Governo de SP entrega etapa de restauração do Edifício-Monumento do Museu do Ipiranga A entrega faz parte da ampliação e modernização do Novo Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga é um patrimônio histórico tombado nas três esferas de governo. Construído entre 1885 e 1890, está situado dentro do complexo do Parque Independência, na zona sul da capital. As obras de restauro do edifício-monumento foram concluídas em abril deste ano e faz parte da ampliação e modernização do Novo Museu do Ipiranga. Desde 2019, a gestão atual vem realizando uma reforma de restauro e modernização completa do prédio, construído entre 1885 e 1890. O espaço será reaberto no feriado nacional de 7 de Setembro, como principal marco do bicentenário da Independência do Brasil.
“Estamos ampliando, atualizando e modernizando este museu que, sem dúvida nenhuma, será um dos mais visitados do Brasil a partir de setembro. A reforma do Museu do Ipiranga foi uma iniciativa dos paulistas e de São Paulo. Não só do Governo do Estado, mas da sociedade e da iniciativa privada que entenderam a importância da reabertura, principalmente para celebrarmos o bicentenário da Independência” Governador Rodrigo Garcia
O projeto Museu do Ipiranga prevê que todo o edifício será dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental plenamente renovados, com acessibilidade universal e integrados ao conjunto urbanístico do Parque da Independência.
AMPLIAÇÃO DO MUSEU O Museu terá uma nova área de 6.800 m² que inclui:
Sala de exposições temporárias Salas para atendimento do programa educativo Café Auditório Loja Área confortável de acolhimento, tornando-o compatível com os grandes museus internacionais. O projeto irá ampliar de forma significativa a sua visitação pública, podendo receber um público acima de 500.000 visitantes/ano.
AMPLIAÇÃO DO MUSEU A modernização vai dobrar a área total construída e oferecer total acessibilidade por elevadores e escadas rolantes e um novo sistema de ar-condicionado. O jardim francês em frente ao edifíciomonumento está sendo totalmente transformado com novo paisagismo, restaurante, infraestrutura para food bikes, modernização da iluminação pública e vias de acesso, equipamentos de acessibilidade e reativação da fonte central.
EXPOSIÇÕES O museu volta a receber visitações com 12 exposições inaugurais a partir do dia 7 de setembro.
As exposições de longa duração, utilizando os acervos do Museu, serão ampliadas e completamente renovadas. Estão previstos também novos mobiliários, projeto de iluminação, projetos de multimídia e restauração de acervos. Será dada uma atenção especial para a acessibilidade plena, entendida como forma de inclusão social de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.
INVESTIMENTO REABERTURA DO MUSEU Foram investidos R$ 211 milhões para o A restauro programação culturaldo para a reabertura do e e ampliação Edifício-Monumento Novo do Ipiranga contar com comMuseu o patrocínio diretodeverá de 29 instituições, mais de cem repasses doeventos. Governo de São Paulo e aportes da por meio Lei Rouanet. O União, maior deles seráda o Festival do Bicentenário, noAParque da Independência, os diaspelo 3 obra principal foi 100% entre concluída e Governo 11 de setembro, que será em do Estado , porrealizado meio da Universidade parceria de São Paulo. de São com Pauloa ePrefeitura da Fundação USP.
Acompanhe todos os detalhes da restauração do Novo Museu do Ipiranga
Obrigado