PARQUE DO TATUAPÉ

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente afirmou que pretende investir em ações de revitalização no Parque do Piqueri. Ap s a assinatura de contrato, existe a possibilidade de instalação de bebedouros para cães, reformas de edificações, substituições de brinquedos e equipamentos de ginástica, entre outras intervenções. > VEJA + Página 3
Ainda é possível aproveitar, hoje, dia 2, a festa junina organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Praça Silvio Romero. Quem for ao local poderá degustar pratos típicos e também as tradicionais barracas do lanche de pernil, de pastel, fogazza, entre outras. Há também os deliciosos bolos e espetinhos de frutas com chocolate. > VEJA + Página 4
O curso de upcycling está com inscrições abertas no CEU Carrão-Tatuapé, localizado na Rua Monte Serrat, 230. Tratase de aulas de moda criativa que mostram como é possível recriar uma peça já existente. O projeto conta com o patrocínio das Lojas Marisa e a metodologia de ensino é do Centro Universitário Belas Artes.>VEJA + Página 4
Quem usa o Metrô ou os trens da CPTM já se habituou com a presença dos vendedores ambulantes. Comercializando os produtos mais variados que se possa imaginar, eles dividem o espaço com os passageiros e defendem seus negócios. Uns fazem rimas, outros gritam alto. Por outro lado, há os que apelam para o bom humor ou cantam com o objetivo de atrair a clientela.
Apesar de existirem tantas estratégias de marketing no mesmo ambiente, a Secretaria de Transportes a rma se tratar de um empreendedorismo irregular. Diante disso, ca a questão: por que o órgão não encontra um meio de regularizar o serviço? Primeiro pelo fato de ser uma atividade consolidada e, segundo, por conta de as pessoas terem suas mercadorias con scadas.
Ou seja, o que se tornou comum não será encerrado ao acaso. Até porque, cada vez mais, as pessoas estão vivendo com di culdades e buscam nas vendas um meio de sobrevivência. Isso nos leva a crer que os responsáveis pelos sistemas de transporte não sabem como solucionar a questão. Do mesmo modo, deixam de apresentar alternativas aos camelôs.
Se é algo que se tornou, de certa forma, normal, o Estado ou as empresas privadas não deveriam regulamentar o atendimento? Os produtos poderiam ser divididos entre dias e horários de vendas.
Os tipos de alimentos, eletrônicos, vestimentas, entre outros materiais oferecidos, poderiam ter vagões especí cos. Além disso, os empreendedores estariam devidamente uniformizados e com crachás.
Parece brincadeira, mas quando as empresas de segurança privada entram no vagão para retirar os produtos dos camelôs, os passageiros também sofrem. Os vendedores correm na tentativa de proteger mochilas e sacolas, mas não querem saber quem está na frente. Depois que os ambulantes saem, algumas pessoas cam machucadas e os seguranças vão embora.
Minutos depois, os vendedores retornam e o ciclo recomeça. Assim, sem uma de nição, a quantidade de produtos oferecida aos usuários dos transportes só aumenta.
Tanto é que, depois dos vagões, os comerciantes ainda se arriscam na plataforma interna. E a atitude se dá por um fator simples: a passarela de acesso às bilheterias está lotada de barracas, carrinhos de comida e demonstradores de itens diversos.
Mais uma comprovação da concorrência e de uma realidade que não mudará sem planejamento. Enquanto a ideia for apenas de punição, sem que seja conhecido o verdadeiro empreendedor, o movimento de fuga e retorno para os vagões permanecerá. Atrelado a isso, está o consumidor que vê a facilidade de comprar algo sem sair do trem e com o preço mais em conta.
Se tudo continuar da mesma forma, o Estado ou as empresas vão continuar gastando com grupos de segurança. No entanto, será como enxugar gelo, sem resultado nenhum. Será que não há maneira de se encontrar uma solução louvável para isso? Se o ambulante não tem dinheiro para alugar um box, deveria haver outro modelo.
ARQUIVO
Medo, ansiedade, raiva, estresse, preocupação, incertezas, angústia, tristeza, insegurança, perda de liberdade. Essa é apenas uma pequena lista das emoções, sentimentos e sensações que acometem o mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Linkedin, 62% das pessoas que passaram a trabalhar em casa já se sentiam mais estressadas, muito por causa da solidão e da insegurança por não ter a real noção do que se passa no mundo do lado de fora do lar. Além disso, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) divulgou uma pesquisa que mostrava o aumento de até 25% do número de consultas com psiquiatras no Brasil e o crescimento na procura por remédios para tratar transtornos. Nos dias de hoje, é uma tendência comum sentir o impacto na nossa saúde física e mental, e as buscas por soluções são constantes. Reconhecer que existem problemas é importante, e saber como superá-los é fundamental.
Existem formas simples que podem ajudar. Se aprendermos a viver segundo conceitos da filosofia oriental, que nos diz que tudo é mutável e impermanente, conseguiremos passar por tudo isso de forma mais fácil. Precisamos ser desprendidos e ter uma postura de desapego tanto para coisas boas, como sorte e riqueza, quanto para as ruins, como os ressentimentos e a tristeza. Pensar na transitoriedade das coisas faz com que tudo seja mais ameno. Aceitar o que não podemos mudar, viver o
presente como o único tempo que existe, ser grato pela vida e oportunidades concedidas, são ensinamentos que necessitamos colocar em prática. Praticar ioga, meditação, técnicas de respiração ou mindfulness auto hipnose são de grande ajuda para esse momento. Se conectar com pessoas positivas, boas notícias, leituras edificantes e estar em prece são recomendações essenciais. Muito do que citei acima pode ser facilmente incorporado na rotina, como, por exemplo, parar em alguns momentos do dia para fazer uma respiração mais consciente. comum num estado de ansiedade e estresse mantermos uma respiração curta pelo nariz e incompleta, usando pequena parte dos pulmões. Nossas células necessitam de oxigênio 24 horas por dia e para um bom funcionamento do organismo esse fluxo deve ser o mais eficiente possível. Parar por dois minutos que seja, inspirar profundamente pelo nariz e expirar pela boca, procurando retirar o máximo de ar do corpo, já é de grande valia para trazer de imediato uma sensação de calma e bem-estar. meditação é outra prática extremamente eficaz para diminuir a ansiedade e o estresse. Ela pode ser realizada diariamente por pelo menos 15 minutos diários. Então, vale a pena organizar uma rotina para meditar por um tempo e programar pausas ao longo do dia para respirar. Todas as ações capazes de trazer tranquilidade ao coração e ao pensamento são válidas.
Thomaz Barcellos é hipnoterapeuta e mestre em ciências médicas
Ocupar o espaço gourmet do prédio para fazer um evento ou comemoração é uma das vantagens de quem mora nesses tipos de empreendimento. Mas, para ter uma festa tranquila e dentro da lei do condomínio, é preciso seguir as regras do regimento interno e da convenção condominial. Como o condomínio é um local em que outras pessoas moram e convivem em conjunto, é preciso que, em casos do uso das áreas comuns como o salão de festas, algumas regras de bom senso e convívio sejam aplicadas.
Até porque, para comemorar, não precisa incomodar os vizinhos, não é mesmo? Dessa forma, para manter o sossego e a boa convivência no condomínio, regras como limites na música ao vivo em festas são aplicadas.
E isso vale para festas no salão do condomínio e dentro dos apartamentos. Por isso, antes de chamar todo mundo para comemorar, é preciso consultar o regimento interno e seguir as regras descritas no documento, pois a quebra das normas pode gerar multa.
O que a Lei do Silêncio diz? Um dos motivos para os condomínios não permitirem música ao vivo nas comemorações e eventos é porque a amplitude do som pode incomodar os outros condôminos.
Para isso, o condomínio deve ter descrito no regimento interno como funcionam as regras quanto a barulho, comumente chamadas de Lei do Silêncio, ali. Não existe uma legislação específica sobre barulho para todos os condomínios. Regras internas de si-
POR SERGIO CARREIRO DE TEVES
Sinceramente, isso eu não esperava, realmente fiquei estarrecido. Durante a campanha ele não teve coragem de dizer isso. Porém, agora eleito, e muito bem calçado por todos os lados, ele disse em alto, vivo e bom som, ao elogiar Fidel e Chávez "se orgulhar do rótulo de comunista". Caiu a máscara. O que mais esperar, para ser a grande estrela no 26º Foro de São Paulo, o grande encontro dos maiores medíocres e ferrenhos esquerdistas da América Latina e Caribe. Ele se encontrava em seu “habitat”, em meio a todos os companheiros. Imaginem, até Zé Dirceu e o Delúbio estavam lá, além de Gleisi Hoffmann, sem dúvida um encontro memorável. Lula teve a coragem de elogiar os maiores sanguinários da história recente, Fidel Castro "paredon" e Hugo Chávez "porque no te callas". Foi uma frase do rei Juan Carlos da Espanha ao presidente venezuelano Hugo Chávez, durante a XVII Conferência Ibero-Americana, realizada na cidade de Santiago do Chile, no final de 2007, quando estava falando tantas besteiras e interferindo no discurso de outros presidentes, como se ele fosse rei, o maior vexame da história.
Defendeu Maduro, “o boy de recado do Chávez”, fiel escudeiro “faremos tudo o que o seu mestre mandar” que chorava e dormia no túmulo de Chavez, dizendo que ia buscar instruções com ele, disse Lula: “A Venezuela tem mais eleições do que o Brasil. O conceito de democracia é relativo para você e para mim”.
Só que ele não diz que tipo de elei-
lêncio variam de empreendimento para empreendimento, de acordo com estipulado em seus regimentos internos.
Ou seja, no condomínio da Maria, a lei pode ser das 22 às horas e no condomínio do Pedro, da meia-noite às horas. Desse modo, é importante consultar a legislação local e o regimento interno e conferir qual o horário de vigor do horário de silêncio no seu condomínio.
Entretanto, vale lembrar que existe no Código Civil o artigo 1.277 que diz: “o proprietário ou possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais segurança, ao sossego e saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha”.
Existe também a Lei nº 3.688, Lei das Contravenções Penais, que diz: “Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheio: Com gritaria ou algazarra; II Exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais; III Abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos; IV Provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de quem tem a guarda. Pena - prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa”. Ou seja, existem leis que falam sobre o barulho, como as que mostramos acima. Mas elas não falam ou citam diretamente os condomínios. Há também leis gerais sobre barulho que variam de uma região para outra. Dessa forma, é necessário que os condomínios criem suas próprias regras e que elas sejam seguidas pelos moradores.
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399
Biblioteca Hans Christian Andersen anunciou a programação deste mês. Quem for até o espaço poderá participar ou acompanhar oficinas, rodas de conversa, contação de histórias, entre outras atividades. biblioteca, temática em contos de fadas, está na Avenida Celso Garcia, 4.142, Tatuapé. Mais informações podem ser obtidas no telefone 2295-3447, site www.bibliotecas.sp.gov.br, Instagram @bibliotecahansc ou Facebook/bibliotecahans.christianandersen.
ções. Lá só ganha quem o Maduro deseja e as pessoas são obrigadas a seguir a cartilha dele. Falar em eleições na Venezuela é uma piada, no momento em que o Tribunal Penal Internacional autorizou que seu procurador retome as investigações sobre supostos crimes contra a humanidade cometidos pelo governo Maduro. Haia mostra que os abusos de Maduro não são narrativas, como diz o Lula. E o que se sabe é que, durante a pandemia, a pobreza era tal que as famílias colocavam os cadáveres de seus parentes na porta de casa para que um caminhão passasse recolhendo e levando-os para vala comum.
Todos sabem que mais de 30 milhões de venezuelanos vivem de migalhas e piedade dos países limítrofes, para onde correram para não morrer de fome. Mesmo assim, Lula diz que devemos ajudar Maduro e a Argentina, para permitir exportações de engenharia para esses países que, certamente, não pagarão nada. Aliás, a Venezuela pagou a Petrobras que o Maduro fechou em seu território? Claro que não.
Tem a controversa cassação dos direitos políticos do Bolsonaro e a tentativa de cassação das concessões da Rádio Jovem Pan, entre outras coisas. Sem dúvida, são momentos sombrios e duvidosos.
Um presidente que se orgulha de ser comunista e que não condenou a Rússia por sua guerra covarde em face da Ucrânia, não tem muito a esconder. Agora, abriu a porta do armário e saiu, como muitos estão fazendo.
de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial
O QUE ERA NOTÍCIA EM 22 de maio de 1983 EDIÇÃONº 421
Canalização de córregos e pavimentação de ruas são as principais reivindicações da população, segundo o prefeito Mário Covas, que se confessou surpreso com a quantidade de pedidos desse tipo que recebe diariamente. “Pensei que escola e creches tivessem demanda maior”, disse, admitindo, no entanto que as fortes chuvas deste ano foram decisivas para a mudança das prioridades. Covas passou o dia inspecionando obras na cidade e admitiu que terá problemas para atender aos pedidos de pavimentação de ruas. O prefeito visitou o Hospital de Itaquera, uma creche no conjunto da Cohab em Itaquera e as obras de canalização do córrego Capão da Embira. Passando pelo cruzamento da avenida dos Bandeirantes com a rodovia dos Imigrantes. Covas viu um motorista de um caminhão despejando desesperadamente no local o lixo da carroçaria. O prefeito desceu do carro oficial e mandou que seus assessores multassem o infrator, que se assustou. “É por isso que a cidade está tão suja” comentou Covas. Realmente este prefeito está totalmente por fora dos principais problemas da cidade de São Paulo, atualmente abandonada a seu próprio destino.
SALA DE AULA
Na Emef Padre José de Anchieta a cozinha é transformada em sala de aula. unidade promove um projeto chamado “Território Culinário” em que ensina receitas baseadas na gastronomia periférica, que prevê o reaproveitamento total dos alimentos para combater o desperdício. O primeiro passo é dado pelos estudantes menores, do 1º ano do ensino fundamental, que cuidam da horta da escola e colhem os temperos das receitas que serão preparadas pelos alunos maiores. Nas atividades, que ocorrem dentro da grade curricular das turmas do período integral, as crianças aprendem a manusear os utensílios da cozinha com segurança e participam da execução das receitas. Um dos objetivos é que os estudantes entendam os benefícios do trabalho em grupo e da utilização dos alimentos.
EM JULHO: PRIMEIRA SEMANA DO “VOLUNTÁRIO SOCIAL” importância do voluntário, a obra social, o excepcional, causas de delinquência, o desemprego: estes são alguns dos temas que vão ser abordados de a de julho, na Primeira Semana do Voluntário Social, em promoção da Administração Oswaldo de Carlos Darcy Pannochia. Inúmeras personalidades vão estar presentes, destacandose o secretário da promoção social do Estado, dr. Carlos Alfredo de Souza Queiroz e dr. Franco Barusselli, secretário do Estado de Descentralização e Participação e o secretário de Relações do Trabalho, Dr. Almir Pazzianotto Filho. Na próxima quintafeira, pela manhã, o secretário Roberto Hatje vai reunir a imprensa em seu gabinete, oportunidade na qual enfocará todos os detalhes a respeito da atividade. Antecipandose Hatje disse que a “Semana” objetiva sensibilizar a comunidade e dirigentes de Obras Sociais para a necessidade do trabalho e fins beneficentes ou de filantropia. Este e outros enfoques serão a tônica do evento. 1ª semana do Voluntário Social, coordenada pela Secretaria da promoção Social, terá as efetivas participações das senhoras Maria Joana Ceccelinato de Carlos e Lygia Pannochia, respectivamente esposas do prefeito e do vice-prefeito.
HORTA Além da retirada de importantes itens para alimentação, das hortas cultivadas em 1.255 escolas da rede municipal, muito aprendizado é transmitido para os alunos das unidades de ensino. Estes espaços, cuidados por professores e estudantes, são trabalhados sob diferentes abordagens contempladas pelo projeto pedagógico. maioria das hortas, encontradas nas escolas municipais, é cultivada em canteiros no solo e produzem ervas aromáticas, temperos, verduras, legumes, frutas, flores e até plantas alimentícias não convencionais, as Pancs. Para além dos canteiros, outras escolas inovam nos locais para implementar as hortas: há cultivo em jardineiras e vasos, garrafas pet, recipientes plásticos, de madeira e até em pneus. Quando possível, os itens das hortas são consumidos na merenda.
ESCOLA ABERTA
Prefeitura deu início ao piloto do programa “Escola Aberta”. iniciativa prevê abrir as portas das unidades da rede aos fins de semana com atividades de cultura, esportes e lazer para toda a comunidade. Aos sábados, a grade de atividades nos estabelecimentos que estão participando do projeto ocorre aos sábados, das 8h30 às 17h30 e, aos domingos, das às 13 horas. De acordo com o cronograma são oferecidas aulas de esporte, iniciação ao teatro, expressão corporal a partir de coreografias de ritmos diversos e cursos de formação digital, além de jogos e brincadeiras circenses, musicalização, oficinas de artes plásticas, culinária e de temas ligados sustentabilidade e reciclagem. estimativa é de que pelo menos 500 pessoas participem do “Escola Aberta” por fim de semana.
Barulho,
Moradores da Rua Bom Sucesso, no Tatuapé, foram reunião do Conseg para reclamar da chegada de uma casa de swing na altura do número 1.500. Segundo vizinhos, o movimento existente no local, durante a noite e em parte da madrugada, atrapalha a vida das pessoas. Quem vive nas proximidades alega que o aumento da circulação de carros, além de veículos estacionados em frente a saídas de garagens, eleva os transtornos. O caso foi apresentado a representantes das polícias Militar e Civil, GCM, Subprefeitura Mooca, CET e Conselho Tutelar. perturbação do sossego, gerada por estabelecimentos comerciais, também voltou a ser tema do encontro. Nesse sentido, ruas como Emília Marengo, Coelho Lisboa, Azevedo Soares, Francisco Marengo, Serra de Bragança, fazem parte da rota de entretenimento do Tatuapé. Portanto, as reclamações recorrentes há muito tempo são de conhecimento da Prefeitura. Não
toa, desde a criação do Conselho Comunitário de Segurança os participantes pedem a presença de membros do Psiu (Programa de Silêncio Urbano) em reuniões. No entanto, praticamente nos últimos três anos os moradores não tiveram a oportunidade de falar com alguém do órgão. Muitas respostas ou fiscalizações do Psiu só têm ocorrido após o acionamento da Ouvidoria ou do Ministério Público. Além de problemas com barulho e de falhas em ações de fiscalização contra alguns comércios irregulares, o Tatuapé precisa voltar a olhar para o pedestre. Quanto mais o bairro se adapta ao projeto “Ruas SP”, com mesas e cadeiras nas vagas de Zona Azul, menos as pessoas têm tido lugar para andar. Isso porque alguns empresários estão distorcendo o sentido do plano. Ao unirem as mesas e cadeiras já existentes nas calçadas (liberadas por TPU) com a extensão do “Ruas SP”, não sobra espaço para quem anda a pé ou em cadeira de rodas.
Secretaria afirmou ser comum a presença de animais silvestres nos parques requentadores do Parque do Piqueri, no Tatuapé, se disseram preocupados com a presença de uma capivara no local. Alguns queriam saber se seria possível associar a chegada do animal com a disseminação do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa. Em continuidade ao tema, a reportagem questionou a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) se havia conhecimento do órgão sobre a estadia do bicho naquela área verde. SVMA ainda foi indagada se a capivara estaria recebendo atendimento veterinário ou alimentação. Por fim, se tinha sido colocada em um espaço cercado ou aberto.
MAIS DO PARQUE respeito de outras questões do Piqueri, esta Gazeta perguntou sobre as novas manutenções que deveriam ter sido direcionadas ao lago. Similarmente a isso, a reportagem quis obter mais informações em relação às
A única manutenção recebida pelo lago foi a troca de uma bomba, realizada no ano passado
reformas das quadras do parque. Por fim, foi pedido à pasta que respondesse acerca da implantação de mais bebedouros na área.
O OUTRO LADO Conforme a SVMA, a capivara vista no parque nos últimos dias foi encontrada morta. secretaria relatou que o corpo do animal foi encaminhado para necropsia no CeMaCAS (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres). Para a confirmação da causa da morte, o órgão aguarda o resultado de exames complementares. pasta ressaltou ser natural a presença de capivaras nos parques municipais, pois elas se locomovem principalmente por córregos e estruturas de drenagem da cidade, restabelecendo populações em diversas áreas verdes, em adaptação ao meio urbano.
Serão instalados bebedouros para cães e haverá a substituição de brinquedos e equipamentos de ginástica
Sobre a questão da febre maculosa, a SVMA frisou não ter
sido registrado na cidade nenhum caso da doença entre 2021 e 2023, causado pelo carrapato-estrela, que pode estar na capivara, mas também em outros animais hospedeiros, como cães e cavalos. Em relação ao lago do Piqueri, foi trocada uma bomba para manutenção no ano passado. Quanto aos bebedouros e as quadras, eles serão reformados, assim como será providenciada a instalação de bebedouros para cães, reformas de edificações, substituições de brinquedos e equipamentos de ginástica e manutenção das caixas d´água e do piso de uma das canchas de bocha. Essa revitalização com benfeitorias e alguns pequenos reparos está em fase de contratação.
Das 17 às 23 horas, o público poderá se divertir e também conhecer mais do Tatuapé
A prática do upcycling reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em lixões
O trabalho também envolve uma economia significativa de água e energia
OCEU Carrão-Tatuapé, localizado na Rua Monte Serrat, 230, oferece o curso de upcycling. As aulas de moda criativa contam com patrocínio das Lojas Marisa e metodologia de ensino do Centro Universitário Belas Artes. Mais informações sobre dias e horários devem ser consultadas na própria secretaria do CEU.
O upcycling não é uma prática nova e, inclusive, é muito comum em tempos economicamente incertos. Nos últimos anos, no entanto, tem ganhado novo fôlego, graças às técnicas sustentáveis e pegada ambientalmente correta que promove. O upcycling consiste, basicamente, em dar um novo propósito a materiais que seriam descartados. Isso tudo com criatividade e qualidade
igual ou até melhor do que a do produto original.
COMO SURGIU?
O termo upcycling foi cunhado pelo ambientalista alemão
Reine Pilz, em 1994. Em 2002, popularizou-se com a publicação do livro “Cradle to cradle: rethinking the way we make things” (no Brasil, Cradle to cradle: criar e reciclar ilimitadamente), escrito pelo arquiteto americano William McDonough, em parceria com o químico Michael Braungart. Desde então, o conceito vem se propagando e conquistando diferentes modelos de negócios. Tais conceitos procuram cada vez mais otimizar o ciclo de vida de seus produtos e adotar hábitos mais sustentáveis de produção. Assim, criam novos produtos a partir da reutilização.
prática do upcycling reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em lixões e aterros sanitários. Além disso, a técnica diminui a necessidade de exploração de matéria prima para a geração de novos produtos. No caso do plástico, isso significa menos petróleo explorado; menos árvores derrubadas, no caso da madeira; e, no caso do metal, menos mineração.
O trabalho também envolve uma economia significativa de água e energia, usadas tanto na exploração dos recursos naturais como, em menor escala, na reciclagem. prática é um dos grandes exemplos da economia circular. Esse conceito propõe que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos.
oje, dia 2, das 17 às 23 horas, ainda é possível aproveitar a festa junina organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Praça Silvio Romero. Quem for ao local poderá degustar pratos típicos e também as tradicionais barracas do lanche de pernil, de pastel, fogazza, entre outras. Há também os deliciosos bolos e espetinhos de frutas com chocolate. Quem gosta de boa música ainda pode acompanhar algumas apresentações de canções variadas. Tradicionalmente, a paróquia realiza o evento com a ajuda de patrocinadores que favorecem a montagem de barracas, iluminação, limpeza e manutenção de toda a infraestrutura. Este ano o encontro atraiu pessoas do Tatuapé, Belém, Carrão, Penha e outros bairros. Além
da boa comida, o público pode, também, aproveitar as brincadeiras e jogos. No entorno da praça, os frequentadores têm ainda a opção dos tradicionais dogs, além de renomados comércios que estão no mesmo local há pelo menos 50 anos. Trata-se de um dos pontos de encontro mais frequentados do Tatuapé e que, agora, no período junino, volta a chamar atenção. Para quem não conhece, vale a pena a visita mesmo após o encerramento da festa. As casas de lanches e de sucos, bem como as padarias e restaurantes fazem parte da história do Tatuapé. Não toa, o bairro é referência quando o assunto é gastronomia e entretenimento.
HISTÓRIA
Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, a capela construída
na Praça Silvio Romero era a segunda do bairro, pois a primeira foi dedicada a São José do Maranhão. Tudo começou em 1890, quando o tenente Luis Americano recebeu do governo do Estado uma doação de cem mil metros quadrados de terras devolutas, situadas no lugar denominado Tijuco Preto, da freguesia do Brás. Por sua vez, o tenente fez uma doação igreja, na mesma gleba, de um terreno de 7.500 metros quadrados, para ser construída uma capela dedicada Imaculada Conceição. Assim, no centro do Largo da Conceição (Praça Silvio Romero a partir de 1931), a de outubro de 1899, foi fundada a antiga capela. Seus fundadores foram o capitão José Coelho de Souza, Sérvula R. Coelho de Souza e Manoel J. da Rocha Gomes.
Oponto de partida para esta receita foram os preparos tradicionais dos mingaus de Gana, mas com um toque de sabores mais contemporâneos: entram canela, cúrcuma, leite de coco, amendoim e, sim, noz-moscada! O painço, um cereal muito usado em cozinhas de países da África e da Ásia, é da família do milho e confere a esta preparação um gostinho único, levemente tostado. Confira a receita de Rita Lobo, do Panelinha.
INGREDIENTES
xícara (chá) de painço; xícaras (chá) de leite; 200 ml deleite de coco; de xícara (chá) de amendoim torrado sem casca e sem sal; de xícara (chá) de açúcar; colher (chá) de cúrcuma colher (chá) de gengibre em pó; noz-moscada ralada na hora a gosto; 1 pitada de sal; amendoim torrado e picado a gosto para servir; e canela em pó a gosto para servir.
MODO DE PREPARO
Coloque o painço numa frigideira média e leve ao fogo baixo para dourar, por cerca de minutos, sem parar de mexer para não queimar. Transfira o painço dourado para o copo do liquidificador, junte o amendoim, o leite, a cúrcuma, o gengibre, o sal e a noz-moscada. Bata até triturar bem o amendoim e o painço, cerca de minutos se necessário, pare de bater e raspe a lateral do copo do liquidificador para misturar os ingredientes de maneira uniforme. Coloque a mistura batida numa panela média e adicione o leite de coco. Leve ao fogo médio e mexa por cerca de minutos, ou até começar a ferver. Abaixe o fogo e mexa por mais 1 minuto, até o mingau começar a engrossar.
Desligue o fogo e transfira o mingau para os pratos de servir — o mingau não pode esperar na panela, caso contrário ele espessa. Polvilhe com amendoim torrado e canela a gosto. Sirva imediatamente. Vai bem acompanhado do bolinho de chuva de Gana.
Ação busca arrecadar fundos para auxiliar famílias em situação de rua
No próximo domingo, dia de julho, a Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência (SAEA) promove mais uma edição do Dia da Pizza Solidária. ação funciona assim: ao adquirir uma pizza de um dos mais de 30 estabelecimentos credenciados, o valor equivalente a uma fatia (12%) será destinado ao auxílio de famílias em situação de rua. iniciativa é coordenada pela instituição Comunidade Confiança e tem apoio dos Colégios Agostinianos Mendel e São José (em São Paulo), e Liceu Vivere (em Pirassununga), mantidos pela SAEA.
Ao adquirir uma pizza de um dos estabelecimentos, o valor equivalente a uma fatia (12%) será destinado ao auxílio de famílias em situação de rua
ORotary Club São Paulo
Vila Formosa está com nova diretoria. Na última segunda-feira, dia 26 de junho aconteceu a cerimônia da transmissão de posse. festiva foi realizada na sede da entidade, que fica na Avenida Vereador Abel Ferreira. O evento contou com a presença de rotarianos do próprio clube e de outros clubes da região, além de governadores do distrito, autoridades e convidados. No dia também foi comemorado o aniversário de 38 anos de fundação da associação com direito a bolo e “Parabéns a você”. TROCA DE DISTINTIVOS
O advogado Dr. Erich de Andrés foi empossado na presidência para o ano rotário 2023/2024, no lugar do comerciante Carlos Roberto Saurin. protocolar troca de distintivos simbolizou o ato. Na sequência, houve a substituição do banner com o novo lema do Rotary deste ano “Crie Esperança no Mundo”.
Em seguida, Andrés deu posse sua nova diretoria, que terá frente da ASFARF- Associação das Famílias de Rotarianos de Vila Formosa, a presidente Eliana Saurin.
Em seu discurso, entre outras coisas, o novo presidente falou do orgulho de ocupar o cargo e poder colocar em prática os ideais rotarianos no ano que se inicia.
Quem participar do Dia da Pizza Solidária da SAEA, além de ajudar na ação, também concorrerá a duas diárias no Hotel Villa Santo Agostinho. Na edição de 2023, as pizzarias parceiras são: Pizza do Pepe (11 3582-9768), Senhora Pizza (11 2768-4446 ou 2768-4447), Abbraccio - Shopping Anália Franco (11 2672-5032), Anarella (11 2021-5100), Bella Pizza (11 2282-7393), Big Bread (11 2091-1089), Bonanza (11 2028-2029), Dei Cugini (11 2692-1771 ou 2692-1878), Faronella Pizzaria (11 2292-1296 ou 2692-2708), Galpão da Pizza (11 3871-5556 ou 3672-4767), Gui Gui Pizzaria (11 26052251), L'Arte de Leo Pizzaria (11 2098-2868 ou 2098 0081), La Braciera Delivery - Unidades Anália Franco, Higienópolis, Jardins, Santana e Morumbi, Santana (11 5990-2158), Lelluca (11 2292-0656), Padaria Marengo (11 3019-1900), Per te Amore Pizzaria Esfiharia (11 2091-5222), Pizza Bari - Uni-
dade Tatuapé (11 2091-9222) e Pinheiros (11 3064-7709), Pizza Brava Bravíssima (11 20217660), Pizza na Roça (11 26722065), Pizzaria Ideal Delivery (11 2076-3933 ou 2605-7492), Pizzaria Pavanelli (11 2096 8408 ou 99995-6834), Pizzaria Tatto Marcucci (11 2601-5847), Pizzaria Vitoriana (11 2268-1570), Rainha da Mooca (11 2601-3256 ou 2601-3106), Telepizza (11 2941-8980), Veredito Gastrobar (11 2925-2007) e Via Capri (11 2091-6693 ou 2293-0444).
O evento festeja o Dia Mundial da Pizza, comemorado todo dia 10 de julho. Este ano, a ação foi antecipada para de julho, respeitando o horário de funcionamento da maioria das pizzarias parceiras.
RESULTADOS DE 2022
Em 2022, o valor arrecado com essa ação possibilitou resgatar duas famílias das ruas. Uma delas atualmente reside em São Paulo e a outra em Rio Claro. As famílias foram alocadas em casas de
aluguel, com todas as despesas pagas, receberam cursos profissionalizantes, equipamentos para trabalho e estão sendo acompanhadas e acolhidas pela Comunidade Confiança. Com mais de 85 anos de tradição, a SAEA, além dos Colégios e Creches, também é a mantenedora dos Restaurantes Populares Santo Agostinho, em Guarulhos e em Bragança Paulista, que servem gratuitamente mais de 50.000 refeições por mês. Nesses locais também são oferecidas cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Outras cestas básicas também são distribuídas em parcerias com instituições, igrejas e prefeituras, totalizando mais de 1.250 por mês.
O Dia da Pizza Solidária tem os patrocínios de Azeite Primitivo, Edix Seguros, Senhor Caixa e do Hotel Villa Santo Agostinho. Para mais informações, acesse o site saea.org.br/ diadapizzasolidaria.
De volta
aos folhetins
Monique Alfradique estará no elenco do “remake” de “Elas Por Elas”, próxima novela das seis. Na produção, ela viverá Érica. Na versão original exibida em 1982, a personagem se chamava Cláudia e foi interpretada por Christiane Torloni. O folhetim tem estreia prevista para setembro.
Mais humor
Katiuscia Canoro fará uma participação especial na próxima temporada de “Vai que Cola”, do Multishow. No humorístico, ela viverá Sidlayne Carla. O programa tem estreia marcada para setembro.
Outra praça
Carlos Alberto de Nóbrega será o próximo entrevistado do “Roda Viva”, da TV Cultura. conversa com o humorista irá ao ar na segunda, dia 3.
Novo plantão
Globo exibirá a quinta temporada de “The Good Doctor: O Bom Doutor” a partir do próximo
dia 13 de julho. premiada série médica também está disponível no Globoplay.
Primeiros dias
O elenco de “Elas Por Elas” deu início aos trabalhos de preparação nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Com estreia prevista para setembro, o folhetim das seis é assinado por Thereza Falcão e Alessandro Marson.
Mônica Iozzi, Karine Teles, Thalita Carauta, Késia Estacio, Isabel Teixeira, Deborah Secco e Maria Clara Spinelli serão as protagonistas da trama.
Dueto especial
Lulu Santos gravou uma participação especial na trama de “Vai na Fé”, da Globo. O cantor contracenará com Lui Lorenzo, papel de José Loreto.
No elenco Emílio Orciollo Netto fará a série “Estranho Amor”, da Record. produção, que ainda não tem data de estreia prevista, falará sobre violência contra a mulher.
Carmo Dalla Vecchia ainda tem um longo caminho para percorrer na trama de “Amor Perfeito”, da Globo. O ator, que vive o advogado Érico, viu seu personagem se envolver em diversos enredos. Por isso, ele prefere não fazer previsões sobre o desfecho do folhetim das seis. “Ainda é muito cedo para a gente falar sobre trama, sobre o que vai acontecer até o final dessa novela. Esse personagem começou com um romance com o Romeu (Domingos de Alcântara) e, no meio da trama, se envolveu com Verônica (Ana Cecília Costa), e o afeto que ele sente por ela não é falso. Então, eu acho uma
POR CAROL BORGES raridade a gente apresentar um personagem com tantas camadas, mostrando esse encaminhamento da orientação sexual, em uma novela das seis, de época, o que é bonito demais”, explica. Ao longo da história, Érico irá aprofundar sua relação com Verônica. Mas, para isso, revelará a ela o envolvimento que teve com Romeu no passado. “O que está acontecendo é uma situação muito bonita entre eles porque os dois, a princípio, pela época, seriam os errados, né? Ela, por ser amante, e ele por ter um direcionamento sexual que não é um padrão. Então, talvez os dois tenham se encontrado justamente no lugar onde eles mais têm as suas fragilidades”, aponta.
Viagem de trabalho próxima temporada de “Vai que Cola”, do Multishow, contou com gravações em Campos do Jordão, São Paulo.
Carreira internaciona l série nacional “Marcelo, Marmelo, Martelo” estará disponível para o mercado internacional. Ainda este ano, a produção baseada no clássico infanto-juvenil de Ruth Rocha chegará ao Canadá, Reino Unido, Austrália, Áustria, França, Alemanha, Irlanda, Itália e Suíça através do Paramount+. No Brasil, a série infantojuvenil estreia no próximo dia de julho, na plataforma de “streaming”, e na Nickelodeon Brasil.
Vez da tevê aberta segunda temporada de “Família Paraíso” irá ao ar na Globo no mês de julho. Estrelada por Leandro Hassum e Cacau Protásio, a produção já foi exibida no Multishow. O projeto retrata a terceira idade através de um conteúdo leve e divertido.
SENTIMENTOS NEGATIVOS?
Se sentimentos como: insatisfação, solidão, medo, ansiedade, culpa, angústia, entre outros, roubam-lhe a vontade de viver, procure-nos!
Neuróticos Anônimos Grupo Esperança Belém - Rua Arinaia, 509 - Reuniões aos sábados às 10hs. Possuímos outras salas na Zona Leste e em todo o território nacional, procure a mais próx. em nosso site: www.neuroticosanonimos.org.br; ou pelo telefone: 3229-7523. A ajuda é gratuita.
APTO. NOVO AVIAÇÃO - PRAIA GRANDE 2 dorms c/ suíte, sala, cozinha, terraço e 1 vaga na gar. Área de lazer completa. R$ 329.000 Tr. c/ Margareth (13) 99181-3456
PARA VAN Contrata-se motorista com veículo tipo van, cor branca, com no mínimo 12 lugares.
Tratar: (11) 5685-8802 ou (11) 99582-414
CASA TÉRREA TATUAPÉ 7,5 X 34
m² total, R$ 860 MIL, REF: 5182 Tel.: 2295-9655 / 94733-1579 (Whats)
Mão na massa Os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson e a diretora artística Amora Mautner já estão a todo vapor com a pré-produção de “Elas por Elas”, próxima novela das seis. trama, criada originalmente na década de 1980 por Cassiano Gabus Mendes, conta a história de sete amigas que na juventude se conheceram em um curso de inglês se reencontram 25 anos depois.
Tensão na selva nova temporada de “No Limite” estreia no próximo dia 18 de julho. Com comando de Fernando Fernandes, o “reality show” será ambientado na Amazônia. produção contará com 15 participantes.
Tempo bíblico
Record colocará no ar mais uma temporada inédita de “Reis”. fase “A Consequência” estreia no dia 17 de julho. produção será estrelada por Petrônio Gontijo. Ele assumirá o papel do protagonista Davi.
COM EXPERIÊNCIA - TR. 2295-9655 OU CONTATO@FBLIMOVEIS.COM.BR
comunicados
Informe-se: (11) 2095-8200
(HBO Max)
Com 11 episódios, a segunda temporada da série Max Original "And Just Like That..." estreia na HBO Max com dois episódios inéditos, seguidos de um novo lançamento a cada semana. As protagonistas continuam entregando uma moda ousada e cheia de luxo, discussões sobre vivências e, agora, também sobre o envelhecimento. Na segunda temporada, a trama pode mostrar
que absorveu algumas críticas sobre a primeira, e também se superar em consequência de alguns percalços que surgiram no meio do caminho. Além disso, um novo ex-amante de Carrie terá destaque: Aidan (John Corbett), o personagem deve não só fazer uma simples aparição na trama, mas também reviver o que tinha com Carrie na juventude. Aidan foi um dos namorados preferidos pelo público.
(Prime Video)
Baseado nos livros da escritora argentina Mercedes Ron, o longa "Minha Culpa" já está disponível na plataforma de streaming Prime Vídeo e vem ganhando o coração do público. O longa acompanha a história de Noah (Nicole Wallace), que deve deixar sua vida pacata para trás e se mudar para a mansão do marido de sua mãe e assim,
dar um novo passo em sua vida, sem seus amigos e sua namorada. Em pouco tempo, Noah conhece seu novo meio-irmão, Nick (Gabriel Guevara). Nick e Noah não se entendem e vivem brigando pela casa, até que Noah descobre a verdade escondida de Nick, uma vida de jogos de azar e mistérios. Não demora muito para Noah e Nick viverem uma paixão ardente.
Durante o mês de julho, os visitantes vão poder se divertir com atrações para lá de especiais, como a Oficina Massa Estrela e show de Dudu Nobre
OComplexo Tatuapé, formado pelos shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé, preparou uma programação de férias 100% gratuita para toda a família curtir junto. Durante o mês de julho, os visitantes vão poder se divertir com atrações para lá de especiais, como a Oficina Massa Estrela, um chá da tarde na companhia das princesas de clássicos da literatura, e também de super-heróis, além de peças de teatro infantil e sessão de cinema exclusiva.
PROGRAMAÇÃO
Oficina Massa Estrela - 6 de julho a 31 de agosto, das 10 às 22 horas. Experiência sensorial do espaço vai permitir que os pequenos interajam com a Super Massa, seus acessórios e formas com temas variados.
Chá da tarde e ‘meet&greet’ com as princesas e super- heróisNos dias 1° e 2 de julho, das 13 às 20 horas. A atividade gratuita conta ainda com um kit chá da tarde, com comidinhas e suco, e os personagens farão quatro entradas, às 13, 15, 17 e 19 horas. As vagas são limitadas e para participar basta fazer o cadastro dos pequenos no mesmo dia do evento de acordo com o próximo horário disponível.
Programação de teatro infantil + Encontro Kids - Durante todos os fins de semana de julho, programação teatral gratuita com peças infantis apresentadas no Teatro da Praça de Alimentação Sessão Exclusiva — Barbie - No dia 30 de julho, às 10h30, Sessão especial do live-action da Barbie no Cinemark. A cada 200 pontos acumulados no Clube Pontua, programa de benefícios para os clientes do Complexo Tatuapé, os visitantes podem trocar por um ingresso da sessão exclusiva.
O Complexo Tatuapé, também entrou no clima das festas julinas e recebe uma programação para lá de especial no seu tradicional Arraiá. Nos dias 8, 9, 15 e 16, a partir das 12 horas, os visitantes poderão desfrutar de um festival gastronômico com comidas típicas, brincadeiras para toda a família e uma série de atrações musicais gratuitas.
Vários shows estão programados para animar os fins de semana. Metrô Tatuapé: 8/7 às 17 h (Caiana); 9/7 às 17 h (InovaSamba); 15/7 às 17 h (Maneva) e 16/7 às 17 h (Dudu Nobre).
Boulevard: 8/7 às 17 h (Mila Costa e Banda); 9/7 às 19 h (Banda Knoa); 15/7 às 19 h (Edu Ribeiro); 16/7 às 19 h (Trio Virgulino)
O público também poderá aproveitar uma variedade de barracas com comidas típicas. Neste ano, o evento também contará com food trucks de lanches artesanais e churros. A entrada é gratuita, e a festa será realizada no estacionamento externo, Portaria 2, Piso Tatuapé, no Shopping Metrô Tatuapé, e no Boulevard Externo, Portaria 2, Piso Térreo, no Shopping Metrô Boulevard Tatuapé.