Gazeta São Mateus
DE OLHO NOS FATOS ANO XXIV - Nº 437
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
1ª Quinzena de Maio de 2017
Jovens formados como Guias Ambientais no Jardim São Francisco
A
Zeladoria Ambiental reuniu no dia 05 de maio na Associação Nova Esperança São Francisco os jovens formados na capacitação para atuarem como Guias Ambientais no Jardim São Francisco Global que poderão exercitar sua cidadania ambiental atuando em São Mateus, principalmente em suas comunidades. Durante o evento os técnicos responsáveis pela formação expuseram aos convidados presentes como foi a formatação do curso com seus respectivos módulos que deram conta de proporcionar um aprendizado amplo e articulado para a ação. Todas as temáticas e conteúdos foram oferecidos na perspectiva da construção conjunta dos saberes e da exploração de potencialidades e interesse específicos dos jovens. Planejamento, reflexão, construção de projetos, de planos, oficinas de fotografia para perpetuar os olhares sobre as condições sócio ambientais da região fizeram parte do aprendizado teórico e prático.
Pg. 3
L A I R O T EDI
Pg. 2
Aprovada reforma trabalhista será terra arrasada para trabalhadores
ARTIGO
O JOVEM E O MERCADO DE TRABALHO
O
OPINIÃ
Cidade linda não envolve São Mateus
Saúde Pública uma preocupação de todos
N
Pg. 5
ão precisamos ir muito longe de casa para constatarmos a decadência em que se encontra a saúde pública brasileira, basta comparecer a qualquer unidade pública de saúde, seja municipal ou estadual, que logo na entrada notamos filas enormes, desorganização no atendimento, corredores lotados, falta de médicos e demais profissionais de saúde
Pré-vestibular gratuito nos CEUs A i m p o r t â n c i a d a c o l e t a seletiva de lixo nas escolas Pg. 6
H
Ve r e a d o r G i l s o n B a r r e t o
oje peço a sua atenção para um projeto de lei que apresentei na Câmara Municipal. É a proposta de criação do Cursinho Solidário nas unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Esse curso gratuito será destinado às pessoas que, apesar de não se sentirem preparadas para concorrer às vagas disponíveis nos vestibulares, lutam para conquistar a chance de ingressar nas universidades. O uso desses espaços dos CEUs, em parceria com professores voluntários das universidades públicas e particulares, permitirá a realização do sonho de cursar o ensino superior e, assim, proporcionará um futuro melhor às pessoas menos favorecidas.
A
coleta seletiva de resíduos é muito importante para o processo de formação dos alunos, uma vez que o meio ambiente é parte integrante e fundamental do planeta.
Pg. 4
R e m o ç ã o d e c a r c a ç a s Pesquisa aponta que 503 n o P a r q u e d a s F l o r e s mulheres sofrem agressões Pg.6
físicas a cada hora no Brasil
Pag. 7
Você já plantou sua árvore
A
Prefeitura Regional São Mateus realizou entre os dias 08 e 10 de maio a remoção de 21 carcaças de veículos abandonados na Rua Lírios, no Parque das Flores e contou com o apoio da Polícia Militar (PM). A ação faz parte dos diversos serviços de zeladoria que a Regional São Mateus realiza diariamente. O principal objetivo é minimizar os transtornos que esses carros causam à população e também diminuir os riscos de dengue, já que muitos deles estão em péssimo estado de conservação.
A
lgum tempo atrás falar em preservação do meio ambiente era algo muito distante das nossas vidas cotidianas. Coisa de cientista e de biólogo. Os temas eram exóticos e até curiosos, como, por exemplo, o descarte do lixo nuclear ou a proteção dos ursos pandas.
Pg. 3