Editorial - 25 de Julho/Você conhece a GRUMAP?

Page 1

COMUNICA GRUMAP Salvador - Bahia • 1ª edição: julho de 2018 – Alto das Pombas

EDITORIAL

No 25 de julho É com muita alegria que o GRUMAP - Grupo de Mulheres do Alto das Pombas lança o JORNAL: COMUNICA GRUMAP, para as mulheres da comunidade. Nosso jornal tem o objetivo de ser um instrumento de comunicação, de reflexão, de empoderamento para todas nós, como também um espaço lúdico e descontraído para construirmos fraternidade, irmandade e afetividade na defesa da vida de todas. É pelo Bem Viver! Nosso Jornal: Comunica Grumap, vem trazendo notícias do Movimento de Mulheres Negras de Salvador, da Bahia, do Brasil e do Mundo. Vamos destacar datas importantes como o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latino-Americana e Caribenha. Nesta data também se comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela, “Rainha Tereza”, como ficou conhecida em seu tempo, no século XVIII no Vale do Guaporé, Mato Grosso. Ela liderou o Quilombo de Quariterê que abrigava mais de 100 pessoas, com aproximadamente 79 negros e 30 índios. Acreditem mulheres, o Grumap está se organizando para participar do importante Encontro Nacional de Mulheres Negras, 30 anos: Contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil, que acontecerá em Goiânia, em dezembro deste ano. O Comunica Grumap convida a todas a participar das ações desenvolvidas pelo Grupo de Mulheres do Alto das Pombas: Roda de Conversas, Oficina de Artesanato, Oficina de Capoeira Angola, Oficina de Violão e Oficina de Saúde Pelo Bem Viver. Fiquem atentas também a Agenda do Julho, aqui no Alto das Pombas, disponível neste jornal e nas nossas páginas virtuais. Sejam bem vindas!

Conheça mais sobre o Julho das Pretas

C

riado em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, o Julho das Pretas é uma agenda conjunta e propositiva com organizações de mulheres negras da Bahia. Celebra o 25 de Julho, dia Internacional da Mulher Negra Afro Latino-Americana e Caribenha e Dia Internacional de Tereza de Benguela. O julho das pretas chegou à 6º edição. Neste ano, reafirmamos mais uma vez nossas estratégias de resistência na luta contra o racismo, o sexismo, a lgbtfobia e todas as formas de opressão que atingem a vida e existência das mulheres negras. A edição de 2018 do Julho das Pretas é marcada pelos 130 anos da falsa abolição da escravatura e dos 30 anos do 1º Encontro Nacional de Mulheres Negras. É momento de resistência! É momento de anunciar a toda sociedade que as mulheres negras movem o Brasil. Dia 25 de Julho, pela manhã, haverá debate Politico com o tema: Mulheres Negras Movem o Brasil, na sala Walter da Silveira, nos Barris. À tarde, com concentração às 13h na Praça da Piedade, teremos a Marcha de Mulheres Negras, com destino ao Ter-

reiro de Jesus onde ocorrerá a finalização do evento com Ato Politico Cultural. Mais informações da Agenda Julho das Pretas no site/face/insta do Odara – Instituto da Mulher Negra. Acompanhe na agenda e venha com a gente! Disponível em: https://institutoodara.org.br/julho-das-pretas/ #JulhoDasPretas #6aedição #MulheresNegras #MovemoBrasil

Você conhece o GRUMAP ? O Grupo de Mulheres do Alto das Pombas é uma organização política, fundada em 8 de março de 1982, sem fins lucrativos, constituído por mulheres moradoras do Alto das Pombas e mulheres parceiras, que há 37 anos atuam na construção e implementação das ações do grupo, no Bairro.

Nossas ações envolvem atividades em prol da luta por direitos políticos e sociais, desde o acesso a serviços de saúde e educação - com foco nas questões que atingem diretamente as mulheres - à ampliação do debate racial com diálogos na perspectiva do Movimento Feminista Negro. Ao longo de sua história o Grupo desenvolve ações de formação com mulheres, crianças e adolescentes, a partir de rodas de conversas, oficinas, atividades em parceria com a comunidade, as Escolas do bairro, o Posto de Saúde, Universidades e Instituições dos diversos Movimentos Sociais, principalmente do Movimento Feminista Negro. O GRUMAP fomenta ações que ampliam o fazer artístico-cultural no Bairro do Alto das Pombas.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.