AGORA VAI?

AGORA VAI?
A revitalização da Avenida Celso Garcia faz parte do sonho de moradores do Tatuapé e da Zona Leste. Na semana anterior, a SPTrans abriu a licitação para a execução de obras e serviços de remodelação da via. Entre as intervenções previstas, está a implantação de piso rí gido nas faixas de ônibus. Além disso, pretende-se fazer o alteamento dos pontos e a reconstrução dos passeios. > VEJA + Página 3
ASSISTÊNCIA Tatuapé recebe ‘Espaço Prevenir’
O “Espaço Prevenir”, inaugurado na última quarta-feira, dia 6, prestará serviços públicos de acolhimento e recuperação de pessoas que tentam abandonar as drogas. O equipamento, instalado no Parque São Jorge, prioriza a prevenção de recaídas para quem já passou por tratamento e o fortalecimento de vínculos familiares, inclusive com orientação a parentes. > VEJA + Página 4
TATUAPÉ
Sinalização tenta conter acidentes
Os moradores da Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, esquina com a Rua Icaraí, no Parque São Jorge, conquistaram uma nova sinalização para o local.
O endereço foi palco recente de vários acidentes, depois que a Secretaria das Subprefeituras implementou o serviço de recapeamento. A remodelação ocorreu após denúncias com fotos, vídeos e registros no Conseg.> VEJA + Página 4
Historicamente, a avenida foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Tatuapé
APrefeitura acaba de lançar, por meio da SPTrans, a licitação para a execução de obras e serviços de requalificação da Avenida Celso Garcia. De acordo com a Secretaria Municipal dos Transportes (SMT), a estimativa é que 300 mil pessoas sejam beneficiadas. Para a SMT, as linhas que trafegam pela via, responsável por ligar a Zona Leste ao centro, contarão com ganho no tempo de viagem. Entre as intervenções, o pavimento das faixas de ônibus da avenida será substituído por piso rígido. Depois, haverá o alteamento dos pontos, permitindo embarque mais confortável a todos os passageiros. Em seguida, os passeios também serão reconstruídos, aumentando a acessibilidade no local. Conforme a secretaria, as ações deverão ser feitas sem a necessidade de desapropriações ou de retirada de árvores.
Ademais, as obras serão divididas em três licitações. Agora, o primeiro trecho licitado está entre o Terminal de Ônibus Parque D. Pedro II e o cruzamento com a Rua Bresser, no Brás. Nesse sentido, a Prefeitura destaca que as propostas devem ser entregues por meio do site www.licitacoes-e.com.br até o próximo dia 27.
Moradores e comerciantes da região do Tatuapé têm reclamado das más condições de acessibilidade na Avenida Celso Garcia, citando riscos de atropelamentos e quedas, especialmente para os usuários de cadeira de rodas.
Quem circula nas proximidades destaca a presença significativa de estudantes, idosos e pessoas com deficiência. Além disso, trabalhadores de comércios mencionam as calçadas esburacadas e o desnivelamento do asfalto. Do mesmo modo, consumidores de lojas criticam o fato de
que a prioridade é dada mais aos ônibus, automóveis e motociclistas. Nesse sentido, pedestres sugerem que os semáforos tenham um tempo maior de travessia. Similarmente, eles cobram a implementação de equipamentos inteligentes.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) relatou que no local existe o programa "Pedestre Seguro". Segundo o órgão, houve a ampliação do tempo para travessia nos semáforos em cerca de 20%.
A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) mencionou que a instalação de botoeiras sonoras nos semáforos são parte das "Rotas Acessíveis". Contudo, não citou a Celso Garcia.
A Subprefeitura Mooca informou que pretende avaliar a construção de novas rampas de acessibilidade com piso tátil em ambos os lados da via.
Para se inscrever, basta visitar a secretaria com documento de identidade (original e cópia) e comprovante de residência
OCEU Carrão – Tatuapé (Carolina Maria de Jesus) está com inscrições abertas para os cursos teatrais e de musicalização. As turmas de teatro são voltadas para diversas idades, indo desde as crianças, a partir de 4 anos, até as pessoas acima de 50. Já as vagas de musicalização infantil são direcionadas para crianças de 2 a 10 anos. Para se inscrever, basta visitar a secretaria com documento de identidade (original e cópia) e comprovante de residência. A matrícula de menores de idade deve ser realizada com a presença do responsável legal.
Oficina de teatro – às quartas, das 15 às 16 horas (4 a 6 anos); das 16 às 17 horas (7 a 10 anos), das 17 às 18 horas (acima de 14 anos), das 18 às
20 horas (acima de 18 anos).
Aos sábados, das 12 às 13 horas (6 a 9 anos), das 13 às 14 horas (11 a 13 anos), das 14 às 15 horas (14 a 17 anos) e das 15 às 17 horas (acima de 18 anos).
Musicalização infantil – às segundas, das 13 às 14 horas (2 a 3 anos); terças, das 11 às 12 horas (2 a 3 anos), das 17 às 18 horas (2 a 3 anos); quintas, das 13 às 14 horas (2 a 3 anos), das 14 às 15 horas (2 a 3 anos) e das 17 às 18 horas (2 a 3 anos) e aos sábados, das 10 às 11 horas (1 a 3 anos), das 11 às 12 horas (2 a 3 anos) e das 13 às 14 horas (2 a 5 anos).
Segundas e quintas, das 11 às 12 horas (4 a 7 anos); e das 15 às 16 horas (8 a 10 anos). Terças e quintas, das 10 às 11 horas (4 a 7 anos) e das 16 às 17 horas (4 a 7 anos). As quartas e sex-
tas, das 11 às 12 horas (4 a 7 anos) e das 10 às 11 horas (8 a 10 anos).
Ainda na área de artes, o espaço tem turmas de canto popular, canto coral e ukelele. Todos os cursos têm vagas para o público adulto (a partir de 18 anos).
Para a garotada de 8 a 13 anos, há vagas de canto coral e para maiores de 60 existem as turmas especiais de canto popular. Iniciação ao Canto Popular –segunda, das 9 às 11 horas (acima de 60 anos); e das 16 às 18 horas (de 18 a 59 anos). Quarta, das 14 às 16 horas (de 18 a 59 anos) e sexta, das 12 às 14 horas (de 18 a 59 anos). Técnica de voz e canto coral – sábado, das 14 às 15 horas (8 a 13 anos) e das 15 às 17 horas (a partir de 18 anos). Ukulele – sábado, das 9 às 10 horas (a partir de 18 anos).
As artes do movimento corporal, das brincadeiras e da desinibição divertem as crianças
Após recapeamento, moradores denunciaram aumento do número de acidentes
O serviço funcionará no sistema de 'portas abertas', sem agendamento prévio
Os serviços públicos de acolhimento e recuperação de pessoas que tentam abandonar as drogas receberam um reforço na última quarta-feira, dia 6. O governo do Estado inaugurou a primeira unidade do “Espaço Prevenir” de São Paulo, no Parque São Jorge.
O equipamento prioriza a prevenção de recaídas para quem já passou por tratamento e o fortalecimento de vínculos familiares, inclusive com orientação a parentes.
Foram pelo menos dois anos de espera. Apesar disso, enfim os moradores da Rua Dr. Miguel Vieira Ferreira, esquina com a Rua Icaraí, no Parque São Jorge, foram ouvidos. Na semana anterior, a CET resolveu refazer a sinalização de solo do local, com novas faixas de pedestres e pinturas com a palavra “Pare” no asfalto. Antes da conquista, centenas de reclamações foram encaminhadas à CET e à Prefeitura, com fotos de acidentes e abaixo-assinados.
Para o morador Fábio Martim, na verdade a resolução foi tomada após a própria Companhia de Engenharia de Tráfego ter percebido seu erro. “Depois que a Secretaria das Subprefeituras entregou o recapeamento do asfalto nos dois endereços, a empresa teria de acelerar o processo de repintura. Como a empresa esperou, as batidas começaram a ocorrer. Eram várias no mesmo dia, umas menos e outras mais graves”, contou.
Martim lembrou que já existiam placas de “Pare” antes do cruza-
mento. Inclusive, há uma lombada alguns metros antes para conter a velocidade dos carros. No entanto, após cobrirem o paralelepípedo com asfalto, tudo mudou. Agora, surge a reivindicação de semáforos para o lugar, principalmente para proteger quem quer atravessar a pé. Isso porque é normal ver condutores querendo seguir em frente enquanto outros desejam fazer conversões ao mesmo tempo. Sem contar os mais apressados que continuam na contramão, contrariando a sinalização. Outra denúncia vem da Rua Caçaquera, esquina com a Rua Curupá. Coincidência ou não, o problema é idêntico. As faixas de pedestres existem, apesar de apagadas. Porém, a sinalização é escassa em se tratando de um local com grande movimento de carros e motos, devido aos comércios, restaurantes, escolas e outros estabelecimentos. Mais uma vez, moradores e empreendedores voltam a pedir a atenção da CET para o local. A ideia é a de prevenir que acidentes mais graves venham a ocorrer.
Durante a inauguração, o prefeito Ricardo Nunes destacou que a parceria com o governo de SP para o atendimento dos dependentes químicos que vivem na capital é extremamente importante e apontou que hoje a rede municipal conta com diversos serviços para o atendimento desse público em parceria com o governador Tarcísio de Freitas. “Essa questão do uso de drogas está aumentando muito e os países que liberaram drogas estão arrependidos”, disse Nunes. “Estão acabando com os nossos jovens”, completou.
A proposta, inédita em São
atendimento a esse público em parceria com o Estado
Paulo, foi criada pela atual administração estadual e apresenta bons resultados no interior – o serviço já funciona nas cidades de São José dos Campos e São José do Rio Preto.
A instituição oferece atendimento psicossocial a famílias de dependentes químicos. O serviço também dá apoio a pessoas que estão em fase final ou já completaram o tratamento em comunidades terapêuticas.
O serviço no Tatuapé vai funcionar no sistema de “portas abertas”, em que os interessados podem buscar atendimento sem agendamento prévio. Com investimento anual de R$ 600 mil, o lugar tem capacidade para atender até 200 pessoas por mês.
A equipe técnica do Espaço Prevenir é formada por assistentes sociais, educadores, psicólogos e pedagogos. O serviço oferece dinâmicas psicoemocionais, terapias em grupos, consul-
tas com psicólogos e atividades de cultura e lazer. Os profissionais orientam as famílias sobre como lidar com o parente que está usando drogas, inclusive sugerindo medidas como a internação. Os dependentes químicos em fase final de recuperação também recebem orientação para reintegração social e profissional. “É um espaço que prestará apoio, inclusive, aos filhos de dependentes, pois é fundamental romper esse ciclo para a próxima geração não enveredar pelo mesmo caminho”, explicou Eliana Borges, coordenadora de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Local: Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, 50. Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12 às 21 horas.
Agenda cheia Marcelo Serrado começou a gravar seu novo programa para o Multishow. Ele comandará o “Vamos pro After”, que será uma espécie de “talk show” musical. Ainda sem data de estreia definida, o programa também estará disponível na plataforma Globoplay. Serrado também está no elenco de “Beleza Fatal”, primeira novela original HBO Max.
Novas emoções
A terceira temporada de “A Divisão” entrará no Globoplay a partir de 29 de setembro. Com produção de AfroReggae Audiovisual e A Fábrica, o drama policial é protagonizado por Silvio Guindane e Erom Cordeiro. O elenco também conta com Neusa Borges, Nivea Maria e Tony Tornado.
Fora dos estúdios
A próxima temporada do “Pipoca da Ivete” irá desembarcar em Salvador, na Bahia. Nesta semana, a cantora recebeu o cantor Thiaguinho no alto do trio elétrico para uma tarde com muito bate-papo e cantoria na gravação do novo quadro “Sobe no Trio”. A dupla percorreu a
orla de Salvador, na Bahia, revivendo o clássico percurso do carnaval baiano Barra-Ondina e passando por pontos turísticos da cidade, como o Porto da Barra, o Cristo e o Farol da Barra. O programa estreia no próximo dia 17 de setembro.
Clima de fim de ano
A novela “A Sucessora”, que foi reexibida recentemente no Viva, entrará no Globoplay ainda em setembro. Com Susana Vieira, Rubens de Falco e Nathalia Timberg, a produção foi ao ar originalmente em 1978.
Agenda lotada
Camila Queiroz emendará os trabalhos de “Amor Perfeito” e “Beleza Fatal”, novo original HBO Max. Na novela, ela viverá a mocinha Sofia, que viu sua mãe ser presa injustamente por causa de sua tia Lola, papel de Camila Pitanga. A jovem quer destruir a vilã e todos aqueles que lhe fizeram mal. Em sua obsessão, ela reencontra um amor de infância, questiona os próprios passos e descobre que fazer justiça custa um preço muito alto.
OPORTUNIDADE
R$ 198.000 – SALA
COMERCIAL MOBILIADA
Com garagem – Aldeia dos Pássaros
Tatuapé - Tr. c/ Armando 99611-9152
MIL, REF: 5182 Tel.: 2295-9655 94733-1579 (Whatsapp)
Valentina Herszage está aproveitando cada minuto nos estúdios de “Elas por Elas”, próxima novela das seis. Após viver alguns papéis mais dramáticos na tevê, a atriz celebra a chance de mergulhar em uma trama cômica. “Como é bom fazer comédia, né? A gente precisa muito um do outro. Está sendo uma diversão gravar. Estou tendo muitas trocas
POR CAROL BORGES com o público”, explica. Na história, ela viverá Cris, filha de Lara e Átila, interpretados por Deborah Secco e Sergio Guizé. Ela adora ostentar sua vida luxuosa nas redes sociais. Vai se interessar por Giovanni, papel de Filipe Bragança, tornando-se rival de Ísis, de Rayssa Bratillieri. “Vamos brincar muito com essa questão das blogueiras dos dias de hoje. Acho que a Cris é a personagem mais atualizada da nova versão”, aponta.
Em sequência
No ar em “Amor Perfeito”, Bukassa Kabengele foi escalado para “Dona Beja”, novo original HBO Max. Com Grazi Massafera no papel principal, a trama está em fase de pré-produção.
Trajetória no vídeo
Simone Zuccolotto dirige e apresenta a série inédita “Tá Só Começando – 25 Anos”, do Canal Brasil. A produção mostra a importância do Canal Brasil na história do cinema brasileiro. Selton Mello, Leandra Leal e Lázaro Ramos são alguns dos entrevistados do projeto. O programa estreia no próximo dia 18.
Voz marcante
Ainda em setembro, o Globoplay estreia o documentário “Boa Noite”. Aos 91 anos, Cid Moreira abre as portas de sua casa e de seu inconsciente, revelando facetas surpreendentes do homem que entrou nas casas de milhões de brasileiros todas as noites, por quase trinta anos. Lembranças e imagens de arquivo traçam um panorama de sua vida que se confunde com a história da televisão brasileira.
200 MTS DA PRAIA
2 dorms. sendo uma suíte, terraço, 2 vagas e área de lazer completa. R$ 329.000,00 Tr. c/ Margareth (13) 99181-3456
Cinema em casa
O filme “Perdida” chegará ao Disney+ e Star+ a partir do próximo dia 22. O longa é estrelado por Giovanna Grigio e Bruno Montaleone. Lucinha Lins e Hélio de La Peña também fazem uma participação especial na produção nacional.
Desafios na cozinha
Rita Lobo estreia à frente da nova temporada de “Cozinha Prática”, do GNT, no próximo dia 18. Batizada de “#DramasCulinários”, a produção desafia os telespectadores a largarem todas as barreiras que os afastam da cozinha - seja preguiça, falta de tempo e outras justificativas.
Bastidores do pop
A série documental “Se Eu Fosse Luísa Sonza”, original Netflix, estreia no dia 13 de dezembro. A produção mostrará o processo criativo por trás de seu novo álbum, “Escândalo Íntimo”, que bateu recordes nas paradas musicais do Brasil e do mundo. Além disso, os episódios vão mostrar os bastidores de sua vida pessoal e carreira nos palcos e estúdios, revelando aos fãs o que ainda poucos conhecem sobre Luísa.
(Prime Video)
A segunda temporada de "A Roda do Tempo" chega ao catálogo do Amazon Prime Video. Baseada na série literária homônima de Robert Jordan, publicada no Brasil pela editora Intrínseca, a trama se passa em um mundo de fantasia onde uma organização poderosa de mulheres praticantes de magia precisa viajar pelo mundo enfrentando diversos perigos. A produção norte-americana tem Rosamund Pike e Daniel Henney
no elenco principal. Com oito novos episódios, a série de drama fantástico foi lançada em 2021 no streaming e tem produção pela Sony Pictures Television e Amazon Studios. Nesta nova leva de episódios, o foco é Rand al'Thor (Josha Stradowski), um humilde fazendeiro que descobre ser o verdadeiro Dragão Renascido. É neste cenário que as Aes Sedai tentam protegê-lo a todo custo do Escuro, enquanto se preparam para a Última Batalha.
(Netflix) "Corpo em Chamas" é um dos destaques da Netflix em setembro. Produção original espanhola, a minissérie é inspirada em fatos reais, o chamado "crime da Guardia Urbana". Trata-se de um crime ocorrido em 2017, quando um homem apareceu queimado na albufeira de Foix, na província de Barcelona. A investigação do homicídio trouxe à tona uma rede
“EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA COM PAUTA DE ORDINÁRIA” Convocamos todos os cooperados da Cooper Poli Cooperativa de Trabalho em condições de votar, para comparecerem na Assembleia Geral Extraordinária com pauta de Ordinária que se fará realizar em sua sede social á Rua Caã-Açú, 176 - Belenzinho - São Paulo no dia 15/09/2023 em 1ª convocação às 17:00 hs. c/dois terços dos seus cooperados, em 2ª convocação às 18:00 hs c/metade + 01 cooperado ou, em 3ª convocação às 19:00 hs c/no mínimo 10 sócios. Para efeito de quorum, o nº de sócios aptos a votar é de 10 cooperados. Ordens do dia: 1 - Prestação de Contas e Aprovação do Balanço ano 2022; 2 - Assuntos de interesse Geral da Sociedade. São Paulo, 10 de setembro de 2023 ORIVALDO JOSÉ ERCOLIN Presidente
AREIÃO, 210, TATUAPÉ Tel.: 2295-9655 / 94733-1579 (Whatsapp) WWW.FBLIMOVEIS.COM.BR
Divulgação
de relações tóxicas, enganos, escândalos sexuais e violência entre vários policiais de Barcelona. A minissérie começou a ser filmada em Barcelona e outros municípios da província, em 2022. Para dar vida a Rosa e Albert, os dois policiais protagonistas desta história, a Netflix quis ter dois conhecidos na plataforma. À frente do elenco estão Úrsula Corberó e Quim Gutiérrez.
SENTIMENTOS NEGATIVOS?
Se sentimentos como: insatisfação, solidão, medo, ansiedade, culpa, angústia, entre outros, roubam-lhe a vontade de viver, procure-nos! Neuróticos Anônimos Grupo Esperança Belém - Rua Arinaia, 509 - Reuniões aos sábados às 10hs. Possuímos outras salas na Zona Leste e em todo o território nacional, procure a mais próx. em nosso site: www.neuroticosanonimos.org.br; ou pelo telefone: 3229-7523. A ajuda é gratuita.
COMERCIAL
TERRENO 8X24
3 dormitórios (sendo1 suíte e 1 dorm com armários emb), 2 salas, lavabo, cozinha planejada, entrada lateral, banheiro social, 2 vagas, edícula com banheiro - 2 salas na parte de cima com (01) banheiro, quintal com churrasqueira coberta, pia completa. Locação R$ 6.500,00 com IPTU Aceito proposta/ Celular (11) 94794-1416 ( Paiva- Creci 80547-f )
Em sua 11a temporada, o evento será realizado no Espaço Gastronômico Ceagesp, de quarta a domingo, até 23 de dezembro
OFestival oferece quase 60 opções à base de peixes e frutos do mar à vontade. Os Camarões Assados no Espeto e a Paella à Marinera continuam sendo marcas registradas desse evento, realizado na Ceagesp desde 2013.
Nas mesas, também chegam à vontade Camarão Crocante com Molho Tártaro e Limão, Camarão na Panko, recheado com Catupiry, além de Costelinha de Tambaqui e Anchovas Espalmadas Assadas na Brasa.
Neste ano, o público também terá pratos fixos especiais acrescentados ao cardápio, igualmente para comer à vontade. Toda quarta e sábado, haverá Ostras Frescas inclusas no cardápio. A quinta-feira será dia de saborear Caranguejada. Às sextas, o cardápio será reforçado com Lagosta Sapateira Gratinada. Aos domingos, o prato especial extra será Macarrão com Camarão no Parmesão Grana Padano.
A recepção já começa com os pratos de entrada, como Casquinha de Siri e Acarajé, entre outros itens, tudo já incluso no valor do evento. Ao entrar no salão do festival, as pessoas encontram, além da paella e dos camarões, um completo buffet de saladas diversas, incluindo as com frutos do mar.
Quem for ao evento também terá ainda à disposição uma variada mesa com os pratos de acompanhamento, como Bobó de Camarão, Camarão Internacional, Moqueca à Baiana, Pirão de Peixe, Arroz Caldoso de Camarão, entre outros, que mudam semanalmente.
As saladas continuam sendo um capítulo à parte nessa nova temporada do evento. Uma grande variedade irá agradar a todos os paladares. Preparadas também com itens muito frescos da Ceagesp.
Preço fixo de R$ 139,90 por pessoa (não será cobrada taxa de serviço). As bebidas e as sobremesas serão cobradas à parte. Crianças de até cinco anos não pagam o festival. De seis a dez anos, pagam metade do preço.
FUNCIONAMENTO
Quarta a domingo no Espaço Gastronômico Ceagesp.
De quarta a sexta-feira das 18h às 23h30 (somente jantar). Aos sábados, das 12h até 23h30 (almoço e jantar).
Aos domingos, abrirá das 12h às 17h (somente almoço).
O acesso será pelo Portão 4 da Ceagesp (altura do nº 1.946 da av. Dr. Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina).
Quem preferir, pode fazer reserva de mesa e horário, com tolerância máxima de 10 minutos. Lembrando que a reserva não é obrigatória. Quem preferir ir direto ao Festival, aguarda a disponibilidade de mesa.
Gato maltês amarelo desaparecido desde o dia 17/08, quando foi levado para castração na Clínica Veterinária Medicis Animalis, localizada na Rua Rebojo, no Tatuapé, segundo a qual, fugiu no trajeto de volta entre a clínica e a minha residência, na Vila Carrão. Está com coleira peitoral azul estampadinha. Peço humildemente se alguém viu meu gatinho favor entrar em contato com Enilda (11) 99406-3854