Relatório Bom Jesus Social 2021

Page 1

Relatório Bom Jesus Social 2021 Humanismo Solidário

HUMANISMO SOLIDÁRIO

Apresentação

Por que sentimos alegria promovendo e praticando a solidariedade? A solidariedade é uma das mais eloquentes expressões humanas. A solidariedade nos mobiliza à prática do bem junto aos mais necessitados. A solidariedade nos inspira a reconhecer que fazemos parte da Criação Divina e, por isso, somos herdeiros da tarefa do cuidado da vida no conjunto de suas expressões e modos de ser.

O Relatório Bom Jesus Social 2021 resulta da desmedida disposição de tantos corações (gestores, docentes, funcionários administrativos, alunos e suas famílias) que identificaram na solidariedade o sentido e a alegria da partilha. Partilha de sonhos e esperanças, partilha de princípios e conhecimentos, partilha de alimentos, de roupas e de tantos outros donativos.

Cada registro e relato deste Relatório convida-nos a continuar promovendo o humanismo solidário uns com os outros e na sociedade em que vivemos. Humanismo solidário, sim, para aplacar a insensibilidade com os direitos humanos, a ferida do preconceito que ainda vitimiza tantos e tantas ou mesmo o fenômeno da pobreza e da desigualdade social. Humanismo solidário para precaver do abandono ou do desleixo as pessoas em situação de vulnerabilidade. Humanismo solidário para encantar e para contagiar a todos com a instauração da cultura da Fraternidade, tão querida e sonhada por São Francisco de Assis. Fraternidade que não se coaduna com a degradação social gerada pela corrupção, pela impunidade, pela falta de ética, pela violência, pela aceleração da vida no trânsito e no trabalho, entre tantos outros fatores que encobrem o sonho de dias melhores para todos.

Aproveito para agradecer a todos e todas que em 2021 se deixaram – em cada Unidade do Colégio Bom Jesus – inspirar pelo amor, pela compaixão e pela solidariedade e, por isso, foram motivo de alegria aos que estavam tristes; de saciedade aos que estavam passando fome; de calor aos vitimados pelo frio; de esperança aos que estavam destituídos do elementar para viver dignamente. Por tanto amor, por tanta compaixão e solidariedade, o Boníssimo Deus a todos e a todas abençoe com a graça da saúde, da alegria e da paz!

Agradecido, Frei Claudino Gilz | Coordenador do Bom Jesus Social

SUMÁRIO

Perfil Bom Jesus

Missão

Visão

Virtudes franciscanas

Mensagem do presidente 10 Histórico 13 Compromissos que o Bom Jesus apoia

Ensino

Bom Jesus

17 Perfil dos alunos 17 Ensino 21 Bolsas de estudo 21 Centro de Estudos e Pesquisas 22 Editora Bom Jesus 24 Virtudes e Atitudes 24 Pastoral Escolar 26 Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis 28 Tempo Franciscano 30 Diálogo inter-religioso 34 Programa de Iniciação Científica 37 Destaques e reconhecimentos

7
7
8
9

Bom Jesus Social

39 Um projeto educativo em prol da promoção do humanismo solidário 41 Paraná 93 Santa Catarina 119 Rio Grande do Sul 141 São Paulo 165 Rio de Janeiro 176 Outras iniciativas

Institucional

195 Sistema de gestão do Grupo Educacional Bom Jesus 197 Perfil dos funcionários 202 Políticas institucionais 204 Benefícios e incentivos 206 Formação profissional 209 Saúde, segurança e qualidade de vida 215 Organizadores

PERFIL BOM JESUS

MISSÃO

Promover a formação do ser humano e a construção de sua cidadania de acordo com os princípios cristãos, sob inspiração de Francisco de Assis, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico.

VISÃO

Formar cidadãos dignos e justos, capazes de ser livres (aprender a pensar, servir a todos com alegria (aprender a fazer) e agir como verdadeiros irmãos (aprender a conviver).

7 Perfil Bom Jesus

VIRTUDES FRANCISCANAS

Um dos pressupostos das Virtudes Franciscanas está na ideia de que “o ser humano é, a cada instante, a visibilidade do que ama, busca e se propõe a conquistar.”1. Por ter cultivado no seu modo de ser e de conviver com todas as criaturas virtudes tão excelsas, São Francisco de Assis é também considerado uma inspiração por todos aqueles que aspiram a encontrar alegria na simplicidade, no cuidado da natureza e na solidariedade com os mais pobres.

É São Francisco

[...] o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. É o santo padroeiro de todos os que estudam e trabalham no campo da ecologia, amado também por muitos que não são cristãos. Manifestou uma atenção particular pela criação de Deus e pelos mais pobres e abandonados.2

Virtudes Franciscanas é, na proposta pedagógica do Grupo Educacional Bom Jesus, mais do que um tema em si. É, sim, um de seus principais fundamentos, visto que mobiliza todos para a alegria do cultivo do cuidado com a Criação3. Mas também favorece a instauração de uma convivência respeitosa no cotidiano educacional e mobiliza para a promoção da paz e do amor a todas as criaturas (entre outras), e para a prática da humildade, da simplicidade, da pureza interior, da serenidade, do trato afetuoso com o outro, da prudência quanto aos

1 GILZ, C.; HÜMMELGEN, G. (org.). Projeto virtudes. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 9.

julgamentos alheios, da fidelidade à oração, da dedicação às obrigações cotidianas, da paciência com os outros, da mansidão e da fraternidade.

Ao esforço em viver cada uma das referidas Virtudes Franciscanas se interpõem constantemente três desafios4 a serem considerados: 1.o) avaliar o nosso estilo de vida; 2.o) discernir em Francisco de Assis um exemplo de estilo de vida; 3.o) viver segundo o estilo de vida inaugurado por Francisco de Assis. A avaliação do nosso estilo de vida possibilita identificar que “basta olhar a realidade com sinceridade para ver que há uma deterioração da nossa casa comum” e que “a humanidade frustrou a expectativa divina”5: a poluição em demasia e mudanças climáticas; a contaminação das fontes de água; a perda da biodiversidade; a deterioração da qualidade de vida e a degradação social; a corrupção, a ganância, a falta de ética, o ódio, a falsidade, a insensibilidade com os mais pobres e marginalizados; entre outros.

Vale lembrar: São Francisco de Assis foi e continua sendo, há mais de 800 anos, o exemplo de um estilo de vida a ser seguido. Estilo de vida esse permeado pela gratidão ao Criador pela maravilhosa obra da Criação e pela Sua Divina Bondade para com todas as criaturas. Estilo de vida esse, enfim, fonte de inspiração à humanidade de hoje, seja na instauração de relações mais fraternas, seja no cuidado da vida no conjunto de suas manifestações. Propor essas e tantas outras Virtudes Franciscanas a nós mesmos, aos alunos, aos seus familiares e à sociedade de hoje é uma das principais intencionalidades do projeto Bom Jesus Social.

2 FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica do Sumo Pontífice Francisco ‘Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. Tradutor desconhecido. São Paulo: Paulus/Loyola, 2015. n. 10.

3 Toda palavra diz muito de quem a enuncia ou a escreve. Particularmente no relato bíblico do Livro de Gênesis: 1:1-31 e 2:1-4, a Criação é compreendida como uma iniciativa divina contra as potências do caos. É, em outros termos, o efeito da Palavra Divina.

4 ORDEM DOS FRADES MENORES. O grito da terra e o grito dos pobres – um subsídio da Ordem para o cuidado da Criação. Tradutor desconhecido. Roma: OFM Communications Office, 2016.

5 FRANCISCO, op. cit., 2015, n. 61.

8 Perfil Bom Jesus

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Desafios transformam a educação e são bastante diversificados no momento em que estamos vivendo, no Brasil e no mundo. Essas mudanças também foram sentidas no Grupo Educacional Bom Jesus: impactos sociais, econômicos, culturais e políticos provocados pela pandemia de covid-19 exigiram de todos os funcionários um pacto de união ainda mais constante, porque somente assim seria possível transformar palavras em ações para superar os inúmeros desafios e dar continuidade à missão institucional de promover a formação integral do ser humano de acordo com os princípios cristãos e franciscanos.

As expectativas para o ano de 2022 são de gradual retomada presencial de nossas atividades acadêmicas. Essa transição à “nova normalidade” já está ocorrendo, sem sobressaltos e de acordo com os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades competentes de cada estado da federação brasileira.

As Unidades de ensino do Grupo Educacional Bom Jesus, em seu projeto pedagógico, baseiam-se em uma visão antropológica que remete a Francisco de Assis. Por esse motivo, o humanismo solidário franciscano inspira uma prática pedagógica que se responsabiliza pelo desenvolvimento integral da pessoa: seu caráter, sua cognição, sua relação consigo mesma, com as pessoas, com os animais, com a natureza e com o Transcendente.

O projeto Bom Jesus Social também se inspira em Francisco de Assis, que, impulsionado pela força divina e pela compaixão, fez-se profundamente solidário com os empobrecidos da sociedade. Assim sendo, as atividades desenvolvidas nesse projeto materializam um dos aspectos essenciais de sua missão educadora e contribuem efetivamente na construção de um humanismo integral e solidário franciscano. Ademais, salientamos que, além de inspirar-se no humanismo solidário franciscano, particularmente em seus projetos sociais, o Grupo Educacional Bom Jesus é signatário do Pacto Global das

Nações Unidas (ONU), de modo que a Instituição também está perfeitamente alinhada com os princípios de tal Pacto, que reforçam os ideais do humanismo solidário franciscano de construir um mundo mais justo, próspero, solidário, sustentável e feliz.

Por fim, com o propósito de educar para o humanismo integral e solidário, temos a satisfação de apresentar mais um relatório de atividades do Bom Jesus Social desenvolvidas por profissionais e alunos no ano de 2021. Parabenizamos a todos os envolvidos nessa missão de proporcionar melhores condições de vida às pessoas que se encontram nas periferias geográficas e existenciais.

Boa leitura a todos!

Frei João Mannes, OFM

9 Perfil Bom Jesus

HISTÓRICO

1896

O padre alemão Franz Äuling funda, para meninos e meninas, a Escola Alemã Católica na Rua do Rosário, esquina com a Rua Saldanha Marinho, em Curitiba (PR).

1182

Nasce Francisco de Assis. Filho de um rico comerciante de tecidos, ele abdicou de seus bens em busca de uma vida austera, em sinal de compaixão e amor aos mais humildes. Seus ensinamentos fundamentam, nos dias de hoje, as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus.

1903

Com a volta do padre Äuling para a Alemanha, os frades franciscanos assumem a direção da Escola, transferindo-a para a Rua Vinte e Quatro de Maio, no Centro de Curitiba (PR).

1904

A Escola é dividida em duas unidades: uma brasileira, mantida na Rua Vinte e Quatro de Maio, e outra alemã, na atual Praça Garibaldi.

1909

É fundada a Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa. Ao lado da igreja, dois anos depois, é estabelecida a sede da Escola.

1917

No transcorrer da Primeira Guerra Mundial, as duas unidades da Escola – a brasileira e a alemã – são unificadas como Escola Senhor Bom Jesus.

10 Perfil Bom Jesus

1920

Um grande incêndio destrói a sede da Escola. No entanto, o esforço e o empenho de toda a comunidade fazem com que um novo prédio comece a ser construído.

1926

É inaugurada a nova sede da Escola, que passa a ofertar ensino profissionalizante aos jovens no Curso Comercial noturno.

1942

É fundado o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.

1957

Tem início o processo de instalação da Faculdade de Ciências Econômicas.

1975

É inaugurado o Teatro Bom Jesus, na Rua Vinte e Quatro de Maio, em Curitiba (PR), com capacidade para mais de 600 pessoas.

1938

Com o decreto federal de nacionalização, a Escola Alemã Católica fecha suas portas.

Em seu lugar, é fundada a Academia de Datilografia Olympia, dando origem, mais tarde, à Escola Técnica de Comércio Senhor Bom Jesus

1956

É fundada a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, que, posteriormente, passa a ser reconhecida pela marca Grupo Educacional Bom Jesus.

1959

Na Rua Vinte e Quatro de Maio, em Curitiba (PR), os frades franciscanos da Escola Senhor Bom Jesus iniciam as atividades da Faculdade de Ciências Econômicas, que, no ano seguinte, passa a se chamar Faculdade Católica de Ciências Econômicas e torna-se vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mantendo, no entanto, autonomia jurídica, financeira e patrimonial.

11 Perfil Bom Jesus

1977

O Conselho Federal de Educação estabelece que a Faculdade de Administração e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná passe a ser um estabelecimento isolado, denominado Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE)

2000

É criado o Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), responsável pelo planejamento curricular de todos os Colégios Bom Jesus.

2010

O Grupo Educacional Bom Jesus passa a contar com uma editora própria, a Editora Bom Jesus.

2016

Nasce o projeto Bom Jesus Social. O Grupo Educacional Bom Jesus comemora 120 anos como instituição de ensino.

2020

Com a pandemia de covid-19, o Grupo Educacional Bom Jesus se preocupou ainda mais em manter sua excelência. Para isso, reorganizou todo o ano letivo, investiu em inovação e construiu novas estratégias para apoiar seus alunos.

2006

É fundada a Valor Brasil, empresa socialmente responsável, com o propósito de incluir no mercado de trabalho os alunos egressos da primeira turma da Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial.

2014

Um novo Centro de Distribuição é inaugurado em Curitiba (PR).

2018

Têm início as atividades das novas Unidades: Bom Jesus Carlos Démia, em Maringá (PR); Bom Jesus Pedra Branca, em Palhoça (SC); e Bom Jesus Itajaí (SC).

2021

Em Curitiba (PR), é inaugurada a Unidade Bom Jesus Seminário.

12
Perfil Bom Jesus

COMPROMISSOS QUE O BOM JESUS APOIA

Além de realizar ações sociais por iniciativa própria, o Grupo Educacional Bom Jesus também é signatário de princípios nacionais e internacionais que visam a fortalecer o desenvolvimento comunitário.

PACTO GLOBAL

O Pacto Global foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para que adote, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Trata-se, portanto, de uma iniciativa voluntária, sem caráter regulatório, refletida em dez princípios que visam a fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio da formação de lideranças corporativas e inovadoras.

13 Perfil Bom Jesus

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Do ponto de vista histórico, a expressão “desenvolvimento sustentável” foi criada na década de 1980 pela ONU com o objetivo de mobilizar as instâncias governamentais a estabelecer critérios em cada nação em prol de iniciativas econômico-sociais inclusivas e alinhadas à preservação ambiental. A preservação ambiental encontra-se sob ameaça desde que veio a ser deflagrada por volta do século XVIII a Revolução Industrial inglesa, acarretando, entre vários fatores, o aumento da devastação ambiental e a desenfreada exploração dos recursos naturais.

Durante a Rio+20 – conferência da ONU realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 2012 –, representantes de diversos países estiveram reunidos para adotar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que inclui acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todas as pessoas, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Essa iniciativa resultou na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A base dessa nova diretriz está nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que foram estabelecidos no ano de 2000 e previam oito metas de combate à pobreza a serem alcançados até o final de 2015. Com o fim desse prazo, iniciou-se uma discussão para a elaboração de um novo modelo – os ODS –, que acabou por estabelecer 17 objetivos com 169 metas em diferentes temas e propostas válidas até 2030.

Obs.: o Grupo Educacional Bom Jesus atende aos compromissos do Pacto Global e promove ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio do FAE Social.

14 Perfil Bom Jesus

PROGRAMA DE ESCOLAS ASSOCIADAS À UNESCO

O Programa de Escolas Associadas (PEA) é o braço da Unesco nas escolas de Educação Básica de todo o mundo. Criada em 1953, a Rede PEA-Unesco une 11,7 mil escolas de 183 países em torno de princípios difundidos pela Unesco, entre eles o de construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global.

Há 13 anos, o Bom Jesus iniciou uma parceria com a Rede PEA-Unesco, considerada a segunda maior rede de escolas associadas do planeta. Uma escola associada à Unesco se caracteriza como um laboratório de ideias, que promove novas abordagens de ensino e aprendizagem baseadas em temas e valores.

15 Perfil Bom Jesus

ENSINO BOM JESUS

PERFIL DOS ALUNOS

TOTAL 24 547*

*Incluindo um total de 446 alunos do Language Center.

POR GÊNERO

Feminino Masculino 12 535 12 012

POR ESCOLARIDADE

Educação Infantil 2 258

Ensino Fundamental 15 647

Ensino Médio 6 173

Language Center 446

Modalidade Educação Especial 23

ENSINO

O Bom Jesus contribui para a formação dos alunos, tornando-os aptos a realizar novas leituras da realidade e a resgatar os valores éticos, morais e espirituais, preparando-os, assim, para a vida em sociedade. Dessa forma, os conteúdos escolares são trabalhados de maneira interdisciplinar e contextualizados por meio de ferramentas pedagógicas inovadoras e de propostas organizadas por docentes capacitados, elementos que contribuem para tornar a exploração do conhecimento mais dinâmica e eficiente.

17 Ensino Bom Jesus

EDUCAÇÃO INFANTIL

E ENSINO FUNDAMENTAL –ANOS INICIAIS

Na Educação Infantil, a proposta pedagógica prioriza os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se) e a integração dos Campos de Experiência, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, faz uso das metodologias ativas e das abordagens que exploram a curiosidade infantil e instigam os alunos a aprender, como os jogos simbólicos e a resolução de problemas. Nessa etapa educativa são utilizadas diferentes linguagens, suportes e estratégias na organização de sínteses das investigações e das descobertas realizadas.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a proposta pedagógica considera os documentos legais nacionais e as pesquisas referentes à neuroeducação e à cognição. Desse modo, incorpora as metodologias ativas e a abordagem interdisciplinar por meio da integração dos objetos de conhecimento dos diferentes componentes curriculares e valoriza a importância de contextualizar os conhecimentos escolares e de aliar a teoria à prática, sem deixar de explorar a abordagem investigativa. Os objetos de conhecimento são problematizados, e os alunos são convidados a ativar conhecimentos prévios, a levantar hipóteses, a desenvolver estratégias pessoais e a analisar outras possibilidades de respostas e de resolução, além de apresentar, discutir e sistematizar os resultados obtidos fazendo uso de diferentes recursos e métodos. Nessa etapa educativa valorizam-se também as aulas de campo, as entrevistas e as pesquisas, por exemplo, a fim de ressaltar o protagonismo infantil no processo de aprendizagem e de desenvolvimento.

18 Ensino Bom Jesus

ENSINO FUNDAMENTAL

–ANOS FINAIS

No Ensino Fundamental – Anos Finais, a proposta pedagógica do Bom Jesus está em sintonia com a BNCC, voltada para a valorização da interdisciplinaridade, convidando os alunos a elaborar hipóteses e a investigar os conteúdos propostos durante as aulas. Eles também são preparados para explicar o modo como pensam e argumentar em defesa de suas ideias.

ENSINO MÉDIO

No Ensino Médio, os alunos recebem os elementos necessários para enfrentar desafios, como os concursos vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São também convidados a refletir sobre projetos de vida, mercado de trabalho e seus impactos na sociedade. Nesse segmento, o currículo é consolidado e aprofundado, possibilitando que os educandos estimulem suas relações sociais, exerçam sua cidadania com postura ética e prossigam seus estudos. Nessa fase final da Educação Básica, a abordagem pedagógica no Bom Jesus se mantém de forma interdisciplinar, privilegiando o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

19 Ensino
Jesus
Bom

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A Escola Bom Jesus – Educação Básica, Modalidade de Educação Especial oferece um serviço educacional especializado a alunos com necessidades especiais, isto é, com deficiência intelectual, múltiplas deficiências ou transtornos globais do desenvolvimento.

A ação educativa é uma resposta à necessidade da comunidade que busca, por meio da educação de crianças, adolescentes e jovens, com deficiência intelectual, deficiência múltipla ou transtorno do espectro autista, melhores condições de vida, dignidade e cidadania. Nesse sentido, essa Unidade contribui significativamente por meio do ensino formal e da preparação para o trabalho.

O Bom Jesus – Modalidade de Educação Especial tem a finalidade de efetivar o processo de apropriação do conhecimento pelos

estudantes, sendo a proposta pedagógica estruturada com o intuito de oportunizar experiências de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes e que possibilitem a transferência de conhecimentos escolares para a vivência prática dos seus educandos.

Todas as propostas pedagógicas são elaboradas de acordo com o plano educacional individualizado, de modo contextualizado, com foco nas adaptações e flexibilizações curriculares relacionadas à quantificação dos conteúdos, ao detalhamento dos objetivos, ao desenvolvimento metodológico, aos recursos didáticos, à temporalidade e aos instrumentos de avaliação diferenciados, com o objetivo de atender às necessidades educacionais de cada aluno.

20 Ensino Bom Jesus

BOLSAS DE ESTUDO

O Bom Jesus proporciona descontos e bolsas parciais e integrais a alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de acordo com critérios específicos. Em 2021, foram investidos R$ 22.978.419,46 em bolsas de estudo, beneficiando 835 alunos. Esse montante inclui as bolsas de estudo concedidas por meio da parceria com o Sesc/Senac.

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS

O Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) propõe aos docentes do Grupo Educacional Bom Jesus novos modos de desenvolver atividades em sala de aula, com o intuito de formar alunos cada vez mais preparados para enfrentar um mundo que se modifica a cada instante.

No CEP trabalham docentes, pesquisadores, editores, redatores, ilustradores e diagramadores, isto é, todo um corpo técnico e administrativo responsável pela elaboração e organização do material didático do Grupo Educacional Bom Jesus. Seu objetivo é oferecer um processo de ensino dinâmico e eficiente, sugerindo formas de aplicar os saberes e de promover a interatividade entre as diversas áreas do conhecimento.

21 Ensino Bom Jesus

EDITORA BOM JESUS

A Editora Bom Jesus nasceu com uma proposta pedagógica alinhada à demanda criada pela sociedade contemporânea e aos princípios franciscanos. A edição de suas obras é feita com a responsabilidade de avançar continuamente na reflexão do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma discussão chancelada academicamente e com base em práticas docentes reais, sem perder o foco na formação humana.

Sediada na cidade de Curitiba (PR), a Editora Bom Jesus é membro da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e faz parte da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). Em seu portfólio, reúne livros didáticos da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo obras específicas para todos os componentes curriculares, paradidáticos e diversas soluções educacionais, como objetos de aprendizagem, jogos pedagógicos, videoaulas, livros digitais, entre outras ferramentas de aprendizagem.

Os materiais didáticos produzidos pela Editora fazem parte do reconhecimento da Instituição no meio educacional e entre os alunos. Todas as obras nela editadas são meticulosa e previamente pensadas, desde a concepção teórica, a elaboração, a impressão gráfica e a distribuição, até o momento em que chegam às mãos dos alunos e dos docentes a fim de manter constantemente sólido o compromisso com a educação.

Atenta aos desafios da educação contemporânea e ao desenvolvimento de competências demandadas pelo mundo atual, a Editora busca continuamente oferecer os recursos didáticos mais recentes no intuito de ampliar as possibilidades dentro e fora da sala de aula.

22 Ensino Bom Jesus

LIVROS DIDÁTICOS | COLEÇÃO FORMAÇÃO DE VALOR

A Coleção Formação de Valor oportuniza experiências de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento de conceitos, valores e atitudes. Possibilita a transferência de conhecimento acadêmico a outras vivências, assim como desperta a consciência crítica e o senso de coletividade.

PARADIDÁTICOS

A Editora Bom Jesus conta com livros paradidáticos próprios e também com títulos traduzidos, originários de diversos lugares do mundo e selecionados criteriosamente.

A ampla diversidade de obras atende aos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sempre com propostas contextualizadas ao conteúdo pedagógico. Conheça todo o portfólio de livros didáticos e paradidáticos no site da Editora Bom Jesus: <www.editorabomjesus.com.br>.

23
Ensino Bom Jesus

VIRTUDES E ATITUDES

Para desenvolver um trabalho voltado para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, a equipe pedagógica do Bom Jesus institucionalizou, em 2002, o Virtudes e Atitudes. Nesse projeto, as Virtudes Franciscanas são alinhadas ao conteúdo de cada nível, ano e série, resultando na prática das atividades denominadas Atitudes em Dia. Todas as ações são feitas de forma contextualizada e lúdica, com a participação dos alunos, dos pais ou responsáveis, dos educadores, dos funcionários e das entidades parceiras.

PASTORAL ESCOLAR

Inspirada nas virtudes e nos ensinamentos franciscanos, a Pastoral Escolar busca proporcionar e incentivar o diálogo entre alunos, docentes e funcionários administrativos no âmbito da espiritualidade e da solidariedade. Durante todo o ano são realizadas celebrações e ações que envolvem toda a comunidade escolar.

24 Ensino Bom Jesus
PASTORAL EM NÚMEROS ATIVIDADES N.o DE PARTICIPANTES Matriculados na Iniciação Cristã I 1 033 Receberam o Sacramento da Eucaristia 656 Matriculados na Iniciação Cristã II 592 Receberam o Sacramento da Confirmação 247

ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PASTORAL

Campanha de Arrecadação de Livros Infantis

Promovida pela Pastoral Universitária, a ação contou com a doação de catequistas e catequizandos da Unidade Bom Jesus Centro de Curitiba (PR). Os 236 livros infantis arrecadados foram doados à Escola Municipal Professora Clair do Rocio Sandri, em Almirante Tamandaré (PR).

25 Ensino
Jesus
Bom
Celebração da Primeira Eucaristia Missa em Homenagem ao Dia das Mães

INSTITUTO DOS MENINOS CANTORES DE PETRÓPOLIS

Em atividade desde 1942, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) está registrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), de caráter cultural e assistencial, sem fins lucrativos. Baseada em princípios do ensinamento franciscano, a educação no IMCP alerta os coralistas e alunos de música sobre a necessidade de doação de talentos, além da cota diária de dedicação, disciplina, valores e respeito às atividades desenvolvidas, proporcionando uma formação digna do caráter humano. Também, por meio de participação em eventos populares destinados à comunidade, busca contribuir no enriquecimento cultural da sociedade.

O IMCP mantém os corais:

• Canarinhos de Petrópolis, formado por 54 meninos, com idade entre 9 e 18 anos;

• Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, composto de 50 meninas, com idade entre 9 e 18 anos;

• Coral dos Aprendizes, que atende a meninos e meninas com idade de 8 a 9 anos, atualmente com 38 integrantes;

• Coro de Câmera dos Canarinhos de Petrópolis, formado em 2021 devido ao período de isolamento social e respeitando as regras de distanciamento, conta com 16 integrantes.

O instituto promove intercâmbios, recebendo coros estrangeiros com o intuito de proporcionar aos coralistas a cultura e o interesse por outros idiomas, além da troca de experiências.

Iniciativas em favor dos corais

Pensando na socialização e no bem-estar dos integrantes dos corais, durante o ano são realizados diversos projetos e ações, incluindo:

• aulas gratuitas de Teoria Musical, Solfejo, Ritmo e Percepção Musical e Técnica Vocal, desenvolvendo dessa forma o canto coral artístico;

• refeições nos dias em que frequentam as aulas de música;

• uniformes para as apresentações;

• presentes comemorativos na Páscoa e no Natal;

• custeio de viagens, hospedagem e alimentação durante as excursões artísticas do Coral dos Canarinhos, do Coral das Meninas dos Canarinhos e do Coro de Câmera dos Canarinhos;

• concessão de passagens para transporte público e material didático para os coralistas carentes;

• atividades de formação humana;

• reuniões individuais e em grupo com pais e responsáveis dos alunos coralistas e aprendizes.

26 Ensino Bom Jesus

Apresentações do Coral dos Canarinhos de Petrópolis em 2021:

• Live – A Importância do Canto Coral na Formação Humana;

• Concerto de Música Sacra;

• Apresentação no Festival Internacional de Corais;

• Lançamento do documentário Canarinhos de Petrópolis - Tradição e Contemporaneidade;

• Concerto Gravando em Casa;

• Concerto Prelúdio;

• Concerto em Honra a Maria;

• Cerimônia de Investidura do Coral dos Canarinhos;

• Concerto na Bauernfest;

• Concerto de Aniversário do Coral dos Canarinhos – 79 anos;

• Concerto na Frente de Evangelização na Educação;

• Especial de São Francisco;

• Retorno das missas dominicais – Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis.

Apresentações do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis em 2021:

• Concerto de Música Sacra;

• Apresentação no Festival Internacional de Corais;

• Concerto Gravando em Casa;

• Cerimônia de Investidura do Coral das Meninas;

• Apresentação no Festival Arte de Toda Gente – Mostra Coral;

• Retorno das missas dominicais – Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis.

Apresentações do Coro de Câmera dos Canarinhos de Petrópolis em 2021:

Concerto nos festejos da Serra Serata.

Apresentações do Coral dos Aprendizes:

O Curso dos Aprendizes de Canarinhos, devido ao período de isolamento social, realizou suas atividades de forma on-line. Desse modo, não foi possível realizar apresentações com esses alunos.

27 Ensino Bom Jesus

TEMPO FRANCISCANO

Realizado anualmente entre os meses de setembro a dezembro, o projeto Tempo Franciscano busca atender ao objetivo de ensinar o humanismo solidário por meio de ações que vão ao encontro dos ideais de Francisco de Assis. A proposta do projeto é apresentada no Livreto Tempo Franciscano, material produzido por uma equipe composta de frades, docentes e funcionários administrativos do CEP.

LIVRETO DO PROJETO TEMPO FRANCISCANO 2021

Durante o Tempo Franciscano, as Unidades de ensino recebem o livreto didático, ilustrado e especialmente elaborado para essa data. A edição de 2021 trouxe textos inspirados em Francisco de Assis e seu cuidado com a natureza e com os animais. Por meio de cada página, adaptadas de acordo com as etapas de ensino, foram apresentadas histórias, poemas, textos e propostas de atividades que despertassem em cada aluno o amor, o respeito e o cuidado com os seres vivos.

O material contém sugestões de atividades a serem desenvolvidas nas Unidades Bom Jesus, desde a Educação Infantil, passando por todo o Ensino Fundamental, até o Ensino Médio.

28 Ensino Bom Jesus

A seguir, algumas fotos das atividades desenvolvidas pelas Unidades:

29
Ensino Bom Jesus Bom Jesus São José dos Pinhais (PR). Bom Jesus Vicente Pallotti | São Paulo (SP). Bom Jesus Pedra Branca | Palhoça (SC). Bom Jesus Santo Antônio | Rolândia (PR).

DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

Anualmente, o Colégio Bom Jesus realiza o evento Mesa-Redonda do Ensino Religioso. Durante os encontros, representantes de diferentes religiões participam de um debate no qual podem sanar diferentes dúvidas dos alunos. Em 2021, os encontros foram promovidos nas Unidades Bom Jesus São Vicente, em Araucária (PR), Bom Jesus Internacional Aldeia, em Campo Largo (PR), em todas as Unidades do Rio de Janeiro e no Bom Jesus Diocesano, em Lages (SC). Já em Curitiba as reuniões ocorreram no Bom Jesus Centro, no Bom Jesus Seminário, no Bom Jesus Divina Providência e também no Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes.

Os palestrantes convidados são membros praticantes do Cristianismo católico, Cristianismo evangélico, Judaísmo, Islamismo, Umbanda e Budismo. Durante cada encontro, os estudantes questionaram sobre assuntos como preconceito, machismo, reencarnação, ressurreição, costumes, suicídio, aborto, entre outros.

30
Ensino Bom Jesus
Bom Jesus Divina Providência | Curitiba (PR). Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes | Curitiba (PR). Bom Jesus Diocesano | Lages (SC).
31
Ensino Bom Jesus Bom Jesus Centro | Curitiba (PR).

Festa das Luzes

Para celebrar o espírito de confraternização entre os representantes de diferentes religiões, no mês de dezembro, frei Claudino Gilz foi convidado a participar da Festa de Chanuká. O evento, também denominado Festa das Luzes, ocorre na tradição judaica e, segundo o rabino Pablo Berman, da Comunidade Israelita do Paraná, “O objetivo da festividade é difundir a luz para toda a humanidade, iluminando os cantos do mundo que ainda permanecem na escuridão”.

A celebração foi realizada na Sinagoga Beit Yaacov, em Curitiba (PR), e contou com a participação de representantes de diferentes denominações religiosas.

32
Ensino Bom Jesus

Um projeto de vida articulado com o projeto de vida de sociedade pode colocar em seu núcleo central a pessoa humana, a cooperação e a superação das desigualdades. Dessa forma, o projeto de vida não é algo que se revela somente no exercício de autoconhecimento, mas também na relação com o outro, com as demandas da sociedade, sempre em espírito de fraternidade e serviço.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Campanha da Fraternidade 2022: texto-base, n.O 38. Brasília, 2021, p. 24.

33 Ensino Bom Jesus

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus teve início em 2012 como um projeto piloto, contando com dez alunos das Unidades Bom Jesus Centro e Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba (PR). O docente era o mediador e o orientador do processo de iniciação à pesquisa. Cinco projetos de pesquisa foram desenvolvidos, abordando temáticas pertinentes à vivência escolar.

Em 2013, o programa passou a priorizar a pesquisa com base em temas de interesse dos alunos. Fomentava cada aluno a privilegiar temas atrelados a problemas do cotidiano e de âmbito local, regional ou global, visando – por meio da pesquisa – chegar à identificação de possíveis resoluções aos referidos problemas. O docente exerce o papel de mediar e orientar cada uma das pesquisas em curso. Em 2021, o Programa de Iniciação Científica passou a ser desenvolvido em 13 Unidades de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, além do Paraná, reunindo 15 docentes orientadores.

Em 2014, o Bom Jesus continuou a mostrar a rápida evolução do Programa de Iniciação Científica e o engajamento dos alunos em eventos que reconhecem a iniciativa científica na Educação Básica, como a Febrace, FICiências, Feira de Iniciação Científica da PUCRS e da UFRGS.

O ano de 2015 foi importante para o projeto no Colégio Bom Jesus, não só pelo reconhecimento em nível internacional da iniciativa, mas também pelo engajamento e pela participação dos alunos, culminando no sucesso da primeira edição da Feira de Iniciação Científica do Bom Jesus (Ficem), realizada na Unidade Centro, em Curitiba (PR).

O evento reuniu mais de 50 alunos da Instituição, de Unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, havendo a exibição de 30 trabalhos, além de palestras sobre como estudar no exterior, experiências de alunos que conquistaram premiações internacionais com trabalhos acadêmicos e uma mostra de projetos do Programa de Empreendedorismo Sustentável com alunos da 2.a série do Ensino Médio.

A partir de 2016, estendeu-se a participação no Programa de Iniciação Científica aos alunos do 9.o ano, ampliando o Programa em direção ao Ensino Fundamental. Nesse ano ocorreu a segunda edição da Ficem, reunindo mais de 70 projetos de 34 Unidades do Bom Jesus e Sesc São José. As pesquisas foram classificadas em quatro categorias: Vida, Terra, Ciências Sociais e Engenharias.

Em 2017, ocorreu a terceira edição da Ficem, que contou com a participação de 83 trabalhos. No ano seguinte, com a realização da quarta edição da Ficem, 105 trabalhos foram apresentados e a parceria com importantes empresas foi iniciada. No ano de 2018, as empresas Rumo, FAE, Editora Bom Jesus, Frischmann Aisengart e Distrito puderam apreciar os trabalhos e conceder certificados àqueles que se destacaram em suas análises.

O Programa de Iniciação Científica continuava a ganhar espaço nas Unidades, e, em 2019, estendeu-se ao Ensino Fundamental – Anos Finais. O sucesso dessa iniciativa deu início à Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental (Ficef). Na primeira edição da Ficef, que ocorreu em paralelo à quinta edição da Ficem, 36 trabalhos foram apresentados, juntamente aos 77 trabalhos provenientes do Ensino Médio. No ano de 2019, o Sebrae, o Senac e a Nuvem Mestra se juntaram à Feira como instituições parceiras.

34 Ensino Bom Jesus

Em 2020, com a pandemia de covid-19, o Programa de Iniciação Científica precisou se reinventar e migrar para o ambiente digital. Docentes e alunos continuaram a desenvolver seus trabalhos com criatividade e dedicação. Em reconhecimento a esse trabalho, à história do programa e ao contexto, um novo formato de feira científica foi proposto: 6.a Ficem e 2.a Ficef virtuais. Essas edições foram realizadas completamente on-line e se diferenciavam de eventos anteriores em diversos aspectos, como a forma de apresentação dos trabalhos, que passaram a ser expostos no portal oficial dos eventos. Ao todo, 130 trabalhos participaram, sendo 52 da Ficef e 78 da Ficem, e tiveram a oportunidade de ser apreciados por toda a comunidade e todas as empresas parceiras da Instituição. No ano de 2020, as empresas Luzian, Delta (Rótulos e Etiquetas), VCI X’World e IBCI se tornaram parceiras da feira.

No ano de 2021, com o retorno às atividades presenciais, o programa continuou a crescer e a se expandir, lançando um projeto piloto nas Unidades Divina Providência, em Curitiba (PR), e Aldeia, em Campo Largo (PR), que acolhe alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais − interessados em fazer pesquisa. Nesse contexto, criou-se nas duas Unidades o Clube de Ciências. O engajamento dos alunos e dos familiares, assim como das Unidades, permitiu a criação da Primeira Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental I (Ficef Jr.).

Nos demais segmentos, as pesquisas continuavam a ser desenvolvidas de maneira consistente, e a participação nas feiras foi bastante expressiva: 94 trabalhos na 7.a Ficem, 69 na 3.a Ficef e 69 na Ficef Jr. As feiras foram realizadas virtualmente, com o objetivo de promover a segurança de alunos, familiares e profissionais envolvidos. Também em 2021, novas empresas ingressaram na parceria, destacando-se a Via Saúde e a Nanovic.

Ao longo desses anos, diversos alunos encontraram na pesquisa científica uma oportunidade para descobrir sua vocação, auxiliando em sua escolha profissional. Muitos desses alunos encontram-se, atualmente, em universidades estrangeiras.

Em 2022, o Programa de Iniciação Científica dará um grande passo rumo ao voluntariado: 21 alunos se candidataram para orientar alunos de escolas públicas do estado do Paraná em uma parceria entre Sebrae-PR e o Bom Jesus. O programa social permitirá aos alunos de escolas públicas desenvolverem pesquisa científica com a tutoria dos alunos Bom Jesus que já possuem experiência em iniciação científica. Sem dúvida, a parceria Sebrae-PR e Bom Jesus trará resultados significativos e transformadores para a comunidade.

35 Ensino Bom Jesus

Confira algumas imagens do evento:

36
Ensino Bom Jesus

DESTAQUES E RECONHECIMENTOS

GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS CONTRIBUI PARA O DICIONÁRIO DO PACTO EDUCATIVO GLOBAL

A publicação contou com a participação de diversos autores, incluindo o frei Mário José Knapik, vice-presidente do Grupo Educacional Bom Jesus, nos textos das páginas 14 e 15 do material. A obra foi lançada com o intuito de auxiliar os leitores a compreender melhor o Pacto Educativo Global, documento lançado em 2019 pelo papa Francisco.

UNIDADES DE ENSINO BOM JESUS SÃO ESCOLAS DE REFERÊNCIA GOOGLE FOR EDUCATION

Por meio da conquista, as Unidades Bom Jesus Coração de Jesus, em Florianópolis (SC), Bom Jesus Santo Antônio, em Blumenau (SC), e Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba (PR), passam a fazer parte do grupo global de instituições de ensino que utilizam metodologias ativas e modernas por meio de tecnologias educacionais, como o Google Workspace for Education e Chromebooks. Toda essa inovação proporciona um ensino de excelência, mais interativo e colaborativo, fazendo com que docentes e alunos ganhem maior mobilidade, independência e interatividade.

37 Ensino Bom Jesus

BOM JESUS SOCIAL

UM PROJETO EDUCATIVO EM PROL DA PROMOÇÃO DO HUMANISMO SOLIDÁRIO

A educação compreende um conjunto expressivo de intencionalidades, aspectos, processos metodológicos de ensino e aprendizagem. Decorre ela de processos histórico-formativos que acontecem no âmbito pessoal, familiar, social, acadêmico, profissional, cultural, econômico, artístico, virtual e religioso.

A educação é, por assim dizer, uma atividade humana e divina. De acordo com Azevedo et al. (2021, p. 7), [...] Educar é um ato eminentemente humano. Somos renovados quando aprendemos mais a respeito da vida e seu sentido, quando nos ensinam novos conhecimentos e quando percebemos que em nós existe a profunda sede de aprender e ensinar. Educar é também uma ação divina. A Bíblia nos mostra a história de um Deus que educa seu povo, caminhando com ele, compreendendo suas fragilidades, respeitando suas etapas e alertando diante dos erros. Quando contemplamos as ações e palavras de Jesus, encontramos um caminhar educativo. Sua presença atenciosa junto às pessoas, a relação entre os milagres e a conversão, o uso de exemplos recolhidos do cotidiano, tudo, enfim, nos apresenta Jesus como o grande educador. [...]6

6  AZEVEDO, D. W. O. de et al. Apresentação. In: Fala com sabedoria, ensina com amor: Campanha da Fraternidade 2022. Brasília: CNBB, 2021. p. 7.

39 Bom Jesus Social

Com base principalmente nas Fontes Franciscanas7 e no documento publicado em 16 de abril de 2017 pela Congregação para a Educação Católica8, o projeto Bom Jesus Social veio a ser sistematizado e implementado no primeiro semestre de 2016 com a intencionalidade de educar ao humanismo solidário por meio do desenvolvimento de ações socioeducativas e solidárias. Esse projeto conta já com um considerável conjunto de ações solidárias e socioeducativas desenvolvidas, cujos registros podem ser conhecidos em detalhes acessando e lendo os Relatórios do Bom Jesus Social de 20169, de 201710, de 201811, de 201912 e de 202013.

Nas páginas a seguir, o leitor terá a alegria de conhecer algumas das ações solidárias e socioeducativas do ano de 2021, protagonizadas por gestores, assessores pedagógicos, funcionários administrativos, docentes e alunos de cada Unidade do Colégio Bom Jesus em benefício da comunidade, especialmente dos menos favorecidos e pobres. Ações solidárias e socioeducativas em prol da defesa e promoção dos direitos humanos, do fomento à prática do voluntariado, do cuidado do meio ambiente (da Casa Comum)14, do respeito à diversidade, entre outras tantas intencionalidades.

Educar ao humanismo solidário é, nesse sentido, mais do que um projeto em curso. É, sim, a esperança de um mundo mais fraterno15, sustentável e feliz. É, sim, um ponto de partida para uma vida em plenitude, sem ninguém mais passando fome ou sede, sem ninguém mais sendo discriminado por motivo de raça, cor, condição social, sem ninguém mais destituído de consideração em relação a seus direitos, sem ninguém mais privado do mais elementar, ou seja, de alimento, moradia, cuidado e amor.

7  SILVEIRA, I. (org.). São Francisco de Assis: escritos e biografias de São Francisco de Assis, crônicas e outros testemunhos do primeiro século franciscano. Petrópolis: Vozes, 1982.

8 CONGREGACIÓN PARA LA EDUCACIÓN CATÓLICA. Educar al humanismo solidario: Para construir una “civilización del amor” 50 años después de la Populorum Progressio Madrid: San Pablo, 2017.

9  Disponível em: https://bomjesus.br/relatorio2016/. Acesso em: 3 nov. 2021.

10 Disponível em: https://bomjesus.br/relatorio-2017/. Acesso em: 3 nov. 2021.

11 Disponível em: https://bomjesus.br/relatorio-2018/. Acesso em: 3 nov. 2021.

12 Disponível em: https://bomjesus.br/relatorio-2019/. Acesso em: 3 nov. 2021.

13 Disponível em: https://bomjesus.br/relatorio-2020/index.html. Acesso em: 3 nov. 2021.

14 FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica do Sumo Pontífice Francisco ‘Laudato si’ – sobre o cuidado da casa comum. Tradutor desconhecido. São Paulo: Paulus/Loyola, 2015.

15 FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social. Assis (Itália), 3 out. 2020. n. 54.

Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html. Acesso em: 3 nov. 2021.

40 Bom Jesus Social
Frei Claudino Gilz | Coordenador do Bom Jesus Social

PARANÁ

BOM JESUS ÁGUA VERDE | CURITIBA

Educação Infantil e Ensino Fundamental − desde 1996 de alunos: 1 122

Gestora: Mônica A. Jonsson

Cooperativa Catamare: trata-se de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis. O local foi fundado em 2006 e está localizado no bairro Boqueirão.

SORRISO NO ROSTO

Durante o primeiro semestre, a Unidade promoveu uma arrecadação de máscaras de tecido devidamente higienizadas para doação à Cooperativa Catamare e outros 42 barracões de reciclagem.

Segundo os responsáveis pela instituição, grande parte dos catadores de produtos recicláveis não tem condições de comprar esses produtos, ficando, dessa forma, mais vulnerável à contaminação e também à proliferação de covid-19.

Assim sendo, por meio do engajamento da comunidade escolar, foram arrecadadas 2 300 máscaras, beneficiando mais de 1 570 pessoas.

“Estamos felizes por um ato tão nobre de toda a comunidade escolar do Bom Jesus Água Verde. Com certeza essas máscaras darão segurança e dignidade para nossos catadores de recicláveis. Gratidão a todos!”

Lia – responsável pela cooperativa

41 Bom Jesus Social

SANGUE DE TODAS

Alunas do 9.o ano da Unidade promoveram uma campanha de arrecadação de absorventes. A iniciativa vai ao encontro de milhares de crianças e adolescentes que não possuem condições de comprar esse item básico de higiene e saúde, muitas vezes deixando de ir à escola por conta do ciclo menstrual. A ação arrecadou centenas de doações que foram entregues ao Projeto Resgate, da Comunidade Vila Pantanal no bairro Alto Boqueirão, beneficiando um total de 500 pessoas.

“O projeto foi de suma importância e beneficiou muitas meninas e mulheres carentes da comunidade. Projetos assim elevam a autoestima e a dignidade das pessoas.”

Projeto Resgate Comunidade Vila Pantanal: a iniciativa atua há 19 anos no local, com o intuito de auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade que moram na comunidade Vila Pantanal, no bairro Alto Boqueirão.

42 Bom Jesus Social
Leonice Piske – coordenadora do Projeto Resgate

PALAVRAS QUE ADOÇAM

Na Unidade, toda a comunidade escolar participou da elaboração de um vídeo em homenagem aos profissionais de saúde que trabalham no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. A ação também contou com cartas e bilhetes escritos por alunos da Educação Infantil.

Santa Casa de Misericórdia de Curitiba: inaugurada em 1880, o local foi o primeiro hospital da capital paranaense. A instituição tem capacidade para mais de 14 mil internamentos por ano, entre pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares.

CRIANÇA AJUDANDO CRIANÇA

A campanha mobilizou alunos, docentes e funcionários administrativos da Unidade a arrecadar doces para as crianças matriculadas na Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo. Todos os itens arrecadados foram distribuídos em kits, com embalagem personalizada, contendo diversos doces, como barra de chocolate, bolacha recheada, pacote de balas, entre outros. As doações foram entregues na semana do Dia das Crianças, beneficiando um total de 600 crianças.

Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo: localizada no bairro Parolin, em Curitiba (PR), a instituição oferece do 1.o ao 5.o ano do Ensino Fundamental. Por estar em uma região carente, uma parcela dos estudantes matriculados encontra-se em situação de vulnerabilidade.

43 Bom Jesus Social

BOM JESUS CENTRO | CURITIBA

Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1958

N.o de alunos: 1 599

Gestora: Suzete Maria Salvaro Beal

#GRATIDÃO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

No mês de abril, alunos da Unidade escreveram cartas de agradecimento aos profissionais de saúde do Hospital

Santa Casa de Misericórdia. As mensagens foram disponibilizadas nos murais, e-mails e na intranet do hospital.

44 Bom Jesus Social
Santa Casa de Misericórdia de Curitiba: inaugurada em 1880, o local foi o primeiro hospital da capital paranaense. A instituição tem capacidade para mais de 14 mil internamentos por ano, entre pacientes do SUS, convênios e particulares.

COMPARTILHAR – UM DOS CAMINHOS PARA TRANSFORMAÇÃO

A Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de bombons com os alunos do 1.o ao 4.o ano do Ensino Fundamental.

Por meio da iniciativa, os estudantes doaram bombons e organizaram kits com o lema Amorografia – Amar É o Caminho para a Transformação. Os presentes foram entregues ao responsável do Lar Batista Esperança e distribuídos a 48 crianças e adolescentes da instituição.

Lar Batista Esperança: instituição de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, com finalidade de amparar e cuidar de crianças e adolescentes em casas-lares.

45 Bom Jesus Social

PENSAR COM O CORAÇÃO

É ASSIM: CADA UM PROMOVE MUDANÇA À SUA VOLTA!

Alunos da 2.a série do Ensino Médio usaram os conhecimentos adquiridos nas aulas de Química para produzir álcool gel para doação. Os estudantes também arrecadaram máscaras descartáveis. Todos os donativos foram entregues à população vulnerável e em situação de rua, com ajuda do frei Alexandre Magno, pároco da Paróquia Bom Jesus dos Perdões. A ação beneficiou 300 pessoas.

Paróquia Bom Jesus dos Perdões: fundada em 1909, está localizada no centro de Curitiba e ao lado do Colégio Bom Jesus. O local recebe a população em situação de rua que diariamente vai em busca de alimentos e produtos de higiene.

46
Social
Bom Jesus

PROJETO VIAJA LIVRO

No mês de novembro, em parceria com a FAE Centro Universitário, a Unidade promoveu a arrecadação de livros infantojuvenis para serem doados à iniciativa Freguesia do Livro. Durante a ação, os alunos foram incentivados a depositar as doações em tambores coloridos espalhados pela escola. Por meio da ação, foram arrecadados um total de 810 exemplares.

“A equipe da Freguesia do Livro agradeceu muito, pois foi uma mega-arrecadação. Foi muito gratificante!”

Freguesia do Livro: trata-se de um movimento voluntário que colabora com ONGs, promovendo a doação de livros em comunidades.

47 Bom Jesus Social
Juliana Bolf – professora da FAE Centro Universitário

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1999

N.o de alunos: 2 095

Gestora: Cleide de Lourdes Barbosa Machado

CARTAS QUE ABRAÇAM

Como forma de demonstrar gratidão aos profissionais que trabalham em hospitais em época de pandemia, alunos da Unidade produziram cartas aos funcionários do Hospital Universitário Cajuru e também ao Hospital Marcelino Champagnat. As mensagens foram entregues a 1 400 pessoas, juntamente com um Tau e um marcador de páginas com a oração de São Francisco de Assis. No dia do evento, os profissionais da UTI receberam 200 kits de lanches cedidos pela It’s Cool. O evento de entrega contou com a participação da Banda de Música da Polícia Militar.

48 Bom Jesus Social
BOM JESUS
SENHORA DE LOURDES
NOSSA
| CURITIBA

“Quero agradecer pela homenagem que os alunos e profissionais do Colégio Bom Jesus Lourdes prestaram a nós, profissionais de saúde, que estamos na linha de frente no combate ao covid. Dentre todas as mensagens, duas me foram muito especiais.

A primeira foi a Oração da Paz, de São Francisco. Para mim, uma mensagem que transmite a ideia de sermos influência positiva na vida do próximo e, de alguma forma, conseguir amenizar o sofrimento alheio.

A segunda foi uma carta escrita por um dos diversos alunos que nos enviaram mensagens de agradecimento e motivação. A minha, em específico, foi escrita pelo aluno Vitor, do 9.o ano, que, apesar de ser jovem em idade, conseguiu me transmitir uma mensagem com conteúdo inteligente, mas, principalmente, extremamente humano [...].”

Hospital Universitário Cajuru: fundado em 1958, trata-se de um hospital geral, privado, filantrópico e com tradição e ênfase no atendimento ao trauma e à emergência. Localizado no bairro Cristo Rei, a instituição pertence ao Grupo Marista.

Hospital Marcelino Champagnat: inaugurado em 2011, localizado também no bairro Cristo Rei, o hospital é referência nacional no atendimento humanizado e em diversas especialidades. A instituição também faz parte do Grupo Marista.

49 Bom
Social
Jesus
Anselmo Hoffmann Filho – médico

BOM JESUS

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2005

N.o de alunos: 911

Gestora: Andréa Regina Eckel

PROMOÇÃO DO VOLUNTARIADO

Por meio de uma parceria com a Casa de Apoio ao Imigrante (Amim), a Unidade promoveu diversas ações em benefício de uma comunidade em Piraquara, que abriga pessoas em situação de vulnerabilidade, muitos deles imigrantes de países como Venezuela e Haiti. Entre as iniciativas, destacam-se reuniões, entrevistas, palestras sobre cuidado com o meio ambiente, palestras de apoio às mulheres, além de encontro com jovens voluntárias da Inglaterra, da Alemanha e dos Estados Unidos. Foram realizadas também ações em prol de crianças que perderam suas famílias. As atividades ocorreram on-line e presencialmente e contaram com a colaboração dos que participam do projeto Semeando o Bem.

50 Bom Jesus Social
DIVINA PROVIDÊNCIA | CURITIBA

No mês de dezembro foram entregues 500 quilos de alimentos não perecíveis. Os donativos foram arrecadados na Unidade por meio do sistema drive-thru.

51 Bom Jesus Social

As alunas que fazem parte do Semeando o Bem gravaram um vídeo explicando e incentivando a importância dessas doações para a comunidade atendida.

“[...] Quantas doações! Agradecemos imensamente por cada uma dessas doações ao longo do ano. Sabemos que partiram de corações generosos e que se sensibilizaram pela necessidade do outro. As famílias carentes atendidas receberam com os corações aquecidos pela generosidade e fraternidade demonstradas por todos vocês.

Em nome das famílias Amim nossa gratidão. O ano de 2022 nos espera. Com companheirismo e solidariedade, a jornada fica mais suave. Deus vos abençoe.”

Associação Missão para o Mundo (Amim) − Casa de Apoio ao Imigrante: a instituição atua no atendimento de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, com atenção especial às crianças e às famílias migrantes e refugiadas.

52 Bom Jesus Social
Professora Izabel Neckel – Amim

A educação, precisamente porque tem por objetivo tornar a pessoa mais humana, só pode realizar-se autenticamente em um contexto relacional e comunitário.

CNBB, op. cit., n.o 167, p. 66.

53 Bom Jesus Social

BOM JESUS SEMINÁRIO | CURITIBA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – Desde 2021

N.o de alunos: 370

Gestor: Robson Fernando Oldenburg

PÁSCOA SOLIDÁRIA: DIVIDIR TAMBÉM É SOMAR

Por meio da ação, os alunos da Unidade compartilharam chocolates e bombons que foram distribuídos em cestas de Páscoa fornecidas pelo setor de Marketing do Bom Jesus. As doações foram entregues às crianças da Associação Beneficente de Mãos Unidas, beneficiando 60 pessoas. Aproveitando a oportunidade, a Unidade colaborou com a montagem de uma sala especial, construída no espaço para contação de histórias. Na ocasião, alunos e docentes doaram pufes e almofadas para tornar o ambiente mais aconchegante e alegre para as crianças.

54 Bom
Social
Jesus

“Ficamos muito felizes com as doações que foram realizadas, mas principalmente pelas crianças que foram agraciadas pelas cestinhas com os chocolates. O sorriso de gratidão no rostinho de cada uma delas foi o maior presente de Páscoa que pudemos receber em troca. Nosso muito obrigado a todos os envolvidos na ação, alunos, familiares, professores e funcionários. Nosso agradecimento também à Associação Beneficente de Mãos Unidas, que intermediou as doações e fez com que os brindes chegassem às mãos das crianças da comunidade.”

Associação Beneficente de Mãos Unidas: a instituição atua nas áreas social, educativa e missionária, realizando atividades de acolhimento, diálogo e inclusão, além de promover doações a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A Unidade também doou seis cestas básicas para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que distribuiu os donativos a famílias carentes da região.

55 Bom Jesus Social
Doação de chocolates. Doação de almofadas e pufes. Robson Oldenburg – gestor da Unidade Bom Jesus Seminário

COLÉGIO SESC SÃO JOSÉ | CURITIBA

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Realizado em prol de estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Estadual São Pedro e São Paulo, a iniciativa contou com o auxílio de um docente e de alunos do Bom Jesus para abordar a importância da iniciação científica para a sociedade. Durante os encontros, realizados semanalmente de forma on-line, os estudantes interessados puderam saber um pouco mais sobre a metodologia científica, a pesquisa em cada componente curricular, entre outros assuntos. A iniciativa beneficiou um total de 50 alunos.

Ensino Médio – desde 2008 de alunos: 820

Gestora: Marlene Kochinski

56 Bom Jesus Social

PROJETO LITERATURA SEM FRONTEIRAS

A iniciativa beneficiou alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual São Pedro e São Paulo com o compartilhamento de arquivos em PDF com o conteúdo referente às obras literárias cobradas no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O material auxiliou 60 estudantes na preparação para o exame, pois até o momento eles não tinham acesso ao repertório que foi disponibilizado.

57 Bom Jesus Social
Colégio Estadual São Pedro e São Paulo: fundado em 1995, o colégio está localizado em Campo Largo e oferece Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Especial.

BOM JESUS INTERNACIONAL ALDEIA | CAMPO LARGO

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 1981

N.o de alunos: 650

Gestora: Elizabeth Portela de Almeida

HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Em homenagem aos profissionais que trabalham no Hospital do Rocio, a Unidade enviou um baú, confeccionado artesanalmente, com felicitações de saúde, alegria e agradecimento a todos que estão dedicando seu tempo em favor do próximo. A entrega do material foi realizada no mês de maio.

58 Bom Jesus Social

Hospital do Rocio: com capacidade para 6 000 atendimentos, o hospital atende a pacientes do SUS e também particulares, bem como planos de saúde.

59 Bom Jesus Social

Ensino Fundamental para alunos com necessidades educativas especiais – desde 1983

N.o de alunos: 23

Gestora: Mônica Regina Bertoldi Munhoz da Rocha

DOAÇÃO DE ROUPAS E CALÇADOS PARA FAMÍLIAS CARENTES

No mês de novembro, a Unidade promoveu a arrecadação de roupas e utensílios domésticos para o Movimento de Integração Cristã (MIC) – ação social para famílias carentes. A iniciativa foi realizada em lembrança ao Dia Mundial dos Pobres, celebrado no dia 13 de novembro, resultando em um total de 211 itens, os quais beneficiaram famílias em situação de vulnerabilidade social.

Movimento de Integração Cristã (MIC): ação social para famílias carentes, localizado na Vila Gilcy, em Campo Largo. A instituição promove ações sociais em prol de indivíduos e de famílias carentes do município.

60 Bom Jesus Social ESCOLA BOM JESUS MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL | CAMPO LARGO

Educação Infantil e Ensino Fundamental –desde 2002

N.o de alunos: 331

Gestora: Patrícia Daiani Dias

HOMENAGEM A PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Alunos do 7.o ano da Unidade prepararam bolachas e produziram cartões com mensagens de agradecimento aos profissionais que trabalham nas unidades de saúde Mauá e Osasco.

A entrega contou com a presença da gestora da Unidade e também do frei Claudino Gilz, que aproveitou a oportunidade para proferir algumas palavras a respeito da importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da área de saúde, além de uma bênção. Aproximadamente 60 funcionários foram homenageados.

61 Bom Jesus Social BOM JESUS INTERNACIONAL ALPHAVILLE | COLOMBO

Alunos produzem bolachas.

Confecção de cartão.

Lembrança entregue aos docentes.

Entrega e homenagem na Unidade de Saúde Osasco.

Unidade de Saúde Mauá: localizada no bairro Mauá, em Colombo.

Unidade de Saúde Osasco: localizada no bairro Campo Pequeno, em Colombo.

Entrega e homenagem na Unidade de Saúde Mauá.

62 Bom Jesus Social

CAMPANHA DOAR DE CORAÇÃO – MATERIAIS ESCOLARES

A Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de materiais escolares novos ou usados, mas em bom estado, para serem doados ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Girassol. A ação resultou em um total de 4 843 itens e 3 831 folhas de papel sulfite.

63 Bom Jesus Social
CMEI Girassol: a instituição está localizada na Vila Mauá, região carente do município. Entre os estudantes matriculados, muitos estão em situação de vulnerabilidade.

AMOROGRAFIA: UMA AÇÃO DE AMOR SEM ESPERAR NADA EM TROCA

Durante o ano, os alunos do 5.o ao 9.o ano do Ensino Fundamental se organizaram para colocar em prática ações individuais e coletivas para beneficiar diferentes pessoas.

Conheça a seguir as iniciativas dos estudantes.

• 5.o ano: campanha de brinquedos – arrecadação de brinquedos e distribuição em uma escola em Campina Grande do Sul e venda de bolos para arrecadar verbas para compra de cestas básicas.

• 6.o ano: elaboração de kits de higiene para a comunidade atendida pela Missão Gênesis, doação de brinquedos e de uma casinha de jardim, reformada com a mão de obra de alunos e familiares.

• 7.o ano: elaboração de 40 kits de materiais escolares para as crianças atendidas pela Missão Gênesis. Confecção de 40 estojos feitos por uma mãe de aluno para compor os kits. Doação de brinquedos para o Natal, confecção de cartões para os docentes e bolachas para homenagear os pais.

• 9.o ano: elaboração de 40 kits com guloseimas para as crianças atendidas pela Missão Gênesis, além de ações individuais como doação de brinquedos, alimentos, entre outros.

64 Bom Jesus Social

BOM JESUS SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

CALÇANDO VIDAS, AQUECENDO CAMINHOS

A campanha promoveu uma arrecadação de calçados usados e em bom estado para serem doados às crianças da Escola Municipal Leonilda Ravaglio Trevisan. Percebendo também outras necessidades apresentadas pela instituição beneficiada, a Unidade promoveu um bazar para arrecadar fundos em prol da escola. O evento foi realizado no mês de setembro, beneficiando um total de 400 pessoas.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.o de alunos: 706

Gestora: Stela Regina Gressler Wontroba

65 Bom Jesus Social

“Muitas pessoas da nossa equipe sofreram perdas durante a pandemia e estávamos buscando forças e motivação para seguir adiante. Logo no dia seguinte ao retorno dos alunos à escola, recebemos as doações e a esperança se renovou. Só podemos desejar que Deus abençoe a vocês, por tanta generosidade. Nosso carinho e respeito à equipe do Bom Jesus.”

66 Bom Jesus Social
Escola Municipal Leonilda Ravaglio Trevisan: localizada no bairro Jardim Itália, a instituição oferece Ensino Fundamental. Gislene Krug Gibrim – diretora da Escola Leonilda Ravaglio Trevisan

ALIMENTE O AMOR

A Unidade, juntamente da FAE Centro Universitário, participou de uma campanha da sociedade civil organizada de São José dos Pinhais para arrecadar alimentos em prol do Movimento Alimente o Amor. Durante a iniciativa, os estudantes arrecadaram diversos itens que compõem uma cesta básica, culminando em um total de 400 quilos de donativos. As doações foram entregues ao Centro de Amparo Nossa Senhora do Monte Claro e também a famílias em situação de vulnerabilidade.

“Nós, do Centro de Amparo, agradecemos a toda a família Bom Jesus pela generosa doação de alimentos e agasalhos! Que Deus lhes recompense por tanto amor e solidariedade aos mais fragilizados, que agora mais do que nunca passam tantas provações! Gratidão gera gratidão, amor gera amor!”

Irmã Maria de Lourdes Soares Gomes –responsável pelo Centro de Amparo

Movimento Alimente o Amor: criado para arrecadar cestas básicas e alimentos para entregar às famílias vulneráveis do município.

67 Bom Jesus Social

Educar para o humanismo solidário implica, também, trabalhar por uma verdadeira inclusão, considerando o que é próprio de cada cultura e de cada contexto, sempre com o olhar cuidadoso para as gerações futuras.

CNBB, op. cit., n.o 177, p. 70.

68 Bom Jesus Social

BOM JESUS SÃO VICENTE | ARAUCÁRIA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2015 N.o de alunos: 464

Gestora: Dirce Maria Kossar

HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Unidade elaborou um vídeo de agradecimento aos profissionais de saúde de vários hospitais de Curitiba. A iniciativa contou com a participação de docentes e funcionários administrativos, que puderam expressar todo o carinho que sentem por aqueles que mais auxiliaram a população durante a pandemia de covid-19. O material foi exibido em diferentes instituições, incluindo o Hospital do Trabalhador.

69 Bom Jesus Social

“[...] vi na data de hoje um vídeo que o Colégio Bom Jesus de Araucária postou em agradecimento aos profissionais da área de saúde; como é o meu trabalho, não tive como conter as lágrimas, muito lindo, agradeço de coração a cada um de vocês que participaram do vídeo, esses gestos fazem toda a diferença em nossas vidas, muito obrigada mesmo, que Deus continue protegendo e abençoando a todos nós.”

Caroline Borin – profissional da área de saúde e mãe de aluna Bom Jesus

70 Bom Jesus Social

DIA MUNDIAL DOS POBRES

Em lembrança ao Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo papa Francisco, a Unidade promoveu uma arrecadação de alimentos em prol do Instituto Schnorr, beneficiando um total de 180 pessoas, entre crianças e famílias atendidas pela entidade. Além dos alimentos, também foram distribuídos kits de higiene pessoal doados pelos alunos do Terceirão.

“A ajuda chegou na hora exata, temos muitas crianças cujas famílias estão passando por momento de extrema escassez, e no projeto elas encontram a única fonte de esperança. Agradecemos de coração à escola por tudo.”

Reginaldo Dias Damacena – responsável pelo instituto

Instituto Schnorr: organização não governamental, sem fins lucrativos, que realiza atividades educativas, esportivas e culturais para crianças e suas famílias. A instituição é localizada no bairro Campina da Barra e atende atualmente a 60 crianças.

71 Bom Jesus Social

INICIATIVAS CONTEMPLADAS POR CAMPANHA DOS FERAS 21 E DA FAE

No mês de outubro, a Unidade participou de diversas campanhas criadas e organizadas por alunos e docentes do 3.o ano da Educação Básica. Nesse período, os estudantes do Ensino Médio e também da graduação da FAE divulgaram as ações e angariaram donativos que foram doados a diferentes instituições.

As iniciativas contempladas pela campanha foram:

• lenços para cabelo, doados à APACN em Curitiba;

• cuidados e maquiagem, realizada na ONG EVA, em Araucária;

• doação de livros literários (infantojuvenis) para a Escola Estadual Dom Orione, em Curitiba;

• doação de ração para cães e gatos, em prol da instituição Defesa Animal, localizada na Lapa;

• doação de brinquedos ao Pequeno Cotolengo, em Curitiba.

NATAL SOLIDÁRIO, UM SIMPLES GESTO, UM GRANDE BEM

Para fazer o Natal das famílias assistidas pela Casa de Acolhimento 1 e 2, bem como da ONG Schnorr, a Unidade arrecadou itens para a ceia natalina.

A iniciativa beneficiou 50 pessoas.

OUTRAS INICIATIVAS DESENVOLVIDAS PELA UNIDADE

Além das atividades mencionadas, outras iniciativas da Unidade foram:

• arrecadação de tampinhas plásticas para a venda e doação da renda para entidades assistenciais;

• plantio de vegetais que foram doados à Casa de Acolhimento I, de Araucária. O plantio foi realizado pelos alunos, durante as aulas de Educação Física.

72 Bom Jesus Social

BOM JESUS MÃE DO DIVINO AMOR | ARAPONGAS

Educação

N.o de alunos: 626

Gestora: Denize de Fátima Branco Manfrin

DOCE GRATIDÃO

Como forma de gratidão aos profissionais de saúde em atuação durante a pandemia no Hospital Norte Paranaense (Honpar), os alunos do Colégio Bom Jesus Mãe do Divino Amor, sob a orientação dos docentes, escreveram cartas com intuito de promover alento, amor, carinho, encorajamento, gratidão e esperança.

As cartas e os desenhos com recados produzidos em sala de aula foram entregues aos 288 profissionais no dia 9 de julho.

73 Bom Jesus Social
Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016

“Hoje eu venho aqui, em nome de todos os profissionais de saúde, agradecer cada demonstração de carinho, as orações recebidas e as boas energias, o que para nós fez toda diferença.

Sabemos que a luta ainda não terminou, mas sabemos que podemos contar com cada um de vocês, então ficam aqui registrados os nossos mais sinceros agradecimentos.”

Aline Gois – enfermeira do Honpar

Hospital Norte Paranaense (Honpar): fundado em 1993, trata-se de uma entidade privada, sem fins lucrativos. A instituição presta atendimento a pacientes com patologias oncológicas, clínicas, entre outras.

FAZER O BEM FAZ BEM

A Unidade arrecadou livros e brinquedos novos ou usados para a Paróquia São Vicente Pallotti, instituição que promove o projeto Mercado Solidário − iniciativa que arrecada donativos para famílias carentes ou vítimas de covid-19. A ação também contou com a participação dos alunos do Terceirão, que embalaram todas as mais de 230 doações entre livros e brinquedos, contribuindo para o Dia das Crianças de crianças de 0 a 10 anos em situação de vulnerabilidade.

Paróquia São Vicente Pallotti: fundada em 1964, a instituição está localizada no bairro Vila Nova.

74 Bom Jesus Social

PLANTANDO O BEM

Com o auxílio dos alunos do Ensino Médio, em 2021, a Unidade promoveu o plantio e o cultivo de hortaliças no CMEI Helena Escobal. Durante as atividades foram plantados legumes e verduras, como alface, beterraba, rabanete, cenoura, brócolis, entre outros. A iniciativa beneficiou as 70 crianças que frequentam a instituição, incentivando o hábito de consumir alimentos saudáveis.

75 Bom Jesus Social
CMEI Helena Escobal: localizado no centro do município, a instituição atende atualmente a um total de 70 crianças.

BOM JESUS CARLOS DÉMIA | MARINGÁ

A Unidade contribuiu amplamente com arrecadação de donativos para a ação da Festa Junina Solidária, disponível na página 182.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2018

N.o de alunos: 284

Gestor: Denis A. Bosso

76 Bom Jesus Social

BOM JESUS SANTO ANTÔNIO | ROLÂNDIA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.o de alunos: 434

Gestora: Patrícia Bordim Pinceli

ATOS DE GENEROSIDADE

Pensando no trabalho desenvolvido por profissionais de saúde durante a pandemia de covid-19, alunos da Unidade promoveram uma ação em prol da Associação Beneficente Hospital São Rafael. Por meio da atividade, os estudantes produziram cartas e cartazes de agradecimento e incentivo aos profissionais.

Além disso, também promoveram uma arrecadação de produtos de limpeza para atender a uma necessidade do hospital.

77 Bom Jesus Social

“[...] No mundo em que estamos vivendo, em que necessitamos de empatia, amor ao próximo e falar mais de Deus ao ser humano, nós como hospital tivemos a alegria e a graça de sermos presenteados com essa ação solidária e magnífica do Colégio Bom Jesus, assim sendo uma lição de vida a muitas pessoas. O Hospital São Rafael quer imensamente dizer MUITO OBRIGADO pela iniciativa [...].”

78 Bom Jesus Social
Sirlei Gomes da Silva – responsável pelo departamento comercial da Associação Beneficente São Rafael

BÊNÇÃO SOLIDÁRIA

Em 2021, durante a Bênção dos Animais, evento que faz parte do Tempo Franciscano, a comunidade escolar pôde auxiliar os animais acolhidos pela ONG Amar. As famílias que levaram seu bicho de estimação para receber a bendição do frei Mário Knapik foram incentivadas a doar um quilo de ração. A iniciativa arrecadou muitos donativos.

“A Amar se sentiu gratificada pelo Colégio Bom Jesus em relação ao reconhecimento do trabalho da ONG com os animais de Rolândia. Para nós, o Bom Jesus está sendo mais um exemplo na nossa cidade para ensinar aos alunos a conscientização de bons tratos aos animaizinhos e doando alimentos para que possamos alimentá-los, pois nossa despesa é grande. Graças às atitudes dessa valiosa instituição de ensino, temos coragem e incentivo para continuar a batalhar pelos bichinhos que tanto sofrem pelo abandono e pelos maus-tratos."

Associação Mundo Animal de Rolândia (Amar): a instituição atua no cuidado com animais de rua e em situação de abandono, atendendo aproximadamente cem animais por mês. Entre as iniciativas promovidas, destacam-se as castrações, atendimentos veterinários, feira de adoções, entre outros.

79 Bom Jesus Social
Regina Célia Cabral Rodrigues – presidente da instituição

Uma educação humanizada não pode limitar-se a fornecer um serviço de formação, mas também cuidar dos seus resultados no horizonte das capacidades pessoais, morais e sociais dos participantes no processo educativo. Não pede simplesmente ao professor para ensinar e ao aluno para aprender, mas exorta cada um a viver, estudar e agir de acordo com as premissas do humanismo solidário.

CNBB, op. cit., n.o 226, p. 87.

80 Bom Jesus Social

BOM JESUS NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

| PARANAGUÁ

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.o de alunos: 527

Gestora: Monica Krzyzanovski

POTE DA GRATIDÃO

No mês de junho, os alunos do Nível A até o Terceirão registraram mensagens de gratidão aos funcionários do Hospital Regional do Litoral. Além desse gesto de gratidão, também escreveram mensagens desejando melhoras para os pacientes que estavam em tratamento no hospital. As mensagens foram colocadas no “Pote da Gratidão”.

No dia 1.o de julho, os profissionais da área de saúde do hospital (médicos, enfermeiros, direção-geral, assistente social e psicóloga) receberam os potes, que foram entregues por alguns alunos representando a comunidade escolar.

A ação envolveu 600 pessoas, entre funcionários e alunos da Unidade, e beneficiou aproximadamente 800 pessoas.

81

“Ser lembrado pela escola por meio do 'Pote da Gratidão' faz com que nosso trabalho, riscos e desafios acompanhados de esgotamento valham a pena. Na ocasião, os pais dos alunos foram representados pelo casal de colaboradores, enfermeira Maria Angélica Gimenes Vassoler e o médico Nilton Cavalheiro Vassoler, que atuam no HRL. O nosso agradecimento aos dirigentes, professores, alunos e colaboradores da escola pela sensibilidade e iniciativa.”

Hospital Regional do Litoral: fundada em 2009, a instituição está localizada no município de Paranaguá. Atualmente conta com uma moderna estrutura, possui 49 leitos de UTI e atende a pacientes do litoral do Paraná.

82 Bom Jesus Social
Simone Aparecida Peruzzo – diretora-geral do Hospital Regional do Litoral

OUTUBRO ROSA

No mês de outubro, a Unidade promoveu a doação de produtos de higiene pessoal, por meio da participação dos alunos do Terceirão. A ação incentivou os estudantes a doar os produtos e, em troca, eles receberam as apostilas de revisão final para a preparação ao vestibular. Os donativos foram encaminhados ao Instituto Peito Aberto e fizeram parte das cestas mensais que o instituto entrega às mulheres em tratamento contra o câncer de mama. No total, 61 mulheres foram beneficiadas.

“Em parceria com o Colégio Bom Jesus, conseguimos complementar nossas cestas com produtos de higiene pessoal e fazer a diferença na vida de nossas guerreiras.”

Instituto Peito Aberto: formado em 2013, o instituto trabalha no acolhimento de mulheres em tratamento contra o câncer de mama. No local, são realizados diversos projetos que envolvem oficinas de costura, aulas de dança, treinos funcionais, ioga, além de atendimentos por profissionais da área de saúde.

83 Bom Jesus Social
Fabiana Parro – diretora-executiva do Instituto Peito Aberto

Um Bom Natal é Feito de Amor

Em dezembro, os alunos da Educação Infantil ao 5.o ano do Ensino Fundamental participaram de uma campanha em prol de crianças de comunidades carentes do munícipio. Em sala de aula, os estudantes decoraram sacolas de papel kraft com enfeites natalinos e, em seguida, levaram para casa com a missão de colocar a doação de um brinquedo novo ou usado, mas em bom estado. A iniciativa resultou em um total de 219 doações, as quais foram entregues ao Instituto Palazzolo e posteriormente distribuídas a crianças carentes.

Instituto Palazzolo – Irmãs dos Pobres: fundado em 1991, o instituto promove evangelização e auxílio aos mais necessitados.

“Venho com esta agradecer pela generosa doação de brinquedos, fruto da ação social realizada pelo vosso Colégio. Esses brinquedos em parte serão distribuídos hoje aqui na nossa instituição e em parte sábado, dia 18, na comunidade Palazzolo, que fica no bairro Rio da Vaca, um dos mais carentes da nossa cidade, onde junto com a nossa Paróquia Santa Josefina Bakhita estamos iniciando uma missão de evangelização e promoção humana.”

84 Bom Jesus Social
Irmã Maria Grazia Leidi – diretora do Instituto Palazzolo

BOM JESUS SÃO JOSÉ – RIO NEGRO

PÁSCOA SOLIDÁRIA

A campanha contou com a colaboração de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio por meio da doação de diversas caixas de bombons. As doações foram encaminhadas ao CMEI Silvestre Maess e também à Associação Mafrense de Pessoas Ostomizadas (AMO). Oito funcionárias da Unidade participaram das entregas que beneficiaram um total de 256 pessoas entre crianças e adultos.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2005

N.o de alunos: 451

Gestora: Zeliane Maria Virgilio Trisotto

85 Bom Jesus Social
CMEI Silvestre Maess.

“[...] percebemos o empenho, carinho, dedicação e amor na preparação das cestinhas das crianças. Em nome das famílias, das crianças, professores e da direção, expressamos nosso agradecimento aos alunos, funcionários, professores, coordenação e direção do Colégio Bom Jesus São José – Rio Negro/PR."

CMEI Silvestre Maess: fundado em 2012, o local oferece Educação Infantil para crianças de 0 a 5 anos. Associação Mafrense de Pessoas Ostomizadas (AMO): fundada em 1997, a instituição presta serviço de apoio e assistência às pessoas ostomizadas e seus familiares.

86
Bom Jesus Social
CMEI Silvestre Maess. Páscoa Solidária – AMO. Marilyn E. Caetano de Francisco – diretora do CMEI Silvestre Maess

CAMPANHA DE ALIMENTOS − JUNTOS PARA O PLANETA E PARA AS PESSOAS

Como parte do Festival da Primavera, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos em prol do Hospital Bom Jesus.

A iniciativa contou com a participação dos alunos do 2.o ao 5.o ano do Ensino Fundamental, resultando em um total de 131 quilos de mantimentos, que foram entregues à instituição.

Hospital Bom Jesus: inaugurado em 1924, o hospital foi construído para atender à população que até então dispunha de um atendimento de saúde precário. Atualmente administrado pela Sociedade Hospital Bom Jesus, a instituição é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Possui mais de 80 profissionais e atende principalmente à população dos municípios de Rio Negro (PR) e Mafra (SC).

87 Bom Jesus Social

OUTUBRO ROSA

Em lembrança à data que alerta sobre a importância do combate ao câncer de mama, a Unidade promoveu diferentes ações em prol das pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer. As ações contaram com a presença de algumas pacientes, que durante o encontro tiveram um momento de relaxamento e meditação, assistiram a uma apresentação artística, participaram da Oração da Paz, de Francisco de Assis, e desfrutaram de um lanche. Durante o evento, as visitantes também receberam sabonetes confeccionados pelos próprios alunos na aula de laboratório de ciências.

“As pacientes ficaram muito gratas pela manhã que foi proporcionada a elas. Nesse dia, a escola inteira se envolve e se empenha para que o dia fique ‘rosa’, como deve ser o mês que é dedicado à prevenção e à conscientização.”

Marilize França Martins –professora de Educação Física na Unidade

Rede Feminina de Combate ao Câncer: a instituição atende a pacientes oncológicos, promovendo acolhimento, informação e orientação em questões relacionadas ao câncer.

88 Bom Jesus Social

UM BOM NATAL É FEITO DE AMOR

A Unidade disponibilizou sacolas de papel kraft, que foram enfeitadas pelos alunos com símbolos natalinos. As embalagens foram levadas para casa e no dia seguinte os estudantes devolveram com um brinquedo usado, mas em bom estado. Os presentes foram doados às crianças da creche Marilyn E. Caetano de Francisco e também do CMEI Tia Fani. A iniciativa resultou em um total de 318 brinquedos, possibilitando, assim, que cada criança recebesse três presentes.

Entrega no CMEI Silvestre Maess.

89 Bom Jesus Social

Entrega

CMEI Silvestre Maess: fundada em 2012, a instituição está localizada no bairro São Judas Tadeu e oferece Educação Infantil para as crianças da região.

CMEI Tia Fani: localizado no bairro Volta Grande, a instituição também oferece Educação Infantil.

Entrega no CMEI Silvestre Maess.

90 Bom Jesus Social
no CMEI Tia Fani.

PRÉDIO LAMENHA LINS | CURITIBA

Centro de Estudos e Pesquisas, Editora Bom Jesus, Lace Language Center e outros setores administrativos do Grupo Educacional Bom Jesus.

DOAÇÕES PARA A ALDEIA ARAÇAÍ

Entre os meses de outubro e novembro, os funcionários do Prédio Lamenha Lins, em Curitiba, e também do Prédio Administrativo Remanso, em Campo Largo, fizeram uma campanha em prol dos indígenas da Aldeia Araçaí. A ação promoveu a arrecadação de roupas, alimentos e produtos de higiene pessoal, totalizando 820 itens, os quais foram entregues aos habitantes do local.

Aldeia Araçaí: localizada no município de Piraquara, a Aldeia é formada por indígenas da etnia guarani. Por estarem em uma região de reserva ambiental, não é possível realizar o plantio de alimentos e de hortaliças, dessa forma os moradores vivem basicamente da venda de artesanatos e de doações recebidas.

91 Bom Jesus Social

AÇÃO DE NATAL

No final do ano, docentes e funcionários administrativos do Prédio Lamenha Lins participaram de uma campanha em prol do Centro Municipal de Educação Infantil Genoveva Brenner, em Colombo. A ação arrecadou 89 bolas de vinil, que foram doadas às crianças que frequentam a instituição.

KIT DE NATAL

No mês de dezembro, a administração do prédio cedeu 9 kits de congelados para as festas de final de ano a famílias que moram na região da Cidade Industrial de Curitiba e também no município de Fazenda Rio Grande. As entregas também incluíram alimentos não perecíveis, que foram doados por docentes.

92 Bom Jesus Social

SANTA CATARINA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.o de alunos: 448 Gestora: Cristiani R. B. Subtil

BOM JESUS AURORA | CAÇADOR

AÇÃO DE PÁSCOA

Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais − promoveram uma arrecadação de chocolates que foram doados à Escola de Educação Básica Nossa Senhora Salete. A iniciativa beneficiou 128 crianças.

93 Bom Jesus Social

“Gratidão por tornarem a Páscoa dos nossos alunos mais doce, sabemos que muitos de nossos alunos não possuem condições e que esses doces foram os únicos que receberam na Páscoa.

Esta parceria é de grande importância para a nossa comunidade escolar e sabemos que poderemos sempre contar com esse apoio, e também a nossa escola está aberta para recebê-los sempre.”

a instituição

94 Bom Jesus Social
Escola de Educação Básica Nossa Senhora Salete: fundada em 1982, oferece Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Silvana Bardella – diretora

BOM JESUS CORAÇÃO DE JESUS | FLORIANÓPOLIS

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.o de alunos: 1 078

Gestor: Raphael Branco

AÇÕES EM BENEFÍCIO DE ANIMAIS RESGATADOS

A Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de ração para dois protetores de animais que atuam no município. A ação se iniciou por meio da confecção de cartazes, produzidos por alunos da Unidade, em prol do protetor Paulo Santangelo e da Ação Tapera. Assim sendo, no mês de agosto, foram entregues 220 quilos de ração, 50 camas, além de alguns produtos para a higiene de animais.

PROJETO DANDO QUE SE RECEBE

Por meio da iniciativa, a Unidade arrecadou alimentos, produtos de limpeza e roupas para os moradores das comunidades Morro da Caixa, Maloca e Ilha Continente.

A entrega foi feita com a participação de alunos da 2.a série do Ensino Médio e do Terceirão, na Fundação Catarinense de Assistência Social (Fucas).

95 Bom Jesus Social

PROJETO ECOPET

No dia 4 de outubro, em lembrança ao Dia de São Francisco de Assis, os alunos do 6.o ano 2 do Ensino Fundamental e do Nível C1 da Educação Infantil realizaram a entrega de 250 quilos de tampinhas ao Projeto Ecopet. O material doado é vendido pela instituição e utilizado para proporcionar a castração de animais de rua.

Não há dúvidas de que a qualidade da educação depende da participação de todos os atores envolvidos em um clima de apoio e solidariedade.

CNBB, op cit., n.o 268, p. 103.

96 Bom Jesus Social

AMOROGRAFIA – AMAR É O CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO

No mês de agosto, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos com o objetivo de atender às necessidades do Projeto Ceifa − Centro de Integração Familiar. A ação resultou em um total de 180 produtos arrecadados.

97 Bom Jesus Social

AÇÃO SOLIDÁRIA NA ALDEIA M’BIGUAÇU

Promovida pelos alunos do 9.o ano do Ensino Fundamental – Anos Finais − e também do Ensino Médio, a iniciativa promoveu a arrecadação de alimentos e brinquedos para a aldeia indígena Yynn Moroti Wherá, mais conhecida por M’Biguaçu. A campanha ocorreu nos meses de setembro e outubro, resultando em mais de 300 quilos de alimentos não perecíveis, além de brinquedos.

98 Bom Jesus Social

AÇÃO DE NATAL

No final do ano, a Unidade convidou a comunidade escolar a participar de uma corrente solidária em prol da aldeia indígena M’Biguaçu, na região de Biguaçu, próximo a Florianópolis.

Árvores de Natal foram montadas na Unidade com fotos das crianças e dos adolescentes que moram na aldeia. Assim, familiares de alunos comprometeram-se a escolher uma criança e a entregar um presente de Natal a cada uma. A entrega dos presentes foi realizada no dia 13 de dezembro.

Diálogo não significa concordar com tudo. Ele se estabelece com quem está aberto a essa experiência enquanto compromisso de amor.

CNBB, op. cit., n.o 209, p. 80.

Aldeia M’Biguaçu: o local, com 59 hectares na Mata Atlântica, abriga dezenas de famílias que sobrevivem basicamente da venda de artesanatos.

A Unidade também promoveu uma doação de alimentos para a Casa de Acolhimento Semente Viva.

99 Bom Jesus Social

BOM JESUS SANTO ANTÔNIO | BLUMENAU

BOM JESUS SOCIAL E PÁSCOA SOLIDÁRIA EM BLUMENAU

A Unidade organizou uma campanha de arrecadação de chocolates, com alunos e familiares, para serem doados às crianças do Hospital Santo Antônio, da ONG São Felipe Neri e da Escola Básica Municipal Alice Thiele. As doações foram entregues em cestas de Páscoa e foram acompanhadas com mensagens de carinho confeccionadas pelos alunos do Terceirão.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1999

N. o de alunos: 2 018

Gestor: Glauco Inocêncio Foltran

100 Bom Jesus Social

“Fazer boas ações é sobre permitir-se conhecer outros corações. Aprender a viver, a amar as pessoas com solidariedade, aprender a fazer coisas boas, a ajudar os outros, dar valor, vivendo sua própria vida e ajudando o próximo. É um sentimento incomparável.”

Hospital Santo Antônio: idealizado em 1860 pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, o hospital, construído em 1876, atende a pacientes do SUS, convênios e particulares.

ONG São Felipe Neri: entidade que presta serviços filantrópicos, assistenciais, promocionais, esportivos, recreativos e educacionais a crianças carentes.

Escola Básica Municipal Alice Thiele: localizada no bairro Garcia, oferece aulas de Educação Infantil e Ensino Fundamental –Anos Iniciais e Finais.

101 Bom Jesus Social
Aluna Natália Zobolli – 2.a série 4 do Ensino Médio

Está em jogo o futuro de todos, que, só poderá ser sereno, se for integrador. Somente se reconciliado com os mais frágeis é que o futuro será próspero. Pois quando os pobres são repelidos, repele-se a paz. A história nos ensina que fechamentos e nacionalismos levam a consequências desastrosas. A história, repito, nos ensina, mas ainda não aprendemos.

FRANCISCO, Papa. Discurso realizado durante visita aos refugiados em Lesbos, Grécia, em 05/12/2021. Disponível em: https://www. vaticannews.va/pt/papa/news/2021-12/papa-francisco-viagem-grecia-migracao-visita-lesbos.html. Acesso em: 6 dez. 2021.

102 Bom Jesus Social

BOM JESUS ITAJAÍ

desde 2018

N.o de alunos: 636

Gestora: Júlia Maria Costa Martinez

APRENDO COM VOCÊ

A Unidade promoveu a arrecadação de diversos produtos, como alimentos e itens de higiene, em prol dos moradores do Lar da Terceira Idade Padre Antônio L. Diaz. Além das doações, alunos e funcionários se comprometeram a desenvolver atividades com os idosos assim que os protocolos de combate ao covid-19 permitirem.

A iniciativa beneficiou 35 pessoas.

Lar da Terceira Idade Padre Antônio L. Diaz: localizada no centro da cidade, a instituição foi fundada em 1994 e é conveniada com a prefeitura do município.

103 Bom Jesus Social

BOM JESUS DIOCESANO | LAGES

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1999

N.o de alunos: 809

Gestor: Marcio Batista de Souza

PARTILHA DE CHOCOLATES E CARTINHA DAS VIRTUDES

Alunos da Unidade elaboraram cartas com mensagem de agradecimento e também um mimo com chocolates, para profissionais de saúde. Os presentes foram entregues ao Centro de Triagem para a covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde do município.

104 Bom Jesus Social

ARBORIZANDO A CIDADE

Entre os meses de agosto e setembro, com o auxílio dos alunos do Ensino Médio, a Unidade promoveu o plantio de mudas de ipê no entorno do Complexo Esportivo Jones Minosso. A ação foi uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, a Universidade do Estado de Santa Catarina, o vereador Agnello e o Sindicato das Madeireiras, que doaram cem mudas da planta. A realização do plantio contou com a presença do prefeito do município.

105 Bom Jesus Social

HUMANISMO SOLIDÁRIO –

KITS DE HIGIENE

Durante as aulas de Formação Humana, alunos das turmas de 1.a série do Ensino Médio montaram kits de higiene pessoal. Os donativos foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde, que os distribuiu para as casas de apoio cadastradas.

MÃOS HIGIENIZADAS

Estudantes do Caic Nossa Senhora dos Prazeres e também do Emeb Aline Giovana Schmitt receberam doações de álcool gel. A iniciativa contou com a parceria dos alunos da Unidade, que personalizaram os frascos dos produtos com frases motivacionais. Ao todo, 200 crianças e adolescentes foram beneficiados.

106 Bom Jesus Social

NATAL SOLIDÁRIO

Em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Unidade adotou pedidos de Natal solicitados por crianças em situação de vulnerabilidade. Todas as demandas foram penduradas em uma árvore de Natal, que ficou em um local de grande visibilidade na Unidade. A entrega dos presentes foi realizada no dia 15 de dezembro, beneficiando dezenas de crianças, e contou com a presença do Papai Noel.

Centro de Referência de Assistência Social (Cras): localizada no bairro Santa Mônica, a instituição fornece assistência social e atende diferentes demandas de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

107 Bom Jesus Social

Toda proposta educativa tem subjacente uma concepção do ser humano, da cultura, da sociedade e da história. Pode-se dizer que a cada pedagogia corresponde uma antropologia. A educação que parte de uma antropologia cristã também considera o fim último da pessoa: conhecer e amar a Deus no tempo e na eternidade, e os irmãos e irmãs por meio da fraternidade. A educação não é só integral no sentido temporal, mas eterno.

CNBB, op. cit., n.o 169, p. 67.

108 Bom Jesus Social

JARAGUÁ DO SUL

DOAÇÕES PARA HOSPITAIS

A Unidade promoveu uma arrecadação de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza ao Hospital São José e também ao Hospital e Maternidade Jaraguá. A iniciativa envolveu toda a comunidade escolar, resultando em um total de 1 500 itens arrecadados. As doações foram entregues no dia 16 de abril aos representantes de cada uma das instituições.

Hospital São José: inaugurado em 1936, está localizado no centro da cidade, sendo referência no atendimento em urgência e emergência para adultos.

Hospital e Maternidade Jaraguá: atuando desde 1966, trata-se de um hospital geral mantido pela Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá do Sul.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2007

N.o de alunos: 776

Gestora: Simone K. Müller

109 Bom Jesus Social BOM JESUS DIVINA PROVIDÊNCIA |

DOAÇÃO DE BRINQUEDOS

Promovida durante o evento esportivo Olimpíadas Internas, a iniciativa mobilizou a comunidade escolar a arrecadar brinquedos novos e usados para crianças carentes. A ação resultou em um total de 281 doações, que foram entregues às senhoras Maria Terezinha Rosa Bertholdi e Aldamir da Silva Scaburi, representantes da comunidade São Francisco de Assis, na Vila Lalau. Os donativos foram distribuídos com o auxílio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

110 Bom Jesus Social

BOM JESUS PEDRA BRANCA | PALHOÇA

CAFÉ DA TARDE ESPECIAL

No mês de maio, em comemoração ao Dia das Mães, a Unidade promoveu um café especial às funcionárias das unidades básicas de saúde Madri e São Sebastião. A ação foi promovida com o intuito de reconhecer o trabalho executado pelas profissionais que atuam na área de saúde durante a pandemia, sendo o momento transmitido aos alunos por meio do Google Meet. Durante o encontro, dois alunos prestaram homenagem por meio de palavras de gratidão. Ao final do evento, uma docente apresentou a canção Como É Grande o Meu Amor por Você.

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 2018

N.o de alunos: 756

Gestora: Lucinéia Mianis de Carvalho

Centro de Saúde Madri e Centro de Saúde São Sebastião: são unidades básicas de saúde que atendem à população dos bairros da região.

111 Bom Jesus Social

ENTÃO... VAMOS, JUNTOS, ESPALHAR MAIS AMOR NESTE NATAL?

Por meio da ajuda dos alunos do Terceirão, a Unidade arrecadou mais de cem itens entre presentes e materiais escolares, os quais foram entregues às crianças da Comunidade Frei Damião.

112 Bom Jesus Social

BOM JESUS SÃO JOSÉ | SÃO BENTO DO SUL

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2005

N.o de alunos: 331

Gestora: Cristiane de Souza G. Litzinger

VOCÊS CUIDAM DE NÓS... NÓS CUIDAMOS DE VOCÊS!

Alunos da Unidade produziram cartas nominais aos funcionários do Hospital

Sagrada Família. As mensagens foram entregues para um representante da instituição com uma faixa de agradecimento ao hospital.

113 Bom Jesus Social

Hospital e Maternidade Sagrada Família: localizado na região central do município, o hospital, fundado em 1954, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que atende prioritariamente a pacientes do SUS.

114 Bom Jesus Social

UMA BOA AÇÃO É DOAÇÃO!

Sensibilizados com a situação apresentada pela pandemia, os alunos do Terceirão produziram um pequeno vídeo solicitando a adesão de toda a comunidade escolar à campanha de arrecadação de itens específicos para cestas básicas.

Os 327 alunos e 72 funcionários da Unidade, juntos, conseguiram arrecadar óleo e café que foram incorporados à cesta básica montada por voluntários da ação social mantida pela paróquia da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria. As cestas beneficiaram cerca de cem famílias em situação de vulnerabilidade.

Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria: localizada no centro, a igreja matriz foi inaugurada em 1901 e atualmente congrega as comunidades Divino Espírito Santo, do bairro Progresso; Nossa Senhora Aparecida, do bairro 25 de Julho; Nossa Senhora de Nazaré e Santo Antônio, do bairro Vila São Paulo; São João Batista, do bairro Bela Aliança; São Paulo Apóstolo, do bairro Centenário; e Nossa Senhora da Rosa Mística, do bairro Estrada Rio Negro.

115 Bom Jesus Social

SEPARANDO BEM

Pensando na importância da reciclagem para o meio ambiente, durante o primeiro semestre, todo o lixo reciclável produzido pela Unidade foi separado e encaminhado à Cooperativa de Catadores de Material Reciclado de São Bento do Sul (Coopercat). A iniciativa também beneficia as famílias participantes da cooperativa, que dependem do dinheiro das vendas dos materiais para manterem seu sustento.

Cooperativa de Catadores de Material Reciclado de São Bento do Sul (Coopercat): constituída em 2002, a cooperativa recicla aproximadamente 40 toneladas de material por mês, a quantidade equivale a 5% do total de resíduos produzidos pelo município.

FERAS SOLIDÁRIOS – ABSORVENTES E PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL

Como incentivo ao combate à pobreza menstrual e também para auxiliar mulheres que não possuem condições de comprar produtos básicos de higiene, alunas do Terceirão promoveram uma campanha de arrecadação. As doações incluíram absorventes, xampus, sabonetes, entre outros. Todos os donativos arrecadados foram enviados ao Instituto de Desenvolvimento Integral (IDI), auxiliando crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade.

Serviço de Acolhimento IDI: instituição que atende a meninas em situação de vulnerabilidade.

116 Bom Jesus Social

OUTUBRO ROSA – GINCABONJA

Durante a gincana cultural – a Gincabonja –, alunos do 9.o ano do Ensino Fundamental – Anos Finais − e da 1.a e 2.a série do Ensino Médio foram desafiados a criar um vídeo de conscientização sobre o câncer de mama. Cada trabalho contou com a participação das equipes e apresentou informações importantes a respeito da prevenção à doença. Os vídeos criados foram compartilhados por meio do Instagram dos alunos participantes.

JUNTOS PELOS PATUDOS

No segundo semestre de 2021, 87 alunos das turmas do 9.o ano do Ensino Fundamental e da 1.a e 2.a série do Ensino Médio, juntamente da comunidade escolar, promoveram a Campanha Juntos pelos Patudos no período de 30 de setembro a 22 de outubro.

A ação contou com feira de adoção para encontrar lares para os animais em situação de abandono, além de arrecadação de ração, de vacinas e demais recursos para o bem-estar animal.

Cães e gatos resgatados pela Associação Protetora de Animais de São Bento do Sul (APA) foram beneficiados com as doações.

117 Bom Jesus Social

Educar com sabedoria e amor é estimular o cuidado pela vida, desde a concepção, passando pelo fim natural, até a eternidade.

CNBB, op. cit., n.o 221, p. 86.

Associação Protetora de Animais de São Bento do Sul (APA): é uma organização não governamental (ONG) de proteção animal, sem fins lucrativos, em atividade desde 2007.

118 Bom Jesus Social

RIO GRANDE DO SUL

BOM JESUS JOANA D’ARC | RIO GRANDE

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.o de alunos: 553 Gestor: Rodrigo Gularte Lovato

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS – PACTO PELA VIDA

Alunos, docentes e funcionários administrativos se uniram à campanha liderada pelo bispo diocesano, Dom Ricardo. Por meio da divulgação realizada na Unidade foram arrecadados muitos alimentos e encaminhados à Mesa Brasil - Sesc. A entidade contabilizou um total de 14,5 toneladas de donativos, o que possibilitou a distribuição de 1 042 cestas básicas entregues a famílias carentes.

119 Bom Jesus Social

“É com muita alegria que recebemos esses alimentos para compor as cestas básicas. Com certeza irá ajudar muita gente! Mais uma vez agradecemos o empenho de todos.”

Ricardo – bispo diocesano

Mesa Brasil Sesc: fundada em 2003 pelo Sesc, trata-se de uma rede nacional de combate à fome. A instituição atua como um banco de alimentos formado por mais de 3 mil parceiros, que doam seus excedentes de produção e alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo. Os donativos são entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas.

120 Bom Jesus Social
Dom

CAMPANHA DE DOAÇÃO

DE

BRINQUEDOS – FAÇA UMA CRIANÇA FELIZ

Alunos do 2.o ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais –, com o auxílio de uma docente, criaram brinquedos feitos de materiais recicláveis. A partir dessa ideia, promoveram uma campanha de arrecadação de brinquedos usados em bom estado. Os presentes foram embalados e entregues à Associação de Moradores do Bairro Atlântico Sul, beneficiando 64 crianças.

Associação de Moradores do Bairro Atlântico Sul (Ambas): fundada em 2018, a associação atua no bairro, cuidando dos interesses e dos direitos dos moradores da região.

TODA E QUALQUER FORMA DE VIDA É IMPORTANTE

Em 2021, alunos do 6.o ano do Ensino Fundamental à 2.a série do Ensino Médio, em sala de aula, tiveram diálogos a respeito da importância do cuidado com as diferentes formas de vida.

No segundo semestre, durante o Tempo Franciscano e também o Festival da Primavera, nas aulas de Educação Física, houve uma campanha de arrecadação de tampinhas de garrafas

PET e também de ração para cães e gatos. As doações foram entregues à Secretaria de Município da Causa Animal (SMCA), que distribui as rações para os animais acolhidos e promove a venda das tampinhas para arrecadar dinheiro e auxiliar no tratamento dos animais. A iniciativa beneficiou aproximadamente 200 deles.

121 Bom Jesus Social

Secretaria de Município da Causa Animal (SMCA): a instituição atende animais em estado de vulnerabilidade e também faz um trabalho de conscientização da comunidade rio-grandina sobre o problema do abandono de cães e gatos nas ruas.

UM BOM NATAL É FEITO DE AMOR

Alunos do 4.o ano do Ensino Fundamental doaram brinquedos usados em bom estado para as crianças da Associação de Moradores do Bairro Atlântico Sul. Os presentes foram entregues em sacolas decoradas exclusivamente para a ação pelas famílias dos estudantes. A iniciativa beneficiou 64 crianças.

122 Bom Jesus Social

BOM JESUS NOSSA SENHORA APARECIDA | VENÂNCIO AIRES

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.o de alunos: 363

Gestora: Inês Bernadete Oliveira Schwertner

GRATIDÃO

A Unidade manifestou toda a gratidão que a comunidade escolar sente pelos profissionais de saúde realizando uma homenagem ao Hospital São Sebastião Mártir. A ação contou com a confecção de 450 cupcakes e 450 cartões com mensagens de agradecimento que foram entregues à equipe do hospital.

123 Bom Jesus Social
124 Bom Jesus Social
Hospital São Sebastião Mártir: fundado em 1935, o hospital é uma entidade filantrópica que atende a pacientes em necessidade de pronto atendimento, além de contar com unidades de internação, centro cirúrgico, centro obstétrico, entre outros.

AJUDE UM BEBÊ

Por meio da iniciativa de alunos do 8.o ano, a Unidade se mobilizou para montar enxovais para bebês carentes, nascidos no hospital do município. Assim, cada turma montou um kit contendo banheira, roupas, fraldas descartáveis e outros produtos para recém-nascidos. As doações foram encaminhadas para as senhoras da Casa da Amizade e posteriormente entregues a 54 famílias.

Casa da Amizade: fundada em 1963, a instituição é formada por mulheres que atuam com ações sociais em prol do Hospital São Sebastião Mártir e também de outras entidades.

125 Bom Jesus Social

Educar, antes de dar lições, é aprender com as lições cotidianas e com as crises. Precisamos aprender para passar pelas crises e para enfrentar suas futuras versões de forma mais qualificada. Se as crises são, de certa forma, uma constante em nossa sociedade, o aprendizado também precisa ser.

CNBB, op. cit., n.o 34, p. 22.

126 Bom Jesus Social

BOM JESUS RAINHA DA PAZ | LAGOA VERMELHA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2010

N.o de alunos: 397

Gestora: Marley Oliveira Iglesias Braghirolli

POTE DA GRATIDÃO –SOLIDARIEDADE AOS SERVIDORES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE LAGOA VERMELHA

Sob orientação dos docentes, 420 alunos da Unidade elaboraram mensagens de agradecimento, incentivo, respeito, valorização e consideração por parte dos alunos e das famílias a todos os profissionais de saúde do município. As mensagens foram organizadas em potes.

No dia 28 de junho, foram convidados profissionais responsáveis pelos postos de saúde existentes em Lagoa Vermelha para receberem, das mãos dos alunos, os “Potes da Gratidão”. O evento ocorreu nas dependências do Colégio.

127 Bom Jesus Social
128 Bom Jesus Social

DOAR DE CORAÇÃO – JUNTOS PELA SOLIDARIEDADE

Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, docentes e funcionários administrativos da Unidade desenvolveram o projeto Doar de Coração em prol do Hospital São Paulo, suprindo a falta de alguns mantimentos, como óleo de cozinha, café em pó e leite em caixinha. Cada turma ficou responsável por determinado alimento, iniciando-se a campanha no final do mês de abril e estendendo-se até a primeira semana de maio.

Ao todo, foram arrecadados:

• 105 litros de óleo de cozinha;

• 84 quilos de café em pó;

• 270 litros de leite.

A entrega ocorreu no dia 31 de maio e contou também com a presença do padre Luiz

Primachik para uma bênção aos funcionários do hospital.

129 Bom Jesus Social
130 Bom Jesus Social

HUMILDADE

Por meio do Projeto Virtudes, docentes da Unidade convidaram Vinícius Toazza, advogado e professor do curso de Direito da UFPE, para conversar com os alunos a respeito da importância da humildade. Após o encontro, os estudantes promoveram uma arrecadação de absorventes, os quais foram entregues às meninas assistidas pela Sociedade Assistencial ao Menor de Lagoa Vermelha (Samlave).

DOAR DE CORAÇÃO

Durante uma campanha promovida na Unidade, os alunos contaram com a colaboração de seus familiares para arrecadar alimentos. Por meio da iniciativa, foram doados mantimentos como café em pó, fermento, farinha de trigo, arroz, açúcar, feijão, óleo, entre outros. Todos os donativos foram repassados às instituições Apae e Pastoral do Pão, durante a Missa de Ação de Graças.

131 Bom Jesus Social

BOM JESUS SÃO JOSÉ | VACARIA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.o de alunos: 560

Gestora: Clair Eva Coloniezzi Erthal

COMPROMISSO DE AMOR

Alunos da Unidade entregaram mensagens para homenagear os funcionários do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. A homenagem foi realizada no dia 4 de maio, data em que o hospital completou 86 anos. Durante o evento, um representante de cada setor recebeu os cartões e os bombons que foram entregues por alunos da Unidade.

132 Bom Jesus Social

Hospital

fundado em 1935, no município de Vacaria, o hospital é referência regional na prestação de atendimentos de urgência e emergência, além de realizar cirurgias ortopédicas, obstétricas e gerais.

133 Bom Jesus Social
Nossa Senhora da Oliveira:

SER SOLIDÁRIO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO –ALIMENTE SEU IRMÃO

Por meio de uma campanha realizada entre alunos, docentes e funcionários administrativos, a Unidade doou cestas básicas para famílias cadastradas nas secretarias das três paróquias da Diocese Nossa Senhora da Oliveira – Pastoral do Quilo. A iniciativa foi promovida durante o ano todo, com turmas diferentes responsáveis pela entrega a cada mês.

Paróquia Nossa Senhora da Oliveira: localizada no município de Vacaria, a paróquia integra a Pastoral do Quilo, iniciativa que ajuda famílias carentes residentes no município ou que ficam na região para trabalharem no período de colheita da maçã.

134 Bom Jesus Social

A realidade da educação nos interpela e exige profunda conversão de todos. Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para vida fraterna e para a cidadania.

CNBB, op. cit., n.o 5, p. 11.

135 Bom Jesus Social

BOM JESUS SÃO MIGUEL

ARROIO DO MEIO

PROJETO CORRENTE DO AMOR

Com o intuito de contribuir para o trabalho prestado pelo projeto Laçadas do Bem, iniciativa que reúne voluntárias para produzir peças de lã para doação, a Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de novelos de lã. Para evitar aglomeração, os donativos foram entregues na Unidade por meio de um drive-thru, que contou com a participação de funcionários fantasiados dos personagens Mickey e Minnie para animar a ocasião.

A ação contou com a participação de 300 pessoas, entre alunos, docentes e funcionários administrativos, resultando em dezenas de novelos doados.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009 N.o de alunos: 287 Gestora: Maria Cristina Gonzatti

136 Bom Jesus Social
|

“O grupo voluntário Laçadas do Bem agradece imensamente ao Colégio Bom Jesus São Miguel pelo projeto Novelo do Amor e Corrente do Amor, que acontece há anos e permite que o trabalho realizado pelas tricoteiras voluntárias continue incessantemente aquecendo corações. O grupo parabeniza a comunidade escolar pela iniciativa solidária e calorosa.”

Laçadas do Bem: o grupo é formado por tricoteiras voluntárias do município, que se reúnem mensalmente para produzir peças de lã para doação. Os encontros são promovidos nas residências das participantes, mas, em 2021, em razão da pandemia de covid-19, elas têm trabalhado individualmente. Durante o ano, são produzidas aproximadamente 5 mil peças de roupas, que são entregues a hospitais, casas de idosos, abrigos de menores e comunidade em geral.

137 Bom Jesus Social
Maria Salete Dalpian – idealizadora do grupo

GRATIDÃO

O principal objetivo da ação promovida foi homenagear os profissionais de saúde e funcionários do Hospital São José. Incentivados pelos docentes, as crianças confeccionaram cartões com mensagens de agradecimento, de incentivo e de motivação pelo trabalho realizado, pelo cuidado e carinho com os quais atendem aos necessitados de cuidados médicos. Na ocasião, alguns docentes também prestaram sua homenagem, cantando Dias Melhores, do Jota Quest, ao grupo presente. Foram entregues a todos os profissionais um cartão e um alfajor como forma de agradecimento.

138 Bom Jesus Social

Hospital São José: fundado em 19 de março de 1950, com apoio da comunidade de Arroio do Meio (RS), o hospital integra a Rede de Saúde Divina Providência, formada também pelos hospitais Divina Providência e Independência (Porto Alegre), Santa Isabel (Progresso) e Estrela (no município de Estrela).

A instituição é de natureza filantrópica e atende à população de 161 municípios do Vale do Taquari e de regiões próximas.

Educar é humanizar. A educação é um ato de amor e esperança no ser humano.

CNBB, op. cit., n.o 69, p. 35.

MUTIRÃO DA CESTA BÁSICA

Durante o segundo semestre, alunos da Unidade doaram alimentos para a montagem de cestas básicas. As doações proporcionaram o preparo de aproximadamente 30 kits, que foram doados a famílias carentes da região.

139 Bom Jesus Social

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2009

N.o de alunos: 447

Gestora: Jaqueline Braz de Lima

VOLUNTARIADO BOM JESUS SÉVIGNÉ

Durante o ano, o Grupo de Voluntariado do Colégio Bom Jesus Sévigné desenvolveu atividades na Casa de Apoio Madre Ana. Seguindo as restrições impostas em razão da pandemia de covid-19, foram desenvolvidas atividades on-line, como contação de histórias, brincadeiras, bingo virtual etc. Ao todo, 50 crianças foram beneficiadas com as atividades.

Casa de Apoio Madre Ana: fundada em 2016, a instituição acolhe pacientes pediátricos e adultos que estão fazendo tratamento contra o câncer. Os hóspedes recebem moradia, alimentação, material de higiene, atendimento social e conforto espiritual sem nenhum custo.

140 Bom Jesus Social BOM JESUS
| PORTO ALEGRE
SÉVIGNÉ

SÃO PAULO

BOM JESUS EXTERNATO | PINDAMONHANGABA

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2012 N.o de alunos: 268 Gestora: Alessandra Padilha Cesar Openheimer da Silva

PÁSCOA SOLIDÁRIA

Em 2021, devido à pandemia de covid-19, a Unidade não pôde receber as crianças do Lar São Judas para participarem de uma tarde de confraternização. Pensando em uma alternativa, os alunos do 7.o ano entraram em contato com a instituição para verificar qual seria a melhor forma de ajudar. Por meio desse diálogo, os estudantes fizeram uma campanha de arrecadação de produtos de limpeza, que naquele momento representava a maior demanda do lar e das famílias assistidas. A iniciativa beneficiou aproximadamente 180 pessoas.

141 Bom Jesus Social

“Na minha opinião foi bom participar do projeto, porque foi uma oportunidade de ajudar quem precisa, principalmente na pandemia.”

Lar São Judas Tadeu: fundado em 3 de março de 1947, é uma instituição filantrópica de atendimento a crianças e adolescentes, que pertence à Congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco.

142 Bom Jesus Social
Luis Eduardo Arnoud de França Andrade – aluno do 7.o ano

Entrega das mensagens a funcionárias do Hospital 10 de Julho.

CONFIAR NO INVISÍVEL E TER FÉ NO IMPOSSÍVEL

Alunos do 5.o e 6.o ano da Unidade prepararam cartas e bilhetes de agradecimento aos profissionais de saúde do Hospital 10 de Julho de Pindamonhangaba e da Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba.

143 Bom Jesus Social

“Foi muito gratificante e emocionante representar toda equipe multidisciplinar do Hospital 10 de Julho, envolvidos no processo de cuidado dos pacientes do covid-19.

Os gestos de carinho, cada palavra expressada e escrita nos motiva ainda mais nesta missão, o reconhecimento é combustível da alma que nos impulsiona a cada dia.

Ficamos gratos pela oportunidade de estar recebendo esse carinho em meio a este momento tão difícil.”

Hospital 10 de Julho de Pindamonhangaba: fundado em 2013, o hospital está localizado no bairro Socorro e compreende várias especialidades.

Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba: fundado em 24 de junho de 1865, o hospital está localizado na região central de Pindamonhangaba, atendendo a pacientes do SUS, bem como convênios e particulares.

144 Bom Jesus Social
Fabiana Romão Bellotti – supervisão de enfermagem clínica mista do setor de pediatria e UTI neonatal do Hospital 10 de Julho Entrega das mensagens na Santa Casa de Misericórdia. Cartas em um mural da Santa Casa de Misericórdia.

AMEBIANCACOELHO / TODOSPORDAVI_AME

A Unidade arrecadou tampinhas plásticas de garrafas e lacres de alumínio para auxiliar duas crianças que possuem atrofia muscular espinhal (AME). Os materiais arrecadados foram vendidos e o dinheiro foi repassado para auxiliar no tratamento dos bebês Davi Luiz do Prado e Bianca Coelho.

PROJETO AMIGOS DO CÃO E CIA

Alunos do 8.o ano do Ensino Fundamental promoveram uma campanha de doação de ração para os animais abrigados na ONG Cepatas.

CARINHO EM PALAVRAS

Mensalmente, alunos da Unidade escreveram cartas para os idosos residentes no Lar Irmã Terezinha. A iniciativa auxiliou os moradores a sentirem-se menos solitários, pois devido às restrições em razão da pandemia de covid-19 o contato com seus familiares diminuiu consideravelmente.

ONG Cepatas: localizada no Jardim Boa Vista, a instituição abriga mais de 60 cães e 15 gatos que foram abandonados ou sofreram maus-tratos.

Lar Irmã Terezinha: fundada em 1945, a instituição localiza-se no bairro Santana e atualmente abriga 80 idosos.

145 Bom Jesus Social

Comunidade Bom Sucesso: localizada na zona rural, apresenta um grande número de crianças carentes, as quais são participativas nos projetos sociais que englobam a região.

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

Em comemoração ao Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, a Unidade realizou atividades para as crianças da Comunidade Bom Sucesso. Durante o evento, o público presente pôde desfrutar de um momento de musicalização, contação de histórias, entre outras atividades. Os participantes e seus familiares receberam um almoço e, no período da tarde, tiveram um tempo livre para se divertir nos diversos brinquedos disponíveis no local. Ao final do evento, houve a distribuição de presentes, além de um lanche para o encerramento.

“Durante o evento realizado, uma mãe nos procurou para relatar que a filha de 6 anos havia lhe pedido de presente de Dia das Crianças uma determinada boneca. No entanto, a mãe disse à filha que não conseguiria naquele momento dar o brinquedo para ela, pois eram dias difíceis financeiramente, mas que, quando fosse possível, iria realizar o desejo da filha. A criança disse à mãe que não sabia de que modo nem de que maneira, mas acreditava que iria ganhar a boneca.

No dia do evento a professora da Instituição que estava ajudando na distribuição dos presentes deu à menina a boneca que ela tanto queria, sem saber do ocorrido. A menina saiu gritando de alegria e foi em direção à mãe, que nos relatou mais tarde o depoimento.”

146 Bom Jesus Social
Alessandra Padilha Cesar O. Silva – gestora da Unidade

FRATERNIDADE É ACONCHEGO, É CARINHO, É AMOR

Após conversarem em sala de aula a respeito da importância da fraternidade, alguns alunos da Unidade receberam kits de materiais que foram utilizados na confecção de almofadas. O material foi montado em casa, pelos alunos e suas famílias. Quando a confecção do objeto foi finalizada, os estudantes o levaram até o colégio para deixar em período de quarentena. Os presentes foram entregues aos idosos do Lar São Vicente de Paulo.

Lar São Vicente de Paulo: fundada em 1942, a instituição está localizada no bairro Maria Áurea.

147 Bom Jesus Social

BOM JESUS ITATIBA

Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2004

N.o de alunos: 184

Gestora: Rita de Cássia Silva

BJ FAMÍLIA 2021 –GINCANA VIRTUAL

Em sua segunda edição, de 11 de maio a 30 de junho, mas em um novo formato –virtual –, a Gincana BJ Família teve como objetivo arrecadar alimentos, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, lacres de latinhas e agasalhos para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, a gincana também tem o intuito de valorizar e reforçar laços afetivos de nossos alunos com suas famílias, proporcionar momentos de conversas, de demonstrações de afeto, de trocas de experiências e de aprendizagens, disponibilizando atividades divertidas, que exijam conhecimento, união e determinação.

A ação beneficiou um total de dez pessoas em situação de vulnerabilidade.

148 Bom Jesus Social
149 Bom Jesus Social

BJ NEWS

Alunos do 7.o e 8.o ano da Unidade, com o auxílio de docentes, desenvolveram o projeto BJ News em formato de programa de TV, o qual trouxe informações e dicas para combater a pandemia, entretenimento, culinária, tecnologia, apresentação de mágica e jogos.

O programa ainda contou com a participação de uma fisioterapeuta, mãe de uma aluna, que selecionou exercícios e explicou a importância de cada um deles.

Em outro momento, os alunos, juntamente às suas famílias arrecadaram alimentos que foram destinados a pessoas em situação de risco social.

O propósito desse ato foi despertar a empatia, a solidariedade e a compaixão. A iniciativa, intitulada A Favor da Campanha da Fraternidade 2021, beneficiou dez pessoas assistidas pela instituição Irmãos de Rua, Nossos Irmãos.

Irmãos de Rua, Nossos Irmãos: fundada em 2002, a instituição atende pessoas em risco ou em situação de rua. Os abrigados recebem apoio e encaminhamento para atendimento psicológico e de assistentes sociais, além de outros serviços oferecidos pela rede municipal de saúde.

AÇÃO DE NATAL – DOAÇÃO DE PANETONES

A Unidade doou panetones a pessoas assistidas pelo abrigo Irmãos de Rua, Nossos Irmãos.

150 Bom Jesus Social

CULTURA ORAL

Diante do cenário mundial causado pela pandemia, sete alunos do 9.o ano do Ensino Fundamental e da 1.a e 2.a série do Ensino Médio, com o apoio de docentes da Unidade, desenvolveram um programa chamado Sabedoria.

São gravações que destacam as experiências de vida dos idosos, mensagens de apoio e gratidão, música e incentivo à prática de exercícios físicos, contando com o auxílio de uma fisioterapeuta para a seleção dos exercícios.

Uma lenda africana sobre os anciãos também foi contada, e o cenário foi adaptado com a ajuda de ferramentas digitais.

O programa levou diversão e acolhimento para 51 idosos que são assistidos pelo Asilo São Vicente de Paulo.

Asilo São Vicente de Paulo: localizado na Vila Santa Terezinha, foi fundado em 1910 e atua com cuidados para idosos.

DIVIRTA-SE COM A JUDITE

Um programa de entretenimento e informação destinado a crianças do Lar Itatibense da Criança foi gravado por 11 alunos do 5.o e 6.o ano do Ensino Fundamental, com a supervisão dos docentes da Unidade.

Assuntos como natureza, sustentabilidade, reciclagem, higiene pessoal, aproveitamento dos estudos remotos, culinária, experimentos científicos e brincadeiras fizeram parte da programação.

As atrações contaram com o apoio de um avatar chamado Judite.

Além de solidariedade e diversão, a ação levou conhecimento e promoveu a reflexão sobre o modo de viver e de se posicionar no mundo. Ao todo, 30 crianças foram beneficiadas com o ato.

Lar Itatibense da Criança: desde 1952, atua com cuidados à criança e ao adolescente.

A instituição está localizada no Jardim Carlos Borella, em Itatiba.

151 Bom Jesus Social

AÇÃO DE NATAL – DOAÇÃO DE BRINQUEDOS

A Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de brinquedos para as crianças assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Itatiba. A iniciativa beneficiou as 35 crianças que moram em um abrigo.

Fundo Social de Solidariedade de Itatiba: é um órgão do setor público vinculado à Secretaria de Governo da Prefeitura de Itatiba. Tem como principal meta a mobilização da comunidade, por meio de campanhas, parcerias e eventos, visando à melhoria da qualidade de vida da população do município. As doações obtidas em eventos e ações são direcionadas para as entidades assistenciais de Itatiba.

152 Bom Jesus Social

Desenvolvamos, juntos, formas de cooperação na caridade, abramo-nos e colaboremos em questões de caráter ético e social para servir as pessoas do nosso tempo e levar-lhes a consolação do Evangelho.

FRANCISCO, Papa. Discurso enunciado durante o encontro com a Beatitude Ieronymos II do Arcebispado Ortodoxo da Grécia, em Atenas, em 04/12/2021. Disponível em: https://www.vaticannews. va/pt/papa/news/2021-12/papa-francisco-encontro-ieronymosarcebispado-ortodoxo-atenas.html. Acesso em: 6 dez. 2021.

153 Bom Jesus Social

BOM JESUS SÃO JOSÉ | SÃO BERNARDO DO CAMPO

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016 N.o de alunos: 310 Gestor: Alizandro Boni

HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Em tempos desafiadores de pandemia, alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais − e Ensino Médio produziram vídeos e cartazes com dicas e agradecimentos aos profissionais de saúde que estão à frente do combate à covid-19.

Por meio desse trabalho interdisciplinar, os alunos refletiram sobre suas escolhas, sobre qualidade de vida e sobre todo o cenário vivido atualmente não só pelo Brasil, mas pelo mundo.

154 Bom Jesus Social
155 Bom Jesus Social

DOAÇÃO DE BRINQUEDOS

A Unidade promoveu uma campanha de arrecadação de brinquedos para serem doados às crianças que vivem no Lar Pequeno Leão. Cada presente foi embalado e acompanhado de uma carta, relatando a importância e o significado que o brinquedo teve na vida do aluno doador.

Lar Pequeno Leão: fundado em 1981, o local acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude do município. Os menores abrigados vivem nas casas do Lar até que haja uma avaliação e decisão da justiça estabelecendo se ele pode ser reintegrado à família biológica ou será encaminhado a uma nova família.

156 Bom Jesus Social

CAMPANHA TAMPINHA LEGAL

Alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio participaram de uma arrecadação de tampas de garrafas PET. O material arrecadado foi encaminhado para o Posto de Coleta Bravos Pet, que direcionou o dinheiro da venda à ONG Humanimal, auxiliando nos gastos com os 44 cães abrigados no local. A iniciativa culminou em um total de 17 mil itens arrecadados.

ONG Humanimal: localizada no bairro Planalto, a instituição atualmente abriga 44 animais que foram abandonados, em especial cachorros e gatos.

157 Bom Jesus Social

A educação é um indispensável serviço à vida. Ela nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da fraternidade.

CNBB, op. cit., n.o 6, p. 11.

158 Bom Jesus Social

SÃO PAULO

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016

N.o de alunos: 408 Gestora: Regina Maria de Guido

PÁSCOA SOLIDÁRIA

Durante o mês de março, a comunidade escolar se mobilizou para tornar mais doce a Páscoa dos menos favorecidos. Com a colaboração de alunos, familiares, funcionários administrativos e docentes, foi possível arrecadar 154 caixas de bombons, que foram distribuídas para crianças em situação de vulnerabilidade.

Graças a essa arrecadação, também foi possível atender à casa de idosos Lar das Mãezinhas, que recebeu 37 pacotinhos com chocolates.

159 Bom Jesus Social
JESUS
PALLOTTI |
BOM
VICENTE

DOAÇÃO SOLIDÁRIA DE ALIMENTOS

Com a ajuda de docentes, funcionários administrativos e familiares de alunos, em diferentes ocasiões do ano, a Unidade realizou entregas de cestas básicas para famílias carentes. Confira algumas:

• Doação de dez cestas básicas, que foram entregues para famílias carentes da Comunidade Vila Aricanduva.

• Em junho, mais dez famílias que moram na Comunidade Vila Aricanduva também foram beneficiadas com cestas básicas.

• Doação de 15 cestas básicas, entregues a moradores da Comunidade do Pau Queimado e Vila do Sapo no mês de novembro.

• No mês de dezembro, para não deixar os moradores sem assistência em um período no qual a confraternização em família é tão importante, os moradores da Comunidade do Pau Queimado e Vila do Sapo receberam novamente doação de alimentos, mas dessa vez em uma sacola retornável.

Doações

160 Bom Jesus Social
Doações para a Comunidade Vila Aricanduva. Funcionária e aluna fazem entrega de novas doações para a Comunidade Vila Aricanduva. Doações para as comunidades do Pau Queimado e Vila do Sapo. Doações realizadas em dezembro. de Natal.

DOAÇÃO DE MARMITAS

Docentes e funcionários administrativos da Unidade arrecadaram alimentos a fim de produzir marmitas para doação. As doações foram entregues a 90 pessoas em situação de rua nos arredores da comunidade Paraisópolis.

HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Alunos da Unidade, em homenagem aos profissionais de saúde, confeccionaram cartões com mensagens de agradecimento aos profissionais da Unidade Básica de Saúde Vila Aricanduva. Os cartões foram entregues com sucos, bombons e lanches em sacolas decoradas por docentes do colégio.

161 Bom Jesus Social

Unidade Básica de Saúde Vila

Aricanduva: localizada na Vila Aricanduva, a Unidade atende a moradores da região necessitados de atendimento de saúde de atenção básica e também de média complexidade.

162 Bom Jesus Social

DOAÇÃO DE LIVROS

A Unidade doou oito caixas contendo aproximadamente 280 exemplares de livros, à Casa de Apoio Santidade ao Senhor. Entre as doações estavam diferentes edições com assuntos e gêneros literários variados. A iniciativa teve como objetivo incentivar a transformação de atitudes por meio da leitura.

BRINQUEDOS DE NATAL

A Unidade promoveu a arrecadação de brinquedos novos e usados em bom estado para serem doados. A ação beneficiou crianças de uma creche próxima e também crianças atendidas pelo Hospital A. C. Camargo Center, instituição que atende pacientes com câncer.

163 Bom Jesus Social

Educação não é condicionamento ou adestramento. É conduzir e acompanhar a pessoa para sair do não saber, rumo à consciência de si mesma e do mundo em que vive. É tornar a pessoa consciente, para que se torne sempre mais sujeito de seus sentimentos, pensamentos e ações.

CNBB, op. cit., n.o 22, p. 17

164 Bom Jesus Social

RIO DE JANEIRO

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 1998

N.o de alunos: 695

Gestor: Anderson Stumpf

HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Em homenagem aos profissionais de saúde, a Unidade, em conjunto com o Bom Jesus Menino Jesus, desenvolveu uma ação em prol do Hospital Santa Teresa (HST). Por meio da participação de toda a comunidade escolar, foram criados vídeos com o intuito de homenagear aqueles que tanto se dedicaram a salvar o próximo durante a pandemia de covid-19. Além dos vídeos, os alunos também escreveram cartas e produziram desenhos, que foram entregues aos que trabalham no HST.

Hospital Santa Teresa: fundado em 1876 pela família imperial, o hospital está localizado na região central de Petrópolis. Atualmente com 165 leitos de internação, a instituição atende também pacientes do SUS.

165 Bom Jesus Social
BOM
| PETRÓPOLIS
JESUS CANARINHOS

DOAÇÃO DE ÁLCOOL GEL

A Unidade promoveu uma arrecadação de embalagens com álcool gel para serem doadas aos estudantes da Escola Especial Paulo Freire. Os donativos foram entregues com um fôlder explicativo, com orientações sobre o uso correto do produto.

166 Bom Jesus Social

BOM JESUS MENINO JESUS | PETRÓPOLIS

Educação Infantil e Ensino Fundamental – desde 2016

N.o de alunos: 685

Gestora: Andrea Bade Fecher

PÁSCOA SOLIDÁRIA

Durante o mês de março, foi realizada uma ação que envolveu alunos, familiares e funcionários da Unidade em prol de uma Páscoa mais doce aos mais necessitados. Os alunos do 7.o, 8.o e 9.o ano do Ensino Fundamental – Anos Finais − escreveram cartões e cartinhas com mensagens de esperança que acompanharam as 165 caixas de bombons distribuídas para as crianças da Escola Nossa Senhora de Fátima.

167 Bom Jesus Social
168 Bom Jesus Social
Escola Nossa Senhora de Fátima: localizada no bairro Rio da Cidade, a escola foi fundada no ano de 1967.

DOAR DE CORAÇÃO

Durante os meses de maio e junho, a Unidade arrecadou alimentos para auxiliar a pastoral da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. A iniciativa foi promovida pelos Feras, alunos do Terceirão. Todas as doações arrecadadas foram entregues às 30 famílias carentes atendidas pela Paróquia.

Pastoral da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus: localizada no centro da cidade, a instituição, além do trabalho de evangelização, atua prestando assistência a pessoas carentes. Em 2021, a Paróquia atendeu em média 230 pessoas por mês.

169 Bom Jesus Social

PLANTANDO MAIS QUE SEMENTES, IRRADIANDO AMOR!

Com o intuito de conscientizar a comunidade escolar sobre o abandono de pessoas idosas, a Unidade desenvolveu uma série de atividades em prol da Casa de Benefícios Alcides e Castro. Durante as aulas, foram apresentados vídeos, realizada a produção de cartas e de mensagens, entre outras ações. Conheça algumas delas:

• Os estudantes do 3.o ano do Ensino Fundamental trabalharam o projeto Plantando Árvores, por meio do plantio de sementes em suas comunidades.

• Alunos do 4. o ano trabalharam com a temática Práticas de Preservação Ambiental, a qual envolveu os idosos da Casa de Benefícios e também os idosos das próprias famílias.

Além disso, os estudantes também fizeram arrecadação de produtos de higiene pessoal com a comunidade escolar, finalizando o projeto com a entrega desses kits, por meio do auxílio de docentes da Unidade.

O resultado das atividades foi apresentado na Mostra de Conhecimentos.

Casa de Benefícios Alcides e Castro: fundada em 1998, a instituição está localizada no bairro Itaipava e abriga 34 idosos.

AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Em homenagem aos profissionais de saúde, a Unidade, em conjunto com o Bom Jesus Canarinhos, desenvolveu uma ação em prol do Hospital Santa Teresa (HST). Por meio da participação de toda a comunidade escolar, foram criados vídeos com funcionários, docentes e alunos da Unidade, com o intuito de homenagear aqueles que tanto se dedicaram a salvar o próximo durante a pandemia de covid-19. Além dos vídeos, os alunos também escreveram cartas e produziram desenhos, que foram entregues aos que trabalham no HST.

Hospital Santa Teresa: fundado em 1876 pela família imperial, o hospital está localizado na região central de Petrópolis. Atualmente com 165 leitos de internação, a instituição atende também pacientes do SUS.

170 Bom Jesus Social

BOM JESUS SÃO JOSÉ | PETRÓPOLIS

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – desde 2016

N.o de alunos: 679

Gestor: Nilson Fernando Tassi de Macedo

HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE – GRATIDÃO!

Após refletirem sobre a importância do trabalho dos profissionais de saúde, principalmente em tempos de pandemia, os alunos da Unidade produziram mensagens de agradecimento e incentivo para serem entregues a esses profissionais.

No dia 4 de junho, as mensagens produzidas pelos 180 alunos chegaram a aproximadamente 60 pessoas que trabalham no Hospital Unimed São Lucas.

171 Bom Jesus Social

“Foi um gesto maravilhoso e nos sentimos muito agradecidos pela linda homenagem neste momento de angústia. Nós nos entregamos ao cuidado com o amor de alguém, e receber esse reconhecimento e incentivo é gratificante.”

Andréa Rittmeyer – gerente de enfermagem do Hospital Unimed São Lucas

Hospital Unimed São Lucas: fundado em 1952, o hospital está localizado no bairro Bingen, em Petrópolis.

172 Bom Jesus Social

BOM JESUS É DOAR DE CORAÇÃO

Os alunos do Ensino Médio realizaram uma campanha para arrecadação de itens da cesta básica e leite em pó. Os alimentos foram doados às famílias assistidas pela Pastoral do Sagrado Coração de Jesus. Na semana da Páscoa, houve um drive-thru de entrega de chocolates para os alunos do colégio e os pais foram incentivados a levar donativos para a campanha. Essas doações foram entregues a cada duas semanas para a Paróquia.

173 Bom Jesus Social

CONVENIADAS BOM JESUS

O Bom Jesus oferece às suas escolas conveniadas a qualidade de sua proposta pedagógica na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As escolas também podem optar por uma consultoria especial que oferece orientações gerenciais, financeiras e tecnológicas para as instituições, realizada por profissionais da área de negócios. O trabalho é desenvolvido por meio de consultoria interna na própria escola e acompanhamento periódico feito por visitas, telefone, teleconferência e e-mail

EDUCANDÁRIO SANTO ANTÔNIO DE BEBEDOURO

Fundado em 1958 por frades franciscanos vindos da Itália, o Educandário Santo Antônio, obra social da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus (localizado em Bebedouro, interior de São Paulo), é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que há mais de 50 anos luta pela garantia dos direitos sociais e fundamentais da criança e do adolescente, bem como de suas famílias.

174 Bom
Social
Jesus

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL JUNSHIN

Desde sua fundação, em 1984, a Escola Junshin, localizada em Curitiba (PR), tem seu modelo educacional pautado nas virtudes de Maria – caridade, pureza, mansidão, humildade e obediência –, tendo como diferencial o contato com a cultura japonesa por meio da escrita, da música, da dança, do teatro, de comidas típicas, entre outros.

CENTRO DE EDUCAÇÃO JOÃO PAULO II

O Centro de Educação João Paulo II, localizado na cidade de Piraquara (PR), é uma organização privada sem fins lucrativos. Criada em 2007, a instituição busca proporcionar uma melhor qualidade de ensino para crianças e adolescentes de baixa renda.

A escola, construída com a ajuda de voluntários e de doadores, atende atualmente 300 alunos, de 4 a 15 anos de idade, em período integral e em regime de contraturno.

A unidade oferece gratuitamente Educação Infantil e aulas de Psicomotricidade, além de contraturno para Ensino Fundamental com aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Literatura, Arte, Teatro, Música, Dança e Educação Física, bem como orientação nutricional. Também há brinquedoteca, biblioteca, quadras esportivas e espaços pedagógicos especialmente projetados.

Por meio do convênio, a instituição recebe do Bom Jesus materiais didáticos, agendas e orientações pedagógicas.

175 Bom Jesus Social

OUTRAS INICIATIVAS

FESTA JUNINA SOLIDÁRIA

Realizada no mês de junho, a campanha incentivou toda a comunidade escolar das Unidades Bom Jesus a doarem roupas de inverno e outros itens em prol de instituições beneficentes. O esforço e o engajamento resultou em um total de 55 958 donativos, entre roupas, calçados, cobertores, materiais escolares, materiais esportivos, camas, colchões, entre outros. A contagem das arrecadações ocorreu em uma live junina, intitulada Arraiá On-line: Aquecendo Corações na Festança Virtual, apresentada por docentes do Bom Jesus e assistida simultaneamente por 900 pessoas.

Parte das arrecadações foi encaminhada para Angola, país em que a Província Franciscana da Imaculada Conceição conta com uma Frente de Evangelização. A distribuição foi feita pelas missões atendidas no país africano.

Após o evento, mais pessoas se sentiram motivadas a contribuir com o próximo, sendo possível aumentar a quantidade até então contabilizada.

[...] Ano passado, quando fizemos a primeira “live junina”, já tínhamos pensado em como poderíamos inserir uma ação social na atividade. Esse ano, como já temos muitos alunos na escola e também vários profissionais vacinados, foi possível a realização, mantendo todos os cuidados de higienização e distanciamento.

A ação de arrecadação já é realizada anualmente em nossas Unidades, porém, para 2021, resolvemos estabelecer a meta de 25 mil peças, (o que achei que não conseguiríamos). Envolvemos todas as 37 Unidades do Grupo na sensibilização de alunos, familiares e funcionários; dessa maneira, tivemos a oportunidade de perceber o quanto a virtude da união faz a diferença. O mérito foi de todos os envolvidos, pois cada peça com certeza vai fazer a diferença na vida dos que mais precisam. Essa é a nossa missão franciscana: fazer o bem, sem olhar a quem.

Everton Saad – coordenador de Educação Física do CEP do Colégio Bom Jesus

176 Bom Jesus Social

O Bom Jesus Centro, em Curitiba, arrecadou um total de 1 555 donativos.

O Bom Jesus Seminário arrecadou 2 500 peças de roupas, que foram doadas para a Associação de Mãos Unidas.

177
Jesus Social PARANÁ
Bom

Funcionários administrativos e docentes que desenvolvem suas atividades no Prédio Lamenha Lins, em Curitiba, também auxiliaram nas doações que foram enviadas para Angola.

A Unidade Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba, arrecadou um total de 7 768 itens, entre peças de roupas e acessórios para inverno.

178
Bom Jesus Social

Na Unidade Bom Jesus Divina Providência, em Curitiba, as doações foram para a instituição Associação Missão para o Mundo (Amim) – Casa de Apoio ao Imigrante.

A Unidade Bom Jesus São José dos Pinhais doou alimentos e agasalhos arrecadados ao Centro de Amparo Nossa Senhora do Monte Claro, que atende a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

179 Bom Jesus Social

Em Paranaguá, a Unidade Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário arrecadou 351 donativos.

A Unidade Bom Jesus São Vicente, em Araucária, doou os itens arrecadados para a Instituição Vicentina Nossa Senhora das Graças da SSVP.

180
Bom Jesus
Social

A Unidade Bom Jesus Internacional Aldeia, em

Campo Largo, arrecadou um total de 839 doações.

A Unidade Bom Jesus Mãe do Divino Amor , em Arapongas, arrecadou 1 176 donativos.

181
Social
Bom Jesus

Na Unidade Bom Jesus Carlos Démia, em Maringá, os donativos arrecadados foram encaminhados para a conferência de Bom Jesus da Lapa da Sociedade São Vicente de Paulo, que atualmente atende a 42 famílias de forma contínua.

A Unidade Bom Jesus Santo Antônio, em Rolândia, criou um “Roupômetro”, para acompanhar o número de peças entregues para doação.

182
Social
Bom Jesus

A Unidade Bom Jesus São José, em Rio Negro, doou 700 itens entre roupas, calçados e cobertores ao CMEI Silvestre Maess.

183 Bom
Social
Jesus

SANTA CATARINA

A Unidade Bom Jesus São José, em São Bento do Sul, arrecadou 356 donativos, que foram entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social do município.

Bom Jesus Pedra Branca, Palhoça.

184
Bom Jesus Social

A Unidade Bom Jesus Santo Antônio, em Blumenau, arrecadou um total de 3 070 itens, entre peças de roupas, cobertores, luvas e calçados, que foram encaminhadas à Paróquia Franciscana Nossa Senhora Aparecida e à Casa de Apoio São Felipe Neri.

O Bom Jesus Diocesano, em Lages, doou um total de 79 edredons, cobertores e mantas ao Centro de Acolhimento POP.

185 Bom Jesus Social

A Unidade Coração de Jesus, em Florianópolis, arrecadou 2 339 peças, que foram encaminhadas à Casa de Acolhimento Semente Viva, ao Centro de Educação Infantil Nossa Senhora Mont'Serrat, aos Círculos de Hospitalidade, à Passarela da Cidadania, à Fundação Catarinense de Assistência Social e à Assistência Social São Luiz.

A Unidade Bom Jesus Divina Providência, em Jaraguá do Sul, destinou as doações para famílias em situação de vulnerabilidade que já recebem algum benefício do governo por meio do Cras.

A Unidade Bom Jesus Aurora, em Caçador, arrecadou um total de 296 peças de roupas.

A Unidade Bom Jesus Itajaí arrecadou um total de 1 152 itens entre roupas e calçados.

186 Bom Jesus Social

RIO GRANDE DO SUL

187
Bom Jesus Social Bom Jesus Joana D’Arc, Rio Grande. Bom Jesus São Miguel, Arroio do Meio.

A Unidade Bom Jesus São José, em Vacaria, conseguiu arrecadar 4 mil itens, que foram entregues a cinco instituições beneficentes.

A Unidade Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, em Venâncio Aires, contribuiu com 996 itens doados.

188
Bom Jesus Social

As roupas arrecadadas pela Unidade Bom Jesus Rainha da Paz, em Lagoa Vermelha, foram doadas às crianças atendidas pelas organizações Samlave, Lar da Menina e Pastoral do Pão.

O Bom Jesus Sévigne, em Porto Alegre, arrecadou um total de 1 453 itens.

189 Bom Jesus Social

A quantidade arrecadada de itens pela Unidade Bom Jesus Menino Jesus, no Rio de Janeiro, auxiliou 200 pessoas. O total de itens arrecadados foi apresentado no “Roupômetro”.

A Unidade Bom Jesus São José, em Petrópolis, arrecadou um total de 548 donativos.

A Unidade Bom Jesus Canarinhos, em Petrópolis, arrecadou 788 donativos.

190
Bom Jesus
Social
RIO DE JANEIRO

As roupas arrecadadas pela Unidade Bom Jesus Externato, em São Paulo, foram distribuídas ao Lar São Judas Tadeu e à Casa do Sol Nascente, em Lagoinha.

As roupas arrecadadas pelo Bom Jesus Vicente Pallotti, em São Paulo, foram doadas ao Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras).

191 Bom Jesus Social
SÃO PAULO

A Unidade Bom Jesus São José, em São Bernardo do Campo, reuniu um total de 1 960 doações, entre roupas, calçados e outros acessórios para o inverno.

O Bom Jesus Itatiba arrecadou 920 itens, entre roupas, sapatos e acessórios de inverno.

192
Bom Jesus Social

AMOROGRAFIA − AMAR É O CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO

“Onde houver ódio, que eu leve o amor.”

Inspirado nesse trecho da Oração de São Francisco, o Grupo Educacional Bom Jesus comemorou seus 125 anos motivando a todos que fazem parte dessa história a levar o amor ao próximo. Assim sendo, todas as Unidades de ensino se esforçaram para promover atividades com a comunidade escolar, demonstrando que a Amorografia é um jeito de dizer ao próximo que ele importa.

Com o intuito de homenagear e demonstrar gratidão aos funcionários que prestam serviço à Unidade por meio de empresas terceiras, o Bom Jesus Água Verde, em Curitiba (PR), promoveu uma campanha de arrecadação de edredons entre docentes e funcionários administrativos. A iniciativa resultou em 35 doações, que foram entregues aos funcionários do restaurante, da zeladoria, da jardinagem e da segurança.

No mês de dezembro, a Unidade também montou a Árvore dos Sonhos, na qual contemplou os funcionários terceirizados com kits de beleza, de acordo com o gênero, e também com uma mensagem de Natal.

193 Bom Jesus Social

BOM JESUS INSTITUCIONAL

SISTEMA DE GESTÃO DO GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

Presidente

Frei João Mannes

Vice-Presidente

Frei Mário José Knapik

Secretário

Frei Claudino Gilz

Tesoureiro

Frei Antônio Joaquim Pinto Diretor-Geral

Jorge Apóstolos Siarcos

Gerentes Back Office

Desenvolvimento Institucional

Viviane Maria Soldi Virmond Alves

Tecnologia da Informação | Gestão de Processos | Segurança Corporativa

Marcelo A. G. Bardi Financeiro

Daniele M. Mazon Massoquetto

Administração Back Office e do Remanso | Arquivo Central | Biblioteca Central | Secretaria-Geral | Valor Brasil | Documentação Escolar Educação Básica

Régis Ferreira Negrão

Auditoria Interna | Comercial | Gráfica | Editora Bom Jesus – parte comercial

Luiz Fernando Fabri

Centro de Estudos e Pesquisas | High School –parte pedagógica | Lace – parte pedagógica | Editora Bom Jesus – parte pedagógica

Marcelo Bianchini Favaro

195 Bom Jesus Institucional

Gerentes Regionais

Rubem Fernando Fink

Nilton Dorizeti Marcomini

José Laurindo Pereira Machado

Jorge Henrique Bloch Martins

Muriel Pinto Amorim

Régis Ferreira Negrão

Eros Pacheco Neto

FAE

Reitor

Jorge Apóstolos Siarcos

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão

Everton Drohomeretski

Pró-Reitor de Administração e Planejamento

Eros Pacheco Neto

Diretora do Campus Curitiba

Andrea Regina Hopfer Cunha

Diretor do Campus São José dos Pinhais

Élcio Douglas Joaquim

Diretor dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu

José Vicente B. de Mello Cordeiro

196 Bom Jesus Institucional

PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS

O Grupo Educacional Bom Jesus mantém Unidades de ensino nos estados do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Para administrá-las e oferecer o ensino padrão Bom Jesus/FAE, o Grupo atua com funcionários de diferentes perfis.

POR GÊNERO

POR ESTADO E GÊNERO

= + PR SC SP RJ RS 3 967 28% 69% 74% 74% 70% 79% 31% 26% 26% 30% 21% 72%
197 Bom Jesus Institucional

POR ESTADO E ESCOLARIDADE

Abaixo de 18 anos* 1% 0% 0% 0% 1% De 18 a 35 anos 37% 38% 29% 33% 32% De 36 a 60 anos 59% 60% 69% 63% 62% Acima de 60 anos 3% 2% 2% 5% 5% Ensino Fundamental 5% 7% 6% 10% 9% Ensino Médio 22% 18% 20% 15% 17% Ensino Superior 41% 46% 57% 56% 42% Pós-Graduação 31% 29% 17% 19% 32%
POR ESTADO E IDADE
*Contratos
198 Bom Jesus Institucional
de menor aprendiz.

Até

De

De

De

De

De 21 a 25 anos

35% 57% 42% 41% 38%
3 anos
17% 12% 20% 23% 11%
4 a 6 anos
18% 12% 23% 11% 20%
7 a 10 anos
15% 9% 6% 14% 17%
11 a 15 anos
7% 4% 6% 5% 5%
16 a 20 anos
5% 2% 1% 5% 3%
3% 4% 2% 1% 6% POR ESTADO E TEMPO DE SERVIÇO 199 Bom
Acima de 25 anos
Jesus Institucional

POR ESTADO, TIPO DE EMPREGO E CARGA HORÁRIA

Para fins de apresentação, este Relatório considerou os cargos da área administrativa e da docência separadamente. A carga horária dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus é dividida em parcial – com até 25 horas semanais de trabalho – e integral – para acima de 25 até 44 horas semanais.

Tipo de emprego

Administrativo

Docente

Docente

Carga horária Parcial Integral Administrativo

4% 52%
1% 43% Administrativo 3% 35%
0% 62% Administrativo 3% 43%
Docente 1% 54% Administrativo 2% 36%
Docente 0% 62%
7% 43%
Docente 0% 50%
200 Bom Jesus Institucional

POR ESTADO E TIPO DE CONTRATO

Os tipos de contratos apresentados neste Relatório consideram aqueles com tempo indeterminado – válidos enquanto perdurar a relação de emprego – e com tempo determinado – com datas de início e término acordadas, não podendo ultrapassar o período de dois anos. Incluem também contratos de experiência vigentes no fechamento do material. Além deles, a tabela a seguir apresenta a porcentagem de estagiários e terceirizados atuantes na Instituição.

Indeterminados

Determinados

Estagiários

Terceirizados

91% 95% 97% 92% 93%
1% 1% 0% 1% 2%
4% 3% 2% 6% 4%
4% 1% 1% 1% 2% 201 Bom Jesus Institucional

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS

O Grupo Educacional Bom Jesus desenvolve, analisa e aprimora continuamente suas políticas institucionais para garantir um bom desempenho profissional de toda sua equipe.

NEGOCIAÇÃO COLETIVA

Funcionários amparados por convenção coletiva de trabalho 100%

EM CARGO DE CHEFIA

a Instituição atua.

202 Bom Jesus Institucional
54 mulheres e homens em cargos de chefia 31 mulheres em cargos de chefia 57% de mulheres em cargo de chefia * Os números apresentados se referem aos cargos de chefia da alta administração, considerando gerência/gestão em todos os estados onde

REMUNERAÇÃO

Proporção do menor salário pago pela Instituição por estado, referente a 220 horas/mês, comparado ao salário-mínimo nacional (R$ 1.100,00). Os dados refletem a diferença salarial positiva paga para homens e mulheres.

CÓDIGO DE CONDUTA

O Código de Conduta é pautado em valores éticos, morais, nas normas legais vigentes e na cultura organizacional. Tem como objetivo orientar a conduta profissional e pessoal dos funcionários desta Instituição, bem como promover um ambiente de trabalho saudável a todos.

COMUNICAÇÃO INTERNA

A Comunicação Interna é o setor responsável pelo diálogo entre a Instituição e o funcionário realizado por meio dos canais institucionais. Sua função é transmitir e compartilhar informações relevantes nos âmbitos administrativo, operacional e estratégico do Grupo, mantendo seus funcionários alinhados à missão, à visão e aos valores franciscanos.

R$ 1.100,00 R$ 1.464,83 R$ 1.374,97 R$ 1.213,44 R$ 1.515,98 0% 33% 25% 10% 38%
203 Bom Jesus Institucional

²

¹

BENEFÍCIOS E INCENTIVOS

O Grupo Educacional Bom Jesus preza por um ambiente de trabalho saudável e, para isso, garante benefícios e incentivos que contribuem para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários.

BENEFÍCIO N.o DE BENEFICIADOS

Alimentação subsidiada 1 266 Cesta básica¹ 739

Plano de saúde Clinipam2 476

Plano de saúde Unimed3 Titulares 981 Dependentes 1 025

Plano odontológico Amil Titulares 1 534 Dependentes 1 294

Previdência privada PGBL 228 VGBL 453 Seguro de vida Funcionários 3 967

Estagiários 194 Transporte gratuito4 110

Benefício presente nas Unidades de Curitiba e região metropolitana, concedido a funcionários com salário-hora igual ou inferior a R$ 8,15.

Plano de saúde Clinipam concedido a funcionários das Unidades de Curitiba e região metropolitana com salário-hora igual ou inferior a R$ 8,15.

³

Em parceria com a Unimed, o Grupo Educacional Bom Jesus oferece a seus funcionários assistência médica com valor de mensalidade menor do que as praticadas no mercado.

4 Benefício concedido aos funcionários que trabalham na Unidade Administrativa Remanso, em Campo Largo (PR).

204 Bom Jesus
Institucional

EDUCAÇÃO

O Grupo Educacional Bom Jesus oferta desconto nas mensalidades para funcionários, dependentes e estagiários, além de distribuir livros didáticos para filhos de funcionários que estudam nas Unidades do Grupo.

DESCONTO NAS MENSALIDADES

Bom Jesus 1 479

FAE 308

DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS

Bom Jesus 1 456 kits

205 Bom Jesus Institucional

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

O Grupo Educacional Bom Jesus, norteado pelos princípios franciscanos, busca proporcionar constante desenvolvimento para seus funcionários por meio de capacitações e treinamentos que favoreçam o crescimento institucional, centrado em valores humanos fundamentais.

Com o Programa de Desenvolvimento Profissional, são trabalhados os eixos norteadores capacitação e treinamento, que buscam desenvolver, além das competências técnicas, o relacionamento interpessoal e o autoconhecimento.

Em 2021, foram trabalhados 116 temas, com a participação de 2 161 funcionários administrativos.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE ( PROFOR )

O Programa de Formação Docente busca contribuir para a qualificação dos estagiários pedagógicos de Curitiba e região metropolitana, para uma atuação diferenciada na educação. Em 2021, o Profor foi realizado na modalidade on-line, por meio do Local Unificado de Aprendizagem (LUA) e do Google Meet, trabalhando assuntos como postura ética e profissional, prática docente, identidade pessoal e profissional, oratória, relações interpessoais no contexto educacional, administração do tempo e assertividade para docentes e educadores, além de participação em uma banca de orientação. Durante o ano, 64 estagiários participaram da formação.

206 Bom Jesus Institucional

PROGRAMA DE AMBIENTAÇÃO PARA NOVOS DOCENTES E FUNCIONÁRIOS

O Departamento de Desenvolvimento Institucional do Grupo Educacional Bom Jesus disponibiliza para funcionários e docentes recém-contratados um programa de ambientação on-line, que abrange, além da filosofia, da missão e da visão da Instituição, temas importantes relacionados com as normas administrativas e a postura ética e profissional, bem como assuntos relativos à área de atuação do novo funcionário. Realizado em todas as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus, em 2021 o programa beneficiou 359 funcionários administrativos e 298 docentes.

PROGRAMA MISSÃO SERVIR COM AMOR E ALEGRIA

O Programa é institucional e tem como objetivo sensibilizar todos os funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus no que se refere ao ideário franciscano. A proposta contempla a missão do servir, que deve refletir no trabalho, na prestação de serviços e no atendimento a todos com boa vontade, respeito, amor e alegria.

Em 2021, o tema central foi “Paz e Bem” e participaram do treinamento, via Google Meet, funcionários de todas as Unidades do Brasil, totalizando aproximadamente 1 456 profissionais.

ENCONTRO PEDAGÓGICO

O Encontro Pedagógico tem como objetivo apresentar, analisar e discutir os encaminhamentos pedagógicos da Instituição aos docentes, colocando-os em contato com a abordagem educacional do Bom Jesus, além de proporcionar a integração entre os participantes.

Os encontros são uma oportunidade para que os docentes das Unidades de Ensino Bom Jesus se reúnam com os coordenadores

do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), via Google Meet, para análise e discussão de todo o material pedagógico que será apresentado aos alunos.

Em 2021, um total de 1 803 docentes participaram das duas edições do evento, tendo a primeira contemplado todas as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus, já a segunda atendido Unidades dos estados do Paraná e de Santa Catarina.

207 Bom Jesus Institucional

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE EMOÇÕES

O Programa de Gerenciamento de Emoções (PGE) surgiu em parceria com o Departamento de Saúde Escolar (DSE) em 2021, com o objetivo de oportunizar reflexões a respeito da importância do gerenciamento das emoções diante do cenário de incertezas e dificuldades em razão da pandemia de covid-19, sobretudo no ambiente escolar. O programa foi aberto pelo professor Luiz Rogério Camargo, com o tema “Do que são feitos os dias”, no qual ele fez uma reflexão do poema de Cecília Meireles, e foi dado continuidade pelas psicólogas do DSE com temas relacionados ao Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais, como assertividade, manejo do estresse e conflitos. Os treinamentos foram realizados de forma on-line, via YouTube e Google Meet, e todos os encontros totalizaram 3 454 profissionais participantes.

PROGRAMA DE HABILIDADES DIGITAIS

O Programa de Habilidades Digitais desenvolvido pela equipe de Tecnologias Educacionais do Grupo Educacional Bom Jesus iniciou em 2018, tendo como objetivo auxiliar os docentes no desenvolvimento das aulas e das demais atividades no que diz respeito à tecnologia. No ano de 2021 contou com a participação de 217 profissionais nos treinamentos realizados à distância, na ferramenta Google Classroom.

208 Bom
Jesus Institucional

SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA DEPARTAMENTO DE SAÚDE ESCOLAR

O Departamento de Saúde Escolar (DSE), desde sua criação em 1994, vem ampliando suas ações nas áreas de saúde escolar e ocupacional. Composto de pediatras, médicos do trabalho, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e psicopedagogos, o DSE mantém, em diversas Unidades, espaços apropriados para prestar primeiros socorros para alunos e funcionários.  Programas do DSE

209 Bom
Jesus Institucional

Ações do Departamento de Saúde Escolar*

1. Elaboração de informativos a respeito de saúde física e mental para docentes, alunos e familiares.

2. Participação no Programa de Gerenciamento de Emoções da Instituição com as apresentações Assertividade e Outros Estilos de Comunicação, O Uso das Habilidades Socioemocionais no Manejo do Estresse e O Uso das Habilidades Socioemocionais no Manejo de Conflitos.

3. Monitoramento dos casos de covid-19 na Instituição, seguindo os protocolos internos e os da Vigilância Epidemiológica.

4. Atualização dos protocolos de prevenção de covid-19 na Instituição.

5. Prestação de primeiros socorros em ocorrências no ambiente escolar.

6. Identificação de alunos com necessidades especiais na área de saúde.

7. Identificação de alunos com necessidades educacionais especiais por meio do Setor de Psicologia e do Setor de Fonoaudiologia Educacional, promovendo, em conjunto com a equipe pedagógica, a inclusão desses alunos e seu acompanhamento.

8. Realização de programas de triagem auditiva e visual, de sondagem de linguagem (realizadas pelo Setor de Fonoaudiologia), triagem de pediculose (realizada pelo Setor de Enfermagem), entre outras, identificando problemas que possam prejudicar o desempenho escolar do aluno ou sua saúde.

9. Colaboração do Setor de Fonoaudiologia com o CEP para desenvolver, de forma sistematizada, habilidades preditoras para o processo de aquisição da leitura e da escrita, envolvendo a capacitação de docentes do Nível D e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, além da capacitação dos docentes do 2.O ao 4.O ano para traçar o perfil ortográfico da turma e identificar os alunos que necessitam de intervenção pedagógica específica.

10. Exames periódicos de saúde – destinados a todos os funcionários, para avaliar a saúde do trabalhador e diagnosticar precocemente eventuais alterações.

11. Treinamento de docentes para o uso adequado da voz.

12. Treinamento de primeiros socorros para funcionários da Instituição, incluindo manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP).

13. Capacitação de funcionários da Instituição em relação à prevenção de acidentes com alunos.

14. Instrução de docentes, coordenadores disciplinares e outros funcionários a respeito de saúde mental e emocional (como habilidades socioemocionais, bullying, depressão, transtornos mentais, entre outros) e a respeito de necessidades educacionais especiais.

15. Administração de vacina contra influenza (gripe), oferecida aos funcionários de todas as Unidades.

16. Prevenção de acidentes por meio de medidas educativas aos alunos e funcionários, monitoramento do espaço escolar etc.

* Algumas das ações do DSE estão disponíveis somente em determinadas Unidades da Instituição.

210
Bom Jesus Institucional

INDICADORES DO DSE

SETORES PROGRAMAS 2021

Setor de Saúde Escolar**

Setor de Medicina Ocupacional

Programa de triagem – alunos 1 088 Funcionários treinados*** 5 391

Atendimentos médicos ocupacionais 2 217 Vacinação de funcionários (gripe) 3 345

Setor de Enfermagem Atendimentos prestados a alunos e funcionários 74 438

Setor de Psicologia Atendimentos realizados 17 227

Setor de Fonoaudiologia Atendimentos em fonoaudiologia escolar e ocupacional 1 888

** Inclui ações dos setores de Enfermagem, Fonoaudiologia e Psicologia.

*** Treinamentos relacionados aos itens 2, 12, 13 e 14 da listagem Ações do DSE.

211 Bom Jesus
Institucional

SEGURANÇA DO TRABALHO

O Setor de Segurança do Trabalho tem por objetivo promover a segurança dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus e de outros prestadores de serviços, por meio de atividades como inspeções de segurança, procedimentos, treinamentos, orientação ao uso dos equipamentos de proteção individual, acompanhamento e orientação sobre a legislação vigente, participação na elaboração de projetos de prevenção a incêndio e assistência às Unidades no que diz respeito aos procedimentos pertinentes à segurança.

Em 2021, foram realizados diversos treinamentos em segurança do trabalho, tanto para atendimento às normas vigentes como para a orientação de funcionários para as práticas de prevenção de acidentes, resultando em 61 horas de treinamento e a participação de 401 funcionários.

Seguem alguns indicadores:

Incidentes de trabalho

Acidentes de trabalho

Dias perdidos

Durante o ano, não houve registro de doenças ocupacionais.

91 24 3 3 0
23 4 1 5 2
163 7 2 25 10
212 Bom Jesus Institucional

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

O Grupo Educacional Bom Jesus possui Comissões de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) que, legalmente, para sua formação, consideram o grau de risco e o número de funcionários de cada Unidade.

A Cipa visa à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e com a promoção da saúde de todos os trabalhadores. É responsável por realizar ações de prevenção da integridade do funcionário, inspeções, relatórios, treinamentos e promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que envolve toda a Instituição.

213 Bom Jesus Institucional

VIVER BEM

O Viver Bem oferece serviços para contribuir na qualidade de vida dos funcionários e de seus familiares com custo acessível. Atualmente, a iniciativa está disponível nas Unidades de Curitiba e região metropolitana.

AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO TALENTO

Oferece serviços de publicidade e propaganda. São trabalhos de comunicação e publicidade para empresas, tais como planejamento, criação, produção de materiais e mídias e gerenciamento de imagem. Em 2021, foram desenvolvidos os atendimentos para a Green+Mais – com ajustes de rotulagem nas embalagens e o planejamento de comunicação para a marca de geleias e molhos –, a Cooldown E-sports n' Burger – com o atendimento de gestão das redes sociais e a produção publicitária on-line de dezembro e janeiro –, além de duas instituições de apoio social.

ECONOMIA FAMILIAR

Avalia e orienta sobre finanças pessoais.

ESCRITÓRIO EXPERIMENTAL OFFICIO DESIGN

Oferece serviços de design em negócios.

ESPORTES FAE

Disponibiliza as dependências da FAE Centro Universitário para modalidades esportivas. Este ano, 47 funcionários utilizaram regularmente as quadras esportivas. NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de cursos de curta duração com descontos.

NÚCLEO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Orienta na melhoria ou no desenvolvimento do negócio próprio.

214 Bom Jesus Institucional

ORGANIZADORES

Coordenação do Bom Jesus Social

Frei Claudino Gilz, OFM

Elaboração e Organização

Kelli Maritsa Fernandes de Barros

Fernanda Mathias de Oliveira

Frei Claudino Gilz

Contabilidade

Luis Sothë CRC/SP – 185.763/O – 7 T – PR

Projeto Gráfico, Diagramação e Revisão

Editora Bom Jesus

Créditos das Imagens

Reprodução, Acervo Bom Jesus, Shutterstock

215 Bom Jesus Institucional

EDITORA BOM JESUS

Presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus Frei João Mannes

Diretor-Geral Jorge Apóstolos Siarcos Gerente Pedagógico do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) e da Editora Bom Jesus Marcelo Bianchini Favaro

Coordenação da Editora Bom Jesus Márcia Teresinha Schmidt

Organização Fernanda Mathias de Oliveira Frei Claudino Gilz Kelli Maritsa Fernandes de Barros

Projeto Gráfico e Diagramação

Editora Bom Jesus

Todos os direitos desta edição estão reservados à Editora Bom Jesus. Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

G i l z , C l a u d i n o R e l a t ó r i o B o m J e s u s S o c i a l 2 0 2 1 : h u m a n i s m o s o l i d á r i o / C l a u d i n o G i l z , F e r n a n d a M a t h i a s d e O l i v e i r a , K e l l i M a r i t s a F e r n a n d e s d e B a r r o s -C u r i t i b a , P R : E d i t o r a B o m J e s u s , 2 0 2 2

I S B N 9 7 8 - 6 5 - 8 7 3 3 6 - 8 8 - 6

1 G r u p o E d u c a c i o n a l B o m J e s u s 2 H u m a n i s m o 3 P ro j e t o B o m J e s u s S o c i a l 4 S e r v i ç o s o c i a l I O l i v e i r a , F e r n a n d a M a t h i a s d e I I B a r r o s , K e l l i M a r i t s a F e r n a n d e s d e . I I I . T í t u l o .

2 2 - 1 2 0 3 7 2 C D D - 3 7 0 1 1 5

Índices para catálogo sistemático:

1 G r u p o E d u c a c i o n a l B o m J e s u s : P r o j e t o B o m J e s u s S o c i a l : R e l a t ó r i o s 3 7 0 . 1 1 5

E l i e t e M a r q u e s d a S i l v a - B i b l i o t e c á r i a - C R B - 8 / 9 3 8 0

EDITORA BOM JESUS

Rua Anselmo de Lima Filho, 242 81290-250 – Curitiba-PR www.editorabomjesus.com.br

ISBN 978 65 87336 88 6 9 7 8 6 5 8 7 3 3 6 8 8 6
Relatório 2021
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.