Page 1


Volume 1

Confus玫es no Observat贸rio

www.hqnado.com


Sobre o Observatório

E

u sempre gostei muito de desenhos animados e quadrinhos, como toda criança normal. E eu sempre gostei muito de desenhar. Comecei a desenhar muito cedo, aos quatro anos de idade já fiz a minha primeira história em quadrinhos, com a ajuda da minha mãe – eu falava pra ela o que ela tinha que escrever em cada balcão de fala dos personagens – e nunca mais parei! Hoje, estou com 29 anos de idade, tenho uma esposa, e uma profissão (designer gráfico), e ainda assim perco horas e horas do meu tempo livre (que é bem pouco) desenhando. É bem pouco mesmo, por isso esse tempo precisa ser bem aproveitado, assim, desenho absolutamente só o que me eu possa me divertir (já que ganhar alguma coisa com quadrinhos por enquanto ainda é impossível). E foi assim, me baseando nessa idéia, que eu resolvi pegar várias imagens, personagens e assuntos tirados dos meus animes preferidos e criar o Observatório Lunar, uma grande loucura lotada de referencias aos mangas famosos, como Dragon Ball, One Piece, Bleach e muitos outros! A idéia principal era criar esse Observatório Lunar, um lugar onde apenas dois homens estariam confinados, e ali teriam que ficar tomando conta de um planeta, no caso, o planeta Vinkens! Eles estão absolutamente sozinhos naquela lua, e por já estarem nessa situação por vários anos, estão absolutamente acostumados a isso. Ken, o responsável pelo Observatório, está habituado a descansar por horas e horas, enquanto que Bola, o único funcionário do local, se desdobra para fazer todas as tarefas.E se de repente, algo inesperado acontecesse... Algo que tirasse os dois de sua rotina... algo que colocasse o observatório de cabeça pra baixo... e é isso o que acontece logo no primeiro capítulo, quando um meteoro cai na lua! Bola e Ken ficam desesperados e vão averiguar o que está acontecendo, até que descobrem que não foi um meteoro, e sim uma linda garota nua, com os cabelos laranjados que havia chegado até ali. Como, eles não sabiam, e muito menos quem ela era. A garota não fala a linguagem universal... que mistério! Neste volume você também já fica


Sobre o Observatório conhecendo os vilões da história, os Gonzui – uma espécie de assassinos espaciais, sem coração e sem medo, muito violentos e cheios de atitude! Esses assassinos chegam até o Observatório em busca da nova hóspede de Bola e Ken, e estão dispostos a exterminar todos que se meterem em seu caminho! É assim que tem início nossa aventura! Nos próximos capítulos teremos muita ação, lutas, piadas, aventura, e muitos personagens engraçados. Nessa página já publico aqui um preview de dois dos novos personagens. Só vou adiantar que eles serão parte da Policia cósmica, a força espacial que toma conta de todo o universo, e que Ken e Bola fazem parte. É um prazer muito grande fazer essa história em quadrinho, publicando no site www.hqnado.com todos os domingos de 3 a oito páginas para vocês. Mas vou deixar aqui um pedido a todos que gostam da série, que mandem e-mails para mim, dizendo o que estão achando da história, se gostariam que acontecesse alguma coisa, ou se não gostaram de alguma coisa – fiquem à vontade para participarem como quiserem. O e-mail é marcos.gratao@gmail.com ou marcosgratao@hotmail.com – todos os e-mails são lidos, ok. Grande abraço a todos e boa leitura!

Marcos Gratão

DICAS PARA APROVEITAR MELHOR O PDF Ctrl + L – Full Scren. Onde as páginas se ajustam à sua tela Page Down e Page Up – muda de página, mesmo no modo Full Screen, muito prático para ler a HQ!


Personagens Vênus Seu nome é desconhecido, mas ela foi apelidada de Vênus por Bola e Ken, porque eles descobriram que este é seu planeta natal. O resto de sua história ainda é um mistério.

Bola Bola é o apelido dessa criatura rosada e muito divertida. Sempre está tentando agradar a todos e é o único assistente de Ken no Observatório Lunar, por isso, é ele quem acaba tendo que fazer todas as tarefas do dia-a-dia.

Ken Makoto Ken é o principal responsável por tomar conta do Observatório Lunar. Apesar de ser um cientista muito conceituado, ele gosta mesmo é de ficar de boa e deixar os afazeres diários em responsabilidade de seu ajudante, Bola!


making Of NÃO É BEM UM TUTORIAL, MAS.... TA VALENDO!

N

ão é mesmo, só algo que eu fiz pra ilustrar um pouco o processo de criação de Observatório Lunar. Cada capitulo tem 3 paginas e uma capa. Bom, primeiro, eu faço as páginas a lápis. Nessa hora q eu vou definindo mais ou menos as falas e vou posicionando os personagens nos quadrinhos de modo que encaixe os balões de fala sem esconder muito os desenhos. Faço todas as 3 de uma vez. Depois, volto passando a tinta nas 3 de uma vez, também. Depois disso, eu sento no meu velho computador, espero uns vinte minutos até ele terminar de ligar (brincadeira, não é tudo isso não hehehe) e já vou pro photoshop. Agora, eu vou finalizando pagina por página. Escaneio, trato a arte pra ficar bem pretinha, só o contorno mesmo (abuso do Ctrl+L). Depois disso é hora de pintar a página. Nesse esquema de cores chapadas imitando os acetatos dos animes ta me rendendo pra caramba. Tipo, eu faço uma página colorida dessas em questão de 20 a 30 minutos, isso caprichando, colocando dois tons pra cada cor (um pra cor mesmo, e outro pra sombra). Antes, levava uma vida inteira.


making Of O próximo passo é fazer o fundo do desenho. Eu vou pro 3DS Max (eu uso o 8, mas to sabendo que já tem o 9!!! Hehehe) – aí eu pero um tempinho modelando, texturizando e renderizando os cenários. Vale a pena, já que nessa HQ toda a ação vai se passar no Observatório e na Lua, ou seja, eu vou modelar aí os cenários - objetos, carros, naves – só no começo, porque depois já vai estar tudo pronto. Depois eu volto pro photoshop e vou aplicando os fundos nos quadrinhos. É rapidinho, e pronto, a pagina ta viva – eu acho engraçado como o meu desenho ganha vida depois que eu pinto ele. Daí eu vou pra pagina 2 e pra 3, só depois de terminado que eu volto pra um, colocando as falas! [e tudo no photoshop, não uso o Corel pra fazer os balões de fala, porque não vou precisar fazer digital Comic com essa HQ, senão, teria que abrir o Corel e importar as paginas... om, taí o processo todo! Não sei se vocês sabiam como eu fazia, mas agora dá pra ter uma idéia! Eu ainda sei fazer cenários na mão, viu. Mas no 3D é tão mais fácil.


Galeria de Capas


Galeria de Capas


Galeria de Capas


www.hqnado.com

Observatorio Lunar 01  

Observatório Lunar é um mangá colorido e com cenarios 3d, criado por Marcos Gratão e publicado semanalmente no site www.hqnado.com - No núme...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you