1 minute read

VI Estação A piedosa Verônica enxuga o rosto de Jesus

D. Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

Advertisement

T. Porque, pela vossa santa Cruz, redimistes o mundo.

Leitor 1 - Do livro do profeta Isaías 53, 2-3

O meu Servo cresceu sem distinção nem beleza que atraia o nosso olhar, nem aspecto agradável que possa cativar-nos. Desprezado e repelido pelos homens, homem de dores, afeito ao sofrimento, é como aquele a quem se volta a cara, pessoa desprezível, da qual se não faz caso.

Leitor 2 - Verônica enxuga o rosto de Jesus, ensanguentado e cheio de escarros. Ele a recompensa imprimindo sobre o linho Sua face adorável. Jesus é muito ultrajado e profanado no Adorável Sacramento: e, onde estão as Verônicas compassivas para reparar estas abominações? Fica-se espantado de se ver tantos sacrilégios cometidos contra o Augusto Sacramento; dir-se-ia que Jesus Cristo é entre nós em estranho, indiferente e desprezível. Senhor, adoro sob o Véu Eucarístico, Vossa Sagrada Face cheia de glória e majestade; dignaiVos imprimir Vossos traços em meu coração.

Canto:

O seu rosto ensanguentado, Por Verônica enxugado, contemplemos com amor. (2x) Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa, Perdoai-me, meu Jesus. (2x)

VII Estação

Jesus cai pela segunda vez

D. Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos.

T. Porque, pela vossa santa Cruz, redimistes o mundo.

Leitor 1 - Do livro das Lamentações 3, 1-2.9.16

Eu sou o homem que conheceu a miséria sob a vara do seu furor. Ele me guiou e me fez andar nas trevas e não na luz. Embarrou meus caminhos com blocos de pedra, obstruiu minhas veredas. Ele quebrou meus dentes com cascalho, mergulhou-me na cinza.

Leitor 2 - Jesus cai pela segunda vez: sobrevêm no Vosso sofrimento,redobram os maus tratos dos carrascos. Quantas vezes tíbios que O recebem sem preparação e sem piedade, e O deixam partir sem Amor, nem agradecimento. Assim a Eucaristia se torna estéril, embora seja fonte de todas as graças. Oh! Divino Salvador, eu Vos peço perdão pelas comunhões tíbias e feitas sem devoção!

Canto:

Outra vez desfalecido, Pelas dores abatido, Cai por terra o Salvador. (2x)

Pela Virgem dolorosa, Vossa Mãe tão piedosa, Perdoai-me, meu Jesus. (2x)

This article is from: