Parque Tiquatira é convite à paz
Não há como passar pela Avenida Governador Carvalho Pinto, na Penha, e não se encantar com a imensa área verde.
extensão do terreno fazem parte do Parque Linear Tiquatira, que ganhou mais de 33 mil árvores
Empreendedores com mais de 50 anos podem participar de curso gratuito. As aulas ajudam quem tem uma ideia de negócio, mas não sabe por onde começar, ou quem é empresário e quer aprender os conceitos para estruturar a empresa. As inscrições podem ser realizadas até 7 de novembro. > VEJA + PÁGINA 4
11 98193-8399
/GAZETA DA ZONA LESTE@GAZETADAZONALESTE /GRUPOLESTETV
fique ainda + conectado com a região: gazetavirtual.com.brDISTRIBUIÇÃO GRATUITADESDE 1978 GAZETA DA ZONA LESTE nº 1.815 SÃO PAULO, 30 DE OUTUBRO DE 2022 Divulgação
NEGÓCIOS Empreendedores recebem curso
Os 3 km de
pelas mãos do administrador de empresas Hélio da Silva. Atualmente, o local está entre os mais visitados da cidade por reunir equipamentos esportivos e pistas de caminhada e corrida. > VEJA + PÁGINA 4 ÁREA VERDE Divulgação A 5ª edição do Penha Geek será realizada nos dias 5 e 6 de novembro. Mais uma vez o palco do evento será o Centro Cultural Penha, localizado no Largo do Rosário, 20. A programação deste ano incluirá eventos de swordplay, campeonato de dance, cosplay, além de oficinas, batalha campal, animekê, bate-papo e muito mais. > VEJA + PÁGINA 5 EM NOVEMBRO Penha Geek de volta!
Divulgação GRUPO ARMSTRONG ®
Praças
O Programa Adote uma Praça poderia servir de exemplo de integração entre o poder público e a iniciativa privada na cidade. No entanto, apesar de a Prefeitura ter facilitado o processo de adoção, o projeto não se mostra convidativo. De acordo com dados municipais, atualmente há cerca de 790 praças adotadas. Porém, outras 4.500 praças e canteiros, distribuídos pelas 32 subprefeituras, estão disponíveis para adoção. Conforme o plano, o interessado apresenta uma ideia que é analisada e aprovada pela subprefeitura. Depois, o Termo de Cooperação é rmado de forma on-line, em cerca de dez dias.
De acordo com o IBGE, a cidade possui, aproximadamente, dois milhões de empresas. Número mais do que su ciente para ocorrer o acolhimento de muitas outras praças. Ou seja, dá a entender que, apesar de poder divulgar o nome da marca no local escolhido, empresários não se interessam pelo programa. Se não for isso, existe a possibilidade de que o problema esteja na burocracia imposta pela secretaria municipal responsável.
Algumas análises de repente podem ajudar na obtenção de respostas para um desinteresse tão grande. A nal, a cidade precisa urgentemente de um olhar mais cuidadoso para as suas praças. Usando apenas o Tatuapé como exemplo, é possível encontrar alguns espaços praticamente abandonados. A Praça Silvio Romero, que perdeu sua empresa madrinha, está com os canteiros destruídos e cheios de lixo. Flores ou gramas são encontradas em alguns pontos que receberam ações de paisagismo promovidas pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
No Largo Nossa Senhora do Bom Parto só existem círculos de concreto cheios de terra batida, construções que estão bem distantes de serem consideradas canteiros. Em muitos pontos há garrafas, embalagens e copos espalhados. As lixeiras, superlotadas nos ns de semana, representam a repetição do descaso. A praça acabou se tornando um ponto de passagem, pois não há nada para contemplar. Sem ores, plantas aromáticas ou árvores frutíferas, o local atrai usuários de narguilé, praticantes de jogos de tabuleiro, baralho e dominó, além de moradores em situação de vulnerabilidade, com suas barracas.
Outra praça não menos problemática é a Coronel Sandoval de Figueiredo, próxima à estação do Metrô. Com uma grande circulação de linhas de ônibus, o local também tem uma elevada quantidade de ambulantes, motorizados ou não. Com isso, a sujeira se concentra em horários de pico, da manhã e da tarde, e às sextas-feiras. No m de semana, além do lixo, a questão do barulho a ige moradores do entorno.
Assim, temos uma pequena amostra de três áreas com grande uxo de pessoas que mereceriam ser adotadas. Quem vive ou passa pelo bairro gostaria de ter orgulho de ver praças coloridas, modernizadas e cheias de vida. Elas voltariam a ser utilizadas para fotos e para passeios em família.
POR JOSÉ RENATO NALINI
Terra está em risco
Quanta farsa, quanta mentira, que descalabro
POR SERGIO CARREIRO DE TEVES
ATerra
está enferma e nem todos se dão conta disso. É que os ouvidos para a ciência estão surdos e os olhos humanos não conseguem enxergar a tragédia que a insensatez causou ao planeta.
Poucos são os que se motivam a alertar a consciência dos que se dizem racionais, quanto ao pavoroso porvir que nos espera, se nada for feito e com a urgência requerida.
Recentemente, mais de 250 organizações firmaram um documento com vistas a promover a “grande transição” em favor da sustentabilidade e da prosperidade global. Valeram-se da advertência que a pandemia fez aos terráqueos: o planeta está gravemente enfermo, com a doença da poluição, mudanças climáticas, desmatamento, degradação ambiental, extinção de espécies, perda da biodiversidade e as demais comorbidades causadas pelo bicho-homem.
O paradoxal é que a humanidade é, há um tempo, a vilã a algoz do ambiente –, mas também a vítima e, de qualquer forma, a única alternativa para a solução. Só que não há mais tempo. Há quem sustente que o ponto de inflexão já passou. Mas sempre resta uma esperança.
A declaração emitida é contundente, embora não tenha produzido o alarde que seria necessário: “Nós, a comunidade global de saúde planetária, emitimos o alarme de que a deterioração contínua dos sistemas naturais de nosso planeta é um perigo claro e presente para a saúde de todas as pessoas em todos os lugares”. Chamada “Declaração de São Paulo sobre Saúde Planetária”, foi redigida em
conjunto pela USP e pela Planetary Health Alliance, consórcio internacional sediado na Faculdade de Saúde Pública de Harvard, com o apoio do PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Tudo converge para um porvir tenebroso, se não se tomar providência séria, consistente e imediata. A pandemia é um recado explícito: um pedido de socorro que ecoa, juntamente com tantos outros, em todo o globo. As mudanças climáticas, a perda da biodiversidade, a destruição da qualidade do ar, da água e do solo corroem os sistemas de suporte de vida fundamentais e dos quais todos os habitantes dependem.
Nenhuma possibilidade de proteger a saúde humana, se não cuidarmos também e primeiro da saúde da Terra. Não é apenas reflorestar, apoiar a economia circular e a logística reversa. A mudança de curso é mais ambiciosa. Precisa ser um giro completo na forma como se vive na Terra: a grande transição. A exigir reformas estruturais que mudarão a maneira de produzir, consumir, construir e cuidar do ambiente natural. Não faltam leis. Elas até sobram. Falta é cumpri-las. Falta é um comportamento racional. Você está preparado para isso? Caso não esteja, é melhor modificar a forma de pensar e de agir, pois, nos próximos anos, é enorme a probabilidade de que algumas cidades do mundo fiquem em parte submersas. Outras ficarão cobertas pela areia ao se tornarem desertos.
COMPORTAMENTO
Brasileiro lê pouco
POR LUCIANA DE GNONE
movimento contra a leitura que parece ter se enraizado na nossa cultura. Na verdade, todas as pessoas que não leem hoje são potenciais leitores, basta encontrar o livro certo.
Por incrível que pareça, há momentos em que nos envergonhamos de ser brasileiros. Como é possível, em nosso país, existirem homens como esses que estão ou estiveram nos governando, e um Judiciário tão tendencioso.
A única instituição que deveria afastar-se de toda essa balela, essa vergonha, deveria ser o Judiciário. Deveria manter sua postura da mais absoluta independência, correção e seriedade. No entanto, no final o que vemos é um judiciário fazendo parte de uma torcida organizada, igual à de futebol, mas, para esta ainda se dá a devida desculpa, mas, para o Judiciário não.
Os nossos homens da lei perderam a compostura e a verdadeira dignidade. Estão em pé de guerra, de armas em punho, prontos para atacar, desde que seja Bolsonaro e defender Lula com unhas e dentes, como se fosse um “salvador da pátria”, o “Messias, o homem prometido”. Eles estão querendo entregar o País para o Lula. Eles o julgaram e condenaram, e agora, nem inocentam, nem condenam, e sãos os verdadeiros “babas” do homem, como se tivessem uma dívida de gratidão.
Realmente não dá para entender o que está acontecendo com este país neste momento. É bem verdade que quando você estiver lendo esta crônica, é possível que já tenha o resultado das eleições, mas, seja qual for o resultado, pouco vai importar. Ficou uma demonstração de amadorismo muito grande, uma falta de consideração para com o povo.
Ilustrados candidatos tomaram o povo como um “bando de analfabetos”, de ignorantes, de retardados, que se esqueceram de
gazeta há 20 anos
tudo, que nunca souberam de nada e apareceram como os intocáveis, corretos e honestos, senhores detentores da verdade.
O ressurgimento do Lula mudou tudo. Parece que o País caminhava bem, apesar de todas as dificuldades, com todas as besteiras que o Bolsonaro falava, mas, que pouca gente levava a sério. As coisas caminhavam, depois, começou uma batalha sem limites, uma guerra que atingiu a todos, desestruturou toda a sociedade, desequilibrou as pessoas e a guerrilha se instaurou de tal forma, que chegamos ao final da campanha sem saber exatamente o que cada candidato fará.
Não houve qualquer proposta nova e de destaque, as pessoas só se atacaram e defenderam-se. Não tiveram tempo para formar um consenso, nem entre seus aliados. Não se sabe como o País caminhará no próximo ano, com qualquer que seja o vencedor, pois ninguém se propôs a nada, só ataques, ofensas e violência. Esses são os nossos candidatos e só neles poderemos votar, foi o que nos restou, nenhum deles com bom senso e discernimento, uma vergonha, só esperamos que Deus nos ajude.
Agora você decide, está difícil. Procure em sua consciência o que ela manda e não o que os outros querem. Coloque sua memória para funcionar e lembre-se do País ao tempo de Lula e o País de agora pouco antes das eleições e veja o que é melhor, você é o responsável, então, procure votar bem.
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial
Clube da Cidade Tatuapé restringe uso de piscinas
pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro revelou que o brasileiro lê, em média, 4,96 livros por ano. Pode parecer bastante, mas os franceses, por exemplo, chegam a ler mais de 20 obras no mesmo período. O que explica então o desinteresse pela leitura, especialmente entre os mais jovens, no nosso país?
Uma
Acredito que estas estatísticas negativas sobre leitura estão, em parte, ligadas à obrigatoriedade de ler os grandes clássicos da literatura brasileira durante o ensino básico. Não me entenda mal, não estou criticando os clássicos, longe de mim.
O que quero dizer é que a maioria das pessoas tem dificuldade em ler e interpretar a linguagem rebuscada dessas narrativas. Esta formalidade, aliada à obrigação imposta sobre estas leituras, acaba criando um afastamento entre os jovens e a literatura que infelizmente se estende para a vida toda.
Há algum tempo, em uma conversa de família, soube que minha sobrinha de 15 anos, que até então não gostava de livros, finalmente descobriu sua paixão pela leitura. Isso aconteceu porque ela estava lendo um livro que despertou seu interesse.
Este caso retrata minha crença que defendo quase como um mantra: a pessoa diz não gostar de ler até ler um livro que gosta. Não acho que o ser humano seja avesso à leitura. Acredito apenas que cada um tem estilos, gostos e interesses diferentes.
Desde que comecei a escrever romances profissionalmente, tento reverter este
Como escritora, uso meu ativismo pró-leitura para enfatizar a importância dos livros no desenvolvimento humano. Inclusive, costumo indicar três caminhos para quem não gosta de ler e descobrir como identificar os títulos certos para investir seu tempo.
Para saber quais são os seus gêneros literários preferidos, basta analisar os filmes e séries que você mais assiste. Depois, vale procurar os trabalhos de autores destes gêneros e ler resenhas de livros escritos por eles para encontrar aquele que mais chama a sua atenção.
Tem ainda a regra 80/20: se você leu 20% do livro e não gostou, o melhor é deixá-lo de lado e começar uma nova leitura. Se até ali você não se encantou por aquela história, talvez não seja o livro certo ou mesmo o momento ideal para ele.
Se você conhece alguém que se encaixa neste perfil de brasileiros que não gostam de ler, sugiro estas técnicas. Pode ser o incentivo necessário para que mais uma pessoa descubra o potencial dos livros e se apaixone pelo universo mágico da literatura.
Talvez essa seja a oportunidade de conquistar mais um membro para o clube de leitores. Tudo começa com a primeira página e o primeiro capítulo. Depois as descobertas são infinitas, pois as mais variadas histórias, assuntos e temas estão à nossa disposição.
os termômetros superando trinta graus nas últimas semanas em plena primavera, é natural que as pessoas procurem se refrescar de alguma maneira, seja indo para o litoral, procurando represas ou mesmo espaços aquáticos.
O Clube da Cidade Tatuapé, órgão ligado à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, possui boas piscinas, amplo balneário e vestiários, surgindo como uma excelente opção de lazer para que o paulistano, principalmente o da região Leste da cidade, possa desfrutar de momentos agradáveis, num ambiente familiar.
Por estar bem localizado (ao lado da Estação Carrão do Metrô), o Clube da Cidade Tatuapé tem recebido sócios de todas as regiões da capital, o que tem sobrecarregado a rotina da unidade.
"Não temos capacidade para atender todas as regiões, pois muita gente aqui do bairro tem ficado do lado de
acontecendo
BOLSA TRABALHO
As inscrições para as turmas de 2023 do Programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital estarão abertas a partir de amanhã, dia 31. O curso de formação profissional para jovens de 16 e 20 anos oferece bolsa-auxílio mensal de R$ 627,21 aos alunos que frequentarem pelo menos 85% das atividades. As aulas são ministradas nos Laboratórios Públicos de Fabricação Digital e em outros equipamentos públicos em todas as regiões da cidade. As inscrições devem ser realizadas até 7 de novembro. Para oferecer uma formação completa, fazem parte também da grade curricular do curso temas como direito das juventudes, respeito à diversidade e Direitos Humanos, cidadania ativa, projetos de vida e mundo do trabalho, além de visitas a equipamentos sociais e culturais da cidade.
FROTA CET
fora pela grande demanda", explica a gerente técnica-administrativa Amélia Carrara.
Com a finalidade de priorizar a região, o clube resolveu atender somente pessoas do Tatuapé e bairros circunvizinhos, como Belém, Brás, Mooca, Parque São Jorge, Penha e Vila Esperança.
Para o diretor da unidade, Elias Jabbour, restringir a área de atendimento viabiliza uma maior tranquilidade aos sócios. "A secretaria Municipal de Esportes possui mais de 40 unidades espalhadas por diversas regiões de São Paulo. Se orientarmos a população em frequentar as unidades mais próximas de sua residência, teremos condições de oferecer um atendimento muito melhor", comentou Elias.
O Clube da Cidade Tatuapé fica na Rua Monte Serrat, 230 - Tatuapé. O telefone é 217-7435
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) recebeu 83 veículos modelo “Picape Ranger”, que passam a compor a frota utilizada pelas equipes em campo no atendimento às mais diversas ocorrências, como socorro a veículos quebrados e/ou acidentados, remoção de cargas na pista, ativação de faixas reversíveis, acompanhamento de eventos e transporte de materiais, entre outras atividades operacionais rotineiras de trânsito. Uma novidade que poderá ser facilmente percebida pela população nas novas viaturas é o adesivamento de frases educativas de trânsito. Atualmente, a frota operacional da CET é formada por 880 veículos entre leves (motocicletas, utilitários, vans) e pesados (caminhões, guinchos, bobcat). A chegada de 83 picapes corresponde a um acréscimo de 10% na frota total.
EXPOSIÇÃO
A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) autorizou uma exposição itinerante que vai mostrar à cidade personagens relevantes da história do Brasil e que tiveram seus rostos esquecidos da narrativa histórica oficial. A iniciativa é idealizada pelo Coletivo Coletores, em parceria com quatro unidades do Sesc: Bom Retiro, Centro de Pesquisa e Formação, Belenzinho e Ipiranga. A exposição vai ao encontro do programa Diversos 22 do Sesc, cujo objetivo é refletir sobre o centenário da Semana de Arte Moderna 1922 e o Bicentenário da Independência. A mostra levará, entre os dias 10 e 13 de novembro, o Led Truck, equipado com dois painéis digitais que exibirão imagens dos homenageados. São eles: Maria Felipa de Oliveira, Luísa de Mahin, Luíz Gama, Lima Barreto e Dionísio Barbosa.
PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu SilvaEXPEDIENTE GAZETA DA ZONA LESTE Página 2 30 de outubro de 2022GAZETA DA ZONA LESTE editorial
Com
DA REDAÇÃO
O QUE ERA NOTÍCIA EM 20 de outubro de 2002 EDIÇÃONº 823
AMBIENTE
José Renato Nalini é um jurista, professor, escritor, magistrado e membro da Academia Brasileira da Educação
Luciana de Gnone é escritora, fotógrafa e especialista em comércio exterior
opinião Impressão:
foto da semana A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 DIVULGAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (Coceu), abre inscrições para a 41ª edição do Programa “Recreio nas Férias” com o tema “O brincar e a paz é a gente que faz” a partir da próxima terça-feira, dia 1º. Nesta edição, serão 64 polos participantes, sendo os 58 CEUs, 3 Cecis, 2 instituições Jardim Jaraguá I e Jardim Jaraguá II (DRE MP) e a Emef Bernardo O’Higgins. A 41º edição acontecerá em três semanas, do dia 9 a 27 de janeiro, das 9 às 16 horas.
Página 3GAZETA DA ZONA LESTE
Parque está entre as áreas de lazer mais frequentadas da ZL
Espaço
DA REDAÇÃO
Programa Fábrica de Negócios ajuda pessoas com mais de 50
O projeto faz parte da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa)
REDAÇÃO
Também há sanitários e aparelhos de ginástica para a terceira idade.
Referência
na área de lazer, prática de exercícios físicos e de esportes, o Parque Tiquatira continua sendo a melhor opção da Penha. A criação do parque, há 15 anos, se deu por conta da ação do morador Hélio da Silva. O administrador de empresas, que vive há 63 anos no bairro, plantou mais de 33 mil árvores no local. Quando começou, em 2003, não havia árvores no terreno, bem como faltavam atrativos que reunissem outros moradores no endereço.
Com a ajuda da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Silva criou um diário de todas as espécies plantadas. A atitude do plantador, como ficou conhecido, lhe rendeu vários prêmios e mais de 70 reportagens, na imprensa nacional e internacional. Todo o reconhecimento fez com que ele nunca mais parasse de levar o verde por onde passasse. Por isso, Silva tem planos de conti-
nuar arborizando a área do Cangaíba e da própria Penha. O administrador se orgulha do fato de que o Tiquatira figura entre os mais incríveis parques lineares do mundo.
O parque possui uma área de aproximadamente 320.000 m². Foi o primeiro parque linear implantado na cidade, tendo uma extensão de mais de 3 Km. O espaço existe com o objetivo de favorecer a preservação e recuperação dos córregos e fundos de vale, permitindo garantir ajardinamento e arborização ao longo das margens.
INFRAESTRUTURA
O espaço possui pista de corrida e caminhada, quiosques com mesas e bancos, pista de skate, pista de bicicross, quadras, campo de futebol, áreas de convivência, anfiteatro aberto e bosques. Na área do parque funciona também um Clube Escola e um CDC que cuida de um campo de futebol e uma cancha de bocha.
Na área também foram observadas 20 espécies de aves, incluindo garça-branca- grande, caracará, rolinha, periquito-rico, anu-preto, beija-flor-tesoura, joão-de- barro, ferreirinho-relógio, suiriri-cavaleiro, bem-te-vi, corruíra, sabiá-laranjeira, sabiá-do-campo, cambacica, sanhaçu-cinzento, chopim e bico-de-lacre.
Dentre a vegetação destacam-se árvores como alfeneiro, araribá-rosa, aroeira-mansa, aroeira-salsa, bambu-imperial, capixingui, cedro, chorão, embaúba-branca, faveira, jerivá, mirindiba-rosa, nespereira, paineira, resedá, sibipiruna e tipuana.
Não há lanchonetes no interior do parque, mas há vários estabelecimentos comerciais ao longo da Avenida Governador Carvalho Pinto que vendem alimentos e bebidas, inclusive alguns bares e restaurantes.
Fotos: Divulgação
Oprograma Fábrica de Negócios da Prefeitura está com inscrições abertas para empreendedores com idade acima dos 50 anos. O curso gratuito é voltado para quem tem uma ideia de negócio, mas não sabe por onde começar, ou para quem já possui um, mas quer aprender os conceitos de empreendedorismo e estruturar a empresa. As atividades serão realizadas de forma on-line, nos dias 7, 9, 11, 16, 18 e 21 de novembro, das 19 às 21 horas. As inscrições podem ser realizadas até 7 de novembro, às 12 horas, pelo link: www.bit.ly/fabrica50mais.
O projeto, que faz parte da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, tem o objetivo de acelerar o crescimento econômico da cidade e as oportunidades de geração de renda para os cidadãos.
Fábrica de Negócios chega justamente para fortalecer os empreendimentos que estão em fase de criação e podem se tornar grandes empresas”, complementa.
valorização do próprio repertório.
administrador de empresas Hélio da Silva plantou mais de 33 mil árvores no local
“A economia prateada é a terceira maior atividade econômica do mundo, movimentando cerca de US$ 7,1 trilhões anuais e consequentemente, gerando muitas oportunidades em negócios. São Paulo está atenta a esse movimento e busca se preparar para oferecer serviços para essa população, cada vez mais numerosa”, ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Por este motivo, a Prefeitura não tem poupado esforços para promover a geração de renda dessas pessoas, inclusive por meio do empreendedorismo. Esta edição do
O programa Fábrica de Negócios auxilia no desenvolvimento de habilidades empreendedoras, aprendizado de usar ferramentas que auxiliarão na gestão do negócio e possibilitar ampliação de rede de contatos e troca de experiências.
CURSO
As duas primeiras aulas serão orientadas pela pergunta “Tenho uma ideia, e agora?”. Essa fase incentiva a integração entre os participantes, estimulando-os a trocar propostas, percepções e a identificarem oportunidades a partir de suas realidades, buscando alternativas, como a utilização de recursos que eles mesmos possuem e
As demais terão como tema “Teste seu negócio pondo a mão na massa”. Essa etapa tem o intuito de auxiliar os participantes nas principais premissas de seus modelos de negócio. Nela, eles conhecem e adquirem ferramentas fundamentais, como o Canvas - modelo de negócios, para validar ou invalidar sua ideia. O objetivo principal é o desenvolvimento de MVPs Produtos Viáveis Mínimos e a realização de uma primeira venda.
Ao todo, o curso possui carga horária de 12 horas e conta com certificado. Também são oferecidas vagas para pessoas surdas com intérprete de Libras disponível, sendo necessário informar a modalidade na inscrição. As vagas são limitadas.
Página GAZETA DA ZONA LESTE EMPREENDEDORISMO
DA
As atividades serão realizadas de forma on-line, nos dias 7, 9, 11, 16, 18 e 21 de novembro
Divulgação
TIQUATIRA
verde possui uma extensão de aproximadamente 320.000 metros quadrados
Os equipamentos e as pistas de corrida e caminhada estão ao longo da Avenida Governador Carvalho Pinto
Penha Geek volta em novembro com cosplay, animekê e oficinas
Leandro de Itaquera anuncia reedição do enredo de 1992
Além da oficialização do enredo, foi feito o anúncio das mudanças na diretoria
DA REDAÇÃO
Oenredo de 1992 até hoje é lembrado, com satisfação e emoção, pelos mais faná ticos leandrenses. Aquele carnaval marcava o segundo ano do então recém-inaugurado Sambódromo do Anhembi. A agremiação estava cheia de garra sob o canto de Eliana de Lima, com um samba de grande apelo popular, com refrão fácil de assimilar, porém com refino poético na obra assinada pelos composito res: Hugo Bispo, Waldemar, Leo e Amaro Nunes.
Nunca é demais lembrar que a conquista do Polo Cultural Grande Otelo (Sambódromo do Anhem bi) para a municipalidade foi uma luta encabeçada pelo presidente da vermelho e branco, Leandro Alves Martins.
O Centro Cultural Penha irá realizar a 5ª edição do Pe nha Geek, nos dias 5 e 6 de novembro, das 10 às 21 horas. Na oportunidade, irão acontecer even tos de swordplay, campeonato de dance, cosplay, além de oficinas, batalha campal, animekê, bate-papo e muito mais.
Você sabe o que é ser geek? O geek é alguém viciado em tecnolo gia, em computadores e internet. O conceito de geek é semelhante ao conceito de nerd: aquele que tem um profundo interesse por assuntos científicos e tecnológicos, gosta de estudar, é muito inteligente e às ve zes pouco sociável.
A subcultura geek se caracteriza como um estilo de vida, no qual os indivíduos se interessam por tudo o que está relacionado à tecnologia e eletrônica. Gostam de filmes de fic ção científica (Star Wars, Star Trek e outros), são fanáticos por jogos eletrônicos e jogos de tabuleiro.
A diferença entre nerd e geek é a aceitação social e as conotações po sitivas atribuídas aos geeks, pessoas com atitudes “peculiares”, atraídas por todas as novidades no mundo da tecnologia e apaixonadas pelo que fazem. O termo nerd é mais usado de uma maneira depreciati va e jocosa, para caracterizar uma pessoa muito dedicada aos estudos, solitária e com dificuldades em se integrar. A palavra geek teve seu primeiro registro em 1876, e os ge eks eram conhecidos como “bobos” ou “idiotas”, pois eram os artistas de rua que praticavam atos bizarros em suas apresentações, que ficaram conhecidas como geek shows. Por exemplo: os geeks da época, em suas apresentações, comiam vidros ou arrancavam a cabeça de uma ga linha com os dentes.
Mas foi a partir da populari zação da internet, no decorrer dos anos 1990, que o termo adquiriu co notações mais positivas, definindo um novo estilo de vida no qual os
HISTÓRIA
DO CCP
O CCP é um espaço público e cultural composto pela Biblioteca José Paulo Paes, Teatro Martins Penna, Espaço Cultural Mário Zan e Fab Lab. O centro cultural existe, após sua construção em uma área da família Conde Pra tes, por conta da movimentação da Ação Comunitária da Penha entre os anos de 1967 e 1969. Na época, os moradores se reuniram e recolheram por volta de cem mil assinaturas em um abaixo assina do em prol da criação de uma bi blioteca no bairro. A princípio, a construção abrigou duas bibliote cas: a Guilherme de Almeida, para público adulto, e a Sra. Leandro Dupré, infanto-juvenil. Entre os anos 1990 e 1993 o prédio estava fechado por conta de reformas e para que fosse reaberto, mais uma vez contou com a ajuda da comu nidade.
“Voltando à 2022”, a quadra re cebeu um bom público para a ofi cialização do enredo e o anúncio das mudanças na diretoria. O ex periente Maurício Alonso assume a direção de Harmonia. A leandrense Telma Brito assumiu a direção de Carnaval e, em substituição ao car navalesco Amarildo de Mello, entra o jovem, mas também muito expe riente Augusto Oliveira. Ele está no carnaval desde 2013 e começou na escola Unidos do Peruche, na equi pe do próprio Amarildo. Depois passou por outras agremiações,
inclusive na Leandro, em 2019.
“Agora volto realizando um velho sonho que era o de ser carnavalesco da Leandro de Itaquera”, destacou.
Quanto ao enredo, Oliveira disse que será uma releitura de 1992, po rém atualizando para os dias de hoje.
“Estamos trabalhando na adaptação do enredo e nos próximos dias já es taremos com todo o vapor nos traba lhos de barracão”, anunciou.
Os intérpretes Rodrigo Jaco petti e Tays Calhado levantaram o
público presente ao interpretarem o que se tornou um clássico do samba paulistano: “sou Leandro, sou feliz, sou batuque, sou a força da raiz”. Ambos se mostraram muito bem entrosados com a afinadíssima ba teria do Mestre Pelé.
O presidente Leandro Alves Mar tins comentou que a reedição do sam ba de 1992 com certeza agradará toda a comunidade. “É um samba que o nosso povo gosta e com certeza será novamente um grande sucesso para superarmos toda e qualquer dificulda de”, ressaltou.
A nova diretora de carnaval, Telma Brito, com 39 anos de Le andro de Itaquera, conhece a agre miação como poucos. Ela desta cou que a escola virá com cerca de 600 componentes, divididos em 10 alas e com dois carros alegóricos. Telma ressaltou, ainda, que está atuando na confecção de alas, no barracão e fazendo as contratações necessárias.
Página 5GAZETA DA ZONA LESTE30 de outubro de 2022 CARNAVAL
A princesa juvenil, Camila Dias, e a rainha da bateria, Kaluana Luene, estão prontas para animar a avenida
Divulgação
CENTRO CULTURAL
A 5ª edição do evento vai acontecer nos dias 5 e 6, no Largo do Rosário, 20
DA REDAÇÃO
NERD E GEEK
indivíduos se identificam e se sen tem mais confortáveis.
Na subcultura geek os indivíduos se interessam por tudo o que está relacionado à tecnologia e eletrônica Divulgação Telha Vogatex ETERNIT 4mm 2,44x0,5m (Sem Amianto) TODAS AS LOJAS POSSUEM AUTO SERVIÇO | SHOWROOM |LOJA DE SALDOS DE PISOS E REVESTIMENTOSLOJAS ABERTAS AOS FERIADOS DAS 8H ÀS 16H ACABAMENTO HIDRÁULICA ELÉTRICA FERRAMENTAS ILUMINAÇÃO MATERIAL BÁSICO Seg. a Sex. das 8h às 17h50 | Sáb. das 8h às 13h | Ou pelo e-mail: televendas@tumkus.com.br 2704-5275 Seg a Sex. das 8h às 16h Sáb. das 8h as 14h Ou pelo e-mail: sac@tumkus.com.br OFERTA ESPECIAL Piso MAJOPAR 58x58 3828 Extra Piso ELIANE 45x45 Habitat Cimento Uso Externo Extra Revestimento C.ALMEIDA 32x62 Bold 32HDA21 Extra Porcelanato REALCE 61x61 Vogue 61077 Extra Porcelanato PORTO FERREIRA 52x104 Urban Gray Extra Porcelanato HELENA 61x120 Comcept Onix Extra Porcelanato GAUDI 80x80 Broadway Dark Grey Extra Porcelanato ROCA 120x250 Calacata Light Extra Porcelanato PORTINARI 87x87 York White Extra Revestimento REALCE 51x115 Freijo-51015/17 Extra Ofertas válidas de 27/10/2022 até 10/11/2022. Garantimos a quantidade mínima de 6 unidades ou 100m² ou 180L em nosso Centro de Distribuição enquanto durarem nossos estoques.. Reservamo-nos o direito de limitar por cliente a quantidade dos produtos anunciados. Fotos somente para efeito ilustrativo. Valor do frete não incluso nos preços anunciados. Preços à vista somente para retirada. *2- Parcela mínima de 50 reais. *4- A Loja 4, localizada na Rua Giovanni Batista Pirelli não possui este serviço. Cód. 43069 Por m R$ 24,50 Por m R$ 42,90 Por m R$ 25,70 Por m R$ 41,80 Por m R$ 51,60 Por m R$ 61,20 Por m R$ 68,30 Por m R$ 86,30 Por m R$ 155,20 Por m R$ 389,00 Cada R$ 516,90 Cada R$ 17,30Cada R$ 20,50 Cada R$ 112,50 Cód. 38404 Cód. 40609 Cód. 42112 42113 Cód. 42107 Cód. 39806 Cód. 41608 Cód. 42584 Cód. 41846 Cód. 34824 Cód. 25814Cód. 39333 Cód. 35592 Cód. 41179 Cód. 39708 39703 TUDO EM ATÉ EM TODOS OS CARTÕES6 x SEM JUROS SERVIÇOS*³ DISPONÍVEIS EM NOSSAS LOJAS: ³ Consulte serviços e condições nas lojas.LOJAS www.tumkus.com.br /tumkus PISOS REVESTIMENTOS ESTACIONAMENTO GRATUÍTO CAFÉ CORTESIA CREDIÁRIO LAB COR TINTAS PREPARADAS CURSOS PARA PROFISSIONAIS ENTREGA EM DOMICÍLIO TROCA DE MERCADORIA PORCELANATOS GRANDES FORMATOS Cód. 41473 1 - MATRIZ Avenida do Oratório, 3330 Pq. São Lucas - São Paulo Tel: 2024-6555 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO Avenida do Oratório, 6550 Vila Industrial - São Paulo Tel: 2703-5789 Segunda a Sexta das 8h às 17h Sábado das 8h às 16h Para Retirada de Mercadoria 2 - ANA MARIA Rua do Oratório, 4906 Jd. Ana Maria - Santo André Tel: 4479-3199 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h 3 - PARAÍSO Avenida Pereira Barreto, 2355 Jd. Paraíso - Santo André Tel: 4426-4101 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h 4 - MARAJOARA Rua Giovanni Batista Pirelli, 1525 Pq. Marajoara - Santo André Tel: 4474-1314 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h Cada R$ 7,90 Cód. 27203 Cada R$ 683,00 Cód. 35300 Cada R$ 119,50 Cada R$ 168,50 Cód. 37743 Cód. 262 263 268 265 26626733597 Conduite Amarelo TIGRE 25mm 3/4’’ Rolo com 50m Tanque Mármore Sintético DECORALITA Branco 50x40cm R$ 127 Cabo Fexível SIL 2,5mm Rolo com 100m Argamassa AC-II Super Flexível FORTALEZA Cinza Uso Interno / Externo 20kg Pia Nobre Isocril Preto I.CORSO com Cuba Inox 1,20x0,55m Tinta Látex IRAJÁ Acrílico Econômico Branco 18L Tinta Látex Decora Matte CORAL Acrílico Premium Branco Fosco 18L Gabinete Dual de Cozinha LOCATT Branco/ Preto para Pia de 1,2m Lâmpada LED LORENZETTI Luz Branca 9W Bivolt Cada R$ 399,50
Página GAZETA DA ZONA LESTE 30 de outubro de 2022 2339-8674WWW.DIALOGO.COM.BR DIGITE QUADRA DIÁLOGO VISITE O STAND E CONHEÇA A MAQUETE SHOWROOM: AV. VILA EMA, 1.920 OU AV. PROF. LUIZ IGNÁCIO ANHAIA MELLO, 3.705 * MAIS DE 5.300M2 COM LAZER DE CLUBE ANTECIPE-SE AO LANÇAMENTO | ENTRE A VILA PRUDENTE E A VILA EMA A 350M DA ESTAÇÃO** QUADRA HOME QUADRA SMART QUADRA MENSAIS A PARTIR DE R$ 899,00*** PERSPECTIVA ILUSTRADA DA FACHADA E muito mais... Salão de JogosFitness Piscina com Raia de 25m 2 Salões de Festas 3 Churrasqueiras Quadra Recreativa PARA VOCÊ E PARA A VILA PRUDENTE. INFRAESTRUTURA PRONTA PARA SISTEMA DE AR-CONDICIONADO NO DORMITÓRIO 1* ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO NATURAIS 1 TOMADA COM PORTA USB NO DORMITÓRIO E NA SUÍTE INFRAESTRUTURA PRONTA PARA SISTEMA DE AR-CONDICIONADO NA SUÍTE* JANELA COM PERSIANA DE ENROLAR NA SUÍTE* MISTURADOR DE ÁGUA QUENTE NAS TORNEIRAS DOS BANHEIROS SOCIAIS INFRAESTRUTURA PARA AQUECEDOR DE PASSAGEM A GÁS* TERRAÇO ENTREGUE COM BANCADA DE GRANITO, CUBA E CHURRASQUEIRA EMBUTIDA A CARVÃO TODAS AS BACIAS COM CAIXA ACOPLADA E SISTEMA DE ECONOMIA DE ÁGUA ECOFLUSH ÁREA TÉCNICA PARA AR-CONDICIONADO (SEM ACESSO) JANELA COM PERSIANA DE ENROLAR NO DORMITÓRIO 1* PIA COM BANCADA DE GRANITO, CUBA DUPLA E MISTURADOR DE ÁGUA QUENTE, PONTO DE ÁGUA PARA FILTRO DE BANCADA E GELADEIRA 3 DORMS. (1 SUÍTE) | 98m2 PLANTA COM LAVABO TORRE 2 - FINAIS: 1, 4, 5 E 8 FUTURO LANÇAMENTO: REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO: Empreendimento registrado em 16/08/2022 na Matrícula nº 251.304. Número do Registro: R.1 – Incorporação no 6 Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo. LPS São Paulo Consultoria de Imóveis Ltda. CRECI: 24.073-J. Rua Estados Unidos, 1.971 – Jardim América – São Paulo-SP – CEP 01427-002. Tel.: (11) 3067-0000. JD Gestão Consultoria de Imóveis Ltda - Rua Serra de Botucatu, 641/561 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03317-000. CRECI: 37.379. Tel.: (11) 3506-0000 –www.jdhouse.com.br. Imagens ilustrativas. *Conforme Memorial Descritivo. **Distância a pé, fonte: Google Maps. Imagem autorizada pelo Metrô – Termo n 40002788– vigente até 02/02/2023. ***Consulte condições. Sugestão de decoração. Móveis em dimensões comerciais não fazem parte do contrato. Medidas internas de face a face, conforme Memorial Descritivo. *Conforme Memorial Descritivo.