Relatório de 2023 Sustentabilidade
USF
Apresentação
O ano de 2023 foi de muito conhecimento, trabalho e dedicação (aos estudos e ao próximo). É o que o leitor vai encontrar nas próximas páginas deste relatório.
Boa leitura!
5 Missão 5 Visão 5 Valores 6 Mensagem da diretoria da Casa de Nossa Senhora da Paz
Histórico
Câmpus e cursos
Compromissos que a USF apoia 27 Perfil dos alunos
Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) 36 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Produção Científica 58 Programas de inclusão no Ensino Superior
Núcleo de Extensão Universitária
Núcleo de Pastoral Universitária
Prestação de serviços à comunidade
Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP)
140 Núcleo de Educação a Distância (NEaD)
142 Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (Naepe)
144 Núcleo de Relações Internacionais
154 Infraestrutura
160 DIMENSÃO Institucional
Sistema de gestão
Benefícios e incentivos
Serviço Especializado
Segurança do Trabalho
Organizadores
Missão
Educar para a Paz e o Bem, com excelência acadêmica, pluralismo, inovação e sustentabilidade.
Visão
Ser uma instituição reconhecida nacionalmente pela excelência acadêmica, pela promoção da inovação sustentável, do desenvolvimento regional, da justiça e da paz.
Valores
Educação integral transformadora, humanismo solidário, respeito à diversidade e inovação sustentável.
Mensagem da diretoria da Casa de Nossa Senhora da Paz
“O Educador [...] é alguém que sabe manusear bem três linguagens: a da cabeça, a do coração e a das mãos, em harmonia. E daí a alegria de comunicar. E eles serão ouvidos com muito mais atenção e serão criadores de comunidade. Por quê? Porque estão semeando este testemunho”.
(Papa Francisco, 10 de janeiro de 2023)
A Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF), como qualquer outra instituição, é formada pelos diversos sujeitos que a constituem. Eles realizam, no dia a dia, a missão, a visão e os valores institucionais. E, por ser constituída pela trajetória desses sujeitos, na Universidade São Francisco (USF), na Unidade de Pesquisa (Unifag) e no Instituto Teológico Franciscano (ITF), vivenciamos ao longo de 2023 diversos momentos de desafios, realizações, preocupações, esperanças, tristezas e alegrias.
Em cada unidade da CNSP-ASF, somos atravessados diariamente pelo desafio de estar a serviço da educação. Profissionais, estudantes e parceiros são sujeitos que se relacionam e partilham experiências e saberes, “manuseando as linguagens da cabeça, do coração e das mãos”, com o objetivo de se tornar cidadãos responsáveis, críticos e profissionais comprometidos com o cuidado da “Casa Comum” (Papa Francisco).
Nessa perspectiva, por sermos signatários do Pacto Global, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são diretrizes fundamentais para nossas atividades. Buscamos a superação da pobreza e das desigualdades e trabalhamos em prol da defesa dos direitos humanos, da igualdade de gênero e de outros tantos desafios de nossa sociedade.
A atualidade exige de cada um de nós um olhar atento, um pensamento crítico e uma sensibilidade para com as diversas realidades que nos cercam. Por esse motivo, ao longo do ano de 2023, as lideranças da CNSP-ASF trabalharam na revisão do Planejamento Estratégico para os próximos anos de 2024-2027. Com a definição de novos objetivos estratégicos, acreditamos que podemos mobilizar a Instituição a serviço da educação brasileira, além de assegurar a eficiência de seus processos e de sua sustentabilidade.
Para tanto, contamos com a colaboração dos profissionais que atuam nas mais diversas áreas e setores da CNSP-ASF, que são pessoas comprometidas com o trabalho e que atuam com qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão. E, dessa maneira, “Educar para a Paz e o Bem, com excelência acadêmica, pluralismo, inovação e sustentabilidade.”
Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM
1182
A história da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF), mantenedora da Universidade São Francisco, foi idealizada graças ao advento do nascimento de Francisco de Assis, em 1182. O jovem Francisco, filho de um rico comerciante de tecidos, abdicou de seus bens e de uma vida próspera, para ir ao encontro dos mais necessitados. Todos seus ensinamentos e legado servem, nos dias de hoje, para nortear a missão e os valores da Universidade São Francisco.
É fundada a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da Ordem dos Frades Menores.
1675
Histórico
A CNSP-ASF é certificada como entidade beneficente de assistência social.
1965
1945
Surge oficialmente a CNSP-ASF, para proporcionar educação e assistência aos moradores carentes do bairro Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, sendo três anos depois reconhecida como Instituição de utilidade pública.
O Hospital Universitário São Francisco (HUSF), que anteriormente pertencia à CNSP-ASF, passa a ser administrado pelos freis franciscanos da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade filantrópica sem fins lucrativos. Ainda nesse ano, a USF amplia para 3 mil m² suas instalações no Swift, em Campinas, em razão do aumento da oferta de cursos de graduação e pós-graduação da Unidade.
2013
A sede da CNSP-ASF é transferida para a cidade de Bragança Paulista e assume a gestão do então Instituto de Ensino Superior da Região Bragantina, que passa a denominar-se Faculdades Franciscanas. É a partir desse momento que a CNSP-ASF consolida seu trabalho com o Ensino Superior.
1976
2012
O Câmpus Campinas amplia suas instalações com mais um prédio no bairro Cambuí. Em São Paulo, o câmpus é transferido para o bairro Freguesia do Ó.
1985
A USF transfere o Câmpus São Paulo das imediações do Largo de Santa Cecília para o bairro Pari, instalando-o em um edifício construído especialmente para abrigá-lo.
1987
Por meio de uma portaria ministerial, a Instituição permite que as Faculdades São Francisco passassem a ser reconhecidas como Universidade São Francisco (USF).
A USF é reconhecida como Instituição
Comunitária de Ensino Superior (Ices).
2007
2005
A USF passa por uma reestruturação para melhor prática de sua missão: cria a Unidade de Pesquisa e muda a localização do Câmpus Campinas para o bairro Swift.
2001
A USF inaugura o Câmpus Campinas, no Distrito de Barão Geraldo.
2016
A USF comemora 40 anos de presença franciscana.
2017
A USF amplia suas instalações no Câmpus Bragança Paulista, implantando o Centro de Simulação Realística. Nesse ano, é firmada uma parceria com a Google for Education, plataforma que facilita a integração de recursos on-line.
A Universidade chega aos 45 anos como protagonista e agente de transformação no contexto em que está inserida, contribuindo de forma significativa com a sociedade. Inaugura novos polos em diferentes cidades do estado de São Paulo e Minas Gerais. Abre o curso de Enfermagem no Câmpus Itatiba e também é a primeira instituição nas regiões onde está presente a ter o credenciamento do curso de Direito, na modalidade educação a distância, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).
A Instituição inaugura novos polos de educação a distância no estado de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, o Câmpus Itatiba passa a ofertar uma série de cursos na área da saúde, como Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição, sempre com o objetivo de oferecer cursos de qualidade e contribuir para a região. Nesse ano, mais de 30 cursos da USF são avaliados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Todos recebem nota máxima e de excelência. O curso de Medicina também completa 50 anos de história, sendo uma das principais escolas médicas brasileiras.
2020 2021
A USF dá um passo importante na democratização do Ensino Superior brasileiro e lança cursos de educação a distância. Nesse cenário, a Universidade abre polos nas cidades de Atibaia e Mairiporã, em São Paulo, e também em Petrópolis, no Rio de Janeiro, com o Instituto Teológico Franciscano (ITF).
2018
2022
A USF enfrenta o período de pandemia de covid-19 com diversas ações de combate, como o Plano de Contingência de Biossegurança. Durante o período de aulas remotas, foi desenvolvida uma metodologia de ensino própria e foi mantido o diálogo direto com toda a comunidade acadêmica. Também conquista a marca de 2 mil estudantes nos cursos de educação a distância (EaD). Implanta o modelo de ensino dinâmico de aprendizagem, sempre atenta às tendências educacionais.
2019
A qualidade do ensino da USF é reconhecida no cenário nacional com a conquista de diversas avaliações com nota 5, reconhecimento máximo do MEC. A Universidade abre novos polos nas cidades de Amparo e também em Paulínia, municípios localizados em São Paulo, além de Cambuí, em Minas Gerais.
A USF amplia sua presença em Campinas com o anúncio do Câmpus Sagrado, localizado no bairro Nova Campinas. Além disso, celebra o marco de 50 anos do curso de Odontologia com a inauguração da Clínica Odontológica de Alta Tecnologia. No Câmpus Itatiba, o Centro de Diagnóstico VETUSF e a Clínica Veterinária são inaugurados para apoiar as atividades do curso de Medicina Veterinária. Nesse ano, diferentes cursos da Instituição são avaliados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Todos recebem nota máxima e de excelência.
[...] Os indivíduos humanos produzem a sociedade nas interações e pelas interações, mas a sociedade, à medida que emerge, produz a humanidade desses indivíduos, fornecendo-lhes a linguagem e a cultura [...].
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 18. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010, p. 95.
Câmpus e cursos
Câmpus Bragança Paulista
Com 59 699,91 m² de área construída, o Câmpus Bragança Paulista conta com 151 salas de aula, duas salas web de aprendizagem, 56 laboratórios didáticos e sete laboratórios de pesquisa, duas bibliotecas, dois auditórios, sendo um denominado salão nobre e outro anfiteatro, disponíveis para os cursos de graduação, de extensão e programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu
Cursos de graduação presenciais: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia.
Cursos de pós-graduação lato sensu: Cyber Security, Data Science, Engenharia de Materiais e Processos, Direito Digital e Proteção de Dados, Alfabetização e Letramento, Evangelização e Franciscanismo, MBA em Planejamento e Gestão Educacional, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Teologia Pastoral, MBA em Controladoria e Finanças, MBA em Gestão Hospitalar e da Saúde, MBA em Gestão de Projetos, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança, MBA em Supply Chain, MBA em Marketing Digital e Business Intelligence, MBA em Business Management, Anatomia Integrada e Funcional, Enfermagem
Clínica e Cirúrgica, Biomedicina Estética, Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, Terapia Manual em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia, Fisioterapia em Terapia Intensiva, Fisioterapia Pélvica e Obstétrica, Neuropsicologia, Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial.
Residências multiprofissionais em saúde: programas de residência multiprofissional em Saúde Neonatal e em residência multiprofissional em Saúde Intensiva.
Programa de pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado em Ciências da Saúde.
Nas dependências do câmpus, também estão instaladas as clínicas-escola de Fisioterapia, de Odontologia e de Psicologia, a Unidade de Pesquisa em Farmacologia e Gastroenterologia (Unifag), o Centro Tecnológico das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo Frei Constâncio Nogara. Além deles, há também o Laboratório de Habilidades e o Centro de Simulação Realística, o Centro de Estudos de Anatomia e o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF), que desenvolvem atividades de alta complexidade, pesquisas e intervenções de elevada especialização, tais como cirurgia cardiovascular e transplante renal. O câmpus também possui o Núcleo de Práticas Jurídicas, que atende a comunidade.
Laboratório de Análises Microscópicas.
Câmpus Campinas
Unidade Cambuí
Em funcionamento desde 2012, a Unidade Cambuí ampliou a atuação da USF na cidade de Campinas, em um terreno de 4 320 m2, sendo 2 315 m2 de área construída. Atualmente, o local conta com 15 salas de aula, uma biblioteca, o Núcleo de Práticas Jurídicas, o Espaço Nutrição e três laboratórios denominados Cozinha Didática, Espaço Gourmet e Confeitaria e Panificação. Desde então, a unidade cresceu em número de alunos, tornou-se referência como espaço para eventos, conquistou e consolidou fortes parcerias nos setores gastronômico, nutricional, jurídico, público e administrativo na região, realizando também ações de extensão nas áreas de Saúde e Direito. Em 2022, foi criado o polo de educação a distância, ofertando todo o rol de cursos na modalidade EaD da USF.
Cursos de graduação presenciais: bacharel em Direito, bacharel em Nutrição.
Cursos de pós-graduação lato sensu: especialização em Neuropsicologia e MBA em Gestão de Projetos.
Unidade Swift
Considerando a realidade do mercado de trabalho e as demandas sociais da região onde está inserida, a Unidade Swift oferece cursos ligados às áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, de Saúde e Ciências Biológicas e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Atendendo à comunidade externa, os cursos do câmpus desenvolvem atividades de extensão com temáticas relativas à saúde, ciências exatas e à educação. Atualmente, a unidade conta com um terreno de 35 600 m², com aproximadamente 12 565 m² de área construída, contendo 55 salas de aula e 26 laboratórios que atendem às atividades de ensino, pesquisa e extensão nas três áreas acima destacadas, uma biblioteca e o Serviço Escola de Psicologia. Desde o início de 2019 está presente também, na Unidade Swift, o polo de apoio presencial aos cursos ofertados em regime EaD.
Cursos de graduação presenciais: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia e Psicologia.
Cursos de pós-graduação lato sensu: especialização em Neuropsicologia, especialização em Psicopedagogia – Clínica e Institucional, e MBA em Gestão de Projetos.
Cursos de pós-graduação stricto sensu: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, mestrado e doutorado.
Câmpus Itatiba
O Câmpus Itatiba conta com mais de 25 000 m2 de área construída, contendo 74 salas de aula, 26 laboratórios especializados, sete laboratórios de informática e duas salas web de aprendizagem, com acomodação para 160 pessoas, Núcleo de Prática jurídica, Clínica de Serviço Escolar de Psicologia com mais de 400 m2, Clínica Veterinária e Centro Diagnóstico VETUSF, com mais de 1 000 m2, além de outros espaços de aprendizagem, de suporte e de convivência.
No Câmpus Itatiba está sediado, também, um polo de Educação a Distância da USF, com a oferta ampla de cursos a distância e semipresenciais.
Cursos de graduação presenciais: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ao longo do ano, houve a preparação para a oferta do curso de Farmácia, na modalidade presencial.
Programa de pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado em Educação, que mantém duas linhas de pesquisa – Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas e Educação, Sociedade e Processos Formativos. O Programa é nota 5 pela CAPES, um indicador de excelência.
[...] ensinar a viver necessita não só dos conhecimentos, mas também da transformação [...].
MORIN, 2010, p. 47.
A relação com a comunidade local e regional é bastante intensa. Destacam-se, no câmpus, as atividades do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), vinculado ao curso de Direito que, em 2023, realizou 2 983 atendimentos gerais e 332 atendimentos qualificados (até a data de 31 de outubro), um importante crescimento em relação a 2022. O Serviço Escola de Psicologia (SEP), vinculado ao curso de Psicologia, também teve um crescimento no número de atendimentos em relação ao ano de 2022, realizando 3 200 atendimentos, que beneficiou diretamente 259 pessoas e 172 estudantes. A Clínica Veterinária e Centro Diagnóstico VETUSF iniciaram os atendimentos em agosto de 2023, em âmbito de estágio supervisionado do curso de Medicina Veterinária. Além dessas frentes, há programas e iniciativas extensionistas e outras parcerias com o Poder Público, como o Programa de Letramento em Programação, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e ao Instituto Ayrton Senna, entre outros.
Em 2023, a USF firmou investimentos expressivos no Câmpus Itatiba, com destaque para a conclusão de obras, aquisição de equipamentos e início da operação da Clínica Veterinária e Centro Diagnóstico VETUSF. Outros investimentos foram destinados à aquisição e à montagem da estufa de cultivo e à destinação e preparação de área de plantio experimental de cultivares de larga escala, pertencentes ao curso de Engenharia Agronômica.
Compromissos que a USF apoia
Além das ações sociais realizadas por iniciativa própria, a Universidade São Francisco também é signatária de princípios nacionais e internacionais que visam a fortalecer o desenvolvimento comunitário.
Pacto Global
O Pacto Global foi planejado e estruturado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O intuito desse Pacto era mobilizar as empresas do mundo todo, para que fossem adotadas, em suas práticas de negócios, alguns valores fundamentais à vida. Não somente isso, mas que esses valores fossem aceitos em âmbito internacional, nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Trata-se, portanto, de uma iniciativa voluntária, sem caráter regulatório, refletida em dez princípios, que visam a fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio da formação de lideranças corporativas e inovadoras.
As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
A abolição efetiva do trabalho infantil.
Eliminar a discriminação no emprego.
As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
10 As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
Organização das Nações Unidas (ONU)
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Durante a Rio+20 – conferência da ONU realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2012 –, representantes de diversos países se reuniram para adotar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a qual inclui acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todas as pessoas, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Essa iniciativa resultou na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A base dessa nova diretriz está nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos no ano 2000 e que compreendiam oito objetivos de combate à pobreza a serem alcançados até o final de 2015. Com o fim desse prazo, iniciou-se uma discussão para a elaboração de um novo modelo – os ODS –, que acabou por estabelecer 17 objetivos com 169 metas em diferentes temas e propostas válidas até 2030.
chayanuphol|Shutterstock
Comunicação, marketing e relacionamento
Comunicação e marketing
A USF se preocupa em garantir que suas informações cheguem a seus funcionários, favorecendo a articulação entre alunos e a Instituição e promovendo a transparência em suas ações com a comunidade. Para isso, utiliza os seguintes recursos:
Site institucional: o portal institucional (www.usf.edu.br) é um dos meios responsáveis pela divulgação e prestação de serviços às comunidades acadêmica e externa.
Hotsites: em determinadas situações são elaborados sites com campanhas institucionais específicas.
Mídias sociais: os perfis oficiais da USF nas redes sociais permitem aos alunos, seguidores e demais interessados divulgar cultura, trocar informações e debater ideias. Atualmente, tornou-se um dos canais mais eficientes de contato com os alunos, além de permitir à Instituição informar e receber feedbacks imediatos para tomada de decisões e para resolução rápida de problemas em conjunto com a ouvidoria e a tutoria.
Campanhas de marketing digital: têm o objetivo de divulgar os serviços e a marca da Instituição por meio de campanhas estratégicas de marketing digital e publicidade em canais on-line e redes sociais.
Assessoria de imprensa: utiliza as mídias impressa, radiofônica, televisiva e on-line como ferramentas essenciais nas mediações da Instituição com o público externo e com a opinião pública.
Publicidade: tem o objetivo de divulgar os cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade e, esporadicamente, temas institucionais. Os veículos de comunicação são definidos previamente em épocas de campanhas publicitárias ou em ocasiões excepcionais em que haja necessidade de uma comunicação específica. Leva-se em consideração, no momento da escolha, o público-alvo, a abrangência e a credibilidade do veículo.
E-mail marketing: é direcionado a divulgações de campanhas institucionais, como vestibular, pós-graduação, extensão, entre outros.
SMS: meio pelo qual são enviados comunicados institucionais aos alunos e prospects da Instituição via celular.
Ações de marketing direto: buscam atingir o público de forma específica e direta com ações promocionais, eventos em parceria com empresas, feira do estudante, entre outros.
Quadro de avisos institucionais: são instalados em locais estratégicos, onde há significativa circulação de alunos, docentes e funcionários administrativos.
Intranet: trata-se de um canal oficial de comunicação entre a USF e seus funcionários, o qual, além de divulgar notícias e comunicados, oferece outros serviços que contribuem no dia a dia de trabalho.
Comunicados eletrônicos: meio de comunicação via e-mail com objetivo de transmitir informações institucionais entre a Universidade e os funcionários.
Relacionamento
A Ouvidoria representa, para todo o Grupo Educacional Bom Jesus, agilidade na solução de problemas, contribuindo, assim, na retroalimentação de informações, o que é essencial ao aprimoramento institucional e ao aumento da credibilidade. Trata-se de um espaço que garante a participação efetiva da sociedade por meio de sugestões, críticas, informações, solicitações, opiniões, reclamações, denúncias e elogios. Com prazo médio de 48 horas para retorno das solicitações recebidas, o
setor busca assegurar o atendimento acessível, confidencial, imparcial, ético e comprometido com os direitos dos manifestantes e com o cumprimento das normas e princípios da Instituição. Utilizando a ferramenta Customer Relationship Management (CRM), a Ouvidoria tem o acompanhamento de todo o processo de atendimento, além de fornecer estatísticas e análises que apoiam a tomada de decisões.
GRAU DE SATISFAÇÃO COM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO QUANTIDADE
DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Perfil dos alunos
Número total de matrículas: 29 088
Por gênero
Por câmpus e polos
Masculino
Bragança Paulista incluindo os polos: Amparo (SP), Atibaia (SP), Bragança Paulista (SP), Paulínia (SP), Campinas (SP), Itatiba (SP), Cambuí (MG), Mairiporã (SP) e Petrópolis (RJ).
Campinas – Swift
Campinas – Cambuí
Câmpus
Bragança Paulista*
Total: 20 446
*Incluindo os polos EaD.
Por gênero
Participação nos cursos
Câmpus Itatiba
Total: 3 672
Por gênero
Graduação
Pós-graduação lato sensu
Pós-graduação stricto sensu
Participação nos cursos
Graduação
Pós-graduação lato sensu
Pós-graduação stricto sensu
Câmpus Campinas
Total – Swift: 3 408
Por gênero – Swift
Participação nos cursos – Swift
Total – Cambuí: 1 562
Por gênero – Cambuí
Graduação
Pós-graduação lato sensu
Pós-graduação
Participação nos cursos –Cambuí
Graduação Pós-graduação lato sensu
Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH)
O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), localizado no Câmpus Bragança Paulista, tem por missão garantir a preservação da história, da memória e da cultura regional e, para tanto, desenvolve atividades de identificação, coleta, preservação e tratamento de documentos. Dessa forma, os procedimentos técnicos adotados garantem a organização e a acessibilidade dos acervos custodiados.
Acervo
O CDAPH acolhe acervos de natureza arquivística e bibliográfica, oriundos, sobretudo, da região bragantina. Destacam-se, no acervo, o Fundo do Poder Judiciário da Comarca de Bragança Paulista (1798-1980), que abrange diferentes municípios circunvizinhos e conta com mais de 80 mil processos; o Fundo Ernesto Leme (1896-1986); a Coleção de Livros Didáticos (1861-2006); a Coleção de Periódicos (1870-2014); a Coleção Memória de Bragança Paulista (1783-2006); a Coleção Memória da Região Bragantina (1894-2013); a Coleção Saúde e Higiene (1828-1999); a Coleção Frei Pedro Sinzig, OFM (1901-1957) e a Coleção Processos de Habilitação de Casamento do Registro Civil de Bragança Paulista (1891-1961).
A inserção social do CDAPH e a difusão cultural do acervo
O CDAPH realiza diferentes atividades culturais destinadas a consolidar sua inserção social junto a um público diversificado, garantindo a difusão cultural de seu acervo, dentre as quais destacam-se: Colóquios Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias. O primeiro colóquio ocorreu em 2010, desde então, tais eventos têm acolhido um público diversificado, estimulando a partilha de experiências significativas ao patrimônio cultural, história e memória. Em 2023, ocorreram colóquios que focalizaram os seguintes temas: Dos Saberes Femininos aos Fazeres Cotidianos; A Plataforma de Acesso AtoM-CDAPH-USF e a Difusão de um Acervo Documental; e Raízes das Cidades que nos Habitam. Os colóquios acolheram performances teatrais e o Grupo de Maracatu Companhia Malungos do Baque.
Atividades do CDAPH
• A Jornada CDAPH/USF – A diversidade dos acervos documentais, de um Centro de Documentação, foi realizada em julho de 2023. Acolheu freis da OFM e graduandos de Filosofia, com um total de 60h. Focalizou os pressupostos teóricos da gestão documental em um centro de documentação – uma unidade de informação híbrida –; na interface com princípios da arquivologia, políticas de memória, educação patrimonial, história pública, preservação e salvaguarda de acervos, o que permitiu abordar os diferentes procedimentos imbricados no trabalho junto aos documentos do CDAPH.
Bibliotecas da Universidade São Francisco (SIBUSF).
O encontro contou com a participação da pesquisadora Dra. Maria Sílvia Duarte Hadler, diretora associada do Centro de Memória-Unicamp. Nesse evento, privilegiou-se a difusão cultural e as potencialidades dos acervos documentais para a Educação Patrimonial e a História Pública.
• O II Encontro Lugares de Memórias – Que memórias? foi realizado em parceria do CDAPH com o Sistema de
• A palestra Aspectos da Trajetória Histórica de Bragança Paulista, na modalidade presencial, realizada para duas turmas do componente curricular Extensão e Dinâmicas de Aprendizagem: Saúde e Comunidade, do curso de Psicologia da USF, Câmpus Bragança Paulista, ocorreu em setembro de 2023.
Demais atividades desenvolvidas pelo CDAPH
Eventos
XLII Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias
[...] A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana. Estamos na era planetária; uma aventura comum conduz os seres humanos, onde quer que se encontrem. Estes devem reconhecer-se em sua humanidade comum e ao mesmo
tempo reconhecer a diversidade cultural inerente a tudo que é humano [...].
MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000. p. 47.
Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Em 2023, a Universidade São Francisco (USF) manteve destaque na oferta de cursos com conceito máximo avaliados pelo MEC. Recebeu 11 visitas in loco realizadas pelas comissões de avaliação, designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Dos 11 cursos de graduação avaliados, sete são presenciais e quatro na modalidade EaD. Do total, sete (64%) obtiveram o conceito máximo (5), muito bom, e os demais obtiveram conceito 4, bom. Esse resultado demonstra o reconhecimento da qualidade dos cursos pelas comissões de avaliação. Diversos indicadores que compõem o instrumento de avaliação obtiveram desempenho de excelência, como: o acesso dos alunos a equipamentos de informática, o apoio ao discente, as bibliografias, o corpo docente, o espaço de trabalho para o coordenador, a gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa, a sala coletiva de professores e as salas de aula. Os resultados retratam a
qualidade e os diferenciais da USF, conforme expresso em algumas das justificativas registradas nos relatórios pelas comissões de avaliadores:
“A triangulação evidenciou que a incorporação da cultura da autoavaliação e da avaliação externa tem servido de suporte para transformação e aprimoramento institucional [...].”
“A avaliação interna articula-se com o planejamento em todos os seus níveis, fornecendo-lhe a consistência técnica dos diagnósticos conjunturais e estruturais e a coerência política da participação de todos os segmentos.”
Justificativa apresentada pela comissão de avaliadores do curso de Nutrição, modalidade presencial, Câmpus Bragança Paulista, para o indicador 1.13. Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa (IACG, 2017).
“[...] há definido várias ações de apoio ao discente, tais como recursos disponíveis para acessibilidade metodológica, programa de monitoria, programas de nivelamento, ouvidoria, o núcleo de atendimento educacional e psicológico para estudantes – Naepe. Em reunião com os discentes, foi demonstrado o conhecimento dos programas de monitoria bem como dos suportes psicológicos oferecidos pela IES, [...]. A IES ainda promove ações de acolhimento tais como a Semana de Integração dos Calouros e do ‘Trote Solidário’ e de permanência do discente na Instituição.”
Justificativa apresentada pela comissão de avaliadores do curso de Biomedicina, modalidade presencial, Câmpus Itatiba, para o indicador 1.12. Apoio ao discente (IACG, 2017).
“Em visita virtual à infraestrutura conduzida pelos dirigentes institucionais, a comissão de avaliação visitou a sala coletiva de professores. Constatou-se que a sala atende às necessidades institucionais. A sala é climatizada e arejada. Há mesas coletivas e individuais, além de armários para os professores guardarem seus pertences. A sala dos professores também possui uma copa onde são oferecidos sucos, chás, máquina de café, bebedouro, forno micro-ondas e lanches durante todo expediente oferecidos pela IES. Toda a sala possui acesso à internet cabeada e sem fio para utilização de equipamentos pessoais portáteis. O ambiente permite descanso e favorece a integração entre docentes.”
Justificativa apresentada pela comissão de avaliadores do curso de Engenharia de Computação, modalidade presencial, Câmpus Campinas – Swift para o indicador 3.3. Sala coletiva de professores (IACG, 2017).
Qualificação do corpo docente
Para proporcionar educação de qualidade a seus alunos, a USF se preocupa com a qualificação constante de seu corpo docente. Dessa forma, adota as seguintes políticas:
• seleção de docentes considerando as determinações legais e a vocação ao mérito acadêmico, com base na capacidade de produzir conhecimento;
• admissão preferencial de docentes já portadores do título de mestre e doutor;
• incentivo à progressão na carreira por meio do aperfeiçoamento pessoal e profissional, com a concessão de bolsas de estudo e convênios com outras instituições;
• incentivo à produção científica e à participação em eventos e encontros científicos;
• programa de avaliação institucional.
A tabela a seguir apresenta a titulação dos docentes da USF.
Pós-Graduação Stricto Sensu Produção Científica
A USF conta com três Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS), que oferecem os níveis de mestrado e de doutorado em Ciências da Saúde, Educação e Psicologia, avaliados pela Capes com conceitos 5, 5 e 7, respectivamente, de acordo com a última avaliação quadrienal (2017-2020). A manutenção do conceito 7, nota máxima, expressa excelência internacional ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A USF é uma das três instituições de ensino brasileiras (sendo a única privada) a ter um programa nesse nível na área de Psicologia. Os programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Educação evoluíram para a nota 5, o que denota o reconhecimento do esforço assumido pelos docentes, discentes, corpo técnico dos programas, investimento e compromisso institucional com a qualidade do ensino e da pesquisa. Na USF, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) oferecem importantes espaços para formação de pesquisadores e produção científica no Brasil. Todos os programas desenvolvem projetos que contam com o apoio institucional e investimentos de agências de fomento externas, refletindo a importância dos temas pesquisados e a qualificação dos pesquisadores envolvidos.
Principais produções dos programas
A matriz atual compreende componentes curriculares de formação geral que atende também aos aspectos pedagógicos, éticos e metodológicos; e os componentes curriculares específicos que podem ser cursados pelos discentes independentemente da linha em que desenvolvam seus projetos.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde possui duas linhas de pesquisa: 1. Farmacologia Geral e Clínica; e 2. Estratégias Interdisciplinares na Pesquisa Experimental Aplicada a Doenças, contando com projetos de pesquisa vinculados às linhas, os quais funcionam de forma articulada e integrada. No ano de 2023, o
programa, com 59 alunos regulares ativos, teve 7 dissertações e 6 teses defendidas, sendo publicados 62 artigos científicos com a coautoria de alunos e egressos do programa. Desses artigos científicos, aproximadamente 60% foram publicados em periódicos internacionais de excelência no estrato Qualis A1 e A2, bem como dois capítulos de livro e uma patente depositada.
O Programa de Pós-Graduação em Educação possui duas linhas de pesquisa: 1. Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas; e 2. Educação, Sociedade e Processos
Formativos, além de vários projetos de pesquisa vinculados às linhas. Os pesquisadores do PPGSS em Educação
publicaram 39 artigos em periódicos qualificados, a maioria estrato Qualis A1 e A2, e 9 capítulos de livros, sendo três dos artigos publicados em periódicos internacionais. No ano de 2023, ingressaram 14 mestrandos e 10 doutorandos no PPGSS em Educação e foram titulados 8 doutores e 7 mestres.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia apresenta quatro linhas de pesquisa: 1. Construção,
validação e padronização de instrumentos de medida; 2. Avaliação psicológica em contextos da saúde mental; 3. Avaliação em psicologia educacional; e 4. Avaliação em contextos de trabalho e carreira. O programa contou com a publicação de 122 artigos (aproximadamente 70% em periódicos internacionais de excelência), 7 livros e 41 capítulos de livro. Adicionalmente, destacam-se capítulos publicados em livros internacionais.
Infraestrutura de pesquisa
Os laboratórios de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde estão distribuídos em uma área de aproximadamente 760 m2 e contam com excelente infraestrutura e parque de equipamentos adquiridos com recursos externos provenientes de agências de fomento. Os projetos são desenvolvidos nos laboratórios de Fisiologia do Exercício, Farmacologia, Microbiologia, Produtos Naturais, Genética e Biologia Molecular e Laboratório de Investigação Médica.
O programa possui, ainda, a Central Analítica Multiusuários, que é uma área específica para uso compartilhado de equipamentos, promovendo a otimização dos recursos, o suporte técnico e a acessibilidade para o desenvolvimento dos projetos da comunidade científica interna e externa. Entre os equipamentos disponíveis, podemos citar os de alto custo, que foram adquiridos com recursos obtidos pela Finep (MCTI/Finep/CT-Infra – Proinfra) e pela Fapesp. Pode-se citar como exemplos o PCR em tempo real, o PCR digital e o sequenciador de DNA (ThermoFisher), o cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massas (Shimadzu), o cromatógrafo
líquido para a purificação de moléculas (FPLC-ÄKTA Purifier) e o moderno sistema de cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas (Xevo Q-TOF, LC-MS/ MS da Waters). Além dos laboratórios, o programa dispõe de biotério, do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) e da parceria com a Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia (Unifag).
A experiência no desenvolvimento de projetos de colaboração nacional e internacional pode ser comprovada pela realização de acordos de cooperação e resultados alcançados com as parcerias estabelecidas com a USP; a Unicamp; a Unesp; a Universidade de Lund, na Suécia; a Universidade Técnica da Dinamarca; a Universidade de Coimbra e de Porto, em Portugal; e a Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos. As colaborações geraram cerca de 12 artigos em revistas de alto impacto, além da possibilidade de intercâmbio de alunos.
O programa de educação, localizado no Câmpus Itatiba, conta com 12 salas próprias e climatizadas para docentes, com acesso à internet, por wi-fi e a cabo. Há um espaço cli matizado dedicado para estudos e pequenas reuniões, destinado aos docentes, discen tes e pós-doutorandos, com mesas, bancadas e acesso à internet. O programa apresenta, ainda, espaços distintos para o desenvolvimento de atividades computacionais e recursos de hardware e software, que garantem o acesso on-line às bases de dados nacionais e internacionais, fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas. A biblioteca digital oferece conteúdo técnico e científico, em várias áreas do conhecimento, e oferece acesso às bases de dados nacionais e internacionais (Portal de Periódico Capes).
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia conta atualmente com seis laboratórios, dois para cada uma das linhas de pesquisa já instaladas. A cada ano, os investimentos em equipamentos são aumentados, com verbas de pesquisa financiadas pelo CNPq e Fapesp, assim como o número de estudantes nos laboratórios, permitindo que as atividades de linhas de pesquisa sejam desenvolvidas com mais qualidade.
O Laboratório de Avaliação Psicológica e Educação (LabAPE) nucleia vários projetos de pesquisa e serviços ligados à avaliação e medidas em psicologia e educação.
O Laboratório de Avaliação Psicológica em contextos de Saúde Mental (LaPSaM) desenvolve pesquisas que visam a buscar evidências de validade para instrumentos de avaliação psicológica no contexto da saúde e da saúde mental. Também envolve projetos que vêm recebendo apoio da Fapesp, Capes e CNPq por meio de bolsas de IC, mestrado, doutorado e produtividade em pesquisa, além de financiamentos à pesquisa ligados a editais específicos. O Laboratório de Psicologia Educacional (Lape) agrupa estudos de avaliação de construtos cognitivos e afetivos em contextos educacionais relacionados à aprendizagem, ao desenvolvimento, à escolarização e ao desenvolvimento de carreira.
O Laboratório de Avaliação Psicológica do Trabalho realiza estudos na área da psicologia organizacional e do trabalho, com foco na construção e estudos psicométricos de instrumentos de medida de diversos construtos, como clima organizacional, qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, assédio moral, entre outros.
[...] Assim, podemos imaginar os caminhos que permitiriam descobrir, em nossas condições contemporâneas, a finalidade da cabeça bem-feita.
Tratar-se-ia de um processo contínuo ao longo dos diversos níveis de ensino, em que a cultura científica e a cultura das humanidades poderiam ser mobilizadas [...].
MORIN, 2010, p. 33.
Perfil do egresso
Os egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde possuem distintas graduações na área da saúde e, atualmente, exercem atividades de docência na USF e em outras instituições, cargos de gestão (direção de hospital, coordenação de curso ou em serviços de saúde), e também atuando fora do país, seja em indústrias farmacêuticas, seja na continuidade da formação acadêmica em estágios de pós-doutoramento.
Dados mostram que 40,4% dos egressos atuam na docência, sendo a maioria como professor universitário (94,5%), aproximadamente 7% atuam na área de pesquisa, 14,7% atuam em áreas clínicas (farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas), 9,6% atuam como analistas clínicos/técnicos de laboratório, 4,7% atuam na indústria e 3,9% ocupam cargos de gestão em saúde (diretor clínico, diretor técnico de hospital, chefe de serviços de cirurgia, superintendente de ambulatório etc.).
O programa evidencia uma abrangência local e regional, visto que 60% de
nossos egressos atuam em Bragança Paulista e 36% deles em faculdades e estabelecimentos de saúde na região próximos a Bragança Paulista (Atibaia, Extrema, Piracaia, Joanópolis, Socorro, Amparo e Itatiba).
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF tem um perfil acadêmico cuja missão é promover a formação de docentes/ pesquisadores para atuar em uma educação atenta ao outro, com interação dialógica e potencialidades para projetos coletivos, sustentáveis e inovadores, objetivando a equidade e a transformação social. Há, assim, por parte do programa, a preocupa ção com uma formação mais ampla do pós-graduando, possibilitando que os egressos possam atuar no Ensino Superior ou na Educação Básica como professor ou gestor. Os egressos são acompanhados pelo programa e, prin cipalmente, pelos ex-orientadores, que, após a conclusão do curso, continuam publicando produtos resultantes das grinny |
PESQUISA
pesquisas desenvolvidas; há também o acompanhamento das atividades que são elaboradas por eles nos respectivos contextos de trabalho. Os egressos do programa são, na maioria, docentes da Educação Básica ou Ensino Superior de diferentes regiões do país, com uma concentração maior na região de Itatiba e sul de Minas Gerais e, em menor número, nos estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraná e Roraima. Muitos atuam em institutos federais e universidades públicas, com atividades de pesquisa, de ensino, de extensão e de gestão escolar.
A internacionalização está prevista no planejamento estratégico do Programa de Pós-Graduação em Educação da USF. Está baseada em três pilares principais: internacionalização da pesquisa, internacionalização da produção intelectual e iniciativas institucionais de apoio à internacionalização para estágios de pós-doutoramento dos docentes.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da USF busca formar pesquisadores em nível de mestrado e doutorado, para que esses profissionais possam atuar em serviços e instituições públicas ou privadas, a fim de
desenvolver atividades de pesquisas, consultorias, assessorias e prestação de serviços que se relacionem à avaliação e às medidas psicológicas em diversos contextos. O programa também busca propiciar experiências que contribuam para a formação de docentes do Ensino Superior, com conhecimento especializado na área de avaliação e medidas. Como forma de verificar se esses objetivos são alcançados, é realizado um mapeamento periódico dos egressos, isso a cada dois anos. O levantamento conduzido em 2023 contemplou egressos do mestrado e do doutorado dos anos de 2020 e 2022. No total, 34 egressos responderam ao instrumento de pesquisa, sendo 53% do mestrado e 47% do doutorado, com faixa etária de 24 e 51 anos (média 32,7 anos; DP=6,6).
No que se refere às atividades de docência, 74% dos egressos relataram atuar no Ensino Superior. Entre eles, vale mencionar que 64% lecionam em cursos de graduação de Psicologia, 16% em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e 8% na graduação e pós-graduação stricto sensu. Entre os respondentes, 94% avaliaram que a titulação (mestrado e/ou doutorado) proporcionada pelo PPG-Psicologia USF gerou oportunidade de trabalho e 71% que a titulação propiciou aumento salarial e/ou renda.
Internacionalização na pesquisa da USF
O texto a seguir discrimina as atividades de intercâmbio apoiadas institucionalmente para a realização de atividades de pesquisas e também para a participação de docentes e discentes em congressos e conferências de destaque em 2023.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde viabilizou a troca de experiências, por meio do intercâmbio, das estudantes Lucero Flores, do Peru, durante o mês de fevereiro de 2023; e Lilia Kharouf, da Tunísia, durante o mês de agosto de 2023. Ambas alunas realizaram estágio nos laboratórios de Produtos Naturais e Microbiologia, respectivamente. No período de setembro a dezembro de 2023, a aluna de iniciação científica Giulia
Vicente Destro esteve em intercâmbio na Universidade de Oslo, com fomento do Processo Fapesp 2023/03868-3, na modalidade bolsa de estágio de pesquisa no exterior.
Durante os meses de novembro e dezembro de 2023, a aluna de mestrado Brenda Vieira esteve em intercâmbio na Universidade de Lund, na Suécia, para inclusão de experimentos em seus estudos. De janeiro a março de 2023, a Profa. Michelle Darrieux Sampaio Bertoncini esteve na Universidade de Lund, na Suécia, para realização de projeto em parceria com o pesquisador Anders
Hakansson. Esse intercâmbio foi realizado por meio da Chamada Conjunta Brasil-Suécia CNPq-SRC 2021-4 (Processo CNPq 400099/2022-5).
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação contou com docentes e estudantes que realizaram intercâmbios para participar de congressos, projetos de pesquisa, apresentações científicas, programa de doutorado sanduíche e estágios pós-doutorais em instituições estrangeiras. A Profa. Daniela Dias dos Anjos realizou, entre setembro de 2022 e janeiro de 2023, estágio de pós-doutorado no Laboratório Experience, na Universidade
Paris 13. O Prof. Carlos Roberto da Silveira esteve em estágio pós-doutoral, na Universidade de Açores, entre setembro e dezembro de 2023. Além disso, a estudante Fabiana Aparecida dos Reis esteve em doutorado sanduíche, na Universidade de Sherbrooke, no Canadá, com bolsa da própria universidade, entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024.
No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, a Profa. Ana Paula ministrou uma conferência no Centro de Investigação em Educação – Research Centre on Education (CIEd), com o tema Bem-estar subjetivo: do estudante ao profissional
Ela também participou de uma banca de doutorado intitulada Adaptación y validación del inventario de intereses vocacionales SDS, para su implementación en el contexto colombiano, do Programa de Doutorado em Psicologia da Universidade Católica de Colombia. A Profa. e sua orientanda de pós-doutorado, Ligia de Santis, participaram de um consórcio internacional de estudos sobre avaliação do burnout parental, formado por mais de 50 países, liderado pela Dra. Isabelle Roskam, da Université Catholique de Louvain (UCLouvain, Bélgica). A Profa, Ana Paula Noronha é editora associada da Frontiers in Psychology.
A docente Anna Elisa foi palestrante convidada no Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica, que ocorreu em Portugal. Ela também atuou como editora associada da revista internacional Rorschachiana, publicada pela International Society of Rorschach, e foi membro da diretoria da International Society of Rorschach. O docente Ricardo Primi passou a ser Member of the Technical Advisory Group of the
International Early Learning and Child Well-Being Study (OECD, ACER), gestão que se estenderá até 2025. O Prof. Ricardo Primi permaneceu como Member of the Technical Advisory Group of the Socio-Emotional Skills Study (OECD), de 2018 a 2023. Em 2022 e 2023, ele coordenou um grupo de consultoria à OCDE para o planejamento e análise dos dados socioemocionais do levantamento internacional PISA. A equipe foi formada por ele, pelos Profs. Felipe Valentini e Nelson Hauck, do PPG-Psicologia, e pelo Prof. Carlos Henrique Nunes, do PPG-Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.
Os docentes Giselle Pianowski e Lucas Carvalho participaram de um seminário na University of Oslo, na Noruega, a convite do Prof. Cato Grønnerød. Eles também participaram e apresentaram trabalhos na Society for Personality Assessment Annual Meeting. A Profa. Giselle Pianowski se manteve representante da USF no Projeto UTFORKS, em parceria com a University of Oslo. Ela também é integrante do R-PAS Research
and Development Group e Chair do Scientific Review Committee – R-PAS Multimethod Assessment Conference.
O Prof. Felipe Valentini é membro da diretoria da International Test Commission (ITC) e ajudou na organização da próxima conferência da instituição, bem como no planejamento. Como parte desse trabalho, ele fez uma apresentação no congresso virtual Environment and Human Sciences, na Indonésia. Outro desdobramento foi que o Prof. Felipe Valentini participou da organização de um evento científico colaborativo do ITC com o Ministério da Educação, em El Salvador. Ele também coordenou o planejamento e a execução do Early Career Awards do ITC, tarefa dividida com pesquisadores de outros países, além dos professores do PPG-Psicologia da USF, Nelson Hauck, Evandro Peixoto e Ana Paula Noronha.
O docente Evandro Peixoto realizou uma visita técnica à Universidade de Ottawa, no Canadá. A docente Ariela Raíssa Lima Costa manteve sua
colaboração internacional com o Prof. Bruno Bonfá (University of Western Ontario, Canadá) e o grupo do Prof. Martin Bäckström (Lund University, Suécia). A Prof. Ariela também ingressou como membro da International Society for Research on Aggression (ISRA). O docente Víthor Rosa Franco manteve sua colaboração em diversos grupos de pesquisas internacionais, incluindo pesquisadores da University of Western Australia. Ele manteve sua atuação como membro da IEEE Computer Society (CS) Student Branch Chapter, DF, BRA, para o desenvolvimento de um chatbot para intervenção em saúde mental.
A estudante de doutorado Gisele Magarotto Machado esteve, de outubro de 2022 a março de 2023, na Universidade de Olso, na Noruega, via edital PDSE. A aluna regressou à Noruega, com financiamento próprio, onde permanecerá até março de 2024 para novo estágio de pesquisa.
Docentes estrangeiros na Instituição
Em 2023, os programas de pós-graduação stricto sensu receberam docentes de renomadas instituições estrangeiras, apoiados pela USF, com objetivo de trocar conhecimentos em suas áreas de atuação.
No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, recebemos a visita dos seguintes profissionais:
• Bernard Schneuwly – Universidade de Genebra, Suíça (conferência e debate com alunos).
• Frédéric Saussez – Universidade de Sherbrooke, Canadá (reunião on-line sobre projeto de pesquisa internacional).
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, com apoio institucional, viabilizou o recebimento do pesquisador Anders Hakansson, da Universidade de Lund, na Suécia, como pesquisador visitante na USF, ele permaneceu na Instituição durante o mês de setembro de 2023. Nesse período, o Prof. Anders ministrou um workshop intitulado Bacterial Pathogenesis: from Mechanisms to Disease e um seminário com o tema Biofilms and their Role in Disease Pathogenesis que foi apresentado na disciplina Advanced Topics in Health Sciences I, componente curricular obrigatório no programa. Ambos os eventos foram abertos a todos os discentes e docentes da universidade. Além disso, durante a estadia do pesquisador, foram estabelecidas parcerias em projetos de pesquisa dos docentes do programa, bem como o planejamento para o recebimento de alunos da Suécia para o próximo ano.
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia, em 2023, também recebeu apoio da USF e promoveu a vinda de renomados pesquisadores estrangeiros. Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o docente Ricardo Primi promoveu a vinda ao Brasil dos pesquisadores Filip de Fruyt, da Ghent University (Bélgica), e Oliver John, da Berkeley University (Estados Unidos). Além disso, o Prof. Oliver John (University of California at Berkeley) ofereceu um minicurso e participou em uma aula do PPG. Os docentes Giselle Pianowski e Lucas de Francisco Carvalho organizaram a vinda do Prof. Cato Grønnerød, da Universidade de Olso (Noruega), à USF. O professor ofereceu um curso aos alunos do PPG, além de participar de reuniões técnicas com grupos de pesquisa. O docente Evandro Peixoto também organizou a vinda do Prof. Simon Coulombe, da Universidade de Laval (Quebec, Canadá), à USF.
Pós-doutorado
Em 2023, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, o docente Marcelo Ribeiro esteve em estágio pós-doutoral no Centro de Regulación Genômica em Barcelona, na Espanha. As colaborações internacionais estabelecidas nesse quadriênio foram de grande importância para o desenvolvimento dos projetos dos discentes, e resultaram, até o momento, em 17 artigos científicos publicados em revistas de alto impacto, além de outros artigos que
PESQUISA
Atividades de extensão à comunidade
Desde 2017, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, em parceria com o CNPq, participa do programa PIBIC-Ensino Médio (EM). O programa, além de captar novos talentos e incentivar os estudantes do Ensino Médio na área acadêmica e pesquisa científica, também contribui para a formação científico-tecnológica dos estudantes. Os melhores alunos do Ensino Médio de escolas municipais de Bragança Paulista são selecionados, por meio de editais, e alocados nos diferentes laboratórios do PPG Ciências da Saúde/USF, em que participam de atividades junto aos grupos de pesquisa. Os estudantes bolsistas têm a oportunidade de participar do Encontro de Iniciação Científica, Pós-Graduação e de Extensão –USF e divulgar os trabalhos desenvolvidos em formato de pôster e comunicação oral. Esses estudantes são arguidos por docentes do programa e têm a oportunidade de vivenciar
1. Epidemiologia Molecular Aplicada à Detecção de Resistência Bacteriana aos Antibióticos e de Surtos Hospitalares – o projeto é uma parceria do programa com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HUSF.
2. Microbiologia nas escolas – o projeto é realizado em parceria com escolas municipais de Bragança Paulista.
3. Programa de Pós-Graduação em Educação – o programa desenvolve o projeto extensionista Laboratório de Letramento, que envolve oficinas e palestras para estudantes da graduação, da pós-graduação e para professores da educação básica.
4. Programa de Pós-Graduação em Psicologia – o programa manteve o projeto de extensão Avaliação Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes (Edital DC/BP 46/2023), coordenado pelo professor/colaborador Ricardo Franco de Lima. O projeto tem como objetivo treinar alunos da graduação em Psicologia nas práticas de avaliação neuropsicológica, além de conduzir avaliações com crianças e adolescentes encaminhados ao SEP (Bragança Paulista) com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento.
Iniciação científica
O Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão da Universidade São Francisco (PICITExt) tem como objetivos:
• despertar a vocação científica, incentivar e desenvolver talentos entre alunos, mediante a participação em projetos de pesquisa e extensão;
• promover a inserção e a formação de alunos de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e extensão, fundamentais para a produção do conhecimento científico;
• contribuir na formação de recursos humanos e fortalecimento da capacidade inovadora das universidades, instituições de pesquisa e empresas no país;
• possibilitar a interação entre atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovações e extensão, produzidas na graduação e em programas de pós-graduação stricto sensu da USF e outras instituições;
• fomentar a pesquisa no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e/ou nas Áreas Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC);
• contribuir na redução do tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação stricto sensu;
• ampliar a empregabilidade no cenário profissional atual e futuro;
• promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes tipos de público, alcançando amplos setores da sociedade, em articulação com especialistas, grupos e instituições que atuam nas diferentes áreas de educação.
O Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão se apresenta como um dos instrumentos de convergência na busca de integração entre ensino, pesquisa e extensão, por incentivar a autonomia, estimular o protagonismo e propor mudanças, construindo trilhas para o desenvolvimento de competências em pesquisa, que vão além da educação profissional. Nesse conceito, o programa busca ampliar o engajamento de alunos em projetos interdisciplinares, interinstitucionais e inovadores, por meio da oferta de diferentes linhas de pesquisa que interagem com as temáticas de desenvolvimento local e regional. Entre as estratégias adotadas para formação científica, são publicados anualmente editais de chamada para participação no PICITExt da USF. Nesse processo, tanto alunos como docentes têm a oportunidade de submeter seus projetos de pesquisa e realizar atividades científicas. Os projetos são selecionados de acordo com as diretrizes institucionais, seguindo as chamadas
públicas que destacam os eixos transversais de pesquisa, as áreas temáticas consideradas prioritárias conforme o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações
Unidas (ONU).
Em 2023, foram submetidos 266 planos de trabalhos elaborados pelos alunos de iniciação científica, sendo que 66,5% desse total está vinculado aos projetos desenvolvidos por docentes dos cursos de graduação e 33,5% por docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da USF.
Durante 2023, estudantes de iniciação científica receberam bolsas mantidas com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
Científica (PIBIC), Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e financiamento da própria USF por meio do Programa de Bolsa Auxílio para Iniciação Científica, Iniciação
Tecnológica e Extensionista (PROBAICITExt).
Há ainda a modalidade de iniciação científica voluntária, na qual os estudantes não recebem bolsa para realizar a pesquisa. Com objetivo de aproximar os colégios da Universidade, atrair estudantes e docentes de Ensino Médio para a pesquisa e identificar alunos talentosos desde muito cedo, a USF mantém o incentivo para a iniciação científica júnior e concede cotas institucionais e fomento do CNPq para essa atividade.
Todo o movimento de pesquisa e desenvolvimento de iniciação científica, tecnológica e extensionista é marcado pelo evento integrado que acontece anualmente no mês de maio, durante o Encontro de Iniciação Científica, que em 2023 chegou à sua 28.ª edição, com o tema central Crescimento Sustentável: Pesquisa, Coletividade e Gerações Futuras. Estiveram presentes avaliadores ad hoc, pesquisadores representantes do CNPq, docentes do Comitê Institucional de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (PICITExt) da USF e convidados. Em termos quantitativos, foram 890 inscritos para as sessões remotas, 177 apresentações
de trabalhos e mais de 2 500 inscrições para as atividades on-line. Ao todo, foram organizadas 25 sessões de apresentações de trabalhos nas diferentes áreas de pesquisa da USF. Com o objetivo de valorizar a produção acadêmica, científica, tecnológica e extensionista, foram atribuídos prêmios para as melhores apresen tações e menção honrosa para os trabalhos com reconhecida contribuição no seu devido campo do conhecimento. Além do evento ser uma grande oportunidade de apresentação dos resultados das pesquisas científicas, tecnológicas e extensionistas realizadas na USF, anualmente é editado um e-book dos resumos como estímulo e difusão da produção acadêmica.
Merece destaque o apoio institucional na con cessão de bolsas de estudos para os melhores estudantes de iniciação científica das escolas públicas de Bragança Paulista e que realizam suas pesquisas no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde. Nesse con texto, o PICITExt-EM busca expandir a iniciação científica no âmbito do Ensino Médio, com obje tivo de desenvolver precocemente o interesse pela ciência, identificar talentos potenciais entre os estudantes de escolas públicas e suscitar o desejo nos alunos de seguir a carreira acadêmica e científica.
[...] O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico [...].
MORIN,
2000, p, 15.
Publicações
A divulgação da pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, pesquisa acadêmica, iniciação científica, inovação, tecnologia, extensão e desenvolvimento artístico e cultural ocorre por diversos mecanismos: revista PsicoUSF, periódico Horizontes, Boletim CDAPH, anais de eventos científicos, revistas acadêmicas
Ensaios USF e Ensaios Pioneiros e o repositório da produção científica da USF.
Revista PsicoUSF
A PsicoUSF é um periódico científico editado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, com o objetivo de apresentar e divulgar pesquisas atuais da área da Psicologia e também de servir como um veículo de disseminação do conhecimento a pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados. O periódico, que é qualificado como A2 segundo a avaliação mais recente da Capes, conta com 65 números publicados. Foi aceito para integrar a Coleção Scopus, uma das principais bases de dados do mundo, resultado da avaliação de diversos aspectos, sobretudo continuidade da publicação, pontualidade e qualidade do corpo editorial e dos artigos publicados. A revista passou a figurar no 44.º lugar entre as revistas em português mais citadas pelo Google Scholar. O periódico está nos indexadores: Scientific Electronic Library On-line (SciELO), Scopus; Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc); Directory of Open Access Journals (DOAJ); Sociological Abstracts (EUA); UlrichsWeb Global Serial Directory; Linguistics and Language Behavior Abstracts (EUA); Social Planning/Policy and Development Abstracts (EUA); Psicodoc (Espanha); Clase (México); IndexPsi (Brasil); e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências – LILACS (Brasil).
Revista Horizontes
A revista Horizontes, com publicação contínua, é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF, Câmpus Itatiba. Aceita, para publicação, artigos inéditos resultantes de pesquisas de caráter empírico ou teórico, além de ensaios, resenhas e entrevistas, exclusivamente na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas. Com vistas a manter uma interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, o periódico aceita publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Além de textos de demanda contínua, o periódico é composto de seções temáticas coerentes com seu escopo; essas seções são sugeridas pelo comitê editorial ou propostas por pesquisadores externos, desde que avaliadas previamente. Nesses dois casos, os artigos passam por todas as etapas do processo de avaliação. O periódico apresenta avaliação Capes Qualis A2 e tem como indexadores: INEP; Clase; Atualidad Iberoamericana; Latindex; Biblioteca Latino Americana (Biblat), Diadorim; Edubase; Google Scholar; Periódicos; Psicodoc; Redib e Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Boletim CDAPH
O Boletim CDAPH é um periódico on-line, de demanda espontânea, publicado pelo Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação da USF, Câmpus Bragança Paulista. Inscreve-se na área das Ciências Humanas (História e Educação) e Sociais
Aplicadas (Ciências da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia). Tem por objetivos: ampliar o intercâmbio acadêmico e a circulação do conhecimento nas áreas inscritas; contribuir para a difusão cultural, incentivando a formação de um público atento à diversidade, às demandas sociais e às distintas políticas culturais mobilizadas na seara patrimonial; bem como garantir o reconhecimento e a valorização de bens e manifestações culturais de diferentes grupos sociais. Foi classificado no estrato B4, na área de História, segundo Qualis Capes. Divulga pesquisas, ações educativas e artigos inéditos relativos às temáticas do Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial.
Ensaios USF
A revista Ensaios USF é uma publicação semestral, editada pelo Núcleo de Pesquisa Acadêmica, com perfil interdisciplinar, dedicada à divulgação e aos debates científicos dos avanços teóricos e práticos de pesquisa acadêmica agrupados nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas, Ciências Humanas e Sociais, Educação e Ensino e Extensão. Os artigos podem partir de estudos diversos, como reflexões teóricas; relatos de experiências teórico-práticas; relatos de estágios, resultados de pesquisa de mestrado; doutorado ou trabalhos de curso; iniciação científica e extensão, entre outros. O periódico tem por missão disseminar o conhecimento mediante artigos científicos originais, a fim de ampliar as discussões e os debates acerca de temas relevantes para a comunidade científica e para a sociedade. A publicação está no indexador Google Scholar. A revista Ensaios USF está classificada no estrato B3, área interdisciplinar, segundo Qualis Capes.
Ensaios Pioneiros
A revista Ensaios Pioneiros é uma produção eletrônica e de periodicidade semestral, criada pela Rede Pioneira de Cooperação do Estado de São Paulo, que integra a USF, o Centro Universitário Hermínio Ometto (FHO|Uniararas) e o Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos. A revista, com sede na USF, é dedicada à publicação de artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento originados de estudos diversos, como reflexões teóricas, relatos de experiências teórico-práticas, relatos de estágios, resultados de pesquisa de mestrado e doutorado, pesquisas oriundas dos trabalhos de curso, da participação em projetos de iniciação científica, extensão e outros. A revista Ensaios Pioneiros está classificada no estrato B2, área interdisciplinar, segundo Qualis Capes.
Anais
Outro mecanismo de divulgação das pesquisas dos programas de pós-graduação stricto sensu, pesquisa acadêmica, iniciação científica, inovação, tecnologia, atividades extensionistas, desenvolvimento artístico e cultural ocorre pelos Anais dos Encontros Integrados de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Extensão e Seminário de Estudos do Ser Humano Contemporâneo, publicado no formato e-book.
Repositório da Produção Científica
Trata-se de um repositório institucional que promove a socialização dos resultados de pesquisa e oferece oportunidades para o compartilhamento do conhecimento científico, tecnológico, extensionista e cultural produzido na USF. O repositório representa, portanto, um espaço para os pesquisadores compartilharem seus trabalhos, além de ser uma ferramenta de armazenamento, recuperação e visibilidade de toda comunicação disponibilizada.
Comitê de ética em pesquisa
Criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa, em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa sempre com padrões éticos ditados por normas e diretrizes regulamentadoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).
Pesquisas com seres humanos
A USF, prezando pelos padrões éticos no desenvolvimento de pesquisa em seres humanos, foi pioneira ao criar o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) a mais de 20 anos em uma Instituição de Ensino Superior (IES), conforme portaria GR n.º 08/1997, sendo responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos, conforme consta da Resolução Consun nº 06/2012, que aprovou o Regulamento Interno do Comitê.
O CEP/USF é regulamentado pela Conep, que está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde. A prestação de contas é realizada por meio de relatórios semes trais na Plataforma Brasil, nos quais é mensurada a quantidade de projetos rea lizados no período. Composto de um colegiado interdisciplinar e independente, o comitê foi criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa dentro dos padrões éticos, garantindo o respeito às normas internacionalmente aceitas, além de resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas. É necessário ressaltar que o CEP/USF possui uma responsabilidade social, consultiva e educativa, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a apuração delas.
[...] Todo desenvolvimento verdadeiramente humano deve compreender o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana [...].
Programas de inclusão no Ensino Superior
Além da participação nos programas e projetos governamentais de inclusão à educação, a USF disponibiliza aos seus alunos, institucionalmente ou por meio de parcerias, oportunidades para continuidade nos estudos.
PROGRAMAS MODALIDADES ALUNOS
Programa Universidade para Todos (Prouni)
Bolsas 100% (renda per capita máxima de 1,5 salário-mínimo)
Bolsas 50% (renda per capita máxima de 3 salários-mínimos)
Bolsa Filantropia –Programa de Bolsas –Vestibular Social
Bolsas 100% (renda per capita máxima de 1,5 salário-mínimo)
Bolsas 50% (renda per capita máxima de 3 salários-mínimos)
Educafro – Educação e Cidadania para Afrodescendentes e Carentes*
Funcionários e Dependentes
Convênios Institucionais
Desconto Gestor (Desafio, Gestor, Gestor Reitor e Permanência)
Acreditar – Programa de Parcelamento Diferenciado
Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies)
Fundacred –
* O Convênio tem por objeto uma ação afirmativa de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial entre a USF e FAecidh-Francisco de Assis - Educação, Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos.
Núcleo de Extensão Universitária
No ano de 2023, assim como nos anos anteriores, a USF mobilizou toda a comunidade acadêmica em prol da disseminação do conhecimento e do auxílio à comunidade.
Durante cada encontro, discentes, docentes e funcionários administrativos foram responsáveis por atuarem no cumprimento da função social, tornando disponível serviços pouco acessíveis à população carente socioeconomicamente.
O papel de Extensão Universitária, mais uma vez, caminhou em conjunto com os compromissos assumidos pela Instituição, sobretudo o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Confira a seguir as atividades promovidas pelo Núcleo de Extensão Universitária no ano de 2023.
Medicina
Eventos
XL Semana Médica – Valorizando a Vida do Início ao Fim
Promovida pela USF, a XL Semana Médica foi realizada no Câmpus Bragança Paulista. As palestras ofertadas abordaram temas referentes ao propósito da Medicina e à aplicabilidade das teorias e das técnicas da área médica. Ao todo, 774 pessoas participaram do evento.
Atendimento às Crianças de Cirurgias Gastrointestinais
Gastrinho 2023 Medicina Presencial
Revalidação do Diploma de Medicina no Exterior
Paulista 20 pessoas
Biomedicina Eventos
Inovações na Biomedicina – Ciclo de Palestras 2023
Promovido pelo curso de Biomedicina da USF, o evento apresentou diversos avanços e inovações na área, como o desenvolvimento de novas tecnologias e métodos de diagnósticos mais precisos e eficientes. Ao todo, 2 000 pessoas participaram das palestras transmitidas pelo canal oficial da USF no YouTube.
10 anos do
Curso de Biomedicina USF
A USF promoveu o evento em comemoração aos 10 anos do curso de Biomedicina. O evento foi realizado no Câmpus Bragança Paulista. Ao todo, 500 pessoas participaram do evento transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube.
Como Começar na Área da Estética Biomedicina Presencial Campinas Swift 50 pessoas
Toxicologia dos Cosméticos Biomedicina Presencial Bragança Paulista 100 pessoas
Feira de Extensão do Curso de Biomedicina – USF
Biomedicina Presencial Campinas Swift 200 pessoas
Fisioterapia Eventos
VII Semana de Fisioterapia e XII Encontro de Egressos
O curso de Fisioterapia da USF promoveu essa tradicional semana, que contou com diversas palestras, workshops e sessões práticas realizadas por vários especialistas, além de apresentações de projetos e pesquisas desenvolvidas por estudantes da área. Os eventos ocorreram no Câmpus Bragança Paulista e foram acompanhados por 1 500 pessoas.
Ambiente Virtual: Como Utilizá-lo na Reabilitação Neurofuncional
I Jornada de Fisioterapia de Itatiba
1.º Simpósio Bragantino Esportivo
Gesso Seriado em Neuropediatria
Fisioterapia
On-line –Google Meet Todos 110 pessoas
Fisioterapia
Presencial Itatiba 60 pessoas
Medicina Presencial Bragança Paulista 800 pessoas
Fisioterapia
Presencial Bragança Paulista 200 pessoas
Odontologia
Eventos
50.º Jornada Odontológica Franciscana –50 anos Construindo Sorrisos, Transformando Vidas!
Em outubro, a USF promoveu o evento em celebração aos 50 anos do curso de Odontologia. Para essa celebração, foi realizada uma sessão solene com homenagens e depoimentos, além da Noite de Gala para alunos e professores no Salão Nobre do Câmpus Bragança Paulista. Além disso, durante toda a semana, foram recebidos palestrantes nacionais e internacionais, os quais abordaram temas atuais da área odontológica. Os participantes puderam apresentar pesquisas, tiveram sessões práticas para aprimorar as habilidades clínicas e contribuíram com a iniciativa “Odontologia Cidadã”, projeto de orientação bucal à população de Bragança Paulista. Ao todo, 1 500 pessoas participaram do evento.
Evento da Luta Antimanicomial – Da Diferença à Diversidade: A Inclusão como um Caminho para a Saúde Mental
O evento foi ofertado pelo curso de Odontologia da USF, nos câmpus de Bragança Paulista, Campinas – Swift e Itatiba. Ao todo, 2 300 pessoas participaram do evento.
ENSINO, PESQUISA
XLIX Jornada Odontológica
Franciscana – Ressignificando o Cirurgião-Dentista Clínico Geral
O evento foi promovido pelo curso de Odontologia da USF, no Câmpus Bragança Paulista, nos períodos matutino, vespertino e noturno. O evento contou com a participação de 824 pessoas.
[...] O ser humano é ao mesmo tempo singular e múltiplo.
Dissemos que todo ser humano, tal como o ponto de um holograma, traz em si o cosmo [...].
Encontro dos Ex-Alunos do curso de Odontologia da USF
A Universidade São Francisco promoveu um encontro de ex-alunos para celebrar os 50 anos do curso de Odontologia.
O evento ocorreu no Câmpus Bragança Paulista, reunindo mais de 500 pessoas. Durante a programação, foi servido um
café de boas-vindas a todos os participantes, bem como uma visita guiada para relembrar os anos de estudos e as mudanças ocorridas ao longo do tempo no câmpus, além de homenagens a todas as turmas que se formaram na Instituição.
Inauguração e ampliação da Clínica Odontológica
Em fevereiro, a USF realizou a inauguração das novas instalações da Clínica Odontológica de alta tecnologia, e, no mês de agosto, a Instituição promoveu o evento de ampliação do local. Localizado no câmpus Bragança Paulista, o local conta agora com 46 consultórios, todos equipados com alta tecnologia, visando a excelência no desenvolvimento de atividades do curso e atendimento à população. Durante o primeiro semestre, a Instituição contabilizou mais de 700 estudantes em atividades clínicas e mais de 10 mil atendimentos. A nova infraestrutura possibilitará o aumento da prestação de serviços de assistência odontológica à comunidade, bem como o conforto e o avanço no processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos. O evento contou com a presença da reitoria, de coordenadores, de diretores do câmpus, da direção do Grupo Educacional Bom Jesus, de docentes, além de representantes da Secretaria da Saúde, da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e da Prefeitura de Bragança Paulista.
Workshop – Minicurso:
Hands-on de Prática Cirúrgica
Hands-on: Restauração
“Semidireta” – Liga Acadêmica de Dentística
Hands On de “Frenectomia” em Paciente Infantil
Odontologia Presencial Bragança Paulista 40 pessoas
Odontologia Presencial Bragança Paulista 165 pessoas
Odontologia Presencial Bragança Paulista 40 pessoas
PESQUISA
Enfermagem
Eventos
Conscientização da População frente ao Morador de Rua
O curso de Enfermagem da USF realizou o evento no Parque da Juventude, em Itatiba, e recebeu um total de 40 pessoas durante a atividade.
Semana da Enfermagem
No mês de maio, aconteceu a Semana da Enfermagem nos câmpus Bragança Paulista, Campinas e Itatiba. Durante o período, foram realizadas palestras com temáticas atuais da área. Ao todo, 600 pessoas participaram dos eventos. Eventos
Equilíbrio e Queda no Paciente Idoso
Enfermagem
Ética na Enfermagem Enfermagem
Ética na Enfermagem II Enfermagem
Sociedades de Especialização e Entidades de Classe
Presencial
Bragança Paulista 110 pessoas
Presencial Bragança Paulista 120 pessoas
Presencial Bragança Paulista 60 pessoas
Enfermagem
Presencial
Bragança Paulista 45 pessoas
Eventos Cursos envolvidos
Método Start – Protocolo de Atendimento a Múltiplas Vítimas
Aula com Participação da Convidada Enfermeira da APS do Município de Atibaia
Tuberculose
Fundamentos e Aplicações da Ventilação Mecânica
Enfermagem Presencial
Enfermagem Presencial
Paulista
pessoas
Enfermagem Presencial
Ventilação Mecânica: Noções Básicas para Enfermagem Enfermagem Presencial
Atuação do Enfermeiro no Atendimento a Vítima de Politrauma
Neurodesenvolvimento Infantil
Farmácia
Eventos
Plenária Ética Simulada
Promovido pelo curso de Farmácia da USF, o evento aconteceu no Câmpus Bragança Paulista. Na ocasião, ocorreram simulação e condução de um processo ético no Conselho Regional de Farmácia, por meio de estudo e análise de um caso real.
Ao todo, 688 pessoas participaram do encontro.
Aspectos Clínicos e Jurídicos da Liberação de Testes Rápidos nas Farmácias de todo o Brasil
O evento foi realizado no Câmpus Bragança Paulista e abordou questões clínicas e jurídicas de responsabilidade das farmácias – no que tange à realização e à liberação de testes rápidos, bem como a fiscalização por parte dos órgãos competentes. A palestra contou com a participação de 250 pessoas.
Eventos
Cursos envolvidos
Farmacologia da Síndrome Metabólica Farmácia Presencial Bragança Paulista
pessoas
Reabilitação Neuropsicológica
Farmácia Presencial
Plenária Ética Simulada
I Workshop Introdução à Cannabis Medicinal
Protetor Solar: da Ideia ao Produto
Farmacologia da Síndrome Metabólica Farmácia Presencial
Prescrição Farmacêutica: Um Suporte à Farmacoterapia
Farmácia Presencial
Eventos
Vacinas e seu Impacto na Prevenção de Doenças Infecciosas
Antimicrobianos
Prescrição Farmacêutica: Um Suporte à Farmacoterapia
Nutrição
Eventos
Adequação Nutricional Vegetariana e Vegana
Nutrição Esportiva no Fisiculturismo
Nutrição Esportiva no Alto Rendimento
Farmácia Presencial Campinas –Swift 40 pessoas
Farmácia Presencial Campinas –Swift 150 pessoas
Farmácia Presencial Bragança Paulista 200 pessoas
Nutrição Presencial Bragança Paulista 50 pessoas
Nutrição Presencial Bragança Paulista 60 pessoas
Nutrição On-line –Google Meet Todos 280 pessoas
Psicologia
Eventos
Oficina de Escrita: Normas para Trabalhos Acadêmicos
O curso de Psicologia da USF promoveu a palestra com o objetivo de ressaltar a importância da estruturação dos trabalhos científicos. Na ocasião, foram compartilhadas técnicas e normas de escrita e contribuições para o enriquecimento acadêmico e científico. O evento aconteceu no Câmpus Itatiba e, também, foi transmitido ao vivo, alcançando um total de 20 pessoas.
Psicologia, Esporte e os Benefícios
Desenvolvimentais para Adolescentes e Jovens Adultos
Atualidades em Psicologia Clínica Psicologia
Atualidades em Psicologia Jurídica Psicologia
A Abordagem Centrada na Pessoa na Prática Clínica
Escrita Científica Descomplicada: Uma Oficina Prática
Writing Academic Papers for High Impact Journals in Psychology
Violência Contra a Mulher
Psicologia e Diversidade Sexual
Café com Testes
Mostra de Estágios do Curso de Psicologia
Análise do Comportamento e a Prática ABA em Psicologia
Psicodiagnóstico Criança | Análise do Comportamento
Psicodiagnóstico Adolescente | TCC
Transtornos Alimentares –uma Perspectiva Comportamental Cognitiva
A Prática Clínica com Crianças e Adolescentes sob a Perspectiva Fenomenológica
Melhores Práticas de Pesquisa: Orientações à Iniciação Científica e ao TCC
Profissionalização de Pessoas com Deficiência e Mercado de Trabalho
Conhecendo a Terapia Junguiana Psicologia
O Atendimento Psicoterápico de Crianças e Adolescentes nas três Abordagens Clínicas da Psicologia
Semana de Estudos da Psicologia: 50 anos do Curso de Psicologia USF
O Atendimento Psicoterápico de Crianças e Adolescentes nas três Abordagens Clínicas da Psicologia
Acolhimento aos Pais de Crianças com Deficiência
Palestra: O Atendimento Psicoterápico de Crianças e Adolescentes nas três Abordagens Clínicas da Psicologia
Atendimento Educacional Especializado
Bancas Coletivas de Qualificação de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Vida Independente e Trabalho das Pessoas com Deficiência
Medicina Veterinária
Eventos
Inauguração da Clínica Veterinária e Centro Diagnóstico VETUSF
A USF realizou a cerimônia de inauguração das instalações da Clínica Veterinária e Centro de Diagnóstico VETUSF, no Câmpus Itatiba. A estrutura, com cerca de 1 000 m², foi equipada com alta tecnologia para atendimento clínico a animais de pequeno e grande porte, além de serviços de análises laboratoriais, testes e exames estendidos aos tutores dos animais. Os atendimentos serão realizados por profissionais da área, acompanhados pelos alunos do curso, permitindo, assim, o desenvolvimento das atividades práticas dos acadêmicos.
O evento contou com a participação da reitoria, da direção e da coordenação da USF, bem como de representantes do poder público da cidade de Itatiba e de docentes da Instituição.
Parada Pet
Em comemoração ao dia de São Francisco de Assis e ao Festival Cultura da Paz, a USF, em parceria com a Prefeitura de Itatiba, promoveram a 2.ª edição da Parada Pet. O evento foi organizado no Parque da Juventude. Na ocasião, os tutores dos animais levaram seus pets para a benção dos animais, além de visitar exposições, feira de adoção e atendimento básico aos pets. Cerca de 300 pessoas participaram das atrações.
Eventos
Legislação Profissional de Classe – Direitos, Responsabilidades e Ética na Medicina Veterinária
3.ª Sexta Acadêmica da Medicina Veterinária –Animais Exóticos e Silvestres
Cursos envolvidos
Modalidade Câmpus
Participantes
Medicina Veterinária Presencial Itatiba 100 pessoas
Medicina Veterinária Presencial Itatiba 75 pessoas
Educação Física
Eventos
Eventos Cursos envolvidos
Como Usar o Design Thinking na Criação de Produtos
Força, Potência e Velocidade no Futebol
Por que Educação Física na Escola?
A Gestão de Atléticas e Centro Estudantis
Simpósio Bragantino Esportivo
Educação Física
Educação Física
Educação Física
Educação Física
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
Educação Física Presencial Bragança Paulista 800 pessoas
Eventos ofertados a todos os cursos da área de saúde
VI Simpósio Regional e VI Mostra de Experiências Exitosas sobre Integração Ensino-Serviço-Comunidade, com o tema Construindo Caminhos: Perspectivas para a Formação no e para o SUS
O evento foi promovido pela USF e teve como público-alvo os estudantes da área de saúde, bem como profissionais e gestores do ramo. Para a realização do evento, foram disponibilizados dois dias de palestras, apresentações e experiências desenvolvidas, em andamento, e relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, elas foram divididas em três eixos:
• Pesquisa e/ou extensão no âmbito dos cenários de prática do SUS (atividades de estágio, internato e/ ou internato, pesquisas de campo, visitas técnicas, programas e/ou projetos de extensão, entre outras).
• Inovações curriculares, ações de preceptoria, métodos ativos, protagonismo estudantil, entre outras.
• Educação Permanente em Saúde e Educação em Saúde no SUS (cursos, treinamentos, trabalho em equipe, eventos, entre outras).
As palestras foram realizadas no Câmpus Bragança Paulista e contou com a presença de 150 pessoas.
Projeto de Educação pelo Trabalho (PET – SAÚDE)
Gestão e Assistência
Gincana ENADE 2023
Simpósio Bragantino Esportivo
MEDITAUSF: Mente Calma, Desempenho Elevado
Todos os cursos da área de saúde
Todos os cursos da área de saúde
Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Fisioterapia
Biomedicina e Enfermagem On-line –Google Meet
Engenharia da Computação
Eventos
Encontro de Gamers E-Sport
Promovido pela equipe E-Sport da USF, o evento foi realizado no anfiteatro do Câmpus Campinas – Swift e contou com a participação de 150 pessoas.
Eventos Cursos envolvidos
A Importância da Interpretação de Texto na Realização de Avaliações Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica
Modalidade Câmpus Participantes
Presencial Bragança Paulista, Campinas e Itatiba 100 pessoas
Engenharia de Produção
Eventos
Eventos Cursos envolvidos
A Importância da Simulação na Engenharia de Produção – O uso do FLEXSIM
Modalidade Câmpus Participantes
Engenharia de Produção Presencial Itatiba 50 pessoas
Engenharia Civil
Eventos
Eventos
Metodologia Executiva de Drenagem para o Mercado Predial, Residencial e Esportivo
Oficina Sob Pressão 2023/2 –Preparatório para Concursos, Provas de Seleção e ENADE
Pavimento Rígido: Piso Industrial
Engenharia Mecânica
Eventos
Participantes
Engenharia Civil Presencial Itatiba 60 pessoas
Engenharia Civil Presencial
Bragança Paulista, Campinas –Swift e Itatiba 300 pessoas
Engenharia Civil Presencial Bragança Paulista 60 pessoas
Eventos Cursos envolvidos
Processo de Desenvolvimento de Peças Termoplásticas
Câmpus Participantes
Engenharia Mecânica Presencial Bragança Paulista 100 pessoas
Eventos ofertados a todos os cursos da área de Engenharia
VII Semana da Engenharia
Organizada pelas coordenações dos cursos de Engenharia da USF, a tradicional Semana de Engenharia contou com a realização de mais de 30 palestras, as quais abordaram temas atuais nas áreas agronômica, civil, computação, elétrica, mecânica, produção e química, além de promover networking entre os acadêmicos e os profissionais renomados. Os eventos foram realizados nos três câmpus e contaram com a participação de 2 000 pessoas.
Feira de Projetos das Engenharias 2023
Aulas Inaugurais
Mudanças Climáticas: Aquecimento Global
Todos os cursos de Engenharia
os cursos de Engenharia
Engenharias de Produção, Civil e Mecânica
–Google Meet
Arquitetura e Urbanismo
Eventos
Jornada do Patrimônio de Itatiba
A USF, em parceria com as Secretarias do Estado de São Paulo e do Município de Itatiba, realizou o evento visando a interação entre a população e a história do município. Por meio de um roteiro organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Itatiba
e a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da USF, alunos, professores do curso e munícipes participaram de uma visita guiada a alguns locais históricos da cidade, como o Paço Municipal, a Praça da Bandeira, o Palacete Damásio, as Igrejas
Matriz e Rosário, o Conservatório Municipal, o Asilo São Vicente de Paulo e o Palacete Ferraz Costa. A visita foi supervisionada por um membro titular da Associação Pró-Memória do Município de Itatiba, bem como diversos estudiosos da história de Itatiba. Ao todo, 500 pessoas participaram do evento.
Red Bull Doodle Arte
Arquitetura e Urbanismo
Presencial
Festival Urbano de Cinema
Exposição – Oficina de Luminárias
Urbanização Paulista
Durante o Ciclo do Café: O Caso de Morungaba
Uma Visão Prática da Atuação do Arquiteto e Urbanista em Edificações Tombadas
Município de Jundiaí:
Território e Sistema de Planejamento
Elegância e Força:
Explorando a Arquitetura Equestre em Estruturas de Madeira
Exposição: Design e Ergonomia
Patrimônio Rural no Sul de Minas: Perspectivas sobre sua Valorização e Preservação
Arquitetura e Urbanismo
Presencial
Arquitetura e Urbanismo
Presencial
Bragança Paulista 200 pessoas
Bragança Paulista 100 pessoas
Campinas –Swift 80 pessoas
Arquitetura e Urbanismo
Presencial
Campinas –Swift 45 pessoas
Arquitetura e Urbanismo
Presencial Itatiba 60 pessoas
Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura e Urbanismo
On-line –Google Meet Itatiba 60 pessoas
Arquitetura e Urbanismo
Presencial Bragança Paulista 100 pessoas
Arquitetura e Urbanismo
Presencial Bragança Paulista e Itatiba 500 pessoas
Presencial Bragança Paulista 30 pessoas
Administração
Eventos
Jornada da Administração
Em setembro, a USF promoveu o evento em comemoração ao Dia do Administrador. A palestra foi realizada presencialmente nos câmpus Bragança Paulista, Itatiba e Campinas, e, também, transmitida via Google Meet pelo canal oficial da USF no YouTube. Ao todo, 900 pessoas participaram do evento.
Workshop – O Mundo VUCA, a Nova Era das Profissões! Você está preparado?
Workshop – O Mundo VUCA, a Nova Era das Profissões! Você está preparado?
Inovação na Prática –Ferramentas e Processos
Business e Coffee Workshop
Administração Presencial Bragança Paulista
pessoas
Administração Presencial Campinas – Swift
pessoas
Administração Presencial Campinas – Swift, Bragança Paulista e Itatiba
Administração Presencial Itatiba e Bragança Paulista
pessoas
pessoas
Ciências contábeis
Eventos
Eventos
Finanças Pessoais e Comportamentais
Oportunidades Tributárias no Simples Nacional
O Caso “Americanas”:
Aprendizagem para o Mercado –Ponto de Vista Contábil
Carreira – Orientações aos Futuros Contadores sobre Carreira e Profissão
Cursos envolvidos
Ciências Contábeis
Ciências Contábeis
Ciências Contábeis
Presencial Itatiba 60 pessoas
Presencial Itatiba 120 pessoas
Presencial Bragança Paulista 100 pessoas
On-line – Canal Oficial da USF no YouTube Todos MORIN, 2010, p. 40.
Ciências Contábeis (EaD)
[...] A Terra não é a soma de um planeta físico, de uma biosfera e da humanidade. A Terra é a totalidade complexa físico-biológica-antropológica, onde a vida é uma emergência da história da Terra, e o homem, uma emergência da história da vida terrestre [...].
PESQUISA
Serviço Social
Eventos
Atribuições do Assistente Social em Questão
Promovido pelo curso de Serviço Social da USF, o evento foi transmitido via Google Meet e contou com a participação de 59 pessoas.
Câmpus Participantes
Projeto Justiceiras –A Atuação do Serviço Social
Aula sobre: A Sociedade Colonial da América Portuguesa
Dia da Consciência Negra –“A Importância do Debate Ético-racial no Cotidiano do Assistente Social”
Aula sobre: O Estado Republicano I: das Oligarquias Liberais ao Nacional-Desenvolvimentismo Autoritário
Aula Inaugural: Serviço Social na Eliminação de todas as Formas de Preconceito
Social
Social
Social
Social
Direito
Eventos
Eventos
Me Formei em Direito: E agora o que Vou Fazer?
Júri Simulado 2023
Cursos envolvidos Modalidade Câmpus Participantes
Direito Presencial Itatiba 275 pessoas
Direito Presencial Bragança Paulista 100 pessoas
História
Eventos
Falando em História: “Povos Originários: Diálogos
Acadêmicos e Escolares com Histórias outras”
Promovida pelo curso de História da USF, a palestra abordou questões dos indígenas, da reforma agrária e da demarcação de terras. O evento foi acompanhado por 65 pessoas por meio do Google Meet.
III Semana de História: América Latina, Cultura Política no Século XX
O curso de História da USF promoveu a III Semana de História, abordando diversos temas e elementos sobre os acontecimentos passados, os quais, desencadearam consequências e influências na história contemporânea. Os professores destacaram a interferência das fake news durante os principais acontecimentos históricos e abordaram assuntos como as manifestações políticas em músicas, visão sobre os golpes de estado e ditaduras na América Latina, formação de grupos religiosos e ideologias políticas.
As palestras foram transmitidas por meio do canal oficial da USF no YouTube. Ao todo, 257 alunos dos cursos de História e Teologia participaram dos eventos.
Eventos
Falando em História: Um
Acidente de Cor: Debates
Raciais e o Catolicismo
Negro no Brasil História On-line –Google Meet Todos 100 pessoas
Aula Magna:
Conhecendo os Manuscritos do Mar Morto
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
Filosofia
Eventos
Eventos
Conversa com o Coordenador de Filosofia
Aula Inaugural do Curso de Filosofia – Tema: Karl Popper, Conjecturas e Refutações
Semana de Filosofia –A quem Resta Filosofar?
Aula Magna: Conhecendo os Manuscritos do Mar Morto
Filosofia
Filosofia
Filosofia
Filosofia
Participantes
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
On-line –Google Meet Todos 100 pessoas
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
Teologia
Eventos
Conversa com o Coordenador de Teologia Teologia
Aula Inaugural: os Desafios da Mariologia em Perspectiva Ecumênica
Teologia
III Semana de Teologia Teologia
Aula Magna: Conhecendo os Manuscritos do Mar Morto Teologia
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
On-line –Google Meet Campinas –Swift 500 pessoas
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
Pedagogia
Eventos
Formação Geral –
Por uma Vida mais Interessante
A palestra foi promovida pelo curso de Pedagogia da USF, abordando temas referentes à qualidade de vida e aos princípios éticos. A reunião aconteceu em formato on-line, pelo Google Meet, e foi assistida por um total de 35 pessoas.
A Prática da Direção Escolar: Desafios e Possibilidades Pedagogia
Mostra de Prática Profissional:
Gestão Escolar – Projeto de Gestão Municipal Educacional
Conversa com o NEP: Como Preencher Documentos de Estágio
Formação Geral – Por uma Vida mais Interessante
Roda de Conversa: Práticas do Coordenador Pedagógico na Gestão Escolar
Apresentação dos Professores do Curso de Pedagogia e Aula Inaugural Bullying e Conflitos Interpessoais: Como os Educadores Podem Intervir
Cine Debate – Filme Nunca me Sonharam
Inclusão na Prática do PIBID e da Residência Pedagógica –Roda de Conversa com a Profa. Ana Paula de Freitas
Encerramento das Atividades Semestrais do PIBID
Roda de Conversa:
As Atribuições e Atuação do Diretor no Contexto Escolar
Roda de Conversa:
As Atribuições e Atuação do Coordenador no Contexto Escolar
Roda de Conversa: A Gestão das Escolas Públicas do Município de Itatiba
I Fórum da Residência Pedagógica – USF
Pedagogia e o Futuro da Educação – Comemoração do Dia dos Professores
Cine Debate –Que Horas Ela Volta?
Pedagogia
Pedagogia
–Google Meet
Presencial e On-line – Canal Oficial da USF no YouTube
Pedagogia
Como Fazer Videoaulas para Concurso Público?
Apresentação dos Professores do Curso de Pedagogia
Educação Bilingue
Como Ler e Estudar na Universidade
O TCC no Formato de Artigo Científico na USF
A Escrita na Universidade e suas Características
Debate do Livro – Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus e do Filme: Que horas Ela Volta?
I Gincana da Pedagogia
Relato de Experiência –Gêneros de Texto, Escrita e Publicação de Livro
Pedagogia On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
Pedagogia On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
Pedagogia
On-line – Canal Oficial da USF no YouTube Todos 500 pessoas
Pedagogia On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
Pedagogia On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
Pedagogia On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
Pedagogia On-line –Google Meet Todos
Pedagogia Presencial Itatiba e Bragança Paulista 200 pessoas
Pedagogia Presencial Bragança Paulista 40 pessoas
#PartiuAbraçoPedagógico Pedagogia Presencial Bragança Paulista e Itatiba 300 alunos
Letras
Eventos
Projetos de Extensão: Prática
Profissional Extensionista: Linguagem e Campos de Atuação
Promovido pelo curso de Letras da USF, o evento contou com a apresentação dos projetos de extensão realizados pelos alunos.
A reunião foi transmitida via Google Meet para 50 pessoas.
Encontro com a Coordenadora do Curso de Letras
Bate-papo com a Coordenação de Letras
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Eventos
Encontro Empresa-Escola: Desafios
Contemporâneos na Gestão de Pessoas
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Tecnologia em Gestão de Negócios
Eventos
Tecnologia e Trabalho: um Debate Necessário
Encontro Empresa-Escola: Boas Práticas na Busca de novas Oportunidades
Tecnologia em Gestão e Negócios
Tecnologia em Gestão e Negócios
Tecnologia em Gestão Pública
Eventos
Desafios da Gestão Urbana: Habitação de Interesse Social
Participantes
Tecnologia em Gestão Pública On-line –Google Meet Todos 250 pessoas
Tecnologia em Gestão Hospitalar
Eventos Eventos
ENADE Gestão Hospitalar: Última Chamada
ENADE 2023 – O que Você Precisa Saber!
Participantes
Tecnologia em Gestão Hospitalar On-line –Google Meet Campinas –Swift 500 pessoas
Tecnologia em Gestão Hospitalar On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
Tecnologia em Estética e Cosmética
Eventos
Eventos Cursos
A Relevância do Sistema Endocanabinoide para Profissionais de Saúde
Tecnologia em Estética e Cosmética On-line –Google Meet
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação
Eventos
Pesquisa Científica e sua Relação com a Sociedade: Caminhos possíveis para Divulgar a Ciência
A palestra, promovida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, teve como objetivo a discussão da prática de letramento necessária na formação de pesquisadores. A finalidade era orientar as pessoas com relação à divulgação de materiais de estudo, com linguagem acessível a todos os públicos. O evento foi transmitido via Google Meet para 122 pessoas.
– Swift 50 pessoas
Normas da ABNT: como e por que Usar
II Seminário da Pós-Graduação
Stricto Sensu da USF
VI Seminário Interdisciplinar: Capitalismo como Religião
A Redação no Enem: A Leitura do Tema e a Produção Textual
Abertura do Semestre Letivo do PPGSS Educação/USF
1.° Seminário de Educação Étnico-racial e Política de Formação Permanente de Educadores da Educação Básica: 20 anos da Lei 10.639/03
Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação On-line –Google Meet Todos 49 pessoas
Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação
Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação
Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação
Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação
Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação
Presencial Campinas Swift 59 pessoas
Presencial e On-line –Google Meet Itatiba 120 pessoas (presencial) e 130 pessoas (on-line)
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
Presencial e On-line –Google Meet Itatiba 500 pessoas
Presencial e On-line –Google Meet Itatiba 500 pessoas
Cursos
Eventos
Diálogos (In)convenientes: O
Necessário Debate sobre o Novo Ensino Médio
Aprender a Usar o Canva para os Trabalhos na Graduação
Seminários Discentes PPGSS
Educação/USF: Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – Plataforma Brasil
Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGSSE)
Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação
Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação
Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação
Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação
Presencial Itatiba
Ensino e Desenvolvimento:
O Trabalho do Professor
Encontro com os Egressos do PPGSS Educação/USF:
Experiências de Formação
Presencial Itatiba
Oficina: Preenchimento do Currículo Lattes
Pedagogia e Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação
Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação
Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Educação
Presencial Itatiba
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Eventos
Eventos
Psicodélicos e Cannabis na Saúde: Alucinação ou Realidade?
Interdisciplinary Seminars in Health Science
Vi na Rede Social, então é Verdade! Mitos e Realidades sobre a Saúde
Conhecendo o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Conhecendo o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da USF
Biofilms and their Role in Disease Pathogenesis
Bacterial Pathogenesis: from Mechanisms to Disease
Desvendando os Métodos Eletroforese Capilar e PCR em Tempo Real com nossos Especialistas
Recepcionando os Alunos do EM e Divulgando o Método Científico
Cursos envolvidos
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Paulista
Paulista
pessoas
pessoas
pessoas
pessoas
Paulista
pessoas
Paulista
pessoas
pessoas
Paulista
pessoas
pessoas
Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Intensiva e em Saúde Neonatal
Eventos
Eventos Cursos envolvidos
Interpretação de Exames Laboratoriais
Programas de Residência
Multiprofissional em Saúde Intensiva e em Saúde Neonatal
Presencial Bragança Paulista 50 pessoas
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Eventos
Inteligência Artificial (LLM: Large-Language Models) Aplicada à Avaliação Psicológica e Educacional
Promoting Positive Mental Health Among Workers and Students: Examples from Studies in Canada
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
On-line –Google Meet Todos 500 pessoas
Presencial Campinas –Swift 50 pessoas
Eventos ofertados aos cursos
na modalidade EaD
Ambientação às Novas Ferramentas Educacionais
O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da USF promoveu o encontro para apresentar os novos recursos disponibilizados no site da Instituição. Por meio de uma live transmitida no canal oficial da USF no YouTube, alunos novos e veteranos puderam conferir a função de cada ferramenta na área do aluno, por exemplo: ambiente virtual de atividades, documentos, componentes curriculares, área financeira, aplicativos etc. A palestra de ambientação foi acompanhada por 250 pessoas.
Oficina: Questão Enade, o que é?
A oficina foi promovida pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da USF. Teve como objetivo explicar sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e esclarecer as principais dúvidas dos alunos que devem participar da avaliação. A live foi transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube e assistida por 656 pessoas.
Acolhida aos Veteranos EaD: Revisando Passos
A palestra foi realizada pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da USF e visou a recepção dos alunos veteranos dessa modalidade. Na ocasião, foram mostrados os recursos disponíveis no site da Instituição e relembrados alguns passos para organização do acadêmico ao longo do semestre. A live foi transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube e acompanhada por 890 pessoas.
Orientação Estágio Obrigatório EaD
A live foi promovida pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da USF e teve como objetivo orientar e tirar dúvidas dos alunos sobre o estágio presente na matriz curricular. Na ocasião, foram mencionadas as diferenças entre os tipos de estágios: supervisionado/obrigatório, de vínculo empregatício, bem como a oferta dos estágios pela Instituição. Além disso, os alunos receberam informações para a entrega de documentação e relatórios, carga horária, atividades e ferramentas disponíveis no ambiente virtual. A palestra foi transmitida, para todos os polos EaD, por meio do canal oficial da USF no YouTube, e acompanhada por 679 pessoas.
O Encantamento dos Clientes – Buscando a Excelência no Atendimento
Religião, Família e Educação: uma Parceria em prol do Bem Comum
As Contribuições da Antropologia Filosófica de Edith Stein para a Educação
Oficina: Planejamento e Organização dos Estudos EaD
Todos os cursos da modalidade EaD
Todos os cursos da modalidade EaD
Todos os cursos da modalidade EaD
Todos os cursos da modalidade EaD
Presencial
Todos os polos 500 pessoas
Presencial
Presencial
On-line – Canal
Oficial da USF no YouTube
Polo –Pouso Alegre 15 pessoas
Polo –Pouso Alegre 25 pessoas
Todos os polos 534 pessoas
Eventos ofertados a todos os cursos
ChatGPT – Uma Mudança de Paradigma?
A palestra contou com a participação de professores especialistas em tecnologia. Na ocasião, foi discutido acerca do desenvolvimento de atividades com o auxílio das ferramentas de Inteligência Artificial (IA), bem como o funcionamento da ferramenta e a maneira criativa de usar a tecnologia sem impactos negativos. A transmissão foi acompanhada por um total de 879 pessoas por meio do canal oficial da USF no YouTube.
Feira de Profissões e Universidade Aberta
A USF realizou os eventos no Câmpus Bragança Paulista, contando com mais de 3 mil participações.
A Feira de Profissões foi voltada a alunos do Ensino Médio da região interessados em ingressar em um curso superior. Na ocasião, os estudantes puderam realizar a USF Tour e conhecer toda a infraestrutura da Instituição. O evento Universidade Aberta foi destinado a alunos da USF, familiares, amigos e a toda comunidade. Durante os eventos, várias atividades práticas e oficinas foram promovidas, além de música ao vivo, food trucks, exposição de carros antigos, entre outros.
[...] A educação deve contribuir para a auto formação da pessoa (ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver) e ensinar como se tornar cidadão. Um cidadão é definido, em uma democracia, por sua solidariedade e responsabilidade em relação à sua pátria [...].
Simpósio sobre Violência e Bullying nas Escolas
Realizado pela USF, em parceria com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), a palestra visou à conscientização e à busca de soluções para combater a violência e o bullying nas escolas de maneira eficaz, destacando as consequências que o tema pode trazer para o desenvolvimento emocional e acadêmico dos estudantes. O encontro aconteceu no Câmpus Bragança
Paulista e contou com a participação de professores, de especialistas, de representantes da segurança pública, do Sindicato dos Professores e da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 550 pessoas assistiram à palestra no formato presencial e on-line, por meio do canal oficial da USF no YouTube.
A Violência Frequenta a Escola. Como Entender, Cuidar e Prevenir?
Por meio de uma live, os docentes apresentaram os agentes internos e externos que contribuem para a manifestação dos atos de violência nas escolas. Na ocasião, foram discutidas situações sobre bullying, preconceito, ideologias, exclusão social, ataques armados, redes sociais e propagação de cyberbullying. Além de mostrar os índices de violência, assim como o padrão dos agressores, os palestrantes abordaram as maneiras de lidar e combater o problema. O evento foi transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube e assistido por 288 pessoas.
Estruturas de Violência na Sociedade – Viver, Conviver ou Sobreviver?
A palestra fez uma abordagem profunda a respeito das ondas de violência e as condições que colaboram para atos extremos na sociedade. Na oportunidade, foram destacados os diferentes tipos de violência, assim como as condições multifatoriais, econômicas, sociais, emocionais, populacionais e os diversos contextos nos quais a violência é recorrente. Os docentes enfatizaram alguns temas, como direito, justiça e igualdade como possíveis formas de combater os atos violentos. A live foi transmitida por meio do canal oficial da USF no YouTube e contou com a participação de 800 pessoas.
Liga
dos Campeões
–Torneio de Futebol entre os Campeões InterUSF
A USF realizou a Liga dos Campeões, evento, esse, que envolveu os cursos de Odontologia, Fisioterapia, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Ciências Contábeis, Farmácia, Pedagogia, Psicologia, Direito e Administração dos câmpus Bragança Paulista, Campinas e Itatiba. Por meio de campeonatos de futebol, com times feminino e masculino, os vencedores de cada unidade se enfrentaram para consagrar o campeão geral entre todos os câmpus. Ao todo, 100 pessoas participaram do evento.
USF em Ação
O evento foi realizado na Praça do Rosário, em Itatiba, com o objetivo de promover a conscientização da prática social. Na ocasião, foram realizados atendimentos, orientações e serviços de cidadania e de saúde pelos docentes e alunos dos cursos das áreas de Engenharia, Gestão e Negócios, Saúde e Humanas da USF. Cerca de 200 pessoas participaram da ação.
[...] Todo o nosso ensino tende para o programa, ao passo que a vida exige estratégia e, se possível, serendipididade e arte [...].
Caminhão: Conhecendo os ODS
O “Caminhão: Conhecendo os ODS” é um veículo adaptado que contém várias informações e exposições lúdicas sobre todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como orientação sobre o uso consciente dos recursos naturais. A USF participou do evento e foi convidada a apresentar alguns projetos realizados em prol dos ODS. Na ocasião, foram mencionados projetos de extensão que acontecem em componentes curriculares e extensão extracurriculares, os quais contribuem para um futuro mais sustentável e justo.
Resta Tempo para o Cuidado do Mundo?
O evento foi realizado pelo Núcleo de Formação Geral da USF e visou à conscientização sobre o meio ambiente e, também, questões sustentáveis. Na oportunidade, foram levantadas discussões acerca do modo de vida atual da população mundial, o qual tem desencadeado diversos problemas ambientais, tais como catástrofes, alterações no clima, extinção de espécies e o desequilíbrio de diversos ecossistemas.
A live foi assistida por 500 pessoas por meio do canal oficial da USF no YouTube.
DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO USF
Estresse, Cansaço Mental e Relações de Trabalho
Por meio de exemplos de situações cotidianas, os palestrantes abordaram sobre questões emocionais e as consequências para as relações pessoais e interpessoais. Na oportunidade, foram destacados os sintomas de estresse, ansiedade, depressão, cansaço por excesso de responsabilidade, bem como as principais causas e dicas para prevenção e tratamento. A live foi acompanhada por 569 pessoas pelo canal oficial da USF no YouTube.
Opinião e Liberdade de Expressão –Como Pensar Limites?
Oração Inter-religiosa pela Paz: Oração pela Paz
Apresentação das Possibilidades de Intercâmbio na USF
On-line – Canal Oficial da USF no YouTube
Encontro de Gamers – E-Sport USF Todos Presencial Campinas –Swift 800 pessoas
XVI Passeio Ciclístico da Primavera USF Todos Presencial Itatiba
Expandindo o seu Horizonte: Intercâmbio na Área da Saúde
Iniciação Científica: O Despertar para Investigação Científica e a sua Contribuição na Formação Profissional
Ação de Cadastro de Vagas
Ação de Cadastro de Vagas II Todos
Oportunidade de Intercâmbio Internacional USF 2023
Programa de Estágio – Onda Azul
I Colóquio Interdisciplinar – Saberes Emancipatórios para além do Pensamento Hegemônico
II Encontro Lugares de Memória Todos
Sociedade Contemporânea –Impasses entre Diversidade e a Inclusão das Singularidades
– Canal Oficial da USF no YouTube Todos
pessoas
Presencial e On-line –Canal Oficial da USF no YouTube Bragança Paulista 80 pessoas
Presencial e On-line –
Canal Oficial da USF no YouTube Bragança Paulista
pessoas
Todos Presencial Bragança Paulista 600 pessoas
Núcleo de Pastoral Universitária
Missas
No ano de 2023, assim como nos anos anteriores, a Pastoral Universitária promoveu missas em todos os câmpus da USF, além da transmissão on-line por meio do canal oficial da USF no YouTube.
As celebrações, que ocorreram às quintas-feiras, contaram com a presença de um público bem numeroso, chegando a reunir 2 000 pessoas.
Evangelizando pelas Mídias Sociais
A Pastoral tem o compromisso de evangelizar por meio das mídias sociais, levando a Palavra de Deus em postagens e publicações diárias. Todos os dias são compartilhadas publicações com frases dos Escritos de São Francisco de Assis, ensinamentos do Papa Francisco, liturgia diária, palavra do coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária, Frei Vitório Mazzuco, Série Reflexões, entre outros.
A seguir, encontram-se algumas atividades realizadas durante o ano.
DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Celebração Ecumênica de Páscoa
Realizada em todos os câmpus, no ano de 2023, a celebração pascal teve como tema: Água Viva: Vida e Ressurreição. O evento contou com a presença de aproximadamente 1 000 funcionários.
Espírito de Assis: Oração e Diálogo Inter-religioso pela Paz
Realizado no mês de setembro, o encontro foi organizado em preparação ao mês franciscano, celebrado em outubro. O evento foi realizado em todos os câmpus da USF e aproximou líderes religiosos do Islamismo, da Igreja Evangélica, da Umbanda, do Espiritismo, da Igreja Ortodoxa Melquita e da Seicho-No-Ie. Durante o encontro, foi debatido sobre a importância das religiões para o estabelecimento de uma vida mais digna, solidária e tolerante.
DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA
Exposição, montagem dos presépios e cantoria.
Prestação de serviços à comunidade
A gratuidade dos serviços ofertados pela USF deve ser entendida como a reafirmação do compromisso social estabelecido em sua missão. Alguns cursos de graduação e pós-graduação determinam em seus projetos pedagógicos práticas de estágios que oportunizam a realização de serviços comunitários. Isso possibilita que as teorias e as técnicas trabalhadas em sala de aula sejam praticadas enquanto a sociedade se beneficia de um atendimento especializado e diferenciado. A seguir, conheça um pouco dos serviços ofertados pela USF.
Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJs)
Por meio de seus Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJs), a USF presta atendimento jurídico gratuito à população carente, orientando e esclarecendo dúvidas em todas as áreas do Direito. Com esse serviço, a USF contribui de maneira efetiva para a construção da cidadania, fazendo alunos e funcionários assumirem seu papel de agentes transformadores da sociedade.
PESQUISA E EXTENSÃO
Entre as principais atividades do NPJ estão o auxílio a várias ONGs por meio de palestras periódicas e o encaminhamento de assistidos ao NPJ para orientação jurídica. Além disso, o NPJ também promove o atendimento às demais pessoas carentes da comunidade que necessitam de orientação jurídica (não contenciosa e contenciosa) e, havendo necessidade, promove sessões de conciliação e mediação em vários tipos de demandas cíveis.
O NPJ da USF conta com salas de recepção, além de salas de atendimento individualizadas para garantir sigilo e comodidade aos consulentes.
Atendimentos feitos pelo NPJ em 2023
Atendimento jurídico destinado a pessoas vulneráveis
Processos ajuizados para assegurar os direitos
Casos resolvidos extrajudicialmente (consulta, conciliação)
Clínica odontológica
As clínicas de ensino e prestação de serviços em Odontologia são constituídas de 168 consultórios completos, com recursos automatizados, além de um centro de radiologia e imaginologia, permitindo que 175 atendimentos sejam realizados simultaneamente. Essa infraestrutura proporciona tratamento odontológico nas mais variadas especialidades da Odontologia à população de Bragança Paulista e região, bem como permite a realização de programas governamentais, a exemplo do Centro de Especialidades Odontológicas do Ministério da Saúde via demanda do Sistema Único de Saúde (SUS).
A clínica também é cenário de prática para os componentes curriculares clínicos e estágios supervisionados do curso, atendendo à exigência referenciada pelo SUS. Nesse ambiente, são realizadas as atividades práticas de projetos, de cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu
A clínica apresenta área de 4 038 m² e presta auxílio mediante solicitação à Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo e à Secretaria Municipal da Saúde de Bragança Paulista. Assim, a clínica-escola tem o reconhecimento de todos os níveis governamentais e das entidades da Odontologia brasileira, como o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas e a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas.
Em 2023, foram contabilizados 27 581 agendamentos e 20 035 pacientes atendidos nas diversas especialidades odontológicas.
Clínica-Escola de Fisioterapia
A Clínica-Escola de Fisioterapia (CEF) tem como objetivo prover à comunidade, por meio de práticas de estágios curriculares, atendimentos de fisioterapia em diversas áreas e especialidades, além de atividades práticas e observacionais que enriquecem diferentes componentes curriculares e projetos de extensão e pós-graduação do curso. Em seus 19 anos de história, a clínica teve a qualidade de seu trabalho reconhecida pela diversidade dos encaminhamentos que recebeu dos diferentes serviços de saúde de toda a região bragantina. A CEF atende às seguintes especialidades: fisioterapia aplicada à traumatologia, ortopedia e reumatologia, fisioterapia aplicada à neurologia, fisioterapia aplicada à saúde da criança e do adolescente, fisioterapia aplicada à cardiologia e pneumologia, fisioterapia aplicada à saúde da mulher e urologia, fisioterapia aplicada à prótese e órtese, fisioterapia aplicada à dermatologia funcional, fisioterapia desportiva, fisioterapia aplicada à saúde do idoso e fisioterapia aplicada à saúde do trabalhador e ergonomia.
A CEF apresenta laboratórios e estrutura moderna que atende à demanda de uma formação com qualidade, permitindo que alunos e pacientes contem com equipamentos e materiais de ponta. Fica à disposição um ambulatório com aparelhos cardiorrespiratórios, sala de massoterapia, espaço de saúde do trabalhador e ergonomia, ambulatório pediátrico, sala dermatofuncional e laboratório de eletrotermofototerapia com equipamentos variados para diferentes tipos de atendimento.
No ano de 2023, a CEF realizou 7 157 atendimentos em suas especialidades, seguindo todos os protocolos de biossegurança e proporcionando atendimento à população de Bragança Paulista e região.
Clínica de serviço-escola de Psicologia
O serviço-escola do curso de Psicologia da Universidade São Francisco, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e baseado em um modelo ético de formação e de conduta, condizente à missão da USF, atende às atividades de estágios nas diversas áreas da formação do psicólogo, abrangendo ensino, pesquisa e extensão. Do ponto de vista do ensino, o serviço-escola abriga a clínica de Psicologia e é esse espaço que os estudantes, com todas as condições e os cuidados éticos, utilizam para a prática nos componentes curriculares de Avaliação Psicológica.
Ainda em referência ao ensino, são desenvolvidas atividades de atendimentos em psicodiagnóstico e psicoterapias nas abordagens cognitivo-comportamental, fenomenológica existencial e psicanalítica. O serviço-escola atende à comunidade de toda a região na qual está inserida e, dessa forma, desenvolve trabalhos extensionistas.
No que diz respeito ao desenvolvimento de pesquisa, o serviço-escola tem como procedimento transmitir ao usuário todas as orientações, esclarecer todas as regras e, no caso do aceite à participação em projetos de pesquisa, solicitar a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido conforme exigência do Conselho Nacional de Saúde, Resolução 196/96. Dessa forma, os dados provenientes dos processos interventivos que foram autorizados ficam disponíveis tanto para docentes como para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
Os atendimentos realizados no serviço-escola de Psicologia no ano de 2023, nas diferentes áreas e abordagens, estão assim distribuídos:
Total de atendimentos realizados em 2023
Atendimentos no HUSF
Os estudantes do curso de Medicina da USF têm a oportunidade de vivenciar as práticas da profissão no Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF). Tal estrutura permite aos alunos o contato com diferentes áreas do conhecimento médico, podendo visualizar horizontes mais amplos para o exercício da medicina e oferecendo oportunidades para a escolha da especialidade do futuro profissional.
Em 2023, a Instituição alcançou os seguintes números*:
*Atendimentos realizados pelo SUS, com data-base até outubro de 2023.
Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP)
A USF, atenta às exigências de um mercado de trabalho bastante seletivo e focado em profissionais dispostos a acompanhar as mudanças atuais no mundo do trabalho, mantém o Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP) para pensar estrategicamente a empregabilidade de seus estudantes e egressos.
O principal objetivo do NEP é disponibilizar serviços gratuitos para orientação e acompanhamento dos discentes e egressos da USF, potencializando sua formação profissional, favorecendo o acesso ao mercado de trabalho e promovendo a integração entre eles e empresas parceiras.
Atualmente, o NEP está presente nos quatro câmpus da USF e está disponível para atender, também, aos polos EaD. O NEP encontra-se vinculado às Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Administração e Planejamento.
Objetivos do NEP
• Promover a integração entre empresas, alunos, ex-alunos e a USF.
• Preparar os estudantes, identificando e promovendo atividades que contribuam no desenvolvimento dos alunos de acordo com as exigências do mercado de trabalho.
• Fomentar, coordenar e controlar a realização de estágios.
NEP em números | 2023
Currículos cadastrados no ano de 2023 6 204
Vagas cadastradas no sistema até 12/2023 834
Publicações de vagas no Instagram do NEP 1 680
Plataforma on-line
O portal do NEP está disponível para consulta de vagas, cadastro de alunos, ex-alunos e empresas. Além do acesso on-line pelo endereço eletrônico <http://www.usf.edu.br/ nep>, cada câmpus oferece, em seu NEP, serviços gratuitos aos interessados, disponível, também, aos estudantes da modalidade EaD.
Atividades do NEP
O NEP também promove palestras, encontros e cursos de extensão sobre assuntos diversos voltados à empregabilidade. Entre suas ações, destacam-se:
• ação para cadastro em vagas;
• encaminhamento de discentes e egressos para oportunidades de trabalho com empresas parceiras;
• parceria com empresas e instituições;
• programa de acompanhamento de egressos.
Redes Sociais
Além da plataforma institucional on-line, o NEP também divulga oportunidades e dicas de empregabilidade nas plataformas LinkedIn e Instagram (LinkedIn: Universidade São Francisco | Instagram: @emprega_usf), visando a uma maior proximidade entre Universidade, alunos e ex-alunos.
Núcleo de Educação a Distância (NEaD)
O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da USF oferece cursos, programas e componentes curriculares que alcançam a totalidade de 8 700 alunos da USF, tanto da graduação como de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, de maneira que, em 2023, todos os estudantes da USF puderam participar de alguma atividade oferecida a distância.
O Núcleo busca aperfeiçoamento constante e elevação da qualidade em todos os sentidos. Esse ano, tal como previsto, foram desenvolvidas ações de aprimoramento dos processos avaliativos e de ampliação do número de programas de apoio aos estudantes visando à elevação do desempenho acadêmico e à atualização de materiais didáticos por meio de recursos mais interativos e dinâmicos. Além de ampliação dos recursos audiovisuais (videoaulas e podcast) e implementação de novos objetos de aprendizagem, proporcionando aos alunos recursos inovadores no processo de ensino-aprendizagem.
Buscando a constante evolução no processo ensino-aprendizagem, foi implementado duas grandes inovações para a USF: a contratação de um novo Ambiente Virtual de Aprendizagem, mais inovador e com novos recursos, denominado Câmpus Digital; e os laboratórios virtuais para uma aprendizagem mais imersiva e significativa para os estudantes.
Tal como previsto em 2023, a USF, por meio do NEaD, ampliou também seu portfólio de cursos de graduação em EaD colocando à disposição da comunidade 40 cursos de graduação. Além dos cursos, também ocorreu a expansão de polos ampliando para um total de 17 polos.
Para atender a essa expansão de polos e cursos e, naturalmente, de alunado (foi ultrapassada a marca de 7 mil alunos nos cursos de graduação EaD), um marco importante para a Educação a Distância da USF, as equipes e a operação vêm se organizando e aprimorando com vistas a corresponder às expectativas do planejamento estratégico da USF, bem como às novas demandas e rotinas decorrentes da expansão e da consolidação da EaD na Universidade.
Para 2024, há previsão de continuação do movimento de abertura de polos e de ampliação do portfólio de cursos na modalidade EaD, tanto de graduação como de pós-graduação lato sensu
Já para o primeiro semestre de 2024, teremos novos cursos de graduação a distância em: Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Engenharia Química e Sistemas de Informação, totalizando quatro cursos.
Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (Naepe)
O Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (Naepe) foi implantado no 1.º semestre de 2020 e tem como objetivo ofertar atenção integral para os estudantes da USF com três ações: atendimento psicológico breve; orientação psicopedagógica com base nas estratégias de aprendizagem e hábitos de estudos; e ações para acessibilidade, inclusão e equidade dos estudantes com deficiência, transtornos de aprendizagem e do neurodesenvolvimento.
A equipe é formada por 18 profissionais, entre psicólogos, pedagogos, psicopedagogos e assistentes de alunos. Com base nessas ações, o Naepe tem três projetos descritos a seguir:
• Projeto Acolhe – proporciona atenção à saúde mental dos estudantes e dos docentes por meio de intervenções psicológicas de modalidade breve, como plantão e acolhimento psicológico. Durante o ano de 2023, foram realizadas mais de 175 plantões psicológicos e 240 sessões de acolhimento aos estudantes e docentes da USF. Os estudantes e os docentes atendidos pelo projeto Acolhe poderão ser encaminhados para a psicoterapia com a indicação de profissionais cadastrados no projeto.
• Projeto Estimula – auxilia no desenvolvimento educacional dos estudantes por meio de ações psicopedagógicas voltadas para estratégias de aprendizagem e hábitos de estudos. Esse projeto evidencia o atendimento psicopedagógico individual, em grupo e com oficinas intituladas como Estude Certo, na qual os estudantes são orientados para o período das avaliações, com técnicas de memorização, hábitos de estudos e técnicas para apresentações orais. Durante o ano de 2023, 70 estudantes receberam atendimentos individuais, ou em grupo, e mais de 370 estudantes participaram das oficinas psicopedagógicas.
• Projeto Integra – viabiliza, por meio de assistência direta e indireta, acessibilidade, inclusão e equidade para os estudantes com deficiência, transtornos de aprendizagem e transtornos do neurodesenvolvimento. Durante o ano de 2023, o projeto assistiu diretamente 55 estudantes com laudos para inclusão, com mais de 5 000 horas de assistência direta em sala de aula. Essa assistência compreende a presença de assistentes de alunos em tempo integral, em sala ou com acompanhamento de ledores, tempo estendido e salas individuais no período das avaliações. Logo, está em conformidade com as Leis n.º 13.143/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI); e a Lei n.º 14.254/2021 – lei do acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Para participar do projeto, é necessário a apresentação de laudo referente à deficiência ou ao transtorno.
Núcleo de Relações Internacionais
A USF compreende a internacionalização como uma forma de contribuir para a disseminação de novos conhecimentos e competências que facilitam na busca de soluções para problemas locais e globais. Por essa razão, as ações de internacionalização compõem um tema de relevância institucional. Nesse cenário, o Núcleo de Relações Internacionais da USF atua vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da USF visando a contribuir com o fomento de experiências internacionais para a formação acadêmica e profissional. Para tal, está sempre atento à consolidação de parcerias com instituições de Ensino Superior e organizações ou associações estrangeiras que tenham como finalidade a promoção de cooperação internacional com fins acadêmicos, científicos e culturais para discentes, docentes e funcionários dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação.
O NRI é um elemento ativo no processo de internacionalização e vem estimulando a participação dos discentes e docentes em programas de mobilidade acadêmica. Isso acontece por meio da intermediação de convênios internacionais com instituições e organizações estrangeiras, além da busca do reconhecimento da instituição no cenário internacional.
Em 2023, o NRI realizou a primeira Feira Internacional de Educação USF e GX, a International Educational Fair, que aconteceu nos dias 7 e 8 de março. Ao todo,
foram 22 estandes e 14 instituições estrangeiras parceiras que estiveram presentes na feira. O evento recebeu alunos do Ensino Médio de oito escolas privadas da região Bragantina e acadêmicos de graduação e pós-graduação da USF, totalizando 1 200 participantes.
A Instituição concluiu o ano de 2023 com 58 convênios internacionais formalizados, os quais possibilitam aos nossos alunos e docentes viver a tão sonhada experiência internacional por meio dos programas de mobilidade acadêmica, dos estágios, das pesquisas e/ou dos projetos internacionais. Entre as oportunidades oferecidas pela USF, estão os programas de mobilidade acadêmica, que podem ser de graduação sanduíche em universidades estrangeiras por um semestre ou um ano, presenciais ou virtuais. São possibilitados, também, intercâmbios de curta duração, programas de dupla diplomação, além de estágios e pesquisas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial aos objetivos 3 e 4 que dizem respeito à saúde, bem-estar e à educação de qualidade.
Os editais para intercâmbio estão publicados no site da Instituição. O setor está à disposição pelo e-mail: nri-usf@usf.edu.br e pelas redes sociais no Instagram e no Facebook: @intercambiousf.
Convênios vigentes
Instituição/Organização
Escola La Provence
Fachhochschule Münster, Alemanha
Goethe-Institut
International Federation of Medical Students Association (IFMSA)
Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Nova School of Business & Economics, Lisboa, Portugal
Siena College, EUA
Universidad Católica San Antonio de Murcia (UCAM), Espanha e Uruguai
Tipo de convênio
Estágio em restaurantes estrelados na França, exclusivo para o curso de Gastronomia.
Programa de dupla diplomação para o curso de Administração.
Alunos cursam três anos na USF e concluem o curso na Alemanha. Ao término, recebem o diploma da USF e o diploma europeu. Visitas de docentes para cursos e palestras.
Cursos de alemão com descontos para alunos, docentes e funcionários administrativos da USF.
Exclusivo para estudantes de graduação do curso de Medicina. Estágios de pesquisa e/ou clínico-cirúrgico com duração média de um ou dois meses.
Graduação e pós-graduação.
Para cursos de pós-graduação lato sensu (MBAs).
Programa de dupla diplomação para o curso de Administração. Alunos cursam três anos na USF e concluem o curso nos Estados Unidos (mais dois ou três semestres).
Ao término, recebem o diploma da USF e o diploma do Siena College.
Graduação e pós-graduação. Cursos de Espanhol. Programa de dupla diplomação para o curso de Administração. Alunos cursam quatro anos na USF e cursam mais um ano na Espanha. Ao término, recebem o diploma da USF e o diploma europeu.
Instituição/Organização
Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), Argentina
Universidad de Salamanca, Espanha
Universidad de San Buenaventura, Medellín, Colômbia
Universidad Marista de Mérida, México
Universidad Nacional de Colômbia, Colômbia
Universidad Tecnica Federico Santa Maria, Chile
Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Porto, Portugal
University of Cambridge, Inglaterra
Tipo de convênio
Graduação sanduíche.
Graduação sanduíche.
Graduação sanduíche.
Graduação sanduíche.
Graduação sanduíche. Em breve, convênios de pesquisa e intercâmbio estudantil com programas de pós-graduação (Educação e Psicologia).
Graduação sanduíche.
Graduação sanduíche.
Graduação sanduíche e convênios de pesquisa e intercâmbio estudantil com programas de pós-graduação (Educação e Psicologia).
Graduação sanduíche com isenção de taxas exclusivamente para os cursos de Engenharia. Para os demais cursos, há pagamento de taxa anual.
Projetos de pesquisas conjuntos com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia.
Instituição/Organização
University of Victoria, Canadá
VIT University, Índia
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Ghent University, Bélgica
Universidade de Auvergne, França
Expanish School, Argentina
Universidade de Coimbra, Portugal
Universidad Nacional de Tucumán, Argentina
Universidad San Ignacio de Loyola, Peru
Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina
École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers, Paris, França
Santander Universidades
Universidad Católica de Córdoba, Argentina
Tipo de convênio
Cursos de inglês com descontos para alunos, docentes e funcionários administrativos da USF.
Graduação sanduíche.
Parceria Programa Erasmus +.
Graduação sanduíche com isenção de taxas exclusivamente para o curso de Medicina. Intercâmbio para pesquisa para docentes e pesquisadores da USF.
Graduação sanduíche – curso de Farmácia da USF.
Cursos de espanhol com descontos para alunos, docentes e funcionários administrativos da USF.
Estágio para o curso de Medicina da USF.
Graduação sanduíche – curso de Odontologia da USF.
Graduação sanduíche para diversos cursos e cursos de curta duração – curso de Gastronomia.
Projetos de pesquisas conjuntos com os programas de pós-graduação stricto sensu.
Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos.
Graduação sanduíche para diversos cursos – Universidades Ibero Americanas.
Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos.
Instituição/Organização
Universidad Militar de Nueva Granada, Colômbia
St. George International College (SGIC), Canadá
Thompson Rivers University, Canadá
Universidad Católica de Trujillo
Benedicto XVI (UCT), Peru
Lund University, Suécia
Université Sherbrooke, Canadá
Institute of Tropical Medicine Antwerp, Bélgica
University of Texas at Austin, EUA
Clearport International, Canadá
Taurus Pflegeservice GmbH, Alemanha
Universidade dos Açores, Portugal
Universidad de Granada, Espanha
Michigan State University, EUA
Josep Carreras Leukaemia Research Institute, Espanha
Tipo de convênio
Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos – cursos de engenharias.
Cursos de inglês com descontos para alunos, docentes e funcionários administrativos da USF.
Graduação sanduíche – curso de Psicologia.
Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos.
Pós-graduação stricto sensu
Pós-graduação stricto sensu
Pesquisa conjunta na área de estudos – covid-19.
Pesquisa conjunta na área de estudos – covid-19.
Estágios profissionais voluntários.
Curso de Enfermagem – estágios e trabalho na Alemanha.
Pós-graduação stricto sensu – programa em Educação.
Pós-graduação stricto sensu – programa de cotutela para o programa em Educação.
Graduação do curso de Medicina.
Cooperação educacional, de treinamento e pesquisa.
Instituição/Organização
Florida Atlantic University –LACCEI (Latin American and Caribbean Consortium of Engineering Institutions), Flórida, EUA
AIESEC, Bélgica
EU Business School, Espanha
Universidad Piloto de Colombia, Colombia
Université Paris XIII Dénommée Université
Sorbonne Paris Nord – USPN, França
Jhpiego – Johns Hopkins University Affiliate, EUA
Sapienza University, Itália
University of Oslo, Noruega
MUST University, EUA
Universidad Católica de Salta (UCASAL), Argentina
Universidad San Pablo (CEU), Espanha
Universidad del Norte Santo Tomás de Aquino (UNSTA), Argentina
Tipo de convênio
Cooperação educacional, de treinamento e pesquisa.
Estágios voluntários e empregos no exterior, para alunos e ex-alunos da USF.
Módulo internacional do MBA, graduação sanduíche e dupla titulação do curso de Administração.
Cooperação educacional, de treinamento e pesquisa.
Cooperação educacional, de treinamento e pesquisa.
Acordo bilateral para a área da saúde.
Graduação sanduíche.
Pós-graduação stricto sensu – programa em Saúde.
Pós-graduação stricto sensu – programa em Psicologia e Educação.
Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos.
Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos.
Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos.
Participações em eventos
NRI em números
NRI em números | 2023
Alunos USF no exterior 29
Intercâmbios realizados
Alunos estrangeiros na USF 11
Docentes USF no exterior 15
Docentes estrangeiros na USF 10
• Visita ao câmpus da Orange Coast College, Califórnia, EUA.
• Participação no evento da Think New.
• Recepção da aluna intercambista do Peru, do curso de Medicina, por intermédio da IFMSA.
• Coquetel e celebração de abertura da International Educational Fair.
• Participação no evento da International Educational Fair.
• Recepção de alunos intercambistas da Bélgica, do curso de Fisioterapia; e do Egito, do curso de Medicina, por intermédio da IFMSA.
• Reunião NRI, USF e FAE.
• Palestra do Programa de Estudantes – convênio de Graduação.
• Processo seletivo 2024 (PEC-G).
• Reunião stricto sensu
• Palestra NRI nos câmpus Campinas e Itatiba.
• Participação na Faubai Conference 2023 em Belo Horizonte (MG).
• Participação do NRI no XXVIII Encontro de Iniciação Científica.
• O Ministério da Educação, do Conselho Nacional Interuniversitário (CIN) e do Conselho de Reitores das Universidades Privadas (CRUP) da Argentina, juntamente com o Ministério da Educação Nacional da Colômbia e a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN), participaram de uma sessão que teve como objetivo apresentar informações sobre o contexto geral da internacionalização universitária na região e suas características; aportes que
vão permitir o avanço do tema na Colômbia e em outros países da região.
• Evento Rede Enlazar – fortalecendo a Internacionalização para as IES.
• Seminário Sistema de Ensino Superior em Chave –reconfigurações, tendências e desafios do século XXI e pós-pandemia.
• Visita University of Europe for Applied Sciences da Alemanha.
• Reunião para definições de palestras para a Semana da Administração na USF em parceria com a GX Intercâmbio.
• Faubai: webinário IVEC 2023 – porque participar?
• Conversa com a EF English First – uma oportunidade para estabelecer parceria que permitirá à USF oferecer um programa de intercâmbio para a comunidade acadêmica, com acesso a um desconto exclusivo.
• Reunião com GX e equipe de marketing da USF.
• Reunião com a docente Cristina Miguens para discutir o módulo internacional On The Road Business in Portugal.
• Palestra: Oportunidade de intercâmbio USF 2023, nos câmpus Campinas – Swift, Itatiba, Bragança Paulista e, também, no formato on-line pela plataforma YouTube.
• Webinário Estratégias de Internacionalização em Casa: Internacionalização do Currículo e como Aplicá-la no Contexto Latino-americano
[...] Estamos, a um
só
tempo,
dentro e fora da natureza. Somos seres, simultaneamente, cósmicos, físicos, biológicos, culturais, cerebrais e espirituais [...].
MORIN, 2010, p. 38.
Infraestrutura
A USF regularmente promove reformas, construções e criações de espaços, visando ao bem-estar e ao conforto dos alunos, docentes, funcionários administrativos e comunidade externa que frequentam os ambientes da Universidade.
Confira a seguir algumas obras promovidas em 2023:
Bragança Paulista
• Reforma da Clínica de Odontologia, localizada no prédio 3.
• Reforma do setor NRCA, localizado no prédio central.
• Adequação do Laboratório Multidisciplinar 3, localizado no prédio 5.
Campinas –Unidade Cambuí
• Infraestrutura de passagem de cabos de rede para antenas.
• Instalação de novos bebedouros nos corredores do câmpus.
Campinas –Unidade
Swift
• Instalação do novo elevador de acessibilidade.
• Nova rampa de acesso às salas de aula 1, 2, 3 e 4.
Itatiba
• Infraestrutura de redes e instalação de antenas de wi-fi nos prédios 4 e 5.
• Troca e manutenção de transformador e construção de rampas de acesso próximo à clínica veterinária.
Sistema de bibliotecas
A sustentabilidade, de uma maneira geral, vem sendo discutida mundialmente, motivando a responsabilidade no alcance do objetivo do desenvolvimento sustentável. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) consistem em um apelo global de conscientização para combater os principais desafios que são enfrentados atualmente.
Dentro das Instituições de Ensino Superior (IES), as bibliotecas estão inseridas no contexto da sustentabilidade e do comprometimento de medidas sustentáveis em práticas utilizadas no dia a dia. Se tratando de ambientes interdisciplinares, as bibliotecas exercem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável, estabelecendo práticas na educação ambiental, na inclusão social e digital e nas operações humanas.
Assim, o Sistema de Bibliotecas da Universidade São Francisco (SIBUSF) trabalha na gestão da informação, visando a auxiliar o propósito institucional, desenvolver e aprimorar novos produtos e serviços. O acervo do SIBUSF é composto de livros e materiais das diferentes áreas do conhecimento, totalizando mais de 322 500 volumes. É formado por uma rede que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, contemplando as unidades de informação com espaços privilegiados para ações interdisciplinares.
As bibliotecas do SIBUSF estão interligadas por um catálogo on-line, por meio do software Pergamum, o qual permite ampliar o gerenciamento e integrar diversas funções que facilitam a gestão das bibliotecas e a rotina diária de seus usuários. Entre essas
funções, estão o acesso a várias modalidades de pesquisa ao catálogo, os empréstimos, as devoluções, a emissão de relatórios, as estatísticas, as reservas e as renovações on-line, possibilitando ao pesquisador a busca em diferentes locais.
Pensando na qualidade de ensino, de pesquisa, de extensão e de lazer, a Instituição disponibiliza:
• Biblioteca virtual Minha Biblioteca – que garante acesso ininterrupto de todos os discentes, docentes e funcionários técnico-administrativos. Além de prático e inovador, o acervo é formado pelas principais editoras de livros acadêmicos, com conteúdo técnico e científico sempre atualizado e de qualidade, por meio da chamada computação nas nuvens.
• Coleção on-line das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
• Comutação e normalização bibliográfica.
• Condições para atendimento educacional especializado, tais como o Programa NonVisual Desktop Access – uma plataforma de código aberto de leitura de tela que auxilia pessoas com deficiência visual, descrevendo os itens na tela do computador mediante audiodescrição e lupa, permitindo ampliar partes ou toda a tela para melhor visualização de palavras e de imagens.
• Ferramenta acessível em Libras, responsável por traduzir conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais.
• Ficha catalográfica de livros, monografias, TCCs, dissertações e teses defendidas na Instituição.
• Fundação Dorina Nowill para Cegos com acesso gratuito a livros e revistas nos formatos braile, falado e Daisy com o intuito de promover a acessibilidade às pessoas com deficiência visual, focando principalmente na educação inclusiva.
• Pesquisa e levantamento em diversas fontes de informação e treinamento em bases de dados nacionais e internacionais.
• Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – o qual permite o acesso quando e onde o pesquisador desejar. Trata-se de uma biblioteca virtual que reúne um acervo com milhares de títulos em textos completos, e-books, bases de dados referenciais, periódicos, assim como treinamentos.
• Tutoriais disponíveis para auxiliar e agilizar o uso das ferramentas.
• Visitas orientadas agendadas.
O Sistema de Bibliotecas da USF também busca promover atividades culturais de forma integrada. Nesse sentido, desde 2002, são praticadas ações visando a caracterizar culturalmente o espaço, a prática e a dinâmica de atendimento, potencializando o papel social da biblioteca. Confira a seguir algumas das iniciativas realizadas em 2023:
Desde 2002, o sistema de bibliotecas da USF promove atividades de maneira integrada com diversos setores e cursos da Instituição. Assim sendo, durante o ano, são realizadas diferentes ações promovendo a cultura e a integração entre docentes, alunos e também funcionários administrativos.
Confira a seguir algumas das iniciativas realizadas em 2023:
“Exposição de Santas Mulheres na Literatura” – Biblioteca do Instituto Teológico Franciscano, Petrópolis.
“Exposição Itinerante Organizada pelo SIBUSF” – Biblioteca Santa Clara, Itatiba.
“Exposição Internacional de Presépios” –Biblioteca do Instituto Tecnológico Franciscano, Petrópolis.
“Exposição Patrimônio Histórico” – Biblioteca do Instituto Teológico Franciscano, Petrópolis.
[...] é necessário aprender a ‘estar aqui’ no planeta. Aprender a estar aqui significa: aprender a viver, a dividir, a comunicar, a comungar [...].
DIMENSÃO INSTITUCIONAL
Sistema de gestão
Casa de Nossa Senhora da Paz –
Ação Social Franciscana
Diretor-Presidente
Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM
Diretor Vice-Presidente
Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM
Diretor-Secretário
Fidêncio Vanboemmel, OFM
Diretor Administrativo
Alvaci Mendes da Luz, OFM
Diretor-Executivo (Administração-Geral)
Jorge Apóstolos Siarcos
Universidade São Francisco
Chanceler
Frei Paulo Roberto Pereira
Reitor
Gilberto Gonçalves Garcia
Vice-Reitor
Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM
Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão
Dilnei Lorenzi
Pró-Reitor de Administração e Planejamento
Adriel de Moura Cabral
Administrador dos Câmpus
Rodrigo Ribeiro Paiva
Núcleos
Núcleo de Legislação e Normas Educacionais (NLEG)
Hugo Musetti
Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA)
Eduardo Manuel Bartalini Gallego
Núcleo de Educação a Distância (NEaD)
Franklin Portela Correia
Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP)
Vaine Fermoseli Vilga
Núcleo de Extensão Universitária (Next)
Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM
Núcleo de Relações Internacionais (NRI)
Cristiane Ferraz e Silva Suarez
Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA)
Iara Lúcia Tescarollo Dias
Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Apoio
ao Estudante com Necessidades Educativas
Especiais (Naepe)
Cássia Aparecida Bighetti
Núcleo de Pós-Graduação Lato Sensu (NPL)
Amauri Olivio
Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu (NPS)
Iara Lúcia Tescarollo
Núcleo de Licenciaturas (NLIC)
Lilian Nunes da Costa
Núcleo de Relações Internacionais (NRI)
Cristiane Ferraz e Silva Suarez
Núcleo de Pastoral Universitária (NPU)
Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM
Núcleo de Carreira Docente (NCD)
Andréia Cristina Borges Rela Zattoni
Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Hugo Musetti
Gerente Financeiro
Daniele Maria Mazon Massoquetto
Gerente de TI
Eros Pacheco Neto
Gerente de DI
Viviane M. Soldi Virmond Alves
Diretores de Câmpus
Bragança Paulista – Patrícia Teixeira Costa
Campinas – Unidade Swift – Paulo Eduardo Silveira
Campinas – Unidade Cambuí – Paulo Eduardo Silveira
Itatiba – Renato Adriano Pezenti
UNIDADE DE PESQUISA – USF
Coordenadoria da Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia
Marcia Aparecida Antonio
Perfil dos funcionários
Para oferecer um Ensino Superior de qualidade, a CNSP atua com funcionários de diferentes perfis.
Gênero
Por tipo de emprego e carga horária
Para fins de apresentação, este relatório considerou os cargos da área administrativa e da docência. A carga horária dos funcionários da CNSP é dividida em parcial (com até 25 horas semanais de trabalho) e integral (para acima de 25 até 44 horas semanais).
Tipo de emprego
Carga horária
Por tipo de contrato
Os tipos de contratos apresentados neste relatório consideram aqueles com tempo indeterminado (válido enquanto perdurar a relação de emprego) e determinado (com datas de início e término acordadas, não podendo ultrapassar o período de dois anos, além de incluir contratos de experiência vigentes no fechamento do material). As tabelas a seguir também trazem a porcentagem de estagiários e de terceirizados atuantes na Instituição.
Idade
Escolaridade
Tempo de serviço
*Refere-se aos contratos de menor aprendiz.
Políticas institucionais
A CNSP busca continuamente engajar o corpo docente, administrativo e de apoio para garantir um bom desempenho profissional de toda sua equipe.
Negociação Coletiva
100% dos funcionários amparados por convenção coletiva.
15 mulheres e homens em cargos de chefia
4 mulheres em cargos de chefia
27% mulheres em cargos de chefia
* Os números apresentados referem-se aos cargos de chefia da alta admi nistração, considerando reitoria, pró-reitoria, direção e assessorias.
[...] O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico [...].
MORIN, 2000, p. 15.
Benefícios e incentivos
Os benefícios e os incentivos oferecidos pela CNSP respeitam as normas estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho realizada pelo sindicato dos empregados e empregadores.
1Benefício concedido a docentes, funcionários administrativos e cônjuges. Também concedido a filhos e dependentes legais, até o limite de 25 anos incompletos, na data da matrícula.
2Plano de assistência odontológica Amil.
3Benefício concedido a todos os funcionários da Instituição, em que 90% do valor do plano é custeado pela USF. O benefício é extensivo aos filhos e cônjuges dos funcionários.
4Benefício concedido para funcionários técnico-administrativos, destinado exclusivamente para compra de alimentos.
Benefícios exclusivos aos docentes
Capacitação do corpo docente
A USF conta com uma política de gestão de pessoas que busca, entre outros aspectos, traduzir sua identidade pedagógica por meio de um consistente programa de formação continuada, desenvolvido na liderança da Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão e operacionalizado por meio do Programa CHAVE (acrônimo de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e ética).
O Programa CHAVE trilha o caminho do empreendedorismo inovador na academia, proporcionando o desenvolvimento de seu capital humano e criativo, tendo como principal objetivo viabilizar a remodelagem e a organização do trabalho pedagógico.
Nesse sentido, contempla um modelo institucional diferenciado de organização da formação continuada, fundamentado na tríade ensino, pesquisa e extensão e orientado para o desenvolvimento de competências, com envolvimento de toda a comunidade acadêmica, atuante nas modalidades de
ensino presencial e a distância, envolvendo desde gestores e docentes até funcionários administrativos.
As atividades são desenvolvidas e pautadas em uma abordagem sistêmica, a partir de temas geradores interdisciplinares, articulados por eixos temáticos (processos acadêmico-administrativo, tecnologia da informação e comunicação, gestão educacional, boas práticas pedagógicas e desenvolvimento profissional e pessoal).
Para isso, utiliza de metodologias dinâmicas de aprendizagem, as quais são apoiadas pelas tecnologias educacionais.
Para gestão do Programa CHAVE são empregadas métricas institucionais, sendo realizado em 2023 mais de 300 eventos (oficinas, treinamentos, cursos, entre outros) que contou com cerca de 10 mil participantes, perfazendo 1 400 horas de formação, distribuídas entre atividades on-line (62%) e presenciais (38%).
Vale ressaltar que, por meio das métricas individuais gerenciadas pelo sistema VetoRH, é possível realizar o acompanhamento da formação de todos os funcionários da USF.
A formação continuada docente da USF, assumida como uma prioridade estratégica institucional, é especificamente desenvolvida nas dimensões das boas práticas pedagógicas e da tecnologia da informação e comunicação do Programa CHAVE, com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes e sustentáveis, permeadas de exigências políticas, técnicas, profissionais e humanas. As ações implementadas sustentam-se na ideia da formação de docentes como uma construção para uma atividade profissional, com práticas e saberes específicos e, portanto, com características próprias.
Dentro do escopo de que a competência é inerente à pessoa, ou seja, um atributo do sujeito e intimamente ligada à ideia da pessoalidade, do âmbito e da mobilização, o Programa CHAVE realiza ações formativas para instigar o corpo docente a repensar a relação ensino-aprendizagem, ensejando que o estudante estabeleça relações com o meio em que está inserido e adote comportamentos que envolvam conhecimentos, habilidades e atitudes apropriadas.
Nesse sentido, são realizadas, também, ações para que o docente descubra o verdadeiro conceito de autonomia e, superando resistências, seja capaz de reorientar sua trajetória profissional para atuar em um processo de ensino-aprendizagem gerador de competências, que considere as interações e a complexidade das transformações da realidade educacional.
Ainda que não atue se limitando a uma formação conteudista, instrumental e técnica, mas enfatizando a necessidade de explorar as questões do ser, da dimensão existencial e da intencionalidade de todos os sujeitos envolvidos no processo.
Adicionalmente, o docente também pode usufruir de capacitações externas, de acordo com o que está estabelecido no Plano de Carreira e nas Convenções Coletivas de Trabalho, estando contempladas as possibilidades de afastamento integral ou parcial, auxílio-mensalidade, custeio e transporte, para que os docentes possam solicitar o usufruto de algum incentivo, que, entre outros, podem ser:
• bolsa de estudos parcial, para cursos de graduação e/ou pós-graduação stricto sensu e lato sensu;
• auxílio para participação de congressos, seminários, simpósios e eventos similares, relacionados à área de atuação;
• oferta de cursos de treinamento e atualização profissional, com bolsas;
• apoio à divulgação e/ou publicação de teses, dissertações, monografias ou outros trabalhos acadêmicos;
• licença, sem perda do vencimento (integral ou parcial), para participação em programas, externos ou internos, de pós-graduação e/ou de treinamento profissionais.
Serviço Especializado em Segurança do Trabalho
O Serviço Especializado em Segurança do Trabalho atua em todas as variáveis relativas à saúde e à segurança do trabalho com o intuito de oferecer proteção à prática das atividades laborais, amenizando e reduzindo os agentes de riscos presentes no ambiente de trabalho e criando um nível seguro para nossos funcionários.
Entre as atribuições, destacam-se as seguintes:
• Elaborar cronograma de ações para mitigar os riscos, a fim de garantir a saúde dos trabalhadores.
• Determinar e monitorar o uso dos equipamentos de proteção individual.
• Participar de projetos de novas instalações físicas e tecnológicas e acompanhar sua implantação.
• Fornecer orientações aos funcionários sobre os riscos ocupacionais aos quais estão expostos e apontar medidas preventivas a serem tomadas.
• Inspecionar locais, instalações e equipamentos da Instituição e determinar fatores de risco e de acidentes.
• Propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes.
• Orientar os funcionários da Instituição no que se refere à observância das normas de segurança (NRs).
• Promover e ministrar treinamentos sobre segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho.
• Realizar campanhas e coordenar a publicação de material educativo sobre segurança e medicina do trabalho.
• Orientar e acompanhar o trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), inclusive na realização de campanhas e palestras relacionadas à prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Acidente de trabalho
Os acidentes de trabalho são acidentes que o funcionário sofre quando está a serviço da empresa. Pode-se considerar como acidente de trabalho aqueles que causam alguma lesão corporal ou perturbação funcional que leve à morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade da pessoa e que inviabilize a realização de suas atividades. No ano de 2023, a Universidade São Francisco registrou dois acidentes de trabalho em todos os câmpus, sendo que nenhum deles necessitou de afastamento. Quando ocorrem acidentes, recomenda-se investigar e identificar a principal causa deles e, na sequência, intervir de maneira educativa, realizando palestras e cursos de capacitação para reduzir as ocorrências. Na USF, esse trabalho é feito em parceria com a Cipa e com a brigada, que realizaram ao longo do ano todas as reuniões mensais de maneira remota e presencial.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), regulamentada pela NR-5, visa a prevenir acidentes e doenças relacionadas à atividade laboral. É formada por representantes de empregados e empregadores, seguindo os direcionamentos estabelecidos para representar a totalidade dos funcionários da unidade.
Faz parte das atribuições da Cipa identificar os riscos de execução da relação de trabalho, elaborar o mapa de risco e realizar periodicamente verificações nos ambientes e quais são as condições de trabalho, visando a identificar situações que possam trazer riscos de segurança e saúde aos trabalhadores, entre outras atividades.
Em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), a Cipa promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).
A Sipat realizou no ano de 2023 os seguintes eventos e palestras:
• Conquistas e Desafios da Maternidade.
• Sonho de Mãe.
• A Importância da Alimentação e a Atividade Física na Qualidade de Vida.
• Dor Crônica e Vícios Digitais.
• Educação Financeira.
• Desafios e Oportunidades nas Relações Interpessoais.
• Ergonomia – Postura Correta no Trabalho.
• Qualidade de Vida – Pós-pandemia.
• Câncer de Mama e Saúde da Mulher.
• Dezembro Vermelho.
• Saúde Mental: Promover para Prevenir.
Todas as palestras foram pensadas e elaboradas com o intuito de trazer aos funcionários não somente a importância do cumprimento de normas, mas também a conscientização sobre ter uma verdadeira qualidade de vida profissional; a interferência das relações interpessoais em nossas atividades diárias; e a importância de cuidarmos da nossa saúde no geral, tendo uma vida saudável.
Além da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a Cipa também realizou todas as campanhas anuais:
• Dia da Mulher.
• Março Lilás.
• Vamos Falar sobre Ansiedade.
• Abril Verde.
• Maio Amarelo.
• Agosto Dourado.
• Outubro Rosa.
• Novembro Azul.
• Dezembro Vermelho.
Atendimento a emergências, procedimentos para abandono e treinamentos gerais de abandono
• Atender o procedimento de fuga das instalações, visando a preparar o público para as mais variadas situações de emergência.
• Realizar simulado de fuga dos câmpus, a fim de treinar e capacitar a população bem como os brigadistas e o corpo de segurança nas ações de abandono predial.
Controle da população de brigadistas e socorristas nos câmpus
• Realizar anualmente o controle do número de brigadistas nos câmpus.
• Realizar o acompanhamento de treinamento para os brigadistas, atendendo à norma do corpo de bombeiros.
• Fazer reuniões com brigadistas para esclarecimentos de atuação, definindo cada função.
• Inspecionar os sistemas de combate a incêndios e demais equipamentos de proteção.
• Atender às demandas de urgências e emergências, prestando os primeiros socorros a vítimas, até a chegada do socorro especializado.
• Realizar vistorias gerais no câmpus, a fim de evitar e eliminar riscos de acidentes.
[...] A educação deve contribuir para a autoformação da pessoa (ensinar a assumir a condição humana, ensinar a viver) e ensinar como se tornar cidadão. Um cidadão é definido, em uma democracia, por sua solidariedade e responsabilidade em relação a sua pátria. O que supõe nele o enraizamento de sua identidade nacional [...].
MORIN, 2010, p. 65.
Encontro Fraterno
O evento foi realizado no dia 15 de dezembro, reunindo docentes e funcionários administrativos da CNSP, na Fazenda Haras São Bento, em Bragança Paulista. Durante o encontro, os participantes desfrutaram de um almoço, lanches, bebidas, brincadeiras e também puderam prestigiar a participação de uma banda musical.
Organizadores
Coordenação do Setor Relatórios Sociais
Frei Claudino Gilz, OFM
Colaboração no levantamento e organização das informações
Cristiane Ferraz e Silva Suarez
Débora Reis Garcia
Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM
Junia Silva
Elaboração
Fernanda Mathias de Oliveira
Kelli Maritsa Fernandes de Barros
Contabilidade
Valesca Elaine Dozorski CRC/PR – 056201/O – 0
Contato
Em caso de dúvidas relativas a este material, entre em contato.
E-mail: sustentabilidade@bomjesus.br
Telefones: (41) 2105-4442 | (41) 2105-4409
Site: www.usf.edu.br
Editora Bom Jesus
Presidente da Associação Franciscana
de Ensino Senhor Bom Jesus
Frei João Mannes
Diretor-Geral
Jorge Apóstolos Siarcos
Gerente Pedagógico do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) e da Editora Bom Jesus
Marcelo Bianchini Favaro
Coordenação da Editora Bom Jesus
Márcia Teresinha Schmidt
Design Editorial, Revisão e Iconografia
Editora Bom Jesus
Crédito das Imagens
Reprodução e Acervo USF
Imagens do Projeto Gráfico
Retículas: Monika7 | Shutterstock
Textura mancha de giz: Miloje | Shutterstock
Imagens da Capa
Alonafoto; as-artmedia; Ground Picture; Joa Souza; leungchopan; Mark Agnor; only_kim; OPOLJA; pikselstock; PreciousJ; wavebreakmedia; 135pixels; Miloje; Monika7 | Shutterstock
9 - 2 2 2 - 7
1 . E d u c a ç ã o - B r a s i l 2 . R e l a t ó r i o s e d u c a c i o n a i s
3 . S u s t e n t a b i l i d a d e 4 . U n i v e r s i d a d e S ã o F r a n c i s c o
( U S F ) - H i s t ó r i a I . O l i v e i r a , F e r n a n d a M a t h i a s d e .
I I B a r r o s , Ke l l i M a r i t s a F e r n a n d e s d e
Índices para catálogo sistemático:
1 . R e l a t ó r i o s e d u c a c i o n a i s : U n i v e r s i d a d e
S ã o F r a n c i s c o : S ã o P a u l o : E s t a d o : E d u c a ç ã o
3 7 8 0 9 8 1 6 1
C i b e l e M a r i a D i a s - B i b l i o t e c á r i a - C R B - 8 / 9 4 2 7
Todos os direitos desta edição estão reservados à Editora Bom Jesus. Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora.
EDITORA BOM JESUS
Rua Anselmo de Lima Filho, 242 81290-250 – Curitiba-PR
www.bomjesus.br
ISBN 978-85-8459-222-7