Issuu on Google+

Quarta-Feira

25

de Julho de 2012

Ano XII - Nº 591 R$ 2,00

“ Grupos de risco ” devem procurar vacina contra gripe A no posto de saúde

O departamento de Saúde informou que as vacinas da Gripe já estão disponíveis no Posto de Saúde para crianças de creche de dois a três anos, cuidadores de creche, pessoas acima de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas, gestantes, trabalhadores da área de saúde e crianças de seis meses a dois anos. Página 4

Atleta de Jacarezinho integra delegação brasileira em Londres

Maioria dos eleitores prefere campanha "corpo a corpo" Ontem (24) o CN foi às ruas para saber a opinião dos munícipes em relação às propagandas eleitorais. A maioria dos entrevistados opinarão pela campanha feita "corpo a corpo" em que o candidato conversa pessoalmente com o eleitor. Segundo os entrevistados, a preferência é para o candidato que busca o "corpo a corpo" com o velho e bom aperto de mão e o abraço.

Página 3

Defesa Civil encontra dificuldade por falta de hidrantes Página 4

Grave acidente com seis veículos deixa cinco vítimas na BR-376 Um acidente envolvendo seis veículos (dois caminhões, duas motos CB-300, um Palio e um Corsa) provocou a morte de cinco pessoas na manhã desta terça-feira (24) na rodovia BR-376, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na pista sentido Curitiba por volta das 6h30. Segundo informações da PRF, inicialmente, o Palio colidiu contra uma carreta.

Página 7

Fone: (43) 3571-3240

A equipe brasileira de basquetebol feminino tem duas paranaenses: Franciele Aparecida do Nascimento, de Jacarezinho, e Nádia Gomes Colhado, nascida em Marialva. Franciele tem 24 anos, joga na posição de pivô e mede 1,87. Ela jogou nos clubes Jacarezinho (PR), São João/Jundiaí (SP), Londrina Basket Club (PR), Filtros Mann (Espanha), Rivas Ecópolis (Espanha), Cáceres (Espanha), Burgos (Espanha) e Cadi Laseu (Espanha).

Página 5


2

OPINIÃO

QUARTA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2012 - EDIÇÃO 591

iPhone 5 está em produção na China, diz site

Olhar Digital.com A próxima versão do iPhone já está em fabricação na China, e não pelas mãos da Foxconn, de acordo com o Digitimes. Citando fontes da indústria de Taiwan, o site afirma que o smartphone começou a ser produzido pela Pegatron, em Xangai. A previsão do mercado é que o iPhone 5 seja apresentado em outubro e as vendas comecem logo depois, entre outubro e setembro. Entretanto, a própria Apple se recusa - como sempre - a comentar as especulações. O Digitimes diz, ainda, que a Pegatron se tornará fabricante dos próximos modelos do iPad, ficando responsável por "alguns milhões de unidades" do tablet.

SaúdeDicas.com.br Está comprovado que bom humor e otimismo vacinam nosso corpo contra todo tipo de doença. O funcionamento do corpo melhora e várias dores diminuem visivelmente. Quem sorri estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina — substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Essas substâncias proporcionam uma sensação de leveza e bem-estar, além de ativarem o sistema imunológico. Essa imunização ajuda a prevenir, principalmente, doenças ocasionadas por elevado grau de estresse. O sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita. Além disso, se você está sempre sorrindo, as pessoas irão querer sempre ficar perto de você e sua convivência social será muito favorecida. Sorrir é um remédio sem efeitos colaterais; não precisa de prescrição e é de graça. Por isso, pare de franzir a testa e solte uma boa gargalhada sempre que possível que os benefícios virão. O que acontece quando sentimos raiva? Quando sentimos raiva, nosso corpo responde liberando dois hormônios que enfraquecem o sistema imunológico: estradiol e adrenalina. Portanto, quem sente raiva está sujeito ao surgimento de doenças ou ao atraso na recuperação de doenças já existentes. É praticamente impossível eliminar todos seus momentos de raiva. Por isso, o importante é estar consciente para que estes momentos sejam cada vez menos freqüentes e duradouros no seu dia-a-dia. Você sabia que sorrir faz bem à saúde? Cultivar o bom humor deve ser uma filosofia de vida para todos. Você deve reconhecer as emoções boas ou más e respeitá-las. Mudar a forma de olhar para a vida não é fácil, mas é bastante possível com treinamento. Por exemplo, se você se encontra em um congestionamento de trânsito… vale a pena perder a cabeça? É claro que não! Tente sempre olhar o lado positivo das coisas. Por que não tirar este tempo para ouvir música, conversar, ou pensar e fazer planos? Sempre procurar o lado positivo das coisas pode parecer um conselho simples demais, mas tente fazê-lo e veja como todo o mundo ao seu redor se modifica. Cuide do seu bem-estar Esteja mais atento às coisas simples da vida: dormir melhor, caminhar em uma praça, estar com os amigos. Cuide bem de seu corpo e mente para ter bem-estar e auto-estima. Procure sempre se conhecer para saber o que lhe dá mais prazer. Tudo isso leva naturalmente ao sorriso. Incorpore o bom humor no seu dia-a-dia. Vista-se de sorrisos e abrace o mundo com toda a sua atenção e delicadeza.

Para Manter os Cabelos Saudáveis

SIQUEIRA CAMPOS - RUA DOS EXPEDICIONÁRIOS,1525 - (43) 35713646 e-mailcorreiodonorte@correiodonortesc.comsite www.correiodonortesc.com TELÊMACO BORBA - AV. HORÁCIO , 779 - SALA 4 - GALERIA PUPO CENTRO /Fax: (42) 3272-1598 ocorreiotb@gmail.com

BelezaeSaude.com.br Alimentação saudável e diversificada, intensificando a quantidade de Vitamina A. Tomar bastante líquido para manter os fios hidratados. Antes de fazer escova ou chapinha, usar cremes e silicones antitérmicos para proteger os fios. Corte as pontas do cabelo a cada três meses. Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e hidratantes com protetores solares. Ao lavar os cabelos, evite a água quente, que abre a cutícula dos fios e provoca ressecamento. No lugar do condicionador, use máscaras capilares para manter os cabelos sempre hidratados. Repor a queratina dos cabelos é essencial: compre um kit cauterização e use-o a cada 15 dias. Procure usar xampu sem sal e com pH neutro. Uma vez por semana, use xampu anti-resíduos para fazer uma limpeza profunda. Para não quebrar os fios, evite dormir com os cabelos molhados. Para diminuir a eletricidade estática, umedeça sua escova antes de escovar e use

Você sabia que sorrir faz bem à saúde?

E você já sorriu hoje?

silicone. Para quem tem os cabelos crespos e quer diminuir o volume, a dica é aplicar produtos do tipo leave-in (que não precisam de enxágüe). Cabelos oleosos: lavar diariamente para retirar o excesso de sebo e evitar a queda. Para clarear os fios: faça um chá bem forte de camomila, passe nos cabelos e deixe secar no sol. Além de clarear a

camomila hidrata os fios. Para fortalecer e hidratar os fios, passe babosa. Deixe a babosa agir por 30 minutos. Lave normalmente. Máscara para dar brilho: Bata no liquidificador uma maçã sem sementes e 1/2 copo de água. Após a lavagem dos fios, passe nos cabelos, massageando o couro cabeludo. Deixe agir por 30 minutos e enxágüe em seguida.

Uma nova profissão: Marido de Aluguel

Por Isa Machado Uma nova profissão que está invadindo o mercado de trabalho são os "Maridos de Aluguel", ele são especialistas em resolver pequenos problemas nas residências. O Marido de Aluguel É um profissional que faz vários serviços, pequenos reparos e pequenos consertos em residência, escritórios ou condomínios. Faz instalações elétricas, hidráulicas, limpeza de caixa d'água, limpeza de ar condicionado e instalações em geral, ele te ajuda em caso de mudança de residência ou escritório. Instala prateleiras, varal, chuveiro, ventilador de teto, quadros em parede e até pintura de sua casa. Em Siqueira Campos não tem nenhuma equipe de Maridos de Aluguel ainda, mas em outras regiões do Paraná já existem esse profissionais. CIRCULAÇÃO:

DIRETORIA GENESIS J. MACHADO Diretor Administrativo ELIZABETE GOIS Diretora Geral GERENTE DE NEGÓCIOS: Gilberto Alves Martins

EDITORES

Betty Gois, Isaele Machado, Isamara Maura Machado, Gênesis Machado, Marcos Vinícius.

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Jacarezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste Jornal e são de responsabilidade de seus autores. As fotos e os originais, mesmo que não publicados, não serão devolvidos.


QUARTA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2012 - EDIÇÃO 591

Maioria dos eleitores prefere campanha "corpo a corpo" Da Redação Isaele Machado

POLÍTICA

3

www.colunamisterx.com.br

Ontem (24) o CN foi às ruas para saber a opinião dos munícipes em relação às propagandas eleitorais. A maioria dos entrevistados opinarão pela campanha feita "corpo a corpo" em que o candidato conversa pessoalmente com o eleitor. Segundo os entrevistados, a preferência é para o candidato que busca o "corpo a corpo" com o velho e bom aperto de mão e o abraço.

Como você prefere que os candidatos divulguem suas ideias?

Almidio Santos da Silva Conversando com os eleitores

Andressa Barbosa Campanha "corpo a corpo"

Camila Fantin Gomes Conversando com o povo

Francisca da Silva Conversando pessoalmente

ELEIÇÕES 2012 Pelo menos o início da campanha 2012 está sendo marcada por impugnações de candidaturas, só o Ministério Público Eleitoral entrou com 491 pedidos de impugnações no Paraná. Os promotores estão empenhados em fazer cumprir a Lei da Ficha Limpa. Entre o total de ações recebidas pela Coordenadoria, 69 casos foram de ausência de desincompatibilização, ou seja, candidatos que não se afastaram de seus cargos ou funções públicas no prazo previsto em lei para concorrer a mandato eletivo. Outros 13 casos foram de condenações criminais, por órgãos colegiados, ou já definitivos. Foram 26 as ações por contas rejeitadas por ato de improbidade administrativa, e 49 casos de condenados por ato doloso de improbidade administrativa, que importa lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.Também foram contabilizadas 22 ações diversas relativas à Lei da Ficha Limpa. Outras 76 por ausência de quitação eleitoral, ou seja, pendências relativas a multas eleitorais ou ausência de prestação de contas. Foram 26 casos de violação da reserva de gênero partidos ou coligações que não obedeceram à reserva de 30% do gênero minoritário. E outros 47 casos de problemas partidários. "Constatou-se falta de organização de algumas agremiações no âmbito municipal, assim como disputas internas que comprometeram a definição das delib e r a ç õ e s e m c o n v e n ç õ e s " , d i s s e o p r o m o t o r. A Coordenadoria recebeu também outras 142 impugnações por inelegibilidade constitucional, ou seja, por falta de condições de elegibilidade, o que pode caracterizar ausência de filiação partidária, analfabetismo, candidatos que não cumpriram idade mínima para o mandato postulado ou que possuíam parentesco com algum detentor de mandato ele eletivo. EM SIQUEIRA CAMPOS Na comarca de Siqueira Campos são duas impugnações, uma que já foi julgada a favor do MP- Ministério Público que indeferiu a candidatura do Dirceu Rodrigues, a outra contra o ex-prefeito Selmo Adalberto de Carvalho do Salto do Itararé aguarda julgamento.

Irineu José do Carmo Colocando uma melancia pendurada no pescoço para chamar atenção

Jucelino da Silva Conversando diretamente com o eleitor

Marliane dos Santos Campanha "corpo a corpo"

José Vieira Campanha "corpo a corpo"

Juvenal Frei Conversando com o eleitorado

Ronaldo Pereira Campanha "corpo a corpo"

A função do vereador Dos 112 candidatos registrados pelas três coligações, uma encabeçada pelo ex-prefeito Dirceu Rodrigues (PSDB) que se mantém candidato através de recurso no TRE e pela coligação do Manézão (DEM) e outra coligação do Professor Fabiano,BI, (PSB). Seis deles são vereadores que buscam a reeleição, se por um lado tem a experiência da vereança e um trabalho feito para

ajudar na eleição também tem o desgaste que o cargo trás por não poder atender todas as expectativas da população. A função de vereador para muita gente ainda é confundida, a confusão está nas atribuições dos edis, que na prática tem a função de fiscalizar, aprovar e editar leis e tem o poder de fazer as indicações de melhorias que na maioria das vezes não resulta em realiza-

ções porque sempre os pedidos que requer investimentos não estão previstos no orçamento municipal. Por outro lado os vereadores têm a prerrogativa, ou seja, tem o poder de convocar os secretários para darem explicações e cobrar atitudes do funcionamento do setor. Os vereadores não têm o poder de fazer obras ou ordenar qualquer tipo de gasto do dinheiro público e por isso que mui-

tos eleitores desabonam por pensar que ele não fez nada, mas no fundo ele não tem o poder de fazer porque não é sua função. É visto que nenhuma das coligações não deu nenhum curso para os candidatos a fim de explicar a função do vereador, isso seria importante para que os candidatos não se comprometam com o que não poderão cumprir durante a campanha.

EM TOMAZINA L á e m To m a z i n a c a n d i d a t u r a d o e x - p r e f e i t o L u i z F a r i a s também sofreu impugnação, mas a coligação acredita que será absolvida, segundo informações foi apenas erro técnico na prestação de contas de um convênio e que o caso é sanável e já foi até corrigido. EM CARLÓPOLIS Na cidade de Carlópolis tem três chapas concorrendo à p r e f e i t u r a , m a s d u a s d e l a s e s t ã o i m p u g n a d a s , a d a D r. A n a ( P T B ) e a o u t r a d o D r. J o s é M a n s u r ( P P ) a m b o s s ã o médicos. A indefinição as campanhas ainda não foram para a rua, e o eleitor está confuso, espera-se que a decisão saia nos próximos dias. Outro caso parecido é em Joaquim Távora onde as duas candidaturas sofreram impugn a ç õ e s , a d o Va t ã o ( P S C ) e d o C l a u d i o R i v e l i n o ( P S D B ) . Em Quatiguá o Carlinhos Tramontim (DEM) também sofre com o pedido de impugnação e na mesma situação está o ex-prefeito Efraim Bueno de Morais (PMDB) que tenta se e l e g e r v e r e a d o r. RIGIDEZ Outro exemplo que a justiça tentará fazer valer a Lei da Ficha Limpa está em Clevelândia, a Justiça negou registro de candidatura ao ex-prefeito onde o Juízo da 47ª Zona Eleitoral em indeferiu o pedido de registro de candidatura d e Va n d e r l e i L u i s S p i n e l l i Va l é r i o a p r e f e i t o d o m u n i c í p i o d e C l e v e l â n d i a . S p i n e l l i Va l é r i o j á h a v i a c h e f i a d o o E x e cutivo municipal de 2001 a 2008. A ação de impugnação de registro de candidatura do ex-prefeito foi movida pelo promotor substituto Jaisson José da Silva. A Promotoria argumenta que a candidatura de Spinelli é inviável em razão da inelegibilidade dele. O ex-prefeito teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado, conforme decisões do órgão, publicadas em 2006 e 2009. MOVIMENTO PARANÁ SEM CORRUPÇÃO O Ministério Público do Paraná lançou, na sexta-feira (20), o Movimento Paraná Sem Corrupção, que tem por objetivo promover a conscientização para uma cultura de valores e princípios éticos a partir da adesão e participação dos diversos segmentos da sociedade. A campanha surgiu da parceria entre o MP-PR - por meio da coordenação paranaense da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", o Governo do Estado do Paraná - através da Secretaria de Estado da Educa��ão, e o Grupo GRPCom. O lançamento foi realizado no auditório Ary Florêncio Guimarães, na sede do MP-PR, em Curitiba.


4

LOCAL

QUARTA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2012 - EDIÇÃO 591

Defesa Civil encontra dificuldade por falta de hidrantes

De Siqueira Campos Betty Gois

A Defesa Civil de Siqueira Campos enfrenta há algum tempo dificuldades em abastecimento de viaturas. Existem apenas três hidrantes na cidade, um na Rua Amazonas próximo a Santa Casa de Misericórdia, um na Avenida Marginal próximo ao quartel do Bombeiro Comunitário e outro na Avenida Presidente Getúlio Vargas, mas destes apenas o hidrante da Avenida Presidente Getúlio Vargas tem a pressão adequada. O hidrante da Rua dos Expedicionários no centro da cidade onde era a antiga sede da Defesa Civil foi retirado e transferido para a Avenida Marginal, pois de acordo com o subtenente Correa, é preciso ter um hidrante próximo ao quartel e a Sanepar não dispunha de outro para instalar. Foram encaminhados dois ofícios à Sanepar para fazer a instalação de mais seis hidrantes em Siqueira Campos, mas a Sanepar alega que a tubulação é antiga de 50 milímetros quando precisaria ser de 75 milímetros para dar uma boa vasão, e até o momento o problema não foi resolvido. No início de 2011 um funcionário da Sanepar chegou a acompanhar o subtenente Correa e indicou quais

os locais que poderiam ser instalados os hidrantes, ficaram definidos na época que as vilas Nascente do Sol, Barbosa, Cruzeiro, Jardim Planalto, Vila Operária e na região central próximo aos bancos teriam hidrantes, mas isso não ocorreu até hoje. Em maio desse ano outro ofício foi enviado a Sanepar e outro hidrante foi pedido para ser instalado nas proximidades do Clube Recreativo Arco Íris, mas a Sanepar ainda não respondeu ao pedido. Quando na implantação do Bombeiro Comunitário em Siqueira Campos há aproximadamente três anos, a Amunorpi fez um ofício e encaminhou à Sanepar solicitando a implantação de hidrantes nos municípios de Tomazina, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Quatiguá e Wenceslau Braz, mas esses hidrantes também não foram instalados. O subtenente Correa falou que há uma grande preocupação em relação à falta de hidrantes com pressão adequada, disse que a demora em abastecer o caminhão prejudica o serviço, são em média 10 minutos para abastecer cinco mil litros de água, e com apenas um ponto de abastecimento atrasa ainda mais o atendimento.

Apenas um hidrante tem vazão suficiente para abastecer o caminhão da Defesa Civil

Grupos prioritários devem procurar o Posto de Saúde para tomar a vacina da Gripe De Siqueira Campos Betty Gois O departamento de Saúde informou que as vacinas da Gripe já estão disponíveis no Posto de Saúde para crianças de creche de dois a três anos, cuidadores de creche, pessoas acima de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas, gestantes, trabalhadores da área de saúde e crianças de seis meses a dois anos. As crianças de creche devem estar com a caderneta do CMEI, para comprovar o local que estudam, as pessoas portadoras de diabetes, doenças coronárias, hipertensão, asma grave, aids, bronquite e de outras doenças crônicas devem levar algo que comprove que a pessoa tem a doença, como por exemplo a medicação com a qual fazem o tratamento. A chefe de epidemiologia Tânia Maria Carvalho orientou que as pessoas procurem se vacinar o mais rápido possível, pois só

irão ser atendidas essas pessoas enquanto tiver a vacina disponível, as demais deverão aguardar outros lotes quando for liberado pelo Ministério de Saúde. Letícia Bordignon, diretora do Departamento de Saúde falou que embora na última semana não tenha tido nenhum caso de gripe A comprovado no município, já que de 10 coletas, seis tiveram resultado negativo, a população deve continuar com as medidas de prevenção. De acordo com Letícia, ela atribui essa queda dos casos à conscientização da população em adotar as medidas de prevenção, como manter os ambientes arejados, lavar as mãos com água e sabão sempre que tossir ou espirrar e antes de comer, cozinhar ou tocar olhos, nariz e boca, utilizar o álcool gel, entre outros hábitos de higiene. A vacina é a mesma oferecida durante a campanha de vacinação que ocorreu em maio/ju-

nho e protege contra os três vírus influenza que mais circulam no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A estimativa de proteção da vacina é de um ano. Desde o início da campanha, o Paraná já recebeu mais de 2,2 milhões de doses da vacina para imunizar idosos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, trabalhadores de saúde, indígenas e outros grupos de risco definidos pela Secretaria da Saúde em consonância com os municípios. NOVAS DOSES - Na reunião da Comissão Estadual de Infectologia realizada nesta segundafeira (23) ficou definida a ampliação da vacinação para crianças de dois a cinco anos. "Vamos receber mais 400 mil doses na quinta-feira (26), e assim que as doses chegarem às unidades de saúde a vacina será estendida para este público-alvo, além dos grupos já priorizados", destaca Sezifredo Paz.

Lombadas substituem as tartarugas na Avenida Getúlio Vargas

Lombadas foram instaladas nessa segunda-feira De Siqueira Campos Betty Gois A Avenida Presidente Getúlio Vargas recebeu três novas lombadas nesta segunda-feira (23). Os moradores e os vereadores fizeram pedido de redutores de velocidade para diminuir a velocidade dos carros que trafegam em alta velocidade no local. Os funcionários do Departamento de Obras instalaram redutores de velocidade do tipo tartaruga (forma de calotas fixadas no

pavimento), mas esse tipo de redutor de velocidade não deu o resultado desejado pelos moradores, pois muitos motoristas continuaram a trafegar em alta velocidade desrespeitando os redutores. Os vereadores fizeram indicações para que fossem substituídas essas tartarugas por lombadas (quebra molas), de acordo com o vereador Sebastião Soares esse tipo de redutor de velocidade além de não fazer com que os motoqueiros e motorista diminuam a velocidade, ainda estraga a suspensão

dos carros. Os moradores da Avenida Presidente Getúlio Vargas fizeram um abaixo assinado para a prefeitura instalar as lombadas. As lombadas serão instaladas no início da avenida ainda na Baixada, outra no meio da avenida e a última próxima ao Cemitério Municipal, feitas dentro dos padrões exigidos. Com isso a prefeitura espera resolver o problema do tráfego de motos e carros em alta velocidade no local.


QUARTA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2012 - EDIÇÃO 591

GERAL

5

Atleta jacarezinhense integra delegação para Jogos Olímpicos de Londres Betty Gois com AEN A equipe brasileira de basquetebol feminino tem duas paranaenses: Franciele Aparecida do Nascimento, de Jacarezinho, e Nádia Gomes Colhado, nascida em Marialva. Franciele tem 24 anos, joga na posição de pivô e mede 1,87. Ela jogou nos clubes Jacarezinho (PR), São João/Jundiaí (SP), Londrina Basket Club (PR), Filtros Mann (Espanha), Rivas Ecópolis (Espanha), Cáceres (Espanha), Burgos (Espanha) e Cadi Laseu (Espanha). Seus principais resultados pela Seleção Brasileira foram: Campeonato Mundial - 9° lugar (República Tcheca - 2010) 31pts/6 jogos; Jogos Olímpicos 11º lugar em Pequim (China 2008) - 14pts/4 jogos; Torneio PréOlímpico Mundial - não houve classificação (Espanha - 2008) - 30pts/ 4 jogos; campeã (Colômbia - 2011) - 29pts/6 jogos; Torneio Pré-Olímpico das Américas 3º lugar (Chile 2007) - 39pts/5 jogos); Copa América - Pré-Mundial Adulto - campeã (Brasil - 2009) - 44pts/5 jogos; campeã (Chile - 2010) - 44pts/ 5 jogos; Campeonato Sul-Americano Adulto - campeã (Equador -

2008) - 47pts/6 jogos; Campeonato Mundial Sub-21 - 8º lugar (Rússia - 2007) - 118pts/8 jogos; Copa América - Pré-Mundial Sub-20 vice-campeã (México - 2006) 50pts/4 jogos; Campeonato SulAmericano Juvenil -campeã (Bolívia - 2004) - 59pts/5 jogos. O Paraná tem 19 atletas entre os 259 que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, que começam nesta semana. Eles disputarão medalhas em 14 modalidades esportivas, individuais e coletivas. Muitos, porém, treinam e vivem fora do Estado. O secretário do Esporte, Evandro Rogério Roman, disse que o Paraná sempre revelou bons atletas, mas lamentou que o Estado nunca tenha investido para manter os talentos aqui. "Mas estamos trabalhando para mudar este quadro", destaca ele. Desde o ano passado, o governo estadual trabalha para estimular a formação e o aperfeiçoamento de atletas por meio do programa Talento Olímpico Paranaense - TOP 2016. Voltado para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, o programa investirá este ano R$ 7,3 milhões para ofertar mil bolsas para atletas e técnicos

Atleta do basquetebol de Jacarezinho, Franciele Aparecida do Nascimento de 27 modalidades olímpicas e 10 paraolímpicas do Estado. "Temos hoje uma proposta de esporte de rendimento para o Estado, mas que começa no esporte es-

colar, passa pela fase juvenil até chegar no adulto. O programa vislumbra 2016, mas tem atletas beneficiados já disputando as Olimpíadas em Londres. Aos pa-

ranaenses que estarão nas olimpíadas, fica a nossa torcida e o desejo de bons resultados", disse Roman. ATLETAS - Os bolsistas do TOP 2016 estarão representados em Londres por Athos Schwantes, esgrimista curitibano nascido em 1985. Outros dois paranaenses disputarão medalhas no atletismo: Guilherme Cobbo, que é natural de Uraí, e compete no salto em altura; e a velocista Vanda Ferreira Gomes, nascida em Matelândia, que faz parte do quarteto brasileiro na prova de 4x100 metros. Da pequena cidade de Tupãssi vem Gregorly Panizo, que vai disputar a prova de ciclismo de estrada. No futebol de campo, são quatro atletas paranaenses. No feminino, Andreia Suntaque, de Nova Cantu, e Renata Aparecida da Costa, que nasceu em Assai. No futebol masculino, Alexandre Rodrigues da Silva, o Alexandre Pato, natural de Pato Branco, e Leandro Damião da Silva dos Santos, de Jardim Alegre. A ginástica artística paranaense também terá uma representante. A selecionada é a curitibana Ethiene Franco. No handebol, o Paraná estará

representado por Mayara Fier de Moura, de Arapongas. Na natação, o curitibano Henrique Rodrigues disputa a prova dos 200 metros medley (quatro estilos). Medalha de bronze em Pequim em 2008, a londrinense Natália Falavigna participa novamente de uma Olimpíada em busca de uma medalha no taekwondo, na categoria de atletas com mais de 67 quilos. A vela - que está iniciando um grande projeto no Paraná com o Esporte Formador - terá o curitibano Bruno Fontes competindo na classe laser standard. A seleção brasileira de voleibol masculino tem dois paranaenses: o londrinense Gilberto Amaury de Godoy Filho (Giba), que disputa sua quarta olimpíada e tenta ganhar a terceira medalha; e Sérgio Dutra dos Santos, de Diamante do Norte. O voleibol feminino também tem uma paranaense na seleção: Natália Zilio Pereira, que nasceu em Ponta Grossa. Por fim, o curitibano Emanuel Fernando Scheffer Rego vai para a sua quinta olimpíada e, em dupla com Alisson, busca a terceira medalha no vôlei de praia. Emanuel ganhou ouro em Atenas e bronze em Pequim.

Atletas participam da 3ª Paraná terá R$ 3,3 bilhões para etapa do Grand Prix de Futsal construção de 70 mil moradias Da Assessoria

Equipe siqueirense ficou em terceiro lugar De Siqueira Campos Betty Gois Aconteceu no último sábado (21) em Wenceslau Braz durante o dia todo a 3ª Etapa do Grand Prix de Futsal - 2012. Os jogos aconteceram no Ginásio de Esportes Edmar Luiz Costa com atletas das categorias sub 09 e sub 11. As equipes de Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Ara-

poti, Japira e Santo Antonio da Platina participaram do Grand Prix. Na categoria Sub 09 (2003/ 2004) os atletas de Japira foram campeões, em segundo lugar ficaram os atletas de Siqueira Campos e o terceiro colocado foi Wenceslau Braz. Os atletas de Arapoti da categoria Sub 11 (2001/2002) sagraram-se campeões, os vicecampeões foram os atletas de

Santo Antonio da Platina e Siqueira Campos ficou com a terceira colocação. A Liga Regional de Esportes abriu inscrições para a 4ª Copa Regional de Futsal - 2012 que irá acontecer no dia quatro de agosto. A Copa será disputada nas categorias Sub 09 (2003/2004), Sub 11 (2001/2001), Sub 13 (1999/ 2000), Sub 15 (1997/1998) e Sub 17 (1995/1996). O período para as inscrição é de 16 a 30 de julho.

O governador Beto Richa e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, firmaram nesta segunda-feira (23/07), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o acordo de cooperação que assegura ao Paraná R$ 3,375 bilhões para a construção de 70 mil moradias no Estado. A iniciativa integra os programas habitacionais Morar Bem Paraná, do governo estadual, e o Minha Casa Minha Vida, do governo federal. O acordo envolve a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), responsável pela execução das obras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que são os agentes financeiros, e as prefeituras. Richa disse que estabeleceu como meta atender 110 mil famílias com casa própria até 2014, com a construção de moradias urbanas e rurais, e a garantia de recursos federais é fundamental para atingir o objetivo. "Esta é mais uma parceria positiva com o governo federal. Com ela, o Estado está cumprindo com a sua obrigação e proporcionando aos paranaenses de baixa renda moradias dignas", afirmou o governador. O governador destacou o empenho e a atenção que os ministérios têm prestado aos projetos apresentados pelo governo estadual. Richa também agradeceu o comprometimento da presidente Dilma Rousseff com as políticas públicas no Paraná. "Governamos com um único objetivo, que é melhorar a vida das pessoas, independente de orientações ideológicas e siglas partidárias", disse. O ministro Aguinaldo Ribei-

ro afirmou que as parcerias com os governos estaduais vai permitir a redução do déficit habitacional do país, que está em 6 milhões de moradias, e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. "As parcerias do ministério com o Paraná já ultrapassam R$ 10 bilhões, com investimentos nas áreas da habitação, mobilidade urbana e saneamento básico", disse. CONVÊNIO - O convênio estabelece a união entre entidades para a liberação de financiamentos para moradias para a população de baixa renda. Além dos recursos federais que foram assegurados, a Cohapar tem R$ 1 bilhão para oferecer como contrapartida. O valor deve ser utilizado em conjunto com outros recursos do Estado em obras de infraestrutura urbana e serviços de luz, água, saneamento e pavimentação. As prefeituras municipais entram na parceria com doações de áreas e terrenos para a construção de casas. Segundo o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, desde o ano passado, já foram assinados por meio do programa Morar Bem Paraná convênios

para a construção de 40 mil casas em 360 municípios paranaenses. "A Cohapar vai atender todos os municípios até o final deste ano", ressaltou. DECRETO - Richa também assinou decreto que regulamenta a Lei Estadual nº 17.194, pelo qual o Governo do Estado, por intermédio da Coh a p a r, v a i g a r a n t i r s u b s í d i o para que famílias com baixa renda possam comprar a casa própria. Pela lei, o poder executivo está autorizado a conceder subvenção de até R$ 5 mil por unidade de programas habitacionais de interesse social. "Há uma união de esforços entre governos, poderes e entidades para assegurar aos paranaenses a realização do sonho da casa própria. O Paraná já é referência na política habitacional para todo o país", destacou Richa. De acordo com Mounir Chaowiche, a aprovação da lei permitiu à Cohapar assinar convênios com 197 municípios para construção de 11.700 unidades habitacionais nas modalidades urbanas, além de atender famílias indígenas, agricultores e pescadores.


6

MUNDO

QUARTA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2012 - EDIÇÃO 591

Brasileira cai de trilha e morre no Peru Folha de S.Paulo A estudante de medicina Paula Sibov, 24, morreu após cair de um penhasco no vale do Colca, próximo a Arequipa, região sul do Peru, por volta das 8h do último domingo (22). Paula fazia uma trilha montada em uma mula e estava numa estrada de pedras com largura para três pessoas no momento do acidente. Segundo o casal de brasileiros que viajava com ela, Rafael Magnani, 25, estudante de engenharia, e Lilian Marçal, 25, estudante de medicina, os guias informaram que o animal escorregou e caiu na ribanceira. O trio contratou a agência South American Explorers para fazer o passeio. Eles saíram de Arequipa no sábado e foram de van até uma cidade no topo do vale do Colca. De lá, eles desceram uma trilha de cerca de três horas para pernoitar numa cabana. No domingo, às 6h, retornaram pelo mesmo caminho. O acidente ocorreu no topo do vale do Colca. Os amigos de Paula contam que ela tinha asma e estava cansada

após o percurso da noite anterior. "A trilha é muito cansativa e ninguém avisou", afirma Rafael. Lilian e Rafael esperavam Paula no fim da caminhada, quando um dos guias veio comunicar o acidente. "Eles escondem as informações. Falaram que a mula tinha caído do abismo e a Paulinha tinha rolado. Eu achei que ela tinha quebrado uma perna", conta Lilian. "Comecei a olhar em volta e duas francesas estavam desesperadas. Aí que a gente se desesperou. Não tinha com quem falar. Eu nem lembro mais o que aconteceu depois", completa. Paula era estudante de medicina na PUC-Campinas. "Ela não era aventureira, mas não imaginava que seria tão perigoso assim", diz Jullyana Sant'Anna, amiga da jovem. O guia responsável pelo passeio, Sabino Cudipa, 24, conta que Paula fez o percurso mais curto (de cerca de quatro horas) e não avisou que tinha asma. No momento do acidente, ele diz que estava com Rafael mais adiante na trilha.

Policial morre em troca de tiros com traficantes no Complexo do Alemão

Mãe invade sistema de escola nos EUA para aumentar notas dos filhos UOL

Duas semanas após a saída definitiva do Exército dos complexos do Alemão e da Penha, a Polícia Militar enfrentou nesta noite o maior confronto no local. Traficantes armados atacaram a sede administrativa da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) e o conteiner que serviam como base de apoio aos policiais no Complexo do Alemão. Uma policial militar foi atingida por um disparo de fuzil e morreu. Moradores dizem que uma moradora também foi atingida e teria sido levada ferida para uma Unidade de Pron-

to Atendimento (UPA). A informação não foi confirmada. Há pelo menos 24 horas, o clima na comunidade é tenso. Moradores denunciam que, no domingo, policiais da UPP teriam agredido pessoas no interior da comunidade chegando a jogar spray de pimenta nos olhos de um morador. Em fevereiro passado, a Nova Brasília foi o local do maior confronto entre traficantes e homens do Exército durante os 19 meses de ocupação. Durante duas horas, homens armados trocaram tiros de fuzis com os militares.

MORTE Nesta segunda-feira, o policial militar Márcio Machado Melo, 39, foi encontrado morto na rua Siriain, em Barros Filho, zona norte do Rio. Melo era lotado no Batalhão de Campanha, que auxiliou o Exército durante a ocupação no Complexo do Alemão. O cabo tinha 11 anos na corporação. De acordo com policiais que encontraram o PM, ele tinha marcas de espancamento pelo corpo e vários tiros. A Delegacia de Homicídios investiga o caso. As informações são da Folha de S.Paulo

Um mulher da Pensilvânia, nos Estados Unidos, terá de se explicar à Justiça depois que foi descoberta ao invadir o sistema da escola dos seus dois filhos para aumentar notas de avaliações das crianças. Segundo a "Time", Cather i n e Ve n u s t o , 4 5 , e r a f u n c i o nária administrativa da escola do distrito de Northwestern Lehigh, onde seus filhos estudam, e teve acesso a senhas do sistema de notas que pertenciam ao superintendente do estabelecimento. Ela trabalhou na instituição de ensino de 2008 a abril de 2010. Ela alterou uma avaliação ruim da filha para "exceção médica" (ausência devido a problemas de saúde) em 2010 e o percentual de notas do outro filho de 98% para 99% em fevereiro deste ano. Segundo a polícia, Catherine fez ao todo 110 acessos ao sistema, que também exibia mensagens de e-mail. À polícia, Catherine admitiu ter alterado as notas e argumentou que ''suas ações

eram antiéticas, mas não ilegais''. A mãe foi liberada mediante pagamento de US$ 30 mil de fiança e responderá por seis acusações, entre elas uso ilegal de computadores, invasão de sistema de computação

e alteração de dados. Segundo a porta-voz da Promotoria de Northwestern Lehigh, Debbie Garlicki, Catherine pode pegar a pena máxima de 42 anos de prisão ou uma multa de US$ 90 mil se condenada.


QUARTA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2012 - EDIÇÃO 591

POLICIAL

7

Grave acidente com seis veículos deixa cinco vítimas na BR-376 Redação Bonde Um acidente envolvendo seis veículos (dois caminhões, duas motos CB-300, um Palio e um Corsa) provocou a morte de cinco pessoas na manhã desta terça-feira (24) na rodovia BR-376, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu na pista sentido Curitiba por volta das 6h30. Segundo informações da PRF, inicialmente, o Palio colidiu contra uma carreta. Em seguida, outro caminhão tentou desviar dos veículos que tinham batido e perdeu o controle, batendo no Corsa e nas duas motos. Faleceram no local do acidente, a motorista do Palio, Gislaine Barbosa Maruchi, 37, o motorista do Corsa, Renildo Assunção da Silva, 43, dois

ocupantes de uma das motos, Adelar Roque de Passos, 49, e Beloni Lopes dos Passos, 51, e o condutor da segunda moto, Eneas Faria, de idade não informada. Outras duas pessoas que estavam no Corsa ficaram feridas. Moisés Menezes da Silva, 28, e Darkson Almeida da Silva, 22. Os dois foram socorridos e encaminhados a hospitais da região metropolitana de Curitiba. Os motoristas dos caminhões não sofreram ferimentos. Em razão do acidente foi necessário bloquear o tráfego nas duas pistas no sentido Curitiba, causando quase 10 quilômetros de congestionamento. O sentido contrário também foi parcialmente interrompido para facilitar o acesso das equipes de socorro. Por causa disso, a Polícia Rodoviária Federal adverte que o tráfego ainda flui muito devagar.

Cinco pessoas morreram e outras duas ficam feridas

Polícia Militar atendeu brigas, perturbação do sossego e direção perigosa De Santana do Itararé Betty Gois Cinco ocorrências no domingo, entre elas duas brigas, perturbação do sossego e fatos não constatados, chamado de trote, no sábado foram apenas duas ocorrências de perturbação da tranqüilidade, uma às 0h00 e outra às 5h30 e na sexta-feira um fato não constatado e uma apreensão por direção perigosa. Um homem foi agredido em

Santana do Itararé às 16h15 deste domingo (22). O homem estava na Praça do Leilão de Gado e foi agredido por outro homem que fugiu do local. A PM foi ao local, mas não conseguiu encontrar o agressor, no mesmo dia às 19h00 um jovem estava saindo da festa quando foi surpreendido com um golpe na cabeça. O agressor não foi encontrado. O jovem foi encaminhado por populares ao hospital com um corte na cabeça.

Na sexta-feira (20) um motorista foi encaminhado ao Destacamento da Polícia Militar após ter cometido o crime de direção perigosa e perturbação do sossego alheio. O motorista da Strada de Santana do Itararé - PR estava fazendo manobras perigosas próximo à Praça Frei Mathias de Genova e colocando em risco as pessoas que estavam no local, além disso, o volume do som do carro estava bastante alto.

Polícia Militar encontra criança de 10 anos dirigindo um carro Betty Gois De Salto do Itararé No último domingo (22) uma criança de 10 anos foi encontrada dirigindo um Gol em Salto do Itararé. O menino foi pego em um patrulhamento da Polícia Militar às 22h38. O tio da criança estava junto no carro e não tinha o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV documentos do carro. O veículo foi apreendido no pátio do Des-

tacamento da Polícia Militar. No sábado (21) a Polícia Militar atendeu um chamado de "Danos" às 23h00. De acordo com Boletim de Ocorrência três rapazes brigaram entre eles, um dos rapazes envolvido na briga invadiu a casa dos outros dois a procura deles e quebrou dois vidros das vidraças da casa, inclusive do quarto onde dormia uma criança de um ano e nove meses. A criança não se feriu.

Na sexta-feira (20) não tiveram ocorrências de grande vulto, apenas um fato não constatado e o registro de um furto de galinhas, leitoa e cabrito. De acordo com o denunciante, as seis galinhas, duas leitoas e o cabrito foram furtados, mas não tinha idéia de quem seria o autor embora havia rastro de motos, e disse ainda que as duas leitoas foram abatidas para serem levadas, pois havia sangue no local;


8

DIVULGAÇÃO

QUARTA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2012 - EDIÇÃO 591


Correio do Norte 591