3 minute read

1.4 – a segunda leitura da obra Dia de São Nunca à Tarde

Dia de São Nunca à Tarde

Os depoimentos verdadeiros, apresentados espontaneamente, são sempre dados a mais para a melhor orientação dos trabalhos seguintes. É um momento importante para a observação de opiniões, reações e pontos de vista diferentes e de garantir o direito das divergências de gosto e de interpretações: afinal, isso é o que caracteriza a arte. Possivelmente, aparecerão questões próximas das que serão objeto de trabalhos posteriores; informem que elas serão tratadas mais adiante. A roda de leitura funciona, em geral, como uma preparação para a segunda leitura.

1.4 – a segunda leitura da obra Dia de São Nunca à Tarde

depois dessa roda de leitura, expliquem a próxima etapa da experiência com a obra: uma retomada da novela, em grupos, para análise de alguns de seus aspectos interessantes. Propomos aqui uma análise de três personagens e o “trio” da novela, para ser tratada por um ou dois grupos, e depois apresentada à turma. sempre que possível, personagens e grupos devem ser de livre escolha da turma. se, eventualmente, tiverem ocorrido a vocês, a partir da roda de leitura ou em outro momento da conversa sobre a obra, outras questões que auxiliem os alunos nessa segunda leitura, sintam-se à vontade para acrescentá-las às propostas que se seguem.

• análise das personagens

Proponham que cada grupo (ou dois) analise as características de uma das personagens (ou do grupo) abaixo.

a) frei Vicente B) frei tanajura C) trio maldito d) gabriela

a apresentação das personagens, no livro do estudante, não é completa, exatamente para esse momento de releitura da novela. Cada uma deve ser cuidadosamente observada em cada passagem em que aparece. Certamente, muitos elementos vão surgir, para definir (ou indefinir…) com mais clareza cada uma. o caso do trio, visto em conjunto, é interessante, porque dados vão ser considerados. Por exemplo, gabriel é uma sombra que paira sobre toda a narrativa, mas sua presença é muito curta e de pouca participação. outro ponto: ele (e gabriela),

Sumário

Dia de São Nunca à Tarde

além de frei Vicente, é o único que não tem apelido — e, por acaso, chama-se gabriel, nome de anjo. Com relação ao frei tanajura, único com apelido negativo, é bom observar que ele, ao ser chamado pelo frei Vicente para tentar descobrir o mistério do trio maldito, já sabe da troca de gabriel por gabriela, mas não revelou isso, não só porque queria valorizar uma possível descoberta, como também não se denunciar como espectador do banho da menina.

Com as observações mais cuidadosas, proponham questões como:

• Pela construção da narrativa, vocês diriam que o narrador apresenta maior simpatia por uma das personagens? • Como o autor constrói o perfil de cada personagem: pela ação, pelos pensamentos, por ambos?

este trabalho em grupo é uma excelente atividade, não apenas de linguagem oral, de fala e de escuta, não apenas no pequeno grupo, mas também no segundo momento, envolvendo toda a turma: é um exercício de convivência, debate respeitoso de posições divergentes, incluindo até as dos professores.

se houver mais de um grupo trabalhando o mesmo ponto, é importante que se apresentem em seguida, de modo que as divergências fiquem mais evidentes e sejam discutidas com toda a turma.

Para a apresentação das conclusões de cada grupo, sugerimos que sejam definidos prazos, assim como o tempo de cada um para tal exposição. sugiram que todos do grupo falem, em vez de um só como representante de todos. insistimos: importa que a turma tenha oportunidade de perguntar, questionar e sugerir interpretações, cabendo a vocês a mediação da atividade.

fundamental também será a avaliação dos trabalhos feita por vocês (não obrigatoriamente com notas), de modo sempre propositivo, com sugestões e elementos que possam fazer avançar a leitura deles. um expediente que mostra muito bons resultados nesse momento é a autoavaliação de cada grupo, antes mesmo da avaliação de vocês. em geral, e até surpreendentemente, ela ajuda a desenvolver alunos mais justos e cuidadosos na emissão de juízos, com relação a si mesmos e aos outros.

Como podem ver, por meio da cuidadosa observação das opiniões e da volta constante à novela, estamos garantindo uma segura segunda leitura.

Sumário