2 minute read

Relatório Social 2019 - Bom Jesus

HUMANISMO SOLIDÁRIO

Ações sociais em prol da instauração da cultura do humanismo solidário no âmbito da Educação Básica

Durante a preleção e aula magna em 22 de setembro de 2013 na Pontifícia Faculdade Teológica da Sardenha, Cagliari (Itália), o Papa Francisco teceu várias considerações sobre a importância da educação na promoção da esperança em meio a um contexto afeito à cultura do descarte, insensível à exclusão social, à degradação ambiental, à relativização de referenciais humanos e religiosos e à indiferença com os mais pobres e marginalizados. Em dado momento, o Sumo Pontífice manifestou preocupação com relação ao futuro da Casa Comum:

Sem dúvida, cada época da história tem em si elementos críticos, mas, pelo menos nos últimos quatro séculos, não se viram tão arrasadas as certezas fundamentais da vida dos seres humanos como na nossa época. Penso na deterioração do ambiente. Isto é perigoso, pensemos um pouco futuramente, na guerra da água que há de vir; pensemos nos desequilíbrios sociais, no poder terrível das armas, no sistema econômico-financeiro, o qual tem no centro não o ser humano, mas o dinheiro, o deus dinheiro [...]. Em face desta realidade, quais são as reações? [...] A palavra solidariedade não pertence só ao vocabulário cristão, é uma palavra fundamental do vocabulário humano. 1

O projeto Bom Jesus Socialfoi elaborado e continua sendo desenvolvido não só como resposta à referida preocupação do Papa Francisco, mas também em prol da instauração de uma cultura alinhada ao humanismo solidário 2 no âmbito da Educação Básica. As páginas do presente Relatório atestam isso em uma riqueza de detalhes sem igual. Atestam o quanto, em cada Unidade Bom Jesus, foram planejadas e desenvolvidas ações sociais em benefício da defesa e da promoção dos direitos humanos, da igualdade étnico-racial, da valorização da diversidade, do cuidado com o meio ambiente, da produção artística, do patrimônio cultural; ações sociais disseminadoras de uma cultura do encontro 3 e de uma convivência fraterna com os mais pobres, enfermos e necessitados, a quem São Francisco de Assis devotava maior amor e cuidado; ações em prol da inclusão e da melhoria das condições de vida da população, da minimização das desigualdades, das fraturas sociais e dos problemas ambientais.

Aproveito para agradecer a todos (gestores, assessores, docentes e alunos) que se mostraram sensíveis ao ideário do projeto Bom Jesus Social e muito se esmeraram para mobilizar a si mesmos na promoção do humanismo solidário.

Frei Claudino Gilz, OFM | Coordenador do Bom Jesus Social

Como a escola ajuda vocês a crescer? Ajuda vocês não somente no desenvolvimento da inteligência, mas para uma formação integral de todos os componentes da vossa personalidade. - Papa Francisco

EDITORA BOM JESUS - www.editorabomjesus.com.br

Todos os direitos desta edição estão reservados à Editora Bom Jesus. Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora.

This article is from: