Parque São Jorge tenta capturar criminosos
ACSP tem evento
A Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo promoverá palestra com o escritor Pedro Abarca, na próxima quinta-feira, dia 20. Com a participação de várias escolas, o encontro também terá o descerramento da placa do auditório Antonio Giaquinto, além do relançamento do livro “História do Tatuapé”. > VEJA + Página 4
100 ANOS Festa na Vila Formosa
Símbolo da Vila Formosa, a Praça Sampaio Vidal está presente nas comemorações dos 100 anos da região. Hoje, dia 16, o espaço receberá uma série de eventos gratuitos que irão marcar a importante passagem desta data. Vale a pena conferir as atrações e também conhecer um pouco mais sobre a história do bairro. >VEJA + Página 3
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANO 48 N0 2.423SÃO PAULO, 16 DE OUTUBRO DE 2022 informação com responsabilidade acesse nosso portal: www.gAZETAVIRTUAL.com.br @GAZETADOTATUAPE /GRUPOLESTETV@GAZETATATUAPEFIQUE AINDA + CONECTADO COM A REGIÃO: /GAZETADOTATUAPE 11 2095-8200FALE CONOSCO PELO Grupo Leste TATUAPÉ
SEGURANÇA
Os furtos e roubos de celulares e veículos estiveram entre os assuntos discutidos no Conseg Parque São Jorge. O capitão Paulo Ivo, comandante da 5ª Cia. do 8º Batalhão da PM, sugere que os moradores colaborem com informações. Já a delegada do 52º DP, Fernanda Justino, avisou que existem investigações para encontrar receptadores de aparelhos de telefone frutos de crimes. > VEJA + Página 3
> VEJA + Páginas 6 e 7
ECONOMIA
Trânsito
Acultura
da utilização do carro como meio de transporte continua arraigada às pessoas. Em grandes cidades, como São Paulo, são milhões de motoristas lotando as ruas e avenidas todos os dias. No entanto, pelo que é possível ver, uma boa parte dos condutores de veículos de passeio, ônibus, caminhões e motos, precisa retornar aos centros de formação para aprender a respeitar ao próximo.
Isso porque, muitas vezes, parece que as instruções de legislação de trânsito e de direção segura não existiram. Motoristas mais experientes acreditam que podem criar suas próprias preferências. Só para começar, é um hábito de muitos estacionarem em vagas de maneira irregular, sejam elas voltadas aos idosos ou às pessoas com de ciência. Depois, sentem-se no direito de ocupar lugares em que as guias são rebaixadas, criando embaraços aos donos dos imóveis.
Quando não fazem isso, os motoristas creem não existirem pessoas caminhando nas calçadas que, em algum momento, precisarão atravessar de um lado ao outro. Primeiro pelo fato de não respeitarem a velocidade das vias, obrigando os pedestres a precisarem correr para não serem atropelados. Infelizmente, é normal quem está a pé ser xingado porque está demorando para atravessar. Do mesmo modo, a pessoa deve prestar atenção no motorista que vem na faixa de sua preferência, naquele que ultrapassou irregularmente, e nos motociclistas que, invariavelmente, estão “costurando” o trânsito e empinando as motos.
São diversos os motivos para que haja uma reciclagem, mas não adianta levar aos cursos apenas aqueles responsáveis por delitos graves. Esses deveriam car proibidos de dirigir novamente e não sofrerem penalizações curtas. Outra questão extremamente grave está relacionada aos condutores que, mesmo dirigindo bêbados, podem pagar a ança na delegacia e saírem pela porta da frente. Enquanto isso, milhares de famílias cam destruídas pela perda de entes queridos.
Se acompanhamos tantas discussões que vislumbram uma cidade mais humana, moderna e com qualidade de vida, como será possível conseguir isso diante de um trânsito sem empatia e violento? Inclusive, é nessa “selva” que são lançados milhões de novos motoristas todos os anos. Os CFCs (Centros de Formação de Condutores), responsáveis pela formação, são as empresas autorizadas a aprovar ou não os condutores em seus testes. Contudo, em pelo menos 40 anos de existências dessas instituições, ainda hoje fala-se em pagamento de propina a instrutores.
Como onde há fumaça, há fogo, órgãos de scalização, como o Detran, precisam avançar nas investigações e na punição de determinados grupos empresariais da área de formação. Só assim a cidade irá parar de contabilizar tantos acidentes com mortes ou resultando em sequelas permanentes. Um trânsito mais humano se faz com respeito às regras e à vida de quem sai de casa, mas quer voltar ileso.
Gastar com consciência
ceira neste momento: quanto está devendo?
O clima do já ganhou derrotou muita gente
Ficar
inadimplente não é o desejo de ninguém, não é mesmo? Apesar disso, de vez em quando acabamos metendo os pés pelas mãos e tomamos atitudes sem pensar. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PeicEIC) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2019 o número de brasileiros inadimplentes e com o CPF negativado chegou ao alarmante número de 65,3% da população.
Aquele empréstimo, por exemplo, no qual o valor total é praticamente o dobro do que realmente foi utilizado e cujas parcelas têm valores elevados, acaba gerando dificuldades em cumprir com o pagamento em dia. Situações como esta são mais comuns do que imaginamos e certamente contribuem para o aumento desse indicador.
Existem muitas pessoas em situação de endividamento excessivo. Pessoas que, por algum motivo, ao recorrerem às linhas de crédito perderam o controle e, com o passar do tempo, absorveram compromissos que extrapolaram o orçamento doméstico. O endividamento em si não é necessariamente algo ruim. Às vezes, será necessário adquirir algum tipo de financiamento com o objetivo de realizar determinados sonhos. O problema está em um endividamento excessivo que ultrapassa o limite de capacidade de pagamento, ocasionando assim a inadimplência.
Para sair dessa situação o primeiro passo é saber em detalhes como está a vida finan-
Quanto ganha por mês? Quais são suas despesas fixas e variáveis? É importante ter essas informações bem claras para saber o quanto de dinheiro poderá ser utilizado por mês antes de renegociar as dívidas. O segundo passo é estabelecer as prioridades de pagamento, ou seja, definir quais dívidas deverão ser eliminadas primeiro. Vale lembrar que não se trata de compromissos fixos com despesas essenciais, como aluguel ou prestação do imóvel, energia, água, condomínio, alimentação e transporte. O foco aqui é liquidar as dívidas que podem vir a estrangular o orçamento e fazer com que a maior parte da renda seja direcionada para quitá-las. O último passo é a renegociação. Nesse momento, é importante avaliar o custo efetivo total da dívida, composto pela taxa de juros e encargos. Quanto mais alto for, maior deverá ser o esforço para quitá-la. É importante conversar com a instituição financeira e fazer uma proposta que seja viável e coerente para os dois lados, tendo certeza de sua capacidade de pagamento. Com atitude e planejamento é possível deixar “a casa em ordem” outra vez. A partir deste controle, é preciso ter atenção redobrada nos gastos supérfluos e ainda ficar de olho no cartão de crédito. Prestar atenção no limite e não ultrapassá-lo de forma alguma. Depois, outro cuidado é o de não pagar o valor mínimo, pois os juros são altíssimos. Dessa forma, o endividado entra em um ciclo sem fim e não consegue mais honrar com o pagamento em dia.
espaço do síndico
Vazamento de gás
Ovazamento de gás pode ser rapidamente percebido pelo seu cheiro característico e também pela checagem de equipamentos, como o fogão, mangueiras e conectores. As tubulações são mais complicadas, sendo necessário um técnico especializado.
Atualmente, é muito comum condomínios contarem com uma instalação de gás segura, onde não há contato com o recipiente que o armazena. A distribuição acaba sendo feita por meio de tubulações de ferro galvanizado ou, preferencialmente, de cobre.
Pode ser GN (Gás Natural), com distribuição feita diretamente pela concessionária às unidades, como pode ser uma central de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), geralmente localizada no térreo da edificação.
É consideravelmente mais fácil resolver o problema em casas ou apartamentos nos quais ainda se é utilizado o botijão de gás com capacidade de 13kg.
Em locais com sistema de gás encanado, onde toda a estrutura já costuma ser instalada durante a própria construção do imóvel, haverá um pouco mais dificuldade, mas ainda assim, é totalmente possível prevenir seu vazamento.
Como saber se há vazamento de gás? O primeiro alerta é, sem dúvidas, o cheiro de enxofre. O gás de cozinha em si não possui cheiro e a inserção desse odor artificial serve justamente para facilitar a identificação de vazamento. O mais simples e fácil é verificar o fogão: pode ser que a chama se apagou (ou nem foi acesa) e a “boca” continua aberta.
Todavia, há outras formas de iden-
tificar o vazamento de gás na tubulação, como um método caseiro simples e eficaz para ajudar nesse processo. Para isso, a pessoa deve misturar um pouco de detergente e água para, em seguida, espalhar no cano responsável pela transmissão do gás ao fogão. Feito isso, abra o registro com cuidado e repare se surgem bolhas no cano. Caso elas apareçam, troque a peça defeituosa.
Se ainda assim não encontrar nada, o mais indicado é chamar um especialista para verificar qual o motivo do vazamento. Além dos sinais físicos, como náuseas ou vômitos ao entrar na cozinha, também deve-se ficar atento à sua conta de gás. Se houve um aumento significativo no valor, pode ser um sinal de que está ocorrendo um vazamento e você ainda não percebeu. Jamais ignore um possível vazamento de gás. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a explosão é a maior das consequências.
Além de poder resultar em problemas mais sérios, a inalação de gás também pode ser responsável por agravar problemas respiratórios, além de causar envenenamentos, confusão mental e, em altas exposições, arritmia cardíaca. Por isso, é preciso comunicar imediatamente ao zelador e/ou síndico para que apoiem na verificação do vazamento e tomem as providências cabíveis no que diz respeito às instalações do condomínio. Lembre-se: é responsabilidade do condômino pela conservação, manutenção e uso correto dos equipamentos dentro da sua unidade.
Pois
é, esse é o clima do Lula e de sua quadrilha. Ele acaba de dizer que o Bolsonaro precisa ter a humildade para colocar a faixa no pescoço dele. O Lula está se baseando no Nordeste, onde é muito bem votado e onde o Bolsonaro foi pessimamente recebido em Recife, com um público inexpressivo de 1.700 pessoas, o que nunca lhe aconteceu, especialmente nesta campanha.
Mas o Lula precisa saber que o Brasil não é só Nordeste, tem o Sul, Centro Sul, Centro Oeste o Norte e todas as grandes capitais. As pesquisas, desta feita, estão mais cautelosas, pois começam a diminuir as vantagens, preparando-se para evitar mais um grande fiasco.
O Lula não pode se iludir, porque os que votaram nele são os que só votariam nele mesmo e os que não votaram são aqueles que nunca votariam em Lula, tudo menos isso. É uma questão de “ame ou deixe-o”, não tem meio termo.
Com certeza quem é contra Lula não aceita transigência, é o cidadão que acompanhou atentamente toda sua trajetória política e sabe que “pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto”. Da mesma forma, que não existe mulher meio grávida, também não existe meio petista ou lulista.
Com relação a Bolsonaro a situação é diferente. Quem não votou em Bolsonaro, votaria nele para não votar nunca em Lula. Que Lula não se iluda, pois quem votou em Simone ou no Ciro, o fez para não votar nele e agora não tem muita alternativa, ou se abstém, ou não comparece, ou vota em branco, ou para não perder o voto, vota útil em Bolsonaro.
gazeta há 40 anos
O voto em Lula nunca poderia ser entendido como voto útil. Como votar útil em um inútil? É impossível, é contraditório. É ruim com Bolsonaro, mas, muito pior com Lula. Imaginem permitir o retorno de Genuíno, Zé Dirceu, Mercadante, Delúbio e toda a corja que foi montada. As malas de dinheiro circulando pelo País, apartamentos repletos de dinheiro, tudo isso pode voltar e infelizmente o povo já esqueceu tudo.
O papa acho que já está esperando o Lula para canonizá-lo em vida. O Lula chegou a dizer uma vez que não existia no mundo ninguém mais honesto do que ele e agora eles repetem a todo momento que até o papa já o inocentou. Coitado do Papa, ele não sabe de nada. O Bonner em toda a sua ignorância jurídica disse que o Lula nada deve à Justiça, mas não disse o quanto ele deve ao bolso de cada um de nós.
Quanto dinheiro deixou de ser aplicado na educação, na saúde, na moradia, tudo desviado através das estatais, para empresários apadrinhados de Lula, incrível, mas ninguém mais se lembra disso. Hoje ele é um santo e o dia 2 de novembro será o seu dia, ou seja, o dia de “Todos os Santos”.
Parabéns ao povo brasileiro, parabéns aos professores, aos jovens iludidos pelos professores, aos artistas que perderam as benesses da Lei Rouanet. Todas essas capacidades que apoiam o Lula. Adicione-se Fernando Henrique, “traidor da pátria” e Alckmin, outro traidor.
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial
Cumprindo
mais uma etapa do programa de habitação popular implantado pela atual administração, foi procedida a entrega de mil apartamentos construídos pela Companhia Nacional de Habitação (Cohab) no bairro de Itaquera.
A cerimônia de entrega das chaves aos novos moradores daqueles conjuntos ocorreu no Centro de Esportes, Saúde e Lazer de Itaquera II e III, na Rua Ana Perena, 120. Os apartamentos foram construídos no setor "E" do conjunto habitacional onde foram investidos a soma superior a Cr$ 3,4 bilhões.
FLAMÍNIO FÁVARO É AGORA NOME DE RUA NA CAPITAL
O prefeito Antonio Salim Curiati assinou decreto denominando rua Prof. Flamínio Fávaro a viela sem nome conhecida por travessa São Vicente. Essa via começa na rua Francisca de Paula, entre a vila sem denominação e a rua Vacanga, terminando na rua Pedro Voss, no bairro do Tatuapé.
CURSO GRATUITO
Ao promover um curso gratuito, a Fábrica de Negócios busca empreendedores iniciantes, ou aqueles que querem estruturar-se melhor, para aprimorar seu conhecimento e expandir a rede de contatos. Pequenos e médios empreendedores precisam desse suporte para conseguir testar e colocar em prática suas ideias. As seis aulas são on-line e ocorrem entre os próximos dias 17 e 28, das 19 às 21 horas. As inscrições, também virtuais, podem ser feitas até amanhã, dia 17, pelo link: https://bit.ly/3Ctej8t. O programa é parte das iniciativas da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, tem como objetivo acelerar o crescimento econômico da cidade e as oportunidades de geração de renda para os cidadãos.
Ao justificar a assinatura do decreto, o prefeito Salim Curiati disse que prestava assim homenagem ao mestre da Medicina Legal no Brasil, falecido em fevereiro deste ano, aos 86 anos. Flamínio Fávaro formou-se na primeira turma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde posteriormente foi catedrático de Medicina Legal. Exerceu o cargo de diretor da Penitenciária do Estado e foi presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, deixando várias obras sobre medicina legal, sendo algumas delas adotadas pela Legislação Penal Brasileira.
No mesmo decreto o prefeito Antonio Curiati deu nome a várias ruas do bairro de Vila Matilde, Santo amaro, São Miguel Paulista, Tucuruvi e Tatuapé, entre elas a que denominou de Jaime Barcelos a rua conhecida por estrada do Jacuí, que começa na praça José Cardoso de Moura e termina na av. Afonso Lopes de Baião. Jaime Barcelos, conhecido ator brasileiro recentemente falecido, foi também professor de arte dramática.
CATE NO METRÔ
MARIA DA PENHA
O Programa Guardiã Maria da Penha tem como objetivo fiscalizar as ações protetivas a mulheres vítimas de violência. No primeiro semestre, de 2022, foram realizadas 11.249 mil visitas ao público feminino nesta condição; 296 ações de apoio à Casa da Mulher Brasileira e 265 às Delegacias de Defesa da Mulher. Além disso, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) oferece às vítimas o aplicativo SP+Segura, de socorro imediato, com o qual elas podem acionar a Guarda em emergência. Atualmente, o programa conta com 1.185 mulheres cadastradas e registrou 125 chamados em 2022. Desde a criação do aplicativo já foram mais de 690 alertas recebidos. Hoje, nove viaturas atuam exclusivamente na fiscalização das medidas protetivas às vítimas de violência. O Programa conta com 98 agentes.
Durante este mês, profissionais do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo prestarão atendimento em diversas estações do Metrô, para orientar e efetuar cadastros para vagas de emprego. As linhas vermelha, azul e verde receberão analistas de negócios da Ade Sampa. Na Zona Leste, os atendimentos ocorrem na estação Guilhermina Esperança, nos dias 18 e 19, das 9 às 15 horas. Nessa parceria, com o governo do Estado aproxima as pessoas das ações públicas, ampliando as chances de recolocação profissional e de geração de renda pelo empreendedorismo. O atendimento será feito com distribuição de senhas, sendo necessário apresentar RG, CPF e a carteira de trabalho, que pode ser a digital. Caso a pessoa não tenha, contará com orientação para o uso do aplicativo.
PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu Silva Diretor de Arte: Gabriel Henrique Pinho Romano EXPEDIENTE 2 OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO~ www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 16 DE OUTUBRO DE 2022
Grupo Leste
DA REDAÇÃO
FORAM ENTREGUES MAIS CHAVES A MUTUÁRIOS DA COHAB EM ITAQUERA O QUE ERA NOTÍCIA EM 17 de outubro de 1982 EDIÇÃONº 390 editorial
Impressão: foto da semana A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 acontecendo editorial DIVULGAÇÃO
POR LUAN CORREIA
Luan Correia é analista de Educação Financeira na Unicred SC/PR
opinião
POR SERGIO CARREIRO DE TEVES
Hoje,
16, é o último dia para ver a peça “O Show de Talentos da Kimberly”, no Teatro Artur Azevedo, às 18 horas. Kimberly é uma máquina de escrever que busca aprovação por seus talentos cênicos. Sem perceber, ela cai num processo irreversível de transformar-se em ser humano. Estão no elenco: Marcela Borges, Karina Olimpio, Flora Batalha e Carolina Ferreira. A direção é de Marcela Borges. O teatro fica na Avenida Paes de Barros, 955.
COTIDIANOFATOS
Vila Formosa faz 100 anos
PARQUE SÃO JORGE
Capitão e delegada instruem sobre a precaução a crimes
Consumidores e lojistas devem ficar atentos a celulares de procedência duvidosa
Alguns
dia 16, ainda dá tempo de participar da festa em comemoração aos 100 anos da Vila Formosa. Para parte das solenidades, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações da Praça Dr. Sampaio Vidal, que será interditada entre a Avenida Dr. Eduardo Cotching e a Rua Argonautas. Haverá exposição e desfile de carros antigos, apresentação de luta “Telecatch”, com ringue montado na Praça Sampaio Vidal, além de passeio ciclístico. Todos os eventos e shows são gratuitos.
Hoje,
A Vila Formosa, que teve a sua origem em 1923, fazia parte de um grande lote de terra que pertenceu ao explorador português Brás Cubas e que, posteriormente, foi ocupado por sitiantes. Entre os anos de 1885 e 1911, o local ficou conhecido como Sítio Casa Grande, uma homenagem à família que comprara o espaço e vivia por lá. O patriarca da família chamava João Casa Grande que, depois de alguns anos, decidiu vender a proprieda-
de para uma família libanesa, os Jacob.
Assim, o loteamento que daria origem ao bairro e ao distrito de Vila Formosa começou em 1920 e foi feito pela Companhia Melhoramentos do Braz. Durante 20 anos, essa empresa vendeu e atendeu interessados em morar no local.
No começo, o bairro era todo em terra batida e só tinha a Rua Um, atual Avenida Doutor Eduardo Cotching. A partir dessa via, algumas travessas foram surgindo e o crescimento do bairro, de fato, começou. Devido às condições naturais, várias olarias apareceram por lá, a exemplo do que acontecia no Tatuapé.
O curioso é que o nome Vila Formosa foi ideia de Miguel Jacob, em homenagem ao antigo nome da Ilhabela. Essa nomenclatura foi oficializada em 1923.
Apesar do crescimento ser constante, ainda era pequeno e, para acelerar o processo, a Companhia Melhoramentos do Braz dava 30 mil tijolos a todo comprador. Um estímulo ao povoamento da região.
moradores foram à reunião do Conseg Parque São Jorge para reclamar do aumento do número de furtos e roubos de celulares. Segundo eles, os principais alvos são as pessoas que desembarcam das estações Carrão e Tatuapé do Metrô. Do mesmo modo, quem vive na região também fez o alerta para o elevado índice de furtos e roubos de veículos. Durante o encontro, ocorrido na última segunda-feira, dia 10, na Unicid, não foram registradas ocorrências relacionadas a furtos de residências, que acontecem com frequência no bairro.
De acordo com o capitão Paulo Ivo, comandante da 5ª Cia. do 8º Batalhão da PM, as universidades costumam gerar um grande número de carros nas ruas do Parque São Jorge. “Muitos estudantes têm o hábito de usar os próprios veículos. No entanto, para economizar, preferem estacionar nas ruas ao redor dos estabelecimentos de ensino. Como os automóveis ficam parados nos mesmos lugares por volta de três a quatro horas, os suspeitos usam esse tempo para verificar se há alarmes de segurança, tipo de módulo eletrônico e valor agregado de peças e outros itens, como rodas, por exemplo”, explicou Ivo.
Conforme o comandante, a mesma situação se dá para quem estaciona em vias públicas para utilizar comércios e bares. “Em todos os casos a PM tem dificuldade de descobrir o momento em que o crimino-
so irá agir. Se mesmo após a abordagem por policiais, a pessoa tiver em mãos uma chave ou aparelho que caracterizaria uma ação direcionada ao furto, tudo é hipotético. Sem a atitude concreta, o indiciado pode argumentar que se trata de ferramenta de trabalho”, esclareceu o capitão. Nesse contexto, ele apontou para a importância da ligação para o 190, pois as informações são cruciais.
Sobre os celulares, a delegada assistente do 52º DP – Parque São Jorge, Fernanda Justino, afirmou que investigadores seguem fazendo operações em lojas de revenda de aparelhos. Segundo ela, estão sendo efe-
tuadas prisões e indiciamentos, tanto por roubo, quanto por receptação. Fernanda avisou aos consumidores e comerciantes que busquem saber a procedência dos telefones antes de adquiri-los. “Uma atitude básica é fazer a consulta do imei do celular. Através do código é possível saber se o aparelho está legalizado”, ensinou. Aproveitando o momento de instrução, a delegada assistente chamou atenção para os crimes de estelionato.
“Os casos campeões de registros envolvem transferências via Pix de pessoas fingindo serem parentes das vítimas. Portanto, havendo qualquer indício desse tipo faça um BO”, completou.
www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 16 DE OUTUBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 3
Arquivo
Furtos de celulares no entorno da estação Tatuapé do Metrô estão sendo investigados pelo 52º DP
Capitão Paulo Ivo fala sobre a dificuldade de prender os suspeitos de furtos de veículos na região
COMEMORAÇÃO
Diversos eventos gratuitos no bairro hoje, dia 16 A Vila Formosa, que teve a sua origem em 1923, pertenceu ao explorador português Brás Cubas Arquivo Telha Ondulada ETERNIT 6mm 2,44x1,1m Sem Amianto TODAS AS LOJAS POSSUEM AUTO SERVIÇO | SHOWROOM |LOJA DE SALDOS DE PISOS E REVESTIMENTOSLOJAS ABERTAS AOS FERIADOS DAS 8H ÀS 16H ACABAMENTO HIDRÁULICA ELÉTRICA FERRAMENTAS ILUMINAÇÃO MATERIAL BÁSICO Seg. a Sex. das 8h às 17h50 | Sáb. das 8h às 13h | Ou pelo e-mail: televendas@tumkus.com.br 2704-5275 Seg a Sex. das 8h às 16h Sáb. das 8h as 14h Ou pelo e-mail: sac@tumkus.com.br OFERTA ESPECIAL Piso CRISTOFOLETTI 56x56 Eco Wood Bege Extra Piso SAVANE 53x53 Classic Avelã Extra Revestimento TRIUNFO 33x57 Guaratiba Prata Extra Porcelanato REALCE 61x61 Cemente Beige Pure Extra Porcelanato DELTA 62x62 Avório Extra Porcelanato HELENA 61x120 Andromeda Extra Porcelanato PORTO FERREIRA 25x104 Legno Imbuia Extra Porcelanato ROCA 120x120 Calacata Light Extra Porcelanato ELIANE 90x90 Flat Revestimento PORTINARI 30x60 Bold White Plain Matte Extra Ofertas válidas de 10/10/2022 até 24/10/2022. Garantimos a quantidade mínima de 6 unidades ou 100m² ou 180L em nosso Centro de Distribuição enquanto durarem nossos estoques.. Reservamo-nos o direito de limitar por cliente a quantidade dos produtos anunciados. Fotos somente para efeito ilustrativo. Valor do frete não incluso nos preços anunciados. Preços à vista somente para retirada. *2- Parcela mínima de 50 reais. *4- A Loja 4, localizada na Rua Giovanni Batista Pirelli não possui este serviço. Cód. 19632 Por m2 R$ 24,90 Por m R$ 28,50 Por m R$ 23,70 Por m2 R$ 55,30 Por m2 R$ 46,60 Por m2 R$ 57,50 Por m R$ 59,90 Por m R$ 96,80 Por m2 R$ 110,30 Por m2 R$ 219,90 Cada R$ 121,00Cada R$ 297,00 Cada R$ 64,30Cada R$ 25,50 Cada R$ 225,00 Cód. 37136 Cód. 14956 Cód. 19351 Cód. 38616 Cód. 39065 Cód. 42738 Cód. 39099 Cód. 9892Cód. 17445 Cód. 368288 Cód. 7920 Cód. 39729 TUDO EM ATÉ EM TODOS OS CARTÕES6 x SEM JUROS SERVIÇOS DISPONÍVEIS EM NOSSAS LOJAS: Consulte serviços e condições nas lojas.LOJAS www.tumkus.com.br /tumkus PISOS REVESTIMENTOS ESTACIONAMENTO GRATUÍTO CAFÉ CORTESIA CREDIÁRIO LAB COR TINTAS PREPARADAS 4 CURSOS PARA PROFISSIONAIS ENTREGA EM DOMICÍLIO TROCA DE MERCADORIA PORCELANATOS GRANDES FORMATOS Cód. 36035 1 - MATRIZ Avenida do Oratório, 3330 Pq. São Lucas - São Paulo Tel: 2024-6555 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO Avenida do Oratório, 6550 Vila Industrial - São Paulo Tel: 2703-5789 Segunda a Sexta das 8h às 17h Sábado das 8h às 16h Para Retirada de Mercadoria 2 - ANA MARIA Rua do Oratório, 4906 Jd. Ana Maria - Santo André Tel: 4479-3199 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h 3 - PARAÍSO Avenida Pereira Barreto, 2355 Jd. Paraíso - Santo André Tel: 4426-4101 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h 4 - MARAJOARA Rua Giovanni Batista Pirelli, 1525 Pq. Marajoara - Santo André Tel: 4474-1314 Segunda a Sexta das 8h às 19h30 Sábado das 8h às 18h Cada R$ 119,00 Cód. 27023 Argamassa Porcelanato QUARTZOLIT Cinza Uso Interno 20kg Cada R$ 19,30 Cód. 39729 Cada R$ 590,00 Cada R$ 16,50 Cód. 28968 Tinta Látex Super Lavável CORAL Acrílico Premium Branco 18L Cada R$ 553,00Forro de PVC MADEX 8mm Branco Barra com 4m Cód. 25720 Kit New Bélgica para Banheiro LOCATT Toucador + Tampo + Espelho Branco 60cm Verniz Neutrex Premium SPARLACK Brilhante Imbuia 3,6L Veda Parede Branco CIPLAK Impermeabili zante para Paredes e Fachadas 18kgDucha Advanced LORENZETTI Multitemperaturas 6400W 220V Tubo Marrom para Água TIGRE 25mm 3/4’’ Barra com 3m Maleta com Ferramentas TRAMONTINA 65 Peças
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL
Distrital Tatuapé irá promover noite de autógrafos e palestra
TATUAPÉ Jovens recebem oportunidade de formação profissional gratuita
Os cursos reúnem parceiros da instituição como Sesi, Senac, Senai, Sebrae, entre outros
OLar
Sírio Pró-infância, localizado na R. Serra de Bragança, 1.086, Tatuapé, está coordenando um projeto de três passos para a inclusão produtiva, direcionado, exclusivamente, para jovens de 15 a 17 anos. O plano tem por objetivo ampliar o conhecimento e a formação profissional dos adolescentes, diversificando o repertório cultural para atuarem dignamente no mundo do trabalho. As três fases consistem em: plano de desenvolvimento individual, formação técnica e inserção do mercado de trabalho para geração de renda.
De acordo com Elaine Bueno Silva, superintendente da instituição, o primeiro passo busca firmar compromisso com os adolescentes e seus familiares. Diante das muitas alternativas de cursos profissionalizantes disponíveis, é preciso conscientizar os pais ou responsáveis sobre a corresponsabilidade no processo de formação
do jovem. Para isso, há o plano de desenvolvimento individual no qual é apresentado ao jovem e sua família as opções adequadas à realidade para que seja traçado um plano de desenvolvimento humano.
O segundo passo é o de estimular o crescimento profissional do jovem a partir de competências chaves. Trabalha-se a visão de comunidade, o espírito colaborativo e uma organização participativa disciplinar às regras que são compartilhadas, desenvolvendo um senso de pertencimento. Para esse objetivo, é disponibilizada uma série de cursos junto aos parceiros da instituição como Sesi, Senac, Senai, Sebrae, Expro e outros que se filiaram à entidade.
Por fim, é acompanhada a jornada profissional deste jovem formado ampliando suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho. São realizadas mentorias, seja a partir de uma rede
de empresas que possam oferecer oportunidade de trabalho, ou da cultura empreendedora, para juntos fortalecer as oportunidades desse começo. Recentemente, o Lar Sírio se tornou polo de inclusão produtiva da região Leste 1 pela parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.
“Em 2023 o Lar Sírio completará 100 anos de existência, e em seu centenário daremos início ao projeto de transformação do entorno da instituição em um ambiente integrado para os próximos cinco anos. A ideia é que através da visão socioeducacional, trabalhando em redes e engajando pessoas físicas e empresas do bairro, mais o apoio do poder público e outras empresas do terceiro setor, daremos vida a projetos complementares para apoiar os mais vulneráveis”, conta Elaine. Mais informações sobre os cursos estão no site: www.larsirio.org.br ou pelo telefone 2092-4811.
Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo vai promover, na próxima quinta-feira, dia 20, às 19 horas, o relançamento do livro “História do Tatuapé”, do escritor e historiador Pedro Abarca. Além de rever a publicação, quem for ao evento também poderá acompanhar uma palestra do próprio autor. Na mesma oportunidade, a ACSP – Tatuapé organizará uma noite de autógrafos e ainda fará o descerramento da placa do auditório Antonio Giaquinto. Pessoas interessadas em assistir à palestra devem se inscrever pelo link: https://bit.ly/3VwtDdp. Desde 1991, os comerciantes do Tatuapé, Vila Formosa, Carrão, Anália Franco, Sapopemba, Aricanduva, São Mateus e região recebem o apoio da Distrital Tatuapé.
ADistrital
Nos últimos anos, a região lidera o número de lançamentos imobiliários e vem passando por grandes transformações com o surgimento de novas opções comerciais.
A instituição acompanha esses eventos e participa das mudanças propiciando aos empreendedores da região ambientes cada vez mais favoráveis com a troca de network e oferecendo serviços de acordo com as necessidades de cada um.
A Distrital está sob a coordenação do diretor superintendente, Edson Roberto Grandesso. Já o departamento administrativo está a cargo de Cibele Fernandes Silva Teixeira. A sede da entidade fica no Largo Nossa Senhora do Bom Parto, 163. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3180-3455, 3180-3456 e 97764-5883 ou e-mail: dtatu-
ape@acsp.com.br.
Pedro Abarca é filho dos imigrantes espanhóis, Pedro Abarca Olgado e Justa Hernandez Abarca. São seus irmãos: Leonardo Abarca, falecido em 18 de dezembro de 2009 e José Abarca, falecido em 2012. O escritor nasceu no bairro do Brás em 1931, mudando-se com a família para o bairro do Tatuapé em 1939.
Em seu novo bairro, estudou até o terceiro ano primário no Grupo Escolar Visconde de Congonhas do Campo, diplomando-se, após, pelo Externato São Paulo – Brasil. A seguir, fez o curso secundário no Ginásio Fernão Dias. Na sequência, ingressou na Escola Técnica Getúlio Vargas e finalmente na Escola Técnica São Paulo, nas quais diplomou-se em Desenho Mecânico e Projeto de Máquinas.
www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 16 DE OUTUBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 4 COTIDIANOFATOS
Em
2023, ao completar
100 anos, o Lar Sírio irá lançar o projeto de transformação do entorno da instituição
Grupo Leste
Local contará com a presença do historiador e escritor Pedro Abarca
A sede da distrital da Associação Comercial fica no Largo Nossa Senhora do Bom Parto, 163
Cleber Machado está encarando novas formas de participar de grandes coberturas. Após acompanhar as Olímpiadas do Japão diretamente do Brasil, o narrador também estará no país durante as transmissões dos jogos da Copa do Mundo do Catar. Ele comandará as partidas do estúdio especial, construído nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. “Aqui no Brasil, junto comigo, teremos os narradores Gustavo Villani e a Renata Silveira. A primeira lembrança que me vem à cabeça é dos Jogos de Tóquio do ano passado. Será praticamente a mesma coisa. Nós traremos o Catar para cá e vamos viajar para lá todos os dias. Nós estaremos narrando, sofrendo, se emocionando e curtindo uma Copa do Mundo”, afirma.
NO ELENCO
Após “Sob Pressão”, Barbara Reis estará no elenco de “Todas as Flores”, nova novela original Globoplay. Na história de João Emanuel Carneiro, a atriz viverá Debora, esposa de Samsa, papel de Ângelo Antônio. Mulher
NOVAS CILADAS
A nova temporada de “Cilada” está prevista para estrear apenas no primeiro semestre do ano que vem. A produção estrelada por Bruno Mazzeo será disponibilizada no Globoplay. Débora Lamm integra o elenco.
MUNDO INFANTIL
Eliana Guttman finalizou as gravações da série infantil “Bugados”, do Gloob. A produção, que está no ar desde 2019, ainda não tem data de estreia prevista.
SAGA DO INTERIOR
Após o sucesso de “Pantanal”, a Globo investirá mais uma vez nas obras de Benedito Ruy Barbosa. A trama de “O Rei do Gado” volta ao ar em novembro. A produção substituirá “A Favorita” no “Vale a Pena Ver de Novo”. O elenco contou com Antonio Fagundes, Patrícia Pillar e Raul Cortez.
Diante do vídeo Canal Zap
POR CAROL BORGES
filmes
Proteção própria
N
atural da França, Yara Charry está construindo uma carreira no Brasil. Após “Velho Chico” e “Malhação: Vidas Brasileiras”, a atriz está no elenco de “Todas as Flores”, nova novela original Globoplay. Na história, ela viverá Joy, que é filha de Luis Felipe e Lila, interpretados por Cássio Gabus Mendes e Naruna Costa. Amante de equitação, a jovem trabalha como gerente administrativa na Rhodes & Co. Tailleur e namora o inconsequente Olavo, papel de André Loddi. Ele, porém,
AGENDA CHEIA
Mesmo com a reta final das gravações de “Pantanal”, Bella Campos já estava envolvida com os trabalhos de “Vai na Fé”, próxima novela das sete. A atriz participou das primeiras leituras ao lado do elenco. O folhetim estreia em janeiro.
NO “STREAMING”
No ar em “Vale dos Esquecidos”, original HBO, Carol Abras está no elenco da série “Jogo da Corrupção”, nova temporada da série Original Amazon “El Presidente”. Com estreia marcada para 4 de novembro, a produção traz um olhar satírico sobre os bastidores da corrupção por dentro do futebol, e mostra as origens da transformação da FIFA de uma simples organização esportiva em uma potência comercial e política.
RICA PARCERIA
O Prime Video e o SBT fecharam um acordo de longa duração em licenciamento e coprodução de novelas. O primeiro projeto coproduzido será “A Infância de Romeu e Julieta”, da autora Iris Abravanel.
A produção conta-
sempre conta com a proteção do sogro. “Em cada ambiente em que está, a Joy é diferente. Em casa, parece uma menina, ela vira uma pessoa que parece não ter a força que tem; esse relacionamento com os pais é bem difícil. Na Rhodes, ambiente dela de trabalho, ela é gerente, ela se sente à vontade. É seu lado mais feliz e não problemático. A Joy se desenvolve e mostra que algo aconteceu em sua adolescência, que a deixou com uma dor profunda”, explica Yara. O folhetim estreia no próximo dia 19 para os assinantes da plataforma Globoplay.
rá a história sobre duas crianças de realidades socioeconômicas opostas que nascem em famílias rivais. Além disso, em breve, a novela “Poliana Moça”, que vai ao ar no SBT, estará disponível na plataforma Amazon Prime Vídeo.
NA COZINHA
Filho do narrador Galvão Bueno, Cacá Bueno participa do quadro “Minha Mulher que Manda”, do programa “Eliana”, do SBT. Ao lado da esposa Tali, o piloto enfrenta mais dois casas: a atriz Bianca Rinaldi e seu marido Eduardo Menga e o pentacampeão Edmílson e sua esposa Siméia. A produção vai ao ar neste domingo, dia 16.
DAMA DA MÚSICA
Linn da Quebrada e Larissa Luz farão uma performance para homenagear Elza Soares, uma das maiores artistas do país de todos os tempos, no palco do “Prêmio Multishow”, que vai ao ar na próxima terça, dia 18. As duas se unem para relembrar a artista, que faleceu em janeiro deste ano. Linn também dividirá o comando da cerimônia com Marcos Mion e Gloria Groover.
(Star+) Já chegou na plataforma Star+ a série aclamada pela crítica "The Old Man", cuja primeira temporada foi disponibilizada de forma completa. Adaptação do "best-seller" homônimo de Thomas Perry, a produção apresenta Dan Chase (Jeff Bridges), que saiu da CIA há décadas e vive fora do circuito desde então. Quando um assassino chega e tenta matar Chase, o velho agente descobre que, para
garantir seu futuro, ele deve se reconciliar com seu passado. O diretor assistente de contrainteligência do FBI é chamado para caçar Chase por causa de seu passado complicado com o foragido rebelde. Marcando o retorno de Bridges após anos longe da tevê, "The Old Man" foi escrita por Jon Steinberg e Robert Levine. No elenco, John Lithgow, Alia Shawkat, E. J. Bonilla, Gbenga Akinnagbe, Julian Carson e Amy Brenneman.
Dramas monstruosos
(Paramount+) O Paramount+ estreia "Monster High: O Filme", musical "live-action" baseado na franquia de sucesso da Nickelodeon sobre os filhos de monstros e criaturas famosas. Produzido em parceria com a Mattel, o longa acompanha a história de Clawdeen Wolf (Miia Harris), que nasceu meio humana e meio lobisomem. Depois de chegar em sua nova escola, Monster High, imediatamente faz amizade com seus colegas Frankie Stein (Ceci Balagot) e Draculaura (Nayah Damasen). Pela primeira vez em sua vida, Clawdeen parece que finalmente encontrou um lugar onde se encaixa e pode realmente ser ela mesma, apesar de guardar seu segredo: ser meio humana. Quando um plano desonesto para destruir Monster High ameaça reve-
lar sua verdadeira identidade, Clawdeen deve aprender a abraçar seu verdadeiro coração de monstro e encontrar uma maneira de salvar o dia com seus novos amigos. Dirigido por Todd Holland e com roteiro assinado por Jenny Jaffe, Greg Erb e Jason Oremland, o filme é estrelado por Case Walker, Kyle Selig e Marci T. House, entre outros.
@GAZETADOTATUAPE fique ainda + conectado com a região: /GAZETADOTATUAPE /GRUPOLESTETV @GAZETATATUAPE 11 98193-8399 CULTURAARTES www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 16 DE OUTUBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail cultura@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 5
OUTRO CLIMA
misteriosa, ela auxiliará Diego, papel de Nicolas Prattes, em sua liberdade. O folhetim estreia no próximo dia 19.
SÉRIES /
Divulgação
Divulgação
Yara Charry
EDIÇÃO 2022 • DRIVE THRU Coma bem e faça o bem! Adquira o voucher do Outubro Italiano e ajude pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas pela Comunidade Confiança. Além de participar da ação solidária e degustar uma deliciosa massa, você ainda concorre a um final de semana* no Hotel Villa Santo Agostinho, em Bragança Paulista! Kit para 2 pessoas: (1 massa + 1 molho + 1 antepasto + pão) *2 diárias em uma acomodação, sem bebidas. Voucher não é válido para feriados e datas comemorativas. Voucher intransferível. (11) 99931-9736 Patrocínio:Realização: Apoio: Divulgação:Instituição Beneficiada: Valor do kit: R$120,00 (Serve 2 pessoas)
literatura brasileira Festival Mário de Andrade
5G
a
dias 21, 22 e 23 de ou-
Nos
tubro deste ano a Secretaria Municipal de Cultura promove a segunda edição do Festival Mário de Andrade, desta vez tendo como tema “Literatura e Artes na Pauliceia 2022”. Com foco na literatura brasileira e sua diversidade atual, o evento trará, entre outras atividades, palestras, debates, oficinas, saraus e slams com autores de todo o País.
As atividades se concentram nos dois prédios da Biblioteca – o edifício-sede e o anexo, onde está localizada a Hemeroteca da instituição –, na Sala do Conservatório da Praça das Artes e na Praça Dom José Gaspar, com tendas e outros espaços de exposição e convivência.
O festival também conta com o apoio de outras instituições culturais localizadas nas proximidades da Biblioteca, tais como o Museu da Língua Portuguesa, Sesc 24 de Maio e o Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP), que receberão uma programação especial para o evento.
Para o CCCSP, o Festival pretende levar mesas literárias diversas e abraçar o público jovem, com temáticas inerentes e importantes a este universo, como o amor, as redes sociais, o afrofuturismo e muito mais no sábado, dia 22 de outubro.
Um dos grandes destaques da programação deste ano é a Feira do Livro do festival, que acontecerá nos dias 22 e 23, sábado e domingo, das 10 às 18 h. De forma democrática, a experiência colocará o público em contato com produções editoriais diversas, abarcando uma pluralidade de gêneros e formatos, além de mostrar os pontos de contato da literatura com as outras artes, como a fotografia e as artes plásticas.
A formação de leitores é um dos objetivos mais importantes do Festival Mário de Andrade, que em sua segunda edição já mostra potencial para se firmar como um dos mais importantes festivais literários do País. “Após dois anos de pandemia, com longos períodos de isolamento,
queremos que as pessoas redescubram o livro físico, esse objeto mágico capaz de criar mundos novos”, conclui Jurandy Valença, diretor da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
Espetáculo de Dança AéreaA Cia Base apresentará na fachada do Prédio Histórico dos Correios, local onde fica o CCCSP, um espetéculo vertical com bailarinas e acrobatas dançando e fazendo o público inverter o olhar para uma nova perspectiva de palco, na tarde da sexta, 21 de outubro e no final da manhã do sábado, 22 de outubro.
Como parte integrante do I Festival Ibero Americano de Dança Aérea, apoiado pela A Secretaria Municipal de Cultura, integrará o Festival Mário de Andrade.
A Cia Base é conhecida por sua longa trajetória de prêmios e apresentações sensoriais e espetaculares em prédios, pontes, balões e guindastes que são criadas a partir da união da dança com a arquitetura de estruturas urbanas e espaços não convencionais.
Coma chegada do 5G nas 27 capitais do País, escolas e educadores se preparam para os impactos que a alta velocidade irá trazer para a educação. Desde a pandemia, com a adoção do ensino remoto, ficou clara a importância da conexão com a internet para a promoção de uma educação de qualidade. A concretização da implementação da rede aumenta a expectativa para que atividades online sejam otimizadas, novos recursos multimídia sejam explorados e formatos de ensino mais interativos comecem a fazer parte da rotina dos estudantes, antes limitados por instabilidades da rede.
“Já há uma tendência de buscar e implantar formas mais atrativas de educar. Isso deve ser potencializado com o 5G, indo ao encontro das preferências e expectativas de crianças e adolescentes, que já estão inseridos na realidade online. Por isso, é importante
que as escolas estejam preparadas e abertas para as mudanças”, explica o educador Bruno Piva.
A alta velocidade da quinta geração da internet permitirá atividades mais dinâmicas, como aulas associadas a aplicativos, reprodução de vídeos sem perda de conexão e em alta definição, além de experiências imersivas proporcionadas pela realidade virtual.
O download de um vídeo, por exemplo, que no 4G leva em média dois minutos, no 5G poderá ser feito em menos de 4 segundos.
Além da maior velocidade, a nova rede de internet é muito superior também na chamada latência, que é o tempo de resposta da rede a um comando do usuário.
“O 5G é superior em vários aspectos e isso vai beneficiar todos os setores, inclusive o educacional. Na Piva, nós já atuamos no online e acreditamos que, com a chegada da nova rede, conseguiremos explorar outros formatos e
melhorar a experiência dos nossos alunos. Queremos participar dessa transformação de forma efetiva e inovar para tornar a educação ainda mais prazerosa”, afirma Piva.
Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva e da consultoria PwC, 33,9 milhões de pessoas não possuem conexão à internet e outras 86,6 milhões não conseguem se conectar todos os dias. “Buscar conexão para todos os estudantes é o primeiro passo para a educação ser mais democrática”, afirma o educador.
ALCANCE DE REDE
A tecnologia 5G começou a funcionar no Brasil no dia 6 de julho. Brasília foi a primeira cidade a receber a faixa de 3,5 gigahertz, que oferece maior velocidade. A Anatel determinou que a tecnologia deve ser liberada em todas as capitais até o próximo dia 28 e, após essa data, as operadoras terão mais 30 dias para ativar a rede.
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail agenda@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 16 DE OUTUBRO DE 2022EDUCAÇÃO6
Os números do Saeb demonstram o impacto positivo das medidas adotadas pelo governo do Estado
Divulgação escolavereda.com.br ( 11 ) 4972-7350 Unidade Mooca Rua Dr. João Batista de Lacerda, 444-468 Faça parte em 2023! Ensino Fundamental e Médio Aqui, estudantes constroem o seu próprio caminho através de um ensino conectado com a vida Material Didático PeríodoAlimentação integral A partir de R$ 1.150,00 incluso: Segunda edição acontece este mês e ocupa diferentes espaços da região central Arquivo A Anatel determinou que a tecnologia seja liberada nas capitais até o próximo dia 28 TECNOLOGIA
transforma
educação e torna o ensino mais dinâmico
O download de um vídeo, por exemplo, que no 4G leva em média dois minutos, no 5G poderá ser feito em menos de 4 segundos
Matemática ensina a sair da ‘forma’ em livro infantil
Crianças com TDAH necessitam de olhar diferenciado do educador
Para a pedagoga e escritora Isis Sarlo, as formas geométricas ganham vida em uma história que explora a sensibilidade e a imaginação
Épossível utilizar a matemática para discutir temas presentes no dia a dia como inclusão, diversidade e preconceito? A escritora e pedagoga Liliane Mesquita mostra que sim. No livro Qual é a sua forma?, as formas geométricas ganham vida em uma história que explora a sensibilidade e a imaginação das crianças para fomentar o respeito às diferenças.
Dirigido especialmente para leitores em formação, de seis a dez anos, a obra conta a história de um círculo amarelo que precisa se disfarçar para ser aceito pelos moradores de UniCidade. Afinal, lá
só viviam triângulos vermelhos e quadrados azuis. Era até difícil de distingui-los, tamanha a semelhança. O círculo amarelo sentia ser apenas mais uma forma repetida entre tantas outras, mas tinha medo da rejeição.
ALÉM DO AMBIENTE ESCOLAR
Ao encarar a comunidade, expor seus sentimentos e decidir se mostrar para todos como é de verdade, o protagonista oferece a necessária reflexão para uma situação muito presente entre as crianças: o bullying. Com a leitura própria ou feita pelos pais ou
cuidadores, Qual é a sua forma? também estimula reflexões que vão além do ambiente escolar, como o respeito às singularidades e o apoio incondicional a todas as formas de ser e sentir. Além de escritora, com três livros publicados e mais dois a caminho, Liliane desenvolve projetos de estímulo à leitura em Duque de Caxias, onde atua como orientadora educacional e dinamizadora de leitura. Formada em pedagogia e psicopedagogia institucional, a carioca é, ainda, contadora de histórias e tem como missão fazer a leitura chegar aos menos favorecidos.
Crianças que apresentam o transtorno requerem muita paciência, criatividade e conhecimento
Ocanto
dos passáros, o bate-papo dos colegas, o barulho do relógio.
Tudo é motivo para distrair uma criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na sala de aula. Ensinar crianças que apresentam o transtorno requer muita paciência, criatividade e conhecimento sobre o TDAH.
Segundo Viviani Zumpano, neuropsicopedagoga, o comportamento de um aluno com TDAH pode ser desafiador na sala de aula. “Estes estudantes costumam ter notas baixas e, muitas vezes, são repreendidos e punidos, o que pode levar à baixa autoestima e aversão à escola. O professor precisa entender que o aluno tem potencial para aprender, mas os métodos precisam ser adaptados para o funcionamento de quem tem TDAH”, afirma.
Para a especialista, o princípio básico para ensinar crianças com TDAH começa a partir de três pontos: acomodação, instrução e intervenção. “O primeiro diz respeito ao que o professor pode fazer para facilitar a aprendizagem. O segundo é sobre os métodos que ele vai usar para ensinar e o terceiro são os meios de reduzir os comportamentos que perturbam a concentração e distraem os outros alunos. Mas é sempre bom lembrar que a atitude positiva do educador é crucial”, diz Viviani.
ITENS QUE PODEM AJUDAR
Acomodar o aluno longe de distrações (como janelas/portas). Escolher lugares perto de outros alunos que possam dar bons exemplos e até ajudá-lo. O lugar também deve ser próximo da mesa do professor.
Ser sempre muito claro sobre as tarefas, tanto as de sala de aula quanto as lições de casa. Dar prazos e estabelecer regras.
Usar gráficos, planilhas, imagens, listas e cores diferentes para ensinar as matérias.
Como a concentração e a atenção são afetadas no TDAH, deve-se dividir as atividades em blocos.
Passar uma instrução por vez, de preferência fazendo contato visual.
Criar sinais para se comunicar com o aluno sobre os comportamentos esperados, por exemplo, prestar atenção na matéria, fazer a tarefa proposta etc. Pode ser um sinal com a mão, um toque no ombro. Se precisar chamar a atenção, deve ser em particular, jamais na frente dos outros alunos.
As provas e testes podem ser desmembrados e com poucas questões. Portanto, deve-se evitar questões com mais de um item.
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail agenda@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.brEDUCAÇÃO
Divulgação APRENDIZADO
DIVERSIDADE
Especialista aponta que a atitude positiva do educador é crucial para um melhor atendimento
Brigadeiro de
Um
INGREDIENTES
Anunciando todo mundo vê! Anuncie: 2095-8200 VIU? GASTRONOMIA DELIVERY A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br
Ovomaltine RECEITA
dos doces preferidos dos brasileiros é o brigadeiro. Para quem quer sair do comum e surpreender a todos, a confeiteira e criadora de conteúdo Bruna Rebelo, que faz um grande sucesso nas redes sociais com seus bolos e sobremesas, ensina uma receita de brigadeiro de Ovomaltine. Confira.
1 lata de leite condensado; 100g creme de leite (quanto mais gordura, melhor); 50g chocolate ao leite ou meio amargo com até 70% cacau; 100g ovomaltine (peneire o ovomaltine e use a parte fina na massa do brigadeiro, reserve a parte grossa). PARA ENROLAR O BRIGADEIRO 150g chocolate ao leite ou meio amargo (usar chocolate e fazer a temperagem correta); 100g de ovomaltine (granulado grosso). MODO DE PREPARO #1 Junte todos os ingredientes na panela e mexa até desgrudar do fundo da panela; #2 Espalhe em um prato e aguarde esfriar em temperatura ambiente, se preferir pode levar para geladeira; #3 Enrole os brigadeiros, depois passe no Ovomaltine e enrole no chocolate. #4 Leve a geladeira por 5 minutos para o chocolate endurecer. Embale e sirva. Rendimento: 30 brigadeiros. Validade: na geladeira 3 dias; no freezer 90 dias; enrolado 4 a 5 dias armazenado corretamente. A delícia é uma das preferências nacionais
Curitiba e Morretes serão os destinos
A LevoVocê Viagens & Turismo planejou todos os detalhes para você receber o Ano Novo na capital paranaense. Confira!
Pensando em proporcionar um Réveillon especial, com passeios diferentes e com uma equipe especializada, garantindo momentos agradáveis com conforto e segurança aos seus clientes, a LevoVocê Viagens & Turismo, empresa voltada ao grupo de terceira idade, planejou sua saída rodoviária, de fim de ano, tendo como destino a cidade de Curitiba, considerada a “Capital Ecológica do Brasil”, famosa por suas ruas verdes e cuidado com a limpeza de áreas públicas.
A programação inclui visitação a Morretes, ao Parque Estadual de Vila Velha, turismo rural da Colônia Alemã de Witmarsum, e, claro, city tour na capital paranaense, visitando os principais pontos turistícos. Tem também três jantares nos tradicionais restaurantes Madalosso, Velho Madalosso e Madalosso Morretes. E para esperar o Ano Novo, uma ceia de Réveillon incrementará a noite de 31 de dezembro.
Quando? De 28 de dezembro de 2022 a 1º de janeiro de 2023, com hospedagem de quatro noites no luxuoso Hotel Bourbon. Garanta já o seu lugar.
HOLAMBRA
Atendendo a pedidos, a LevoVocê Viagens & Turismo programou para o próximo dia 19 de novembro um passeio “bate e volta” para Holambra e Pedreira. Será uma visita à cidade das flores bem diferente, com turismo rural e um lugar maravilhoso para você arrasar nas fotos. Em Pedreira, faremos um almoço na fazenda Santa Clara e visitação ao centro comercial para, quem tiver interesse, fazer suas compras de Natal. Reserve seu lugar.
SAÍDA DO TATUAPÉ
Todos os grupos sairão do Tatuapé, em ônibus de luxo, com ar-condicionado, wc e serviço de bordo. O passeio também inclui seguro de assistência em viagem e acompanhamento de tour líder da agência.
Para mais informações basta entrar em contato pelo WhatsApp (11) 97125-1824 com Wagner.
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 9 ´
Curitiba
e Morretes são os
destinos
da
LevoVocê Viagens
&
Turismo para
o
fim
de
ano,
com ceia programada no
luxuoso Hotel
Bourbon RÉVEILLON 2023
VITRINENEGOCIOS GRUPO ARMSTRONG ® www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 16 DE OUTUBRO DE 2022
10 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 16 DE OUTUBRO DE 2022