Gazeta do Tatuapé - 2419

Page 1

Nesses 354 anos, o Tatuapé mostra estar em constante evolução. Sua história revela

Unidade Tatuapé: Rua Itapura, 1.007 Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; e aos sábados, das 7h às 12h. biofast.com.br/grupobiofast/grupobiofast /company/grupobiofast Checkup com 20% DE DESCONTO em até 10X sem juros Outu* ro Rosa Faça mamografiasua Agende seu exame no Espaço Mulher, na unidade Tatuapé. 11 5180.7750 O Laboratório Biofast apoia o *Parcela mínima de R$ 30,00 no cartão de crédito. *Aceitamos os cartões de crédito: Mastercard, Visa, Amex e Elo. *Responsáveis técnicos: Cândido Gregório Sarmet Moreira Damas dos Santos - CRMSP: 67081 e Eva Rosenfeld - CRBM: 2707. *Desconto válido até novembro de 2022. Parabéns, Tatuapé, pelos 354 anos!

354 anos no Ceret

TATUAPÉ

Grupo

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANO 48 N0 2.419SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022 informação com responsabilidade acesse nosso portal: www.gAZETAVIRTUAL.com.br @GAZETADOTATUAPE /GRUPOLESTETV@GAZETATATUAPEFIQUE AINDA + CONECTADO COM A REGIÃO: /GAZETADOTATUAPE 11 2095-8200FALE CONOSCO PELO Shutterstock CONSEG SÃO JORGE Ambiente e trânsito estão em discussão

354 anos de evolução transições e transformações que acompanharam o desenvolvimento da cidade. Apesar dos obstáculos, o bairro está, atualmente, entre os mais desejados para se viver. Essa vontade, cada vez mais presente, revela-se nos inúmeros serviços, espaços de entretenimento, roteiros gastronômicos e áreas de lazer, entre tantos outros polos de excelência. > VEJA + Páginas 9 a 16

Hoje, dia 18, o Ceret receberá o Festival do Torresmo, além de vários eventos musicais. O espaço também contará com chopp artesanal, lanches e equipamentos direcionados às crianças e aos pets. O centro esportivo fica na Rua Canuto de Abreu, s/nº, Jardim Anália Franco. > VEJA + Página 5 Leste

Moradores estão descontentes com os cortes de árvores que foram promovidos no Parque São Jorge. Após os danos, eles cobram o plantio de novas mudas. Por outro lado, o sistema de Zona Azul, implantado no Parque do Piqueri, está sendo apontado como um dos responsáveis pela queda do número de frequentadores. > VEJA + Página 4

Tatuapé festeja

EVENTOS

O modelo está ultrapassado, não conseguimos mais mudar, tanto faz eleger um como o outro, todos estão envoltos a uma podridão completa, mesmo o Bolsonaro que se dizia tão puro, aí está, graças a seus filhos envolvidos em maus feitos que não são tão diferentes assim do Lula e este, então, nem se fala, é um poço de irregularidades, de podridãoNãoinfindável.aparece ninguém que não esteja nessa roda suja, e que tenha a mínima condição de dirigir o País. Não se formou uma liderança. Não existe um homem ou uma mulher em que se possa confiar que possa liderar a massa e fazer as reformas e alterações que o País precisa para sair dessa escuridão.

Como os homens nunca mudam, sempre que surge alguém que tem ideias novas e postura de estadista, com chance de fazer alguma coisa, acaba ofuscado pelo sistema.

Afamília do professor Coryntho Baldoino da Costa Filho homenageia o falecido tatuapeense pela passagem do seu 102º aniversário de nascimento, ocorrido no último dia 11 de setembro. Na foto, do início da década de 1940, ele aparece na cidade de Santos, ao lado da esposa Dinah e dos filhos Carlos e Coryntho Neto. O homenageado, que era amigo pessoal do ex-presidente Jânio Quadros, foi vereador e deputado nos anos de 1950, tendo trazido para o Tatuapé um número considerável de melhorias que facilitaram a instalação de várias indústrias no bairro.

Questões redacionais também não são descartadas, como o termo "mudança de destinação de edifício" e não "mudança de destinação do condomínio".

espaço do síndico

presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei 4.000/2021, aprovado pelo Congresso, que permite mudança da destinação de edifício ou de unidade imobiliária pelo voto de dois terços dos condôminos. A Lei nº 14.405, em vigor desde julho, alterou o artigo 1351 do Código Civil, que exigia a aprovação unânime para esse tipo de modificação. A ideia do PL 4.000 de 2021 é facilitar a mudança de destinação para que imóveis comerciais, por exemplo, possam ter seu uso alterado para residenciais.

ADRIANAPOR FILIZZOLA D'URSO

Toledo Bossolani, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, disse

Uma estrutura do programa Ruas SP agora chega à Rua Cesário Galeno, altura do número 250, Tatuapé. O projeto é voltado ao comércio, que pode colocar suas mesas e cadeiras no espaço. A construção tem como objetivo favorecer os clientes do local. Moradores da região agora esperam que os pedestres sejam respeitados, pois, segundo eles, existe o risco de que toda a calçada seja tomada por móveis e consumidores.

é o panorama claro dessa malfadada campanha política. Como diz o “roto”: “nunca antes na história deste país”, se viu tantas asneiras e besteiras e olha, ainda faltam duas semanas para eleições e haja “sabão e água para lavar roupa suja”, programas de governo nada.

A culpa é sim desse remendo de Tribunal, pois se mete em tudo, investiga, julga e penaliza, qualquer coisa e diz que tudo é pela democracia.Écurioso, parece que todo mundo fala e defende a mesma coisa e ninguém diz realmente o que está defendendo. Ouve-se tanto o “roto” como o “rasgado” e ainda o “remendado” e todos falam em defender a democracia, mas, no fundo, todos estão defendendo uma ditadura. O Lula, uma ditadura socialista-comunista, pois quer que o Brasil acompanhe os demais países da América do Sul, sendo assim ele o líder da América.

SERGIOPOR CARREIRO DE TEVES

Assim, já em 1981, os pontos de venda foram multiplicados além do arroz, da cebola e da tangerina, a laranja também foi colocada junto ao consumidor por postos

nasPrisõeseleições

Greves, furtos e roubos, atraso e assédio. Essa é uma parte do panorama do sistema de transporte da cidade, ou seja, mais castigo do que meio de locomoção. Pergunta: será que os passageiros merecemInfelizmente,isso? por mais que Prefeitura e Estado ofereçam alternativas, elas estão ultrapassadas. As linhas de Metrô e de ônibus seguem lotadas em horários de pico e os usuários estão exaustos. Escadas rolantes e elevadores têm problemas com falta de manutenção e muitas vezes faltam funcionários para ajudar as pessoas que necessitam do transporte. As novas estações propostas pela Companhia do Metropolitano chegam com um atraso de 20 anos e em defasagem se comparadas ao crescimento populacional. Praticamente não existem novos terminais de coletivos e algumas obras chegaram a ser abandonadas.

incompetência. Está aí o que está acontecendo, sem dúvida está muito difícil para o eleitor. Imaginávamos que teríamos uma nova liderança, que não estivesse nem de um lado nem do outro, mas aparecem sempre os mesmos. Já dissemos, mais de uma vez, que não se modifica um “statuo quo” como este fazendo sempre as mesmas coisas e com as mesmas pessoas.

ARQUIVO PESSOAL

PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE COMUNICAÇÕESDE Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu Silva Diretor de Arte: Gabriel Henrique Pinho Romano EXPEDIENTE 2 OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO~ www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022

Por dizer respeito ao direito de propriedade, que é garantido pelo artigo 5º da Constituição, Rossi Paschoal não afasta a possibilidade de que essa lei seja alvo de uma ação a respeito da sua constitucionalidade.

Neste caso, não se exige uma decisão definitiva, transitada em julgado, bastando uma sentença condenatória por estes crimes.Por derradeiro, será possível, também, a prisão em período eleitoral quando ocorrer o desrespeito a salvo-conduto, ou seja, se houver violência ou outro ato que impeça ou atrapalhe o livre exercício do voto.

eleições sempre fazem com que volte à tona o tema da impossibilidade de se efetuar a prisão de eleitores e candidatos nos dias que antecedem e sucedem o dia da votação, todavia, como expressamente disposto no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), esta vedação não é absoluta e possui três exceções.

A venda direta do produtor ao consumidor já tinha sido experimentada eventualmente pela Prefeitura no passado.

Destinação de edifício

Não se muda só a presidência, mas tudo. Há um colapso de incompetências em todos os poderes e em todo o poder público. As pessoas estão de tal forma submersas a tais hábitos e conceitos que nunca nada muda. Sempre fazem as mesmas coisas e pensam da mesma forma.

Foi

estar de pleno acordo com o racional da nova lei. Ela já defende essa ideia de que o quórum poderia ser vencido pelo interesse da maioria, mas dependia de medida judicial e invertia a lógica das coisas. Mas também há ressalvas e polêmicas que vêm a rebote da nova legislação, principalmente no que tange ao direito de propriedade, previsto na Constituição.RossiPaschoal acredita que a nova lei deve ter aplicação mais restritiva ao que ela se propõe: mudança de destinação de edifício residencial para comercial ou de comercial para residencial. Mas outras situações poderão aplicar a lei: locação de topo de prédio para instalação de antena de telefonia; locação de empena cega para publicidade em cidades onde é permitido; instalação de restaurantes, lojas e mercadinhos em áreasNaturalmentecomuns. surgirão polêmicas. Por exemplo, como ficará a vontade da minoria de condôminos diante de situações de alteração da destinação de edifício? Também poderão surgir questões sobre a aplicação extensiva dessa novidade, se agora, por exemplo, para alteração da fachada, se aplicaria 2/3.

Muitas empresas de transporte retiraram grande parte dos veículos da frota, gerando atrasos nas rotas de até uma hora entre um ônibus e outro. Os monotrilhos, cuja linha sai da Vila Prudente e pretende alcançar a Cidade Tiradentes, apresentam falhas no funcionamento e na segurança. Por circularem em rede elevada e desprotegida das intempéries, provavelmente os trens poderão apresentar problemas em dias de chuva forte acompanhada dePareceraios. não ser difícil notar que o transporte parou no tempo, principalmente porque acompanha um sistema de oportunidades de trabalho formal concentrado na região central. Ou seja, faz o mesmo percurso há, no mínimo, 50 anos. Por outro lado, trabalhadores que moram nos extremos das zonas Leste, Oeste, Norte e Sul são obrigados a car até seis horas só no transporte para ir e voltar. Mesmo nesta condição desumana, os passageiros não sabem o que fazer para superar os obstáculos.Quando se escolhe o transporte individual, pensando no conforto, ca-se dentro do carro por horas em congestionamentos. Seja dentro de bairros mais movimentados, como o Tatuapé, ou durante o deslocamento entre regiões próximas, como Itaquera e Carrão, os motoristas extrapolam o tempo necessário para percorrer alguns quarteirões ao se depararem com ruas e avenidas totalmente lotadas.

José Henrique Hornung, síndico profissional e CEO da ph3 Solutions, concorda com o advogado e vê como ponto positivo a possibilidade de avançar em decisões que podem beneficiar o condomínio, visto que o quórum era muito engessado.Moirade

OPINIÃO Impressão: foto da semana A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 homenagem editorial DIVULGAÇÃO

aprovado o programa de venda direta da banana do produtor ao consumidor que será iniciada nos próximos dias através da Companhia do Alimento mais Barato, levada a efeito conjuntamente por organismos estaduais e municipais. O Diário Oficial do Município publicou a relação dos 157 pontos onde os caminhões dos produtores venderão a fruta diretamente ao público. A previsão é de que a nova campanha tenha resultados semelhantes aos conseguidos com a venda direta da laranja, tão grande que está garantindo o escoamento de uma super safra em parte encalhada, com muitos dos 200 caminhões que vendem o produto pela cidade ultrapassando a marca dos 1.500 saquinhos de frutas colocados diariamente, o que representa a venda de 45.000 laranjas, ou seja, 300 caixas.

Essa foi uma demanda que surgiu no contexto da pandemia de Covid-19, que reduziu significativamente a procura por imóveis comerciais, especialmente com a expansão do teletrabalho, e aumentou a busca por unidades residenciais. O projeto foi apresentado em 2021 e é de autoria do senador Carlos PortinhoEspecialistas(PL-RJ).do setor condominial enxergam com otimismo, mas, também, certa cautela, a novidade. Para o advogado João Paulo Rossi Paschoal, isso veio a atender em boa parte aquela discussão que existia sobre a exigência de unanimidade, que era inalcançável.

DA REDAÇÃO AGORA É DAR

Diante de tantos desa os, os órgãos do governo deveriam pensar na qualidade de vida das pessoas, planejando novos polos de serviços, negócios e franquias. Também poderiam investir na construção civil para que os trabalhadores pudessem chegar caminhando ou numa bicicleta, mas sem riscos à segurança.Como uma pessoa com de ciência, que mora na Zona Leste, por exemplo, consegue chegar a um escritório às 9 horas, na Avenida Paulista? Pegando ônibus e metrô é a resposta. Porém, de que maneira será percorrido o trajeto? Será saudável ou estressante? É um retrato duro, entretanto não está longe da realidade de milhões de passageiros que atravessam a cidade todos os dias para ter uma vida digna e conseguir sustentar a família, pagar o aluguel e as contas.

artigo que estabelece a vedação da prisão do eleitor no período de cinco dias antes da eleição e 48 horas depois, também já traz as possibilidades de prisões excepcionais, quais sejam: em caso de flagrante delito, quando houver sentença condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

O NEGÓCIO

Reitera-se que, em caso de flagrante delito, de sentença condenatória por crime inafiançável e de desrespeito a salvo-conduto, a vedação à prisão não se aplica. Diz-se em flagrante delito quem é surpreendido cometendo um crime ou logo após cometê-lo, podendo haver perseguição policial para se efetivar esta prisão.

Grupo Leste

de vendas operados pelo próprio produtor. No início deste ano, a comercialização direta voltou a ser feita para escoar alguns produtos em pico de safra, e quando surgiu o problema da super-safra da laranja, foi iniciada a grande venda com mais de 200 postos espalhados pelas 17 Regionais, onde os saquinhos com 30 frutas são vendidos por Cr$ 100,00 ou no máximo por Cr$ 120,00 para o Dianteconsumidor.dosresultados altamente positivos, a Secretaria da Agricultura já levantou uma relação com dezenas de pontos da cidade onde o caminhão do produtor coloca mais de 500 sacos por dia, havendo vários que chegam à marca dos 1.500 sacos vendidos entre os quais o que fica na Praça Ramos de Azevedo, na Freguesia do Ó e também alguns que vendem laranja em Santo Amaro. BANANA Agora, com o excesso de produção repetindo-se com a banana, foram liberados mais 200 pontos de venda, numa tentativa de conseguir colocar o encalhe que não se escoa mesmo a preços de Cr$ 40,00 a dúzia, com a agravante de que a banana é produto que se estraga muito mais rapidamente que a laranja.

A vedação à prisão no período eleitoral tem a finalidade de garantir o livre exercício do voto e o equilíbrio da disputa, evitando que, eventualmente, prisões sejam utilizadas para interferir no resultado das eleições, impossibilitando, assim, o direito/dever do sufrágio.

Passageiros

As

gazeta há 40 anos

Adriana Filizzola D'Urso é advogada criminalista, professora e mestre em Direito Penal

Outra vedação trazida pelo artigo 236 do Código Eleitoral, no § 1º, é sobre a impossibilidade de prisão de membros das mesas receptoras e de fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, os quais não poderão ser presos, salvo em

flagranteTambémdelito.oscandidatos não poderão ser presos desde 15 dias antes da eleição, para que, conforme especificado, a prisão não possa ser utilizada como meio de interferência no resultado das eleições.

Vale lembrar que o “eleitor”, ao qual a lei se aplica, é o indivíduo que está em pleno gozo de seus direitos políticos, ou seja, que possui capacidade eleitoral ativa.

Outra hipótese de prisão durante o período eleitoral ocorre quando há sentença condenatória contra indivíduo por crime inafiançável. São inafiançáveis os crimes hediondos, de racismo, tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo, bem como ações de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

Desta forma, o artigo 236 do Código Eleitoral estabelece que “nenhuma autoridade poderá, desde cinco dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto”.Assim,omesmo

Esse

Esse é o triste retrato da situação atual, o Supremo Tribunal Federal, que nem se pode qualificá-lo de “roto” ou “rasgado”, há quem diga deveria ser “remendado”, porque de Supremo não tem nada, muito pelo contrário, parece mesmo um “remendo” de roupa velha, malfeito de um Tribunal que já foi Supremo e que hoje decide até “briga de galo” ao invés de cuidar das questões constitucionais.

O Bolsonaro continua com suas atitudes ditatoriais e com fortes tendências militares e o Supremo defende também a ditadura do judiciário, intervindo em tudo, até fazendo leis, abandonando o Congresso ou o substituindo no mais das vezes, face a sua inoperância e

DIREITO

BANANA PARA O POVO O QUE ERA NOTÍCIA EM 19 de setembro de 1982 EDIÇÃONº 386 editorial

‘O roto falando do rasgado’

O

3www.gazetavirtual.com.brSÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2022

Ida: normal até a Av. Aricanduva, Rua Cristóvão de Oliveira, Rua Dr. Paulo de Queirós, Rua Paulo Manograsso, Av. Mateo Bei, Av. Rio das Pedras, Av. Itaquera, Av. Aricanduva, seguindo normal.

3032/10 TERM. VILA CARRÃO – CIRCULAR Sentido Único: Term. Vila Carrão, Av. Rio das Pedras, Av. Arq. Vilanova Artigas, contorno, Av. Arq. Vilanova Artigas, Av. Rio das Pedras, acesso, Av. Afonso de Sampaio e Sousa, Av. Maria Luiza Americano, R. Morubixaba, Av. Osvaldo Valle Cordeiro, seguindo normal até Term. Vl. Carrão.

3778/10 JD. STA. TEREZINHA - METRÔ CARRÃO

Tradicional, e já em sua 17 a edição, a corrida e caminhada do Shopping Aricanduva muda itinerários de transportes coletivos da Zona Leste

407E/10 JD. SANTO ANDRÉ – METRÔ CARRÃO

Ida: Av. Alziro Zarur, R. Morubixaba, Av. Maria Luiza Americano, Av. Afonso de Sampaio e Sousa, acesso, Av. Rio das Pedras, Av. Dezenove de Janeiro, seguindo normal.

407N/10 TERM. CIDADE TIRADENTES – METRÔ

3773/10 RES. STA. BÁRBARA – METRÔ CARRÃO

Conseg Parque São Jorge reúne-se toda 2a segunda-feira de cada mês na Unicid

Ida: normal até a Av. Mateo Bei, Av. Rio das Pedras, Av. Itaquera, Av. Aricanduva, seguindoVolta:normal.semalteração.

407G/10 JD. NOVA VITÓRIA – METRÔ CARRÃO

Volta: sem alteração.

Garcia e a Rua Honório Maia. O argumento dela está baseado no fato de que a rua, nesse trecho, tem ponto de ônibus e descarga de produtos por caminhões de um lado, e veículos parados do outro lado. Ou seja, quando coletivos, veículos maiores e carros fazem o mesmo percurso o trânsito trava. Nesse sentido, muitas pessoas estão perdendo os horários de compromissos por ficarem paradas no trânsito.

PENHA

CALÇADAS SUJAS Uma das moradoras da Travessa do Triunfo pediu sugestões à subprefeitura sobre como fazer com que os donos de cães recolham as fezes de seus animais que ficam nas calçadas. Segundo ela, pessoas da vizi-

Em relação à preservação de áreas verdes do bairro, Rabelo questionou a subprefeitura sobre a reposição das árvores que foram retiradas de um terreno na Avenida Condessa Elizabeth Robiano, 2.000, para a instalação de um atacadista. A mesma pergunta foi feita por Alexandre Naime sobre as espécies cortadas nas ruas Heitor Bariani e Felipe Camarão. “Será que não dá para plantar novas mudas nesses locais?”, questionou. TRÂNSITO

ASPTrans informa que devido ao evento “17ª Corrida e Caminhada do Shopping Aricanduva”, 17 linhas que circulam na Avenida Aricanduva, entre a Avenida Principal Leste e Avenida Afonso de Sampaio e Souza (sentido São Mateus/Marginal Tietê), terão seus itinerários alterados hoje, domingo, 18, das 5 às 10 horas. Confira as linhas alteradas.

Frequentador do Parque do Piqueri afirmou que, depois da Zona Azul, o número de usuários caiu muito nhança saem com seus bichos de estimação para passear, mas não levam sacolinhas. Depois, os pedestres não conseguem andar pelo passeio sem se deparar com a sujeira. Com isso, foi sugerido a quem tem imóvel na travessa que produza várias placas de aviso.Há mais de 20 anos existe uma lei municipal, a 13.131, de iniciativa do vereador Roberto Trípoli, que prevê a aplicação de multa de R$ 10,00 para quem não recolhe os dejetos do cão. Em Nova Iorque a mesma infração custa cerca de R$ 528,00. De acordo com a Ong Arca Brasil, que cuida de animais abandonados, além do valor da multa ser muito baixo em São Paulo, não fica claro quem deve fiscalizar.

Volta : sem alteração.

Volta: sem alteração.

www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 4

Ida: normal até a Av. Aricanduva, Rua Cristóvão de Oliveira, Rua Dr. Paulo de Queirós, Rua Paulo Manograsso, Av. Mateo Bei, Av. Rio das Pedras, Av. Itaquera, Av. Aricanduva, seguindo normal.

Ida: normal até a R. Dr. Paulo de Queirós, R. Paulo Manograsso, Av. Mateo Bei, Av. Rio das Pedras, Av. Itaquera, Av. Aricanduva, seguindo normal.

EVENTO NA ZL Confira desvio de linhas de ônibus

COTIDIANOFATOS

Arquivo

reivindicações Moradores vão ao Conseg e pedem ações da CET, da Sub e árvores

Ida: normal até a Av. Mateo Bei, Av. Rio das Pedras, Av. Itaquera, Av. Aricanduva, seguindoVolta:normal.semalteração.

Outra moradora pediu à CET que elabore um estudo para ver se é possível alterar a permissão de estacionamento dos dois lados da Rua Antonio de Barros, entre a Avenida Celso

3761/10 3ª DIVISÃO –METRÔ CARRÃO

Volta: normal até Av. Rio das Pedras, Av. Arq. Vilanova Artigas, contorno, Av. Arq. Vilanova Artigas, Av. Rio das Pedras, acesso, Av. Afonso de Sampaio e Sousa, Av. Maria Luiza Americano,R. Morubixaba, Av. Alziro Zarur.

ÁRVORES

Wismar Rabelo, por exemplo, perguntou à CET porque todas as vagas de estacionamento no entorno do Parque do Piqueri foram incluídas no sistema Zona Azul. Segundo ele, a decisão está afetando a quantidade de usuários na área de lazer, pois muitos não têm afinidade com aplicativos, enquanto outros não querem pagar R$ 5,75 para ficar uma hora no espaço.

Na última segunda-feira, dia 12, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Parque São Jorge se reuniu na Unicid, na Rua Cesário Galeno. Na oportunidade, moradores da região e representantes das polícias Civil e Militar, Subprefeitura Mooca e CET debateram, apresentaram e registraram as demandas locais.

Das 9 às 13 horas, membros do Cades Mooca (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável),

Durante o período das 12 às 22 horas, o público poderá aproveitar inúmeras opções de comi-

Ceret comemora o aniversário do Tatuapé com torresmo e música

O

Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret) realiza evento em comemoração aos 354 anos do Tatuapé, hoje, dia 18, a partir das 10 horas.

Após a abertura oficial, às 11 horas apresenta-se o grupo folclórico Bolivianas. Depois, às 11h30, começam as apresentações musicais. Às 12h30, vai ao palco o espetáculo da Luta Livre. Na sequência, às 13h30, Celso Santos leva ao palco o seu show de rock. Às 14h30, é a vez da Dança Hula e, a partir das 15 horas, os presentes poderão acompanhar o grupo Alegria Cigana. Para as 16 horas está programada a apresentação do rock nacional de Jhonne Folk. Às 17h30, rock do sertão, com Calango Brabo. No encerramento das apresentações estará presente no Ceret, às 19 horas, a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé.

O Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador fica na Rua Canuto de Abreu, s/nº

354 ANOS

Na oportunidade, a festa irá contagiar a todos com muita alegria, comida boa e atrações imperdíveis.

SKATES E PATINS

Arquivo

bairro da Vila Luiza irá fazer uma festa em homenagem aos 354 anos do Tatuapé. O evento, que será realizado no próximo dia 24, em frente à Praça Padre Juan Carlo Guardiola, terá diversas atividades a partir das 8 horas, com o torneio de futebol no campo da Vila Luiza. As partidas vão reunir o Tubarões do Parque São Jorge contra o Flamengo do Parque Novo Mundo, o Lar Sírio contra o Vila Luiza Futebol Sub 12 e a seleção da PM contra a seleção da GCM. A reunião dos clubes se deu a partir da iniciativa do Conseg Parque São Jorge, Associação de Moradores da Vila Luiza e do Esmaga Sapo Futebol Clube.

Além de partidas de futebol, região terá plantio de árvores e atendimentos sociais

COTIDIANOFATOS

A solenidade tem o apoio da Distrital Tatuapé da Associação Comercial e Rotary Tatuapé

O

HOMENAGEM

das, chopes artesanais, shows de estilos variados, sorteios, área kids, pet friendly, segurança, torresmo de rolo, pururuca, costelinha suína, lanches de barriga e pernil, doces variados, frutas, feirinha e mais. O Ceret fica na Rua Canuto de Abreu, s/nº, Jardim Anália Franco.

Vila Luiza fará uma festa para marcar os 354 anos do Tatuapé

www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 5

com o apoio da subprefeitura, vão se reunir com moradores na Praça Padre Juan Carlo Guardiola. O objetivo do encontro é o de promover a campanha “Plante a sua árvore na Vila Luiza transformando o meio ambiente em nossa região”. A preparação do local, da terra e o plantio de pelo menos 15 mudas vão contar com a orientação de representantes do Cades. De acordo com André Mattos, o projeto terá continuidade em locais que necessitarem de mais árvores.Olocal também contará com os serviços de saúde e assistência social oferecidos por profissionais do Lar Sírio e da Unicid. Os organizadores vão montar tendas para que os visitantes e moradores da região possam ser atendidos. Além deles, outros apoiadores também vão colabo-

rar com a festa, como Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Art Soft, Padaria Paço de Ouro, Academia do Polidor, Hi-Tech Components e Associação Caminho de Casa.

O Ceret também conta com um balneário com três piscinas. Vale destacar a piscina de 100 m de comprimento por 50 m de largura, que armazena cerca de 5,5 milhões de litros de água e está entre as maiores da América Latina. Há restrições para o uso de skates e bicicletas e patins dentro do parque, mas podem ser usadas no Bike Park, que tem ciclovia e pistas separadas para skate e patins e está localizado na entrada do Ceret.

A Vila Luiza, que pertence ao Parque São Jorge, Tatuapé, está sob a administração da Subprefeitura Mooca. O bairro, que sofre com problemas de falta de infraestrutura de manutenção, sinalização viária e iluminação, também espera por projetos de habitação e assistência social, principalmente para a Comunidade Esmaga Sapo. Por outro lado, a região passou a fazer parte do mapa da segurança da 5ª Cia. do 8º Batalhão da PM. No entanto, quem vive na Vila tem a esperança de construir um lugar mais seguro.

A Praça Padre Juan Carlo Guardiola, ao lado de um campo de futebol, será um dos pontos de encontro

A festa contará com a presença da banda da Guarda Civil Metropolitana (GCM), danças folclóricas, além de promover um encontro gastronômico. A solenidade tem o apoio da Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo, Rotary Tatuapé, Polícia Militar e Prefeitura.Emcontinuidade às comemorações a organização realizará uma edição especial de aniversário do Festival do Torresmo.

GASTRONOMIA DELIVERY A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 20226

DIA DO SORVETE quatro e parecida com granizado, raspa-raspa.

um

Contudo, no século XIII, a receita navegou oceanos e chegou à Europa, mais precisamente na Itália, pelas mãos do explorador Marco Polo. Depois de se aventurar em território, ele aprendeu como produzir o sorvete e disseminou sua receita, que ficou restrita aos italianos até aproximadamente o século XVI.

o leite era uma mercadoria

mil anos, quando uma mistura de leite e arroz foi congelada na neve

Na época ainda não existiam equipamentos como geladeiras e freezers para guardar o sorvete depois de pronto, então, as sorveterias avisavam a hora certa que as massas geladas iriam sair e causavam longas filas de pessoas animadas para experimentarem a novidade.

não

frigoríficas

conhecido como raspadinha ou

formou uma sobremesa

Mas a chegada da guloseima por aqui não poderia ser mais emblemática. Em 1834, o navio americano Madagascar saiu de Boston e aportou no Rio de Janeiro, trazendo cerca de 200 toneladas de gelo em blocos.

Com sabores e opções para agradar os mais variados grupos, a iguaria coleciona apreciadores em todos os lugares do mundo

Sobremesa preferida dos brasileiros

A exportação aconteceu com o cozinheiro de Catarina de Médici, uma nobre italiana, esposa do rei Henrique II, que foi rainha consorte da França. Ele quem inseriu a prestigiada receita nas cozinhas da corte francesa.

Tudo começou na China, há

Surpreendentemente, o estoque durou quase cinco meses sendo conservado com serragem em depósitos subterrâneos, onde as temperaturas mais baixas evitavam que o gelo derretesse com facilidade.

época, apenas a

Naquela nobreza consumia o doce, porque cara e era necessário ter câmaras subterrâneas, que conservavam o produto até o verão. A matéria-prima e os equipamentos de refrigeração eram acessíveis para grande parte da população.

CRUZHOSPITALVERDE

O evento contará com artistas, ex-jogadores e jogadores da ativa e jornalistas

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022 7 Anunciando todo mundo vê! Anuncie: 2095-8200 VIU?VIU?VIU? ´ A Pizza Paulista 10, do ex-jogador Juninho Paulista, localiza-se na Rua Serra de Juréa, 488 CMYCMMC jornal-rihappy-vila-gomes.pdf 1 23/08/2022 17:30:37

O evento, que acontecerá na Pizza Paulista 10, no Tatuapé, contará com a presença de diversas personalidades do meio artístico, além de ex-jogadores, e jogadores que estão na ativa, além de jornalistas consagrados, que serão os garçons da noite atendendo aos clientes da pizzaria. Local: Rua Serra de Juréa, 488.

O Hospital Cruz Verde é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1958 pelo renomado médico neurologista, Antônio Branco Lefèvre, localizada na Vila Clementino. O local é referência na América Latina para o tratamento de paralisia cerebral grave e abriga mais de 200 pacientes permanentemente (internados), além daqueles que passam por cuidados ambulatoriais.

N

o próximo dia 6 de outubro, a partir das 19 horas, acontecerá a 11ª edição da Pizza Solidária, em prol do Hospital Cruz Verde, entidade filantrópica que atende crianças e adultos com paralisia cerebral grave. O evento foi idealizado pelo jornalista Flávio Prado, apresentador da TV Gazeta, e o ex-jogador, pentacampeão mundial, Juninho Paulista.Oobjetivo da ação é arrecadar fundos com as vendas dos convites e alas de times de futebol, onde empresas poderão colocar suas logomarcas em troca de doações para o hospital.

PIZZA SOLIDÁRIA Evento chega à sua 11a edição em prol do Hospital Cruz Verde

VITRINENEGOCIOS

Os pacientes têm acesso a uma equipe multidisciplinar que envolve neuropediatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudióloga e algumas vezes professores especializados, além da assistência integral. O hospital fornece alimentação com dietas específicas, medicamentos, vestuário, instalações apropriadas, instrumentos e equipamentos especiais e adaptados às necessidades de cada um, numa proposta de atendimento individualizado. Para mais informações e detalhes é possível acessar o site da entidade. http://www.cruzverde.org.br/quem-somos/

GRUPO ARMSTRONG ®

Fabio Herford, que esteve em “Quanto Mais Vida, Melhor!”, fará uma participação especial na série “Notícias Populares”, do Canal Brasil. Na história de comédia, ele viverá Dr. Félix. O projeto conta com a direção de Marcelo Caetano.

TEVÊ FECHADA

de Walcyr Carrasco dentro da Globo. “A minha carreira como autor já estava se solidificando após o sucesso de ‘O Cravo e a Rosa’, mas explodiu com 'Chocolate'. Graças a esse trabalho, fui ganhando confiança para o público e diante da emissora”, explica. O folhetim estreia no próximo dia 26.

ganos e intrigas, em que Cassian embarcará no caminho destinado a transformá-lo em um herói rebelde. Cassian Andor é um grande herói do Universo "Star Wars". Sua primeira aventura foi produzida a partir de uma época de conflito, na qual um grupo de heróis improváveis se une em uma missão para roubar os planos da Estrela da Morte, a maior arma de destruição do Império. Esse evento, fundamental na linha do tempo da saga, une pessoas comuns que escolhem realizar coisas extraordinárias, tornando-se parte de algo muito maior.

GENTE QUE CHEGA

NO ELENCO

Apresentadora do “Masterchef Profissionais”, Ana Paula Padrão participará da nova temporada de “CNN Sinais Vitais”, que estreia no próximo dia 18. A jornalista participará do episódio sobre menopausa e saúde da mulher. O programa é apresentado pelo médico Roberto Kalil.

A minissérie sobre a Chacina da Candelária contará com Maria Bopp no elenco. Com quatro episódios, a produção original Netflix ainda não tem data de estreia prevista.

Carlos Nascimento irá mediar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontece no próximo dia 24. As emissoras CNN Brasil e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja e a rádio NovaBrasilFM formaram um “pool” para realizar o evento político.

MAIS COMÉDIA

Contratada da Amazon Prime Vídeo, Ingrid Guimarães fará uma participação na série de comédia “Eleita”, que estreia no dia 7 de outubro. Ainda na plataforma de “streaming”, a atriz e humorista também comanda-

PARTICIPAÇÃOESPECIAL

Antônio Pitanga estará no elenco da minissérie sobre a chacina da Candelária. A produção original Netflix contará com direção de Luis Lomenha e Marcia Faria.

HOMENAGEMNOSTÁLGICA

ESCALAÇÃODEFINIDA

CULTURAARTES www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail cultura@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 8

A trama de “Travessia”, nova novela das nove, estreia no dia 10 de outubro. O folhetim é assinado por Gloria Perez.

Bruna Spínola entrará no elenco de “Cara e Coragem”, atual novela das sete da Globo. A atriz começará a aparecer em outubro. Recentemente, ela esteve no ar na edição especial de “Pega-Pega”.

DOCE SUCESSO

PERSONAGEMÉPICO

SÉRIES / filmes

Destaque inicial

O filme “Meu Cunhado é um Vampiro”, original Netflix, contará com Monique Alfradique no elenco. A comédia, que ainda não tem data de estreia prevista, é protagonizada pelo humorista Leandro Hassum.

A reta final de “Pantanal” contará com participações especiais. Atores da primeira versão do folhetim gravaram algumas sequências da história adapta-

INFANTILPÚBLICO

das críticas. É a maior oportunidade da minha vida”, valoriza. Na história de Gloria Perez, ela interpreta Chiara, filha de Guerra, papel de Humberto Martins. A jovem cresce sendo mimada pelo pai, que tem nela a única memória do passado que traz alegrias. Ela terá um envolvimento amoroso com o protagonista Ari, de Chay Suede. “Ainda estou descobrindo a Chiara. Tenho algumas semelhanças e diferenças. Somos jovens antenadas nas tendências, conectadas na internet... Sinto uma conexão grande com a Chiara”, afirma.

Robson Nunes irá participar da série “Use sua Voz”, uma produção original do Cartoon Network para a HBO Max. O projeto infantojuvenil é estrelado pelo “girl group” BFF Girls, que é formado por Bia Torres, Laura Castro e Giulia Nassa. A produção ainda não tem data de estreia prevista.

(Disney+,) "Andor" é a nova produção da Lucasfilm para o Disney+. A série original e exclusiva se passa antes dos acontecimentos do filme "Rogue One: Uma História de Star Wars" (2016) e explora uma nova perspectiva da galáxia de "Star Wars", focando agora na jornada de Cassian Andor (Diego Luna) para descobrir a diferença que ele pode fazer em seu universo. A produção apresenta a história da crescente rebelião contra o Império e como as pessoas e planetas se envolveram. Esta é uma era repleta de perigos, en-

Gracinha saudosa

Divulgação

A trama de “Chocolate com Pimenta”, que voltará ao ar em edição especial, teve um papel fundamental na trajetória

Helô Pinheiro irá participar da terceira temporada de “Bake OFF Brasil – Celebridades”, do SBT. Ainda sem data de estreia, o “talent show” já está em fase de gravação.

da por Bruno Luperi. Cristiana Oliveira, Sergio Reis, Ingra Liberato e Giovanna Gold estão nas cenas do casamento de José Leôncio e Filó, interpretados por Marcos Palmeira e Dira Paes. O “remake” chega ao fim em outubro.

Mundo da ambição

PRODUÇÃONACIONAL

Jade Picon

MAIS HUMOR

CLIMA DE ELEIÇÃO

Estreante na tevê, Gabriel Vivan irá participar da próxima temporada de “Reis”, que estreia no dia 21 de setembro. O ator e cantor viverá o protagonista Davi na juventude.

Canal Zap

(Paramount+) O Paramount+ estreia sua nova série dramática exclusiva, "Gigolô Americano". A produção é estrelada por Jon Bernthal como Julian Kaye em uma releitura atual do icônico filme de 1980. "Gigolô Americano" narra a história de Julian Kaye (Bernthal) após cumprir injustamente uma pena de 15 anos de prisão e ser libertado, enquanto mostra

A

POR CAROL BORGES

O Star+ irá ampliar seu catálogo de séries brasileiras. A plataforma de “streaming” deu início às gravações de “Últimas Férias”. O drama investigativo chega ao serviço no ano que vem. A produção conta a história de um grupo de jovens que têm a viagem de férias surpreendida por uma tragédia. O elenco conta com Lara Tremouroux e Filipe Bragança.

Divulgação

seu relacionamento complicado com sua ex-amante Michelle (Gretchen Mol), sua mãe e também diversas pessoas que o traíram. Julian luta para se conciliar entre seu passado e o homem que é hoje, a detetive Sunday (Rosie O'Donnell) procura a verdade sobre o assassinato que enviou Julian para a prisão por todos aqueles anos, desenterrando uma situação muito maior.

HORÁRIO NOBRE

DISPUTA DOCE

costumada aos holofotes desde cedo, Jade Picon aproveita todas as oportunidades da vida. Durante os testes para “Travessia”, próxima novela das nove, a influenciadora digital agarrou a chance de fazer sua estreia nos folhetins. “Quando essa oportunidade chegou, eu já imaginei que viriam críticas. Se eu for cantar, atuar ou empreender, sempre terá alguém para criticar. Sempre vai ter gente falando bem ou mal. Eu não podia deixar essa oportunidade passar por conta

FEMININOSTABUS

rá o “reality show” de namoro “Match nas Estrelas”.

O humorista Hélio de La Peña fará uma participação especial na segunda temporada da série “A Sogra que Te Pariu”, original Netflix. Sem data de estreia prevista, a produção é estrelada por Rodrigo Sant'Anna.

Em matéria de serviços, a região é auto suficiente. Até porque, no local, é possível encontrar grandes redes de hospitais particulares, clínicas médicas, de cuidados com a estética e salões de beleza. Do mesmo modo, há uma grande quantida-

A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022 9 354 anosTATUAPÉ

Quando o assunto é gastronomia, existem as mais variadas opções. É possível escolher entre as culinárias italiana, portuguesa, árabe e japonesa com facilidade. Hamburguerias, pizzarias, espetarias, casas de carne gourmet e hortifrutis são outras opções que agradam, e muito, os tatuapeenses. Por fim, não se pode esquecer as tradicionais, requintadas e deliciosas padarias. Atualmente, elas oferecem buffet de café da manhã, almoço, lanches da tarde, happy hour, rodízios de sopas, pizzas e muito mais.

Bairro permanece em constantes mudanças e avanços tecnológicos

de de lojas de rua que vendem de tudo, bem como as inúmeras lanchonetes.Naáreada educação, instituições de ensino renomadas oferecem vagas que vão do berçário ao ensino bilingue. Além disso, o bairro dispõe de estabelecimentos de ensino integral, cursinhos de preparação universitária, sem contar as universidades.

Com uma população estimada em mais de 90 mil habitantes, o Tatuapé está entre os bairros mais queridos e importantes de São Paulo. Com vida própria e cercado por importantes ligações viárias e linhas de metrô, trem e ônibus, tornouse referência para quem está em busca de um imóvel para morar

lazer estão os parques do Piqueri e Ceret. No campo da formação intelectual e do conhecimento o Tatuapé oferece quatro bibliotecas: Cassiano Ricardo, Hans Christian Andersen, Professor Arnaldo Magalhães Giácomo e Paulo Sérgio Duarte Milliet. Para completar, o bairro ainda é sede do Sport Club Corinthians Paulista.

A região também conta com bares, arenas de esportes e shows e três shoppings. Ainda na área de

ou abrir o seu próprio negócio.

mento em que o bairro se tornou o maior fornecedor de hortifrutis para a cidade de São Paulo.

Fotos:

Fundação do Tatuapé, chegada das indústrias e a guinada

Ahistória do Tatuapé come ça a ser escrita no ano de 1567. Com o intuito de le galizar as suas terras, Brás Cubas entregou ao capitão-mor, Jorge Ferreira, uma petição. A proprie dade, se assim pode-se dizer, fi cava na região dos “índios pique ris”, que hoje fica entre as atuais avenidas Salim Farah Maluf e Celso Garcia. Passados 100 anos, surge por estas mesmas bandas o padre Mateus Nunes de Siqueira. Ele tornou as terras produtivas e mandou construir uma casa que, anos mais tarde, viria a ser co nhecida como a Casa do Tatuapé.

coisa interessante. Os donos das indústrias começaram a comprar terrenos no Tatuapé para instalar suas novas sedes. E quem iria imaginar que por volta de 1978 o Tatuapé se tornaria um dos prin cipais bairros da Zona Leste e ganharia tanta notoriedade. Suas famosas chácaras e sítios deram lugar a uma imensidão de pré dios e centros comerciais que não pararam de se multiplicar. Para os mais antigos, ficou a saudade de um bairro rural e com ares do interior, além de extremamente verde.

tes. Foi também neste período da história que muitos proprietários de terras ganharam notorieda de. Entre eles estavam Antonio Camardo e Francisco Marengo, detentores de enormes parreirais. Marengo, inclusive, ficou nacio nalmente conhecido e chegou a receber em suas terras pessoas ilustres do governo.

O padre Mateus também fez uma petição desta propriedade e a encaminhou à Câmara Munici pal, solicitando a doação de um terreno vazio que ia até o rio Tie tê. A carta tinha como registro o dia 5 de setembro de 1668, data esta que ficou sendo considerada como a de fundação do Tatuapé. Em meados de 1850, com a che gada dos imigrantes, boa parte dos estrangeiros veio para o Ta tuapé. Eles se instalaram princi palmente próximo às margens do rio Tietê. E foi neste mo

TRADIÇÃO

A TRANSFORMAÇÃO

Passada a fase agrícola, o Tatua pé enveredou para a era industrial. Ela começou mais ou menos em 1935 e se estendeu até meados de 1960, 1970. Foi quando teve iní cio a fase terciária da economia. Só que, como os bairros do Brás, Pari e Mooca não comportavam mais o crescimento de suas in dústrias, acabou ocorrendo outra

As chácaras ainda dominavam o Tatuapé em 1940

desfiles militares, de bandas e fanfarras. Durante muitos anos, o antigo Conselho Comunitário de São Paulo organizou o evento que contava com gincanas, apre sentações e concurso de reda ção. Quem viveu aquela época costumava dizer: “Me lembro

Serraria Santa Rosa, na avenida Celso Garcia (foto de 1926)

Complexo Celite, que ficava na Rua Serra de Botucatu e hoje abriga vários edifícios residenciais. A partir de 1935 a região deu um salto com a transição da fase agrícola para a industrial Acervo Histórico Gazeta do Tatuapé

Os moradores mais antigos se lembram das festas para co memorar o aniversário do Tatu apé. Era comum, inclusive, ver

10 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022ESPECIALTATUAPE 354 anos HISTÓRIA SURPREENDENTE

Carta do padre Mateus oficializa o surgimento do bairro em 5 de setembro de 1668

Do Tatuapé saía toda a pro dução que abastecia o mercado central e os bairros mais distan

da minha mãe comprando leite e verdura de um senhor que passa va com a sua charrete na rua!”. “Era tudo de terra”. “Costumá vamos ficar sentados na porta de casa e todos se conheciam”. “As crianças brincavam de pião, bo linha de gude e jogavam bola.”

11www.gazetavirtual.com.brSÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022 ESPECIALTATUAPE 354 anos

A Rua Emília Marengo exis te desde o dia 20 de junho de 1963. Sua denominação ante rior era Estrada de Caguassu.

Uma homenagem ao doutor Jo aquim José de Azevedo Soares.

Fotos: Acervo Histórico Gazeta do Tatuapé

A família Marengo, pelo que construiu na região, está entre as mais importantes

Ruas do Tatuapé homenageiam educadores, jornalistas e locais

Rua Serra de Bragança, quase sem imóveis, em foto de 1940 Rua Cantagalo, próximo à Rua Apucarana, em foto de 1948

Como tinha várias glebas de terra no Tatuapé, em acordo com sua esposa, Cândida Borba de Aze

Dentre tantos endereços tradi cionais da região, nesta edição odestaque vai para alguns que figuram entre os mais pesqui sados e frequentados do bairro.

A homenagem foi para Anto nio de Barros, um povoador setecentista e morador de São Paulo. Na função de vereador, em 21 de novembro de 1737, foi designado para servir como administrador do conserto do trecho do Caminho do Mar e respectivas pontes e aterrados.

Em 24 de agosto de 1916 ocorreu a abertura da Rua Cantagalo. A sua denomina

Na mesma data também foi re gistrada a Rua Azevedo Soares.

elho Gonçalves Lisboa, edu cador e político que nasceu no ano de 1859, na cidade de Paraíba do Norte. Formado em Direito pela Faculdade de Re cife, tomou parte na propagan da abolicionista e republicana na época do Império.

Já a Rua Apucarana foi aber ta ao trânsito em 1916 e seu nome remete a uma serra da antiga província de São Paulo que hoje pertencente ao Estado do Paraná. Nela os antigos mo radores da cidade exploravam oouro, que não era abundante.

12 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022ESPECIALTATUAPE 354 anos CURIOSIDADES

C

ção deve-se à existência de uma chácara de dez mil metros quadrados que se localizava no número 48 e pertencia ao casal Cesário Pereira Galero e Maria Lacaz Galero. A senhora era nascida na cidade de Cantaga lo, no Estado do Rio, e daí o seuRegistradanome. no mesmo dia que a Rua Cantagalo, a Rua Coelho Lisboa homenageia João Co

vedo Soares, doou à igreja o ter reno que deu sede à nova capela de Nossa Senhora do Bom Parto.

om 8,2 quilômetros, o Tatuapé é formado por 427 ruas e 25 praças.

Rua Coelho Lisboa, próximo à Rua Itapeti, em foto de 1957

Mansão da Chácara Marengo, que ficava em frente à atual Rua Serra de Bragança. Foto de 1927

Rua Cesário Galeno em foto dos anos de 1980

A Rua Antonio de Barros foi oficializada em maio de 1911.

Francisco Marengo ao lado do seu filho César; Maria Buonano (à esq.) e Emília Marengo. Foto da década de 1920

de Bragança, quase encostada na Serra da Mantiqueira.

Em 15 de junho de 1908 foi aberta aos carros a Avenida Celso Garcia. A sua denomi nação anterior era Avenida da Intendência, mas passou a ho menagear Afonso Celso Gar cia da Luz, que se formou em Direito pela Faculdade de São Paulo em 1895 e dedicou a sua vida à advocacia e ao jornalis mo. Com espírito culto, orador e homem de grandes recursos, conquistou gerais simpatias, principalmente entre as clas ses operárias, das quais foi um grande amigo e defensor.

SILVIOPRAÇAROMERO

São Paulo que corre do sudeste para o Diferentenoroeste.dela, a Rua Tijuco Preto foi fundada em 23 de ja neiro de 1918. Seu nome vem da cidade de São Sebastião do Tijuco Preto, antigo nome do atual município de Pirajú.

13www.gazetavirtual.com.brSÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022 ESPECIALTATUAPE 354 anos

A Rua Icaraí foi fundada em 1915 e seu nome é uma home nagem a uma praia de Niterói, localizada na cidade do Rio de Janeiro.ARua Itapeti está em ativi dade desde 1916 e refere-se à uma serra do Estado de São Paulo que se junta entre os rios Tietê e Paraíba com o morro da Barra, desenvolvendo-se de pois para noroeste até o muni cípio de Guararema.

era o mais antigo jornalista do Brasil. Formou-se pela Facul dade de Direito, em 1882, e ingressou na política em 1883. Também foi sócio-fundador do Instituto Histórico e Geográfi co de São Paulo.

de Estância, interior sergi pano, e ingressou na políti ca em 1879, quando eleito deputado provincial. Em 1896, foi aceita a sua inclusão como membro-fun dador da Academia Brasilei ra de Letras. Em 1900, já em pleno regime republicano, foi eleito deputado federal pelo Estado de Sergipe. Sil vio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero faleceu no dia 18 de julho de 1914, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 21 de dezembro de 1915 foi fundada a Rua Cesário Ga leno. Trata-se de uma homena gem a Cesário Pereira Galero, que nasceu no dia 25 de fe vereiro de 1850, na cidade de Açores, Portugal. Em São Pau lo, ele trabalhou no ramo da hotelaria e acabou sendo pro prietário dos hotéis Nacional e Brasil, localizados na Avenida Rangel Pestana. Como possuía várias áreas no Tatuapé, doou parte delas à Prefeitura para a abertura da rua que virou Ce sário Galeno.

Quem ganhou um capítulo especial foi a Praça Silvio Romero, considerada um dos cartões postais do Tatu apé. Ela existe desde 11 de abril de 1931, e seu nome é uma homenagem a Silvio Vasconcelos da Silveira Ra mos Romero. Ele nasceu na Vila do Lagarto, Sergipe, em 21 de abril de 1851 e, como estudante, colaborou com diversos jornais de Re cife. Após a sua graduação, foi promotor na localidade

Capela de N.Sra. da Imaculada Conceição, na Praça Silvio Romero, anunciando “em breve a nova matriz”, em foto de 1960

354 ANOS PARABÉNS, PARABÉNS, TATUAPÉ! DUAS VEZES MAIS ALEGRIA FAZER PARTE DA HISTÓRIA DO BAIRRO MAIS LEGAL DA ZONA LESTE. Fotos: Acervo Histórico Gazeta do Tatuapé

A Avenida Azevedo passou a existir no dia 31 de janeiro de 1928. É uma homenagem ao conde-doutor José Vicente de Azevedo, que nasceu no dia 7 de julho de 1859 e faleceu no dia 3 de março de 1944. Ele

Em atividade desde o dia 17 de outubro de 1929, a Rua Vi lela é uma homenagem a José Vilela de Magalhães, um an tigo proprietário de uma gle ba de terra com frente para a Avenida Celso Garcia e fundos para as proximidades da via férrea da Central do Brasil.

A Rua Serra de Botucatu, também aberta em 1916, refe re-se a uma serra do Estado de

Emília Marengo era esposa de Francisco Marengo, sendo uma pessoa muito querida pelo povo por sua dedicação às pes soas em situação de vulnerabi lidade.Também em 1916 surgiu a Rua Francisco Marengo. O imigrante Francisco Marengo nasceu em Piemonte, na Itália, em 1875. Ele chegou ao Bra sil em 1884 e, com a morte de seu pai, em 1897, assumiu os negócios da família. A Chá cara Marengo ficava entre as atuais ruas Serra de Bragan ça, Cantagalo, Monte Serrat e Francisco Marengo, sendo uma importante distribuidora de uvas nacionalmente conhe cida. O espírito empreendedor de Francisco Marengo lhe ren deu reconhecimento ainda em vida. Ele morreu no dia 2 de maio de 1959.

O histórico da Rua Itapu ra, aberta em agosto de 1916, remete a uma antiga colônia militar e estabelecimento na val existente junto à margem direita do Rio Tietê. A criação das diversas colônias Itapura, Avanhandava e outras visava facilitar e garantir as comuni cações com o Estado de Mato Grosso. O significado da pa lavra em tupi-guarani é: ita = pedra; pura = que emerge das águas.Registrada no mesmo ano da anterior, a Rua Serra de Bragança tem a denominação oriunda da serra que se inicia depois de Atibaia e alcança sua maior altitude junto à cidade

Manifestação em homenagem ao governo de Getúlio Vargas na Avenida Celso Garcia, próximo à Rua Antonio de Barros, em 1942

A Rua Antonio Camardo, criada em 9 de maio de 1958, homenageia o imigrante italiano Antonio Camardo, que chegou ao Brasil em 1896. Após cum prir um ano de contrato em uma fazenda de Itatiba, transferiu-se para São Paulo, ao Tatuapé. Em pregou as suas economias em grandes glebas de terra e chegou a ser um dos mais importantes proprietários do bairro.

No minucioso trabalho, o autor relata como, em cada período, desenvolveram-se os setores de: educação, cul-

O significado da palavra Tatuapé, segundo o emérito e saudoso professor da USP –Universidade de São Paulo, Silveira Bueno, em seu Voca-

Afinal, temos muito orgulho de fazer parte dessa história!

Definição Etimológica

O

Definição Folclórica Como todo o nome próprio dado a acidentes geográficos ou a vilas, cidades ou povoados é um topônimo. Portanto, dentro dessa definição se enquadra o nome do nosso bairro: Tatuapé. E qual é o significado desse Baseando-nostopônimo?em ditos populares pode-se dizer que Tatuapé provém de conversa de caçadores que discutiam sobre a conveniência ou não de caçar o tatu a pé. Outros contam que o nome surgiu quando os moradores da parte baixa do bairro, próxima do rio, ao referirem-se às caçadas de tatu na parte alta, de mata mais densa, diziam ser

historiador e escritor Pedro Abarca lança uma nova luz sobre o bairro com o livro “História do Tatuapé”. Em primeiro lugar, ele contesta aqueles que afirmam que o início da exploração da região por Braz Cubas se deu em 1560.

Divulgação

Depois, com base em suas pesquisas e em trabalhos de grandes historiadores, Abarca faz retroagir essa data para 1544, portanto, dez anos antes da chegada dos jesuítas. “Tal afirmação faz sentido, pois é sabido que Braz Cubas já produzia vinho em seu sítio no Tatuapé em 1551. Em uma de suas cartas opadre Manuel da Nóbrega se referia ao bom vinho de São Paulo”, destaca.

isso possível só indo a pé. Mesmo sendo lendas, uma coisa fica clara, a região era habitada por grande quantidade de tatus. Abandonando essas versões folclóricas e atendo-se aos estudiosos pode-se dizer que a palavra é de origem tupi-guarani.

tura, saúde, política, justiça, segurança, religião, comércio e serviços. Dada a riqueza de detalhes e a profundidade do texto, a “História do Tatuapé” passa a ser uma leitura obrigatória para historiadores, professores, pesquisadores, estudantes e para todos

Trabalho mostra como se desenvolveram a educação, cultura, saúde, política, justiça, entre outros setores

Para facilitar a compreensão do leitor, Abarca dividiu seu texto em cinco períodos: Martim Afonso de Souza chega ao Brasil e com ele Braz Cubas; a atuação do padre Mateus Nunes de Siqueira (considerado o fundador do bairro) e a famosa petição que deu base para a data de fundação do Tatuapé; a chegada dos imigrantes, o que redunda na fase agrícola da região; o desenvolvimento e o final do período industrial; e o “boom” imobiliário e a atual fase terciária da economia.

origem do nome O que significa Tatuapé

bulário Tupi-Guarani-Português, TATU: nome geral das várias espécies de mamíferos da ordem dos dasipodídeos. Casco encorpado, encouraçado. APÉ: caminho, estrada. Logo, Tatuapé: caminho do tatu. Segundo o tupinólogo J.David Jorge, TA significa casco, couraça; TU, denso, grosso, ou seja, animal de casco denso e grosso; APÉ, caminho, trilho. Logo, Tatuapé significaria caminho do tatu. Extraído de seu livro: O Tupi em São Paulo. Diante dos conceitos folclóricos e etimológicos, a melhor opção é pelo segundo, visto representar a definição dada por esses dois eminentes mestres.

14 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022ESPECIALTATUAPE 354 anos

Livro é leitura obrigatória para professores, estudantes e aos que gostam da região

aqueles que se interessam pela história de São Paulo e de todos os seus bairros. Para informações sobre como adquirir o seu exemplar, entre em contato com o escritor pelo fone 2092-6258 ou pelo site com.br.www.historiadotatuape.

‘HISTÓRIA DO TATUAPÉ’

Bairro se revela em pesquisa do historiador Pedro Abarca

A estátua de David, que está no Ceret, foi feita pelo Liceu de Artes e Ofícios de SP, em 1930

CAPELA DE SÃO JORGE Dentro do Lar Sírio, na Rua

Para quem não conhece, o Tatuapé agrega ao turismo

Uma oportunidade de fotografar e dividir as experiências no Ins tagram @gazetadotatuape com a #tatuape354anos.OParquedo Piqueri, por exemplo, não poderia ficar de fora da lista. O destaque come ça com a casa onde funciona a administração do parque. Ela era do italiano Saule Carpinelli,

iniciadas em 1945, fica na esqui na da Avenida Celso Garcia com a Cesário Galeno. Comprado em 1972, pela CIC Calçados, o prédio abrigou os dois empreendimentos durante algum tempo (loja no 1º andar e cinema no 2º), até que o cinema fechou. O letreiro “S. Jor ge” foi mantido na frente do imó vel para quem quiser conhecer ou relembrar os velhos tempos.

O Lar Sírio tem uma réplica, em menor escala, da imponente Cate dral Ortodoxa

A casa principal, infelizmente, foi demolida. No parque também há um ancoradouro do Rio Tietê.

as ruas Serra de Bragança e Serra de Botucatu. Lá, se pode encon trar uma capela erguida no pátio central, construída pelo proprietá rio do terreno, há mais de 50 anos. A obra continua intacta, sendo cuidada pelos moradores do local.

No ano de 1940, o então prefeito Prestes Maia mandou instalar a escultura em frente à antiga con cha acústica do Estádio do Paca embu. Anos mais tarde, em 1969, a obra foi retirada para a constru ção do tobogã e só viria a público novamente em 1975, com a inau guração do Ceret. Ainda no Ceret, a escultura Jano Jovem e Jano Sênior, do artista Valdir Rocha, que fica logo na entrada do Ceret, pesa cerca de 850 quilos. Ela foi inaugurada no dia 1º de maio e

15www.gazetavirtual.com.brSÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022 ESPECIALTATUAPE 354 anos INSTAGRAMÁVEL

Lugares e imóveis mostram como o bairro foi gravando a sua marca na história da cidade

na década de 1930. Ele veio ao Brasil para administrar a Chácara do Piqueri, da família Matarazzo, onde havia um grande pomar, horta, granja e áreas destinadas à criação de cavalos e búfalos.

Seguindo para a Rua Guabiju, mais especificamente no número 49, encontra-se a Casa do Tatu apé, a construção mais antiga do bairro, com o seu primeiro re gistro tendo sido feito em 1698. Construída em taipa de pilão, foi

veio direto do Jardim da Luz para oTatuapé. Ela ficava no encontro das ruas Prates, Mauá e José Pau lino e foi retirada em 1930. Mais de 40 anos depois da remoção, o portão foi reinstalado no parque.

Para festejar os 354 anos do Tatuapé, nada melhor do que também visitar pontos históricos e turísticos do bairro.

Fotos: Grupo Leste

No Parque do Piqueri ainda é possível encontrar o ancoradouro do Rio Tietê que pertencia aos Matarazzo

Uma outra curiosidade do parque é o portão principal, no qual está gravado o ano de 1901. A peça

tem os olhos vazados, para que as pessoas possam enxergar através do personagem. A figura de Jano é associada a portas (entrada e saída), bem como a transições. A sua face dupla também simboliza opassado e o futuro.

CASA DO TATUAPÉ

A estátua de David, localizada no estacionamento do Ceret, é uma réplica da obra original do ar tista italiano Michelangelo. Com 5 metros de altura, a obra foi feita em argamassa pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em 1930.

ESTÁTUA DE DAVID

16 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 18 DE SETEMBRO DE 2022ESPECIALTATUAPE 354 anos WWW.DIALOGO.COM.BR @dialogoengenharia

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.