relatório de sustentabilidade usf 2022

Page 1

Relatório de Sustentabilidade USF 2022 Medicina 50 Anos

00_relatorio_USF_2022_cp.indd 1

03/07/2023 11:04:10


00_relatorio_USF_2022_cp.indd 2

03/07/2023 11:04:21


Apresentação Após dois anos com atividades restritas, em decorrência da pandemia de covid-19, apresentaremos, neste relatório, os esforços promovidos por nossos alunos, docentes e funcionários administrativos na retomada de nossas ações. Boa leitura! Equipe Relatórios Sociais


Sumário Perfil USF 5 Missão 5 Visão 5 Valores 6 Mensagem da diretoria da Casa de Nossa Senhora da Paz

8 Histórico 12 Câmpus e cursos 18 Compromissos que a USF apoia

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão 23 Perfil dos alunos 26 Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH)

30 Qualidade de ensino 35 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Produção Científica

58 Programas de inclusão no Ensino Superior 60 Núcleo de Extensão Universitária


126 Núcleo de Pastoral Universitária 132 Prestação de serviços à comunidade 136 Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP)

138 Núcleo de Educação a Distância (NEaD) 139 Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (Naepe)

144 Núcleo de Relações Internacionais 154 Infraestrutura

Dimensão Institucional 163 166 168 169 175 180

Sistema de gestão Perfil dos funcionários Políticas institucionais Benefícios e incentivos Serviço Especializado em Segurança do Trabalho Organizadores


Perfil USF


Perfil USF

Missão Educar para a paz e o bem, com excelência acadêmica, pluralismo, inovação e sustentabilidade.

Visão Ser reconhecida nacionalmente pela excelência acadêmica, pela promoção da inovação sustentável, do desenvolvimento regional, da justiça e da paz.

Valores Educação integral transformadora, humanismo solidário, respeito à diversidade e inovação sustentável.

5


Perfil USF

Mensagem da diretoria da Casa de Nossa Senhora da Paz A Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF) mantenedora da Universidade São Francisco (USF), da Unidade de Pesquisa – Unifag e do Instituto Teológico Franciscano (ITF), mobilizada pelos valores franciscanos, firmou carta-compromisso com o Pacto Global da ONU, em 27 de maio de 2022. Ou seja, manifestamos nosso compromisso em apoiar, difundir e promover ações nas áreas dos direitos humanos, do trabalho, do meio ambiente e da anticorrupção. Dessa forma, vamos ao encontro de tantas outras organizações e empresas que se empenham no enfrentamento dos grandes desafios da sociedade. Na USF, ao atualizarmos nossa Política de Extensão (2021), definimos como linhas de atuação prioritárias a pauta da Agenda 2030, da ONU. Foi estabelecido, dessa forma, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como as linhas mestras de orientação, organização e realização das atividades extensionistas, por meio de programas, projetos, cursos e eventos institucionais. O ano de 2022 ainda trouxe as marcas da pandemia de covid-19, e, com isso, a economia segue enfrentando dificuldades que ainda se refletem na população, sobretudo na educação. No entanto, apesar das adversidades que enfrentamos,

6


Perfil USF

nesse ano foi possível abrir espaço para comemorações. Os 50 anos do curso de Medicina da USF marcam a trajetória da Instituição, não só no município, como em todo estudante, docente e funcionário que contribuiu para que fosse possível tornar nossa Instituição uma referência na região. A USF, em busca pela excelência, juntamente com o trabalho feito pelo ITF e pela Unifag, faz com que se torne possível uma educação transformadora, e, dessa forma, vai diariamente chegando a um dos objetivos do nosso precursor, Francisco de Assis: levar a todos a Paz e o Bem! Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM

7


Perfil USF

Histórico Pode-se dizer que a história da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF) teve início em 1182 com o nascimento de Francisco de Assis. Ele, filho de um rico comerciante de tecidos, deixou de lado seus bens por amor ao próximo, tornando-se a fonte inspiradora dos ideais franciscanos.

A sede da CNSP-ASF é transferida para a cidade de Bragança Paulista e assume a gestão do então Instituto de Ensino Superior da Região Bragantina, que passa a denominar-se Faculdades Franciscanas. É a partir desse momento que a CNSP-ASF consolida seu trabalho com o Ensino Superior.

A USF transfere o Câmpus São Paulo das imediações do Largo de Santa Cecília para o bairro Pari, instalando-o em um edifício construído especialmente para abrigá-lo.

1976

1987

1675

1945

1965

1985

É fundada a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da Ordem dos Frades Menores.

Surge oficialmente a CNSP-ASF, para proporcionar educação e assistência aos moradores carentes do bairro Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, sendo três anos depois reconhecida como Instituição de utilidade pública.

A CNSP-ASF é certificada como entidade beneficente de assistência social.

Por meio de uma portaria ministerial, a Instituição permite que as Faculdades São Francisco passassem a ser reconhecidas como Universidade São Francisco (USF).

8


O Câmpus Campinas amplia suas instalações com mais um prédio no bairro Cambuí. Em São Paulo, o câmpus é transferido para o bairro Freguesia do Ó.

A USF comemora 40 anos de presença franciscana.

2005

2012

2016

Perfil USF

A USF passa por uma reestruturação para melhor prática de sua missão: aprova os novos Projetos de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Político-Pedagógico Institucional (PPI), cria a Unidade de Pesquisa e muda a localização do Câmpus Campinas para o bairro Swift.

2001

2007

2013

A USF inaugura o Câmpus Campinas, no Distrito de Barão Geraldo.

A USF é reconhecida como Instituição Comunitária de Ensino Superior (Ices).

O Hospital Universitário São Francisco (HUSF), que anteriormente pertencia à CNSP-ASF, passa a ser administrado pelos freis franciscanos da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade filantrópica sem fins lucrativos. Ainda nesse ano, a USF amplia para 3 mil m² suas instalações no Swift, em Campinas, em razão do aumento da oferta de cursos de graduação e pós-graduação da Unidade.

9


Perfil USF

A USF dá um passo importante na democratização do Ensino Superior brasileiro e lança cursos de educação a distância. Nesse cenário, a Universidade abre polos nas cidades de Atibaia e Mairiporã, em São Paulo, e também em Petrópolis, no Rio de Janeiro, com o Instituto Teológico Franciscano (ITF).

A USF enfrenta o período de pandemia de covid-19 com diversas ações de combate, como o Plano de Contingência de Biossegurança. Durante o período de aulas remotas, foi desenvolvida uma metodologia de ensino própria e foi mantido o diálogo direto com toda a comunidade acadêmica. Também conquista a marca de 2 mil estudantes nos cursos de educação a distância (EaD). Implanta o modelo de ensino dinâmico de aprendizagem, sempre atenta às tendências educacionais.

A USF inaugura novos polos de educação a distância no estado de São Paulo e de Minas Gerais. Em 2022, o Câmpus Itatiba passa a ofertar uma série de cursos na área da saúde, como Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição, sempre com o objetivo de oferecer cursos de qualidade e contribuir para a região. Nesse ano, mais de 30 cursos da USF são avaliados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Todos recebem nota máxima e de excelência. O curso de Medicina também completa 50 anos de história, sendo uma das principais escolas médicas brasileiras.

2018

2020

2022

2017

2019

2021

A USF amplia suas instalações no Câmpus Bragança Paulista, implantando o Centro de Simulação Realística. Nesse ano, é firmada uma parceria com a Google for Education, plataforma que facilita a integração de recursos on-line.

A qualidade do ensino da USF é reconhecida no cenário nacional com a conquista de diversas avaliações com nota 5, reconhecimento máximo do MEC. A Universidade abre novos polos nas cidades de Amparo e também em Paulínia, municípios localizados em São Paulo, além de Cambuí, em Minas Gerais.

A Universidade chega aos 45 anos como protagonista e agente de transformação no contexto em que está inserida, contribuindo de forma significativa com a sociedade. Inaugura novos polos em diferentes cidades do estado de São Paulo e de Minas Gerais. Abre o curso de Enfermagem no Câmpus Itatiba e também é a primeira instituição nas regiões onde está presente a ter o credenciamento do curso de Direito na modalidade educação a distância aprovado pelo Ministério da Educação (MEC).

10


Perfil USF

A serenidade é uma centelha do equilíbrio de Deus que carregamos dentro de nós. Precisamos saber ativá-la. É isso que significa ser instrumento da paz. Manter uma postura serena e nos converter decididamente ao caminho da conciliação. [...] De que adianta ter o carro mais potente, as melhores roupas, os aparelhos tecnológicos mais modernos e outros bens de valor, se em algum lugar alguém se sentiu ferido e desvalorizado por algo que você fez ou falou? CAVALCANTE, A.; PERISSÉ, G. A oração de São Francisco: fé, esperança e paz para uma vida feliz. Rio de Janeiro: Sextante, 2013, p. 24-25.

11


Perfil USF

Câmpus e cursos Câmpus Bragança Paulista Com 59 699,91 m² de área construída, o Câmpus Bragança Paulista conta com 151 salas de aula, duas salas web de aprendizagem, 56 laboratórios didáticos e sete laboratórios de pesquisa, duas bibliotecas, dois auditórios, sendo um denominado salão nobre e o outro anfiteatro, disponíveis para os cursos de graduação, de extensão e programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

12


Perfil USF

Cursos de graduação presenciais: Administração,

Residências multiprofissionais em saúde: programas de

Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis,

residência multiprofissional em Saúde Neonatal e em residên-

Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia

cia multiprofissional em Saúde Intensiva.

de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de

Programa de pós-graduação stricto sensu: mestrado e

Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química,

doutorado em Ciências da Saúde.

Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Tecnologia em Logística,

Nas dependências do câmpus, também estão instaladas as

Tecnologia em Gestão da Qualidade e Tecnologia em

clínicas-escola de Fisioterapia, de Odontologia e de Psicologia,

Processos Gerenciais.

a Unidade de Pesquisa em Farmacologia e Gastroenterologia (Unifag), o Centro Tecnológico das Engenharias e Arquitetura

Cursos de pós-graduação lato sensu: MBA em

e Urbanismo Frei Constâncio Nogara. Além deles, há tam-

Gestão Empresarial, MBA em Gestão de Projetos, MBA

bém o Laboratório de Habilidades e o Centro de Simulação

em Gestão da Saúde, MBA em Gestão Estratégica

Realística, o Centro de Estudos de Anatomia e o Hospital

de Pessoas e Liderança, MBA em Lean Six Sigma

Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF),

e Supply Chain, MBA em Planejamento e Gestão

que desenvolvem atividades de alta complexidade, pesquisas

Educacional, Especialização em Neuropsicologia,

e intervenções de elevada especialização, tais como cirurgia

Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, Fisioterapia

cardiovascular e transplante renal. O câmpus também possui

em Ortopedia e Traumatologia com Ênfase em Terapia

o Núcleo de Práticas Jurídicas, que atende à comunidade.

Manual, Fisioterapia na Saúde da Mulher com Ênfase em Obstetrícia, Fisioterapia em Terapia Intensiva, Ortodontia.

13


Perfil USF

Câmpus Campinas Unidade Cambuí Em funcionamento desde 2012, a Unidade Cambuí ampliou a atuação da USF na cidade de Campinas, em um terreno de 4 320 m2, sendo 2 315 m2 de área construída. O local conta com 15 salas de aula, uma biblioteca, o Núcleo de Práticas Jurídicas, o Espaço Nutrição e três laboratórios denominados Cozinha Didática, Espaço Gourmet e Confeitaria e Panificação. Desde então, a unidade cresceu em número de alunos, tornou-se referência como espaço para eventos, conquistou e consolidou fortes parcerias nos setores gastronômico, nutricional, jurídico, público e administrativo na região. Em 2022, foi criado o polo de educação a distância, ofertando todo o rol de cursos na modalidade EaD da USF. Cursos de graduação presenciais: bacharel em Direito, bacharel em Nutrição e Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. Cursos de pós-graduação lato sensu: especialização em Neuropsicologia.

14


Perfil USF

Unidade Swift Considerando a realidade do mercado de trabalho e as demandas sociais da região onde está inserida, a Unidade Swift oferece cursos ligados às áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, de Saúde e Ciências Biológicas e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Atendendo à comunidade externa, os cursos do câmpus desenvolvem atividades de extensão com temáticas relativas à saúde e à educação. Atualmente a unidade conta com um terreno de 35 600 m², com aproximadamente 12 565 m² de área construída, contendo 55 salas de aula e 26 laboratórios que atendem às atividades de ensino, pesquisa e extensão nas três áreas acima destacadas, uma biblioteca e o Serviço Escola de Psicologia. Desde o início de 2019 está presente também, na Unidade Swift, o

Cursos de graduação presenciais: Administração,

polo de apoio presencial aos cursos ofertados em regime EaD.

Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Psicologia. Cursos de pós-graduação stricto sensu: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, mestrado e doutorado.

15


Perfil USF

Câmpus Itatiba O Câmpus Itatiba conta com mais de 25 000 m2 de área construída, contendo 74 salas de aula, 26 laboratórios especializados, sete laboratórios de informática e duas salas web de aprendizagem, com acomodação para 160 pessoas, Núcleo de Prática Jurídica, Clínica de Serviço Escolar de Psicologia com mais de 400 m2, além de outros espaços de aprendizagem, de suporte e de convivência. Em 2022 a USF investiu valores expressivos no Câmpus Itatiba, com destaque para o Laboratório de Habilidades Veterinárias, o Laboratório de Química e o Laboratório Multidisciplinar II. Além disso, iniciou a construção do Hospital Veterinário Universidade São

Cursos de graduação presenciais: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Pedagogia,

Francisco (HVUSF), com mais de 1 000 m2.

Psicologia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

No câmpus, são ofertados cursos de graduação,

como Fisioterapia, Farmácia e Nutrição.

de extensão e de pós-graduação, tanto lato sensu como stricto sensu, nas modalidades presencial e a distância.

Ao longo do ano houve a preparação para a oferta de novos cursos,

Programa de pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado em Educação, que mantém duas linhas de pesquisa – Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas e Educação, Sociedade e Processos Formativos. Em 2022, o Programa alcançou a nota 5 pela Capes, um indicador de excelência.

16


Perfil USF

A relação com a comunidade é bastante intensa. Destacam-se as atividades do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), vinculado ao curso de Direito, e o Serviço Escola de Psicologia (SEP). Além

Somente por meio do amor teremos a oportunidade de crescer como seres humanos. E uma forma concreta de ampliar nossa capacidade de amar é experimentar o sentimento altruísta de fazer o bem a todos.

dessas frentes, há programas e iniciativas extensionistas e outras parcerias com o poder público, como o Programa de Letramento em Programação, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e ao Instituto Ayrton Senna. Além das instalações dos câmpus, a USF oferece cursos EaD em oito polos nas cidades de Amparo (SP), Atibaia (SP), Bragança Paulista (SP), Campinas (SP), Cambuí (MG), Itatiba (SP), Mairiporã (SP), Paulínia (SP) e Petrópolis (RJ). Os polos contam com a presença de um tutor presencial formado na área e com qualificação para conduzir os alunos

Ibidem, p. 37.

e sanar dúvidas sobre o conteúdo e o ambiente virtual, adotando práticas de metodologias ativas.

17


Perfil USF

Compromissos que a USF apoia Além das ações sociais realizadas por iniciativa própria, a Universidade São Francisco também é signatária de princípios nacionais e internacionais que visam a fortalecer o desenvolvimento comunitário.

Pacto Global O Pacto Global foi estruturado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para que adote, em suas práticas de negócios, valores

01

As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

02 Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

03 As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

fundamentais e internacionalmente

04 A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

aceitos nas áreas de direitos humanos,

05 A abolição efetiva do trabalho infantil.

relações de trabalho, meio ambiente e

06 Eliminar a discriminação no emprego.

combate à corrupção. Trata-se, portanto, de uma iniciativa voluntária, sem caráter

07 As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

regulatório, refletida em dez princípios,

08 Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

que visam a fornecer diretrizes para a

09 Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio da formação de lideranças corporativas e inovadoras.

10

Para mais informações, acesse o site: <https://www.pactoglobal.org.br/>.

18

As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.


Do ponto de vista histórico, a expressão “desenvolvimento sustentável” foi criada na década de 1980 pela ONU com o objetivo de mobilizar as instâncias governamentais para estabelecer critérios em cada nação em prol de iniciativas econômico-sociais inclusivas e alinhadas à preservação ambiental. Durante a Rio+20 – conferência da ONU realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2012 –, representantes de diversos países se reuniram para adotar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a qual inclui acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todas as pessoas, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Essa iniciativa resultou na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A base dessa nova diretriz está nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos no ano 2000 e que compreendiam oito objetivos de combate à pobreza a serem alcançados até o final de 2015. Com o fim desse prazo, iniciou-se uma discussão para a elaboração de um novo modelo – os ODS –, que acabou por estabelecer 17 objetivos com 169 metas em diferentes temas e propostas válidas até 2030. O futuro da qualidade de vida da raça humana a curto, a médio e a longo prazo depende do enfrentamento, por parte da humanidade e por todos os meios possíveis, de tamanho desafio econômico-social em prol do desenvolvimento sustentável.

19

Perfil USF

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Perfil USF

Comunicação, marketing e relacionamento Comunicação e marketing A USF se preocupa em garantir que suas informações cheguem a seus funcionários, favorecendo a articulação entre alunos e a Instituição e promovendo a transparência em suas ações com a comunidade. Para isso, utiliza os seguintes recursos:

Site institucional: o portal institucional (www.usf.edu.br) é

Assessoria de imprensa: utiliza as mídias impressa, radio-

um dos meios responsáveis pela divulgação e prestação de

fônica, televisiva e on-line como ferramentas essenciais nas

serviços às comunidades acadêmica e externa.

mediações da Instituição com o público externo e com a opinião pública.

Hotsites: em determinadas situações são elaborados sites com campanhas institucionais específicas.

Publicidade: tem o objetivo de divulgar os cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade e, esporadica-

Mídias sociais: os perfis oficiais da USF nas redes sociais

mente, temas institucionais. Os veículos de comunicação são

permitem aos alunos, seguidores e demais interessados

definidos previamente em épocas de campanhas publicitárias

divulgar cultura, trocar informações e debater ideias.

ou em ocasiões excepcionais em que haja necessidade de

Atualmente, tornou-se um dos canais mais eficientes de

uma comunicação específica. Leva-se em consideração, no

contato com os alunos, além de permitir à Instituição

momento da escolha, o público-alvo, a abrangência e a credi-

informar e receber feedbacks imediatos para tomada de

bilidade do veículo.

decisões e para resolução rápida de problemas em conjunto com a ouvidoria e a tutoria.

E-mail marketing: é direcionado a divulgações de campanhas institucionais, como vestibular, pós-graduação, extensão,

Campanhas de marketing digital: têm o objetivo de divul-

entre outros.

gar os serviços e a marca da Instituição por meio de campanhas estratégicas de marketing digital e publicidade em canais

SMS: meio pelo qual são enviados comunicados institucionais

on-line e redes sociais.

aos alunos e prospects da Instituição via celular.

20


Intranet: trata-se de um canal oficial de comunicação entre

forma específica e direta com ações promocionais, eventos

a USF e seus funcionários, o qual, além de divulgar notícias e

em parceria com empresas, feira do estudante, entre outros.

comunicados, oferece outros serviços que contribuem no dia a dia de trabalho.

Quadro de avisos institucionais: são instalados em locais estratégicos, onde há significativa circulação de alunos, do-

Comunicados eletrônicos: meio de comunicação via e-mail

centes e funcionários administrativos.

com objetivo de transmitir informações institucionais entre a Universidade e os funcionários.

Relacionamento Para manter seu fluxo de informações com as pessoas interessadas nos assuntos que envolvem a Instituição, a USF dispõe de Central de Relacionamento, Call Center, Ouvidoria, Fale Conosco, Tutoria, Instrutoria e Monitoria, Central do Aluno, PABX, Relacionamento com Escolas e Colégios da Comunidade, USFConnect, WebSIAlive e WhatsApp. Tipo de atendimento

Quantidade

Denúncia

0,1%

Elogio

0,2%

Informação

63,6%

Reclamação

11,6%

Opinião

0,1%

Privacidade e Proteção de Dados

0,3%

Solicitação

23,5%

Sugestão

0,4%

21

Grau de satisfação com relação ao atendimento

Quantidade

Acima do esperado

6,0%

Dentro do esperado

7,6%

Abaixo do esperado

3,5%

Não se aplica

1,2%

Não avaliado

1,2%

Não responderam à pesquisa

80,4%

Perfil USF

Ações de marketing direto: buscam atingir o público de


Dimensão

Ensino, Pesquisa e Extensão


Perfil dos alunos

Por gênero 36%

Feminino

64%

Por câmpus e polos

Masculino

5% ragança Paulista incluindo os polos: B Amparo (SP), Atibaia (SP), Bragança Paulista (SP), Paulínia (SP), Campinas (SP), Itatiba (SP), Cambuí (MG), Mairiporã (SP) e Petrópolis (RJ)

12% 13% 70%

Campinas – Swift Itatiba Campinas – Cambuí

23

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Número total de matrículas 25 386


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Câmpus Bragança Paulista*

Câmpus Itatiba

Total 17 872

Total 3 060

*Incluindo os polos EaD.

Por gênero

Por gênero Feminino

46% 36%

54%

Feminino

64%

Masculino

Masculino

Participação nos cursos 2% 2%

Participação nos cursos 1,5%

0,4% Graduação Pós-graduação lato sensu

Graduação

96%

Pós-graduação lato sensu

98,1%

Pós-graduação stricto sensu

24

Pós-graduação stricto sensu


Total – Swift 3 272

Total – Cambuí 1 182

Por gênero – Swift

Por gênero – Cambuí

31%

28%

Feminino

69%

Feminino

Masculino

72%

Participação nos cursos – Swift

Masculino

Participação nos cursos – Cambuí

2%

9%

Graduação

Graduação

Pós-graduação stricto sensu

Pós-graduação lato sensu

98%

91%

25

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Câmpus Campinas


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), localizado no Câmpus Bragança Paulista, tem por missão garantir a preservação da história, da memória e da cultura regional e, para tanto, desenvolve atividades de identificação, coleta, preservação e tratamento de documentos. Dessa forma, os procedimentos técnicos adotados garantem a organização e a acessibilidade dos acervos custodiados. O CDAPH acolhe acervos de natureza arquivística e bibliográfica, oriundos, sobretudo, da região bragantina. Destacam-se, no acervo, o Fundo do Poder Judiciário da Comarca de Bragança Paulista (1798-1980), que abrange diferentes municípios circunvizinhos e conta com mais de 80 mil processos; o Fundo Ernesto Leme (1896-1986), a Coleção de Livros Didáticos (1861-2006); a Coleção de Periódicos (1870-2014); a Coleção Memória de Bragança Paulista (1783-2006); a Coleção Memória da Região Bragantina (1894-2013); a Coleção Saúde e Higiene (1828-1999); a Coleção Frei Pedro Sinzig, OFM (1901-1957) e a Coleção Processos de Habilitação de Casamento do Registro Civil de Bragança Paulista (1891-1961).

26


tras, exposições, visitas monitoradas, caminhadas de percepção e colóquios – estes últimos, após a pandemia, em 2021, passaram a ser realizados no formato híbrido. O objetivo de tais ações consiste em fortalecer laços identitários e de pertencimento mediante a valorização da cultura, da história e da memória local e regional; garantir a inserção e as responsabilidades sociais do CDAPH junto à comunidade; promover o intercâmbio com diferentes instituições científicas de Ensino Superior, entidades sociais e instâncias do poder público; contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em diferentes níveis e também para o aprimoramento da formação docente daqueles que atuam na pesquisa, na extensão e no ensino. Um público diversificado frequenta o local e consulta seu acervo, bem como participa de suas ações de modo presencial ou on-line. Sendo assim, o CDAPH atende a pesquisadores acadêmicos (extensão, iniciação científica, graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado), docentes e alunos de escolas públicas e privadas da Educação Básica, representantes de diversas entidades sociais, ONGs, OSCIPs, órgãos públicos e o público em geral.

27

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

O CDAPH promove ações de educação patrimonial, como oficinas, palestras, mos-


Atividades do CDAPH Evento Ao longo dos anos, o CDAPH tem organizado o colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias, com temas e convidados diversificados. O primeiro colóquio Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

ocorreu no ano de 2010. Desde então, essas atividades têm acolhido um público ouvinte e participativo de diferentes segmentos sociais, faixas etárias e níveis de escolarização; bem como estimulado a troca de experiências, saberes e práticas relativas ao patrimônio cultural, à história e à memória. Entre os anos de 2020 e 2021, ocorreram seis encontros de forma remota devido à pandemia de covid-19. Em 2022, retornamos às atividades presenciais, de modo que os últimos colóquios ocorreram de forma híbrida, presencial e remoto via YouTube: • XXXVII Colóquio, com o tema A Trajetória do Coletivo Edith Cultura, no dia 14 de maio, contando com diferentes convidados, entre eles Daniela Verde, Quick Brown e Fernanda Carmignotto; • XXXVIII Colóquio, com o tema Para Além do Rural, em 4 de junho, contando com os convidados Marcelo Delduque, Evandro Luís Amaral Ribeiro, Renan Oliveira e Frei Pedro Pinheiro; • XXXIX Colóquio, com o tema Lar São Vicente de Paulo: Caminhos do Tempo e da Memória, contando com os convidados Cristina Lima, Daniele Pública, Douglas Salgado, Duda Mack, Jefferson Bueno e Larissa Carneiro. O CDAPH participou, em parceria com os cursos de EaD da USF, da Feira de Profissões 2022, que aconteceu em setembro, no Câmpus Bragança Paulista. Na ocasião, foi realizado uma exposição de exemplares pertencentes ao acervo e também visitas monitoradas para acolher os alunos do Ensino Médio.

28


Doação ou depósito

Projetos de pesquisa

No transcorrer do ano de 2022 o CDAPH acolheu:

O CDAPH participa de dois projetos de pesquisa

• a coleção de livros administrativos (1915-1965), relativa à contabilidade da empresa Raposo e Cia LTDA., transpor-

• A tessitura de uma cartografia dos arquivos permanentes

tadora de grãos de café, doados por Francisco José Araújo

franciscanos na Província da Imaculada Conceição do

com mediação de Fábio Delduque, sendo eles: vinte e dois

Brasil. Financiamento – USF.

livros caixa e um livro de registo de frete;

• Processos educativos, sociabilidades e sensibilidades no espaço urbano: a circulação de concepções da moder-

• a coleção do memorialista e advogado bragantino José

nidade em impressos, manuscritos e imagens visuais

Roberto Vasconcellos (1939-2022), relativa a seu acervo

(1890-1960). Submetido para chamada CNPq/MCTI/FNDCT

pessoal, formado por correspondências, fotografias,

N.º 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes. Aprovado pelo

hemeroteca, manuscritos, periódicos, livros, impressos da

Processo – 406055/2021-1.

Cúria Diocesana de Bragança Paulista, entre outras fontes documentais;

Visitas monitoradas

• um conjunto de periódicos (1900-1960) doados pelo Museu

No ano de 2022, o CDAPH recebeu graduandos do curso de

Municipal Oswaldo Russomano;

Pedagogia da USF (Câmpus Bragança Paulista), estudantes do

• parte do acervo pessoal de José Carlos Arrebola, formada

Ensino Médio do SESI Centro Educacional e da Escola Viverde,

por livros de farmacologia (década de 1980) e instrumen-

duas escolas de Bragança Paulista, além de pesquisadores de

tos farmacêuticos.

diferentes instituições de Ensino Superior.

29

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

em andamento:


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Qualidade de ensino A USF concebe a educação no sentido amplo, levando em

O programa tem como principal objetivo viabilizar a remo-

conta a diversidade sociocultural e a necessidade de aglutinar

delagem e a organização do trabalho pedagógico, em uma

todas as intenções que levem à excelência da qualidade de

abordagem sistêmica e disruptiva, com base em temas

ensino. Dessa forma, suas diretrizes pedagógicas têm, nos

geradores interdisciplinares, articulados por eixos temáticos e

princípios e nos compromissos assumidos pela Universidade

operacionalizados por metodologias dinâmicas de aprendiza-

com a sociedade, sua fonte permanente de inspiração e

gem, apoiadas pelas tecnologias educacionais.

atualização, de forma a garantir seus objetivos e a qualidade de seu projeto educacional. Essa integração se estabelece pela

Com vistas ao aprimoramento da atuação no mercado de

indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão, que

trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais

permeia as políticas da USF em todos os níveis, em consonân-

tecnicamente mais qualificados para o setor público, as

cia com o disposto na Constituição Federal de 1988 (art. 207).

empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista

Nesse olhar sobre a educação, o sujeito passa a ser compreen-

o desenvolvimento do país, a USF busca, por meio de uma

dido como um ser relacional, que interage competência com

nova abordagem metodológica, uma dinâmica de ensino com

consciência e exercício de cidadania.

flexibilidade e aplicabilidade prática dos conteúdos teóricos, uma necessidade do pós-graduando nos dias atuais.

Destacam-se, a seguir, algumas entre várias ações realizadas e conquistas obtidas no ano de 2022, visando à melhoria da

Baseando-se nesse contexto, a Instituição procura atender às

qualidade de ensino.

atuais diretrizes e à demanda de mercado, levando em con-

Para assegurar terreno propício à necessária transformação

sideração as exigências dos respectivos Conselhos de Classe.

da relação ensino-aprendizagem, estruturou-se na USF um

Contudo, foi feita uma reestruturação das matrizes curricula-

programa institucional de formação continuada, intitulado

res dos cursos de pós-graduação lato sensu composta de três

Programa CHAVE, que integra todos os atores institucionais.

núcleos. Confira a seguir:

30


Núcleo Comum

• Módulo de Empreendedorismo e Inovação – utiliza como

• Módulos que possibilitam o compartilhamento em diver-

forma de aprendizagem o ambiente virtual, o qual tem

sos cursos, com o objetivo da multidisciplinariedade nas

como objetivo apresentar o empreendedorismo como

diversas áreas.

oportunidade de desenvolvimento de carreira e pessoal, e

Núcleo Específico

atua em contato com as transformações sociais, culturais, tecnológicas e econômicas decorrentes da ação e de ati-

• Módulos direcionados com o objetivo de apresentar

tudes empreendedoras; considera a inovação e o processo

conhecimento técnico-científico da educação continuada e

inovador, bem como suas aplicações e implicações sociais;

atuação profissional.

explora todas as etapas da inovação e da modelagem de negócios desde a concepção de uma ideia até sua implantação e seu monitoramento. • Módulo de Mentoring – tem como objetivo oportunizar ao pós-graduando o conhecimento de seus principais pontos fortes e de melhorias, desenvolvendo competências comportamentais, técnicas e socioemocionais essenciais a um ambiente moderno e competitivo, na área de especialidade do curso, fornecendo, assim, orientação ao desenvolvimento de projeto e orientação de carreira e de vida.

31

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Núcleo Institucional


Comissão Própria de Avaliação (CPA) Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Durante o ano de 2022, a USF recebeu 28 visitas in loco realizadas pelas comissões de avaliação, designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Esse foi o ano em que a USF recebeu o maior número de visitas in loco, fato decorrente da expansão dos cursos de graduação EaD. Dos 28 cursos avaliados, a maioria em EaD, 17 deles (61%) obtiveram o conceito máximo (5) e os demais 11 cursos (39%) alcançaram o conceito muito bom, com nota 4. Esse resultado expressa que a expansão da oferta está alicerçada na qualidade. Entre os diversos indicadores que compõe o instrumento de avaliação, os que se destacaram obtendo os melhores conceitos atribuídos pelos avaliadores foram: acesso dos alunos a equipamentos de informática; ambiente virtual de aprendizagem (AVA); bibliografia básica e complementar; equipe multidisciplinar; gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa; e sala coletiva de professores.

32


Qualificação do corpo docente Para proporcionar educação de qualidade a seus alunos, a USF se preocupa com a quali-

• seleção de docentes considerando as determinações legais e a vocação ao mérito acadêmico, com base na capacidade de produzir conhecimento; • admissão preferencial de docentes já portadores do título de mestre e doutor; • incentivo à progressão na carreira por meio do aperfeiçoamento pessoal e profissional, com a concessão de bolsas de estudo e convênios com outras instituições; • incentivo à produção científica e à participação em eventos e encontros científicos; • programa de avaliação institucional. A tabela a seguir apresenta a titulação dos docentes da USF. Especialistas

24,5%

Mestres

41,1%

Doutores

34,5%

33

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

ficação constante de seu corpo docente. Dessa forma, adota as seguintes políticas:


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Esquecer-se de si mesmo não é anular-se. Na lógica do Cristianismo, que foi aquela adotada por São Francisco de modo pleno, o mundo só viverá em paz consigo mesmo e com Deus quando fizer o caminho oposto ao do egoísmo. CAVALCANTE, A.; PERISSÉ, G. A oração de São Francisco: fé, esperança e paz para uma vida feliz. Rio de Janeiro: Sextante, 2013, p. 23.

34


A USF conta com três Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS), que oferecem os níveis de mestrado e de doutorado em Ciências da Saúde, Educação e Psicologia, avaliados pela Capes com conceitos 5, 5 e 7, respectivamente, de acordo com a última avaliação quadrienal. A manutenção do conceito 7, nota máxima, expressa excelência internacional ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A USF é uma das três instituições de ensino brasileiras (sendo a única privada) a ter um programa nesse nível na área de Psicologia. Os programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Educação evoluíram para a nota 5, o que consagra a alta qualidade deles. Na USF, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) oferecem importantes espaços para formação de pesquisadores e produção científica no Brasil. Todos os programas desenvolvem projetos que contam com investimentos de agências de fomento externas, refletindo a importância dos temas pesquisados e a qualificação dos pesquisadores envolvidos. Principais produções dos programas Tipo de produção

Ciências da Saúde

Educação

Psicologia

Artigos

87

41

33

Capítulo de livros

2

19

32

Livros

-

-

4

35

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Produção Científica


A matriz curricular atual compreende componentes curriculares de formação geral (núcleo comum) que atende também aos aspectos pedagógicos, éticos e metodológicos; e os componentes curriculares específicos que podem ser cursados pelos discentes independentemente da linha em que desenvolvem seus projetos.

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade possui duas linhas de pesquisa: 1. Farmacologia Geral e Clínica; e 2. Estratégias Interdisciplinares na Pesquisa Experimental Aplicada a Doenças, contando com projetos de pesquisa vinculados às linhas, os quais funcionam de forma articulada e integrada. No ano de 2022, foram defendidas 20 dissertações e 4 teses, sendo publicados 87 artigos científicos (aproximadamente 60% em periódicos internacionais de excelência) e dois capítulos de livro. O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social possui duas linhas de pesquisa: 1. Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas; e 2. Educação, Sociedade e Processos formativos, além de vários projetos de pesquisa vinculados às linhas. Os pesquisadores do PPGSS em Educação publicaram 25 artigos em periódicos qualificados, com 16 artigos aceitos, totalizando 41 artigos (a maioria estrato Qualis A1 e A2) e 19 capítulos de livros (dois dos artigos em periódicos internacionais). No ano de 2022, ingressaram 8 mestrandos e 11 doutorandos no PPGSS em Educação e foram titulados 8 doutores e 9 mestres. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia apresenta quatro linhas de pesquisa: 1. Construção, validação e padronização de instrumentos de medida; 2. Avaliação psicológica em contextos da saúde mental; 3. Avaliação em psicologia educacional; e 4. Avaliação em contextos de trabalho e carreira. O programa contou com a publicação de 32 artigos (aproximadamente 65% em periódicos internacionais de excelência), 4 livros, 31 capítulos de livro e 15 produtos técnicos. Adicionalmente, destacam-se capítulos publicados em livros internacionais.

36


A infraestrutura de pesquisa é mantida com a cap-

cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de

tação de recursos externos por meio da participação

massas (Shimadzu), cromatógrafo líquido para a

em editais de agências de fomento, de programas

purificação de moléculas (FPLC-ÄKTA Purifier) e um

e parcerias governamentais e empresariais e, em

moderno sistema de cromatografia líquida acoplada

parte, também com recursos financeiros da própria

a espectrometria de massas (Xevo Q-TOF, LC-MS/MS

Instituição.

da Waters).

Os laboratórios do Programa de Pós-Graduação

O programa possui, desde 2019, o Plano de Gestão

em Ciências da Saúde estão distribuídos em uma

e Compartilhamento para Uso de Equipamentos, no

área de aproximadamente 760 m e contam com

qual são realizados os agendamentos por sistema

excelente infraestrutura e parque de equipamentos.

on-line, especialmente criado para essa finalidade.

O programa tem também áreas específicas de uso

Além dos laboratórios, o programa dispõe de outras

compartilhado com equipamentos multiusuários,

áreas, como Biotério, Centro de Simulação Realística,

promovendo a otimização dos recursos, o suporte

Hospital Universitário São Francisco na Providência

técnico e a acessibilidade para o desenvolvimento

de Deus (HUSF) e Unidade de Farmacologia e

dos projetos da comunidade científica da USF. Além

Gastroenterologia (Unifag) e extensões essenciais

dos laboratórios e das áreas compartilhadas, o

para o desenvolvimento colaborativo e translacional

2

programa conta com um espaço multiusuário que funciona como uma facility e possui um conjunto

de ciência na área da saúde da USF.

de equipamentos de análise nas áreas de

O programa de educação, localizado no Câmpus

Metabolômica e Bioinformática aberto a diferentes

Itatiba, conta com 12 salas próprias e climatizadas

usuários, internos e externos. Entre os equipamen-

para docentes, com acesso à internet, por wi-fi

tos disponíveis, podemos citar os de alto custo

e a cabo. Há um espaço climatizado dedicado

adquiridos com recursos obtidos pela Finep (MCTI/

para estudos e pequenas reuniões, destinado aos

Finep/CT-Infra – Proinfra) e pela FAPESP, como

docentes, discentes e pós-doutorandos, com mesas,

37

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Infraestrutura de pesquisa


bancadas e acesso à internet. O programa apresenta, ainda,

de Avaliação Psicológica em contextos de Saúde Mental

espaços distintos para o desenvolvimento de atividades com-

(LaPSaM) desenvolve pesquisas que visam a buscar evidên-

putacionais e recursos de hardware e software, que garantem

cias de validade para instrumentos de avaliação psicológica

o acesso on-line às bases de dados nacionais e internacionais,

no contexto da saúde e da saúde mental. Também envolve

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas. A biblio-

projetos que vêm recebendo apoio da FAPESP, Capes e CNPq

teca digital oferta conteúdo técnico e científico, em várias

por meio de bolsas de IC, mestrado, doutorado e produtivi-

áreas do conhecimento, e oferece acesso às bases de dados

dade em pesquisa, além de financiamentos à pesquisa ligados

nacionais e internacionais (Portal de Periódico Capes).

a editais específicos. O Laboratório de Psicologia Educacional

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

(LAPE) agrupa estudos de avaliação de construtos cognitivos

conta atualmente com seis laboratórios, dois para cada uma

e afetivos em contextos educacionais relacionados à aprendi-

das linhas de pesquisa já instaladas. A cada ano, aumentam

zagem, ao desenvolvimento, à escolarização e ao desenvolvi-

os investimentos em equipamentos, com verbas de pesquisa

mento de carreira. O Laboratório de Avaliação Psicológica do

financiadas pelo CNPq e FAPESP, assim como o número de

Trabalho realiza estudos na área da psicologia organizacional

estudantes nos laboratórios, permitindo que as atividades de

e do trabalho, com foco na construção e estudos psicométri-

linhas de pesquisa sejam desenvolvidas com mais qualidade. O Laboratório de Avaliação Psicológica e Educação (LabAPE)

cos de instrumentos de medida de diversos construtos, como

nucleia vários projetos de pesquisa e serviços ligados à

clima organizacional, qualidade de vida no trabalho, saúde do

avaliação e medidas em psicologia e educação. O Laboratório

trabalhador, assédio moral, entre outros.

38


FRANCISCO, Papa. Mensagem do Papa Francisco para LVI dia mundial das comunicações sociais: escutar com o ouvido do coração. Roma, 24/01/2022. Disponível em: https://www.vatican.va/content/ francesco/pt/messages/communications/documents/20220124 -messaggio-comunicazioni-sociali.html. Acesso em: 30 mar. 2023.

39

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

[...] estamos a perder a capacidade de ouvir a pessoa que temos à nossa frente, tanto na teia normal das relações quotidianas como nos debates sobre os assuntos mais importantes da convivência civil. [...].


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Perfil do egresso O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde tem

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

cumprido sua vocação de acordo com a missão e o perfil

da USF tem um perfil acadêmico cuja missão é promover a

estabelecido. Os egressos possuem distintas graduações na

formação de docentes/pesquisadores para atuar em uma

área da saúde e, atualmente, exercem atividades de docência

educação atenta ao outro, com interação dialógica e poten-

na USF e em outras instituições, cargos de gestão (direção de

cialidades para projetos coletivos, sustentáveis e inovadores,

hospital, coordenação de curso ou em serviços de saúde), e

objetivando a equidade e a transformação social. Há, assim,

também atuando fora do país, seja em indústrias farmacêu-

por parte do programa, a preocupação com uma formação

ticas, seja na continuidade da formação acadêmica. Dados

mais ampla do pós-graduando, possibilitando que os egres-

mostram que 40,4% dos egressos atuam na docência, sendo

sos possam atuar no Ensino Superior ou na Educação Básica

a maioria como professor universitário (94,5%), aproximada-

como professor ou gestor. Os egressos são acompanhados

mente 7% atuam na área de pesquisa, 14,7% atuam em áreas

pelo programa e, principalmente, pelos ex-orientadores, que,

clínicas (farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas

após a conclusão do curso, continuam publicando produtos

e fisioterapeutas), 9,6% atuam como analistas clínicos/técni-

resultantes das pesquisas desenvolvidas; há também o acom-

cos de laboratório, 4,7% atuam na indústria e 3,9% ocupam

panhamento das atividades que são elaboradas por eles nos

cargos de gestão em saúde (diretor clínico, diretor técnico de

respectivos contextos de trabalho. Os egressos do programa

hospital, chefe de serviços de cirurgia, superintendente de

são, na maioria, docentes da Educação Básica ou Ensino

ambulatório etc.).

Superior de diferentes regiões do país, com uma concentração maior na região de Itatiba e sul de Minas Gerais e, em menor

O programa evidencia uma abrangência local e regional, visto

número, nos estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato

que 60% de nossos egressos atuam em Bragança Paulista

Grosso do Sul, Maranhão, Paraná e Roraima. Muitos atuam em

e 36% deles em faculdades e estabelecimentos de saúde

institutos federais e universidades públicas, com atividades de

na região próximos a Bragança Paulista (Atibaia, Extrema,

pesquisa, de ensino, de extensão e de gestão escolar.

Piracaia, Joanópolis, Socorro, Amparo e Itatiba).

40


A internacionalização está prevista no planejamento estraté-

agosto a novembro de 2022, o programa recebeu a pós-dou-

gico do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da USF.

toranda Maria Lorena Carmona Orozco, vinda da Universidad

Está baseada em três pilares principais: internacionalização

de Antioquia, na Colômbia, para a realização de seu projeto

da pesquisa, internacionalização da produção intelectual e

intitulado como Investigação dos efeitos de produtos naturais

iniciativas institucionais de apoio à internacionalização para

na formação/inibição de biofilme por Klebsiella pneumoniae

estágios de pós-doutoramento dos docentes.

mediada pelo mecanismo de quorum-sensing, sob a supervisão do professor Lúcio Ferraz.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde viabilizou a troca de experiências de duas estudantes intercam-

O programa promoveu, no mês de novembro de 2022,

bistas, no período de fevereiro a abril de 2022, vindas da

um evento de internacionalização on-line e contou com

Universidade de Lund, na Suécia, para a realização de estágio

a participação dos palestrantes Dr. Josep Villena (Unit of

com intuito de obter título de mestre na universidade de

Diabetes and Metabolism, Vall D’Hebron Research Institute,

origem. A estudante Aleksandra Djekic realizou o projeto inti-

Barcelona, Espanha), que ministrou a palestra Calorie res-

tulado The role of PotD and anti-rPotD-antibodies on biofilm

triction and health: deciphering the mechanisms of action e

formation by Streptococcus pneumoniae sob a supervisão da

o Dr. Ander Matheu (Cellular Oncology, Biodonostia Health

professora Michelle Darrieux. Já a estudante Kristina Djekic

Research Institute, San Sebastian, Espanha), que ministrou a

realizou o projeto intitulado The role of polyamine transporter

palestra Unravelling novel drivers of cancer progression and

PotD in the formation of biofilm in Klebsiella pneumoniae sob a

therapy resistance.

supervisão do professor Thiago Converso.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

No mês de outubro de 2022, o programa recebeu a estu-

contou com vários docentes e estudantes que realizaram

dante Margherita Altesini, da University of study of L’aquila,

intercâmbios para participar de congressos, projetos de

na Itália, para a realização de um intercâmbio com o projeto

pesquisa, apresentações científicas, programas de doutorado

intitulado Alzheimer’disease: mechanisms and treatments,

sanduíche, cotutela e estágios pós-doutorais em institui-

sob a supervisão da professora Juliana Sciani. No período de

ções estrangeiras. Além dos convênios institucionais com

41

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Internacionalização na pesquisa da USF


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

universidades internacionais, destacam-se as oportunida-

Primi promoveu a vinda ao Brasil dos pesquisadores Filip de

des fomentadas pelos editais que, por meio de chamadas

Fruyt, da Ghent University (Bélgica), e Oliver John, da Berkeley

públicas, selecionam docentes, discentes ou funcionários

University (Estados Unidos). A docente Giselle Pianowski coor-

administrativos para a realização de mobilidade acadêmica,

denou a inclusão do PPG em Psicologia da USF no programa

como exemplo do programa PDSE/Capes. Nesse programa, em

UTFORSK – programa do governo norueguês com ênfase no

2021/2022, tivemos um estudante participante que realizou

intercâmbio entre países para desenvolvimento educacional

seu estágio na Universidade de Granada, em regime de cotu-

e científico.

tela e sob a coorientação do Prof. Dr. Jesus Domingo Segovia.

O professor Felipe Valentini recebeu o convite para com-

No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia,

por o Conselho do International Test Comission, sediado na

a docente Ana Paula Porto Noronha realizou estágio pós-

Inglaterra e fundado em 1976, coordenando as atividades de

-doutoral no departamento de psicologia da Universidade

inserção internacional. A docente Giselle Pianowski atuou

do Minho (UMinho), sob a orientação do professor Leandro

como pesquisadora associada à organização Rorschach

Silva Almeida. O docente Makilim Nunes Baptista encontra-

Performance Assessment System (R-PAS) para o desenvolvi-

-se, atualmente, em estágio pós-doutoral na Universidade

mento científico, técnico e tecnológico do teste de Rorschach.

de Algarve (UALg), em Faro, Portugal, no departamento de psicologia, sob a orientação da Profa. Dra. Cristina Nunes e

A bolsista FAPESP de pós-doutorado, Ligia de Santis, fez

coorientação do Prof. Dr. Pedro Pechorro. A docente Anna

estágio na Université Catholique de Louvain (UCLouvain),

Elisa Villemor-Amaral fez parte da comissão organizadora,

na Bélgica, sob a supervisão de Isabelle Roskam. Em conse-

como coordenadora da comissão científica do evento XXIII

quência, foi estabelecida uma parceria com o PPG psicologia

Congresso Internacional de Rorschach e Métodos Projetivos

da Universidade São Francisco, representada pela supervi-

realizado em Genebra, na Suíça. Paralelamente, a docente foi

sora brasileira da bolsista, professora Ana Paula Noronha, e

curadora de uma mostra sobre arte brasileira e Rorschach,

da professora Isabelle. Por fim, a aluna de doutorado Gisele

patrocinada pela Missão do Brasil na ONU e na OMS. Em

Machado está fazendo estágio doutoral na University of Oslo,

parceria com o Instituto Ayrton Senna, o docente Ricardo

na Noruega, sob orientação do professor Cato Gronnerod.

42


Docentes estrangeiros na Instituição Em 2022, os programas de pós-graduação stricto sensu receberam

Estudios Ecuatorianos, Ecuador e Universidad Nacional

docentes de renomadas instituições estrangeiras, as quais foram

Autónoma de México, México; e Profa. Dra. Martha Josefina

até a USF trocar conhecimentos em suas áreas de atuação.

Franco García, Universidad Pedagógica Nacional, Puebla, México e APPeAL-México, os quais participaram do Colóquio

No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação,

Além dessas participações, o Programa de Pós-Graduação

• Prof. Frédéric Saussez, Universidade de Sherbrook, Canadá,

Stricto Sensu em Educação contou com a colaboração

que ministrou o minicurso Desenvolvimento, aprendizagem

da Profa. Dra. Magda Eugénia Pinheiro Brandão da Costa

e atividade docente: contribuições de Vigotski.

Carvalho Teixeira, da Universidade dos Açores, Portugal, como

• Prof. Dr. Luis Martínez Andrade, Université Catholique de

coorientadora de uma tese de doutorado. A estudante Karine

Louvain, Bélgica, que atuou como professor visitante no

Maria Heidemann foi realizar seu doutorado sanduíche na

programa de agosto a outubro de 2022.

Universidade Sorbonne Paris Nord no período de setembro de 2022 a junho de 2023. A estudante Diana Milena Escobar

• Profa. Dra. Audria Albuquerque Leal, Universidade Nova Lisboa, Portugal, que ministrou palestra e participação em

Franco, da Universidad de Antioquia, Colômbia, está cursando

banca (remota).

componentes curriculares como aluna ouvinte e participando de grupos de pesquisa – Grupo Colaborativo em Matemática

• Professores J. Y. Bonnefond, Mylene Zittoun, A. Bonnemain

(Grucomat) e Histórias de Formação de Professores que

e Yves Clot do Cnam, Conservatoire national des arts et

Ensinam Matemática (Hifopem) – ambos coordenados pela

Métiers, Paris, França, os quais ministraram o minicurso

professora Adair Mendes Nacarato.

Intervenção em Clínica da Atividade (remoto). • Prof. Dr. Joaquim Dolz da Universidade de Genebra, Suíça,

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia,

(remoto) que ministrou palestra no projeto de extensão do

em parceria com o Instituto Ayrton Senna e colaboração do

Laboratório brasileiro de oralidade, formação e ensino.

pesquisador Ricardo Primi, promoveu a vinda dos renomados

• Prof. Dr. Geoffrey Pleyers, FNRS, Université Catholique

pesquisadores Filip de Fruyt da Ghent University, Bélgica, e

de Louvain; Dra. Alejandra Santillana Ortiz, Instituto de

Oliver John da Berkeley University, Estados Unidos, ao Brasil.

43

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Internacional Cristianismo de Libertação e Educação.

recebemos a visita dos seguintes profissionais:


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

A contribuição do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde na pandemia de covid-19 Desde o início da emergência sanitária causada pela pandemia de covid-19, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, em parceria com a Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia (Unifag) e a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista, vem atuando ativamente no desenvolvimento de tecnologias e de soluções para o enfrentamento do Sars-Cov–2. Após dois anos do início do projeto de prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Edital n.º 09/2020), a equipe, os pesquisadores e os estudantes da USF e internacionais publicaram o primeiro artigo utilizando a tecnologia da MasSpec Pen, a qual permite a triagem de pacientes positivados em menos de um minuto (Rapid Screening of covid-19 Directly from Clinical Nasopharyngeal Swabs Using the MasSpec Pen, Analytical Chemistry, 2021). Outros estudos, também conduzidos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, focaram em aspectos sociais, epidemiológicos, de tratamento, de diagnósticos e de saúde pública associados à pandemia de covid-19. Foram publicados mais de 20 artigos que versaram sobre: (I) a importância do manejo por uma equipe multidisciplinar; (II) impacto da pandemia em indígenas; (III) diagnóstico e subnotificação da pandemia; (IV) progressão da doença e medidas de saúde pública; (V) vacinação; (VI) exames de imagem; e (VII) condições hospitalares associadas ao preparo e manejo de pacientes acometidos pela covid-19 de maior gravidade.

44


Pós-doutorado Em 2022, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, a pesquisadora Andréia de Melo Porcari realizou o estágio de pós-doutorado na Baylor College of Medicine – Surgery Department, Houston, Texas, sob supervisão da Dra. Livia S. Eberlin, no período de março a agosto de 2022. O docente Thiago Rojas Converso realizou o estágio Department of Translational Medicine, sob supervisão do Dr. Anders P. Hakansson, no período de julho a dezembro de 2022. O professor Marcelo Ribeiro está atualmente em estágio pós-doutoral no Instituto Josep Carreras, Barcelona, Espanha. Ele também realizou parte de seu trabalho no Vall d’Hebron Institute of Oncology, Centro Cellex, Barcelona, Espanha. Um estudante de doutorado do programa esteve por seis meses no Instituto Josep Carreras, por intermédio do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes). As colaborações internacionais estabelecidas nesse quadriênio foram de grande importância para o desenvolvimento dos projetos dos discentes e resultaram, até o momento, em oito artigos científicos publicados em revistas de alto impacto, além de outros artigos que ainda estão em fase de preparo e submissão. A professora Daniela Dias dos Anjos, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, realizou estágio pós-doutoral na Universidade Sorbonne Paris Nord no período de setembro de 2022 a janeiro de 2023. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia conta com seis supervisões de estágios pós-doutorais, de pesquisadores de várias regiões do país, ilustrando o reconhecimento do programa em sua formação de excelência.

45

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

de pós-doutorado na Universidade de Lund, Suécia, no Experimental Infection Medicine,


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Atividades de extensão à comunidade A inserção social do programa é conduzida por meio de

Campinas (Unidade Swift) e Itatiba. Os vídeos criados

projetos de extensão e de atividades de capacitação e qua-

pelos alunos são divulgados em um canal no YouTube

lificação da comunidade acadêmica. Atualmente o Programa

chamado Que Alquimia É Essa?. O projeto foi iniciado em

de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde conta

setembro de 2021 e permanece disponível para acesso.

com três projetos de extensão vinculado aos seus docentes e

Entre os vídeos mais visualizados, podemos citar: O que

discentes, além da participação de discentes da graduação da

São Vacinas Genéticas?, Já Tive Covid: Preciso me Vacinar?

USF, conforme descritos a seguir:

e Máscara e Terceira Dose: São Realmente Necessárias?. O projeto é coordenado pelos docentes Michelle Darrieux

1. Epidemiologia Molecular Aplicada à Detecção de

e Thiago Converso e foi criado com o intuito de combater

Resistência Bacteriana aos Antibióticos e de Surtos

fake news para reduzir os efeitos danosos que essas notí-

Hospitalares – o projeto é uma parceria do programa com

cias podem trazer à saúde pública.

o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HUSF e

3. Educação para Promoção de Saúde na Infância – o projeto

tem por objetivo a aplicação de metodologias de bio-

tem o objetivo de produzir vídeos educativos a fim de

logia molecular voltadas ao estudo de microrganismos

estimular hábitos saudáveis no público infantil de escolas

provenientes de infecções e de vigilância epidemiológica

públicas de Bragança Paulista. Os vídeos são publica-

do HUSF. Entre os serviços prestados está a detecção de

dos no canal do YouTube do projeto, que leva o mesmo

mecanismos de resistência aos antibióticos, por meio de

nome: Educação para Promoção de Saúde na Infância.

PCR, e detecção e caracterização de surtos hospitalares,

Adicionalmente, esses vídeos são também encaminhados

por meio de técnicas como Eric-PCR e PFGE.

aos diretores e coordenadores das escolas da rede pública

2. Microbiologia Aplicada à Saúde Pública – o projeto tem

vinculadas aos projetos para que estimulem os estudantes

por objetivo a criação de vídeos educativos sobre temas

a acessar e a disseminar o conteúdo. O projeto é coorde-

relacionados à microbiologia e à saúde pública e conta

nado pela docente Thaís Parisotto e conta com a partici-

com 12 alunos dos cursos de graduação em Medicina,

pação dos docentes Leonardo Messias e Raquel de Cássia

Biomedicina e Fisioterapia, dos câmpus Bragança Paulista,

Santos. É importante ressaltar também que docentes e

46


discentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

Bragança Paulista, para a realização de técnicas lúdicas e

em Ciências da Saúde atuam no atendimento ambulatorial

ensinar conceitos básicos de microbiologia, como o uso de

do Hospital Universitário São Francisco na Providência de

tinta guache e outras técnicas acessíveis aos estudantes.

da Estratégia Saúde da Família – São Francisco de Assis,

Importante ressaltar também que docentes e discentes do

em parceria com a prefeitura do município de Bragança

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da

Paulista (SP), por meio dos Contratos Organizativos de

Saúde atuam no atendimento ambulatorial do Hospital

Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). Essa unidade é focada

Universitário São Francisco, na Providência de Deus (HUSF).

no atendimento multidisciplinar e integral da população,

A USF também conta com a Unidade Escola da Estratégia

envolvendo outros profissionais das áreas da saúde.

Saúde da Família – São Francisco de Assis, em parceria com a

4. Microbiologia nas Escolas – o projeto tem o intuito

prefeitura do município de Bragança Paulista (SP), por meio

de difundir os conceitos de higienização das mãos

dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde

e dos alimentos, a importância das microbiotas e o

(Coapes). Essa unidade é focada no atendimento multidiscipli-

conhecimento sobre probióticos. Alunos da graduação e da

nar e integral da população, envolvendo outros profissionais

pós-graduação da USF foram até as escolas municipais de

das áreas da saúde.

47

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Deus (HUSF). A USF também conta com a Unidade Escola


Programa em educação desenvolve projetos extensionistas A inserção social do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação é conduzida por meio de projetos de extensão e de atividades de formação e qualificação

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

da comunidade acadêmica, como podemos ver a seguir: • Projeto de extensão Laboratório de Apoio ao Letramento de Docentes e Alunos – encontros com alunos da graduação, da pós e com docentes da rede, bem como promoção de eventos/lives e minicursos no canal da USF. No ano de 2022, foram oferecidas: a) oficinas para estudantes de graduação e de pós-graduação ministradas por doutorandos e egressos do programa, além de uma estudante de Iniciação Científica (IC); b) conferências ministradas por pesquisadores da UFJF, UENP e UPE, e da UNIL (Portugal); c) uma oficina de redação para alunos do Ensino Médio ministrada por uma doutoranda do programa; d) uma roda de conversa sobre o tema TCC. O expressivo público atingido com essas ações on-line foi de alunos de graduação e de pós-graduação, professores do Ensino Superior e da Educação Básica, além de alunos do Ensino Médio de diferentes estados brasileiros (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná e Paraíba). • Projeto de extensão do Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino (Labor) – projeto desenvolvido por quatro universidades: USF (coordenação Luzia Bueno), UFJF (coordenação Tânia Magalhães), UENP (coordenação Letícia Storto) e UPE (coordenação Débora Costa-Maciel). Esse foi o projeto inicial do Labor e visou ao aprimoramento do trabalho com a oralidade na Educação Básica. Para isso, ofertou um curso on-line de 40 horas no qual contou com egressos e alunos regulares dos programas de pós-graduação das quatro universidades.

48


Do Programa de Educação da USF, a professora Luzia Bueno mediou uma live de abertura do curso com o professor Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra egressas Juliana Bacan Zani e Ana Elisa Jacob deram oficinas sobre suas respectivas pesquisas; os estudantes regulares Juliana Pimentel Ajala, Rosana Cristina Matiassi, Marina de Fátima Ferreira Nascimento e o estudante de IC (Pedagogia – EaD), Gabriel Aparecido Bragiatto, atuaram como tutores, auxiliando docentes e alunos. O público do curso foi de 40 docentes de diferentes regiões brasileiras, selecionados de um total de mais de cem inscritos, pois só foram aceitos docentes que estavam atuando na Educação Básica. As atividades desse projeto de extensão solidificaram as relações entre as quatro pesquisadoras e, assim, propiciaram também a criação do site do Labor (www2.ufjf.br/labor), em que serão ofertadas mais atividades de formação e de divulgação de pesquisas dos grupos envolvidos no estudo da oralidade. Além dos projetos citados, o programa organiza uma atividade mensal para a comunidade acadêmica, sob o título Rodas de Conversa Diálogos (In)convenientes, com temáticas que abordam questões contemporâneas da educação e áreas afins. Docentes e pesquisadores de diferentes regiões do país participam. A atividade é on-line.

49

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

(Suíça), um dos mais importantes pesquisadores sobre o ensino dos gêneros orais; as


Iniciação Científica O Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão da Universidade São Francisco

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

(PICITExt), tem como objetivos: • despertar a vocação científica, incentivar e desenvolver talentos entre alunos, mediante a participação em projetos de pesquisa e extensão; • promover a inserção e formação de alunos de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e extensão, fundamentais para a produção do conhecimento científico; • contribuir na formação de recursos humanos e fortalecimento da capacidade inovadora das universidades, instituições de pesquisa e empresas no país; • possibilitar a interação entre atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovações e extensão, produzidas na graduação e em programas de pós-graduação stricto sensu da USF e outras instituições; • fomentar a pesquisa no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e/ou nas Áreas Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); • contribuir na redução do tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação stricto sensu; • ampliar a empregabilidade no cenário profissional atual e futuro; • promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes tipos de público, alcançando amplos setores da sociedade, em articulação com especialistas, grupos e instituições que atuam nas diferentes áreas de educação.

50


O Programa de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão se apresenta como um dos instrumentos de convergência na busca de integração entre ensino, pesquisa e extensão, por incentivar a autonomia, estimular o protagonismo e propor mudanças, construindo trilhas para o desenvolvimento de competências em pesquisa, que vão além da educação profissional. Nesse conceito, o programa busca ampliar o engajamento de alunos em projetos interdisciplinares, interinstitucionais e inovadores, por meio regional. Entre as estratégias adotadas para formação científica, são publicados anualmente editais de chamada para participação no PICITExt da USF. Nesse processo, tanto alunos como docentes têm a oportunidade de submeter seus projetos de pesquisa e realizar atividades científicas. Os projetos são selecionados de acordo com as diretrizes institucionais, seguindo as chamadas públicas que destacam os eixos transversais de pesquisa, as áreas temáticas consideradas prioritárias conforme o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2022, foram submetidos 187 planos de trabalhos elaborados pelos alunos de iniciação científica, sendo que 65,3% desse total está vinculado aos projetos desenvolvidos por docentes dos cursos de graduação e 34,7% por docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu da USF. Durante 2022, estudantes de iniciação científica receberam bolsas mantidas com recursos das agências de fomento, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e financiamento da própria USF por meio do Programa de Bolsa Auxílio para Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Extensionista (PROBAICITExt). Há ainda a modalidade de iniciação científica voluntária, na qual os alunos não recebem bolsa para realizar a pesquisa. Com objetivo de aproximar os colégios da Universidade, atrair estudantes e docentes de Ensino Médio para a pesquisa e identificar alunos talentosos desde muito cedo, a USF mantém o incentivo para a iniciação científica júnior e concede cotas institucionais e fomento do CNPq para essa atividade.

51

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

da oferta de diferentes linhas de pesquisa que interagem com as temáticas de desenvolvimento local e


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Modalidade de bolsa

Estudantes de IC

PIBIC (CNPq)

28

PIBITI (CNPq)

3

PIBIC-EM (CNPq)

5

PROBAICITExt (USF)

43

PROBAICITExt-EM (USF)

5

Voluntários

110

Fomento

R$ 154.800/ano

R$ 135.000,00/ano -

Todo o movimento de pesquisa e desenvolvimento de iniciação científica, tecnológica e extensionista é marcado pelo evento integrado que acontece anualmente no mês de maio, durante o Encontro de Iniciação Científica, que em 2022 chegou à sua 27.ª edição, com o tema central Educação, Ciência e Desenvolvimento. O evento contou com 2 206 inscrições e 276 trabalhos. Estiveram presentes seis avaliadores ad hoc, pesquisadores representantes do CNPq, 30 avaliadores do Comitê Institucional de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Extensão (PICITExt) da Instituição e 19 avaliadores convidados. Ao todo, foram organizadas 25 sessões de apresentações de trabalhos nas diferentes áreas de pesquisa da USF. Com o objetivo de valorizar a produção acadêmica, científica, tecnológica e extensionista, foram atribuídos prêmios para as melhores apresentações e menção honrosa para os trabalhos com reconhecida contribuição no seu devido campo do conhecimento. Além do evento ser uma grande oportunidade de apresentação dos resultados das pesquisas científicas, tecnológicas e extensionistas realizadas na USF, anualmente é editado um e-book dos resumos como estímulo e difusão da produção acadêmica.

52


Publicações A divulgação da pesquisa no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu, pesquisa acadêmica, iniciação científica, inovação, tecnologia, extensão e desenvolvimento artístico e cultural ocorre por diversos mecanismos: revista PsicoUSF periódico Horizontes, Boletim CDAPH, anais de eventos científicos,

Revista PsicoUSF A PsicoUSF é um periódico científico editado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, com o objetivo de apresentar e divulgar pesquisas atuais da área da Psicologia e também de servir como um veículo de disseminação do conhecimento a pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados. O periódico, que é qualificado como A2 segundo a avaliação mais recente da Capes, foi aceito para integrar a Coleção Scopus, uma das principais bases de dados do mundo, resultado da avaliação de diversos aspectos, sobretudo continuidade da publicação, pontualidade e qualidade do corpo editorial e dos artigos publicados. A revista passou a figurar no 60.º lugar entre as revistas em português mais citadas pelo Google Scholar. O periódico está nos indexadores: Scientific Electronic Library On-line (SciELO), Scopus; Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc); Directory of Open Access Journals (DOAJ); Sociological Abstracts (EUA); UlrichsWeb Global Serial Directory; Linguistics and Language Behavior Abstracts (EUA); Social Planning/Policy and Development Abstracts (EUA); Psicodoc (Espanha); Clase (México); IndexPsi (Brasil); e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências - LILACS (Brasil).

53

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

revistas acadêmicas Ensaios USF e Ensaios Pioneiros e o repositório da produção científica da USF.


Revista Horizontes O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e de debate da produção científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF, Câmpus Itatiba. O propósito da publicação é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas. Com vistas a manter interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, o periódico aceita publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. É composto de números temáticos coerentes com seu escopo e artigos de demanda espontânea encaminhados e aprovados para publicação. O periódico apresenta avaliação Capes Qualis A4 e tem como indexadores: Latindex; Biblioteca Brasileira de Educação (BBE); Biblioteca Latino Americana (Biblat), Diadorim; Edubase; Google Scholar; Periódicos; Psicodoc; Redib e Directory of Open Access Journals (DOAJ).

Boletim CDAPH O Boletim CDAPH é um periódico pertencente ao CDAPH da USF que oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização mundial do conhecimento. É um periódico pertencente ao Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) da USF. Além disso, é uma publicação de demanda espontânea, cujo escopo é divulgar estudos inéditos sobre patrimônio cultural, educação patrimonial, fontes documentais e iniciativas culturais. Inscreve-se na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, em particular da Educação e História, bem como das Ciências da Informação, Arquivologia e Biblioteconomia. O Boletim CDAPH está classificado no estrato B4, área de História, segundo Qualis Capes.

54


Ensaios USF A revista Ensaios USF é uma publicação semestral, editada pelo Núcleo de Pesquisa Acadêmica, com perfil interdisciplinar, dedicada à divulgação e aos debates científicos dos avanços teóricos e práticos de pesquisa acadêmica agrupados nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas, Engenharias e diversos, como reflexões teóricas; relatos de experiências teórico-práticas; relatos de estágios, resultados de pesquisa de mestrado; doutorado ou trabalhos de curso; iniciação científica e extensão, entre outros. O periódico tem por missão disseminar o conhecimento mediante artigos científicos originais, a fim de ampliar as discussões e os debates acerca de temas relevantes para a comunidade científica e para a sociedade. A publicação está no indexador Google Scholar. A revista Ensaios USF está classificada no estrato B3, área interdisciplinar, segundo Qualis Capes.

Ensaios Pioneiros A revista Ensaios Pioneiros é uma produção eletrônica e de periodicidade semestral, criada pela Rede Pioneira de Cooperação do Estado de São Paulo, que integra a USF, o Centro Universitário Hermínio Ometto (FHO | Uniararas) e o Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos. A revista, com sede na USF, é dedicada à publicação de artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento originados de estudos diversos, como reflexões teóricas, relatos de experiências teórico-práticas, relatos de estágios, resultados de pesquisa de mestrados e doutorados, pesquisas oriundas dos trabalhos de curso, da participação em projetos de iniciação científica, extensão e outros. A revista Ensaios Pioneiros está classificada no estrato B2, área interdisciplinar, segundo Qualis Capes.

55

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Tecnológicas, Ciências Humanas e Sociais, Educação e Ensino e Extensão. Os artigos podem partir de estudos


Anais Outro mecanismo de divulgação das pesquisas dos programas de pós-graduação stricto sensu, pesquisa acadêmica, iniciação científica, inovação, tecnologia, atividades extensionistas, desenvolvimento artístico e cultural ocorre pelos Anais dos

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Encontros Integrados de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Extensão e Seminário de Estudos do Ser Humano Contemporâneo, publicado no formato e-book.

Repositório da Produção Científica Trata-se de um repositório institucional que promove a socialização dos resultados de pesquisa e oferece oportunidades para o compartilhamento do conhecimento científico, tecnológico, extensionista e cultural produzido na USF. O repositório representa, portanto, um espaço para os pesquisadores compartilharem seus trabalhos, além de ser uma ferramenta de armazenamento, recuperação e visibilidade de toda comunicação disponibilizada.

56


Comitê de ética em pesquisa Criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa, em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa sempre com padrões éticos ditados por normas e diretrizes

Pesquisas com seres humanos A USF, prezando pelos padrões éticos no desenvolvimento de pesquisa em seres humanos, foi pioneira ao criar o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) há 21 anos em uma Instituição de Ensino Superior (IES), conforme portaria GR n.º 08/1997, sendo responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos, conforme consta na Resolução Consun n.º 06/2012, que aprovou o Regulamento Interno do Comitê. O CEP/USF é regulamentado pela Conep, que está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde. A prestação de contas é realizada por meio de relatórios semestrais publicados na Plataforma Brasil, nos quais é mensurada a quantidade de projetos realizados no período. O comitê possui um fluxo mensal de aproximadamente 110 projetos divididos em reuniões presenciais a cada três semanas. Segundo dados obtidos na Plataforma Brasil, de janeiro a dezembro de 2021, um total de 1 376 protocolos foram analisados. Composto de um colegiado interdisciplinar e independente, o comitê foi criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa dentro dos padrões éticos, garantindo o respeito às normas internacionalmente aceitas, além de resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas. É necessário ressaltar que o CEP/USF possui uma responsabilidade social, consultiva e educativa, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a apuração delas.

57

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

regulamentadoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).


Programas de inclusão no Ensino Superior Além da participação nos programas e projetos governamentais de inclusão à educação, a USF disponibiliza aos seus alunos,

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

institucionalmente ou por meio de parcerias, oportunidades para continuidade nos estudos. Programas

Programa Universidade para Todos (Prouni)

Bolsa Filantropia – Programa de Bolsas – Vestibular Social

Modalidades

Alunos beneficiados

Valor investido

Bolsas 100% (renda per capita máxima de 1,5 salário-mínimo)

3 034

R$ 40.200.365,02

Bolsas 50% (renda per capita máxima de 3 salários-mínimos)

792

R$ 4.691.004,19

Bolsas 100% (renda per capita máxima de 1,5 salário-mínimo)

675

R$ 4.440.670,39

Bolsas 50% (renda per capita máxima de 3 salários-mínimos)

171

R$ 551.765,67

Bolsas 100%

173

R$ 2.647.107,56

Bolsas 50%

631

R$ 3.045.340,52

Educafro – Educação e Cidadania para Afrodescendentes e Carentes*

58


Modalidades

Alunos beneficiados

Valor investido

Funcionários e Dependentes

Bolsa 100%

568

R$ 9.083.023,93

Convênios Institucionais

Variável

1 366

R$ 6.619.832,25

Desconto Gestor (Desafio, Extensão, Aluno Cidadão e Deferimento)

Variável

523

R$ 2.203.921,53

Acreditar – Programa de Parcelamento Diferenciado

Variável

347

R$ 1.715.137,64

Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies)

Variável

77

R$ 540.418,79

Fundacred – Crédito Estudantil

Variável

475

R$ 4.717.717,72

* O convênio tem por objeto uma ação afirmativa de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial entre a USF e FAECIDH-Francisco de Assis – Educação, Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos.

59

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Programas


Núcleo de Extensão Universitária A cada ano, a USF vem ampliando esforços, para que, por meio da extensão universitária, seja

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

posto em prática a função social da Instituição. Assim sendo, por meio do engajamento entre docentes, alunos e comunidade, são promovidas ações que possam, ao mesmo tempo, contribuir para a formação dos estudantes e auxiliar os que procuram atendimentos em diferentes áreas sociais. Isso tudo se dá, de uma forma organizada, fazendo com que por meio do diálogo com a sociedade, a comunidade universitária possa atender a diversas demandas sociais. Nesse ano, após assumirmos compromisso com o Pacto Global e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, iniciativas da ONU, nos propusemos a reforçar ações que possam contribuir com o bem-estar da população. Confira a seguir, as atividades produzidas pelo Núcleo de Extensão Universitária no ano de 2022.

60


Pedagogia Eventos

Política de Formação de Professores no Contexto de Cortes A palestra foi promovida pelo curso de Pedagogia da USF e ministrada pelo Prof. Dr. Helder Eterno da Silveira que discorreu sobre as políticas e as diretrizes de formação de professores. O professor também fez uma ampla reflexão sobre os fatores que envolvem a carreira docente e o desenvolvimento profissional. O evento foi assistido por um total de 548 pessoas por meio do canal oficial da USF no YouTube.

61

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Aula Inaugural do Curso de Pedagogia


Mostra de Trabalhos das

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Práticas Profissionais EaD A palestra foi transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube e abordou a relação entre os componentes curriculares na carreira do profissional, as competências específicas esperadas com a formação superior e sua contribuição para a sociedade. Após o evento, os alunos foram recepcionados em uma reunião no Google Meet para apresentação dos trabalhos. Ao todo, 326 pessoas participaram da atividade.

62


Mostra de Estágio – Apresentação dos Relatórios e Portfólios dos Estágios de Gestão Escolar e Educacional Durante o evento promovido pelo curso de Pedagogia da USF, os alunos estagiários em Gestão Escolar e Educacional tiveram a oportunidade de apresentar relatórios, abordar os principais desafios, conquistas e Câmpus Itatiba e contou com a participação de 80 pessoas.

Ciclo de Jogos para Alfabetização e Letramento O evento foi promovido pela USF nos câmpus Bragança Paulista e Itatiba. Na ocasião, os alunos apresentaram trabalhos a todos os convidados.

63

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

experiências adquiridos durante o período. A atividade foi realizada no


Bancas de TCC do Curso de Pedagogia Formandos da USF apresentaram trabalhos de

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

conclusão de curso em um evento promovido no Câmpus Itatiba. Na ocasião, um total de 150 pessoas assistiram à apresentação.

A Redação no Enem: Leitura e Produção de Texto Promovido pelos cursos de Pedagogia e Letras em conjunto com a Pós-Graduação em Educação, o evento foi realizado e transmitido pelo Google Meet em três encontros diferentes, dando dicas para a realização do Enem.

64


Ciclo de Palestras: Linguagem e Literatura O evento foi dividido em três palestras transmitidas por meio

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

do canal oficial da USF no YouTube.

Multimodalidade e o Ensino da Leitura Crítica: um Caminho para o Ensino da Análise Linguística/ Semiótica a partir de Textos Multimodais Para abrir o ciclo de palestras, a Profa. Dra. Audria Leal explanou sobre a leitura crítica, as questões de linguagem e os caminhos para a leitura. Também destacou a importância da linguagem como construção social e desenvolvimento humano. A live foi assistida por um total de 271 pessoas.

65


Literatura Infantojuvenil: o Leitor, o Autor e o Deleite A palestra abordou assuntos como a apresentação da história, a criação estética e a utilização de palavras na elaboração de um texto que promova a reflexão sobre assuntos comportamentais e sociais sem perder a ludicidade e o valor literário.

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Ao todo, 150 pessoas assistiram ao evento.

Roda de Conversa sobre o TCC Realizado no mês de outubro, o evento foi ofertado aos cursos de Letras e Pedagogia. O encontro, transmitido pelo Google Meet, foi uma oportunidade para os alunos tirarem dúvidas a respeito da elaboração do TCC no formato de artigo científico.

66


Labor e a Oralidade em Diferentes Contextos Para fechar o ciclo de palestras, as docentes Tânia Magalhães (UFJF), Letícia Storto (UENP) e Débora Costa-Maciel (UPE) apresentaram suas pesquisas voltadas à escrita, à linguagem e aos gêneros orais. As professoras gênero oral na formação docente, nas práticas e ações na área, bem como na perspectiva sobre a oralidade no ensino. Um total de 232 pessoas participaram do evento.

A realidade da educação nos interpela e exige profunda conversão de todos. Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para vida fraterna e para a cidadania. CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Campanha da Fraternidade 2022: texto-base, n.º 5. Brasília, 2021, p. 11.

67

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

articularam a respeito das estratégias de produção do


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Eventos

Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Minha História na Pedagogia: Relato de Experiência – Evento

Pedagogia

On-line

Bragança Paulista

200 pessoas

O Mundo Precisa de Pedagogos

Pedagogia

On-line – Google Meet

Todos

250 pessoas

Gêneros Textuais e Alfabetização: uma Articulação Necessária

Pedagogia e Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

On-line – Google Meet

Todos

250 pessoas

Curso de Redação para o Vestibular

Pedagogia

Presencial

Itatiba

6 pessoas

Contribuições da Pedagogia para o Trabalho de Educadores com Bebês e Crianças bem Pequenas: Cuidar e Educar

Pedagogia

On-line – Google Meet

Todos

292 pessoas

Contribuições da Pedagogia para o Trabalho de Educadores com Bebês e Crianças bem Pequenas: Cuidar e Educar

Pedagogia

On-line – Google Meet

Todos

292 pessoas

A Apresentação Oral do TCC Presencial

Pedagogia

On-line – Google Meet

Todos

86 pessoas

Café Pedagógico: Compartilhando Experiências do Estágio

Pedagogia

Presencial

Bragança Paulista

20 pessoas

Roda de Conversa – o Estagiário em Campo

Pedagogia

Presencial

Itatiba

50 pessoas

Mostra de Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental

Pedagogia

Presencial

Itatiba

100 pessoas

68


Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Bancas de TCC do Curso de Pedagogia

Pedagogia

Presencial

Itatiba e Bragança Paulista

70 pessoas

Curso de Redação para o Vestibular

Pedagogia

Presencial

Itatiba

6 pessoas

O Papel que ainda Cabe às Escolas... e à Filosofia

Filosofia, Pedagogia e Teologia

On-line – Google Meet

Todos

500 pessoas

Trabalho Docente e Pedagogia Freinet

Pós-Graduação e Pedagogia

On-line – Google Meet

Todos

500 pessoas

Lançamento Oficial do PIBID USF

Pedagogia

On-line – Google Meet

Todos

500 pessoas

Projetos Eventos

Modalidade

Cursos envolvidos

Participantes

Laboratório de Apoio ao Letramento de Professores e Alunos – Evento do Projeto

Presencial

Letras e Pedagogia

42 pessoas

69

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Eventos


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

A fraternidade intuída e vivida por Francisco de Assis não é só humana, mas inclusive cósmica: ela se estende a todas as criaturas. (10, p. 85) ORDEM DOS FRADES MENORES. O grito da terra e o grito dos pobres – um subsídio da Ordem para o cuidado da Criação. Tradutor desconhecido. Roma: OFM Communications Office, 2016, p. 20.

70


Administração

Inteligência Emocional nas Empresas: Modismo ou Veio para Ficar? Promovida pelo curso de Administração da USF, a palestra abordou os elementos fundamentais para o desempenho pessoal e o alcance da alta performance profissional. Ao todo, 417 pessoas participaram do evento transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube.

71

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Projetos


Ingressando no Ensino Superior: uma Reflexão sobre as Relações entre a Vida Acadêmica, Social e Profissional O evento foi promovido pelo curso de Administração e apresentou Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

aos alunos ingressantes os principais desafios e aprendizados da vida acadêmica, abordando fatores importantes para o desenvolvimento durante a formação superior e a vida profissional. A palestra aconteceu no Câmpus Itatiba e contou com a participação de 120 pessoas.

72


Arquitetura e Urbanismo Eventos Exposição de Maquetes do Componente Modelagem Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Tridimensional Física do Curso de Arquitetura e Urbanismo Promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, o evento foi resultado da primeira edição do componente curricular Modelagem Tridimensional Física do curso. Na ocasião, foram apresentadas maquetes residenciais, maquetes referentes à “Casa de Vidro”, da arquiteta Lina Bo Bardi, além de outras acomodações desenvolvidas por arquitetos famosos do mundo todo.

Eventos

Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Intervenções Urbanas em Campinas

Arquitetura e Urbanismo

Presencial

Campinas – Swift

100 pessoas

Introdução ao Uso do Software QGis no Planejamento Urbano (Workshop)

Arquitetura e Urbanismo

Presencial

Itatiba

Sem informações

CineUSF – Mostra de Cinema

Arquitetura e Urbanismo

Presencial

Bragança Paulista

29 pessoas

73


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Eventos

Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Arquitetura Ecológica e Litopuntura

Arquitetura e Urbanismo

Presencial

Todos

150 pessoas

Bancas de TFG

Arquitetura e Urbanismo

Presencial

Todos

62 pessoas

Eventos ofertados a diferentes cursos Eventos

Câmpus

Modalidade

Cursos envolvidos

Participantes

Curso Prático do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (Workshop)

Itatiba e Bragança Paulista

Presencial

Ciências Contábeis

100 pessoas

Módulo Internacional em Gestão na EU Business School, Espanha (Palestra)

Itatiba

Presencial

Economia e Administração

110 pessoas

Corrida entre Pêndulos Invertidos

Bragança Paulista

Presencial

Engenharia de Computação

40 pessoas

74


Engenharia Mecânica Eventos

Promovido pelo curso de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica, o evento contou com a apresentação de robôs elaborados pelos alunos do curso. Durante a competição, as duas máquinas tinham o objetivo de empurrar o outro para fora de uma arena circular. O evento foi realizado em todos os câmpus.

75

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Competição de Robô de Sumô


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Eventos

Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Palestra sobre Suspensão

Engenharia Mecânica

Presencial

Todos

120 pessoas

Processo de Desenvolvimento de Peças Termoplásticas

Engenharia Mecânica

Presencial

Bragança Paulista

50 pessoas

Pós-Graduação Stricto Sensu Eventos Temas

Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Diálogos (In)convenientes: Gêneros e Sexualidades Entrelaces na Formação Docente e nas Práticas Pedagógicas

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

On-line – Google Meet

Todos

123 pessoas

Diálogos (In)convenientes: A Constituição do Pesquisador Narrativo no Âmbito de um Grupo de Estudos e Pesquisas

Filosofia e Pós-Graduação Stricto Sensu

On-line – Google Meet

Todos

500 pessoas

Interdisciplinary Seminars in Health Science

Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde

On-line – Google Meet

Bragança Paulista

151 pessoas

76


Desenvolvimento, Habilidades e Atividades Docentes – Contribuição de Vygotsky No mês de março, o Câmpus Itatiba promoveu o workshop na modalidade presencial. O seminário foi ministrado pelo professor Frédéric Saussez, da Universidade de Sherbrooke, Canadá, e contou com tradução simultânea. Para de vagas foi limitado, e os interessados puderam fazer a inscrição diretamente pelo site da Universidade. Ao todo, 110 pessoas participaram da atividade.

Aula Inaugural – Capes e a Avaliação Quadrienal A aula dinâmica foi ministrada pelo Dr. Marcelo Távora, titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o qual fez uma definição da gestão do programa, bem como seus processos, fundamentos, análises e critérios avaliativos. Ao todo, 250 pessoas assistiram à palestra por meio do canal oficial da USF no YouTube.

77

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

respeitar os protocolos de segurança, devido à pandemia de covid-19, o número


Bancas de Qualificação Coletiva de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Psicologia da USF Em abril, o Programa de Pós-Graduação da USF promoveu o Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

evento que foi realizado presencialmente na Unidade Swift e contou com a participação de 200 pessoas.

Projetos

Programa Laboratório de Apoio ao Letramento de Professores e Alunos O Laboratório de Letramento da Universidade São Francisco organizou o encontro para promover ações na área da educação. As oficinas, que já são oferecidas desde 2015 aos acadêmicos, agora serão ampliadas a toda comunidade externa que contará com minicursos presenciais e on-line, palestras e uma variedade de atividades para aperfeiçoar a leitura e a escrita. No primeiro encontro, ministrados por alunos do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da USF, participaram um total de 22 pessoas por meio do Google Meet.

78


Abertura do Ano Letivo do PPGSS em Educação da USF A palestra foi direcionada aos alunos do Programa de Pós-Graduação e ministrada pelo Prof. Dr. José Carlos Libâneo – mestre em Filosofia da Educação e doutor em Filosofia e História da Educação. Em uma apresentação bastante reflexiva, mostrou a importância da educação aspectos básicos da didática na construção de competências socioemocionais. O professor concluiu a palestra deixando a ideia de uma escola socialmente justa para alcançar uma aprendizagem significativa. O evento foi assistido por 341 pessoas por meio do canal oficial da USF no YouTube.

Temas

Cursos envolvidos

Modalidade

Participantes

Microbiologia e Saúde Pública

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde

Presencial

250 pessoas

Epidemiologia Molecular Aplicada à Detecção de Resistência aos Antibióticos e Surtos Hospitalares

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde

Presencial

25 pessoas

79

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

no processo de desenvolvimento humano, destacando a atividade docente e os


Marketing

Medicina

Evento

Eventos

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Mesa Redonda – Educação, Humanismo e

Congresso de Medicina – IV COMART

Solidariedade: um Diálogo entre Paulo Freire

O evento contou com a participação de 150

e Papa Francisco

pessoas, as quais assistiram a diversas pales-

Promovida pelo Instituto Tecnológico Franciscano, a

tras e workshops, abordando vários assuntos

palestra foi ministrada por três professores que discu-

pertencentes à Medicina, além de apresenta-

tiram sobre as contribuições de Paulo Freire e do Papa

ções de trabalhos científicos promovidos por

Francisco para a

acadêmicos da área de saúde.

educação – com base no Pacto Global educativo disposto pelo pontífice. Também foi abordado o assunto Fraternidade e Educação, tema da Campanha de Fraternidade de 2022.

80


81 Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão


XXXIX Semana Médica Promovido nos dias 19, 20 e 21 de outubro, o evento fez parte da comemoDimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

ração do Jubileu de Ouro do curso de Medicina. Durante os encontros, que ocorreram no Câmpus Bragança Paulista, os palestrantes abordaram sobre a temática O Estigma Associado às Doenças Mentais. Ao todo, 800 pessoas participaram das atividades.

82


A Universidade São Francisco promoveu uma série de ações nas escolas da rede pública de ensino de Bragança Paulista. A iniciativa buscou o fortalecimento das relações entre as redes de saúde pública e a educação, contribuindo para a articulação de um sistema de atenção social focado nos direitos humanos e na cidadania. Veja a seguir alguns destaques: Saúde do Escolar A ação tinha como objetivo a saúde da criança em período escolar. Foi realizada uma avaliação para coletar informações a respeito da saúde dos alunos, como acuidade visual, inspeção de pele e couro cabeludo e integridade física da criança. O paciente que apresentasse alguma alteração era encaminhado para sua respectiva unidade de saúde para tratamento imediato com o especialista em questão. Ao todo, 180 pessoas foram beneficiadas com a ação.

83

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Saúde e vida


Conversa Sem Vergonha: Métodos Preventivos, Gênero e Sexualidade para Adolescentes A iniciativa levou informações sobre a educação sexual nas escolas de todo o município de Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Bragança Paulista, tendo como base o ranking mundial, que coloca o Brasil em sétimo lugar como o país que possui maior índice de gravidez na adolescência. Na primeira fase, os estudantes de Medicina da USF promoveram três encontros presenciais com alunos do 6.º ao 9.º ano de uma escola da região. Durante a dinâmica, foram abordados temas como a gestação na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis, métodos preventivos e atribuições e informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 480 pessoas participaram da atividade. Primeiros Socorros: Redução de Agravos A ação partiu do Centro Acadêmico Rolando Tenuto (CART), em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Bragança Paulista (DER-BP), com o objetivo de contribuir com a divulgação de informações sobre os primeiros socorros em uma escola rural localizada nas proximidades. Os alunos do curso de Medicina, que se inscreveram como voluntários, foram devidamente capacitados e organizados em relação às aulas teóricas e práticas. Durante a palestra, houve a distribuição de panfletos, assim como o esclarecimento de dúvidas de alunos e docentes, além de uma avaliação do ensino-aprendizado a todos os envolvidos da escola e do curso de Medicina da USF. Ao todo, 120 pessoas participaram da atividade. A ação foi apresentada e recebeu Menção Honrosa na V Mostra de Experiências Exitosas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade do V Simpósio Regional do Coapes.

84


Orienta Saúde: o que Você Precisa Saber Sobre HIV/Aids O Núcleo de Extensão Universitária em parceria com o Centro Acadêmico Rolando Tenuto (CART) A iniciativa contou com a participação de alunos do curso de Medicina da USF, que se inscreveram como voluntários, passaram por uma capacitação e se organizaram em grupos para ministrar as palestras nas escolas estaduais de Bragança Paulista. Durante a atividade, foi explicado sobre a transmissão do vírus e gravidade da doença, bem como respondidas as dúvidas dos participantes. Por fim, aplicaram uma avaliação de ensino-aprendizagem a todos os envolvidos. Ao todo, 500 pessoas foram conscientizadas com a ação.

Eventos

Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Terminologia Médica em Inglês (Medical English)

Medicina

On-line

Todos

250 pessoas

85

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

promoveu a ação que visou à orientação e à prevenção do vírus HIV.


Medicina Veterinária Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Eventos

Sexta Acadêmica da MedVet Realizado no Câmpus Itatiba, a primeira edição do evento trouxe alguns convidados para falar de temas variados a respeito da Medicina Veterinária aos alunos do curso. A iniciativa contou com um público de 34 pessoas.

86


Odontologia Evento XLVIII Jornada Odontológica Franciscana – Empreendedorismo, Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Humanização e Tecnologia no Atendimento Odontológico Promovido no Câmpus Bragança Paulista, o evento contou com vários ministrantes da área odontológica. Na ocasião, por meio de cursos, palestras, hands on e apresentações de trabalhos científicos, foram explorados temas de grande relevância para a área, reunindo assim um público de 800 pessoas.

Cursos ofertados a alunos do curso de Odontologia Temas

Modalidade

Número de inscritos

Carga horária

Tratamento Endodôntico com Instrumentos de Última Geração – Turma 1

Presencial

12 pessoas

40h

Tratamento Endodôntico com Instrumentos de Última Geração – Turma 2

Presencial

10 pessoas

40h

87


Nutrição Eventos

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Transtornos Alimentares – uma Abordagem Prática Durante a palestra, foram abordados temas como a anorexia e a bulimia nervosa e outros tipos de transtornos alimentares. A palestrante falou a respeito do diagnóstico e explicou algumas maneiras de abordagem para o tratamento, além de mostrar a importância de manter hábitos saudáveis. A live foi assistida por 703 pessoas por meio do canal oficial da USF no YouTube.

88


Nutrição: Tudo sobre a Profissão! Realizado pelo curso de Nutrição, o evento contou com a presença de palestrantes que conversaram a respeito das áreas de atuação do profissional nutricionista, da abordagem comportamental nos atendimentos, de como ser um profissional assertivo, entre outros. A palestra foi transmitida pela plataforma YouTube e

Os alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição da USF promoveram um ciclo de atividades com participantes da comunidade, em geral, para falar sobre saúde e qualidade de vida. Foram desenvolvidas palestras e rodas de conversa incentivando as práticas alimentares saudáveis, a realização de uma oficina culinária na cozinha experimental da Universidade e a produção de uma horta comunitária na sede da Unidade Escola São Francisco de Assis. Ao todo, 20 pessoas participaram da troca de experiências. Eventos

Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Atuação do Nutricionista na Área Clínica

Nutrição

On-line – Google Meet

Todos

120 pessoas

Lançamento do Projeto Pet Saúde Gestão Assistência 2022-2023 – Projeto Qualidade de Vida e Saúde como Prioridade

Todos os cursos da área de saúde

Presencial

Bragança Paulista

300 pessoas

Projetos Temas

Modalidade

Cursos envolvidos

Participantes

Cozinha Ceasa/USF 2022

Presencial

Administração, Gastronomia e Nutrição

12 pessoas

89

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

contou com a participação de 278 alunos.


Biomedicina Eventos

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Conversa com Profissionais da Área de Biomedicina sobre Mercado de Trabalho Em março, a USF promoveu uma roda de conversa on-line com o objetivo de auxiliar os alunos sobre a carreira e o mercado de trabalho. O evento contou com a participação de profissionais da área e foi assistido por 390 pessoas por meio do canal oficial da USF no YouTube.

90


X Jornada da Biomedicina Realizado no mês de novembro, o evento contou com diversos palestrantes que apresentaram temas importantes da área de saúde, como Câncer de Próstata, do Diagnóstico à Terapia; Primeiros Socorros; Reprodução Assistida na Infertilidade Humana; Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

entre outros. Os encontros ocorreram de modo on-line, por meio do canal da USF no YouTube, bem como presencialmente. Cerca de 1 000 pessoas participaram do evento.

Eventos

Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Minicurso Teórico Prático Sobre Revelação Digital

Biomedicina e Engenharia Química

Presencial

Bragança Paulista

50 pessoas

Workshop Produção de Cerveja

Biomedicina

Presencial

Bragança Paulista

25 pessoas

Palestra Bioquímica da Depressão

Biomedicina

Presencial

Bragança Paulista

100 pessoas

91


Educação Física

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Eventos Eventos

Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Acolhida – Calouros de Educação Física

Educação Física

On-line – Google Meet

Todos

23 pessoas

Pole Fitness no Central Pole

Educação Física (EaD)

Presencial

Campinas

10 pessoas

Enfermagem Eventos Comemoração do Dia Internacional da Enfermagem O evento aconteceu no Câmpus Itatiba e contou com a participação dos enfermeiros Mariane de Jesus Carvalho e Felipe Bigon, ambos formados pela USF e profissionais atuantes no Hospital Universitário São Francisco, os quais ministraram palestras para discutir os desafios e as perspectivas da profissão. Ao todo, 80 pessoas participaram do evento.

92


Comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem Para comemorar a data, a USF promoveu a palestra Empreendedorismo no curso de Enfermagem. O evento aconteceu na modalidade presencial, no Câmpus

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Bragança Paulista, tendo a participação de 500 pessoas.

93


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Eventos

Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Graduandos de Enfermagem na Parceria Ensino e Serviço

Enfermagem

Presencial

Itatiba

Não informado

Oficina do Projeto Acolhe – NAEPE: Crise de Ansiedade: o que é?

Enfermagem

On-line – Google Meet

Todos

50 pessoas

Como administrar a Ansiedade no Pós-Pandemia

Enfermagem

On-line – Google Meet

Todos

500 pessoas

Graduandos de Enfermagem na Parceria Ensino e Serviço Temas

Cursos envolvidos

Câmpus

Participantes

Lendo as Demonstrações Financeiras – Embraer

Ciências Contábeis

Bragança Paulista

170 pessoas

Qual é o seu Everest? (Pint of Science)

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Bragança Paulista

60 pessoas

Melatonina além do Sono (Pint of Science)

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Bragança Paulista

60 pessoas

Updates em Health Sciences

Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Todos

116 pessoas

Inovações Tecnológicas em Serviços de Alimentação

Nutrição

Bragança Paulista

50 pessoas

2.ª Jornada da Liga Acadêmica de Cirurgia Bucomaxilofacial

Odontologia

Bragança Paulista

90 pessoas

II Pitch Deck – Inovação e Empreendedorismo em Saúde do PPGSS em Ciências da Saúde

Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Bragança Paulista

30 pessoas

II Café com o Coordenador (Enade)

Educação Física

Todos

500 pessoas

Aula Prática de Kung Fu

Educação Física

Campinas

500 pessoas

94


Cursos envolvidos

Câmpus

Participantes

Aula de Treinamento Funcional

Alunos e funcionários do câmpus

Campinas – Swift

500 pessoas

Treinamento Software Dentalis

Odontologia

Bragança Paulista

20 pessoas

Os 5 Passos para Construir sua Carreira

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu

Todos

500 pessoas

Como ser um Farmacêutico de Sucesso

Farmácia

Campinas – Swift

200 pessoas

A pessoa revela-se não como um ser solitário, autossuficiente nem absoluto, mas como um centro ou um núcleo de relações com o mundo, os homens, o Transcendente e consigo mesmo. Estas relações se interagem e se integram na promoção do crescimento do ser humano. [...] Francisco de Assis, a partir desta perspectiva, é um modelo de integração consigo mesmo e com os outros. ORDEM DOS FRADES MENORES. Secretariado para a Evangelização (coord.). Ide e ensinai: Diretrizes Gerais para a Educação Franciscana, Roma, 2009, p. 21-22.

95

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Temas


Psicologia Eventos

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Vamos Falar sobre Suicídio? O Papel do Psicólogo na Promoção da Saúde Mental Para enfatizar a importância da saúde mental, o curso de Psicologia da USF promoveu uma palestra que foi ministrada pela coordenadora do NAEPE, Profa. Dra. Cássia A. Bighetti, que discorreu a respeito de assuntos da depressão e da atuação do psicólogo. O evento aconteceu no Câmpus Bragança Paulista e contou com a participação de 50 alunos.

96


Dia do Psicólogo: Psicologia e Diversidade Realizado anualmente, o evento é uma oportunidade para debater temas de interesse na área da psicologia. No ano de 2022, foram abordados a tipos de preconceito e a atuação dos psicólogos em relação à questão da orientação sexual. O evento foi transmitido por meio da plataforma YouTube e assistido por mais de 1 500 pessoas.

Psicoterapia na Infância e Adolescência na Abordagem Comportamental Realizado no Câmpus Itatiba, o evento foi realizado no mês de novembro e abordou diferentes temáticas a respeito da terapia em crianças e adolescentes. Ao todo, 60 pessoas participaram da palestra.

97

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

diversidade de gênero, a expectativa de vida de pessoas transexuais, os


Workshop Assíncrono de Psicologia Organizacional do Trabalho: Projetos de Estágio 10.º Semestre de Psicologia Promovido de forma assíncrona e disponibilizado no YouTube, o evento destacou a importância do estágio para a formação de futuros profissionais. Na ocasião, também foram apresentados os projetos

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

desenvolvidos pelos discentes que estão cursando o 10.º semestre do curso.

Eventos

Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Aula de Corredor – Transtorno Bipolar em Idosos

Psicologia

Presencial

Itatiba

100 pessoas

Aula de Corredor – Psicologia do Esporte

Psicologia

Presencial

Itatiba

100 pessoas

A Psicoterapia da Infância e Adolescência na Abordagem Psicanalítica

Psicologia

Presencial

Itatiba

40 pessoas

Psicopatologia dos Transtornos Alimentares

Psicologia

Presencial

Campinas

40 pessoas

Psicoterapia da Infância e Adolescência na Terapia Cognitivo Comportamental

Psicologia

Presencial

Itatiba

40 pessoas

Psicoterapia na Infância e Adolescência na Abordagem Fenomenológica-Existencial

Psicologia

Presencial

Itatiba

40 pessoas

Avaliação da Paternidade e sua Relação com a Psicologia Jurídica

Psicologia

Presencial

Campinas – Swift

60 pessoas

98


Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Gentileza Gera Gentileza

Psicologia

Presencial

Campinas – Swift

500 pessoas

Avaliação da Paternidade e sua Relação com a Psicologia Jurídica

Psicologia

Presencial

Campinas – Swift

40 pessoas

Violência contra Mulher e Rede de Atendimento de Campinas

Psicologia

Presencial

Campinas – Swift

60 pessoas

Psicoterapia na Infância e Adolescência na Teoria Humanista

Psicologia

On-line – Google Meet

Todos

49 pessoas

Workshop Assíncrono de Psicologia Organizacional do Trabalho: Projetos de Estágio 10.º Semestre de Psicologia

Psicologia

On-line – Google Meet

Todos

Não informado

Psicoterapia na Infância e Adolescência na Teoria Humanista

Psicologia

On-line – Google Meet

Campinas – Swift

49 pessoas

Desafio Enade

Psicologia

Presencial

Bragança Paulista

20 pessoas

Desafio Enade

Psicologia

Presencial

Bragança Paulista

25 pessoas

Desafio Enade

Psicologia

Presencial

Itatiba

60 pessoas

Gestalt-Terapia na Prática Clínica

Psicologia

On-line – Google Meet

Todos

300 pessoas

Acolhimento Institucional

Psicologia

Presencial

Itatiba

70 pessoas

Possibilidades da Psicologia no Sistema Prisional

Psicologia

Presencial

Itatiba

100 pessoas

Como a Ciência e a Religião Interferem na Construção da Vida Acadêmica

Psicologia e Teologia

On-line – Google Meet

Todos

400 pessoas

99

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Eventos


Farmácia Eventos

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Diagnóstico Clínico e Terapêutico

Gincana Farmacêutica

das Leucemias e Anemias

Promovida pelo curso de Farmácia, o evento teve o

A palestra foi promovida pelo curso de Farmácia e

objetivo de promover uma integração entre os alunos.

contou com a participação do consultor em educa-

Durante as provas de perguntas e respostas, foram

ção médica Dr. Newton Carlos Polimeno, mestre em

abordados temas ensinados em sala de aula. A ação

Hematologia. O evento aconteceu no Salão Nobre

também incentivou a solidariedade, colocando a arre-

do Câmpus Bragança Paulista e foi assistido por

cadação de alimentos para doação como regra para

212 pessoas.

uma determinada atividade. Um total de 559 pessoas participaram da gincana.

100


101 Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão


Fisioterapia Projetos

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Projeto Amor em Ação Promovido pelos cursos de Fisioterapia, Direito, Nutrição e Ciências Contábeis, a ação levou diversão para crianças e adolescentes atendidos pela casa de acolhimento SAMA, em Bragança Paulista. Durante o dia, foram realizadas diversas brincadeiras, piqueniques e a entrega de doces e brinquedos arrecadados pelos alunos. Um total de 40 pessoas foram beneficiadas com a ação.

102


Projeto Amor em Ação – Outubro Rosa –

Fisioterapia no Futebol

Absorva essa Ideia e Doe Absorvente para

Feminino Profissional

Ajudar Mulheres Carentes

O evento contou com a participação

Promovido pelo curso de Fisioterapia, do Câmpus

de duas jogadoras profissionais e uma

Bragança Paulista, o evento promoveu a arrecadação

riências na carreira, os danos musculares

mulheres carentes. Por meio da ação, foram montados

sofridos e a importância do profis-

kits de higiene para doar às mulheres em situação de

sional fisioterapeuta na recuperação

vulnerabilidade. A ação beneficiou 500 pessoas.

dos esportistas. Realizado no Câmpus Bragança Paulista, a palestra contou com 80 alunos do curso de Fisioterapia.

Suporte Básico de Vida e Uso do Desfibrilador O projeto de extensão visou ao socorro de pacientes em caso de paradas cardiorrespiratórias e as medidas realizadas a fim de possibilitar o tratamento adequado. O treinamento foi destinado aos bombeiros da USF. Ao todo, 25 pessoas participaram da atividade.

103

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

fisioterapeuta que contaram suas expe-

de absorventes higiênicos para serem entregues a


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Follow Up de RN de Risco

Fisioterapia da Dor Crônica

O projeto de extensão contou com a participação

Organizada pela Clínica Escola de Fisioterapia da USF,

dos alunos de Fisioterapia e visou ao atendimento

a ação ofereceu massoterapia aos pacientes porta-

fisioterapêutico de lactentes com quaisquer

dores de dor crônica, de Bragança Paulista e região,

fatores de risco para o comprometimento do

com o objetivo de promover alívio a essas pessoas e

Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM.) Os

facilitar o acesso ao tratamento, diminuindo, assim,

alunos passaram por treinamento no intuito de

a fila de espera dos atendimentos hospitalares. Além

utilizar meios técnicos e práticos para avaliação

da promoção da saúde e da qualidade de vida, a

e elaboração de planos terapêuticos para esses

prática permitiu que os alunos desenvolvessem o

pacientes. Ao todo, 14 pessoas participaram do

conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Um

projeto em conjunto com fisioterapeutas residentes

total de 18 pessoas foram beneficiadas com a ação.

do Programa Multiprofissional em Neonatologia da USF. Saúde e Vida Saúde e Vida Antitabagismo

Os alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição

Os alunos do curso de Farmácia da USF organizaram

participantes da comunidade, em geral, para falar

a ação com o objetivo de estimular os participan-

sobre saúde e qualidade de vida. Foram desenvolvidas

tes do grupo de tabagismo a abandonarem o vício.

palestras e rodas de conversa, as quais incentivaram

Por meio de um perfil no Instagram, divulgaram

práticas alimentares saudáveis; realizada uma oficina

informações sobre o tema, além da montagem do

culinária na cozinha experimental da Universidade; e

material informativo, aplicação de questionários e

produzida uma horta comunitária na sede da Unidade

apresentação de palestras. Um total de 18 pessoas

Escola São Francisco de Assis. Ao todo, 20 pessoas

foram beneficiadas com a atividade.

participaram da troca de experiências.

da USF promoveram um ciclo de atividades junto a

104


Temas

Modalidade

Cursos envolvidos

Participantes

Assistência Humanizada ao Recém-Nascido e Incentivo ao Aleitamento Materno

Presencial

Fisioterapia

30 pessoas

Follow up de Recém-Nascidos de Risco

Presencial

Fisioterapia

20 pessoas

Vivência Precoce em Fisioterapia

Presencial

Fisioterapia

32 pessoas

Fisioterapia em Uroginecologia

Presencial

Fisioterapia

16 pessoas

Projeto de Extensão de Fisioterapia Neurofuncional no Adulto

Presencial

Fisioterapia

18 pessoas

Fisioterapia em Oncologia Mamária

Presencial

Fisioterapia

32 pessoas

O Papel do Exercício na Reabilitação Cardiorrespiratória

Presencial

Fisioterapia

32 pessoas

Vivência Precoce em Fisioterapia

Presencial

Fisioterapia

80 pessoas

Fisioterapia Desportiva

Presencial

Fisioterapia

35 pessoas

Fisioterapia nas Doenças Respiratórias na Infância

Presencial

Fisioterapia

25 pessoas

Projeto de Extensão Saúde e Vida

Presencial

Odontologia

42 pessoas

Grupo Antitabagismo

Presencial

Farmácia

18 pessoas

Projeto de Extensão Saúde do Escolar

Presencial

Enfermagem

120 pessoas

Projeto de Extensão Colhendo Vidas

Presencial

Medicina

30 pessoas

MedHumaniza

Presencial e on-line

Medicina

170 pessoas

Grupo de Estudos e Pesquisas em Neuropsicologia

Presencial

Psicologia

12 pessoas

105

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Projetos


Ligas acadêmicas As ligas acadêmicas na USF possibilitam a experiência protagonista da ação estudantil em atividades de pesquisa, extensão e ensino. Elas inserem os alunos em atividades que permitem o aprofundamento em temas correlatos à sua formação acadêmica e humana, por meio da organização de cursos introdutórios; da proposição de projetos de extensão que culminam em prestação de serviços à comunidade; da realização de eventos acadêmicos e culturais; e do desenvolvimento de ações sociais. Além disso, viabilizam a Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

participação em atividades esportivas – os torneios universitários.

Ligas acadêmicas

Público beneficiado

Liga Acadêmica de Anestesiologia e Medicina Intensiva Dr. Luiz Antônio Fiorelli (Liami)

24 pessoas

Liga Acadêmica de Cardiologia Dr. José T. A. Tartari (Licardio)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Cirurgia Geral Dr. Célio Gayer (Ligaci)

26 pessoas

Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica Prof. Dr. Pedro Izzo (Lacip)

22 pessoas

Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica Dr. Humberto Menon Romani (LACP)

16 pessoas

Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular e Endovascular Dr. Márcio Villaça (Licev)

22 pessoas

Liga Acadêmica de Clínica Médica Dr. Leonardo Vieira dos Santos (LCM)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Coloproctologia Prof. Dr. Carlos Augusto Real Martinez (Liprocto)

26 pessoas

Liga Acadêmica de Dermatologia Dr. Djalma A. Carmignotto (Liderme)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia Dr. Antônio Carlos Botta de Assis (Liem)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo Prof. Dr. Eduardo Christofoletti Freitas (Ligastro)

28 pessoas

106


Público beneficiado

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia Profa. Dra. Carolina Menon Romani (Ligg)

23 pessoas

Liga Acadêmica de Gestão em Saúde Profa. Dra. Giovana Colozza Mecatti (Ligs)

15 pessoas

Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia Prof. Waldemar Muniz (Lago)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia Dr. Evaldo Pasquini Landi (Liahh)

9 pessoas

Liga Acadêmica de Infectologia e Parasitologia Dr. Jose Ribamar Borges Mendes (Laip)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Mastologia e Reconstrução Mamária Prof. Dr. Anastasio Berrettini Junior (Limas)

20 pessoas

Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade Prof. Vitor Piquera (LMFC)

25 pessoas

Liga Acadêmica de Medicina Fetal Dr. Attílio Brisighelli Neto (Limef)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Medicina Legal e Perícias Médicas Prof. Dr. Rafael Ferreira da Silva (Lamelp)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Nefrologia Dr. Ruy Eneas M. B. Souza (Linefro)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Neurocirurgia Dr. Carlos Tadeu Parisi de Oliveira (Linci)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Neurologia e Neurociências Prof. Me. João Batista de Andrade (Lineuro)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Nutrologia Dra. Lívia de Brito Barbosa (Linutro)

17 pessoas

Liga Acadêmica de Oftalmologia Dra. Stella Maria Rosa Olivalves (Liof)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Oncologia Dr. Marcelo Leite Vieira (Lionco)

30 pessoas

Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial Dr. Gerson Canella (Liorl)

17 pessoas

107

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Ligas acadêmicas


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Ligas acadêmicas

Público beneficiado

Liga Acadêmica de Pediatria Dr. Djalma Roque Lessa (Liped)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Pneumologia e Tisiologia Dra. Rosana Galli Poleti (Lipt)

22 pessoas

Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Lardi)

26 pessoas

Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade Dr. Décio Iandoli Jr. (Liase)

23 pessoas

Liga Acadêmica de Saúde Mental Dra. Regina Caeli Guerra Poças (LSM)

29 pessoas

Liga Acadêmica de Urgência e Emergência Dr. Mario Mantovani (LUE)

29 pessoas

Liga Acadêmica de Urologia Dr. Marcos Antoni Santana Castro (Liuro)

20 pessoas

Liga Acadêmica Neonatologia Dr. Flavio Campello de Luca Jr. (Lineo)

23 pessoas

Liga de Ortopedia Traumatologia e Medicina Esportiva Prof. Dr. Luiz Afonso Pereira (Lotraume)

23 pessoas

Liga do Riso Prof. Gilberto Romani (Lirs)

28 pessoas

Liga Acadêmica de Reumatologia Dr. José Eduardo Camargo Ribeiro Filho (Lart)

16 pessoas

Liga Acadêmica de Alergologia e Imunologia Dra. Renata Melo (Laai)

19 pessoas

Liga Acadêmica de Reprodução Humana Dra. Patrícia Hara (Larh)

19 pessoas

108


Cursos, eventos e projetos ofertados a alunos de todos os cursos

Temas

Modalidade

Número de inscritos

Carga horária

Excel Básico

On-line

49 pessoas

20h

Excel Avançado – Turma manhã

On-line

36 pessoas

20h

Excel Avançado – Turma tarde

On-line

25 pessoas

20h

Excel Básico

On-line

29 pessoas

20h

Excel Avançado – Turma manhã

On-line

39 pessoas

20h

Foucault e a História da Sexualidade

On-line

42 pessoas

26h

Fundamentos de Mecânica Vetorial Aplicados às Engenharias

On-line

38 pessoas

8h

Planejamento de Cardápios

On-line

37 pessoas

20h

Francês A1 – 1

On-line

38 pessoas

30h

Francês 3 – A2

On-line

10 pessoas

30h

Estratégia Esportiva Aplicada ao Emagrecimento

On-line

43 pessoas

4h

Scribus – Diagramação com Software Livre

Presencial

8 pessoas

4h

109

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Cursos


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Cursos ofertados a alunos do Instituto Teológico Franciscano – Petrópolis Temas

Modalidade

Número de inscritos

Carga horária

Grego Antigo e Koiné (Bíblico)

On-line

16 pessoas

32h

Matrimônios Construídos sobre a Areia Movediça

On-line

24 pessoas

12h

Mulher, Igreja e Modernidade

On-line

11 pessoas

10h

Sínodo e Igreja são Sinônimos

On-line

32 pessoas

8h

Laudato Si’: Leitura Francisclariana para o Mundo Atual

On-line

32 pessoas

8h

Todos nós já ouvimos falar de São Francisco de Assis. Exemplo supremo de fraternidade, singeleza e simplicidade. Protetor da natureza. Semeador da paz. Fonte que irradia amor. Um homem de Deus. CAVALCANTE, A.; PERISSÉ, G. A oração de São Francisco: fé, esperança e paz para uma vida feliz. Rio de Janeiro: Sextante, 2013, p. 13.

110


Apresentação do Programa de Trainee 2022 O evento aconteceu no mês de março e teve como objetivo apresentar o programa e as atividades desempenhadas pelo setor de tecnologia da informação com foco nas tecnologias educacionais. Também foram abordados outros temas, como atendimento aos usuários, apoio USF, ambiente virtual e diversas aplicações da área. Após a apresentação, os alunos interessados em participar do programa foram instruídos a respeito do processo seletivo e dos benefícios Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

oferecidos pela Instituição. Ao todo, 144 pessoas assistiram à live por meio do canal oficial da USF no YouTube.

O Curso Superior ainda é um Diferencial no Mercado de Trabalho? Em março, a USF promoveu o evento com o objetivo de mostrar a importância dos estudos para o desenvolvimento pessoal e profissional. No curso, os alunos foram orientados quanto à escolha vocacional e, durante a palestra, demonstrou-se que para entrar no mercado de trabalho, cada vez mais exigente e competitivo, o estudo ainda é o fator que faz a diferença nas grandes oportunidades. Por isso, é necessário desenvolver habilidades e buscar conhecimento – fatores que se conquistam durante a vida acadêmica.

111


Mesa Redonda – Debate Entendendo a Formação Geral da USF O evento foi uma acolhida aos alunos e abordou assuntos referentes aos componentes curriculares e às contribuições das disciplinas para o futuro profissional. Os professores convidados destacaram a educação como propriedade transformadora no comportamento humano e nos progressos sociais ao longo da história. Foi debatido, também, a respeito de tecnologia, de globalização, de direitos e de Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

desenvolvimento. A palestra on-line foi assistida por 2 932 pessoas por meio do canal oficial da USF no YouTube.

Acolhida Calouros EaD 2022: Módulo 2 O evento realizado pelo canal oficial da USF no YouTube foi uma recepção aos novos alunos da Instituição. Durante a atividade, foram expostas algumas dicas de gerenciamento de tempo e de organização dos estudos, além de serem tratados assuntos referentes aos componentes curriculares, às atividades pedagógicas e ao portal do aluno. Ao todo, 714 pessoas assistiram à palestra.

112


Desenvolvimento da

Lei do Superendividamento

Autoliderança Positiva

A palestra foi ministrada pelo professor Renato

A palestra foi ministrada pelo terapeuta clínico e

Porto que falou a respeito da relação do consumo e

mentor de carreiras Rafael Peixoto, que explicou a

das técnicas de mercado que levam o consumidor a

importância do gerenciamento dos pontos fortes

extrapolar os limites de compras. O docente também

para o autodesenvolvimento positivo. Durante toda a

detalhou a dinâmica da lei do superendividamento

apresentação, o terapeuta deu dicas para obtenção de

(Lei n.º 14.181/2021) e os critérios para sua aplicabili-

qualidade de vida e desempenho profissional. A live

dade. O evento foi assistido por 387 pessoas por meio

foi transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube,

do canal oficial da USF no YouTube.

beneficiando um total de 532 pessoas.

113

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

O Consumidor e a


Formação Geral em Diálogo – Ciclo de Aulas Abertas Promovida entre os meses de março e julho, a ação contou com oito palestras transmitidas pelo canal oficial da USF no YouTube. Foi destinada

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

a alunos e a toda comunidade, beneficiando um total de 1 500 pessoas. Os temas apresentados nas palestras foram os seguintes:

1. A Fartura da Fome: Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo Contemporâneo Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan), em 2020, mais de 9% da população brasileira conviveu com a insegurança alimentar grave. A pandemia de covid-19 contribuiu para esse quadro – o desemprego, a redução das jornadas de trabalho e, consequentemente, a perda ou a diminuição da renda dificultou o acesso aos alimentos, colocando o país novamente abaixo da linha da pobreza. Com base nesses dados, o professor Luiz Carlos Ramos ministrou a palestra com mais profundidade, trazendo importantes argumentos a respeito da segurança e da qualidade alimentar, da crise da fome pelo mundo e das possíveis soluções, como a implementação de programas e políticas para a erradicação da pobreza e o combate à fome.

114


2. O Despertar para a Iniciação Científica e a sua Contribuição na Formação Profissional A segunda palestra on-line foi apresentada pela professora Laira L. D. Oliveira, que falou sobre a iniciação científica, sua importância e contribuição no rendimento e vida acadêmica. Ela também

• editais e normas vigentes;

• bolsas ou voluntariado;

• inscrição;

• cronograma de atividades;

• processo seletivo;

• desenvolvimento da pesquisa.

Além disso, sistematizou a didática da pesquisa, a especificação dos objetivos, as principais etapas do método científico, a interpretação de dados, a comparação com outros estudos, os parâmetros, o resultado final e a apresentação.

3. O Papel do Empreendedorismo Sustentável no Desenvolvimento Social A palestra foi apresentada pela professora Soraia Dumbra, que detalhou o empreendedorismo sustentável, como todos os tipos de negócios, os quais iniciam com o objetivo de sanar algum fator ambiental ou social. Aplicável, também, aos empreendimentos existentes que implementem a sustentabilidade em sua política. Também foi destacado o papel das empresas frente à comunidade, educando para o consumo consciente e fornecendo informações, estratégias colaborativas para a reciclagem, logística reversa, e a busca pelo equilíbrio entre o crescimento econômico e a responsabilidade social.

115

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

orientou os interessados a respeito das etapas do processo de participação, tais como:


4. D ireitos Humanos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Caminhos da Agenda 2030

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

A aula foi apresentada pela professora Suzana Mesquita Barbosa, que abordou o histórico dos direitos humanos e da sustentabilidade. O mundo pós Revolução Industrial foi marcado pelo crescente desenvolvimento econômico e tecnológico. Essa imagem de evolução se desestabilizou com as duas grandes guerras mundiais – o progresso, instrumento central, deu lugar à vulnerabilidade global frente a políticas e problemas que não garantiam a segurança. Esse cenário, causado pelos grandes conflitos, desencadeou um pensamento sobre a dignidade e o respeito à vida. Na década de 1960, estudos acerca das consequências acarretadas pela modernidade e o novo modelo econômico – a desigualdade, a pobreza, os poluentes, o aumento de gases tóxicos na atmosfera, o desequilíbrio ambiental etc., – passaram a ser discutidos. O movimento ganhou força na década de 1970, com as conferências mundiais que direcionavam os países a buscar maneiras de assegurar o desenvolvimento regional, minimizando, assim, os impactos ambientais e preservando os recursos naturais. Foi a partir dessas ideias que surgiu o termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que possui a habilidade de suprir as atuais necessidades sem afetar a capacidade das futuras gerações em atender às suas próprias demandas. Nos anos seguintes, foram criados protocolos internacionais e a Agenda 2030, descrevendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são metas a serem implementadas, fiscalizadas e monitoradas, a fim de atingir o compromisso de garantia e a preservação da vida.

116


5. Vivência Ética Cidadã: entre a Responsabilidade e a Banalidade do Mal A aula foi ministrada pelo professor Luis Fernando Crespo, que fez uma importante reflexão a respeito de ações e ideologias que contribuíram e afetaram a formação comportamental do ser humano ao longo da história – a evolução dos conjuntos de valores definidos, a vida coletiva, a

6. Educação e Desenvolvimento Humano e Social Durante a aula, o professor André Emílio Mozer abordou o tema sobre a contribuição da educação para as mudanças do mundo, além de discutir temas referentes ao comportamento, à profissão, à carreira, à ética e ao mercado de trabalho.

7. Os Desafios de se Manter Atualizado! Como Gerenciar Informações O professor Ricardo Dourado deu dicas importantes a respeito do uso das informações na era digital. Diante dos pilares da construção moderna, o uso dos recursos tecnológicos requer mais atenção e segurança devido à geração de conteúdos em alta escala. Essas ferramentas permitem e facilitam o acesso à educação, ao conhecimento e a ideias que moldam as características do ser humano no âmbito pessoal, das relações, do profissional e do cidadão.

117

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

postura profissional, a responsabilidade pelas ações e suas consequências.


Nesse contexto, há uma necessidade cada vez maior em se manter atualizado, criar competências e habilidades para suprir as questões do cotidiano, da sociedade e de se alinhar às exigências do mercado. A tecnologia que proporciona o conforto e a facilidade, em contrapartida, pode causar danos se não for corretamente utilizada. Por esse motivo, é importante a administração das

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

informações e a responsabilidade com os conteúdos que são absorvidos.

8. A Sustentabilidade é Impossível! Encerrando o ciclo de aulas abertas, o professor Wesley Dourado fez uma análise detalhada a respeito dos desafios enfrentados para tornar o mundo sustentável. Os estudos a respeito do impacto das atividades antrópicas ganharam força na década de 1970, em que as audiências para refletir acerca do desenvolvimento sustentável se intensificaram. Ao mesmo tempo que se discutiam as iniciativas, aumentavam-se os desafios para enfrentar, na prática, as mudanças climáticas, o aumento da temperatura do planeta, as catástrofes, a poluição generalizada, a fome, a desigualdade, as doenças etc. – ameaças no presente e no futuro. Em consequência dos impactos ambientais gerados pelo uso desenfreado de recursos naturais, impulsionados pelos processos produtivos e econômicos, a conclusão é que a evolução e o progresso tecnológico não foram suficientes para mudar a maneira como o ser humano vive e o dano que isso causa no planeta. Em suma, o mundo não se empenhou como deveria para cumprir os objetivos do desenvolvimento sustentável. Foi observado tardiamente que a conscientização, no sentido amplo da palavra, não tem eficácia se não for acompanhada da responsabilidade coletiva. No cenário atual, existe a necessidade de reinventar os valores, reorganizar a sociedade, os modos de produção, a economia e o pensamento: colocando a vida como tema prioritário e a sustentabilidade como sua garantia para todas as nações.

118


No mês de fevereiro, a USF promoveu a recepção on-line aos novos alunos da modalidade EaD. Durante a transmissão, foram apresentados os componentes do processo pedagógico, o auxílio para a utilização do ambiente virtual de aprendizagem, além de dicas de aproveitamento e de gestão do tempo e a proposta educacional. A palestra foi assistida por 4 228 pessoas por meio do canal oficial da USF no YouTube.

119

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Acolhida aos Calouros EaD: Módulo 1


Acolhida dos Veteranos EaD A palestra teve o objetivo de auxiliar os alunos na retomada de mais um semestre. Foram abordados temas como a organização do tempo e a conciliação das tarefas diárias com os estudos, além de dicas para evitar a distração e aumentar a eficiência durante as aulas na modalidade EaD. Os professores também explicaram sobre os componentes curriculares, as atividades compleDimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

mentares e o novo modelo da sala virtual. A palestra foi transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube e, ao todo, 3 458 pessoas assistiram à transmissão.

Acolhida aos Calouros dos Cursos de ADS e GTI em EaD A palestra teve a finalidade de orientar os alunos quanto aos recursos da sala virtual. Os professores fizeram um passo a passo explicando a dinâmica e as funcionalidades de cada ícone do ambiente virtual. A palestra foi transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube e, ao todo, 250 pessoas assistiram à transmissão.

120


A USF promoveu a palestra que abordou os seguintes temas: Técnicas para Manter a Concentração na Aula; Autoconhecimento e Memorização; Removendo as Barreiras para o Aprendizado; Dicas para a Montagem de um Cronograma de Estudos Buscando Priorizar o Tempo; Modelo Acadêmico, Acesso aos Materiais e Sala Virtual e Componentes Curriculares. Além disso, os professores tiraram algumas dúvidas que foram enviadas durante a transmissão pelo canal oficial da USF no YouTube. Ao todo, 961 pessoas assistiram à palestra.

121

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Gestão do Tempo: Otimizando os seus Estudos


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Abrace a Vida: Uma Conversa sobre o Autocuidado Transmitido pelo Google Meet, o evento foi realizado para todas as alunas da USF. Durante a transmissão, as palestrantes orientaram as participantes acerca do autocuidado e da prevenção ao câncer de mama. O evento foi uma das ações em lembrança ao Outubro Rosa, mês de conscientização dessa doença que mais mata mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

122


Seminário Educação e Fraternidade O seminário on-line fez uma abordagem aos principais desafios e perspectivas para a educação brasileira, às e aos movimentos sociais. A palestra foi promovida pela USF em parceria com o Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS).

Mundo Pós-Pandemia: Trabalho, Qualidade de Vida e Nova Economia Promovido pelo núcleo de formação geral, o evento realizado no Câmpus Bragança Paulista debateu os efeitos da pandemia de covid-19 na economia atual, os efeitos no trabalho e a qualidade de vida dos brasileiros. A atividade reuniu um total de 200 participantes.

123

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

políticas públicas para o desenvolvimento humano


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Eventos

Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Por que Fazer uma Especialização?

Todos

On-line – Google Meet

Todos

150 pessoas

Intercâmbio USF 2023: Como Participar?

Todos

Presencial

Todos

150 pessoas

Acolhida aos Calouros EaD – Módulo 01

EaD

YouTube e Presencial

Todos

714 pessoas

Acolhida aos Calouros EaD – Módulo 02

EaD

YouTube e Presencial

Todos

2 000 pessoas

Acolhida aos Calouros EaD – Módulo 03

EaD

YouTube e Presencial

Todos

500 pessoas

Acolhida aos Calouros EaD – Módulo 04

EaD

YouTube e Presencial

Todos

500 pessoas

Acolhida aos Calouros EaD – Módulo 05

EaD

YouTube e Presencial

Todos

500 pessoas

XXXL Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias / Subtema: Conferência-Performance Pós-Experimento Cyborg Mulher-Planta-Máquina

Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH)

On-line – YouTube

Todos

500 pessoas

124


Cursos envolvidos

Modalidade

Câmpus

Participantes

Mundo Pós-Pandemia: Trabalho, Qualidade de Vida e Nova Economia

Núcleo de Formação Geral

Presencial

Bragança Paulista

200 pessoas

“O Animal que Ri”: a Dimensão Lúdica do Ser Humano como Antídoto para os Dias Carrancudos

Núcleo de Formação Geral

On-line – YouTube

Todos

300 pessoas

Seminário de Avaliação da Curricularização da Extensão – 1.ª Onda

Todos

On-line – Google Meet

Todos

60 pessoas

Semana NAEPE – Saúde Mental e Aprendizagem: Como Podemos (Con)viver com as Diferenças

Todos

On-line – Google Meet

Todos

200 pessoas

Estágio/NEP Evento

Todos

On-line

Todos

250 pessoas

Sessão de Cinema em Comemoração ao Dia da Mulher

Bragança Paulista

Presencial

Todos os funcionários

400 pessoas

125

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Eventos


Núcleo de Pastoral Universitária A Pastoral Universitária realizou, no ano de 2022, celebrações presenciais, em todos os

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

câmpus da USF, e eventos on-line, por meio do canal oficial no YouTube, que contaram com a participação do frei Alvaci Mendes da Luz e também do frei Vitório Mazzuco. Assim como nos anos anteriores, afetados pela pandemia de covid-19, as missas foram transmitidas por meio da TV USF, às quintas-feiras, no horário das 18h40. As transmissões contaram com um público que chegou a atingir mais de 6 000 pessoas. A seguir, algumas atividades desenvolvidas pela Pastoral Universitária no ano de 2022.

Missa on-line Além das celebrações presenciais realizadas nos câmpus, os eventos também foram transmitidos pelo canal no YouTube. As missas também continuam sendo transmitidas por meio da TV USF.

126


Evangelizando Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

pelas Mídias Sociais Durante o ano, a Pastoral Universitária tem o compromisso de evangelizar por meio das mídias sociais, partilhando os versículos da liturgia diária, a comemoração das festas de santos e santas e também as solenidades. Durante a semana, são compartilhadas frases e ensinamentos do Papa Francisco. O Núcleo também produz santinhos, marcadores de páginas e a série de reflexões, tudo com a temática da espiritualidade franciscana.

127


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Celebração de Páscoa

Noite de Oração Inter-Religiosa

Realizada em todos os câmpus, o evento contou com a

da Paz no Mundo

ampla integração dos funcionários, os quais foram incenti-

Em lembrança à iniciativa do Papa João

vados pelas palavras de Paz e Bem entre todas as religiões.

Paulo II, que reuniu, em Assis, líderes

Os participantes da celebração também entoaram cânticos

religiosos para orar pela paz no mundo,

e foi promovido o acendimento do Círio Pascal.

a USF promoveu três noites de oração durante o mês de outubro. Os encontros contaram com o apoio do Núcleo de Extensão Universitária e com a presença de representantes de diferentes religiões para se unir em um momento de celebração.

128


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Líderes religiosos reunidos.

Exposição de presépios.

129


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

9.º e 10.º retiros da USF 2022.

130


A luz de Deus espanta toda e qualquer escuridão e nos faz enxergar soluções para o que parecia impossível.

Benção dos animais.

Ibidem, p. 93.

131

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Missa da Solenidade de São Francisco.


Prestação de serviços à comunidade A gratuidade dos serviços ofertados pela USF deve ser entendida como a reafirmação do compro-

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

misso social estabelecido em sua missão. Alguns cursos de graduação e pós-graduação determinam em seus projetos pedagógicos práticas de estágios que oportunizam a realização de serviços comunitários. Isso possibilita que as teorias e as técnicas trabalhadas em sala de aula sejam praticadas enquanto a sociedade se beneficia de um atendimento especializado e diferenciado. A seguir, conheça um pouco dos serviços ofertados pela USF.

Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJs) Por meio de seus Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJs), a USF presta atendimento jurídico gratuito à população carente, orientando e esclarecendo dúvidas em todas as áreas do Direito. Com esse serviço, a USF contribui de maneira efetiva para a construção da cidadania, fazendo alunos e funcionários assumirem seu papel de agentes transformadores da sociedade. Entre as principais atividades do NPJ estão o auxílio a várias ONGs por meio de palestras periódicas e o encaminhamento de assistidos ao NPJ para orientação jurídica. Além disso, o NPJ também promove o atendimento às demais pessoas carentes da comunidade que necessitam de orientação jurídica (não contenciosa e contenciosa) e, havendo necessidade, promove sessões de conciliação e mediação em vários tipos de demandas cíveis. O NPJ da USF conta com salas de recepção, além de salas de atendimento individualizadas para garantir sigilo e comodidade aos consulentes.

132


Bragança Paulista

Itatiba

Campinas

Total

Atendimento jurídico destinado a pessoas vulneráveis

857

286

197

1 340

Processos ajuizados para assegurar os direitos

301

115

129

545

Casos resolvidos extrajudicialmente (consulta, conciliação)

556

171

68

795

Clínica odontológica As clínicas de ensino e prestação de serviços em Odontologia

Nesse ambiente são realizadas as atividades práticas de pro-

são constituídas de 126 consultórios completos, com recursos

jetos, de curso de extensão e de pós-graduação lato sensu.

automatizados, além de um centro de radiologia e imaginologia, permitindo que 136 atendimentos sejam realizados simultaneamente. Essa infraestrutura proporciona tratamento odontológico nas mais variadas especialidades da Odontologia à população de Bragança Paulista e região, bem como permite a realização de programas governamentais, a exemplo do Centro de Especialidades Odontológicas do Ministério da Saúde via demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). A clínica também é cenário de prática para os com-

A clínica apresenta área de 1 500 m² e presta auxílio mediante solicitação à Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo e à Secretaria Municipal da Saúde de Bragança Paulista. Assim, a clínica-escola tem o reconhecimento de todos os níveis governamentais e das entidades da Odontologia brasileira, como o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas e a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas.

ponentes curriculares clínicos e estágios supervisionados do

Em 2022 foram contabilizados 20 811 agendamentos e 14 490

curso, atendendo à exigência referenciada pelo SUS.

pacientes atendidos nas diversas especialidades odontológicas.

133

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Atendimentos feitos pelo NPJ em 2022


Clínica-Escola de Fisioterapia

matofuncional e laboratório de eletrotermofototerapia com

A Clínica-Escola de Fisioterapia (CEF) tem como objetivo prover

de cinesiologia, no qual são realizados atendimentos das

à comunidade, por meio de práticas de estágios curriculares,

especialidades fisioterapêuticas.

do trabalhador e ergonomia, ambulatório pediátrico, sala derequipamentos variados para diferentes tipos de atendimento divididos em 16 boxes. Além disso, conta com um amplo salão

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

atendimentos de fisioterapia em diversas áreas e especia-

No ano de 2022 a CEF realizou mais de 5 718 atendimentos

lidades, além de atividades práticas e observacionais que

em suas especialidades, seguindo todos os protocolos de

enriquecem diferentes componentes curriculares e projetos de

biossegurança e proporcionando atendimento à população de

extensão e pós-graduação do curso. Em seus 18 anos de histó-

Bragança Paulista e região.

ria, a clínica teve a qualidade de seu trabalho reconhecida pela diversidade dos encaminhamentos que recebeu dos diferentes

Clínica de serviço-escola de Psicologia

serviços de saúde de toda a região bragantina. A CEF atende às seguintes especialidades: fisioterapia aplicada à traumatologia, ortopedia e reumatologia, fisioterapia aplicada à neurologia, fisioterapia aplicada à saúde da criança e do adolescente, fisioterapia aplicada à cardiologia e pneumologia, fisioterapia aplicada à saúde da mulher e urologia, fisioterapia aplicada à

O serviço-escola do curso de Psicologia da Universidade São

prótese e órtese, fisioterapia aplicada à dermatologia funcional,

Francisco, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais

fisioterapia desportiva, fisioterapia aplicada à saúde do idoso e

e baseado em um modelo ético de formação e de conduta,

fisioterapia aplicada à saúde do trabalhador e ergonomia.

condizente à missão da USF, atende às atividades de estágios nas diversas áreas da formação do psicólogo, abrangendo

A CEF apresenta laboratórios e estrutura moderna que atende

ensino, pesquisa e extensão. Do ponto de vista do ensino, o

à demanda de uma formação com qualidade, permitindo que

serviço-escola abriga a clínica de Psicologia e é esse espaço

alunos e pacientes contem com equipamentos e materiais

que os estudantes, com todas as condições e os cuidados

de ponta. Fica à disposição um ambulatório com aparelhos

éticos, utilizam para a prática nos componentes curriculares

cardiorrespiratórios, sala de massoterapia, espaço de saúde

de Avaliação Psicológica.

134


Atendimentos no HUSF

Ainda em referência ao ensino, são desenvolvidas atividades de atendimentos em psicodiagnóstico e psicoterapias nas abordagens cognitivo comportamental, fenomenológica existencial e psicanalítica. O serviço-escola atende à comunidade de toda a região na qual está inserida e, dessa forma, desen-

Os estudantes do curso de Medicina da USF têm a opor-

volve trabalhos extensionistas.

tunidade de vivenciar as práticas da profissão no Hospital

-escola tem como procedimento transmitir ao usuário todas as orientações, esclarecer todas as regras e, no caso do aceite à participação em projetos de pesquisa, solicitar a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido conforme exigência do Conselho Nacional de Saúde, Resolução 196/96.

Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF). Tal estrutura permite aos alunos o contato com diferentes áreas do conhecimento médico, podendo visualizar horizontes mais amplos para o exercício da medicina e oferecendo oportunidades para a escolha da especialidade do futuro profissional. Em 2022, a Instituição alcançou os seguintes números*:

Dessa forma, os dados provenientes dos processos interventivos que foram autorizados ficam disponíveis tanto para

Ambulatório

46 239

Internação Clínica Cirúrgica

3 230

Internação Clínica Ginecológica

72

no ano de 2022, nas diferentes áreas e abordagens, estão

Internação Clínica Médica

2 135

assim distribuídos:

Internação Clínica Obstétrica

1 824

Internação Clínica Pediátrica

1 275

docentes como para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Os atendimentos realizados no serviço-escola de Psicologia

Total de atendimentos realizados em 2022 Bragança Paulista

4 385

Internação Clínica Psiquiátrica

319

Campinas

5 840

Cirurgias (incluindo partos)

4 622

Itatiba

2 582 *Atendimentos realizados pelo SUS, com data-base até 13 de dezembro de 2022.

135

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

No que diz respeito ao desenvolvimento de pesquisa, o serviço-


Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP) A USF, atenta às exigências de um mercado de trabalho bastante seletivo e focado em profissionais dispostos a acompanhar as Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

mudanças atuais no mundo do trabalho, mantém o Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP) para pensar estrategicamente a empregabilidade de seus estudantes e egressos. O principal objetivo do NEP é disponibilizar serviços gratuitos para orientação e acompanhamento dos discentes e egressos da USF, potencializando sua formação profissional, favorecendo o acesso ao mercado de trabalho e promovendo a integração entre eles e empresas parceiras. Atualmente, o NEP está presente nos quatro câmpus da USF e está disponível para atender, também, aos polos EaD. O Núcleo encontra-se vinculado às Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Administração e Planejamento.

Objetivos do NEP • Promover a integração entre empresas, alunos, ex-alunos NEP em números | 2022

e a USF. • Preparar os estudantes, identificando e promovendo atividades que contribuam no desenvolvimento dos alunos de acordo com as exigências do mercado de trabalho. • Fomentar, coordenar e controlar a realização de estágios.

136

Currículos cadastrados no ano de 2022

5 706

Vagas cadastradas no sistema até 12/2022

12 579


Plataforma on-line

LinkedIn Magnético: Seja “Encontrável” na Maior Rede Profissional do Mundo

O portal do NEP está disponível para consulta de vagas,

Promovido pelo Núcleo de Empregabilidade e

cadastro de alunos, ex-alunos e empresas. Além do acesso

Empreendedorismo, a palestra forneceu dicas e

on-line pelo endereço eletrônico <http://www.usf.edu.br/

ferramentas do mercado para auxiliar os estudan-

nep>, cada câmpus oferece, em seu NEP, serviços gratuitos modalidade EaD.

oportunidades

Atividades do NEP

Transmitido

de emprego. pela plataforma

O NEP também promove palestras, encontros e cursos de extensão sobre assuntos diversos voltados à empregabilidade. Entre suas ações, destacam-se:

do YouTube, o evento teve um público de 391 pessoas.

• ação para cadastro em vagas; • encaminhamento de discentes e egressos para oportunidades de trabalho com empresas parceiras; • parceria com empresas e instituições; • programa de acompanhamento de egressos. Redes Sociais Além da plataforma institucional on-line, o NEP também divulga as oportunidades e dicas de empregabilidade nas plataformas LinkedIn e Instagram (LinkedIn: Universidade São Francisco | Instagram: @emprega_usf), visando a uma maior proximidade entre Universidade, alunos e ex-alunos.

137

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

tes a encontrar

aos interessados, disponível, também, aos estudantes da


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Núcleo de Educação a Distância (NEaD) O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da USF oferece

graduação. Além dos cursos, também ocorreu a expansão de

cursos, programas e componentes curriculares que alcançam

polos ampliando para um total de 16 polos.

a totalidade dos alunos da USF, tanto da graduação como de pós-graduações lato sensu e stricto sensu, de maneira que, em 2022, todos os estudantes da USF puderam participar de alguma atividade oferecida a distância. O núcleo busca aperfeiçoamento constante e a elevação da qualidade em todos os sentidos. Esse ano, tal como previsto, foram desenvolvidas ações de aprimoramento dos processos avaliativos e de ampliação do número de programas de apoio aos estudantes visando à elevação do desempenho acadêmico e à atualização de materiais didáticos por meio de recursos mais interativos e dinâmicos. Além de ampliação dos recursos audiovisuais (videoaulas e podcast) e implementação de novos objetos de aprendi-

Para atender a essa expansão de polos e cursos e, naturalmente, de alunado (foi ultrapassada a marca de 5 mil alunos nos cursos de graduação EaD), um marco importante para a Educação a Distância da USF, as equipes e a operação vêm se organizando e aprimorando com vistas a corresponder às expectativas do planejamento estratégico da USF, bem como às novas demandas e rotinas decorrentes da expansão e da consolidação da EaD na Universidade. Para 2023, há previsão de continuação do movimento de abertura de polos e de ampliação do portfólio de cursos na modalidade EaD, tanto de graduação como de pós-graduação lato sensu.

zagem, proporcionando aos alunos recursos inovadores no

Já para o primeiro semestre de 2023, teremos novos cursos

processo de ensino-aprendizagem.

de graduação a distância em: Engenharia de Software,

Tal como previsto em 2022, a USF, por meio do NEaD,

CST em Redes de Computadores, CST em Estética e Cosmética,

ampliou também seu portfólio de cursos de graduação em

Bacharelado em História e Bacharelado em Filosofia, totali-

EaD colocando à disposição da comunidade 27 cursos de

zando, ao todo, nove cursos.

Engenharia de Produção, Farmácia, Biomedicina, Nutrição,

138


O Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes

psicopedagógicas voltadas para estratégias de apren-

(Naepe) foi implantado no 1.º semestre de 2020 e tem como

dizagem e hábitos de estudos. Esse projeto evidencia

objetivo ofertar atenção integral para os estudantes da USF

o atendimento psicopedagógico individual, em grupo e

com três ações: a primeira está voltada ao atendimento

com oficinas intituladas como Estude Certo, na qual os

psicológico breve, a segunda direciona os estudantes que

estudantes são orientados para o período das avaliações.

apresentam dificuldades de aprendizagem para a orientação

Durante o ano de 2022, foram realizadas mais de 220 horas

psicopedagógica e a terceira orienta os estudantes com defi-

de atendimentos individuais.

ciência, para que tenham acessibilidade, inclusão e equidade.

• Programa Integra – viabiliza, por meio de assistência direta e indireta, acessibilidade e inclusão para os

Com base nessas ações, o Naepe tem três projetos descritos

estudantes com deficiência ou com alguma necessidade

a seguir:

educativa especial. Durante o ano, o projeto assistiu diretamente 42 estudantes PcD, com mais de 3 000 horas

• Programa Acolhe – proporciona atenção à saúde mental

de assistência direta a eles em sala de aula. Durante

dos estudantes por meio de intervenções psicológicas

esse ano também ocorreram oficinas de capacitação em

de modalidade breve, como plantão psicológico e aco-

Libras, com diferentes temas, para professores, funcioná-

lhimento psicoterápico. Durante o ano de 2022, foram

rios e estudantes.

realizadas mais de 400 horas de atendimento psicológico para todos os estudantes da USF. • Programa Estimula – auxilia no desenvolvimento educacional dos estudantes por meio de ações

Esse ano, o Núcleo promoveu eventos para auxiliar os alunos com dicas para um melhor aprendizado durante os estudos. Confira a seguir como foram as atividades:

139

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (Naepe)


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Oficina Naepe – Estude Certo O Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes da USF promoveu o evento entre os meses de março e abril. A equipe do Projeto Estimula, da Naepe, ministrou as palestras que tinham como objetivo auxiliar os alunos com dicas para a otimização dos estudos. Ao todo, 150 pessoas participaram do evento que ocorreu em datas diferentes, nas modalidades presencial e remota.

140


Transmitido pelo Google Meet, o evento promovido pelo Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (Naepe), ofereceu oficinas de estudos para o Enade. Durante o encontro, os participantes receberam dicas de como manter a motivação para os estudos, de memorização, de gestão, entre outras. Ao todo, 500 participantes assistiram ao evento.

141

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Oficinas Enade – Projeto Estimula


Projeto Acolhe: O retorno Presencial à Universidade Ainda no mês de março, o Naepe promoveu o evento para auxiliar os alunos quanto às expectativas e os desafios ao retorno das aulas presenciais. Ao todo, 150 pessoas participaram das palestras que aconteceram nos câmpus Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Swift, Bragança Paulista e Itatiba.

142


Ibidem, p. 21.

143

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Para vencer o desânimo e o desespero, temos que nos esvaziar de nós mesmos, voltar a ser crianças, apreciar a natureza, reaprender a conversar com os bichos e a brincar, cheios de confiança, na casa do Pai. Entre as virtudes de Francisco, uma que sobressaía era a gratidão. Ele agradecia constantemente o milagre da vida, e por isso tinha os olhos abertos para as grandes e pequenas dádivas de Deus.


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Núcleo de Relações Internacionais A USF compreende a internacionalização como uma forma

instituições e organizações estrangeiras, além da busca do

de contribuir para a disseminação de novos conhecimentos

reconhecimento da instituição no cenário internacional.

e competências que facilitam na busca de soluções para

Atualmente, são cerca de 51 convênios internacionais formaliza-

problemas locais e globais. Por essa razão, as ações de

dos que possibilitam aos nossos alunos e docentes viver a tão

internacionalização compõem um tema de relevância institucional. Nesse cenário, o Núcleo de Relações Internacionais da USF atua vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa

sonhada experiência internacional por meio dos programas de mobilidade acadêmica, dos estágios, das pesquisas

e Extensão da USF visando a contribuir com o fomento de

e/ou dos projetos internacionais. Entre as oportunidades ofere-

experiências internacionais para a formação acadêmica e

cidas pela USF, estão os programas de mobilidade acadêmica,

profissional. Para tal, está sempre atento à consolidação de

que podem ser de graduação sanduíche em universidades

parcerias com instituições de Ensino Superior e organiza-

estrangeiras por um semestre ou um ano, presenciais ou

ções ou associações estrangeiras que tenham como fina-

virtuais; os intercâmbios de curta duração; os programas de

lidade a promoção de cooperação internacional com fins

dupla diplomação; e os estágios e pesquisas alinhados aos

acadêmicos, científicos e culturais para discentes, docentes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU,

e funcionários dos cursos de graduação e dos programas

em especial aos objetivos 3 e 4 que dizem respeito à saúde,

de pós-graduação.

ao bem estar e à educação de qualidade.

O NRI é um elemento ativo no processo de internacionaliza-

Os editais para intercâmbio estão publicados no

ção e vem estimulando a participação dos discentes e docen-

site da Instituição. O setor está à disposição pelo

tes em programas de mobilidade acadêmica. Isso acontece

e-mail: nri-usf@usf.edu.br e pelas redes sociais no

por meio da intermediação de convênios internacionais com

Instagram e no Facebook: @intercambiousf.

144


Instituição/Organização

Tipo de convênio

Escola La Provence

Estágio em restaurantes estrelados na França, exclusivo para o curso de Gastronomia.

2

Fachhochschule Münster, Alemanha

Programa de dupla diplomação para o curso de Administração. Alunos cursam três anos na USF e concluem curso na Alemanha. Ao término, recebem o diploma da USF e o diploma europeu. Visitas de docentes para cursos e palestras.

3

Goethe-Institut

Cursos de alemão com descontos para alunos, docentes e funcionários administrativos da USF.

4

International Federation of Medical Students Association (IFMSA)

Exclusivo para estudantes de graduação do curso de Medicina. Estágios de pesquisa e/ou clínico-cirúrgico com duração média de um ou dois meses.

5

Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Graduação e pós-graduação.

6

Nova School of Business & Economics, Lisboa, Portugal

Para cursos de pós-graduação lato sensu (MBAs).

7

Siena College, EUA

Programa de dupla diplomação para o curso de Administração. Alunos cursam três anos na USF e concluem o curso nos Estados Unidos (mais dois ou três semestres). Ao término, recebem o diploma da USF e o diploma do Siena College.

8

Universidad Católica San Antonio de Murcia (UCAM), Espanha e Uruguai

Graduação e pós-graduação. Cursos de Espanhol. Programa de dupla diplomação para o curso de Administração. Alunos cursam quatro anos na USF e cursam mais um ano na Espanha. Ao término, recebem o diploma da USF e o diploma europeu.

9

Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), Argentina

Graduação sanduíche.

1

145

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Convênios vigentes


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Instituição/Organização

Tipo de convênio

10

Universidad de Salamanca, Espanha

Graduação sanduíche.

11

Universidad de San Buenaventura, Medellín, Colômbia

Graduação sanduíche.

12

Universidad Marista de Mérida, México

Graduação sanduíche.

13

Universidad Nacional de Colômbia

Graduação sanduíche. Em breve, convênios de pesquisa e intercâmbio estudantil com programas de pós-graduação (Educação e Psicologia).

14

Universidad Tecnica Federico Santa Maria, Chile

Graduação sanduíche.

15

Universidade do Algarve, Portugal

Graduação sanduíche.

16

Universidade do Minho, Portugal

Graduação sanduíche e convênios de pesquisa e intercâmbio estudantil com programas de pós-graduação (Educação e Psicologia).

17

Universidade do Porto, Portugal

Graduação sanduíche com isenção de taxas exclusivamente para os cursos de Engenharia. Para os demais cursos, há pagamento de taxa anual.

18

University of Cambridge, Inglaterra

Projetos de pesquisas conjuntos com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia.

19

University of Victoria, Canadá

Cursos de inglês com descontos para alunos, docentes e funcionários administrativos da USF.

20

VIT University, Índia

Graduação sanduíche.

21

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Parceria Programa Erasmus+.

22

Ghent University, Bélgica

Graduação sanduíche com isenção de taxas exclusivamente para o curso de Medicina. Intercâmbio para pesquisa para docentes e pesquisadores da USF.

23

Universidade de Auvergne, França

Graduação sanduíche – curso de Farmácia da USF.

24

Expanish School, Argentina

Cursos de espanhol com descontos para alunos, docentes e funcionários administrativos da USF.

146


Tipo de convênio

25

Universidade de Coimbra, Portugal

Estágio para o curso de Medicina da USF.

26

Universidad Nacional de Tucumán, Argentina

Graduação sanduíche – curso de Odontologia da USF.

27

Universidad San Ignacio de Loyola (USIL), Peru

Graduação sanduíche para diversos cursos e cursos de curta duração – curso de Gastronomia.

28

Universidad Nacional de Mar Del Plata, Argentina

Projetos de pesquisas conjuntos com os programas de pós-graduação stricto sensu.

29

École Nationale Supérieure D’Arts et Métiers, Paris, França

Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos.

30

Santander Universidades

Graduação sanduíche para diversos cursos – Universidades Ibero Americanas.

31

Universidad Católica de Córdoba, Argentina

Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos.

32

Universidad Militar Nueva Granada, Colômbia

Graduação sanduíche e projetos de pesquisa conjuntos – cursos de engenharias.

33

St. George International College (SGIC), Canadá

Cursos de inglês com descontos para alunos, docentes e funcionários administrativos da USF.

34

Thompson Rivers University, Canadá

Graduação sanduíche – curso de Psicologia.

35

Universidad Católica de Trujillo Benedicto XVI (UCT), Peru

Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos.

36

Lund University, Suécia

Pós-graduação stricto sensu.

37

Université Sherbrooke, Canadá

Pós-graduação stricto sensu.

38

Institute of Tropical Medicine Antwerp, Bélgica

Pesquisa conjunta na área de estudos – covid-19.

39

University of Texas at Austin, EUA

Pesquisa conjunta na área de estudos – covid-19.

147

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Instituição/Organização


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Instituição/Organização

Tipo de convênio

40

Clearport International, Canadá

Estágios profissionais voluntários.

41

Taurus Pflegeservice GmbH, Alemanha

Curso de Enfermagem – estágios e trabalho na Alemanha.

42

Universidade dos Açores, Portugal

Pós-graduação stricto sensu – programa em Educação.

43

Universidad de Granada, Espanha

Pós-graduação stricto sensu – programa de cotutela para o programa em educação.

44

Michigan State University, EUA

Graduação do curso de Medicina.

45

Josep Carreras Leukaemia Research Institute, Espanha

Cooperação educacional, de treinamento e pesquisa.

46

Florida Atlantic University – LACCEI (Latin American and Caribbean Consortium of Engineering Institutions), Florida, USA

Cooperação educacional, de treinamento e pesquisa.

47

AIESEC, Bélgica

Estágios voluntários e empregos no exterior, para alunos e ex-alunos da USF.

48

EU Business School, Espanha

Módulo internacional do MBA.

49

Universidad Piloto de Colombia, Colômbia

Cooperação educacional, de treinamento e pesquisa.

50

Université Paris XIII Dénommée Université Sorbonne Paris Nord – USPN, França

Cooperação educacional, de treinamento e pesquisa.

51

Jhpiego – Johns Hopkins University Affiliate – USA

Acordo bilateral para a área da saúde.

148


NRI em números

Intercâmbios realizados

Alunos – presencial

45

Alunos – virtual

13

Docentes

16

Docentes estrangeiros na USF

8

Alunos estrangeiros na USF

31

Estrangeiros cursando regularmente graduação na USF

27

Participações em eventos Em 2022, a equipe do NRI participou e organizou diversos eventos virtuais e presenciais com o objetivo de fortalecer os acordos já existentes e fazer novos contatos para possíveis parcerias, além de ampliar o conhecimento na área de relações internacionais no Ensino Superior. Destaque para as ações da Dimensão de Internacionalização do Programa MED Experience do curso de Medicina da USF, Faubai e outras ações apresentadas a seguir. Mais informações podem ser obtidas no site: <https://www.usf. edu.br/intercambios/index.vm?id=73595897> e no Instagram: @intercambiousf. • Recepção intercambistas IFMSA na USF – recepção dos alunos intercambistas do curso de Medicina, da Samara State Medical University, na Rússia, programa IFMSA. • Evento Education USA – Seminário de Educação Internacional. • Palestra NRI USF – Intercâmbio Acadêmico, uma Experiência Transformadora. Palestra sobre intercâmbio acadêmico internacional on-line realizada pela equipe do NRI e transmitida pelo canal oficial da USF no YouTube.

149

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

NRI em números | 2022


• Recepção intercambistas IFMSA e da Pós-Graduação

Neuropediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Dermatologia

Stricto Sensu em Ciências da Saúde – recepção de cinco

e Estética, Ortopedia, Traumatologia e Esportes, Saúde

alunos da Rússia, do curso de Medicina, que vieram por

Ocupacional, Saúde Pública, Cardiologia e Pneumologia,

meio da IFMSA e de duas alunas da Suécia, pelo Programa

Neurologia, Ginástica Laboral e descompressão.

de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

• Recepção intercambistas IFMSA – alunos da Bulgária e da

• Recepção calouros de Medicina: Palestra NRI – apresenta-

Bósnia e Herzegovina.

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

ção do NRI sobre oportunidades de intercâmbio conveniadas à USF para os calouros do curso de Medicina.

• Recepção Caio Limoli: celebração do convênio USF com a EU Business School Barcelona e palestra para alunos

• Recepção aluna intercambista do curso de Fisioterapia da

do curso de Administração – a USF recebeu a visita de

University of Ghent, Bélgica, estágio de 07/03 a 11/04 – a

Caio Limoli, que palestrou para os alunos do curso de

aluna fez estágio nas áreas de Geriatria, Pneumologia

Administração do Câmpus Itatiba. Na oportunidade,

Pediátrica, Neuropediatria, Ginecologia e Obstetrícia,

também foi celebrado o acordo de cooperação acadêmica

Dermatologia e Estética, Ortopedia, Traumatologia e

entre as duas instituições.

Esportes, Saúde Ocupacional, Saúde Pública, Cardiologia e Pneumologia, Neurologia, Ginástica Laboral e descompressão. • 2.º Seminario en Internacionalización, ODUCAL. • Palestra com a Clearport Canadá – palestra Terminologia Médica em Inglês (Medical English), ministrada pela

• Interdisciplinary Seminars in Health Science. • Despedida alunas intercambistas, Ghent University, Bélgica. • Palestra com a parceira AIESEC – palestra on-line a respeito de oportunidades de estágio no exterior ministrada

Clearport, parceira USF no Canadá.

pela equipe da AIESEC Internacional.

• Entrevista com o ex-aluno USF, Ederson Rodrigues, do curso de Enfermagem, que hoje trabalha na Alemanha por

• Bate-papo sobre o curso Medical English Immersion At Michigan State University.

meio do convênio USF. • Recepção alunas intercambistas de Fisioterapia, Ghent

• Palestra com o diretor-gerente Carsten Knigge da Taurus Care

University, estágio de 07/03 a 11/04 – as alunas fizeram

Service, parceira USF na Alemanha – palestra sobre oportu-

estágio nas áreas de Geriatria, Pneumologia Pediátrica,

nidades de trabalho e estágio na Alemanha para a área da

150


• Recepção Caio Limoli, representante da EU Business School

saúde. Também foi realizada uma reunião com as coordena-

Barcelona.

ções dos cursos de Medicina e Enfermagem e Reitoria. • Faubai International Virtual Conference.

• Reunião com a Michigan State University, EUA.

• Gravação: palestra NRI para XXVII Encontro de Iniciação

• Recepção parceiros do Canadá – SMRT English.

Científica (USF).

• Relatos de experiência de intercâmbio na Bélgica com a • Palestra NRI, Câmpus Itatiba – fala com os alunos acerca

• Reunião com a representante do Consulado Canadense no

das oportunidades de intercâmbio de conveniadas da USF.

Brasil, Fernanda Junqueira.

• Palestra NRI, Câmpus Campinas – fala com os alunos

• Reunião com a Clearport – parceira USF no Canadá.

acerca das oportunidades de intercâmbio de conveniadas

• Palestra Gastronomia USF e La Provence – palestra

da USF.

sobre oportunidades de estágio para alunos do curso de

• Palestra NRI, Bragança Paulista – fala com os alunos acerca

Gastronomia da USF, ofertados pela parceira La Provence.

das oportunidades de intercâmbio de conveniadas da USF.

• Intercâmbio Virtual – palestra com Lucas Moran da

• Reunião com a parceira Ghent University, Bélgica.

Clearport sobre intercâmbio virtual, na Mount Royal University, Canadá.

• Visita da representante da University Canada West.

• Reunião com a OUIE, México.

• Reunião com a parceira VIT University.

• Reunião NRI pré-embarque intercambistas USF – reunião de pré-embarque com alunos outgoings USF (intercâmbios na

• Encontro de Instituições Comunitárias Faubai 2022 (Mesa Redonda): Internacionalização da Extensão – participação

Alemanha, na Bélgica, no México, no Peru e em Portugal).

do professor Evandro Amaral e da professora Cristiane Suarez, com o tema O papel e as Ações da Extensão no

• Divulgação dos editais para intercâmbio em 2023/1.

Âmbito do Ensino Superior. Case Curricularização da

• Recepção alunos intercambistas da UPorto – recepção de

Extensão na USF.

alunos do curso de Odontologia da Faculdade Dentária da Universidade do Porto e reunião com a coordenação do

• Recepção da professora Debora Bossemeyer e Celebração do Convênio da Jhpiego – Johns Hopkins com a USF.

curso de Odontologia da USF.

151

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

aluna do curso de Fisioterapia, Laís Hiramatsu Emidio.

• XXVII Encontro de Iniciação Científica.


• 5th Exchange Virtual Fair, Universidad Tecnica Federico

• Conferência Magistral, da OUIE, no México, evento híbrido – a palestra principal foi O Desenvolvimento da Cultura

Santa Maria (UTFSM), Chile.

de Paz e Equidade no Ensino Superior, ministrada pela

• Curso sobre Carreira Internacional na Área da Saúde –

Dra. Esther Giménez-Salinas Colomer, Síndica de Greuges,

organização USF (NRI e dimensão de internacionalização

de Catalunha.

do programa MED Experience do curso de Medicina) e

• Mesa Redonda sobre Estratégias Nacionais para a

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Jhpiego – Johns Hopkins – curso dividido em três módulos: dois híbridos e um presencial. Tendo como palestran-

Educação Internacional. Realizada no âmbito da XLII

tes a Dra. Debora Bossemeyer, Jhpiego e convidados:

Assembleia Geral Ordinária dos Membros da OUI.

o Dr. Mehebub e a enfermeira Adriana Santos.

• Update in Health Sciences (USF) – encontro “Updates

• Visita de representante da Universidad Católica San

in Health Sciences” promovido pelo Programa de Pós-

Antonio de Murcia (UCAM), parceira USF na Espanha.

Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF. Evento de curta duração realizado anualmente que visa a

• Recepção aluna intercambista da IFMSA.

aproximar a comunidade acadêmica da USF às colabora-

• Alunos do PPG de Psicologia da USF são premiados

ções no âmbito internacional, ampliando a compreensão

em congresso internacional na Alemanha – a oitava

a respeito de temas importantes como câncer e doenças

conferência da Associação Internacional de Testagem

metabólicas. No ano de 2022, o encontro contou com

Adaptativa Computadorizada (IACAT) ocorreu na

a participação do Dr. Josep Villena (Unit of Diabetes

Universidade de Goethe, em Frankfurt, Alemanha, de

and Metabolism, Vall d’Hebron Research Institute,

20 a 22 de setembro. Os alunos Alexandre Jaloto, Araê

Barcelona, Espanha) e do Dr. Ander Matheu (Cellular

Cainã e Gustavo Martins do PPG de Psicologia da USF

Oncology, Biodonostia Health Research Institute, San

foram contemplados cada um com o prêmio de apresen-

Sebastian, Espanha).

tação de estudante, recebendo uma bolsa de US$ 1.000

• Internacionalização da Extensão: Olhares Brasileiros e

para custear a ida ao evento.

Canadenses – realizado em parceria com os Escritórios

• Webinar: financiamento para projetos de pesquisa em ciência

Internacionais da Juventude de Quebec (LOJIQ), o webinar

básica no Brasil – contou com a participação de oficiais de

foi realizado na plataforma Zoom, em língua inglesa,

pesquisa da Marinha, do Exército e da Força Aérea dos EUA.

sem tradução. Contou com a participação de Hélder

152


Eterno da Silveira, pró-reitor de extensão e cultura da

Internacionalização da Educação Superior (INILAT), com

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e presidente da

o tema Reflexões para uma Internacionalização com

Rede Nacional de Extensão (RENEX); de Thierry Tulasne,

Identidade Latino-Americana. O evento foi organizado

coordenador do Programa Compromisso Cidadão dos

pelas Associações e Redes de Educação Internacional da

Escritórios Internacionais da Juventude do Quebec (LOJIQ);

Argentina (RedCIUN), Brasil (Faubai), Colômbia (ASCUN y

e de Geneviève Fradette, coordenadora do Programa

RCI), Chile (Learn Chile), México (AMPEI) e Peru (REDIPERÚ),

de Mobilidade Estudantil dos LOJIQ. O mediador foi o

• Gravação: depoimento dos Intercambistas do curso de

Grande do Sul (UFRGS).

Odontologia da Universidade do Porto.

• Evento virtual, INILAT: Reflexiones hacia una

• FAPESP aprova projeto do Programa de Pós-Graduação em

Internacionalización con Identidad Latinoamericana – encontro da Iniciativa Latino-Americana para a

Ciências da Saúde da USF com parceria internacional.

Oportunidade de Trabalho e Estágio na Alemanha na Área da Saúde O Núcleo de Relações Internacionais da USF promoveu a palestra direcionada aos cursos de Medicina e de Enfermagem da Instituição. O evento foi ministrado pelo diretor-gerente Carsten Knigge, da Taurus Care Service, na Alemanha, o qual apresentou o processo, as perspectivas e os desafios para atuação na área de saúde do país. A palestra foi assistida por um total de 120 pessoas.

153

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

que integram a INILAT.

professor Nicolas Maillard da Universidade Federal do Rio


Infraestrutura A USF regularmente promove reformas, construções e criações de espaços, visando ao bem-estar e ao conforto dos alunos, docentes, funcionários administrativos e comunidade externa que frequentam os ambientes da Universidade.

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Confira a seguir algumas obras promovidas em 2022:

Bragança Paulista • Implantação de espaço para descanso de alunos e de funcionários administrativos. • Construção do prédio Núcleo de Apoio à Mulher e à Criança, em parceria com a prefeitura.

Núcleo de Apoio à Mulher e à Criança.

154


• Implantação da cozinha experimental no prédio 4. • Reforma e adequação da clínica de

Clínica de fisioterapia.

• Revitalização do centro comunitário.

Campinas – Unidade Cambuí

Campinas – Unidade Swift

• Compra de mesas e cadeiras trapezoidal.

• Reforma da maquetaria e marcenaria.

• Reforma de salas do núcleo de práticas jurídicas.

• Criação de ambiente luminotécnico, térmico e acústico.

155

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

fisioterapia.


Itatiba • Reforma de laboratório multidisciplinar e laboratório de química. • Aplicação de rota acessível.

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Aplicação de rota acessível.

• Implantação do laboratório de conforto térmico e acústico. • Implantação do laboratório de térmicos e fluidos.

Sistema de bibliotecas O sistema de bibliotecas da USF é formado por uma rede que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, totalizando mais 320 000 volumes. Todas as bibliotecas são interligadas por um catálogo on-line, por meio do software Pergamum, o qual permite o gerenciamento e integra diversas funções que facilitam a gestão das bibliotecas e a rotina diária de seus usuários. Entre essas funções estão o acesso a várias modalidades de pesquisa ao catálogo, os empréstimos, as devoluções, a emissão de relatórios, as estatísticas, as reservas e as renovações on-line, possibilitando ao pesquisador a busca em diferentes locais. Pensando na qualidade de ensino, de pesquisa, de extensão e de lazer, a Instituição disponibiliza:

156


• Biblioteca virtual Minha Biblioteca – que garante acesso ininterrupto de todos os discentes, docentes e funcionários técnico-administrativos. Além de prático e inovador, o acervo é formado pelas principais editoras de livros acadêmicos, com conteúdo técnico e científico sempre atualizado e de qualidade, por meio da chamada computação nas nuvens. • Acesso on-line às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

• Condições para atendimento educacional especializado, tais como o Programa NonVisual Desktop Access – uma plataforma de código aberto de leitura de tela que auxilia pessoas com deficiência visual, descrevendo os itens na tela do computador mediante audiodescrição e lupa, permitindo ampliar partes ou toda a tela para melhor visualização de palavras e de imagens. • Ferramenta acessível em Libras, responsável por traduzir conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais. • Ficha catalográfica de livros, monografias, TCCs, dissertações e teses defendidas na Instituição. • Fundação Dorina Nowill para Cegos com acesso gratuito a livros e revistas nos formatos braile, falado e Daisy com o intuito de promover a acessibilidade às pessoas com deficiência visual, focando principalmente na educação inclusiva. • Pesquisa e levantamento em diversas fontes de informação e treinamento em bases de dados nacionais e internacionais. • Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – o qual permite o acesso quando e onde o pesquisador desejar. Trata-se de uma biblioteca virtual que reúne um acervo com milhares de títulos em textos completos, e-books, bases de dados referenciais, periódicos, assim como treinamentos. • Tutoriais disponíveis para auxiliar e agilizar o uso das ferramentas. • Visitas orientadas agendadas.

157

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

• Comutação e normalização bibliográfica.


Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Bragança Paulista – Biblioteca Obras Raras.

Bragança Paulista – Biblioteca São Boa Ventura.

Petrópolis – Biblioteca Frei Constantino Koser.

158


Campinas – Unidade Swift.

Biblioteca de Itatiba.

159

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Campinas – Unidade Cambuí.


Desde 2002, o sistema de bibliotecas da USF promove atividades de maneira integrada com diversos setores e cursos da Instituição. Assim sendo, durante o ano, são realizadas diferentes ações promovendo a cultura e a integração entre docentes, alunos e também funcionários administrativos.

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

Confira a seguir algumas das iniciativas realizadas em 2022:

Oficina de Leitura Acessível e Inclusiva

Exposição Entre Estantes

160


Concurso

Exposição Você Sabia?

Exposição África entre Nós

Exposição Franciscana

161

Dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão

de Poesia


Dimensão

Institucional


Sistema de gestão Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana Diretor-Presidente Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM Diretor Vice-Presidente Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM Diretor-Secretário Frei Mário Luiz Tagliari, OFM

Frei Mário José Knapik, OFM Diretor-Executivo (Administração-Geral) Jorge Apóstolos Siarcos

163

Dimensão Institucional

Diretor-Administrativo


Universidade São Francisco Chanceler Frei Paulo Roberto Pereira Reitor Frei Gilberto Gonçalves Garcia Vice-Reitor Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão Dilnei Lorenzi Pró-Reitor de Administração e Planejamento

Dimensão Institucional

Adriel de Moura Cabral Administrador dos Câmpus Rodrigo Ribeiro Paiva

Núcleos Núcleo de Legislação e Normas Educacionais (NLEG) Hugo Musetti Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) Eduardo Manuel Bartalini Gallego Núcleo de Educação a Distância (Nead) Franklin Portela Correia Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP) Jaqueline Maria Alves da Silva Núcleo de Licenciaturas (NLIC) Lilian Nunes da Costa Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais (Naepe) Cássia Aparecida Bighetti Núcleo de Extensão Universitária (Next) Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM

164


Núcleo de Relações Internacionais (NRI)

Diretores de Câmpus

Cristiane Ferraz e Silva Suarez

Bragança Paulista – Patrícia Teixeira Costa

Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA) Iara Lúcia Tescarollo Dias Núcleo de Pós-Graduação Lato Sensu (NPL) Amauri Olivio Núcleo de Pastoral Universitária (NPU) Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM

Campinas – Unidade Swift – Paulo Eduardo Silveira Campinas – Unidade Cambui – Paulo Eduardo Silveira Itatiba – Renato Adriano Pezenti Unidade de Pesquisa – USF Coordenador da Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia Marcia Aparecida Antonio

Núcleo de Carreira Docente (NCD) Andréia Cristina Borges Rela Zattoni

Dimensão Institucional

Gerente Financeiro Daniele Maria Mazon Massoquetto Gerente de TI Eros Pacheco Neto Gerente de DI Viviane Maria Soldi Virmond Alves

165


Perfil dos funcionários Para oferecer um Ensino Superior de qualidade, a CNSP atua com funcionários de diferentes perfis.

Gênero

Por tipo de emprego e carga horária

Total Para fins de apresentação, este relatório considerou os cargos

1 700

da área administrativa e da docência. A carga horária dos funcionários da CNSP é dividida em Parcial (com até 25 horas semanais de trabalho) e Integral (para acima de 25 até 44

45%

horas semanais).

Masculino

Carga horária Tipo de emprego

Dimensão Institucional

55%

Feminino

166

Parcial

Integral

Administrativo

5%

56%

Docente

0%

38%


Por tipo de contrato

12%

Os tipos de contratos apresentados neste relatório consideram aqueles com tempo indeterminado (válido enquanto perdurar a relação

1% Indeterminados

de emprego) e determinado (com datas de início e término acorda-

Determinados

das, não podendo ultrapassar o período de dois anos, além de incluir contratos de experiência vigentes no fechamento do material). As

87%

tabelas a seguir também trazem a porcentagem de estagiários e de

Estagiários Tercerizados

terceirizados atuantes na Instituição.

Idade

Escolaridade

7%

Abaixo de 18 anos* 38%

54%

Ensino Fundamental

De 18 a 35 anos

43%

De 36 a 60 anos

28%

Ensino Médio Ensino Superior

Acima de 60 anos

23%

*Refere-se aos contratos de menor aprendiz.

167

Pós-Graduação

Dimensão Institucional

5%


Tempo de serviço 7% 5%

Até 3 anos

4%

De 4 a 6 anos De 7 a 10 anos

7% 13%

51%

13%

De 11 a 15 anos De 16 a 20 anos De 21 a 25 anos Acima de 25 anos

Políticas institucionais

Contratação Convenção coletiva funcionários amparados 100% dos por convenção coletiva

A CNSP busca continuamente engajar o corpo docente,

Dimensão Institucional

administrativo e de apoio para garantir um bom desempenho profissional de toda sua equipe.

17

mulheres e homens em cargos de chefia

7

mulheres em cargos de chefia

41%

de mulheres em cargos de chefia

* Os números apresentados referem-se aos cargos de chefia da alta administração, considerando reitoria, pró-reitoria, direção e assessorias.

168


Remuneração Proporção do salário mais baixo pago pela CNSP, referente a 220 horas/mês, comparado ao salário-mínimo nacional de 2022 (R$ 1.212,00). Os dados refletem a diferença salarial positiva paga para homens e mulheres.

Mais baixo salário pago pela USF

R$ 1.296,84

Salário-mínimo nacional em 2022

R$ 1.212,00

Proporção

7%

Benefícios e incentivos Os benefícios e incentivos oferecidos pela CNSP respeitam as normas estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho realizada pelo sindicato dos empregados e empregadores.

Benefícios

odontológico

2

Plano de saúde3

Titular

869

Dependentes

278

Titular

1 355

Dependentes

107

Cartão-refeição

267

Cartão-alimentação4

966

Empréstimo consignado

258

Benefício concedido a docentes, funcionários administrativos, cônjuges, filhos e dependentes legais – até o limite de 25 anos, incompletos, na data da matrícula.

1

Plano de assistência odontológica Amil.

2

Benefício concedido a todos os funcionários da Instituição, em que 90% do valor do plano é custeado pela USF. O benefício é extensivo aos filhos e cônjuges dos funcionários.

3

Benefício concedido para funcionários administrativos, destinado exclusivamente para compra de alimentos.

4

169

Dimensão Institucional

568

Bolsas de estudo1 Plano

N.º de beneficiados


Benefícios exclusivos aos docentes Capacitação do corpo docente A USF conta uma política de gestão de pessoas que busca, entre outros aspectos, traduzir sua identidade pedagógica por meio de um consistente programa de formação continuada, desenvolvido na liderança da Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, e também com o Programa CHAVE (acrônimo de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e ética). O Programa CHAVE trilha o caminho do empreendedorismo inovador na academia, proporcionando o desenvolvimento de seu capital humano e criativo, tendo como principal objetivo viabilizar a remodelagem e a organização do trabalho pedagógico. Isso ocorre com uma abordagem sistêmica, a partir de temas geradores interdisciplinares, articulados por eixos temáticos e operacionalizados por metodologias

Dimensão Institucional

dinâmicas de aprendizagem, as quais são apoiadas pelas tecnologias educacionais. Nesse sentido, contempla um modelo institucional diferenciado de organização da formação continuada, fundamentado na tríade ensino, pesquisa e extensão e orientado para o desenvolvimento de competências, com envolvimento de toda a comunidade acadêmica, atuante nas modalidades de ensino presencial e a distância, envolvendo desde gestores e docentes até funcionários administrativos. Com a utilização de espaços de formação presenciais e digitais, atividades hands on e experienciais, o Programa CHAVE promove ações de formação, tendo como referência a tecnologia e a inovação, as quais envolvem cursos, workshops, oficinas, vivências,

170


treinamentos, encontros e palestras, que são desenvolvidas de acordo com a necessidade e área de atuação de cada profissional, divididos nas seguintes dimensões: • Processos acadêmico-administrativos, quando são trabalhados temas envolvendo os sistemas de gestão educacional e as rotinas de gestão acadêmica. • Tecnologia da informação e comunicação, com capacitações relacionadas aos ambientes institucionais de aprendizagem e às tecnologias educacionais. • Gestão educacional, que envolve o curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Planejamento e Gestão Educacional, além de capacitações para os aspectos da educação corporativa. • Boas práticas pedagógicas, quando são oferecidas vivências e experiências em metodologias dinâmicas como novas formas de ensinar e de aprender, além dos aspectos envolvidos na avaliação do processo ensino-aprendizagem. • Desenvolvimento profissional e pessoal, envolvendo a integração dos funcionários, além da orientação para a carreira e o projeto de vida.

do monitoramento dos indicadores do quantitativo de participações, certificações, carga horária, número de eventos e atividades realizadas em suas diferentes dimensões, assim como métricas individuais, que, por meio de um sistema especializado em gestão de pessoas (o sistema VetoRH), possibilitam o acompanhamento da formação de todos os funcionários da USF. A formação continuada docente da USF, assumida como uma prioridade estratégica institucional, é especificamente desenvolvida nas dimensões das boas práticas pedagógicas e da tecnologia da informação e comunicação do Programa CHAVE,

171

Dimensão Institucional

Para gestão do Programa CHAVE, são empregadas métricas institucionais, por meio


com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes e sustentáveis, permeadas de exigências políticas, técnicas, profissionais e humanas. As ações implementadas sustentam-se na ideia da formação de docentes como uma construção para uma atividade profissional, com práticas e saberes específicos e, portanto, com características próprias. Para tanto, as práticas de formação continuada docente na USF são construídas a partir da reflexão sobre esses saberes e práticas e tendo como elemento norteador o papel constitucional da educação, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Isso tudo pautando-se nos princípios da liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar e de divulgar o pensamento; na arte e no saber; no pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; na valorização dos profissionais da educação e na garantia de padrão de qualidade, observada a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Notadamente, no cenário do Ensino Superior, a formação continuada docente no Programa CHAVE também se pauta no estímulo à criação cultural e ao desenvolviDimensão Institucional

mento do espírito científico e do pensamento reflexivo, sem descuidar da formação de estudantes aptos para a inserção em setores profissionais. Além disso, busca preparar estudantes para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, voltados para o trabalho de pesquisa e investigação científica, aspirando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e a criação e difusão da cultura no contexto do entendimento do ser humano e do meio em que vive. São realizadas, também, ações para que o docente descubra o verdadeiro conceito de autonomia e, superando resistências, seja capaz de reorientar sua trajetória profissional para atuar em um processo de ensino-aprendizagem gerador de competências, que

172


considere as interações e a complexidade das transformações da realidade educacional. Ainda, que não atue se limitando a uma formação conteudista, instrumental e técnica, mas enfatizando a necessidade de explorar as questões do ser, da dimensão existencial e da intencionalidade de todos os sujeitos envolvidos no processo. Dentro do escopo de que a competência é inerente à pessoa, ou seja, um atributo do sujeito e, portanto, intimamente ligada à ideia da pessoalidade, do âmbito e da mobilização, o Programa CHAVE realiza ações formativas para instigar o corpo docente a repensar a relação ensino-aprendizagem, ensejando que o estudante estabeleça relações com o meio em que está inserido e adote comportamentos que envolvam conhecimentos, habilidades e atitudes apropriadas. Adicionalmente, o docente também pode usufruir de capacitações externas, de acordo com o que está estabelecido no Plano de Carreira e nas Convenções Coletivas de Trabalho, estando contempladas as possibilidades de afastamento integral ou parcial, auxílio-mensalidade, custeio e transporte, para que os docentes possam solicitar o usufruto de algum incentivo, que, entre outros, podem ser:

sensu e lato sensu; • auxílio para participação de congressos, seminários, simpósios e eventos similares, relacionados à área de atuação; • oferta de cursos de treinamento e atualização profissional, com bolsas; • apoio à divulgação e/ou publicação de teses, dissertações, monografias ou outros trabalhos acadêmicos; • licença, sem perda do vencimento (integral ou parcial), para participação em programas, externos ou internos, de pós-graduação e/ou de treinamento profissionais.

173

Dimensão Institucional

• bolsa de estudos parcial, para cursos de graduação e/ou pós-graduação stricto


Educar, antes de dar lições, é aprender com as lições cotidianas e com as crises.

Dimensão Institucional

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Campanha da Fraternidade 2022: texto-base, n.º 34. Brasília, 2021, p. 22.

174


Serviço Especializado em Segurança do Trabalho O Serviço Especializado em Segurança do Trabalho atua em todas as variáveis relativas à saúde e à segurança do trabalho com o intuito de oferecer proteção à prática das atividades laborais, amenizando e reduzindo os agentes de riscos presentes no ambiente de trabalho e criando um nível seguro para nossos funcionários. Entre as atribuições, destacam-se as seguintes: • Elaborar cronograma de ações para erradicar ou minimizar os riscos, a fim de garantir a saúde dos trabalhadores. • Determinar e monitorar o uso dos equipamentos de proteção individual. • Criar projetos de novas instalações físicas e tecnológicas e acompanhar sua implantação. • Fornecer orientações aos funcionários sobre os riscos ocupacionais aos quais estão expostos e apontar medidas preventivas a serem tomadas.

• Propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes. • Orientar os funcionários da Instituição no que se refere à observância das normas de segurança (NRs). • Promover e ministrar treinamentos sobre segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho. • Realizar campanhas e coordenar a publicação de material educativo sobre segurança e medicina do trabalho. • Orientar e acompanhar o trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), inclusive na realização de campanhas e palestras relacionadas à prevenção de acidentes e de doenças do trabalho.

175

Dimensão Institucional

• Inspecionar locais, instalações e equipamentos da Instituição e determinar fatores de risco e de acidentes.


Acidente de trabalho É o acidente que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcio-

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

nal que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. No ano de

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), regula-

2022, a Universidade São Francisco registrou quatro acidentes

mentada pela NR-5, visa a prevenir acidentes e doenças rela-

de trabalho em todos os câmpus, sendo que nenhum deles

cionadas à atividade laboral. É formada por representantes

necessitou de afastamento. Quando ocorrem acidentes, reco-

de empregados e empregadores, seguindo os direcionamentos

menda-se investigar e identificar a principal causa deles e, na

estabelecidos para representar a totalidade dos funcionários

sequência, intervir de maneira educativa, realizando palestras

da unidade.

e cursos de capacitação para reduzir as ocorrências. Na USF, esse trabalho é feito em parceria com a Cipa e com a brigada, que realizaram ao longo do ano todas as reuniões mensais de maneira remota e presencial.

Faz parte das atribuições da Cipa identificar os riscos de execução da relação de trabalho, elaborar o mapa de risco e realizar periodicamente verificações nos ambientes e quais são as condições de trabalho, visando a identificar situações que possam trazer riscos de segurança e saúde aos trabalha-

Dimensão Institucional

dores, entre outras atividades. Em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet), a Cipa promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).

176


A Sipat realizou no ano de 2022 os seguintes eventos e

Todas as palestras foram pensadas e elaboradas com o intuito

palestras:

de trazer aos funcionários não somente a importância do

• Por que Falar sobre as Emoções? • Colaborador Show de Bola. • A Importância da Alimentação e a Atividade Física na Qualidade de Vida. • Dor Crônica e Vícios Digitais.

cumprimento de normas, mas também a conscientização sobre ter uma verdadeira qualidade de vida profissional; a interferência das relações interpessoais em nossas atividades diárias; e a importância de cuidarmos de nossa saúde no geral, tendo uma vida saudável. Além da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a Cipa também realizou todas as campanhas anuais:

• Educação Financeira.

• Dia da Mulher.

• Desafios e Oportunidades nas Relações Interpessoais.

• Março Lilás.

• Ergonomia – Postura Correta no Trabalho.

• Vamos Falar sobre Ansiedade.

• Qualidade de Vida – Pós-Pandemia.

• Abril Verde.

• Teatro Motivacional, Riso Terapia.

• Maio Amarelo.

• Dezembro Vermelho (Filme Yesterday).

• Agosto Dourado.

• Saúde Mental: Promover para Prevenir.

• Outubro Rosa. • Novembro Azul. • Dezembro Vermelho.

177

Dimensão Institucional

• Dependência Química.


Atendimento a emergências, procedimentos para abandono e treinamentos gerais de abandono •

Atender ao procedimento de fuga das instalações, visando a preparar o público para as mais variadas situações de emergência.

• Realizar simulado de fuga dos câmpus, a fim de treinar e capacitar a população bem como os brigadistas e o corpo de segurança nas ações de abandono predial.

Controle da população de brigadistas e socorristas nos câmpus Dimensão Institucional

• Realizar anualmente o controle do número de brigadistas nos câmpus. • Realizar o acompanhamento de treinamento para os brigadistas, atendendo à norma do corpo de bombeiros. • Fazer reuniões com brigadistas para esclarecimentos de atuação, definindo cada função. • Inspecionar os sistemas de combate a incêndios e demais equipamentos de proteção. • Atender às demandas de urgências e emergências, prestando os primeiros socorros a vítimas, até a chegada do socorro especializado. • Realizar vistorias gerais no câmpus, a fim de evitar e eliminar riscos de acidentes.

178


Integração Promovida em ocasiões especiais, como datas comemorativas e encerramento do ano letivo, a integração são atividades realizadas entre docentes e funcionários administrativos.

Encontro Fraterno Realizado na Fazenda Haras São Bento, em Bragança Paulista, o evento reuniu os funcionários da CNSP para uma confraternização em agradecimento pela parceria em mais um ano letivo. O evento contou com churrasco, música e diversas

Dimensão Institucional

atividades que tiveram ampla participação dos convidados.

179


Organizadores Coordenação do Setor Relatórios Sociais Frei Claudino Gilz, OFM Colaboração no levantamento e organização das informações Cristiane Ferraz e Silva Suarez Débora Reis Garcia Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM Junia Silva Elaboração Fernanda Mathias de Oliveira Kelli Maritsa Fernandes de Barros Contabilidade Luis Sothë CRC/SP – 185.763/O – 7 T – PR Contato Em caso de dúvidas relativas a este material, entre em contato. E-mail: sustentabilidade@bomjesus.br Telefones: (41) 2105-4442 | (41) 2105-4409 Site: www.usf.edu.br

180


Editora Bom Jesus Presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus Frei João Mannes Diretor-Geral

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Jorge Apóstolos Siarcos

Relatório de sustentabilidade USF 2022 : medicina 50 anos / organização Fernanda Mathias de Oliveira , Kelli Maritsa Fernandes de Barros. -- 1. ed. -- Curitiba, PR : Editora Bom Jesus, 2023.

Gerente Pedagógico do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) e da Editora Bom Jesus Marcelo Bianchini Favaro

ISBN 978-85-8459-194-7

Coordenação da Editora Bom Jesus

1. Educação - Brasil 2. Relatórios educacionais 3. Sustentabilidade 4. USF Universidade São Francisco - História I. Oliveira, Fernanda Mathias de. II. Barros, Kelli Maritsa Fernandes de.

Márcia Teresinha Schmidt Organização Fernanda Mathias de Oliveira

23-159611

Kelli Maritsa Fernandes de Barros

1. Relatórios educacionais : USF Universidade São Francisco : Curitiba : Educação 378.098131

Projeto Gráfico, Diagramação e Revisão

Eliane de Freitas Leite - Bibliotecária - CRB 8/8415

Editora Bom Jesus

Todos os direitos desta edição estão reservados à Editora Bom Jesus. Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora.

CDD-378.098131 Índices para catálogo sistemático:

EDITORA BOM JESUS Rua Anselmo de Lima Filho, 242 81290-250 – Curitiba-PR www.editorabomjesus.com.br

181


CRÉDITOS DE IMAGENS Número da página

Descrição

Crédito

CAPA

Fotografia de uma mulher com vestimentas da área de saúde

Pixel-Shot | Shutterstock

CAPA

Rolo de filme fotográfico

Heromen30 | Shutterstock

CAPA

Jovens médicos posando para a foto

Pixel-Shot | Shutterstock

CAPA

Jovens médicos tirando uma selfie

Drazen Zigic | Shutterstock

CAPA

Mulher com máscara cirúrgica

Ground Picture | Shutterstock

1, 2, 3

Textura aquarelada na cor amarelo

Flas100 | Shutterstock

1, 2 ,3, 12, 13, 16, 17, 44, 46, 49, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 59, 61, 62, 68, 69, 78, 80, 107, 114, 115, 116, 118, 135, 137, 148, 149, 150, 151, 153, 158, 159, 162, 179, 180, 181

Textura de mancha de aquarela (cores diversas)

pun photo | Shutterstock

4

Homem vestindo trajes hospitalares com estetoscópio no pescoço

Billion Photos | Shutterstock

4

Textura de folhas na cor azul

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

4, 22, 162

Imagem desfocada de um laboratório

Maha Heang 245789 | Shutterstock

5, 12, 114, 116, 118, 128, 171

Textura de folhas na cor dourada

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

5, 8, 9, 10, 11, 20, 21, 23, 26, 27, 35, 36, 38, 39, 41, 44, 49, 58, 59, 75, 87, 88, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 104, 105, 110, 120, 121, 127, 128, 129, 130, 132, 141, 155, 156, 157, 160, 161, 176

Textura esfumaçada na cor amarela

ami mataraj | Shutterstock

5, 9, 13, 15, 19, 32, 34, 45, 49, 56, 60, 64, 68, 86, 91, 93, 94, 100, 107, 119, 124, 125, 127, 129, 130, 136, 137, 146, 147, 151, 154, 158, 161, 176, 178

Textura de folhas nas cores cinza e azul

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

6, 16, 17, 28, 29, 46, 47, 55, 56, 69, 79, 108, 109, 115, 117, 118, 122, 123, 134, 135, 139, 148, 150, 159

Textura de folhas na cor lilás

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

6, 7, 14, 18, 30, 31, 32, 34, 39, 40, 41, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 71, 76, 83, 84, 85, 86, 90, 91, 92, 93, 102, 103, 112, 113, 119, 120, 122, 124, 125, 126, 131, 141, 142, 143, 150, 163, 164, 165, 170, 171, 172

Textura esfumaçada em tons de azul e cor-de-rosa

pun photo | Shutterstock

7

Fotografia de Thiago Alexandre Hayakawa

Reprodução Bom Jesus

7, 122, 131, 175

Textura de pássaros multicoloridos

Satika | Shutterstock

182


Número da página

Descrição

Crédito

8

Representação de São Francisco de Assis

Zvonimir Atletic | Shutterstock

8, 12, 16, 29, 30, 31, 38, 42, 80, 90, 95, 96, 101, 105, 119, 121, 130, 132, 144, 148, 152, 165, 175, 177

Textura de folhas na cor lilás e pingos na cor dourada

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

9, 11, 23, 25, 36, 40, 42, 52, 54, 61, 65, 66, 72, 75, 76, 87, 88, 93, 98, 101, 102, 104, 110, 112, 114, 121, 137, 138, 143, 151, 157, 167, 180

Textura de folhas na cor cinza

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

10, 13, 18, 20, 26, 34, 41, 67, 92, 97, 103, 113, 140, 143, 149, 150

Textura de folhas na cor azul

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

11, 14, 32, 83, 84, 85, 96, 125

Textura de flor nas cores cor-de-rosa e dourada

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

12, 14, 15, 16, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 71, 72, 75, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 102, 93, 121, 122, 123, 126, 127, 128, 129, 130, 131, 137, 140, 141, 142, 153, 154, 155, 156, 158, 159, 160, 161, 179

Fotografias das unidades da USF e eventos realizados

Reprodução Bom Jesus

15, 20, 33, 75, 86, 98, 110, 111, 124, 127, 129, 154, 161, 166, 174

Textura de folhas nas cores azul e dourada

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

18, 168

Pictograma representando os dez princípios do Pacto Global

ONU

19, 61, 62, 63, 71, 72, 78, 80, 83, 88, 96, 100, 102, 103, 104, 114, 115, 117, 118, 122, 153

Selos dos Objetivos de Sustentabilidade – ONU

ONU

21, 39, 44, 71, 74, 81, 163

Textura de flor na cor lilás e folhas na cor dourada

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

22

Mulher com trajes laboratoriais de óculos e manipulando um microscópio

Krakenimages.com | Shutterstock

27, 43, 45, 59, 96, 126, 130, 141, 155, 160, 170

Textura de folhas na cor dourada

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

27, 53, 58, 59, 109, 141, 156, 160

Textura de flor abstrata nas cores cor-de-rosa, branco e dourada

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

28, 36, 38, 44, 64, 73, 82, 89, 157, 166, 171, 173

Textura de folhas nas cores azul e roxa

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

35, 48, 50, 51, 53, 54, 57, 62, 64, 76, 78, 79, 135, 142, 155, 156, 168, 174, 179

Textura de folhas nas cores lilás e dourada

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

36, 74, 78, 81, 82, 153

Textura pincelada na cor cinza

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

183


Número da página

Descrição

Crédito

162

Homem de óculos segurando uma prancheta com papéis, apoiado em uma cadeira

Mila Supinskaya Glashchenko | Shutterstock

168

Textura de folhas na cor lilás

TWINS DESIGN STUDIO | Shutterstock

168

Pictograma representando um boneco e uma boneca (sexo masculino e feminino)

Editora Bom Jesus

169, 173, 174

Textura de mancha aquarelada

colorfulset | Shutterstock

184


00_relatorio_USF_2022_cp.indd 3

03/07/2023 11:04:23


Relatório 2022 ISBN 978-85-8459-194-7

00_relatorio_USF_2022_cp.indd 4

03/07/2023 11:04:24


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.