
5 minute read
Artista angolano Paulo Chavonga mostra sua exposição na Mooca
Poemas da exposição são declamados pelos poetas Ermi Pazo e Mwana N’gola
DA REDAÇÃO
Advertisement
OMuseu da Imigração (MI) apresenta, até 30 de outubro, a exposição inédita “Onde o Arco-Íris se Esconde”, do artista plástico, poeta e cineasta angolano Paulo Chavonga.
Nascido na região de Benguela, e residente em São Paulo, o artista traz, em suas obras, a ótica do migrante, egresso do continente africano, e a relação com o País e os brasileiros. O conjunto da mostra é composto de 60 pinturas, uma instalação que reproduz uma barraca de venda de tecidos da Praça da República, dois vídeos e 12 poemas. Entre as obras, em um tom autobiográfico, Chavonga expõe, no projeto, imagens da sua família em Angola.
“Todo imigrante tem uma história e uma memória. Quero criar um olhar humano entre o brasileiro e o imigrante africano. Quero dar voz aos africanos. A mostra reúne tam- bém denúncias de xenofobia e racismo, o que tem levado à migração reversa, onde os imigrantes africanos saem do Brasil para outros países ou mesmo para retornarem para sua terra natal“, explica o artista. O curta-metragem “Sonhos Exilados”, de Chavonga, integra a exposição e aborda histórias de imigrantes nas ruas da maior cidade do Brasil. A obra fala, por um lado, das expectativas e dos sonhos comuns dessas pessoas e, por outro, das frustrações e dos desafios encontrados na capital paulista. Durante o vernissage, poemas que compõem a exposição são declamados pelos poetas angolanos Ermi Pazo e Mwana N’gola.
PAULO CHAVONGA

Paulo Chavonga nasceu em 1997 na província de Benguela, na região central de Angola. Começou com sua produção artística em grupos de estudos comunitários. Em 2015, já resi-
Teatro Artur Azevedo fará 71 anos sendo referência cultural

Está





dente da cidade de Luanda, ingressou na União Nacional de Artistas Plásticos (Unap) e, no mesmo ano, teve a sua primeira exposição individual, “Passos de Um Artista”, na Mediateca de Benguela. Entre 2015 e 2017, participou das Mostras de Jovens Criadores da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), com itinerância internacional em países como Portugal e Moçambique, e, em 2017, participou da Expo Conexões, em Moçambique, para onde retornou em 2019, na Expo Move your Art, seguindo para a Expofacic, em Cantanhede, Portugal, naquele mesmo ano.
Funcionamento do museu: de terça a sábado, das 9 às 18 horas, e domingo, das 10 às 18 horas (fechamento da bilheteria às 17 horas). Ingresso: R$ 10,00 (inteira). Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos. Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316.

Divulgação

A exposição tem 60 pinturas, uma instalação que reproduz uma barraca de venda de tecidos da Praça da República, dois vídeos e 12 poemas
DA REDAÇÃO

Inaugurado em 2 de agosto de 1952, a criação do teatro é uma homenagem ao teatrólogo, jornalista, poeta e contista maranhense Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo, que sucedeu a cadeira de Martins Penna na Academia Brasileira de Letras (ABL). O lugar se tornou um dos espaços culturais mais tradicionais da Mooca e recebe público de várias regiões da cidade.
ROBERTO TIBAU
Quem chega ao local é recebido no hall por um grande mural cubista de Roberto Tibau, restaurado em 1976 pelo artista Ícaro. O afresco combina o moderno e o tradicional, simbolizado pela arquitetura tradicional paulistana da década de 1950 – o que fez com que a construção do teatro fosse tombada, em 1992, pelo Conselho Municipal de Preservação do
Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). PECULIARIDADES
O Teatro Artur Azevedo foi construído numa época em que São Paulo era a cidade que mais crescia no mundo. Em 1950, a metrópole apresentava sinais de verticalização e do adensamento de sua área central e era um importante polo regional brasileiro que atraía cada vez mais pessoas pela oferta de empregos e pelo crescimento de sua indústria. É nesse contexto que surge o convênio escolar, um acordo firmado entre o estado e o município que tinha como finalidade a construção de projetos arquitetônicos públicos.

O destaque se dava tanto pelas suas características peculiares em meio à paisagem urbana quanto pela participação de seus arquitetos fosse no ensino da arquitetura ou nos trabalhos em escritórios particulares e também com outros arquitetos em obras que foram representativas na arquitetura.
REFORMAS


Ao longo do tempo o teatro passou por reformas estruturais para adaptação de novas tecnologias e de melhorias na infraestrutura da construção, sendo as principais em 1976, 2011 e 2018. A maior das reformas foi a de 2011 e o teatro foi reinaugurado em 18 de agosto de 2015, um dia após o aniversário da Mooca. Atualmente, está em cartaz e ficará no teatro até o dia 6 de agosto o espetáculo “O Mar”, com Bete Dorgam, Laura La Padula e Yael Pecarovich no elenco. As apresentações acontecem de sexta e sábado, às 20 horas; e domingo, às 18 horas. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e o prédio fica na Avenida Paes de Barros, 955.
VIU? VIU? VIU?

Berlin Costelaria Premium Sucesso absoluto em São Paulo
Inaugurada há dois anos, a Berlin Costelaria Premium chegou à região com fama e cardápio de gente grande, trazendo na bagagem o know-how de mais de 25 anos de sucesso em Santo André e São Bernardo.




CONSOLIDAÇÃO



Eleita pela Revista Veja como a melhor costela do ABC paulista, a nova unidade da Berlin Costelaria já se consolidou e vem atraindo os paladares mais apurados, principalmente na Zona Leste da cidade. Depois, a casa se apresenta em um ambiente rústico, ideal para reuniões e refeições rápidas. Similarmente, o happy hour também é uma excelente opção. Além do salão, a Berlin Premium também possui empório e uma boutique com vários tipos de carnes nobres.

DIFERENCIAL
A forma de preparo oferecida pela Berlin exige que a carne seja assada em churrasqueira especial por no mínimo 12 horas e resulta em uma carne macia e de sabor marcante, o que agrada aos paladares mais exigentes. Assim, a costela é servida da forma autêntica e original, desfi ada, com mandioca cozida no réchaud. Além disso, para quem pede em casa, as embalagens são especiais para manter a qualidade dos pratos.
CARDÁPIO RECHEADO
A tradicional Costela com Mandioca é o carro-chefe, resultado da incrível união dos produtos mais apreciados da Berlin. Mas outros preparos de corte de costela, que variam da exótica Costela de Tambaqui à tradicional Costelinha Barbecue, têm o mesmo sucesso. Destaque também para o Parmegiana de Costela (desfi ada e coberta de molho ao sugo e mussarela gratinada) e para o Escondidinho Berlin (desfi ada e coberta com purê de mandioca e parmesão gratinado).

ALMOÇO E HAPPY HOUR
A Berlin Costelaria Premium oferece ainda outras duas modalidades de serviço exclusivas para consumir a costela. No almoço, buffet completo com mais de 50 opções de pratos quentes e saladas. E no happy hour, o Festival de Costela, onde é servida a Costela com mandioca no réchaud e vários outros acompanhamentos, tudo à vontade e por um preço único.
SERVIÇO
Berlin Costelaria Premium – Avenida do Estado, 6622 – Ipiranga (Dentro do Premium Auto Shopping). Aberta de segunda a sábado das 11 às 20 horas e aos domingos das 11 às 18 horas. Mais informações em 93083-5091 ou www.berlincostelaria.com.br. Peça pelo Ifood.

