Relatório Social do Grupo Educacional Bom Jesus 2024

Page 1


Relatório Social do Grupo Educacional Bom Jesus 2024

Sumário

Perfil e Ensino Bom Jesus

Perfil dos alunos

10 Compromissos apoiados pelo Grupo Educacional Bom Jesus

Bom Jesus Social 43 Bom Jesus Social – A serviço do Humanismo

Solidário e da Sustentabilidade 44 Paraná

Bolsas de estudo

Centro de Estudos e Pesquisas

Editora Bom Jesus

Virtudes e Atitudes

112 Santa Catarina

142 Rio Grande do Sul

178 São Paulo

202 Rio de Janeiro

219 Destaques e reconhecimentos

campi e cursos

232

Ensino e Pesquisa FAE

233 Perfil dos alunos

242 Bolsas de estudo

243 Núcleos

251 Núcleo de Pesquisa Acadêmica

254

Extensão FAE

255 FAE Social

258 Ações FAE Social

288 Management Experience Program (MEP)

290 PsicoFAE

296 Pastoral Universitária

300

Institucional Grupo Educacional Bom Jesus

301 Sistema de Gestão

303 Perfil dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus

309 Políticas institucionais

312 Benefícios e incentivos

314 Formação profissional

323 Saúde, segurança e qualidade de vida

330 Organizadores

Mensagem do presidente

Vivemos inseridos em uma sociedade complexa, marcada por constantes e profundas mudanças. Nesse contexto, o papel da educação nas escolas e universidades não visa apenas à transmissão de conhecimentos acadêmicos, mas a formação integral dos alunos. De modo que a educação escolar e universitária tem também a função de desenvolver habilidades e competências socioemocionais, como a empatia, a resiliência, a responsabilidade social, a convivência democrática e, enfim, empoderar os alunos como agentes de transformação social.

Assim, cientes da importância da função social da educação, temos a alegria de apresentar o Relatório Social do Grupo Educacional Bom Jesus 2024. Todas as atividades desenvolvidas nos projetos Bom Jesus Social e FAE Social, especialmente as destacadas no presente relatório, materializam um dos aspectos essenciais da missão educadora do Grupo Educacional Bom Jesus, pois contribuem efetivamente para a formação integral de nossos alunos e para a melhoria das condições de vida de uma parcela mais vulnerável da sociedade.

Os projetos Bom Jesus Social e FAE Social se inspiram em Francisco de Assis que, impulsionado pela força divina e pelo amor misericordioso de Jesus Cristo aos pobres e doentes, não ficou indiferente diante do sofrimento de pessoas desamparadas de alguma forma por parte da sociedade. De modo que é inerente ao carisma franciscano da Instituição

um olhar atento e compassivo às pessoas desprovidas das necessidades básicas, bem como prestar-lhes auxílio por meio de campanhas de doação, visitas a asilos e orfanatos, reciclagem e destinação correta dos resíduos, aulas, palestras, oficinas, entre outras ações de solidariedade.

Ademais, salientamos que o Grupo Educacional Bom Jesus, além de inspirar-se nos valores e atitudes franciscanos, é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A Instituição está alinhada com os princípios desse Pacto, que reforçam nosso propósito de oferecer um ensino de qualidade para todos os alunos, contribuir para a redução das desigualdades sociais e construir uma sociedade mais justa e democrática.

Por fim, expressamos nossa sincera gratidão a todos os funcionários e alunos que, com amor, empatia, respeito e cuidado à vida do próximo, se engajaram nas atividades desenvolvidas nos projetos sociais do Grupo Educacional Bom Jesus.

Boa leitura a todos!

Histórico

1182

Nasce Francisco de Assis. Filho de um rico comerciante de tecidos, ele abdicou de seus bens em busca de uma vida austera em sinal de compaixão e amor aos mais humildes. Seus ensinamentos fundamentam, nos dias de hoje, as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus.

1896

O padre alemão Franz Äuling funda, para meninos e meninas, a Escola Alemã Católica na Rua do Rosário, esquina com a Rua Saldanha Marinho, em Curitiba (PR).

1903

Com a volta do padre Äuling para a Alemanha, os frades franciscanos assumem a direção da Escola, transferindo-a para a Rua Vinte e Quatro de Maio, no Centro de Curitiba (PR).

1938

1942

É fundado o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis

Com o decreto federal de nacionalização, a Escola Alemã Católica fecha suas portas. Em seu lugar, é fundada a Academia de Datilografia Olympia, dando origem, mais tarde, à Escola Técnica de Comércio Senhor Bom Jesus

A Escola é dividida em duas unidades: uma brasileira, mantida na Rua Vinte e Quatro de Maio, e outra alemã, na atual Praça Garibaldi.

1926

É inaugurada a nova sede da Escola, que passa a ofertar ensino profissionalizante aos jovens no Curso Comercial noturno.

1957 1909 1917 1904 1956

É fundada a Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa. Ao lado da igreja, dois anos depois, é estabelecida a sede da Escola.

1920

Um grande incêndio destrói a sede da Escola. No entanto, o esforço e o empenho de toda a comunidade fazem com que um novo prédio comece a ser construído.

É fundada a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, que, posteriormente, passa a ser reconhecida pela marca Grupo Educacional Bom Jesus.

Tem início o processo de instalação da Faculdade de Ciências Econômicas

No transcorrer da Primeira Guerra Mundial, as duas unidades da Escola – a brasileira e a alemã – são unificadas como Escola Senhor Bom Jesus.

Nasce o projeto

Bom Jesus Social O Grupo Educacional Bom Jesus comemora 120 anos como instituição de ensino.

1959

Na Rua Vinte e Quatro de Maio, em Curitiba (PR), têm início as atividades da Faculdade de Ciências Econômicas, que, no ano seguinte, passa a se chamar Faculdade Católica de Ciências Econômicas, vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mantendo, no entanto, autonomia jurídica, financeira e patrimonial.

2016

Um novo Centro de Distribuição é inaugurado em Curitiba (PR), no bairro Cidade Industrial de Curitiba.

2014 2018

2010

O Grupo Educacional Bom Jesus passa a contar com uma editora própria, a Editora Bom Jesus

Têm início as atividades das novas Unidades: Bom Jesus Carlos Démia, em Maringá (PR); Bom Jesus Pedra Branca, em Palhoça (SC); e Bom Jesus Itajaí (SC).

É inaugurado o Teatro Bom Jesus, na Rua Vinte e Quatro de Maio, em Curitiba (PR), com capacidade para mais de 600 pessoas.

O Conselho Federal de Educação estabelece que a Faculdade de Administração e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná passe a ser um estabelecimento isolado, denominado Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE)

É fundada a Valor Brasil, empresa socialmente responsável, com o propósito de incluir no mercado de trabalho os alunos egressos da primeira turma da Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial.

Com a pandemia de covid-19, o Grupo Educacional Bom Jesus se preocupou ainda mais em manter sua excelência. Para isso, reorganizou todo o ano letivo, investiu em inovação e construiu novas estratégias para apoiar seus alunos.

É criado o Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), responsável pelo planejamento curricular de todos os Colégios Bom Jesus.

Compromissos apoiados pelo Grupo Educacional Bom Jesus

Além das ações sociais realizadas por iniciativa própria, o Grupo Educacional Bom Jesus é signatário de princípios nacionais e internacionais que visam a fortalecer o desenvolvimento comunitário.

Pacto Global

O Pacto Global foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para que adote, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Trata-se, portanto, de uma iniciativa voluntária, sem caráter regulatório, refletida em dez princípios que visam a fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio da formação de lideranças corporativas e inovadoras. Para mais informações, acesse o site: <https://www.pactoglobal.org.br/>.

As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

A abolição efetiva do trabalho infantil.

Eliminar a discriminação no emprego.

As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

10 As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Organização das Nações Unidas (ONU).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Do ponto de vista histórico, a expressão “desenvolvimento sustentável” foi criada na década de 1980 pela ONU com o objetivo de mobilizar as instâncias governamentais a estabelecer critérios em cada nação em prol de iniciativas econômico-sociais inclusivas e alinhadas à preservação ambiental. A preservação ambiental encontra-se sob ameaça desde que veio a ser deflagrada, por volta do século XVIII, a Revolução Industrial inglesa, acarretando o aumento da devastação ambiental e a desenfreada exploração dos recursos naturais, entre outros fatores.

Durante a Rio+20 – conferência da ONU realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 2012 –, representantes de diversos países estiveram reunidos para adotar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que incluiu acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todas as pessoas, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Essa iniciativa resultou na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A base dessa nova diretriz está nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que foram estabelecidos no ano 2000 e previam oito objetivos de combate à pobreza a serem alcançados até o final de 2015. Com o fim desse prazo, iniciou-se uma discussão para a elaboração de um novo modelo – os ODS –, no qual foram estabelecidos 17 objetivos com 169 metas em diferentes temas e propostas válidas até 2030.

O futuro da qualidade de vida da humanidade a curto, a médio e a longo prazo depende de como enfrentaremos, por todos os meios possíveis, tamanho desafio econômico-social em prol do desenvolvimento sustentável.

Programa de escolas associadas à UNESCO

O Programa de Escolas Associadas (PEA) é o braço da UNESCO nas escolas de educação básica de todo o mundo. Criada em 1953, a Rede PEAUNESCO une 12 mil escolas de 183 países em torno de princípios difundidos pela UNESCO, entre eles o de construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global.

Há 16 anos, o Bom Jesus iniciou uma parceria com a Rede PEA-UNESCO, considerada a segunda maior rede de escolas associadas do planeta. Uma escola associada à UNESCO se caracteriza como um laboratório de ideias, que promove novas abordagens de ensino e aprendizagem baseadas em temas e valores.

Pacto Universitário de Educação em

Direitos Humanos

Resultado de uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania, o Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos tem o objetivo de superar a violência, o preconceito e a discriminação, além de promover atividades educativas em defesa dos direitos humanos nas Instituições de Educação Superior (IES). Para participar da ação, a FAE Centro Universitário, assim como outras IES, assinou um terno de adesão, assumindo o compromisso de desenvolver atividades de apoio à iniciativa nos eixos ensino, pesquisa e extensão, gestão e convivência.

Projeto de Eficiência Energética - Painéis Fotovoltaicos

O Projeto de Eficiência Energética do Grupo Educacional Bom Jesus, iniciado em 2019, atingiu, em 2024, o número de 24 usinas instaladas e a projeção de mais 4 unidades no próximo ano, chegando a 28 usinas. Além da otimização de recursos energéticos, o projeto visa também à promoção da

As usinas estão instaladas em cinco estados onde o Grupo tem unidades escolares: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Serão 9 761 módulos em operação que geram expressivos 474 587,00 KWh de energia. A produção é significativa e ajudou a redu, contribuindo de maneira concreta para a preservação do

A gestão do projeto é conduzida pelo Administrativo Back Office, responsável pelo suporte às unidades, elaboração de demonstrativos de geração, acompanhamento junto às concessionárias, emissão de relatórios, além da manutenção preventiva e limpeza do sistema fotovoltaico. Este é um trabalho integrado que garante a eficácia contínua das operações e a maximização dos benefí-

A escolha por investir em tecnologias sustentáveis, como os painéis fotovoltaicos, reflete o comprometimento do Grupo Educacional Bom Jesus com a preservação ambiental e a sustentabilidade. Influenciados por São Francisco de Assis, nosso maior inspirador, buscamos respeitar a natureza e fomentar a consciência ambiental e ecológica em toda a comunidade escolar e entre nossos funcionários, refletindo na sociedade ao nosso redor.

O Projeto de Eficiência Energética do Grupo Educacional Bom Jesus é mais do que uma iniciativa técnica que contribui para a redução significativa das emissões de CO2. É um compromisso com a construção de um futuro sustentável.

Além disso, a implementação eficaz de painéis fotovoltaicos não apenas beneficia a Instituição, mas serve como exemplo claro de como as empresas podem liderar esforços para mitigar os impactos ambientais e contribuir para um mundo mais equilibrado.

PERFIL E ENSINO

Bom Jesus

Missão

Promover a formação do ser humano e a construção de sua cidadania de acordo com os princípios cristãos, sob inspiração de Francisco de Assis, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico.

Visão

Formar cidadãos dignos e justos, capazes de ser livres (aprender a pensar), servir a todos com alegria (aprender a fazer) e agir como verdadeiros irmãos (aprender a conviver).

Perfil dos alunos

Total: 25 342*

Por gênero:

Feminino

Masculino

*Incluindo um total de 400 alunos matriculados no Language Center.

Por escolaridade:

Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Language Center

Modalidade Educação Especial

O Bom Jesus contribui para a formação dos alunos, tornando-os aptos a realizar novas leituras da realidade e a resgatar os valores éticos, morais e espirituais, preparando-os, assim, para a vida em sociedade. Dessa forma, os conteúdos escolares são trabalhados de maneira interdisciplinar e contextualizados por intermédio de ferramentas pedagógicas inovadoras e de propostas organizadas por docentes capacitados – elementos que contribuem para tornar a exploração do conhecimento mais dinâmica e eficiente.

Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais

No Bom Jesus, desde a Educação Infantil, valorizamos as metodologias ativas, que primam pelo protagonismo da criança e a consideram um aprendiz competente no processo de aprendizagem, pois compreendemos que as crianças aprendem experimentando, levantando e testando hipóteses; resolvendo problemas, brincando e vivenciando; interagindo, colaborando umas com as outras; refletindo sobre as tentativas e os erros; vinculando uma nova informação a um conhecimento prévio; aplicando os novos conhecimentos ou as aprendizagens consolidadas em situações variadas.

Na Educação Infantil, a ludicidade, que envolve a brincadeira e o jogo simbólico, é um caminho para que as crianças interajam, experimentem, criem, efetivem descobertas e desenvolvam a autonomia. Já nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a mediação do professor incorpora as práticas da etapa educativa anterior e as amplia por meio de propostas investigativas, pautadas nos projetos integradores e na resolução de problemas. Há, ainda, um investimento na autonomia, no compartilhamento de estratégias, na análise de possibilidades de modo argumentado, e na reflexão sobre o “erro” como uma oportunidade de aprendizagem.

Outros pontos relevantes da abordagem metodológica na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental são: a consciência de que o ambiente educa, sendo o espaço organizado de modo a potencializar as experiências e a aprendizagem das crianças; a exploração do currículo por meio da brincadeira, dos jogos simbólicos, das práticas e vivências, da experimentação multissensorial; a importância de desenvolver a autonomia e as múltiplas linguagens; a valorização da expressão artística e da integração com a comunidade; a resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos integradores; a parceria entre os familiares e a escola; a documentação do processo de modo a tornar visível a aprendizagem das crianças; o estabelecimento de uma rotina, entre outros aspectos.

Ensino Fundamental – Anos Finais

No Ensino Fundamental – Anos Finais, a proposta pedagógica do Bom Jesus está em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltada para a valorização da interdisciplinaridade, convidando os alunos a elaborar hipóteses e a investigar os conteúdos propostos durante as aulas. Eles também são preparados para explicar o modo como pensam e argumentar em defesa de suas ideias.

Ensino Médio

No Ensino Médio, os alunos recebem os elementos necessários para enfrentar desafios, como os concursos vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São também convidados a refletir sobre projetos de vida, mercado de trabalho e seus impactos na sociedade. Portanto, podemos dizer que, além de uma preparação aprofundada, humanizada e duradoura nesse segmento, o currículo é consolidado e aprofundado, possibilitando que os educandos estimulem as próprias relações sociais, exerçam a cidadania com postura ética e prossigam em seus estudos. Nessa fase final da Educação Básica, a abordagem pedagógica no Bom Jesus se mantém de forma interdisciplinar, privilegiando o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. É com essa bagagem que os alunos do Bom Jesus chegam aos processos seletivos mais concorridos dentro e fora do país.

Educação Especial na Educação Básica

A Escola Bom Jesus – Educação Básica, Modalidade de Educação Especial oferece um serviço educacional especializado a alunos com necessidades especiais, isto é, com deficiência intelectual, múltiplas deficiências ou transtornos globais do desenvolvimento. A ação educativa é uma resposta à necessidade da comunidade que busca, por meio da educação de crianças, adolescentes e jovens, com deficiência intelectual, deficiência múltipla ou transtorno do espectro autista, melhores condições de vida, dignidade e cidadania. Nesse sentido, essa Unidade contribui significativamente por meio do ensino formal e da preparação para o trabalho. O Bom Jesus – Modalidade de Educação Especial tem a finalidade de efetivar o processo de apropriação do conhecimento pelos estudantes, sendo a proposta pedagógica estruturada com o intuito de oportunizar experiências de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes e que possibilitem a transferência de conhecimentos escolares para a vivência prática de seus educandos. Todas as propostas pedagógicas são elaboradas de acordo com o Plano Educacional Individualizado (PEI), de modo contextualizado, com foco nas adaptações e flexibilizações curriculares relacionadas à quantificação dos conteúdos, ao detalhamento dos objetivos, ao desenvolvimento metodológico, aos recursos didáticos, à temporalidade e aos instrumentos de avaliação diferenciados, com o objetivo de atender às necessidades educacionais de cada aluno.

Bolsas de estudo

O Colégio Bom Jesus proporciona bolsas parciais e integrais a alunos do Ensino

Fundamental e Ensino Médio de acordo com critérios específicos. Em 2024, foram investidos R$ 29.449.157,76 em bolsas de estudo, beneficiando 15 140 alunos. Esse montante inclui as bolsas de estudo concedidas na parceria com o Sesc/Senac.

Centro de Estudos e Pesquisas

O Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) propõe aos docentes do Grupo Educacional Bom Jesus novos modos de desenvolver atividades em sala de aula, com o intuito de formar alunos cada vez mais preparados para enfrentar um mundo que se modifica a cada instante. No CEP trabalham docentes, pesquisadores, editores, redatores, ilustradores e diagramadores, isto é, todo um corpo técnico e administrativo responsável pela elaboração e organização do material didático do Grupo Educacional Bom Jesus. Seu objetivo é oferecer um processo de ensino dinâmico e eficiente, sugerindo formas de aplicar os saberes e de promover a interatividade entre as diversas áreas do conhecimento.

Editora Bom Jesus

A Editora Bom Jesus nasceu com uma proposta pedagógica alinhada à demanda criada pela sociedade contemporânea e aos princípios franciscanos. A edição de suas obras é feita com a responsabilidade de avançar continuamente na reflexão do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma discussão chancelada academicamente e com base em práticas docentes reais, sem perder o foco na formação humana. Sediada na cidade de Curitiba (PR), a Editora Bom Jesus é membro da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e faz parte da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). Em seu portfólio, reúne livros didáticos da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo obras específicas para todos os componentes curriculares, paradidáticos e diversas soluções educacionais, como objetos de aprendizagem, jogos pedagógicos, videoaulas, livros digitais, entre outras ferramentas de aprendizagem. Os materiais didáticos produzidos pela Editora fazem parte do reconhecimento da Instituição no meio educacional e entre os alunos. Todas as obras nela editadas são meticulosamente e previamente pensadas, desde a concepção teórica, a elaboração, a impressão gráfica e a distribuição, até o momento que chegam às mãos dos alunos e dos docentes a fim de manter constantemente sólido o compromisso com a educação. Atenta aos desafios da educação contemporânea e ao desenvolvimento de competências demandadas pelo mundo atual, a Editora busca continuamente oferecer os recursos didáticos mais recentes no intuito de ampliar as possibilidades dentro e fora da sala de aula.

Livros didáticos | Coleção Formação de Valor

A Coleção Formação de Valor oportuniza experiências de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes. Possibilita a transferência de conhecimento acadêmico a outras vivências, assim como desperta a consciência crítica e o senso de coletividade.

Livros didáticos |

Coleção Conectando Saberes e Valores

A Coleção Conectando Saberes e Valores foi desenvolvida com foco em nosso alunado, atualmente composto de crianças e adolescentes nativos digitais. Em razão disso, tanto o nome como o design da coleção fazem referência às novas tecnologias. Ademais, o nome evidencia a importância dos saberes científicos e dos valores humanos, ambos presentes no Grupo Bom Jesus.

Paradidáticos

A Editora Bom Jesus conta com livros paradidáticos próprios e com títulos traduzidos, originários de diversos lugares do mundo e selecionados criteriosamente. A ampla diversidade de obras atende aos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sempre com propostas contextualizadas ao conteúdo pedagógico. Conheça todo o portfólio de livros didáticos e paradidáticos no site da Editora Bom Jesus.

MarFosdeMello

Pastoral Escolar

Pastoral Bom Jesus –

Semeando Paz e Bem

O termo “pastoral” deriva do substantivo “pastor” que, por sua vez, remete a pessoa de Jesus, o Bom Pastor – aquele que acolhe, ama, cuida, protege, serve e conduz as pessoas no caminho de Deus, nosso Sumo e Eterno Bem. Inspirada na pedagogia do Bom Pastor e no carisma de São Francisco de Assis, a pastoral realiza sua missão evangelizadora na dinâmica do servir, da escuta atenta, do diálogo ecumênico e inter-religioso, do respeito à diversidade cultural, do amor fraterno, do humanismo solidário e da cultura de paz. Inserida em um contexto educacional diversificado: pluralidade religiosa, cultural, social, mudanças aceleradas, novas identidades juvenis, entre outras, a pastoral busca conjugar o saber franciscano com o fazer pedagógico, a linguagem evangelizadora com a realidade existencial, as metodologias ativas com as vivências próprias de cada colégio. A pastoral trabalha alinhada com a missão, visão e valores da Instituição, visando mantê-la forte em sua identidade franciscana.

Novo Plano de Ação

A Pastoral Bom Jesus atualizou o seu plano de ação, com ênfase em novas dimensões evangelizadoras integradas ao pedagógico. Nessa reconfiguração, destaca-se a pastoral de processos, caracterizada por itinerários de formação e de experiências (vivências) com os alunos e/ou funcionários.

As linhas de atuação do novo plano se dividem em três dimensões:

• Catequética – realizada em 14 Unidades do Grupo para os alunos que optam por fazer o itinerário formativo de Iniciação à Vida Cristã, conforme às diretrizes de cada Diocese ou Arquidiocese.

• Espiritual – concretizada no sentido existencial e celebrativo. Salientam-se as diversas celebrações realizadas ao longo do ano: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Santos Franciscanos, Natal, entre outras, bem como a dimensão constitutiva da espiritualidade humana como força que inspira, estimula e impulsiona a pessoa a bem-viver consigo mesma, com os outros e com Deus.

• Juventudes – executada por meio da Pastoral Juvenil Franciscana, à luz dos princípios e valores franciscanos, para que os alunos dialoguem sobre temas relevantes à sociedade contemporânea.

Algumas atividades desenvolvidas pela Pastoral em 2024

• Visitas Pastorais com a presença de Frades e Diálogo Vocacional.

• Catequese | Iniciação à Vida Cristã:

AtividadesN.º de participantes

Nesse ano, mais de 2 mil famílias foram alcançadas pelas atividades desenvolvidas pela Catequese.

• Formações com e para as Catequistas e Equipe Pastoral: total de 126 horas de desenvolvimento.

Arrecadação de donativos para as pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Encontro com os pais – Bom Jesus Coração de Jesus | Florianópolis (SC).
Formação com catequistas.
Retiro Eremitério. Sacramento da Eucaristia.

Minibanners

Livreto do projeto Tempo Franciscano 2024

Todos os estudantes recebem um folheto, material produzido para trazer conhecimento, e que contém sugestões de ações pedagógicas, que os auxiliem a refletir sobre a vida de Francisco de Assis e sua jornada de amor, renúncia, humildade e fé.

Confira algumas páginas do livreto:

Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário, Paranaguá (PR).

Confira as fotografias dos encontros realizados em algumas Unidades:

Bom Jesus São Vicente, Araucária (PR).
Bom Jesus Centro, Curitiba (PR).
Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, Curitiba (PR).
Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário, Paranaguá (PR).

Programa de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus, desde 2012, oferece oportunidade aos alunos das Unidades para desenvolver projetos científicos que apresentem possíveis soluções nas áreas de Educação, de Engenharia, de Sociedade, de Terra e de Vida. Os estudantes participantes do programa recebem o apoio de uma equipe preparada para acompanhar e orientar cada passo da pesquisa.

As feiras de Iniciação Científica são iniciativas do Colégio Bom Jesus para incentivar a pesquisa científica e preparar os jovens para o mundo acadêmico, sendo o momento de apreciação dos trabalhos desenvolvidos nas Unidades Bom Jesus e em escolas conveniadas de Goiás e do Distrito Federal, ao longo do ano.

• 10.ª edição da Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio (Ficem).

• 7.ª edição da Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental II (Ficef).

• 4.ª edição da Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental I (Ficef Jr.).

Durante os dias 23 e 24 de outubro de 2024 houve, na Unidade Bom Jesus Centro, Curitiba, a 10.ª Ficem, a 7.ª Ficef e a 4.ª Ficef Jr., reunindo trabalhos que representaram todas as Unidades Bom Jesus dos estados Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, além das escolas conveniadas de Goiás e Distrito Federal.

Nesse ano, participaram 567 jovens pesquisadores, que puderam apresentar à comunidade escolar e a convidados as suas produções, as quais também foram expostas no site oficial do evento. Os trabalhos, todos avaliados por uma comissão julgadora, foram inscritos em cinco categorias: Terra, Vida, Engenharia, Sociedade e Educação, sendo 132 presenciais e 220 com avaliação on-line.

A Feira contou, também, com a participação de pesquisas oriundas de colégios públicos de Curitiba e São José dos Pinhais (Colégio Estadual Teobaldo Leonardo Kletemberg, Colégio Estadual Tarsila do Amaral, Colégio Estadual Unidade Polo e Instituto de Educação do Paraná), tendo um deles ficado em primeiro lugar na categoria Terra da Ficem.

Houve, ainda, a parceria da Renault e do Sebrae, cujos participantes colaboraram na organização e na avaliação dos trabalhos, oferecendo certificados de inovação e empreendedorismo às pesquisas premiadas.

Ao todo, na Feira, foram mais de 60 trabalhos premiados. Conheça alguns:

Ficef On-line

Categoria Terra

• 1.º lugar – Estudo para Minimizar os Impactos

das Enchentes no Vale do Taquari-RS

Bom Jesus São Miguel, Arroio do Meio (RS)

Aluno(s): Arthur Noé e Maria Clara Silveira Regert

• 2.º lugar – Biodigestores

Bom Jesus São Miguel, Arroio do Meio (RS)

Aluno(s): Joaquim Lagemann Schardong

• 3.º lugar – Embalagens Biodegradáveis para Maquiagens

Bom Jesus Divina Providência, Curitiba (PR)

Aluno(s): Nathalia Helena Mazur e Rafaela Reis

Ortiz Abraão

Categoria Vida

• 1.º lugar – Redução do Desperdício de Alimentos

no Almoço nas Escolas: Conscientização e Transformação dos Resíduos em uma

Energia Sustentável

Escola Eco Bom Jesus Aldeia, Campo Largo (PR)

Aluno(s): Bianca Schmitt de Araujo, Eduarda

Salvinski Scheffer e Julia Rivabem Piotto

• 2.º lugar – Estado da Arte: Medidas de Prevenção para o Alzheimer com Plantas Medicinais da Serra Catarinense

Bom Jesus Diocesano, Lages (SC)

Aluno(s): Nathalia Maria Martendal Antunes dos Santos

• 3.º lugar – Fabricação de Ração Animal a Partir de Resíduos Orgânicos: Desenvolvimento, Processamento e Avaliação nutricional

Bom Jesus Itajaí, Itajaí (SC)

Aluno(s): Isis Toniazzo Zamin

Ficem on-line

Categoria Educação

• 1.º lugar – O Desenvolvimento Neurolinguístico da Aprendizagem na Educação Básica

Bom Jesus São José, São Bento do Sul (SC)

Aluno(s): Julia Emanuelly Schaeffer

• 2.º lugar – Falta de Conteúdos do Ensino Fundamental e seus Reflexos no Ensino Médio

Colégio Santo Antônio, Brasília (DF)

Aluno(s): Alícia Miranda Alves e Vivian Gomes Cazer

• 3.º lugar – Repensando a Eficiência Educacional: Estratégias para Otimizar a Carga Horária Escolar

Colégio Sagrado Coração de Jesus, Pires do Rio (GO)

Aluno(s): Diogo Rodrigues de Oliveira e Lucas Sperandio Floriano

Ficef presencial

Categoria Engenharia

• 1.º lugar – Desenvolvimento de Prótese de Membros Superiores com Materiais Alternativos

Bom Jesus Diocesano, Lages (SC)

Aluno(s): Daniel Graupe Rietveld

• 2.º lugar – Sistemas de Tratamento de Água Residual

Bom Jesus Itatiba, Itatiba (SP)

Aluno(s): Danilo Mattiuzzo Cecon, Guilherme Barros Hungaro e Maria Eduarda da Silva Geraldi

• 3.º lugar – Hidrogênio Verde (Parte II)

Bom Jesus São Miguel, Arroio do Meio (RS)

Aluno(s): Bruno Arthur Schmitz, Héron Davi Majolo e Matias Scheid Warken

Categoria Sociedade

• 1.º lugar – Arqueologia na Amazônia e os Estudos das Antigas

Ocupações Humanas no Rio Madeira

Bom Jesus Itatiba, Itatiba (SP)

Aluno(s): Raphael Vilela da Mata Bianchini

• 2.º lugar – Desestigmatizando a Morte: o Processo de Valorização da Vida no Contexto Pós-Pandemia

Bom Jesus Itatiba, Itatiba (SP)

Aluno(s): Felipe dos Santos Cabral Monteiro

• 3.º lugar – Análise do Impacto das Redes Sociais na Autopercepção da Beleza Corporal em Adolescentes

Bom Jesus Rosário, Paranaguá (PR)

Aluno(s): Maria Julia Domareski Franco

Voto popular

• Protótipo de Cadeira de Rodas Elétrica com Controle

Multissensorial – Ficem 2024 ENG

Unidade: Bom Jesus Coração de Jesus, Florianópolis (SC)

Aluno(s): Leonardo Oliveira da Rocha Lima e Raiel Zanchet Couto

BOM JESUS Social

Ulza F FFFFFersFoFF

Bom Jesus Social – A serviço do Humanismo Solidário e da Sustentabilidade

é um projeto inovador que busca promover o humanismo solidário no contexto da Educação Básica, com um enfoque no desenvolvimento integral do ser humano. Ao integrar valores franciscanos de solidariedade, partilha, fraternidade e responsabilidade social, o projeto pretende formar cidadãos conscientes, capazes de aprender a demonstrar sensibilidade em relação a pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, a zelar pelo cuidado da Mãe Terra e a atuar em benefício da comunidade, especialmente dos mais necessitados.

Além de mobilizar cada um dos envolvidos com as atividades do Bom Jesus Social para o cultivo de um propósito de vida ético e solidário, esse projeto visa, acima de tudo, contribuir para a superação das desigualdades e para a promoção de uma sociedade mais fraterna, sustentável, pacífica e feliz. A educação, entendida como um dos principais meios de transformação social, é vista como a mola propulsora dessa mudança.

Há 9 anos, o Bom Jesus Social aposta no desenvolvimento do potencial das gerações escolares, cultivando nelas a conscientização sobre a importância de cuidar do meio ambiente e de promover ações solidárias em suas comunidades. Por meio de práticas socioeducativas e solidárias que valorizam o cuidado da vida, a solidariedade, a empatia, o respeito e a colaboração, o projeto proporciona a alunos e professores um conjunto de experiências que vai além do aprendizado acadêmico. Prepara-os para se tornarem verdadeiros cidadãos, capazes de disseminar a esperança de dias melhores à sociedade contemporânea.

O Bom Jesus Social é, por assim dizer, um contínuo convite a refletir a respeito do papel da educação na construção de uma sociedade mais justa, na qual os esquecidos sejam lembrados, as desigualdades sejam diminuídas e as oportunidades de uma vida mais digna sejam ampliadas para todos. Entende-se que o processo educativo não é apenas um meio de adquirir conhecimento, mas de formar cidadãos com consciência crítica e dispostos a transformar a realidade à sua volta, criando um futuro mais humano, solidário e ambientalmente responsável.

Paraná

Bom Jesus Água Verde | Curitiba

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 1996

N.º de alunos: 1 004

Gestora: Mônica Andrea Jonsson

Páscoa da União

A Unidade se uniu para arrecadar chocolates em prol do Lar dos Meninos São Luiz e da ONG Inclusive nas Artes. A iniciativa resultou em um total de 222 kits de chocolates, que foram entregues à entidade, beneficiando um total de 150 crianças.

Lar dos Meninos São Luiz: mantida pela Arquidiocese de Curitiba, a instituição atende, no período de contraturno escolar, crianças matriculadas na Escola Municipal São Luiz em situação de vulnerabilidade social.

ONG Inclusive nas Artes: trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que atende adultos com deficiência ou necessidades especiais, auxiliando-os a desenvolverem novas habilidades na área artística.

Partilha

Em prol de beneficiar a Casa de Repouso Bom Jesus, a festa junina da Unidade pediu como passaporte para a entrada a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Como resultado, foram arrecadados um total de 431 quilos de donativos, que foram entregues na instituição.

Casa de Repouso Bom Jesus: fundada em 2008, a instituição está localizada no bairro Boqueirão e atualmente atende 20 idosos.

Ficamos felizes em receber do Colégio Bom Jesus Água Verde quase meia tonelada de alimentos variados. Deus abençoe a todos que colaboraram.

Regiane – responsáDel pela Fasa

Bom Jesus Centro | Curitiba

N.º de alunos: 1 405

Gestora: Suzete Maria Salvaro Beal

Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1958

Jovem abraça criança

Por meio da iniciativa, alunos da Unidade, acompanhados por um docente responsável, vão semanalmente até o Hospital

Pequeno Príncipe promover atividades voluntárias. As ações contam com brincadeiras, jogos, desenho, pintura e leitura com as crianças que aguardam atendimento médico, jornada que pode ser exaustiva para os pacientes, que muitas vezes passam o dia todo no local. Após o encerramento de cada encontro, é realizado um momento de reflexão com os estudantes participantes do projeto. Todos os envolvidos nas atividades receberam um treinamento do hospital, para que pudessem tomar os devidos cuidados com as crianças.

Esse ano, um total de 80 discentes participaram do projeto. A Unidade também realizou a doação de 500 caixas de giz de cera, material fundamental para que as crianças possam desenhar enquanto estão nas salas de espera.

Alunos participam de treinamento.

Hospital Pequeno Príncipe: trata-se de uma instituição filantrópica, que atua desde 1919 no atendimento a crianças e adolescentes. O hospital é referência em atendimentos de alta e média complexidade.

Nós agradecemos as doações, é muito importante para que a gente consiga atender às pessoas necessitadas. Sempre que precisarem também estamos à disposição.

Marilza Vieira das Neves, Coordenadora do Projeto Chá Fraterno

Semeando o Bem

Alunos da Unidade, que são voluntários no projeto Semeando o Bem, se reuniram durante uma visita ao Centro de Educação Infantil (CEI) Mão Cooperadora, no bairro Uberaba. Durante o encontro, os estudantes, acompanhados de dois docentes, promoveram atividades como desenho e pintura, contação de histórias, e também auxiliaram na distribuição do lanche.

Centro de Educação Infantil Mão Cooperadora:

2 a 5 anos, moradoras do bairro, bem como as que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O CEI conta com atividades extraclasse e de envolvimento com a família, auxiliando no desenvolvimento integral da criança.

Projeto Dorcas

Após uma visita ao Projeto Dorcas, de Curitiba, alunos da Unidade promoveram uma arrecadação de alimentos para auxiliar na alimentação das crianças e jovens que participam da iniciativa.

A ação resultou em 60 quilos de mantimentos, entre arroz e feijão.

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes | Curitiba

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1999

N.º de alunos: 2 327

Gestora: Cleide de Lourdes Barbosa Machado

Contação de histórias

Durante o segundo semestre, alunos da 1.ª e 2.ª série do Ensino Médio participaram de um projeto de contação de histórias no CEI Vicentino Santa Luísa. A iniciativa contou com a participação de 60 discentes que receberem um treinamento e realizaram um planejamento em conjunto com o professor responsável. Durante os encontros, os estudantes, divididos em grupos, promoveram atividades lúdicas, estimulando a imaginação e a reflexão de um total de 60 crianças.

Centro de Educação Infantil Vicentino Santa Luísa: localizado no bairro Rebouças atende crianças de 4 meses a 5 anos.

Ações em prol do Movimento SOS Vila Torres

Durante o ano, a Unidade promoveu algumas atividades em prol do Movimento, que atende famílias carentes e pessoas em situação de rua, na região da Vila Torres.

Páscoa solidária

Alunos da Educação Infantil ao 4.º ano do Ensino Fundamental da Unidade colaboraram com uma campanha de arrecadação de bombons em prol das crianças que participam do Movimento SOS Vila Torres.

Os donativos foram separados e embalados com a ajuda de toda a comunidade escolar, resultando em um total de 786 kits de bombons.

• Entre os meses de maio e agosto, a comunidade escolar participou de uma campanha de arrecadação de roupas, agasalhos e cobertores em prol de famílias carentes e pessoas em situação de rua. Os donativos foram entregues ao Movimento SOS Vila Torres, que distribuiu as doações.

• No mês de junho, a Unidade promoveu uma entrega de alimentos não perecíveis.

Doação de brinquedos

Em comemoração ao Dia das Crianças, no mês de outubro, os alunos participaram de uma campanha de arrecadação de brinquedos em prol das crianças da Vila Torres e da Escola Municipal Cristóvão Colombo. A ação resultou em um total de 401 donativos arrecadados, que foram entregues a responsável pela Escola e também ao responsável pelo Movimento SOS Vila Torres.

Asilo São Vicente de Paulo: atualmente abriga 150 idosos entre homens e mulheres.

Doação de ração

A Unidade arrecadou um total de 200 quilos de ração que foram entregues à ONG Tomba Latas, instituição que atende animais resgatados em situação de vulnerabilidade. A entrega ocorreu no dia 19 de outubro, durante a benção dos animais.

Bom Jesus Divina Providência | Curitiba

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2005

N.º de alunos: 916

Gestora: Adriane Francis Mafuzo Wendling

Durante a organização das filas, no início de cada período, foi explicado aos alunos a importância para o meio ambiente em separar tampas de garrafas. Os estudantes também foram informados que a venda desses materiais para a reciclagem pode gerar renda a diversas instituições. Por meio desses diálogos, a Unidade promoveu a arrecadação desses objetos, que eram deixados em um coletor localizado no pátio central. A iniciativa resultou em um total de 434 quilos do material, que

Durante o ano, alunos da Unidade que são voluntários no projeto Semeando o Bem participaram de diferentes ações sociais como visitas, atividades recreativas e distribuição de lanches. O voluntariado foi promovido às segundas-feiras, durante o período contraturno, por alunos do

Entrega de lanches no hospital

No primeiro semestre, uma vez ao mês os alunos do Ensino Médio foram até o Hospital de Clínicas de Curitiba para entregar lanches a pacientes e seus acompanhantes que aguardavam atendimento no local. Durante cada encontro, os estudantes levaram uma média de 370 lanches, 20 litros de bebidas (suco, refrigerante e café com leite). A iniciativa beneficiou àqueles que, por vezes, ficam por muito tempo esperando serem atendidos, bem como aqueles que vêm de outros municípios para fazer exames e se consultarem com especialistas.

Confira outras iniciativas promovidas durante esse ano:

• 12/08 – Visita à Mão Cooperadora Pinhais.

• 26/08 – Entrega de Lanches no Hospital de Clínicas.

• 09/09 – Visita ao Projeto Atitude na Cabeça.

• 23/09 – Visita ao Projeto Fazdi.

• 30/09 – Entrega de Lanches no Hospital de Clínicas.

• 07/10 – Participação nos cartões do Dia dos Professores.

• 21/10 – Visita à Associação Fênix.

• 28/10 – Entrega de Lanches no Hospital de Clínicas.

• 11/11 – Visita ao P

• 18/11 – A Infantil Heloina Greca.

• 25/11 – Entrega dos certificados para os alunos.

As doações dos livros de literatura infantil enriqueceram grandemente nosso acervo literário, proporcionando riqueza e variedade, ampliando o repertório linguístico para diferentes faixas etárias, e os brinquedos trouxeram novas possibilidades para o brincar, permitindo novas descobertas e possibilidades.

Mariele TrepFow – direFora do CMEI

Doações ao CMEI

Maria José Coutinho Camargo

Por meio de uma campanha de arrecadação na Unidade, foram doados 150 livros e 90 brinquedos ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria José Coutinho Camargo. As doações ajudaram a enriquecer o acervo de literatura infantil do CMEI e também aumentaram a diversão das crianças durante a hora do recreio.

As entregas foram feitas no próprio centro de educação, envolvendo interação e brincadeiras entre todos.

Centro Municipal de Educação Infantil Maria José Coutinho Camargo: localizada no bairro São Lourenço, a instituição atende um total de 90 crianças.

Um sonho de criança

Após uma conversa sobre a Associação

Beneficente Oásis, os docentes da Unidade decidiram presentear as crianças. Assim, por meio de cartas escritas com o responsável pela associação, as crianças escreveram dados pessoais, como idade, tamanho de roupa e calçado, e o que gostariam de ganhar no dia 12 de outubro. Os pedidos ficaram em um mural localizado na sala dos professores, que atenderam as diferentes solicitações. No início do mês de outubro, após todas as demandas atendidas, a associação foi até a Unidade retirar as doações e foram surpreendidos com kits de doces que acompanhavam os presentes.

Associação Beneficente Oásis: a instituição atende crianças e adolescentes com idades de 7 a 17 anos, que estão em diferentes situações de vulnerabilidade, além de sofrerem risco pessoal e social.

Bom Jesus Seminário | Curitiba

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2021

N.º de alunos: 606

Gestor: Robson Fernando Oldenburg

Páscoa solidária

A Unidade, com o auxílio de toda a comunidade escolar, arrecadou caixas de bombons para as crianças e adolescentes atendidas pela Acridas. A iniciativa iniciou após uma reflexão sobre as virtudes da gratidão, do amor e da fraternidade, culminando em um total de 100 caixas de bombons, beneficiando as 70 crianças atendidas pela instituição.

Acridas: fundada em 1984, a instituição está localizada no bairro Bacacheri e atende crianças de 0 a 14 anos vítimas de violência doméstica e em risco social.

Somos muito gratos a toda a equipe de professores e alunos do Colégio Bom Jesus Seminário que sempre se fazem presentes por meio das doações. As nossas crianças não têm ao longo do ano a oportunidade de saborear chocolates, neste período da Páscoa o partilhar se faz ainda mais importante, pois elas estão longe de suas famílias e as festividades cotidianas trazem alegria e carinho a cada uma delas.

LFan – responsáDel pelo seFor de arreFadação AFridas

Somos novamente gratos ao Colégio Bom Jesus Seminário, pois cada doação é fundamental para que consigamos nos manter funcionando e ofertando o melhor para quem mais precisa.

Trevizan –

Campanha do agasalho

Após um tempo de debate e reflexão sobre diferentes realidades, alunos e professores da Unidade se uniram para arrecadar agasalhos em prol da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná. A iniciativa realizada entre os meses de junho e julho culminou em um total de 500 itens arrecadados. Todas as doações foram entregues à instituição que doou a pessoas atendidas por ela e também as utilizou em seu bazar, para auxiliar no custo com cadeiras de rodas e outros itens usados por pessoas com deficiências.

Associação dos Deficientes Físicos do Paraná: a instituição atua com pessoas com as diversas deficiências e realiza atividades de reabilitação, assistência social, esporte e educação.

Jovem Abraça Criança

Entre os meses de maio e junho, alunos da Unidade participaram da iniciativa que conta com trabalho voluntário no período de contraturno escolar. Durante duas horas semanais, os estudantes promoveram atividades lúdicas com crianças de 0 a 12 anos, atendidas no ambulatório de neurologia do hospital. O trabalho é fundamental para entreter os pacientes que muitas vezes esperam algumas horas por atendimento.

O projeto Jovem Abraça Criança tem um impacto significativo, tanto para o paciente quanto para o jovem que participa da iniciativa. A criança, atendida pelo hospital, vivencia uma experiência lúdica e encontra um ambiente acolhedor. Já o voluntário, ao dedicar algumas horas da semana para os pacientes, terá contato com uma realidade diferente da qual estão acostumados. Guiados pelo sentimento de amor ao próximo, eles terão a possibilidade de agregar valores, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades psicossociais. E assim, no dia a dia, a presença dos estudantes do Colégio Bom Jesus contribui significativamente com o atendimento humanizado do Pequeno Príncipe.

Grazieli FonseFa – Foordenadora do FerDiço de VolFnFariado do HospiFal PeqFeno PrínFipe

Colégio Sesc São José | Curitiba

N.º de alunos:

Gestora:

Ensino Médio – desde 2008
806
Marlene Kochinski

Clube dos solidários

Durante o ano, alunos da 2.ª série do Ensino Médio, que se voluntariam a participar do projeto, realizaram ações semanais na Paróquia Bom Jesus dos Perdões. As atividades, realizadas semanalmente por três alunos e um docente, foram desempenhadas durante o Chá Fraterno, iniciativa desenvolvida pela paróquia em prol de pessoas em situação de rua. Durante os encontros, os grupos colaboraram na distribuição dos alimentos, na montagem do bolo de Santo Antônio, além de produzirem, etiquetarem e distribuírem sabonetes líquidos aos necessitados. As ações, além de auxiliarem no atendimento ao grande número de desabrigados atendidos no local, também beneficiaram os estudantes, que tiveram a oportunidade de conhecer as demandas das camadas sociais mais necessitadas. Ao todo, 33 discentes participaram do projeto.

Quando falo em parceria, é dessa forma que sinto!

Foi uma oportunidade que tivemos em receber os alunos e assim partilharmos um pouco da vivência junto à população em situação de rua e em situação de vulnerabilidade. Os alunos trouxeram o Espírito da Juventude e de muito apoio.

Demonstraram muita dedicação e prontidão no trabalho que executaram. A condução e a supervisão do Prof. Carlos, extremamente correta, de forma participativa e protetora quando se fez necessário!

Nossos agradecimentos, colocamo-nos à disposição para o próximo ano!

Bom Jesus Internacional Aldeia | Campo Largo

Educação Infantil e Ensino Fundamental – Desde 1981

N.º de alunos: 615

Gestora: Elizabeth Portela de Almeida

Páscoa solidária

Alunos da Unidade arrecadaram caixas de bombons em prol de diferentes instituições do município de Campo Largo. Todos os doces foram devidamente embalados em pelos estudantes.

Os doces foram entregues às instituições a seguir:

• Crianças e adolescentes abrigados no Lar Aldeia São José. No total, 20 pacotes foram entregues à instituição, que distribuiu aos 18 moradores.

• A Unidade também pr Dr. Caetano Munhoz da Rocha. No total, foram entregues 270  dantes matriculados.

• 20 kits foram entregues à Casa de Retiros São José.

Jiffy

Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial | Campo Largo

Ensino Fundamental para alunos com necessidades educativas especiais – desde 1983

N.º de alunos: 19

Gestora: Elizabeth Portela de Almeida

A Unidade promoveu a ação Páscoa solidária em parceria com o Bom Jesus Internacional Aldeia.

Bom Jesus Internacional Alphaville | Colombo

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 2002

N.º de alunos: 371

Gestora: Andrea Regina Eckel

Bom Jesus São José dos Pinhais

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio –desde 2009

N.º de alunos: 801

Gestora: Stela Regina Gressler Wontroba

Alfabeto do Amor

Desenvolvida com os alunos da Educação Infantil ao 1.º ano do Ensino Fundamental, a atividade estimula os estudantes, de forma lúdica, a comemorar o aniversário do Senhor Alfabeto. O personagem conhecido e querido pelas crianças, incentiva-os a estudar. Nesse ano, além da diversão, ele trouxe um desafio para as crianças arrecadarem caixas de leite em prol da Casa de Repouso São José. A ação culminou em um total de 152 litros da bebida, que foi entrega à instituição.

Mais uma vez, o Bom Jesus São José dos Pinhais fez a diferença! Obrigado a todas as crianças e familiares que doaram o leite para nossos moradores, ultimamente estamos tendo muitas dificuldades para manter nossa despensa. Hoje ela está cheia! Graças a bondade de vocês. Deus abençoe!

Dona LoFrdes – responsáDel pela Casa de RepoFso Fão José

No mês de março, em celebração à Páscoa, a Unidade promoveu uma arrecadação de bombons, em benefício da Escola Municipal Professora Cleonice Braga Fonseca e também da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada no bairro Costeira. Por meio da iniciativa, foi possível de chocolates, que foram entregues às instituições selecionadas.

As atividades contam com o apoio de alunos que se voluntariam a apoiar projetos sociais da Unidade, realizando visitas, promovendo atividades de integração e distribuindo donativos arreca-

Visitas solidárias

No mês de abril, os voluntários participaram de uma tarde com música, serviço, escuta voluntária e lanche da tarde com os idosos moradores da Casa de Repouso São José. Na ocasião, também foram entregues 40 litros de leite para auxiliar na alimentação dos idosos. No mês de julho, foram entregues 50 litros de detergente e 100 barras de sabonete, produtos que foram produzidos pelos próprios estudantes, no laboratório do Colégio. Todas as atividades foram realizadas com o auxílio de um docente responsável.

Todos pelo Rio Grande do Sul

A Unidade também promoveu arrecadação de

No segundo semestre, os voluntários participaram de uma visita à instituição de acolhimento a

Durante a visita, a instituição recebeu a doação de R$ 2.450,00 arrecadados pela Unidade.

Quadro dos sonhos

No mês de dezembro, os moradores da Casa de Repouso São José foram surpreendidos com presentes dados pelos alunos voluntários. A iniciativa foi feita após os moradores do local escreverem, em um quadro, o presente que gostariam de ganhar. A ação beneficiou todos os idosos da Casa de Repouso.

Tampinha solidária

Ao longo do ano, a Unidade arrecadou tampas de garrafas PET em prol da Casa de Repouso São José. O material foi repassado mensalmente à instituição para ser trocado por fraldas geriátricas para os idosos moradores do local.

Nossa instituição é muito grata a todos os envolvidos do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais, pela doação das tampinhas. Isso faz uma grande diferença na nossa economia e ajuda no cuidado do nosso planeta.

Maria de Lo

Casa de Repouso São José: abriga atualmente 30 idosos.

Bom Jesus São Vicente | Araucária

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2015

N.º de alunos: 473

Gestora: Dirce Maria Kossar

Os donativos foram entregues na Unidade do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Araucária, responsável por encaminhar os donativos até o estado gaúcho.

Doações para o Pequeno Cotolengo

No mês de outubro, durante o festival da primavera, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de lacres de alumínio, blísteres de medicamentos, meias, sapatos e agasalhos em prol do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.

Para ter sucesso na iniciativa, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos

Iniciais participaram de uma gincana de arrecadação. A ação resultou em 5 quilos de lacres de alumínio, 3 quilos de blísteres de medicamentos, 30 pares de meias, 6 pares de calçados e 63 peças de roupas.

Todos os donativos foram entregues a um representante da instituição, que foi até a Unidade retirar os itens.

Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo: e educação a crianças, adolescentes, jovens e adultos com múltiplas deficiências, em situação de vulnerabilidade social ou abandono e a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Doação de brinquedos

Durante os meses de setembro e outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, a Unidade arrecadou brinquedos novos e em bom estado para doação. A ação que contou com a ajuda dos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais (7.º e 8.º ano) e da 3.ª série do Ensino Médio resultou em um total de 60 brinquedos arrecadados.

Os donativos foram entregues para as crianças matriculadas no CMEI Verônica Panek Hass. A entrega ocorreu no dia 11 de outubro e contou também com 200 kits de lanches contendo suco e bolinho. Durante a ocasião, o CMEI preparou um lanche, ocorrendo, assim, uma tarde de confraternização entre todos.

CMEI Verônica Panek Hass: fundado em 2021 e localizado no bairro Iguaçu, o local oferece Educação Infantil para crianças de 4 meses a 5 anos.

Doação de ração

Entre os meses de setembro e outubro, a Unidade arrecadou ração em prol da ONG Defesa Animal, localizada no município da Lapa (PR). A iniciativa contou com a participação dos alunos da 1.ª e 3.ª séries do Ensino Médio, que engajaram a Unidade em prol de doações. Um total de 100 quilos do alimento foram entregues à instituição.

Páscoa solidária

Em março, em comemoração à Páscoa, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de bombons para serem doados às crianças do CMEI Capinzal. A iniciativa teve a colaboração de toda a comunidade escolar, beneficiando as 130 crianças da instituição, com

Bom Jesus Mãe do Divino Amor | Arapongas

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio –desde 2016

N.º de alunos: 701

Gestora: Fabiani Decanini

Bom Jesus Carlos Démia | Maringá

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2018

N.º de alunos: 365

Gestor: Denis A. Bosso

Vivência no Lar dos Velhinhos de Maringá

Durante o primeiro semestre, exercendo o humanismo solidário, a Unidade adotou o Lar dos Velhinhos promovendo visitas, atividades recreativas e ações sociais a seus moradores. Confira todas as iniciativas realizadas em benefício da instituição:

• 1.º Passeio ciclístico – para inscrição no passeio, a Unidade solicitou um ou mais itens de higiene pessoal e de limpeza, culminando em um total de 1 000 itens

• Arrecadação de fraldas geriátricas – a ação foi promovida durante a Semana dos Jogos Internos do Ensino Fundamental II e do Festival da Primavera do Ensino Fundamental I. Por meio de gincanas, foram arrecadados 75 pacotes de fraldas.

Conhecendo os moradores – durante a primeira visita, os alunos levaram jogos de tabuleiro ara interagir com os moradores e as alunas levaram maquiagem e itens de cabelos para

Festa junina – durante a segunda visita à instituição, alunos, pais, professores e voluntários eram uma decoração junina, levaram lanches típicos e dançaram músicas juninas com

• Bingo de Natal – durante a Mostra do Conhecimento 2024, os alunos promoveram uma “venda de garagem” para arrecadar fundos em prol do asilo. A ação resultou em um total de R$ 780,00, possibilitando, assim, a compra de presentes para os idosos, a realização de um bingo e a compra de um lanche em comemoração ao Natal.

Lar dos Velhinhos de Maringá: a instituição é uma unidade de assistência social vinculada à Rede Santa Paulina. No local, os moradores recebem assistência social, participam de atividades físicas e culturais e de atividades festivas em datas comemorativas. Todas as ações são realizadas de maneira que possam garantir os direitos dos idosos.

Arrecadação de donativos para os irmãos necessitados do Rio Grande do Sul

No mês de maio, em parceria com o 3.º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Maringá e a Arquidiocese de Maringá, a Unidade tornou-se um ponto de coleta de donativos para os desabrigados pelas enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. A ação reuniu docentes, funcionários administrativos, alunos e pais de alunos para colaborar na triagem e armazenamento dos donativos arrecadados. Os estudantes também fizeram cartazes e cartas de apoio e incentivo para serem entregues aos desabrigados pelas chuvas.

Bom Jesus Santo Antônio | Rolândia

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.º de alunos: 414

Gestora: Patrícia Bordim Pinceli

Vida saudável

Durante o ano, uma vez por semana, um professor de Educação Física da Unidade promoveu visitas ao Lar dos Idosos Cairbar Schutel. Os encontros contaram com atividades variadas, como alongamentos, momentos de recreação e socialização. Uma vez ao mês, os alunos do Ensino Fundamental acompanharam o docente nessas visitas, havendo momentos de alegria, conversas e descontração entre todos. Ao todo, 30 idosos foram beneficiados com as atividades.

Eu senti melhoras nos pés, nas mãos e na circulação. Uma melhora no bem-estar e na qualidade de vida.

Vera LúFia AlDes Ferafim, 70 anos –moradora do Lar dos Idosos CairFar FFFFFel

A Unidade desenvolveu outras ações em prol do Lar dos Idosos Cairbar Schutel. As iniciativas reforçaram o interesse da Unidade em beneficiar os idosos ali abrigados, que contam com doações para auxiliar a suprir necessidades básicas.

Conheça as ações:

• Durante o Festival da Primavera, promovido em setembro, os alunos da Unidade, envolvidos em atividades de competição, arrecadaram itens de higiene pessoal para o Lar dos Idosos. A ação resultou em produtos

• No mês de junho, os alunos do Ensino Fundamental participaram do Festival Cultural e Esportivo. O evento contou com a arrecadação de 155 lenços umedecidos, item importante para auxiliar na higiene dos moradores do asilo.

• Um total de 200 quilos de alimentos foram entregues ao Lar dos Idosos. A ação foi graças ao Dia Internacional da Paz, uma temática levantada pela Rede PEA-UNESCO.

incêndio, trata-se de uma instituição

Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário | Paranaguá

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 512

Gestora: Monica Krzyzanovski Pallu

Livro solidário

Por meio da colaboração de alunos da Unidade, livros literários, novos e usados foram doados à Escola Municipal Iná Xavier Zacharias. A iniciativa resultou em 229 livros entregues à escola, beneficiando 208 estudantes. Durante a entrega, os discentes do Bom Jesus compartilharam recomendações e experiências de leituras.

fundada em 1992, a

Ação Social no Novenário do Santuário Nossa Senhora do Rocio

Durante a festividade de Nossa Senhora do Rocio, a Unidade contou com o auxílio de alunos para a doação de caixas de leite e fraldas geriátricas.

Todos os donativos foram entregues para asilos do município.

Tampinhas do Bem

No início do ano letivo, a Unidade conversou com a comunidade escolar sobre como

Bom Jesus São José | Rio Negro

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio –desde 2005

N.º de alunos: 549

Gestora: Sara Cleunice Leite de Moura

Alfabetização com amor

Nesse ano, a Unidade deu continuidade às aulas de alfabetização para adultos que trabalham na Fundação Comunitária de Desenvolvimento Integrado do Município de Rio Negro (Fundir). Os encontros foram realizados semanalmente no espaço da Fundir, com apoio de docentes do Bom Jesus. Durante cada aula, os professores ensinaram o alfabeto, os números, a escrita cursiva, bem como as técnicas de escrita, tudo de forma didática, de modo que incentivasse o aprendizado dos alunos.

Fundação Comunitária de Desenvolvimento Integrado do trata-se de uma fundação sem fins lucrativos, que desenvolve atividades de coleta, recebimento, triagem e separação de materiais recicláveis do município.

Prédio Lamenha Lins | Curitiba

Language

Centro de Estudos e Pesquisas, Editora Bom Jesus, Lace
Center e outros setores administrativos do Grupo Educacional Bom Jesus.

Voluntariado corporativo

A iniciativa conta com o voluntariado de funcionários administrativos e docentes do Bom Jesus, que vão até o Hospital Pequeno Príncipe desenvolver atividades com as crianças que estão aguardando atendimento médico. Muitos pacientes, de Curitiba e de outras regiões do país, ficam por um longo período aguardando serem chamados para a consulta. Por meio do trabalho dos voluntários, são feitas atividades como desenhos, pinturas, jogos e conversas, ajudando no entretenimento das crianças e fazendo com que o tempo de espera não seja exaustivo.

Santa Catarina

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio –desde 2007

N.º de alunos: 423

Gestor: Cristiani R. Bertotto Subtil

Roda de Conversas com Migrantes

A Unidade promoveu um encontro com migrantes e refugiados do município para conversar a respeito de seus testemunhos de vida e trajetórias imigratórias.

A partir dessa iniciativa, a Unidade promoveu outros quatro encontros para auxiliar os refugiados de acordo com a necessidades e dificuldades abordadas durante a primeira reunião.

• No mês de agosto, foi realizada uma tarde com o tema Língua Portuguesa e Oratória.

• Em setembro, o tema abordado foi Língua Portuguesa e Comunicação.

• Em outubro, houve uma aula a respeito da História e Cultura Brasileira e Latino-Americana.

• No mês de dezembro, o grupo promoveu uma confraternização para encerrar as atividades do ano. Em parceria com a Cáritas e com a ajuda de uma professora, foi realizado uma oficina com o tema Natal. A atividade também contou com comida típica venezuelana, brincadeiras pedagógicas e partilhas de experiências de vida.

PFanord PresFme – HaiFi

Todas as ações foram realizadas aos sábados, na Unidade Bom Jesus, e contaram com um total de 100 participantes.

Bom Jesus Coração de Jesus | Florianópolis

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.º de alunos: 900

Gestora: Cyntia Mara Folly

Bom Jesus Santo Antônio | Blumenau

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1999

N.º de alunos: 2 048

Gestor: Glauco Inocêncio Foltran

Aulas de reforço escolar

Durante o ano, alunos da 1.ª série do Ensino Médio da Unidade promoveram assistências de matemática e língua portuguesa às crianças e adolescentes que frequentam a Casa de Acolhida São Felipe Néri.

Realizados no período de contraturno escolar, os encontros beneficiaram 180 crianças, auxiliando-as a melhorar o desempenho escolares.

Casa de Acolhida São Felipe Néri: criada em 2015, trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, que acolhe crianças e adolescentes no período de contraturno escolar.

O voluntariado dos jovens estudantes quer proporcionar uma maneira diferente de pensar a vida, buscando identificar os valores humanos, éticos e franciscanos, compartilhando alguns momentos de solidariedade à realidade de crianças carentes. Esse envolvimento de nossos jovens tem transformado a maneira de ser e pensar da sociedade em que vivem, orientando um olhar diferente diante dos estudos e projeto de vida.

MarFos Fidney Pereira –professor da Unidade Bom JesFs

Bom Jesus Itajaí

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2018

N.º de alunos: 591

Gestor: Francisco Novaes

Bem-estar e integração

Mensalmente, alunos da Unidade, juntamente a um docente responsável, vão até a Casa de Repouso para Idosos Minha Casa sua Casa, para desenvolver atividades que promovam o bem-estar físico, mental e social dos residentes do local.

Durante os encontros, os estudantes contam histórias, conversam com os moradores e auxiliam nas atividades físicas.

As atividades beneficiam um total de 20 idosos.

Casa de Repouso para Idosos Minha Casa sua Casa: localizada no bairro Itaipava, a instituição atende atualmente 20 idosos.

Páscoa solidária

Alunos da Unidade confeccionaram pirulitos de chocolate para doar às crianças matriculadas no CEI Mario Pedro Ferreira. Por meio da ação, foram entregues 120 cestas com chocolates de Páscoa.

Quadradinhos que aquecem

Entre os meses de maio e junho, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de mantas e cobertores para as crianças matriculadas no Centro de Intervenção e Estimulação Precoce (Ciep) Vovó Biquinha. A ação que contou com a colaboração de alunos e seus familiares, resultou em um total de 28 donativos, que foram entregues à instituição.

A Unidade também participou da campanha de arrecadação de alimentos e materiais didáticos para as famílias atingidas pelas enchentes do Rio Grande do Sul.

Bom Jesus Diocesano | Lages

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1999

N.º de alunos: 814

Gestor: Raphael Branco

Páscoa solidária

Durante o mês de março, em comemoração à Páscoa, alunos do Ensino Médio promoveram uma arrecadação de chocolates para doar a diferentes instituições sociais. O sucesso da campanha beneficiou às seguintes instituições:

• CEIM Noé José dos Santos – recebeu 176 cestas.

• CEIM Professora Rosimery Guimarães Lira e EMEB Dom Hostin – receberam 196 cestas.

• Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages) – 44 cestas para as crianças das famílias cadastradas na cooperativa.

• Lar Vicentino – a instituição que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade recebeu 176 cestas com chocolates.

Tampinhas solidárias

A Unidade arrecadou, durante o ano, tampas de garrafas de PET para serem doadas à Associação de Proteção Animal Focinhos Mágicos. A campanha contou com a colaboração da comunidade escolar que entregou as tampinhas nos postos de coleta do colégio. O material foi entregue à instituição escolhida, que utiliza o dinheiro da venda dos recicláveis para a compra de ração e outros gastos com os animais resgatados.

No final do ano, durante as apresentações do Auto de Natal da Unidade, foram arrecadados brinquedos em prol de alunos de cinco instituições de ensino do município. A iniciativa que culminou em um total de 500 presentes beneficiou crianças de 0 a 5 anos. Todos os donativos foram entregues com pacotes de presentes e recados produzidos pelos alunos do Nível B e do 3.º ano do

Recreação

Durante o segundo semestre, a Unidade promoveu atividades recreativas com as crianças matriculadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município.

Bom Jesus Divina Providência | Jaraguá do Sul

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.º de alunos: 872

Gestora: Simone Kronbauer Müller

Doações para o Rio Grande do Sul

Em apoio às famílias afetadas pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul, a Unidade ajudou com doações e com auxílio na separação e organização de donativos recebidos da população de Jaraguá do Sul. O trabalho contou com a participação de toda a comunidade escolar e com a Torcida Barra Independente. Todos os itens arrecadados tiveram como destino o município de Alvorada, no estado sul-rio-grandense.

BOM

Bom Jesus Pedra Branca | Palhoça

Educação Infantil e Ensino Fundamental – Desde 2018

N.º de alunos: 986

Gestora: Lucinéia Mianis de Carvalho

Páscoa solidária

A Unidade arrecadou caixas de bombons em prol dos estudantes matriculados na Escola Básica

Professora Adriana Weingartner. As entregas das doações foram organizadas em um total de 590 alunos. A iniciativa contou com a colaboração de toda a comunidade escolar, especialmente dos alunos do 8.º ano que prepararam brincadeiras para a diversão das crianças do 3.º ano do Ensino Fundamental  – Anos Iniciais.

Descomplicando o Saber

Por meio de aulas de reforço, alunos do 9.º ano e da 1.ª série do Ensino Médio da Unidade, acompanhados de um docente, auxiliaram estudantes do 3.º ano do Ensino Fundamental  – Anos Iniciais da rede pública de ensino. A iniciativa foi uma parceria com o Projeto Dorcas, na qual, por meio de encontros semanais, discentes voluntários puderam sanar diferentes dúvidas das crianças.

Projeto Dorcas:

lia crianças em situação de risco e também em vulnerabilidade social da Comunidade Frei Damião, por meio de ações socioeducacionais e de acompanhamento familiar.

Bom Jesus São José | São Bento do Sul

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2005

N.º de alunos: 300

Gestora: Cristiane de Souza Gonçalves Litzinger

Páscoa solidária

A Unidade iniciou uma campanha de arrecadação de caixas de bombons em prol do CEI Cantinho do Céu, instituição que atende crianças em situação de vulnerabilidade social. Como a quantidade de chocolates doados foi maior do que a quantidade prevista, todas as doações excedentes foram direcionadas para Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA). O evento de entrega contou com a participação dos alunos voluntários da Unidade, beneficiando centenas de crianças.

Jiffy

atuando no município desde 1999, a instituição atende homens e mulheres em tratamento contra o câncer, promovendo doações,

Auxílio às mães da cooperativa de recicláveis de São Bento do Sul

Atendendo a um pedido da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de São Bento do Sul, a Unidade promoveu uma arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal. As doações foram entregues com biscoitos e

É incrível o trabalho que a escola juntamente com vocês faz, que Deus abençoe vocês, pois agora teremos condição de fazer uma refeição digna.

Fandra – responsáDel pela FooperaFiDa

Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de São Bento do Sul: localizada no bairro Brasília, a instituição atua desde o ano 2000 com a reciclagem de materiais, auxiliando no sustento de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Atendendo a um pedido da Fundação Literária de São Bento do Sul, a Unidade arrecadou livros infanto-juvenis para doar a escolas no estado do Rio Grande do Sul. A ação, que contou com a participação dos alunos da Unidade, culminou em um total de 165 livros, que farão parte de bibliotecas de instituições de ensino público do município de São Leopoldo que tiveram seus acervos

Inverno solidário

Durante o Festival Cultural Esportivo da Unidade, foi realizada a campanha de doação de meias e cobertores em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A campanha foi aderida por toda a comunidade escolar, culminando em um total de 357 itens, sendo 77 cobertores e 280 pares de meias. Todos os donativos foram entregues para a Casa da Amizade, que promoveu a distribuição dos itens.

Casa da Amizade de São Bento do Sul: fundada em 1992, a instituição atende a população carente, promovendo a doação de itens que possam auxiliar nas necessidades encontradas no dia a dia. Entre os donativos, destacam-se roupas, cobertores, cama hospitalar, cadeira de rodas, e demais materiais que possam ajudar pessoas que estão em tratamento médico.

BOM

Rio Grande do Sul

Bom Jesus Joana d’Arc |

Rio Grande

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 589

Gestor: Rodrigo Gularte Lovato

Explorando o inglês com histórias

Durante o primeiro semestre, a Unidade promoveu aulas de inglês aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Clemente Pinto. As aulas foram promovidas por meio de contação de histórias, envolvendo confecção de jogos digitais para apresentação na tela interativa. As atividades também contaram com outros materiais pedagógicos que despertassem a curiosidade, a criatividade e que facilitassem o aprendizado do idioma. Todos os encontros foram promovidos após reunião com a gestora da escola e reunião com os alunos voluntários do Bom Jesus, bem como a docente responsável. A iniciativa beneficiou um total de 65 crianças.

Os alunos adoraram a novidade e aguardavam ansiosos pela segunda-feira que tinha aula de inglês! Os pais questionaram se era alguma parceria com escola de idiomas, pois ficaram felizes quando seus filhos contavam sobre o projeto.

Fimone FoFza Veiga – professora da esFola

Escola Municipal de Ensino

Fundamental Clemente Pinto: fundada em 1940, a escola está localizada no bairro Cidade Nova e atende aproximadamente 600 estudantes.

Juntos pela cultura: esporte e arte em ação

Com o intuito de propagar a arte e a cultura, a Unidade ofereceu aulas de balé e aulas de futebol às crianças de 5 e 6 anos, matriculadas na Escola Municipal de Educação Infantil Fraternidade. As atividades foram devidamente planejadas por meio de reuniões e visitas à instituição para conhecer melhor os estudantes beneficiados. Durante os encontros, os meninos aprenderam técnicas e regras de futebol, enquanto as meninas aprenderam técnica corporal e diferentes coreografias.

Ao final do semestre, as crianças realizaram uma apresentação de balé e um minicampeonato de futebol.

[...] Esse projeto proporcionou às nossas crianças mais do que apenas momentos de alegria e aprendizado; deu a elas a chance de sonhar com um futuro melhor, de descobrir seus talentos e de acreditar que podem ir além [...].

FaFiane PresFes – direFora da esFola

Escola Municipal de Educação

Infantil Fraternidade: localizada no bairro Getúlio Vargas, a escola de Educação Infantil atende aproximadamente 300 crianças.

Tardes de alegria

No segundo semestre, a Unidade desenvolveu atividades em prol dos moradores do Residencial Geriátrico Santa Joana d’Arc. Para saber quais as principais necessidades dos idosos abrigados no local, foram feitas reuniões e visitas ao local, sendo possível um planejamento de ações. Assim, semanalmente, uma docente e alunos voluntários promoveram brincadeiras que exercitassem a memória, ginástica adaptada, exercícios para fortalecer a coordenação motora, pintura e diversos encontros que proporcionaram alegria e, ao mesmo tempo, respeitasse os limites dos idosos.

O BJ Social, ofertado pelo Bom Jesus Joana d’Arc, é uma grande oportunidade de fazer a diferença na sociedade.

Nesse projeto, houve uma troca muito boa entre nós alunos e as idosas. É muito bom fazer a diferença na vida dos outros!

Camila FanFFes – alFna DolFnFária no proFeFo

Residencial Geriátrico Santa Joana

d’Arc: localizado no centro da cidade, o local abriga atualmente 15 idosos.

Notas de amizade:

Bom Jesus

Durante o segundo semestre, alunos da Unidade partilharam momentos de apresentações musicais e de danças, com os idosos abrigados no Asylo Morada das Flores. Os encontros foram devidamente planejados entre os alunos voluntários e dois docentes responsáveis, que conheceram a realidade do local e praticavam ensaios periodicamente. As apresentações ocorreram durante os intervalos de lanche dos moradores, em que os estudantes cantavam, dançavam e tocavam instrumentos, gerando momentos de alegria

Professor Saimon e Silas com seus alunos encantaram a todos os vovôs com seu talento e maestria, que fluia naturalmente de seus instrumentos e voz. Ambos estão de parabéns, com certeza de que nossos queridos vovôs passaram momentos maravilhosos! A essa turma tão dedicada o nosso muito obrigada!

Doris FanFos Ferreira –assisFenFe soFial

Asylo Morada das Flores: fundado em 1885, o local é considerado uma das instituições mais antigas do estado do Rio Grande do Sul. Após passar por diversas mudanças tanto no atendimento quanto na gestão, a instituição atualmente abriga 47 idosos.

Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida | Venâncio Aires

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 490

Gestora: Inês Bernadete Oliveira Schwertner

Páscoa solidária

Por meio de uma campanha promovida pelos alunos da Unidade, foram arrecadados bombons em prol das crianças matriculadas na Escola Estadual Crescer. A ação culminou em um total de 3 350 chocolates, que foram entregues em embalagens confeccionadas pelos próprios estudantes.

Jiffy

Encontro de gerações

Durante o segundo semestre, alunos da Unidade promoveram visitas ao Asilo Lar Novo Horizonte. Durante os encontros, os estudantes, acompanhados de docentes responsáveis, realizaram as seguintes atividades:

• Conta aí – atividade de contação de histórias.

• Jogos e atividades manuais – xadrez, quebra-cabeça, jogo da memória e massinha de modelar.

• Realçando a beleza – corte e pintura de unhas, cabelo, maquiagem.

• Apresentação gauchesca.

• Projeto “tricotando” – confecção de mantas de crochê para presentear os moradores do asilo.

A iniciativa gerou momentos de interação, alegria e nostalgia entre os participantes e os 34 idosos moradores do local.

Asilo Lar Novo Horizonte: localizado no bairro Bela Vista, o local foi fundado em 1992 e atende atualmente 34 idosos.

Rainha da Paz | Lagoa Vermelha

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2010

N.º de alunos: 399

Gestora: Marley Oliveira Iglesias Braghirolli

Corrente do bem – doação de livros literários

Alunos, professores e funcionários arrecadaram 1 202 livros de literatura infanto-juvenil, em prol do Colégio Bom Jesus São Miguel, no município de Arroio do Meio. A Unidade São Miguel foi duramente atingida pelas enchentes ocorridas no início de 2024, perdendo todo o acervo da biblioteca, entre outras coisas.

Corrente do bem –doação de material de higiene e de limpeza

Em favor das pessoas atingidas pelas inundações no Rio Grande do Sul, a Unidade também promoveu uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal e de limpeza. A iniciativa arrecadou um total de 1 501 produtos entre creme dental, papel higiênico, xampu,

Corrente do bem – doação de alimentos

A Unidade doou 360 quilos de alimentos, 400 caixas de leite e 52 litros de óleo às famílias cadastradas na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) e à Pastoral do Pão. Os donativos contribuíram com os kits de alimentação entregue às famílias cadastradas nas instituições beneficiadas.

Associação de Apoio a Pessoas com Câncer: trata-se de uma organização da sociedade civil, que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer e em situação de vulnerabilidade social. A instituição oferece assistência social e psicológica, além de orientação e identificação das necessidades dos pacientes, auxiliando no atendimento a essas demandas.

Pastoral do Pão: presente no município desde 2008, a entidade é formada por voluntários que trabalham na produção e doação de pães a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Redação Enem

Durante o ano, a Unidade promoveu aulas de redação, voltadas aos estudantes de escolas públicas, matriculados na 2.ª e na 3.ª série do Ensino Médio. Os encontros ocorreram no Bom Jesus e contaram com a participação de um docente e de alunos voluntários que atuaram como monitores, auxiliando na construção de ideias, compartilhamento de argumentos e vocabulário. Todos os participantes receberam materiais necessários para participar das aulas e formular as redações. O projeto foi realizado semanalmente, entre os meses de maio e novembro, beneficiando 36 alunos das seguintes instituições: Escola Estadual de Ensino Francisco Argenta, Escola Estadual e Ensino Médio Dr. Araby Augusto

Nácul e Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy.

Um olhar ao idoso –valorizando a vida

Em setembro, alunos da Unidade visitaram o Lar do Idoso Bem Viver para conversar com os idosos e ouvir um pouco sobre a vida e as demandas de cada um dos moradores. Após a visita, os estudantes informaram as necessidades relatadas e promoveram uma arrecadação de 800 itens de higiene pessoal. Em uma nova visita à instituição, foram entregues os donativos, bem como jogos e almofadas feitos durante as aulas de Arte, Empreendedorismo, entre outros componentes curriculares.

Durante a atividade, foram entregues os donativos, e os presentes solicitados pelos idosos.

A atividade também contou com música, dança e a benção do frei Claudino Gilz.

Bom Jesus São José | Vacaria

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 615

Gestora: Clair Eva Coloniezzi Erthal

Uma cesta cheia de esperança

Por meio do engajamento de toda a comunidade escolar, a Unidade doou doces de Páscoa para todos os moradores da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Santa Isabel. Na ocasião, alunos do 2.º ano – Anos Iniciais fizeram uma visita à instituição, os discentes do Ensino Fundamental e Médio decoraram as casquinhas de ovos, enquanto os docentes produziram amendoins crocantes para rechear as cascas. Os presentes foram entregues em um momento de diversão e confraternização entre todos os participantes.

Tarde de alegria junina na ILPI Santa

Isabel: alunos levam festividades e solidariedade aos idosos

No mês de junho, alunos da Unidade proporcionaram uma festa junina para os idosos abrigados na ILPI Santa Isabel. Durante o encontro, os estudantes do 3.º ano – Anos Iniciais e da 2.ª série do Ensino Médio realizaram apresentações temáticas, quadrilha junina, bem como um casamento caipira. Na ocasião também foi compartilhado um lanche, com comidas típicas de festas juninas. A ação beneficiou um total de 57 moradores do local.

Arrecadação de jogos

Em novembro, os alunos do 8.º ano e representantes das demais turmas do Ensino Fundamental, acompanhados por duas docentes, realizaram ações em apoio ao Projeto Virtudes. A iniciativa contou com a arrecadação de jogos de tabuleiro e cartas para promover momentos de diversão com os moradores do ILPI Santa Isabel. Com os itens arrecadados, os estudantes foram até a instituição participar de uma tarde de integração com os moradores do local, que teve momentos de conversas, troca de experiência e diálogo.

Solidariedade e afeto

Em dezembro, em comemoração ao Natal, alunos do 5.º ano e representantes das turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais visitaram a ILPI Santa Isabel. Durante a visita, foram entregues presentes aos 57 idosos acolhidos pela instituição. A iniciativa foi possível devido a união de toda a comunidade escolar.

Instituição de Longa Permanência

Brincando em família e solidariedade aos atingidos pela calamidade ambiental

No mês de maio, a Unidade promoveu um sábado em família para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O evento envolveu uma série de atividades que uniu os estudantes e seus responsáveis em brincadeiras como passe a bolinha, pingue-pongue, dança do espaguete, entre outras. A atividade também contou com a arrecadação de donativos para pessoas que foram assoladas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Ao todo, foram arrecadadas 285 garrafas de água, 234 livros e material escolar. Todos os donativos foram entregues à Unidade Bom Jesus São Miguel, em Arroio do Meio, município que foi seriamente atingido pelas chuvas.

Laços que inspiram: a jornada de amizade e solidariedade entre Bom Jesus e Apae

Durante o ano, alunos da 1.ª e 2.ª séries do Ensino Médio da Unidade promoveram, semanalmente, atividades recreativas e esportivas para crianças, jovens e adultos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Em outubro, os docentes responsáveis e os alunos voluntários realizaram uma confraternização de encerramento na instituição. Assim como nos demais encontros, a atividade contou com alegria, integração e participação ativa de todos os envolvidos, beneficiando 65 pessoas.

Atividades recreativas e esportivas com entrega de doces e balões.

Alunos e docentes participam da atividade de encerramento.

Projeto Bom Jesus, desde o início do projeto, percebemos curiosidade e interesse de nossos beneficiários diante das atitudes realizadas. A empatia dos alunos que atuam no projeto promove desinibição, socialização e inclusão entre os envolvidos.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais: trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, fundada com o objetivo de prestar assistência social, de caráter cultural, assistencial e educacional à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Maria ReFane da FilDa – direção da Apae

Hospital Nossa Senhora da Oliveira: fundado em 1935, o hospital é uma instituição filantrópica, privada, administrado pelas Irmãs São José.

Bom Jesus São Miguel | Arroio do Meio

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 322

Gestora: Maria Cristina Gonzatti

Ponto de doação para os desabrigados pelas enchentes

Após as enchentes ocorridas no mês de maio de 2024, no estado do Rio Grande do Sul, a Unidade trabalhou de forma voluntária no recebimento, organização e distribuição de donativos às famílias atingidas pelo desastre. Mesmo sendo alcançado pelas inundações, o Colégio cedeu o ginásio esportivo e contou com a colaboração de toda a comunidade escolar para auxiliar na distribuição das doações.

Bom Jesus Sévigné | Porto Alegre

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.º de alunos: 470

Gestora: Liliane Costa Reis

Voluntariado Bom Jesus Sévigné

O grupo de alunos voluntários da Unidade elaborou uma campanha de arrecadação de alimentos, kits de material escolar, mochilas e brinquedos para crianças, adolescentes e famílias atingidas pelas enchentes ocorridas no estado. O engajamento dos 10 alunos e de uma docente beneficiou 50 estudantes. Todos os donativos foram entregues com cartas e bilhetes de motivação, feitos pelos discentes do Colégio, às seguintes instituições:

• Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles.

• Escola Concórdia.

• Comunida

• Comunida

Muita gratidão pelo auxílio e empatia ao próximo. Todos os itens irão auxiliar muito a nossa comunidade que foi devastada pelas enchentes. Muito obrigada, em nome de todos os moradores dos bairros Sarandi, Humaitá e da cidade de Canoas.

Voluntariado Hospital Santa Casa

Durante o ano, alunos que fazem parte do grupo de voluntários da Unidade visitaram regularmente o Hospital Santa Casa de Misericórdia para promover atividades com os pacientes infantis que estão à espera de atendimento. Nesses encontros, os discentes levaram lápis de cor, giz de cera, cola, massa de modelar, livros de histórias, brindes, entre outros itens para brincar com as crianças. A proposta atendeu a uma das demandas da ala infantil, local onde as crianças muitas vezes precisam ficar por horas esperando serem chamadas para a consulta. Todos os voluntários receberam um curso de formação para atuar no hospital e orientação a respeito dos riscos de infecções e outros agentes biológicos.

Atividades de festa julina.

Atividades em celebração ao Natal.

zando à população serviços de consultas ambulatoriais eletivas e de urgência e emergência, procedimentos cirúrgicos, entre outros. O hospital também é referência em transplante de órgãos no Brasil.

Entrega de brindes no Dia dos Pais. BOM

São Paulo Bom Jesus Externato | Pindamonhangaba

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2012

N.º de alunos: 415

Gestora: Alessandra Padilha Cesar Openheimer da Silva

Todos contra a dengue

No mês de fevereiro, a Unidade promoveu uma campanha de conscientização contra a dengue. A atividade contou com a arrecadação de inseticidas que foram doados à instituição Lar São Judas Tadeu.

Páscoa solidária

Os alunos do 7.º ano do Ensino Fundamental promoveram uma arrecadação de caixas de bombons em prol do Lar São Judas Tadeu. A iniciativa beneficiou um total de 103 crianças assistidas pela instituição.

Jiffy

Festival da Primavera “Xô

Preguiça”

Nos meses de setembro a novembro, durante o Festival da Primavera desse ano, os alunos do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais foram incentivados a participar de uma arrecadação de suco em pó, achocolatado e margarina. As doações foram para contribuir com os lanches ofertados pelo Lar São Judas Tadeu e, ao mesmo tempo, incentivar a comunidade escolar a colaborar com o lar.

Mãos solidárias

Alunos e seus familiares produziram sabonete líquido e promoveram a entrega para a instituição.

Alunos do 7.º ano 1 e do 7.º ano 2, durante as aulas de inglês, foram motivados a trabalhar a temática do voluntariado. A ideia culminou em uma arrecadação de produtos como leite, açúcar, achocolatado, gelatina e produtos de limpeza para o Lar São Judas Tadeu. A ação resultou em um total de 200 itens doados à instituição.

Com o objetivo de partilhar o espírito natalino com as crianças do Lar São Judas Tadeu, alunos e familiares do Colégio doaram refrigerantes, sucos e caixas de bombons. Os donativos foram utilizados pelo lar, durante o lanche de Natal das crianças e adolescentes atendidos pela instituição.

fundado em 1947, o local lescentes em situação de vulnerabilidade social, no horário de contraturno escolar. A instituição também oferece atividades de socialização, como balé, canto, natação, futebol, judô e atividades de lazer.

Ação torcedor solidário

Com o objetivo de auxiliar famílias atingidas pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul, a Unidade promoveu uma arrecadação de garrafas de água, produtos de higiene pessoal e ração para cães e gatos. Os donativos foram entregues para a Sede do Fundo Social de Solidariedade, Fábrica da Solidariedade e Vila dos Sonhos, que encaminharam as doações para as regiões mais afetadas pelas chuvas.

Gincana da solidariedade

No mês de junho, a Unidade participou da Gincana Solidária, evento organizado pela Prefeitura do município com o objetivo de arrecadar cobertores, edredons e mantas. Por meio da colaboração de toda a comunidade escolar, a Unidade conseguiu arrecadar itens que foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade que, posteriormente, distribuiu os donativos a famílias carentes.

Amor entre gerações

Realizada em prol do Lar São Vicente de Paula, a campanha promovida entre uma docente e alunos da Educação Infantil arrecadou fraldas geriátricas, hidratantes corporais e desodorantes masculino e feminino, itens de extrema demanda na instituição.

Bom Jesus Itatiba

N.º de alunos: 163

Gestor: Rodrigo Ribeiro de Carvalho

Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2004

Asilo São Vicente de Paulo: fundado em 1910, é uma instituição sem fins lucrativos e beneficente, que atende idosos acima de 60 anos.

Entrega de produtos de higiene ao Lar Itatibense

A Unidade doou um total de 42 produtos de higiene pessoal, como sabonetes, creme dental, absorventes, entre outros, ao Lar Itatibense da Criança.

Bom Jesus São José | São Bernardo do Campo

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio –desde 2016

N.º de alunos: 344

Gestora: Maria do Carmo Fogaça dos Santos

Visita ao asilo

No mês de março, alunos do 9.° ano do Ensino Fundamental e da 1.ª série do Ensino Médio visitaram a Casa São Vicente de Paulo. Durante a visita, os estudantes conheceram a instituição e participaram de jogos e rodas de conversa com os idosos que residem no local. No encontro também foram entregues 190 quilos de alimentos, arrecadados pela comunidade escolar.

Casa São Vicente de Paulo: fundada em 1972, abriga idosos a partir de 60 anos que vivem em situação de violência ou negligência familiar, ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Páscoa solidária

No mês de março, alunos da 2.ª e da 3.ª séries do Ensino Médio foram até a Casa das Crianças Menino Jesus entregar as doações de kits de bombons em comemoração à Páscoa.

As doações foram resultado de uma campanha de arrecadação promovida durante os meses anteriores. A iniciativa possibilitou que 137 crianças e adolescentes fossem beneficiados.

Bom Jesus Vicente Pallotti | São Paulo

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016

N.º de alunos: 410

Gestora: Regina Maria de Guido

Páscoa solidária

Durante o período de Páscoa, a Unidade promoveu uma arrecadação de chocolates em prol das instituições Associação

Solidária Você Também e do Núcleo Assistencial Fraterno – Unidade Irmã Nice. Os bombons foram separados e colocados em embalagens confeccionadas pelos próprios estudantes. A iniciativa culminou em um total de 305 caixas de bombons.

Ler é viver

A Unidade doou 370 livros de diferentes áreas para a biblioteca comunitária Ler é Viver.

Faça uma mãe feliz

Em maio, pensando em uma ação que pudesse auxiliar mães com filhos recém-nascidos, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de fraldas descartáveis. A iniciativa resultou em um total de 1 500 unidades de fraldas, que foram entregues ao Amparo Maternal.

Aquecendo corações

Entre os meses de maio e junho, para aquecer o inverno das mães abrigadas na Amparo Maternal, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de roupas, alimentos e água. Por meio da ação, muitos itens foram arrecadados e entregues à instituição.

Amparo Maternal: instituição que acolhe gestantes, mães e seus bebês, de forma integral e humanizada, oferecendo residência, alimentação e atendimento especializado para a reinserção social.

Doação de brinquedos

A Unidade selecionou os brinquedos que estavam disponíveis no Colégio para doá-los ao A.C. Camargo Cancer Center. Os brinquedos serão utilizados pelos pacientes pediátricos para que possam usufruir dos itens doados em momentos de lazer.

A.C. Camargo Cancer Center: conhecida anteriormente como Hospital do Câncer e fundada em 1953, a instituição realiza a prevenção, investigação, estadiamento, tratamento, cuidados paliativos e reabilitação de pacientes com câncer.

Curso preparatório para Enem

No segundo semestre, para auxiliar estudantes de escolas públicas a se preparar para o Enem, a Unidade promoveu aulas preparatórias gratuitamente. A iniciativa contou com o apoio de quatro docentes, que ministraram aulas duas vezes por semana, com encontros de 4 horas cada. As atividades foram realizadas em parceria com a Primeira Igreja Batista de Guarulhos, que forneceu o espaço e o lanche, beneficiando alunos da comunidade local.

Doação de gelatinas

Em setembro, a Unidade arrecadou caixas de gelatinas em prol do Hospital do Câncer Santa Marcelina. A gelatina é um alimento muito consumido por pacientes que estão em tratamento com quimioterapia. Por meio da iniciativa, foram arrecadadas 4 390 unidades do produto.

Hospital do Câncer Santa Marcelina: fundado em 1961, é a principal referência hospitalar de alta complexidade da Zona Leste de São Paulo.

Recreação na comunidade

Em novembro, a Unidade realizou uma ação de recreação no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Santa Miriam. A iniciativa contou com um docente e alunos da 3.ª série do Ensino Médio. Durante a atividade, houve lanche e brincadeiras.

Natal de solidariedade: um prato de amor para quem precisa

Em dezembro, na cozinha da Unidade, docentes e funcionários administrativos prepararam uma refeição para pessoas de uma comunidade próxima ao Colégio. Os alimentos foram embalados em marmitas e distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade social da região carente. 30 moradores foram beneficiados com a ação.

Rio de Janeiro

Bom Jesus

Canarinhos | Petrópolis

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1998

N.º de alunos: 623

Gestor: Anderson Stumpf

Uma leitura de amor

Durante o segundo semestre, a Unidade promoveu uma

arrecadação de livros paradidáticos em prol da Creche São

Charbel. Após a entrega dos livros, uma vez por semana, a bibliotecária da Unidade foi até a instituição para promover contação de histórias às crianças.

Nossos momentos de contação de histórias com a tia Raquel foram ótimos. Ela conseguiu despertar a imaginação e a criatividade das crianças, aumentou o gosto pela leitura, além de melhorar a comunicação e interação entre as crianças [...].

Elisângela AlDes Tessinari –fFnFionária da AssoFiação Espaço EdFFaFiDo Fão CFarFel

Associação Espaço Educativo São

Charbel: localizada na comunidade Caxambu, a instituição atende 40 crianças no período de contraturno, com atividades educativas e alimentação adequada.

Bom Jesus Menino Jesus | Petrópolis

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 2016

N.º de alunos: 713

Gestora: Gabriela Peçanha Muller

Páscoa solidária

Durante as semanas que antecederam a Páscoa, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de chocolates para compartilhar com os estudantes da Escola Municipal Darcy Corrêa da Veiga. Por meio da ação também foi possível beneficiar a Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a instituição Amigos do Projeto Aquarela e o Projeto Terra Santa. A iniciativa beneficiou um total de 513 pessoas com bombons e chocolates.

Jiffy

Arrecadação de produtos de higiene pessoal

Em apoio a uma campanha promovida por A Casa da Cidadania, a Unidade realizou uma arrecadação de produtos de higiene pessoal para beneficiar pessoas atingidas por temporais que assolaram o município no início do ano.

A iniciativa culminou em um total de 250 produtos entre creme dental, fraldas, absorventes, escovas, desodorante etc. Todos os produtos foram entregues à instituição responsável, beneficiando moradores das comunidades mais afetadas pelas chuvas.

Contação de histórias

No segundo semestre, a Unidade realizou atividades de contação de histórias na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. A iniciativa foi promovida por meio de uma docente de Língua Portuguesa e alunos do 5.º período ao 5.º ano do Ensino Fundamental, beneficiando 125 crianças.

[...] Ao participar e observar o engajamento das alunas em relação ao BJ Social, pude perceber a construção da consciência sobre os desafios sociais, a importância de uma sociedade inclusiva e como a colaboração de todos, em diversos setores da sociedade, pode ser positiva, criando um ambiente de transformação. As alunas se mostraram engajadas, interessadas e com participação ativa na comunidade escolar em que estavam inseridas. Foram recebidas com muito carinho e gratidão pelas ações e acolhimento.

RoFerFa – doFenFe responsáDel pelo proFeFo de FonFação de FisFórias

Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima: a instituição, fundada em 1967, está localizada no bairro Rio da Cidade.

Natal solidário

No final do ano, com o objetivo de tornar o Natal de algumas crianças mais alegre, a Unidade promoveu uma arrecadação de brinquedos novos ou usados em bom estado. As instituições atendidas foram a Escola Municipal Darcy Corrêa da Veiga e o CEI Vila Leopoldina. As crianças foram atendidas de forma personalizada, por meio de cartões pendurados na árvore de Natal do Colégio, contendo o nome e a idade de cada um deles. Ao todo, 181 presentes foram entregues.

Bom Jesus São José | Petrópolis

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016

N.º de alunos: 553

Gestor: Nilson Fernando Tassi de Macedo

Páscoa solidária

No mês de março, por meio de uma campanha de arrecadação de caixas de bombons, promovida pela 1.ª série do Ensino Médio, a Unidade beneficiou o CEI Vila São José. A atividade contou com a confecção das embalagens e a entrega dos doces foi realizada com a assessora pedagógica da Unidade. Na ocasião, os estudantes passaram a tarde promovendo brincadeiras no local, beneficiando um total de 48 crianças.

Centro de Educação Infantil Vila

São José: fundada em 2011, a instituição atende crianças de 0 a 3 anos em situação de vulnerabilidade social.

Semeando Paz e Bem – Reage Mãe

Realizado durante o período das Olimpíadas, a iniciativa promoveu uma arrecadação de leite em pó e fraldas descartáveis em prol das mães acolhidas pelo projeto Reage Mãe, Casa de Acolhimento a Gestantes e Puérperas. Como parte da atividade, os alunos confeccionaram os kits de doações, adornando as embalagens com laços e cartões personalizados. As doações foram entregues aos representantes da instituição, na Unidade Bom Jesus São José. Durante o encontro, os estudantes puderam participar de uma roda de conversa com a psicóloga do projeto. Ao final do encontro, foi oferecido um lanche da tarde a todos os participantes.

Reage Mãe, Casa de Acolhimento a Gestantes e Puérperas: atuando desde 2018, a iniciativa acolhe mães e puérperas em situação de vulnerabilidade social. Por meio da instituição, são atendidas anualmente aproximadamente 300 mulheres que, além dos kits maternos, contam com um grupo de acolhimento e assistência.

Semeando Paz e Bem – Lar Cotinha

Durante o mês de setembro, a Unidade promoveu uma arrecadação de itens de higiene pessoal para as idosas abrigadas no Lar Cotinha – Instituição de Longa Permanência. A campanha culminou em um total de 265 itens entre pares de meias, creme dental, fraldas geriátricas, entre outros. Todos os donativos foram entregues em um kit individual, contendo uma embalagem especial com um cartão, produzido pelos estudantes. Durante o encontro, os alunos e professores passaram a manhã com as senhoras do local, ouvindo história e demostrando empatia.

Lar Cotinha – Instituição de Longa Permanência: o local acolhe senhoras idosas, com diferentes níveis de necessidades.

Dog’s Heaven

Em outubro, em comemoração ao Dia de São Francisco, comemorado no dia 4, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de ração destinada à instituição Dog’s Heaven. Por meio da iniciativa, 50 quilos do alimento foram doados à entidade.

Natal para todos

Dog’s Heaven: fundada em 2012, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que trabalha com o resgate e cuidados de cachorros abandonados ou em situação de risco.

Em dezembro, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de brinquedos em favor das crianças assistidas pelas seguintes instituições: Lar das Crianças Nossa Senhora das Graças; Instituto Aloha, Serviço Social; Centro de Referência em Educação Inclusiva, Pedro Rio; e Centro de Referência em Educação Inclusiva, Centro.

A iniciativa resultou em um total de 144 presentes arrecadados.

Os alunos da Unidade também se uniram para produzir biscoitos e cartões de Natal para os moradores do Asilo Lar Cotinha.

Conveniadas Bom Jesus

O Bom Jesus atende, gratuitamente, três escolas conveniadas e oferece toda sua proposta pedagógica desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Finais. Além do usufruto dos planos curriculares, dos encaminhamentos, dos projetos, das avaliações, das doações de materiais, as escolas conveniadas também podem optar por uma consultoria nos aspectos gerencial, financeiro e tecnológico, a qual é realizada por profissionais da área de negócios. Todo esse trabalho é desenvolvido por meio de consultoria interna na própria escola e o acompanhamento periódico é feito por visitas, telefone, teleconferência e e-mail.

Educandário Santo Antônio de Bebedouro

O Educandário Santo Antônio de Bebedouro está localizado no interior de São Paulo. Foi fundado em 1958, por frades franciscanos vindos da Itália, e faz parte da obra social da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, sendo uma entidade civil, sem fins lucrativos. A entidade está há mais de 60 anos trabalhando pela garantia dos direitos sociais e fundamentais da criança e do adolescente, e de suas famílias. Atualmente, o Educandário atende gratuitamente crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social. Além das crianças e adolescentes, a entidade também oferece atendimento às famílias, promovendo fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o desenvolvimento pessoal e social. Durante todos esses anos, por meio do carisma e da pedagogia franciscana e com uma proposta de intervenção, o Educandário tem contribuído para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

Centro de Educação Infantil Junshin

Desde sua fundação, em 1984, a Escola Junshin, localizada em Curitiba (PR), tem seu modelo educacional pautado nas virtudes de Maria – caridade, pureza, mansidão, humildade e obediência –, tendo como diferencial o contato com a cultura japonesa por meio da escrita, da música, da dança, do teatro, de comidas típicas, entre outros. A escola atende crianças a partir dos 4 meses até os 5 anos de idade. Além disso, para adolescentes (no contraturno) são ofertados cursos de língua japonesa que abordam a escrita e a leitura da língua, com o desenvolvimento de gincanas, de campeonatos, de esporte, entre outras atividades – todas relacionadas à cultura japonesa.

Centro de Educação João Paulo II

O Centro de Educação João Paulo II, localizado no município de Piraquara (PR), é uma organização privada sem fins lucrativos. Criada em 2010, a instituição busca proporcionar uma melhor qualidade de ensino para crianças e adolescentes de baixa renda. A escola, construída com a ajuda de voluntários e de doadores, atende crianças de 4 a 10 anos de idade, em período integral e em regime de contraturno. A Unidade oferece aulas à Educação Infantil no período integral; e de contraturno para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com aulas de Língua Portuguesa e de Matemática, além de outras modalidades, como esporte, dança, arte, teatro, música e literatura.

Capacitação Convênio Social

O Grupo Educacional Bom Jesus oferece também cinco capacitações (via Google Meet) para as escolas Junshin (Curitiba-PR), Centro Educação João Paulo II (Piraquara-PR), Educandário Santo Antônio (Bebedouro-SP) e Escola Ana Maria Rivier (Abadiânia-GO), nas quais são trabalhados temas amplos e diversos visando atender professores da Educação Infantil ao 9.º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. O objetivo dessas capacitações é de fornecer subsídios e esclarecimentos de assuntos relevantes da área da educação, bem como materiais de apoio para leitura e aprofundamento, além de acesso às gravações de cada encontro, caso o professor não consiga participar ao vivo, por Google Meet.

Pelo segundo ano consecutivo, a Unidade é reconhecida pela Prefeitura do município de Araucária pelas ações sociais promovidas em prol da comunidade.

Mensagem do reitor

Paz e bem a todos!

O ano de 2024 foi um marco para a nossa comunidade acadêmica, repleto de conquistas que nos enchem de orgulho e gratidão. Nossos alunos, professores e funcionários administrativos se dedicaram com entusiasmo e empenho para transformar ideias em realidade, sempre com o objetivo de fazer do mundo um lugar melhor. Todas essas realizações só foram possíveis graças ao esforço coletivo e de cada pessoa que fez parte dessa jornada, contribuindo para o crescimento contínuo da FAE.

É com imensa alegria que celebramos, mais uma vez, o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), que manteve a FAE como a líder entre os centros universitários privados do Paraná, ao divulgar os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC). Esse reconhecimento reafirma a qualidade de nossos cursos, a dedicação de nossos docentes e a excelência de nossos alunos.

Nosso compromisso com a responsabilidade social se refletiu em diversas iniciativas durante o ano. A terceira edição da Consultoria Solidária foi um grande sucesso, atendendo 105 empresas e envolvendo mais de 500 alunos. Essa ação, que proporciona a integração entre teoria e prática, também contribui diretamente para o desenvolvimento da

comunidade. Merece destaque, também, o programa Amansando o Leão, que realizou mais de 150 atendimentos para tirar dúvidas e auxiliar contribuintes com o preenchimento e envio da declaração anual de Imposto de Renda, a fim de promover a inclusão social e fiscal do cidadão.

Além disso, nosso programa de Administração em período integral (MEP) teve uma atuação notável na parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, arrecadando mais de R$ 278 mil para projetos sociais. O montante foi angariado por meio da venda de produtos desenvolvidos em projetos acadêmicos de empreendedorismo social dos alunos da FAE e destinados ao hospital. Desde o primeiro ano da iniciativa até hoje, já foram destinados ao Pequeno Príncipe quase R$ 1,5 milhão.

Outros momentos de solidariedade marcaram nosso ano, como o Trote Solidário, que arrecadou mais de 4 500 barras e caixas de chocolate, distribuídas para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Também nos orgulhamos da participação de nossos alunos no Projeto Rondon, com a operação Sentinelas Avançadas II, em Nova União (RO), e das campanhas de doação de sangue realizadas, sempre demonstrando o compromisso da FAE com o bem-estar coletivo. O ano de 2024 foi de celebração para o curso de Psicologia, que completou 15 anos, sendo reconhecido como o melhor curso de Psicologia da capital, com nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do MEC. Não paramos por aí: outros cursos também brilharam, como o de Gestão Comercial, eleito o melhor do Brasil, e o curso de Administração, em São José dos Pinhais, que foi eleito como o melhor curso de Centro Universitário de Curitiba e Região Metropolitana, reconhecimento também obtido pelo curso de Ciências Econômicas.

Nosso curso de Direito, em Curitiba, conquistou o Selo OAB Recomenda. Além dessa conquista, os dois cursos de Direito da FAE (Curitiba e São José dos Pinhais) receberam o título de melhores cursos de Instituição Universitária Privada de Curitiba e Região, de acordo com o MEC. Essas conquistas refletem o compromisso com a excelência acadêmica, assim como as novas ofertas de cursos, como Mercado Financeiro e Relações

infraestrutura para nossos alunos. Inauguramos novos prédios com salas de aula modernas, que ampliam a capacidade de atendimento da FAE e do Colégio Bom Jesus São José dos Pinhais. A nova estrutura é reflexo de

Realizamos mais uma edição da Feira de Profissões FAE 360, em Curitiba e em São José dos Pinhais, com a participação de mais de 1 tes do Ensino Médio, reforçando nossa missão de orientar e inspirar as novas gerações sobre as possibilidades de formação e desenvolvimento.

Por fim, acreditamos que este relatório não é apenas uma lista de eventos, ações e conquistas; ele é o reflexo de uma jornada coletiva em busca da excelência no ensino e da transformação social. Nosso objetivo sempre foi formar profissionais qualificados e cidadãos com propósito, prontos para impactar positivamente a sociedade. Essa é a essência da FAE: uma instituição movida pelo saber, pelo fazer e pelo ser, sempre com muito acolhimento, cuidado e dedicação.

FAE Centro Universitário

campi e cursos

Campus Curitiba (PR)

Cursos de graduação: Administração, Administração Integral – Management Experience Program (MEP), Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura e Urbanismo Integral – Architecture Experience Program (AEP), Ciências Contábeis, Ciência de Dados para Negócios, Ciências Econômicas, Ciências Econômicas Integral – Global Economics Program (GEP), Comunicação Digital, Design, Direito, Direito Integral – Law Experience, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Mercado Financeiro, Negócios Digitais, Negócios Internacionais, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (semipresencial).

Situado na Rua Vinte e Quatro de Maio, no Centro de Curitiba (PR), o campus mais antigo da FAE Centro Universitário atua desde 1957.

FAE Business School

Situado na Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro de Curitiba (PR), desde 2016.

Cursos de pós-graduação Business presencial: Auditoria, Perícia e Fraudes

Corporativas, Big Data e Inteligência de Dados, Comércio Exterior, Controladoria, Neuromarketing e Experiência do Cliente, Desenvolvimento de Liderança e Equipes, Desenvolvimento Humano e Organizacional, Digital Marketing, Engenharia de Negócios, ESG Management, Finanças Corporativas, Gestão Contábil e Inteligência Tributária, Gestão Estratégica para Incorporação Imobiliária, Mercado Financeiro, Gestão por Processos e da Qualidade, Inteligência Artificial para Negócios, Inovação Corporativa e Gestão Ágil de Negócios, Liderança Estratégica, Marketing Estratégico, Negócios Internacionais, Psicologia Organizacional, Planejamento e Gestão de Negócios, Power Skills Management.

Cursos de pós-graduação | Área de Engenharia e Gestão de Operações (presencial): Gestão da Melhoria Contínua – Six Sigma Black Belt, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Projetos.

Cursos de pós-graduação | Área Direito (presencial): Compliance e Governança Jurídica, Direito Digital, Direito Societário e Novos Negócios, Direito Tributário Empresarial.

Cursos de pós-graduação | Área de Saúde (presencial): Avaliação Psicológica, Neuropsicologia, Psicologia Clínica Cognitivo Comportamental, Psicologia Clínica Infantil.

Cursos de pós-graduação MBA Executivo (presencial): Executivo In Management, Executivo em Finanças e Mercado de Capitais.

FAE Lab

O FAE Lab é um espaço inovador, localizado ao lado da FAE Business School, que integra tecnologia, aprendizado prático e colaboração entre diferentes áreas do conhecimento. São oito andares equipados com laboratórios modernos de Engenharia, Design, Arquitetura e Urbanismo e Publicidade e Propaganda. A prática nos laboratórios é fundamental para formar profissionais preparados para a realidade do mercado de trabalho.

Campus São José dos Pinhais (PR)

Cursos de graduação: Administração, Ciências

Contábeis, Direito, Psicologia, Tecnologia em Gestão

Comercial (semipresencial), Tecnologia em Gestão

Financeira (semipresencial), Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (semipresencial) e Tecnologia em

Logística (semipresencial).

FiFFado na ADenida RFi BarFosa, no CenFro de Fão José dos PinFais (PR), desde 2009.

ENSINO E PESQUISA

Perfil dos alunos

Total: 5 442

Por gênero:

Por escolaridade:

Alunos ingressantes

Pós-graduação

Segundo pesquisa realizada pela Comissão Própria de Avaliação, a idade média dos alunos ingressantes na FAE é de 19 anos. Os estudantes solteiros são a maioria, pois correspondem a 88,7% dos calouros. Na escolha do curso e da instituição, 65,3% afirmaram considerar a qualidade do ensino ofertado como o fator mais importante nessa decisão. Também foram considerados como motivo decisório a localização e a recomendação de amigos. Com relação às expectativas que os alunos ingressantes tinham do curso escolhido, os três fatores mais pontuados foram contato com a profissão e o mercado de trabalho, aprimoramento cultural e intelectual e ações inovadoras e desafiantes. A satisfação geral dos alunos ingressantes nos primeiros meses foi de 90,4%.

Dados apresenFados pela Comissão Própria de ADaliação (CPA) – Base dezemFro 2024.

Dados apresenFados pela Comissão Própria aliação (CPA) – Base dezemFro 2024.

do ano de 2023 encontram-se trabalhando, dos quais 84,3% estão em sua área de formação. Quanto à formação profissional, a satisfação com a FAE foi de 74,6% entre os entrevistados.

problemas, contribuindo, assim, para a retroalimentação de informações, o que é essencial ao aprimoramento institucional e ao aumento da credibilidade. Trata-se de um espaço que garante a participação efetiva da sociedade por meio de sugestões, críticas, informações, solicitações, opiniões, reclamações, denúncias e elogios. Com prazo médio de 48 horas para retorno das solicitações recebidas, o setor busca assegurar o atendimento acessível, confidencial, imparcial, ético e comprometido com os direitos dos manifestantes e com o cumprimento das normas e princípios (CRM), a Ouvidoria tem o acompanhamento de todo o processo de atendimento e fornece estatísticas e análises que

Ao receberem resposta às suas solicitações, os clientes são convidados a responder uma pesquisa de satisfação, enviada por e-mail

Não se aplica

Não avaliado

Não responderam à pesquisa

Na FAE Centro Universitário, a partir da formação para o “saber, fazer e ser”, os alunos são estimulados a pensar e agir com criatividade, liderança e visão de futuro, desenvolvendo a capacidade de identificar oportunidades e implementá-las. E sempre orientados à sustentabilidade social, que tem como propósito um conjunto de medidas voltadas para a melhoria do bem-estar da população como um todo. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) expressa alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa estimular ações relacionadas às necessidades humanas, como a saúde e a educação. Em 2024, foram desenvolvidos 53 TCCs seguindo essa perspectiva. A seguir, confira alguns desses trabalhos:

• Os Direitos dos Autistas e os Desafios para sua Efetivação Concreta na Realidade de Sistema Único de Saúde

• As (Im)Possibilidades da Perda do Bem de Família no Direito Penal

• Abrigo Temporário para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica.

• A Atmosfera e o Humano: Reinventando o Espaço Escolar Contemporâneo com Abordagem Comportamental

• Geração de Energia Através da Implementação de Estação de Tratamento de Esgoto em Edifícios Urbanos

• Complexo de Uso Misto Multigeracional Sintonizado com a Tendência Global de Envelhecimento Populacional e Adesão de Cidades Compactas.

• Proposta Arquitetônica de uma Unidade de Internação de Cuidados Paliativos Oncológicos

• Preconceito e Violência Contra a Pessoa Idosa: Confronto da Realidade com os Crimes Disponíveis na Legislação Brasileira.

• Desafios e Estratégias para Promover a Equidade de Gênero em Cargos de Liderança Corporativa.

• Centro de Atenção para Pessoas com Doenças Psíquicas

• Abandono Afetivo Parental na Infância e Adolescência como Causa de Deserdação

• Estratégias para Retenção e Engajamento de Talentos: Abordando as Demandas das Gerações Y e Z no Mercado de Trabalho

• Externalidades Socioeconômicas de Usinas de Energia Renovável em Três Cidades Brasileiras.

• Renda Básica Universal como um Possível Instrumento no Combate e Erradicação da Pobreza e Minimização na Desigualdade de Renda.

• Governança Corporativa nas Escolas: um Estudo sobre Estratégias de Comunicação em Situações de Crise

• A Responsabilização da Sociedade Anônima Aberta pelo Vazamento de Dados por Ataques Cibernéticos: um Estudo à Luz da LGPD.

• Rios Urbanos: Intervenções para Requalificar o Rio Belém em Curitiba, Paraná

• Análise do Ciclo de Vida e Reciclagem de Baterias de Veículos Elétricos.

• Gestão de Risco e Assimetria de Informação no Crédito Rural Brasileiro: Desafios e Estratégias para um Agronegócio Sustentável

A FAE participa de programas de inclusão no Ensino Superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), e também tem iniciativas próprias que visam a incentivar a educação superior.

Tipo de bolsa

Núcleos

Por meio de diferentes núcleos, a FAE Centro Universitário oferece serviços e processos que contribuem para a formação acadêmica completa de seus alunos, além de realizar ações que impactam positivamente a comunidade onde os campi estão instalados. Confira a seguir os núcleos presentes na Instituição e acompanhe, ao decorrer de todo o relatório, as principais ações sociais por eles desenvolvidas.

Núcleo de Extensão Universitária

O Núcleo de Extensão Universitária promove a interação entre o ambiente acadêmico e a comunidade.

A troca sistêmica de saberes permite aos alunos a aplicação prática dos conteúdos vistos em sala de aula, enquanto beneficia pessoas e instituições por meio de serviços ofertados de acordo com as linhas de atuação estabelecidas.

As atividades do núcleo são divididas em quatro frentes: cursos, projetos, prestação de serviços e eventos. Suas linhas de atuação estão distribuídas nos seguintes programas: Gestão e Comunicação, Empregabilidade, Justiça e Humanidade, Sustentabilidade, Formação, Incentivo à Arte e à Cultura, Saúde e Qualidade de Vida e Pastoral Universitária.

As ações promovidas com o apoio do Núcleo de Extensão Universitária interagem com diferentes cursos e projetos da FAE Centro Universitário. Muitas dessas ações, especialmente aquelas de maior impacto social, podem ser apreciadas com mais detalhes neste relatório em Extensão FAE.

A FAE, atendendo à resolução número 2018 da Câmera de Educação Superior (CES), tem cursos com a extensão totalmente curricularizada, propiciando aos alunos a aprendizagem de maneira prática, garantindo a dialogicidade com a sociedade. As atividades advindas da curricularização da extensão têm como proposta principal realizar projetos de impacto para a sociedade, dessa forma, garantindo a formação integral de nossos estudantes.

Núcleo de Práticas Jurídicas

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), com a participação de discentes e docentes do curso de Direito da FAE Centro Universitário, presta assistência gratuita à população carente. Suas atividades exemplificam o sentimento franciscano da solidariedade pelos mais carentes, oportunizando assistência jurídica de qualidade, com atendimentos agendados – de modo que as pessoas não necessitem ficar horas em filas –, em absoluto respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana preconizado na Constituição Federal. Mantendo o atendimento humanizado, nossos clientes têm um canal de contato com o Núcleo pelo qual obtêm todas as informações sobre os processos em trâmite. Em um outro viés, o NPJ propicia aos alunos uma sólida formação acadêmica, uma vez que lhes é oportunizado juntar teoria e prática, aplicando o conhecimento adquirido por meio dos conteúdos das disciplinas do curso. No estágio voluntário ou obrigatório realizado no NPJ, o aluno tem a oportunidade de atender as pessoas mediante agendamento, compreender a necessidade de cada um dos casos e identificar qual é a melhor forma jurídica para solucionar o problema do cliente, que pode ser por meio de vias judiciais ou administrativas. Para manter um padrão de qualidade, todas as atividades são realizadas com a presença de um professor orientador,

com experiência comprovada na advocacia, o qual auxilia o aluno desde o atendimento ao cliente até a elaboração da peça processual adequada.

Além do atendimento na sede do Núcleo, os acadêmicos também realizam mutirões, prestam orientação jurídica em escolas, penitenciárias, entre outros locais e participam de visitas técnicas.

Assim, em 2024, os atendimentos realizados pelo NPJ da FAE ficaram da seguinte forma:

Atendimentos

Petições protocoladas 2 810 1 058

Estagiários 96 45

Petições iniciais 193 –

Orientações via WhatsApp 2 980 –

Núcleo de Relações Internacionais

O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) atua em parceria com universidades estrangeiras, beneficiando alunos, docentes e demais funcionários. Suas atividades oferecem a orientação necessária sobre os critérios para a participação em experiências acadêmicas internacionais e programas de mobilidade estudantil e de dupla diplomação para graduação e pós-graduação.

Além disso, o NRI hospeda o Escritório de Consultas Educacionais para Estudos nos Estados Unidos (EducationUSA FAE), afiliado ao Departamento de Estado Americano.

Participações em eventos, palestras e feiras

• Participação da FAE como membro da Faubai (Associação Brasileira de Educação Internacional).

• Participação da Coordenadora do NRI como representante das Universidades Comunitárias Brasileiras junto à Faubai nas reuniões do Conselho Deliberativo (quatro sessões no ano).

• Participação do NRI em eventos do Bom Jesus e FAE graduação e pós-graduação (Semana Fera, FAE 360 e Conexão Pós).

• Participação das orientadoras EducationUSA em Feiras Educacionais (BMI, FTTP, Roadshow, South American Fair).

• Visitas de representantes de instituições parceiras e não parceiras ao NRI.

• Career Expo III – realizada em parceria com o Núcleo de Empregabilidade e de Extensão.

• Participação do NRI na Association of International Educators (Nafsa) em New Orleans, Louisiana para prospecção de novas parcerias.

• Participação do NRI em Missões Internacionais para os cursos integrais da FAE (MEP, GEP, AEP e LAW) realizadas pelas instituições parceiras: Centre d’Études Franco-Américain de Management (Cefam), Lyon, França; EU Business School, Barcelona, Espanha; Universidad Pontificia Bolivariana (UPB), Medelín, Colômbia.

• Organização de Missões Internacionais para alunos estrangeiros: Audencia (França com 28 alunos).

• Viagens para a Europa para prospecção de parcerias:

• Ensam

• FHM

• Lusíadas

• Lisboa

• Visita a Texas Tech University, acompanhando equipe do Colégio Bom Jesus.

A FAE Centro Universitário foi a primeira instituição de Ensino Superior do Paraná a receber o American Space (Espaço Americano), um local viabilizado pelo governo americano e aberto à comunidade para uma verdadeira imersão no país. Os projetos do American Space seguem os pilares e o objetivos da missão diplomática da Embaixada e Consulados Norte Americanos. Desde a sua inauguração, em 16 de maio de 2023, o espaço tem sido usado para a realização de reuniões pré-partida, de acolhimento, e projetos de cunho social, e nos dois anos de funcionamento, o soas com projetos e palestras. Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se o: Literary Connections Project, em parceria com a extensão universitária, com o acolhimento de 15 estudantes de uma escola pública de Almirante Tamandaré (PR) para realizar oficinas de escrita e de leitura; Competências Digitais no Autogerenciamento e Liderança

Feminina, em parceria com o Núcleo de Educação Digital, acolhendo 15 jovens estudantes de escola pública com o objetivo de desenvolver competências digitais; organização do Talk2Gather, em parceria com um English Teaching Assistant (ETA), o espaço organizou atividades de cultura e conversação em inglês; convite para participar do projeto Pontes Redux em parceria com a Escola Técnica do IFPR para realizar um projeto de desenvolvimento de habilidades e preparação de alunos do Ensino Médio para um programa nos EUA.

Escritório EducationUSA

A FAE Centro Universitário mantém um dos 50 escritórios da EducationUSA presentes no Brasil, oferecendo aos alunos e docentes orientações a respeito dos programas de estudos nos Estados Unidos, como cursos de inglês, graduação, mestrado, doutorado e programas de curta duração, além de informações sobre bolsas de estudos ofertadas pelas universidades e fundações americanas. Também são disponibilizados serviços de apoio, como traduções de documentos acadêmicos exigi dos pelas universidades americanas, elaboração de currículos em inglês e tório do EducationUSA FAE organiza reuniões gerais sobre os primeiros passos para estudar nos EUA uma vez por mês, atendendo alunos do Grupo Educacional Bom Jesus e comunidade externa. Também incluímos uma atividade

Participantes em reuniões em grupo sobre intercâmbio

Sessões de orientação geral – 5 Passos e Número de instituições visitantes (virtuais/presenciais)

Traduções diversas

sidade de Lisboa (Ulfa) – Faculdade de Arquitetura – Portugal.

sity of Kentucky – expansão para Master – Estados Unidos.

ton University – expansão para certificação AEP – Estados Unidos.

Foram também realizadas diversas reuniões de alinhamento, atualizações e renovações dos contra-

Núcleo de Empregabilidade

O Núcleo de Empregabilidade (NEP) tem como propósito contribuir para o desenvolvimento profissional de alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da FAE, potencializando a empregabilidade, o desenvolvimento integral de carreira, bem como as habilidades intelectuais e comportamentais. O NEP busca identificar e desenvolver talentos humanos por meio de ações alinhadas às demandas do mercado de trabalho, facilitando os primeiros contatos com oportunidades profissionais.

No ano de 2024, o NEP promoveu diversas iniciativas para fomentar o desenvolvimento da carreira dos alunos, ex-alunos da FAE e da comunidade, como detalhado a seguir:

• Blitz – foram realizadas 20 blitzes, envolvendo mais de 17 empresas, nos campi Centro, FAE Business e São José dos Pinhais. Essas ações aproximaram empresas e alunos, proporcionando contato direto para a divulgação de oportunidades e novas contratações. Entre elas, destacaram-se duas blitzes temáticas: Dia dos Namorados e Natal de Empregabilidade.

• Career Expo – em parceria com o Núcleo de Relações Internacionais (NRI), o NEP organizou e participou do Career Expo 2024, que conectou empresas parceiras da FAE a alunos, incentivando o desenvolvimento de carreiras internacionais e promovendo networking. O evento

contou com mais de 300 participantes e empresas como CNH, Ambev, Lupus e Renault.

• Visitas técnicas – duas visitas técnicas foram promovidas, aproximando alunos de graduação e pós-graduação das empresas parceiras, com foco na compreensão do ambiente corporativo, desenvolvimento de carreiras, processos seletivos e culturas organizacionais. As visitas, que reuniram 20 alunos, ocorreram na Ambev e na Toyota Empilhadeiras.

• Jornada de Carreira – lançada em 2024, essa iniciativa abordou temas como empregabilidade, posicionamento profissional, consolidação de carreira, estratégias em processos seletivos e possibilidades de atuação. Foram realizados seis eventos, envolvendo 17 empresas e atingindo mais de 650 alunos dos cursos de Direito (campi Curitiba e São José dos Pinhais), Ciências Contábeis, Engenharia Mecânica e de Produção, Administração e Negócios Digitais. Entre as empresas participantes, destacou-se a Britânia, preferida por muitos alunos para estágios remunerados.

• Parceria com a Pastoral FAE – o NEP capacitou alunos voluntários para orientar a construção de currículos, capacitação que foi posteriormente aplicada a estudantes do Ensino Fundamental e Médio atendidos pela Pastoral semestralmente.

• Oficinas – duas oficinas on-line sobre currículo e LinkedIn foram realizadas, com o objetivo de instruir os alunos na criação de currículos atrativos e na potencialização da imagem profissional nesse site. Em média, 20 alunos participaram no segundo semestre de 2024.

• Atendimentos individuais – foram realizados 265 atendimentos personalizados para alunos de graduação e pós-graduação, abordando temas como elaboração de currículos, otimização de perfis no LinkedIn, mercado de trabalho e preparo para entrevistas de emprego.

• Conexão Pós – evento promovido pelos cursos de pós-graduação da FAE Business School, que contou com palestras e oficinas do NEP, incluindo o tema Construindo uma Carreira Global de Sucesso: Estratégias e Dicas Práticas.

Em 2024, o NEP também fortaleceu parcerias existentes e firmou novas colaborações, envolvendo empresas como Lupus Consulting, Electrolux, Ultragaz, Pink Creator, Alperman, Sebrae, Poletto & Possamai e Ordakovski & Tavares Junior Advogados Associados, além de profissionais das regiões de Curitiba e São José dos Pinhais.

No âmbito digital, o NEP consolidou sua presença em mídias sociais, como o LinkedIn, que conta com mais de 1 360 integrantes entre alunos e ex-alunos. O WhatsApp também desempenhou papel essencial, com sete grupos de vagas para alunos de graduação e um para alunos de pós-graduação, totalizando mais de 1 870 participantes. O Instagram foi utilizado para convidar alunos a participar das ações, divulgar vagas e compartilhar registros dos eventos realizados.

de vagas preenchidas 1 618

Vagas ofertadas em mídias sociais 2 000

Atendimentos individuais de alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação 265

Núcleo de Pesquisa Acadêmica

O Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA) tem como objetivo estimular a pesquisa e a iniciação científica, a capacitação do corpo docente e a promoção de publicações acadêmicas, por meio de programas de pesquisa específicos para esse fim.

A seguir os projetos, publicações, palestras e grupos de pesquisa relativos aos temas: Responsabilidade Social e Sustentabilidade no ano de 2024.

Programa de Apoio à Publicação e Divulgação da Pesquisa

Acadêmica (Papa)

O Papa viabiliza a divulgação da produção técnico-científica desenvolvida pelo corpo docente e discente.

Anais do 12.º Simpósio de Pesquisa e 18.º Iniciação Científica (SPPAIC)

FonFe: NPA/2024.

O Piri apoia a interação da FAE com outras instituições de Ensino Superior, por meio da participação dos docentes em atividades de extensão e pesquisa, como seminários, congressos e encontros.

O Paic visa estimular a participação de docentes e alunos de graduação em projetos de pesquisa.

de projetos/professores e alunos envolvidos

Programa de Apoio a Grupos de Pesquisa (PAGP)

O PAGP tem como objetivo incentivar e apoiar o corpo docente na formação de grupos de pesquisa vinculados ao CNPq. No ano de 2024, de 17 grupos de pesquisa ativos, 18% desenvolveram estudos e pesquisas acerca da temática responsabilidade social e sustentabilidade.

Laboratório de Pesquisa em Transtornos Alimentares, Obesidade e Saúde Mental (Latos)

Direitos de Gênero

Grupo de Estudos Pesquisas Psicanálise, Cultura e

EXTENSÃO FAE

DeemerwFa sFFdio F FFFFFersFoFF

O FAE Social é uma iniciativa que se configurou em 2018 como contraponto tanto à crescente cultura do descarte quanto à crescente insensibilidade com os mais pobres e marginalizados. Em um cenário no qual o desemprego, a exclusão social, o empobrecimento de uma significativa parcela da população tende a se “naturalizar” cada vez mais, o FAE Social propõe um caminho disseminador de esperança: a instauração de uma cultura de inclusão, de redes de cooperação e de cuidado com a vida, especialmente com aqueles que mais necessitam de atenção e solidariedade.

O FAE Social surgiu como uma proposta que mobiliza alunos e professores à promoção de iniciativas ambientalmente responsáveis e de ações solidárias inclusivas de grupos humanos menos favorecidos ou em situação de vulnerabilidade.

O FAE Social visa não apenas conscientizar, mas engajar as pessoas, especialmente as novas gerações universitárias, na construção de um mundo mais justo, tolerante, fraterno e ecologicamente responsável. Visa também criar um ambiente em que a educação para a cidadania, o respeito aos direitos humanos e a promoção de uma cultura de paz e fraternidade com os mais pobres sejam princípios a convergir à disseminação do humanismo solidário. Para tanto, o FAE Social se empenha em fortalecer redes de apoio que favoreçam a integração e a solidariedade entre diferentes segmentos sociais, oferecendo aos mais marginalizados oportunidades reais de inclusão.

O FAE Social se inspira na figura de São Francisco de Assis, que, em seus dias, surpreendeu a humanidade ao escolher estar ao serviço dos pobres, dos leprosos e dos excluídos. São Francisco não apenas pregava a simplicidade e a pobreza como virtudes, mas também demonstrava, em suas ações, uma profunda humanidade e um amor incondicional pelos mais necessitados. Seu exemplo de vida é uma eloquente referência para o FAE Social, que busca sensibilizar e educar alunos e professores para essa generosidade e alegria de viver. Ao fazer isso, o projeto propõe um modo de ser e de agir que vai além da caridade pontual: atua para instaurar um estilo de vida voltado à prática do amor ao próximo, do cuidado da natureza, do respeito e da compaixão. Eis porque o FAE Social busca a inclusão integral, entendendo que cada pessoa, independentemente de sua condi-

O FAE Social sugere e incentiva a criação de redes de cooperação em que os mais favorecidos também se sintam chamados a atuar de forma solidária, reconhecendo que o bem-estar de todos depende do cuidado com os menos favorecidos. A ética que norteia o FAE Social é uma ética do cuidado: cuidar da vida, cuidar dos outros e cuidar da Casa Comum (o meio ambiente) são princípios fundamentais que orientam todas as ações do projeto. O cuidado, nesse contexto, não é entendido como uma ação paternalista ou assistencialista, mas como um esforço conjunto para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, inclusive por meio da valorização das cultu-

A sensibilidade e a generosidade de São Francisco de Assis, que se alegrava com a beleza da criação e se entregava com ternura ao cuidado dos mais frágeis, são inspirações para que o FAE Social também busque ser um reflexo dessa alegria simples e sincera. O projeto não se limita a uma atuação pragmática voltada apenas para a solução de problemas, ele busca cultivar a capacidade de ver o outro com os olhos de compaixão, de alegrar-se com as pequenas vitórias da vida e de

Ao educar para a cidadania e para a solidariedade, o FAE Social se torna como uma plataforma de formação de líderes sociais que, inspirados pelos valores de São Francisco de Assis, agirão com ética, generosidade e compromisso em suas comunidades. Esses líderes não serão apenas pessoas que tentam resolver problemas pontuais, mas que entenderão o processo de transformação social como algo que exige uma mudança de mentalidade e uma reconfiguração das relações interpessoais, sociais e ambientais.

Nesse sentido, o FAE Social não é apenas uma resposta aos desafios do presente, mas uma proposta para um futuro mais humano, ético e solidário. Ele propõe que a sociedade se reconecte com os valores de humanidade, compaixão e fraternidade, redimensionando o sentido de solidariedade e de responsabilidade uns pelos outros. Em um mundo marcado pela indiferença e pela exclusão, o FAE Social é um convite a imitar São Francisco de Assis, não apenas em suas palavras, mas principalmente com um coração generoso, cortês, alegre e profundamente comprometido com os mais pobres, os mais fracos e a preservação da vida em todas as suas formas. Em sua essência, o projeto nos convoca a ser, como São Francisco, instrumentos de paz e de solidariedade no mundo.

Ações FAE Social

Amansando o Leão

Durante o mês de maio, a FAE Centro Universitário realizou mais uma edição do tradicional projeto Amansando o Leão. A iniciativa do curso de Ciências Contábeis visa a oferecer atendimento gratuito à comunidade sobre o Imposto de Renda. Assim, o contribuinte que busca auxílio, consegue declarar o Imposto de Renda – pessoa física, além de receber informações gerais. Os atendimentos são feitos por alunos dos campus de Curitiba e São José dos Pinhais, sempre supervisionados por professores. Durante as inscrições, os interessados são instruídos a doar 1 quilo de alimento não perecível para participar. Nesse ano, foram realizadas 98 declarações e 57 orientações.

Contador amigo

A ação foi realizada por alunos de diversos cursos da FAE Centro Universitário, campus Curitiba e São José dos Pinhais e consistiu na arrecadação de notas fiscais, as quais foram convertidas em créditos para a Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas.

Ao todo, 2 120 notas foram arrecadadas e destinadas à instituição.

S.O.S. Rio Grande do Sul

Algumas campanhas foram organizadas em prol das vítimas das grandes enchentes que ocorreram no estado do Rio Grande do Sul. Confira:

Os alunos do curso de Ciências Econômicas da FAE Centro Universitário realizaram doações de garrafas de água. Foram arrecadadas 252 garrafinhas, destinadas às vítimas das fortes chuvas no estado.

Jogos solidários

Os alunos do curso de Negócios Digitais organizaram alguns jogos no campus Curitiba, arrecadando produtos de higiene pessoal durante as inscrições. Participaram 78 alunos dos cursos de Administração, Psicologia, Direito e Design. A iniciativa culminou na arrecadação de duas caixas de produtos, entre escovas e creme dental, sabonetes e xampus, os quais foram destinados às vítimas das enchentes.

Bazar solidário

A ação foi realizada com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção de instituições e doação às famílias em situação de vulnerabilidade. Com o engajamento dos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e MEP, em parceria com a empresa Meneghim Transportes

Ltda., foi possível a arrecadação de 2 520 peças de roupas e 180 pares de calçados. Os itens foram encaminhados à Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Georgina e Ana Rosa I e II, e ao Núcleo Periférico, o qual atende moradores em situação de rua, e outra parte foi destinada às vítimas das enchentes no estado do Rio Grande do Sul.

Venda solidária

Os alunos do curso de Negócios Digitais, após visita técnica, realizaram uma ação para arrecadar fundos para a compra de um equipamento para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catamare), localizada no bairro Boqueirão. A iniciativa consistiu em vendas de produtos pela internet, levantando o valor de R$ 10.000,00.

O incentivo financeiro foi encaminhado à cooperativa para a compra do maquinário, o qual beneficiará cerca de 20 famílias.

Campanhas de arrecadação e doação de alimentos

Durante o ano, os alunos da FAE realizaram diversas campanhas de arrecadação de alimentos, as quais beneficiaram famílias em situação de vulnerabilidade social. Confira a seguir:

Entre os meses de março a junho, cerca de 280 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados e encaminhados às seguintes instituições:

• Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Georgina e Ana Rosa I e II, em Colombo;

• Casa de Apoio Tia Sula, em Colombo;

• Casa de Repouso São José, em São José dos Pinhais;

• Associação de Moradores Vila Independência, em São José dos Pinhais.

Parte dos donativos também foi distribuída entre catadores de materiais recicláveis. Ao todo, a ação beneficiou 50 famílias.

A campanha recebeu o apoio dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Financeira, Negócios Internacionais e o MEP da FAE Centro Universitário, além da sensibilização da empresa Meneghim Transportes Ltda.

Durante o mês de maio, os alunos do curso de Direito da FAE Centro Universitário promoveram uma arrecadação em dinheiro para a compra de cestas básicas. Com o valor arrecadado, foi possível a compra de dez cestas básicas, as quais foram encaminhadas para a ONG Grupo Dignidade, para auxílio aos membros em situação de vulnerabilidade.

Entre os meses de outubro a novembro, foram arrecadados 360 quilos de alimentos não perecíveis, separados em cestas básicas, e entregues à Associação de Moradores Vila Independência, em São José dos Pinhais. A ação foi realizada por alunos do curso de Administração – MEP. Um total de 31 famílias foram beneficiadas com a iniciativa.

Aquecendo o coração

No mesmo período, uma iniciativa realizada pelos alunos do curso de Administração arrecadou 260 quilos de alimentos não perecíveis em prol dos moradores atendidos pela Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Georgina e Ana Rosa I e II, em Colombo. A ação beneficiou 21 famílias.

A iniciativa foi promovida entre os meses de abril a junho pelos alunos do MEP, arrecadando 150 cobertores, os quais foram doados à Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Georgina e Ana Rosa I e II, localizada em Colombo, e ao Núcleo Periférico, instituição que atende moradores em situação de rua.

Um total de 50 famílias foram beneficiadas com a ação.

Campanha de arrecadação de material escolar

Os alunos do curso de Administração – MEP realizaram a campanha em prol de crianças em situação de vulnerabilidade social. Durante o mês de novembro, foram arrecadados 80  rial escolar, contendo cadernos, lápis, canetas, borrachas, apontadores, lápis coloridos e estojos.

As doações foram encaminhadas à Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Georgina e Ana Rosa I e II, em Colombo, beneficiando 80 crianças.

Arrecadação de produtos de higiene pessoal

A iniciativa partiu dos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e MEP em prol de famílias em situação de vulnerabilidade. Durante os meses de março a junho, foram arrecadados 1 062 itens de higiene pessoal, como sabonetes, creme dental e xampu. Os donativos foram separados em kits e encaminhados às seguintes instituições:

• Associação Comunitária dos Moradores do Jardim

Georgina e Ana Rosa I e II, em Colombo;

• Projeto Resgate Vila Pantanal, em Curitiba;

• Associação de Moradores da Vila Independência, em São José dos Pinhais;

• Associação Padre Ceconello, em São José dos Pinhais;

• Casa de Recuperação Ebenezer, em São José dos Pinhais.

As doações beneficiaram cerca de 350 famílias.

Luz, câmera, vocação

O projeto é realizado por alunos do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário, em parceria com o Colégio Sesc São José, e visa a promover orientação vocacional. Nesse ano, foram ofertados quatro encontros com 78 participantes da 2.ª e da 3.ª séries do Ensino Médio, os quais exploraram temas como carreiras, aptidões, habilidades e preferências de cada um, com o objetivo de auxiliar na escolha de uma profissão futura.

Execução e montagem de playground de madeira

Os alunos do curso de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da FAE Centro Universitário construíram um playground de madeira na Capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada na Vila Torres, em Curitiba. A instituição é administrada pelas irmãs franciscanas Bernardinas, e recebe aproximadamente 40 crianças da catequese, pais e a comunidade. Divididos em equipes, os estudantes executaram as diferentes partes do playground, as quais foram transportadas e montadas durante a semana comemorativa do Dia das Crianças. O projeto promoveu o aprendizado por meio dos desafios de montagem e detalhamento executivo, além do voluntariado.

Campanha do Dia das Crianças

Os alunos da FAE realizaram diversas campanhas em prol de crianças em situação de vulnerabilidade social. Confira a seguir:

Os alunos do curso de Ciências Contábeis da FAE Centro Universitário, do campus São José dos Pinhais, realizaram uma campanha de arrecadação para o Dia das Crianças. As doações resultaram na montagem de 100 kits de doces e 20 bolas. Os itens foram encaminhados à Associação de Moradores da Vila Independência e à Associação Padre Ceconello, em São José dos Pinhais.

Os alunos do curso de Administração e MEP promoveram a arrecadação de ingredientes diversos para a preparação de bolos e salgados para a festa de Dia das Crianças, a qual é oferecida pela Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Georgina e Ana Rosa I e II, em Colombo.

Bazar do bem

Durante o mês de novembro, os alunos do curso de Administração, MEP e Ciências Contábeis realiza ram um bazar em prol da Associação de Moradores do Jardim Georgina e Ana Rosa I e II, em Colombo. Foram arrecadados 542 peças de roupas e 27 pares de calçados. Todos os itens foram encaminhados aos responsáveis pela associação para captação de recursos por meio das vendas das peças.

A ação foi realizada por alunos do curso de Administração MEP, com o objetivo de auxiliar nos preparativos da festa de Natal da Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Georgina e Ana Rosa I e II, em Colombo. Com a iniciativa, foi possível o preparo de diversos bolos e salgados, além da arrecadação de brinquedos variados, os quais benefi-

Campanha de arrecadação de ração

A iniciativa foi apoiada por alunos de todos os cursos da FAE Centro Universitário e finalizou com a arrecadação de 2 toneladas e 300 quilos de ração. As doações foram entregues para a ONG DNA Animal. Por meio dessa ação, a FAE recebeu o selo de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMS).

Estratégias solidárias

Os alunos dos cursos de Administração e Ciência de Dados, da FAE Centro Universitário, a partir de um desafio proposto em sala de aula, desenvolveram ações com o objetivo de arrecadar fundos em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade.

As atividades foram conduzidas respeitando a dinâmica indicada pelo professor. Assim, os grupos criaram estratégias, as quais resultaram no valor total de R$ 6.232,86 arrecadados.

O montante beneficiou as seguintes instituições:

• Caminho de Davi, no bairro Portão, em Curitiba;

• ONG Coração Acolhedor, no bairro Uberaba, em Curitiba;

• Projeto Forja Rio Bonito, no bairro Campo do Santana, em Curitiba;

• Amigas da Mama, no bairro Vila Izabel, em Curitiba; e Maria, no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais.

Algumas instituições receberam em valores; outras, em doações de cestas básicas, itens de higiene pessoal e livros. Aproximadamente 150 pes-

O Projeto Rondon é uma iniciativa voltada para a integração social, criada pelo Governo Federal e coordenada pelo Ministério da Defesa, sendo considerado o maior projeto extensionista do Brasil. Desde a sua criação em 1967, instituições de Ensino Superior públicas e privadas de todo o país podem participar do programa, desde que sejam orientadas pelos editais e elaboradas propostas de ação de extensão para serem desenvolvidas em comunidades que receberão as operações. Na FAE, a participação no projeto é recorrente: oito operações já contaram com nossos alunos. Nesse ano, oito estudantes participaram da Operação Sentinelas Avançadas II, em Nova União, Rondônia. Em conjunto com a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), durante dez dias, o grupo prepaadores das regiões urbana e rural.

As ações foram realizadas nas seguintes instituições: Escola Polo Rural Paulo Freire, Escola Municipal Marcos Adriano Issler, Escola Polo Rural Antonio Carlos, Igreja Assembleia de Deus em

alestra sobre destinação de resíduos sólidos, orgânicos e qualidade de vida, além da

onstrução e ampliação de horta para temperos e hortaliças nas escolas municipais, visando o aproveitamento didático dos estudantes sobre a importância da nutrição

onstrução de maquete com as crianças do município para exemplificar assoreamento do rio e a importância de recompor mata ciliar para garantia do abastecimento de água

oda de conversa com orientações sobre acolhimento e valorização da importância da saúde mental com professores da rede municipal, psicólogas, assistentes sociais do

apacitação dos professores da rede pública sobre identificação de sintomas de transtorno do espectro autista e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, bem

om prefeito e secretários para planejamento de ações estratégicas para implementação de melhorias percebidas durante a realização da operação.

O programa é uma parceria da FAE Centro Universitário com a Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR). Desde 2022, vem contribuindo para o crescimento das pequenas e médias empresas de Curitiba e Região Metropolitana. Inicialmente, os microempreendedores interessados em melhorar seus negócios se inscrevem no programa e, depois da análise feita pelos alunos da FAE, supervisionados por professores, recebem um diagnóstico com as estratégias e a consultoria gratuita fornecida pela Sebrae e Fecomércio. Aliando a teoria com a prática acadêmica, nesse ano, a terceira edição da iniciativa contou com a participação de aproximadamente 500 estudantes de graduação e pós-graduação, os quais ofereceram atendimento e soluções para

Management Experience Program (MEP)

O Management Experience Program (MEP) caracteriza-se como um programa de desenvolvimento profissional ministrado em período integral. No período da manhã, os alunos cursam o bacharelado em Administração da FAE Centro Universitário e, à tarde, dedicam-se a trabalhar em experiências reais e complexas de gestão. Uma das práticas em empreendedorismo ofertadas aos alunos do 1.º ano do Management Experience Program é a criação e aplicação de um projeto que tem como objetivo a arrecadação de fundos para o Hospital Pequeno Príncipe (HPP), instituição parceira do MEP, beneficiada por suas ações desde 2011. No início do ano, a turma é dividida em equipes que competem entre si com a criação de um programa que simula as etapas da venda de um produto ou serviço. Todas as ideias passam por avaliação prévia da área de captação de recursos do HPP e, quando aprovadas, são colocadas em execução.

Nesse ano, os estudantes do curso realizaram 17 projetos de empreendedorismo, em prol do hospital, resultando em um total de R$ 278.797,38, valor total recorde para os 14 anos de parceria.

Confira a seguir, as fotografias das apresentações dos projetos:

O Serviço Escola de Psicologia da FAE Centro Universitário, PsicoFAE, oferece atendimentos individuais, familiares, em casal ou em grupo para todas as faixas etárias. Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos do curso de Psicologia e supervisionados por professores especializados. As áreas de atuação incluem: psicoterapia; atendimentos a empresas, escolas ou comunidades; orientação vocacional, profissional e de carreira; atendimento individual e/ou grupo para pacientes com transtornos alimentares; pessoas enlutadas; homens perpetradores de violência; e avaliação e

Os atendimentos na clínica têm custo social, sendo a primeira triagem estabelecida em R$ 5,00 e as demais sessões combinadas com o cliente a partir de sua renda familiar. O critério para atendimento psicológico é o paciente ter uma renda máxima de dois salários mínimos por membros da

Outras atividades e projetos desenvolvidos pelo Serviço Escola para atendimento à comunidade em 2024

Projeto de Orientação de Carreira PsicoFAE

A iniciativa é destinada a jovens e adultos que pretendem construir uma carreira profissional, bem como para aqueles que desejam mudar de profissão, mas ainda estão indecisos quanto à escolha do curso apropriado.

O serviço é estendido a pessoas que ganham até dois salários mínimos, sendo cobrado somente um valor social. Esse ano, a iniciativa promoveu um total de 65 atendimentos, beneficiando 20 pessoas.

Práticas psicoeducacionais na comunidade –

Grupo Reflexivo de Homens

Tratam-se de grupos reflexivos para autores de violência doméstica, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, proporcionando aos homens, responsáveis por esse tipo de abuso, a possibilidade de reflexão e responsabilização. A prática é intermediada pelos alunos do último ano do curso de Psicologia, que realizam a vivência prática em Psicologia Comunitária. Nesse ano, as ações envolveram ligações telefônicas, entrevistas e encontros semanais com os notificados encaminhados pelo Setor Psicossocial de Atenção à Violência Doméstica e Familiar (Sepavi) do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Todo esse processo é acompanhado pela supervisão da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CevidTJPR). No total, o projeto contou com 35 participantes.

Projetos vinculados ao grupo Laboratório de Pesquisa em Transtornos Alimentares, Obesidade e Saúde Mental (Latos)

Os encontros e atendimentos desse grupo aconteceram gratuitamente no Serviço Escola PsicoFAE, envolvendo alunos de estágios, extensionistas, monitores e profissionais voluntários do Latos que são supervisionados por uma docente. No total foram 440 atendimentos em 2024. A iniciativa

endimento para mulheres acima de 18 anos com algum tipo de transtorno

e – Grupo de atendimento para meninas adolescentes entre 13 e 18 anos com algum tipo de

endimento para crianças até 13 anos com algum tipo de transtorno

tendimento individual para pessoas com algum tipo de transtorno alimentar, obesi-

tendimento individual e avaliação psicológica para potenciais pacientes de cirur-

Nesse ano, a iniciativa atendeu hospitais na modalidade de Estágio em Saúde: Hospital Nossa Senhora das Graças, Hospital Costantini, Hospital Sugisawa, Hospital Novo Mundo, Hospital

Municipal do Idoso Zilda Arns, Hospital Santa Casa de Misericórdia, Hospital Erasto Gaertner e acientes.

Casa de Recuperação Nova Vida (Crenvi)

A Crenvi, entidade responsável pela realização de um trabalho com dependentes químicos, foi atendida durante o primeiro semestre de 2024. Foram realizadas observações de processos clínicos, pesquisa documental e elaboração de material de apoio sobre dinâmicas de grupo para equipe técnica. A iniciativa beneficiou um total de 60 pessoas.

Atendimentos e parcerias com Cras, Caps, Creas, Nasf

Os estágios em saúde coletiva e práticas em psicologia comunitária também atuaram em várias instituições na Região Metropolitana de Curitiba, atendendo a comunidade nas mais variadas modalidades.

Projeto de Extensão – Projeto Fronteiras

A iniciativa promoveu a realização de acolhimento e orientação de acadêmicos do NRI-FAE frente ao processo de intercâmbio. Auxílio na preparação acadêmica e pessoal para a experiência de inter câmbio, construção de estratégias de adaptação frente a mudanças, processos de troca de experiências e desenvolvimento pessoal e profissional. Aproximadamente 60 pessoas foram atendidas.

Elo Apoio Social e Ambiental

Realização de entrevistas com foco na inserção profissional de jovens aprendizes, bem como a condução de feedbacks técnicos e comportamentais dos entrevistados. O Núcleo também atuou na realização de palestras informativas sobre os processos da empresa aos jovens candidatos. Em 2024 foram atendidas 140 pessoas.

Os estudantes do curso de Psicologia promoveram a realização de pesquisa de clima nas instituições: Tribunal Regional Eleitoral, Clínica Self Center e Artifix, Irmandade Betânia, Hospital Municipal

As atividades se desenvolveram por meio de processos de observação do espaço e processos organizacionais e aplicação de questionário semiestruturado. Também foram promovidas condução de entrevistas de aprofundamento com os profissionais da empresa e realização de relatório técnico de devolutiva com análises quantitativas e qualitativas. Ao longo do ano, foram realizadas diversas atividades de prestação de consultoria na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho a diferentes empresas, acompanhados por docentes da FAE. Os encontros foram alinhados às Clima . A inicia-

As parcerias de estágio têm como objetivo propiciar aos alunos um conhecimento prático e uma vivência do ofício da psicologia nas mais diferentes áreas e nas instituições listadas a seguir. s de Curitiba e Região Metropolitana; colas Estaduais e Municipais de Curitiba e Região Metropolitana; gio Bom Jesus.

Programa Institucional de Atendimento à Saúde Mental do Aluno FAE

O programa foi desenvolvido pela coordenação do curso de Psicologia e presta atendimento psicológico a alunos da FAE Centro Universitário. Em 2024, foram realizados atendimentos em duas modalidades: psicoterapia em grupo – ofertada em dois encontros semanais, contando com a presença de seis alunos; acompanhamento individual – foram realizadas 45 sessões, beneficiando cinco alunos.

Pastoral Universitária

A Pastoral Universitária acolhe os questionamentos, busca respostas e forma a pessoa para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana, que se preocupa e procura agir a favor da inclusão social, dos menos favorecidos, daqueles que sofrem diante da desigualdade.

A diversidade de expressões, crenças e opiniões são elementos característicos no âmbito universitário. Dessa forma, a Pastoral Universitária trabalha para que essa diversidade encontre o diálogo e caminhem juntos para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário.

Nesse sentido, busca colaborar com o desenvolvimento integral do universitário e, para tanto, trabalha com base nos três eixos norteadores, propostos pelo Estudo 102 da CNBB: O Seguimento de Jesus Cristo e a Ação Evangelizadora no Âmbito Universitário: Eixo da Espiritualidade; Eixo da Formação/Reflexão; Eixo das Ações Socioeducativas

A seguir, estão listadas algumas das ações promovidas pela Pastoral Universitária

Campanha Trote Solidário –FAE Centro.
Campanha Trote Solidário –FAE São José dos Pinhais.

Festa do Dia das Crianças –Associação Padre João Ceconello.

Festa do Dia das Crianças –Associação Padre João Ceconello.

Entrega dos chocolates da Campanha Trote Solidário.

Visita Solidária e entrega das doações da Campanha Trote Solidário à creche Casa da Criança.

Formação de voluntários – FAE Centro.

Caminhada da Pastoral.
Visita solidária e entrega das doações da campanha Trote Solidário – Colégio Estadual Cívico-Militar Getúlio Vargas.

INSTITUCIONAL

Grupo Educacional Bom Jesus

Sistema de gestão do Grupo Educacional Bom Jesus

Presidente

Frei João Mannes

Vice-Presidente

Frei Daniel Dellandrea

Secretário

Frei ClaFdino Gilz

Tesoureiro

Frei Mário José DnapiF

Diretor-Geral

Jorge ApósFolos FiarFos

Gerentes Back Office

Desenvolvimento Institucional

ViDiane Maria Foldi Virmond AlDes

Marketing | Tecnologia da Informação

Eros PaFFeFo NeFo

Financeiro | Secretaria-Geral Bom Jesus e FAE | Arquivo e Biblioteca Central

Daniele M. Mazon MassoqFeFFo

Auditoria Interna | Comercial | Gráfica | Editora Bom Jesus – parte comercial | Gestão de Processos | Proteção de dados| Segurança Corporativa | Administração Back Office e Prédio Remanso

LFiz Fernando FaFri

Prédio Lamenha Lins | Centro de Estudos e Pesquisas | High School | Lace | Editora Bom Jesus – pedagógico e administrativo

MarFelo BianFFini FaDaro

Gerentes Regionais

Eros PaFFeFo NeFo

Jorge HenriqFe BloFF MarFins

(aFé FFlFo de 2024)

José LaFrindo Pereira MaFFado

MFriel PinFo Amorim

NilFon DorizeFi MarFomini

MarFio BaFisFa de FoFza

RFFem Fernando FinF

GlaFFia DaneliF

(a parFir de agosFo de 2024)

FAE

Reitor

Jorge ApósFolos FiarFos

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão

EDerFon DroFomereFsFi

Pró-Reitor de Administração e Planejamento

Eros PaFFeFo NeFo

Diretora do Campus Curitiba

Andrea Regina Hopfer CFnFa

Diretor do Campus São José dos Pinhais

ÉlFio DoFglas JoaqFim

Diretor dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu

Alexandre Andrioli IwanFio

Perfil dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus

O Grupo Educacional Bom Jesus mantém Unidades de ensino nos estados do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Para administrá-las e oferecer o ensino padrão Bom Jesus/FAE, o Grupo atua com funcionários de diferentes perfis.

Por estado e idade

*ConFraFos de menor aprendiz.

Por estado e escolaridade

Por estado e tempo de serviço

Por estado, tipo de emprego e carga horária

Para fins de apresentação, este Relatório considerou os cargos da área administrativa e da docência separadamente. A carga horária dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus é dividida em parcial – com até 25 horas semanais de trabalho – e integral – para acima de 25 até 44 horas semanais.

Santa Catarina Tipo de emprego

Carga horária

Carga horária

de emprego

São Paulo

Carga horária

Tipo de emprego

Carga horária

de emprego

Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul

Por estado e tipo de contrato

Os tipos de contratos apresentados neste Relatório consideram aqueles com tempo indeterminado – válidos enquanto perdurar a relação de emprego – e com tempo determinado – com datas de início e término acordadas, não podendo ultrapassar o período de dois anos. Incluem também contratos de experiência vigentes no fechamento do material. Além deles, a tabela a seguir apresenta a porcentagem de estagiários e terceirizados atuantes na Instituição.

Políticas institucionais

O Grupo Educacional Bom Jesus desenvolve, analisa e aprimora continuamente suas políticas institucionais para garantir um bom desempenho profissional de toda a sua equipe.

Negociação coletiva

100% dos funcionários amparados por convenção coletiva de trabalho.

Funcionários em cargo de chefia*

52 mulheres em cargos de chefia

mulheres e homens em cargos de chefia

31 mulheres em cargos de chefia

59,6%

*Os números apresenFados se referem aos Fargos de FFefia da alFa adminisFração, Fonsiderando gerênFia/ gesFão em Fodos os esFados onde a InsFiFFição aFFa.

Remuneração

Proporção do menor salário pago pela Instituição, por estado, referente a 220 horas/mês, comparado ao salário-mínimo nacional (R$ 1.412,00)

Os dados refletem a diferença salarial positiva paga para homens e mulheres.

Código de Conduta

O Código de Conduta apresenta diretrizes institucionais pautadas em valores, atitudes e comportamentos éticos e morais, amparando-se nas normativas legais vigentes e também na cultura organizacional. Seu objetivo é orientar os funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus para que tenham comportamentos condizentes com os princípios franciscanos, promovendo assim um ambiente de trabalho saudável e respeitoso para todos.

Comunicação Interna

A Comunicação Interna é o setor responsável pelo diálogo entre a Instituição e os funcionários, tendo como premissa mantê-los alinhados à missão e à visão do Grupo bem como aos valores franciscanos. Para isso, compartilha informações nos âmbitos administrativo, operacional e estratégico, divulgando-as nos canais institucionais.

Benefícios e incentivos

O Grupo Educacional Bom Jesus preza por um ambiente de trabalho saudável e, para isso, garante benefícios e incentivos que contribuem para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários.

Benefício N.º de beneficiados

Alimentação subsidiada 1 981

Cesta básica¹ 1 488

Plano de saúde Clinipam2 718

Plano de saúde Unimed3

Plano odontológico

Amil

Previdência privada

Seguro de vida

Titulares 780

Dependentes 761

Titulares 1 861

Dependentes 1 530

PGBL 224

VGBL 419

Funcionários 4 286

Estagiários 206

Transporte gratuito4 156

1BenefíFio presenFe nas Unidades de CFriFiFa e Região MeFropoliFana, FonFedido aos fFnFionários Fom salário-Fora igFal oF inferior a R$ 14,16.

²Plano de saúde Clinipam FonFedido aos fFnFionários Fom salário-Fora igFal oF inferior a R$ 14,16 das Unidades de CFriFiFa e Região MeFropoliFana.

Unidades FanFa CaFarina: o FenefíFio é FonFedido aos fFnFionários adminisFraFiDos Fom salário aFé R$ 4.999,99 (BlFmenaF, IFaFaí, JaragFá do FFl, PalFoça, Florianópolis).

Unidades FanFa CaFarina: o FenefíFio é FonFedido aos fFnFionários adminisFraFiDos Fom salário aFé R$ 3.999,99 (Lages e Caçador).

Unidade Fão BenFo: FonFedido aos fFnFionários, aFxiliares de serDiços gerais/zeladoria.

Unidades Rio Grande do FFl – CCT.

Unidades Fão PaFlo: CCT.

Unidades do Rio de Janeiro: FonFedido aos fFnFionários qFe Fêm a fFnção de aFxiliar de serDiços gerais.

Unidades de ParanagFá, Rio Negro (PR): o FenefíFio é FonFedido aos fFnFionários adminisFraFiDos Fom salário aFé R$ 3.999,99.

Unidade Rolândia, Arapongas e Maringá: FonFedido aos fFnFionários aFxiliar de serDiços gerais/zeladoria.

³FFnFionários do GrFpo EdFFaFional Bom JesFs Fêm a opção de FonFraFar assisFênFia médiFa Unimed, Fom desFonFo.

4BenefíFio FonFedido aos fFnFionários qFe FraFalFam na Unidade AdminisFraFiDa Remanso, CD, Aldeia e ConDenFo em Campo Largo (PR).

Formação profissional

Programa de Desenvolvimento Profissional

O Grupo Educacional Bom Jesus, norteado pelos princípios franciscanos, busca proporcionar constante desenvolvimento para seus funcionários por meio de treinamentos que favoreçam o crescimento institucional, centrado em valores humanos fundamentais. Com o Programa de Desenvolvimento Profissional, são trabalhados os eixos norteadores de treinamento, que buscam desenvolver, além das competências técnicas, o relacionamento interpessoal e o autoconhecimento. Em 2024, foram trabalhados 245 temas, com a participação de aproximadamente 4 571 funcionários, sendo 2 413 funcionários administrativos e 2 158 docentes.

Programa de Ambientação para Novos Docentes e Funcionários

Administrativos

O Departamento de Desenvolvimento Institucional do Grupo Educacional Bom Jesus disponibiliza para todos os funcionários administrativos e docentes recém-contratados do Grupo Educacional Bom Jesus um programa de ambientação on-line, que abrange, além da filosofia, da missão e da visão da Instituição, temas importantes relacionados às normas administrativas e a postura ética profissional. Em 2024, 539 funcionários administrativos e 477 docentes participaram do Programa e obtiveram 100% de aproveitamento.

Programa Servir com Amor e Alegria

O Programa é institucional e tem como objetivo sensibilizar todos os funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus no que se refere ao ideário franciscano. A proposta contempla a missão do “servir”, que deve refletir no trabalho, na prestação de serviços e no atendimento a todos com boa vontade, respeito, amor e alegria. Em 2024, o Programa Servir com Amor e Alegria completou 10 anos e suas ações foram pautadas pela virtude da gratidão.

A primeira iniciativa institucional de 2024 foi um vídeo conduzido pelo Frei Mário José Knapik e pela professora Cleuza Cecato que explicou a importância da virtude da gratidão em nossas vidas!

E a primeira ação institucional foi a visita do nosso mascote Chiquinho Itinerante com o potinho da gratidão por todas as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus, Unidades de ensino (Bom Jesus e FAE e Unidades de negócio), na qual os funcionários tiveram a oportunidade de escrever mensagens genuínas, que mostraram o quanto ser grato é importante!

A passagem do Chiquinho teve um impacto significativo, espalhando muita alegria, e teve a participação de funcionários e alunos.

Para finalizar a ação, foi gravada a segunda edição do PodServir, um podcast do Programa, em que um gestor representante de cada estado relatou um pouco dessa experiência.

O Programa ainda contou com um vídeo referente à Gratitude (gratidão + atitude) que teve como protagonistas os próprios funcionários da Instituição, com demonstrações de pequenos gestos de gratidão e gentileza em nosso cotidiano.

Todos os vídeos foram disponibilizados por e-mail a todos os funcionários via Comunicação Interna e disponibilizados na Intranet, para que todos tivessem acesso ao material.

Encontro pedagógico

O Encontro Pedagógico tem como objetivo apresentar, analisar e discutir os encaminhamentos pedagógicos da Instituição aos docentes, colocando-os em contato com a abordagem educacional do Bom Jesus, além de proporcionar a integração entre os participantes. Os encontros são uma oportunidade para que os docentes das Unidades de Ensino Bom Jesus se reúnam com os coordenadores do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), para análise e discussão de todo o material pedagógico que será apresentado aos alunos. Esses encontros ocorreram presencialmente e com transmissão simultânea para algumas Unidades. No ano de 2024, aproximadamente 1 739 docentes de todas as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus participaram dos encontros do primeiro semestre, que teve como tema O Protagonismo do Educador Franciscano: Escuta, Dialoga e Acolhe com Amor; e 1843 docentes do segundo semestre, com o tema Vidas Marcadas pelo Amor, pelo Acolhimento e pela Esperança

Encontro Docente

O Encontro Docente da FAE Centro Universitário tem como objetivo promover a reflexão e a discussão da prática docente, além de suscitar questões que contribuam diretamente na qualidade da educação no Ensino Superior. A iniciativa também oportuniza aos participantes que se reúnam com a reitoria acadêmica e com os coordenadores de curso para análise e discussão de questões acadêmicas de todo o semestre letivo. Na ocasião, são realizadas oficinas de aprendizagens, focadas em inovação e novas estruturas do processo de ensino. Os encontros são realizados em duas edições anuais, sempre no início de cada semestre letivo. Em 2024, 302 docentes participaram do encontro, sendo 171 no primeiro semestre e 131 no segundo.

Programa de Formação

Docente (Profor)

O Programa de Formação Docente busca contribuir para a qualificação dos estagiários pedagógicos de todas as Unidades do Brasil, para uma atuação diferenciada na educação. Em 2024, o Programa de Formação Docente foi realizado na modalidade on-line, por meio do Local Unificado de Aprendizagem (LUA) e do Google Meet, trabalhando assuntos como postura ética e profissional, prática docente, identidade pessoal e profissional, ser docente, oratória, relações interpessoais no contexto educacional, administração do tempo e assertividade para docentes e educadores, além da oportunidade de participar em uma banca de orientação. Durante o ano, 51 estagiários participaram da formação.

Programa de Gerenciamento de Emoções (PGE)

O Programa de Gerenciamento de Emoções (PGE) tem o objetivo de oportunizar reflexões a respeito da importância da saúde mental. No ano de 2024, foram trabalhados os temas Desbloqueando Potenciais Humanos: Estratégias para Vencer a Autossabotagem e Saúde Mental: Superando a Procrastinação. Os treinamentos foram realizados de forma on-line, via Google Meet, contando com a participação de 1 547 profissionais nas apresentações do primeiro tema e 1 388 profissionais no segundo.

Programa de Formação Continuada para Responsáveis de Setor (PRS)

O Programa de Formação Continuada para Responsáveis de Setor visa o desenvolvimento das lideranças imediatas. Durante o ano, responsáveis de diversos setores de todas as Unidades do Brasil participaram do Programa. No ano de 2024, foi trabalhado o tema Tomada de Decisão e Feedback, dividido em três encontros. Nas Unidades de Curitiba e Região Metropolitana, os encontros ocorreram no formato presencial e nas Unidades de fora, via Google Meet. Aproximadamente 135 funcionários participaram do Programa nesse ano.

Programa de Formação Continuada para o Atendimento ao Cliente (Profac)

O Programa tem o propósito de desenvolver as equipes da linha de frente das Unidades – responsáveis pelo atendimento direto aos pais e alunos – em busca de um atendimento diferenciado e humanizado. Em 2024, foi trabalhado o tema Escuta, Dialoga e Acolhe com Amor no primeiro semestre e Comunicação Assertiva no Dia a Dia no segundo semestre. Participaram do Programa aproximadamente 243 funcionários por meio de encontros via Google Meet e 131 funcionários presencialmente.

Programa de Proteção de Dados (Proteja)

O Programa tem como objetivo trazer aos funcionários administrativos e docentes, de modo estruturado e consistente, novos conteúdos, capacitações, esclarecimentos e orientações sobre práticas adotadas no contexto da proteção de dados pessoais. Em 2024, foram trabalhados temas como Boas Práticas para a Adequação à LGPD no Ambiente Educacional, A Aplicação da LGPD em Nossas Rotinas e II Encontro Anual dos Guardiões de Dados. Participaram aproximadamente 1 716 funcionários.

Programa Empresa

Livre de Assédio (Proela)

O Programa Empresa Livre de Assédio (Proela) tem como objetivo garantir um ambiente de trabalho respeitoso e saudável, por meio do acolhimento e da diversidade. O programa realiza treinamentos de conscientização e prevenção, além de disponibilizar um canal para apurar irregularidades, como posturas que possam incorrer em manifestações de assédio, abuso de poder e outras formas de violência. No ano de 2024, aproximadamente 1 493 funcionários participaram de treinamentos.

Programa

Evoluir,

Criar, Otimizar e Servir (Ecos)

O programa de formação continuada do Grupo Educacional Bom Jesus tem como principal objetivo a formação contínua dos professores e líderes da Instituição, com base nos pilares evoluir, criar, otimizar e servir. Mais que um espaço de formação, o termo “eco” nos remete à ideia de que novos conhecimentos e soluções precisam e devem ser ecoados. “Eco”, do grego oikos, significa casa, o que nos remete a São Francisco de Assis e sua preocupação com a Casa Comum que habitamos, local em que buscamos harmonia com os demais seres com os quais compartilhamos o ecossistema. O programa contou com 27 encontros de formação e 1 119 inscritos

Programa de Formação Continuada para Coordenação Disciplinar (Procord)

O Programa de Formação Continuada para Coordenadores Disciplinares tem por objetivo o desenvolvimento e a troca de experiências. Em 2024, cerca de 27 funcionários participaram do encontro presencial que ocorreu em julho, cujo tema central foi O Papel da Coordenação Disciplinar na Educação Franciscana

Programa de Formação Continuada para Professores Corregentes (Procor)

O Programa de Formação Continuada para Professores Corregentes iniciou no ano de 2024 trabalhando a inteligência emocional, autoconhecimento e autoconsciência.

O objetivo principal do Programa consiste em auxiliar no fortalecimento das habilidades comportamentais para que estejam alinhadas à funcionalidade didático-pedagógica. Participaram do Programa 106 professores corregentes no encontro presencial do primeiro semestre e 125 no encontro via Google Meet no segundo semestre.

Encontro dos Administrativos

O encontro é destinado aos responsáveis administrativos de todas as Unidades do grupo e tem como objetivo o aperfeiçoamento, alinhamento e troca de experiências. Ocorre uma vez ao ano e no ano de 2024 participaram 99 colaboradores com o tema Vidas Marcadas pelo Amor, pelo Acolhimento e pela Esperança

Encontro de Gestores e Encontro de Assessores

Realizado duas vezes ao ano, no formato presencial, o Encontro de Gestores e o Encontro de Assessores possibilita interação e troca de ideias entre os profissionais das Unidades de ensino do grupo. No primeiro semestre de 2024 o tema abordado foi Vidas Marcadas pelo Amor, pelo Acolhimento e pela Esperança e no segundo semestre foi Acolhidos pela Irmã e Mãe Terra, Semeamos Valores e Cultivamos Virtudes. Participaram 62 colaboradores nos Encontros de Gestores e 94 colaboradores nos Encontros de Assessores desse ano.

Semana de aprendizagem para novos funcionários de Serviços Gerais e de Manutenção

Visando compartilhar conhecimento de forma mais acessível aos novos funcionários de Serviços Gerais e Manutenção, são realizados encontros via Google Meet no início de cada semestre para abordar os temas trabalhados na ambientação on-line com os demais funcionários administrativos. Além dos temas já citados anteriormente, são abordados assuntos relativos às suas áreas de atuação. Em 2024, 58 funcionários de serviços gerais e 20 funcionários da manutenção participaram do programa.

Semana de aprendizagem para novos inspetores

Com o objetivo de alinhar as atividades dos novos inspetores, são realizados treinamentos via Google Meet no início de cada semestre, voltados para as atividades dos inspetores, tais como: Prevenção de Acidentes de Trabalho, Qualidade de Vida, Programa de Prevenção ao Bullying, Medidas Preventivas no Ambiente Escolar, Programa de Prevenção à Autoagressão, Estilos de Comunicação, Rotinas e Atribuições do Setor de Inspetoria, Estratégias de Prevenção de Ataques com Armas em Escolas, Supervisão de Parques e Pátios, Primeiros Socorros, Prevenção das Perdas Auditivas. No ano de 2024 participaram 189 inspetores.

Programas de treinamentos técnicos

Dentre diversos treinamentos técnicos que são realizados, são ofertados treinamentos técnicos que ocorrem por adesão, como atualização em estudos gramaticais e finanças pessoais e Excel básico, intermediário e avançado. Participaram nesse ano um total de 239 colaboradores.

Programas do DSE*

*AlgFns programas do DFE esFão disponíDeis somenFe em deFerminadas Unidades da InsFiFFição.

Ações do Departamento de Saúde Escolar*

1. Elaboração de informativos a respeito de saúde física e mental para professores, alunos e familiares.

2. Prestação de primeiros socorros em ocorrências no ambiente escolar.

3. Identificação de alunos com necessidades especiais na área de saúde.

4. Identificação de alunos com necessidades educacionais especiais por meio do Setor de Psicologia e do Setor de Fonoaudiologia Educacional, promovendo, em conjunto com a equipe pedagógica, a inclusão desses alunos e o seu acompanhamento.

5. Realização de programas de triagem auditiva e visual, de sondagem de linguagem (realizadas pelo Setor de Fonoaudiologia), triagem de pediculose (realizada pelo Setor de Enfermagem), entre outras, identificando problemas que possam prejudicar o desempenho escolar do aluno ou sua saúde.

6. Colaboração do Setor de Fonoaudiologia com o CEP para identificar os alunos que necessitam de intervenção pedagógica específica.

7. Exames periódicos de saúde – destinados a todos os funcionários, para avaliar a saúde do trabalhador e diagnosticar precocemente eventuais alterações.

8. Treinamento de professores para o uso adequado da voz.

9. Treinamento de primeiros socorros para funcionários da Instituição.

10. Capacitação de funcionários da Instituição em relação à prevenção de acidentes com alunos.

11. Instrução de professores, coordenadores disciplinares e outros funcionários a respeito de saúde mental e emocional (ex.: habilidades socioemocionais, bullying, depressão, transtornos mentais, entre outros) e a respeito de necessidades educacionais especiais.

12. Administração de vacina contra influenza (gripe), oferecida aos funcionários de todas as Unidades da Instituição.

*AlgFmas das ações do DFE esFão disponíDeis somenFe em deFerminadas Unidades da rede.

Indicadores do Departamento de Saúde Escolar (DSE)

18 177 Fologia. em “Ações do DFE”

Segurança do Trabalho

O Setor de Segurança do Trabalho tem por objetivo promover a segurança dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus e de outros prestadores de serviços, por meio de atividades como inspeções de segurança, procedimentos, treinamentos, orientação ao uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), acompanhamento e orientação sobre a legislação vigente, participação na elaboração de projetos de incêndio e assistência às Unidades no que diz respeito aos procedimentos pertinentes à segurança.

Em 2024, foram realizados diversos treinamentos internos em segurança do trabalho, tanto para atendimento às normas vigentes quanto para a orientação de funcionários para as práticas de prevenção de acidentes, resultando em 38 horas de treinamento e a participação de 244 funcionários.

Seguem alguns indicadores:

de

15656 07 1610

Acidentes de trabalho 15 03 0202 00

Durante o ano, não houve registro de doenças ocupacionais.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio

O Grupo Educacional Bom Jesus tem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) em todas as suas Unidades – que, legalmente, consideram o grau de risco e o número de funcionários de cada Unidade para formação da comissão.

A Cipa visa à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores. É responsável por realizar ações de prevenção da integridade dos funcionários, inspeções, relatórios, treinamentos e promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que envolve toda a Instituição.

Plano de Abandono

O Plano de Abandono tem como objetivo fornecer meios para que, em situações de emergências, os funcionários administrativos, docentes, alunos da Instituição e outros (se houver) tenham condições de abandonar o local de risco de uma forma segura e ordenada, visando a salvaguardar a integridade física de todos os presentes no local.

Seguindo uma tendência mundial, os simulados de abandono em instituições de ensino objetivam preparar as populações para possíveis ações de emergência que possam ocorrer em qualquer lugar e a qualquer instante. A simulação é simples e rápida e consiste na retirada ordenada de todos os alunos e funcionários até os pontos de encontros determinados, dentro da própria Unidade.

Integração

Durante o ano, o Grupo Educacional Bom Jesus promove diferentes confraternizações aos funcionários, com o intuito de propagar união, descontração e promover a amizade.

Confira como foram alguns dos jantares de fim de ano em algumas Unidades:

Prédio Lamenha Lins.
Bom Jesus Internacional Aldeia | Campo Largo (PR).

Organizadores

Coordenação do Setor Relatórios Sociais

Frei Claudino Gilz, OFM

Elaboração e Organização

Fernanda Mathias de Oliveira

Kelli Maritsa Fernandes de Barros

Contabilidade

Valesca Elaine Dozorski

CRC/PR 056201/O-0

Contato

Em caso de dúvidas relativas a este material, entre em contato.

E-mail: sustentabilidade@bomjesus.br

Telefones: (41) 2105-4442 | (41) 2105-4409

Site: www.bomjesus.edu.br

Editora Bom Jesus

Presidente da Associação Franciscana

de Ensino Senhor Bom Jesus

Frei João Mannes

Diretor-Geral

Jorge Apóstolos Siarcos

Gerente Pedagógico do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) e da Editora Bom Jesus

Marcelo Bianchini Favaro

Coordenação da Editora Bom Jesus

Márcia Teresinha Schmidt

Design Editorial, Revisão e Iconografia

Editora Bom Jesus

Crédito das Imagens

Reprodução e Acervo USF

Imagens do Projeto Gráfico captureandcompose; Dilara Khannanova; Penpitcha Pensiri | Shutterstock

Imagem da Capa New Africa | Shutterstock

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Relatório social do Grupo Educacional Bom Jesus 2024 [livro eletrônico] / [organização Claudino Gilz, Fernanda Mathias de Oliveira, Kelli Maritsa Fernandes de Barros]. -- Curitiba, PR : Editora Bom Jesus, 2025.

PDF

ISBN 978-85-8459-276-0

1. FAE Centro Universitário 2. Grupo Educacional Bom Jesus - Brasil 3. Projeto FAE Social 4. Serviço social I. Gilz, Claudino. II. Oliveira, Fernanda Mathias de. III. Barros, Kelli Maritsa Fernandes de.

25-275680

CDD-370.115

Índices para catálogo sistemático:

1. Relatório social : Grupo Educacional Bom Jesus : Educação 370.115

Cibele Maria Dias - Bibliotecária - CRB-8/9427

EDITORA BOM JESUS

Rua Anselmo de Lima Filho, 242 81290-250 – Curitiba-PR

www.bomjesus.br

Todos os direitos desta edição estão reservados à Editora Bom Jesus. Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora.

ISBN 978-85-8459-276-0

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.