3 minute read

Urbana quer o auxílio de moradores Do próprio celular ou em casa, o munícipe também pode indicar problemas e soluções Artista argentina apresenta a mostra ‘Marta Minujín: Ao vivo’

A obra “El Batacazo”, de 1965, foi recriada especialmente para a Pinacoteca

DA REDAÇÃO la deuda externa argentina con maíz” (O pagamento da dívida externa Argentina com milho), de 1985.

Advertisement

Aexposição “Marta Minujín: Ao vivo”, sob a curadoria de Ana Maria Maia, pode ser vista no 1º andar da Pina Luz. A mostra, que ocupará o espaço até janeiro de 2024, está aberta de quarta a segunda, das 10 às 18 horas (quintas-feiras estendidas: das 10 às 20 horas, com entrada gratuita a partir das 18 horas).

Os moradores vão poder sinalizar quais são as propostas que gostariam de ver priorizadas

M

Duas oficinas já foram realizadas, nas subprefeituras de São Miguel e Itaim Paulista. Além delas, vão receber os encontros as subprefeituras Ermelino Matarazzo, Penha, Vila Maria/Vila Guilherme e Mooca. As datas para a realização desses encontros ainda serão divulgadas. As reuniões serão uma oportunidade para os moradores sinalizarem quais são as propostas que gostariam de ver priorizadas pelo PIU Arco Leste. Principalmente para qualificar a região do ponto de vista de habitação, mobilidade, rede de equipamentos públicos, meio ambiente e drenagem, entre outros. oradores terão mais uma oportunidade para contribuir com o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste, que prevê uma série de melhorias para a região. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a São Paulo Urbanismo iniciaram oficinas públicas em cada subprefeitura a ser beneficiada.Do próprio celular ou em casa, o munícipe pode indicar problemas e soluções para a região onde mora por meio do link: https://bit. ly/3pRb3lc. Um outro canal disponível para ser acessado é o link: https://bit.ly/3Y2JD8v. O morador também pode contribuir pessoalmente nas praças de atendimento das subprefeituras. O prazo para participar através destes canais termina no próximo dia 28.

O QUE É PIU ARCO LESTE?

O PIU Arco Leste tem o objetivo de identificar dinâmicas que levem ao desenvolvimento de novas centralidades e, com isso, implementar melhorias em habitação, mobilidade, desenvolvimento econômico e meio ambiente, entre outras áreas, para 11 distritos da Zona Leste. São eles: Belém, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São

Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista. O Plano está em sua segunda fase de desenvolvimento. Nesta etapa, a Prefeitura apresenta à população as intervenções em andamento ou programadas para a região. A lista de ações propostas decorre dos Planos de Ação das Subprefeituras e/ou do planejamento das secretarias e órgãos municipais envolvidos. Após consolidar todas as contribuições recebidas, a Prefeitura vai elaborar Planos de Ação Integrada que qualifiquem a Zona Leste, tendo como prioridade as seguintes diretrizes: redução da precariedade habitacional, ampliação do acesso da população à rede de serviços públicos, equilíbrio entre empregos e moradias, fortalecimento e expansão de novas centralidades locais nas áreas mais povoadas e menos providas de ofertas de trabalho e incentivo a modos de transporte não motorizados (pedestres e ciclistas) e associados ao transporte coletivo.

A mostra articula mais de cem obras de Marta, de 1963 até hoje. Durante o percurso, o público poderá conhecer a galeria de tramas e colchões multicoloridos, como a “Galeria Blanda”, instalação de 1973 feita com 200 colchões que preenchem, junto com projeções, a 1ª sala expositiva.

A exposição também conta com videoinstalações e fotoperformances, como a “El pago de

“Marta Minujín: Ao vivo” passa por momentos cruciais da carreira da artista portenha. Sua pesquisa sobre o fenômeno social da comunicação e seu potencial disseminador resultou em diversos trabalhos cuja documentação se concentra na 4ª sala expositiva, em obras como “Simultaneidad en simultaneidad" (1966) e “Leyendo las noticias en el Río da Plata” (1965).

No contexto político da década de 1970, a proliferação de ditaduras militares pela América Latina levou Minujín a práticas artísticas voltadas para a conscientização de uma realidade sociopolítica e um projeto de integração entre os países da região. O trabalho mais emblemático da artista nesse sentido foi “Comunicando con tierra” (1976), remontado para a exposição. Nela ainda há o “Nido de hornero”, instalação com a forma de um ninho de joão-de-barro gigante.

A obra “El Batacazo”, de 1965, foi recriada especialmente para a Pinacoteca. Neste trabalho, ícones da mídia conduzem o visitante, que passa por jogadores de futebol do Brasil e Argentina, sobe escadas encontrando playboys e cosmonautas e desce um escorregador para cair em uma boneca inflável com o formato do rosto da atriz italiana Virna Lisi.

A mostra termina com uma das videoinstalações mais recentes da artista, “Implosión!” (2021). A nova versão da obra promove a imersão em um cubo musical multicolorido. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira). Local: Praça da Luz, 2.

Divulgação