Page 1

P. A . R . A . R . M A G A Z I N E 1ª EDIÇÃO

PENSANDO ALTERNATIVAS RESPONSÁVEIS ADMINISTRANDO FROTAS COM RESULTADO

A EVOLUÇÃO DO MERCADO FROTISTA NO BRASIL

Pag 5

Grandes nomes compartilhando conhecimento. Pag 10

Empresas que se destacam com ações inovadoras. Pag 13

Internacional: parceria com Global Fleet.


2

P.A.R.A.R. MAGAZINE


Ricardo Imperatriz, Diretor Executivo – CEO GolSat

Qualificar os profissionais que atuam no segmento de gestão de frotas sempre foi uma grande preocupação da GolSat. Reconhecemos a importância da categoria, que se empenha em gerenciar o vaivém de veículos, minimizando riscos e mantendo a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos de maneira eficaz e econômica. As responsabilidades inerentes ao cargo exigem do gestor de frotas atualização, capacitação e profissionalização constantes, especialmente diante do mercado dinâmico e competitivo. Pensando nisso, a GolSat – empresa de tecnologia que alia inovação e criatividade em busca de soluções voltadas ao gerenciamento de frotas – idealizou o maior evento do segmento no Brasil: o P.A.R.A.R. Pensando Alternativas Responsáveis Administrando Frotas com Resultados. Já foram realizadas 10 edições e, para a nossa satisfação, o evento não para de crescer, o que demonstra a força deste mercado e dos profissionais envolvidos. Cerca de 1.600 administradores de aproximadamente 950 empresas de todo o Brasil já participaram dos fóruns, workshops, palestras e outras atividades que integram a agenda do P.A.R.A.R. Além do número de participantes, a abrangência do evento também cresce gradativamente. Entre 2012 e 2013, foram realizadas edições em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). A cada edição, as nossas expectativas foram sendo superadas e, felizmente, as perspectivas para este ano são as melhores possíveis. Para 2014, a agenda inclui Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), culminando com a realização da II Conferência Global P.A.R.A.R. em São Paulo (SP), prevista para o mês de novembro. Diante do crescimento expressivo do evento e da necessidade de ampliar ainda mais as discussões acerca do assunto, preparamos este material para que você possa conhecer um pouco mais sobre o P.A.R.A.R., destacando profissionais e empresas que têm feito história no cenário nacional da frota. Nas páginas a seguir, é possível conferir entrevistas com representantes das empresas premiadas nas quatro categorias do 1º Prêmio P.A.R.A.R., entregue durante a 10ª edição do evento realizada na sede da Camara de Comércio Americano - AMCHAM, em novembro de 2013 em São Paulo. É possível conhecer ainda os cases que destacaram a gestão de frotas destas organizações. Também apresentamos novidades interessantes, que inclui o lançamento do Portal P.A.R.AR, e a parceria internacional firmada recentemente com a Global Fleet – The Executive Network, maior movimento europeu projetado aos gestores de frotas. Sem dúvidas, parceria esta que vem ao encontro de um dos nossos maiores objetivos: ampliar e suscitar novas discussões no âmbito nacional e internacional, sempre visando a profissionalização do gestor de frotas e a aplicação de práticas inovadoras e eficientes nas organizações. Boa leitura!

3


ALÉM DE ALTERAR A REALIDADE DA GESTÃO DE FROTAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES, AS SOLUÇÕES E DISCUSSÕES PODEM BENEFICIAR A SOCIEDADE COMO UM TODO.

4

P.A.R.A.R. MAGAZINE


P.A.R.A.R. O MOVIMENTO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO O MERCADO DE GESTÃO DE FROTAS LEVES NO BRASIL

5


CONSCIENTIZAÇÃO É O CAMINHO

6

P.A.R.A.R. MAGAZINE


NOVIDADES

SERVIÇO Quer saber mais? Acesse o portal (www.portalparar.com.br) e confira.

7


CIELO recebendo o prêmio das mãos de Roberto Bottura, diretor comercial da Control Motors.

CIELO A Cielo se destacou como uma empresa que incentiva boas práticas na gestão de frotas corporativas, sendo premiada na categoria redução de custos. Qual a importância desta conquista? A Cielo é uma companhia voltada para entregar sempre o melhor da maneira mais eficiente, tanto para seus clientes quanto para todos os seus outros públicos, incluindo os colaboradores. Portanto, ter a gestão financeira de um trabalho como esse reconhecida é motivo de orgulho para nós, pois mostra o comprometimento da companhia com as melhores práticas nas mais diversas áreas e atividades. Em que momento verificou-se a necessidade de reduzir custos com a frota corporativa? No momento em que nos reunimos com a empresa locadora da frota para a renovação dos veículos, identificamos que havia a possibilidade de redução de custos. Por isso, conduzimos a negociação nesse sentido. Para alcançar os objetivos traçados realizamos várias rodadas de negociação com o fornecedor, que sempre foi aberto a sugestões e novas negociações. Por fim, conseguimos chegar a um entendimento, que foi justo para os dois lados.

10

Com essas negociações foi possível, entre set/12 e dez/13, reduzir R$ 500 mil com as

P.A.R.A.R. MAGAZINE

despesas com a frota comercial. Qual o impacto que essa economia trouxe à empresa? O impacto superou as nossas expectativas no ano no que diz respeito ao saving geral. Além disso, como nossa frota comercial é usada como ferramenta de trabalho, os benefícios da extensão do contrato de 3 para 4 anos trouxeram uma economia acumulada até o fim da vigência, sem que houvesse perda na qualidade dos serviços e dos veículos. O perfil dos nossos condutores também contribui com a manutenção da frota. Qual a importância de investir em ações inovadoras no que diz respeito à gestão de frotas? O quanto isso reflete e melhora o ambiente de trabalho como um todo? Observamos um impacto direto na produtividade. Uma frota renovada e bem conservada contribui com o desempenho da equipe e influencia na qualidade de vida do condutor, nosso colaborador. E quais as perspectivas para o futuro, a fim de aperfeiçoar ainda mais a gestão de frotas na corporação? Planejamos expandir mais a gestão carro a carro, antecipando problemas e agindo diretamente na sua origem. Pretendemos revisar, a cada ano, o perfil de cada usuário para ajustes e correções pontuais.


PEPSICO A Pepsico se destacou como uma empresa que incentiva boas práticas na gestão de frotas corporativas, sendo premiada na categoria segurança. Qual a importância desta conquista? O prêmio P.A.R.A.R. representa para a PepsiCo SACCAF (South America, Caribbean and Central America Foods) um reconhecimento ao grande esforço que vem sendo feito desde 2012, no sentido de diminuir o número de acidentes de trânsito envolvendo funcionários das equipes de vendas da companhia e a comunidade em geral, promovendo mais segurança para todos. Como e quando surgiu a ideia de desenvolver o programa educativo: “Test Drive”? O programa educativo: “Test Drive – Dez Conselhos Fáceis de Segurança” foi lançado no mês de agosto de 2012 e desde então vem treinando milhares de motoristas e inspecionando milhares de veículos da companhia, com excelentes resultados. Foi elaborado pela PepsiCo Global em parceria com os dez funcionários de vendas da companhia mais destacados no quesito segurança. São condutores de diversos países que colecionam anos e anos de trabalho sem incidentes, tornando-se grandes exemplos para todas as operações. Estes profissionais contribuíram com dicas para a PepsiCo montar os dez conselhos de segurança, a serem trabalhados em treinamentos. Como foi o envolvimento e aceitação dos funcionários? Os times de vendas da companhia recebem treinamentos em Direção Defensiva, realizados pela equipe de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da PepsiCo SACCAF, com apoio de material audiovisual, provas escritas e certificação para os funcionários aprovados. Além dos treinamentos, são realizadas inspeções veiculares na frota da companhia, utilizando a metodologia Selo Verde, que foi criada para otimizar a eficiência dos veículos e garantir a segurança dos condutores por meio da manutenção preventiva. A metodologia de inspeção veicular é composta por 31 itens de segurança e 07 itens ambientais, que avaliam desde a documentação do veículo e do condutor até as condições gerais do automóvel (luzes, retrovisores, pneus, freios, etc.) e os níveis de emissão de fuligem segundo a escala Rilgelmann. Os veículos que cumprem com os requisitos estabelecidos pela metodologia recebem um Selo Verde, indicando sua conformidade com as diretrizes do programa. A aceitação do programa foi muito boa por parte dos colaboradores de toda a região. Foi possível verificar mudança de comportamento da equipe? A aceitação do programa foi muito boa por parte dos colaboradores de toda a região. Testemunhamos

Ricardo Imperatriz, CEO da GolSat, entregando o prêmio para José Eduardo Davi, Instrutor Master do Centro Pilotagem Roberto Manzini, que representou a PepsiCO na ocasião. diariamente funcionários mais conscientes quanto aos riscos e muito mais atentos a qualquer possibilidade de acidentes. Diante do sucesso do programa, que obteve apoio e engajamento por parte de todos os líderes e funcionários da companhia, e dos bons resultados obtidos, a PepsiCo SACCAF decidiu não só dar continuidade ao programa, mas também diversificar e expandir suas ações. Qual a importância de investir em ações inovadoras no que diz respeito à gestão de frotas? O quanto isso reflete e melhora o ambiente de trabalho como um todo? A PepsiCo testemunha o maior envolvimento e o crescimento da produtividade quando os colaboradores percebem a importância que têm para a companhia, ou seja, que representam seu maior capital. Neste sentido, as ações voltadas à conscientização e à manutenção da frota se refletem numa melhoria geral do ambiente de trabalho, em funcionários mais felizes e, consequentemente, mais produtivos. Quais as perspectivas para o futuro, a fim de aperfeiçoar ainda mais a gestão de frotas na corporação? A ideia é seguir adiante com o “Test Drive – Dez Conselhos Fáceis de Segurança”, implantando mais inovações a cada ano, tais como o Test Drive para Famílias, programa de educação adaptado para atingir as famílias dos funcionários, com o personagem Matías), o Teste de Ré (uma prova de direção simples e eficiente, que possibilita a mensuração apurada das habilidades dos motoristas), e o Behind the Wheels (a partir de 2014), que é o acompanhamento do supervisor para verificar se o vendedor está aplicando os dez conselhos de direção segura com um coaching positivo.

11


CASTROL Como se sentiu ao ganhar o prêmio surpresa “Gestor de Frotas 2013”? Qual a importância desta conquista? Fiquei muito feliz e surpreso, pois foi totalmente inesperado. ser escolhido como o Gestor de Frotas 2013 entre tantos profissionais é uma satisfação enorme. A que atribui esse reconhecimento? Quais os diferenciais que levam a gestão de frotas da Castrol a se destacar? Sem dúvida nenhuma o programa de segurança para gerenciar frotas da Castrol Brasil Ltda é um diferencial muito importante. Tudo o que fazemos em relação à gestão de frotas visa a preservação da segurança dos nossos motoristas. Flavio Tavares, Diretor de Marketing & Vendas, e Gustavo Benegas, da Castrol

Como avalia a importância da postura e visão do gestor a fim de influenciar na qualidade da gestão de frotas da empresa? O gestor da frota é muito importante na hora de escolher quais tipos de veículos irão compor a frota. As escolhas não podem ser somente baseadas no preço final dos veículos. Tem que ser avaliados os benefícios e serviços de pós venda, durabilidade, valor de revenda, histórico e custo de manutenção. Também é muito importante entender qual é o propósito da frota, que tipo de trabalho queremos fazer com ela, quais são os objetivos que iremos atingir através da utilização dos carros, que em nosso caso são as visitas aos clientes. Assim, pode-se estabelecer metas e objetivos de gestão para otimizar a utilização dos veículos. Investir em ações inovadoras no que diz respeito à gestão de frotas reflete e melhora o ambiente de trabalho como um todo? Ferramentas novas ajudam a medir os indicadores de uso da frota, detectar áreas de melhoria, estabelecer ações de gestão para atingir essas melhorias e sobretudo estabelecimento de metas tangíveis que farão parte dos programas de reconhecimento de aqueles que entregam os resultados desejados.

12

Quais as perspectivas para o futuro, a fim de aperfeiçoar ainda mais a gestão de frotas na corporação? Continuar com os programas corporativos de gestão de segurança da frota reafirmando o caminho que estamos trilhando desde começos de 2005.

P.A.R.A.R. MAGAZINE


PROFISSIONALIZE-SE

WORKSHOPS Grandes especialistas ministram cursos sobre diversas áreas da gestão de frotas leves especialmente para administradores de frotas. Para você estar sempre em sintonia com as tendências do mercado frotista, a agenda do P.A.R.A.R. 2014 está recheada de workshops interativos sobre temas como Política de Frotas, Terceirização, Supply Chain, Gestão de Custos, e muito mais! Confira a agenda do primeiro semestre:

Formação em GESTORES DE FROTAS 02abr14

São Paulo

OFICINA COWORKING

Software MYFLEET e a REDUÇÃO DE CUSTOS * 02abr14

Curitiba

HOTEL TULIP BATEL *EXCLUSIVO PARA CLIENTES GOLSAT

POLITICA DE FROTAS 03abr14

Belo Horizonte

Formação em GESTORES DE FROTAS THE RUB BH

Como REDUZIR OS CUSTOS da frota 08abr14

Campinas

A CONFIRMAR

SUPPLY E GESTÃO DE FROTAS: gerenciando melhor suas compras 16abr14

Rio de Janeiro

RBS

03abr14

Porto Alegre

MOINHOS OFFICE

Como REDUZIR OS CUSTOS da frota 10abr14

Londrina

CRYSTAL HOTEL

Formação em GESTORES DE FROTAS 30abr14

São Paulo

RAMADA HOTEL Datas e/ou locais sujeitos à alterações

Faça já a sua inscrição:

R$ 120/curso

Mais informações:

www.portalparar.com.br/agenda

43 3315.9523

16 a 18 de junho | The Square | Bruxelas, Bélgica A oportunidade perfeita para que os líderes da frota internacional compartilhem as melhores práticas e suas estratégias de frota global.

PROGRAME-SE! Acesse www.globalfleet.com.br/conference e descubra mais sobre a conferência projetada especificamente para executivos de frotas comerciais multinacionais, com responsabilidades globais e regionais.

ESTAREMOS LÁ!

14

P.A.R.A.R. MAGAZINE


ARTIGO ESPECIAL

COMO É O PERFIL DOS GESTORES DE FROTAS EXCELENTES?

Por Tom Johnson, idealizador do prêmio anual norte-americado 100 Best Fleets, que reconhece o gestores de frotas que atuam de forma sustentável

15


VEM AÍ:

O MAIOR ENCONTRO DE GESTORES DE FROTAS LEVES DO BRASIL

CONFERÊNCIA

12 E 13 NOVEMBRO 2014 AMCHAM Câmara Americana de Comércio, SÃO PAULO, SP

Depois de 10 edições de sucesso em 2013 e com uma Agenda PARAR desenhada especialmente para 2014, a Conferência Global PARAR está chegando para reunir grandes nomes, aprofundar grandes questões, encontrar soluções e profissionalizar gestores para que implantem programas globais de sucesso. Os profissionais frotistas encontrarão dois dias de intenso aprendizado e networking, conhecendo os responsáveis por cases mundiais de sucesso, além de conteúdos enriquecedores sobre gestão de frotas eficaz, otimização, produtividade, tecnologia, política de frotas, responsabilidade social e jurídica de empresa frotistas, e muito mais! Esses temas e muitos outros estarão no programa da Conferência Global PARAR. Você não perde por esperar! PENSANDO ALTERNATIVAS RESPONSÁVEIS ADMINISTRANDO FROTAS COM RESULTADO

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES:

43 3315.9588, parar@portalparar.com.br

P.A.R.A.R. MAGAZINE - 1a edição  

PARAR Magazine é uma publicação oficial do PARAR – Pensando Alternativas Responsáveis, Administrando Frotas com Resultado. Publicação gratui...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you