Gazeta da Zona Leste - 1805

Page 1

Divulgação Equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas municipais fazem parte, até o dia 9 de setembro, do esforço nacional de vacinação contra poliomielite. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra a doença, que depois de décadas sem registro de casos, ressurgiu em vários países. > VEJA + PÁGINA 4 VACINAÇÃO Pólio não pode voltarA campanha “Agosto Lilás” lembra a importância de combater a violência contra a mulher. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social oferece acolhimento às mulheres que tenham sofrido algum tipo de violência. Elas são atendidas em casas cujos endereços são sigilosos >VEJA + PÁGINA 3 Divulgação De forma gratuita o público pode participar das atividades do CEU Vila Prudente/Vila Alpina. As inscrições podem ser feitas para as aulas de natação, alongamento, jiu-jitsu, dança, entre outras. Para isso, é preciso levar RG original e comprovante de vacinação. > VEJA +PÁGINA 3 VILA PRUDENTE CEU atividadesoferececombatidamulhercontraViolênciaaé eventos arena shows veja também30deSetembro às 21h sergio mallandro 29 de outubro Às 22h FEST COMEDY 17 DE SETEMBRO ÀS 22H ASAS DE UM SONHO 31 DE agosto àS 20H realização: todos os sábados, domingos e feriados

/GAZETA DA ZONA LESTE@GAZETADAZONALESTE /GRUPOLESTETV 11 98193-8399fique ainda + conectado com a região: gazetavirtual.com.brDISTRIBUIÇÃO GRATUITADESDE 1978 GAZETA DA ZONA LESTE nº 1.805 SÃO PAULO, 21 DE AGOSTO DE 2022

Divulgação próximos

tatuapé

CAMPANHA

foto da semana A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 DIVULGAÇÃO

gazeta há 20 anos Grupo Leste

DA REDAÇÃO O QUE ERA NOTÍCIA EM 25 de agosto de 2002 EDIÇÃONº 813 ZONA LESTE Seccional tem novo delegado Remédios

Mas o nível alcançado pela CT&I permite que o Brasil contribua mais ainda para elevar a expectativa de vida das pessoas e recuperar sua posição de vanguarda na luta contra os efeitos das mudanças climáticas, pela biodiversidade e por fontes limpas de energia, pela produção de alimentos e o uso da terra, fundamentais para diminuir a pobreza, as desigualdades e a geração de empregos. Se é verdade que o Brasil não está fadado ao fracasso, é mais do que certo que é preciso mudar de rumo. Atenção ao golpe do Pix!

opinião Impressão:

A ldo Galiano Júnior, 49 anos, é o novo delegado da 5ª Seccional, sediada no 81º DP, no Belém. Antes de assumir o comando da Seccional, no início deste mês, Galiano atuava no departamento de Portos e Aeroportos da Delegacia Geral de Polícia. Uma de suas propostas de trabalho é investir no policiamento preventivo especializado. Segundo ele, é preciso combater o crime com operações de inteligência. "Vamos fazer uma triagem das informações que chegam pelo disque-denúncia e estudaremos as rotas usadas pelos bandidos na Zona Leste. Com os resultados desses trabalhos, a polícia agirá com mais precisão e será mais eficiente", explica o delegado, acrescentando que o número de roubos de veículos já caiu de 15 para 7 casos diários, desde o início do mês. Com 28 anos de experiência na Polícia Civil, Galiano já atuou no departamento operacional e na supervisão do Garra, foi delegado titular da divisão de sequestros e trabalhou na supervisão do DOE.

TRANSTORNOS Dentro do SUS, uma das formas de acolhimento a pessoas que convivem com doenças emocionais, psíquicas, alcoolismo e drogadição é por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que contam com equipes multiprofissionais compostas por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e promovem o tratamento adequado para cada caso. A rede municipal de saúde conta com 99 Caps, distribuídos pelas regiões leste, oeste, centro, sul, sudeste e norte da cidade com o objetivo de garantir tratamento integral à população. Estes locais oferecem atendimentos para crianças, adolescentes e adultos com diferentes necessidades na área da saúde mental, incluindo acolhimento em ocorrências de crises. Mais informações, endereços e telefones no link: https://bit. ly/3w5uOFt.

A 5ª Seccional compreende 12 distritos da Zona Leste, entre eles Tatuapé, Mooca, Penha, Carrão e Vila Matilde. TURISMO NO CAMPO Longe de fazer cara de poucos amigos para os que chegam cheios de curiosidade, um grupo de moradores do Brejal, um pacato lugarejo a 40 quilômetros do Centro Histórico de Petrópolis, resolveu abrir as porteiras de suas propriedades para os turistas. Com o apoio da Prefeitura e do Sebrae/RJ, que financiou a implantação do projeto, produtores rurais, donos de haras, sítios e fazendas resolveram formar o Circuito do Brejal. Durante o percurso, o visitante tem a oportunidade de acompanhar o processo de extração de mel, própolis e cera, ver de perto a criação do exótico marreco de Pequim; observar o cultivo de cogumelos, de ervas-finas e de produtos orgânicos, que ficam longe de qualquer agrotóxico. Depois de satisfazer toda a curiosidade, é hora de tomar um banho de cachoeira, relaxar, caminhando ou cavalgando por trilhas ou simplesmente sentar à sombra de uma árvore e ler um bom livro.

MEDICAMENTOS A Secretaria das Subprefeituras informa que as sobras de medicamentos vencidos nunca podem ser descartadas no vaso sanitário ou no ralo. Deve-se fechar bem as embalagens para evitar vazamentos e levar até um ponto de coleta (farmácia ou UBS). Também é aconselhável não descartar cartelas de comprimido, frascos, tubos de cremes ou pomadas no lixo comum ou reciclável. Mesmo que os produtos tenham sido usados por completo, as embalagens podem estar contaminadas e devem ser descartadas junto com os medicamentos vencidos. Os medicamentos vencidos devem ser descartados em suas próprias embalagens, chamadas de embalagens primárias. Ou seja, não é preciso retirar os comprimidos das cartelas, a sobra de líquidos dos frascos ou do conteúdo dos tubos de cremes e pomadas.

Fabricio Posocco é professor universitário e advogado Todo o dia criminosos tentam aplicar mais de 7 mil golpes em usuários do Pix. Esse número foi detectado pela empresa de cibersegurança Psafe, que somou 424 mil ocorrências, entre abril e maio deste ano. Nem toda a tentativa é convertida, mas já é perceptível a procura crescente do Poder Judiciário para recuperar dinheiro perdido em fraudes. A boa notícia é que o próprio sistema de pagamento eletrônico instantâneo possui mecanismos para bloquear transferências e fazer a devolução do valor transacionado.De acordo com o Banco Central, o bloqueio cautelar analisa o perfil do recebedor. Sempre que a instituição financeira identifica uma transação fora do habitual das movimentações feitas pelo correntista, o dinheiro fica bloqueado por 72 horas para checagem e verificação de fraude. Se constatar o golpe, o próprio banco faz a devolução para quem pagou e o estelionatário não recebe nada. Se a pessoa perceber que foi vítima de fraude antes do banco do estelionatário descobrir o crime, ela deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia física ou virtual. Em seguida, deve avisar ao banco onde tem conta, utilizando canais oficiais como SAC e ouvidoria. Desta forma, o seu banco entrará em contato com a instituição financeira do criminoso para bloquear o dinheiro e analisar a reclamação. Essa averiguação pode durar até sete dias. Quando a fraude é confirmada, o dinheiro é devolvido integralmente para o pagador.

POR GLAUCO ARBIX Por Glauco Arbix, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Jornal da USP)

PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE COMUNICAÇÕESDE Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu SilvaEXPEDIENTE GAZETA DA ZONA LESTE Página 2 21 de agosto de 2022GAZETA DA ZONA LESTE editorial

VILA PRUDENTE A Subprefeitura Vila Prudente segue com a Operação Baixas Temperaturas, percorrendo as ruas da região. De acordo com o órgão, são distribuídos cobertores, lanches e achocolatado aos moradores em situação de rua. Além disso, são montadas tendas em várias áreas com maior concentração de pessoas. Em complemento às ações, a subprefeitura investe na expansão de vagas, transporte de ida e volta para Centros de Acolhida, distribuição de sopas e bebidas quentes. Quem encontrar alguém dormindo na rua em uma noite com temperatura igual ou abaixo de 13ºC pode ligar para o número 156, dar o endereço e descrever a pessoa. Interessados também podem doar agasalhos diretamente na subprefeitura. Local: Avenida do Oratório 172. Mais informações no link: https://tinyurl.com/ muf43njd.

As reclamações sobre a falta de determinados remédios em farmácias de postos de saúde perduram há anos. Faltam anti-in amatórios, antibióticos, insulina, medicamentos de combate à dor, pressão alta, entre outros. Essa realidade é constante e atinge principalmente os doentes que não têm condição nanceira para comprar na farmácia. Com isso, o descontrole das disfunções do organismo leva essas pessoas a lotarem as salas de emergência das UPAs e dos hospitais. Nesse sentido, se a Prefeitura deseja diminuir gastos com os laboratórios está dando um “tiro no próprio pé”. Seria melhor se os moradores da cidade não necessitassem de tantos remédios, mas, infelizmente, trata-se de um desejo ainda distante. Diante dos fatos, veri ca-se que toda a gestão precisa ser remodelada, desde o pedido do medicamento, passando pelos setores de compras, armazenamento e distribuição. Depois, cabe a realização de uma auditoria sobre cada setor ou departamento responsável pelo funcionamento da cadeia nas esferas municipal, estadual e federal. Talvez, determinando uma investigação ou averiguação mais rígida sobre a área da saúde se consiga resultados positivos. Sobretudo com autuações e multas direcionadas a pessoas ou empresas incumbidas de tornar o processo mais célere e humanizado. É improdutivo que se tenha de repetir as mesmas reclamações todas as vezes. Isso porque tudo leva a crer que as falhas estão no modo como a preservação da vida é administrada. Se a questão é burocrática, deve ser observada. Se é econômica, tem de passar por uma revisão. Assim, sucessivamente, cada grupo responsável pelo funcionamento da engrenagem ca obrigado a repensar e atualizar o processo. Sem críticas a décadas passadas, pois produziram muitos aprendizados, não se pode esquecer todas as possibilidades que os programas de computadores, aplicativos de celular e outros meios de comunicação oferecem. É absurdo que astronautas e turistas estejam embarcando em foguetes, para Marte, enquanto governantes de três poderes não conseguem estabelecer o mínimo de integração. Depois, ca difícil querer propagar uma ideia fantasiosa de que tudo funciona como deveria. As falhas acontecem diversas vezes, mas ninguém quer admitir. Enquanto isso, os menos favorecidos economicamente são obrigados a esperar. E é justamente frente a esse aguardar angustiante que se pode criar algo capaz de impedir o desabastecimento. Os depósitos de armazenamento, por exemplo, poderiam funcionar em rede. Da mesma forma, cada gerente deveria ter autonomia para cobrar soluções práticas, sem interferências partidárias ou ideológicas. A nal, a saúde é o bem mais precioso para todos. Sem ela não se trabalha, ganha dinheiro e muito menos se consome. Portanto, tudo está ligado ao respeito mútuo e a muita responsabilidade sobre as atitudes. Chega de alimentar o pensamento de que tudo sempre foi assim e não mudará. Tem de mudar.

5G é necessária para manter a América Latina competitiva, mas o maior uso de dados necessário para rodar as aplicações de 5G significa que a mudança para 5G pode aumentar o consumo total de energia pela rede de 150% a 170% até 2026, de acordo com estimativas da Vertiv. Isso significa que as operadoras precisarão investir em tecnologias mais eficientes. Muito do desenvolvimento das redes 5G está vinculado não apenas à infraestrutura, mas também em investimentos em novo hardware que respalde o aumento da demanda.

Ainda há vagas para a oficina “O caderno das fadas: encadernação artística e mágica”, com o professor Dricco Simões, na Biblioteca Hans Christian Andersen. O próximo encontro ocorrerá no dia 30, das 10h30 às 12h30. O projeto é uma forma de desenvolver as técnicas de encadernação, por meio da exploração de diferentes materiais. Inscrições no telefone 2295-3447. Local: Avenida Celso Garcia, 4.142, Tatuapé. A América Latina precisa ter a 5G Uma análise sobre os índices de implementação de 5G no mundo chama atenção para o trabalho que a América Latina precisa fazer para acompanhar o ritmo das outras regiões. De acordo com a Statista, até 2025 ao redor de 14% das conexões de redes móveis no mundo serão através da tecnologia de 5G, enquanto na América Latina seriam de apenas 7%. A implementação das redes 5G será maior em países como o México, Brasil e Chile, os quais devem atingir um patamar de 10% nessa tecnologia até 2025. O progresso feito por esses três países nessa área é notável. Em 2021, o Chile se tornou o primeiro país na América Latina a incluir a rede de quinta geração em todo o seu território. O México anunciou em fevereiro a chegada de uma rede 5G comercial para seus cidadãos. E o Brasil deve ter a maior cobertura de rede 5G na América Latina até 2025. Uruguai, Argentina, Equador, Peru, República Dominicana e Suriname também estão no processo de implementar suas próprias redesApesar5G. de vários países latino-americanos ainda não terem redes 5G, seu desenvolvimento é uma prioridade para seus governos. Enquanto a Colômbia atrasou seu leilão de espectro devido às eleições presidenciais, países da América Central como a Costa Rica, El Salvador, Honduras e Guatemala anunciaram a gestão de espectro e processos de licitação para 2022. Uma inclusão ampla do 5G em nossa região dependerá muito da infraestrutura existente, bem como dos investimentos públicos e privados que serão feitos. Os governos são fundamentais para essa trajetória. Além de leiloar o espectro, eles são responsáveis pela execução de legislação adequada e pela atualização das regulamentações para as operadoras.Para as operadoras, a implementação do 5G terá um impacto em suas infraestruturas de telecomunicações existentes. Uma análise da McKinsey mostra que é necessário um aumento de pelo menos 10 vezes na performance da rede para que o 5G assegure a banda larga móvel aprimorada (eMBB), comunicações de baixa latência e ultraconfiáveis (URLCC) e comunicações massivas do tipo máquina (mMTC). Isso significa que as operadoras precisam investir em infraestruturas de redes centrais e de redes de acesso por rádio (RAN), o que pode ser caro. Algumas operadoras estão preferindo modernizar suas infraestruturas existentes para a primeira fase da implementação de 5G.Arede

GUSTAVOPOR PÉREZ Gustavo Pérez é Diretor de Vendas para contas nomeadas para a Vertiv América Latina

Apandemia acentuou tendências latentes em nosso cotidiano, alavancadas pela inflação, a guerra, o desemprego e a retração da economia. Mas não há como camuflar a responsabilidade do governo federal pelas agruras da sociedade e a agressão à educação e a ciência brasileiras. Sua atuação errática acuou cientistas, esvaziou agências de fomento, minou universidades, cortou verbas. Na contracorrente do mundo, além de retardar o trânsito para uma sociedade sustentável, o Brasil ficou cada vez mais distante dos países tecnologicamente mais avançados. Ou nos esforçamos para entrar em sintonia com as novas tecnologias ou ficaremos marcados pela irrelevância. A dinâmica atual das novas tecnologias digitais, com destaque para a inteligência artificial, é tão poderosa que modifica o metabolismo da indústria de transformação, dos serviços, da agricultura e do comércio. Mas sua difusão é absorvida de modo desigual, seja pelos países, seja pelas pessoas. A procura pelos mais qualificados no mercado de trabalho aumenta as desigualdades; as empresas e a pesquisa científica perdem dinamismo e a infraestrutura e a economia envelhecem rápido. A baixa qualidade do sistema educacional é ainda mais exacerbada diante do número cada vez maior de pessoas deixadas para trás. Os ciclos tecnológicos disruptivos marcam os países em desenvolvimento com atrasos assimétricos. Promovem mudanças na infraestrutura e nos padrões de consumo, mas não conseguem impulsionar mudanças nas estruturas da economia, que exigiriam um esforço articulado entre o setor público e privado, as empresas, as universidades e o governo. O mundo mudou e a interdependência é a regra. A ciência, sabemos, não respeita fronteiras. Por onde avançar? Antes de mais nada, é preciso interromper a regressão atual do sistema de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação). Segundo, é importante reconhecer que as novas tecnologias se baseiam na valorização do capital humano: não há como absorver, adaptar e desenvolver tecnologias sem pessoas qualificadas. Terceiro, as tecnologias inovadoras abrem possibilidades imensas, mas pedem ambientes propícios a sua absorção e desenvolvimento, o oposto do ambiente tóxico atual. Quarto, é fundamental defender nossas florestas e toda a população e etnias que vivem delas e ajudam a mantê-las. O respeito ao meio ambiente deve ser parte integrante do esforço peloNãodesenvolvimento.hámágica,claro.

DIREITO POR FABRICIO POSOCCO

Reforço que, mesmo com essas ferramentas adotadas pelo Pix, para monitorar operações suspeitas, o consumidor ainda precisa ficar muito atento. Além de sequestro-relâmpago e roubo de celular, tenha cuidado com a compra em site falso, o desconto que torna a aquisição ainda mais atrativa e o QR Code enganoso. Mantenha-se alerta para o perfil de rede social clonado, a central de atendimento bancário fictícia e a promessa de depositar uma quantia para receber mais dinheiro. Seja cauteloso com os donativos para histórias tristes e comoventes que chegam por SMS, WhatsApp e Lembre-se,Facebook.osgolpistas usam diversas táticas para enganar as pessoas. Até mesmo as ligações avisando sobre parentes sequestrados ou informando que o familiar está com o carro quebrado em um local distante e não tem dinheiro para gasolina ou mecânico, mas precisa do valor urgente. Na maioria das vezes, com medo de que o “parente” sofra, a vítima faz a transferência. E, quanto mais rápido a vítima fizer o boletim de ocorrência e o contato com o seu banco, mais chance tem de receber de volta o valor. Caso o problema não seja resolvido pela instituição financeira, é possível recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, ou ao Poder Judiciário para reparação do dano. O principal é denunciar para que outras pessoas não sejam prejudicadas pelos mesmos estelionatários. educação Ciência e inovação

acontecendo

SSP informa que 75 crimes de feminicídio foram registrados somente no primeiro semestre de 2022 além da divulgação de serviços especializados de atendimento à mulher e os meios de denún cia existentes. SERVIÇO SIGILOSO A SMADS registrou uma média mensal de 96 mulheres abrigadas nos Centros de Aco lhida para Mulheres em Víti mas de Violência (CAMVV), no primeiro quadrimestre de 2022. Já no mesmo período do ano passado, a média men sal de mulheres acolhidas foi de 52, um aumento de 84% no comparativo entre os dois anos. É importante salientar que uma mesma mulher pode estar contabilizada em mais de um mês, dentro do quadri mestre.OCAMVV é um serviço municipal altamente sigiloso que acolhe mulheres vítimas de violência, com ou sem filhos, e que faz parte da Proteção Espe cial de Alta Complexidade da SMADS. Os endereços desses locais jamais são divulgados para que as vítimas possam ter maior segurança. A SMADS possui, atual mente, 15 Centros de Defe sa e Convivência a Mulher (CDCM) que totalizam 1.610 vagas, nove Centros de Aco lhida Especial para Mulheres (CAE para Mulheres) com 756 vagas, três Centros de Aco lhida Especial para Mulheres Trans (CAE para Mulheres Trans) com 90 vagas e seis Centros de Acolhida para Mu lheres em Vítimas de Violência Sigiloso (CAMVV) que totali zam 120 vagas. Divulgação

Página 3GAZETA DA ZONA LESTE VIOLÊNCIA

OCEU Vila Prudente/ Vila Alpina convida os amantes e simpatizan tes da natação para aproveitar o espaço. Com total segurança, o CEU possui instrutores e guar da-vidas para ajudar os alunos a extraírem todos os benefícios do esporte, muito benéfico para todas as idades. Para aprender a mergulhar, além das modalida des do esporte, basta ir presen cialmente à secretaria, levando documento de identidade origi nal e cópia, e seu comprovante de vacinação. ALONGAMENTO Outra atividade excelente para o corpo e a mente, além de divertida, é o alongamen to. Uma oportunidade para ter uma nova atividade. Por meio desse hábito, os participantes passam a resgatar a autoestima e a fortalecer toda a muscula tura do corpo. Durante as ins DA REDAÇÃO crições é possível conhecer os dias e horários em que as tur mas se reúnem. Confira qual período é o melhor. JIU-JITSU Como se não bastassem es sas opções, o CEU também oferece aulas de jiu-jitsu. Esta arte marcial chegou ao Bra sil com a imigração japonesa e tornou-se um marco no es porte, pois foi adaptado pelos atletas e hoje o País conta com algumas referências mundiais do esporte. É só providenciar o quimono e fazer a inscrição. HISTÓRIAS Para festejar o agosto indí gena, alguns CEUs foram con templados com contações de histórias. O CEU São Miguel, dia 25, terá a apresentação de “Os Índios que Desceram do Céu” (manhã). Depois, o CEU Artur Alvim receberá, no dia 30, “Fábulas, fabulosas indíge nas” (manhã). Para o dia 31, o CEU Vila Prudente programa “Os Índios que Desceram do Céu” (tarde). No mesmo dia, à noite, o CEU Parque do Carmo terá “Os Índios que Desceram do Céu”. DANÇA Após a pausa com as crian ças, os usuários podem voltar com a rotina de exercícios. Ao mesmo tempo que favorecem a saúde em geral, os treinos fun cionais são um modo surpreen dente de divertir-se enquanto se movimenta o corpo. Por outro lado, a dança che ga para complementar. Isso porque é uma atividade que pode ser praticada em qual quer idade, e não é necessário que se tenha experiência. Os instrutores ajudam a melhorar os passos e consequentemente o corpo, a memória e a auto confiança. O CEU fica na Rua João Pedro Lecór, 141.

Campanha ‘Agosto Lilás’ visa reforçar a proteção à mulher Uma média mensal de 96 mulheres estão abrigadas em Centros de Acolhida O combate a crescente violência contra a mu lher é um dos temas mais recorrentes atualmente na sociedade e tem preocupa do as autoridades no mundo todo. No Brasil, os números desse tipo de violência reve lam que a situação não é me nosDegrave.acordo com pesquisa do Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), publica da no fim de 2021, 27% das brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar praticada por um ho mem. Já o site da Secretaria de Segurança Pública do Estado DA REDAÇÃO de São Paulo informa que 75 crimes de feminicídio foram registrados somente no primei ro semestre de 2022. Diante de um cenário que tem ganhado contornos inima gináveis, a Secretaria Muni cipal de Assistência e Desen volvimento Social (SMADS) reforça a importância da cam panha “Agosto Lilás” de en frentamento à violência do méstica e familiar contra a mulher. Um dos objetivos da ação é justamente intensificar a divulgação da Lei Maria da Pe nha, criada em agosto de 2006 como forma de garantir meca nismos específicos de combate a violência contra a mulher,

Praticar esportes, dança, alongamento, entre outras atividades, ajuda o corpo e a mente

VILA PRUDENTE Espaço gratuito à disposição chama moradores aos esportes

Nas piscinas os frequentadores vão poder aprender o mergulho e também todas as modalidades da natação Divulgação das 8h às 18h

Telha Ondulada ETERNIT 6mm 2,44x1,1m Sem Amianto 3694636945Cód. Purificador e LORENZETTIAcquaTorneiraDue Branco R$ 77 Cada R$ 179,00 Tinta Látex IRAJÁEconômicoAcrílicoBranco18L36525Cód. QueimadoCimentoSUVINIL Interior ExpressaExterioreAvenida5kgCabo Flexível SIL 2,5mm Rolo com 100m Porta Balcão Branca de Alumínio ALIANCE com Vidro 3 Folhas 2,1x1,2m TuboTIGREparaMarromÁgua 3/4’’25mmBarracom3m QUARTZOLITPorcelanatoArgamassa Cinza Uso Interno 20kg Válvula Duo de DescargaHYDRA 2545-CCromada3/6L11/2’’ Tinta Látex Coralar CORAL AcrílicoEconômicoFoscoBranco18L

TODAS AS LOJAS POSSUEM AUTO SERVIÇO | SHOWROOM |LOJA DE SALDOS DE PISOS E REVESTIMENTOSLOJAS ABERTAS AOS FERIADOS DAS 8H ÀS 16H HIDRÁULICAACABAMENTO ELÉTRICA FERRAMENTAS ILUMINAÇÃO MATERIAL BÁSICO Seg. a Sex. das 8h às 17h50 | Sáb. das 8h às 13h | Ou pelo e-mail: televendas@tumkus.com.br 2704-5275 Seg a Sex. das 8h às 16h Sáb. das 8h as 14h Ou pelo sac@tumkus.com.bre-mail: OFERTA ESPECIAL Piso ROCHA FORTE 62x62 62025 Extra Piso C.ALMEIDA 62x62 Bold 62HDA31 Extra Revestimento REALCE 32x56 Versalhes Extra Porcelanato DELTA 80x80 Avório Extra Porcelanato PORTO FERREIRA 25x104 Alabama Mogno Extra Porcelanato EMBRAMACO 62x121 Via Láctea Lux Extra Porcelanato ELIZABETH 84x84 Urban Soft Extra Porcelanato PORTINARI 100x100 Onic Almond Extra Porcelanato ROCA 120x120 Marble Lassa Extra Revestimento ELIANE 32x59 Forma Branco Extra Ofertas válidas de 18/08/2022 até 01/09/2022. Garantimos a quantidade mínima de 6 unidades ou 100m² ou 180L em nosso Centro de Distribuição enquanto durarem nossos estoques.. Reservamo-nos o direito de limitar por cliente a quantidade dos produtos anunciados. Fotos somente para efeito ilustrativo. Valor do frete não incluso nos preços anunciados. Preços à vista somente para retirada. *2- Parcela mínima de 50 reais. *4- A Loja 4, localizada na Rua Giovanni Batista Pirelli não possui este serviço. 31848Cód. Por m R$ 24,90 Por m R$ 24,90 Por m R$ 25,60 Por m R$ 59,90 Por m R$ 66,90 Por m R$ 67,60 Por m R$ 67,90 Por m R$ 97,90 Por m R$ 188,50 Por m R$ 203,60 Cada R$ 199,50Cada R$ 174,90Cada R$ 264,50 Cada R$ 18,50 Cada R$ 62,50Cada R$ 25,90 Cada R$ 1235,00 Cada R$ 108,00 40615Cód. 33675Cód. 34009Cód. 24442Cód. 35951Cód.42289Cód.33313Cód. 25437Cód.266-265263262Cód. 33597268-267 368288Cód. 25720Cód.7920Cód. 23144Cód. 2825Cód. EMTUDOATÉ EM TODOS CARTÕESOS6 SEMxJUROS SERVIÇOS*³ DISPONÍVEIS EM NOSSAS LOJAS: ³ Consulte serviços e condições nas lojas.LOJAS www.tumkus.com.br/tumkus PISOS REVESTIMENTOS ESTACIONAMENTOGRATUÍTO CORTESIACAFÉ CREDIÁRIO LAB PREPARADASTINTASCOR CURSOS PROFISSIONAISPARA EMENTREGADOMICÍLIO TROCA MERCADORIADE PORCELANATOS 41473Cód. 1 - MATRIZ Avenida do Oratório, 3330 Pq. São Lucas - São Paulo Tel: Segunda2024-6555aSexta das 8h às 19h30 Sábado

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO Avenida do Oratório, 6550 Vila Industrial - São Paulo Tel: Segunda2703-5789aSexta das 8h às 17h Sábado das 8h às 16h Para Retirada de Mercadoria 2 - ANA MARIA Rua do Oratório, 4906 Jd. Ana Maria - Santo André Tel: Segunda4479-3199aSexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h 3 - PARAÍSO Avenida Pereira Barreto, 2355 Jd. Paraíso - Santo André Tel: Segunda4426-4101aSexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h 4 - MARAJOARA Rua Giovanni Batista Pirelli, 1525 Pq. Marajoara - Santo André Tel: Segunda4474-1314aSexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, pois casos voltaram a surgir no mundo Até o dia 9 de setembro, a cidade integra o esforço nacional de vacinação contra poliomielite, com ações que, além das equipes das Uni dades Básicas de Saúde (UBS), envolvem as escolas municipais. O objetivo é aumentar a co bertura vacinal contra a doença, que depois de décadas sem regis tro de casos, ressurgiu em vários países em decorrência justamen te da queda nos índices de vaci nação, um fenômeno que levou a Organização Mundial da Saú de (OMS) a emitir vários alertas nos últimos anos. O QUE É A POLIOMIELITE? A poliomielite, também cha mada de pólio ou paralisia in fantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um entero vírus (gênero de vírus que tem como principal meio de replica ção o trato gastrointestinal) cha DA REDAÇÃO mado poliovírus. As sequelas da poliomielite, relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus, normalmente são motoras e não têm cura. A doença pode afetar tanto crianças quanto adultos e levar à paralisia total ou parcial dos membros inferiores.

INDICES DE VACINAÇÃO Em maio deste ano a cobertu ra vacinal contra a pólio atingiu 80,65% no município, contra 77,99% em 2021. A meta do Mi nistério da Saúde é 95%. Divulgação

O objetivo da oficina será difundir a arte das pernas de pau e potencializar as técnicas e criações Divulgação

As aulas, que vão de 31 de agosto a 31 de outubro, estão a cargo de Guilherme Awazu Aunidade Brás da SP Esco la de Teatro está com ins crições abertas, até o pró ximo dia 25, para o curso gratuito e presencial “Pernas de Saracura - Estudo sobre Perna de Pau”, com o professor e pesquisador Guilherme Awazu. O objetivo da oficina será di fundir os saberes acerca da arte das pernas de pau, para assim, aumentar e potencializar as técni cas e criações nessa modalidade circense. As aulas acontecerão de 31 de agosto a 31 de outubro, às segundas e quartas, das 10 às 13 horas. Para participar basta pre encher a ficha de inscrição no site da escola www.spescoladeteatro. org.br.Também serão debatidos di versos temas práticos como os tipos de pernas de pau, a seguran DA REDAÇÃO ça (joelheiras e manutenção das pernas de pau), formas de descer da perna de pau, forma de subir na perna de pau, caminhar, cor rer, pular e saltar com as pernas de pau.

COMO SE PREVINE A DOENÇA? A vacina contra a poliomielite, lançada em 1953, é a única forma de prevenção da doença. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas confor me esquema de vacinação de roti na e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a polio mielite é de três doses da vacina injetável - VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (go tinha, aos 15 meses e aos 4 anos).

RISCO DE VOLTA DA DOENÇA Os índices de vacinação caí A vacina contra a poliomielite, lançada em 1953, é a única forma de prevenção da doença ram globalmente, especialmente nos últimos dez anos, sendo que 95% de cobertura é considerada a meta para proteção contra a doença; entre os países que re gistraram casos recentemente, estão o Malawi, Israel e Estados Unidos. No Brasil, que já che gou a registrar índices próximos a 100% de cobertura vacinal, houve uma queda acentuada: em 2021, a vacinação contra pólio, consideradas as três pri meiras doses da vacina, ficou em 67,71%, contra 96,55% em 2012. O Brasil recebeu o selo de eliminação da poliomielite em 1994, comprometendo-se a manter as campanhas nacionais de vacinação para garantir que novos casos não apareçam.

Página 4 GAZETA DA ZONA LESTE UBSS E ESCOLAS Esforço de vacinação contra a pólio vai até 9 de setembro

BRÁS SP Escola de Teatro organiza curso grátis

TEATRO Na última sexta-feira, dia 19, a sede Roosevelt da SP Escola de Teatro estreou a peça “Tradutor de Silêncios”, com dramaturgia inspirada por textos do autor mo çambicano Mia Couto e direção de Marco Miranda. No enredo, o espetáculo traz uma série de histórias que abor dam problemáticas impactantes e polêmicas que permeiam as relações humanas, como racis mo, machismo, entre outras. As apresentações serão gratuitas e acontecerão na sala R1 da Insti tuição nos dias 26 e 27, sempre às 20h30. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla da SP. Com interpretação do ator Se lim Nigri, a montagem faz uma releitura de um dos maiores au tores de língua portuguesa da contemporaneidade, um dos ex poentes da literatura africana que já foi traduzido para mais de 24 países em todo o mundo. Nesse contexto, o artista celebra a opor tunidade de trazer o trabalho do escritor para os palcos. A unidade Brás fica na Ave nida Rangel Pestana, 2.401. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9 às 22 horas. Mais informações nos telefones 31213200 e 3775-8600. A unidade Roosevelt fica na Praça Roose velt, 210. O local abre de segun da a sexta, das 9 às 22 horas; e sábado e domingo, das 17 às 22 horas. Informações no telefone 3775-8600.

Idealizado em 2021, pelo dr. Marco Paulo Otani, Denis Mosço, dr. Henrique Bella e dr. Juliano Fratezi, o Grupo Zero Dor chegou ao mercado com uma visão inovadora, unindo ortopedia e medicina da dor, atendimento multidisciplinar, acolhedor e tratamento terapêutico. Essa iniciativa se deu pela demanda crescente de pacientes que sofrem com dores crônicas, agravadas pelo período mais intenso da pandemia de Covid -19. Nas palavras do dr. Marco Paulo Otani, o Grupo Zero Dor nasceu com a missão de desmistificar o tratamento da dor, à luz da ortopedia e medicina da dor. “O propósito do Grupo Zero Dor é a transformação do estilo de vida das pessoas através do alívio da dor, tendo como base a terapia multidisciplinar e tratamento médico, em um ambiente humanizado e acolhedor, proporcionando longevidade com qualidade de vida”. O dr. Henrique Bella, ortopedista especialista em medicina da dor, enfatiza que o atendimento no grupo é para todos; “Vejo nossos pacientes inseridos em dois grupos, aqueles que já fi zeram tanto nas suas vidas, e sabem que agora é o momento de aproveitar tudo que construíram, passar momentos com a família, ter uma vida social e muita qualidade de vida, mas devido ao trabalho excessivo sofrem com algum tipo de dor, ou para quem já conquistou parte de seus objetivos, mas sabe que pode alcançar muito mais, porém, sofre com alguma limitação, que o faz deixar de aproveitar suas conquistas e convívio social. Aliás na minha opinião, depois de tantos anos como ortopedista, o que impacta de forma geral a vida de uma pessoa é a dor.” De acordo com o dr. Juliano Fratezi (especialista de coluna e medicina da dor), parte desse sucesso em atendimento e qualidade, se dá pelos investimentos em terapias e reabilitação feitos pelo grupo. “Acredito que a reabilitação é fundamental para o tratamento da dor ortopédica e o sucesso no pós-operatório dos nossos pacientes”. Ele ainda destaca, “possuir um corpo clínico composto por especialistas em medicina da dor, com grande conhecimento em farmacologia, faz total diferença no gerenciamento da dor”. Com anos de experiência, o dr. Juliano Fratezi nutre um sentimento especial pelo bairro do Tatuapé. Sentimento esse, transmitido aos pacientes durante suas consultas e presente na unidade através da sua gestão. “Estar à frente dessa unidade é um desafio, que aceitei com carinho e determinação, pois acredito que todas as pessoas precisam de atendimento médico de qualidade, é isso que o Grupo Zero Dor trás para o Tatuapé. Vou além, queremos abraçar a Zona Leste de São Paulo”. GRUPO ZERO DOR - Rua Cantagalo, 74 - 1º andarShopping Silvio Romero. Fone: (11) 96179-1730 www.grupozerodor.com.br - @grupozerodor

Grupo Zero Dor Conheça um novo conceito em ortopedia e medicina da dor

O Grupo Zero Dor completa dois anos em agosto e comemora com a inauguração da 5 a unidade, no bairro do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo

VITRINENEGOCIOS ´ Página 4 GAZETA DA ZONA LESTE Página 5

Página 6 GAZETA DA ZONA LESTE 21 de agosto de 2022 VEM AÍ O NOVO HOME RESORT DA DIÁLOGO ENGENHARIA NA RUA DO METRÔ GUILHERMINA-ESPERANÇA ANTECIPE-SE AO LANÇAMENTO PERSPECTIVA ILUSTRADA DA PARAFACHADAUNIDADES DE 2 DORMS. (1 SUÍTE) - 69M² MENSAIS A PARTIR DE: R$ 799 ,00* PERSPECTIVA ILUSTRADA DO TERRAÇO COM CHURRASQUEIRA A CARVÃO DO APARTAMENTO 3 SUÍTES | 110M² LAZER - TORRE HOME CHURRASQUEIRAS BRINQUEDOTECAPLAYGROUND E MUITO MAIS...SALÕES DE FESTAS SALÃO DE JOGOSFITNESS COM 171M²PISCINAS DIGITE RESORTHOMEASTORGA VISITE O STAND E CONHEÇA A MAQUETE: RUA ASTORGA, 370 – A 350M DO METRÔ** WWW.DIALOGO.COM.BR2365-4544@DIALOGOENGENHARIA FUTURO LANÇAMENTO: REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO: Memorial de Incorporação registrado sob R.03, matrícula 193.496, no 16º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo, em 29/06/2022. LPS São Paulo Consultoria de Imóveis Ltda. – CRECI 24.073-J – Rua Estados Unidos, 1.971 – Jardim América – São Paulo-SP – CEP 01427-002 –Tel. (11) 3067-0000. JD Gestão Consultoria de Imóveis Ltda. – Rua Serra de Botucatu, 541/561 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03317-000 – CRECI J-37.379 – Tel. (11) 3506-0000 – www.jdhouse.com.br. *Consulte condições. **Distância. Fonte: Google Maps. Imagem autorizada pelo Metrô – Termo nº 40002788 vigente até 02/02/2023. Imagens ilustrativas. BREVE LANÇAMENTO.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.