Gazeta São Mateus
22
DE OLHO NOS FATOS
ANO XXII - Nº 406
Parque São Rafael
2ª Quinzena de Novembro de 2015
Iguatemi
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
Mariana vira um mar de lama O Ã I N I P O
a2
Págin
Terror lá e violência aqui
A
morte de 127 pessoas vítimas dos ataques terroristas em solo francês no início de novembro é algo a ser lamentado, como vem ocorrendo por aqui e por grande parte do mundo civilizado. Atos de terror, tais como os impetrados pelos radicais muçulmanos do Estado Islâmico ou por qualquer outra designação ou motivação tem que ter o repúdio veemente da sociedade.
L A I R O T EDI
a2
Págin
Micro reflexão sobre a crise política
E
m nosso artigo passado argumentávamos que o Brasil passa por mais uma crise, nem a primeira nem a última e, em linhas gerais resultante do encontro de sub-crises: econômica, ética e política. No artigo anterior abordamos a questão pelo olhar da economia. Agora vamos tentar alinhavar, sucintamente, argumentos para indicar a existência também de uma crise política.
M
Nem sabemos o que tem na lama uitos se perguntam do que é composta a lama que continua se movimentando como um tsunami matando o Rio Doce, invadindo cidades e agora praias. As mineradoras não tem permitido que os institutos, universidades ou qualquer outro tipo de entidade competente façam um monitoramento à parte ao que ela própria estará sendo obrigada a apresentar as SEMAs. Mas, do pouco que se pode aferir elementos tóxicos, como cádmio, chumbo, Página 3 mercúrio e outros tem sido detectados em quantidades elevadas.
Planeta terá déficit de 40% em abastecimento de Página 4 água até 2030
Estudo da Unesco chama atenção para volume de água usado na geração de energia e destaca importância de fontes renováveis
Jilmar Tatto recebe comissão de comerciantes de São Mateus
Desperdício de alimentos é o maior fator de geração de resíduos orgânicos
Página 4
J
E ilmar Tatto e seus quase quinze assessores mantiveram – se irredutíveis em relação ao assunto, o secretario afirmou, que existe pressão sobre o prefeito Fernando Haddad por parte de deputados, vereadores, padres e usuários do transporte público, para que a decisão seja mantida e que o caso não é tão simples. Página 5
m todo o mundo o desperdício de alimentos atinge 1,3 milhão de toneladas ao ano, o que corresponde a cerca de 30% da produção mundial. Além das perdas causadas por este desperdício, o descarte de alimentos traz um grande impacto sobre a geração de resíduos. Em inúmeros países, inclusive no Brasil, o material orgânico chega a representar mais de 50% da geração total de resíduos, sendo que os alimentos são parte expressiva deste montante.