Revista do Tatuapé - 187

Page 1

187

WWW.REVISTADOTATUAPE.COM.BR

Nany People Artista reforça laços com a tevê na pele da farsante Madame Lu de ‘Quanto Mais Vida, Melhor!’ COMPORTAMENTO | DIREITO | PET | SAÚDE | BELEZA & ESTÉTICA

MENSAL

EDIÇÃO


BREVE

LANÇAMENTO TORRE HOME

MATERIAL PRELIMINAR SUJEITO A ALTERAÇÃO

TORRE SMART

Perspectiva ilustrada da Fachada

DIGITE PARQUE DIÁLOGO

2362-4360 WWW.DIALOGO.COM.BR @ DIALOGOENGENH ARI A

VI S I TE O STA N D E CON HEÇA A MAQ U E TE : LANÇAMENTO:

REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO:


TORRES HOME 1 e 2

2e3

dorms.

(1 suíte)

75 a 96m 2

TORRE SMART

3 suítes 125m 2

studios 1 suíte 2 dorms. salas comerciais

O MAIOR COMPLEXO DE RESIDÊNCIAS, TRABALHO, COMPRAS E LAZER DA ZONA LESTE NO EIXO DE MAIOR TRANSFORMAÇÃO ENTRE O TATUAPÉ E A MOOCA .

A 110M DO METRÔ*

R UA PA D R E A DE L I NO, 5 5 0 – A 110 METROS DO METRÔ BELÉ M *

Memorial de Incorporação registrado sob R.01, matrícula 217.885, no 7º Of icial de Registro de Imóveis de São Paulo, em 03/05/2022. LPS São Paulo Consultoria de Imóveis Ltda. – CRECI 24.073-J – Rua Estados Unidos, 1.971 – Jardim América – São Paulo-SP – CEP 01427-002 – Tel. (11) 3067-0000. JD Gestão Consultoria de Imóveis Ltda. – Rua Serra de Botucatu , 541 / 561 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03317-000 – CRECI J-37.379 – Tel. (11) 3506-0000 – www.jdhouse.com.br. *Distância a pé. Fonte: Google Maps. Imagem autorizada pelo Metrô – Termo nº 40002788 vigente até 02/02/2023. Imagens ilustrativas.


4 MAIO 2022

EDITORIAL

Cuide-se e viva bem

M

uitas vezes o estresse do dia a dia nos impede de olhar para nós mesmos. No entanto, só conseguimos seguir revigorados se cuidarmos do corpo e também da autoestima. Por isso, nesta edição é possível encontrar na seção Beleza & Estética dicas para lá de especiais. Tratar dos cabelos e da pele, por exemplo, resulta em um momento de bem querer. Além disso, para continuar ‘on’ há novas alternativas, como a harmonização corporal. A técnica aposta em tratamentos sem cirurgia, mas com resultados de qualidade. Aliado a isso, existe ainda a importância da boa alimentação. Nesse sentido, a seção Saúde volta-se para a escolha correta dos alimentos, sem contar a análise de um especialista em nutrição.

@revista_do_tatuape revistadotatuape Grupo Leste TV

E por falar em alimentos, a seção Bichos não esquece a relevância que tem a escolha da ração ou dos petiscos para os animais de estimação. Quanto maior for a qualidade dos produtos, melhor a saúde de cães, gatos e demais companheiros. Afinal, eles também merecem cuidados especiais.

@revistatatuape 11 98485-9593

Em Comportamento, veremos a importância da educação sexual na vida de crianças e adolescentes, principalmente ajudando no combate aos abusos. A formação crítica irá gerar o entendimento e a segurança em denunciar.

REDES SOCIAIS Diariamente novidades da região que tanto amamos.

Ainda falando em quanto o conhecimento transforma, a seção Celebridade mostra um pouco da história da atriz transsexual Nany People. Do início, com pequenas participações em humorísticos, até as novelas da Globo. E já que o assunto é cultura, acompanhe na seção Curtas as opções de cinema, série, música, entre outras.

Boa Leitura! > Equipe Grupo Leste

Revista do Tatuapé • Revista da Mooca são publicações mensais da Grupo Leste de Comunicações, distribuídas gratuitamente via courier nos seguintes bairros: Tatuapé, Jardim Anália Franco, Mooca, Brás, Belém, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, Jardim Têxtil, Jardim Avelino e Vila Santa Isabel.

Diretor Responsável Jaime Braz Romano • jaime@grupoleste.com.br

EDIÇÃO

EDIÇÃO

MENSAL

187

125

WWW.REVISTADOTATUAPE.COM.BR

Publicações do Grupo:

Revisão Antonia Romano • antonia@grupoleste.com.br Publicidade publicidade@grupoleste.com.br Design dos Anúncios RP7 Comunicação Impressão FASTi Qualidade Gráfica É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de anúncios produzidos pela nossa Editora.

Nany People Artista reforça laços com a tevê na pele da farsante Madame Lu de ‘Quanto Mais Vida, Melhor!’ COMPORTAMENTO | DIREITO | PET | SAÚDE | DECORAÇÃO

Nany People

Artista reforça laços com a tevê na pele da farsante Madame Lu de ‘Quanto Mais Vida, Melhor!’ COMPORTAMENTO | DIREITO | PET | SAÚDE | DECORAÇÃO

Divulgação

Diretor Comercial Mauro Tadeu Silva • mauro@grupoleste.com.br

Divulgação

Editora Fabiana Nascimento • fabiana@grupoleste.com.br

ATENDIMENTO AO LEITOR E PUBLICIDADE Endereço: R. Serra de Botucatu, 1.690, Tatuapé São Paulo/SP CEP: 03317-001 E-mail: contato@grupoleste.com.br FONE: 11 2095-8200 www.revistadotatuape.com.br As publicações não se responsabilizam pelos conceitos emitidos nos artigos assinados. Os anúncios e as ofertas são de inteira responsabilidade dos anunciantes. Reprodução permitida sob autorização prévia, desde que citada a fonte.



Divulgação

ÍNDICE

14 Nany People Artista reforça laços com a tevê na pele da farsante Madame Lu de “Quanto Mais Vida, Melhor!”

16

Educação sexual

18

Casamento Layne e Bruno

20

Pets mais saudáveis

24

O direiro da defesa

26

Harmonização corporal

30

Dieta saudável e equilibrada

> Comportamento

> Evento

> Bichos

> Direito

> Beleza & Estética

> Saúde



8 MAIO 2022

CURTAS

Divulgação

Divulgação

LIVRO SOBREVIVENTES

SÉRIE OBI-WAN KENOBI

B

aseado no famoso personagem de Star Wars, a série acompanha as aventuras de Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), uma década depois dos acontecimentos de “A Vingança dos Sith”. A trama começa com Obi-Wan cuidando de Luke Skywalker à distância no planeta Tatooine enquanto vive exilado no planeta. Luke vive com seus tios Owen (Joel Edgerton) e Beru Whitesun (Bonnie Plesse), dois fazendeiros que se esforçam para dar uma vida normal para o futuro Jedi. Porém, Obi-Wan sabe do perigo iminente que o menino está exposto com seu pai foragido esperando o momento para atacar. Rapidamente as forças do mal começam a ressurgir com a volta de Darth Vader (Hayden Christensen) e ele precisa sair em uma perigosa aventura para proteger Luke e o futuro do universo.

E

nquanto você lê este livro, a cada duas horas uma mulher é assassinada. É assim que a historiadora Mary del Priore começa “Sobreviventes e guerreiras”. Uma obra essencial para se entender o porquê de, até hoje, ser fundamental discutir e, principalmente, lutar pela igualdade de direitos para o gênero feminino. Apesar de o Brasil já até ter tido uma presidenta e de 45% dos lares serem comandados por mulheres (segundo pesquisa do IPEA de 2018), a brasileira continua sendo agredida, desqualificada, perseguida, insultada. Vivemos uma época de transição onde o patriarcado e o machismo, raízes desses séculos de desigualdade, são combatidos pelo feminismo e pela cultura contemporânea. A história mostra que a brasileira sempre procurou se reinventar, achar um espaço, resistir.

Divulgação

FILME TOP GUN: MAVERICK

N

a sequência de Top Gun: Ases Indomáveis, acompanhamos a história de Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), um piloto à moda antiga da Marinha que coleciona muitas condecorações, medalhas de combate e grande reconhecimento pela quantidade de aviões inimigos abatidos nos últimos 30 anos. Entretanto, nada disso foi suficiente para sua carreira decolar, visto que ele deixou de ser um capitão e tornou-se um instrutor. A explicação para esse declínio é simples: ele continua sendo o mesmo piloto rebelde de sempre, que não hesita em romper os limites e desafiar a morte. Nesta nova aventura, Maverick precisa provar que o fator humano ainda é fundamental no mundo contemporâneo das guerras tecnológicas. Após 34 anos do clássico, agora o filme tem direção de Joseph Kosinski.



10 MAIO 2022

Divulgação

CURTAS SHOW PEDRO MARIANO

O

cantor e produtor musical Pedro Mariano fará única apresentação, no dia 2 de julho, às 21 horas, no Teatro Bradesco. Com 26 anos de carreira, 4 indicações ao Grammy Latino, Disco de Ouro, 4 DVDs e 12 CDs, ele apresenta o show “Novo Capítulo”. A apresentação é composta principalmente por músicas inéditas e por canções que fizeram sucesso na carreira de Pedro, que sempre são lembradas por seus fãs, atravessando gerações. Em “Novo Capítulo”, Pedro terá a companhia de seu quarteto, que já o acompanha por muitos anos: Conrado Goys (violões), Leandro Matsumoto (baixo), Thiago Gomes (bateria) e Hebert Medeiros (teclados). Ingressos entre R$ 40,00 e R$ 160,00 (vendidos pela Uhuu). Local: Rua Turiassú, 2.100 – Perdizes.

A

té o dia 20 de junho, o público poderá acompanhar a exposição gratuita “A Tensão”, de Leandro Erlich, no Centro Cultural Banco do Brasil. Nela, um conjunto de 16 obras mostra um barco e elevador flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina em que o visitante pode ficar submerso sem medo de se afogar. Trata-se da mostra de um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea. Erlich trabalha com “lugares-comuns”, mas deslocados da condição de normalidade. Como afirma o curador, Marcello Dantas, “a obra de Leandro Erlich é estruturada no mecanismo da dúvida. O que nossos olhos veem está em desacordo com o que nossa mente conhece”, sintetiza. Ingressos no site: www.eventim.com.br. Local: Rua Álvares Penteado, 112, próximo à estação São Bento do Metrô.

Divulgação

EXPOSIÇÃO ‘A TENSÃO’

Divulgação

TEATRO ‘SORRISO DE MÃE’

A

té o dia 26 de junho, o Teatro Eva Herz apresenta o monólogo “Sorriso de Mãe”, com Joelson Medeiros e direção de Fernando Philbert. As apresentações acontecem as sextas, às 20 horas; sábados, às 17 horas; e domingos, às 18 horas. A peça mostra, com delicadeza e de forma não-linear, uma série de memórias oriundas da união entre Cícero e sua mãe. Diante da plateia, o protagonista narra e revive lembranças, causos, personagens e amigos que ambos conheceram pelo caminho, costurando uma narrativa que enfatiza aspectos emocionais dessa relação e a necessária valorização dos afetos familiares. À medida em que Cícero narra todas essas histórias, a plateia conhece como ele se sente com relação a tudo isso. Ingressos: R$ 60,00 (inteira). Compra on-line: em Sympla. Local: Avenida Paulista, 2.073.





14 MAIO 2022

CELEBRIDADE

SOTAQUE CARREGADO NANY PEOPLE REFORÇA LAÇOS COM A TEVÊ NA PELE DA FARSANTE MADAME LU DE “QUANTO MAIS VIDA, MELHOR!” por Geraldo Bessa / TV Press

C

om uma vasta carreira no teatro, aos poucos, Nany People também foi conquistando espaço na televisão. Por conta de seu jeito extrovertido e despachado, acabou caindo nas graças do entretenimento e do humor, participando de programas como “Comando da Madrugada”, “Hebe” e “A Praça é Nossa”. Respeitada e celebrada, foi com muita luta que Nany conseguiu chegar a um posto de destaque sendo uma transsexual no país que mais mata pessoas trans no mundo - segundo dados da ONG Internacional Transgender Europe. Quando ela achava que já tinha atingido todo seu potencial artístico, eis que sua porção atriz foi descoberta pelas novelas. O primeiro papel em folhetins, o divertido Marcos Paulo, de “O Sétimo Guardião”, surgiu depois de uma série de testes. Agora, para viver a observadora Madame Lu, de “Quanto Mais Vida, Melhor!”, Nany foi convidada pelo diretor Allan Fiterman. “Allan estava ao meu lado na primeira cena que fiz na Globo. Ele me ajudou tanto. Fui escalada logo no início do projeto. Nem sabia qual seria o personagem, mas topei”, conta, entre risos. Na trama de Mauro Wilson, Lu é a mística recepcionista do motel que centraliza o núcleo cômico da história. Entre um jogo de cartas e uma fofoca, a personagem acaba contracenando com boa parte do elenco da atual trama das sete. “A função da Lu na história é entregar leveza ao destino dos personagens. De tão ‘falsiane’, ela acaba acertando as coisas. Me divertia muito fazendo e todas as gravações eram uma festa. Ainda me sinto um pouco insegura fazendo televisão e a boa recepção do elenco me ajudou muito”, ressalta. Do trabalho ao lado dos protagonistas, Nany guarda um momento especial em meio às tumultuadas gravações em plena pandemia. Por não gravar de forma tão recorrente e só receber o próprio texto para estudar, a atriz não sabia em qual momento o quarteto principal trocaria de corpo. Ao chegar aos Estúdios Globo e ver a alteração de papéis entre Giovanna Antonelli, Vladimir Brichta, Mateus Solano e Valentina Herszage, a reação de Nany virou piada entre a equipe. “Cheguei para gravar com o Vladimir e estranhei que o personagem estava muito afetado. Fiquei meio perdida enquanto todo mundo no estúdio começou a rir. Sem entender, questionei: ‘O que está acontecendo que o Neném está meio molhado?’. A gargalhada foi geral”, conta, entre risos.

Inicialmente, estava previsto que Nany interpretaria a Morte, papel que acabou ficando com a estreante A Maia. A troca de intérpretes ocorreu por conta das adaptações feitas pelo autor para o novo protocolo imposto pela Covid-19. Neste contexto, o papel deixou de lado o tom mais cômico e adotou uma postura mais misteriosa e sedutora. “Fiquei sabendo que essas trocas acontecem bastante em novelas. Sou muito adaptável e logo comecei a conversar com a direção e pensar em como seria a Lu”, explica. Assim que recebeu o primeiro bloco de capítulos, Nany percebeu uma certa proximidade entre sua personagem e o excêntrico Walter Mercado, astrólogo porto-riquenho que fez sucesso ao longo dos anos 1990 e famoso no Brasil pelo bordão “Ligue djá”, falado com forte sotaque hispânico. “A Lu também tem um figurino extravagante e exagerado. Mas é uma versão mais humilde, sem dinheiro, do Walter. Assisti a um ótimo documentário sobre ele e peguei um pouco do gestual e do modo de falar”, conta. Natural da pequena cidade mineira de Machado, Nany começou sua carreira como atriz no final dos anos 1990 na prestigiada Teatro Escola Macunaíma, em São Paulo. Na mesma época, trabalhava como “drag queen” em boates, animadora de eventos e radialista. Descoberta pelo saudoso Goulart de Andrade, teve sua primeira chance na tevê como repórter do mítico “Comando da Madrugada”, na Manchete e, posteriormente, na Bandeirantes. Em pouco tempo, começou a entrevistar famosos em produções como “Flash” e “Hebe”, até que surgiu o convite para o humorístico “A Praça é Nossa”. “Já sofri muito preconceito sim. O humor me ajudou a superar isso. Quando vi, já estava fazendo esses programas que a família toda assiste junto. Não sei se teria a mesma sorte se estivesse começando agora. Sinto que as pessoas estão ficando cada vez mais caretas”, analisa. Atualmente, Nany voltou a se comunicar com um público mais “família” ao se tornar jurada do “Caldeirola”, quadro musical do “Caldeirão”, programa que voltou a ser sucesso sob o comando de Marcos Mion. “Receber um convite para fazer um quadro fixo com o Mion foi um presentão! As gravações são incrivelmente divertidas e a repercussão nas ruas é maravilhosa”, elogia.


Divulgação

MAIO 2022 15

Nany começou sua carreira como atriz no final dos anos 1990 na prestigiada Teatro Escola Macunaíma

A apresentadora também trabalha ao lado da jornalista Natália Leite na “Escola de Você”, uma plataforma voltada ao empreendedorismo feminino


16 MAIO 2022

COMPORTAMENTO

EDUCAÇÃO SEXUAL FALAR SOBRE SEXO NA ESCOLA É IMPORTANTE NO COMBATE A ABUSOS Dados apontam que, em mais de 70% dos casos, esses atos são praticados por familiares Arquivo

Notícias falsas e a falta de esclarecimento das pessoas dificultam a abordagem do tema

A

educação sexual, em âmbito escolar, é algo que causa controvérsia. Entre os motivos estão a propagação de notícias falsas ou descontextualizadas e a falta de esclarecimento das pessoas sobre o que realmente seja a educação sexual e sua importância na vida das crianças. ABUSO SEXUAL DE MENORES Para a mestre em Educação, Vanessa Queirós Alves, infelizmente o Brasil tem um alto índice de abuso sexual de menores. “Temos várias internações em hospitais devido a isso, e muitas vezes acabam resultando em morte”, aponta. Segundo Vanessa, são crianças e adolescentes que sofrem diariamente essa violência, dos seis meses aos 17 anos de idade. ACESSO A INFORMAÇÕES Dados do Disque Denúncia apontaram que, em mais de 70% dos casos, esses atos são praticados por familiares e em suas próprias casas. Diante desse cenário, viu-se crescer o número de denúncias.

Contudo, explica a especialista, a questão de denúncia exige certo conhecimento de direitos por parte da criança, nível de maturidade e acesso a informações. PAPEL DA ESCOLA Por isso, é completamente impossível negar o papel da escola enquanto instância importante e crucial para a educação sexual, principalmente no sentido de prevenção aos abusos. “Nesse intuito, é importante salientar que educação sexual não é incentivo à erotização e muito menos ensinar à criança sobre atos sexuais, como muita gente pensa”, explica Vanessa. AUTOESTIMA E AUTOCUIDADO Educação sexual diz respeito à orientação sobre as partes do corpo, sabendo nomeá-las, ensinando limites. Aliás, que ninguém pode tocá-las sem consentimento. Nenhuma criança deve ser forçada a fazer o que não queira. Por isso, a valorização do auxílio na questão da autoestima e do autocuidado.


MAIO 2022 17

DECORAÇÃO

ALÉM DO TRADICIONAL ESPAÇOS MERECEM TOQUE DE PERSONALIDADE E OTIMIZAÇÃO Adote elementos encontrados na natureza, como nuvens, montanhas, riachos e rochas Arquivo

O design retrô é uma opção vantajosa por trazer a mesma informação do vintage, mas com melhor custo-benefício

M

udanças são bastante positivas quando aplicadas ao universo da arquitetura e do design de interiores. A cada ano, novos recursos são lançados ou retomados para valorizar os espaços construídos. Algumas propostas conseguem acrescentar um toque de personalidade enquanto otimizam o uso das áreas. FORMAS ORGÂNICAS

NOVO MINIMALISMO A corrente que prioriza o essencial não é nenhuma novidade. Inclusive, ela ganhou tanta relevância que permanece inspirando pessoas no momento de planejar as suas casas. ELEMENTOS NATURAIS

Elas são consideradas imperfeitas por não apresentarem um padrão, mas essa é uma característica que contribui para a sensação de exclusividade. Para acertar nas escolhas, pense nos elementos encontrados na natureza: nuvens, montanhas, riachos, rochas e raízes são bons exemplos de recursos com contorno irregular.

Seguindo uma proposta parecida com a das formas orgânicas, a natureza também estará muito presente. A ideia é ir além do tradicional uso de flores e folhagens ornamentais, de modo que outros recursos externos marquem presença nos cômodos.

As formas orgânicas podem surgir nos desenhos de um papel de parede, no acabamento das luminárias e até em detalhes da mobília. É uma das tendências de decoração mais fáceis de aplicar, principalmente se houver o costume de trabalhar com arranjos que remetam aos 4 elementos: fogo, ar, terra e água.

Algumas soluções sempre retornam ao topo da lista de preferências, como é o caso do design retrô. É uma opção vantajosa por trazer a mesma informação do vintage, mas com melhor custo-benefício. Isso porque as peças resultam de inspirações no tema antigo e não precisam, necessariamente, ser originais de outra época.

ESTILO RETRÔ


18 MAIO 2022

EVENTO

LAYNE E BRUNO Casal celebrou união em grande estilo na Fazenda Vila Rica, em Itatiba/SP, no dia 7 de maio. Fotos: Torin Zanette


MAIO 2022 19


20 MAIO 2022

BICHOS

PETS MAIS SAUDÁVEIS 5 DICAS DE COMO DEIXAR A VIDA DE SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COM MAIS SAÚDE Os animais também precisam de produtos de qualidade para ter uma vida mais saudável e divertida Arquivo

Ofereça alimentos saudáveis, para que não prejudique a saúde do seu pet; como rações e petiscos de qualidade

N

ada melhor do que tratar nossos pets com muito carinho, amor e mimos, do jeitinho que eles merecem, não é? Até porque eles são responsáveis pelas doses de amor e felicidade que diariamente oferecem aos seus donos, o que melhora a qualidade de vida dos seres humanos em altos níveis. O Brasil tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo e é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. São 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos, o total é de 139,3 milhões de pets, o que demonstra a força potencial do

nosso setor na economia brasileira, de acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Durante a pandemia, os pets se tornaram muito mais integrados às famílias, o que aumentou a preocupação com higiene, bem-estar e produtos que de alguma forma os alegrou, como brinquedos e mimos. Segundo dados da revista Exame, em dois anos, o setor pet cresceu 30% e hoje fatura 50 bilhões de reais.



22 MAIO 2022

BICHOS BISCOITOS MEDICAMENTOSOS Sabe aquela pergunta que surge, na maioria das vezes, aos donos de pets: “será que existe um produto específico para o meu cachorro?”, pois a resposta para essa pergunta vai ser sempre “sim”. Existem sorvetes, sopas, biscoitos medicamentosos, acessórios e produtos de higiene e até o famoso floral para equilibrar o humor dos bichinhos. Uma ótima dica para todos os donos, que durante uma situação delicada com o seu pet, como por exemplo, uma doença, e o cãozinho não consegue tomar o remédio. A farmácia possui biscoitos medicamentosos. Usualmente em uma base com sabor doce ou salgado, é uma forma farmacêutica do medicamento que o pet precisa ingerir, porém ele não percebe que é um remédio, facilitando assim a aplicação. MAIS FELIZ E MAIS SAUDÁVEL Os animais de estimação estão presentes em muitos lares de famílias brasileiras. De acordo com dados da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) de 2019, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 46,1% dos domicílios tinham pelo menos um cachorro. Já os gatos eram parte de 19,3% dos lares brasileiros. Com base nesses dados, Lisandro Corazza, especialista da Upvet Franchising, cita 5 dicas para você deixar

a vida do seu cachorro mais feliz e com mais saúde. Confira. #1 Ofereça alimentos saudáveis, para que não prejudique a saúde do seu pet; como rações e petiscos de qualidade. A Upvet possui petiscos de vários sabores para distraí-los e deixá-los mais saudáveis física e mentalmente; #2 Leve seu cachorro nas férias de família, até porque ele é um membro da família; #3 Faça com que o seu cachorro se sinta em casa, mostre a sua casa a ele, permita que ele vá se descobrindo em cada cômodo, mas estabeleça um canto para ele; #4 Respeite seu cachorro. Assim como nós, ele tem o tempo dele e às vezes quer apenas ficar deitado quietinho, curtindo uma preguiça, então a tranquilidade é também essencial; #5 Compre brinquedos para o seu cachorro, porque vai distrai-lo quando você não estiver em casa e o ajudará a reduzir a ansiedade. Criar uma vida saudável aos bichinhos de estimação contribui para o bem-estar, para a saúde, ameniza o estresse, e colabora para o melhor humor desses seres amigáveis. Arquivo

Assim como nós, os bichinhos têm o tempo deles e às vezes querem apenas ficar deitados quietinhos, curtindo uma preguiça, então a tranquilidade é também essencial



24 MAIO 2022

PUBLIEDITORIAL

Direito Empresarial

O direito de defesa

O

direito de defesa é um dos princípios da nossa Constituição Federal e nele está expressa a essência da segurança jurídica. Sem o direito de defesa a sociedade regressa ao início da sua existência, tornando impossível a vida sociável. O princípio constitucional da ampla defesa foi diretamente afrontado por aquele que deveria ser o guardião da nossa Constituição, o Supremo Tribunal Federal. Sem entrar no mérito ou fundamento de defesa ou acusação, mas o ministro Alexandre de Moraes ao condenar impetrando uma multa na Ação Penal nº 1.044/ DF para o advogado Paulo Cesar de Rodrigues Faria, ora então defensor do deputado federal Daniel Silveira, cometeu um ato contra a própria Constituição. A advocacia é ato indispensável à administração da justiça, exercendo seu papel com liberdade e autonomia que a própria Carta Magna assegura. O advogado impetrou recurso assegurado pela própria legislação vigente, exercendo sua prerrogativa e função social da defesa ao seu cliente. Limitar, postergar e restringir o advogado ao exercício da sua função social é um ato totalmente contrário ao estado democrático. Não se pode permitir aplicação de multa a um defensor. Tudo isso porque, o advogado, em sua atuação, presta serviço público e exerce função social, uma vez que a lei lhe confere garantias profissionais no desempenho de suas funções. O advogado tem o direito de defender o seu cliente, recorrer, impugnar, questionar decisões, reivindicar o direito de defesa a parte, sob pena de termos um estado de

exceção, e regredir os direitos do cidadão que por muito sacrifício e sofrimento foram cerceados historicamente. Como guardiões da justiça, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil interveio no processo e requereu perante o plenário do STF a revogação da aplicação da multa ao advogado. Vamos aguardar que o STF entenda que realmente essa decisão deve ser revista e consequentemente assegurando o Estado Democrático de Direito.

Thiago Massicano é especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente



26 MAIO 2022

BELEZA & ESTÉTICA

HARMONIZAÇÃO CORPORAL

APOSTA DE QUEM DESEJA SE LIVRAR DAS GORDURINHAS LOCALIZADAS E MUITO MAIS

A Harmonização Facial já ganhou o gosto dos brasileiros e agora a corporal também vem ganhando espaço por não precisar de cirurgias

A

Arquivo

harmonização facial é um dos procedimentos mais procurados no mundo da estética, atualmente. Mas não para por aí! A harmonização também vem ganhando o gosto popular quando falamos de corpo, isso mesmo, as pessoas que desejam reduzir as gorduras localizadas, flacidez e, até mesmo, as celulites e estrias estão optando pela harmonização corporal, que nada mais é que o uso de técnicas que não precisam de cirurgia plástica.

Quando o assunto é emagrecimento e um corpo definido, a harmonização corporal é o caminho ideal para as pessoas adeptas aos procedimentos estéticos não invasivos. “A procura por técnicas de harmonização do corpo está crescendo por pessoas que desejam diminuir as medidas e definir a musculatura, principalmente das costas, quadris, coxas e abdômen”, completa Luzia Costa, CEO da Reduci, rede de emagrecimento e estética. RESULTADOS DE QUALIDADE Para Luzia, a harmonização corporal está em alta por não precisar afastar o paciente da sua rotina após os procedimentos e também por oferecer resultados de qualidade em pouco tempo. “A combinação de procedimentos é analisada individualmente, oferecendo um protocolo personalizado para realizar um tratamento adequado para a conquista do resultado almejado”, afirma. TÉCNICAS Confira algumas técnicas utilizadas na harmonização corporal. #1 PUMP UP: procedimento estético com ventosas que exercem uma pressão pulsada nos glúteos, com uma massagem desenvolvida para potencializar os efeitos do aparelho e um produto exclusivo que aumenta a produção de colágeno da região com o objetivo de levantar e modelar os glúteos. #2 APLICAÇÃO DE ENZIMAS: aplicar enzimas compostas por proteínas é um método que acelera algumas

Métodos não invasivos prometem auxiliar no combate de gordura, flacidez e celulite reações químicas na região aplicada, acelerando o metabolismo e quebrando a gordura nas células fazendo, assim, o organismo eliminar de forma natural. Utilizada em braços, costas, abdômen, entre outras regiões. #3 RADIOFREQUÊNCIA: é utilizada em protocolos para combater a flacidez eliminando também a gordura localizada e celulite. #4 DRENAGEM LINFÁTICA: a drenagem é um método muito utilizado em protocolos de emagrecimento e harmonização corporal por ser uma massagem que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e toxinas, auxiliando no tratamento do inchaço e celulites. #5 ELETRO REDUCI: é um tratamento indicado para gordura localizada, pois atua quebrando as células lipídicas. Dessa forma, ele ajuda também a reduzir medidas. Por melhorar a circulação no local, também age de forma semelhante à drenagem linfática, ajudando também no tratamento para eliminar a celulite



28 MAIO 2022

BELEZA & ESTÉTICA

SHAMPOOS ANTIQUEDA COMO FUNCIONAM E COMO ELES AGEM NO COURO CABELUDO A Sociedade Brasileira do Cabelo afirma que, apenas em um ano, o número de pessoas atingidas pela calvície alcançou 42 milhões

O

s shampoos comuns têm a finalidade de higienizar o couro cabeludo. Mas, também há aqueles que fazem todo esse processo e cuidam da sua saúde capilar. São os dermocosméticos, produtos clinicamente testados que podem trazer bons resultados. Há alguns que são efetivos para calvície, condição que acomete homens e mulheres. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), apenas em 2018, o número de pessoas atingidas pela calvície alcançou 42 milhões. Apesar do senso comum, não foram apenas pessoas mais velhas, jovens com idades entre 20 e 25 anos representam 25% dos dados relacionados à queda, geralmente estimulada por problemas emocionais e genéticos.

Arquivo

EFICÁCIA DOS SHAMPOOS ANTIQUEDA Diante do fato, entrevistamos a cientista especializada na área de cosmetologia avançada Jackeline Alecrim para falar sobre a eficácia dos shampoos antiqueda e como escolher o ideal para tratar a queda de cabelo. “Estudos demonstram que ativos veiculados através de shampoos cientificamente desenvolvidos e englobados na classe de dermocosméticos apresentaram efeitos benéficos e podem sim melhorar fisiologicamente o funcionamento do couro cabeludo. Essa possibilidade representa um avanço importante no tratamento, já que aumenta o leque de opções de coadjuvantes para combater a queda de cabelo”, explica. Conforme estudos publicados na Alemanha, entre 2007 e 2008, a efetividade da penetração folicular de ativos específicos em uma formulação de shampoo massageado no couro cabeludo durante 2 minutos já podia ser percebida. A partir dessas formulações foi evidenciado maior e mais rápida penetração de ativos através dos folículos capilares em comparação com ativos administrados por via interfolicular. Tais estudos representam um avanço importante para o controle da alopecia androgenética e de padrão feminino, significando um aumento nas opções de novas alternativas de tratamento. TRATAMENTOS CONVENCIONAIS A cientista também explicou sobre os fatores que podem levar os pacientes a não aderirem aos tratamentos convencionais de uso oral: a inconveniência da utilização

Estudos apontam que essas formulações demonstram resultados positivos para o manejo da calvície, visto que, são capazes de permitir a absorção dos ativos através do couro cabeludo, pela via folicular de medicamentos diários e os efeitos colaterais conhecidos como a diminuição da libido, fadiga, irregularidade menstruais e hipotensão postural, são fatores que diminuem a adesão do paciente ao tratamento com medicamentos orais, levando a baixa adesão da terapia. “Deste modo, cada vez mais o uso de formulações tópicas se tornam uma alternativa viável, incluindo shampoos carregadores de ativos para o couro cabeludo, loções e tônicos capilares”, ensina. Estudos apontam que essas formulações demonstram resultados positivos para o manejo da calvície, visto que são capazes de permitir a absorção dos ativos através do couro cabeludo, pela via folicular, atuando de forma eficiente, além de serem práticas e facilmente inseridas na rotina diária dos pacientes.



30 MAIO 2022

SAÚDE

DIETA SAUDÁVEL E EQUILIBRADA APRENDA A ESCOLHER AS OPÇÕES CORRETAS PARA COMER BEM, GASTANDO POUCO Pelas condições favoráveis ao crescimento, muitos vegetais possuem uma época do ano em que a produção é maior e, por isso, ficam mais baratos Arquivo

O ovo também é uma boa opção de fonte de proteína mais barata

A

busca por bem-estar, muitas vezes, surge como algo difícil e custoso. Dietas restritivas ou alimentos caros aparecem como soluções para quem busca mais saúde no seu dia a dia. Mas, não necessariamente são as melhores opções. A recente alta dos preços dos alimentos também acaba sendo outro dificultador. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15, houve uma aceleração da alta dos preços de alimentos e bebidas

de 1,95% em março para 2,25% em abril, deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o aumento foi ocasionado principalmente pelos produtos consumidos em domicílio, registrando um crescimento de 3%, fazendo com que itens essenciais para manter uma alimentação saudável, como leite, tubérculos, raízes e legumes, aparecessem no top 10 dos alimentos com maior variação de preço.



32 MAIO 2022

SAÚDE CUSTO-BENEFÍCIO Diante deste cenário, surge a necessidade de encontrar uma alimentação balanceada e equilibrada que, além de ajudar a manter sua saúde e bem-estar, caiba no bolso. Sabendo disso, convidamos o nutricionista Matheus Motta para elencar alguns alimentos simples, nutritivos e com ótimo custo-benefício, que podem servir de alternativa para sua dieta. Confira! #1 Frutas, legumes e verduras da época: busque por frutas, legumes e verduras da safra, quando estão mais baratos e mais saborosos também. Pelas condições favoráveis ao crescimento, muitos vegetais possuem uma época do ano em que a produção é maior e por isso ficam mais baratos. Procure por feiras locais, você consegue preços mais em conta e também consegue negociar alguns produtos. #2 Fontes de proteína: procure por cortes de carne de segunda - eles tendem a ser mais baratos. O peito de frango é uma ótima fonte de proteínas magras pouca gordura - e mais em conta que a carne vermelha - mais cara e com mais gordura saturada. Feijões, lentilha, grão-de-bico e ervilha são boas fontes de proteínas e fibras - podem servir como acompanhamento, como um incremento em saladas ou em pastas como homus. O ovo também é uma boa opção de fonte de proteína mais barata.

PLANEJAMENTO Outra dica para ajudar na hora das compras é o planejamento. Organizar antecipadamente o que você vai comer ao longo da semana, além de programar quando e como vai preparar esses alimentos, para encaixar melhor na sua rotina. Assim, é possível pesquisar melhor em feiras e mercados, ter vantagens em preço e evitar desperdícios. Ter uma lista de substituições pode auxiliar na hora de driblar os preços altos. Por exemplo, ter uma relação de seus tipos de grãos favoritos, seja feijão, lentilha ou grão de bico; e os carboidratos, como arroz, batata, mandioca entre outros, facilita a procura na hora da compra para comparar preços e safras. HIDRATAÇÃO É importante também não esquecer de beber água. Ingerir, pelo menos, 2 litros por dia aumenta a disposição e hidrata a pele, além de melhorar o funcionamento do intestino e dos rins. Uma boa dica é, sempre que possível, ter uma garrafinha por perto para ajudar a lembrar do consumo. Se houver dificuldade com o volume recomendado, experimente saborizar a água com limão ou hortelã, por exemplo, além de refrescantes, essas combinações ficam uma verdadeira delícia. Simples e muito práticas. Vale a pena experimentar.

É importante também não esquecer de beber água. Ingerir, pelo menos, 2 litros por dia



34 MAIO 2022

CLASSIFICADOS

DIVERSOS

ESPAÇO RESERVADO PARA O SEU ANÚNCIO.

PARA ANUNCIAR, LIGUE: 2095-8200