Revista do Tatuapé - 188

Page 1

188

WWW.REVISTADOTATUAPE.COM.BR

Paolla Oliveira No ar em ‘Cara e Coragem’, atriz encara sequências radicais ao viver dublê de ação BICHOS | DIREITO | SAÚDE | BELEZA & ESTÉTICA

MENSAL

EDIÇÃO


ENSINO BILÍNGUE

SUA ESCOLA DO T

-

-

-

------

--

-

--

-

- - -PREPARAMOS O ALUNO PARA O AMANHÃ

------

LABORATÓRIO DE S TECNOLOGIAS ATIVA

---

--------------------

e centenas de pássaros.

--

------------EZA UM TRIBUTO À NATUR

2.400m² que contempla cerca de 1.000 árvores, plantas

--

--

---

ECO SPACE Um espaço dedicado a convivência com o que há de mais importante em nosso planeta, a natureza. Parque ecológico com mais de

-

--

Um espaço de fabricação digital projetado para criar um ambiente criativo e colaborativo de inovação.

--

- - - - - --

O COM O LABORATÓRIO EQUIPAD DO EM NÇA AVA S MAI DE TE QUE EXIS À EDUCAÇÃO DAS ICA APL AS OGI TECNOL

CONHEÇA NOSSO ---

FABLAB

Combinando metodologias ativas e novas tecnologias aplicadas à educação.

PS

BIBLIOTECA

MAKERSPACE

AMB E AUXILI

ACERVO COM MAIS DE 75 MIL TÍTULOS

ERATIVO ENSINO DINÂMICO, INT O E PERSONALIZAD

Acesso à Biblioteca física e virtual, com mais de 75 mil títulos nas diversas áreas do conhecimento, como administração, marketing, engenharia, direito, letras, computação, educação, turismo, entre outras.

Espaço para desenvolvimento da capacidade criativa, onde os alunos colocam a mão na massa, realizando projetos e experimentando ideias.

Na sala desenvo psicom relação inserida

CONHEÇA NOSSOS

RUA PROF. PEDREIRA DE FREITAS, 415 - TATUAPÉ - SÃO PAULO

(11)

2942-1488

(11)

97370-4199

Apenas WhatsApp

Colégio Drummond Ponte Rasa

Colégio Comendador Penha


TERCEIRO MILÊNIO

0 0 1 [

%

O CAMPUS TATUAPÉ

[

CULTURAL

DESAFIOCULTURAL.COM.BR

----

-- ----------

PLAYGROUND

DEDICADOS À

EDUCAÇÃO E BEM ESTAR

CINEMA

COM 200 LUGARES

SALAS AREJADAS

---

----

- - -------------- - - - - --14.300m² DE NOSSOS ALUNOS

------

TEATRO

COM 500 LUGARES

SALA DE SICOMOTRICIDADE

IMULA BIENTE LÚDICO QUE EST INFANTIL IA O DESENVOLVIMENTO

a de psicomotricidade, a criança se volve através de estimulos em padrões motores, definindo a consciência da o do corpo com o meio em que está a.

SALA DE AULA INVERTIDA

MAIS TORNANDO O ALUNO A RESPONSÁVEL PEL EM PRÓPRIA APRENDIZAG A sala de aula invertida favorece a compreensão do conteúdo e o engajamento dos estudantes, transformando-os em alunos protagonistas.

DRUMMOND INTERNACIONAL O Drummond Internacional contempla grade curricular e uma ambientação diferenciada, onde os alunos vivenciam uma proposta baseada no modelo de ensino americano: High School - Dupla diplomação Learning Academy - Itinerários Formativos Internacionais.

OUTROS CAMPI

Colégio Alvorada Vila Formosa

Escola João XIII Penha


4 JUNHO 2022

EDITORIAL

Saúde e beleza

Q

uem busca o bem-estar pessoal não se importa com as baixas temperaturas. O mais relevante é ficar em paz consigo mesmo. Nesse sentido, na seção Saúde vamos descobrir como a boa alimentação pode transformar nosso modo de vida. Inclusive ela irá favorecer todo o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente o sistema digestivo. Da mesma maneira, a seção Beleza & Estética exalta a autoestima e a preocupação em se ter cabelos lindos e estilosos. @revista_do_tatuape

Após um banho relaxante, outra alternativa para continuar o momento de harmonização é dedicar um tempo aos pets. Nesse período mais geladinho, os cães, por exemplo, preferem ficar sossegados em suas caminhas ou mesmo próximos aos seus donos. Nessa hora, também, nada melhor do que providenciar aquela comidinha especial. Para o animal de estimação, um snack diferenciado.

revistadotatuape Grupo Leste TV @revistatatuape 11 98485-9593

Por falar em festa, a atriz Paolla Oliveira está vibrando com a oportunidade de participar da novela “Cara e Coragem”, da Globo. Em Celebridade, ela fala do trabalho desenvolvido com a personagem Pat, uma dublê de ação, e também de suas novas experiências na trama de Claudia Couto.

REDES SOCIAIS Diariamente novidades da região que tanto amamos.

Ainda na área de entretenimento, a seção Curtas apresenta opções de teatro, cinema, série e mais. Vale a pena dar uma conferida e se programar para a diversão. Boa Leitura! > Equipe Grupo Leste

Revista do Tatuapé • Revista da Mooca são publicações mensais da Grupo Leste de Comunicações, distribuídas gratuitamente via courier nos seguintes bairros: Tatuapé, Jardim Anália Franco, Mooca, Brás, Belém, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, Jardim Têxtil, Jardim Avelino e Vila Santa Isabel.

Diretor Responsável Jaime Braz Romano • jaime@grupoleste.com.br

EDIÇÃO

EDIÇÃO

MENSAL

188

126

WWW.REVISTADOTATUAPE.COM.BR

Publicações do Grupo:

Revisão Antonia Romano • antonia@grupoleste.com.br Publicidade publicidade@grupoleste.com.br Design dos Anúncios RP7 Comunicação Impressão FASTi Qualidade Gráfica É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de anúncios produzidos pela nossa Editora.

Paolla Oliveira No ar em ‘Cara e Coragem’, atriz encara sequências radicais ao viver dublê de ação GASTRONOMIA | DECORAÇÃO | DIREITO | PET | SAÚDE | BELEZA & ESTÉTICA

Paolla Oliveira No ar em ‘Cara e Coragem’, atriz encara sequências radicais ao viver dublê de ação GASTRONOMIA | DECORAÇÃO | DIREITO | PET | SAÚDE | BELEZA & ESTÉTICA

Divulgação

Diretor Comercial Mauro Tadeu Silva • mauro@grupoleste.com.br

Divulgação

Editora Fabiana Nascimento • fabiana@grupoleste.com.br

ATENDIMENTO AO LEITOR E PUBLICIDADE Endereço: R. Serra de Botucatu, 1.690, Tatuapé São Paulo/SP CEP: 03317-001 E-mail: contato@grupoleste.com.br FONE: 11 2095-8200 www.revistadotatuape.com.br As publicações não se responsabilizam pelos conceitos emitidos nos artigos assinados. Os anúncios e as ofertas são de inteira responsabilidade dos anunciantes. Reprodução permitida sob autorização prévia, desde que citada a fonte.



Divulgação

ÍNDICE

14 Paolla Oliveira No ar em “Cara e Coragem”, atriz encara sequências radicais ao viver dublê de ação

20

Metaverso como forma de relaçao jurídica

22

Pets no inverno

24

Dedoliss - hora de defenir os cachos

26

Harmonização facial

30

Sistema digestivo precisa de cuidados especiais

> Direito

> Bichos

> Beleza & Estética

> Beleza & Estética

> Saúde



8 JUNHO 2022

CURTAS

Divulgação

Divulgação

LIVRO A FORÇA DO UM

SÉRIE EL REFUGIO

E

m El Refugio, cuja temporada está prevista para iniciar no próximo dia 23, uma família do interior do México vivencia as horas mais estranhas de sua vida causadas por uma força misteriosa da natureza. Porém, aparentemente, tudo acontece apenas a partir do que eles conseguem enxergar através das janelas da casa. Com isso, no momento em que os membros da família decidem sair, é como se nada de diferente estivesse acontecendo ao seu redor. Porém, com um inimigo desconhecido e invisível à solta, os pais decidem proteger seus filhos a todo custo. Contudo, a família logo percebe que está cada vez mais complicado distinguir o que é real e o que é fictício. Criado por Julio Rojas, Francisco Ortega e Enrique Videla, estão no elenco: Alberto Guerra, Ana Claudia Talancón e Zuria Vega. Divulgação

N

ão importa o tamanho da crise. Não importa a loucura do mundo. Não importa a sensação de impotência. Existe a força do um. A força de uma ideia impactante. A força de um sentimento superior. A força de uma ação transformadora. No livro “A Força do Um”, da editora Candeia, o conhecido e respeitado jornalista André Trigueiro, espírita e editor chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News, compartilha ideias, expõe sentimentos e sugere ações transformadoras, mostrando algo muito poderoso: cada um de nós tem o poder de interferir na realidade que nos cerca; a força do um transforma a realidade de todos. Nesse sentido, Trigueiro sugere: “Comece com uma ideia. Aja com o seu sentimento. Transforme com a sua ação. Seja a força do um!”.

FILME MINIONS 2

M

inions 2: A Origem de Gru, com estreia prevista para o próximo dia 30, é a continuação das aventuras dos Minions e, desta vez, eles ajudam um Gru ainda criança, descobrindo como ser vilão. Na década de 1970, Gru está crescendo no subúrbio. Fã de um grupo de supervilões conhecido como Vicious 6, Gru traça um plano para se tornar malvado o suficiente para se juntar a eles. Felizmente, ele recebe apoio de seus leais seguidores, os Minions. Juntos, eles exercem suas habilidades enquanto constroem seu primeiro covil, experimentam suas primeiras armas e realizam as primeiras missões. Quando os Vicious 6 expulsam seu líder - o lendário lutador Wild Knuckles - Gru participa de uma avaliação. A entrevista não vai bem, e só piora depois que Gru supera os vilões do grupo.



10 JUNHO 2022

Divulgação

CURTAS EXPOSIÇÃO ‘ATOS MODERNOS’

A

Pinacoteca apresenta, até o próximo dia 4 de julho, um conjunto de cinco obras inéditas dos participantes do programa de comissionamento artístico “Atos modernos”. A mostra é um dos resultados do projeto homônimo realizado em parceria com a Coleção Ivani e Jorge Yunes. A partir de uma avaliação, foram selecionados os artistas Castiel Vitorino Brasileiro, Mitsy Queiroz, Luciara Ribeiro, Olinda Wanderley Tupinambá e Charlene Bicalho. O grupo, que já trabalhava com pesquisas sobre memórias e acervos, ganhou espaço na programação pública da Pinacoteca para a realização de produções presenciais ou transmitidas nas plataformas digitais do museu. A mostra pode ser vista de quarta a segunda, das 10 às 18 horas. Ingresso: R$ 20,00 (inteira). Aos sábados: grátis. Local: Praça da Luz, 2.

A

Orquestra Petrobras apresenta Guns N’ Roses Sinfônico no dia 16 de julho, às 21 horas. A apresentação acontece no Teatro Bradesco sob a regência do maestro Felipe Prazeres. A programação mostra a diversidade de timbres e estilos que já se tornou característica da orquestra, tornando a música clássica mais popular. Já imaginou ouvir sucessos como “Welcome to the Jungle”, “Sweet Child O’Mine” e “Patience” com violinos elétricos no lugar dos solos de guitarra? De acordo com o violinista Ricardo Amado, um dos destaques desse concerto, a intenção é fazer com que o público sinta a presença dos solos de Slash, acompanhados por uma superorquestra. Ingressos a partir de R$ 32,00. Classificação: 14 anos. O teatro fica na Rua Palestra Itália, 500 (Bourbon Shopping).

Divulgação

MÚSICA GUNS N’ ROSES

Divulgação

TEATRO ‘O ANJO DE CRISTAL’

A

té o próximo dia 28 de julho, o público poderá acompanhar o espetáculo “O Anjo de Cristal”, no Teatro União Cultural. O texto conta com a dramaturgia de Luccas Papp, que está em cena ao lado de Carolina Amaral, sob a direção de Kiko Rieser. As apresentações ocorrem sempre às quintas, às 20 horas, e os ingressos custam R$ 60,00 (inteira). A trama se passa em uma noite que era para ser comum na vida de Isadora, uma jovem acompanhante de luxo que atende em um flat dos Jardins, bairro nobre da capital paulista. Essa normalidade é interrompida com a chegada do tímido e misterioso Marcos que, ao contrário de qualquer outro cliente, parece mais interessado em sua história de vida do que em qualquer contato físico. Local: Rua Mario Amaral, 209, Paraíso. Classificação: 16 anos.





14 JUNHO 2022

CELEBRIDADE

TRABALHO INVISÍVEL NO AR EM “CARA E CORAGEM”, PAOLLA OLIVEIRA ENCARA SEQUÊNCIAS RADICAIS AO VIVER DUBLÊ DE AÇÃO por Caroline Borges / TV Press

O

horário das sete tem como tradição tramas despretensiosas e divertidas. Porém, Paolla Oliveira achou uma série de questões para refletir ao se deparar com o texto de “Cara e Coragem”, da Globo. Assim como boa parte da história escrita por Claudia Souto, a atriz também gosta de reforçar a coragem que tem em seu dia a dia para enfrentar diversos dilemas. “Acho que essa novela traz uma coisa da gente falar da coragem de começar uma novela, né? Isso é como renovar os votos com a nossa profissão. Nesse mundo que está uma meleca é cada vez mais difícil ser artista. Fico emocionada de começar mais um trabalho e ver a nossa coragem para ser artista no Brasil em tempos tão complexos”, orgulha-se Paolla, que vive a dublê de ação Pat. Na trama recém-estreada, Paolla vive uma mulher racional, pé no chão, divertida e corajosa. Ao lado do amigo Moa, papel de Marcelo Serrado, ela aceita uma misteriosa missão proposta por Clarice, de Taís Araújo. Eles precisam resgatar de um lugar inóspito a pasta com a fórmula secreta à base de magnésio produzida no laboratório da Siderúrgica Gusmão, a SG. Ao retornarem da missão, eles descobrem que a empresária está morta e iniciam uma investigação por conta própria. “Acho que ‘Cara e Coragem’ engaveta qualquer pensamento que se tenha sobre novela das sete. Estamos trabalhando demais e estou animada para ver todo o desenrolar porque essa novela dá um trabalho”, brinca. A TRAMA DE “CARA E CORAGEM” É SUA PRIMEIRA NOVELA DAS SETE DESDE SUA ESTREIA NA TEVÊ. ERA UM DESEJO SEU EXPLORAR ESSE HORÁRIO? Sim, é um horário muito gostoso e habituado com a comédia. Acho que “Cara e Coragem” tem todos os elementos de um novelão, mas, ainda assim, tem detalhes que as pessoas não esperam no horário das sete. Os personagens são multifacetados. Então, claro que tem a comédia, mas a gente também passeia por alguns dramas. Tem essa emoção e adrenalina, que são um diferencial e tanto. Tudo muito bem-feito, com cuidado. É muito legal falar de coragem, né? A física sobre dublês, mas também a coragem de viver, ter peito para mudar de vida, ser arrojada. Isso é muito bom porque a tevê aberta ainda tem um papel fundamental no nosso país.

COMO ASSIM? Acho que, mesmo com a crescente dos streamings e tudo mais, a tevê aberta ainda é o maior canal de comunicação que temos com boa parte do Brasil. Então, acho que estamos levando mensagens muito interessantes para todos os cantinhos desse Brasil. É uma maneira muito especial de contar uma história, com cenas de ação e humanidade. Temos os elementos de sempre, mas com uma roupagem e um toque especial. A CORAGEM É UM TEMA QUE PERMEIA A NOVELA DE DIVERSAS FORMAS. COMO SE ENCAIXA NO ENREDO DA PAT? Acho que muito na relação dela com o Moa, né? Os personagens têm essa paixão escondida que está em lugar bacana e delicado dentro da história. A Pat é mãe de família e tem um casamento estruturado, mas ainda assim se encontra nesse impasse da falta de coragem para mudar a vida dela. Esse drama para tomar uma atitude e mudar de vida é muito interessante. Assumir o que a gente quer para o mundo. NA HISTÓRIA, A PAT É UMA DUBLÊ DE AÇÃO. COMO FOI SUA PREPARAÇÃO PARA VIVER ESSE TIPO DE PERSONAGEM? Sobre essa parte física, o bom é que eu sempre fui bastante ativa. Sempre tive essa disponibilidade corporal. Gosto muito de esporte e de malhar. Aprendemos algumas técnicas, como rolar escada, pular em caixa de papelão, fazer todo o cabeamento em cena. Aprendemos sobre efeitos especiais também porque é um trabalho muito casado. A gente tem de saber lidar quando explode uma bomba em cena, por exemplo. Tem uma equipe muito grande por trás da gente dando suporte. Fizemos workshop com a equipe de dublês da Globo. Alguns eu até conhecia. A grande novidade mesmo foi a dança aérea. Eu tive um pouco de dificuldade.


Divulgação

JUNHO 2022 15

A apresentadora também trabalha ao lado da jornalista Natália Leite No ano passado, a na “Escola de atriz foi a vencedo-Você”, uma plataforma ra da “Super Dança dos Famosos”. voltada Ela, ao empreendedorismo inclusive, já havia feminino vencido a competição em 2009


16 JUNHO 2022

CELEBRIDADE DE QUE FORMA? É uma atividade lindíssima, mas uma das mais difíceis que eu já fiz. Sem dúvidas. Foi um esforço totalmente diferente. Não sou expert, mas dou uma enganada. Acho que eu deveria fazer as aulas com mais frequência, mas, por conta dessa correria maluca e deliciosa, não consigo. Essa novela traz uma série de novidades, como a dança aérea e o parkour. E COMO TEM SIDO ENCARAR ESSAS SEQUÊNCIAS DE AÇÃO? A gente está se jogando, né? A primeira cena da novela já é cheia de aventura. Temos um trabalho bem-casado com a equipe de dublês da novela. Eu e o Marcelo estamos tentando fazer tudo o que conseguimos e até onde a gente sente que tem segurança. Tem sido bacana essa força-tarefa em conjunto.

POR QUÊ? Difícil ter uma profissão que tem essa dimensão de se arriscar pelo outro. Um trabalho que tem tanta técnica, mas que é feito para não ser visto. Ganharam ainda mais meu respeito. Eles estão sempre a postos para não serem vistos. Por isso, agora eu faço questão de falar sempre mais ainda da tecnicalidade da profissão, falo sobre quais dublês existem, que lugares se encaixam. Vamos usar essa novela para ampliar essa voz. Divulgação

OS DUBLÊS SEMPRE ESTIVERAM BASTANTE PRESENTES NO SEU DIA A DIA DE TRABALHO, MAS, AO VIVER UMA DUBLÊ EM CENA, SUA VISÃO SOBRE A PROFISSÃO MUDOU DE ALGUMA FORMA?

Estava pensando esses dias. Tem uma sequência que a Andrea Pratini (Maria Eduarda de Carvalho) dispensa a dublê, a minha personagem. Ela diz que não precisa e que não larga os personagens. Eu morri de rir porque eu já fiz isso também. Falei: “Eu faço, dublê para quê?”. Claro que a Andrea fala de um jeito não tão educado porque as nossas personagens têm uma série de questões. Mesmo ela não sendo vilã, ela é apaixonada pelo Moa e isso gera uma série de ciúmes. Eu, ao contrário, sempre falei na doçura e no respeito. Mas, realmente, depois de viver a Pat eu tenho ainda mais respeito pela profissão de dublê.

Amor de Mãe Aos 40 anos, recém-completos em abril, Paolla Oliveira ainda não viveu a maternidade em sua vida. Porém, em “Cara e Coragem”, ela tem a experiência de ser mãe dos pequenos Alice Camargo e Diogo Caruso, que interpretam Sossô e Gui. “Não sou mãe, mas não sabe como é delicioso encontrar aquele ser pequenino falando ‘oi, mãe’ nos corredores. Eles são uma graça e é uma delícia fazer cena com eles”, elogia. Não à toa, Paolla gosta de valorizar toda a relação de sua personagem com a família. Além dos filhos, Pat também tem um carinho especial pelo marido Alfredo, de Carmo Dalla Vecchia. “A gente fala muito do Moa e da Pat, mas há uma família muito estruturada com o Alfredo, sabe? É uma família com cheiro de comida no ar. É muito gostoso fazer cenas em família”, explica.

Por baixo dos panos Ao explorar o universo dos dublês, “Cara e Coragem” também abre as portas para os bastidores da televisão. Paolla está animada com a possibilidade de o público compreender melhor as engrenagens da tevê. “A gente brinca muito com os bastidores. O público adora isso, né? Tinha programa na grade da Globo só falando sobre bastidores de tevê”, relembra. A atriz ainda ressalta o estado em que os dublês se encontram após gravarem sequências radicais e de ação. “No final, estou toda descabelada. Enquanto isso, os atores estão lindos, arrumados, com guarda-chuva para eles (risos). Acho bacana mostrar tudo isso”, aponta.

A última novela de Paolla havia sido “A Dona do Pedaço”, que foi ao ar em 2019



LANÇAMENTO

18 JUNHO 2022

RESIDENCIAIS

SALAS COMERCIAIS

A 110M DO METRÔ

Perspectiva ilustrada da Fachada

DIGITE PARQUE DIÁLOGO

2362-4360 WWW.DIALOGO.COM.BR @ DIALOG OENG ENH A R I A

VI SI TE OS 3 DECORADOS : R UA LANÇAMENTO:

REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO:


JUNHO 2022 19

TORRE SMART

TORRES HOME 1 e 2

2e3

dorms.

(1 suíte)

3 suítes

75 a 96m 2

125m 2

O MAIOR COMPLEXO DE RESIDÊNCIAS, TRABALHO, COMPRAS E LAZER DA ZONA

studios 1 suíte 2 dorms. salas comerciais

Mensais a partir de:

R$

799,00*

LESTE NO EIXO DE MAIOR TRANSFORMAÇÃO ENTRE O TATUAPÉ E A MOOCA .

PA D R E A D E L I N O, 5 5 0 – A 110 METROS DO METRÔ BELÉM ** Memorial de Incorporação registrado sob R.01, matrícula 217.885, no 7º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo, em 03/05/2022. LPS São Paulo Consultoria de Imóveis Ltda. – CRECI 24.073-J – Rua Estados Unidos, 1.971 – Jardim América – São Paulo-SP – CEP 01427-002 – Tel. (11) 3067-0000. JD Gestão Consultoria de Imóveis Ltda. – Rua Serra de Botucatu, 541/561 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03317-000 – CRECI J-37.379 – Tel. (11) 3506-0000 – www.jdhouse.com.br. *Consulte condições especiais. **Distância a pé. Fonte: Google Maps. Imagem autorizada pelo Metrô – Termo nº 40002788 vigente até 02/02/2023. Imagens ilustrativas.


20 JUNHO 2022

PUBLIEDITORIAL

Advocacia fortalecida

Quem ganha é a sociedade e a democracia A advocacia é indispensável para a administração da justiça. E isso não é somente conversa ou discussão de classe, está previsto na Constituição Federal. Mas, para esse exercício pleno faz-se necessário leis rigorosas para sua efetiva aplicabilidade. No dia 4 de julho de 1994, para acompanhar os princípios basilares da nossa carta magna, foi instituída a lei Federal 8906, mais conhecida como Estatuto da Advocacia. É nessa lei que se norteia todos os princípios jurisdicionais de direitos e defesa da advocacia, em que todos devem seguir, não somente os advogados. Dentro dessa lei temos aplicações penais de violações de prerrogativas que todos os cidadãos e autoridades podem responder criminalmente. Neste ano de 2022, ocorreu uma importante mudança no Estatuto com a promulgação da lei 14.365, a qual inclui entre as principais mudanças disposições sobre prerrogativas, honorários, suspensão de todos os prazos judiciais no recesso forense, entre inúmeras outras alterações. Recentemente, mais precisamente no dia 5 de julho, tivemos a rejeição por parte do Congresso à maior parte dos vetos presidenciais a trechos da lei, portanto, de agora em diante o escritório de advocacia, em regra, não pode sofrer constrição ou busca e apreensão. Qualquer medida judicial que violar o escritório será determinada em hipótese excepcional desde que exista fundamento em indício, de forma concreta e circunstanciada, por parte do órgão de acusação. Essas mudanças importantes na legislação mostram que a sociedade está evoluindo. Mas, recentemente, tivemos uma violação de prerrogativa da advocacia que saltou aos olhos de qualquer cidadão e causou indignação de toda a sociedade. A juíza de Direito da 12ª Vara Criminal de São Paulo, Dra. Eva Lobo Chaib Dias Jorge, em tom de superioridade, que não possui legalmente, proferiu palavras e ofensas institucionais e feriu frontalmente a prerrogativa da advocacia. E foi além, cassou a palavra do advogado Robson da Silva Dantas em audiência. Por fim, não feliz com tudo isso, acionou judicialmente o advogado por gravar audiência pública. Isso em pleno século XXI é inadmissível. Violar prerrogativas é crime. A Ordem dos Advogados do Brasil, por intermédio de sua presidente Patricia Vanzolini, promoveu um ato de repúdio e cobrou providências imediatas do CNJ e do Tribunal de Justiça para apuração do fato gravíssimo ocorrido.

Não foi o advogado prejudicado, mas sim a sociedade. É a democracia que está sendo violada. Atos como esse devem ser exemplarmente coibidos e punidos para que não ocorram mais, evitando-se, assim, a ruptura do Estado Democrático de Direito. Para o cidadão, é ponto crucial ter o advogado ao lado para a defesa do seu direito. Sem advogado não se faz justiça.

Thiago Massicano é especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente



22 JUNHO 2022

BICHOS

PETS NO INVERNO

MESMO NO FRIO, OS CÃES PODEM SE ADAPTAR PELA QUEIMA DE GORDURA

“Não há cobertor mais eficiente do que o pelo. Ele evita que o animal perca ou receba calor em excesso”, diz especialista

A

Arquivo

temperatura está caindo. Com isso, vem a preocupação de muitos donos de pets: será que o meu cachorro sente frio? Quais cuidados devo ter nesse período do ano? Camilli Chamone, consultora sobre bem-estar e comportamento canino, editora de todas as mídias sociais “Seu Buldogue Francês” e pós-graduada em Genética e Biologia Molecular, explica, com base em estudos relacionados à Fisiologia, como o de Guyton & Hall (“Tratado de Fisiologia Médica”), que os cães são animais adaptados ao frio. Prova disso é a maneira pela qual regulam a temperatura corporal: através da respiração – ao contrário dos humanos, eles praticamente nem transpiram. HIPERTERMIA “Ao longo do processo de evolução, inspirar o ar frio foi a forma que os cães encontraram de controlar a temperatura do próprio corpo. Com isso, viver em locais de clima quente acaba sendo muito mais desafiador para eles, pois ficam ofegantes na tentativa de expelir ar quente do corpo e trazer, para dentro, ar frio. Não raro, o calor leva os cães a morrerem de hipertermia”, detalha. ISOLANTE TÉRMICO Assim, frentes frias só começam a ser complicadoras para o cachorro quando a temperatura fica negativa, algo raro no Brasil. Além disso, duas características dos cães funcionam como isolante térmico, que os protegem do frio: pelo e gordura corporal. “Não há cobertor mais eficiente do que o pelo. Ele evita que o animal perca ou receba calor em excesso, ajudando a equilibrar a temperatura do corpo”, registra Chamone. Justamente por isso, uma atenção especial deve ser direcionada a cães muito magros ou sem pelos, como os galgos, os pelados mexicanos e os cães de crista chinesa. FRIO: SINAIS E AÇÕES A comportamentalista explica que é comum, no inverno, os cachorros dormirem mais e ficarem mais quietos. “Como a temperatura do corpo cai de 1 a 2 graus enquanto os cães dormem, o frio é um ótimo indutor de sono. Consequentemente, quando está muito quente,

É válido checar, com o veterinário, a possibilidade de aumentar um pouco a quantidade de comida neste período reduzir a temperatura do corpo, para promover a indução do sono, é muito mais difícil – por isso, os cachorros tendem a ficar mais inquietos e desconfortáveis no calor”, avalia. ANIMAIS HOMEOTERMOS Além disso, pelo fato de serem animais homeotermos (ou seja, manterem a temperatura do corpo constante – entre 38,5 a 39,5 graus –, independentemente da temperatura externa), suas células precisam funcionar constantemente como verdadeiras “usinas térmicas”. “É por isso que grande parte das calorias ingeridas é convertida em calor. Quando está frio, esta produção de calor precisa ser maior para que ele mantenha sua temperatura corporal constante; portanto, ficar mais quietinho é uma forma de minimizar o desperdício de energia pelo corpo”, relata Chamone. Até por isso, é válido checar, com o veterinário, a possibilidade de aumentar um pouco a quantidade de comida neste período – claro, se o animal for saudável.


CLÍNICA VETERINÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS BANHO e TOSA ÁREA DIFERENCIADA DE BANHO PARA GATOS TÁXI DOG

VETERINÁRIOS ESPECIALIZADOS REALIZAÇÃO DE TODOS OS TIPOS DE CIRURGIA FISIOTERAPIA e ACUPUNTURA EXAMES DE IMAGEM e LABORATÓRIO

HOTELZINHO CRECHE e DAYCARE MONITORAMENTO 24H

Horário de Atendimento:

@clinveterinariasfa |

@clinicavetsfa

R. Antônio de Barros, 2551 - Tatuapé, São Paulo - SP

Segunda a Sábado das 8h às 23h *EXCETO FERIADOS

(11) 2097-4978 |

(11) 94724-1120


24 JUNHO 2022

BELEZA & ESTÉTICA

DEDOLISS

HORA DE DEFINIR OS CACHOS A técnica pode ser feita por qualquer pessoa, e em todos os tipos de cabelo Arquivo

S

e você tem cabelos ondulados, cacheados ou crespos, e é do time que busca pela finalização perfeita dos fios, saiba que o dedoliss pode ser um aliado. Dentre as diversas opções com pentes, escovas e fontes de calor, o dedoliss se destaca por definir as madeixas por mais tempo, sem precisar de nada além das próprias mãos. Conheça mais sobre a técnica que vai manter a definição das curvas do cabelo por muito mais tempo. O QUE É DEDOLISS? Derivado de uma das mais antigas formas de cachear os fios, o dedoliss é uma “versão raiz” do babyliss. Feita apenas com o uso dos dedos, essa texturização estimula os fios a criarem curvas definidas que, com a ajuda de um produto finalizador – creme de pentear, spray e gel –, trará maior durabilidade para os cachos. Esta finalização une a personalização do volume à definição perfeita dos fios, sendo uma ótima opção tanto para o cabelo médio e longo quanto para o cabelo curto. QUAIS AS VANTAGENS DO DEDOLISS? Fazer dedoliss pode demandar um pouquinho mais de tempo, porém o resultado traz vantagens incríveis. Além de ser fácil de fazer, a definição fica perfeita. Sem contar na redução do frizz, possibilidade de personalizar o volume dos fios e o fato de dispensar aquelas ferramentas extras. COMO FAZER DEDOLISS NO CABELO? O dedoliss pode ser feito por qualquer pessoa, e em todos os tipos de cabelo, e a preparação dos fios pode variar de acordo com a textura e tamanho dos seus cachos. Mas antes de iniciar a técnica, é preciso conferir algumas dicas importantes que podem fazer toda a diferença no resultado final do seu dedoliss: cada mecha resultará em um cacho, então é bom não economizar na quantidade de mechas, lembrando que as mechas finas trarão mais volume, e as mais grossas, menos. Para melhor definição, é importante dar preferência aos cremes com texturas mais consistentes e que

Uma das mais antigas formas de cachear os fios, o dedoliss é uma “versão raiz” do babyliss sejam próprios para cabelos crespos ou cacheados. Para uma boa fixação, pode-se apostar nos géis. É possível fazer o dedoliss em todo o cabelo, ou se preferir, apenas em mechas específicas que necessitem de maior definição. PASSO A PASSO Lave ou umedeça os fios. Aplique o creme de pentear de sua preferência e divida o cabelo por mechas. Separe a primeira mecha e aplique o gel ou spray finalizador. Enrole esta mesma mecha de cabelo em um de seus dedos. Ao chegar rente à raiz, segure por alguns segundos. Solte a mecha delicadamente para evitar que o cacho desmanche, e repita o processo nas demais mechas até finalizar todo o cabelo. Deixe os fios secarem naturalmente.



26 JUNHO 2022

BELEZA & ESTÉTICA

HARMONIZAÇÃO FACIAL

COMO FUNCIONA E QUAIS SÃO OS RISCOS? Procura por profissionais certificados na área pode evitar desastres estéticos e arrependimento

Arquivo

De acordo com o cirurgião plástico Victor Cutait, a harmonização mais comum é feita através da aplicação de ácido hialurônico em regiões específicas

A

o que tudo indica, a harmonização facial parece ter se tornado a nova mania entre os mais vaidosos. Mas no que consiste exatamente este procedimento? De acordo com o cirurgião plástico Victor Cutait, a harmonização mais comum é feita através da aplicação de ácido hialurônico em regiões específicas como maçãs do rosto, nariz, lábios, mandíbula e tem o objetivo de reverter os efeitos do envelhecimento e realçar a beleza natural de cada pessoa. Com adeptos entre os famosos como as cantoras Gretchen, Joelma e Anitta, além de dezenas de blogueiras e influencers - que exibem seus antes e depois nas selfies das redes sociais - embora esteja em evidência, a harmonização facial não se trata exatamente de um procedimento

novo. Mesmo assim é uma intervenção estética que requer cautela como qualquer outra. TENDÊNCIA “A busca por um padrão de beleza irreal faz com que pacientes procurem profissionais sem a devida formação. O que tenho observado com preocupação em minha clínica são casos em que a pessoa chega para a correção de procedimentos verdadeiramente bizarros. Então, percebo que vem acontecendo uma banalização desta técnica por parte de pessoas que parecem não entender a seriedade deste procedimento. Isso é perigoso e coloca



28 JUNHO 2022

BELEZA & ESTÉTICA a saúde do paciente em risco”, afirma o especialista. Nos homens, a busca pela harmonização também tem se tornado comum, como aconteceu com o humorista Carlinhos Maia e o DJ Alok. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em cinco anos, o número de procedimentos realizados, apenas em homens, passou de 72 mil para 276 mil ao ano. Segundo o cirurgião plástico, o número só comprova que a busca por um envelhecimento menos aparente e mais saudável deixou de ser apenas uma moda para se tornar uma tendência. PÚBLICO MASCULINO “Quando você vê essa expansão de busca dentro do público masculino, que é, geralmente, o mais fechado a esse tipo de intervenção, percebe que a harmonização facial só tem a se expandir e ganhar ainda mais público. Com o envelhecimento da população, as pessoas chegam em idades avançadas cheias de energia e a busca por uma passagem de tempo estética, com menos marcas e mais saúde, tem se tornado uma preocupação real”, afirma. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TÉCNICAS? As técnicas mais comuns para criar um rosto mais harmônico são: o preenchimento com a própria gordura do corpo, o uso de toxina botulínica em rugas, ácido hialurônico para preenchimento (na boca e no “bigode

chinês”, por exemplo), fios de elevação facial (lifting) para correção de flacidez, microagulhamento (que perfura superficialmente a pele e promove o rejuvenescimento), bichectomia (retirada de gordura da bochecha) e lipo de papada. PROFISSIONAIS HABILITADOS Os habilitados para tais procedimentos são os médicos dermatologistas, biomédicos, cirurgiões-plásticos e cirurgiões-dentistas que não só são formados para dominar as técnicas, reparar e driblar qualquer problema, mas também por saberem e conhecerem os melhores produtos para aplicação. “É muito importante que o paciente pergunte, tire suas dúvidas e sinta segurança do profissional”, comenta. RESULTADO ESTÉTICO INSATISFATÓRIO Para que não haja percalços no caminho, o especialista recomenda que apenas profissionais certificados possam realizar os procedimentos de harmonização facial. “Além de um resultado estético insatisfatório, realizado de forma incorreta, este procedimento pode fazer com que algum dos produtos vá parar nos vasos sanguíneos, podendo causar necrose, cegueira ou até mesmo um AVC”, finaliza o médico Arquivo

Em cinco anos, o número de procedimentos realizados, apenas em homens, passou de 72 mil para 276 mil ao ano



30 JUNHO 2022

SAÚDE

ESTILO DE VIDA

SISTEMA DIGESTIVO PRECISA RECEBER CUIDADOS ESPECIAIS Fibras são fundamentais para o bom funcionamento do trato gastrointestinal Arquivo

O cigarro ocasiona a alteração do tecido do esôfago e predispõe maior incidência de câncer

C

om um estilo de vida acelerado, muitas pessoas acabam tratando com certo descaso a qualidade dos alimentos consumidos no dia a dia, dando cada vez mais preferência aos industrializados. Somado ao estresse, fatores genéticos e vícios como tabagismo e alcoolismo, o trato gastrointestinal acaba sofrendo as consequências. “No Brasil, os dados são divididos por doenças e suas etiologias, porém estima-se que 7 a cada 10 pessoas sofrem de algum incômodo no trato intestinal, desde alteração no padrão evacuatório até a famosa gastrite/refluxo”, analisa a gastroenterologista dra. Tabata Cristina Alterats Antoniaci. Engana-se quem pensa que apenas grupos da terceira idade estão propensos a esse tipo de doença. Para ajudar no cuidado das pessoas no cotidiano, a gastroenterologista citou alguns dos fatores que podem ocasionar um impacto na saúde digestiva. #1 Estresse: causa uma liberação de hormônios e enzimas que causam um estado de alerta em todo o organismo. Com isso, vê-se uma resposta dos órgãos como se fosse para “fugir de um leão”, ocasionando maiores chances de inflamação em todos os órgãos. #2 Alimentação pobre em fibras e probióticos: fibras são

fundamentais para o bom funcionamento do trato gastrointestinal. Hoje, sabe-se que a microbiota intestinal ajuda na saúde como um todo. #3 Pouca ingestão de água: o corpo é composto por uma grande parte de água. A água faz parte da função de diversos sistemas do organismo. A ingestão baixa de água pode levar desde a uma desidratação leve, até graus mais elevados, necessitando de internação para repor os líquidos. #4 Alta ingestão de alimentos riscos em gordura: a gordura é vista como uma grande vilã, mas é preciso lembrar que existem alimentos ricos em gordura boa – como abacate/salmão/nozes – que são necessárias de ingestão, mas sempre entendendo a quantidade e a qualidade desse alimento. #5 Alto consumo de cafeína, álcool e cigarro: cada um deles deve ser visto em separado: o cigarro ocasiona a alteração do tecido do esôfago e predispõe maior incidência de câncer; o etilismo de doenças hepáticas e o café aumenta sintomas de gastrite. #6 Sedentarismo: o sedentarismo leva à menor resistência física, diminui a capacidade respiratória, eleva o aumento de peso e tudo isso altera a função do corpo.



32 JUNHO 2022

SAÚDE

VIDA SAUDÁVEL

DICAS PARA A SAÚDE QUE AS NUTRICIONISTAS GOSTARIAM QUE VOCÊ SOUBESSE

Zelo ao corpo, planejamentos e organização são pontos cruciais para quem deseja elevar o bem-estar no dia a dia

U

Arquivo

m estilo de vida saudável requer um conjunto de cuidados contínuos. De modo a reunir valiosas dicas para quem pretende implementar mudanças e novos hábitos cotidianos, a supervisora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, revela o que todo profissional da saúde quer que você saiba: #1 Alimentação a cada 3 horas: segundo Cintya, esse hábito favorece o bom funcionamento do organismo e evita que sejam cometidos exageros nos horários das refeições principais; #2 Busca por opções saudáveis: nos intervalos das refeições, são indicadas frutas de baixa caloria e ricas em fibras, como ameixa, pera, goiaba e mexerica, sucos diluídos e sem açúcar, chás gelados e iogurtes desnatados;

#3 Equilibre as porções: “Temos a tendência natural de comer tudo o que está na embalagem, fomos educados assim; porém, é importante escolher porções menores e aprender a comer até estar satisfeito e não ‘cheio’”, destaca a especialista; #4 Ingestão de água: além da necessidade de hidratação, ela deve ser concentrada no período de intervalo entre as refeições. Assim, “mantemos o organismo hidratado e diminuímos o apetite”, aconselha a supervisora. Tenha sempre uma garrafinha por perto!; #5 Consuma alimentos ricos em fibras: eles formam uma espécie de gel no estômago, diminuindo o espaço gástrico e aumentando a saciedade: aveia, pães e biscoitos integrais, soja e barras de cereal light são alguns exemplos desses alimentos; #6 Consuma frutas oleaginosas: castanha, nozes e avelã, em pequenas porções (cerca de 3 unidades ao dia), são o recomendado: “Além de fornecer uma boa dose de gorduras poli e monoinsaturada, consideradas boas para o organismo, elas são lentamente digeridas, aumentando a saciedade”, esclarece a especialista; #7 Não exagere no café: um cafezinho faz parte da rotina da maioria dos brasileiros. Porém, a dica é consumir até 3 xícaras pequenas ao longo do dia. “O excesso pode causar irritabilidade e falta de concentração”, pondera Cintya Bassi; #8 Sempre questione se está mesmo com fome:

Nos intervalos das refeições, são indicadas frutas de baixa caloria e ricas em fibras e iogurtes desnatados por vezes, a ansiedade e pressão do dia a dia incitam o consumo de guloseimas. Nesses momentos, a busca por lanches saudáveis e pouco calóricos pode ajudar; #9 Reduza o sal da dieta: “Os alimentos possuem uma quantidade de sal intrínseco e, embora o sal não seja fonte de calorias, favorece a retenção de líquidos, o que pode aumentar o inchaço e até o peso na balança”, explica a nutricionista do São Cristóvão Saúde; #10 Alguns alimentos devem ser evitados: é o caso daqueles que são ricos em gordura saturada e açúcares, pois além de serem fonte de muitas calorias, em geral trazem poucos nutrientes e benefícios ao organismo. Como exemplos, os alimentos embutidos, frituras, pele de aves, refrigerantes, doces e industrializados. Anotou as recomendações? Lembre-se de que essas dicas não substituem uma visita periódica a um profissional da saúde, pois apenas em consulta individual é possível saber o que seu organismo necessita para uma vida plena e saudável.


Operação

BAIXAS TEMPERATURAS Com a chegada da época mais fria do ano, a cidade de São Paulo reforça o trabalho de apoio à população em situação de rua por meio da Operação Baixas Temperaturas. Pelos próximos meses, até o dia 30 de setembro, sempre que os termômetros registrarem 13°C ou menos, as abordagens para acolher e abrigar crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de rua serão intensificadas. E você também pode ajudar quem precisa. Se vir uma pessoa em situação de rua, ligue gratuitamente para a Central 156. O serviço funciona 24 horas por dia, mas é importante informar o endereço da via em que a pessoa está e as características físicas para facilitar sua localização.

Continue mantendo os cuidados de prevenção contra a Covid-19. Em locais fechados, use máscara! Ajude a salvar vidas

LIGUE 156

Em dias frios, ao observar pessoas em situação de rua precisando de acolhimento

WWW.PREFEITURA.SP.GOV.BR


34 JUNHO 2022

CLASSIFICADOS

DIVERSOS

Qualidade em Pescados e Frutos do Mar

tatuapeixe Delivery de

(11) 99996-6990

Frutos do Mar

l

@tatuapeixe

ESPAÇO RESERVADO PARA O SEU ANÚNCIO.

PARA ANUNCIAR, LIGUE: 2095-8200