
5 minute read
LANÇAMENTO: DAF CF
from O Carreteiro 547
by GGMídia
LANÇAMENTO
FAMÍLIA EM CRESCIMENTO
Advertisement
Depois de estrear no segmento de caminhões para 29 toneladas de PBT, no início do ano passado, com o lançamento do rígido CF 8X2, a DAF começou 2022 com apresentação de novos semipesados 6X2 e 8X2, com potências na faixa de 280 a 300cv, com foco no motorista autônomo e pequenos transportadores
JOÃO GERALDO
Alinha de caminhões DAF CF semipesados, lançada no início de 2021, acabou de crescer com a chegada de novos produtos nas versões 6X2 e 8x2, ambas equipadas com motor de 6,7 litros. Disponibilizados nas potências de 286 e 305cv, os veículos são oferecidos em três diferentes cabines, das quais duas contam com cama, inclusive uma delas com opção de beliche.
Os novos caminhões trazem com eles a proposta de se destacarem no disputado mercado de semipesados como veículos providos de elevado padrão de qualidade, eficiência, tecnologia, conforto e robustez. Em 2021, o segmento de
FAMÍLIA EM CRESCIMENTO
Fotos DIVULGAÇÃO
caminhões semipesados atingiu vendas de 32.187 unidades, 25% do total de veículos acima de 3,5 toneladas de PBT licenciados no período no País.
Além de ampliar a linha semipesada da marca, os novos caminhões fortalecem a meta da DAF de prosseguir sua caminhada de crescimento de produção e vendas no mercado brasileiro. A montadora tem também de exportação para países da América do Sul, especialmente para o Chile, Colômbia, Equador e Peru. Atualmente, a linha de montagem em Ponta Grossa/PR, produz diariamente 35 unidades.
Os novos veículos, cuja principal novidade está na motorização de 6,7 litros, começaram a chegar à rede de concessionários no início de fevereiro. A estratégia da montadora inclui os motorisautônomos e transportadores de pequeno porte tem como público de grande interesse da DAF, conforme destacou Luis Gambim, diretor comercial da companhia no Brasil. De acordo com o executivo, desde o início do projeto, cerca de três anos atrás, houve o compromisso de desenvolver um veículo para colocar o motorista em primeiro lugar, para um trabalho com menos cansaço e condução de forma mais segura.
“Esses caminhões trazem uma evolução significativa, elevam o conceito de conforto da categoria. Nosso objetivo é entrar no mercado de forma gradativa”, complementou Gambim. Os no-



Linha DAF CF atua no mercado com caminhões chassi rígido e cavalos mecânicos


Cabines da linha CF têm o mesmo painel envolvente e quadro de instrumentos com e acesso pelos comandos no volante multifuncional

vos caminhões da linha CF, são todos automatizados de série com caixa de transmissão ZF AS Tronic de 12 velocidades. Opcionalmente a DAF, irá disponibilizar para CF 6X2 caixa mecânica de 9 velocidades. O eixo de tração, fornecido pela Meritor, têm duas opções de relação de diferencial: 3,73:1 ou 4,10:1.
As duas novas versões do CF com motor de 6,7 litros serão comercializadas com três opções de cabines. A de menor tamanho (mais curta), identificada como a Day Cab, para uso diurno, não disponibiliza leito. Com 1,60m de altura interna, é uma novidade na linha CF exclusiva para a configuração 6x2. Já a Sleeper Cab, também com 1,60m de altura entre o piso e o teto tem cama, enquanto a Super Space Cab, apontada pela montadora como a maior e mais confortável do segmento, oferece amplo espaço interno com altura de 2,23m metros do piso ao teto, 2,10m de largura e opção para beliche. O colchão dos novos CF mede 2,23m de comprimento e 68cm de largura.
O painel envolvente segue a linha dos caminhões atuais, conta com instrumentos modernos acessados pelos comandos do volante funcional, o qual conta de diferentes ajustes.
Os bancos, motorista e passageiro contam com amortecedor pneumático com ajuste manual e até oito tipos de regulagens, como apoio lombar, coluna e apoio para o braço. A cabine do DAF
CF disponibiliza também um gavetão geladeira com 33 litros de capacidade.
Outros itens relacionados ao conforto são cortinas blackout, com opções para cortina central e iluminação interna é acionada e controlada por botões digitais e três níveis de regulagem.
Os novos veículos contam com a assistência de performance do motorista, tecnologia vista por alguns como “dedo duro”, porém de grande importância para redução de consumo de combustível, pois mostra em tempo real como o caminhão está sendo dirigido e aponta melhorias para uma condução mais econômica, caso seja necessário.
O motor de 6 cilindros e 6,7 litros, identificado como PACCAR GR-7, é produzido no Brasil pela Cummins e calibrado pela engenharia da DAF. Na versão de 286cv disponibiliza torque de 951 Nm entre 1.200 e 2.100rpm, enquanto o de 305cv entrega torque de 1.100 Nm na faixa de 1.200 a 1.900rpm.
Teste drive promovido pela DAF, durante o lançamento dos novos caminhões possibilitou perceber a ampla faixa de torque do motor em suas duas potências e modelos de diferentes configurações de eixo. Como é de conhecimento dos carreteiros, o torque plano favorece a dirigibilidade do veículo e menor consumo de combustível.
O sistema de injeção do PACCAR GR7 é o common rail e o freio motor, tipo borboleta, gera 224cv de potência. Ou-




O motor do novo CF é produzido no Brasil, em duas opções de potência: 286 e 305cv
tro detalhe está no tanque com capacidade para 650 litros de diesel e de 42 para Arla 32, integrados e produzidos em material plástico.
Como itens opcionais, o DAF CF com motor de 6,7 litros oferece quebra sol verde translúcido, com acabamento prateado; buzina pneumática de teto, faróis em led e faróis auxiliares com função luz de curva, aviso sonoro de marcha à ré, espelho de aproximação frontal, climatizador de teto, suporte fixo para estepe airbag, rodas de alumínio e ar-condicionado inteligente com função auto, capaz de manter a temperatura e estável dentro da cabine.
Com o recente lançamento, somados ao bitruck 8X2 e os cavalos mecânicos 4X2 e 6X2, equipados com motor PACCAR MX11 de 10,8 litros - nas potências de 410 e 450cv - lançados em março do ano passado, e mais os modelos pesados da linha XF, a DAF passou a contar com ampla gama de produtos acima de 16 a 35 toneladas de PBT.
Em 2021 a DAF licenciou 5.600 unidades, volume que lhe garantiu 4,40% de participação no mercado brasileiro de caminhões. A expectativa para este ano é de continuar a jornada de crescimento e avançar mais cerca de 20%. A DAF começou suas operações no País em 2013 e nestes primeiros oito anos de presença no mercado brasileiro foram licenciados 17.450 caminhões da marca acima de 16 toneladas de PBT.