
2 minute read
INÍCIO DA VIA DE HOMENAGEM A JORGE SAMPAIO
from Newsletter n.º18
by gidip

Redação AEIP
Advertisement
A12 maio, decorreu no auditório da EB Irmãos Passos, a apresentação da “Via Pedagógica Jorge Sampaio”, um projeto inovador idealizado pelos alunos do 3.º Ciclo em Cidadania e Desenvolvimento e em Projeto Criativo, do AEIP Os alunos das EB23 de Custoias e de Guifões fizeram esta primeira apresentação do trabalho desenvolvido, à comunidade escolar designadamente às associações de pais e encarregados de educação, na pesença da presidente e do vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e do vereador da Educação da autarquia.
A apresentação contou ainda com a extraordinária presença do historiador Joel Cleto, que abrilhantou o momento com uma excelente palestra sobre os “Irmãos Passos”, os patronos do agrupamento. Foi um momento de grande aprendizagem para todos os presentes, mas sobretudo um excelente presente para os nossos alunos do 3.º Ciclo.
O projeto nasceu do desafio lançado na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do 3.º Ciclo, com a frase “Não sei o que andas a fazer na escola!”, para desenvolvimento do tema “empreendedorismo”. No seguimento desta ideia, o trabalho culminou na criação da “Via Pedagógica”, para ligar a EB Irmãos Passos à EB de Custoias através de uma linha azul traçada no passeio público, a unir as duas escolas. Essa linha terá pequenos apontamentos sobre alertas para boas práticas ambientais, criados pelos alunos nas aulas de Projeto Criativo e de Cidadania e Desenvolvimento.
A par destes trabalhos, os alunos pesquisaram a História e Património de Guifões e de Custoias, foram ao MUMA e conversaram com os avós sobre o passado. Todas as suas aprendizagens serão colocadas em QrCode em placas ao longo da “Via Pedagógica”, para darem a conhecer à comunidade as suas “raízes” e demonstrarem o que andam a aprender na escola!<IP
Perguntas
Gosto das atividades. <
Aprendemos coisas novas <
As aulas são muito divertidas. <
Gosto das atividades e dos clubes. <
O que gosto mais na escola é quando há carne na cantina. <
Gosto de atividades diferentes, com por exemplo as feiras. <
Eu gosto muito dos professores. <
A 4 de maio chegou o dia há muito desejado, a construção do Charco Com cooperação da CIIMAR, concretizamos mais um sonho. Ouvimos com muita atenção todas as indicações dos orientadores e percebemos que para construir um charco devemos suavizar as margens, por exemplo, através da criação de degraus, para facilitar a colonização de plantas e não criar uma armadilha para os anfíbios que queiram tentar sair de água. Com a colaboração empenhada dos professores e alunos do 9.° ano “metemos mãos à obra” e, num buraco previamente feito por uma retroescavadora, adicionamos terra e criámos dois patamares no Charco. Colocamos a lona para a imper- meabilização e as plantas aquáticas (lírios, nenúfares amarelos e orelhas de burro) com a ajuda de pedras para lhes dar suporte. Enchemos com água e eis que surge o momento tão esperado, a chegada das 5 rãs que se tornaram imediatamente as rainhas do Charco. Uma das rãs macho brindou-nos, logo na primeira hora, com um coaxar maravilhoso. Ficamos deslumbrados! <

ESPÉCIES
NO MAR”