e as ações para acessibilidade, inclusão e equidade. Assim, o Naepe tem os três projetos descritos a seguir:

• Programa Acolhe – proporciona atenção à saúde mental dos estudantes por meio de intervenções psicológicas de modalidade breve, como plantão psicológico e acolhimento psicoterápico. Durante o ano de 2021 foram realizadas 234 horas de atendimento psicológico para todos os estudantes da USF.

• Programa Estimula – auxilia no desenvolvimento educacional dos estudantes por meio de ações psicopedagógicas voltadas para estratégias de aprendizagem e hábitos de estudos para rotina acadêmica. Esse projeto evidencia o atendimento psicopedagógico individual, em grupo e com oficinas intituladas como Estude Certo, na qual os estudantes são orientados para as semanas de provas. Foram realizadas mais de 140 horas de atendimentos individuais e 40 horas de atividades em grupo. Antes dos períodos de provas, 80 estudantes participaram das oficinas para as estratégias de aprendizagem.

• Programa Integra – viabiliza equidade, acessibilidade e inclusão dos estudantes deficientes ou com alguma necessidade educativa especial, por meio de assistência direta e indireta para que todos tenham as melhores condições de aprendizagem e de ambientação acadêmica. Esse ano o projeto assistiu diretamente 16 estudantes declarados deficientes, com 2 900 horas de assistência direta a eles. Também tivemos quatro oficinas de capacitação em Libras para os colaboradores da USF e duas de informações sobre deficiências, acessibilidade e equidade.

O Naepe teve a oportunidade de inserir os estudantes em discussões sobre saúde mental, estratégias de aprendizagem e equidade por meio das Semanas Naepe. No decorrer desse ano foram três semanas, com a participação de mais de 600 estudantes.

125 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

NÚCLEO

DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL À RECEITA FEDERAL ( NAF )

Criado em 2016, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal à Receita Federal (NAF) contribui na formação dos alunos do curso de Ciências Contábeis, por meio de orientação e assistência contábil e fiscal a cidadãos de baixa renda e também a entidades sem fins lucrativos.

Com um espaço de atendimento à população no Câmpus Bragança Paulista, o núcleo beneficia a população local, bem como moradores da região sul de Minas Gerais. A iniciativa desenvolve práticas educativas, por meio de diversas ações de educação contábil e fiscal, como cursos e palestras presenciais no Câmpus Bragança Paulista e cursos on-line com qualidade reconhecida pela sociedade e pelo mercado de trabalho.

Objetivos

• Proporcionar aos estudantes a formação sobre a função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação.

• Qualificar o futuro profissional, proporcionando a aplicação de seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias, por meio de discussões, palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas.

• Disponibilizar orientação contábil e fiscal pelos estudantes universitários para pessoas físicas de baixa renda, além de microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

Atividades desenvolvidas pelo NAF

• Consulta cadastral e fiscal de pessoa física e pessoa jurídica perante a Receita Federal e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

• Agendamento on-line nas agências da Receita Federal.

• Emissão de 2.a via do CPF.

• Emissão de certidão negativa de débitos de pessoas físicas e jurídicas junto à Receita Federal e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

• Auxílio e emissão de Darf.

• Auxílio na emissão de Guia de Previdência Social (GPS).

• Orientações sobre Declaração do Imposto de Renda de pessoas físicas.

• Registro, alteração, baixa e outras orientações ao microempreendedor individual.

• Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI).

• Declaração de Imposto Territorial Rural.

• Parcelamento de dívida ativa com a Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

• Matrícula (CEI).

• Declaração de Informação Sobre a Obra (Diso) e orientações.

• Restituição de valores por meio do pedido eletrônico de restituição.

126 Dimensão
| Ensino, pesquisa e extensão

NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A USF compreende a internacionalização como forma de desenvolvimento de novas habilidades, atitudes e conhecimento para docentes e discentes como parte da formação de profissionais que deverão exercer suas atividades em um mundo cada dia mais internacionalizado e competitivo. Por essa razão e alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, principalmente ao objetivo 4 que diz respeito à educação de qualidade, a USF atribui grande importância ao desenvolvimento de relações de cooperação internacional com outras universidades e instituições congêneres, instituições de pesquisa, órgãos de fomento e empresas do Brasil e de outros países. Reconhecendo a importância da internacionalização na Educação Superior, a USF instituiu o Núcleo de Relações Internacionais (NRI), por meio da Portaria GR 01/2009 e previsto no Regimento da Universidade São Francisco em seus artigos 31 e de 63 a 65. O NRI USF possui regulamento próprio que normatiza suas atividades, aprovado pela Resolução Consun 21/2014, e é um elemento ativo em todo esse processo que vem estimulando a participação de discentes e docentes em programas de mobilidade, pesquisas e projetos internacionais conjuntos, pela intermediação de convênios internacionais entre instituições e organizações estrangeiras, além de buscar o reconhecimento da Instituição no cenário internacional.

O NRI é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da USF e é responsável por fomentar parcerias com instituições de Ensino Superior e organizações ou associações estrangeiras que tenham como finalidade a promoção de cooperação internacional com fins acadêmicos, científicos e culturais para discentes, docentes e colaboradores dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação; auxiliar na divulgação internacional da USF; e implantar as políticas institucionais para o setor.

As ações de internacionalização compõem, portanto, um tema de relevância na USF e, na discussão e na elaboração dos convênios (elencados a seguir) e das ações, são considerados os recursos humanos disponíveis (tanto em termos de pesquisadores e corpo docente quanto de corpo discente); o interesse pelo assunto, a qualificação, o engajamento e a disponibilidade; a visibilidade e o interesse das áreas geográficas e dos temas propostos para a Instituição; a otimização de custos e benefícios; a possibilidade de cofinanciamento; a repercussão dos resultados possíveis; e a compatibilidade da filosofia educacional e das dimensões das instituições proponentes com as da USF.

127 Dimensão |
pesquisa
extensão
Ensino,
e

CONVÊNIOS VIGENTES

INSTITUIÇÃO/ORGANIZAÇÃO

1 Escola La Provence

2 Fachhochschule Münster, Alemanha

TIPOS DE CONVÊNIO

Estágio em restaurantes estrelados na França, exclusivo para o curso de Gastronomia.

Programa de dupla diplomação para o curso de Administração. Alunos cursam três anos na USF e concluem curso na Alemanha. Ao término, recebem o diploma da USF e o diploma europeu. Visitas de docentes para cursos e palestras.

3 Goethe Instituts Cursos de alemão com descontos para alunos, docentes e funcionários administrativos da USF.

4

International Federation of Medical Students Association (IFMSA)

Exclusivo para estudantes de graduação do curso de Medicina. Estágios de pesquisa e/ou clínico-cirúrgico com duração média de um ou dois meses.

5 Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Graduação e pós-graduação.

6 Le Cordon Bleu, Peru e França Exclusivo para o curso de Gastronomia.

7 Nova School of Business & Economics, Lisboa, Portugal Para cursos de pós-graduação lato sensu (MBAs).

8 Siena College, EUA

Programa de dupla diplomação para o curso de Administração. Alunos cursam três anos na USF e concluem o curso nos Estados Unidos (mais dois ou três semestres). Ao término, recebem o diploma da USF e o diploma do Siena College.

9

Universidad Católica San Antonio de Murcia (UCAM), Espanha e Uruguai

10

11

12

Graduação e pós-graduação. Cursos de espanhol. Programa de dupla diplomação para o curso de Administração. Alunos cursam quatro anos na USF e cursam mais um ano na Espanha. Ao término, recebem o diploma da USF e o diploma europeu.

Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), Argentina Graduação sanduíche.

Universidad de Salamanca, Espanha Graduação sanduíche.

Universidad de San Buenaventura, Medellin, Colômbia Graduação sanduíche.

128
Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

INSTITUIÇÃO/ORGANIZAÇÃO

13

14

15

16

17

18

19

TIPOS DE CONVÊNIO

Universidad Marista de Mérida, México Graduação sanduíche.

Universidad Nacional de Colômbia

Graduação sanduíche. Em breve, convênios de pesquisa e intercâmbio estudantil com programas de pós-graduação (Educação e Psicologia).

Universidad Tecnica Federico Santa Maria, Chile Graduação sanduíche.

Universidade do Algarve, Portugal Graduação sanduíche.

Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Porto, Portugal

University of Cambridge, Inglaterra

20 University of Victoria, Canadá

Graduação sanduíche e convênios de pesquisa e intercâmbio estudantil com programas de pós-graduação (Educação e Psicologia).

Graduação sanduíche com isenção de taxas exclusivamente para os cursos de Engenharia. Para os demais cursos, há pagamento de taxa anual.

Projetos de pesquisas conjuntos com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia.

Cursos de inglês com descontos para alunos, docentes e funcionários administrativos da USF.

21 VIT University, Índia Graduação sanduíche.

22 Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal Parceria Programa Erasmus +.

23 Ghent University, Bélgica

24

25

26

27

28

Graduação sanduíche com isenção de taxas exclusivamente para o curso de Medicina. Intercâmbio para pesquisa para docentes e pesquisadores USF.

Universidade de Auvergne, França Graduação sanduíche – curso de Farmácia da USF.

Expanish School, Argentina

Cursos de espanhol com descontos para alunos, docentes e funcionários administrativos da USF.

Universidade de Coimbra, Portugal Estágio para curso de Medicina da USF.

Universidad Nacional de Tucumán, Argentina Graduação sanduíche – curso de Odontologia da USF.

Universidad San Ignacio de Loyola (USIL), Peru Graduação sanduíche para diversos cursos e cursos de curta duração –curso de Gastronomia.

129 Dimensão |
pesquisa e extensão
Ensino,

Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

INSTITUIÇÃO/ORGANIZAÇÃO

TIPOS DE CONVÊNIO

Universidad Nacional de Mar Del Plata, Argentina Projetos de pesquisa conjuntos com os programas de pós-graduação stricto sensu. 30

29

École Nationale Supérieure D’Arts et Métiers, Paris, França Graduação sanduíche e projetos de pesquisa conjuntos. 31 Santander Universidades Graduação sanduíche para diversos cursos – Universidades Ibero Americanas. 32

Universidad Católica de Córdoba, Argentina Graduação sanduíche e projetos de pesquisa conjuntos. 33

Universidad Militar de Nueva Granada, Colômbia Graduação sanduíche e projetos de pesquisa conjuntos – cursos de engenharias. 34 St. George International College (SGIC), Canadá Cursos de inglês com descontos para alunos, docentes e funcionários administrativos da USF. 35 Thompson Rivers University, Canadá Graduação sanduíche – curso de Psicologia. 36

Universidad Católica de Trujillo Benedicto XVI (UCT), Peru Graduação sanduíche e projetos de pesquisa conjuntos. 37 LUND University, Suécia Pós-graduação stricto sensu. 38 Université Sherbrooke, Canadá Pós-graduação stricto sensu. 39

Institute of Tropical Medicina Antwerp, Bélgica Pesquisa conjunta na área de estudos de covid-19. 40

University of Texas at Austin, EUA Pesquisa conjunta na área de estudos de covid-19. 41 Clear Port International, Canadá Estágios profissionais voluntários.

42 Taurus Pflegeservice GmbH, Alemanha Curso de Enfermagem – estágios e trabalho na Alemanha. 43

Universidade dos Açores, Portugal

Pós-graduação stricto sensu – programa em Educação. 44 Universidad de Granada, Espanha Pós-graduação stricto sensu – programa de cotutela para o programa em Educação.

130

INSTITUIÇÃO/ORGANIZAÇÃO TIPOS DE CONVÊNIO

45

46

47

48

Michigan State University, EUA

Josep Carreras Leukaemia Research Institute, Espanha

Florida Atlantic University – LACCEI (Latin American and Caribbean Consortium of Engineering Institutions), Flórida, EUA

Graduação do Curso de Medicina.

Cooperação educacional, de treinamento e pesquisa.

Cooperação educacional, de treinamento e pesquisa.

AIESEC Estágios voluntários e empregos no exterior, para alunos e ex-alunos USF.

NRI EM NÚMEROS

NRI EM NÚMEROS | 2021

Intercâmbios realizados

Presencial 19 Virtual 20

Docentes USF no exterior – ações presenciais e/ou virtuais –

Docentes estrangeiros na USF – ações presenciais e/ou virtuais –

Alunos estrangeiros cursando regularmente graduação na USF 20

131 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS

Em 2021, a equipe do NRI participou e organizou diversos eventos virtuais com o objetivo de fortalecer os acordos já existentes e fazer novos contatos para possíveis parcerias, além de ampliar o conhecimento na área de relações internacionais no Ensino Superior. Destaque para as ações da Dimensão de Internacionalização do Programa

MED Experience do curso de Medicina da USF, Faubai e outras ações apresentadas a seguir. Mais informações podem ser obtidas no site: <https://www.usf.edu.br/diferenciais/2/intercambios.htm#conteudoInternas> e no Instagram: @intercambiousf.

• Live – Work and Travel: programa de trabalho remunerado nos Estados Unidos.

• Professional Stay in Canada.

• Faubai.

• Palestras – Canadá, EUA, Alemanha, IES parceiras, bate-papo com intercambistas na Espanha e em Portugal, plantão de dúvidas.

• Live – Lançamento do programa de imersão em inglês médico na Michigan State University.

• Intercâmbio virtual da USF.

• FH Münster Alemanha – Summer School: Cross-border Entrepreneurial Ecosystems.

• Oportunidades para o futuro profissional do fisioterapeuta.

• Reunião presencial com o diretor da Clearport – parceira USF no Canadá.

• Med Experience – Short Course: Organization of Health Systems, palestras e cursos internacionais, carreira internacional na área da Saúde, como ser médico na Alemanha e a barreira do idioma, conexão de internacionalização do curso de medicina e revalidação do diploma nos EUA.

• Live – Apresentações do NRI sobre intercâmbios no canal da USF: Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Ciências Humanas.

• Live – Health Care in Belgium – Ghent University.

132 Dimensão |
Ensino, pesquisa e extensão

INFRAESTRUTURA

Continuamente, a USF realiza investimentos em suas instalações buscando adequação e modernização. Destaque para as seguintes mudanças realizadas em 2021:

BRAGANÇA PAULISTA

• Ativação da fonte.

• Pintura dos bancos de descanso.

• Iluminação da calçada externa.

• Muro de divisa do HUSF/ USF.

• Revitalização dos espaços embaixo das escadas.

• Reforma dos pisos dos prédios 4 e 5 (ardósia).

• Base para reservatório de combustível para Unifag.

• Calçada e fachada.

• Pintura interna do prédio 2.

• Pintura da fachada do prédio 1.

• Reforma da maquetaria.

• Troca de piso da sala de aula do prédio 4.

• Implantação do sistema Monitory Alerta.

CAMPINAS –UNIDADE CAMBUÍ

• Instalação do sistema Monitory.

• Pintura do muro externo.

• Execução de escada para acesso ao Espaço Gourmet.

• Execução do sistema de drenagem de água de chuva na entrada principal do prédio.

• Execução de novas tubulações de esgoto.

• Execução de balcão da inspetoria.

• Instalação de proteção de acrílico em todos os balcões de atendimento.

• Instalação do sistema SPDA.

133 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

CAMPINAS – UNIDADE SWIFT

• Instalação do sistema Monitory.

• Reforma da fonte.

• Reforma da sala de TI.

• Pintura de paredes externas.

• Manutenção do transformador de entrada de energia do câmpus – troca de óleo, revisão geral e limpeza da cabine de alta tensão.

• Implantação do Naepe.

• Plantio de grama pelo câmpus.

• Reforma da Central de Atendimento.

• Instalação de placas de acrílico em todos os pontos de atendimento.

• Pintura geral do piso do Pátio da Fonte.

• Reforma da sala EaD 01.

• Implantação da sala EaD 02.

• Reforma do sanitário térreo do prédio ADM.

• Instalação de pontos de telefone em todas as guaritas.

• Instalação de SPDA.

• Instalação de botoeiras do sistema de combate a incêndio em todo o câmpus e substituição da central de alarme.

• Pintura da biblioteca.

• Reforma da sala dos técnicos.

• Reforma do laboratório de Mecânica.

• Reforma geral do laboratório de Química.

• Reforma geral do laboratório de Anatomia.

• Reforma geral da sala de apoio do laboratório de Anatomia.

• Pintura geral do laboratório de Análise.

• Reforma da sala da TI.

• Pintura geral do laboratório de Tecnologia Industrial.

• Pintura geral do laboratório de Qualidade.

• Pintura geral do Laboratório Multidisciplinar II.

• Implantação do laboratório de Habilidades.

• Instalação de rampa para cadeirantes para acesso às salas 01 a 04.

• Reforma geral do laboratório de Elétrica.

• Reforma geral do laboratório Multidisciplinar III.

• Adequações de segurança na cabine do elevador.

• Reparos e pintura geral do piso da Arquitetura.

• Reforma geral do corrimão da rampa para cadeirantes.

• Reforma da área externa ao lado do laboratório de Anatomia.

• Iluminação geral do câmpus.

• Adequações em geral para aprovação da licença do Corpo de Bombeiros.

134 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

ITATIBA

• Construção da cabine de lixo.

• Adequação do SPDA.

• Pintura da sala de EaD.

• Pintura da Capela.

• Fabricação de dois balcões da sala Web

• Manutenção e pintura da fonte.

• Finalização do piso tátil emborrachado no prédio 5.

• Melhoria no sistema de exaustão no Apoio da Medicina Veterinária.

• Readequação no Laboratório de Construção Civil com mudança de layout das máquinas.

• Pintura do toldo da entrada principal.

• Adequação e pintura do Bloco 3.

• Construção da mandala para o curso de Engenharia Agronômica.

• Construção da logomarca da USF para o curso de Engenharia Agronômica.

• Reforma e adequação do laboratório de Química.

• Móveis novos para o Salão Nobre.

• Construção do Naepe.

• Implantação do sistema Monitory.

• Reforma e adequação dos banheiros do Bloco 3.

• Construção da casa dos jabutis na chácara Centro Agronômica.

SISTEMA DE BIBLIOTECAS

O sistema de bibliotecas da USF é formado por uma rede que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, totalizando 317 860 volumes. Todas as bibliotecas são interligadas por um catálogo on-line, que possibilita ao pesquisador a busca nos diferentes locais. Pensando na qualidade de ensino, de pesquisa e de extensão, a Instituição disponibiliza:

• Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – que permite acesso onde e quando o pesquisador desejar. Trata-se de uma biblioteca virtual que reúne um acervo com milhares de títulos em textos completos, e-books, bases de dados referenciais, periódicos, assim como treinamentos;

• biblioteca virtual Minha Biblioteca – que garante acesso ininterrupto de todos os discentes, docentes e funcionários técnico-administrativos. Além de prático e inovador, o acervo é formado pelas principais editoras de livros acadêmicos, com conteúdo técnico e científico sempre atualizado e de qualidade, por meio da chamada computação nas nuvens;

• acesso on-line às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

• condições para atendimento educacional especializado, tais como o Programa NonVisual Desktop Access – uma plataforma de código aberto de leitura de tela que auxilia pessoas com deficiência visual, descrevendo os itens na tela do computador mediante audiodescrição e lupa que permite ampliar partes ou toda a tela para melhor visualização de palavras e imagens;

• acervo da fundação Dorina Nowill para Cegos;

• ferramenta Acessível em Libras, responsável por traduzir conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais.

135 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão
136
Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão
Bragança Paulista – biblioteca Central. Campinas – Cambuí. Itatiba. Bragança Paulista – biblioteca Obras Raras. Campinas – Swift. Petrópolis.

O sistema de bibliotecas da USF também busca promover atividades culturais de forma integrada. Pensando nisso, desde 2002 são praticadas ações visando a caracterizar culturalmente o espaço, a prática e a dinâmica de atendimento, potencializando o papel social da biblioteca.

Confira a seguir algumas das iniciativas realizadas em 2021.

Live Semana da Língua Portuguesa Hora do Conto

Contação de História

Leitura para Todos

A live tratou de um tema de grande relevância no meio acadêmico e social: a inclusão da leitura. A palestra, ministrada pela socióloga Angelita Garcia, tratou da importância de oportunizar a leitura inclusiva para pessoas com deficiência.

Também foi apresentada a rede de leitura inclusiva, promovida pela Fundação Dorina Nowil para Cegos, um meio de criar novas ações que estimulem a leitura inclusiva em instituições de todo o Brasil.

Um total de 262 alunos assistiram o evento, por meio do canal oficial da USF no YouTube.

137 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

Uma educação humanizada não pode limitar-se a fornecer um serviço de formação, mas também cuidar dos seus resultados no horizonte das capacidades pessoais, morais e sociais dos participantes no processo educativo. Não pede simplesmente ao professor para ensinar e ao aluno para aprender, mas exorta cada um a viver, estudar e agir de acordo com as premissas do humanismo solidário.

CNBB, op. cit., n.o 226, p. 87.

ACONTECE NA USF LANÇAMENTO DE LIVRO

No dia 21 de outubro, às 19h, a USF promoveu o lançamento do livro Da Semente à Paisagem: Sensibilidade e Técnica na Arquitetura Paisagística

O evento, que foi transmitido por meio do canal oficial da USF no YouTube, foi assistido por 250 pessoas.

OBRA DA PARTILHA À ESPERANÇA

A obra mostra um franciscano carregando um cesto com ramos de trigo abraçando outro com um pão na mão, ambos com máscaras. Logo acima há outro frei sem máscara. Todos estão diante da cruz, com uma imagem do Cristo perpassando a cruz e, aos pés da cruz, as máscaras caindo. A obra pode remeter a várias situações da vida, mostrando que a máscara do pecado e da tristeza caem diante de Deus. Essa é uma emblemática imagem de que a pandemia não resiste a Cristo, logo tudo vai passar, partilhando uns com os outros o pão para podermos chegar juntos à esperança!

138 Dimensão | Ensino, pesquisa e extensão

CASA DE NOSSA SENHORA DA PAZ – AÇÃO SOCIAL FRANCISCANA

Diretor-Presidente

Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM

Diretor Vice-Presidente

Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM

Diretor-Secretário

Frei Mário Luiz Tagliari, OFM

Diretor-Administrativo

Frei Mário José Knapik, OFM

Diretor-Executivo (Administração-Geral)

Jorge Apóstolos Siarcos

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Chanceler

Frei César Külkamp, OFM Reitoria Gilberto Gonçalves Garcia Vice-Reitor

Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão Dilnei Lorenzi

Pró-Reitor de Administração e Planejamento Adriel de Moura Cabral Administrador dos Câmpus Rodrigo Ribeiro Paiva

Núcleos Núcleo de Legislação e Normas Educacionais (NLEG) Hugo Musetti

Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) Eduardo Manuel Bartalini Gallego

Núcleo de Educação a Distância (Nead) Renato Adriano Pezenti

Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP) Jaqueline Maria Alves da Silva

SISTEMA DE GESTÃO

Núcleo de Licenciaturas (NLIC)

Lilian Nunes da Costa

Núcleo de Extensão Universitária (Next)

Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM

Núcleo de Relações Internacionais (NRI)

Cristiane Ferraz e Silva Suarez

Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA)

Iara Lúcia Tescarollo Dias

Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (Naepe)

Cássia Aparecida Bighetti

Núcleo de Pós-Graduação Lato Sensu (NPL)

Carolina Brisighello Ludovico

Núcleo de Pastoral Universitária (NPU)

Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM

Núcleo de Carreira Docente (NCD) Andréia Cristina Borges Rela Zattoni

Gerente Financeiro

Daniele Maria Mazon Massoquetto

Gerente de TI Marcelo Augusto Gonçalves Bardi

Gerente de DI Viviane M. Soldi Virmond Alves

Diretores de Câmpus

Bragança Paulista – Patrícia Teixeira Costa Campinas – Unidade Swift – Geraldo Peres Caixeta Campinas – Unidade Cambuí – Geraldo Peres Caixeta Itatiba – Volney Zamenhof de Oliveira Silva

Unidade de Pesquisa – USF Coordenadoria da Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia Marcia Aparecida Antonio

141 Dimensão | Institucional

Educar para o humanismo solidário implica, também, trabalhar por uma verdadeira inclusão, considerando o que é próprio de cada cultura e de cada contexto, sempre com o olhar cuidadoso para as gerações futuras.

CNBB, op. cit., n.° 177, p. 70.

PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS

Para oferecer um Ensino Superior de qualidade, a CNSP atua com funcionários de diferentes perfis.

GÊNERO

POR TIPO DE EMPREGO E CARGA HORÁRIA

Para fins de apresentação, este relatório considerou os cargos da área administrativa e da docência. A carga horária dos funcionários da CNSP é dividida em Parcial (com até 25 horas semanais de trabalho) e Integral (para acima de 25 até 44 horas semanais).

TIPO DE EMPREGO

CARGA HORÁRIA

142 Dimensão | Institucional
PARCIAL INTEGRAL ADMINISTRATIVO 92,9% 57,5% DOCENTE 7,1% 42,5% Feminino Masculino 45,9% 54,1% TOTAL 1 519

POR TIPO DE CONTRATO

ESCOLARIDADE

Ensino Fundamental Ensino Superior Ensino Médio Pós-Graduação

2,2% 0,4% 9,0%

Indeterminados Estagiários Determinados Tercerizados

Os tipos de contratos apresentados neste relatório consideram aqueles com tempo indeterminado (válido enquanto perdurar a relação de emprego) e determinado (com datas de início e término acordadas, não podendo ultrapassar o período de dois anos, além de incluir contratos de experiência vigentes no fechamento do material). As tabelas a seguir também trazem a porcentagem de estagiários e de terceirizados atuantes na Instituição. IDADE

Até 3 anos De 7 a 10 anos De 21 a 25 anos 5,1% 5,9% 7,2%

De 4 a 6 anos De 16 a 20 anos De 11 a 15 anos Acima de 25 anos

143 Dimensão | Institucional
88,5%
7,8% 34,6% 57,5% 0,1%
24,2% 24,1% 46,3% 5,5%
Abaixo de 18 anos* De 36 a 60 anos De 18 a 35 anos Acima de 60 anos *Refere-se aos contratos de menor aprendiz.
TEMPO DE SERVIÇO 45,8% 15,9% 12,8% 7,3%

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS

A CNSP busca continuamente engajar o corpo docente, administrativo e de apoio para garantir um bom desempenho profissional de toda sua equipe.

CONTRATAÇÃO NEGOCIAÇÃO COLETIVA

100%

4 mulheres em cargos de chefia 144 Dimensão | Institucional

Funcionários amparados por acordos de negociação coletiva

FUNCIONÁRIOS EM CARGO DE CHEFIA

28,6% de mulheres em cargos de chefia * Os números apresentados referem-se aos cargos de chefia da alta administração, considerando reitoria, pró-reitoria, direção e assessorias.

REMUNERAÇÃO

Proporção do salário mais baixo pago pela CNSP e o salário-mínimo nacional, referente a 220 horas/mês.

Mais baixo salário pago pela USF R$1.200,00 Salário-mínimo nacional em 2021 R$1.100,00

Proporção 9,09%

14 mulheres e homens em cargos de chefia

Não há dúvidas de que a qualidade da educação depende da participação de todos os atores envolvidos em um clima de apoio e solidariedade.

CNBB, op. cit., n.° 268, p. 103.

BENEFÍCIOS E INCENTIVOS

Os benefícios e incentivos oferecidos pela CNSP respeitam as normas estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho realizada pelo sindicato dos empregados e empregadores.

BENEFÍCIOS N.o DE BENEFICIADOS

Bolsas de estudo1 630 Plano odontológico2

Titular 756 Dependentes 414 Plano de saúde3 Titular 1 213 Dependentes 173 Cartão-alimentação4 829 Cartão-refeição 263

Empréstimo consignado 289

1 Benefício concedido a docentes, funcionários administrativos, cônjuges, filhos e dependentes legais – até o limite de 25 anos, incompletos, na data da matrícula.

2 Plano de assistência odontológica Amil.

³ Benefício concedido a todos os funcionários da Instituição, em que 90% do valor do plano é custeado pela USF. O benefício é extensivo aos filhos e cônjuges dos funcionários.

4 Benefício concedido para funcionários técnico-administrativos, destinado exclusivamente para compra de alimentos.

145 Dimensão | Institucional

BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS AOS DOCENTES

CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE

A USF conta com uma política de gestão de pessoas que busca, entre outros aspectos, traduzir sua identidade pedagógica por meio de um consistente programa de formação continuada, desenvolvido na liderança da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, e também com o Programa CHAVE (acrônimo de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e ética).

O Programa CHAVE trilha o caminho do empreendedorismo inovador na academia, proporcionando o desenvolvimento de seu capital humano e criativo, tendo como principal objetivo viabilizar a remodelagem e a organização do trabalho pedagógico. Isso ocorre com uma abordagem sistêmica, a partir de temas geradores interdisciplinares, articulados por eixos temáticos e operacionalizados por metodologias dinâmicas de aprendizagem, as quais são apoiadas pelas tecnologias educacionais.

Nesse sentido, contempla um modelo institucional diferenciado de organização da formação continuada, fundamentado na tríade ensino, pesquisa e extensão e orientado para o desenvolvimento de competências, com envolvimento de toda a comunidade acadêmica, atuante nas modalidades de ensino presencial e a distância, envolvendo desde gestores e docentes até funcionários administrativos.

Com a utilização de espaços de formação presenciais e digitais, atividades hands on e experienciais, o Programa CHAVE promove ações de formação, tendo como referência a tecnologia e a inovação, as quais envolvem cursos, workshops, oficinas, vivências, treinamentos, encontros e palestras, que são desenvolvidos de

acordo com a necessidade e a área de atuação de cada profissional, divididos nas seguintes dimensões:

• Processos acadêmico-administrativos, quando são trabalhados temas envolvendo os sistemas de gestão educacional e as rotinas de gestão acadêmica.

• Tecnologia da informação e comunicação, com capacitações relacionadas aos ambientes institucionais de aprendizagem e às tecnologias educacionais.

• Gestão educacional, que envolve o curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Planejamento e Gestão Educacional, além de capacitações para os aspectos da educação corporativa.

• Boas práticas pedagógicas, quando são oferecidas vivências e experiências em metodologias dinâmicas como novas formas de ensinar e de aprender, além dos aspectos envolvidos na avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

• Desenvolvimento profissional e pessoal, envolvendo a integração dos colaboradores, além da orientação para a carreira e o projeto de vida.

Para a gestão do Programa CHAVE, são empregadas métricas institucionais, por meio do monitoramento dos indicadores do quantitativo de participações, certificações, carga horária, número de eventos e atividades realizadas em suas diferentes dimensões, assim como métricas individuais, que, por meio de um sistema especializado em gestão de pessoas (o sistema VetoRH), possibilitam o acompanhamento da formação de todos os funcionários da USF.

146 Dimensão | Institucional

A formação continuada docente da USF, assumida como uma prioridade estratégica institucional, é especificamente desenvolvida nas dimensões das boas práticas pedagógicas e da tecnologia da informação e comunicação do Programa CHAVE, com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes e sustentáveis, permeadas de exigências políticas, técnicas, profissionais e humanas. As ações implementadas sustentam-se na ideia da formação de docentes como uma construção para uma atividade profissional, com práticas e saberes específicos e, portanto, com características próprias.

Para tanto, as práticas de formação continuada docente na USF são construídas a partir da reflexão sobre esses saberes e práticas e tendo como elemento norteador o papel constitucional da educação, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Isso tudo pautando-se nos princípios da liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar e de divulgar o pensamento; na arte e no saber; no pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; na valorização dos profissionais da educação e na garantia de padrão de qualidade, observada a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Notadamente, no cenário do Ensino Superior, a formação continuada docente no Programa CHAVE também se pauta no estímulo à criação cultural e ao desenvolvimento do espírito científico e do

pensamento reflexivo, sem descuidar da formação de estudantes aptos para a inserção em setores profissionais. Além disso, busca preparar estudantes para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, voltados para o trabalho de pesquisa e investigação científica, aspirando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e a criação e difusão da cultura no contexto do entendimento do ser humano e do meio em que vive.

São realizadas, também, ações para que o docente descubra o verdadeiro conceito de autonomia e, superando resistências, seja capaz de reorientar sua trajetória profissional para atuar em um processo de ensino-aprendizagem gerador de competências, que considere as interações e a complexidade das transformações da realidade educacional. Ainda, que não atue se limitando a uma formação conteudista, instrumental e técnica, mas enfatizando a necessidade de explorar as questões do ser, da dimensão existencial e da intencionalidade de todos os sujeitos envolvidos no processo.

Dentro do escopo de que a competência é inerente à pessoa, ou seja, um atributo do sujeito e, portanto, intimamente ligada à ideia da pessoalidade, do âmbito e da mobilização, o Programa CHAVE realiza ações formativas para instigar o corpo docente a repensar a relação ensino-aprendizagem, ensejando que o estudante estabeleça relações com o meio em que está inserido e adote comportamentos que envolvam conhecimentos, habilidades e atitudes apropriadas.

147 Dimensão | Institucional

Adicionalmente, o docente também pode usufruir de capacitações externas, respeitado o que está estabelecido no Plano de Carreira e nas Convenções Coletivas de Trabalho, estando contempladas as possibilidades de afastamento integral ou parcial, auxílio-mensalidade, custeio e transporte, para que os docentes possam solicitar o usufruto de algum incentivo, que, entre outros, podem ser:

• bolsa de estudos parcial, para cursos de graduação e/ou pós-graduação stricto sensu e lato sensu;

• auxílio para participação de congressos, seminários, simpósios e eventos similares, relacionados à área de atuação;

• oferta de cursos de treinamento e atualização profissional, com bolsas;

• apoio à divulgação e/ou publicação de teses, dissertações, monografias ou outros trabalhos acadêmicos;

• licença, sem perda do vencimento (integral ou parcial), para participação em programas, externos ou internos, de pós-graduação e/ou de treinamento profissionais.

PUBLICAÇÕES E PRODUÇÕES

As produções científicas dos docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu são registradas no sistema Coleta/Datacapes, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma vez por ano, por ocasião da avaliação de acompanhamento anual efetuada por esse órgão.

O Núcleo de Carreira Docente (NCD) é responsável por manter o registro da produção científica dos docentes que não pertencem aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, mas que recebem o incentivo financeiro para essa produção, ficando assim registrados no prontuário do docente os comprovantes das produções.

O Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA) coordena os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da USF, não vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Os docentes recebem horas-atividades para realização das pesquisas e também orientam alunos em projetos de iniciação científica.

O Núcleo de Educação a Distância (Nead) coopta, entre os docentes da casa, os autores e revisores dos materiais didáticos e das atividades avaliativas das disciplinas, programas e cursos oferecidos a distância. Os autores realizam seus trabalhos em conjunto com a equipe multidisciplinar, que oferece apoio e orientação na realização dessas atividades, as quais são consideradas produções técnicas, configurando-se como produções acadêmicas dos docentes na USF.

148 Dimensão | Institucional

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O Serviço Especializado em Segurança do Trabalho atua em todas as variáveis relativas à saúde e à segurança do trabalho com o intuito de oferecer proteção à prática das atividades laborais, amenizando e reduzindo os agentes de riscos presentes no ambiente de trabalho e criando um nível seguro para nossos funcionários. Entre as atribuições, destacam-se as seguintes:

• Elaborar cronograma de ações para erradicar ou minimizar os riscos, a fim de garantir a saúde dos trabalhadores.

• Determinar e monitorar o uso dos equipamentos de proteção individual.

• Acompanhar projetos de novas instalações físicas e tecnológicas e sua implantação.

• Fornecer orientações aos funcionários sobre os riscos ocupacionais aos quais estão expostos e apontar medidas preventivas a serem tomadas.

• Inspecionar locais, instalações e equipamentos da Instituição e determinar fatores de risco e de acidentes.

• Propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes.

• Orientar os funcionários da Instituição no que se refere à observância das normas de segurança (NRs).

• Promover e ministrar treinamentos sobre segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho.

• Realizar campanhas e coordenar a publicação de material educativo sobre segurança e medicina do trabalho.

• Orientar e acompanhar o trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), inclusive na realização de campanhas e palestras relacionadas à prevenção de acidentes e de doenças do trabalho.

ACIDENTE DE TRABALHO

É o acidente que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. No ano de 2021, a Universidade São Francisco registrou três acidentes de trabalho. Como a meta é não ocorrer nenhum acidente de trabalho, quando ocorre a recomendação é investigar e identificar a principal causa desses acidentes e, na sequência, intervir de maneira educativa, realizando palestras e cursos de capacitação para reduzir as ocorrências. Na USF, esse trabalho é feito em parceria com a Cipa e com a brigada, que realizaram ao longo do ano todas as reuniões mensais de maneira remota.

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), regulamentada pela NR-5, visa a prevenir acidentes e doenças relacionadas à atividade laboral. É formada por representantes de empregados e empregadores, seguindo os direcionamentos estabelecidos para representar a totalidade dos funcionários da unidade.

Fazem parte das atribuições da Cipa identificar os riscos de execução da relação de trabalho, elaborar o mapa de risco e realizar periodicamente verificações nos ambientes e quais são as condições de trabalho, visando a identificar situações que possam trazer riscos de segurança e saúde aos trabalhadores, entre outras atividades.

Em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet), a Cipa promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).

149 Dimensão | Institucional

A Sipat realizou no ano de 2021 os seguintes eventos e palestras:

• Economia e como Organizar Melhor as Finanças Pessoais em Tempos de Pandemia.

• Como Manter sua Saúde Psicológica nos Tempos Atuais.

• Segurança para o Covid-19 e Desmistificando a Vacina Covid-19.

• Ergonomia Presencial e Home-Office.

• Palestra de Segurança no Trabalho.

• Conscientização e Direção Defensiva no Trânsito.

• Nutrição Descomplicada – Alimentação e Sistema Imune.

• Setembro Amarelo.

• Fome Emocional – Ansiedade e Alimentação.

• Saúde da Mulher.

• Novembro Azul.

• Dezembro Vermelho (HIV Novas Perspectivas).

Atualmente, a Cipa também atua nas orientações e fiscalizações para o cumprimento dos protocolos internos de prevenção contra a covid-19.

ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS, PROCEDIMENTOS PARA ABANDONO E TREINAMENTOS GERAIS DE ABANDONO

• Atender o procedimento de fuga das instalações, visando a preparar o público para as mais variadas situações de emergência.

• Realizar simulado de fuga dos câmpus, a fim de treinar e capacitar a população bem como os brigadistas e o corpo de segurança para ações de abandono predial.

CONTROLE DA POPULAÇÃO DE BRIGADISTAS E SOCORRISTAS NOS CÂMPUS

• Realizar anualmente o controle do número de brigadistas nos câmpus.

• Realizar o acompanhamento de treinamento para os brigadistas, atendendo à norma do corpo de bombeiros.

• Fazer reuniões com brigadistas para esclarecimentos de atuação, definindo cada função.

• Inspecionar os sistemas de combate a incêndios e demais equipamentos de proteção.

• Atender às demandas de urgências e emergências, prestando os primeiros socorros a vítimas, até a chegada do socorro especializado.

• Realizar vistorias gerais no câmpus, a fim de evitar e eliminar riscos de acidentes.

150 Dimensão | Institucional

AÇÕES DE COMBATE À COVID-19

Foi estabelecido, no dia 16 de março de 2020, na Universidade São Francisco, um comitê para a organização de ações de prevenção e combate ao novo coronavírus: o Comitê Interno de Enfrentamento da Covid-19. Esse comitê vem munindo a comunidade acadêmica com informações úteis sobre o vírus, estabelecendo também recomendações à gestão superior para a condução da Instituição mediante o respeito aos protocolos sanitários.

O comitê é composto de equipe multidisciplinar, envolvendo 17 representantes de diferentes setores da Instituição, que acompanham as ações da comunidade acadêmica e assessoram suas decisões diante do cenário atípico.

A segurança do trabalho acompanha todas as decisões do comitê, auxiliando nas orientações e fazendo cumprir as instruções propostas pelos representantes. Além de fiscalizar o uso correto dos EPIs fornecidos pela universidade, o distanciamento social e as normas de higiene.

DISTRIBUIÇÃO DE EPIS DE COMBATE À COVID-19

Foram disponibilizados mais de 97 mil kits de EPIs para prevenção do novo coronavírus, todos de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, e realizadas ações de limpeza e desinfecção dos ambientes com circulação de pessoas. Todas as ações foram fiscalizadas pela área de Segurança do Trabalho, garantindo os cumprimentos das normas de higiene ocupacional.

151 Dimensão | Institucional

ORGANIZADORES

Coordenação do Setor Relatórios Sociais: Frei Claudino Gilz, OFM

Colaboração no levantamento e organização das informações:

Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM

Débora Reis Garcia

Cristiane Ferraz e Silva Suarez

Junia Silva Ana Flavia de Oliveira Stefanini

Elaboração: Kelli Maritsa Fernandes de Barros

Fernanda Mathias de Oliveira

Frei Claudino Gilz

Contabilidade: Luis Sothë CRC/SP – 185.763/O – 7 T – PR

Projeto Gráfico, Diagramação e Revisão: Editora Bom Jesus

Crédito das Imagens: Reprodução, Acervo USF e Shutterstock

Contato

Em caso de dúvidas relativas a este material, entre em contato. E-mail: sustentabilidade@bomjesus.br

Telefones: (41) 2105-4442 | (41) 2105-4409 Site: www.usf.edu.br

152 Dimensão | Institucional

Toda proposta educativa tem subjacente uma concepção do ser humano, da cultura, da sociedade e da história. Pode-se dizer que a cada pedagogia corresponde uma antropologia. A educação que parte de uma antropologia cristã também considera o fim último da pessoa: conhecer e amar a Deus no tempo e na eternidade, e os irmãos e irmãs por meio da fraternidade. A educação não é só integral no sentido temporal, mas eterno.

CNBB, op. cit., n.° 169, p. 67.

153 Dimensão | Institucional

EDITORA BOM JESUS

Presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus Frei João Mannes

Diretor-Geral

Jorge Apóstolos Siarcos

Gerente Pedagógico do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) e da Editora Bom Jesus Marcelo Bianchini Favaro

Coordenação da Editora Bom Jesus Márcia Teresinha Schmidt Organização

Fernanda Mathias de Oliveira Frei Claudino Gilz Kelli Maritsa Fernandes de Barros

Projeto Gráfico, Diagramação e Revisão Editora Bom Jesus

Todos os direitos desta edição estão reservados à Editora Bom Jesus. Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

G i l z , C l a u d i n o R e l a t ó r i o d e S u s t e n t a b i l i d a d e U S F 2 0 2 1 : h á 4 5 a n o s d a n d o a s a s p a r a q u e m s o n h a ! / C l a u d i n o G i l z , F e r n a n d a M a t h i a s d e O l i v e i r a , K e l l i M a r i t s a F e r n a n d e s d e B a r r o s - - C u r i t i b a , P R : E d i t o r a B o m J e s u s , 2 0 2 2

I S B N 9 7 8 - 6 5 - 8 7 3 3 6 - 8 7 - 9

1 . E d u c a ç ã o s u p e r i o r 2 . U n i v e r s i d a d e S ã o F r a n c i s c o - H i s t ó r i a 3 S e r v i ç o s o c i a l 4 S u s t e n t a b i l i d a d e I O l i v e i r a , F e r n a n d a M a t h i a s d e I I B a r r o s , K e l l i M a r i t s a F e r n a n d e s d e I I I T í t u l o

2 2 - 1 2 0 3 6 8 C D D - 3 7 0 . 1 1 5

Índices para catálogo sistemático:

1 . U n i v e r s i d a d e S ã o F r a n c i s c o : S e r v i ç o s o c i a l : R e l a t ó r i o s 3 7 0 . 1 1 5

E l i e t e M a r q u e s d a S i l v a - B i b l i o t e c á r i a - C R B - 8 / 9 3 8 0

EDITORA BOM JESUS

Rua Anselmo de Lima Filho, 242 81290-250 – Curitiba-PR www.editorabomjesus.com.br

Relatório 2021 ISBN 978 65 87336 87 9 9 7 8 6 5 8 7 3 3 6 8 7 9
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.