Gazeta da Zona Leste - 1812

Page 1

Vacinação combate casos de meningite

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está combatendo o surto de meningite registrado nas regiões da Vila Formosa. De acordo com o órgão, foram vacinadas cerca de 20 mil pessoas com as vacinas meningocócica C e ACWY. A doença é uma infecção bacteriana aguda que causa inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central.

VEJA + PÁGINA 3

Festa na Vila Prudente

A Vila Prudente completou 132 anos. Para festejar oficialmente a data, o evento prestou homenagem às famílias fundadoras do bairro e reuniu lideranças locais. Em complemento às comemorações, também está sendo realizada hoje, dia 9, e nos dias 15 e 16, a 1ª Festa de Nossa Senhora de Aparecida na Paróquia São

de Vila Zelina.

VEJA

O Projeto de Lei Orçamentária Anual para o exercício do próximo ano é de mais de R$ 95 bilhões. Junto ao plano, também foram acrescentados gastos em investimentos de R$ 11,5 bilhões. Segundo a Prefeitura, grande parte do dinheiro será empregada em obras de habitação, infraestrutura viária, transporte e em sistemas cicloviários. > VEJA + PÁGINA 3

11 98193-8399fique ainda + conectado com a região:

/GAZETA DA ZONA LESTE@GAZETADAZONALESTE /GRUPOLESTETV
gazetavirtual.com.brDISTRIBUIÇÃO GRATUITADESDE 1978 GAZETA DA ZONA LESTE nº 1.812 SÃO PAULO, 9 DE OUTUBRO DE 2022 Divulgação
PARA 2023 Orçamento bilionário
José
>
+ PÁGINA 5 FUNDADA HÁ 132 ANOS Divulgação
>
VILA FORMOSA
Divulgação

Enchentes

Após a chegada da primavera, a cidade espera pelos resultados dos investimentos no combate às enchentes. Isso porque, até agora, os governos municipal e estadual apresentaram ações pontuais em algumas regiões. No entanto, a população sabe que os problemas mais graves estão nas áreas mais pobres e poucas intervenções criaram expectativas positivas. A verdade é que, somente quando os temporais chegarem, moradores próximos a regiões de córregos, rios e várzeas terão a exata noção das possíveis consequências. A propósito, existe a probabilidade de que as chuvas sejam cada vez mais intensas no m deste ano e início do próximo.

Portanto, falta uma comunicação mais segura a respeito de planejamento, obras e resultados. As apresentações de maquetes e de resultados numéricos de diminuição de alagamentos no papel não são su cientes para quem precisa deixar a própria casa às pressas. Quem perde tudo nas cheias e se vê obrigado a aceitar um abrigo público precisa de respostas concretas e explicações palpáveis em relação a resultados. As famílias podem car tranquilas em suas residências, independente do volume das águas? Motoristas vão poder circular por todas as ruas e avenidas da cidade sem preocupação?

Essas perguntas esperam por respostas desde que governos do passado decidiram “corrigir” o traçado de rios, além de canalizá-los. Quando os ciclos naturais tentaram ser controlados, os resultados foram catastró cos. Principalmente com o avanço desmesurado das construções. O piso, que era permeável, foi tomado por concreto e asfalto. O progresso, inevitável, tornou SP mais cinza e produtiva, com fábricas, lojas, comércios e outros polos de serviços.

Todo o desenvolvimento, sem dúvida, resultou em status e riquezas que perduram até hoje. Contudo, os cuidados com o meio ambiente foram negligenciados, passando por tentativas de adaptações e correções sem sentido. O rio Tietê, por exemplo, recebeu bilhões em verbas para o seu desassoreamento. Porém, continua transbordando e causando vários danos à cidade. O rio Aricanduva sempre esteve entre os planos de contenção de alagamentos, desde São Mateus até parte do Tatuapé. Nesse caso, mais uma vez, bilhões em gastos foram despejados em obras. Entretanto, a natureza segue provando para nós que precisaríamos estar ao lado dela e não contra. Quanto mais o homem fecha os olhos para a realidade, mais ela se mostra.

Infelizmente, governantes e todos os técnicos envolvidos em secretarias e departamentos de engenharia sofrem todos os anos com a elevação do nível das chuvas e dos rios. Ao mesmo tempo, há tanto lixo nos córregos que os transbordamentos inundam bairros inteiros. Em seguida, Prefeitura e Estado deslocam equipes de Defesa Civil, Assistência Social e limpeza para somar os prejuízos e apresentar algum tipo de indenização. Assim, o tempo passa e os erros se repetem.

CRESCIMENTO

As constantes mudanças e decisões controvertidas do Poder Judiciário

É um fenômeno ou apenas um ‘apoio fantasma’ convencional?

teligentes, cultos, sensatos, respeitados, verdadeiros estadistas, odiavam o PT e o Lula e agora vão “lamber as botas do Lula”.

Em

uma sociedade complexa e uma com grande diversidade de situações é comum que o Poder Judiciário tenha dificuldade de padronizar decisões ou manter um determinado posicionamento.

A investidura e independência do magistrado norteia basicamente nossos princípios democráticos que conferem ao Poder Judiciário a sua independência e neutralidade nas decisões que deve tomar, sem interferência ou suspeição.

Ou seja, o juiz por sua convicção e tão somente ela, baseando em lei pode decidir os casos encaminhados à sua análise através de uma demanda judicial.

O que fica evidente nos dias de hoje é que em um caso similar podem ocorrer duas decisões totalmente distintas. O mesmo assunto pode ser conduzido de forma oposta e cada vez mais isso se torna comum. O recurso e os Tribunais Superiores teriam a fundamentação de revisar e padronizar as questões, tornando-se assim sua função revisora de decisões e balizar questões da sociedade de forma uniforme, oferecendo-se assim uma segurança jurídica aos jurisdicionados de que determinado ato, fato ou ação, a Justiça entenderia daquele formato, criando-se então a jurisprudência.

Só que, infelizmente, devido ao grande volume de demandas e a constante mudança dos magistrado, as próprias decisões dos Tribunais se tornam divergentes e totalmente contraditórias. É comum na Justiça verificar um mesmo magistrados decidir de forma totalmente diversa sobre o mesmo assunto, e pasmem, manter sua convicção em ambos os casos.

Isso evidencia um grande malefício à sociedade, que sem saber como se portar em determinado fato ou assunto, recorre sempre ao Judiciário para renovar os questionamentos, que acaba sempre na dúvida se irão manter ou reavaliar o posicionamento.

Essa insegurança jurídica faz mal para a sociedade, as transações comerciais, a relação de emprego, as questões familiares, discussões criminais, enfim, não traz nenhum benefício à sociedade e consequentemente aos próprios magistrados que vivem juntamente conosco, meros mortais.

A imparcialidade que a magistratura tem investido ao seu cargo deve ter um caráter que traga a todos nós uma segurança jurídica de lógica e coesão.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

EDUCAÇÃO Digitalização das aulas

Nos dias atuais é quase impossível negar que a tecnologia faz parte da rotina de crianças, adolescentes e jovens. Inclusive, essa relação com o digital ultrapassou barreiras e atingiu ambientes tradicionais como o escolar, impactando diretamente os vínculos entre aluno e professor. Se por um lado, os docentes que resistem às mudanças tecnológicas ficam desatualizados e presos a métodos antigos, por outro o professor que alia tecnologia à dinâmica dos alunos, consegue se beneficiar de funcionalidades e facilidades, que tornam a jornada de aprendizagem mais dinâmica e atraente para os discentes.

Com o auxílio da tecnologia, o professor tem acesso mais rápido aos conteúdos e consegue desenvolver aulas e atividades mais dinâmicas e interativas, além de estar mais conectado ao aluno e suas necessidades, estabelecendo uma comunicação e acompanhamento pedagógico mais contínuo e interativo.

Dessa forma, o docente consegue ser mais objetivo em suas aulas e potencializar capacidades acadêmicas e intelectuais em toda a turma. A transformação digital promove mudanças significativas relacionadas ao comportamento, engajamento e performance de cada estudante, que se transforma em protagonista e pensador capaz de encontrar a solução de problemas.

Além de aproximar a rotina escolar a um ambiente que é bastante familiarizado com o do estudante, soluções tecnológicas são capazes de aproximar o professor dos alunos, para que possam

compartilhar dos mesmos hábitos e realidade. De recursos digitais, como tablets e lousas inteligentes, a aplicativos e plataformas de tutoria on-line e em tempo real, a digitalização da sala de aula tem como objetivo central promover educação de mais qualidade e personalizada, que contribua para o desenvolvimento educacional do aluno.

Porém, é importante ressaltar que mesmo com avanços significativos nos últimos anos, impulsionados pela pandemia, a transformação digital na educação brasileira caminha a passos lentos e levará um tempo para impactar todos os estudantes do País. Desde investimentos em estrutura e capacitação de professores à introdução dessas ferramentas em sala de aula, o Brasil ainda tem muito que aprender com as nações de primeiro mundo, como Estados Unidos, Inglaterra e alguns países europeus, para introduzir tecnologia que ajude o professor em sala de aula e desenvolva o aluno.

Há muitas novidades em tecnologia para educação que deverão surgir em um curto espaço de tempo, e assim, ditar como será o futuro da sala de aula - seja no Brasil ou no mundo - e entendemos que, apesar de estar em um ritmo mais lento, a digitalização da sala de aula vai acontecer no País e, ao longo do tempo, conseguiremos quebrar as barreiras e ampliar o acesso ao ensino de qualidade para todos. Além de transformar o mercado, a era digital vai direcionar o futuro da educação pós-pandemia.

Alguma coisa está escondida, não é possível, está muito difícil de acreditar.

Pedro Malan, Pérsio Arida, Edmar Bacha e Armindo Fraga, outrora adversários ferrenhos de Lula e do lulismo, assim como de todo o PT, agora dizem que apoiam Lula.

São quatro cérebros, expoentes da economia brasileira que passaram pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central, que fizeram parte da implantação do plano redentor da economia, ao lado do não menos expoente Fernando Henrique e que agora, assim como estes, também apoiam Lula e o PT. Sem falar em José Serra, que até disputou eleições contra Lula.

O que está acontecendo? Será que a pandemia da Covid atingiu eles, enfraquecendo seus cérebros? Estarão já de tal forma envelhecidos, que se esqueceram de quem foi Lula e todos os seguidores e o que ele fez com a nossa economia? Será que eles, tal qual o Alckmin, querem que Lula volte ao local do crime, para sepultar o cadáver que ficou insepulto?

Pode ser que eles queiram que Lula faça o que está prometendo, ou seja: “agora vou fazer melhor”, claro ele ainda deixou algumas pedras sobre pedras e agora que acabar com todas as pedras, quer fazer melhor o que deixou de fazer ou fez em detrimento do povo.

A coisa é de tal forma absurda que dá medo. Alguma coisa muito séria está por trás de tudo isso, certamente alguma coisa eles estão tramando, tanto que o Temer não quis entrar nessa e se diz neutro.

Boa coisa não vem daí. São homens in-

gazeta há 20 anos

Lula sequer apresentou um projeto de governo, disse que o faria somente após eleito, e mesmo assim obteve uma vitória em primeiro turno, o que demonstra que o povo realmente nem sabe em quem está votando. Como votar em alguém que sequer tem um plano de governo?

A Simone Tebet, minha neta, a chama de “Tablete”, apesar de apoiá-lo, outra coisa, muito estranha, diz que o Lula menosprezou o eleitor ao olhar pelo retrovisor. Não tinha e nem apresentou um programa de governo e sequer tem um plano, continua no escuro e a continuar assim, mais uma vez o povo vai votar em um homem que, sabidamente, já está ultrapassado e esclerosado.

Ainda agora, ao discursar, disse que os apartamentos construídos pelo governo não têm uma varandinha sequer. O coitado do morador não tem onde soltar um “pum”, tem que soltar no meio da sala. Vejam se isso é plano de governo, se isso é meta. Continua dizendo que o povo não pode mais comer picanha, nem comprar um carrinho, ora, muitos compraram e depois devolveram por não ter como pagar e perdendo tudo o que pagaram.

Como é possível que homens da categoria desses economistas apoiem a volta de um homem desses ao poder. Sem sombra de dúvidas, há alguma coisa muito séria atrás disso tudo. No mínimo estão fazendo um complô para alguma manobra para a qual o Bolsonaro não aceitou.

1ª Integração Geral da Nenê de Vila Matilde

ANenê de Vila Matilde realizará hoje, domingo, dia 13, das 9 às 23 horas, na Rua Julio Rinaldi, 1, Vila Salete, Penha, a 1ª Integração Geral da Nenê de Vila Matilde, em "Um dia da Nenê" na "arrancada para o Carnaval 2003" e "Apresentação das Fantasias Pilotos", com o enredo que neste ano vem homenageando Ziraldo, escritor, jornalista e cartunista.

Com isso, a comunidade, liderada por seu presidente, Alberto Alves da Silva Filho, o Betinho, conclama todos os simpatizantes, torcedores, empresários da região, líderes comunitários e componentes da escola para conhecerem sua visão sobre a função da Escola de Samba como legítima instituição de 3º Setor, e vocação natural para implementar ações sociais de cidadania, ações culturais/artísticas, ações educacionais, esportivas e de saúde.

POLICIAIS RECEBEM MORADIA DA CDHU

Cerca de 6.800 famílias de policiais

acontecendo

ORÇAMENTO

A Prefeitura realizará, a partir de amanhã, dia 10, as Audiências Públicas Devolutivas do Projeto de Lei Orçamentária (Ploa) de 2023 - Orçamento Cidadão. As atividades vão ocorrer até o próximo dia 27, de forma on-line, pela plataforma Microsoft Teams, com início às 18h30. Posteriormente, as gravações das audiências serão disponibilizadas no canal da Coordenadoria de Planejamento da Secretaria da Fazenda pelo link: https:// bit.ly/3C6cnCD. A reunião da Subprefeitura Penha será no dia 25 e o link de participação é o https://bit.ly/3M93c9q. Subprefeitura Aricanduva/Formosa/ Carrão: dia 25, pelo link: https:// bit.ly/3EgOkUh. Subprefeitura Mooca, dia 26, pelo link: https:// bit.ly/3McTwL2. Subprefeitura Vila Prudente, dia 26, pelo link: https://bit.ly/3EgDJsp.

civis militares e científicos estão realizando o sonho da casa própria. Eles receberam, até o último dia 17, cartas de crédito (4.425) ou foram contemplados com moradias (2.362), construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Trata-se de um programa desenvolvido pela CDHU em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com recursos de R$ 150 milhões, que deverá atender, até o final do ano, cerca de 8 mil famílias de policiais da capital e do interior.

O contingente total das polícias civil, militar e científica é de 120 mil.

Após comprovar renda familiar de até R$ 2.353,00, ter família construída, morar no município em que pleiteia o imóvel há pelo menos um ano e trabalhar na corporação também há pelo menos um ano, os policiais puderam optar por moradias disponíveis em conjuntos da CDHU no valor de R$ 35 mil, para a capital e região metropolitana, ou R$ 30 mil para o interior.

LINHA VERDE O cruzamento da Rua Padre João com a Rua Raul de Freitas, na Penha, está interditado para obras da Linha 2 Verde do Metrô com duração prevista de 48 meses. Os veículos oriundos da Rua Santo Antero poderão seguir em frente, à direita na Rua Matusalém Matoso, à direita na Rua Antônio Lobo e à direita na Rua Padre João; os veículos oriundos da Rua Maria Emília poderão seguir à direita na Rua Raul de Freitas, à esquerda na Rua Antônio Lobo e à direita na Rua Padre João; os veículos oriundos da Rua Antônio Lobo poderão seguir pela Rua Paracanã, à direita na Rua Raul de Freitas, à esquerda na Rua Maria Emília, à direita na Rua Francisco Coimbra, à direita na Rua Rosa Pavone, à direita na Rua Santo Antero e à direita na Rua Padre João. Mais informações de trânsito pelo 156.

CONSELHO Estão abertas duas vagas de titulares e duas vagas de suplentes para compor o Cacs-Fundeb, o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O mandato começa em 1º de janeiro de 2023 e se estende até 31 de dezembro de 2026. As inscrições terão início no próximo dia 17. A função de conselheiro não é remunerada, sendo considerada de relevante interesse social e os representantes das OSCs interessados em exercê-la deverão ter disponibilidade de tempo para participar das reuniões ordinárias e dos encontros de formação. A organização interessada em participar da eleição deverá preencher o formulário de inscrição, até 18 de novembro, por meio do link https://bit.ly/3V2uYrZ.

PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu SilvaEXPEDIENTE GAZETA DA ZONA LESTE Página 2 9 de outubro de 2022GAZETA DA ZONA LESTE editorial
DA REDAÇÃO
O QUE ERA NOTÍCIA EM 13 de outubro de 2002 EDIÇÃONº 820
POR THIAGO MASSICANO
POR
Raphael Coelho é CEO e fundador do Tutor Mundi, plataforma de aprendizagem para escolas
opinião Impressão:
foto da semana A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 DIVULGAÇÃO POR SERGIO CARREIRO DE TEVES
Ao
centro de cabelo castanho Marilena Pacios (Superintendente da Cruz Verde), o casal Lucia e Oswaldo Giroldo (Pizza Paulista 10) ladeados por personalidades da TV e do esporte, em noite da 11ª edição da Pizza Solidária na Pizza Paulista 10 com a renda revertida para a Associação Cruz Verde, que há mais de 60 anos cuida de bebês, jovens e adultos com paralisia cerebral grave.
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

Vila Formosa e Aricanduva têm Vacinação contra a meningite

Até o momento, foram notificados 56 casos de doença meningocócica em toda a capital

DA REDAÇÃO AÇÕES DE PREVENÇÃO

SP terá orçamento de R$ 95,8 bi

Municipal da Saúde (SMS) vacinou cerca de 20 mil pessoas com as vacinas meningocócica C e ACWY na região dos distri tos administrativos de Vila For mosa e Aricanduva. A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda que causa in flamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra através de secreções respiratórias (salivas, espirro, tosse).

ASecretaria

Conforme a SMS, em razão dos recentes casos localizados na Vila Formosa/Aricanduva, entre os meses de julho e setembro, foram desencadeadas ações de prevenção e controle, como a in tensificação vacinal por bloqueio. Na região foram registrados cinco casos de meningite meningocóci ca do mesmo tipo C, no período de 16 de julho a 15 de setembro, sen do um bebê de 2 meses e adultos de 20, 21, 42 e 61 anos de idade.

três meses e 64 anos, devem apre sentar comprovante de endereço, trabalho ou de estudo. Para con sultar se o endereço de residência, de emprego ou escolar está con templado no perímetro delimitado para a vacinação basta acessar o link: https://bit.ly/3SOo8Vm e verificar as ruas contempladas no bloqueio vacinal.

Até o momento, foram noti ficados 56 casos de doença me ningocócica em toda a capital. Durante o mesmo período de 2019 (janeiro a setembro) foram registrados 158 casos da doença, ou seja, uma redução de 64,5% no âmbito geral. O número de óbitos decorrentes da doença também registrou queda. Foram nove, ao todo, neste ano até o momento, ante 28 em 2019.

A secretaria relatou que a intensificação vacinal contra a doença está sendo realizada no perímetro delimitado de 3 km dentro da região em que os cinco casos foram registrados e que abrangem quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) locais: UBS Formosa II, UBS Vila Gua rani, UBS Jardim Iva e UBS Co mendador José Gonzalez.

Para receber a vacina, pessoas que residem, trabalham ou estu dam nessa região, com idade entre

Atualmente, o município dis põe um estoque de 146 mil doses da vacina meningite meningocó cica C e 50 mil doses da vacina meningite ACWY, disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

As duas vacinas estão dispo níveis para públicos específicos e preconizadas tanto pelo PNI, quanto pelo Ministério da Saúde (MS). Como parte do calendário vacinal de rotina, o imunizante contra a meningite meningocó cica C deve ser aplicado em be bês de 3,5 e 12 meses. Já o de meningite ACWY, atualmente, é aplicado na faixa etária de 11 a 14 anos de idade.

DA REDAÇÃO

Oprefeito Ricardo Nunes apresentou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício do próximo ano. A proposta de orçamento municipal é de mais de R$ 95,82 bilhões e os inves timentos passaram de R$ 7,2 bilhões neste ano para R$ 11,5 bilhões, em 2023.

Segundo Nunes, a área que receberá o maior investimento é a da habitação, com aproxi madamente R$ 4 bilhões. Con forme o prefeito, o dinheiro será direcionado para ações e programas habitacionais que beneficiem pessoas de baixa renda e população em vulne rabilidade social e em situação de rua.

ônibus e a expansão do sistema cicloviário. O projeto da Pre feitura trata, ainda, de recursos para a construção, ampliação e reforma de escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs).

O Projeto Avança Saúde está ligado a reformas e novos equi pamentos. Já no setor de urba nismo serão investidos recursos em pavimentação e recapeamen to de vias. Entre as obras estão: Operação Tapa-Buraco, recupe ração e reforço de pontes e via dutos e reforma e acessibilidade em calçadas, entre outros.

bém será destinado às 32 subprefeituras. A proposta de distribuição regional não al tera as verbas destinadas pela Lei Orçamentária Anual. A Subprefeitura Aricanduva/ Formosa/Carrão receberá R$ 195.185.620. Já a Subprefei tura de Vila Prudente terá à disposição R$ 107.918.200. A Subprefeitura Mooca terá R$ 229.904.247 e a Subprefeitura Penha, R$ 130.966.691.

Há um estoque de 146 mil doses da vacina meningite meningocócica C e 50 mil doses da vacina meningite ACWY

Durante a apresentação, foi destacada a implantação do BRT – Aricanduva, além de no vos corredores e terminais de

Outras áreas, em destaque, terão os seguintes investimen tos: saneamento (R$ 1,09 bi lhão), educação (R$ 534,25 milhões), saúde (R$ 419,34 milhões); cultura (R$ 145,43 milhões); gestão ambiental (R$ 109,44 milhões); segurança ur bana (R$ 83,75 milhões) e tra balho (R$ 75,02 milhões).

Parte do orçamento tam

De acordo com Nunes, o orçamento levou em conta fa tores como fortes efeitos da inflação, incerteza do cenário econômico, projeção da recei ta, a reforma da Previdência com o aporte do imposto de renda, o acordo com a União sobre a demanda do Campo de Marte, entre outros. Ele afir mou que o orçamento é realista e prioriza a melhoria da qua lidade de vida da cidade e das pessoas.

Página 3GAZETA DA ZONA LESTE SAÚDE
Divulgação PROJETO DE LEI
A habitação receberá cerca de R$ 4 bilhões, o maior valor de investimento da cidade
Foi destacada a implantação do BRT – Aricanduva, além de corredores de ônibus e ciclofaixas Divulgação

Berlin Costelaria Premium Sucesso absoluto em São Paulo

Inaugurada há seis meses, a Berlin Costelaria Premium chegou à região com fama e cardápio de gente grande, trazendo na bagagem o know-how de mais de 25 anos de sucesso em Santo André e São Bernardo.

CONSOLIDAÇÃO

Eleita pela Revista Veja como a melhor costela do ABC paulista, a nova unidade da Berlin Costelaria já se consolidou e vem atraindo os paladares mais apurados, principalmente na Zona Leste da cidade.

Depois, a casa se apresenta em um ambiente rústico, ideal para reuniões e refeições rápidas. Similarmente, o happy hour também é uma excelente opção. Além do salão, a Berlin Premium também possui empório e uma boutique com vários tipos de carnes nobres.

DIFERENCIAL

A forma de preparo oferecida pela Berlin exige que a carne seja assada em churrasqueira especial por no mínimo 12 horas e resulta em uma carne macia e de sabor marcante, o que agrada aos paladares mais exigentes. Assim, a costela é servida da forma autêntica e original, desfi ada, com mandioca cozida no réchaud. Além disso, para quem pede em casa, as embalagens são especiais para manter a qualidade dos pratos.

CARDÁPIO RECHEADO

A tradicional Costela com Mandioca é o carro-chefe, resultado da incrível união dos produtos mais apreciados da Berlin. Mas outros preparos de corte de costela, que variam da exótica Costela de Tambaqui à tradicional Costelinha Barbecue, têm o mesmo sucesso. Destaque também para o Parmegiana de Costela (desfi ada e coberta de molho ao sugo e mussarela gratinada) e para o Escondidinho Berlin (desfi ada e coberta com purê de mandioca e parmesão gratinado).

ALMOÇO E HAPPY HOUR

A Berlin Costelaria Premium oferece ainda outras duas modalidades de serviço exclusivas para consumir a costela. No almoço, buff et completo com mais de 50 opções de pratos quentes e saladas. E no happy hour, o Festival de Costela, onde é servida a Costela com mandioca no réchaud e vários outros acompanhamentos, tudo à vontade e por um preço único.

SERVIÇO

Berlin Costelaria Premium – Avenida do Estado, 6622 –Ipiranga (Dentro do Premium Auto Shopping). Aberta de segunda a sábado das 11 às 20 horas e aos domingos das 11 às 18 horas. Mais informações em (11) 93083-5091 ou www.berlincostelaria.com.br. Peça pelo Ifood.

VITRINENEGOCIOS ´ Página 4 GAZETA DA ZONA LESTE
Eleita pela Revista Veja como a melhor costela do ABC paulista, a nova unidade da Berlin Costelaria já se consolidou e vem atraindo os paladares mais apurados Melhor costela do ABC já caiu no gosto dos paulistanos
GRUPO ARMSTRONG ®

Vila Prudente faz 132 anos

No local há barracas de doces, fogazza, lanches, comidas italiana, argentina e brasileira

DA REDAÇÃO 15 horas haverá procissão no entorno da igreja. Vendas de bolo de Aparecida, R$ 5,00.

Naúltima terça-feira, dia 4, a Vila Prudente completou 132 anos. Para festejar oficialmente a data, foi realizada uma cerimônia na praça do Centenário, promovida pelo Círculo de Trabalhadores. O evento prestou homenagem às famílias fundadoras e reuniu lideranças locais. Estavam presentes o presidente do Círculo, Newton Zadra, e demais diretores; a vereadora Edir Sales (PSD), a subprefeita de Vila Prudente, Elisete Mesquita, e a presidente da OAB Vila Prudente, Renata Quadrado.

Em complemento às comemorações, também está sendo realizada hoje, dia 9, e nos dias 15 e 16, a 1ª Festa de Nossa Senhora de Aparecida na Paróquia São José de Vila Zelina. Haverá barracas dos doces, fogazza, lanches, comidas italiana, argentina, brasileira, batatas e bebida. Horários: sábados, das 18 às 21h30 e domingos, das 12 às 20h30. No dia 12 serão rezadas missas às 8 e 15 horas. Antes da missa das

HISTÓRIA

Em 1829, o comerciante João Pedroso, dono de extensas áreas de Vila Prudente, utilizava as terras para pastos e cultivo de frutas. O terreno do comerciante correspondia às áreas conhecidas hoje como Vila Ema, Vila Diva, Vila Guarani, Vila Zelina, Vila Bela, Jardim Independência, Vila Alpina, Parque São Lucas, Parque Santa Madalena, Fazenda da Juta, Vila Industrial e Jardim Guairaca. Após a morte do comerciante, o herdeiro Antônio Pedroso, e sua esposa Martinha Maria, passaram a administrar as terras do pai.

MARTINHA MARIA

Em 1870, pouco mais da metade do que é hoje a Vila Prudente, Mooca e Belenzinho, pertenciam a Martinha Maria, já viúva na época. Vinte anos depois, ela venderia suas terras – conhecidas como Campo Grande – a três irmãos, imigrantes italianos, que transformariam o grande terreno

em uma próspera vila industrial, a Fábrica de Chocolates e Confeitos Falchi, com loteamentos para moradia de operários.

CHOCOLATES FALCHI

A fundação de Vila Prudente acontece em 4 de outubro de 1890. Foi neste ano que os irmãos Emídio, Panfílio e Bernardino Falchi, com auxílio do financista Serafim Corso, compraram a gleba de terra dos Pedroso e instalaram a primeira indústria da região, a Fábrica de Chocolates Falchi. Os Falchi tinham a pretensão de lotear e realizar outros negócios no grande terreno adquirido.O operariado da fábrica de chocolates foi constituído basicamente de imigrantes italianos, que vieram das regiões da Mooca, Ipiranga e Brás. Além disso, os irmãos promoviam mutirões para construção de moradias operárias no entorno da fábrica. Emprego e moradia, essa combinação fez com que se iniciasse um processo acelerado de povoamento da Vila Prudente.

Pinacoteca aborda experiências urbanas sobre obras americanas

APinacoteca

apresenta, até 30 de janeiro de 2023, a exposição “Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos - 1893-1976”, em colaboração com a organização Terra Foundation for American Art, no edifício Pina Luz. A mostra reúne 150 obras, de 78 artistas, dentre eles, reconhecidos nomes da arte norte americana, como Andy Warhol, Edward Hopper, além de trabalhos de Charles White, Emma Amos, George Nelson Preston, Jacob Lawrence e Vivian Browne, entre outros.

Em um ano em que se celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o museu examina como a ideia de modernidade é elaborada nas artes visuais também fora do Brasil, especificamente nos Estados Unidos, que durante o século 20 constrói sua reputação como referência no cenário cultural mundial.

As obras em exposição datam de 1893 — ano da Exposição Universal, em Chicago, nos Estados Unidos, evento que marca a primeira vez que o Brasil se apresenta internacionalmente como um país republicano e alinhado com os valores políticos dos EUA — até 1976, celebração do bicentenário da independência americana.

A mostra explora os modos como a modernidade se manifesta na produção artística norte-americana a partir das transformações das cidades e da observação dos ritmos e dinâmicas da vida nos grandes centros urbanos. Em “Pelas Ruas”, a multiplicidade dos trabalhos exibe um ambiente urbano que é ao mesmo tempo um lugar de encontro, entretenimento, multidões, mas também de segregação, solidão, conflitos, reivindicações sociais. “Fizemos a opção por apresentar uma narrativa mais expandida da arte norte americana, baseada numa maior variedade de artistas e movimen-

tos regionais cuja produção figurativa e socialmente consciente persistiu ao longo do século XX à margem do discurso dominante da abstração. A seleção contempla muitos artistas afro americanos, mulheres e também um indígena”, ressalta Valéria Piccoli.

A lista dos trabalhos inclui empréstimos vindos de 16 importantes instituições culturais como o Whitney Museum of American Art, Nova York (EUA); Los Angeles County Museum of Art, Los Angeles (EUA), o Museum of Contemporary Art Chicago, Chicago (EUA); International Center of Photografhy, Nova York (EUA); a própria Terra Foundation for American Art, entre outros. Grande parte são pinturas e gravuras, ao todo 80 trabalhos. A totalidade se completa com fotografias. Destaque para as imagens de Berenice Abbott, Diana Davies, Gordon Parks, Robert Frank e Walker Evans. Local: Praça da Luz, 2 (ao lado da estação Luz da CPTM).

Página 5GAZETA DA ZONA LESTE9 de outubro de 2022 MISSAS E COMIDAS
O evento prestou homenagem às famílias fundadoras do bairro e reuniu lideranças locais Divulgação
EXPOSIÇÃO
A multiplicidade dos trabalhos exibe um ambiente urbano que é um lugar de encontro
As obras em exposição datam de 1893 — ano da Exposição Universal, em Chicago, nos Estados Unidos Divulgação
Página 6 GAZETA DA ZONA LESTE 9 de outubro de 2022 ANTECIPE-SE AO LANÇAMENTO | ENTRE A VILA EMA E A VILA PRUDENTE 2339-8674WWW.DIALOGO.COM.BR DIGITE QUADRA DIÁLOGO E muito mais... Salão de JogosFitness Piscina com Raia de 25m 2 Salões de Festas 3 Churrasqueiras Quadra Recreativa PARA VOCÊ E PARA A VILA PRUDENTE. A 350M DA ESTAÇÃO** MENSAIS A PARTIR DE R$ 899,00*** QUADRA PERSPECTIVA ILUSTRADA DA FACHADA MAIS DE 5.300M2 COM LAZER DE CLUBE * VISITE O STAND E CONHEÇA A MAQUETE SHOWROOM: AV. VILA EMA, 1.920 OU AV. PROF. LUIZ IGNÁCIO ANHAIA MELLO, 3.705 IMAGENS ILUSTRATIVAS Empreendimento registrado em 16/08/2022 na Matrícula n 251.304. Número do Registro: R.1 – Incorporação no 6 Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo. LPS São Paulo Consultoria de Imóveis Ltda. CRECI: 24.073-J. Rua Estados Unidos, 1.971 – Jardim América São Paulo-SP – CEP 01427-002. Tel.: (11) 3067-0000. JD Gestão Consultoria de Imóveis Ltda - Rua Serra de Botucatu, 641/561 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03317-000. CRECI: 37.379. Tel.: (11) 3506-0000 – www.jdhouse.com.br. Imagens ilustrativas. *Conforme memorial descritivo **Distância a pé. Fonte: Google Maps. Imagem autorizada pelo Metrô – Termo n 40002788 – vigente até 02/02/2023. ***Consulte condições. REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO:FUTURO LANÇAMENTO:
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.