Issuu on Google+

ano 05 • número 11 janeiro a abril de 2010

você

Mais tempo para

Viver com a comodidade de ter tudo perto e mais tempo para relaxar. Tudo isso é possível nos condomínios mixed use, que privilegiam a sinergia das áreas residencial e de comércio e serviços.

Experiências

Fim de semana de sonhos

Destemperados

Rio de Janeiro: cidade deliciosa

Personalização

Ambiente fascinante


índice Foto: @istockphoto.com / LajosRepasi

4

10 10 14 22 26 30 34

14

Cliente

Arte de imaginar, de planejar, de viver

36

Personalização

40

Ponta da Figueira

44

Centro Logístico Araucária

46

Notas

50

Obras

Ambiente fascinante

Capa

Comodidade que traz qualidade de vida Luxo de viver às margens do Guaíba

Experiências

Fim de semana de sonhos

Destemperados

Centro Logístico é excelente opção de investimento

Cidade Deliciosa

Veículos

Melnick Even traz produtos inovadores e adota ações de responsabilidade social

A primeira lancha a gente nunca esquece Confira o andamento das obras

Leitura

Lançamento de livros

Foto: Fibrafort / Divulgação

30

Imagem ilustrativa

40


7

editorial

Novos

horizontes Esta primeira edição de 2010 da Magazine marca não apenas um novo ano, mas uma nova fase. Trazemos uma revista totalmente reformulada, maior, com temas variados e com mais qualidade, que retrata com fidelidade a nova fase da Melnick Even. Em plena expansão, a empresa está diversificando seus produtos e ampliando a atuação para novos públicos. A expertise que conquistamos com a liderança no alto padrão nos possibilita trazer ao mercado produtos cada vez mais inovadores, exclusivos e sofisticados, como o Ponta da Figueira, o inigualável residencial com canais navegáveis, praia particular e uma vista espetacular da cidade de Porto Alegre. Nos segmentos emergentes o ineditismo se mantém. O sucesso de vendas do Vida Viva Clube Iguatemi comprova que estamos no caminho certo. A proposta de aliar a moradia a um complexo de lazer e a uma localização privilegiada foi muito bem recebida e já estamos preparando o lançamento do Vida Viva Clube Moinho. Mas não paramos por aqui. Em breve, será lançada a linha HOM (Home, Office e Mall), alinhada ao conceito de mixed use de agregar residencial, lojas e serviços. É a Melnick Even antecipando tendências de moradia e urbanismo. Esses são apenas alguns exemplos do que temos a oferecer ao mercado. Nosso crescimento é sustentável e em volume significativo e, para os próximos anos, as perspectivas são ainda mais promissoras. Envie sugestões e/ou críticas para o email magazine@melnickeven.com.br. Boa leitura! Juliano Melnick

Rua Carlos Trein Filho, 551 Fone: (51) 3016.9000 - www.melnickeven.com.br

A Magazine é uma publicação da Interna Projetos Editoriais, sob licença da Melnick Even Incorporações e Construções S.A. As opiniões, entrevistas, artigos e colunas assinadas são de inteira responsabilidade dos autores. É vedada a reprodução total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização e sem citação da fonte. Diretor Juliano Melnick Gerente de Marketing Andrea Teixeira Projeto Gráfico,Redação e Publicidade

(51) 3019-5643 www.interna.com.br interna@interna.com.br Av. Iguaçu, 485 / 302 - Petrópolis Porto Alegre - RS

Editor Renato Delfino Rodrigues Diretora Comercial Andréia Cardoso Jornalista Responsável Karen Viscardi -MTb/RS 8.633 Textos Cristine Pires - MTb/RS 7.847 Marco A. Schuster - MTb/RS 4.116 Revisão Maria da Graça Sanseverino Foto de Capa ©istockphoto.com/LajosRepasi Impressão Gráfica Coan - 3.000 exemplares


10

cliente


Arte de imaginar,

de planejar, de viver Todas as noites, Gustavo Echel e Cíntia Lantmann Echel planejam sonhos conjuntos: os filhos que vão ter a partir de 2011, as partidas de tênis que vão jogar, os churrascos que vão assar no novo apartamento do Arte, o prédio de alto padrão que a Melnick está construindo no bairro Petrópolis, em Porto Alegre.

“Vimos cinco empreendimentos. O Arte tinha a melhor planta e diferenciais decisivos.”

Ele é administrador de empresas; ela é dentista. “Ele é de Virgem e eu sou de Peixes, somos muito detalhistas”, diz Cíntia. Detalhistas e ágeis: começaram a namorar em 2008, em 19 de março de 2009 noivaram e, no dia seguinte, conta ele, “eu fui no Juvenil reservar o salão para a festa de casamento”. É lá que Gustavo joga tênis regularmente. Cíntia participa de várias corridas que são promovidas em Porto Alegre nos finais de semana e pratica numa esteira em casa, mas agora está aprendendo a jogar tênis. Duas semanas antes de casar, compraram o apartamento na planta e um carro. Como ele trabalha na Cia. Nacional do Aço, representante exclusiva da ArcelorMittal no Estado, sabia quais eram as melhores construtoras da capital: “São poucas, uma é a Melnick. Vimos cinco empreendimentos. O Arte tinha a melhor planta e diferenciais decisivos”. Quadra de tênis, piscinas, playground e segurança são alguns desses diferenciais. “É impressionante o treinamento dos profissionais da empresa, desde o Milton Melnick até o pessoal da obra. Todos são muito atenciosos, educados e agem com simplicidade”. “Passamos horas em cima das plantas, já nos sentindo dentro da nova casa, pensando o que iremos querer quando estivermos lá”, conta Gustavo. Aumentaram o tamanho de um quarto, transformaram a dependência de empregada em escritório, já pensando nos filhos, colocaram piso aquecido nos banheiros, enfim, personalizaram tudo. “Fiz todas as trocas agora, para não precisar abrir paredes depois”, explica Cíntia. Gustavo colocou 14 caixas de som na sala e na sacada, TV e som no banheiro, para acompanhar as notícias já ao se levantar, às 6h30min. Ao lado da churrasqueira, além de uma TV, haverá uma geladeira especial, com porta de vidro e temperatura regulável: “Assim, não preciso ficar controlando a cerveja no freezer e me preocupo só em receber os amigos”.


capa Imagine morar em um lugar que tenha ao redor os serviços e lojas que facilitam o dia a dia e que permitam aproveitar melhor o tempo com a família. Isso tudo é possível através do conceito mixed use, que traz uma sinergia entre residencial, comercial e serviços.

Comodidade que traz qualidade de vida

Foto: @istockphoto.com / Lise Gagne

14


Fotos: @istockphoto.com / LajosRepasi

Viver em um condomínio com todo o conforto e sofisticação e ter as facilidades de uma estrutura de comércio, lazer e serviços. Um lugar que traga facilidades para os moradores, permitindo mais tempo para curtir a família. Essa é a proposta do mixed use – traduzindo: uso misto, que agrega em um empreendimento as áreas residencial, comercial e de serviços e vem atender a uma questão básica das grandes cidades, que é a de melhorar a qualidade de vida das pessoas. O conceito de arquitetura começou nos Estados Unidos há pelo menos uma década e já está consolidado em cidades como Nova Iorque, Miami e Chicago e até no outro lado do mundo, como em Dubai, nos Emirados Árabes. No Brasil tem despontado como uma forte tendência. Ao aproximar as áreas residencial e comercial, o acesso a produtos e serviços fica mais fácil e se estimula a vida nos bairros – dia e noite. Afinal, na correria da vida moderna, quem não gostaria de morar contando com as facilidades de serviços e do comércio? E qual lojista ou profissional liberal não desejaria ter um público garantido nas proximidades de seu negócio? A sinergia proposta pelo uso diverso em um único espaço atende a todas essas demandas.

“É uma realidade que se criou a partir da necessidade das pessoas”, explica o diretor comercial da Melnick Even, Juliano Melnick. Ele destaca que os moradores, mesmo que trabalhem em outros locais, têm na vizinhança facilidades que prédios tradicionais não oferecem, como dentista, médico, academia e locadora. O fato de ter um prédio residencial agregado ao lado de um comercial e de serviços gera um fluxo de pessoas e uma interação vantajosa para todos. “Cria o ganha-ganha para todos, pois o mixed use deixa o bairro com vida o tempo todo”, afirma Melnick. Em áreas eminentemente comerciais, geralmente à noite e durante os finais de semana, as ruas são desertas. Nos locais em que predominam residências, o fluxo de pessoas durante o dia diminui, os adultos vão para o trabalho, as crianças para a escola, reduzindo a circulação. Com a instalação de lojas e restaurantes, há mais pessoas nas ruas.

Estrutura de serviços traz conforto ao dia a dia

“A miscigenação de uso traz vida permanente”, observa o arquiteto Pedro Gabriel, citando o Moinhos de Vento como exemplo de bairro que se revitalizou a partir da atividade comercial e que hoje volta a estimular o uso residencial. Ele lembra que antes as charmosas ruas do bairro ficavam inativas durante o dia, mas que hoje nelas circulam milhares de pessoas.


Fotos: @istockphoto.com / LajosRepasi Imagens ilustrativas / divulgação Even

Profissionais têm na vizinhança potenciais clientes

Solução para as cidades

Foto: @istockphoto.com / Lise Gagne

Sohoffice e Tribeca criam convergência entre o trabalho e a moradia

Os projetos que congregam e propõem o uso diverso de um condomínio trazem ao mesmo tempo bem-estar para quem reside, pois colocam a poucos metros de sua casa uma série de facilidades, e geram demanda na vizinhança para quem quer vender ou oferecer serviços. O mixed use vem amenizar alguns dos problemas dos grandes centros urbanos, como o congestionamento no trânsito, o grande número de automóveis circulando e poluindo, a pouca oferta de vagas de estacionamento, a falta de tempo e a insegurança. “Traz o clima das pequenas e médias cidades para os centros urbanos”, afirma Juliano Melnick. “Existe uma tendência de morar próximo ao trabalho”, avalia o diretor de incorporação da Even, João Azevedo. A Even adotou esse conceito em São Paulo. Recentemente, lançou o Tribeca e o Sohoffice, mixed use que respeita o individualismo dos prédios residencial e comercial. As duas torres ficam no mesmo terreno, mas não têm ligação, nem acesso pelo subsolo. “São células seguras”, garante o diretor de incorporação. Outro empreendimento, o Everyday, também adota a proposta de uso misto e foi lançado pela empresa em 2008, na cidade paulista de Guarulhos.


O Everyday traz uma área de lazer para agradar a toda a família e é uma exigência do consumidor brasileiro. “Enquanto nos Estados Unidos a proximidade com uma área comercial é mais valorizada que uma infraestrutura de entretenimento, no Brasil, o lazer vem antes do comércio na hora de decidir onde morar”, conta Azevedo. “É uma operação que cria sinergia para melhorar resultados”, ressalta Pedro Gabriel, responsável pelo projeto do Parigi, que contempla um prédio residencial com mall de salas no térreo. De acordo com o arquiteto, a utilização mista, que já foi vista com receio por parte dos arquitetos, avaliada como um “equívoco de mercado”, hoje ganha um novo significado pela exigência de mobilidade das pessoas. “É uma grande vantagem trabalhar e morar ao lado”, defende, explicando que essa premissa é ainda mais vantajosa se considerarmos o crescimento do número de carros nas ruas e o consequente aumento de congestionamentos.

Foto: Melnick Even / Divulgação

Outro aspecto importante para Pedro Gabriel é a diluição dos riscos, uma vez que o empreendimento não fica concentrado em um único produto – apartamento ou sala comercial ou loja.

PARIGI UNE RESIDENCIAL E COMERCIAL EM UMA MESMA TORRE


Imagem ilustrativa

Melnick Even lançará o HOM, uma linha de produtos no conceito mixed use

Foto: @istockphoto.com / Lise Gagne

Conceito veio para ficar Os projetos mixed use são um conceito que veio para ficar. Mais do que conceito, são uma necessidade para melhorar a mobilidade urbana. “Em termos urbanos, o uso misto é muito bom”, explica Pedro Gabriel, destacando os diversos perfis de empreendimento deste conceito. Além de empreendimentos com torres independentes, é possível agregar, em um único prédio, apartamentos e salas, em uma solução vertical. “Quanto maior o centro, mais forte é o conceito”, observa o arquiteto. Hoje, Porto Alegre começa a adotar o uso misto e antecipa uma necessidade que será mais forte em cinco ou dez anos. É a cidade se preparando para o futuro.


Foto: @istockphoto.com / diego cervo

Foto: @istockphoto.com / londoneye

No Rio Grande do Sul, a Melnick Even trará ao mercado a linha Home Office Mall (HOM). O empreendimento que agrega todas as características de mixed use, com torre residencial e de lojas e serviços, se localizará na Av. João Wallig, vizinho aos shoppings Bourbon Country e Iguatemi.

Segurança em lojas e conveniência na porta de casa


22

experiências

Fotos: Alessandro Batistessa / Divulgação

Fim de semana de

sonhos

Já pensou em passar um fim de semana mágico em um dos ícones da hotelaria mundial? O Copacabana Palace está mais acessível do que se imagina. Uma série de facilidades foi criada para conquistar a preferência de quem quer se dar um agrado ou surpreender alguém especial. Motivos não faltam para escolher o roteiro mágico do Rio de Janeiro usufruindo de um serviço de primeiro mundo.


O Copacabana Palace é destaque pela excelência no atendimento. Há mimos para os hóspedes, como protetor solar e toalhas na piscina, entregues por funcionários educados e simpáticos. No verão, distribuem toalhinhas úmidas para refrescar e noisettes de frutas. E um charme à parte: uma carrocinha de sorvetes, fabricados pelo chef Francesco Carli no próprio hotel, fica estacionada à beira da piscina. O clima familiar é um dos principais motivos para a volta de turistas nacionais e estrangeiros. Os clientes são chamados pelo nome e têm suas preferências e datas especiais registradas para que possam ser lembradas da melhor maneira possível. Isso sem falar da conveniência: lá é possível encontrar cabeleireiro, florista, butique, fitness center, massagistas e outros serviços de qualidade, além de um spa próprio, inaugurado em 2007. Há ainda os famosos restaurantes Cipriani e Pérgula, além do Bar do Copa, inaugurado em fevereiro. O hotel tem também serviço de praia e personal trainer, que pode acompanhar o hóspede na academia, na quadra de tênis ou ainda em corridas no calçadão ou na areia. Foto: Mr. Aszman / Divulgação


Fotos: Alessandro Batistessa / Divulgação

Restaurante pérgula, palco do famoso brunch dominical

cipriani, um dos melhores restaurantes do rio com culinária do norte da itália

Outro destaque é o famoso brunch, servido aos domingos em estilo buffet no restaurante Pérgula, com uma variedade de pratos. Além da torta de brie com damasco, o chef executivo Francesco Carli apresenta as estações de camarões e massas, fabricadas na cozinha do Copa, sob sua supervisão, com uma seleção de cerca de cinco pratos diferentes para cada parada. Há também pães, produzidos na boulangerie do hotel, frios, queijos, dez tipos de saladas, pratos quentes variados e sobremesas. Cada visitante ganha uma taça de espumante nacional.

Pacote Palace Express Contempla qualquer dia da semana ou do final de semana, com direito a um delicioso café da manhã e almoço servido em estilo buffet no restaurante Pérgula. Tudo isso com tarifas a partir de R$ 853,00 por apartamento. Foto: Genius Loci / Divulgação

apartamentos e suítes com vista para a cidade, para o mar ou para piscina

O Spa oferece um extenso menu de serviços que inclui tratamentos Shiseido, Decleor e Natura

Passagens aéreas As passagens aéreas pela Gol variam conforme data e horário. O roteiro Porto Alegre-Rio pode ser comprado por valores que variam de R$ 229,00 a R$ 569,00. As mesmas tarifas valem para o retorno.


DICAS imperdíveis Fotos: Divulgação

Toca do Vinícius Uma livraria em homenagem ao poeta. Além de livros, você pode comprar souvenirs, conhecer a história da Bossa Nova e até assistir shows públicos na “Calçada da Fama” de Ipanema. Onde fica: Rua Vinícius de Moraes, 129 C Ipanema - Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2247.5227 Site: www.tocadovinicius.com.br Blog: http://blogdatocadovinicius.blogspot.com

Vista Chinesa Mirante em estilo oriental a 380m de altura. Uma das vistas mais bonitas da cidade, tendo o Cristo, a Lagoa, o Pão de Açúcar e as praias da Zona Sul como pano de fundo. Onde fica: Parque Nacional da Tijuca Estrada da Vista Chinesa - Alto da Boa Vista Rio de Janeiro. Telefones: (21) 2492-2252 / (21) 2492-5407

Pink Fleet Passear pela Baía de Guanabara a bordo de um luxuoso barco é a mais nova opção de lazer para cariocas e turistas. Onde fica: Av. Infante Dom Henrique s/nº, loja 2 - Flamengo - Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2555-4063 Site: www.pinkfleet.com.br

Voo duplo de asa-delta Com pilotos credenciados e experientes, a aventura dura entre 10 e 15 minutos e revela vistas panorâmicas de Ipanema, Lagoa, Barra da Tijuca, Baía de Guanabara, Pão de Açúcar e Cristo Redentor. . Onde fica: Estrada das Canoas, 722 / 109 São Conrado - Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3322-2286 Site: www.riosuperfly.com.br


26

Por Diogo Carvalho, Diego Fabris e Lela Zaniol - Os Destemperados

Cidade Deliciosa

O Rio de Janeiro é mais do que uma cidade maravilhosa. Tudo bem que seus atributos naturais, apesar de superbatidos, jamais cansam aos olhos, mas precisamos observar esse paraíso de uma outra forma: sua farta gastronomia e fácil acesso às mais variadas culinárias do Brasil e do mundo.

Um dos lugares que talvez retrate a Cidade Maravilhosa é o Aprazível, um restaurante que, além de ser cinematográfico e apaixonante, ainda privilegia a cozinha brasileira genuína e artesanal. Está situado justamente num dos bairros mais bucólicos e históricos, Santa Teresa, região onde ainda é possível deparar-se com um antigo bonde circulando por suas ruelas sinuosas e que ostenta uma atmosfera cada vez mais interessante, pois foi adotada por artistas das mais diversas áreas que acabaram resgatando toda essa história. palafita aprazível com a baía de guanabara ao fundo

Não importa muito o horário de chegada, desde que você suba o morro ainda durante o dia para dar atenção aos detalhes mais poéticos de toda essa experiência. Chegando lá, caminhe por todos os ambientes do Aprazível para reconhecer o território e ficar completamente em dúvida de onde sentar-se. Mas como estamos aqui para facilitar as coisas, faça o seguinte: escolha uma das mesas de frente para a Baía, aprecie o pôr do sol tomando uma deliciosa caipirinha (seja ela a Caipimentha, com pedaços de abacaxi e hortelã, a Limeiríssima, com lima-da-pérsia ou qualquer outra à sua escolha) e, em seguida, mude-se para uma das mesas externas com ar de “palafita”.

limeiríssima, uma caipirinha de lima-da-pérsia

Na noite em que estivemos por lá, as opções foram o peixe da costa do Maranhão ao molho de laranja, com arroz de coco, castanha-de-caju e banana-da-terra assada, e a paleta de cordeiro assada no sal grosso, com canjiquinha mineira e batata-doce crocante.

sorvete de castanha-dopará com doce de cupuaçu

As opções de sobremesa são igualmente extasiantes e com aquele ar de infância. Mas como infelizmente não dá pra comer tudo, provamos somente o sorvete de castanha-do-pará com doce de cupuaçu e uma variedade de doces mineiros da Serra da Canastra.


Fotos: Arquivo Destemperados

bar da entrada do restaurante

Seguindo no mesmo nível de excelência e ineditismo, o Roberta Sudbrack também nos faz perder a noção do tempo. Pilotado pela própria chef Roberta Sudbrack, gaúchíssima que, após comandar a cozinha do Palácio da Alvorada na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ganhou o Brasil e o mundo com seu jeito simples de ser e sua técnica apuradíssima, que privilegia elementos básicos e triviais da cozinha brasileira, capazes de influenciar o cardápio, que é definido dia a dia e baseia-se no que o mercado ou o mar lhe trazem de melhor. Essas características foram suficientes para concederem-lhe o prêmio de “chef do ano” por inúmeros veículos nacionais e de “um dos melhores restaurantes do mundo” pela classuda Food&Wine. O esquema no Roberta é o menu degustação. E existem quatro opções: uma com cinco pratos, uma com nove, depois o especial (que na ocasião levava esse título de “especial” por ser trufado) com cinco ou nove pratos.

polentinha com foie gras

Por mais chocante que seja isso, nossa experiência por lá não teve um ponto alto, não. Ela manteve-se no ponto mais alto das nossas expectativas do primeiro ao último segundo e segue lá em cima até hoje. A começar pela recepção e ambiente agradabilíssimo, com uma seleção musical invejável. Mas logo após nos acomodarmos confortavelmente, desembarca à mesa um pan com tomate, gema e jamón. Coloque-o na boca de uma só vez e estoure de emoção junto com ele.

porquinho de leite assado em baixa temperatura caseira

Passo seguinte, fomos apresentados a um lagostim em lâminas de chuchu e leite de amendoim. O que dizer então sobre o pargo em vinagrete crocante com maxixe? Nada, porque falar de boca cheia é deselegante. Agora, se a perfeição existe, ela atende pelo nome de ravióli de abobrinha defumada, sementes e peperoncino. Se você não tocar nas nuvens neste momento, tocará então com o porquinho de leite assado em baixa temperatura, com batatinhas croustillante. Se praticamente não há como decidir-se pelo prato mais inebriante, pior ainda deparar-se com esse mesmo dilema na hora da sobremesa. São vários os protagonistas: desde o sorbet caseiro de goiaba do pé do vizinho, passando pelo canelone de maçã com farinha de pistache, chegando ao indescritível consomé de chocolate amargo, pele de leite e rapadura e finalizando com delicados brigadeirinhos de colher. Pode ser mais apaixonante do que isso? Difícil.

brigadeirinhos de colher


veículos Foto: Fibrafort / Divulgação

30

lancha A primeira

a gente nunca esquece

Para fugir da rotina e sentir as boas sensações de navegar em finais de semana, férias e até quando se resolve relaxar num dia útil, muita gente está aderindo à navegação e comprando sua primeira lancha. É muito fácil aprender a pilotar, mas é recomendável obter uma habilitação, chamada Arrais Amador, junto à Marinha. “O ideal é frequentar um curso, mas com um bom instrutor e algumas horas de prática orientada se aprende”, diz Rogério Schröder, diretor da Motoryama. Ele constata que o interesse pela navegação no Guaíba tem aumentado: “Antes, as pessoas compravam lanchas pequenas, de proa aberta. Em um ano se arrependiam e trocavam por maiores”, conta Rogério. Agora, os modelos mais procurados são os que têm mais de 20 pés de comprimento e com proa fechada, mais recomendados ao clima gaúcho e ao Guaíba. Com isso, as pessoas estão aproveitando novos passeios: “Estão descobrindo lugares fantásticos no nosso rio, que tem muita beleza a ser explorada”, afirma. Os preços partem de R$ 80 mil, mas variam conforme a preferência do comprador; afinal, lanchas são tão personalizáveis como apartamentos. De fábrica, vêm apenas o casco e alguns itens de série. Até o motor pode ser escolhido pelo comprador. De popa, aquele que fica aparecendo na parte traseira, ou de centro-rabeta , escondido embaixo da embarcação. Os nomes das lanchas normalmente são acompanhados de números, que indicam o comprimento. Assim, uma lancha 200 quer dizer que tem 20 pés, uma 215, quer dizer que tem 21,5 pés. A seguir, algumas sugestões para você que quer investir na sua primeira lancha com medidas entre 20 e 24 pés.

FOCKER 215i O mais procurado atualmente, em Porto Alegre, tanto pelo tamanho, quanto pela navegabilidade pelo Guaíba. A Focker foi desenvolvida para utilizar motores centro-rabeta a diesel ou a gasolina, tem bancos giratórios e minicozinha.

Ficha técnica Fabricante: Fibrafort Comprimento: 7m Calado: 0,36m Peso: 1.027 kg Capacidade de passageiros: 7


Foto: Lanchas Millenium / Divulgação

MILLENIUM 240 CAB As lanchas do Estaleiro Allfibras caracterizam-se por conjugarem inovação com qualidade. A Millenium 240 CAB é uma lancha cabinada, motor centro-rabeta, ágil e confortável.

Ficha técnica

Foto: FS Yachts / Divulgação

Fabricante: Allfibras Comprimento: 7,15m Calado: 0,40m Peso: 1.100kg Capacidade de passageiros: 8

SCAPPARE 230 Pioneira no segmento de pequenas lanchas com motorização centro-rabeta, a FS 230 demonstra uma presença soberana entre as embarcações de sua categoria.

Ficha técnica Comprimento: 7,10m Boca: 2,50m Calado: 0,40m Peso: 880kg Capacidade de passageiros : 8


34

leitura

Páginas de paixão pela vida Bons livros sempre encontram espaço em nossas prateleiras. É o caso dos três lançamentos deste ano que apresentamos nesta edição. São preciosidades de gêneros diferentes mas com tanta qualidade que garantem ótimos momentos ao leitor de bom gosto.

501 Grandes Escritores

Diários do Vampiro 3 – A Fúria

A Única Certeza da Vida é que Um Dia Você Vai Morrer

Julian Patrick Editora Sextante, 640 páginas

L. J. Smith Editora Galera Record, 240 páginas

David Shields Editora Intrínseca, 272 páginas

Se é difícil ler tudo dos maiores escritores do mundo, pelo menos podemos saber alguma coisa de cada um deles num livro. “501 Grandes Escritores” é uma coletânea com avaliação crítica de grandes obras internacionais em diferentes gêneros e épocas, desde o grego Homero até os escritores atuais. Os critérios de seleção foram: reconhecimento de público e crítica, originalidade e influência intelectual. Nesta edição foram inseridos 24 autores brasileiros, além dos três que já apareciam na edição inglesa.

Terceiro livro da série “Diários do Vampiro”. Os irmãos Damon e Stefan Salvatore foram condenados a atravessar gerações como mortosvivos. Apesar de inimigos entre si, são obrigados a unirem-se para enfrentar um caça-fantasma que chega à cidade. O suspense aumenta a cada página: a jovem Elena Gilbert é encontrada morta à beira do rio, mas um estranho e perigoso poder a conduzirá a um novo mundo. A série de TV Diários do Vampiro é baseada nesses livros.

Um dia o autor, David Shields, disse ao seu pai, um otimista de enorme vitalidade aos 97 anos, que era preciso aceitar a morte. E o pai respondeu: “Aceite a vida”. A resposta e a disposição do velho motivaram o autor a fazer pesquisas e escrever um livro estimulante e otimista sobre nossas fragilidades humanas e as maravilhas da vida. O coquetel integra biologia, humor, filosofia, física, cultura, história e resulta num texto surpreendente a cada página retratando três gerações de uma família.

Mais vendidos Ficção

Não-ficção

O Símbolo Perdido Dan Brown, Editora Sextante

Comer, Rezar, Amar Elizabeth Gilbert, Editora Objetiva

A Cabana William P.Young, Editora Sextante

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil Leandro Narloch, Editora Leya Brasil

O Ladrão de Raios Rick Riordan, Editora Intrínseca

Criação Imperfeita Marcelo Gleiser, Editora Record

Mar de Monstros Rick Riordan, Editora Intrínseca

A Longa Marcha dos Grilos Canibais Fernando Reinach, Companhia das Letras

Fontes (sites): Revista Veja, Lojas Americanas, Fnac, Livrarias Saraiva, Livraria Cultura, Siciliano, Submarino


36

personalização

Ambiente

fascinante Um apartamento agradĂĄvel, com o forro do quarto de cada filho imitando um cĂŠu estrelado, uma sala para receber amigos, outra de jantar, trocar o piso dos banheiros, mudar o lavabo e o hall de entrada.


Fotos: Diego Larré

A arquiteta Cássia Kroeff ousou quando apresentou essas ideias ao marido, o advogado Marcelo Kroeff, e ao Personal System da Melnick. Eram modificações no apartamento que eles compraram no Fascino, na planta. “A criatividade de Cássia trouxe alguns desafios para a obra”, conta Karine Hoffmann, arquiteta do Personal System, “como a preparação do forro para receber futuramente um espelho, portas com negativos vazados, fibra ótica no quarto dos filhos e outras situações que, várias visitas à obra e com o auxílio da engª. Rosana Paiva, foram possíveis de executar”. Sócia do escritório de Raul Pêgas, Cássia conhece o mercado e ficou encantada com o atendimento: “O Personal System é maravilhoso. Todas as modificações foram aceitas e feitas pela Melnick. Ficou exatamente como eu queria”.


Os quartos foram personalizados, como o das crianças, que recebeu fibra ótica

O Personal System tem dois modelos. Um para prédios com mais de três apartamentos por andar, chamado “prédefinido”, no qual o comprador tem três opções de personalização e define suas escolhas numa reunião. O sistema “pós-definido” é para prédios de um ou dois apartamentos por andar. Após comprar o imóvel, o proprietário é convidado a fazer sua personalização. “É importante a contratação de um arquiteto que ficará responsável pela entrega das modificações à construtora”, alerta Karine Hoffmann. Cássia Kroeff concorda: “O arquiteto é bem mais tolerante às mudanças e aos custos. Eu sempre digo aos meus clientes quanto eles vão gastar”.


A proprietária, arquiteta Cássia Kroeff, solicitou a troca do piso da cozinha e o closet integrado à suíte do casal, que ganhou um banheiro maior

Ela aproveitou a ampla sala do Fascino para criar um novo espaço, onde os filhos Daniel e Maria Eduarda brincam. Na sala de jantar, colocou espelhos no teto, “para dar a sensação de pé-direito mais alto”. Mudou piso e revestimentos da cozinha. Transformou um quarto em closet integrado à suíte do casal, que ficou com banheiro maior, com dois chuveiros e uma banheira de hidromassagem. Karina Hoffmann diz que “o casal Kroeff comprou o apartamento na fase inicial da obra, o que permitiu personalizar todo o apartamento, desde as alvenarias até a pintura final”. Essa é outra das vantagens de comprar o imóvel no lançamento ou no início da construção: fazer as modificações desejadas antes das paredes erguidas. Cássia garante que vale o investimento: “Pretendemos que essa seja nossa casa definitiva. Eu adoro, é um cartão de visitas. Trazemos amigos para jantares seguido”.


40

Ponta da Figueira O luxuoso Ponta da Figueira, único residencial horizontal com canais navegáveis do Sul do Brasil, tem previsão de lançamento neste primeiro semestre.

Luxo de viver às margens do

Guaíba


Imagem ilustrativa


Marina traz charme ao sofisticado residencial

Ideal para quem não dispensa o mais alto padrão e o convívio com a natureza, o condomínio é um sucesso, com quase 100% dos lotes reservados. O empreendimento da Melnick Even conta com marina e o privilegiado morador dos lotes molhados poderá estacionar o barco no pátio da sua casa. O Ponta da Figueira está localizado na Estrada Municipal do Conde, em Eldorado do Sul, a apenas 18 minutos do bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Foi inspirado nos charmosos empreendimentos norte-americanos e europeus de bairros planejados. São 2,5km de canais navegáveis, no interior do condomínio, mais 6km no canal externo. Possui praia artificial onde a piscina têm borda infinita e vista para o Guaíba. A área de lazer conta ainda com quadras de tênis e de paddle, quadra de futebol e poliesportiva, quiosques para churrasco, salão de festas infantil e playgrounds para crianças, sendo 22,5 mil metros quadrados de praças.


Imagens ilustrativas

Piscina integra o lazer à natureza

No residencial, além da integração com a natureza, os moradores terão as facilidades de loja de conveniência, home office, estética, marina e serviço pay-per-use. A infraestrutura terá também brinquedoteca, salão de jogos, lounge com bar, restaurante, sauna seca e úmida, spa, piscina coberta com raia semiolímpica, boate, salão de festas, fitness e área de ginástica. A beleza do Ponta da Figueira será mantida com a instalação das redes, inclusive a elétrica, 100% subterrâneas. A segurança foi pensada em detalhes. Cerca eletrônica, sensores e câmeras, controle de acesso de veículos por sensor, cancelas automatizadas, circuito fechado de tv e sistema de alarme com sensores garantem a proteção das famílias. A área total é de 444 mil metros quadrados, ao lado de 230 mil metros quadrados de área preservada e 305 lotes com m��nimo de 600 metros quadrados. Outro benefício ambiental será a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto que irá atender a 7 mil pessoas do empreendimento e do bairro Sans Souci.


44

Centro Logístico Araucária

Centro Logístico é excelente opção de

investimento O Centro Logístico Araucária, construção da Eixo-M, é uma excelente opção de investimento, seja para quem pretende instalar um negócio ou para quem busca uma fonte de renda. Com previsão de entrega para novembro de 2010, possui apenas quatro das 18 unidades disponíveis para venda. A obra é financiada pela Caixa Econômica Federal. Assim, o comprador final pode se beneficiar e solicitar o crédito na instituição financeira e desembolsar mensalmente pela aquisição quase o mesmo valor que pagaria em uma locação. O Araucária é mais do que um Centro Logístico. Possui as vantagens tradicionais desse tipo de empreendimento, como segurança 24 horas, controle de acesso, área interna flexível, redução dos custos de manutenção de áreas como refeitório, auditório e portaria e consequente minimização dos custos finais dos produtos. Mas vai além. Está instalado em um ponto estratégico para o Mercosul, na Avenida dos Estados, 2390, na região com a segunda rodovia mais movimentada do País.


Imagem ilustrativa

Lojas e estacionamento independentes garantem segurança do condomínio

Entre os diferenciais para o investidor está a proximidade com todos os meios de escoamento de cargas possíveis: aéreo, rodoviário e fluvial e a ampliação das pistas do aeroporto, viabilizando a internacionalização das cargas a partir de Porto Alegre. O condomínio fechado de galpões industriais conta com 1,2 mil metros quadrados e traz uma área comum segura com portaria com guarita blindada e, na área externa, estacionamento para visitantes com 79 vagas, independente das atividades do Centro Logístico. Os galpões têm piso estruturado e pé-direito de 10 metros de altura, doca elevada e coberta. Cada galpão possui uma loja na frente que pode servir de showroom. O Araucária conta ainda com restaurante industrial para 48 pessoas reversível em auditório, recepção e sala da administradora, sala de treinamentos para 20 pessoas e opção entre cozinha e área de descanso/lazer. O Centro Logístico soluciona dois desafios dos empresários, que são a busca de alternativas para o armazenamento e distribuição de produtos, itens fundamentais ao bom atendimento ao cliente, mas que não agregam valor, e o crescimento dos custos de segurança e manutenção dos depósitos de armazenagem.


notas

Imagem ilustrativa

46

Residência, comércio e serviços juntos A Melnick Even mais uma vez se destaca ao preparar uma nova linha de produtos no segmento imobiliário gaúcho. Vem aí a Linha HOM (Home Office Mall), formatada dentro do conceito de mixed use. O projeto privilegia a segurança e facilita o acesso a serviços e compras por agregar, em um único empreendimento, torre residencial, comercial e de serviços. O primeiro lançamento da linha HOM será na Av. João Wallig. O hall de entrada da torre residencial privilegia um pé-direito triplo, com vista para o Country Club. Localizado junto à Praça Gastão dos Santos, está inserido em uma área de 4 mil m². Serão 48 apartamentos, de dois e três dormitórios, entre 67 e 85m² e uma ou duas vagas de garagem. A infraestrutura de lazer conta com piscina, salão de festas, fitness, brinquedoteca e playground. A torre comercial terá 120 salas a partir de 28m², cada uma com uma vaga de garagem. Para atender à torre comercial, há um estacionamento rotativo, que pode servir aos visitantes do prédio residencial ou comercial. De acordo com o diretor comercial da Melnick Even, Juliano Melnick, as salas são uma excelente opção de investimento, com valores competitivos.


Imagens ilustrativas

Condomínio conta com complexo de lazer de clube

Empreendimento para surpreender o mercado A Melnick Even lançará um produto que vai surpreender o mercado. O segundo empreendimento da linha Vida Viva está situado próximo ao clube Sogipa e ao charmoso bairro Moinhos de Vento. É o Vida Viva Clube Moinho, um lugar perfeito para quem busca localização e lazer. Inteligente e bem resolvido, o Vida Viva Clube Moinho se adapta ao estilo de vida de quem busca o primeiro imóvel. É ideal para jovens e famílias que valorizam a praticidade de morar próximo de todos os recursos comerciais e de serviços, ao mesmo tempo em que privilegiam o bem-estar no dia a dia. São duas torres com apartamentos de dois e três dormitórios, todos com churrasqueira, de 59m² e 72m², uma ou duas vagas de garagem. A infraestrutura é digna de um clube, ao mesmo tempo em que privilegia um condomínio otimizado. O Vida Viva Clube Moinho oferece, entre outras opções de diversão, piscinas adulto e infantil, deque molhado, salão de jogos, salão de festas, fitness, quiosques com churrasqueiras, brinquedoteca e playground.


Imagens ilustrativas

Vida Viva Clube Iguatemi supera expectativas O sucesso de vendas do primeiro empreendimento da linha Vida Viva, o Clube Iguatemi, demonstra o acerto da Melnick Even em formatar um empreendimento focado na classe emergente, com localização privilegiada e infraestrutura de clube. “Superou todas as expectativas”, comemora o diretor comercial, Juliano Melnick. Em apenas 22 dias, depois de aprovado o registro de incorporação, foram comercializadas 90 unidades da primeira das duas torres do Vida Viva Clube Iguatemi. Neste ano, somando-se à segunda torre, foram vendidas 169 unidades de um total de 278 apartamentos. O resultado acima do esperado é creditado a uma série de fatores. “É um produto de qualidade, com preço justo e conta com a credibilidade da construtora e das empresas parceiras de vendas”, considera a coordenadora de lançamentos da Melnick Even, Cláudia Lima. O Clube Iguatemi está inserido em uma área de 13.896m², com apartamentos de dois e três dormitórios com churrasqueira, uma ou duas vagas e uma vista privilegiada da cidade. A apenas três minutos do Shopping Iguatemi, o empreendimento conta com sala de jogos, brinquedoteca, playground, pista de triciclo, quiosque, quadra poliesportiva, salão de festas, piscina infantil, piscina adulto com raia, praça dos aromas, xadrez gigante, cabanas de repouso, deque molhado e fitness. Com plantão de vendas no local, o cliente pode conhecer os apartamentos decorados pelo escritório de arquitetura e interiores Roseli Melnick e planejar seu futuro lar.


Fotos: Melnick Even / Divulgação

Ação divulgou a marca e atraiu potenciais compradores

Alto padrão vai ao shopping A Melnick Even levou seus empreendimentos de luxo para dentro do Shopping Iguatemi. Um showroom instalado ao lado da praça de alimentação mostrou aos visitantes porque a construtora é líder em alto padrão em Porto Alegre. A ação foi um sucesso em contatos e resultou também em vendas efetivas. Foram mais de 1,3 mil atendimentos em apenas 40 dias de exposição, entre os meses de fevereiro e março. “A ação ajuda a divulgar a marca Melnick Even, além de captar potenciais compradores”, comemora o coordenador comercial, Mauro Bing Savino. Segundo ele, o interesse foi expressivo, além dos produtos expostos no showroom.

Foto: Éverton Lucas

Entre os projetos apresentados, a grande sensação foi o inédito Ponta da Figueira Marina, o único residencial horizontal de alto padrão com canais navegáveis do Sul do Brasil. Também chamaram a atenção a contemporaneidade arquitetônica do Casa do Sol, a localização privilegiada nos altos da Bela Vista do Honoré e o Arte Luxury Home Resort, primeiro empreendimento alto padrão com duas torres e uma infraestrutura com quadra de tênis, piscina coberta com raia e mais 23 opções de lazer.

Natal na praça encanta as crianças Mais de 300 crianças se divertiram durante o Natal na Praça da Melnick Even. Alunos da Escola Estadual Hiroshima, crianças da comunidade e filhos de funcionários da empresa lotaram a Praça Bela Vista na sexta edição do evento, realizado em dezembro de 2009. A festa teve como ponto alto a chegada do Papai Noel, que conversou com todos e distribuiu os aguardados presentes. Como é tradição, recreacionistas vestidos com roupas de personagens infantis, como o Ursinho Pooh, Tigrão, Peter Pan, Capitão Gancho e Wendy, animaram a festa com brincadeiras e jogos. Pula-pula, cama elástica, castelo e os brinquedos da praça também fizeram a alegria da criançada. Para recarregar as energias havia cachorro-quente, pipoca, algodão-doce e um delicioso bolo de chocolate, além de refrigerantes.


50

obras

Torre Renoir com laje da cobertura concretada e alvenaria do 2º ao 18º pavimento. A Torre Monet está na laje do 17º pavimento e alvenaria no 13º. Impermeabilização nas cortinas de concreto na Monet e sacadas na Renoir. Instalações hidráulicas e elétricas em andamento. Lareiras e churrasqueiras em instalação. Reboco interno em execução. Instalações de dutos e linhas de cobre do ar condicionado e colocação de contramarcos na fachada.

O trabalho está concentrado na execução das vedações, que são alvenarias estruturais executadas com blocos de concreto. Demais serviços continuam sendo feitos dentro do cronograma previsto. A estrutura pré-moldada será finalizada no próximo mês.

Engº. Renato Schmidt - Responsável Técnico

Eng° João Paulo Maria - Responsável Técnico

Março 2010

Março 2010

Projetos

100%

Projetos

100%

Preparo do terreno

100%

Preparo do terreno

100%

Fundações

100%

Fundações

100%

Estruturas

93%

Estruturas

80%

Vedações

60%

Vedações

10%

Instalações

35%

Instalações

5%

Fachada

0%

Fachada

0%

Acabamento

0%

Acabamento

0%

Cronograma geral

42,15%

Cronograma geral

Engª Rosana Paiva - Responsável Técnica

Estão concluídos as alvenarias e o reboco interno até o 7º pavimento, bem como as instalações hidrossanitárias até o 10º e as instalações elétricas de alvenaria até o 13º. As tubulações de gás e as linhas de cobre para ar condicionado estão executadas até o 15º pavimento. A impermeabilização das sacadas e dos boxes está concluída até o 8º e até o 4º pavimento, respectivamente. Já os dutos para o ar central e exaustões estão prontos até o 4º pavimento. E para dar início ao reboco externo já no próximo mês, montamos os jaús da fachada da frente e da lateral.

35%

Março 2010

Projetos

100%

Preparo do terreno

100%

Fundações

100%

Estruturas

98%

Vedações

93%

Instalações

64%

Fachada

0%

Acabamento

0%

Cronograma geral

44%


Saiu a carta de habite-se do comercial. Em março ocorreram 45% das vistorias com os proprietários das unidades residenciais, que serão entregues em breve. O paisagismo foi finalizado e a sala de fitness está pronta. Neste mês serão concluídas as vistorias e instalada a mobília das áreas de uso comum e terminado o serviço de limpeza fina das peles de vidro e na parte interna da obra para posterior entrega.

A obra continua em fase de execução de estrutura com previsão de término desta fase no mês de agosto. Em março teve início a execução de alvenaria no 4º e no 5º pavimento, acompanhando concomitantemente a tubulação elétrica e rede de colunas e ramais hidráulicos.

Eng° Marciano Silva Junior Responsável Técnico Março 2010

Eng° Fernando Simas Responsável Técnico Março 2010 Projetos

100%

Projetos

100%

Preparo do terreno

100%

Preparo do terreno

100%

Fundações

100%

Fundações

95%

Estruturas

100%

Estruturas

39%

Vedações

100%

Vedações

2%

Instalações

1%

Fachada

0%

Instalações Fachada

99,95% 100%

Acabamento

99,50%

Acabamento

0%

Cronograma geral

98,13%

Cronograma geral

21%

Eng° João Paulo Maria - Responsável Técnico

Março 2010

UniRitter Canoas A obra da UniRitter Canoas encaminha-se para finalização. Atualmente estão sendo realizados diversos acabamentos. A entrega, que será feita por pavimento, já está sendo trabalhada.

Projetos

100%

Preparo do terreno

100%

Fundações

100%

Estruturas

100%

Vedações

100%

Instalações

95%

Fachada

95%

Acabamento

90%

Cronograma geral

95%



Test rage