
7 minute read
Maricá convoca a população para o Fórum Preparatório da 10ª Conferência Municipal de Saúde
APrefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoverá no dia 10/02, das 8h às 15h, o Fórum Preparatório da 10ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”, com debate sobre temas principais que farão parte da conferência. O encontro será aberto ao público e acontecerá no Espaço Sal da Terra (Rua Álvares de Castro, 234, no Centro), com inscrições no local do evento.
balhamos dia e noite, para proporcionar oportunidades e reverter o triste quadro da desocupação total. E trazer a Bienal da UNE para cá nos dá a esperança de que essa transformação é possível e de que estamos no caminho certo – disse o secretário da Juventude, Salvino Oliveira. Em novembro do ano passado, a JUVRio também patrocinou a Semana da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, um encontro intercontinental entre os presidentes e representantes de nove Conselhos Nacionais de Juventude dos estados-membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. As autoridades estiveram no Rio de Janeiro pela primeira vez para uma intensa agenda de debates e cooperação internacional, uma realização conjunta da JUVRio com o Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FJCPLP) e o Conselho Nacional de Juventude do Brasil (Conjuve), em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, a Prefeitura do Rio e a Câmara de Vereadores da cidade.
Advertisement
O evento
A 13ª Bienal da UNE –Festival dos Estudantes é composta por uma vasta programação e por mostras de produções de estudantes em oito áreas: artes do corpo, artes visuais, audiovisual, fotografia, literatura, música, jogos digitais e mostra científica. Além da mostra sele- cionada, ocorrem debates e exibições de filmes pela Mostra Convidada.
Essa edição é regida pelo tema Um Rio Chamado Brasil – Afluentes da Reconstrução e contará com atrações e mostras que representam a diversidade cultural brasileira, a ancestralidade, fé e territórios. O Festival é um importante espaço de difusão e formulação da arte produzida por estudantes de todo país, refletindo a conjuntura artística, cultural e política da atualidade.
Ao longo de mais de 20 anos, o festival já esteve outras vezes no Rio de Janeiro, além de São Paulo, Recife e Olinda, e contou com a presença de personalidades como Leci Brandão, Alceu Valença, Zé Celso, Nação Zumbi, Tom Zé, J. Borges, Aleida Guevara, Gilberto Gil, Antônio Pitanga, Erik Rocha, Elza Soares, Ariano Suassuna, Racionais MC’s, Criolo, Emicida, Pitty e muitos outros personagens da cultura brasileira e latino-americana. Para credenciamento, preencha o formulário.
Serviço
13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes Quando: 2 a 5 de fevereiro de 2023; Onde: Rio de Janeiro (RJ) –Fundição Progresso e Arcos da Lapa; Quem pode participar?
Aberto ao público no geral, de todas as idades; Valores para estudantes (alojamento e transporte no RJ) : R$ 170 e R$ 150 (para estudantes cotistas, ProUni e Fies). Selecionados das mostras serão isentos do valor da inscrição. Site oficial: https://bienaldaune.com.br/

A iniciativa tem como papel essencial o fortalecimento da participação popular e o controle social na elaboração de políticas públicas para a saúde da cidade, propondo também diálogos sobre projetos já existentes, o que é fundamental para trazer mais qualidade aos serviços. Nessa edição, o fórum abordará os seguintes eixos temáticos: o Brasil que temos e o Brasil que queremos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.


A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou a importância do encontro para mobilizar a população maricaense e proporcionar um ambiente de trocas fundamentais para a área, algo essencial para a formulação de políticas públicas e de defesa do SUS na cidade.
“O Fórum Preparatório da Conferência Municipal é um momento de diálogo entre sociedade civil e poder público, buscando a elaboração de políticas de saúde alinhadas às demandas dos moradores, algo que traz melhorias aos serviços que oferecemos. Essa é a base para assegurar a participação dos maricaenses e o controle social, fiscalizando nosso trabalho e deliberando sobre tópicos importantes. Por isso, convido toda a população a participar, trazendo sua contribuição para que a saúde de Maricá avance cada vez mais”, ressaltou.
Bruno Lougon, presi- dente do Conselho Municipal de Saúde, garantiu que o fórum é um espaço democrático e potente, possibilitando a participação social de forma mais ampla e impactando os serviços oferecidos.
“Estamos na etapa preparatória da 10ª Conferência Municipal de Saúde. O objetivo desse encontro é fortalecer a conexão entre os participantes para que, através da opinião, da troca de experiências e necessidades observadas, sejam construídas ideias coletivas para a área, com políticas públicas que garantam mais direitos, na defesa da vida e da democracia. É de suma importância a participação da sociedade, o que ajudará no fortalecimento da saúde de Maricá”, concluiu.
Serviço:
Fórum Preparatório da 10ª Conferência Municipal de Saúde
Data: sexta-feira, 10/02
Horário: 8h às 15h
Local: Espaço Sal da Terra
Endereço: Rua Álvares de Castro, 234, Centro Inscrições: no local, no dia do evento.
Volta Ao Mundo
Explosão
Mais de 30 cidades do País entram em estado de emergência, ontem

Pelo menos 61 pessoas foram mortas por uma bomba que aparentemente tinha como alvo um policial que rezava em uma mesquita em Peshawar, no Paquistão. As autoridades dizem que as pessoas ainda estão enterradas sob os escombros.
O primeiro-ministro
Shehbaz Sharif disse que "os terroristas querem criar medo de perseguir aqueles que cumprem o dever de defender o Paquistão".
Nenhum grupo disse ter realizado o ataque, mas foi ligado ao Talibã paquistanês.
O grupo encerrou um cessar-fogo em novembro, e a violência tem aumentado desde então.
Em dezembro, atingiu uma delegacia de polícia - como Peshawar, no noroeste do paíslevando à morte de 33 militantes.

Os primeiros inicialmente não confirmados diziam que um homem-bomba se explodiu na mesquita.
O chefe da polícia de Peshawar, Muhammad Ijaz Khan, disse à mídia local que entre 300 e 400 estavam aguardando na área no momento.
Em um comunicado, o primeiro-ministro Sharif disse que os responsáveis pelo ataque "não têm nada a ver com o Islã". Ele acrescentou: "Toda a nação está unida contra a ameaça do terrorismo."
A explosão ocorreu por volta das 13h30 (08h30
GMT) durante as orações da tarde na cidade do noroeste, perto da fronteira do país com o Afeganistão.
Um vídeo que circulou nas redes sociais e verificado pela BBC mostrou que metade de uma parede desabou. A mesquita estava coberta de tijolos e detritos enquanto as pessoas escalavam os escombros para escapar. Uma operação de resgate continua dentro da mesquita e "mais corpos estão sendo retirados", disse o vice-comissário da cidade de Peshawar, Shafiullah Khan.
"No momento, nossa prioridade é salvar as pessoas soterradas sob os escombros", acrescentou Khan.
Mohammad Asim, porta-voz do Hospital Lady Reading da cidade, disse que alguns dos feridos estavam em estado crítico.
"É uma situação de emergência", acrescentou Asim.
O Hospital Lady Reading declarou emergência e disse à BBC que ainda está recebendo os feridos.
O primeiro-ministro acompanhado para Peshawar em uma visita de emergência, onde será informado pelas autoridades locais e visitará os feridos pela explosão. Em março passado, Peshawar foi alvo de outro atentado , que matou dezenas em uma mesquita xiita. Na capital, a Polícia de Islamabad emitiu um alerta de segurança e disse que a segurança em todos os pontos de entrada e saída da cidade foi reforçada.
Cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste foram reconhecidas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, em situação de emergência após serem atingidas por desastres naturais. São 33 municípios. A maior parte dos reconhecimentos foi concedida a municípios que enfrentam a estiagem. Do total de 22 localidades nesta condição, 17 estão no Rio Grande do Sul. São os casos de Candiota, Canguçu, Capão do Cipó, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Dilermando de Aguiar, Esperança do Sul, Fortaleza dos Valos, Nova Ramada, Passa Sete, Rolador, Santa Margarida do Sul, São Pedro do Butiá, Segredo, Sobradinho, Tenente Portela e Ubiretama. A estiagem também atinge as cidades de Alagoinha e Altinho, ambas em Pernambuco; Paulistana, no Piauí; Coronel Ezequiel, no Rio Grande do Norte; e Arvoredo, em Santa Catarina. Outros nove municípios obtiveram o reconhecimento da situação de emergência por conta de chuvas intensas. Estão na lista Canápolis e
Lajedo do Tabocal, na Bahia; Catuji, Pavão, Pompéu e Salto da Divisa, em Minas Gerais; Aperibé, no estado do Rio de Janeiro; além de Balneário Piçarras e Itajaí, em Santa Catarina. Já a cidade baiana de Aracani registrou alagamentos. Por fim, São Sebastião da Bela Vista, em Minas Gerais, teve episódios de inundações. Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recur - sos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies para 2023
OMinistério da Educação disponibilizou na internet os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para acessar informações sobre os três programas, os estudantes devem utilizar o Portal Acesso Único. Os calendários de inscrições foram antecipados, conforme anúncio feito em dezembro pelo MEC.


O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para sair em 7 de março.
As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia
3 de março. E para o Fies, terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês. Segundo o MEC, em todos os processos seletivos a classificação tem por base a nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. “Para o Prouni, serão váli- das também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever”, informou o Ministério da Educação.
Sisu
Veja as datas
Inscrições: 16 a 24 de feve- reiro;
Resultado: 28 de fevereiro.
Prouni
Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março;
Resultados: 7 de março (1ª chamada); e 21 de março (2ª chamada).
Fies
Inscrições: 7 a 10 de março
Resultado: 14 de março.