Gazeta do Tatuapé - 2421

Page 1

PROGRAME-SE Ceret terá festa

RUA ARNALDO CINTRA

Até quando esperar?

Nos próximos dias 15 e 16, das 10 às 19 horas, o Ceret estará em festa. Na oportunidade, o espaço receberá o evento “Fazenda no parque”. O encontro promete reunir barracas de doces e praças de alimentação. Serão vendidos: feijão tropeiro, baião de dois, torresmo e outras delícias. Nos mesmos dias o público ainda terá áreas de artesanato, bazar e variedades.> VEJA + Página 3

TATUAPÉ

Projeto Bairro Blindado

Empresa de tecnologia quer implantar sistema de segurança que projeta e garante em contrato a redução de 50% dos crimes cometidos na região, através de inteligência artificial e utilização de tecnologia militar. > VEJA + Página 3

@GAZETADOTATUAPE /GRUPOLESTETV @GAZETATATUAPE FIQUE AINDA + CONECTADO COM A REGIÃO: /GAZETADOTATUAPE As cheias da Rua Arnaldo Cintra, no Tatuapé, voltam a prejudicar moradores. Condôminos de prédios localizados próximos à Avenida Condessa Elizabeth Robiano ficaram ilhados por horas. Por outro lado, a Prefeitura ainda não ofereceu solução concreta para a questão. H á meses as pessoas esperam pelo andamento de um projeto de drenagem que já foi aprovado. > VEJA + Página 3 Grupo Leste
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANO 48 N0 2.421SÃO PAULO, 2 DE OUTUBRO DE 2022 informação com responsabilidade acesse nosso portal: www.gAZETAVIRTUAL.com.br
11 2095-8200FALE CONOSCO PELO Grupo Leste

Comércios

tecnologia

Dependência tecnológica

Precisamos manter o foco na segurança

regularizar o uso do espaço público, para comércios e prestadores de serviços, a Prefeitura criou o programa “Tô Legal!”. Com ele, vários ambulantes conseguiram se organizar em praças e ruas, entretanto, por outro lado, há muitas pessoas sem informação e também existem outras que tentam burlar o sistema. Fato é que, em muitos endereços não ocorre nenhum tipo de controle sobre a atividade dos camelôs.

Para

No caso do projeto municipal, o dono do food truck ou de uma barraca tem o direito de permanecer por 90 dias no mesmo local. No entanto, muitos microempreendedores, que querem fortalecer sua clientela, não aceitam ir embora três meses depois de se instalarem. Com isso, eles cam até que a scalização chame a atenção para o descumprimento do prazo. O descontentamento se dá pelo fato deles terem de reiniciar o processo de abordagem dos consumidores em outro lugar. Além disso, nem sempre é possível encontrar vagas em pontos próximos ao anterior.

Outro fator delicado relaciona-se às pessoas que estão há anos desempregadas e decidiram vender produtos ou alimentos nas ruas. A maioria não tem condição de pagar impostos para conseguir a autorização do “Tô Legal!”. Dessa maneira, usam o pouco dinheiro restante de uma indenização, após pagar as contas, e se arriscam em um negócio, muitas vezes sem ter o mínimo tino para comércio. Como a intenção real é a de conseguir sobreviver, investem sem saber, ao certo, se precisam passar por um curso na Vigilância Sanitária, por exemplo.

Em meio a essa realidade, estão ainda aqueles que usam a via pública para comercializar produtos de origem duvidosa, como maços de cigarro de marcas desconhecidas e CDs de lmes ou jogos pirateados. Para completar a lista, aparecem os ambulantes “ xos”, identi cados por estacionarem seus veículos “restaurantes” em determinados espaços e os “abandonarem”. É como se a área pública fosse cativa, não importando se envolta do carro junte lixo ou mato. Em alguns casos, inclusive, esses comerciantes substituem as rodas dos food trucks por cavaletes.

São realidades às quais a Subprefeitura Mooca não alcança por não ter servidores su cientes. Para se ter uma ideia, o raio de ação do órgão percorre Brás, Pari, Mooca, Belém, Tatuapé e Água Rasa. Ou seja, a sub precisa de equipes de homens e mulheres para percorrer aproximadamente 15 quilômetros, por onde estão espalhados os estabelecimentos e ambulantes no horário comercial e durante a noite. Aliás, para tentar amenizar a impossibilidade de scalizar tudo, foram repassadas para a GCM várias atividades que não lhe pertenciam.

No papel o “Tô Legal!” parece bom, contudo, na prática, a Prefeitura terá de se aproximar mais da realidade. Servidores terão de iniciar um censo com os ambulantes para veri car como favorecer os comércios formais e informais. Caso contrário, todos vão perder.

acontecendo

PLANO DIRETOR

As 32 subprefeituras estão recebendo a população interessada em entregar propostas para a Revisão Intermediária do Plano Diretor Estratégico (PDE). Basta o munícipe dirigir-se a qualquer uma das praças de atendimento.

O prazo para contribuir com a Etapa 2 da Revisão vai até 24 de outubro. Os endereços das praças estão no link: https://bit.ly/3SmYw20. Na praça de atendimento desejada, é possível solicitar o formulário de propostas para a revisão e escrever a contribuição.

Quem preferir também pode levar um documento previamente preenchido e somente protocolar.

As propostas podem ser feitas de forma individual ou coletiva.

Cada cidadão também pode elaborar quantas propostas quiser.

As propostas vão subsidiar a Prefeitura na elaboração de um Projeto de Lei para ajustes no PDE.

Os últimos tempos apontam novos modelos e novas formas de utilização da tecnologia e das redes virtuais. A internet teve seus acessos intensificados e mostra-se cada vez mais indispensável na vida das pessoas. Atualizando notícias, apresentando atividades de entretenimento, aproximando pessoas e ampliando o afeto virtual, onde o físico precisou ser reinventado. É a tecnologia dominando o cotidiano e trazendo impactos positivos e negativos para os seus usuários.

A mudança no perfil de consumo está diretamente associada ao fato de que os hábitos foram totalmente transformados. A modalidade home office está sendo amplamente utilizada por diversas empresas e demonstra que veio para ficar. A utilização de aplicativos de abastecimento por delivery também cresceu assustadoramente. A aula on-line hoje já é uma realidade para muitas crianças, jovens e adultos. Além de vídeo chamadas, lives e inúmeras plataformas que já existiam, mas que adquiriram um status de ferramentas habituais e corriqueiras, fazendo parte do dia a dia de um número muito maior de pessoas.

Do ponto de vista psicológico, destaco a precaução com essa dependência tecnológica como sendo um fator de alerta para que a utilização das mídias não se torne uma doença e se associe a outros distúrbios psíquicos nocivos ao ser humano.

Quando o consumo de tecnologia atende às necessidades profissionais ou do entretenimento e lazer - sem substituir prazeres simples como a

interação familiar, sem descuidar do trabalho ou dos estudos, sem conflito com os relacionamentos pessoais -, não há o risco de uma dependência cibernética. No entanto, devemos ficar atentos a tudo o que foge do controle. Se o pouco tempo em que não se está conectado vem a sensação de vazio, dor, sofrimento e angústia, devemos acionar o botão vermelho, pois algo pode estar errado. Sofrer pela abstinência e demonstrar desconforto diante da impossibilidade de uso das redes, pode ser um sinal de que o indivíduo está criando amarrações mentais e psicológicas em relação ao consumo desta tecnologia.

O consumidor tecnológico compulsivo acha sem graça a vida sem a internet. Se irrita quando o acesso é restrito. Perde horas de sono conectado e até deixa de se alimentar ou se alimenta mal - com o rosto colado às telas e teclando -, o que impossibilita uma mastigação correta e pausada, sem apreciar o sabor dos alimentos, uma vez que a atenção não está voltada para a refeição. E só de imaginar que pode estar perdendo as atualizações das redes, já demonstra mal-estar ao sentir-se excluído.

Que fique claro que o mundo tecnológico também nos apresentou muitas vantagens, no entanto, temos a inversão destes valores quando o excesso é implantado, tornando urgente a adaptação do uso dessas ferramentas. A dependência tecnológica pode estar de mãos dadas com sintomas de doenças psicológicas.

espaço do síndico

Condomínios com academia

Salas

de ginástica em condomínios têm sido um espaço cada vez mais utilizado pelos moradores.

Boa parte dos novos empreendimentos já oferecem este benefício. Caso o condomínio não tenha, é possível implantar uma.

Para isso, entretanto, são necessários alguns cuidados, principalmente na compra dos equipamentos e na escolha do espaço onde funcionará a academia.

Em São Paulo, onde existem cerca de 28 mil condomínios, estima-se que apenas 10% possuam salas de ginástica com equipamentos.

Se pensar que esse espaço pode atrair moradores e valorizar o condomínio, já que se trata de um diferencial, vale a pena avaliar a questão.

Em relação ao número de moradores que utilizam a academia, hoje calcula-se em 20%, em média, mas o cenário pode mudar.

Isso porque, a academia no condomínio, quando bem equipada, é um incentivo para quem quer praticar algum esporte, mas tem preguiça de ir até uma academia convencional, e um conforto para que tem pouco tempo para malhar. Isso também vale para aqueles condomínios que já possuem sala de ginástica, mas o local está degradado e é pouco utilizado.

Uma consultoria com empresas que desenham projetos pode dar vida nova à academia e estimular os moradores à prática de exercícios.

Muitas vezes, soluções simples como pintura, colocação de espelhos e compra de alguns acessórios são suficientes para ter um ambiente renovado e propício para a prática saudável da atividade física.

Um ponto bastante importante e nem sempre lembrado é a presença de um professor, que torna a prática esportiva mais saudável – o custo desse profissional não é alto e pode ser partilhado entre os moradores que forem utilizar o serviço.

Outro ponto importante é a escolha do local. “Um espaço agradável é importante para estimular os usuários”, afirma Jorge Baker, gerente comercial de empresa especializada em equipamentos para academias e que confecciona projetos para condomínios.

Estabelecer regras para o uso da academia é extremamente importante. Com elas, você terá um controle de quem frequenta e evitará problemas caso alguém use os equipamentos sem respeitar as normas.

Se você tem academia em seu condomínio e ainda não tem regulamento, pode aproveitar as dicas para elaborar um. O documento deve ter, entre outros pontos, dias e horários para frequência e uma cláusula dando ao usuário a responsabilidade de repor qualquer peça no caso de quebra.

Crianças podem utilizar a academia, a partir dos oito anos, desde que com acompanhamento de um profissional. O mercado já dispõe de equipamentos com ergonomia voltada para crianças. Elas trabalham a atividade física sem uso de cargas excessivas de peso.

Para garantir mais durabilidade aos equipamentos e bem-estar aos usuários da academia, é fundamental o trabalho de manutenção. Quando os aparelhos são novos, o síndico não precisa se preocupar muito pois existe o período da garantia.

ESTÁGIO

Aprovado na Câmara Municipal, o PL 551/22 possibilita a Prefeitura contratar estagiários pelo período de 6 horas, com bolsa-estágio de R$ 1.346,25, além de auxílio refeição de R$ 25,00 por dia de estágio, o que representa um aporte de cerca de R$ 550,00. Esse é o mesmo valor do benefício pago aos servidores da administração direta. O texto segue agora para a sanção do prefeito. O objetivo da Prefeitura é tornar o programa de estágio mais atrativo, em conjunto com o aumento de vagas ofertadas. Serão 9.238 vagas, podendo chegar a quase 19 mil, sendo que o excedente é exclusivamente para educação.

A nova lei atende uma solicitação da Secretaria de Educação para melhorar o atendimento ao estudante de Pedagogia. Para os estágios a estudantes de nível médio não há alterações.

IPVA

A Prefeitura mantém o benefício do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para donos de carros elétricos ou movidos a hidrogênio em 2023. Esse dinheiro pode ser usado para desconto no IPTU ou ser recebido em conta bancária.

O decreto nº 61.819 faz parte da política de estimular a aquisição desses veículos. O valor a ser restituído é a quota-parte disponível do IPVA pertencente ao Município, descontado o percentual destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para ter direito, o veículo deverá estar cadastrado no Renavam, com o código que indique uso de eletricidade ou gás hidrogênio como combustível, de forma exclusiva ou em associação com outros combustíveis.

surtiram efeito na ponta e influíram nesses novos resultados.

Ocaminho

do combate à criminalidade, em busca de uma segurança pública exemplar, com quedas consideráveis nos índices, é longo e de muitos percalços. As políticas precisam ser sempre pensadas a longo prazo e integradas entre níveis federal, estadual e municipal. Não é uma tarefa fácil, mas precisa ser enfrentada e planejada pelos novos governantes.

Nos últimos anos, sentimos uma melhora nos dados, como mostra o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que foi atualizado no último mês. O estudo aponta uma redução nas mortes violentas no ano de 2021. A queda foi de 6,5%, sendo um total de 47.503 vítimas.

Ainda é um número muito alto, mas é o início de uma mudança na curva, que seguiu crescente por muitos anos. Políticas públicas colocadas em prática, aliadas ao aumento das tecnologias e inteligências para combater o crime,

Em 2021, a média foi de 22,3 mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Um grande desafio ainda é a disparidade entre Estados. Enquanto o Amapá possui uma taxa de 53,8 mortes para cada 100 mil habitantes, em São Paulo, este número é de 7,9. Por isso, os novos mandatários do País terão de pensar, cada vez mais, em políticas que possam equilibrar essas taxas em todo o território nacional. Uma boa prática é o intercâmbio de ideias entre as federações. O que está dando certo, precisa servir de exemplo e ser replicado, conforme a realidade de cada localidade.

Uma esperança crescente para o futuro é o acesso à internet. A chegada do 5G e a disseminação dessa tecnologia devem facilitar as ações. Além da possibilidade do uso de soluções avançadas, a troca de informação entre todos os Estados deve ser aprimorada. Mapeamento de facções criminosas, assim como estratégias para asfixiar financeiramente essas organizações, são ações que podem e devem ser ampliadas.

O endurecimento das medidas

contra o tráfico de drogas também é um caminho muito importante para ser aprofundado. Quanto mais apertarmos o cerco e criarmos leis mais atuais e severas para punir quem pratica esse tipo de crime, mais inibiremos o crescimento e fortalecimento dessas práticas ilegais.

Os novos governantes terão a missão de elevar o combate ao crime e melhorar ainda mais as estatísticas atuais. Existe já um caminho que começou a ser percorrido e precisa ser seguido. As diminuições nas taxas de mortes violentas não podem servir para afrouxar o combate. Muito pelo contrário. Precisa servir de estímulo para nos mostrar que existe, sim, possibilidade de vencermos essa guerra e evitarmos muitas mortes. Nesse sentido, é preciso criar mais mecanismos de inteligência para que os gráficos e dados estatísticos sejam cada vez mais transparentes. Até para que o detalhamento do material sirva de exemplo a todos.

Colégio Drummond sagrou-se campeão Estadual de Futsal

O Colégio Drummond sagrou-se campeão estadual de Futsal na última sexta-feira, dia 30/09, na cidade de Lindóia, no Interior do Estado. Com o título na Categoria Sub-14 do JEESP 2022 - Jogos Escolares do Estado de São Paulo, que reuniu os principais colégios de SP, o Drummond se credenciou a representar São Paulo no Campeonato Brasileiro Escolar, que será realizado em novembro no Rio de Janeiro. A campanha do Drummond, de forma invicta, foi espetacular com 83 gols marcados, o que possibilitou também amealhar o troféu de artilheiro do torneio ao jogador Robert Ibanez, com 22 gols.

Marco Antônio Barbosa é mestre em Administração de Empresas, MBA em Finanças e pós-graduado em Marketing e Negócios Andréa Ladislau é doutora em Psicanálise e pós-graduada em Psicopedagogia e Inclusão Social
PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu Silva Diretor de Arte: Gabriel Henrique Pinho Romano EXPEDIENTE 2 OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 2 DE OUTUBRO DE 2022 editorial
OPINIÃO Impressão: editorial

COTIDIANOFATOS

JARDIM ANÁLIA FRANCO Ceret receberá o ‘Fazenda no Parque’ com doces e comidas

TATUAPÉ

Moradores da Rua Arnaldo Cintra não têm sossego com enchentes

Naúltima terça-feira, dia 27, moradores da Rua Arnaldo Cintra, próximo à Avenida Condessa Elizabeth Robiano, Tatuapé, voltaram a sofrer com as enchentes. As águas bloquearam em parte a fluidez do trânsito na região e também impediram condôminos de entrar e sair de seus apartamentos. Segundo quem vive no entorno, o transbordamento do córrego Tatuapé e a falta de limpeza das bocas de lobo das vias colaboram com os alagamentos.

Diante das constantes reclamações e cobranças, há seis meses a Subprefeitura Mooca informou que haveria intervenções contra enchentes na Rua Arnaldo Cintra, no Tatuapé. Conforme o órgão, na época havia sido aprovado o projeto para as obras de drenagem e captação de águas superficiais através de tubulações. Nesse sentido, a subprefeitura relatou ainda

que o plano aguardava a captação de recursos para execução.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) esclareceu que os trabalhos para recomposição de 200 metros de galeria junto ao córrego Maranhão, entre as ruas Icaraí e Urumajó, no Tatuapé, foram concluídas em abril deste ano. Além das novas galerias, a Siurb informou ter executado reforma do pavimento, passeio, guia e sarjeta no entorno da obra.

A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) relatou que, entre janeiro e junho deste ano, foram limpos 1.150 metros de galerias, mais de 14.021 metros de ramais, 36 bocas de lobo, além de 11 poços de visita e 51.861 m² de margens de córregos na região da Mooca.

Apesar dos dados revelados pela Prefeitura, quem sente na

TATUAPÉ

pele a dificuldade de sair de casa questiona as ações. A moradora Sara Ramos, por exemplo, afirma não ter recebido nenhum tipo de retorno da secretaria responsável pelas obras. Ela disse, ainda, que as limpezas parecem ser superficiais, pois não duram. Condôminos dos edifícios residenciais Vivace Park e Vivace Club afirmam que o local necessita de intervenções estruturais, como a construção de novos piscinões.

Em dezembro de 2021, a Subprefeitura Mooca informou que o projeto para as obras de drenagem da rua estava aprovado. O órgão também havia dito que seria feita a captação de águas superficiais através de tubulações e que o custo de toda a intervenção estava estimado em R$ 1.200.000,00. Apesar disso, a subprefeitura ficaria no aguardo da disponibilidade da verba.

Empresa de tecnologia quer transformar o bairro em um dos mais seguros de SP

Com a promessa audaciosa, empresários do Tatuapé querem transformar o bairro em um dos mais seguros de São Paulo, reduzindo em pelo menos 50% a criminalidade na região e garantindo isso em contrato

Notícias recorrentes sobre crimes ocorridos na região não são novidade para os moradores do Tatuapé, e as ocorrências seguem aumentando em ritmo acelerado.

A cobrança das autoridades para ações efetivas é constante, porém, mesmo com boa vontade do poder público, a burocracia e orçamento limitam as melhorias, que vêm se mostrando insuficientes para conter o aumento da criminalidade.

BAIRRO BLINDADO

Almejando mudar esse cenário, o projeto “Bairro Blindado Baskem”, idealizado por empresários do Tatuapé, tem o objetivo de reduzir os problemas de insegurança da região, prometendo em contrato a impressionante redução de 50% dos crimes.

Confiante, Adriel Giomo, diretor executivo da Baskem, explica: “Somos uma empresa de tecnologia focada na área de segurança pública, com 10 anos de experiência, já fornecemos ferramentas para atividades de inteligência, investigação e redução de crimes para o Estado. Com as tecnologias hoje disponíveis, e sem amarras burocráticas, temos convicção que somos capazes de criar mecanismos para atingir nossa promessa”.

A proposta do projeto “Bairro Blindado Baskem” é fazer com que essas tecnologias avançadas cheguem de forma ágil e efetiva para combater a criminalidade no Tatuapé.

PILARES

Monitoramento 24 horas com inteligência artificial de toda a área do bairro: Instalação de

câmeras com tecnologia militar em 80% das ruas, analisando de forma autónoma veículos com placas e movimentações suspeitas, assim como pedestres, aliado a um centro de comando integrado, monitorado por especialistas em segurança.

Divulgação da vigilância exercida através da mídia para que criminosos tomem conhecimento e evitem a região. Comunicação rápida e direta com forças públicas aumentando a eficiência da ronda policial, abordagem e soluções de crimes.

“Com essas ações, dificultaremos o exercício da criminalidade. Para os crimes que ainda ocorrerem, teremos informações para estudá-los e criar novos mecanismos para evitá-los”, e completa: “outras ações como utilização de drones, rondas próprias, sistemas interligados aos bancos para evitar golpes com Pix, etc, serão analisadas”

Além de trazer tranquilidade para os moradores, a redução

de crimes no Tatuapé pode valorizar a região e ainda reduzir custos com seguros de veículos.

ADESÕES

O desafio para viabilizar o projeto é contar com uma ampla adesão para manter o valor com excelente custo-benefício: R$ 0,40/m² para condomínios e residências e a partir de R$159,00 para comércios, cobrados apenas se houver adesão mínima e com 2 meses de carência após início efetivo.

Em uma segunda etapa, haverá um sistema de “cashback”, possibilitando restituir 100% da mensalidade em descontos nos comércios e seguradoras, tornando o projeto ainda mais atrativo.

Adriel conclui: “Precisamos de apoio! Faça parte, compartilhe com vizinhos e síndicos”.

MAIS INFORMAÇÕES

Site: baskem.com.br Instagram: @baskem.technology Telefone e WhatsApp: (11) 99802-1795

OCentro

Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret) receberá, nos próximos dias 15 e 16, das 10 às 19 horas, a “Fazenda no parque”. De acordo com os organizadores, haverá espaços de doces e praças de alimentação. Nesses locais, serão comercializados: feijão tropeiro, baião de dois, torresmo e outras delícias.

O Ceret oferecerá, ainda, áreas de artesanato, bazar e variedades.

O público também poderá se divertir com shows ao vivo, touro mecânico e brinquedos infláveis.

Em várias oportunidades o centro esportivo tem demonstrado a capacidade de conciliar eventos com as características de espaço de esportes. Passaram pelo local encontros como o Festival de Cultura Brasil-Japão, o Cosplay

Word Masters Brasil, Festa Julina com Festival do Morango, além de diversas feiras gastronômicas. As festas, que já reuniram milhares de pessoas, continuam agregando visitantes ao Jardim Anália Franco.

Com a proximidade dos meses mais quentes, a coordenação de esportes do Ceret sugere que as pessoas interessadas em utilizar as piscinas procurem a secretaria. Dessa forma, o clube poderá providenciar as carteirinhas com mais tranquilidade e os usuários terão mais tempo para desfrutar da maior piscina da América Latina. Sem contar as piscinas olímpica e infantil, que também estarão prontas para receber os frequentadores.

O clube possui uma área de 286 mil metros quadrados. Cerca de 90% é constituído de verde, garantindo aos visitantes a possi-

bilidade de respirar um ar mais puro. Os esportistas podem aproveitar as pistas de caminhada e de corrida. Há espaço para os profissionais e aos amadores em percursos que vão dos 400 até os 2.200 metros. No local existem campos de futebol, quadras poliesportivas e de tênis.

Por estar entre as maiores áreas verdes da cidade, também é possível observar uma grande quantidade de aves no local. Entre as mais de 20 espécies estão: o sabiá-do-campo, quero-quero, asa-branca e o periquito-rico. Há ainda o lago com carpas e a horta urbana, com frutas, verduras e hortaliças, que recebe visitas a partir de agendamento. Por fim, é impossível esquecer da réplica da estátua de Davi, de Michelangelo, que está na entrada do centro esportivo.

Alguns carros ficaram parados por pelo menos uma hora para as águas baixarem
Secretaria das Subprefeituras prometeu buscar a agilidade nas obras, porém, plano está parado Divulgação O centro esportivo tornou-se um polo de eventos gastronômicos na cidade Além dos shows ao vivo, o espaço terá brinquedos e muita diversão para adultos e crianças Os empresários Artur Fernandes, Adriel Giomo e Caio Savastano
www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 2 DE OUTUBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 3

COTIDIANOFATOS

HORA DO VOTO

Os destinos do Estado e do País estão nas mãos dos eleitores

Já se preparou para votar?

Hoje, dia 2, primeiro turno das eleições, estão em disputa cinco cargos: deputada ou deputado federal, deputada ou deputado estadual, senadora ou senador, governadora ou governador, e, por último, presidenta ou presidente da República.

As eleitoras e eleitores devem comparecer ao seu local de votação, das 8 às 17 horas, levando um documento de identificação com foto. Esse documento pode ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a habilitação, o passaporte, entre outros. O e-Título também é aceito desde que contenha foto, o que ocorre nos casos em que a pessoa fez a coleta dos dados biométricos na Justiça Eleitoral.

É importante comparecer ao local de votação com os números anotados, de modo que o exercício do voto aconteça de forma ágil e segura. Isso contribuirá para que o processo transcorra dentro

da normalidade em cada seção eleitoral. Antes de escolher suas candidatas e candidatos, é imprescindível obter informações sobre os concorrentes, quais são as suas propostas, se o discurso condiz com a respectiva história, ou seja, conferir elementos que contribuirão para um voto consciente e responsável.

O indivíduo pode manifestar a sua preferência por partido, candidata ou candidato, desde que a atitude aconteça de forma discreta. Ela é permitida por meio de bandeiras, broches, adesivos ou mesmo uma camiseta, desde que não seja padronizada.

É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico dentro da cabina de votação. O equipamento deve ser deixado na mesa receptora de votos ou sobre uma mesa que estará posicionada ao lado da cabine de votação. O aparelho será coletado logo após o voto e não será manuseado pelas mesárias e mesários.

EXEMPLO NA ZL

Festa mostra a força da Vila Luiza no avanço do Tatuapé

Bairro revela a sua capacidade de organização e agrada grande parte dos moradores

Nosábado anterior, dia 24, a Associação de Moradores da Vila Luiza realizou um grande evento em homenagem aos 354 anos do Tatuapé.

De acordo com representantes da associação, a Vila Luiza é parte integrante do bairro. Além disso, a região possui grande relevância com relação à sua localização por ser divisa dos bairros do Tatuapé e Penha, ficando a aproximadamente 800 metros da estação Carrão/ Assaí do Metrô e a 700 metros da estação Penha/Besni do Metrô.

Do mesmo modo, a Vila Luiza promove a conexão dos bairros de Vila Matilde, Penha, Vila Ré, Aricanduva, entre outros, com a região central de São Paulo. Isso porque o local fornece acessos as avenidas Radial Leste, Celso Garcia, Aricanduva e Marginal do Tietê, nos dois sentidos. O mesmo ocorre com o município de Gua-

rulhos, uma vez que a Vila Luiza está a menos de 1 quilômetro das rodovias Dutra, Ayrton Senna e Fernão Dias.

APOIO

A homenagem ao Tatuapé contou com a participação e apoio de grupos e instituições como: Conseg Parque São Jorge, 5ª Cia. do 8º Batalhão da PM, 52º Distrito Policial - Parque São Jorge, Guarda Civil Metropolitana, Subprefeitura Mooca, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Cades Mooca (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Lar Sírio e Associação Caminho de Casa. Entidades privadas: Art Soft Soluções Empresariais, padaria Paço de Ouro, Academia do Polidor, Hi-Tech

Components, BJ Segurança Ocupacional (Bombeiros Privados e 1º. Socorros), Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e Universidade Cruzeiro do Sul.

A Vila Luiza, que pertence ao Parque São Jorge, Tatuapé, está sob a administração da Subprefeitura Mooca. O bairro, que sofre com problemas de falta de infraestrutura de manutenção, sinalização viária e iluminação, também espera por projetos de habitação e assistência social, principalmente para a Comunidade Esmaga Sapo. Por outro lado, a região passou a fazer parte do mapa da segurança da 5ª Cia. do 8º Batalhão da PM. No entanto, quem vive na Vila tem a esperança de construir um lugar mais seguro.

Crianças que participaram de partidas de futebol receberam lanches, além de troféus O Cades Mooca, em conjunto com outras instituições, promoveu o plantio de várias árvores
É importante comparecer ao local de votação com os números anotados
É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico dentro da cabina de votação
www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 2 DE OUTUBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 4
Arquivo

Parque é opção para caminhada, corrida e passeio com crianças

Acidade

tem várias áreas verdes e espaços de lazer. Entre eles está o Parque Sabesp Mooca – Fiori Gigliotti, que já se tornou um dos pontos de encontro tradicionais na região. Como um dos importantes polos de descanso e bem-estar da Zona Leste, o local foi totalmente revitalizado para oferecer ainda mais opções de diversão aos frequentadores. Agora, esses investimentos podem ser conferidos e aproveitados por quem for à Avenida Paes de Barros, 2.107, das 6 às 19 horas.

PLAYGROUND

Além de amplo terreno arborizado, o local possui trilha e pistas para caminhadas, playground, ecoposto para coleta seletiva, bicicletário, equipamentos e estrutura sustentáveis. O lugar ainda oferece espaços para variadas atividades esportivas e culturais, espelho d’água, sanitários, rampa acessível e instalações restauradas erguidas no início do século passado.

ÁRVORES

A flora do local conta com 206 novas árvores (50 de pequeno porte nas calçadas e 156 dentro do parque), além de cerca de três mil novos arbustos e trepadeiras. Entre as espécies presentes, há mirindiba rosa, chuva de ouro, mulun-

gu, ipê rosa, ipê amarelo, caroba, quaresmeira, aroeira salsa e sibipiruna.

Quanto à fauna, é possível ver pássaros principalmente nas árvores remanescentes do terreno, preservadas antes de sua criação. Não há lanchonetes no interior do parque, mas nas ruas próximas existem vários restaurantes, bares e comércios, que podem fornecer alimentos e bebidas.

BICICLETAS

É possível levar cachorros, desde que estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Bicicletas acima de aro 14 são proibidas, como também os skates.

CHEGAR A PÉ

Quem quiser conhecer o local usando transporte público pode usar as linhas de ônibus de números 311C-10 (Pq. São Lucas / Bom Retiro), 373M-10 (Jd. Guai-

raca / Shop. Metrô Tatuapé), 373T-10 (Jd. Itápolis / Metrô Bresser), 573A-10 (Metrô Bresser / Vila Alpina), 2101-41(Praça Sílvio Romero / Vila Prudente), 3112-10 (Vila Industrial / Metrô Belém) e 3160-10 (Terminal Vila Prudente / Terminal Pq. D. Pedro II).

HOMENAGEM

O denominação do parque faz justiça a um nome ligado à paixão pelo bairro, a cidade e ao esporte. Fiori Gigliotti, narrador dos momentos mais emocionantes do futebol ao longo de mais de cinco décadas, morou na Mooca por 12 anos, logo após sua chegada a São Paulo. Seu apartamento ficava na própria Avenida Paes de Barros, próximo à esquina com a Rua Jumana, a cinco quadras do parque que agora leva seu nome.

O local possui trilha e pistas para caminhadas, playground e ecoposto para coleta seletiva Situado na Avenida Paes de Barros, 2.107, o parque recebe os visitantes das 6 às 19 horas
www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 2 DE OUTUBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 5COTIDIANOFATOS Já fez seus exames? Realize seus exames de imagem e análises clínicas no Biofast Tatuapé. Unidade Tatuapé: Rua Itapura, 1.007 Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; e aos sábados, das 7h às 12h. Espaço exclusivo Saúde da Mulher Check-up com 20% DE DESCONTO em até 10X sem juros * Agendamento de exames: 11 5180-7750 *Parcela mínima de R$ 30,00 no cartão de crédito. *Aceitamos os cartões de crédito: Mastercard, Visa, Amex e Elo. *Responsáveis Técnicos: Cândido Gregório Sarmet Moreira Damas dos Santos - CRMSP: 67081 e Eva Rosenfeld - CRBM: 2707. *Desconto válido até novembro de 2022. ai165963901924_AF_36758-22_BIOFAST_ANUNCIO_REVISTA_TATUAPE_146mmx266mm_FO_V02_TIM.pdf 1 04/08/22 15:50 MOOCA
A flora conta com 206 novas árvores, além de cerca de três mil arbustos e trepadeiras
Fotos: arquivo

DELIVERY

receita

Bombas de abacaxi

Ingredientes

para a massa choux: 170 ml de leite; 70 g de manteiga; 1½ colher (chá) de açúcar; ½ colher (chá) de sal refinado; 100 g de farinha de trigo; 3 ovos (140 g). Ingredientes para o abacaxi salteado: 1 abacaxi-vitória de cerca de 200 g; 20 g de manteiga; 35 g de açúcar demerara; 2 colheres (chá) de rum aromatizado com coco. Ingredientes do creme de baunilha: Creme de confeiteiro: 370 ml de leite; 25 g de manteiga; 3 gemas (70 g); 80 g de açúcar; 20 g de farinha de trigo; 25 g de amido de milho; 1 fava de baunilha; 140 ml de creme de leite fresco. Glaçagem: 500 g de fondant; uma pitada de baunilha em pó; 1 ou 2 gotas de corante alimentício amarelo; 50 g de glucose. Decoração: 50 g de amêndoas laminadas; uma pitada de ouro em pó comestível.

Material necessário: 2 sacos de confeitar – 1 bico pitanga 8B – 1 bico perlê liso no 12 – 1 bico perlê liso no 6.

DISPONHA E ASSE A MASSA CHOUX: Transfira a massa choux para um saco de confeitar com bico pitanga 8B. Preaqueça o forno a 180 ºC. Forre uma assadeira rasa com papel-manteiga e, com o saco de confeitar, disponha por cima bastonetes de massa choux de cerca de 10 cm de comprimento, de maneira que não se toquem. Asse por 35 minutos e abra levemente a porta do forno a cada 2 minutos para deixar o vapor escapar.

PREPARE O ABACAXI SALTEADO: Descasque e corte o abacaxi em fatias finas e então em pequenos cubos. Em uma frigideira, caramelize a manteiga com o açúcar demerara, acrescente os cubos de abacaxi e salteie por 3 minutos. Acrescente o rum e continue refogando por 1 minuto. Escorra os cubos de abacaxi.

PREPARE O CREME DE BAUNILHA: Coloque o creme de confeiteiro em uma tigela e incorpore as sementes da fava de baunilha raspada. Refrigere por pelo menos 1 hora. Bata o creme de leite fresco até ficar firme e não cair do batedor manual. Bata o creme de confeiteiro de baunilha para alisá-lo. Incorpore um pouco do creme de leite batido ao creme de confeiteiro de baunilha, batendo para deixar o preparado macio. Incorpore o resto de creme batido delicadamente.

FAÇA A MONTAGEM: Misture os cubos de abacaxi com o creme de baunilha e transfira o preparado para um saco de confeitar com bico no 12. Abra as bombas pelo comprimento e recheie-as com o creme do saco de confeitar.

FAÇA A GLAÇAGEM E A DECORAÇÃO: Em uma panela, aqueça o fondant com a baunilha e o corante até chegar a 30 ºC no termômetro culinário. Acrescente a glucose e um pouco de água se o fondant estiver espesso demais. Retire do fogo, deixe amornar, mergulhe a superfície das bombas no fondant e alise com o dedo. Misture as amêndoas laminadas e o ouro em pó e enfeite as bombas.

Anunciando todo mundo vê! Anuncie: 2095-8200 VIU? Rende 15 bombas. Preparo: 1h15 + 15 min para a massa choux + 15 min para o creme de confeiteiro. Cozimento: 35 min. Refrigeração: 1 hora. Conservação: 2 dias na geladeira.

VIU?

GASTRONOMIA
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 2 DE OUTUBRO DE 20226

CULTURAARTES

Canal Zap

Sonho meu

Micheli Machado voltará ao vídeo em breve. A atriz, que estava no elenco de “Quanto Mais Vida, Melhor!”, está escalada para “Todas as Flores”, nova novela original Globoplay, que estreia em outubro. “Fiquei muito feliz com a chance de emendar os projetos. Queria emendar sempre, né? Espero que no final de ‘Todas as Flores’ já tenha novas produções engatilhadas”, torce. Na história escrita por

João Emanuel Carneiro, ela viverá Chininha, que é casada com Darci, papel de Xande de Pilares. Noveleira ávida, ela vai embora de casa para morar com um novo homem que jura ser produtor de cinema e seu novo amor, o Joca, de Mumuzinho. “A Chininha se entrega de corpo e alma para todas as situações que ela enfrenta. E é uma mulher que vive dos sonhos. Ela escolheu viver o sonho do casamento primeiro, mas não vai deixar passar o sonho profissional de ser atriz”, adianta.

Patinhas potentes Divulgação

HUMOR EM

CAMPO

Marcelo Adnet comandará o quadro “Que Doha É Essa?”, do “Central da Copa”, que irá ao ar na Globo. O humorista promete dar voz a todos os sentimentos do povo sobre a Copa ao longo do campeonato internacional.

TEMPO BÍBLICO

Paloma Bernardi estará na próxima temporada de “Reis”, da Record. Na história bíblica, ela viverá a personagem Bate-Seba.

ROMANCE FOLHETINESCO

Estrelada por Malu Mader e Fábio Assunção, a novela “Força de Um Desejo” voltará ao ar no Viva. O folhetim, que irá substituir “Alma Gêmea”, estreia no dia 24 de outubro. Exibida originalmente em 1999, a trama é assinada por Gilberto Braga. Selton Mello, Reginaldo Faria e Sônia Braga também integram o elenco.

RISO FIXO

Alexandre Régis entrará para o elenco fixo da segunda temporada de “A Sogra que Te Pariu”, original Netflix. O humorístico,

que ainda não tem data de estreia prevista, é protagonizado por Rodrigo Sant'Anna.

NOVELA

DAS SETE

Jean Paulo Campos, que ficou conhecido por viver o personagem Cirilo no “remake” de “Carrossel”, irá estrear na Globo. O ator está escalado para “Vai na Fé”, próxima novela das sete. Atualmente, ele participa das primeiras leituras ao lado do elenco. O folhetim tem estreia prevista para janeiro.

MISTÉRIO

E CRIME

Débora Nascimento irá protagonizar a série “Cenas de Um Crime”, que será produzida pela VIS, a divisão internacional de estúdios da Paramount. O projeto segue a história de uma investigação policial sobre um assassinato brutal que termina revelando vários segredos de uma das sociedades ocultas do Brasil mais poderosas.

PARA ESCOLHER

A trama de “A Próxima Vítima” contará com uma novidade no Globoplay. A novela, que já está disponível na plataforma

de “streaming”, tem dois finais. Além do desfecho exibido na Globo, o serviço “on demand” publicou também uma versão alternativa, gravada para a exibição na Globo Internacional na ocasião.

CRIMES DE REPERCUSSÃO

A HBO Max seguirá investindo no gênero “true crime”. A plataforma de “streaming” irá desenvolver uma série documental sobre o assassinato do menino Henry Borel. O projeto é baseado no livro “Caso Henry: Morte Anunciada”, da jornalista Paolla Serra. A proposta é abordar a morte do menino Henry Borel, de quatro anos, na madrugada do dia 8 de março de 2021, no Rio de Janeiro. O menino foi assassinado no apartamento onde morava com a mãe Monique Medeiros e o padrasto, o médico e então vereador Jairo Souza Santos Júnior, mais conhecido como Dr. Jairinho.

NOVA FUNÇÃO

Lucas Gutierrez irá reforçar o time do “Central da Copa” direto do Catar. No país sede da Copa do Mundo, o apresentador ficará responsável por mostrar a

temperatura da torcida brasileira “in loco”. “Desta vez eu vou me divertir de outra forma. ‘Central da Copa’ vai revisitar os fatos mais bacanas do dia de uma forma leve e bem-humorada. Será o momento da descontração”, afirma.

TOQUE NACIONAL

O brasileiro André Lamoglia voltará ao ar na sexta temporada da série “Elite”, original Netflix. A produção espanhola estreia no dia 18 de novembro. Na trama, ele interpreta o jovem Iván, filho de um famoso jogador de futebol que firmou sua carreira na Espanha.

NOVO PROJETO

Fabrício Boliveira irá estrelar a série “Cenas de Um Crime”, do VIS, a divisão internacional de estúdios da Paramount. A trama é produzida por José Henrique Fonseca e Eduardo Pop.

BOLA EM CAMPO

O SBT transmite, na próxima terça, dia 4 de outubro, o jogo entre Inter de Milão e Barcelona pela fase de grupos da Champions League.

(HBO Max)

Chega à HBO Max o primeiro filme de animação original da "DC - DC LIGA DOS SUPERPETS". O filme segue um grupo de animais de estimação que se tornam super-heróis em uma divertida aventura enquanto lutam com suas habilidades recém-descobertas para salvar o dia. Liderado por Krypto, a produção combina o amor de animais de estimação e super-heróis em uma história universalmente

(HBO Max)

identificável com humor, emoção e personagens adoráveis. Krypto e Super-Homem, além de compartilhar as mesmas superpotências, são os melhores amigos que combatem o crime lado a lado em Metropolis. Quando Super-Homem e o resto da Liga da Justiça são sequestrados, Krypto deve convencer uma matilha de refugiados - Ace, PB, Merton, e Chip - a dominar seus novos poderes e ajudá-lo a resgatar os super-heróis.

Raios poderosos

"Thor: Amor e Trovão", da Marvel Studios, estreia no Disney+. O mais novo longa do personagem encontra o Deus do Trovão numa jornada diferente de tudo o que já enfrentou – a procura pela paz interior. Mas a reforma de Thor é interrompida por um assassino galáctico conhecido como Gorr, o Carniceiro dos Deuses, que procura a extinção dos deuses. Para combater a ameaça, Thor pede a ajuda do Rei Valkiria, de Korg e da ex-namorada Jane Foster, que – para surpresa de Thor – empunha inexplicavelmente o seu martelo mágico, Mjolnir, e se intitula a Poderosa Thor. Juntos, eles embarcam em uma angustiante aventura cósmica

para descobrir o mistério da vingança do Carniceiro dos Deuses e detê-lo antes que seja tarde demais. Com roteiro e direção de Taika Waititi, o filme conta com nomes como Chris Hemsworth, Christian Bale, Tessa Thompson, Jaimie Alexander, Russell Crowe e Natalie Portman no elenco.

POR CAROL BORGES Divulgação Micheli Machado
www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 2 DE OUTUBRO DE 2022 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail cultura@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 7
SÉRIES / filmes

VITRINENEGOCIOS

UNIDADE VILA CARRÃO

Supera Ginástica para o Cérebro comemora 4 anos de existência

No atendimento são trabalhadas questões cognitivas do cérebro, como memória, visão espacial, foco, concentração, autoestima... entre outras

Em setembro, a unidade Vila Carrão do Supera Ginástica para o Cérebro festejou os seus 4 anos de existência. Nesse período, o Supera se transformou em um importante ponto de apoio às pessoas que sofreram algum tipo de dano cognitivo causado pela Covid-19. Além disso, se fortaleceu como um dos principais agentes de formação de crianças e jovens.

Desenvolvendo a memória para os idosos terem uma boa qualidade de vida, a unidade se solidarizou com as famílias pela lembrança do dia 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

Desde que foi criado, o Supera tem se preocupado em elevar o nível de consciência das pessoas para os cuidados com a saúde mental prevenindo doenças e melhorando a memória de todos. Durante o atendimento são trabalhadas algumas habilidades cognitivas. Similarmente, a unidade atua na melhora da qualidade de vida e na reconstrução de laços emocionais e de relacionamento.

Por outro lado, o atendimento de crianças e jovens é direcionado para a melhora da atenção, memorização e aprimoramento do raciocínio lógico. Com isso, eles podem aumentar a capacidade de concentração e, consequentemente, de absorção de conteúdos de matérias escolares. Assim, também, os estudantes podem atingir maiores notas em testes de vestibular, por exemplo.

Atualmente, o Supera Carrão oferece teste cognitivo gratuito a pessoas com mais de 60 anos. Igualmente, mantém o serviço para crianças e adolescentes interessados em participar da avaliação. Toda essa qualidade no atendimento tem refl etido no crescimento do número de alunos e também na integração entre os mais idosos e os jovens. Tanto que, em um dos passeios, organizados pela unidade, para o Museu da Ilusão, cada adolescente deu atenção a um dos idosos.

Pais, responsáveis, fi lhos ou netos que quiserem saber mais sobre o trabalho promovido pelo Supera podem agendar uma visita pelo telefone 2092-3796 ou WhatsApp: 96020-1409. Quem preferir, ainda pode ir pessoalmente à Rua Evangelina, 1.409.

O Método é voltado para todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e 60+. O aluno mais novo na unidade tem 6 anos e o mais velho 92 anos
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 2 DE OUTUBRO DE 20228
GRUPO ARMSTRONG ®
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.