Page 1


Ilustração da capa desta edição: Emir Ribeiro.


A sua revista digital de quadrinhos preferida está de volta! É muito bom poder copilar em uma só edição trabalhos de nível tão alto e presentear você, leitor brasileiro, com essas histórias em quadrinhos gratuitamente! Olha só que edição bacana temos desta vez: Três estréias: Morbidus, Rasga Mortalha e major Brasil. E essas HQs estão completinhas pra você conhecer os personagens e também o trabalho excepcional desses artistas brasileiros. Outra novidade, é que a partir desta edição, além de ser possível o download da versão em PDF da revista, é possível ler on-line a edição, folheando página por página, como se você estivesse com uma revista impressa em mãos. Isso, graças à tecnologia flash e o site issuu.com, onde estamos hospedando todas as nossas revistas. Essa versão on-line ficou muito divertida, e é uma ótima opção para aqueles que não gostam de baixar os arquivos. Bem, chega de conversa, devore cada página desta edição e bom divertimento!

Morbidus Mal Desejado

Rasga Mortalha Invernos Passados

Major Brasil Cidade Fantasma

História de Monalisa Patrocínio, Rud Patrocínio, Heraldo Wilson e Z. Walter Jr.

História de Carlos Henry, Sandro Marcelo, Leônidas Greco e Airton Marcelino.

História de Vagner Francisco e All Silva.


Vigilantes & Radicais Parte 8 História: Lucasi Arte: Gratão Ilustração anterior: Lucasi


Escrevi este roteiro nos idos dos anos 90, só que a personagem principal era a Orquídea, do Marcos Franco, do extinto fanzine Brazuca Comics, do estúdio Made In Bahia. Não lembro porque o roteiro ficou engavetado. Remexendo em meus arquivos, encontrei o roteiro e achei que não devia deixar ele mofando.Tb já tinha pensado em uma personagem feminina minha,que estava sem roteiro ainda e que caia como uma luva pra protagonizar esta aventura.Seu nome era Rasga-Mortalha e seguia o estilo “heroína urbana”, agindo nas ruas do Rio de Janeiro. O nome remete à uma coruja noturna,que ao voar em cima de uma casa,emite um som parecido com o rasgar de um pano e que,existe a superstição no Nordeste que, isso é um agourento aviso que alguém da casa irá morrer. Já deu pra notar que crio meus personagens e tramas inspirados por símbolos,animais e mitologia brasileira. Foi assim com Lobo-Guará e com o super-grupo Panteão (publicado aqui no HQNado, em que cada membro é de um Estado brasileiro). Não por ufanismo extremo,mas para fugir dos estereótipos norte-americanos. Acredito que colocando os heróis e as situações socialmente,visualmente e psicologicamente dentro da realidade

brasileira,mesmo com alguns clichês mínimos, posso criar algo diferente, num universo que foge mais do convencional deste gênero, o “superherói”. Com Rasga-Mortalha não poderia ser diferente. Outra forte influência para o roteiro, foram os filmes policiais dos anos 70 feitos no Brasil e crônicas policiais. Devido ao meu pouco tempo, por conta de encomendas de trabalhos com desenho,decidi fazer algo que gosto muito: trabalhar em equipe. Convidei para desenhar a HQ o Sandro Marcelo, autor de Conversor, publicado aqui e na sua revista Campana e para arte-final, Airton Marcelino, profissional que fizera HQs de terror nas revistas Mephisto e Guerreiros de Jobah,da extinta editora ICEA, nos idos dos anos 90.Já as letras ficaram por conta de Marcos Gratão, responsável pelo HQNado e autor de Vigilantes. Para a capa,arte do veterano Emir Ribeiro ,autor da Velta e cores de Davi Sales(autor de Tupac e Zinho e Anjos). Bom,só me resta dizer,que leiam a HQ e que se divirtam, apesar do clima pesado dela. Boa leitura!


O Bigorna.net, criado e planejado por Eloyr Pacheco e desenvolvido em parceria com Humberto Yashima e com o web designer e programador Marcelo Baptista, tem como principal objetivo divulgar e valorizar as Histórias em Quadrinhos produzidas no Brasil e os profissionais da área (roteiristas, desenhistas e editores). A seção Biografias é totalmente dedicada a estes profissionais, sem esquecer de registrar os Mestres do Quadrinho Nacional com a colaboração do jornalista e pesquisador Worney A. de Souza, do Troféu Angelo Agostini. Em fevereiro de 2006, o Bigorna.net recebeu o Troféu Jayme Cortez, no 22º Prêmio Angelo Agostini, outorgado pela AQC-SP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas - São Paulo).

Noticias, HQB, Livros, Biografias, Entrevistas, Artigos, resenhas, divulgação de quadrinhos nas bancas, on-line, fanzines e muito mais: HQ Européia, Comics, Mangas/Manhwas, Cinema, Séries de TV, DVDS e RPG, sem falar nas colunas de Edgar Franco, Laudo Ferreira Junior, Bira Dantas, Leonardo Santana, Roberto Guedes, Ruy Jobim Neto, Marcio Baraldi, José Salles, entre outros!


www.hqnado.com

HQNado 05 Revista Virtual  

Quinta edição da revista virtual do site www.hqnado.com. Neste número, trazemos 3 histórias completas e inéditas para você! Todas as HQs for...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you