
7 minute read
Nilópolis ganha nova sede do CAPS AD
Oprefeito de Nilópolis, Abraãozinho David, a vice-prefeita, Flávia Duarte, a secretária de Saúde, Lenise Monteiro, o deputado federal Ricardo Abrão e outras autoridades participaram nesta segunda-feira, 6 de janeiro, da inauguração da nova sede do Centro que de Atenção Psicossocial (CAPS) que atende usuários de álcool e drogas, por isso chamado de CAPS AD. Antes localizado na Estrada Mirandela, ele agora fica na Rua Felicidade de Jesus Teixeira, 75, do outro lado da cidade, na antiga Praça da Bíblia.
"Agradeço aos pacientes pelo carinho, amor e respeito que têm por nós. E também temos por vocês.
Advertisement
Eu, por exemplo, conheço um dos frequentadores desde criança e me sinto feliz por ver que está bem. Existe uma máxima que diz que a melhor forma de agradar a Deus é olhar pelo semelhante. Essa obra faz parte dos dois anos de intervenções que estamos fazendo na cidade", discursou Abraãozinho, agradecendo em seguida ao governador Cláudio Castro.
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Novos Tempos faz parte do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua.
O CAPS AD oferece atendimento de psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, oficinas terapêuticas de música, artesanato e reciclagem. Também há serviços de enfermagem, entrega de medicamentos para pacientes, aconselhamento breve, palestras socioeducativas, reuniões com grupos de familiares para que entendam a necessidade do tratamento.
"Muito não compreendem o que significa esse tratamento. Estimulamos a autoestima dos pacientes, para que não abandonem o tratamento. Sabemos que é difícil, muito difícil se manterem firmes", observou a diretora da instituição, a psicóloga e assistente social Ádela Alves, que homenageou o presidente do Fundo Municipal de Saúde, Kiraz Constantine Karraz , responsável por trazer o serviço para a cidade, em 2002.
Atendimento
"Mesmo com o pouco espaço que eu tinha, todos esses serviços eram oferecidos por essa equipe imbatível. São dois psicólogos, um terapeuta ocupacional, dois enfermeiros, uma assistente social, dois psiquiatras", enumerou Ádela Alves. "Atendemos diariamente 40 pessoas, há dias que aumenta um pouquinho e em outros diminui".

O CAPS AD NovosTempos atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os usuários, além do atendimento psicológico e psiquiátrico e das oficinas, podem tomar café da manhã, almoço e lanche. De 2022 até agora, a diretora da unidade calcula mais de 1.500 pessoas atendidas. O psiquiatra consulta os pacientes mensalmente ou de quinze em quinze dias, dependendo da necessidade, enquanto o psicólogo faz atendimento semanal.
'Para estruturar o emocional da pessoa. Depois que ele se sente mais seguro, passa a ser quinzenal", observou a diretora do CAPS AD. "Queremos promover neles o despertar, porque o uso compulsivo mexe com toda a parte neurológica e eles são pessoas maravilhosas", concluiu sorrindo. Participaram da inauguração também os secretários de Trabalho, Eduardo Amorim, de Desenvolvimento Social, Everline Lima, de Fazenda, Sheila Mendonça; de Educação, Débora Carlos, de Obras, Arthur Medeiros, de Cidadania, Renato da Van; o Superintendente dos Direitos dos Idosos, Elias Alves, a diretora do Posto Central, Sônia Araújo; a coordenadora de Saúde Mental, Simone Portes, a ex-prefeita, Jane Abrão, e vereadores do município.
Na próxima quinta-feira, 09 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através de parceria entre o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) e o Hemorio, realiza mais um mutirão para doação de sangue no município. A campanha para coleta de sangue acontece, das 10h às 16h, no auditório do Hospital, e está aberta a todos os voluntários aptos a doar. A Secretaria Municipal de Saúde alerta os doadores que é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto.
O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo fica na
Rodovia Washington Luiz, 3.200.
Quem pode doar?
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Pessoas com doenças transmissíveis, mulhe - res grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar somente após 10 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias da aplicação (48h em caso de Coronavac).


Serviço
“Mutirão para Doação de Sangue no HMMRC”

Data: 09/02/2023, quinta-feira;
Horário: 10h às 16h;
Local: Auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (Rodovia Washington Luiz, 3.200). É obrigatória a apresentação de documento original com foto.
Petrópolis entrega 'Praça de Secretário" revitalizada e com câmeras de segurança
Wi-fi liberado, câmeras de segurança e mais uma série de melhorias fazem parte do pacote de ações realizadas pela Prefeitura, por meio da Come, na quadra e na Praça José Rodrigues Lima, em Secretário. A revitalização dos espaços foi entregue a comunidade pelo prefeito Rubens Bomtempo, que também anunciou a desapropriação de um imóvel junto ao espaço para a criação de um centro cultural.
ser vista como referência para muitas outras, pois integra o esporte, a cultura e une as pessoas, sejam elas crianças, jovens e adultos.
Sem dúvida, é a praça dos sonhos de toda a comunidade,", disse o prefeito Rubens Bomtempo que anunciou ainda um pacote de ações para todo o quarto distrito.
Na área da saúde, por exemplo, a intenção é transformar o prédio onde funcionava a antiga Escola Municipal Nilo para onde também deve ser transferido o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Pedro do Rio. Já o atual imóvel do SPA, receberá melhorias para abrigar um Centro de Referência em Atendimento Social. Além de uma reforma geral, que incluiu melhorias no piso, pintura e substituição do gradil da quadra, foram realizadas ações de limpeza com capina, roçada e novo paisagismo. A ciclovia também recebeu nova

Estudar até passar!
SEUS PRIMEIROS PASSOS
Matheus Guimaraes
I) Consideraçoes Iniciais
"Se voçe falha em planejar, você planeja em falhar". Não é apenas um jogo de palavras, e, sim, uma máxima que se estende por todas as áreas da vida e precisa ser respeitada na sua preparação para concursos públicos. Um bom planejamento é sempre necessário independente da complexidade da prova que você irá fazer. Saber identificar o seu estado atual te ajudará a alcançar mais rapidamente o seu objetivo. Algumas considerações iniciais sao essenciais: estabelecer uma carreira como alvo, por exemplo, carreira militar; identificar quais concursos dessa carreira tem editais parecidos; Identificar quais assuntos são mais recorrentes nos concursos que você se inscreveu e como esses assuntos são cobrados pela banca examinadora; saber qual é a data do concurso e o tempo disponivel para estudo até chegar o dia da prova e etc.
Esses pontos não podem ser ignorados, pois dão a clareza necessária para a montagem do seu cronograma de estudos.
É importante destacar também que alguns cuidados não podem faltar, pois estes fatores somados tem impacto positivo a longo prazo, atente-se a: se manter hidratado, ter um alimentação saudavel, ter um boa higiene de sono e um tempo para lazer. Isso irá tornar as condiçoes mais favoráveis durante sua preparação.
Se você sonha em passar em um concurso público, tenha em mente que a jornada exige esforço e discplina; e os seu primeiros passos precisam estar na direção correta, pois se voce começa errando, levará mais tempo para chegar no objetivo desejado.
Estudar até passar!
II) Mentalidade de concurseiro
Em cada história de aprovação, cada concurseiro conta acontecimentos particulares de sua preparação.
Cada história tem detalhes únicos, mas existem desafios comuns a todos os que se propoem a conquistar uma vaga em um concurso público. Saber como lidar, por exemplo, com imprevistos, estress emocional e cansaço fisíco será fundamental na sua história de aprovaçao.
Técnicas de estudo são importantes para se obter um alto desempenho, mas ter um "psicologico forte" é o que te mantém constante durante a sua preparação. A maneira como voce lida com as dificuldades será a maior responsavel pelos seus resultados. Qualquer fator que dificulte seus estudos precisa ser superado. Pois esses fatores não podem ter a mesma importância que os seus estudos, uma vez que voce quer ser aprovado. Com uma mentalidade errada até em situaçoes favoráveis o concurseiro nao evolui. A sua forma de pensar dita o seu ritmo nos estudos. Logo, pense da forma correta. Desafios como histórico escolar ruim, falta de dinherio para estudar em cursinhos e falta de apoio da família nao podem mais te abalar. Indepente disso, você pode ir muito longe. Seus pensamentos geram sentimentos. Seus sentimentos geram atitudes. Suas atitudes geram hábitos. Seus hábitos geram resultados. Estudar até passar!
III) Por que as reclamaçoes te prejudicam mais do que voce imagina?
Existem estudantes que na menor das alteraçoes em seu planejamento de estudos estão sempre prontos para reclamar. De tanto focar no que deu errado, acabam se abalando e diminuem a expectativa de sua aprovaçao. O planejamento, na maioria das vezes, nao sai 100% como está no papel. Entao, se acostume com as adversidades e foque no seu desenvolvimento. É importante dizer que não se deve ignorar os erros. Na verdade, é preciso identificar onde eles aparacem e porque eles surgem, para poder minimiza-los. O que não pode acontecer é deixar que as falhas tirem o foco do seu progresso e te faça duvidar da possibilidade da aprovaçao. Mas nem tudo que é considerado falha ou problema é falha ou problema. Dias de baixa produtividade, não compreender os assuntos estudados imediatamente e falta de confiança na capacidade do seu cerebro em memorizar o conteudo ate o dia da prova são desafios comuns a todos que se propoem a conquistar uma vaga em um concurso publico. Se isso occore com voce, não se abale! É normal! Seu concorrente não é um super homem, e isso tambem acontece com ele.
Um dia ruim não define sua jornada de estudos. Foque no seu desenvolvimento até aqui! Estudar até passar!