





























Asaúde é um bem precioso. Por isso, temos de investir em cuidados como a alimentação e acompanhamento médico. Dessa forma, vamos descobrir, na seção Gastronomia, por exemplo, a importância do espinafre para o organismo.
Originário da Pérsia, o vegetal é amplamente reconhecido por seu perfil nutricional e os múltiplos benefícios que oferece à saúde. Além de ser fácil de encontrar, ele é uma opção acessível, versátil e prática para incluir na alimentação diária. Além de fibras, o espinafre é rico em vitaminas A, C, K e do complexo B. Possui minerais e é antioxidante.
Na seção Campanha, será possível aprender o valor de ações como as do Junho Laranja, que alerta para a leucemia e a anemia. Essas doenças mostram porque as refeições equilibradas e os exames clínicos são tão importantes. É a melhor forma de conhecermos a nossa condição física e, caso necessário, iniciarmos algum tipo de tratamento.
E por falar em nos preocuparmos com as questões do corpo, a estrutura vertebral também tem valor inestimável. Nesse caso, a seção Saúde apresenta o funcionamento do tratamento por meio da quiropraxia. Do mesmo modo, chama atenção para a procura de profissionais habilitados e experientes.
Dar valor à saúde e à vida também nos faz lembrar da autoestima. E para que ela esteja em alta, a beleza surge ainda como outra fonte de felicidade. Para isso, esta edição revela as possibilidades de se investir em um novo visual, com os mais variados tons de ruivo. Confira.
E é justamente de empoderamento que também trata a seção Celebridade, com a atriz Debora Bloch no papel da vilã Deodora. Na entrevista, ela fala um pouco da carreira e também sobre os desafios de sua personagem na novela “No Rancho Fundo”. Já que o assunto é entretenimento, vale a pena dar uma olha na seção Curtas.
Boa Leitura!
> Equipe Grupo Leste
Revista do Tatuapé • Revista da Mooca são publicações mensais da Grupo Leste de Comunicações, distribuídas gratuitamente via courier nos seguintes bairros: Tatuapé, Jardim Anália Franco, Mooca, Brás, Belém, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, Jardim Têxtil, Jardim Avelino e Vila Santa Isabel.
Diretor Responsável
Jaime Braz Romano • jaime@grupoleste.com.br
Editora
Fabiana Nascimento • fabiana@grupoleste.com.br
Diretor Comercial
Mauro Tadeu Silva • mauro@grupoleste.com.br
Revisão
Antonia Romano • antonia@grupoleste.com.br
Publicidade publicidade@grupoleste.com.br
Design dos Anúncios
RP7 Comunicação
Impressão
FASTi Qualidade Gráfica
É expressamente proibida a reprodução
@revista_do_tatuape revistadotatuape
Grupo Leste TV
@revistatatuape 11 98485-9593
Diariamente novidades da região que tanto amamos.
Publicações
14
Débora Bloch
Em “No Rancho Fundo”, atriz volta a interpretar a vilã Deodora, de “Mar do Sertão”
11 > Direito ‘Spinacia Oleracea’
LOAS: Lei Orgânica da Assistência Social
18 22 > Campanha
Junho Laranja
20 > Gastronomia
Cabelos: o ruivo é tendência > Beleza & Estética
24
Quiropraxia tem riscos
> Saúde
natação • hidroginástica • musculação • ginástica
Chame seu parceiro (a) e ganhe uma condição exclusiva para treinar na Modella
Plano semestral = Ganhe 15 dias grátis*
Plano anual = Ganhe 30 dias grátis*
*Válido até 30/06
Programado para estrear nos cinemas no dia 26 de julho, “Deadpool & Wolverine” reúne o icônico mercenário Wade Wilson (Ryan Reynolds) e o mutante Wolverine (Hugh Jackman) em uma aventura explosiva, escrita e produzida pelos mesmos talentos por trás de Deadpool (2016) e Deadpool 2 (2018). Wade Wilson desfruta de um momento de aparente calma ao lado de Vanessa (Morena Baccarin) e seus amigos e, em contra partida, Wolverine se recupera de seus ferimentos. Em determinado momento, os dois têm os seus caminhos cruzados, dando início a uma improvável aliança. Juntos, eles enfrentam um inimigo em comum, desencadeando uma jornada repleta de ação, humor e reviravoltas. Deadpool & Wolverine promete ser uma aventura cheia de referências aos quadrinhos e momentos de pura adrenalina.
Em1876, d. Pedro II embarcou num vapor rumo aos Estados Unidos para as comemorações do Centenário da Independência americana e passou três meses conhecendo o país. Em Os perigos do imperador, Ruy Castro parte desse episódio verídico e constrói um romance eletrizante, que imagina um atentado fatal contra o monarca orquestrado por republicanos brasileiros. Fazem parte dessa trama o poeta Sousândrade, que à época vivia em Nova York; James O’Kelly, repórter do New York Herald; Deoclecio de Freitas, dono de um virulento periódico antimonarquista; e Leopoldo Ferrão, a peça-chave para a execução do plano. Além, é claro, do grande elenco da corte imperial. Ruy Castro reconstitui habilmente a atmosfera do Brasil e dos Estados Unidos do século XIX e tece uma narrativa intrigante.
OCentro Cultural Fiesp (CCF) realiza a exposição “Natureza Viva”, do artista Marcelo Tinoco, com curadoria de Nancy Betts. A mostra vai até o dia 13 de outubro. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 10 às 20 horas. O trabalho apresenta 12 obras, produzidas durante a última década, que representam jardins e paisagens naturais, promovendo a reflexão sobre a interação humanidade-natureza. Em seu processo de criação, Tinoco desconstrói fotografias de diferentes épocas e locais e as utiliza como rascunho para a composição de uma nova cena. Neste contexto, a coleção exposta conduz o espectador a uma experiência imersiva composta de dois vieses: as paisagens tropicais e as paisagens europeias. Local: Avenida Paulista, 1.313.
TÍTULOS MUNDIAIS CONQUISTADOS EM TORNEIOS ESTUDANTIS
MAIS DE CEM TÍTULOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, ENTRE ELES:
Campeão Mundial Futebol Copa Reebok (1994)
Bicampeão Mundial Futebol Copa Coca Cola (2001)
Tri Campeão Mundial Futebol Copa Pullman (2002)
Tetra Campeão Mundial Futebol Fox Kids (2003)
Pentacampeão Mundial Futebol Copa Gatorade (2024)
Campeão Futebol da Young Champions League (2015)
Campeão Basquetebol Jovem Pan/Danup (1992)
Bicampeão Basquetebol Jovem Pan/Danup (1992)
Campeão Futsal Jovem Pan (1992)
Bicampeão Futsal Jovem Pan (1993)
Tricampeão Futsal Jovem Pan (1995)
Tetracampeão Futsal Jovem Pan (1996)
Pentacampeão Futsal Jovem Pan (1998)
Hexacampeão Futsal Jovem Pan (2000)
Heptacampeão Futsal Jovem Pan (2003)
Campeão Futebol Brasileiro Gatorade (2019)
Bicampeão Futebol Brasileiro Gatorade (2023)
Tricampeão Futebol Brasileiro Gatorade (2024)
Campeão Futsal Topper (2001)
Campeão Futsal Topper (2002)
Campeão Futsal Topper (2003)
Campeão Futebol Copa Danone (2001)
Bicampeão Futebol Copa Danone (2002)
Tricampeão Futebol Copa Danone (2003)
Tetracampeão Futebol Copa Danone (2006)
Campeão Futebol Fox Kids (2004)
Campeão Futebol Jetix Kids (2005)
Bicampeão Futebol Jetix Kids (2007)
Tricampeão Futebol Jetix Kids (2008)
Até o dia 1º de setembro, está em cartaz no Teatro Bradesco o musical da Broadway “Priscilla, a Rainha do Deserto”. A superprodução tem como protagonistas Reynaldo Gianecchini, Diego Martins, Verónica Valenttino e Wallie Ruy. O espetáculo conta com direção de Mariano Detry, direção musical de Jorge de Godoy, coreografias de Mariana Barros, cenografia de Matt Kinley e figurino de Fábio Namatame, design de maquiagem de Alisson Rodrigues e produção geral de Stephanie Mayorkis. O musical é baseado no filme clássico de 1994, do diretor Stephan Elliott, e conta a história de duas drag queens e uma mulher transexual que são contratadas para fazer um show em pleno deserto australiano. O espetáculo já fez sucesso em inúmeros países. Ingressos pelo www.uhuu.com.
No dia 14 de julho, a Banda Mais Bonita da Cidade retorna ao palco da Casa Natura Musical para o lançamento do seu quarto álbum “O Futuro Já Está Acontecendo”. A banda nasceu em 2009, na vontade de reinterpretar canções de novos compositores curitibanos. Após ficar mundialmente conhecida pelo vídeo “Oração”, o grupo gravou seu primeiro disco. A banda já lançou três álbuns, um DVD ao vivo, o single “Quiçá” e o EP “Maré alta, enfim”. Tendo realizado mais de 500 apresentações pela América Latina e Europa, atualmente a banda está divulgando o seu novo álbum de estúdio. O grupo se consolida como parte importante da música chegando à marca de mais de 80 milhões de visualizações no Youtube. Ingressos a partir de R$ 70,00. Local: rua Artur de Azevedo 2.134 – Pinheiros.
Dia 19 de julho, estreia na Apple TV a série “A mulher no lago”. Adaptada do best-seller escrito por Laura Lippman, a trama se passa em meados dos anos 1960, quando um assassinato muda a vida de Madeline Schwartz (Natalie Portman). Até pouco tempo, Maddie estava feliz com a vida de dona de casa, completando quase vinte anos de casada. Contudo, em busca de algo mais significativo em sua vida, ela acaba colaborando com a polícia de Baltimore no caso de uma garota que foi encontrada morta. Por conta disso, ela consegue um trabalho em um jornal local como jornalista investigativa. No novo trabalho, Maddie procura histórias interessantes o suficiente para deixar sua marca no mundo. Assim, ela acaba conhecendo Cleo Sherwood (Moses Ingram), uma mulher batalhadora e progressista.
ALei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é um programa assistencial do governo brasileiro que oferece um benefício para pessoas idosas com anos ou mais e para pessoas com deficiência ou doenças crnicas que não têm meios de sustento próprio nem podem contar com o apoio de suas famílias.
Para ser elegível ao benefício, é necessário cumprir os seguintes critérios:
• Ter uma renda familiar por pessoa inferior a 1/4 do salário mínimo vigente; Não ter condições de prover o pr prio sustento ou não contar com o suporte familiar necessário;
• Ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou possuir status de refugiado;
• Comprovar, em caso de pessoa idosa, idade mínima de 65 anos, ou a condição de pessoa com deficiência ou doença cr nica.
Ou seja, trata-se de Lei que possui o propósito de proteger pessoas que estão em condição de miséria que tenham mais de anos, e que pode também beneficiar quem possui doenças cr nicas, como diabetes, doenças cardíacas e até mesmo pessoas transplantadas que encontram dificuldades e não possuem familiares para ajudá-los.
Nesses casos, para ser feita a comprovação de doença e o pedido de enefício de restação ontinuada , o cidadão passará por uma análise feita pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Trata-se de uma avaliação social que verifica as condições socioecon micas da família pretendente, além da estrutura entre os entes.
O benefício é concedido mensalmente e corresponde a um salário mínimo vigente. Atualmente, em 2024, o valor é de R$ 1.412,00. Para solicitar, é neces-
PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO TELEFONE: (11) 2091-7133.
ACOMPANHE OUTRAS PUBLICAÇÕES RELATIVAS
sário comparecer a uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com toda a documentação requerida. A análise do pedido pode demorar, e pode ser necessário fornecer documentos ou informações adicionais. sso pois, ap s a solicitação, o N irá avaliar se o requerente cumpre os requisitos estabelecidos pela legislação. aso seja constatado o direito ao benefício, ele será concedido e o beneficiário passará a receber o valor mensal do OA . m caso de dificuldade sobre o preenchimento dos requisitos necessários para concessão ou até mesmo para entender a razão da negação ou como recorrer, procure ajuda profissional.
HENRIQUE AUGUSTO PAULO É ADVOGADO SÓCIO DO ESCRITÓRIO HAPAULO & STIP ADVOGADOS
Upor Caroline Borges / TV Press
ma novela exige cerca de um ano da vida de um ator. Longas gravações diárias aproximam intérpretes de seus personagens ao longo dos quase 12 meses de trabalho. Débora Bloch, porém, teve uma rara chance de reencontrar um papel que viveu tão intensamente em “Mar do Sertão”, que terminou há pouco mais de um ano. A atriz volta à cena como a ambiciosa e amoral Deodora em “No Rancho Fundo”, atual novela das seis. “Nunca tinha me acontecido de reviver uma personagem em outra produção. Gostei do desafio de fazer algo novo para mim e para o público. É um prato cheio para qualquer ator”, celebra.
Na novela escrita por Mário Teixeira, Deodora, que era uma fazendeira e mulher de um coronel de Canta Pedra, agora é dona do Cabaré Voltagem. Especuladora, gananciosa e inescrupulosa, ela ficou ainda mais manipuladora depois de ter involuntariamente causado a morte do filho amado. Agora, em Lapão da Beirada, se depara com Zefa Leonel, de Andrea Beltrão, a quem fez maldades no passado e com quem tem um acerto de contas em aberto. “Ela vem de uma tragédia que ninguém se recupera. Vem uma mulher mais amarga e ruim, além do recalque de ter perdido seu posto de mulher de coronel. Ela só pensa em ficar rica de novo”, aponta.
P – EM “NO RANCHO FUNDO”, VOCÊ RETORNA NA PELE DA VILÃ DEODORA, DE “MAR DO SERTÃO”. COMO TEM SIDO REVIVER A PERSONAGEM EM UMA NOVA NOVELA?
R – Eu estou me divertindo, mas confesso fiquei surpresa com o convite. Nunca tinha feito isso de reviver uma personagem em outra novela. Mas fiquei feliz e confiei no processo porque gosto muito do texto do Mário. Ele tem um dom especial de misturar o melodrama e os arquétipos do cordel. “Mar do Sertão” foi uma novela muito boa de fazer, que juntou bons diálogos e uma direção preciosa.
P – NA ATUAL NOVELA DAS SEIS, DEODORA RETORNA APÓS UMA SÉRIE DE TRAGÉDIAS AO FIM DE “MAR DO SERTÃO”. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS NO-
VIDADES DA PERSONAGEM NESSA NOVA FASE?
R – Deodora terminou “Mar do Sertão” matando o filho. Ela tenta envenenar a ex-nora, mas quem toma o veneno é o próprio filho. Ela vem de uma tragédia que ninguém se recupera. Agora ela é dona do cabaré e sócia de Vespertino, com quem já fazia uma dupla de trambiqueiros. Ela quer voltar a ser rica. Deodora passou por muita coisa. Então, é uma nova fase da vida dela.
P – COMO ASSIM?
R – É uma mulher mais amarga e ruim, além do recalque de ter perdido seu posto de mulher de coronel. Ela só pensa em ficar rica de novo. O Mário escreve muito bem e as personagens têm camadas. Ela é divertida em alguns momentos, mas vem bem vilã.
P – COMO FOI RETOMAR A CONSTRUÇÃO DESSA
ANTIGA PERSONAGEM?
R – Eu nunca tinha passado por isso. Acho que só retomei uma personagem na segunda temporada de “Segunda Chamada”. Então, estou encarando a Deodora como uma segunda temporada. Tem o desafio de fazer algo que já fiz de uma maneira nova. Tenho a preocupação de que não seja uma repetição para mim e nem para o público que está vendo. Mas o Mário ajudou muito nessa construção de uma nova trajetória para ela.
P – COMO TEM SIDO VOLTAR A CONTRACENAR AO LADO DE ANDREA BELTRÃO?
R – O máximo. É um reencontro de parceiros de vida. Eu e a Andrea começamos juntas no teatro, aos 18 anos, no grupo Manhas e Manias. Temos uma formação meio parecida. Acho que temos um match muito bom. Mesmo que fiquemos muito tempo longe, a gente se encontra rapidamente em cena. Mas acho que é nossa primeira novela juntas. Também estou reencontrando Alexandre Nero, Du Moscovis e Mariana Lima. E conhecendo um novo elenco maravilhoso.
P – A NOVELA TAMBÉM CONTA COM UM ELENCO
Antes de “No Rancho Fundo”, Débora gravou a série “Dias Perfeitos”, novo original Globoplay. A produção ainda não tem data de estreia prevista
POUCO CONHECIDO DA TELEVISÃO. COMO VOCÊ ENXERGA ESSA MISTURA DE TALENTOS?
R – Temos uma mistura muito boa. Temos muitos atores com histórico no teatro e no cinema, mas o público de tevê não está acostumado. Então, essa galera vem muito preparada. Um prazer conhecê-los e trabalhar com eles. Eles têm uma bagagem do teatro e do cinema que são muito importantes. Isso dá muito conteúdo para trocar nos bastidores. Essa mistura bem-feita é um toque da direção.
P – DE QUE FORMA?
R – O Allan Fiterman (diretor) cria um ambiente muito legal nos bastidores. E isso é tão importante quanto um bom texto. Isso vai para tela também. A gente passa muitos meses gravando uma novela. São várias horas por dia. Esse prazer e esse afeto fazem diferença. O Alan promove isso. Ele é um diretor raro, talentosíssimo e muito agregador. Isso é ouro para o ator.
P – COM MAIS DE 40 ANOS DE CARREIRA, COMO VOCÊ ENXERGA ESSE PERÍODO PROFISSIONAL DIANTE DOS HOLOFOTES?
Acostumada a holofotes e câmeras há bastante tempo, Débora Bloch ainda não encontrou um espaço na era das redes sociais. “Não sou constante e nem dedicada. É uma coisa muito nova para minha geração”, explica.
A atriz, que reúne quase 700 mil seguidores no Instagram, reconhece que as ferramentas digitais são um novo canal de divulgação para os profissionais. “Entendo que seja importante para divulgar o trabalho. Mas não sou aquela pessoa que está sempre postando na rede social. Para mim, isso é meio um esforço (risos). Mas estou tentando”, afirma.
O início dos trabalhos de “No Rancho Fundo” exigiu bastante de Débora Bloch. Logo nas primeiras semanas de trabalho, ela, assim como boa parte do elenco, esteve em Minas Gerais para algumas gravações da trama de Mário Teixeira. “Viajei um dia inteiro, gravei uma manhã e depois voltei (risos). Gravei uma cena só. Não conhecia Diamantina, mas tenho uma ligação com Minas pois sou mineira. Meu pai é carioca, mas minha mãe é mineira e eu nasci em Belo Horizonte”, relembra.
R – Sou bem realizada com todas as minhas escolhas. Comecei aos 17 anos no teatro. Quando você está começando, você sempre é inexperiente. Começar não é o mais difícil dessa profissão. Difícil mesmo é continuar. É preciso muita dedicação e vocação pra essa carreira. De acordo com o primeiro grupo de discussão de “No Rancho Fundo”, Deodora é a vilã preferida do público
Senac Tatuapé Cel. Luís Americano
Confira as condições no site.
Rua Coronel Luís Americano, 130 sp.senac.br/tatuape
Quer estudar SEM PAGAR NADA e se preparar para o mundo do trabalho?
PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE
Acampanha Junho Laranja alerta para duas importantes doenças: a leucemia e a anemia. Ambas têm como causa alguma deficiência no sangue, atingindo crianças em sua maioria.
Dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde indicam que, em 2022, cerca de três milhões de crianças, de até cinco anos, tinham anemia. No caso da leucemia, o Instituto Nacional de Câncer (Inca), aponta a doença como mais comum entre crianças e adolescentes, estimando um total de 11 mil casos por ano.
ALTA DEMANDA DE FERRO
“Isso acontece porque o câncer infantil afeta as células que estão se desenvolvendo. Na leucemia, as células sanguíneas da medula óssea são atingidas, fazendo com que a doença se espalhe de forma rápida e agressiva”, explica Gisele Abud, médica.
Durante a infância, o crescimento é acelerado e por isso há uma alta demanda de ferro. “Quando essa demanda não é cumprida, os depósitos de ferro ficam baixos ou esgotados, reduzindo a quantidade de glóbulos
Para anemia, especialistas recomendam uma alimentação rica em fontes de ferro
vermelhos no sangue, causando a anemia”, completa a profissional.
COMO EVITAR?
Há pouco o que se fazer em termos de prevenção da leucemia, mas evitar a exposição a substância cancerígenas e manter uma vida saudável pode ajudar. E apesar de diversas e graves, há chances de cura por meio dos tratamentos disponíveis.
FONTES DE FERRO
Para anemia, especialistas recomendam uma alimentação rica em fontes de ferro. O Ministério da Saúde recomenda as seguintes orientações nutricionais. Confira.
#1 Carnes vermelhas;
#2 Aves;
#3 Peixes;
#4 Sucos de fruta com vitamina C;
#5 Medicamentos, sob prescrição.
Na Baby Prime, um mundo mágico e acolhedor espera por seus pequenos. Nossa escola infantil e berçário oferece um ambiente seguro, estimulante e cheio de amor, onde cada criança é incentivada a explorar, descobrir e crescer. Em nossa estrutura cuidadosamente planejada, contamos com espaços amplos e coloridos, perfeitos para atividades lúdicas e educativas que despertam a curiosidade e o aprendizado de forma natural e divertida.
Cada cantinho da Baby Prime foi pensado para proporcionar o melhor desenvolvimento físico, emocional e social das crianças. Com uma equipe de educadores apaixonados e dedicados, garantimos um atendimento personalizado, respeitando o ritmo e as necessidades de cada aluno. Venha conhecer nosso universo de possibilidades e veja como a Baby Prime transforma cada momento em uma oportunidade de aprendizado e alegria!
VENHA CONHECER:
R. Azevedo Soares, 2409 - Tatuapé
Fone: (11) 2225-1550
WhatsApp: (11) 99829-3974 www.babyprime.com.br
Instagram: @babyprimeoficial
Alimento rico em vitaminas A, C, K e do complexo B, essenciais para a saúde ocular, imunidade, coagulação sanguínea e metabolismo energético
Oespinafre - Spinacia oleracea - um vegetal de folhas verdes originário da Pérsia, é amplamente reconhecido por seu perfil nutricional e os múltiplos benefícios que oferece à saúde. Além de ser fácil de encontrar, ele é uma opção acessível, versátil e prática para incluir na alimentação diária.
Segundo Adriana Stavro, nutricionista, seus nutrientes são inúmeros. Confira.
#1 Fibras: importante para a saúde digestiva, ajudando a regular o trânsito intestinal e a prevenir a constipação;
#2 Vitaminas: rico em vitaminas A, C, K e do complexo B, essenciais para a saúde ocular, imunidade, coagulação sanguínea e metabolismo energético;
#3 Minerais: fonte de ferro, magnésio, cálcio e potássio, que são fundamentais para a formação de glóbulos vermelhos e saúde óssea;
#4 Antioxidante: Contém compostos como flavonoides e carotenoides, que ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação crônica de baixo grau.
BENEFÍCIOS
Confira os benefícios listados pela especialista.
#1 Controle da Pressão Arterial: o potássio presente no espinafre ajuda a controlar a pressão arterial ao neutralizar os efeitos negativos do sódio, promovendo a excreção de sódio pelos rins e relaxando os vasos sanguíneos;
#2 Saúde Ocular: o espinafre contém luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem os olhos contra danos da luz azul e reduzem o risco de degeneração macular e catarata;
#3 Controle do Peso: rico em fibras e com baixa densidade calórica, o espinafre pode ajudar no controle do peso ao proporcionar saciedade com poucas calorias:
#4 Diminuir Constipação: o espinafre é rico em fibras insolúveis, as quais adicionam volume às fezes à medida que o alimento passa pelo sistema digestivo, prevenindo a constipação;
#5 Controle do Diabetes: o espinafre contém um antioxidante conhecido como Ácido Alfa Lipóico, que reduz os níveis de glicose, aumenta a sensibilidade à insulina e previne alterações induzidas pelo estresse oxidativo em pacientes com diabetes;
O espinafre é uma ótima opção para pessoas com síndrome do intestino irritável ou distúrbios digestivos, pois é baixo em FODMAPs
#6 Saúde Óssea: a vitamina K presente no espinafre, atua como modificador das proteínas da matriz óssea, melhorando a absorção de cálcio e reduzindo a quantidade de cálcio eliminado pela urina;
#7 Pele e Cabelo Saudáveis: o espinafre é rico em vitamina A, que regula a produção de óleo na pele e nos folículos capilares, prevenindo a acne. O espinafre também fornece vitamina C, que é importante para a síntese e manutenção do colágeno, fundamental para a estrutura da pele e do cabelo;
#8 Melhora da Imunidade: as vitaminas A e C reforçam o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções.
FODMAPs
Para a nutricionista, o espinafre é uma ótima opção para pessoas com síndrome do intestino irritável ou distúrbios digestivos, pois é baixo em FODMAPs (oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis), tipos de carboidratos que podem ser difíceis de digerir para algumas pessoas.
Além das características físicas, é importante ponderar o que se deseja transmitir com o novo visual
Oruivo avermelhado e o ruivo cereja retornaram com tudo em 2024. Muito populares durante o início dos anos 2000, voltaram à moda principalmente depois que celebridades como Dua Lipa, Dulce María, Meghan Thee Stallion e Megan Fox adotaram o tom.
Outro tom tendência é o ruivo claro com reflexos dourados. Assim como o strawberry blond (loiro com reflexos avermelhados), essa mistura de loiro com ruivo tem feito sucesso.
Para ajudar na mudança de visual, primeiro é preciso saber sobre algumas tonalidades existentes.
Ruivo acobreado
O ruivo acobreado está entre as tonalidades quentes de ruivo, apresentando nuances em tom de cobre e reflexos dourados. O legal é que dá pra adaptar a cor de base, puxando para um tom mais escuro. O ruivo acobreado pode ser uma boa escolha para quem prefere tons de ruivo natural, que não exigem uma descoloração tão agressiva.
Ruivo avermelhado
O ruivo avermelhado pode passar uma imagem mais jovial e extrovertida. Nesse sentido, o ruivo avermelhado tende a combinar com pessoas que preferem tons marcantes e não têm medo de ousar.
Ruivo alaranjado
O ruivo alaranjado pode ser uma boa ideia para as ruivas naturais que desejam tonalizar e revitalizar a cor dos fios. Nesse caso, dá pra optar entre um laranja sutil até os tons de neon.
Ruivo dourado
Não consegue decidir entre o loiro e o ruivo? O ruivo dourado pode ser a resposta. Parecido com o strawberry blond, nesta opção os reflexos dourados são geralmente aplicados em bases de ruivo claro, resultando em um cabelo brilhante e sofisticado.
Ruivo cereja
Queridinho das celebridades e influencers, o ruivo cereja tem um subtom mais frio, puxado para o bordô, com reflexos levemente arroxeados. Esse tom de ruivo
O ruivo avermelhado pode passar uma imagem mais jovial e extrovertida. É para quem não tem medo de ousar
pode ser certeiro para quem tem atitude ou quer sair do óbvio.
Qual combina mais?
Saber o tom, subtom e contraste da pele pode ajudar a chegarmos em um tom de ruivo mais certeiro conforme a nossa fisionomia.
Por exemplo, peles de subtom quente podem ficar melhor com ruivos dourados e acobreados. Já o ruivo cereja e avermelhado, mais frios, podem combinar com as peles de subtom acinzentado.
Porém, além das características físicas, é importante ponderar o que se deseja transmitir com o cabelo. Se for atitude, a dica é optar por tons contrastantes com o tom de pele.
Um bom profissional pode ajudar a trazer melhoras incríveis, mas precisa ser feita por um especialista qualificado para isso, afirma o fisioterapeuta José
Dores do joelho, do pescoço, na coluna etc podem afetar bastante a qualidade de vida tanto pelo desconforto, quanto por limitar os movimentos. Mas cada vez mais técnicas importantes têm se popularizado para ajudar a tratar esse tipo de problema, como é o caso da quiropraxia.
A quiropraxia é um conjunto de técnicas de manipulação das articulações para restaurar e manter a saúde através do alinhamento da coluna vertebral e as articulações de membros.
MELHORIA DA MOBILIDADE
De acordo com o fisioterapeuta José Ordenes, a técnica ajuda a melhorar bastante as dores e a mobilidade do paciente.
“Não é à toa que a quiropraxia se popularizou tanto nos últimos anos, ela é altamente eficaz na redução da dor e na melhoria da mobilidade dos pacientes. Os ajustes quiropráticos permitem aliviar a dor por meio de estimular analgesicos internos do corpo do paciente, o que não só reduz a dor, mas também melhora na mobi-
A quiropraxia é um conjunto de técnicas de manipulação das articulações para restaurar e manter a saúde através do alinhamento da coluna vertebral e as articulações de membros
lidade e na percepção de bem estar do corpo”, afirma.
QUIROPRAXIA TRAZ RISCOS?
Muitas pessoas ficam impressionadas com os vídeos que circulam pela internet sobre práticas de quiropraxia, mas os ‘estalos’ tradicionais da técnica não são perigosos e sim benéficos, mas sempre quando são feitos por profissionais qualificados.
“Qualquer técnica de fisioterapia e reabilitação precisa ser realizada por um profissional qualificado e experiente para ter bons resultados, se ela for feita por pessoas leigas no tema podem trazer problemas e acabar piorando a situação, principalmente quando se trata de articulações mais sensíveis”.
BONS RESULTADOS
“A aplicação correta, frequência e intensidade são essenciais para bons resultados e para evitar complicações. Um quiropraxista experiente tem o conhecimento necessário para realizar ajustes com precisão, garantindo alívio de forma segura. Por isso, sempre busque por um profissional qualificado”, alerta José Ordenes.
Aregulação das redes sociais e o combate às fake news tornaram-se tópicos centrais no Brasil. Com o avanço das tecnologias digitais e o aumento da desinformação, especialmente em períodos eleitorais, a necessidade de uma legislação específica para lidar com esses desafios tornou-se evidente.
As fake news têm o potencial de influenciar eleições, causar pânico social e difamar pessoas e instituições. A propagação massiva de informações falsas, facilitada pelas redes sociais, desafia a integridade das informações consumidas pela população. Esse fenômeno não apenas desestabiliza o processo democrático, mas também compromete a confiança pública nas mídias digitais.
Para enfrentar esse problema, o Brasil propôs a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Esta lei visa criar um conjunto de normas que regulamente a conduta das plataformas de redes sociais, exigindo maior responsabilidade na gestão de conteúdo e transparência em suas operações. As plataformas seriam obrigadas a adotar medidas para identificar e remover conteúdos falsos, bem como a cooperar com autoridades em investigações relacionadas a desinformação.
A implementação de tal legislação enfrenta diversos desafios. Há uma delicada linha entre a regulação eficaz e a censura, e é crucial que a lei respeite os princípios constitucionais de liberdade de expressão. Além disso, há a questão de como as plataformas tecnológicas irão implementar estas mudanças sem prejudicar a experiência do usuário.
Outro desafio é garantir que as novas regras não se-
jam usadas de forma abusiva para silenciar críticas legítimas ou perseguir adversários políticos. A regulação deve ser equilibrada, visando proteger a sociedade da desinformação sem comprometer os direitos fundamentais.
A regulação das redes sociais no Brasil representa um passo significativo na luta contra a desinformação. No entanto, é essencial que a implementação desta regulação seja acompanhada de um diálogo contínuo entre governo, plataformas de tecnologia e a sociedade civil. Só assim será possível garantir que a legislação seja eficaz, justa e respeite os direitos de todos os cidadãos.
O caminho para uma internet mais segura e informada envolve não apenas leis rigorosas, mas também a conscientização da população sobre a importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las. A educação digital é uma peça fundamental nesta estratégia, capacitando os cidadãos a navegarem de forma crítica no mundo digital.
Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente eleito da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.