Gazeta da Zona Leste - 1817

Page 1

Os 446 anos do Pari

CONSCIÊNCIA NEGRA Mês tem celebração

A mostra “As Crespas” foi anunciada pela Secretaria Municipal de Cultura. Ao longo de vários dias, o projeto que celebra a arte negra apresenta ao público 22 atividades artísticas, realizadas por 11 coletivos teatrais e artistas independentes. A manifestação, que estará presente no Centro Cultural Penha, integra as celebrações do Mês da Consciência Negra. > VEJA + PÁGINA 3

/GAZETA DA ZONA LESTE @GAZETADAZONALESTE /GRUPOLESTETV
fique ainda + conectado com a região: gazetavirtual.com.br DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DESDE 1978 GAZETA DA ZONA LESTE nº 1.817 SÃO PAULO, 13 DE NOVEMBRO DE 2022 Divulgação
11 98193-8399
grande força no comércio de rua, o bairro do Pari festejou seus 446 anos. A história do lugar, que surge entre os rios Pinheiros
Divulgação
espetáculo
estará
obra
O
>
FORMOSA
Mostrando
e Tamanduateí, teve início a partir da formação de uma aldeia de pescadores que se expandiu após a criação de ferrovias e a imigração europeia nos séculos XVIII e XIX. > VEJA + PÁGINA 6
O
de dança "Corpos de Fronteiras"
no Centro Cultural Vila Formosa. A
busca refletir sobre a pluralidade de corpos que colocam em questão tais fronteiras: negros, mulheres, homossexuais e periféricos.
CCVF localiza-se na Avenida Renata, 163.
VEJA + PÁGINA 3 VILA
Dança gratuita
Divulgação COMÉRCIO DE RUA

Centro cultural apresentará espetáculo de dança grátis

OCentro Cultural Vila Formosa vai apresentar hoje, dia 13, às 20 horas, o espetáculo de dança "Corpos de Fronteiras". A obra busca refletir sobre a pluralidade de corpos que colocam em questão tais fronteiras: negros, mulheres, homossexuais e periféricos. Todos se unem por acreditar que juntas as individualidades se potencializam, além de proporcionar microfissuras possíveis para o entendimento do mundo hoje. Em tempos de distanciamento social, entendemos o atravessamento dessas fronteiras para além da fisicalidade que separa os territórios.

Um anseio pelo encontro, pela possibilidade de reconhecer o próprio corpo como borda e pela experiência cinestésica em ritual de partilha. “Corpos de Fronteira”

visa reconhecer um retrato da condição humana: coletiva, conjunta, agrupada, buscando interações, associações. Em meio ao silêncio do distanciamento, descobriu-se e inventou-se formas de estar juntos. Na cena, as hierarquias entre os papéis sociais são testadas e, no melhor dos cenários, podem ser questionadas e reconfiguradas.

O Centro Cultural Vila Formosa foi inaugurado em 2016, criado a partir da junção de dois equipamentos culturais: a Biblioteca Paulo Setúbal e o Teatro Zanoni Ferrite. O Teatro Zanoni Ferrite foi inaugurado em 2010 e tem capacidade para 204 pessoas. Até 2013 recebia temporadas de espetáculos teatrais pagos. Com a chegada do Circuito Municipal de Cultura em 2014, sua programação ficou mais diversificada com apresentações gratuitas de teatro adulto e infantil, dança, circo e música, além de

shows de música e circo.

A biblioteca comemorou, em 2016, 50 anos de existência e é referência no bairro. Além de ter um diversificado acervo, promove uma programação variada com contação de histórias, feiras de troca de livros, saraus e oficinas de fanzine e xadrez. Em 2012 tornou-se temática em literatura policial.

O centro cultural conta também com um Telecentro, rede wifi, saguão e áreas multiuso para uso da comunidade. É um espaço cultural com maior enfoque em temáticas para a terceira idade e infância, e programações de humor. A programação conta também com uma grade de oficinas para todos os públicos e com uma gama de eventos diversificada. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @ccvilaformosa ou telefone 22161520. Local: Avenida Renata, 163.

Fotos: Divulgação

Até o dia 29 haverá celebrações pelo Mês da Consciência Negra

As apresentações musicais e teatrais vão lembrar a força da cultura negra

ASecretaria Municipal de Cultura anuncia a mostra “As Crespas” em equipamentos culturais municipais. Ao longo de vários dias, o projeto que celebra a arte negra por meio de diversas linguagens artísticas apresenta ao público 22 atividades artísticas, realizadas por 11 coletivos teatrais e artistas independentes. A manifestação integra as celebrações do Mês da Consciência Negra e permanece em cartaz até o próximo dia 29.

“As Crespas” são encontros e intercâmbios entre artistas para discutir diversos âmbitos da arte negra. Desde 2017, reúne artistas pretos para discutir diferentes temas, para fomentar a arte e cultura negra para o público em geral e seus artistas. Idealizado pela Cia. Os Crespos, o projeto já acontecia em diferentes dias da semana, como as “Terças Crespas”, realizada em parceria com o Centro Cultural São Paulo e indicada ao Prêmio Aplauso Brasil na categoria destaque, em 2021. Agora, “As Crespas”, cresce e ganha sua primeira Mostra, na qual diferentes linguagens como teatro, dança, circo, música e literatura estão espalhadas pela cidade.

Integram a programação os seguintes espetáculos: Nzinga e L.A.M.A., no Centro de Referência da Dança (CRD); Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar Sem Asas e Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré, no Centro Cultural Olido (CCO); AfroJam e Dani Nega, no Centro Cultural

Penha (CCP); e Desfazenda –Me enterrem fora desse lugar, no Teatro Flávio Império CRD - dias 17 e 18, às 20 horas. Local: Praça Ramos de Azevedo. CCO – dias 19, às 19 horas; e 20, às 18 horas. Local: Avenida São João, 473. CCP –dias 19, às 18 horas; e 20, às 19 horas. Local: Largo do Rosário, 20. Flávio Império, dia 20, às 19 horas. Local: Rua Professor Alves Pedroso, 600.

O dia 20 de novembro foi o escolhido para ser o Dia da Consciência Negra por ter sido a data da morte de Zumbi dos Palmares, importante líder na luta

contra a escravidão no Brasil. A ideia de usar a data como forma de reforçar a luta pela igualdade racial no País surgiu nos idos de 1970, com um grupo de jovens negros de Porto Alegre. O momento é tido, também, como um marco para os movimentos negros brasileiros.

Mesmo sendo reconhecido como feriado apenas em alguns estados, o dia segue sendo um momento de rememoração das lutas diárias em torno da igualdade racial e em busca da redução das profundas marcas que a escravidão deixou na sociedade brasileira.

Página 3 GAZETA DA ZONA LESTE CULTURA
A cantora Dani Nega irá se apresentar com o Afrojam, no Centro Cultural Penha
VILA FORMOSA
Divulgação
Movimentos apontam reflexões sobre negros, mulheres, homossexuais e periféricos
DA REDAÇÃO A apresentação "Corpos de Fronteiras" ainda revela um retrato da condição humana

INFÂNCIA

A importância do esporte para a evolução física e mental

Aprática de esportes na infância contribui positivamente para a evolução física, mental e emocional das crianças, podendo ser uma grande aliada no desenvolvimento da coordenação motora e prevenção de doenças como obesidade, depressão e ansiedade. Praticantes de exercícios físicos, em geral, têm um aumento na produção de serotonina, dopamina e endorfina, hormônios que despertam a sensação de felicidade. Quando hábitos saudáveis são iniciados ainda na infância, maiores as chances da prática se estender para a vida adulta.

De acordo com especialistas no tema, a prática de atividades físicas na infância pode e deve começar na forma de estímulos, ainda que eles venham por meio de simples brincadeiras. Tais estímulos podem estar em atividades simples como andar de bicicleta,

correr, jogar bola, ou até mesmo em outras mais complexas como artes marciais e esportes aquáticos. Mais do que hábitos saudáveis, esses estímulos refletem na mineralização dos ossos e o fortalecimento dos músculos, prevenindo doenças relacionadas à densidade óssea que podem ocorrer a longo prazo.

Segundo o personal trainer Eduardo Curaçá, antes de iniciar qualquer esporte, o mais indicado é que a criança seja avaliada por um médico. Feito isso, é importante entender qual tipo de esporte desperta o interesse da criança e pode ser a porta de entrada para a atividade física.

Além dos benefícios para a saúde, os esportes coletivos contribuem também para as relações sociais e despertam consciência sobre trabalho em equipe, seguir regras, entender e respeitar as limitações do outro

e lidar com frustrações. Ou seja, a criança passa a fazer amizades e estende a própria experiência de vida para além do convívio familiar, compreendendo como se relacionar fora das regras de convivência que ela já conhece, aprendendo a respeitar as diferenças. Desta forma, o esporte contribui também para a disciplina e a construção de valores das crianças, junto com a educação familiar e escolar.

Praticar esportes com os pais e familiares também pode ajudar na criação de vínculos mais fortes. “Independentemente da modalidade esportiva, é muito importante que a criança se divirta e conte com o apoio familiar. Praticar esportes em família pode tornar o exercício físico ainda mais prazeroso para as crianças, melhorar o convívio familiar e a confiança”, afirma Curaçá.

Estímulos podem favorecer a criança a brincar e relaxar

Toda criança passa por dificuldades e, quando não consegue o que deseja, se frustra, faz birras e pode ficar agressiva ou triste. Neste momento, é imprescindível trabalhar a respiração e a concentração para deixá-la mais calma e à vontade, ou seja, praticar o “mindfulness”.

Para auxiliar pais e cuidadores neste momento, o psicólogo especialista em Terapia Cognitiva Comportamental e escritor Arnaldo Vicente listou exercícios simples para fazer com os pequenos a fim de estimular a concentração. As atividades apresentadas são retiradas do seu livro “O menino que entrou dentro de si mesmo” (Selo Caminho Suave).

ATENÇÃO

Na hora da alimentação, coloque a primeira porção de ali-

e endorfinas,

mento na boca e peça para a criança mastigar cinco vezes antes de engolir.

Ao tomar água, peça para observar que caminhos ela faz no seu corpo, com água morna e depois fria. No banho diga para que o pequeno sinta a água deslizando pelo corpo. Em dia de chuva observe ela caindo.

Ouça os sons dos passarinhos cantando por pelo menos 3 minutos. Observe as folhas das árvores de perto e de longe.

ATIVIDADES

Tente oferecer e incentivar a criança a praticar várias opções de exercícios, e descubra do que ela mais gosta. A prática de esportes libera serotonina e endorfinas, essenciais para a manutenção do humor, facilitando o vivenciar de emoções positivas.

Proponha brincadeiras como

a

corrida, pega-pega, pular-corda, bolinha de gude, estourar bolas de sabão, jogos de tabuleiro e quebra-cabeças.

Quando a criança gosta de um esporte ou uma brincadeira, ela tende a se dedicar mais, se aprimorando, e ficando feliz com seus melhores resultados. Isso ajudará na construção da autoimagem e na sua autoestima. Então, estimule as crianças a praticarem as atividades que mais gostarem.

SAIBA MAIS

“Mindfulness”, palavra que pode ser traduzida como “atenção plena”, é a prática de se concentrar completamente no presente. Em atenção plena, as preocupações com passado e futuro dão lugar a uma consciência avançada do “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.

COLÉGIO AMORIM DESTACA-SE NO ESPORTE E NA EDUCAÇÃO PARA O FUTURO

Através das atividades pedagógicas, culturais e esportivas, o Colégio Amorim faz a diferença na vida de cada aluno

Recentemente na cate goria Sub-18, o Colé gio Amorim conquis tou o 4º lugar no Mundial de Basquete Masculino disputa do em Belgrado-Sérvia, até então com a sua melhor co locação na representação do Brasil. Essas conquistas pro movem aos alunos a vivência em diferentes culturas e até mesmo, uma oportunidade profissional fora do país. No âmbito estadual disputados em Lindoia-SP, as modali dades Basquete Masculino, Handebol Feminino e Nata ção foram campeãs na catego ria mirim. Nossos esportistas deram continuidade numa segunda etapa, representando o Estado de São Paulo nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), competição onde a equipe de basquete foi cam peã. O handebol feminino e a natação disputarão durante o mês de novembro.

tagonista de um mundo ideal”, todos os alunos transmitiram informações e conhecimentos relevantes para a comunidade escolar, trazendo a reflexão de todos sobre nossas atitudes para um mundo sustentável. Con tamos com a participação das nossas alunas, Embaixadoras do Oceano, com suas pesquisas e apresentações, que já estiveram presentes em dois fóruns inter nacionais, um deles promovido pelo instituto Maré de Ciência da UNIFESP – Santos e o outro promovido pelo Imperial Colle ge de Londres. O projeto, emba sado na “Década do Oceano”, das Nações Unidas, teve sua continuidade e divulgação nas exposições e nos livros publica dos pelos alunos. Os visitantes puderam apreciar as sessões es peciais do “Show de Ciências”, com experimentos de Química, Física e Biologia, participar do espaço maker, de um podcast, trocar figurinhas e muito mais,

colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos nas atividades que realizam no co légio.

O colégio recebeu a ilus tre presença do Presidente da Somos Educação, Prof. Mário Ghio e o diretor do Sistema Anglo de Ensino, Prof. Daniel Perry, com a palestra "EDU CAÇÃO DO FUTURO", mo mento de ensinamentos para nosso time pedagógico, que tem em seu aluno um futuro cidadão com grandes possi bilidades. Prova disso são as alunas Sandra Goya e Ísis Mo reno Lima, que ganharam o Parlamento Jovem e estiveram presentes na Câmara Municipal de São Paulo, apresentando os seus projetos de lei.

Além do grande potencial esportivo e pedagógico de alto nível, o colégio oferece ativi dades extracurriculares, sem custo adicional à mensalidade: Judô, Capoeira, Ginástica Rít mica, Ballet, Cheerleaders, Te atro, Basquete, Voleibol, Clube de Ciências, desenvolvendo habilidades e compondo uma história de sucesso chamada Amorim!

Colégio Amorim promove Concursos de Bolsa para alu nos ingressantes, onde é pos sível atingir até 50% de bolsa vitalícia. O aproveitamento na avaliação é revertido em per centual que permanece pelo pe ríodo acadêmico do futuro alu no. Participar desse processo é ter a oportunidade de estudar em uma Instituição Inovado ra, com excelentes resultados pedagógicos, e ainda, com a possibilidade de desconto na mensalidade.

Serviço:

R. Cantagalo, 339 – Tatuapé colegioamorim.com.br WhatsApp: 11. 94755-8271

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail agenda@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 13 DE NOVEMBRO DE 2022
4
EDUCAÇÃO
Divulgação
As atividades podem ser simples, como andar de bicicleta, correr, jogar bola, ou complexas, como artes marciais
Arquivo
Praticantes de exercícios físicos, em geral, têm um aumento na produção de serotonina
Ao tomar água, peça à criança para observar que caminhos ela faz no seu corpo
CONCENTRAÇÃO
A prática de esportes libera serotonina essenciais para manutenção do humor Na Mostra de Projetos do dia 05/11, com o tema gerador “O autoconhecimento como pro BASQUETEBOL - CAMPEÃO BRASILEIRO: equipe de basquete do Colégio Amorim campeã dos Jogos Escolares Brasileiros na cate goria mirim MOSTRA DE PROJETOS: show de Ciências com experimentos de Química, Física e Biologia. PARLAMENTO JOVEM: aluna do Colégio Amorim presente na Câmara Municipal de São Paulo. SOMOS EDUCAÇÃO: Prof. Mário Ghio ministrando a palestra ‘’EDUCAÇÃO DO FUTURO".

EDUCAÇÃO

LEITURA

Uma conexão entre pais e filhos

Imagine... Era uma vez... O que vem a sua mente, ao ler essas frases? Parece que elas são mágicas e preparam o nosso cérebro para se abrir para um mundo cheio de possibilidades. Se isso aconteceu contigo, é porque alguém o fez sonhar, viajar e mergulhar no fantástico mundo da leitura. Se elas exercem um poder imaginativo em ti, é inegável o impacto positivo que a leitura traz para uma criança. Você é a prova viva disso!

Por isso, Liliane Mesquita, pedagoga, psicopedagoga, orientadora educacional, dinamizadora de leitura e escritora de livros infantis, pergunta, “caro leitor: quem marcou a sua história por meio das histórias? Parece uma pergunta redundante, mas não é. Então, me diga: quem é essa figura que construiu contigo memórias afetivas, sensações, cheiros, paisagens e sentimentos?” Sim, para a especialista, a leitura possibilita também a construção de memórias, nos leva a lugares “nunca antes navegados” e nos ajuda a encontrar respostas para aquilo que não cala no coração. “Quem alimentou de sonhos, criatividade e viajou sem sair do lugar com a criança que ainda está aí viva (talvez, um pouco espremida) dentro de você? Pensou?”, questiona.

ESPAÇO ESCOLAR

Agora, Liliane pergunta: “quem é essa figura para o seu filho? Você é o protagonista, o coadjuvante ou não é um personagem dessa história no mundo dele?

Saiba que, antes do espaço escolar, é no seio familiar que se deve iniciar o contato com a literatura, que pode ocorrer desde o ventre

materno”, indaga

Como diz a frase, de autor desconhecido, “a palavra convence, o exemplo arrasta”. Sendo assim, para ela, quando você lê para uma criança, principalmente nos anos iniciais, além de estreitar laços com ela, tranquilizá-la e estimular seu desenvolvimento em diferentes aspectos, tais como: cognitivo, linguístico, criativo... tem com ela um momento especial e potente na construção de um referencial leitor afetivo.

PODER MÁGICO

“Qual referencial quer deixar para ele ou ela? Saiba que navegar pela literatura com seu filho não só o ajudará na escola, mas na vida!” Para a escritora, o hábito de leitura expande seus horizontes

e amplia o seu olhar de como se vê e sente o mundo. “As palavras tem um poder mágico, sabia? Nos torna mais humanos, empáticos, solidários, respeitosos, dispostos a ouvir, auxilia a lidar com suas emoções, desperta o sentimento de pertencimento, traz segurança, autoconhecimento e autoconfiança”, afirma.

Um texto com mais perguntas do que respostas, não poderia terminar se não provocando uma pergunta final: “quais memórias afetivas e leitoras você tem construído com seu filho? Pense nisso, chame-o, dê-lhe um afago, pegue um livro, revisite a sua criança interior e construa hoje com seu filho uma linda história. Cative sempre boas leituras!”

LÍNGUA ESTRANGEIRA

Qual a importância do aprendizado na infância?

Durante a infância, a criança descobre o mundo. Sua criatividade e curiosidade estão aguçadas. Assim, elas possuem uma maior facilidade para aprender novas experiências como, por exemplo, uma língua estrangeira. Pesquisadores de três universidades de Boston, nos Estados Unidos, apontaram que a capacidade de aprender uma nova língua, pelo menos gramaticalmente, é mais forte até os 18 anos de idade.

QUÍMICA DO CÉREBRO

“Para as crianças o aprendizado da língua faz parte da química do cérebro, portanto as crianças são constituídas desde o berço a receber novas informações, desta forma o aprendizado pode acontecer de forma mais fácil.

Quando adulto a velocidade das informações é maior, além das questões sociais, porém isso não é um impeditivo para o adulto aprender um segundo idioma também”, ressalta a supervisora da Escola de Idiomas Sesc-Senac, Maria Letícia.

De acordo com ela, para que aconteça de maneira natural, o aprendizado de uma língua estrangeira tem que ser envolvente, fácil e divertido. Por isso, é importante o uso de jogos, músicas, histórias e brincadeiras, recursos que criam situações reais e concretas, dentro do universo infantil, para que o aprendizado aconteça.

VOCABULÁRIO E PRONÚNCIA

“Quando criança a forma de aprender é bastante lúdica, en-

tão ela vai aprender por meio de música, desenhos e imagem, e assim construindo o aprendizado de maneira gradativa. O adulto tem o tempo menor, ele precisa de mais esforço para aprender. Então se eu aprender ainda quando criança, a minha bagagem de conteúdo, vocabulário e pronúncia vai ser facilitada. O adulto vai precisar apenas de um pouco mais de esforço”, destaca Maria Letícia.

Aprender um segundo idioma ainda na infância também contribui para o desenvolvimento das habilidades da comunicação, exercita a concentração, estimula a criatividade, abre portas para a socialização, prepara para a vida profissional, assim como tem o contato com diferentes culturas.

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail agenda@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 13 DE NOVEMBRO DE 2022
5
Arquivo
Aprender um segundo idioma ainda na infância também contribui para o desenvolvimento das habilidades da comunicação Quando você lê para uma criança, além de estreitar laços com ela, tranquilizá-la e estimular seu desenvolvimento em diferentes aspectos, tem com ela um momento especial e potente na construção de um referencial leitor afetivo
Ler possibilita também a construção de memórias, nos leva a lugares 'nunca antes navegados' e nos ajuda a encontrar respostas para aquilo que não
no coração Arquivo escolavereda.com.br ( 11 ) 4972-7350 Rua Dr. João Batista de Lacerda, 444-468 Conheça nossa unidade! Agende uma visita. Matrículas Abertas 2023 Ensino Fundamental e Médio
As crianças estão totalmente abertas a receber conhecimento e informação, tornando mais fácil o aprendizado de uma segunda língua
cala

Moradora da Vila Arruda foi a vencedora da ‘Nota do Milhão’

Uma moradora da Vila Arruda foi a vencedora da 11ª edição de 2022 do programa “Nota do Mi lhão” da Prefeitura. Realizado na última segunda-feira, dia 7, osorteio ocorreu no “Espaço da Sorte Loterias Caixa”, na Avenida Paulista. A nota que garantiu o prêmio de R$ 1 milhão, livre de impostos, foi emitida no Tatuapé.

Com o valor de R$ 332,27, a nota vencedora do mês é da categoria de educação. Em no vembro participaram do certa me 2.595.456 bilhetes.

O programa incentiva os consumidores a pedirem a nota fiscal de serviços na ca pital, combatendo a sonegação fiscal e aumentando a arreca

dação de tributos que são re vertidos em serviços públicos para a população. Os sorteios da “Nota do Milhão” ocorrem mensalmente.

Para concorrer ao prêmio milionário basta fazer cadastro prévio pelo site http://www.no tadomilhao.prefeitura.sp.gov. br/, clicando na opção de adesão ao sorteio – não é necessário ser morador da capital. Após a ins crição, toda nota fiscal de servi ços eletrônica (NFS-e) solicita da pelo consumidor na cidade concorrerá ao prêmio.

A nota fiscal de serviços é emitida em locais como aca demias, hotéis, lavanderias, estacionamentos, valets, fa culdades, escolas particulares e cabeleireiros, entre outros serviços. Quanto mais notas solicitadas todo mês, maior a

chance de ser sorteado, já que cada nota emitida vale como um bilhete individual. Todas as vezes que for efetuada uma compra, o consumidor terá de registrar o CPF na nota. Vale lembrar que o Programa "Sua Nota Vale 1 Milhão" não deve ser confundido com o da Nota Fiscal Paulista, de responsa bilidade do governo estadual, que registra operações rela tivas à circulação de merca dorias: supermercados, lojas, restaurantes, etc.

Os concursos mensais re únem as notas fiscais geradas até o dia 25 do mês anterior (as notas emitidas após este período concorrem automa ticamente no mês seguinte). A premiação é depositada em uma conta-poupança da Caixa Econômica Federal.

Pari festeja seus 446 anos

nome do bairro refere-se a um instrumento de taquara utilizado para pesca artesanal DA

O

Localizado entre os rios Pi nheiros e Tamanduateí, oPari comemorou seus 446 anos de existência, na últi ma quarta-feira, dia 9, recebendo voto de júbilo da Subprefeitura Mooca. A história do bairro teve início a partir da formação de uma aldeia de pescadores que se expandiu após a criação de ferro vias e a imigração europeia nos séculos XVIII e XIX. Segundo historiadores, o nome do bairro refere-se a um instrumento de ta quara ou cipó utilizado para pes ca artesanal e que era comum na região.

Os moradores, considerados “parienses”, contam que agora a força da região está voltada ao co mércio popular de rua. De acordo com o aposentado Jayme Ramos, autor do blog “Histórias do Pari”, o bairro não foi fundado como a

maior parte das áreas vizinhas. Por não ter uma criação fixa, ele foi se formando, se expandindo. Seu crescimento se deu com as estradas de ferro, quando se tor nou um bairro operário e bem lo calizado, no caminho para o cen tro da cidade. “Lembramos com orgulho da história do bairro, que tem um traço operário e industrial têxtil e, atualmente, passa por uma grande transformação”, ex plica Ramos. Moradora do Pari, Fátima Martins Capela Lombardi diz que sua família era uma das mais tradicionais do bairro, onde nasceu em 1950.

“O Pari é composto, principal mente, por imigrantes, ou famílias de imigrantes, sejam portugueses, como é o meu caso, italianos, espa nhóis e também migrantes do inte rior ou de outros Estados. O bairro parecia uma pequena cidade onde todos se ajudavam e se davam bem. Era um bairro amistoso”, diz

ela. A irmã de Fátima, Marlene, já falecida, fez, quando ainda era criança, um hino em homenagem ao bairro. A música retrata cenas típicas locais, com trechos citando “crianças em algazarra”, “pago des e batucas”, o rio Tamandua teí, as “pombas e os bem-te-vis”. O hino foi registrado em cartório em 2007 e, desde então, um pro jeto de lei tramita para que ele se torne “oficial”. “O Pari, para mim, é uma escola de vida e de amiza des que guarda uma parte boa da minha história e da história da ci dade. Tudo passa por aqui”, diz o filho de Marlene, o jornalista Wag ner Wilson. O comunicador é um dos moradores mais nostálgicos do Pari e participa ativamente de eventos locais. Wilson é conhecido por seu trabalho voluntário na Pa róquia Santo Antônio do Pari, pon to turístico do bairro e conhecido pelas celebrações em homenagem ao santo casamenteiro.

Página 6 GAZETA DA ZONA LESTE 13 de novembro de 2022 COMEMORAÇÃO
Entre os moradores estão imigrantes portugueses, italianos, espanhóis e também migrantes do interior Divulgação
ZONA LESTE
A nota que garantiu o prêmio de R$ 1 milhão, livre de impostos, foi emitida no Tatuapé
Todas as vezes que for efetuada uma compra, o consumidor terá de registrar o CPF na nota
Unidade Tatuapé: Rua Itapura, 1.007 Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; e aos sábados, das 7h às 12h. biofast.com.br /grupobiofast /grupobiofast /company/grupobiofast *Valor referente ao exame de ultrassonografia pélvica. *Parcela mínima de R$ 30,00 no cartão de crédito. *Aceitamos os cartões de crédito: Mastercard, Visa, Amex e Elo. *Responsáveis Técnicos: Cândido Gregório Sarmet Moreira Damas dos Santos - CRMSP: 67081 e Eva Rosenfeld - CRBM: 2707. Agendamento de exames: 11 5180.7750 A PARTIR DE 3 x R$ 30,00 * Já fez seus exames? Realize seus exames de imagem e análises clínicas no Biofast Tatuapé. ai166757291858_AF_36758-22_BIOFAST_ANUNCIO_JORNAL_TATUAPE_V03_146x260_V01_TIM.pdf 1 04/11/22 11:41
Divulgação
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.