Gazeta da Zona Leste - 1839

Page 1

DENGUE

Mosquitos serão combatidos em SP

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adquiriu 20 mil armadilhas de autodisseminação de larvicidas, desenvolvidas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As instalações das armadilhas foram feitas pelas equipes das Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis). > VEJA + PÁGINA 5

MUDANÇAS

Mais policiais e privatizações

Uma série de decretos foi assinada pelo governador Tarcísio de Freitas. Entre as decisões está a abertura de novas vagas para policiais militares por meio de concurso público. Além disso, há a contratação de estudos para concessões de serviços públicos de mobilidade urbana e a desestatização da Sabesp. > VEJA + PÁGINA 5

/GAZETA DA ZONA LESTE @GAZETADAZONALESTE /GRUPOLESTETV 11 98193-8399 fique ainda + conectado com a região: gazetavirtual.com.br DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DESDE 1978 GAZETA DA ZONA LESTE nº 1.839 SÃO PAULO, 16 DE ABRIL DE 2023 Divulgação
Divulgação

Andar de bike

As “Ciclofaixas de lazer” estão de volta. Talvez esse serviço possa fazer com que as pessoas ocupem os espaços direcionados às bicicletas, como ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Até porque, infelizmente, ainda não se vê um apoio substancioso de secretarias municipais e estaduais para que os ciclistas se sintam amparados.

Em primeiro lugar, muitos percursos criados para acolher as bikes foram abandonados. Seja por falta de pintura, de sinalização ou iluminação. Depois, os órgãos responsáveis pela manutenção desses espaços estão deixando de tapar os buracos, reparar os desníveis e cobrir as ssuras existentes.

Além destes problemas, muitos equipamentos ainda não estão cumprindo o seu objetivo, que é fazer a conexão com terminais de ônibus, CPTM e Metrô. Enquanto isso, outros sequer têm continuidade dentro dos próprios bairros. Lentamente, o processo de fortalecimento do uso de bicicletas na cidade vai tomando forma. Porém, oplano cicloviário continua muito longe de ser atendido segundo especialistas no assunto. Entre os pontos negativos está a falta de inclusão no modal de transporte. Infelizmente, ainda não existe segurança suciente para que idosos sintam-se confortáveis em circular com suas bikes. O mesmo acontece com as crianças e as pessoas com de ciência cujas bicicletas são adaptadas.

A falta de con ança está ligada principalmente à formação precária dos motoristas. O medo existe porque os ciclistas precisam dividir espaço com condutores de carros, ônibus e caminhões, sem contar os motociclistas.

O argumento de quem está do lado mais frágil do transporte está baseado no desrespeito ao distanciamento do ciclista, à inexistência de campanhas educativas e à impunidade em relação aos atropelamentos.

Assim, ca difícil sustentar um projeto sem que haja a preocupação com todo o contexto. Como havia sido discutido, não adianta apenas entregar o máximo de quilômetros de ciclofaixas possível e colocar na conta da campanha eleitoral.

Se as falhas não forem corrigidas agora, mais uma vez a questão será transferida para o próximo governo. Ou seja, a causa dos ciclistas permanece dividida pela falta de organização e coordenação conjuntas. Os defensores do ciclismo lutam por seus pontos de vista enquanto a Prefeitura mantém seus argumentos de estar fazendo o melhor. Entre os dois está a população de um modo geral que não tem certeza se dá para con ar no modelo atual. Será que eu posso pegar o meulho pequeno, colocá-lo numa cadeirinha na bicicleta e sair pedalando pela ciclofaixa do meu bairro? Será que os netos podem convidar seus avós para circular com eles numa ciclofaixa ou numa ciclorrota, que não é con nada como a ciclovia?

Estes e outros questionamentos fazem parte de uma preocupação com o lazer ou o transporte em segurança. Por isso, os órgãos responsáveis devem se esforçar para criar meios de atrair os ciclistas e não gerar mais dúvidas.

foto da semana

direito

Novos formatos de gestão na advocacia

Assim como todas as profissões, a advocacia vem passando por um constante crescimento. A maioria das atividades profissionais possui um ponto crítico de subsistência, tendo a transformação tecnológica como a decisão principal a ser tomada.

O primeiro avanço a ser destacado para a manutenção de grande parte dos ofícios é a tecnologia e na advocacia isso não é diferente. Os advogados estão utilizando cada vez mais ferramentas digitais para facilitar o seu trabalho, tais como programas de gestão de processos, assinaturas eletrônicas e plataformas on-line para a realização de audiências. Essas tecnologias ajudam a reduzir a burocracia e aprimorar a comunicação entre profissionais e clientes.

A advocacia também teve um importante avanço na área da inteligência artificial. Através de sistemas avançados de machine learning e big data, os advogados têm acesso a informações mais precisas e seguras, o que facilita o trabalho de pesquisa e a elaboração de pareceres e teses jurídicas. Isso tudo atrelado à dinâmica das redes sociais e do perfil da advocacia conciliadora, em que o papel do advogado deixa de ser litigioso e passa a ter um tom mais amistoso.

Na gestão dos escritórios, o papel do advogado torna-se um melhor gestor, mais dinâmico, mais gestor de pessoas, mais empresário. Hoje em dia, não so-

Para o PT investimentos não podem ter teto

mente a questão técnica ou acadêmica é levada na balança de um advogado competente, mas também a busca por soluções em situações adversas internamente em seu escritório e externamente perante a autoridade competente. Além disso, a área da advocacia teve uma grande evolução no que diz respeito à representatividade da mulher. Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres atuando na advocacia, o que contribui para uma maior diversidade na profissão e uma representação mais igualitária.

Outra evolução importante na advocacia nos últimos anos foi o fortalecimento da ética profissional. Com a maior conscientização por parte da sociedade sobre a importância do papel do advogado na defesa dos direitos fundamentais, houve uma maior rigidez quanto aos aspectos éticos da profissão. Portanto, podemos constatar que, nos últimos dois anos, a advocacia passou por diversas transformações e evoluções significativas, acompanhando a dinâmica do mundo globalizado e tecnológico em que vivemos.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www. massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente

COMÉRCIO Gestão de negócios

Empresários e empresas que lidam com grandes negócios deveriam ter como pauta constante o plano de crise ou plano de contingência. Essa ferramenta serve como uma metodologia de "guerra" onde em ocorrências adversas sob as quais a empresa não tem total controle sobre a situação, o plano entra em jogo para direcionar a todos quanto a medidas a serem tomadas.

Comitês de contingência: a formação do comitê é importante para respaldar as ações e principalmente direcionar as atividades da empresa para um caminho seguro e com poucas surpresas. A formação desse comitê requer um pensamento um tanto quanto alinhado, para que as ações possam de fato assumir um direcionamento organizado, lógico e principalmente eficaz. Esse comitê precisa no mínimo ter três participantes e cada um deve ter uma posição específica: o secretário, o legislativo e o representante da alta administração.

Inventário de riscos: é basicamente uma forma de iniciar uma atividade sem que algum problema futuro passe despercebido e ainda estudar todas as fontes de problemas que podem surgir para estar preparado a altura. Para essa etapa, o inventário deve ser desenvolvido através de brainstorming específico, visando acompanhar toda a sua operação, seguindo seu fluxo de trabalho real. Se a sua operação é comercial, avalie os riscos desde seu fornecedor, passando pelo seu processo e vá até a entrega ao seu cliente.

Plano de contingência: a descrição no

plano deve ser simples para o entendimento geral e cada etapa deve conter formas de comunicar-se com todos os envolvidos com desenhos, imagens, cartazes ou então publicações diversas. Outra etapa dentro do plano de grande importância é a leitura diária. Deve ser estabelecida uma rotina para as equipes da empresa para que a cada dia, seja no início de seu turno, durante paradas programadas ou próximo a saída do trabalho, seja realizada a leitura em grupo de uma etapa do plano. Com isso, em poucos dias a equipe estará familiarizada com as medidas a serem tomadas, ficando mais fácil realizar os seus controles.

Auditoria: uma etapa importante da gestão das crises é a fase de auditoria. Devem ser realizados periodicamente planos de auditoria específicos, baseados nos riscos do inventário, por área neutra, a fim de garantir o acompanhamento e cumprimento das medidas definidas.

Controle de revisões: como situações de crise costumam acontecer sempre em condições desconhecidas, o número de atualizações e mudanças de medidas precisa ocorrer de forma rápida e para conseguir garantir a qualidade do seu plano, se faz necessário manter um controle rígido de revisões, onde cada revisão deve conter ao menos um número de revisão e data. Esse controle deve ser feito de forma eletrônica e todas as versões do documento impressas devem conter o registro.

Luiz Otávio Goi Junior é gestor de Sistemas de Gestão integrados e Responsabilidade Social

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399

DIVULGAÇÃO

Claro, só poderia ser o PT. Gleisi Hoffman pressiona Haddad a não incluir a previsão de travas a gastos adicionais no texto do esboço da nova ancora fiscal que seguirá para o Congresso. Evidente que eles querem gastar tudo oque for possível, sem nenhuma objeção. Não querem ficar limitados a uma verba cuja correção seja a inflação, que é um índice manipulado pelo governo. Para eles, investimento público é o investimento no que eles desejam, e não no que é necessário. É investimento onde eles podem sacar o máximo para o partido e para a companheirada. Logo, não pode ter teto, tem que ser infinito, tudo o que for possível e sem prestar contas.

É assim que eles querem governar. Tomaram o poder e agora podem tudo, para não trocar a palavra “podem” por outra bem conhecida. Segundo Gleisi, “o que a gente defende no PT, e quer dialogar com a Fazenda, é liberar investimentos de qualquer trava. Esse limite, segundo o documento a ser apresentado, é de R$ 25 bilhões. Alegam que uma eventual elevação da arrecadação seria canalizada não só para investimentos, mas, também, para melhoria das contas do governo, estabilizando a dívida pública.

Brilhante discurso, o difícil é acreditar, partindo de quem partiu. Limitar investimentos adicionais é uma estratégia defendida pelo mercado financeiro, ou seja, é preciso pôr limite em tudo, não se pode abrir mão, especialmente em se tratando de PT, que já deu vários exemplos de destempero total. Segundo ela,

gazeta há 20 anos

isso já é uma posição consolidada do PT e vai confrontar com o Haddad, mas, vai querer fazer prevalecer seu posicionamento. Todo o partido está defendendo isso. Lutaram muito para chegar ao poder e agora querem se aproveitar ao máximo, essa é a grande realidade. Isso tudo pode levar a um racha no partido, mas, pouco importa, só se espera que o Haddad mantenha seu posicionamento e que a Câmara rejeite qualquer tentativa desses exageros. Caso tudo seja feito com seriedade, pode ser que o Brasil consiga criar um futuro menos pior do que o atual. Porém, é preciso dedicação e trabalho. O dinheiro do povo não pode ser usado de maneira irresponsável. Afinal, são os impostos que nós pagamos que resultam em projetos e obras em benefício dos brasileiros.

A proposta sem dúvida ainda vai passar por forte debate e muita coisa poderá mudar, o que se espera é que os nobres deputados não se curvem a essas investidas petistas de retorno ao passado, tentando recuperar o tempo perdido, onde foram excluídos da vida pública e não tiveram como assaltar os cofres públicos. Infelizmente, teremos de conviver com esse tipo de gente durante longo tempo e sempre manter-se alerta, porque eles estão atentos a tudo. Não perderão uma única chance de se aproveitar. Isso é próprio do PT e sempre contarão com as bênçãos do maior deles, que tem o mesmo espírito. Vamos ficar de olhos bem abertos.

Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

O QUE ERA NOTÍCIA EM 13 de abril de 2003

EDIÇÃONº 844

Dívidas a perder de vista

Com o salário achatado e a inflação voltando a mostrar os dentes, o brasileiro tem se endividado cada vez mais para custear as despesas do dia-a-dia. Dados do Banco Central indicam que nos dois últimos anos, período pelo qual a renda média mensal não parou de cair, o volume de crédito no cheque especial aumentou

21,4%. Ou seja, passou de R$ 7,4 bilhões, em janeiro de 2001, para R$ 9 bilhões no início deste ano. O salto chegou a 45,44% nas operações de empréstimo pessoal, cujo total saiu de R$ 17,1 bilhões para R$ 24,9 bilhões.

O endividamento cresceu na mesma medida do encolhimento dos salários e da alta dos preços. Somente na região Metropolitana de São Paulo, o rendimento médio mensal dos “ocupados”, termo usado para designar desde otrabalhador com carteira assinada até quem vive de tarefas esporádicas, despencou 18% desde janeiro de 2001. Calculado pelo Dieese, o valor caiu de R$ 1.066 para R$ 872. A inflação medida pelo IPCA neste mesmo período chegou a 23,8%, puxada principalmente pelos

acontecendo

IMÓVEIS

IMPOSTO

DE RENDA

preços das tarifas, como energia elétrica, telefone e combustíveis. No Brasil, o cheque especial já virou parte do salário. É com ele que o consumidor conta todos os meses para com-pletar sua renda. O problema é, que no final, é preciso gastar mais para cobrir as mesmas despesas –afirma o pre-sidente da Anefac, Miguel de Oliveira.

O apetite por crédito foi maior em 2001 com taxas de crescimento de até 36% no empréstimo pessoal. No ano pas-sado, o avanço foi limitado pelas altas taxas de juros e pela prudência dos bancos. Com o objetivo de reduzir o risco da inadimplência, as instituições financeiras apertaram as regras para a concessão do crédito novo. O economista Alberto Borges Matias, da ABM Consulting, explica que o consumidor continuou a se endividar em 2002 (aumentou, por exemplo, o limite do cheque especial), mas não no mesmo nível da inflação. Sem alternativa para recuperar toda renda engolida pela inflação, a saída foi cortar gastos. “O resultado disso pode ser conferido em qualquer prateleira de supermercado. As pessoas deixaram de lado os produtos de marca para comprar os de segunda linha, geralmente mais baratos”, diz Matias.

IPTU E ISS

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Silvio Romero, Tatuapé, começou a organizar a sua próxima festa junina. Serão 12 dias de comemoração nos quais são esperados aproximadamente 40 mil visitantes. Portanto, anote na agenda: a partir do dia 27 de maio até o dia 2 de julho, das 17 às 23 horas, a praça será transformada em um verdadeiro arraial. Serão 20 barracas com bebidas e comidas típicas, bingo e shows durante a noite.

Mais de 65% da área construída na cidade apresenta uso residencial. É o que mostra o Informe Urbano nº 57, elaborado pela Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (Geoinfo) da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). Os resultados foram obtidos a partir da aplicação de uma técnica chamada de “Tipologias de Uso H”. Trata-se de um método de cruzamento entre duas variáveis disponíveis na base de dados do IPTU: “uso do imóvel” e “padrão de construção”. Entre os resultados, o estudo sinaliza que a cidade possuía, em 2021, 547,4 milhões de m² de área construída. Deste total, 65,8% apresentavam utilização residencial, com destaque para o “Uso Residencial Vertical Médio Padrão”. Somados, tipos de comércio e serviços detinham 22,5% da área construída.

Na hora de fazer a declaração do imposto de renda, cujo prazo de entrega vai até 31 de maio, é possível destinar parte do valor devido para projetos sociais, doando para o Fundo Municipal do Idoso (FMID) da cidade. Na modalidade de doação, a pessoa física poderá deduzir até 3% pela doação diretamente em sua Declaração de Ajuste Anual. Para quem tiver imposto a ser restituído, o valor da doação será acrescido na restituição, corrigido pela taxa Selic, e volta para ocontribuinte. Além disso, é possível escolher o estado e município do FMID que se quer doar, o que possibilita realizar a contribuição para a instituição mesmo fazendo a declaração estando em outra região. A criação do fundo com destinação específica está prevista no Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741).

A Prefeitura apresenta programa que concede descontos nos juros e multas de dívidas do IPTU e ISS. Em média, a medida deve beneficiar 26 mil devedores e regularizar R$ 2 bilhões em débitos inscritos na dívida ativa. Serão concedidos descontos de até 95% para os imóveis cadastrados na Prefeitura como uso 70 (cinema, teatro, casa de diversão, clube ou congênere) ou 80 (hotel, pensão ou hospedaria), localizados em qualquer região do município. O mesmo desconto também se aplica aos imóveis localizados no Setor Centro Histórico (como definido pela Lei 17.844/22). Os débitos poderão ser parcelados em até 120 meses, sendo R$25,00 o valor mínimo de cada parcela para pessoa física e R$150,00 para pessoa jurídica. Com a realização do acordo, ocorre a suspensão da exigibilidade do crédito.

PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu Silva EXPEDIENTE GAZETA DA ZONA LESTE Página 2 16 de abril de 2023 GAZETA DA ZONA LESTE Impressão: editorial
DA REDAÇÃO
opinião

Pia com bancada de granito, cuba dupla e misturador de água quente, ponto de água para filtro de bancada e geladeira

Página 3 GAZETA DA ZONA LESTE 16 de abril de 2023 TORRE SMART TORRE HOME ENTRADA A PARTIR DE 25 MIL R$ MENSAIS 980, R$ 00* wpcriati va.com REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO: LANÇAMENTO: DIALOGO.COM.BR 2640.0372 Registro de incorporação sob o R.02 na matrícula nº 347.030 em 23/01/2023 no 9º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo. Lançamento: LPS Brasil Consultoria de Imóveis S/A – Creci/ SP nº 24.073-J Rua Estados Unidos, 1971 – CEP: 01427-002 - Jd. América - São Paulo/SP - Fone (11) 3067-0000 www.lopes.com.br. e Intermediação: JD House JD Gestão Consultoria de Imóveis Ltda – Rua Serra de Botucatu, 541/561 – Tatuapé – São Paulo/SP – 03317-000 – Creci: J-37.379 – Fone: (11) 3506-0000 www.jdhouse.com.br. Ilustrações, fotos, mobiliário (em dimensões comerciais), peças de decoração e acabamentos constantes neste material tem caráter exclusivamente promocional, não fazendo parte do contrato. *Consulte condições. **Distância a pé do terreno até a Estação Carrão é de 250 m. ***Válido para apartamentos da Torre Home. Fonte: Google Maps. Material preliminar sujeito a alteração. Imagens Ilustrativas. Impresso em abril/2023. Digite Landmark Tatuapé APROVEITE AINDA AS CONDIÇÕES DE LANÇAMENTO: R. CORONEL SOUSA REIS, 212 Sugestão de Decoração. Móveis em Dimensões Comerciais não fazem parte do Contrato. Medidas Internas de Face a Face. *Conforme memorial descritivo. **Somente para os aptos. de 119 m2 - 3 suítes ou opção 2 suítes c/ living ampliado. PERSPECTIVA ILUSTRADA PLANTA 3 SUÍTES COM LAVABO 119 M2 - FINAL 1 TORRE 1 FACHADA TORRE HOME | PERSPECTIVA ILUSTRADA SUCESSO! 65% VENDIDO! LANÇAMENTO • VISITE O DECORADO QUE É UM MARCO PARA O TATUAPÉ SERVIÇO EXCLUSIVO DE PERSONALIZAÇÃO DE ACABAMENTOS PARA O SEU APARTAMENTO.*** 250 M DA ESTAÇÃO** Iluminação e ventilação naturais Iluminação e ventilação naturais Ralo longo tipo Seka Piso** Terraço entregue nivelado com a sala** Terraço entregue com bancada de granito, cuba e churrasqueira embutida, a carvão Infraestrutura para aquecedor
passagem a gás*
Infraestrutura para sistema de ar-condicionado na sala* Infraestrutura para sistema de ar-condicionado nas suítes* Misturador de água quente nas torneiras dos banheiros sociais Todas as bacias com caixa acoplada e sistema de economia de água Ecoflush Uma tomada com porta USB nas suítes Persiana de enrolar na porta da suíte* Persiana de enrolar nas janelas das suítes*
de

A localização é um dos pontos que merece destaque no novo empreendimento. Ele está situado a apenas quatro quadras da estação Tatuapé do Metrô

HIGH LINE TATUAPÉ

More no maior eixo de transformação da região

Épara o lado leste que a cidade de São Paulo cresce. A proximidade com o Aeroporto Internacional de Guarulhos é uma das muitas razões que fazem com que bairros como o Tatuapé, Parque São Jorge, Belém, Mooca, entre outros, venham se desenvolvendo tão rapidamente.

Grandes empreendimentos imobiliários e comerciais chegam à região e valorizam ainda mais a vida de quem por aqui reside ou trabalha.

A Diálogo Engenharia, antenada nesse processo e sempre preocupada em oferecer o melhor para seus clientes, apresentou recentemente mais um produto que vai atrair pessoas que buscam morar bem e ter a mobilidade necessária das grandes metrópoles.

Trata-se do High Line Tatuapé, um empreendimento imobiliário que será instalado em um terreno de 2.736m2, que terá várias opções de apartamentos com metragens entre 71m2 e 110m2, o que possibilita atender vários públicos e faixas etárias. O edifício contará ainda com duas coberturas privativas no estilo Penthouse de 181m2.

Pensando na conveniência de seus moradores, que podem optar por morar e trabalhar no mesmo prédio, o High Line também terá três andares destinados a salas comerciais, além de lojas no térreo.

PERTO DE TUDO

A localização é um dos pontos que merece destaque no novo empreendimento. Situado a apenas quatro quadras da estação Tatuapé do Metrô e dos dois shoppings do Complexo Tatuapé, além de ficar dentro do maior eixo de transformação da Zona Leste, o morador do High Line Tatuapé terá à sua disposição tudo o que precisa a poucos minutos a pé, de bike ou mesmo de carro. Esse é um dos motivos de seu slogan de vendas: Aqui, tudo gira ao seu redor.

Ponto central do bairro, a Praça Sílvio Romero é praticamente vizinha ao prédio. As opções gastronômicas e de lazer também estão muito próximas. Aliás, o Tatuapé é um bairro que possui uma variedade incrível de bares e restaurantes para todos os paladares.

A distância para grandes avenidas como a Radial Leste, Salim Farah Maluf e Marginal Tietê também é muito pequena, o que oferece várias opções para deslocamento rápido.

REQUALIFICAÇÃO URBANA

A arquiteta Martha Gavião, responsável pelo projeto de paisagismo do High Line Tatuapé, destaca que “nesse projeto foi muito gratificante poder contribuir para a requalificação urbana da área! Com quatro frentes, calçadas largas, arborizadas e com lojas variadas, o futuro morador terá uma sensação boa e nova ao chegar em casa. Lazer com piscina ensolarada e atividades para a família inteira, bem distribuídas, e com detalhamento e design caprichado. Um projeto diferente e especial!”, finaliza.

MAQUETE

O High Line Tatuapé está localizado na Rua Irapé nº 275, no Tatuapé. No local, junto ao estande de vendas, a Diálogo Engenharia mantém a maquete do empreendimento, que pode ser visitada diariamente. Mais informações em www.dialogo.com.br ou através do telefone: 2295-8895.

´ Página 4 GAZETA DA ZONA LESTE 16 de abril de 2023
VITRINENEGOCIOS
Empreendimento estrategicamente localizado oferece praticidade e mobilidade incomparáveis

Novos equipamentos de combate à dengue são instalados em SP

Este ano até agora, foram feitas 1.379.513 ações de prevenção ao mosquito

DA REDAÇÃO

ASecretaria Municipal da Saúde (SMS), adquiriu 20 mil armadilhas de autodisseminação de larvicidas, desenvolvidas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que foram instaladas na última quarta-feira, dia 12. Com tecnologia e recursos inovadores, o equipamento é uma nova estratégia que se somará às demais do Plano Municipal de Enfrentamento da Dengue e Demais Arboviroses, como os equipamentos de nebulização veicular, visitas casa a casa, entre outras atividades específicas. As instalações das armadilhas foram feitas pelas equipes das Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Inicialmente, os novos equipamentos chegaram em distritos específicos da cidade com histó-

rico de maior incidência de casos de dengue e distribuídos nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), como Brasilândia, Jardim Ângela, Raposo Tavares, Sacomã, Itaquera e Santa Cecília. Os equipamentos serão montados para que as fêmeas do Aedes aegypti (responsáveis pela disseminação da doença), após contato com o larvicida das armadilhas, distribuam o produto em seus criadouros a fim de eliminar o mosquito ainda em estado larval, não permitindo que ele se desenvolva para sua fase adulta. O larvicida utilizado nas armadilhas não afeta a saúde humana nem dos animais domésticos e tem liberação da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O uso de armadilhas disseminadoras de larvicidas como

Estado abre editais para obter a contratação de 5,6 mil

método de supressão de mosquitos é uma tecnologia inovadora no mundo e vem ampliar a capacidade de combate ao mosquito, que já ocorre rotineiramente na cidade. Esse é mais um esforço da Prefeitura para diminuir o número de casos de dengue", afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Este ano até o momento, foram realizadas 1.379.513 ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti na cidade de São Paulo. Ao todo, foram 327.852 visitas casa a casa (entre rotina e intensificação), além de 13.004 vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos, 1.006.666 ações de bloqueios de criadouros e nebulizações, entre outras atividades específicas. Em 2022, foram realizadas cerca de 5 milhões de ações.

Decretos assinados também se voltam para a privatização da Sabesp e a concessão de linhas da CPTM

DA REDAÇÃO

Ogovernador Tarcísio de Freitas assinou uma série de decretos que envolvem a abertura de novas vagas para policiais militares por meio de concurso público e a contratação de estudos para concessões de serviços públicos de mobilidade urbana e a desestatização da Sabesp.

Na Segurança, serão abertos editais para a contratação de 5,6 mil novos PMs. A maior parte das vagas será destinada à seleção de 5.400 soldados de 2ª Classe. Também serão contratados 200 oficiais. A previsão é que os selecionados tomem posse no ano que vem.

Também foram assinados decretos que dão prosseguimento às ações do Programa de Parcerias em Investimento do Estado de São Paulo (PPI-SP). Um deles foi destinado à contratação dos estudos para a estruturação da desestatização da

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A Sabesp é uma sociedade anônima de capital aberto controlada pelo Estado de São Paulo, que é detentora de 50,3% do capital social da empresa. O restante das ações é negociado na Bolsa de São Paulo e na Bolsa de Nova Iorque (EUA). Já o segundo documento autorizou a contratação dos levantamentos necessários para a concessão de linhas de transporte público coletivo sobre trilhos. Estão inseridos neste escopo as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade – todas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A Linha 14-Ônix, que já foi projetada pela CPTM para ligar os municípios de Guarulhos e Santo André à capital, também será concedida à iniciativa privada.

O PPI-SP tem como objetivo ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvi-

mento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo. A atuação da iniciativa será baseada na sustentabilidade dos projetos, na segurança jurídica, na estabilidade das normas e na observação, além das melhores práticas nacionais e internacionais.

DIGITALIZAÇÃO

Por fim, o governador instituiu o Sistema Eletrônico de Informações do Estado de São Paulo (SEI-SP). A ferramenta de gestão digital de processos do governo federal foi compartilhada no fim de março. O SEI-SP é destinado à produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos, processos e informações. Com o sistema, o governo tem o objetivo de assegurar a eficiência e a celeridade das ações governamentais; e assegurar a gestão, a preservação e o acesso aos documentos e processos eletrônicos no tempo.

SOCIEDADE AMIGOS DO BELÉM EDITAL DE CONVOCAÇÃO

por 30 dias de ausências injustificadas. São Paulo, 13 de Abril de 2023 PH Promotora de Vendas Eireli CNPJ 26.811.024/0001-14 Rua Fernandes Pinheiro, 449 - V. Gomes Cardim - S. Paulo/SP

De acordo com o artigo 21 e seguintes do Capítulo IV, dos Estatutos Sociais da Sociedade Amigos do Belém, ficam convocados os Senhores Diretores e Sócios, para a Assembléia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 23.05.2023, às 19hs na Sede da SAB, na Rua Herval, 91/93 - São Paulo, em primeira convocação para decidirem sobre a seguinte Ordem do Dia: I. Prestação de Contas do biênio anterior II. Eleição de Diretoria biênio 2023/2025 III.Assuntos Gerais Caso não haja número legal no horário supra, a Assembléia será instalada às 19.30hs com qualquer número de presentes. São Paulo, 14 de Abril de 2023 ADAILTON ALVES DE SOUZA Presidente

Sobreloja, 300 m², 3 wcs, R$ 4.500,00, REF: 602

Página 5 GAZETA DA ZONA LESTE 16 de abril de 2023 SAÚDE
o objetivo de eliminar as larvas do
SEGURANÇA
Armadilhas têm
mosquito Aedes aegypti Divulgação
PMs
A atuação será baseada na sustentabilidade dos projetos e na segurança jurídica
Divulgação 23 de janeiro de 2021 Página 7 GAZETA DA ZONA LESTE CLASSIFICADOS Para anunciar mande e-mail para publicidade@grupoleste.com.br, pelo telefone 2095-8200 ou diretamente em nosso balcão de anúncios: Rua Serra de Botucatu, 1690 CORRETORAS COM EXPERIÊNCIA - TR. 2295-9655 OU CONTATO@FBLIMOVEIS.COM.BR CASA TÉRRA TRAVESSA MONTE SERRAT 4 X 23, 2 dorms sendo 1 st, sala, wc, 1 vaga, R$ 500 mil, REF: 5180 ALUGA APTO NOVO V. SANTA ISABEL 2 dorms, sala, coz, wc, 1 vg, térreo, R$ 1.800,00, REF: A250 SALAS AV DR. EDUARDO COTHING 4 salas ,2 wcs, R$ 800,00 cada sala, REF 605 COMERCIAL VILA FORMOSA 100M² Altos , 4 salas + recepção e 2 wcs, R$ 4.000,00, REF: 605 SOBRADO TATUAPÉ NOVO, 142 M² 3 dorms, 1 st, sacada gourmet, 2 vagas, R$ 5.500,00, REF: S479 SOBRADO PROX EMILIA MARENGO 3 suites, 180 m², 2 vagas, lavabo, sacada, R$ 5.000,00, REF: S478 COMERCIAL RUA ICARAI 4 salas, 85 m², wc e cozinha, R$ 2.200,00, REF: 607 TÉRREA PEDRO BELLEGARDE Com/Res 3 vgs, 2 dorms, wc, sala, + 1 quarto fds, R$ 2.500,00, REF: S474 RUA APUCARANA Sobrado Amplo, 1 vg, 2 dorms, 3 wcs + 1 quartinho, R$ 3.800,00, REF: S476 APTO PROX METRO TATUAPÉ – 71 M² 3 dorms sendo 1 st, arms, 1 vaga, lz comp, R$ 3.300,00 + encargos, REF: A249 /GAZETADOTATUAPE advogados IMOVEISALUGAM-SE ´ IMOVEISVENDEM-SE ´ LOCAÇÃO ÁREA 375 M² RUA CARLOS SILVA C/ 2 casas, R$ 1.500.000,00, REF: FBL SOBRADO VILA MATILDE 5 X 50 Casa bem ampla c/ 3 dorms, + 1 casa, quintal amplo c/ chur, R$ 1.100.000,00, REF: 4357 TERRENO TATUAPÉ 7,5 X 34 R$ 890 MIL 3 dorms, 5 vgs, excelente local, REF: 5182 APTO NOVO V. SANTA ISABEL 45 M 2 dorms, sala, coz, wc, 1 vaga, R$ 300 mil, REF: 2248 TÉRREA TATUAPÉ 4,5 X 27 Reformada , 2 dorms, 1 vaga, R$ 580 mil, REF: 5174 TATUAPE APTO 73M² 2 dorms sendo 1 st, closet, lz comp, 1 vaga, R$ 530 mil, REF: 777 SOBRADO PROX ANTONIO DE BARROS (ALTOS) 8 x 24, 3 dorms sendo 1 suite, 2 vagas, ent lat, R$ 1.300.000,00, REF: 4351 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE SEGUNDA A SEXTA DAS 09:00H AS 16:00H SOBRADO EM COND. TATUAPÉ 2 suites, sala, cozinha, wc, 1 vaga, lavabo, R$ 550 mil, REF FBL TERRENO PROX TELHANORTE ARICANDUVA 7 x 38, R$ 800 mil, REF: 5624 160. 000 BOLSA DE EMPREGOS BALANÇOS, ATAS E EDITAIS? AQUI É LEGAL! Informe-se: (11) 2095-8200 comunicados negócios & oportunidades imóveis alugam-se VIU? ANUNCIANDO TODO MUNDO VÊ! TEL.: 11 2095-8200 ABANDONO DE EMPREGO Sra. Estela Gomes da Silva – CPF: 432.309.288-14 Esgotados nossos recursos de localização e tendo em vista encontrar-se em local não sabido, comunicamos a Sra. Estela Gomes da Silva portadora do CPF: 432.309.288-14, no dia 13/04/2023 ficou configurado sua Dispensa por Justa Causa conforme Artigo 482 letra “I” da CLT,
SALÃO COMERCIAL RUA CAÇAQUERA
Tel.:
2295-9655
11
/ 2097-1160
Página 6 GAZETA DA ZONA LESTE 16 de abril de 2023 NOVO LANÇAMENTO DA DIÁLOGO NO MAIOR EIXO DE TRANSFORMAÇÃO DA ZONA LESTE BREVE LANÇAMENTO TERRENO COM 2.736 M 2 Residenciais Salas Comerciais AQUI, TUDO GIRA AO SEU REDOR. 233 E DORMS. (1 SUÍTE) SUÍTES TERRAÇO COM CHURRASQUEIRA A CARVÃO LAZER EXCLUSIVO Perspectiva ilustrada da Fachada Fitness Salão de Festas CHURRASQUEIRAS BRINQUEDOTECA PLAYGROUND SALÕES DE FESTAS SALÃO DE JOGOS FITNESS COM 171M² PISCINAS Piscinas CHURRASQUEIRAS BRINQUEDOTECA PLAYGROUND E MUITO MAIS... SALÕES DE FESTAS SALÃO DE JOGOS FITNESS COM 171M² PISCINAS Churrasqueiras BRINQUEDOTECA E MUITO MAIS... Salão de Jogos CHURRASQUEIRAS PLAYGROUND SALÕES DE FESTAS SALÃO DE JOGOS Playground SALÕES DE FESTAS Brinquedoteca E muito mais... VISITE O STAND E CONHEÇA A MAQUETE RUA IRAPÉ, 275 - A 7 MIN A PÉ DA ESTAÇÃO** DIGITE HIGH LINE TATUAPÉ DIALOGO.COM.BR 2295-8895 FUTURO LANÇAMENTO: REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO: Registro de Incorporação sob o R.2, matrícula 349.752, no 9º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo, em 03/04/2023. LPS São Paulo Consultoria de Imóveis Ltda. – CRECI 24.073-J – Rua Estados Unidos, 1.971 – Jardim América – São Paulo-SP –CEP 01427-002 – Tel. (11) 3067-0000. JD Gestão Consultoria de Imóveis Ltda. – Rua Serra de Botucatu, 541/561 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03317-000 – CRECI J-37.379 – Tel. (11) 3506-0000 – www.jdhouse.com.br. *Consulte condições. **Distância. Fonte: Google Maps. Imagens ilustrativas. Informações preliminares sujeitas a alteração. BREVE LANÇAMENTO. Perspectiva ilustrada da Piscina Adulto com deck molhado, piscina infantil, solarium, ducha e bar da piscina
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.