DE OLHO NA CIDADE

A Prefeitura começa a investir em um programa de implantação de 20 mil câmeras inteligentes de segurança na cidade. O Smart Sampa terá tecnologia de biometria facial e integração de diversos serviços públicos, permitindo o monitoramento de ocorrências em tempo real. Segundo o plano, a
equipamentos. > VEJA + Página 5
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição vai realizar, de 17 de agosto a 28 de setembro, o “Cerco de Jericó”. Durante os encontros a igreja receberá os padres Ailton Fernandes, Edmilson Lopes (Canção Nova), Bruno Costa (Canção Nova), Halan (Canção Nova), Silvio de Barros (Diocese do Rio de Janeiro), Roger Luiz (Canção Nova) e Mário (Diocese de São João da Boa Vista). > VEJA + Página 3
Seme relata que renovará
Os próximos meses serão de expectativa para os frequentadores do Ceret que utilizam os aparelhos e equipamentos de ginástica para a terceira idade. Isso porque, depois de interditar o espaço, a Seme adiantou que irá providenciar a remodelação da área. Por enquanto, o órgão não revelou quais serão os próximos passos do projeto. > VEJA + Página 3
Aparelhos do Ceret para a 3ª
foram fechados pela Seme
AParóquia Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Silvio Romero, no Tatuapé, vai realizar, de 17 de agosto a 28 de setembro, o “Cerco de Jericó”. Serão diversas missas que ocorrerão sempre às 19h30. Durante os encontros a paróquia receberá os padres Ailton Fernandes, Edmilson Lopes (Canção Nova), Bruno Costa (Canção Nova), Halan (Canção Nova), Silvio de Barros (Diocese do Rio de Janeiro), Roger Luiz (Canção Nova) e Mário (Diocese de São João da Boa Vista).
Por outro lado, a paróquia continua realizando trabalhos sociais, como a distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de marmitex, os voluntários
que participam da ação também preparam pães e café com leite para entregar aos mesmos grupos, tanto na região do Tatuapé, quanto no centro da cidade. Da mesma forma, os colaboradores da igreja ainda se reúnem para prestar serviços de limpeza na Praça Silvio Romero, retirando detritos e materiais que são lançados nos canteiros. Quem quiser fazer parte dos trabalhos oferecidos à comunidade, pode procurar a secretaria da paróquia. Os atendimentos são feitos de segunda a sábado, das 8 às 20 horas; e aos domingos, das 8 às 13 horas; e das 17 às 19h30.
HISTÓRIA
Dedicada à Nossa Senhora da Conceição, a capela construída na Praça Silvio Romero era a
segunda do bairro, pois a primeira foi dedicada a São José do Maranhão. Tudo começou em 1890, quando o tenente Luis Americano recebeu do governo do Estado uma doação de cem mil metros quadrados de terras devolutas, situadas no lugar denominado Tijuco Preto, da freguesia do Brás. Por sua vez, o tenente fez uma doação à igreja, na mesma gleba, de um terreno de 7.500 metros quadrados, para ser construída uma capela dedicada à Imaculada Conceição.
Assim, no centro do Largo da Conceição (Praça Silvio Romero a partir de 1931), a 8 de outubro de 1899, foi fundada a antiga capela. Seus fundadores foram o capitão José Coelho de Souza, Sérvula R. Coelho de Souza e Manoel J. da Rocha Gomes.
Seme relatou que, recentemente, uma equipe do próprio Ceret realizou uma revisão em todos os aparelhos
espaço de ginástica voltado ao público da terceira idade, no Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador) está interditado. Na semana anterior, o local foi tema de diversas reclamações por conta das péssimas condições de conservação dos aparelhos e equipamentos. Em algumas oportunidades, era possível ver os frequentadores se exercitando em cadeiras enferrujadas ou faltando parte das peças. No entanto, a indignação chegou ao ponto de as pessoas procurarem respostas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme).
De acordo com a Seme, os aparelhos de terceira idade, alongamentos e os de madeira passaram por revisão recentemente pela própria equipe do Ceret e o setor de engenharia da Secretaria fará a recuperação e reparos pon-
tuais no espaço agora no segundo semestre deste ano.
PATINAÇÃO
O Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret) oferece aulas gratuitas de patinação. As inscrições são feitas presencialmente e os dias e horários são os seguintes: terças e quintas, das 14 às 15 horas, das 15 às 16 horas, das 16 às 17 horas e das 17 às 18 horas. Quem tiver interesse, basta chegar à secretaria, localizada na Rua Canuto de Abreu, s/nº, levando uma foto 3×4, cópia do RG, cópia do CPF e cópia do comprovante de residência.
CLUBES DA COMUNIDADE
O OUTRO LADOAs aulas são resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado para a criação do “São Paulo + Ativa”. O programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme), oferece nos centros esportivos, Clubes da Comunidade
(CDCs) e associações da capital, aulas de artes marciais, futebol, skate e patinação. O objetivo é promover às crianças e jovens a oportunidade para a prática de esportes em benefício da saúde e a oportunidade de socialização. PISCINA PÚBLICA Ao propósito, o parque conta com a maior piscina pública da América Latina. Sobretudo porque tem a capacidade para receber 4 mil pessoas em seus 100 metros de comprimento e 50 metros de largura PRÁTICA ESPORTIVA
O Ceret tem 286 mil m² e oferece ampla estrutura para a prática esportiva e de atividades físicas. Ademais, dispõe também de quadras de vôlei, quadras de basquete, quadras poliesportivas, quadras de tênis, pista para caminhada, salas de ginástica, academias ao ar livre, entre outros espaços.
semestre deste ano GANHE UM COPO TÉRMICO LIMITADO A 1 POR CPF QUATRO OPÇÕES DE CORES PRA VOCÊ ESCOLHER
ANÁLIA FRANCO
O crescente número de ciclistas atende a dois desejos fundamentais: oferecer uma alternativa de deslocamento e criar uma forma de se relacionar com as cidades, de maneira sustentável e humanizada
59% dos ciclistas consideram um fator importante a existência de ciclovias próximas de residências
ATembici, em homenagem ao Dia do Ciclista, comemorado dia 19 de agosto, realizou um estudo com foco no consumo de bicicletas compartilhadas por diferentes gerações. O objetivo foi mostrar a evolução da micromobilidade nos últimos anos e mapear as principais necessidades, motivações e anseios dos usuários que utilizam o compartilhamento do veículo em suas rotinas.
MICROMOBILIDADE
Fatores como recessão mundial, preocupação com a saúde do planeta, impactos da pandemia e busca por flexibilidade mudaram o modo como as gerações consomem e vivem a micromobilidade.
Os dados mostram que o número de pessoas usuárias de bicicletas compartilhadas aumentou 123% desde 2018 na América Latina.
CONSUMO CONSCIENTE
Os Millennials (nascidos entre 1981 e 1995) são o grupo de maior representatividade, seguidos da Geração X (1960 a 1980) e Z (1996 e 2010). Este aumento
contínuo é reflexo de uma série de fatores. Trata-se de uma geração que representa quase 49% da base de usuários que usam este modelo de transporte no Brasil hoje. Sua busca por flexibilidade, bem-estar e consumo consciente são fortes fatores de decisão para este número tão grande.
MODAIS INDIVIDUAIS
A base de dados mostra ainda que cerca de 33% dos usuários da Tembici usam a bicicleta como alternativa a carros e outros modais individuais para se locomover ao trabalho, com maior destaque para as gerações Z e Millennials. Já 59% das pessoas que usam o modal consideram um fator importante a existência de ciclovias próximas ao local de escolha de uma nova casa.
PAULO
A cidade de São Paulo possui 722,1km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 690 km de ciclovias/ciclofaixas e 32,1
km de ciclorrotas. Para usufruir da integração modal o ciclista conta com 7.192 vagas em 72 bicicletários e 802 vagas em 29 locais com paraciclos, integrados ao sistema de transporte da cidade.
DIFERENTES TIPOLOGIAS
A infraestrutura cicloviária da cidade é formada por diferentes tipologias, e o nome dado para cada trecho inaugurado tem como critério a tipologia predominante. Desta forma, se na composição de uma infraestrutura cicloviária predomina a tipologia ciclofaixa, ela é denominada com o nome de Ciclofaixa + o nome da via.
Exemplo: Ciclofaixa Direitos Humanos. O mesmo acontece quando a tipologia predominante é a ciclovia. Exemplo: Ciclovia Freguesia do Ó.
O monitoramento dos volumes de bicicletas nas ciclovias e ciclofaixas é realizado por meio de contadores automáticos, indicados em mapa da CET, com informações de Volume Diário Médio - VDM.
Após um ano e seis meses, aproximadamente, cuidando da região do Parque São Jorge, no Tatuapé, o capitão Paulo Ivo não é mais o comandante da 5ª Cia. do 8º Batalhão da PM. A partir de agora, ele estará no batalhão, na Rua Vilela, exercendo funções administrativas.
O capitão chegou à região com o objetivo de fortalecer o programa Vizinhança Solidária. Do mesmo modo, o comandante propôs elevar a presença do policiamento ostensivo em locais como o entorno das estações Carrão e Tatuapé do Metrô, principalmente por causa dos shoppings Tatuapé e Boulevard.
Frente aos inúmeros furtos de celulares, Ivo apontou para uma campanha de comunicação. Assim, atuou para informar moradores e visitantes do comércio local sobre a presença de assaltantes em alguns endereços e em horários predefinidos.
Em seguida, elaborou um plano para espalhar faixas informativas em vários pontos para deixar as pessoas atentas. Com as ações, reuniões do Conseg e uma intensa proximidade com os moradores, o engajamento das pessoas aumentou e foi possível alcançar resultados positivos. Mais ruas foram acrescentadas ao Vizinhança Solidária e novos habitantes se propuseram a serem tutores de seus endereços. Igualmente, a equipe de Ivo, junto com a Força Tática, con-
Agora, Ivo estará no batalhão, na Rua Vilela, exercendo funções administrativas
seguiu organizar vários bloqueios. Em relação à Comunidade Pau Queimado, o capitão também conseguiu programar ações contra o tráfico de drogas e de combate aos “pancadões”.
Como os projetos foram surtindo efeito na região e a comunidade ficou mais próxima da PM, agora, membros do Conseg e moradores do bairro se dizem órfãos, mas, ao mesmo tempo, agradecidos. Al-
guns destacaram o profissionalismo, empenho e o caráter humanista do capitão. Outros, frisaram a constante disposição e a vontade do comandante de encontrar soluções para os problemas. Segundo informações do CPAM-11 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano), o tenente Passoni deverá representar a PM na próxima reunião do Conseg, dia 14, às 20 horas, na Unicid.
PREFEITURA INVESTE R$ 16 MILHÕES NA COMPRA DE 34 PICAPES AUTOMÁTICAS. CADA UMA DAS 32
RECEBERÁ UMA UNIDADE,
Com o objetivo de modernizar a frota utilizada há mais de dez anos pela Defesa Civil municipal, a Prefeitura de São Paulo entregou 44 viaturas zero-quilômetro durante as ações do “Prefeitura Presente” na região de Perus, Zona Norte. Os veículos serão utilizados para atender ocorrências emergenciais em todas as regiões da cidade.
Com investimento de cerca de R$ 16 milhões, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) destinará as novas viaturas ao efetivo da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC), que destinará uma viatura para cada uma das 32 subprefeituras da capital.
As demais serão utilizadas no uso diário em ações de prevenção e mapeamento em áreas de risco geológico. O novo modelo das viaturas é específico para atendimentos de ocorrências emergenciais, como desabamentos, quedas de árvores, deslizamentos e monitoramento de áreas de risco.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil conta com 353 servidores, que atuam 24 horas na cidade de São Paulo. A comissão integra 35 divisões, havendo no total 32, uma em cada subprefeitura da capital, além da Divisão de Operações - com o Centro Integrado 24 horas da Cidade de São Paulo, a Divisão de Resposta e a Divisão de Prevenção, responsável pelo mapeamento das áreas de risco nacidade.
Em março, a Prefeitura de São Paulo entregou 271 viaturas, para renovar a frota da Guarda Civil Metropolitana (GCM), e mais 64 veículos, que passam a compor a frota utilizada pelas equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em campo no atendimento de ocorrências.
A iniciativa visa melhorar a infraestrutura da Guarda Civil Metropolitana e, assim, oferecer mais apoio técnico aos guardas. A renovação foi iniciada e toda a frota será substituída. Por estarem em regime de locação, a cada período de renovação dos contratos, os automóveis da GCM são trocados. Os veículos foram distribuídos entres as Inspetorias Regionais dos 5 Comandos Operacionais e as Inspetorias Especializadas da Guarda, como a Inspetoria do Canil, Inspetoria de Ações com Motocicletas (IAMO), Inspetoria de Defesa das Mulheres e Ações Sociais e Inspetoria (IDMAS) de Operações Especiais (IOPE). A GCM atua no patrulhamento comunitário e preventivo em todas as regiões da cidade, por meio de rondas periódicas, além de efetuar ações de proteção às áreas de interesse ambiental e a segurança das mulheres vítimas de violência doméstica, garantindo o cumprimento das medidas protetivas. A Guarda também participa de operações em apoio aos demais órgãos de segurança, bem como realiza a proteção dos agentes públicos durante a execução dos serviços municipais.
Sistema tem um rígido protocolo de utilização de dados e reconhecimento por biometria facial e as 200 primeiras câmeras já estarão em funcionamento nos próximos 60 dias na região central
Acidade de São Paulo iniciou na última segunda-feira, dia 7, o maior sistema de monitoramento por câmeras e outras tecnologias integradas, o Smart Sampa. Serão 20 mil câmeras inteligentes de segurança, com tecnologia de biometria facial e integração de diversos serviços públicos, permitindo o monitoramento de ocorrências em tempo real. Ao todo, o sistema poderá contar com até 40 mil câmeras, já que, além das 20 mil previstas na licitação, o programa possibilitará a integração de mais 20 mil câmeras privadas, de munícipes e empresas ou de concessionárias. As 200 primeiras câmeras serão instaladas na região central nos próximos 60 dias.
Ao assinar o contrato com o consórcio vencedor da licitação na segunda, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou que o grande desafio do sistema é a proteção de dados, ao mesmo tempo em que garante a segurança. “Para isso, estamos colocando um sistema de controle muito rígido e nesse sentido as discussões no Judiciário e no Tribunal de Contas nos permitiram melhorar o edital e chegamos ao modelo ideal”, disse. Nunes salientou ainda que o Smart Sampa foi desenvolvido respeitando diretrizes para evitar incorreções.
“Quem tem que estar preocupado é quem fez alguma coisa contra a lei, mas quem não tem nada contra a lei, fique despreocupado. Alguém que fez algo contra a lei, alguém que traz transtorno para a sociedade, acho que essas pessoas têm que
O Smart Sampa é um projeto inovador, que, além de oferecer maior segurança à população, também permitirá integrar vários órgãos do serviço público para dar maior agilidade no atendimento ao cidadão. Está previsto, por exemplo, integrar as ações da CET, SPTrans, CPTM, Metrô, SAMU, além da Guarda Civil Metropolitana e das Polícias Militar e Civil, por meio de uma moderna e inteligente Central de Monitoramento. Os aparelhos serão instalados no entorno de equipamentos municipais como escolas, unidades básicas de saúde, parques, áreas de grande circulação e com maior incidência de criminalidade, e nas entradas e saídas do município. Serão 3.300 câmeras na região central, 6 mil na Zona Leste, 3.500 na Oeste, 2.700 na Norte e 4.500 na Sul. O projeto
está estabelecido na meta 30 do Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura, no eixo SP Segura e Bem Cuidada.
O Smart Sampa também permitirá criar um canal de comunicação com a população, acompanhando marcadores em postagens públicas, hashtags, menções de órgãos públicos e comentários em postagens nos canais oficiais dos serviços municipais, possibilitando identificar as demandas dos munícipes, como buracos nas vias, alagamentos, congestionamento no trânsito, limpeza urbana, iluminação pública, sistema de sinalização e demais situações que exijam a intervenção do poder público.
A Central de Monitoramento está prevista para ser instalada no Prédio do Palácio dos Correios, no Vale do Anhangabaú, no Centro.
estar preocupadas”, disse.
O prefeito explicou ainda os detalhes para a utilização das imagens. “Tem que ter mais de 90% de similaridade na biometria facial e não teremos a transmissão automática às forças policiais quando for detectado alguém que seja, por exemplo, um procurado da Justiça. Ele vai passar ainda por um comitê integrado à Controladoria Geral do Município para a análise antes do envio.”
Para chegar a esse modelo, também foram visitados vários locais no mundo que utilizam a inteligência artificial na segurança. “Temos visto e acompanhado que o uso de câmeras
tem ajudado em muitas identificações de criminosos”, disse o prefeito.
Ao todo, o sistema poderá contar com até 40 mil câmeras lação das 20 mil câmeras está prevista para ocorrer em 18 meses. A secretária municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, ressaltou como a ferramenta vai auxiliar a Prefeitura a dar respostas mais rápidas à população. “É um sistema que está montado em quatro pilares: a prevenção, a pronta resposta, a ação reativa e a integração. Isso vai trazer para todos nós, e inclusive para as forças de segurança, uma possibilidade de avançar, em especial quando trabalhamos com dados e quando podemos transformar esses dados em política pública.”
O consórcio vencedor da licitação, que contou com 12 empresas concorrentes, passou por todas as etapas de validação estabelecidas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU). O contrato foi assinado com o consórcio formado pelas empresas CLD – Construtora, Laços Detentores e Eletrônica LTDA, Flama Serviços LTDA, Camerite Sistemas S.A. e PK9 Tecnologia e Serviços LTDA, com um custo mensal para o serviço de R$ 9,8 milhões. A conclusão da insta-
O prefeito Ricardo Nunes ressaltou que o grande desafio do sistema é a proteção de dados, ao mesmo tempo em que garante a segurança
Fofinho, prático, rápido e delicioso: essa é realmente a melhor receita de bolo de chocolate do mundo! Veja como fazer esse bolo incrível na sua própria casa! Confira a receita do Tudo Gostoso!
INGREDIENTES
Massa: 4 ovos; 4 colheres (sopa) de chocolate em pó; 2 colheres (sopa) de manteiga; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 xícaras (chá) de açúcar; 2 colheres (sopa) de fermento; e 1 xícara (chá) de leite.
Calda: 2 colheres (sopa) de manteiga; 7 colheres (sopa) de chocolate em pó; 2 latas de creme de leite com soro; e 3 colheres (sopa) de açúcar.
MODO DE PREPARO
Massa: em um liquidificador adicione os ovos, o chocolate em pó, a manteiga, a farinha de trigo, o açúcar e o leite, depois bata por 5 minutos. Adicione o fermento e misture com uma espátula delicadamente. Em uma forma untada, despeje a massa e asse em forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 40 minutos. Não se esqueça de usar uma forma alta para essa receita: como leva duas colheres de fermento, ela cresce bastante! Outra solução pode ser colocar apenas uma colher de fermento e manter a sua receita em uma forma pequena.
Calda: em uma panela, aqueça a manteiga e misture o chocolate em pó até que esteja homogêneo. Desligue o fogo e acrescente o açúcar. Acrescente o creme de leite e misture bem até obter uma consistência cremosa.
(13) 99181-3456
SENTIMENTOS NEGATIVOS?
Se sentimentos como: insatisfação, solidão, medo, ansiedade, culpa, angústia, entre outros, roubam-lhe a vontade de viver, procure-nos! Neuróticos Anônimos Grupo Esperança Belém - Rua Arinaia, 509 - Reuniões aos sábados às 10hs. Possuímos outras salas na Zona Leste e em todo o território nacional, procure a mais próx. em nosso site: www.neuroticosanonimos.org.br; ou pelo telefone: 3229-7523. A ajuda é gratuita.
POR CAROL BORGES
Arotina de Ingrid Conte está tomada pela série “Reis”. A atriz, que ocupa o posto de narradora da trama bíblica, também vive duas personagens na história. Além de atualmente interpretar a misteriosa Naamá, ela deu vida a Áshima. “É uma experiência maravilhosa. Cada personagem que aparece é um universo novo que se apresenta e vem todo um contexto, colegas de trabalho e aprendizados diferentes”, explica. Desde início, Ingrid contracena ao lado de
Novo guarda-roupa
Gloria Pires tem se divertido com todos os detalhes que cercam a vilã Irene, de “Terra e Paixão”. A atriz começa a encarnar a personagem assinada por Walcyr Carrasco ainda no camarim dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. “Ela tem um figurino chique e exuberante. É algo novo para mim. Minhas vilãs sempre foram muito ‘low profile’. A Irene é muito exuberante. Ela não poupa nada”, explica. Em “Terra e Paixão”, Gloria retoma a parceria com Carrasco. Ela havia participado de “Outro Lado do Paraíso”. “Gosto muito das novelas do Walcyr porque ele sempre traz temas atuais e que precisam ser comentados. Há um diálogo com a realidade. É importante manter essa comunicação com o público”, aponta.
Jogo da madrugada
A partida entre Austrália e França irá ao ar na Globo neste sábado, às 3h45. O jogo pelas quartas de final da Copa do Mundo Feminina terá narração de Renata Silveira e comentá-
rios de Ana Thaís Matos e Caio Ribeiro. Por conta da exibição do duelo, excepcionalmente não serão exibidos neste sábado os programas “Comédia na Madruga” e “Corujão II”.
Novos projetos
Claudia Abreu e Humberto
Morais irão estrelar a série nacional “Sutura”, original Prime Vídeo. O “thriller” médico, que está em fase de gravações, tem estreia prevista para o ano que vem.
Estreia na grade
A série “Humor Negro” estreia, no próximo dia 21, na grade do Multishow. Em um formato de episódios que mescla esquetes com apresentações de stand up, Tia Má, Jhordan Matheus, João Pimenta, Niny Magalhães, Sulivã Bispo, Evaldo Macarrão e convidados especiais fazem graça de suas experiências, alegrias e dificuldades de ser uma pessoa negra no Brasil.
Mundo lúdico
Antes de protagonizar a trama de “Elas por Elas”, próxima no-
vela das seis, Késia Estácio poderá ser vista na 18ª temporada de “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, do Gloob. Na história infantojuvenil, a atriz será Normêmia, uma bruxa Cabeleireira. A produção estreou na quinta, dia 10, e também fica disponível para assinantes Globoplay + Canais.
Casa nova
A série “O Rei da TV”, original Star+, será disponibilizada no Disney+. A produção nacional que conta a história do apresentador Silvio Santos estreia no próximo dia 19. A trama é estrelada por José Rubens Chachá, Mariano Mattos Martins e Leona Cavalli.
Por trás das câmeras Leandro Hassum integra o time de diretores da série “B.O.”, novo original Netflix. O ator, que também é protagonista da série de humor, divide os trabalhos por trás das câmeras com Pedro Amorim e Carol Minêm. A produção estreia no dia 6 de setembro.
Henrique Camargo, o filho da narradora e de Guilherme Dellorto, o rei Salomão. Posteriormente, a atriz também atuou com outros núcleos e colegas de elenco, como a família de Áshima. “Isso foi muito bom, porque uma personagem é feita por várias camadas, que vão compondo a vida dela. Então, a cada nova relação que eu tive, o papel foi ficando mais rico. Fui começando a realmente entender os porquês e a justificar as escolhas dela, tudo a partir dos relacionamentos que ela vai criando durante a série”, afirma.
Novos ensinamentos
A nova temporada de “Segunda Chamada” irá estrear na Globo. A produção protagonizada por Débora Bloch irá ao ar a partir do próximo dia 22. A série está disponível para os assinantes da plataforma Globoplay.
Gente que chega
O elenco da segunda temporada de “Rensga Hist” contará com novidades. Leonardo Bittencourt foi escalado para a produção original Globoplay. O projeto está em fase de pré-produção e ainda não tem data de estreia prevista.
Clássico da tevê
A trama de “Direito de Amar” irá chegar ao Viva. Com autoria de Walther Negrão, a novela irá substituir “O Sexo dos Anjos”. A obra, que foi estrelada por Glória Pires e Lauro Corona, estreia no dia 4 de novembro.
Nome de peso
Louise Cardoso estará no elenco de “B.O.”, novo original Netflix. A série de humor estreia no dia 6 de setembro, na plataforma de “streaming”.
Empiricamente, a televisão com o tempo criou diversas fórmulas de sucesso. Apesar de ineditismos e ousadias serem ingredientes importantes para chamar a atenção da audiência, o feijão-com-arroz também é importante para dar sustança às produções. Noveleiro assumido, Gustavo Reiz não quer fugir dos elementos básicos que compõem o tradicional horário de novela das sete. Com “Fuzuê”, novela das sete que estreia nesta segunda, dia 14, o autor debuta na Globo com uma trama que resgata a comédia popular e escrachada típica da faixa horária. “Essa novela tem drama, comédia, romance, mistério... Estrear na Globo é estar na emissora que eu cresci assistindo, que me formou como telespectador. A cobrança é mais interna, todo mundo faz novela para fazer sucesso. A nossa expectativa é que realmente agrade e faça sucesso também. Sei que o sucesso de uma novela é, na verdade, o sucesso do gênero”, valoriza. “Fuzuê” é uma comédia romântica, que vai retratar, de forma leve e bem-humorada, as diferentes relações sociais e familiares, tendo como pano de
(Disney+)
O sucesso "Guardiões da Galáxia Vol.3" chega ao Disney+. Na trama, em seu quartel-general em Luganenhum, os Guardiões são atacados por Adam Warlock, um guerreiro Soberano criado por sua alta sacerdotisa Ayesha. Depois que Adam os domina e fere gravemente Rocket, ele é esfaqueado por Nebula e forçado a fugir. Os Guardiões são incapazes de cuidar dos ferimentos de Rocket devido a um dispo-
sitivo letal, feito pela empresa Orgocorp, embutido nele. Eles viajam para a sede da Orgocorp para encontrar o código de substituição. Enquanto Rocket fica inconsciente, ele relembra seu passado. Quando era um guaxinim bebê, Rocket foi abduzido e testado como cobaia pelo Alto Evolucionário, um cientista que procurou aprimorar todas as formas de vida animal em uma espécie antropomórfica para criar uma Contra-Terra.
(Prime Video)
O Prime Video estreia o longa "Paradise Highway". Na trama, para proteger a vida do irmão, que cumpre pena de prisão, Sally é coagida por um perigoso cartel a usar o seu caminhão para transportar contrabando e drogas. Quando julgava ter-se libertado desse fardo, os criminosos apresentam-lhe Leila, uma menina que terá de entregar em um determinado endereço. Apesar de muito relutante em cum-
prir a tarefa, ela sabe que não tem alternativa. Com o FBI no seu rastro e um bando de criminosos a considerar a criança como mercadoria, Sally sente-se aterrorizada. É então que se alia a Gerick, um agente veterano do FBI que dedicou toda a sua vida a desmanter redes de tráfico humano. Escrito e dirigido pela estreante Anna Gutto, o filme conta Juliette Binoche, Frank Grillo, Cameron Monaghan e Morgan Freeman no elenco.
Cesar Montebello, de Leopoldo Pacheco. Com a herança vieram documentos que indicam a localização de uma fortuna escondida. O que Preciosa não esperava é que, em meio à papelada, está uma outra revelação: a existência de uma irmã (Luna), com quem ela deveria dividir todo o patrimônio, incluindo o tesouro que ainda teria de ser encontrado.
“Não gosto de falar muito da Preciosa porque quero que o público se surpreenda. Ela é um ícone, divertida, mas uma pilantra. Tenho tido muito orgulho desse trabalho. Sinto que, após um dia de gravação, volto para casa com a sensação de que tudo valeu a pena”, orgulha-se Marina.
(Netflix)
Sucesso na Netflix, o longa "No Ritmo da Fé" evidencia a demanda dos brasileiros por conteúdo baseado em fé e espiritualidade, um gênero ainda pouco explorado pelo audiovisual nacional. A produção une temas como superação e esperança, que inspiram as pessoas a vencer os desafios da vida real. Na trama,
Camila (Mharessa), uma menina completamente cética, se apaixona por um garoto (Isacque Lopes) de uma família cristã. A jovem que está abalada emocionalmente pela morte prematura da mãe, acaba encontrando sentido para vida em uma banda de rock cristão. O elenco ainda conta com Negra Li, Kiria Malheiros e Nayobe.
Divulgação
fundo, a busca de duas irmãs por seus desejos e realizações pessoais. Na história, Luna, papel de Giovana Cordeiro, é uma mulher simples, carismática, moradora do Bairro de Fátima, no centro do Rio de Janeiro, que produz e vende biojoias e busca, incansavelmente, por pistas que desvendem o paradeiro de sua mãe, Maria Navalha, de Olivia Araújo. Enquanto busca pela ex-cantora que desapareceu misteriosamente, Luna também abre espaço para um novo ro-
mance e se envolve com o mocinho Miguel, interpretado por Nicolas Prattes. “Sei que viver uma protagonista é uma responsabilidade enorme. Estou muito focada na construção desse lado curioso da Luna em saber respostas sobre o passado dela”, explica Giovanna. A antagonista da história é vivida por Marina Ruy Barbosa, que interpreta Preciosa Montebello. Ela é uma conhecida e poderosa empresária, dona da joalheria que herdou do pai,
Além da vilã e da mocinha, a nova novela das sete conta com mais um personagem importante na trama. Cenário ideal da guerra por preços baixos, mas também de muitas histórias, a Loja Fuzuê é comandada pelo excêntrico Nero de Braga e Silva, papel de Edson Celulari. Ex-feirante, ele se orgulha de suas origens e tem a loja como seu verdadeiro tesouro. Nero será um grande parceiro de Luna na busca por sua mãe, já que Maria Navalha foi vista pela última vez na Fuzuê. Localizada na cidade cenográfica dos Estúdios Globo, a Fuzuê tem 1.200 m² e se destaca em meio aos cenários desenvolvidos para a novela por ser um verdadeiro showroom de brasilidade e tropicalismo. “O universo do Nero é colorido. Então, a loja faz uma brincadeira com a temática tropical. O corrimão da escada tem um desenho de abacaxi, as paredes têm folhagens, as colunas do interior da loja são decoradas por palmeiras com led em volta”, ressalta Daniel Flaksman, diretor de arte da novela.
(Star+) Repleta de ação e adrenalina, "911: Lone Star", o "spin-off" do aclamado drama "911", segue a história de Owen Strand (Rob Lowe), um bombeiro que, há quase 20 anos, foi o único sobrevivente em seu quartel de bombeiros em Manhattan dos acontecimentos de 11 de setembro. Após o atentado, Owen teve a difícil missão de reconstruir o quartel. Após uma tragédia semelhante atingir o corpo de bombeiros de Austin, Texas, Owen decide levar para lá, ao lado de seu problemático filho e também bombeiro T.K. (Ronen Rubinstein), sua filosofia
de vida progressista e de combate a incêndios para ajudá-los a ter um novo começo. Por fora, Owen parece ser um cosmopolita arrogante, mas no fundo, luta contra um segredo que esconde do mundo e que pode acabar com sua vida. Os novos episódios exploram uma série de tempestades severas que atingem a cidade de Austin, causando ventos ciclónicos, chuvas fortes, inundações repentinas e um rastro de destruição, o que leva os capitães Strand e Vega (Gina Torres), juntamente com os membros do Quartel 126, a serem chamados para uma emergência em uma feira rural.
Com mistério, comédia e romance, 'Fuzuê' estreia no horário das sete POR CAROLINA BORGES
Idealizado em 2021, pelo dr. Marco Paulo Otani, Denis Mosço, dr. Henrique Bella e dr. Juliano Fratezi, o Grupo Zero Dor chegou ao mercado com uma visão inovadora, unindo ortopedia e medicina da dor, atendimento multidisciplinar, acolhedor e tratamento terapêutico.
Essa iniciativa se deu pela demanda crescente de pacientes que sofrem com dores crônicas, agravadas pelo período mais intenso da pandemia de Covid -19.
Nas palavras do dr. Marco Paulo Otani, o Grupo Zero Dor nasceu com a missão de desmistificar o tratamento da dor, à luz da ortopedia e medicina da dor. “O propósito do Grupo Zero Dor é a transformação do estilo de vida das pessoas através do alívio da dor, tendo como base a terapia multidisciplinar e tratamento médico, em um ambiente humanizado e acolhedor, proporcionando longevidade com qualidade de vida”.
O dr. Henrique Bella, ortopedista especialista em medicina da dor, enfatiza que o atendimento no grupo é para todos; “Vejo nossos pacientes inseridos em dois grupos, aqueles que já fizeram tanto nas suas vidas, e sabem que agora é o momento de aproveitar tudo o que construíram, passar momentos com a família, ter uma vida social e muita qualidade de vida, mas devido ao trabalho excessivo sofrem com algum tipo de dor, ou para quem já conquistou parte de seus objetivos, mas sabe que pode alcançar muito mais, porém, sofre com alguma limitação, que o faz deixar de aproveitar suas conquistas e convívio social. Aliás na minha opinião, depois de tantos anos como ortopedista, o que impacta de forma geral a vida de uma pessoa é a dor.”
De acordo com o dr. Juliano Fratezi (especialista de coluna e medicina da dor), parte desse sucesso em atendimento e qualidade, se dá pelos investimentos em terapias e reabilitação feitos pelo grupo. “Acredito que a reabilitação é fundamental para o tratamento da dor ortopédica e o sucesso no pós-operatório dos nossos pacientes”. Ele ainda destaca, “possuir um corpo clínico composto por especialistas em medicina da dor, com grande conhecimento em farmacologia, faz total diferença no gerenciamento da dor”.
Com anos de experiência, o dr. Juliano Fratezi nutre um sentimento especial pelo bairro do Tatuapé. Sentimento esse, transmitido aos pacientes durante suas consultas e presente na unidade através da sua gestão.
“Estar à frente dessa unidade é um desafio, que aceitei com carinho e determinação, pois acredito que todas as pessoas precisam de atendimento médico de qualidade". É isso que o Grupo Zero Dor trouxe para o Tatuapé há um ano e já se consolidou como uma excelente opção para o tratamento da dor.
GRUPO ZERO DOR - Rua Cantagalo, 74 - 1º andarShopping Silvio Romero. Fone: (11) 96179-1730 www.grupozerodor.com.br - @grupozerodor