Page 1

Luís Blanco

SÃO PAULO EM AÇÃO

+ SAÚDE

+ SEGURANÇA

+ INVESTIMENTOS

+ EDUCAÇÃO


O

Governador

João Doria Governo do Estado de São Paulo trabalha para oferecer à população serviços e soluções inovadoras nas áreas de saúde, segurança, educação, geração de empregos. Vice-governador Rodrigo Garcia O Corujão da Saúde, programa criado para acabar com as filas de quem precisa de um ultrassom, uma mamografia ou endoscopia, chegou à marca de 85 mil exames realizados e já é uma realidade SECRETARIAS em todas as regiões do Estado.

Penitenciária Fazenda e Planejamento As forças deAdministração segurança bateram recorde de prisões em 2019 tirando mais de 100 mil criminosos das ruas. Coronel Nivaldo Cesar Restivo Henrique Meirelles Uma das consequências da atuação cada vez mais eficiente das polícias civil e militar, é que houve queda Governo dos principais indicadores criminais entre janeiro e julho em comparação com o mesmo período de 2018. Agricultura e Abastecimento Rodrigo Garcia Gustavo Junqueira Com o reforço do policiamento ostensivo e preventivo, realização de megaoperações policiais e investiHabitação Civil mento em modernos Casa equipamentos, os crimes tiveram uma expressiva Flavio quedaAmary desde o começo do ano. Antonio Carlos Rizeque Malufe Houve redução de 34% dos latrocínios, 9% dos homicídios, 20% dos roubos de carga, 18% dos roubos de Infraestrutura e Meio Ambiente Militarem e Defesa Civildos estupros. veículo, 5,6%Casa dos roubos geral e 2% Marcos Penido Walter Nyakas Júnior Justiça E o combate ao crime vai se intensificar ainda mais com a contratação em andamento de 20 mil policiais. Comunicação Paulo Dimas Mascaretti Cleberpistolas Mata calibre ponto 40, 1.300 fuzis, 200 drones e 14 mil coletes à prova de A compra de 40 mil novas Logística e Transportes balas para equipar ainda melhor polícia. Cultura e Economiaa Criativa João Octaviano Machado Neto Sérgio Sá Leitão Na educação foram lançados uma série de programas estruturantes para levar o ensino paulista a um Procuradoria Geral do Estado Desenvolvimento Econômico novo patamar de desenvolvimento. Foi anunciado a ampliação do ensino emCorona tempo integral na Rede Lia Porto Patricia Ellen da Silva Estadual. Lançado o programa Inova Educação que vai aumentar a carga horária dos alunos na escola e Relações Internacionais Desenvolvimento Regional introduzir novas disciplinas alinhadas às vocações, desejos e realidades dos estudantes. Júlio Serson Marco Vinholi No ensino infantil foram entregues 33 novas creches, uma média superiorSaúde a uma por semana. E dada a Desenvolvimento Social José Henrique Germann Ferreira Célia Parnes largada do novo ensino médio, com a oferta de aulas no contraturno das universidades para 30 mil alunos da rede Direitos pública, eda através dacom ampliação de vagas nos cursos técnicos em parceria com o Centro Paula Segurança Pública Pessoa Deficiência General João Camilo Pires de Campos Célia Leão como vão construir seu futuro. Souza. Para os jovens decidirem

Educação

Transportes Metropolitanos

Na geração de emprego e renda o Estado tem tido um desempenho acima da média em 2019. Gestão Alexandre Baldy de Sant’Anna Braga Rossieli Soares da Silva inovadora, confiança, atração de negócios, investimentos e defesa do mercado são os motores da política Turismo Esportes econômica que fizeram que a expectativa de crescimento estadual seja superior a nacional. Enquanto o Aildo Rodrigues Ferreira Vinicius Lummertz Banco Central prevê um avanço de 0,81% no Produto Interno Bruto do Brasil em 2019, em São Paulo a Fundação Seade estima um teto positivo de 1,3% de crescimento do PIB paulista. O aumento da riqueza do Estado tem sido convertido em geração de empregos. São Paulo que tem 22% da população nacional gerou quase 40% do total das vagas com carteira assinada do Brasil nos primeiros sete meses de 2019, segundo o Cadastro Geral de Empregados Desempregados do Ministério do TraDiretor-Presidente : Nourival PantanoeJunior Direção e Edição: Rodrigo Bastos balho (Caged). Gestão: Camila Moreira Fonseca

Nesta publicação estão algumas das principais açõesCalvo implantadas pelo do Estado trabalho, inoRedação: Alessandra Nalio, Mirna Soares, Adriana da Silva Pinto, Ivan Governo Belmudes, Josicleia Gomescom Vicentin, vação Lucia e transparência, para que São Paulo continue se desenvolvendo e construindo o progresso doCotrim, Brasil. Boldrini, Luis Felipe Monteiro Manoel, Cristiane Ortiz, Nanci Aparecido Aleixo, Paulo Reis, Shirley Nara, Beatriz Oliveira Tamires Febronio, Gisele Cristina Pessoa Pires, Odil David, Ivanna Ferraz, Ana Regina Ferraz, Vivian Wolff. Projeto editorial: Luciano Suassuna Diagramação, Impressão e Acabamento: Imprensa Oficial do Estado S/A – IMESP


Diogo Moreira

+ SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE

22

+ TRANSPORTES METROPOLITANOS

26

+ DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

27

+ ESPORTE

28

+ SOCIAL

30

+ CIDADANIA

31

+ RELAÇÕES INTERNACIONAIS

32

EGURANÇA 4 + SPÚBLICA

Investimentos em equipamentos e trabalho de inteligência policial levam SP aos menores índices criminais do País

+ TURISMO

8 + EDUCAÇÃO

Desburocratização, modernização e enxugamento da máquina para tornar a gestão pública mais eficiente.

4 – SÃO PAULO EM AÇÃO

Corujão da Saúde chega a todas as regiões do estado com 85 mil exames realizados

10 + EMPREGO E EMPREENDEDORISMO São Paulo lidera a geração de empregos no País no primeiro semestre de 2019

Gilberto Marques/ MáquinaCW

Inovações estratégicas para colocar o estado como modelo de Educação Pública do País

12 + GOVERNO

6 + SAÚDE

14 + DESENVOLVIMENTO REGIONAL

18 + HABITAÇÃO

Gestão municipalista e descentralizada garante resultados mais eficientes com metas para serviços prestados à população

20 + TRANSPORTES

Investimento em obras, novos equipamentos e concessão de serviços garantem mais segurança e conforto para os motoristas.

Gestão inovadora concede crédito e firma parcerias com a iniciativa privada para casa própria.

Rafael Neddermeyer

16

Gilberto Marques/ MáquinaCW

Sumário

24 + CULTURA

Museu da Independência será reformado com 100% de apoio da iniciativa privada, que também foi responsável pela realização do maior Festival de Inverno de Campos do Jordão, recorde de público e de atrações

28 + SOCIAL

Uso de tecnologia e parcerias com a iniciativa privada permitem ao estado ampliar a rede de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade.

30 + CIDADANIA SP alia tecnologia ao trabalho humanizado para levar serviços de apoio aos cidadãos.

SÃO PAULO EM AÇÃO – 5


A MENOR TAXA DE HOMICÍDIOS DA HISTÓRIA E DO PAÍS.São Paulo fechou o 1º semestre do ano

25 LÍDERES DE FACÇÕES FORAM TRANSFERIDOS PARA PRESÍDIOS FEDERAIS.A operação foi

com a menor taxa de homicídios de sua história, de 6,29 casos por 100 mil habitantes.

realizada em conjunto com o Governo Federal, resolvendo uma questão que se arrastava há anos. O plano para a transferência foi mantido em segredo durante 50 dias, sigilo total.

HOUVE QUEDA DOS PRINCIPAIS INDICADORES CRIMINAIS ENTRE JANEIRO E JULHO EM COMPARAÇÃO COM O MESMO PERÍODO DE 2018. Com o reforço do policiamento ostensivo e

POLÍCIAS PAULISTAS BATERAM RECORDE DE PRISÕES NO 1º SEMESTRE.As polícias paulistas

preventivo, realização de megaoperações policiais em todo o estado e investimento em modernos equipamentos, os crimes tiveram uma expressiva queda desde o começo do ano. Houve redução de 34% dos latrocínios, 9% dos homicídios, 20% dos roubos de carga, 18% dos roubos de veículo, 5,6% dos roubos em geral e 2% dos estupros.

tiraram das ruas mais de 100 mil criminosos, o equivalente a 23 prisões efetuadas por hora.

47 MEGAOPERAÇÕES POLICIAIS PRENDERAM MAIS DE 12 MIL CRIMINOSOS. Operações como “SP + Seguro”, “Rodovia + Segura” e “Interior + Seguro” apreenderam mais de 14 toneladas de drogas e recapturaram 4,4 mil procurados da Justiça em todo o estado.

GOVERNO AUTORIZOU A CONTRATAÇÃO DE 20 MIL NOVOS POLICIAIS.O objetivo da atual gestão é realizar concursos anuais para todas as policias.

Luis Blanco

PADRÃO ROTA NO INTERIOR: QUATRO NOVOS BAEPS E 1 CAEP ENTREGUES NO ESTADO.Nes-

ta gestão, os Batalhões de Ações Especiais da PM chegaram a São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, centro da Capital e Taubaté (CAEP). Agora, São Paulo conta com 9 BAEPs.

POLÍCIA MAIS BEM-EQUIPADA:Governo de São Paulo realizou a maior compra de pistolas da história da Polícia Militar, com 40 mil novas pistolas calibre .40 adquiridas por meio de licitação internacional. Além das pistolas calibre, o estado está comprando 1.300 fuzis, 10 metralhadoras leves, 200 drones e 14 mil coletes à prova de balas.

6 – SÃO PAULO EM AÇÃO

Investimentos em equipamentos e trabalho de inteligência policial levam SP aos menores índices criminais do País

1.736

120 DELEGACIAS DE POLÍCIA SERÃO REFORMADAS POR MEIO DE PARCERIAS COM A INICIATIVA PRIVADA.A iniciativa visa a aperfeiçoar

NOVAS VIATURAS

o atendimento à população e a melhorar as condições de trabalho dos policiais. As obras serão concentradas em delegacias da capital e da região metropolitana. As primeiras unidades modernizadas devem ser entregues no 1º semestre de 2020.

120

DEZ DELEGACIAS DA MULHER ABERTAS 24 HORAS NO ESTADO. Nesta gestão, as DDMs de

DELEGACIAS SERÃO REFORMADAS PELA INICIATIVA PRIVADA

Sorocaba, Campinas, Santos e outras sete na capital começaram a funcionar ininterruptamente. Antes só existia uma DDM 24h no estado, localizada no bairro da Sé, no centro de São Paulo.

AUTORIZADA A CONTRATAÇÃO DE

APLICATIVO SOS MULHER TEM MAIS DE 11 MIL DOWNLOADS. Ferramenta desenvolvida para se-

20 MIL

gurança de mulheres vítimas de violência doméstica tem botão do pânico para acionamento imediato da PM. Já são 2 mil pessoas cadastradas e 181 chamados atendidos pela polícia com envios de viaturas.

NOVOS POLICIAIS

Diogo Moreira

 EGURANÇA S PÚBLICA

OPERAÇÃO COMPARTILHADA DE 4 CENTROS DE DETENÇÃO PROVISÓRIA COM A INICIATIVA PRIVADA.Novos CDPs de Gália I e II, Aguaí e Registro terão gestão compartilhada entre estado e iniciativa privada, que será responsável pela manutenção das unidades.

SISTEMA PENITENCIÁRIO PAULISTA GANHOU 1,6 MIL NOVAS VAGAS COM A INAUGURAÇÃO DE DOIS CENTROS DE DETENÇÃO PROVISÓRIA EM PACAEMBU. As unidades foram entregues com celas automatizadas e equipamentos de segurança como aparelho de raios x, portal detector de metal e escâner corporal.

SÃO PAULO EM AÇÃO – 7


Diogo Moreira

SAÚDE CORUJÃO DA SAÚDE REALIZOU MAIS DE 85 MIL EXAMES DE ULTRASSOM, MAMOGRAFIA E ENDOSCOPIA EM TODAS AS REGIÕES DO ESTADO.

Mutirão para agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes que aguardam exames na rede pública é realizado em hospitais da rede estadual e privados, por meio de convênios para utilização dos equipamentos em períodos noturnos ou em horários de menor demanda nas salas de exames dos hospitais como Albert Einstein e Sírio Libanês.

Corujão da Saúde chega a todas as regiões do estado com 85 mil exames realizados HOSPITAL DE SERRANA É ENTREGUE APÓS 12 ANOS DE ESPERA.Atual gestão investiu R$ 19

GOVERNO TAMBÉM LANÇOU O CORUJÃO DA CATARATA, MUTIRÃO QUE REALIZOU MAIS DE 5,7 MIL CIRURGIAS VISUAIS EM TODO O ESTADO. Programa tem por objetivo agilizar

milhões para a conclusão das obras e compra de equipamentos e mobiliário. A unidade conta com 74 leitos e duas salas cirúrgicas. Com a capacidade plena, o hospital terá capacidade para fazer 1.500 atendimentos por mês, entre consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.

PROGRAMA MELHOR PRA SUA SAÚDE VAI INVESTIR R$ 820 MILHÕES EM MAIS DE 90 HOSPITAIS. Amplo programa de modernização e

O PROGRAMA SAÚDE EM AÇÃO ENTREGOU 24 UBS E 11 CAPSnas regiões do Vale do Ribeira, Ita-

atendimentos e a realização de cirurgias para reduzir a fila de espera no estado.

ampliação de hospitais engloba reformas, revitalizações e renovação do parque tecnológico com a aquisição de novos equipamentos de cardiologia, ultrassom, ressonância magnética e tomografia.

peva e Campinas, além da reforma da UTI neonatal e Centro Obstétrico da Santa Casa de Itapeva. As unidades foram construídas por meio de uma parceria do governo com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

APLICATIVO HORA MARCADA PERMITE AGENDAMENTO DE CONSULTAS E EXAMES PELO CELULAR. Projeto foi lançado inicialmente em dez

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE BOTUCATU GANHOU NOVO AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES. Com investimento de R$ 55 milhões, conta

Unidades Básicas de Saúde em Ribeirão Preto e será expandido gradativamente para outros locais do estado.

RETOMADAS AS OBRAS DO HOSPITAL PÉROLA BYINGTON NA CAPITAL.A obra será realiza-

da via PPP em terreno doado pela prefeitura. A capacidade de atendimento do novo prédio será 50% maior do atual Centro de Referência da Saúde da Mulher, com 148 leitos de internação, 10 leitos de UTI, 14 salas de centros cirúrgicos e 6 salas de cirurgia ambulatorial.

8 – SÃO PAULO EM AÇÃO

com 78 consultórios e um centro cirúrgico para procedimentos de baixa e média complexidade em diversas especialidades, como psiquiatria, oftalmologia, otorrinolaringologia e dermatologia.

Hospital das Clínicas de Botucatu ganhou novo ambulatório

85 MIL

EXAMES REALIZADOS DE ULTRASSOM, MAMOGRAFIA E ENDOSCOPIA PELO PROGRAMA CORUJÃO DA SAÚDE

5,7 MIL

 IRURGIAS DE CATARATA C REALIZADAS ATRAVÉS DE MUTIRÃO EM TODO O ESTADO

90

HOSPITAIS SERÃO REFORMADOS NO PROGRAMA MELHOR PRA SUA SAÚDE

ENTREGUE A AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA FÁBRICA De VACINA CONTRA A GRIPE DO INSTITUTO BUTANTAN,que se tornou a maior do

Hemisfério Sul, com uma capacidade instalada para a produção de 140 milhões de doses por ano. Foram investidos R$ 83 milhões para a reforma do espaço e aquisição de novos equipamentos.

ATÉ O FINAL DESTE ANO, SERá REPASSADO R$ 1 BILHÃO PARA 576 SANTAS CASAS, insti-

tuições filantrópicas e municípios. Os recursos são para custeio e aprimoramento do atendimento ofertado aos pacientes do SUS pelas unidades.

PROGRAMA MULTISSAÚDE OFERECE ATENDIMENTO EM DERMATOLOGIA POR TELEMEDICINA. Médicos de UBS coletam imagens de pacien-

tes e enviam, por meio de aplicativo, a médicos do Hospital Albert Einstein que emitem laudos a distância, agilizando procedimentos em casos de suspeita de câncer. O projeto piloto está em andamento em 19 municípios da região de Catanduva.

SÃO PAULO EM AÇÃO – 9


Felipe Augusto

EDUCAÇÃO O PROGRAMA ESCOLA + BONITA JÁ CONTOU COM 218 ESCOLAS PINTADAS COM O TRABALHO DE EGRESSOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO PAULISTA E VAI REFORMAR A ESTRUTURA DE OUTRAS 1.384 UNIDADES. Até 2021, o estado investirá R$ 1,1 bilhão para reformas em cozinhas, banheiros, redes elétricas e hidráulicas, além de inclusão de itens que garantam acessibilidade e manutenção nos dispositivos de segurança das escolas.

GOVERNO VAI AMPLIAR A REDE DE ESCOLAS DE ENSINO INTEGRAL A PARTIR DE 2020.A ex-

pectativa é incluir cerca de 100 novas unidades escolares, que tenham, em média, 500 estudantes cada uma. Neste programa, os estudantes passarão a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui preparação para o mercado do trabalho, orientação de estudos, experiências práticas de ciências, tutoria personalizada com um professor, além dos clubes juvenis, em que os alunos se auto-organizam de acordo com seus temas de interesse como dança, xadrez, debates etc. A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas.

LANÇADO PROGRAMA ESCOLA + SEGURA PARA REFORÇAR O POLICIAMENTO EM 216 ESCOLAS CONSIDERADAS PRIORITÁRIAS. O pro-

jeto prevê reforço no patrulhamento, aquisição de 500 novas viaturas, contratação de 56 psicólogos e 28 assistentes sociais, integração entre câmeras de monitoramento com a segurança pública e encontros de diretores escolares com batalhões da polícia. Foram escolhidas inicialmente 216 escolas prioritárias, tomando como base análises técnicas feitas pela Secretaria de Educação, Secretaria da Segurança Pública e a Fundação Seade para a definição das unidades mais vulneráveis.

10 – SÃO PAULO EM AÇÃO

Inovações estratégicas para colocar o estado como modelo de educação pública do País Alunos da rede estadual vão permanecer mais tempo na escola

LANÇADO O PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO QUE AUMENTA A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA ESCOLAe introduz novas disciplinas alinhadas

às vocações, desejos e realidades dos alunos para auxiliarem no desenvolvimento do estudante quando sair da escola.

NOVO CALENDÁRIO ESCOLAR COM A MUDANÇA DE DOIS PARA QUATRO RECESSOS ANUAIS.

Objetivo é melhorar o aprendizado dos alunos e ajudar os professores a organizar o cronograma pedagógico.

PROGRAMA EDUCA SP QUE VAI UTILIZAR AS UNIVERSIDADES PARA DAR CURSOS COMPLEMENTARES A 30 MIL ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Objetivo é despertar o interesse do estudante a cursar uma universidade e definir uma profissão.

MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA E MELHORIA DO QUADRO PROFISSIONAL.Inauguração de 33 novas creches (creche escola); reforma de 218 escolas (Escola + Bonita); contratação de 22 mil professores na rede estadual.

33

CRECHES ENTREGUES PELO PROGRAMA CRECHE ESCOLA

R$ 537

MILHÕES PAGOS EM BONIFICAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

22 MIL

PROFESSORES CONTRATADOS NA REDE PAULISTA DE ENSINO

218

ESCOLAS PINTADAS POR EGRESSOS DO SISTEMA PENITENCIÁRIO PELO PROGRAMA ESCOLA + BONITA

PROGRAMA VISÃO DO FUTURO ENTREGOU 335 ÓCULOS PARA ALUNOS DA REDE ESTADUAL.O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, que visa à prevenção e à recuperação da saúde ocular. Os óculos foram fornecidos gratuitamente pelo governo, com apoio de óticas parceiras.

PAGAMENTO DE R$ 537 MILHÕES EM BÔNUS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.Um total

de 205 mil profissionais da Secretaria da Educação e do Centro Paula Souza recebem o bônus por cumprimento de metas tendo como principal foco a aprendizagem dos alunos.

LANÇADO PROGRAMA NOVOTEC PARA LEVAR CURSOS PROFISSIONALIZANTES AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Os cursos têm

conteúdo conectado com demandas do mercado de trabalho e da vida fora da escola. Além de preparar o jovem para gerar sua própria renda.

CERCA DE 7 MIL ADOLESCENTES DA FUNDAÇÃO CASAparticiparam da Olímpiada Brasileira de

Matemática.

SÃO PAULO EM AÇÃO – 11


EMPREGO E

SÃO PAULO LIDERA A GERAÇÃO DE EMPREGOS NO PAÍS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 SÃO PAULO FOI RESPONSÁVEL POR 40% DOS NOVOS EMPREGOS FORMAIS CRIADOS NO PAÍS ENTRE JANEIRO E MAIO, SEGUNDO O CAGED.O

130 MIL

Gilberto Marques/ MáquinaCW

EMPREENDEDORISMO

Fábrica da Scania em São Bernardo anunciou investimento de R$ 1,4 bilhão em São Paulo

estado é o que mais empregou, apesar de abrigar apenas 22% da população brasileira. Em cinco meses, o estado preservou e criou empregos para mais de 220 mil trabalhadores, beneficiando quase 1 milhão de brasileiros de São Paulo.

VAGAS DE QUALIFICAÇÃO OFERECIDAS ESTE ANO PELO PROGRAMA MEU EMPREGO, AUMENTO DE 25% DO OFERTADO ANO PASSADO

PROGRAMA EMPREENDA RÁPIDO reduziu o

LANÇADO O PROGRAMA MEU EMPREGO, QUE AMPLIOU EM 25% O NÚMERO DE VAGAS EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO OFERECIDOS PELO ESTADO, PASSANDO DE 103 MIL EM 2018 PARA 130 MIL VAGAS NESTE ANO.A iniciativa também

220 MIL

CRIADOS 12 POLOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO ESTADO com processos de

abrange uma nova plataforma online que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo do Estado. O site disponibiliza também um sistema para registro de cursos pelas prefeituras paulistas, a fim de atender às demandas atuais do mercado de trabalho por mão de obra qualificada. Em quatro anos, o Programa Meu Emprego propõe gerar um milhão de empregos.

VIAGEM A DAVOS RENDE MAIS DE R$ 7,5 BILHÕES EM INVESTIMENTOS PRIVADOS. Bracell

e Cargill anunciaram investimentos nas fábricas de Lençóis Paulista e Bebedouro, com a geração de 7.620 novos empregos. Ambas negociações ocorreram durante viagem de representantes do Governo do Estado a Davos, na Suíça, em janeiro, durante o Fórum Econômico Mundial.

12 – SÃO PAULO EM AÇÃO

TRABALHADORES GARANTIRAM SEU EMPREGO OU CONQUISTARAM UMA NOVA VAGA NO MERCADO

tempo de abertura de uma empresa de 4 dias para 24 horas. Iniciativa voltada para a desburocratização do empreendedorismo inclui plataforma unificada com todos os serviços para abertura e ampliação de negócios e R$ 1 bilhão em microcrédito.

simplificação tributária e financiamento competitivo para alavancar a produtividade do setor privado com políticas públicas nas regiões onde as cadeias produtivas estão instaladas.

PROGRAMA SÃO PAULO PRA TODOS REDUZIU DE 25% PARA 12% O ICMS DO QUEROSENE DE AVIAÇÃO. Já foram confirmadas 467 novas partidas semanais e 36 novos voos das companhias aéreas Gol, Latam, Passaredo e Azul para cidades como Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São Carlos, Votuporanga, Campinas, Araraquara, Guarujá e Guarulhos. Projeção de criação de mais de 50 mil empregos a médio prazo. Ao todo, as novas partidas e voos vão atingir aeroportos de 38 cidades em 21 estados. A desoneração tributária tem efeito desde o dia 1º de junho e será compensada pelo impacto econômico gerado pelas contrapartidas.

PARA O SETOR AUTOMOTIVO, O PROGRAMA INCENTIVAUTO OFERECE DESCONTOS PROGRESSIVOS DE ATÉ 25% DO ICMSpara montadoras que

apresentarem plano de investimento superior a R$ 1 bilhão e criação de 400 postos de trabalho no mínimo. Os projetos podem incluir novas fábricas, novas unidades de produção, novos produtos e expansão de plantas industriais. Com a medida, o Governo de São Paulo conseguiu reverter o fechamento das fábricas da GM no estado, salvando 65 mil empregos diretos e indiretos. Outras montadoras também anunciaram investimentos no estado, como a Toyota (R$ 1,6 bilhão), Scania (R$ 1,4 bilhão), Honda (R$ 1 bilhão) e Hyundai (R$ 133 milhões).

ZERADO O ICMS DE FRUTAS, VERDURAS E HORTALIÇAS EMBALADAS OU RESFRIADAS.

Mais de 50 mil agricultores, que antes pagavam 18% de imposto sobre a mercadoria, foram beneficiados com a decisão.

PARCELAMENTO DO IPVA NO CARTÃO DE CRÉDITO. Medida busca aliviar o peso das con-

tas de início de ano no bolso dos contribuintes e garantir que o imposto recolhido foi repassado à Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento.

SÃO PAULO EM AÇÃO – 13


GOVERNO R$ 14 BI

Desburocratização, modernização e enxugamento da máquina para tornar a gestão pública mais eficiente.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

EM INVESTIMENTOS NA NOVA CONCESSÃO RODOVIÁRIA LOTE PIRACICABA-PANORAMA

ESTÃO EM ANDAMENTO 21 PROJETOS DE PPPs E CONCESSÕES, COM INVESTIMENTOS ESTIMADOS EM R$ 40 BILHÕES.Já foram concluídas

as concessões do Parque Capivari e do Horto Florestal, em Campos do Jordão, e da Linha 15-Prata do Metrô. Os projetos de desestatização do Ginásio do Ibirapuera, do Zoológico, ZOO Safári e do Jardim Botânico foram aprovados pela Assembleia Legislativa. E a Nova Concessão Rodoviária Piracicaba-Panorama, o maior lote da história com 1,2 mil km, teve o edital lançado.

PROGRAMA RESPEITO À VIDA VAI REPASSAR, DE FORMA INÉDITA, VALOR DAS MULTAS PARA OS MUNICÍPIOS INVESTIREM EM INFRAESTRUTURA URBANA. Serão beneficiadas 304 cidades com R$

200 milhões em recursos para obras como implantação de lombofaixas, faixas de pedestres e ciclovias, além de melhorias na sinalização.

PROGRAMA SP SEM PAPEL VAI DIGITALIZAR DOCUMENTOS E ELIMINAR O USO DE PAPEL.´

Esta é uma ação que reduz custos, burocracia, custos e uso de espaço, além de ajudar na preservação do meio ambiente. Até o final do ano, todos os processos da administração direta serão digitais.

14 – SÃO PAULO EM AÇÃO

Palácio dos Bandeirantes sede do Governo do Estado

21

PROJETOS DE CONCESSÕES SOMANDO R$ 40 BILHÕES EM ANDAMENTO

DIMINUIÇÃO DO ESTADO PARA UMA GESTÃO MAIS EFICIENTE E ECONÔMICA.Somente com a

revisão de contratos e convênios que foram firmados sem garantias orçamentárias, a economia foi de R$ 900 milhões. Outros R$ 72 milhões anuais foram economizados com o corte de 500 cargos comissionados em secretarias, empresas e autarquias. As próprias secretarias estaduais foram reduzidas de 25 para 20. Além disso, foram aprovados os projetos de lei para extinguir três estatais: Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS); e unir outras duas: Imprensa Oficial do Estado (Imesp), e Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

R$ 900 MI ECONOMIZADOS COM REVISÃO DE CONTRATOS E CONVÊNIOS

SÃO PAULO EM AÇÃO – 15


DESENVOLVIMENTO Gestão municipalista e descentralizada garante resultados mais eficientes com metas para serviços prestados à população

PROJETO PARCERIAS MUNICIPAIS OFERECE BÔNUS A PREFEITURAS QUE MELHORAREM INDICADORES SOCIAIS POR MEIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFICAZES E INOVADORAS. Pro-

grama usará plataformas online e inteligência de dados para definição de metas a serem atingidas nas áreas de educação, saúde e segurança pública, como: redução da mortalidade infantil e materna, redução de roubos e universalização do acesso à pré-escola nas cidades paulistas.

BAURU TERÁ 1ª SEDE DO PROGRAMA SP + PERTO, QUE ABRIRÁ POSTOS DE ATENDIMENTO À POPULAÇÃO, GESTORES PÚBLICOS E EMPREENDEDORES EM TODAS AS REGIÕES DO ESTADO. Também conhecido como “Poupatempo

das Prefeituras”, o projeto oferecerá padrão de excelência para serviços públicos de nove secretarias e catorze órgãos estaduais com uma organização menos burocrática, mais ágil e próxima dos municípios paulistas.

1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA FOI A MAIOR REUNIÃO DE GESTORES E PREFEITOS QUE SÃO PAULO JÁ VIU. Mais de 1500 lideranças de todas

as regiões participaram do evento realizado em junho no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, foram apresentados aos prefeitos novos programas e procedimentos que estão sendo adotados pela pasta.

16 – SÃO PAULO EM AÇÃO

Diogo Moreira

REGIONAL

Cidades do Interior receberão bônus por melhoria dos indicadores sociais

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SERÁ A PRIMEIRA PASTA 100% DIGITAL.O

Programa SP Sem Papel é uma iniciativa que busca reduzir o uso e gastos com papel, impressão, transportes e correios. Com isso, a administração ganha eficiência e agilidade nos trâmites de processos com sistema totalmente online das pastas estaduais com municípios e população.

131 MI REPASSADOS VIA CONVÊNIOS PARA 318 MUNICÍPIOS

R$ 1,3 BI

FOI O ACORDO FECHADO COM O BANCO DO BRASIL PARA ALAVANCAR INVESTIMENTOS NOS MUNICÍPIOS

SÃO PAULO EM AÇÃO – 17


S  ANEAMENTO

E MEIO AMBIENTE Parcerias com iniciativa privada tiram projetos do papel, como a despoluição do Rio Pinheiros NOVO RIO PINHEIROS TEM COMO META A DESPOLUIÇÃO DELE ATÉ 2022. O programa conta

com diversos eixos de atuação para a limpeza das águas. Durante a viagem à China, foram assinados protocolos de intenções com empresas interessadas em participar da concessão do Rio Pinheiros, tendo como contrapartida a exploração de suas margens revitalizadas e o transporte de carga e passageiros.

R$ 1,5 BI SERÃO INVESTIDOS PELA SABESP NA BACIA DO RIO PINHEIROS

141

VEÍCULOS E 18 DRONES ADQUIRIDOS PARA POLICIAMENTO AMBIENTAL

SABESP VAI INVESTIR R$ 1,5 BILHÃO EM UM PACOTE DE OBRAS PARA DESPOLUIR BACIA DO RIO PINHEIROS.As ações serão realizadas em

todas as sub-bacias dos grandes afluentes do rio. As ações serão contratadas com base em performance e metas de ligações à rede de esgoto. Cerca de 500 mil imóveis deverão ter seu esgoto encaminhado à estação de tratamento, 73 mil destes também precisam ser conectados às redes de coleta. 

R$ 35 MILHÕES FORAM REPASSADOS PARA AÇÕES AMBIENTAIS EM 36 MUNICÍPIOS.Os recursos liberados pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente vão custear projetos de saneamento, criação de parques lineares e iniciativas de educação ambiental.

FRANCO DA ROCHA GANHA PISCINÃO. O JarBanco de imagens

1,5 bilhão de investimentos da Sabesp para despoluir o Rio Pinheiros

dim União foi entregue em março, com capacidade para armazenar 200 milhões de litros de água da chuva, volume equivalente a 80 piscinas olímpicas, beneficiando mais de 150 mil moradores.

BARRAGEM DE PEDREIRA, NA REGIÃO DE CAMPINAS, TEM OBRAS INICIADAS. O investimento

CONCESSÃO DAS PRIMEIRAS ÁREAS VERDES DO ESTADO.O Parque Capivari e Horto Florestal,

em Campos do Jordão, foram concedidos em abril para a iniciativa privada. A medida visa a aprimorar a infraestrutura e os serviços prestados à população e aos turistas. O projeto de concessão do Zoológico, Zoo Safári e Jardim Botânico foi aprovado pela Alesp.

PROJETO POMAR URBANO VAI RECUPERAR AS MARGENS DO RIO PINHEIROS. Parceria firmada

com a Reservas Votorantim prevê o plantio de 30 mil espécies paulistas para recuperação ambiental e paisagística ao longo de 13 quilômetros do Rio Pinheiros.

ZONA LESTE DA CAPITAL GANHA PARQUE DO TAMANHO DE 34 CAMPOS DE FUTEBOL. O

Parque Helena, no Itaim Paulista, zona leste da capital, foi entregue em março e conta com 244 mil metros quadrados de proteção ambiental com espaços para lazer e esportes, parte do Programa Várzeas do Tietê.

de R$ 230 milhões para construção de um conjunto de reservatórios vai garantir o abastecimento em 20 cidades na região metropolitana de Campinas, beneficiando mais de 5 milhões de pessoas.

REDUÇÃO NO REAJUSTE DO GÁS.Acordo intermediado pelo governo paulista baixou de 37% para 23% o percentual máximo de aumento do gás industrial.

18 – SÃO PAULO EM AÇÃO

SÃO PAULO EM AÇÃO – 19


HABITAÇÃO

A  GRICULTURA

LANÇADO O PROGRAMA “NOSSA CASA”, QUE VAI OFERECER SUBSÍDIOS DE ATÉ R$ 40 MIL PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA. Investimento

Gestão inovadora concede crédito e firma parcerias com a iniciativa privada para casa própria.

total de R$ 1 bilhão para construção de 60 mil unidades habitacionais baseado na emissão de cheques moradia, com a cessão de terrenos municipais.

1ª PPP MUNICIPAL DA HABITAÇÃO NO BRASIL.

Convênio firmado com a Prefeitura de São Paulo para viabilizar a construção de 13.180 unidades habitacionais com entregas previstas para 2022.

MORADIAS ENTREGUES PELA CDHU E CASA PAULISTA

6,7 MIL TÍTULOS DE PROPRIEDADE ENTREGUES PELOS PROGRAMAS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA.Foram 5 mil pelo Cidade Legal,

que entrega de títulos de propriedade em bairros de interesse social até então irregulares, e 1,7 mil pelo Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural voltado a pequenos posseiros que convivem com conflitos pelo uso e posse da terra.

48,2 MIL

Rafael Neddermeyer

UNIDADES HABITACIONAIS EM CONSTRUÇÃO

205 APARTAMENTOS DA CDHU ENTREGUES PARA FAMÍLIASque moravam em palafitas em áre-

as de mangue e em local sob risco de desabamento, em Santos.

R$ 1 BI

DE INVESTIMENTO NO PROGRAMA NOSSA CASA

Centenas de agricultores beneficiados com linha de crédito

Gilberto Marques

6,3 MIL

Gestão focada em estimular o agronegócio paulista.

10

MUNICÍPIOS PREMIADOS PELO PROGRAMA CIDADANIA NO CAMPO

R$ 60 MIL 6,3 mil moradias entregues pelo Estado 20 – SÃO PAULO EM AÇÃO

PARA AGRICULTORES PREJUDICADOS PELAS CHUVAS POR MEIO DE LINHA DE CRÉDITO

CRIADA LINHA DE CRÉDITO PARA AGRICULTORES ATINGIDOS POR CHUVAS NO VALE DO RIBEIRA, ALTO TIETÊ E VALE DO PARAÍBA. Li-

mite de até R$ 60 mil, com pagamento podendo ser feito em até 5 anos com juros de 3% ao ano e carência de até 2 anos. Centenas de produtores serão beneficiados.

LANÇADO O PROGRAMA “CIDADANIA NO CAMPO”, que reúne ações de segurança, mapea-

mento de propriedades e estradas rurais (rotas rurais) e facilidades para solicitações e atendimentos públicos, além de estimular e fortalecer a gestão rural, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista.

AGRISHOW: GOVERNO TEVE A MAIOR PARTICIPAÇÃO DA HISTÓRIA NA MAIOR FEIRA DE AGRONEGÓCIO DO PAÍS. Durante a feira, foram apresentados projetos inovadores para modernizar o agronegócio paulista alinhados à proteção ambiental. SÃO PAULO EM AÇÃO – 21


TRANSPORTES LANÇADA CONCESSÃO RODOVIÁRIA LOTE PIRACICABA-PANORAMA, o maior lote da história,

com 1,2 mil km. Prevê redução de até 12% em pedágios já existentes, tarifas flexíveis, 600 km de duplicações e R$ 14 bilhões em investimentos. Vai beneficiar diretamente 62 municípios nas regiões de Campinas, Central, Bauru, Marília e Presidente Prudente.

R$ 14 BI

EM INVESTIMENTOS NA NOVA CONCESSÃO RODOVIÁRIA LOTE PIRACICABA-PANORAMA

Investimento em obras, novos equipamentos e concessão de serviços garantem mais segurança e conforto para os motoristas.

600 KM

DE DUPLICAÇÃO NO MAIOR LOTE DE CONCESSÃO RODOVIÁRIA DO ESTADO

CRIADA OPERAÇÃO MONTANHA PARA TEMPORADA DE INVERNO MAIS SEGURA NO ACESSO a CAMPOS DO JORDÃO. Entre junho e agosto, as

ENTREGUES CERCA DE 100 KM DE MELHORIAS EM ESTRADAS.Sete rodovias passaram por obras como duplicação, implantação de terceiras faixas, recapeamento e recuperação nas regiões de Campinas (SP-147, SP-332, SP-063, SP-113 e SP-215), Presidente Prudente (SP-425) e Araçatuba (SP-461), totalizando R$ 400 milhões em investimento.

operações especiais de subida e descida na SP-123 (Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro) contam com veículos de apoio, câmeras e painéis eletrônicos, além do uso, pela primeira vez, de drone para monitoramento em tempo real de rodovia.

OBRA DA NOVA ENTRADA DE SANTOS VAI ACABAR COM O GARGALO NO TRÂNSITO DA VIA ANCHIETA (SP-150). Obras em andamento

Gilberto Marques/ MáquinaCW

pela concessionária vão separar o tráfego de veículos para a cidade e o que vai para o Porto de Santos, além da construção de três novos viadutos, uma ciclovia e passarelas. A previsão de conclusão é julho/2021.

ENTREGUES 1 NOVO CATAMARÃ E 4 BALSAS RECUPERADAS que estavam inativas nas traves-

sias litorâneas de SP. Além disso, foram adquiridos 30 novos motores para substituição de equipamentos danificados e implantada uma equipe 24 horas para manutenção das balsas.

100 KM

DE MELHORIAS EM ESTRADAS ENTREGUES

4

BALSAS RECUPERADAS ENTREGUES NAS TRAVESSIAS LITORÂNEAS

ENTREGUES MELHORIAS E AMPLIAÇÃO NAS CABECEIRAS DA PISTA DO AEROPORTO LEITE LOPES, EM RIBEIRÃO PRETO. Obras de quase R$ 4 milhões deram padrão internacional de segurança e acessibilidade ao aeroporto, que será concedido à iniciativa privada.

22 – SÃO PAULO EM AÇÃO

Melhorias entregues na SP – 425

SÃO PAULO EM AÇÃO – 23


Diogo Moreira/MáquinaCW

T  RANSPORTES

METROPOLITANOS Expansão de linhas, novos projetos e retomadas de obras agilizam o dia a dia dos paulistas. ENTREGUE ACESSO CLÍNICAS DA ESTAÇÃO OSCAR FREIRE, DA LINHA 4-AMARELA DO METRÔ. A nova entrada beneficia cerca de 22 mil

pessoas que passam pela estação diariamente, facilitando a chegada ao Hospital das Clínicas. A Estação Oscar Freire foi inaugurada em 2018 com apenas um acesso.

LINHA 5-LILÁS: ENTREGUE ESTAÇÃO CAMPO BELO E INÍCIO DE OBRAS DE MELHORIAS NA CAPÃO REDONDO. Com a entrega da Estação

Campo Belo, a Linha 5-Lilás passou a contar com 17 estações em 20 km. As obras na Estação Capão Redondo serão concluídas ainda em 2019 e preveem a ampliação da área de acesso em 63%, passagem para o terminal de ônibus e o aumento no número de catracas para melhorar o fluxo no local. Além disso, está em estudo a extensão da linha até o Jardim Ângela, na zona sul da capital.

EXPRESSO LESTE DA CPTM CHEGA ATÉ MOGI DAS CRUZES, atendendo a uma antiga reivindi-

cação dos usuários. Agora, o trem vai da Luz até Mogi das Cruzes sem precisar fazer baldeação, beneficiando 200 mil passageiros diariamente.

24 – SÃO PAULO EM AÇÃO

NOVO BRT LIGANDO O ABC À CAPITAL.Terá

capacidade para transportar 340 mil passageiros por dia em um espaço totalmente separado do trânsito. Além disso, sua implementação é muito mais rápida: apenas 18 meses para ser concluído, após o início das obras. Seu percurso vai do Paço Municipal, em São Bernardo do Campo, até Tamanduateí, na capital, onde terá integração com a Linha 2-Verde do Metrô.

RETOMADA A EXPANSÃO DA LINHA 2-VERDE DO METRÔ com o início dos projetos para construção de 7 novas estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. A previsão é iniciar as obras em 2020. Quando estiver concluída, esta será a linha mais extensa de São Paulo e transportará 1,1 milhão de pessoas diariamente.

LINHA 9-ESMERALDA DA CPTM TERÁ 2 NOVAS ESTAÇÕES ATÉ 2021. Como parte da expansão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul da capital, duas estações estão em construção: Mendes-Vila Natal e Varginha. A Estação Mendes-Vila Natal deve ficar pronta em novembro de 2020 e a Estação Varginha, que terá um terminal de ônibus integrado, será entregue em novembro de 2021.

Expresso Leste ampliado até Mogi das Cruzes

LINHA 15-PRATA DO METRÔ: CONCESSÃO, RETOMADA DE OBRAS DE 4 ESTAÇÕES E CONSTRUÇÃO DE NOVA ESTAÇÃO. Com lance de R$

3 LINHAS COM OBRAS RETOMADAS NESTA GESTÃO: 2-VERDE (METRÔ), 9-ESMERALDA E 15-PRATA (CPTM)

18

NOVOS TRENS ENTREGUES NA CPTM EM 2019

75

NOVOS ÔNIBUS ENTREGUES NA EMTU EM 2019

160 milhões, o Consórcio Via Mobilidade venceu o leilão de concessão da Linha 15-Prata por 20 anos. Paralelo a isso, foram retomadas as obras das estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, que devem ser inauguradas até o final do ano. Em 2021, será entregue a nova Estação Jardim Colonial. Quando todas as obras estiverem concluídas, a previsão é de que a linha receba mais de 400 mil passageiros por dia.

LINHA 10-TURQUESA DA CPTM PASSARÁ POR MODERNIZAÇÃO E GANHARÁ NOVA ESTAÇÃO.

Entre as melhorias estão novos trens - já entregues -, reformas de acessibilidade e no sistema de energia e sinalização. Isso permitirá uma futura extensão do Expresso ABC, que atualmente funciona nos horários de pico. A Linha 10 também ganhará uma nova estação: Pirelli, em Santo André.

EM ANDAMENTO A INSTALAÇÃO DE PORTAS PLATAFORMA EM 36 ESTAÇÕES DE METRÔ DAS LINHAS 1-AZUL, 2-VERDE E 3-VERMELHA. Com

isso, todas as estações do Metrô terão as portas plataforma, trazendo mais segurança para os usuários e diminuindo o número de ocorrências por causa de objetos caídos nos trilhos.

SÃO PAULO EM AÇÃO – 25


CULTURA Museu da Independência será reformado com 100% de apoio da iniciativa privada, que também foi responsável pela realização do maior Festival de Inverno de Campos do Jordão, recorde de público e de atrações

R$ 160 MI

ARRECADADOS EM APENAS 2 MESES DE CAMPANHA PARA A REVITALIZAÇÃO DO MUSEU DA INDEPENDÊNCIA.

NOVO MUSEU DA INDEPENDÊNCIA, TAMBÉM CONHECIDO COMO MUSEU DO IPIRANGA,será

entregue em 2022, quando serão comemorados os 200 anos da Independência do Brasil. Todo o projeto custará R$ 160 milhões e inclui a reforma e a ampliação do espaço, além da exposição de reabertura. Cerca de 15 empresas patrocinam a reforma.

Diogo Moreira

SP GASTRONOMIA:a 1ª edição do maior festival

gastronômico do País acontecerá durante todo o mês de outubro e reunirá mais de 200 atividades gastronômicas e de cultura alimentar por todo o estado. Sua programação contará com ações de secretarias estaduais, restaurantes, bares, concurso internacional, chefs e marcas consagradas como Mesa SP e Restaurant Week.

50ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO FOI TOTALMENTE REALIZADA COM RECURSOS PRIVADOS e foi respon-

sável pela criação de 1.844 postos de trabalho e R$ 17,4 milhões em impostos. Cada R$ 1 investido injetou R$ 16,70 na economia local. O Festival teve números recordes de público total e de apresentações, com 133 espetáculos.

O PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL “PROAC EXPRESSO” LANÇOU EDITAIS COM VALOR RECORDE DE R$ 154,2 MILHÕES para projetos de fomento para as categorias de teatro, dança, eventos e festivais, público infantojuvenil, circo, artes visuais e música. Neste ano, os regulamentos foram simplificados e desburocratizados para facilitar o acesso aos recursos.

SÃO PAULO TERÁ O 1º ESPAÇO TOTALMENTE IMERSIVO DA AMÉRICA LATINA. Gerido pelo

R$ 131 MI

FOI O IMPACTO ECONÔMICO GERADO PELO FESTIVAL DE INVERNO DESTE ANO

Museu da Imagem e do Som, o MIS Imersão será entregue até o final de 2019 e contará com um sistema de projeção com 150 projetores em uma área de 2 mil metros quadrados com exposições que vão permitir total imersão e interatividade, gerando uma experiência nova, atraente e educativa, com informações sensoriais que auxiliam no entendimento das obras.

675 MIL

PESSOAS VISITARAM CAMPOS DO JORDÃO DURANTE O FESTIVAL DE INVERNO (AUMENTO DE 7% EM COMPARAÇÃO COM 2018)

26 – SÃO PAULO EM AÇÃO

SÃO PAULO EM AÇÃO – 27


Gilberto Marques/ MáquinaCW

D  IREITO DA PESSOA

COM DEFICIÊNCIA Gestão promove ações que garantam a inclusão de pessoas com necessidades especiais na sociedade.

São Paulo será pela primeira vez sede do Campeonato Mundial de Skate

Luis Blanco

SP CONCEDE “NAMING RIGHTS” DO CENTRO PARALÍMPICO BRASILEIRO PARA A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Com o acordo, local passou

ESPORTE

a se chamar Centro Paralímpico Brasileiro Caixa. Além disso, foram destinados para a unidade R$ 10 milhões para facilitar obras de melhorias, como o acesso da população de baixa renda a serviços financeiros e apoio a ações que promovam a inclusão por meio do esporte.

Gestão com foco na formação esportiva e novos campeonatos para incrementar calendário esportivo paulista.

ENTREGUE NOVO LOCAL DE EXAME PRÁTICO DE DIREÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO CENTRO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO IMIGRANTES, zona sul da capital. Antes o exa-

CAMPEONATO MUNDIAL DE SKATE SERÁ SEDIADO EM SÃO PAULO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA. Competição, que será uma classifica-

me só podia ser realizado no Detran Aricanduva. Mensalmente 3.600 pessoas com necessidades especiais realizam a prova prática na unidade Aricanduva, agora, com o novo espaço, a capacidade será dobrada.

SANCIONADA A LEI QUE PROÍBE DISCRIMINAÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA em estabelecimentos de ensino e

instituições públicas ou privadas no estado. As penalidades para o descumprimento da lei vão de advertência a multa de R$ 1.000 a R$ 3.000. Os estabelecimentos deverão capacitar seu corpo docente e equipe para apoiar e incluir a criança e o adolescente em todas as atividades.

tória para Olimpíada de Tóquio-2020, ocorrerá em setembro e reunirá 200 atletas de elite do skate mundial.

R$ 10 MI

EM INVESTIMENTOS DA CAIXA ECONÔMICA NO CENTRO PARALÍMPICO BRASILEIRO

LANÇADO O CENTRO DE FORMAÇÃO ESPORTIVA para apoiar iniciativas esportivas

municipais. O programa oferece subsídios de R$ 250 mil para implantação de ações dentro dos espaços cedidos pelos municípios.

FIRMADO ACORDO COM A CAIXA PARA QUE O CENTRO PARALÍMPICO BRASILEIRO ATENDA A 550 ALUNOS COM DEFICIÊNCIAdas redes muni-

ORGANIZAÇÃO DO PRIMEIRO CAMPEONATO ESTADUAL DE E-SPORTS (games e esportes ele-

trônicos). Inscrições começam em agosto e a grande final será realizada em novembro.

9 PISTAS

DE SKATE E 14 QUADRAS DE FUTEBOL SOCIETY ENTREGUES EM 2019

cipais e estaduais, com a oferta de oito modalidades esportivas: atletismo, natação, judô, futebol de 5, vôlei sentado, bocha, goalball e tênis de mesa.

28 – SÃO PAULO EM AÇÃO

SÃO PAULO EM AÇÃO – 29


Uso de tecnologia e parcerias com a iniciativa privada permite ao estado ampliar a rede de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade. INAUGURADO BOM PRATO SÃO BERNARDO DO CAMPO, O PRIMEIRO COM JANTAR FORA DA CAPITAL. Diariamente, são servidos 300 cafés da manhã, 1,5 mil almoços e 300 jantares na unidade. O investimento do estado foi de R$ 2,3 milhões.

REFORMA DO BOM PRATO CAMPOS ELÍSIOS, NA CAPITAL, COM RECURSOS DA INICIATIVA PRIVADA. Revitalização inclui novo piso, forro, pintura e sistema de climatização. Outras três unidades também serão reformadas: Brás, Capão Redondo e Itaquera.

LANÇADO O SITE SOS MULHER PARA VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Plataforma traz dia-

riamente informações sobre segurança, saúde e independência financeira. O projeto é uma ampliação do aplicativo lançado pelo estado, que inclui um botão do pânico para mulheres com medida protetiva acionarem a polícia em caso de violência.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

SOCIAL ENTREGUES 12 CENTROS PARA IDOSOS nos

municípios de Angatuba, Campos do Jordão, Magda, Meridiano, Mirandópolis, Pardinho, Pindamonhangaba, Sud Mennucci, Suzano, Três Fronteiras, Vitória Brasil e Votuporanga. Outros 55 estão sendo construídos no estado.

CAMPANHA DO AGASALHO PELA PRIMEIRA VEZ COM APOIO DA INICIATIVA PRIVADA PARA ARRECADAR ROUPAS NOVAS.Neste ano, o tema é “Nosso superpoder contra o frio é um agasalho novo” e tem os personagens Ben 10 e As Meninas Superpoderosas como protagonistas, numa parceria com a Cartoon Network. A Campanha do Agasalho começou em 20 de maio e vai até 22 de setembro.

SP MAIS HUMANA: O PRIMEIRO APLICATIVO DE VOLUNTARIADO DESENVOLVIDO PELO PODER PÚBLICO NO BRASIL, que conectará voluntários

e instituições. Lançamento previsto para setembro.

O Bom Prato de São Bernardo do Campo agora serve jantares

ATENDIMENTO DE MAIS DE 12,3 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES através do Conselho Es-

tadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, via parcerias com 10 prefeituras e 43 organizações, no valor de R$ 13,3 milhões.

PRAÇAS DA CIDADANIA VÃO LEVAR CAPACITAÇÃO E FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE ALTA VULNERABILIDADE SOCIAL. Locais serão espaços coletivos e ecológicos construídos e administrados em parceria com a comunidade local. O objetivo é promover o convívio, autonomia e renda. A primeira lançada será a de Santo André.

500 MIL

PEÇAS DE ROUPA E 5 MIL COBERTORES ARRECADADOS NA CAMPANHA DO AGASALHO

30 – SÃO PAULO EM AÇÃO

450

IDOSOS ATENDIDOS EM PROGRAMAS ASSISTENCIAIS VOLTADOS A PESSOAS DA 3a IDADE

R$ 200 MI REPASSADOS PARA OS MUNICÍPIOS PELO FUNDO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

REFORMULAÇÃO DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO E CRIAÇÃO DE NOVOS COM FOCO NA DEMANDA DO MERCADO e carga horária

maior. O Fundo Social também está negociando parcerias com a iniciativa privada para melhorar a qualidade e a oferta para os alunos. Além disso, foram criadas as Escolas de Bioconstrução e Informática e Computação. Em 2019, 3,3 mil alunos já foram certificados nos cursos de qualificação profissional.

250

REEDUCANDOS FORMADOS EM PRESÍDIOS DO ESTADO NOS CURSOS DO FUNDO SOCIAL

SÃO PAULO EM AÇÃO – 31


CIDADANIA

RELAÇÕES

Gilberto Marques/ MáquinaCW

SP alia tecnologia ao trabalho humanizado para levar serviços de apoio aos cidadãos.

Diálogos com governos e empresas estrangeiras integram São Paulo ao mundo e trazem mais investimentos ao estado.

RECORDE DE ATENDIMENTOS NOS CENTROS DE REFERÊNCIA E APOIO À VÍTIMA (CRAVI).Fo-

ram 1.236 atendimentos, aumento de 173% em comparação com o mesmo período em 2018 (452 atendimentos).

CRIADO O CENTRO DE INTEGRAÇÃO DA CIDADANIA (CIC) MÓVEL. Unidade móvel levará os serviços, como emissão de documentos, cursos e atividades profissionalizantes e na área de direitos humanos, para todo o estado. Atualmente são 17 unidades fixas.

LAUDOS PERICIAIS DO CASO EE RAUL BRASIL LEVARAM APENAS 15 DIAS PARA SEREM EMITIDOS,pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).

ENVIO DE AJUDA PARA BRUMADINHO.

São Paulo enviou 161 policiais, 400 kits para identificação de DNA, 2 helicópteros Águia, cães farejadores, 12 viaturas, drones, caminhão com material operacional e equipamentos necessários para os trabalhos de resgate após a tragédia em Brumadinho (MG), quando houve o rompimento de uma barragem de sedimentos.

Apoio às vítimas da Escola Raul Brasil

80

TONELADAS DE MATERIAIS DE AJUDA HUMANITÁRIA DISTRIBUÍDOS PARA 35 MUNICÍPIOS

REPASSE DE R$ 22 MILHÕES PARA 53 MUNICÍPIOSrealizarem obras preventivas e de recupera-

ção, como a construção ou reparação de pontes, travessias, galerias de águas pluviais e muros.

CAPACITAÇÃO DE 2,8 MIL NOVOS AGENTES MUNICIPAIS para atuar em ações de prevenção e resgate a desastres naturais.

45

MAPEAMENTOS DE ÁREA DE RISCO ENTREGUES PELA DEFESA CIVIL EM PARCERIA COM O IPT

32 – SÃO PAULO EM AÇÃO

INTERNACIONAIS

REALIZADOS 12 SIMULADOS DE ABANDONO DE ÁREA DE RISCOpela Defesa Civil nos municípios de São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Eldorado, Osasco, Jundiaí, Guarulhos, Caraguatatuba, Barueri, Santos, Campos do Jordão e dois na capital.

INAUGURADO O 1º ESCRITÓRIO COMERCIAL DE SÃO PAULO NO EXTERIOR EM XANGAI, NA CHINA. O escritório será custeado pelo Governo

US$ 24,8 BI

Chinês, com exceção do salário dos funcionários. O objetivo é fortalecer e ampliar as relações econômicas com a China, além de detectar oportunidades de investimentos. Em 2020, será inaugurado o escritório em Dubai, nos Emirados Árabes.

EM COMPROMISSOS FIRMADOS COM EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS DURANTE A MISSÃO NA CHINA

ESTADO RECEBE R$ 7,5 BILHÕES EM INVESTIMENTOS NEGOCIADOS DURANTE O FÓRUM ECONÔMICO EM DAVOS.A Cargill lan-

PROJETOS DE DESESTATIZAÇÃO APRESENTADOS DURANTE MISSÕES INTERNACIONAIS NA SUÍÇA, EUA, INGLATERRA E CHINA. São R$ 40 bilhões em projetos de PPPs e concessões em diversas áreas apresentados para investidores estrangeiros. Além disso, as viagens serviram para buscar investimentos e cooperação nas áreas de infraestrutura, transportes, saúde, educação e segurança pública. Entre os resultados já obtidos, estão os anúncios de investimento de US$ 800 milhões da Huawei para implantação do sistema 5G e de £25 milhões na ampliação da fábrica da JCB (maquinário agrícola), em Sorocaba.

çou a pedra fundamental da nova fábrica de pectina, em Bebedouro, com custo de R$ 550 milhões. Já a Bracell anunciou a expansão da fábrica de celulose no valor de R$ 7 bilhões, em Lençóis Paulista. Ambos negócios foram costurados durante o Fórum Econômico Mundial e fazem parte do projeto de Polos de Desenvolvimento Econômico.

PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL TRARÁ R$ 9 BILHÕES EM INVESTIMENTOS. Foram realizados 23 encontros com grandes

investidores estrangeiros e líderes políticos mundiais que anunciaram investimentos no estado nos próximos 30 meses.

5

MISSÕES INTERNACIONAIS REALIZADAS NA SUÍÇA, EUA, INGLATERRA, CHINA E ALEMANHA

Banco de

Imagens


T  URISMO

Governador João Doria

São Paulo Pra Todos reduz imposto, movimenta a economia, gera empregos e promove o turismo no estado.

Vice-governador Rodrigo Garcia

SECRETARIAS SÃO PAULO PRA TODOS VAI CRIAR 70 NOVOS VOOS 490 DECOLAGENS SEMANAIS. Com a re-

dução do ICMS do querosene de aviação, LATAM, Gol, Passaredo e Azul confirmaram ampliação de voos para o interior e outros estados. 50 mil novos empregos serão gerados a médio prazo.

STOPOVER: PASSAGEIROS COM CONEXÃO EM SÃO PAULO PODERÃO FAZER TURISMO SEM CUSTO ADICIONAL.A Gol iniciou um serviço iné-

dito no estado em que os passageiros poderão usar a conexão em aeroportos paulistas para permanecer até duas noites no município sem pagar a mais por isso. A iniciativa faz parte do São Paulo Pra Todos e tem o objetivo de incentivar o turismo no estado.

50 MIL

EMPREGOS SERÃO GERADOS PELO SÃO PAULO PRA TODOS

R$ 70 MI

PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA TURÍSTICA EM 97 MUNICÍPIOS

Administração Penitenciária

Fazenda e Planejamento

Coronel Nivaldo Cesar Restivo

Henrique Meirelles

Governo

Agricultura e Abastecimento

Rodrigo Garcia

Gustavo Junqueira

Habitação

Casa Civil Antonio Carlos Rizeque Malufe

Flavio Amary

Casa Militar e Defesa Civil

Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido

Walter Nyakas Júnior

Justiça

Comunicação

LANÇADA CAMPANHA PUBLICITÁRIA EM TODO O PAÍS PARA ATRAIR TURISTAS PARA O ESTADO. Foram 15 dias de inserção na televisão

Paulo Dimas Mascaretti

Cleber Mata

Cultura e Economia Criativa

divulgando os destinos do Estado de São Paulo, desde as localidades mais populares até os pontos menos conhecidos, como parte do SP Pra Todos.

43 NOVAS CIDADES INCLUÍDAS NO PROGRAMA DE MUNICÍPIOS DE INTERESSE TURÍSTICO.

Logística e Transportes

Sérgio Sá Leitão

João Octaviano Machado Neto

Desenvolvimento Econômico

Procuradoria Geral do Estado

Patricia Ellen da Silva

Lia Porto Corona

Desenvolvimento Regional

Relações Internacionais Júlio Serson

Marco Vinholi

Saúde

Desenvolvimento Social

No total, são 140 MITs certificados que podem receber até R$ 600 mil por ano para obras de infraestrutura turística.

José Henrique Germann Ferreira

Célia Parnes

Direitos da Pessoa com Deficiência Célia Leão

Segurança Pública General João Camilo Pires de Campos

Educação

Transportes Metropolitanos

Rossieli Soares da Silva

Alexandre Baldy de Sant’Anna Braga

Esportes

Turismo

Aildo Rodrigues Ferreira

Vinicius Lummertz

Diretor-Presidente: Nourival Pantano Junior

Campanha publicitária para atrair 34 –turistas SÃO PAULO AÇÃO mais para oEM Estado de São Paulo

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Direção e Edição: Rodrigo Bastos Gestão: Camila Moreira Fonseca Redação: Alessandra Nalio, Mirna Soares, Adriana Calvo da Silva Pinto, Ivan Belmudes, Josicleia Gomes Vicentin, Lucia Boldrini, Luis Felipe Monteiro Manoel, Cristiane Ortiz, Nanci Aparecido Aleixo, Paulo Reis, Shirley Nara, Beatriz Oliveira Cotrim, Tamires Febronio, Gisele Cristina Pessoa Pires, Odil David, Ivanna Ferraz, Ana Regina Ferraz, Vivian Wolff. Projeto editorial: Luciano Suassuna Diagramação, Impressão e Acabamento: Imprensa Oficial do Estado S/A – IMESP


Profile for Governo do Estado de São Paulo

São Paulo em Ação  

Nesta publicação estão algumas das principais ações implantadas pelo Governo do Estado com trabalho, inovação e transparência, para que São...

São Paulo em Ação  

Nesta publicação estão algumas das principais ações implantadas pelo Governo do Estado com trabalho, inovação e transparência, para que São...

Profile for governosp