Page 1

Ano II - Edição 61 - Santa Terezinha de Itaipu, 9 de agosto de 2013 - R$ 2,00

Santa Terezinha de Itaipu recebeu equipamento do PAC 2 Página

8

Escola Municipal Olímpio Spricigo encerra Projeto Agrinho 2013 Página

9

Educadoras dos CEMEI’s participam de palestra Página

STI recebe visita do Deputado Federal Zeca Dirceu (PT)

10

Líder do governo na Câmara de STI faz um balanço do Legislativo Página

11

Grupo da Melhor Idade de STI tem tarde especial em comemoração ao Dia dos Pais Página

12

O Município de Santa Terezinha de Itaipu recebeu a visita do parlamentar e foi recepcionado na prefeitura pela vice-prefeita Neide Corrente, secretários municipais e diretores de departamentos. A vinda do Zeca Dirceu teve o propósito de retribuir visita do prefeito Cláudio que esteve acompanhando algumas ações do deputado federal. Pág.

CEMEI’s de Santa Terezinha de Itaipu são premiados no Concurso de Boas Práticas Ecopedagógicas Página

4

3

Realizada a VIII Conferência de Assistência Social em STI Página

5


2

Dia 9 de agosto de 2013

Geral

Horóscopo Te r competência ou ser competente Não existe mistério nas entrevistas e dinâmicas por competência. Quatro horas fechado em uma sala, participando da seleção. Dias depois, vem a surpresa: você não foi aprovado. Por um longo período, o seu sentimento é de raiva, indignação e dúvida... O que eu não tenho para a vaga? Os conhecimentos da empresa eram apenas inglês e informática, e estes eu domino muito bem. O que faltou? Diferentemente do modo como muitos pensam, a resposta não está em “o que eu não tenho”, mas, sim, em “como eu sou”, quais as expectativas da empresa para o candidato. As exigências de quem contrata não se restringem apenas a conhecimentos técnicos, pois incluem as competências necessárias para que o candidato atenda às expectativas da empresa e vice-versa. É importante saber a diferença entre as palavras “competência” e “competente”. Apesar de relacionadas, na prática, são diferentes. Ser competente faz parte de ter um bom desempenho em determinada tarefa, e não garante o desempenho sempre positivo. Pode acontecer de alguém ser competente apenas em alguns momentos. Ter competência significa possuir habilidades e atitudes compatíveis com a tarefa e ser capaz de colocar esse potencial em prática no momento certo. Hoje, as competências exigidas pelo mercado recebem muitas denominações, mas, em geral, elas são sempre as mesmas: pró-atividade, criatividade, flexibilidade, habilidade em negociação, trabalho em equipe, facilidade no contato com pessoas, foco no resultado e planejamento. É possível que você não tenha todas essas competências, mas com certeza possui uma delas. Combinadas com outras, estas competências formam você como profissional. A resposta para não ser aprovado naquela seleção de quase um dia inteiro está exatamente neste ponto. Existem muitos fatores para se preencher determinada vaga e, na maioria das vezes, estes passam longe de conhecimentos técnicos. Estão relacionados ao perfil do candidato e às características do cargo a ser ocupado. Um vendedor externo precisa ter bom relacionamento com as pessoas e ótima habilidade em negociação. Estas competências devem sobressair entre outras. Às vezes, o estudante tem as competências para a vaga, porém não soube demonstrá-las no momento da seleção, pois ficou intimidado com o grupo. E existem muitos casos em que o candidato tenta fingir ser outra pessoa e, da mesma forma, acaba prejudicado no processo, pois a selecionadora é uma pessoa especialista no assunto e sabe como identificar cada indivíduo sem se deixar enganar. O mais importante é ser verdadeiro e evitar a frustração caso o seu perfil não se encaixe com a vaga. Cada processo de seleção é uma experiência, e mesmo com resultados aparentemente “negativos”, você adquire conhecimentos e aprende quais os aspectos a melhorar para a próxima oportunidade. Rivalcir Liberato.

Áries - 21/03 a 20/04 - A sensação é de que reais tensões e ofensas devem ser expressas. E realmente devem. No entanto, sempre existe uma forma para fazer essas coisas. É tempo de soltar a pressão sem vacilar.

Leão - 23/07 a 22/08 - Talvez algumas pessoas o considerem um poço de presunção e arrogância. O importante aqui é apresentar as suas ideias sem que elas pareçam uma verdade universal. É tempo de praticar a humildade.

Sagitário - 22/11 a 21/12 - É possível que você tenha dificuldade em lidar com pessoas. Tudo lhe parece motivo para disputas e para estar irritado. É tempo de ter cuidado com os danos e inconveniências dessas atitudes.

Touro - 21/04 a 20/05 - A capacidade de produzir e conseguir recursos pode ser beneficiada pela sua facilidade de organização e de planejamento. É tempo de dar vazão à criatividade, para aumentar a produtividade.

Virgem - 23/08 a 22/09 - É muito bom conhecer o que se faz. O trabalho rende, a mente se exercita, e o resultado é sempre bom. Um bom empreendimento depende disso. É tempo de ter competência nas suas atividades.

Capricórnio - 22/12 a 20/01 Detalhes fazem toda a diferença. Com apenas um toque você pode tornar as coisas mais atraentes e a vida mais charmosa. É tempo de dar atenção às pequenas coisas que transformam o dia.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 - Este pode ser um momento em que você se sente muito bem. Mesmo que haja problemas, você não vê vantagem em dar demasiada atenção a eles. É tempo de desfrutar das doses extras de otimismo.

Libra - 23/09 a 22/10 - Talvez você esteja se sentindo um pouco inseguro, e vendo o que acontece ao seu redor como ameaça. Sendo assim, cuidado para não atrair essas energias. É tempo de mudar a forma de pensar.

Aquário - 21/01 a 19/02 - Algumas injustiças estão acabando com o seu humor. No entanto, parece que você está mais preocupado com picuinhas para não encarar os reais problemas. É tempo de enfrentar a realidade.

Câncer - 21/06 a 22/07 - A falta de relação com a realidade pode banalizar a vida e fazer com que as coisas pareçam não ter graça. É tempo de perceber que é na simplicidade que se cultivam momentos especiais de prazer.

Escorpião - 23/10 a 21/11 - Este pode ser um daqueles dias em que você sai todo atrapalhado. Realizar tarefas simples sem se desgastar pode ser um desafio. É tempo de estabelecer prioridades para que haja organização.

Peixes - 20/02 a 20/03 - Você pode perceber o grande valor da combinação entre teoria e prática. Deste modo, é importante poder utilizá-la. É tempo de organizar as ideias e transformá-las em algo mais concreto.

CLASSIFICADOS JC VENDE-SE UMA CASA NA RUA DAS BEGONIAS, 195 BAIRRO STA MONICA. INTERESSADOS LIGAR NO FONE: 9915- 7016 VENDE-SE CASA NA RUA MÁRIO MARIOTE, 1167, INTERESSADOS LIGAR NO FONE: 9915-7016 COMPRA-SE FOGÃO A LENHA EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO. INTERESSADOS LIGAR NO FONE: 9122-4455 FALAR COM VERA. VENDE-SE UMA CADEIRA ELÉTRICA MOTORIZADA PARA CADEIRANTE. INTERESSADOS LIGAR NO FONE: 9915-6663 FALAR DIRCINÉIA VENDE -SE A LANCHONETE ARMAZEM DO SABOR EM SANTA TEREZINHA. INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO COM O TELEFONE 98124809 OU AINDA 99229435 VENDE-SE UM CHEVETE ANO 88 INTERESSADOS LIGAR PARA O TELEFONE: 9929.7373, FALAR COM ODARI COMPRA-SE GELADEIRA USADA. INTERESSADOS LIGAR NO FONE: 9820-2542 FALAR COM ANA VENDE-SE UM VEÍCULO SANTANA ANO 90 COMPLETO.INTERESSADOS LIGAR NO FONE:

3541-3074 VENDE-SE UM VEÍCULO - BORA - ANO 2001 COMPLETO. INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO PELO FONE:3541-2415 FALAR COM VALDIR VENDE-SE CADEIRINHA DE BEBÊ DE 0 A 6 MESES - COR ROSA. PARA CARRO. INTERESSADOS LIGAR NO FONE: 9990-9168 OU 9147-6693 FALAR COM JÉSSICA VENDE-SE UMA MUDANÇA CONTENDO: GELAFEIRA, PIA, ESTANTE, CAMA DE CASAL COM COLCHÃO, PASSADEIRA, CENTRIFUGA, E UMA ANTENA PARABÓLICA SEMI NOVA. INTERESSADOS LIGAR NO FONE:9990-3493 OU 9156-2048. VENDE-SE TERRENO 400 MTs² COM CASA DE ALVENARIA TODO QUITADO. RUA DAS HORTÊNCIAS, 2853. PREÇO A COMBINAR. INTERESSADOS TRATAR NO LOCAL COM RICARDO TROCA-SE UM TERRENO NO CENTRO DA CIDADE COM 2 CASAS POR CHACARA OU TERRENO NA CIDADE. INTERESSADOS LIGAR NO FONE: 99818618 FALAR COM ANGELA VENDE-SE UMA LIVRARIA NO CENTRO. INTERESSADOS LIGAR NO FONE: 3541-2907 - FALAR COM ROSE

Quer anunciar seu classificado gratuitamente? Mande e-mail para gerson@blogdolago.com


Dia 9 de agosto de 2013

Geral

3

Santa Terezinha de Itaipu recebe visita do Deputado Zeca Dirceu O Município de Santa Terezinha de Itaipu recebeu na quinta-feira (08) a visita do Deputado Federal Zeca Dirceu (PT). O Parlamentar foi recepcionado na Prefeitura pela Vice - Prefeita Neide Corrente, Secretários Municipais e Diretores de Departamentos. A visita teve o propósito de retribuir visita do Prefeito Cláudio que esteve acompanhando algumas ações do Deputado. “Vim aqui para prestar contas e deixar claro do meu compromisso como Deputado Federal com esta gestão que se inicia agora a nível de Município e, também conhecer e acompanhar os investimentos que o Governo Federal tem proporcionado à cidade. Fiquei muito feliz ao ver que já existe investimento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Município com uma retroescavadeira e que irá se somar até ao final do ano a uma moto niveladora e início do ano que vem um caminhão basculante”, frisou o Deputado. Em relação à ampliação de sua base política Zeca afirmou que sempre colocou seu mandato a disposição das administrações municipais. “Fui Prefeito por duas vezes e sei dos desafios que precisam ser vencidos por uma administração, conheço também as boas ações que existem em Brasília que podem proporcionar parcerias importantes para melhorar e mudar a vida das pessoas, gerando progresso e desenvolvimento e com certeza Santa Terezinha de Itaipu e o prefeito Cláudio poderão contar com esta parceria.”, afirmou Zeca. O Deputado afirmou ainda que vê grande viabilidade nos projetos do Municí-

pio que estão tramitando em Brasília. “Santa Terezinha de Itaipu tem bons projetos que vão de encontro às prioridades do Governo Federal, está conseguindo cumprir prazo e critérios para que esses projetos sejam aprovados e cheguem ao Município como já ocorreu com a retroescavadeira”, concluiu o deputado.Zeca comentou sobre os investimentos do Governo Federal na construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, é uma decisão do Governo Dilma, os recursos estão assegurados pelo PAC, e a obra só não foi iniciada porque a lei muitas vezes impõe a quem governa uma série de restrições e prazos para serem cumpridos, a burocracia é grande, mas o Governo está trabalhando para resolver estas questões e em breve se dará o início da construção que irá estreitar ainda mais nossas relações com o Paraguai e Mercosul. Sobre a recuperação do Fundo de Participação dos Municípios Zeca afirmou que procura articular junto à Presidenta Dilma e a Ministra Gleisi, uma espécie de ajuda emergencial às finanças dos Municípios e a Presidenta Dilma garantiu isso, além disso, foi feito uma ampliação dos repasses mensais para os Municípios na área da atenção básica da saúde. “são novos investimentos, recursos permanentes que ajudam um pouco numa situação que os prefeitos herdaram no ano passado”, afirmou o deputado. Zeca Dirceu finalizou agradecendo o Prefeito Cláudio, Vice Prefeita Neide, Secretários Municipais e principalmente à população Itaipuense. “Encerro

esta visita com mais responsabilidade e mais tarefas, além daquelas que já vinha defendendo em Bra-

sília em nome do Município de Santa Terezinha de Itaipu como às que estão evoluindo junto a Funasa,

um órgão importante do Governo, ligados ao Ministério da Saúde, o Município tem uma boa proposta na

área de saneamento para a transferência de recursos federais”, finalizou Zeca Dirceu.

STI aprova o Plano local de Habitação e Interesse Social Na última semana aconteceu na Prefeitura Municipal de Santa Terezinha de Itaipu a reunião do Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social. Na reunião foi aprovado o Plano Local de Habitação e Interesse Social e os Relatórios de Gestão que serão encaminhados à Caixa Econômica Federal e ao Ministério das Cidades. “Dessa forma o Município fica em dia com sua documentação e poderá participar dos Programas de Governo que possam beneficiar o Município”, frisa a Presidente do Conselho Luiza Benedet Kalichevski.

Luiza explicou ainda que o Conselho Municipal de Habitação e Interesse Social auxilia na triagem de pessoas que realmente necessitam de moradia. Através

dos projetos que estão em andamento, o Prefeito Cláudio irá praticamente sanar o problema de moradia no Município para a população carente.

O conselho é composto por representantes do Poder Público e Sociedade Civil que abrange todos os segmentos da Sociedade Itaipuense.


Dia 9 de agosto de 2013

Geral

4

CEMEI’s de Santa Terezinha de Itaipu são premiados no Concurso de Boas Práticas Ecopedagógicas Os CEMEI’s Áureo Eyng e Vovó Détinha de Santa Terezinha de Itaipu foram premiados no Concurso de Boas Práticas Ecopedagógicas, promovido pelo Programa Cultivando Água Boa em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros (Linha Ecológica) e as Secretarias Municipais de Educação. O concurso foi realizado em todos os municípios da BP3 que tiveram representação de espaços educativos durante a realização das oficinas, o regulamento foi construído de forma participativa com os Gestores de Educação Ambiental onde eles apoiaram também na seleção dos projetos que contemplavam os critérios do regulamento. Com 21 projetos premiados no valor de R$ 1.200,00 reais por Espaço Educativo, a região da BP3 vai receber um total de R$ 25.200,00 reais para fortalecer essas iniciativas dos Projetos de Boas Práticas

Ecopedagógicas. Esse recurso foi pago pelo Convênio da Linha Ecológica, uma parceria entre Itaipu Binacional através do Programa Cultivando Água Boa e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. O CMEI Áureo Eyng foi premiado pelo projeto Alimentação Consciente, Corpo Saudável que envolveu toda a comunidade escolar, alunos, pais, professores e funcionários com um trabalho diário onde se incentiva o consumo de alimentos saudáveis. “Nós percebemos que as crianças estavam consumindo muito alimentos industrializados, através de piqueniques e do lanche que as mesmas traziam para a escola e vimos à grande necessidade de se trabalhar uma alimentação saudável com as crianças, até porque isso já acontece com a merenda escolar. Depois do projeto, vimos uma grande evolução na alimentação

destas crianças sem o consumo de produtos industrializados”, explicou a Diretora Simara Cordeiro da Silva Jorge. Ainda segundo Simara o recurso de R$ 1.200,00, será utilizado no plantio de um pomar na escola com espécies de fru-

tas apreciadas pelos alunos e na compra de materiais pedagógicos relacionados à alimentação saudável. O CMEI Vovò Détinha foi premiado com o projeto “Educação Infantil para uma Sociedade Sustentável”. A Diretora Elisa Regina Perei-

ra explicou que o projeto desenvolvido com as crianças e toda a comunidade escola foi baseado na confecção de sacolas com materiais recicláveis, onde as mesmas são utilizadas pelas crianças no transporte de roupas e calçados. “Houve uma

baixa considerável no uso de sacolas plásticas e o projeto teve a adesão dos pais. Agora com o premio recebido, o projeto terá continuidade e será expandido com a confecção de outros utensílios e brinquedos com materiais recicláveis”, declarou Elisa.

Departamento de Vigilância Sanitária de Santa Terezinha de Itaipu realiza Campanha de Vacinação Anti-rábica O Departamento de Vigilância Sanitária de Santa Terezinha de Itaipu estará realizando no mês de Agosto a Campanha de Vacinação Anti-rábica para cães e gatos. A diretora do Departamento Adarlete Terezinha Mentz, lembra que neste ano a vacinação acontecerá na semana de 12 a 16 de Agosto, quando as equipes

estarão percorrendo todas as residências nas áreas rurais do Município para imunizar os animais, no dia 17 de Agosto a vacinação acontecerá das 08h às 17h no Centro da Cidade e no BNH, No dia 24 de Agosto, também das 08h às 17h a vacinação acontecerá nos Bairros Santa Mônica, Parque dos Estados e Jardim

Alvorada. É importante lembrar que todos os animais deverão ser vacinados nos pontos de vacinação, pois este ano o Departamento não disponibilizará vacinas para serem levadas para casa. Os animais deverão ser conduzidos somente por pessoas adultas até os locais de vacinação.


Dia 9 de agosto de 2013

Geral

5

Realizada a VIII Conferência de Assistência Social em STI A Secretaria e o Conselho Municipal e Assistência Social de Santa Terezinha de Itaipu realizaram na sexta feira (02) no CIAMI (Centro Integrado da Melhor Idade) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O tema da conferência foi: A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS. O Prefeito Cláudio Eberhard participou da abertura do evento juntamente com a Secretária de Assistência Social Ellis Regina Eberhard, o Presidente da Câmara de Vereadores Valter Larsen (Galo), Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Vera Lucia de Oliveira e do Chefe Regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Cesário Ferreira Filho, além de mais autoridades políticas e religiosas, Presidentes de associações e entidades, secretários municipais e comunidades em geral. A Presidente do CMAS salientou que este é um momento importante para aprimorarmos o nosso olhar crítico sobre a política de assistência social através dos programas, projetos e benefícios ofertados aos usuários da assistência social. “Os usuários são detentores de direitos conquistados ao longo da história e garantidos na Constituição

Jaime Franco, de segunda a sábado, das 6h às 10h nas ondas da Rádio Cidade Verão

Brasileira. Este é um momento histórico, pois a proposta desta conferência é de avaliação local. Devemos avaliar as propostas das conferências realizadas em outros anos e vislumbrar o que está sendo projetados para o futuro, é o momento que firma o compromisso com o controle social democrático na defesa de uma política de assistência social pública de qualidade”, enfatizou Vera. A Secretária de Assistência Social Ellis Regina Eberhad falou que o evento aponta o destino da assistência social e fortalece a rede de proteção social no Município e visa contribuir com a construção da política de Assistência Social em nosso País. “O processo de preparação desta conferência expressa a relação da atual gestão municipal com a sociedade civil, órgãos institucionais, conselhos municipais através de parcerias na realização das Pré-Conferências junto à população e a rede socioassistencial, que no trabalho árdua da organização, não poupou esforços para que o direito da participação social fosse garantido. Trata-se de uma relação caracterizada pelo respeito à participação da cidadania na gestão pública”, concluiu Ellis. O Presidente do Legislativo Municipal Valter Las-

sen (Galo), comentou que a área social é uma das mais difíceis de se administrar. “Nós vemos as dificuldades da área social que abrange todos os setores do nosso Município, as pessoas quando procuram a assistência já tem sérios problemas, mas com os bons programas desenvolvidos pela secretaria de assistência social, quase todos são resolvidos. Nós de Santa Terezinha estamos de parabéns, pois temos uma secretaria que consegue coordenar os trabalhos da melhor forma possível e nós do legislativo estamos a disposição no que for necessário para melhor atender a po-

pulação”, frisou Galo. Para o Chefe Regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Cesário Ferreira Filho, as conferências são de extrema importância, pois reúnem os representantes dos trabalhadores, usuários, colaboradores, entidades, poder público e sociedade civil. “Isso se torna um momento democrático e devemos dar um valor muito expressivo, pois o trabalho é feito em cima de propostas concretas que venham atender às necessidades da comunidade”, afirmou Cesário. Durante o evento, Cesá-

rio entregou ao Prefeito Cláudio um convênio assinado que será destinado ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social do Município. O Prefeito Cláudio enfatizou que é muito importante que se discuta as ações e que a sociedade tenha condições de planejar o desenvolvimento do Município. “Sem a participação da sociedade e com a evolução do processo social, certamente os gestores não têm como acertar em cem por cento suas ações. Num País onde os recursos financeiros estão cada dia mais escassos, temos a

consciência de que temos que fazer mais com menos”, argumentou o Prefeito. Cláudio chamou a atenção para um dos eixos discutidos na conferência que foi o cofinanciamento da assistência social. “Uma das questões que implantamos desde o início de nossa gestão foi a participação de todos os servidores das secretarias na elaboração do Plano Plurianual, essa participação é fundamental e o cofinanciamento da assistência social é imprescindível para que os governos Estadual e Federal façam sua parte”, afirmou o Prefeito Cláudio.


6

Geral

Dia 9 de agosto de 2013


Dia 9 de agosto de 2013

Geral

A semana

7

Santa Terezinha de Itaipu recebe retro escavadeira do PAC

Substituição das cortinas da Casa Mortuária por persianas

CEMEI Vovó Detinha homenageia Pais de alunos pelo seu dia

Operação tapa Buracos na Estrada da Vila Vitorassi

Santa Terezinha de Itaipu recebe a visita do Deputado Federal Zeca Dirceu (PT) Operação Tapa buracos em vias públicas na cidade

Sessão de Pilates da Melhor Idade

Reunião do Conselho Municipal de saúde em 09/08/2013


8

Dia 9 de agosto de 2013

Geral

Transporte escolar, prioridade na melhoria da qualidade do ensino Flávio Arns

A melhoria do transporte escolar projeta impactos diretos na qualidade do ensino ofertado pelas escolas da rede pública estadual. Ciente desta relação de causa e efeito, o Estado ampliou substancialmente os investimentos no setor nos últimos três anos, desonerando a carga que antes recaia sobre as prefeituras. Em apenas três anos, Flávio Arns os repasses aos municípios (no Programa Estadual de Transporte Escolar, Pete) mais que triplicaram, saltando de R$ 28 milhões, registrados em 2010, para R$ 91 milhões neste ano. Se somarmos a esta quantia os R$ 20 milhões oriundos do Programa Nacional do Transporte Escolar (PNATE), chegaremos a um montante de R$ 111 milhões investidos no transporte de alunos em 2013. É uma evidência cabal de que o governo está cumprindo o compromisso assumido de repassar aos municípios valores mais justos, compatíveis com o custeio dessas despesas. Veja o leitor que a atual administração, além de ampliar os investimentos no transporte escolar, alterou também a sua gestão, adotando inovações nos critérios de transferência dos recursos que tornaram o sistema mais adequado às características econômicas e viárias de cada município. Exemplo dessa nova metodologia diz respeito à base de cálculo para os repasses, que passaram a levar em conta a quilometragem verificada em cada município - uma mudança simples que tornou o sistema mais racional e mais efetivo, ao eliminar distorções e minimizar as situações de desperdício. Além disso, atendendo a antiga reivindicação dos prefeitos, passamos a liberar os recursos em dez parcelas mensais, de fevereiro a novembro de cada ano, aliviando o caixa das prefeituras no início do período letivo. Outros fatores contribuíram para os avanços do transporte de alunos, e um deles é a melhoria e adequação das estradas rurais em que circulam os ônibus escolares, graças à parceria entre o Estado e as prefeituras (organizadas em consórcios intermunicipais) no âmbito do programa Patrulha do Campo. Com transparência, muita determinação e trabalho em sinergia com os municípios, estamos consolidando uma nova realidade no sistema de transporte escolar. Mais conforto e mais segurança para milhares de alunos, justamente aqueles cujas famílias, em grande parte, habitam os municípios de menor IDH (índice de desenvolvimento humano) no Estado. Uma ação que, a curto e a médio prazo, terá impacto significativo não apenas na melhoria da qualidade do ensino em sala de aula na rede pública estadual, mas também na redução dos desequilíbrios regionais que, infelizmente, ainda marcam a nossa geografia socioeconômica. Até porque, com a ampliação dos investimentos estaduais, as prefeituras têm mais recursos para aplicar em educação, saúde e infraestrutura urbana - dinheiro que antes era subtraído pelas crescentes demandas do transporte escolar. *Flávio Arns é vice-governador do Paraná e Secretário Estadual da Educação

Santa Terezinha recebeu equipamento do PAC 2 No Sábado (03), o Município de Santa Terezinha de Itaipu recebeu uma retroescavadeira nova. O Prefeito Cláudio Eberhard juntamente com o Presidente do Legislativo Valter Larssen (Galo) e os vereadores Valdir Sauthier e Marli Aparecida Silva Garcia estiveram presente ao evento que foi o lançamento do Plano Safra e PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo federal. Foram 33 Municípios beneficiados, porém somente Santa Terezinha de Itaipu e mais oito Municípios puderam fazer a retirada das máquinas, tendo em vista que estes Municípios foram escolhidos por mandarem prontamente à DFDA-PR (Delegacia de Desenvolvimento Agrário do Paraná) os dados solicitados para o preenchimento do termo de doação e indicação dos operadores para o treinamento que aconteceu nos dias 16 e 17 de Julho. A entrega aconteceu no Sábado, dia 03 de Agosto às 9h no Centro de Eventos

Ismael Sperafico em Toledo e contou com a presença do Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário Pepe Vargas, da Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da Republica Gleisi Hoffmann e outras autoridades. O Presidente da Câmara de Vereadores Valter Larssen - Galo (PR) falou que a máquina será de grande importância na realização dos trabalhos no Município. “Já fui Diretor de Obras e sei da dificuldade

de se adquirir uma máquina com recursos próprios do Município. O prefeito nos convidou e lá estivemos. Nos comunicou também que em breve o Município estará recebendo uma motoniveladora e um caminhão caçamba e isso ajuda a garantir a malha viária do interior em boas condições. Galo destacou também o bom diálogo do Prefeito Cláudio com o Governo Federal, mesmo sendo de oposição. ”Temos o exemplo em Santa Terezinha, a épo-

ca de esquerda e direita já é passado. Está de parabéns o Prefeito Cláudio pelo bom relacionamento com o Governo Federal, sempre com bons Deputados que representam o Município em Brasília. Estão de parabéns os Vereadores de Santa Terezinha de Itaipu que sempre estão discutindo as idéias junto com o Prefeito e isso faz com que construímos esta grande aliança em prol do Município. Quem ganha com isso é nossa população”, finaliza o Presidente. O Prefeito Cláudio comentou que “o comprometimento da nossa equipe com bons projetos em todas as áreas, documentação em ordem e cumprimento de prazos nos dá a segurança de trabalhar politicamente com tranqüilidade, tendo a certeza de um bom respaldo técnico para a conquista dos nossos pleitos em prol de todos os munícipes”, finalizou o Prefeito.

Santa Terezinha de Itaipu recebe rodada da Taça Paraná Sub 20 Neste final de semana acontece em STI a Rodada da taça Paraná Sub 20 de Futsal. Os jogos acontecem no Complexo Esportivo Edy Roni Namdi no parque dos Estados

com os seguintes confrontos: Primeira rodada, sexta-feira (09), às 19h30 Foz cataratas Futsal/Colégio COC X Sfinge Futsal, Segunda rodada Sábado (10), às 19h30, perde-

dor do jogo de sexta-feira X São José do Pinhais/Semel e terceira rodada domingo (11), às 10h Vencedor do jogo de sexta-feira X São José dos Pinhais/Semel.


Dia 9 de agosto de 2013

Geral

9

Escola Municipal Olímpio Spricigo encerra Projeto agrinho 2013 A Escola Municipal Olímpio Spricigo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, encerrou na terça-feira o Projeto “Saber e Atuar Para Melhorar o Mundo”, este trabalho fez parte do Programa Agrinho 2013, do qual a escola participou. O projeto foi desenvolvido através de trabalhos, palestras, incentivos, exposições de vídeos relacionados ao tema, envolvendo nestas atividades toda a comunidade escolar. Como encerramento, a escola realizou uma caminhada com os alunos e professores da escola até a praça Silvino Dal Bó, onde aconteceu as apresentações finais do projeto e a soltura de balões contendo sementes de árvores nativas da região.

A Diretora do Departamento de Educação Marli Deon informou que o projeto é uma atividade realizada nas escolas todos os anos. “A escola Municipal Olímpio Spricigo teve por objetivo trabalhar os sentimento como: medo, opressão, raiva, mau humor e transformar esses sentimentos em virtudes que farão com que as crianças tenham uma vida mais feliz”, frisou Marli. O projeto teve a duração de um mês e contou com a colaboração das Secretarias Municipais de Educação, Agropecuária e Meio ambiente e Obras e Serviços Públicos. A Diretora da Escola Isaura de Souza e Silva falou que o projeto envolveu os 365 alunos, além dos pais, professores e funci-

onários. “Este projeto além de resgatar valores adormecidos, como solidarieda-

de, companheirismo, amor e respeito ao próximo fez com que nossa equipe e

nossos alunos, se unissem ainda mais, nos conhecendo melhor, inclusive apro-

ximando os pais do ambiente escolar”, finaliza a Diretora.

Estão abertas as matriculas para a Educação de Jovens e Adultos em Santa Terezinha de Itaipu A Secretaria Municipal de Educação de Santa Terezinha de Itaipu está convocando todas as pessoas a partir dos 15 anos de idade que não terminaram, mas desejam completar seus estudos para se matricularem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Marli Deon, Diretora do Departamento de Educação informou que a EJA, funciona na Escola Cecília Meireles com atendimento de 1ª á 4ª series. Os interessados deverão comparecer na Escola Cecília Meireles, na

Rua Renato Montemezzo, 575 de segunda a sexta feira nos períodos da tarde e noite com seus documentos pessoais e comprovante de residência para efetuarem a matrícula, que são gratuitas, assim como todo o material didático. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se aos que não puderam efetuar os estudos na idade própria e prevê oportunidades educacionais adequadas às suas características, interesses, condições de vida e de trabalho mediante cursos e

exames no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é pautada pela inclusão e pela qualidade social. Dessa forma, requer tanto um modelo pedagógico próprio que permita a apropriação e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais, quanto à implantação de um sistema de mo-

nitoramento e avaliação e uma política de formação permanente de seus professores. São investimentos permanentes da Administração Municipal para se chegar à erradicação do analfabetismo no Município. “Aprender a ler e escrever, assim como terminar seus estudos é um direito de todo o cidadão, somente assim as pessoas podem se sentir verdadeiramente participantes de uma sociedade e esta é a meta de nossa administração”, frisa o Prefeito Cláudio.


Dia 9 de agosto de 2013

Geral

10

Educadoras dos Cemei’s participam de palestra As Diretoras, Professoras e Funcionários dos CEMEI’s de Santa Terezinha de Itaipu, participaram na quarta-feira (07) de uma palestra proferida pelo Padre Antonio Viana. A palestra abordou assuntos de caráter psicológico. “São temas que se referem diretamente à relação das professoras entre elas mesmas, no ambiente de trabalho na parte relacional. Onde uma equipe se conhece mais profundamente, geram mais fraternidade e serão mais serenas e tranqüilas em transmitir para as crianças uma maior segurança, uma educação que prepara uma criança de uma forma mais firme e onde elas se sintam mais fortalecidas em resolver situações de conflitos que são presentes entre suas famílias”. Padre Antonio disse ainda que “a prática desses assuntos acontecerá dentro das salas de aula e irá re-

Padre Antonio Viana

fletir na relação entre as equipes, sobretudo na forma de como será trabalhado com os pais das crianças, ajudando-os a criar seus filhos de uma maneira mais equilibrada, onde os filhos sejam pessoas que tenham seus limites e que saibam decidir de uma forma mais tranqüila sua caminhada, suas ações e suas formas de caminhar dentro de uma sociedade”, frisou o Padre. Segundo a Coordenadora de Educação infantil da Secretaria Municipal de Educação Carmem Romagna de Lima a palestra foi direcionada às Educadoras, Diretoras e Funcionários dos Cemei’s do Município. Carmem informou que o Padre Antonio já vinha fazendo este trabalho nas escolas, como o resultado estava sendo muito bom, foi solicitado à Secretaria de Educação que realizasse cronograma de palestras que pudesse

atender a todos os educadores e funcionários das escolas. “Agora realiza-

mos as palestras dentro do Grupo de Estudos da Formação Continuadas dos

professores, começamos com os Cemei’s e depois a palestra será estendida

á todas as escolas que solicitarem”, afirmou Carmem.


Dia 9 de agosto de 2013

Geral

11

Líder do governo na Câmara de STI faz um balanço do Legislativo O Líder do Governo na Câmara de Santa Terezinha de Itaipu, Vereador Antonio Luiz Bendo (Bim) (PP), em entrevista na quarta-feira pela manhã falou de seus projetos que passaram e estão em tramitação na Câmara de Vereadores do Município. Bim salientou que o trabalho que está sendo realizado pela Câmara é em prol da comunidade e exaltou o bom relacionamento entre todos os vereadores. “O Presidente Valter Larssen (Galo) está fazendo um trabalho excelente. Ninguém está preocupado em ser oposição ou situação, todos estão preocupados com a comunidade, somos funcionários do povo e é a ele que devemos prestar um bom serviço. Estou no quarto mandato, é a primeira vez que sou vereador com o Prefeito Cláudio à frente do Executivo, o Prefeito nos dá uma liberdade muito grande para que juntos possamos discutir e juntos chegarmos a um consenso em todas as situações”,

frisa o Vereador. Bim também salientou que durante o recesso de Julho, foram solicitados pelo Chefe do Executivo para que votassem projetos importantes, pedidos prontamente atendido pelos Edis daquela Casa de Leis. Ele também comentou do bom momento político que vive Santa Terezinha de Itaipu. “Temos novos vereadores na casa, pessoas com novas idéias, preocupados em trabalhar e realizar um bom trabalho pelo Município, sempre em sintonia com o Prefeito e seus Secretários. Na política não cabe mais o velho pensamento: “Um lado e outro lado” e sim nos unirmos, Legislativo e Executivo para resolvermos os problemas que afligem nossa população. O Prefeito Cláudio tem grandes projetos para Santa Terezinha, nós estamos lá para ajudá-lo e quem ganha com isso é a população”, afirmou Bim. O Vereador lembrou-se

ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ETNOCULTURAL INDÍGENA TEKO ÑEMOINGO OSCIP GUARANY Antonio Cabrera “Tupã”, vice-Presidente da OSCIP GUARANY, Lic. em História e Prof. de Idioma Guarani, Gestor e Consultor dos Projetos de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável, Ambientalmente Equilibrado e Socialmente Justo da etnia Guarani da Tríplice Fronteira (Brasil – Paraguai – Argentina). Guarani, Cultura e Língua Oficial do MERCOSUL, a Nova Era do Mundo Guarani. A partir desta edição, semanalmente o Jornal Cataratas irá tornar público a Cultura Guarani (Guarani Retó) a sua importância de maneira simples aos leitores do nosso jornal através do professor Tupã Cabrera. Vamos começar pelo fonema "A". O fonema "A" em Guarani significa: semente, a origem. Sede: Tekohá Guarani, s/n. - CEP: 85877-000 – Tekohá Guarani - São Miguel do Iguaçu - PR Site: www.guarany.org.br - E-mail: oscipguarany@gmail.com www.twitter.com/oscipguarany / Telef. (55 + 41) 9999-7134

de seus projetos que estão em tramitação na Câmara de Vereadores que prevêem a proibição do uso do cachimbo narguile em praças e locais públicos, também a retirada por parte das autoridades competentes de todas as sucatas e veículos sem uso dos locais que potencializam a ploriferação do mosquito da dengue e outros insetos, inclusive nos depósitos das polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e oficinas mecânicas. “Não adianta o Município gastar dinheiro público com a prevenção, ou as pessoas cuidarem de seus lotes, sabendo que temos locais na cidade que estão repletos de destes materiais que acumulam águas das chuvas e são verdadeiros criadouros desses insetos, além de ratos e baratas”, afirmou Bim. O Vereador entrou em contato com as entidades e todas se prontificaram em resolver o problema. “Sabemos também que as polícias fazem um trabalho

excepcional no Município. Todos os dias realizam apreensões de veículos, e o processo é muito lento devido à burocracia de nosso País, mas necessitamos resolver este problema que é muito sério para a saúde pública”, enfatizou Bim. Para finalizar, Bim lembrou do projeto de sua autoria, votado e aprovado ainda na gestão passada que manteve o Município de Santa Terezinha de Itaipu com nove vereadores e que na época houve um movimento da população em favor do projeto fazendo-o passar pela Câmara. “O Município ainda não necessita de mais vereadores, temos o suficiente para podermos administrar uma cidade que tem um futuro brilhante pela frente e com trabalho, seriedade, honestidade e transparência tanto do Legislativo como do Executivo faremos com que nossa cidade seja destaque no Estado do Paraná”, finalizou Bim.

Líder do Governo na Câmara de Santa Terezinha de Itaipu, Vereador Antonio Luiz Bendo (Bim) (PP)

Vereadores do Paraná pedem instalação de CPI para investigar gastos do MP Na tarde desta quartafeira (7), o presidente da Acamop (Associação das Câmaras do Oeste do Paraná), Amauri Ludwig, liderou uma comitiva de vereadores paranaense entregaram e protocolaram requerimento ao presidente da Alep (Assembleia Legislativa), Waldir Rossoni, a fim de pedir a instalação de uma CPI para investigar os gastos do Ministério Público. Segundo Amauri Ludwig, o requerimento para a instalação a Comissão Parlamentar de Inquéritovisa “apurar os gastos públicos com o pagamento de gratificações e diárias de viagens aos membros e servidores do Ministério Público do Estado” Uma vasta documentação foi anexada ao requerimento, a qual aponta: o pagamento de gratificações à razão de 90%sobre os vencimentos básicos pagos aos servidores, que acabam por

dobrar a despesa do erário estadual; A estrutura orgânica do MP possui astronômicos 796 cargos em comissão e funções de confiança, cuja forma de preenchimento não está esclarecida publicamente. O comprometimento da receita destinada pelo Governo do Estado ao Ministério Público, com a remuneração de servidores que ascenderam ao cargo sem o prévio concurso público exige profundo e minudente conhecimento técnico, além de abrangente acesso

às informações que somente o próprio Ministério Público pode fornecer. Conforme o documento, além das gratificações exorbitantes, enorme número de cargos preenchidos sem concurso público. Somente no mês de junho de 2013, foram gastos R$ 75.646.98 do dinheiro público com a compra de passagens e pagamentos de diárias aos Promotores e Procuradores de Justiça. Ainda no mês de junho de 2013, ao mesmo título (despesas com passagens e di-

árias de viagens), o Estado do Paraná gastou a vultosa quantia de R$ 49.316,35 para os Servidores do Ministério Público . Mantida essa média, em um ano, serão gastos R$ 1.499.559,96 “São fatos gravíssimos de indícios de gastos desmedidos de dinheiro público, que poderiam ser canalizados para investimentos estruturais ou atendimentos de demandas sociais da sociedade paranaense”, destaca o Requerimento. (Assessoria de imprensa da Acamop)


Geral

12

Dia 9 de agosto de 2013

Grupo da Melhor Idade de STU tem tarde especial em comemoração ao Dia dos Pais

Os pais que compõem o Grupo de Melhor Idade de Santa Terezinha de Itaipu tiveram uma tarde bastante diferente nesta terça-feira (06). A Secretaria Municipal de Assistência Social preparou diversas atividades para comemorar o Dia dos Pais. A Secretária de Assistência Social Ellis Regina Eberhard informou que as atividades tiveram início ás 14h com uma palestra proferida pela Enfermeira e Professora da Unioeste Jossiana Wilke Fal-

ler sobre a Saúde do Homem, que tratou de orientá-los quanto aos cuidados com a saúde, principalmente no que diz respeito à prevenção do câncer de próstata. Após a palestra foram realizados jogos de bocha, canastra, damas e roda de viola, diversões em que todos participaram. A equipe da Secretaria Municipal de Esportes também esteve presente, auxiliando nos trabalhos e passando exercícios de alongamento aos presentes.

Jornal cataratas 61  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you