Gazeta do Tatuapé - 2527

Page 1


MÃES GUARDIÃS

viaturas descaracterizadas Motos na Zona Azul A partir do dia 28 de outubro, as 15 Sedes Distritais da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) inauguram a programação oficial da edição 2024 do Natal Iluminado, que já faz parte do calendário natalino paulistano. >VEJA + Página 3 A CET - Companhia de Engenharia de Tráfego está utilizando motos na fiscalização da Zona Azul na cidade de São Paulo. > VEJA + Página 3

2 OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO ~

saúde

Bom aluno pode ser mau estudante

Desde muito tempo, ouve-se especialistas e autoridades falarem que a saída para o Brasil se desenvolver só por meio da educação. E logo vem o complemento de que tem de ter ensino de qualidade. Isso todo mundo defende e o autor só reforça, mas com muitas peculiaridades em relação ao que vem sendo ensinado.

Acabei de ler três best-sellers, todos com uma abordagem inovadora sobre ensino. Os livros de Pierluiggi Piazzi são: Aprendendo Inteligência, Estimulando Inteligência e Ensinando Inteligência. Não li o livro dele que dá dicas de como estudar para concursos.

Diversas variáveis sobre a educação são abordadas, além de trazer explicações cientí cas sobre como ocorre o aprendizado. Entretanto, o foco principal é trocar a valoração do bom aluno, aquele que estuda para tirar notas altas, pelo bom estudante que, em vez de buscar boas notas, buscam aprender, cada um conforme suas possibilidades. Mas aprender.

Tem uma crítica contundente a toda estrutura escolar e de autoridades em geral por ter deixado os alunos fazerem o que bem entendem dentro das escolas. Reforça que para ter um ensino em que o aluno aprenda a ordem de hierarquia deve ser retomado. Esse trecho exemplica bem: "A verdadeira função de uma escola é tornar seus alunos cidadãos capazes, éticos, solidários e inteligentes."

Diante da impossibilidade de exempli car todas as abordagens neste espaço, cabe destacar a posição defendida de que a escola é lugar no qual o aluno ver, em casa, estudando sozinho, ele entende e dormindo ele aprende. Para seguir esse processo, seria indispensável que o assunto da aula fosse estudado no mesmo dia, sempre com anotações à caneta. Essa tese é reforçada pelo provérbio: “se eu escuto... esqueço; se eu vejo...entendo; se eu faço...aprendo”.

Enfatiza que “Estudo não é questão de quantidade, mas de qualidade.” “Você não deve estudar mais, deve estudar melhor.” E essa é a regra maior para transformar bons alunos em estudantes.

De nindo a função da escola, diz o autor que "a verdadeira função de uma escola é tornar seus alunos cidadãos capazes, éticos, solidários e inteligentes." E sobre o melhor meio de aprendizado seria “por incrível que possa parecer, é mais importante o tempo que você passa estudando sozinho do que aquele que passa assistindo às aulas.” Independentemente de qual seja a posição individual sobre como melhorar o ensino brasileiro, uma mudança substancial só viria com a participação efetiva da sociedade. Os órgãos o ciais já demonstraram que, isoladamente, ou não têm força ou falta interesse para padronizar, universalizar adequadamente e quali car o ensino no Brasil.

Adoçantes: Alternativa Saudável ou Vilões à Saúde?

Abusca por uma alimentação saudável e com menos calorias tem levado muitas pessoas a substituírem o açúcar por adoçantes. Esses produtos, que podem ser naturais ou artificiais, oferecem uma solução para quem quer evitar o açúcar, mas, segundo especialistas, seu consumo deve ser feito com cautela. Cintya Bassi, coordenadora de nutrição do São Cristóvão Saúde, alerta que "cada tipo de adoçante age de maneira diferente no organismo, e o uso indiscriminado pode trazer prejuízos à saúde."

Os adoçantes naturais, como stevia, taumatina, eritritol, xilitol, sorbitol e frutose, são extraídos de vegetais e frutas. Eles são mais indicados para o consumo, principalmente por serem considerados mais seguros para a saúde. "Entretanto, o custo desses produtos costuma ser maior, o que pode ser um fator limitante para muitas pessoas", comenta Bassi. Ela destaca que a frutose, por exemplo, apesar de ser natural, deve ser usada com moderação por diabéticos, pois pode alterar os níveis de glicemia.

Por outro lado, adoçantes artificiais como aspartame, sucralose, sacarina e ciclamato são produzidos em laboratório e têm um poder adoçante muito maior que o açúcar. Eles são mais acessíveis, porém estudos apontam riscos relacionados ao seu consumo excessivo, como problemas na tireoide (no caso da sucralose) e possíveis estímulos excessivos no sistema nervoso central (no caso do aspartame). Além disso, a sacarina, por conter sódio, deve ser evita-

Sda por pessoas com hipertensão. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselhou o uso indiscriminado de adoçantes, principalmente por quem não tem condições de saúde que justifiquem seu consumo, como obesidade ou diabetes. Segundo a entidade, o uso prolongado desses produtos pode prejudicar a microbiota intestinal, além de estar associado ao risco de doenças crônicas.

É importante lembrar que os adoçantes podem ser utilizados em várias receitas, tanto quentes quanto frias, desde que o produto adequado seja escolhido para cada preparo. No entanto, para quem busca perda de peso, Bassi defende que o ideal é seguir um plano de reeducação alimentar, que permita a redução gradual do consumo de açúcar. "Alguns estudos indicam que o consumo excessivo de adoçantes pode alterar os sinalizadores de fome e saciedade, o que, paradoxalmente, pode favorecer o ganho de peso", alerta a nutricionista.

A especialista recomenda que o paladar seja gradualmente acostumado ao sabor natural dos alimentos, sem a necessidade de adoçantes. "Quando for preciso adoçar, o uso de opções naturais como mel, tâmaras ou frutas como banana e uva-passa pode ser uma escolha mais saudável, já que, além de adoçar, trazem benefícios como o fortalecimento da imunidade", conclui Bassi.

O uso de adoçantes, portanto, deve ser uma escolha consciente e moderada, priorizando sempre as opções naturais e testando o que se adapta melhor ao paladar e às necessidades individuais.

espaço do síndico

Condomínios com academia

alas de ginástica em condomínios

têm sido um espaço cada vez mais utilizado pelos moradores.

Boa parte dos novos empreendimentos já oferecem este benefício. Caso o condomínio não tenha, é possível implantar uma.

Para isso, entretanto, são necessários alguns cuidados, principalmente na compra dos equipamentos e na escolha do espaço onde funcionará a academia.

Em São Paulo, onde existem cerca de 28 mil condomínios, estima-se que apenas 10% possuam salas de ginástica com equipamentos. Se pensar que esse espaço pode atrair moradores e valorizar o condomínio, já que se trata de um diferencial, vale a pena avaliar a questão. Em relação ao número de moradores que utilizam a academia, hoje calcula-se em 20%, em média, mas o cenário pode mudar.

Isso porque, a academia no condomínio, quando bem equipada, é um incentivo para quem quer praticar algum esporte, mas tem preguiça de ir até uma academia convencional, e um conforto para que tem pouco tempo para malhar. Isso também vale para aqueles condomínios que já possuem sala de ginástica, mas o local está degradado e é pouco utilizado.

Uma consultoria com empresas que desenham projetos pode dar vida nova à academia e estimular os moradores à prática de exercícios.

Muitas vezes, soluções simples como pintura, colocação de espelhos e compra de alguns acessórios são suficientes para ter um ambiente renovado e propício para a prática

saudável da atividade física. Um ponto bastante importante e nem sempre lembrado é a presença de um professor, que torna a prática esportiva mais saudável – o custo desse profissional não é alto e pode ser partilhado entre os moradores que forem utilizar o serviço. Outro ponto importante é a escolha do local. “Um espaço agradável é importante para estimular os usuários”, afirma Jorge Baker, gerente comercial de empresa especializada em equipamentos para academias e que confecciona projetos para condomínios. Estabelecer regras para o uso da academia é extremamente importante. Com elas, você terá um controle de quem frequenta e evitará problemas caso alguém use os equipamentos sem respeitar as normas. Se você tem academia em seu condomínio e ainda não tem regulamento, pode aproveitar as dicas para elaborar um. O documento deve ter, entre outros pontos, dias e horários para frequência e uma cláusula dando ao usuário a responsabilidade de repor qualquer peça no caso de quebra. Crianças podem utilizar a academia, a partir dos oito anos, desde que com acompanhamento de um profissional. O mercado já dispõe de equipamentos com ergonomia voltada para crianças. Elas trabalham a atividade física sem uso de cargas excessivas de peso.

Para garantir mais durabilidade aos equipamentos e bem-estar aos usuários da academia, é fundamental o trabalho de manutenção. Quando os aparelhos são novos, o síndico não precisa se preocupar muito pois existe o período da garantia.

um ginecologista e ter encaminhamento para exames de mamografia e ultrassonografia, conforme avaliação médica. A ação faz parte da Outubro Rosa.

O confronto dos poderes

Estamos diante de um novo perfil social, com a ascensão dos idosos na pirâmide populacional do País. O que significa que teremos mais pessoas 60+. Essa tendência foi mensurada através de uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), apontando que a expectativa média de vida dos brasileiros será de 83 anos até 2070 e que até lá a taxa de natalidade diminuirá. Analisando esse futuro não tão distante, observo que muitos jovens não têm avaliado como conduzir o estilo de vida, a alimentação e o cotidiano. Como observam os especialistas e os profissionais da área da saúde, viver pede atenção e uma permanente construção.

Muito se comenta, que as gerações mais jovens sofrem cada vez mais distúrbios psicológicos. Há, inclusive, muitos especialistas auxiliando e apontando caminhos para reverter essa problemática. O que, de fato, é positivo, especialmente porque sabemos que o envelhecer deve estar à vista da juventude. Algo que recordo é que, há quase uma década, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) já observava a galopante ascensão dos idosos na sociedade. Até por esse motivo, naquela época, a SBGG criou um concurso de redação intitulado “Como Eu Quero Envelhecer”, com o objetivo de entender como os jovens estavam encarando o envelhecimento.

Agora, analisemos os 60+ de hoje. O que eles têm feito para tornar o dia a dia mais produtivo e como investem na qualidade de vida? Praticam atividades físicas de acordo com suas capacidades? Entendem que, caso

necessário, podem contar com empresas especializadas em cuidados? Notaram que podem até mesmo pensar na reinserção profissional e obter qualificação profissional? Impulsionado pelo dinamismo da tecnologia e das inovações, é notório que as iniciativas e projetos voltados aos idosos tendem a aumentar. Como fundador e presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão que, há 17 anos, desenvolve projetos artísticos, científicos e esportivos voltados para a inclusão da pessoa com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social de todas as faixas etárias, inclusive os idosos, chamo a atenção para o momento histórico que estamos atravessando.

Abraço projetos voltados para os 60+, como o “Longevidade – Esporte Inclusão”, que promove as práticas de karatê e taekwondo; e o “Páginas da Vida – Arte Literária”, que objetiva ampliar a expressão artística e promover o desenvolvimento cognitivo, ambos promovidos pelo Instituto, que objetivam somar e colocar o tema “envelhecer” acima da régua. Pode parecer que 2070, ano que serviu como base e referência da pesquisa recente do IBGE está distante, mas nem tanto. Quero reforçar que os jovens de hoje, daqui a 46 anos serão idosos! Por isso, volto a alertar: os jovens devem despertar para a questão do envelhecimento e saberem como construir suas jornadas. Afinal, eles, eu e você protagonizamos essa história, onde inclusão e respeito às diferenças merecem estar sempre à frente.

Uma grande festa marcou, dia 19, a inauguração do Pronto-Socorro de Itaquera (rua Augusto Carlos Baumann), dotado de 46 leitos e com capacidade para prestar mais de 100 mil atendimentos por ano. A unidade beneficiará 250 mil moradores de 15 bairros que integram a região, uma das mais carentes da cidade. Durante a solenidade, o prefeito Mário Covas e os secretários municipal e estadual de Saúde, José da Silva Guedes e João Yunes, destacaram a participação popular na realização da obra, resultado da luta organizada da comunidade por melhores serviços de saúde.

O Pronto-Socorro funciona no Hospital Municipal "Dr. Waldomiro de Paula", cuja ativação completa se fará de maneira gradativa, pois depende de outros equipamentos em fase de instalação. Conforme adiantou o secretário José da Silva Guedes, o hospital terá capacidade para 274 leitos e até final deste ano estarão funcionando o Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, além de acomodações de maternidade, possibilitando a realização diária de aproximadamente 25 cirurgias ou partos. Em fevereiro de 85, a parte restante entrará em atividade, compreendendo os leitos de pediatria, clínica de adultos e de ci-

rurgia e o ambulatório com sete consultórios. NOVO MODELO A região de Itaquera-Guaianases, onde fica o novo PS, é uma das áreas onde se concentram as principais carências da cidade. Na área da saúde, segundo levantamento da Secretaria de Higiene e Saúde do Município, será necessário acrescentar ás 26 unidades básicas existentes pelo menos outras 19 para garantir o atendimento da população. Há apenas um Hospital Geral particular com cerca de 500 leitos (0.7 por mil habitantes em contraste com os 10 leitos por mil habitantes da área central) e os estabelecimentos públicos mais próximos estão em São Miguel Paulista e no Tatuapé, ambos saturados de clientes, pois são os únicos que a Prefeitura tem para toda a Zona Leste, com seus mais de 3 milhões de habitantes. O PRONTO-SOCORRO

O Pronto-Socorro que começou a funcionar em Itaquera está aparelhado para os casos de emergência médica e poderá até mesmo realizar pequenas cirurgias. Para auxiliar nos diagnósticos, conta também com equipamento para radiografias e exames de laboratório. Nos seus leitos, 23 para crianças e 23 para adultos poderão ser mantidos, por até 24 horas, pacientes que não necessitem de remoção imediata para outros hospitais.

Correios anuncia concurso para nível médio e superior

Os Correios divulgaram os editais do concurso público nacional da estatal para preenchimento de 3.511 vagas (3.099 vagas de nível médio e 412 vagas de nível superior). As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 28 de outubro, no site do IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www. ibfc.org.br). A taxa de inscrição para o cargo de nível médio é de R$ 39,80 e, para o nível superior, de R$ 42,00. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Entre as novidades do concurso, está a reserva de 30% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas, quantitativo superior ao estabelecido pela legislação (20%). No caso do edital de nível médio, isso equivale a 936 vagas. Além disso, 10% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência. As vagas de nível médio são para o cargo de Agente de Correios – Carteiro, com salário inicial de R$ 2.429,26. A empresa oferece ainda

vale-alimentação/refeição de cerca de R$ 1.400,00, o que resulta em remuneração mensal de aproximadamente R$ 4 mil. NÍVEL SUPERIOR Já para os cargos de nível superior, o salário inicial é de R$ 6.872,48. A remuneração total é de cerca de R$ 8,5 mil, considerando-se o vale-alimenta-

ção/refeição de aproximadamente R$ 1.400,00. As especialidades de nível superior são: advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro. Em todos os casos, a empresa oferece possibilidade de adesão a plano de saúde e previdência complementar. PROVAS A previsão de aplicação das provas é 15 de dezembro de 2024 em todas as regiões do Brasil, contemplando todos os estados e o Distrito Federal, podendo abranger até 306 localidades. Para os cargos de Agente de Correios, as provas serão objetivas de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões. Já para os de Analista de Correios, serão objetivas de caráter eliminatório e classificatório, mais prova discursiva com redação de até 30 linhas. Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível no site do IBFC e no site dos Correios: https:// prosel.correios.com.br/concursos. Divulgação

DA REDAÇÃO
POR CINTYA BASSI
Cintya Bassi é coordenadora de nutrição do São Cristóvão Saúde
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial acontecendo foto da semana
A Prefeitura de São Paulo realizou ontem dia 19, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, o Avança Saúde - Mulher, um mutirão para incentivar e facilitar a realização de vários exames femininos em um único dia, consultar

COTIDIANOFATOS 3

Natal Iluminado 2024 ACSP inicia sua programação oficial com workshops

Edição deste ano traz a temática

'Venha Brilhar no Natal Iluminado de São Paulo'

Apartir do dia 28 de outubro, as 15 Sedes Distritais da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) inauguram a programação oficial da edição 2024 do Natal Iluminado, que já faz parte do calendário natalino paulistano, e celebra o período festivo com decorações espalhadas pela região central da capital paulista, com diversos eventos gratuitos para a população. As Distritais, em parceria com o Sebrae-SP, disponibilizarão aos associados e demais empreendedores paulistas e paulistanos workshops gratuitos com palestras, cuja temática é: “Vendas de Natal: dicas práticas para o sucesso de sua loja”. Tudo com o ob-

As distritais, em parceria com o Sebrae-SP, disponibilizarão aos associados e demais empreendedores paulistas e paulistanos workshops gratuitos com palestras

jetivo de capacitar e orientar os participantes a empreender nas comemorações de fim de ano, auxiliando-os a impulsionar vendas e fortalecer seus respectivos empreendimentos com as oportunidades de negócios que despontam nessa época do ano.

As unidades da ACSP aproveitarão as datas das palestras para inaugurarem suas decorações natalinas externas, e, ao final, haverá sorteios de brindes.

Mais informações, entre em contato com a Distrital da região de seu interesse.

Confira a programação na região:

MOOCA - 28/10, 19 horas.

Palestrante: Alexandre Giraldi

Contato: 11 3180-3092.

PENHA - 30/10, 19H30. Palestrante: Alexandre Giraldi.

Contato: 11 3180-3012.

TATUAPÉ - 31/10, 19H30.

Palestrante: Alexandre Giraldi. Contato: 11 3180-3455.

ACET - Companhia de Engenharia de Tráfego está utilizando motos na fiscalização da Zona Azul na cidade de São Paulo. Os seis novos veículos vêm circulando pelas ruas da cidade há pouco mais de quatro meses; porém sem identificação, iguais ao que a nossa reportagem flagrou na semana passada circulando pelas ruas do Tatuapé. Diferentemente dos motoristas dos carros, os agentes das motos não andam uniformizados.

O novo equipamento possui duas câmeras laterais no formato de “Olho Vivo”, que possibilitam uma projeção 180 graus e, da mesma forma que os veículos, também transmitem as imagens em tempo real para a Central da CET, que fica no bairro de Santo Amaro, e lavra as multas. Questionamos a CET sobre a utilização dos novos veículos e, em nota, a Estapar, que

por meio do uso de duas motocicletas é a concessionária responsável pela operacionalização do serviço, informou que, “Com objetivo de aprimorar o trabalho de apoio à fiscalização das operações da Zona Azul em São Paulo, a Estapar está realizando testes, por meio do uso de duas motocicletas, equipadas com dispositivos de captação de imagens e outras funcionalidades tecnológicas como mapeamento de necessidade de manutenção de sinalização, que compete ao sistema de Zona Azul, a exemplo do que já ocorre com os carros de fiscalização. A ação poderá complementar a finalidade central do serviço que é a de garantir a disponibilidade de vagas aos usuários e ampliar a eficiência na prestação do serviço. A implementação dos veículos dependerá da análise dos resultados a serem obtidos e, sobretudo, da validação por parte do Poder Concedente.”

O novo equipamento possui duas câmeras laterais no formato de “Olho Vivo”

A programação tem oficinas de negócios e vendas em parceria com o Sebrae-SP
Estapar está realizando testes,

COTIDIANOFATOS 4

TATUAPÉ

Prefeitura de São Paulo forma mais de

no Programa

N270 mulheres

Operação Trabalho - Mães Guardiãs

Beneficiárias atuaram no combate à evasão escolar e na supervisão de crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino

a sexta-feira, 18 de outubro, a Prefeitura de São

Paulo realizou a formatura de 270 beneficiárias do Programa Operação Trabalho Mães Guardiãs, nas dependências do CEU Carrão, no Tatuapé. As formandas integram as modalidades

ABAES – Agentes de Busca Ativa Escolar e GAES – Guardiãs da Alimentação Escolar. A iniciativa, que é realizada em parceria entre as secretarias municipais da Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta com cerca de 5 mil mulheres em atuação na rede municipal de ensino da capital, que visa combater a evasão escolar e promover a conscientização sobre problemas ambientais e alimentares.

BUSCA

ESCOLAR

Na modalidade de Busca Ativa Escolar, as beneficiárias atuam diretamente no combate à evasão escolar, acompanhando a frequência dos alunos e fazendo visitas domiciliares em casos de ausência prolongada, garantindo que as crianças e adolescentes permaneçam na escola.

Durante três meses, aproximadamente 300 mulheres foram capacitadas em áreas como almoxarifado, estoquista, arquivista, assistente administrativo, operador de caixa, práticas de gestão de pessoas e técnicas de secretariado, entre outros, totalizando mais de 90 horas de capacitação na área de administração.

ALIMENTAÇÃO

ESCOLAR

As Guardiãs da Alimentação Escolar contribuem com a edu-

cação ambiental e alimentar nas escolas, auxiliam no cultivo de hortas escolares e participam da conscientização dos alunos sobre sustentabilidade e alimentação saudável.

As beneficiárias foram capacitadas durante três meses na área de Segurança Alimentar, com cursos como Educação Ambiental, Aproveitamento Integral dos Alimentos, Horticultor e Olericultor, Operador de Sistemas de Irrigação, Agricultor Familiar e Formação Básica em Gastronomia.

CAPACITAÇÃO

TÉCNICA

Além de capacitação técnica, as beneficiárias de ambas as modalidades recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 1.482,60. Ao todo, o Programa Operação Trabalho, que conta com 16 projetos e aproximadamente 17 mil pessoas, já

emitiu mais de 19 mil certificados de qualificação profissional.

“A capacitação oferecida a essas mulheres neste mês, não apenas as qualificou para exercerem suas funções no programa, mas também abriu novas oportunidades para elas, pois, agora possuem os conhecimentos e as habilidades necessárias para buscar a sua inserção no mercado de trabalho”, destacou o secretário adjunto municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior.

Entre as mulheres capacitadas pelo programa está Luciana Cristina da Silva Ramos, de 45 anos, mãe de dois filhos, moradora da zona leste, que estava há muito tempo desempregada e enfrentava um quadro de depressão. Para ela, o programa foi uma grande oportunidade de recomeço.

“O programa chegou na hora certa e me deu uma nova perspectiva de vida, me mostrou o quanto nosso papel como agentes transformadores na escola é importante. As capacitações que recebemos durante o programa nos ampliam a visão de mundo e do nosso papel social. Sou muito grata por essa oportunidade”, comenta Luciana.

Ao todo, o Programa Operação Trabalho possui 12 centros de formação, sendo quatro abertos neste ano. Os espaços distribuídos pela cidade servem também como ponto de apoio para as atividades de frentes de trabalho. As estruturas são equipadas com salas de aulas, cozinhas experimentais e equipes multidisciplinares a fim de amparar os beneficiários em diversas esferas, inclusive socioemocionais.

AVANÇA TECH

Durante a formatura, o secretário adjunto Armando Junior, acompanhado do secretário de Educação, Fernando Padula, visitou a nova instalação descentralizada do Avança Tech, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que oferece qualificação profissional nas modalidades presencial e EAD na área de tecnologia. O espaço receberá cursos presenciais na área de programação de games e realidade virtual no período matutino e noturno, com cerca de 30 alunos por turma. A previsão é que as aulas iniciem na segunda quinzena de novembro.

Para participar das turmas presenciais do Avança Tech, o candidato deve realizar um curso EAD de introdução à programação ou realizar uma avaliação de conhecimentos gerais no tema. Para mais informações do Avança Tech, clique aqui.

PROGRAMA

O programa da Prefeitura de São Paulo é voltado à população em vulnerabilidade social, visando estimulá-la à busca de ocupação, bem como a sua reinserção no mercado de trabalho. Atualmente, são 17 mil beneficiários, distribuídos em 16 projetos, que contam com uma bolsa que varia entre R$ 1.482,60 - 30 horas semanais, 6 horas por dia, ou R$ 988,34 - 20 horas semanais, 4 horas diárias. Entre as ocupações em frentes de trabalho estão zeladoria, manutenção e apoio administrativo, ações de busca ativa na rede municipal de ensino, combate à dengue, entre outros. Para participar é necessário seguir critérios como ter mais de 18 anos, morar na cidade de São Paulo, estar desempregado há mais de quatro meses e não receber benefícios como seguro-desemprego, FGTS, entre outros. A renda familiar permitida é de até meio salário-mínimo por pessoa da família.

Ao todo, o Programa Operação Trabalho possui 12 centros de formação, sendo quatro abertos neste ano

CULTURAARTES

Palpites

Talitha Morete será jurada convidada da próxima temporada de “Que Seja Doce”, do GNT. A apresentadora do “É de Casa” avaliará os episódios referentes a bolos e doces com chocolates. Sob comando de Felipe Bronze, a produção estreia no ano que vem. “Estou muito feliz e animada com esse convite. Adoro o programa, acompanho há muitos anos, e estou ansiosa para provar todas as delícias e conhecer as histórias dos participantes. Tenho uma missão doce e deliciosa pela frente”, vibra.

Bancada de jurados Tony Ramos, Sabrina Sato, Tatá Werneck e Belo serão os jurados do “The Masked Singer Brasil”, da Globo. Com apresentação de Eliana, a produção tem estreia prevista para o ano que vem.

Abre e fecha

A série “As Aventuras de José e Durval”, que foi originalmente lançada no Globoplay, chega à Globo a partir do próximo dia 22. Na versão exibida na tevê aberta, Chitãozinho e Xororó abrem cada episódio apresen-

tando, com exclusividade, o que acontecerá e, ao final, voltam ao mesmo cenário para cantar uma música de seu novo álbum. A série é estrelada pelos irmãos Rodrigo e Felipe Simas.

Nova temporada

O GNT produzirá uma segunda temporada do programa “Geladeiras em Ação”. A produção é comandada por Claude Troisgros e seu fiel escudeiro Batista.

Estreia

A série “Viva o Cinema! Uma história da Mostra de São Paulo” estreia dia 30 de novembro no canal HBO e na plataforma Max. Em quatro episódios, a produção conta a história de um dos eventos culturais mais tradicionais da América Latina, que há 48 anos movimenta a capital, com a exibição de centenas de filmes do mundo todo.

De mudança

Ainda sobre as mudanças entre os correspondentes da Globo, Guilherme Pereira está de mudança da capital francesa. Ele passa a morar em Nova Iorque a partir do ano que vem. Guilherme terá a missão de acompanhar de

Canal Zap

Mudanças pelo caminho

Pri Helena está pronta para tudo mudar de uma hora para outra em “Volta Por Cima”. A atriz, que vive a misteriosa Cacá, terá um caminho de altos e baixos ao longo da história de Claudia Souto. Cacá é filha única de Ana Lúcia, papel de Iara Jamra, fez curso técnico de Enfermagem e chegou a trabalhar em pequenas clínicas, mas nunca se sentiu realizada. De temperamento frio, não tinha em-

perto os preparativos para a próxima edição da Copa do Mundo. Andre Gallindo, após dois anos e meio nos Estados Unidos, retorna ao Brasil, mais especificamente à redação do Rio de Janeiro.

Boa vida

Érico Brás está de volta às novelas. O ator vive o vigarista Edmilson em “Mania de Você”, da Globo. Mal-humorado, ele vive reclamando da vida, mas não faz nada para mudar a situação. Coloca a culpa de todas as suas desventuras nos outros. Fofoqueiro de plantão, repercute as “fake news” que Mavi, papel de Chay Suede, planta na internet. “Uma coisa interessante no Edmilson é que é uma pessoa comum. As pessoas acham que não tem gente que só sofre, mas tem. E Edmilson é um explorador vagabundo. É muito bom fazer esse personagem. E óbvio que vou colocar um toque de comédia porque faz parte desse universo da família”, explica.

Novo posto

A partir de janeiro do ano que vem, o Esporte da Globo irá promover algumas mudanças importantes entre os correspondentes

patia pelos pacientes. Desde garota, na escola, era tida como briguenta, e foi atraída pelas aulas de lutas, o que a levou a ganhar campeonatos. “A Cacá tem uma relação de muito afeto com a mãe, mas ela é capanga de um contraventor. Só que o mais legal dessa personagem é que ela vai tendo um encontro com um lugar humano e junto com a Cacá vou descobrindo as camadas. A própria personagem, que é criada só pela mãe, vai trazendo respostas e estou muito feliz”, afirma.

pelo mundo. A começar pelo posto na Europa, que deixa de ser em Paris e passa para Madrid, na Espanha, para ficar mais perto de alguns dos craques do futebol brasileiro – como Vinícius Jr, Rodrygo e Endrick, que jogam no Real Madrid. A repórter Júlia Guimarães, que está na empresa desde 2015, pela primeira vez recebe a missão de ser correspondente.

Nome veterano

Louise Cardoso estará no elenco de “Juntas e Separadas”, nova série original Globoplay. Com texto de Thalita Rebouças, a produção é dedicada às mulheres com mais de 40 anos.

Fim dos trabalhos

As gravações de “No Rancho Fundo” terminam no próximo sábado, dia 19. A novela das seis será substituída por “Garota do Momento”.

Parte da história

Apresentadora de “A Fazenda”, Adriane Galisteu será retratada na série “Senna”, original Netflix. Namorada de Ayrton Senna entre 1993 e 1994, ela será interpretada por Julia Foti. A produção estreia a partir de 29 de novembro.

Viva e vigiando

(Prime) "Spin-off" italiano da popular série "Citadel", de 2023, estrelada por Richard Madden e Priyanka Chopra, "Citadel: Diana" se passa em 2030, em Milão. A trama gira em torno de Diana Cavalieri (Matilda De Angelis), uma agente secreta da Citadel, uma agência de espionagem global que foi destruída oito anos antes pelo poderoso sindicato Manticore. Desde a

queda da Citadel, Diana tem vivido como agente dupla, infiltrada nas linhas inimigas da Manticore. No entanto, ela finalmente encontra uma oportunidade de escapar e desaparecer para sempre. Para isso, precisa confiar em um aliado inesperado: Edo Zani (Lorenzo Cervasio), herdeiro da Manticore Itália e filho de Ettore Zani (Maurizio Lombardi), o chefe da organização italiana.

(Netflix) A Netflix estreia seu novo longa de ação. Em "Através das Sombras", uma assassina treinada de 17 anos desafia sua organização ao decidir resgatar um menino cuja mãe foi morta por uma poderosa gangue cri-

Arswendy Bening Swara, Chew Kin Wah e Taskya Namya.

minosa. Com direção de Timo Tjahjanto, o elenco conta com Aurora Ribero, Hana Malasan, Kristo Immanuel, Andri Mashadi, Ali Fikry, Adipati Dolken, Agra Piliang,

ENSINO BILÍNGUE

Colégio Drummond oferece dupla diplomação

Ahabilidade de comunicação é essencial para os indivíduos porque somos seres sociais. Num mundo globalizado, é primordial a possibilidade de estabelecer contato com pessoas que falam outras línguas e realizar importantes intercâmbios culturais e comerciais.

Estudos mostram que a exposição a dois idiomas durante a infância e adolescência melhora as habilidades cognitivas, desenvolve a socialização, estimula a criatividade e promove o desenvolvimento intelectual complementando e aperfeiçoando odesenvolvimento educacional.

DUPLA CERTIFICAÇÃO

Segundo a school academy director, Waldenize Bigonha, “desde 2014, o Colégio Drummond iniciou a reestruturação de sua grade curricular, com maior ênfase à disciplina de inglês. Ano após ano, o crescimento em novos recursos educacionais ganhou destaque; hoje, o Grupo já é conhecido pelo ensino bilíngue, mas dá um passo a mais através da certificação internacional”, finaliza.

Ela destaca que, graças a uma parceria do Grupo Drummond com a Texas Tech University, (considerada uma das 20 universidades favoritas dos empregadores americanos), os alunos poderão ser contemplados com a certificação em duas categorias, a High Scholl e a Learning Academy.

Para quem é do 9º ano e tem interesse em obter a dupla diplomação no terceiro ano do Ensino Médio, ou seja, Certificado Brasileiro do E.M + Certificado Americano (currículo americano) é indicada a primeira opção “High School”. Já para os alunos do Ensino Médio (1º, 2º ou 3º) recomenda-se a “Learning Academy”; a diferença é que, nessa segunda categoria, os alunos recebem a certificação de acordo com os créditos recebidos e disciplinas cumpridas.

CAMBRIDGE ASSESSMENT

Além de tudo isso, o Colégio Drummond também incorpora a preparação para os exames de Cambridge Assessment English no currículo escolar.

As qualificações Cambridge Assessment English atendem às mais diversas necessidades e abrangem as quatro habilidades linguísticas – ler, ouvir, falar e escrever – e baseiam-se em situações de comunicação do dia a dia.

SERVIÇO

O Colégio Drummond Tatuapé está localizado na Rua Prof. Pedreira de Freitas, 401. Possui outras quatro unidades localizadas na Penha, Vila Formosa e Ponte Rasa. Mais informações em (11) 2942-1488 ou em www.drummond.com.br.

deliciosa e ainda concorra a um final de semana especial no Hotel Villa Santo Agostinho, em Bragança Paulista.

O valor arrecado será revertido para as obras sociais da Comunidade Confiança, instituição que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.