Gazeta do Tatuapé - 2422

Page 1

Cemitério abandonado

O Parque Municipal do Tatuapé receberá novas obras de infraestrutura em 2023. Pelo menos é o que afirma a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Os projetos relativos a banheiros, prédio da administração e equipamentos esportivos seguem em processo licitatório. Desde a criação do parque, em 2015, até agora, já são sete anos de espera por melhorias em serviços.> VEJA + Página 4

Não há uma data específica para oinício das obras de recuperação do Viaduto Antônio Abdo, mas os problemas aumentaram.

Quem tem

no Cemitério Quarta Parada não tem paz. Essa

a impressão que passam as pessoas que tiveram túmul os de familiares violados. Ao chegarem ao local, elas encontram as campas sem os portões

as placas de identificação. Além disso, vândalos também levam objetos pessoais encontrados dentro das estruturas de alvenaria.

VEJA + Página 4

Parte do asfalto está corroído e as ferragens entram em contato direto com os pneus dos veículos. Com o peso de caminhões, outros comprometimentos começaram a surgir na estrutura. > VEJA + Página 3

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANO 48 N0 2.422SÃO PAULO, 9 DE OUTUBRO DE 2022 informação com responsabilidade acesse nosso portal: www.gAZETAVIRTUAL.com.br @GAZETADOTATUAPE /GRUPOLESTETV@GAZETATATUAPEFIQUE AINDA + CONECTADO COM A REGIÃO: /GAZETADOTATUAPE 11 2095-8200FALE CONOSCO PELO Grupo Leste PARQUE DO TATUAPÉ Obras ficam para 2023
QUARTA PARADA
parentes sepultados
é
e
>
Grupo Leste

Enchentes

Após

a chegada da primavera, a cidade espera pelos resultados dos investimentos no combate às enchentes. Isso porque, até agora, os governos municipal e estadual apresentaram ações pontuais em algumas regiões. No entanto, a população sabe que os problemas mais graves estão nas áreas mais pobres e poucas intervenções criaram expectativas positivas. A verdade é que, somente quando os temporais chegarem, moradores próximos a regiões de córregos, rios e várzeas terão a exata noção das possíveis consequências. A propósito, existe a probabilidade de que as chuvas sejam cada vez mais intensas no m deste ano e início do próximo.

Portanto, falta uma comunicação mais segura a respeito de planejamento, obras e resultados. As apresentações de maquetes e de resultados numéricos de diminuição de alagamentos no papel não são su cientes para quem precisa deixar a própria casa às pressas. Quem perde tudo nas cheias e se vê obrigado a aceitar um abrigo público precisa de respostas concretas e explicações palpáveis em relação a resultados. As famílias podem car tranquilas em suas residências, independente do volume das águas? Motoristas vão poder circular por todas as ruas e avenidas da cidade sem preocupação?

Essas perguntas esperam por respostas desde que governos do passado decidiram “corrigir” o traçado de rios, além de canalizá-los. Quando os ciclos naturais tentaram ser controlados, os resultados foram catastró cos. Principalmente com o avanço desmesurado das construções. O piso, que era permeável, foi tomado por concreto e asfalto. O progresso, inevitável, tornou SP mais cinza e produtiva, com fábricas, lojas, comércios e outros polos de serviços.

Todo o desenvolvimento, sem dúvida, resultou em status e riquezas que perduram até hoje. Contudo, os cuidados com o meio ambiente foram negligenciados, passando por tentativas de adaptações e correções sem sentido. O rio Tietê, por exemplo, recebeu bilhões em verbas para o seu desassoreamento. Porém, continua transbordando e causando vários danos à cidade. O rio Aricanduva sempre esteve entre os planos de contenção de alagamentos, desde São Mateus até parte do Tatuapé.

Nesse caso, mais uma vez, bilhões em gastos foram despejados em obras. Entretanto, a natureza segue provando para nós que precisaríamos estar ao lado dela e não contra. Quanto mais o homem fecha os olhos para a realidade, mais ela se mostra.

Infelizmente, governantes e todos os técnicos envolvidos em secretarias e departamentos de engenharia sofrem todos os anos com a elevação do nível das chuvas e dos rios. Ao mesmo tempo, há tanto lixo nos córregos que os transbordamentos inundam bairros inteiros. Em seguida, Prefeitura e Estado deslocam equipes de Defesa Civil, Assistência Social e limpeza para somar os prejuízos e apresentar algum tipo de indenização. Assim, o tempo passa e os erros se repetem.

As constantes mudanças e decisões controvertidas do Poder Judiciário

Em uma sociedade complexa e com uma grande diversidade de situações é comum que o Poder Judiciário tenha dificuldade de padronizar decisões ou manter um determinado posicionamento.

A investidura e independência do magistrado norteia basicamente nossos princípios democráticos que conferem ao Poder Judiciário a sua independência e neutralidade nas decisões que deve tomar, sem interferência ou suspeição.

Ou seja, o juiz por sua convicção e tão somente ela, baseando em lei pode decidir os casos encaminhados à sua análise através de uma demanda judicial.

O que fica evidente nos dias de hoje é que em um caso similar podem ocorrer duas decisões totalmente distintas. O mesmo assunto pode ser conduzido de forma oposta e cada vez mais isso se torna comum.

O recurso e os Tribunais Superiores teriam a fundamentação de revisar e padronizar as questões, tornando-se assim sua função revisora de decisões e balizar questões da sociedade de forma uniforme, oferecendo-se assim uma segurança jurídica aos jurisdicionados de que determinado ato, fato ou ação, a Justiça entenderia daquele formato, criando-se então a jurisprudência.

Só que, infelizmente, devido ao grande volume de demandas e a constante mudança dos magis-

trados, as próprias decisões dos Tribunais se tornam divergentes e totalmente contraditórias. É comum na Justiça verificar um mesmo magistrado decidir de forma totalmente diversa sobre o mesmo assunto, e pasmem, manter sua convicção em ambos os casos.

Isso evidencia um grande malefício à sociedade, que sem saber como se portar em determinado fato ou assunto, recorre sempre ao Judiciário para renovar os questionamentos, que acaba sempre na dúvida se irão manter ou reavaliar o posicionamento.

Essa insegurança jurídica faz mal para a sociedade, as transações comerciais, a relação de emprego, as questões familiares, discussões criminais, enfim, não traz nenhum benefício à sociedade e consequentemente aos próprios magistrados que vivem juntamente conosco, meros mortais.

A imparcialidade que a magistratura tem investido ao seu cargo deve ter um caráter que traga a todos nós uma segurança jurídica de lógica e coesão.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

espaço do síndico

Desentendimentos

Na maioria das vezes, condomínios estão sujeitos às intransigências, ao desconhecimento, às ilegalidades e as informalidades que provocam nulidades, falta de responsabilidade, entre outros pontos. Ou seja, tais conjuntos residenciais não estão vacinados contra esses problemas.

Para Cristiano de Souza Oliveira, advogado e consultor jurídico condominial há mais de 24 anos, não é de hoje, que síndico, subsíndico, conselho ou mesmo proprietários e moradores acabam por agir com intolerância no meio condominial, esquecendo que são escolhidos para uma função administrativa com o intuito de gerenciar um bem coletivo, onde ações isoladas não teriam vez, pois, este organismo vivo, o qual nomeia-se condomínio, funciona como uma engrenagem de um relógio de cordas: quando uma para tudo para.

Da mesma forma, conduzir este organismo sem conhecê-lo, ou mesmo, participar sem fazer o condomínio progredir, atrasa a vida condominial e a própria gestão.

Não é raro ver em debates sobre previsão orçamentária, questionamento de valor x, gasto no mês y, ou contestações absurdas sobre a existência de determinada manutenção. E, ainda que esclarecido, insiste-se em desdobramentos desinteligentes sobre o funcionamento do condomínio sem o devido conhecimento prévio.

“Com isso, vamos notando o surgimento de ‘doenças contagiosas’ na coletividade: fofocas, intrigas, desentendimentos e arrazoamentos infundados”, explicou o advogado.

Segundo Oliveira, considerar que a informalidade dos condomínios é maior que a lei, com justificativas e chavões como: “aqui nós é quem votamos” ou “a assembleia é soberana” etc., acaba por jogar fora o intuito da lei, que é a preservação do todo (coletivo), acima das maiorias organizadas ou opiniões singulares, ainda que bem-intencionadas.

Tomamos como exemplo, obras na área comum, as quais não podem ser realizadas quando estas poderão prejudicar a utilização de áreas privativas. Ou ainda, o respeito à convocação de uma assembleia, para não pegar de surpresa o ausente, que não participa, também por confiar que o senso coletivo se restringiria nos itens da convocação, entre outros exemplos.

INFORMAL NÃO

É FUGIR DO LEGAL.

Existe responsabilidade ao administrar um condomínio, portanto ninguém se furtará desta responsabilidade por assinar sem ler, ou dizer que fez algo porque pediram, ou mesmo, porque seria deselegante falar não.

Antes de responder, é preciso aprender a questionar e compreender, de forma madura, que ao emitir a resposta, esta poderá ser positiva ou negativa, de acordo com o interesse preponderante da manutenção do bem coletivo.

“Informar e esclarecer, são ações fundamentais dentro do condomínio por parte do síndico. Por isso, o bom exemplo dentro das atividades e ações vai fazer com que o próximo administrador dê continuidade no trabalho realizado anteriormente”, concluiu o especialista.

Alguma

É um fenômeno ou apenas um ‘apoio fantasma’ convencional?

SERGIO CARREIRO

TEVES

coisa está escondida, não é possível, está muito difícil de acreditar.

Pedro Malan, Pérsio Arida, Edmar Bacha e Armindo Fraga, outrora adversários ferrenhos de Lula e do lulismo, assim como de todo o PT, agora dizem que apoiam Lula.

São quatro cérebros, expoentes da economia brasileira que passaram pelo Ministério da Fazenda e pelo Banco Central, que fizeram parte da implantação do plano redentor da economia, ao lado do não menos expoente Fernando Henrique e que agora, assim como estes, também apoiam Lula e o PT. Sem falar em José Serra, que até disputou eleições contra Lula.

O que está acontecendo? Será que a pandemia da Covid atingiu eles, enfraquecendo seus cérebros? Estarão já de tal forma envelhecidos, que se esqueceram de quem foi Lula e todos os seguidores e o que ele fez com a nossa economia? Será que eles, tal qual o Alckmin, querem que Lula volte ao local

do crime, para sepultar o cadáver que ficou insepulto?

Pode ser que eles queiram que Lula faça o que está prometendo, ou seja: “agora vou fazer melhor”, claro ele ainda deixou algumas pedras sobre pedras e agora que acabar com todas as pedras, quer fazer melhor o que deixou de fazer ou fez em detrimento do povo.

A coisa é de tal forma absurda que dá medo. Alguma coisa muito séria está por trás de tudo isso, certamente alguma coisa eles estão tramando, tanto que o Temer não quis entrar nessa e se diz neutro. Boa coisa não vem daí. São homens inteligentes, cultos, sensatos, respeitados, verdadeiros estadistas, odiavam o PT e o Lula e agora vão “lamber as botas do Lula”. Lula sequer apresentou um projeto de governo, disse que o faria somente após eleito, e mesmo assim obteve uma vitória em primeiro turno, o que demonstra que o povo realmente nem sabe em quem está votando. Como votar em alguém que sequer tem um plano de governo?

A Simone Tebet, minha neta, a chama de “Tablete”, apesar de apoiá-lo, outra coisa, muito estranha, diz que o Lula menosprezou o eleitor ao olhar pelo retrovisor. Não tinha e nem

apresentou um programa de governo e sequer tem um plano, continua no escuro e a continuar assim, mais uma vez o povo vai votar em um homem que, sabidamente, já está ultrapassado e esclerosado.

Ainda agora, ao discursar, disse que os apartamentos construídos pelo governo não têm uma varandinha sequer. O coitado do morador não tem onde soltar um “pum”, tem que soltar no meio da sala. Vejam se isso é plano de governo, se isso é meta. Continua dizendo que o povo não pode mais comer picanha, nem comprar um carrinho, ora, muitos compraram e depois devolveram por não ter como pagar e perdendo tudo o que pagaram.

Como é possível que homens da categoria desses economistas apoiem a volta de um homem desses ao poder. Sem sombra de dúvidas, há alguma coisa muito séria atrás disso tudo. No mínimo estão fazendo um complô para alguma manobra para a qual o Bolsonaro não aceitou.

ORÇAMENTO

A Prefeitura realizará, a partir de amanhã, dia 10, as Audiências Públicas Devolutivas do Projeto de Lei Orçamentária (Ploa) de 2023 - Orçamento Cidadão. As atividades vão ocorrer até o próximo dia 27, de forma on-line, pela plataforma Microsoft Teams, com início às 18h30. Posteriormente, as gravações das audiências serão disponibilizadas no canal da Coordenadoria de Planejamento da Secretaria da Fazenda pelo link: https:// bit.ly/3C6cnCD. A reunião da Subprefeitura Penha será no dia 25 e o link de participação é o https://bit.ly/3M93c9q. Subprefeitura Aricanduva/Formosa/ Carrão: dia 25, pelo link: https:// bit.ly/3EgOkUh. Subprefeitura Mooca, dia 26, pelo link: https:// bit.ly/3McTwL2. Subprefeitura Vila Prudente, dia 26, pelo link: https://bit.ly/3EgDJsp.

LINHA VERDE O cruzamento da Rua Padre João com a Rua Raul de Freitas, na Penha, está interditado para obras da Linha 2 Verde do Metrô com duração prevista de 48 meses. Os veículos oriundos da Rua Santo Antero poderão seguir em frente, à direita na Rua Matusalém Matoso, à direita na Rua Antônio Lobo e à direita na Rua Padre João; os veículos oriundos da Rua Maria Emília poderão seguir à direita na Rua Raul de Freitas, à esquerda na Rua Antônio Lobo e à direita na Rua Padre João; os veículos oriundos da Rua Antônio Lobo poderão seguir pela Rua Paracanã, à direita na Rua Raul de Freitas, à esquerda na Rua Maria Emília, à direita na Rua Francisco Coimbra, à direita na Rua Rosa Pavone, à direita na Rua Santo Antero e à direita na Rua Padre João. Mais informações de trânsito pelo 156.

CONSELHO

Estão abertas duas vagas de titulares e duas vagas de suplentes para compor o Cacs-Fundeb, o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O mandato começa em 1º de janeiro de 2023 e se estende até 31 de dezembro de 2026. As inscrições terão início no próximo dia 17. A função de conselheiro não é remunerada, sendo considerada de relevante interesse social e os representantes das OSCs interessados em exercê-la deverão ter disponibilidade de tempo para participar das reuniões ordinárias e dos encontros de formação. A organização interessada em participar da eleição deverá preencher o formulário de inscrição, até 18 de novembro, por meio do link https://bit.ly/3V2uYrZ.

PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu Silva Diretor de Arte: Gabriel Henrique Pinho Romano EXPEDIENTE 2 OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO~ www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 9 DE OUTUBRO DE 2022 editorial
OPINIÃO Impressão: editorial POR
DE
DIREITO POR THIAGO MASSICANO
acontecendo
foto da semana
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399
Ao centro de cabelo castanho Marilena Pacios (Superintendente da Cruz Verde), o casal Lucia e Oswaldo Giroldo (Pizza Paulista 10) ladeados por personalidades da TV e do esporte, em noite da 11ª edição da Pizza Solidária na Pizza Paulista 10 com a renda revertida para a Associação Cruz Verde, que há mais de 60 anos cuida de bebês, jovens e adultos com paralisia cerebral grave. Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

TATUAPÉ

Processo de degradação aumenta sobre o Viaduto Antônio Abdo

O que é mais bonito, uma nova árvore ou o toco?

Segundo o Cades, fica a cargo da subprefeitura retirar o toco e fazer o replantio

Emalguns endereços do Tatuapé árvores foram cortadas, mas os tocos foram mantidos nas calçadas. Apesar do debate acerca da saúde das espécies e da necessidade da retirada, fato é que, no contexto da acessibilidade, o obstáculo atrapalha. Para saber mais sobre o que pode ser feito nesses casos, a reportagem procurou o Cades Mooca (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).

De acordo com André Mattos, que é um dos conselheiros e morador do Parque São Jorge, os contratos de remoção preveem que a própria subprefeitura deve fazer a remoção, retirada dos tocos e um novo plantio, com base na Lei 10.365/87 art. 14. Segundo Mattos, ele crê que a lei vem sendo cumprida, sendo feita a

retirada da espécie, remoção do toco e plantio de um novo exemplar. Conforme ele, é preciso ficar atento às remoções irregulares e criminosas, normalmente feitas em dias e horários diferentes, como aos fins de semana à noite.

Além disso, algumas ações são realizadas com caminhões que não identificam a concessionária.

O conselheiro disse, ainda, que quando se trata de uma equipe da Prefeitura, ela sempre está acompanhada por vans. Também pode-se identificar o nome da empresa de prestação de serviço e a engenheira agrônoma responsável. Quanto ao plantio de recomposição, Mattos avisou que o mesmo pode ser solicitado pelo 156. Mesmo se for o local do toco, a subprefeitura irá avaliar a remoção e o plantio de recomposição.

Segundo o membro do Cades, existem, ainda, outras formas de plantios que são realizadas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). O órgão é acionado quando há uma demanda maior de exemplares em uma área maior, como no caso de uma praça ou ao longo de uma via. O Cades também recebe solicitações de plantios. Para isso, primeiro os pontos solicitados passam por uma avaliação. Depois é verificada a forma como a solicitação pode ser concretizada, via subprefeitura ou SVMA.

O conselho realiza suas reuniões todas as últimas quartas-feiras do mês, de forma on-line. O morador pode acompanhar as pautas pelas redes sociais ou solicitar através do e-mail cadesmooca@ smsub.prefeitura.sp.gov.br.

Moradores

do Parque São Jorge estão reclamando das péssimas condições do Viaduto Antônio Abdo (antigo Conselheiro Carrão), principalmente nas juntas de dilatação das pistas sentido centro. Na última quinta-feira, dia 6, o presidente do Conseg da região, Rogério Félix Martins, voltou a alertar para algumas crateras que deixam as ferragens do equipamento à mostra. Além dele, outros motoristas apontam para infiltrações e ferrugens em alguns pontos.

Ana de Souza foi categórica ao relatar que, por passar pelo equipamento todos os dias, seu carro começou a apresentar vários problemas mecânicos. Em pelo menos dois pontos do viaduto a situação é preocupante. Com o desgaste do concreto que cobria os ferros da

laje, alguns veículos estão tendo os pneus cortados, em decorrência do desnível. Outro problema está relacionado aos motoristas que tentam desviar dos buracos de forma repentina e aumentam o risco de acidentes.

VIADUTOS

DO TATUAPÉ

Em agosto deste ano a SPObras informou que segue avançando com o Programa de Recuperação e Manutenção de Pontes e Viadutos na cidade. Inclusive frisou ter dado início às manutenções em 22 estruturas, visando preservar sua vida útil e garantir a segurança da população. A Prefeitura informou que está investindo R$ 54,9 milhões na iniciativa.

Nesse sentido, o Viaduto Antônio Abdo, no Tatuapé, faz parte do lote 2 e receberá a substituição de

juntas de dilatação e outros serviços pontuais em um prazo de cinco meses. Sobretudo junto com ele estão os viadutos Deputado Antônio S. Cunha Bueno e Nove de Julho, além do Pontilhão Bernardino D’áuria. Por outro lado, o Viaduto Carlos Ferraci, também no Tatuapé e incluso no lote 5, em um período de sete meses deve receber recuperação estrutural e outros serviços pontuais.

OBRA ANTERIOR

Em janeiro de 2008, a Prefeitura investiu R$ 8,4 milhões em obras de reforma do Viaduto Antônio Abdo. De acordo com a administração, na época, a iniciativa visava beneficiar o tráfego no local, que chegava a 1.700 veículos por hora no horário de pico, e a circulação da população da região, com uma nova passarela.

www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 9 DE OUTUBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 3COTIDIANOFATOS URBANISMO
Na
Rua Serra de Bragança, no Tatuapé, o toco da árvore está em frente ao número 1.410 Grupo Leste
Além de buracos e fissuras no asfalto, parte das ferragens da estrutura está à mostra
Prefeitura promete que obras começarão em breve, mas não há uma data especificada para início

SECRETARIA DO VERDE

Pq. Municipal do Tatuapé vive espera por obras e aparelhos

Cemitério Quarta Parada sofre com furtos e ações de vândalos

Prefeitura apresenta empresas vencedoras de licitação para cuidar de cemitérios

Afalta

de manutenção e de segurança no Cemitério

Quarta Parada voltou a ser pauta de reclamação de familiares que têm parentes no local. Um dos visitantes afirmou que, por razões pessoais, demorou para retornar à campa de sua família para ver as condições da estrutura. Entretanto, segundo ele, quando chegou se deparou com uma situação lamentável.

Ele revelou que encontrou a campa sem as placas com o nome da família e sem o portão de proteção de ossos e objetos pessoais. Além disso, disse que faltavam alguns itens ofertados por familiares saudosos. Outros moradores vizinhos ao Quarta Parada, que frequentam o espaço, frisaram terem tido vários prejuízos com a reconstrução de estruturas de alvenaria e os furtos de placas, letras e números de bronze. Eles contaram que tudo agora precisa ser de plástico para

se evitar ações de vandalismo.

Familiares reclamam que, ao procurarem a administração do cemitério, obtiveram a resposta de que nada poderia ser feito. Agora, as pessoas estão preocupadas com a aproximação do feriado de Finados, dia 2 de novembro.

O OUTRO LADO

A Prefeitura divulgou os consórcios vencedores da licitação para administrar os 22 cemitérios da cidade pelos próximos 25 anos. Os cemitérios foram divididos em quatro blocos.

Os nomes definidos foram os seguintes: Consórcio Atena (Bloco 1) – cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana. Outorga oferecida R$ 155.525.000,33. Consórcio Cortel São Paulo (Bloco 2) - cemitérios do Araçá, Dom Bosco, Santo Amaro, São Paulo e Vila Nova Cachoeirinha. Outorga oferecida R$ 200.240.999,99. Consórcios

Cemitérios e Crematórios SP (Bloco 3) - cemitérios do Campo Grande, Lageado, Lapa, Parelheiros e Saudade. Outorga oferecida R$ 153.378.000,00.

O único bloco que ainda não teve definição foi o lote 4, que abrange os cemitérios da Freguesia do Ó, Itaquera, Penha, São Luiz, São Pedro e Vila Alpina (crematório). Como o edital aponta que nenhuma empresa pode administrar dois blocos de cemitérios, as empresas que tiveram as três melhores propostas foram desclassificadas e a Prefeitura analisa a documentação da última proposta, do Consórcio MonteSanto, para saber se a empresa tem condições de assumir os espaços. A proposta desse consórcio para administrar as unidades foi de R$ 110 milhões de outorga, valor quase R$ 27 milhões abaixo da melhor proposta, que foi do Consórcio Cortel.

OParque

Municipal do Tatuapé, localizado na Rua São Felipe, esquina com a Avenida Condessa Elizabeth Robiano, foi uma conquista dos moradores da região. Após várias negociações e reuniões com representantes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Subprefeitura Mooca, CDC Albino Grandi e o ex-vereador Toninho Paiva, a antiga Praça Lions Club Penha virou parque. Desde a sua oficialização, em 2015, até hoje, o espaço recebeu mudanças e passou por atualizações nos equipamentos. Contudo, a área verde ainda está longe de se parecer com o vizinho Parque do Piqueri.

Nesses últimos sete anos, foram feitas várias promessas. A mais recente, de julho deste ano, apresentada pela SVMA, afirmava que as obras teriam início no segundo semestre. Como três meses se passaram, é possível relembrar que as construções terão uma verba de aproximadamente R$ 6 milhões.

Com o dinheiro, está prevista a reforma da infraestrutura do antigo CDC. Depois, constam do valor, também, a adequação de parte dos caminhos para ajustar a permeabilidade. Além disso, haverá a ampliação do playgrond e a adequação da academia ao ar livre. Similarmente, vão ocorrer intervenções nas trilhas de terra batida e criação de áreas de estar em deck de madeira plástica.

A área do CDC possui quadras de bocha e malha, salão de festas, estacionamento e diversas espécies de árvores. Fundado em 29 de setembro de 2006, o Centro Desportivo da Comunidade acaba de comemorar seus 16 anos de existência. Caso seja integrado ao parque, o CDC poderá dispor de toda a sua história para os moradores da região. Além disso, a população poderá ter contato com esportes desconhecidos principalmente pelos mais jovens.

Nesse ínterim, será dada sequência à implantação de pista

de skate, do campo de futebol e construção da administração, além de paisagismo e adequação do gradil. O parque está entre os mais visitados da região. Atualmente, a área verde é convidativa principalmente para os donos de pets e para quem quer praticar a caminhada. No espaço há mesas com bancos, brinquedos, aparelhos de ginástica e um bebedouro.

SECRETARIA RESPONDE

A SVMA informou que a contratação das obras de ampliação do Parque Tatuapé está em processo de licitação. O projeto básico foi finalizado e prevê a implantação de pista de skate, sanitários e vestiários públicos, campo de futebol, percursos, estares, administração, cachorródromo, redário, reforma da cancha de bocha já existente, ampliação do parquinho e da academia ao ar livre existentes. A conclusão dos serviços está prevista para 2023.

www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 9 DE OUTUBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 4 COTIDIANOFATOS BELENZINHO
Túmulos são depredados por suspeitos que retiram portões, placas de bronze e itens pessoais dos espaços Grupo Leste Local ainda não tem banheiros públicos, prédio da administração e pista de skate Espaço será anexado ao CDC Albino Grandi e também deverá receber um campo de futebol

COM O PÉ DIREITO

Bella Campos só tem motivos para celebrar. Após estrear na tevê em “Pantanal”, a atriz, que viveu a personagem Muda, vibra com o sucesso da novela das nove. Apesar do fim do folhetim de Bruno Luperi, ela votará ao ar em breve. Bella está escalada para “Vai na Fé”, próxima produção das sete, que tem estreia prevista para janeiro. “Tenho sentimento de coração quentinho e dever cumprido. O que fica desse projeto é a importância da generosidade. Eu acho que 'Pantanal' só foi esse sucesso porque existia muita generosidade entre todos, elenco, equipe, direção, comunicação, camareiras, caracterização... Em ‘Pantanal’ existiu muita troca e a gente mostra que a união faz a força”, ressalta.

DE VOLTA Sucesso de audiência em sua exibição original, “Os Dez Mandamentos” voltará ao ar na Record. A novela bíblica estreia no próximo dia 17. A trama foi estrelada por Camila Rodrigues,

Guilherme Winter e Sérgio Marone. A produção será exibida em versão completa.

COZINHA CHEIA

O GNT estreia, no próximo dia 15, uma nova temporada do “Cozinha Prática – Convidei, e agora?”. Na nova leva de episódios, Rita Lobo vai preparar receitas para você surpreender os seus convidados. A cada episódio, uma personalidade pede ajuda para criar um cardápio que foge da própria zona de conforto – o churrasqueiro que vai receber os amigos vegetarianos, por exemplo. Com ingredientes do dia a dia, Rita elabora o cardápio e ensina as receitas.

BOLA EM CAMPO

Além do Grupo Globo, o Amazon Prime Vídeo também transmitirá os jogos da final da Copa do Brasil 2022. As partidas entre Corinthians e Flamengo acontecem nos dias 12 e 19 de outubro e encerram a primeira transmissão do campeonato pelo Prime Vídeo. Na primeira partida, o Prime

Canal Zap

Fantasias no palco

/ filmes

Viagem em dupla

Ivete

Sangalo sempre esteve conectada com o público infantil.

Por isso mesmo, está ansiosa para mostrar seu lado lúdico no especial “Ivete e os Mascarados”, que vai ao ar hoje, domingo, dia 9. A produção faz parte da programação em homenagem ao Dia das Crianças. “A minha alma é de criança, eu não tenho uma alma adulta.

POR CAROL BORGES e cantam ao lado de Ivete. “É uma emoção enorme cantar com os mascarados, e eu me deparei com um desejo recíproco. Eles também estão muito felizes com esse dueto - porque não é uma batalha, é um dueto”, afirma a cantora, que se apresentará ao lado de Sandy e da banda Melim. “São amigos queridos! Com a Sandy eu já tenho um relacionamento de uma vida, de encontro, de amores, de alegria e de música.

Eu fui ganhar alguma maturidade só na vida adulta, como mãe - embora eu ainda ache que as crianças são muito mais maduras que a gente.

Eu tenho uma alma muito de criança, gosto de me divertir, me jogo”, vibra. Os mascarados voltam ao palco do “The Masked Singer Brasil” com suas fantasias

Vídeo contará com narração de Tiago Leifert e comentários dos ex-jogadores Sávio, pelo Flamengo, e Danilo, pelo Corinthians. Os repórteres André Hernan e Alê Oliveira trarão as informações de campo dos times.

OUTRAS ÁREAS

Deborah Secco irá reforçar o time do SporTV durante a cobertura da Copa do Mundo. A atriz participará do “Tá na Copa”. Ela estará ao lado do ex-atacante Aloísio Chulapa e dos apresentadores Igor Rodrigues e Magno Navarro.

ESCALAÇÃO DAS SETE Gabriel Contente está escalado para “Vai na Fé”, próxima novela das sete. A trama será escrita por Rosane Svartman. O ator participou de “Bom Sucesso”, que também contou com a assinatura da autora. O folhetim tem estreia prevista para janeiro.

NO HUMOR Dandara Mariana, que está no elenco de “Travessia”, fará uma participação especial no humo-

Ela é uma figura talentosíssima e paixão nacional, e a banda Melim, com quem tenho uma composição que fiz especialmente pra gravar com eles - que é a música que vamos cantar. Eles são fofos, maravilhosos. A gente cantando junto, pra criançada, num domingo, é muito especial”, completa.

rístico “Família Paraíso”. A produção estrelada por Leandro Hassum estreia no próximo dia 16.

CINEMA NACIONAL

O Canal Brasil vai exibir o “spin-off” do filme “Cidade de Deus”, dirigido por Fernando Meirelles e codirigido por Kátia Lund. Nesta segunda, dia 10, vai ao ar o curta metragem inédito “Buscapé”, de Fred Luz.

NO ELENCO

Raul Gazolla participará da trama de “Travessia”. Na história, ele viverá Vandami, um personal trainer e professor da academia de Vila Isabel. O folhetim das nove estreia na próxima segunda, dia 10.

CANAL FECHADO

Prestes a estrear em “Travessia”, Rafael Losso também poderá ser visto na grade do Canal Brasil. A partir desta segunda, o ator volta ao ar na reexibição da série “Noturnos”. A produção de terror é uma adaptação de poemas e contos de Vinícius de Moraes.

(Canais Globo,)

O "Vai Pra Onde?" explora roteiros imperdíveis mundo afora e a nova temporada que estreia no Multishow chega com novidades. Esta será a primeira vez que Bruno De Luca terá uma companhia mais que especial para tornar a viagem ainda mais completa. Ao lado de sua noiva, Sthéfany Vidal, eles vão elevar a experiência de conhecer novas culturas e lugares. A produção terá as mais belas locações do Nordeste como pano de fundo, contando também com uma pas-

(Apple TV+)

sadinha em Foz do Iguaçu, no Paraná. A primeira parada é em Jericoacoara. Além de ser um destino muito conhecido pelas praias e belezas naturais, a vila também é uma ótima opção romântica. Lá, Bruno e Sthéfany encontram cerimonialistas que trabalham realizando o grande sonho do matrimônio na locação perfeita. Eles também experimentam o que Jericoacoara tem de melhor em relação à gastronomia, além de atrações sustentáveis que contribuem para a preservação do local.

Fuga insana Divulgação

A Apple TV+ estreia "Shantaram", aguardada série de drama estrelada por Charlie Hunnam. Baseada no mundialmente famoso "best-seller" homônimo, de Gregory David Roberts, a produção acompanha o fugitivo Lin Ford (Hunnam), na sua tentativa de sumir em meio à vibrante e caótica cidade indiana de Bombaim (hoje Mumbai), na década de 1980. A história é inspirada parcialmente na trajetória de Gregory David Roberts que fugiu de um presídio de segurança máxima na Austrália, escondendo-se na Índia onde trabalhou como falsificador, contrabandista, traficante de armas e soldado da máfia local.

Na série, sozinho em uma cidade desconhecida, Lin luta para evitar os problemas antigos e novos. Depois de se apaixonar por uma mulher enigmática e intrigante chamada Karla, ele deve optar entre liberdade ou amor e as complicações que vêm com a escolha.

CULTURAARTES www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 9 DE OUTUBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail cultura@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 5
SÉRIES
Divulgação
Ivete Sangalo

Receita para incrementar seu lanche da tarde

Uma

sugestão para o lanche da tarde é um pão quentinho.

O Cinnamon Roll, que é um sucesso nos países mais frios, e combina muito bem com um café fresquinho no fim da tarde. A chef pâtissier e Cake Designer Andrea Follador preparou um passo a passo pra você acertar no queridinho pão de canela. Confira.

INGREDIENTES: 1 kg de farinha de trigo; 500 ml de água; 5 gemas; 15g de fermento biológico fresco; 80g de açúcar refinado; 100g de manteiga; 6g de sal.

Recheio: 300g de açúcar refinado; 250g de manteiga; 10g de canela em pó.

MODO DE PREPARO: Recheio: Misture todos os ingredientes e reserve.

Massa: Em uma tigela dissolva o açúcar no fermento, adicione os ingredientes líquidos e depois acrescente o sal e a farinha, e deixe descansar por 1 hora.

Montagem: Com o auxílio de um rolo abra a massa, espalhe o recheio na massa e enrole como rocambole. Corte em fatias e pincele com gema. Deixe descansar por mais 30 minutos e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos ou até dourar.

Tempo de preparo: 1h30min. Rendimento: 20 porções.

GASTRONOMIA DELIVERY A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 9 DE OUTUBRO DE 20226
CINNAMON ROLL
O Cinnamon Roll é um sucesso e combina muito bem com um café fresquinho no fim da tarde
Chef Andrea Follador ensina como preparar o famoso pãozinho de canela

Berlin Costelaria Premium Sucesso absoluto em São Paulo

Melhor costela do ABC já caiu no gosto dos paulistanos

Inaugurada há seis meses, a Berlin Costelaria Premium chegou à região com fama e cardápio de gente grande, trazendo na bagagem o know-how de mais de 25 anos de sucesso em Santo André e São Bernardo.

CONSOLIDAÇÃO

Eleita pela Revista Veja como a melhor costela do ABC paulista, a nova unidade da Berlin Costelaria já se consolidou e vem atraindo os paladares mais apurados, principalmente na Zona Leste da cidade.

Depois, a casa se apresenta em um ambiente rústico, ideal para reuniões e refeições rápidas. Similarmente, o happy hour também é uma excelente opção. Além do salão, a Berlin Premium também possui empório e uma boutique com vários tipos de carnes nobres.

DIFERENCIAL

A forma de preparo oferecida pela Berlin exige que a carne seja assada em churrasqueira especial por no mínimo 12 horas e resulta em uma carne macia e de sabor marcante, o que agrada aos paladares mais exigentes. Assim, a costela é servida da forma autêntica e original, desfi ada, com mandioca cozida no réchaud. Além disso, para quem pede em casa, as embalagens são especiais para manter a qualidade dos pratos.

CARDÁPIO RECHEADO

A tradicional Costela com Mandioca é o carro-chefe, resultado da incrível união dos produtos mais apreciados da Berlin. Mas outros preparos de corte de costela, que variam da exótica Costela de Tambaqui à tradicional Costelinha Barbecue, têm o mesmo sucesso. Destaque também para o Parmegiana de Costela (desfi ada e coberta de molho ao sugo e mussarela gratinada) e para o Escondidinho Berlin (desfi ada e coberta com purê de mandioca e parmesão gratinado).

ALMOÇO E HAPPY HOUR

A Berlin Costelaria Premium oferece ainda outras duas modalidades de serviço exclusivas para consumir a costela. No almoço, buffet completo com mais de 50 opções de pratos quentes e saladas. E no happy hour, o Festival de Costela, onde é servida a Costela com mandioca no réchaud e vários outros acompanhamentos, tudo à vontade e por um preço único.

SERVIÇO

Berlin Costelaria Premium – Avenida do Estado, 6622 –Ipiranga (Dentro do Premium Auto Shopping). Aberta de segunda a sábado das 11 às 20 horas e aos domingos das 11 às 18 horas. Mais informações em (11) 93083-5091 ou www.berlincostelaria.com.br. Peça pelo Ifood.

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 7 ´
Eleita pela Revista Veja como a melhor costela do ABC paulista, a nova unidade da Berlin Costelaria já se consolidou e vem atraindo os paladares mais apurados
VITRINENEGOCIOS GRUPO ARMSTRONG ® www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 9 DE OUTUBRO DE 2022
8 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 9 DE OUTUBRO DE 2022 ANTECIPE-SE AO LANÇAMENTO | ENTRE A VILA EMA E A VILA PRUDENTE 2339-8674WWW.DIALOGO.COM.BR DIGITE QUADRA DIÁLOGO E muito mais... Salão de JogosFitness Piscina com Raia de 25m 2 Salões de Festas 3 Churrasqueiras Quadra Recreativa PARA VOCÊ E PARA A VILA PRUDENTE. A 350M DA ESTAÇÃO** MENSAIS A PARTIR DE R$ 899,00*** QUADRA PERSPECTIVA ILUSTRADA DA FACHADA MAIS DE 5.300M2 COM LAZER DE CLUBE * VISITE O STAND E CONHEÇA A MAQUETE SHOWROOM: AV. VILA EMA, 1.920 OU AV. PROF. LUIZ IGNÁCIO ANHAIA MELLO, 3.705 IMAGENS ILUSTRATIVAS Empreendimento registrado em 16/08/2022 na Matrícula n 251.304. Número do Registro: R.1 – Incorporação no 6 Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo. LPS São Paulo Consultoria de Imóveis Ltda. CRECI: 24.073-J. Rua Estados Unidos, 1.971 – Jardim América São Paulo-SP – CEP 01427-002. Tel.: (11) 3067-0000. JD Gestão Consultoria de Imóveis Ltda - Rua Serra de Botucatu, 641/561 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03317-000. CRECI: 37.379. Tel.: (11) 3506-0000 – www.jdhouse.com.br. Imagens ilustrativas. *Conforme memorial descritivo **Distância a pé. Fonte: Google Maps. Imagem autorizada pelo Metrô – Termo n 40002788 – vigente até 02/02/2023. ***Consulte condições. REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO:FUTURO LANÇAMENTO:
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.