GAZETA RIO
Volta às aulas: especialistas recomendam check-up auditivo e visual para crianças
PÁGINA 7
Mercadante toma posse no BNDES e faz discurso em defesa da democracia
Mercadante destacou o papel do presidente na garantia da democracia no país. “Só a sua história, a qualidade dos seus governos, o seu compromisso com o país e a sua capacidade de construir alianças poderiam derrotar o autoritarismo e retrocessos que ameaçavam devastar conquistas civilizatórias do povo brasileiro”, disse, comentando ainda a "escolha acertada" de Geraldo Alckmin, também presente à posse, para a Vice-Presidência da República. “Uma escolha improvável e imprescindível, que reuniu duas experiências complementares para vitória eleitoral e para a união e reconstrução do Brasil”, destacou.
Governo apoia primeiro ensaio técnico das escolas de samba do Grupo Mirim
Litígio Zero: entenda como funciona o programa de renegociação de dívidas
Grupo Pela Vidda promove testagem de HIV em vários locais do Rio de Janeiro
Estão programadas também para esta semana ações de testagem e prevenção na Glória (8), 16h às 21h, e na Lapa, região central da cidade, no dia 10, de 19h até meia-noite. Ontem, a atividade foi realizada nas areias da Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, em frente ao Copacabana Palace Hotel.
Governo Federal lança Política Nacional de Redução de Filas, no Rio
Vila Olímpica Doutor Sócrates Brasileiro abre vagas para diversas atividades esportivas
Processo seletivo Sesc RJ 2023 tem 625 vagas abertas para cursos gratuitos
Turquia pede ajuda emergencial para a Otan após terremotos
www.gazetario.com
Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2023. Ano XXVI Nº 1067 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes
PÁGINA 5
"Felipa e Titila: rumo à independência” celebra a luta de mulheres negras por justiça social
PÁGINA 6
PÁGINA 5
8
PÁGINA 9
PÁGINA
PÁGINA 10
3
PÁGINA 06
PÁGINA
PÁGINA 4
GAZETA RIO
Conferência participativa busca soluções para a recuperação ambiental da Baía de Guanabara
No período que se celebra o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2023, o Movimento Baía Viva realiza o lançamento da Conferência Participativa do Plano de Recuperação Ambiental Integrada da Baía de Guanabara (PRAI-BG) que será realizada no Paquetá Iate Clube nos dias 18 ou 19 de março. A programação será com -
posta por uma ‘Barqueata’: uma Expedição Científica levará numa Escuna cerca de 120 convidados para um passeio do Quadrado da Urca ao Arquipélago de Paquetá e à Ilha de Brocoió. O público-alvo da ação são pesquisadores, gestores públicos, jornalistas, comunidades pesqueiras, empresas e movimentos socioambientais.
Moraes determina desbloqueio das contas de Zambelli nas redes sociais
Lula afirma que 'calote' de Cuba e Venezuela no BNDES é culpa do ex-presidente Jair Bolsonaro
Opresidente do do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, determinou ontem (6) que as contas das redes sociais da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) sejam desbloqueadas.
As contas de Zambelli estavam fora do ar desde de novembro do ano passado por decisão de Moraes sob alegação de que a deputada, assim como outros políticos, estava
divulgando fake news contra as urnas eletrônicas.
A decisão de Moraes determina a reativação das contas da deputada no Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, TikTok, Gettr, WhatsApp e LinkedIn, mantendo-se a remoção de publicações irregulares.
Em nota, a defesa de Zambelli comemorou a decisão de Moraes, alegando que “as redes sociais de parlamentares são essenciais para o exercício de mandato, especialmente para divulgar seus atos e pensamentos.”
Opresidente Luiz
Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou de cobrar a dívida de Cuba e Venezuela no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) propositalmente, para que o ex-mandatário tivesse uma narrativa para culpar o PT pelo “calote” dos países sul-americanos. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (06/02), durante a posse de Aloizio Mercadante (PT) como presidente do banco, no Rio de Janeiro.
Lula destacou, no entanto, que as operações entre o Brasil e os dois países deram lucro, e geraram “milhares de empregos no Brasil”. O presidente pontuou, ainda, que Cuba e Venezuela vão pagar o que devem durante a sua gestão. “Há sim, alguns contratos em atraso, todos cobertos por garantia. Mas o fato é que essas operações deram lucro, além de gerar dinheiro e milhares de empregos no Brasil. E vamos ser francos, os países que não pagaram, seja Cuba, seja Venezuela, é porque o presidente resolveu cortar a relação internacional com esses países, para não cobrar, para poder ficar nos acusando, deixou de co -
brar. E eu tenho certeza que no nosso governo, esses países vão pagar, porque são todos países amigos do Brasil e certamente pagarão a dívida que têm com o BNDES”, disse Lula.
O petista disse também que o BNDES foi atacado com mentiras durante os últimos anos e que essas mentiras estão valendo “mais do que verdades ditas muitas vezes”.
"Este banco [o BNDES] foi vítima de difamação muito grave durante o último processo eleitoral. As narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais do que verdades ditas muitas vezes. Vivemos nos últimos quatro anos um processo de mentira tresloucada", afirmou Lula.
Avisita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos Estados Unidos, prevista para o próximo dia 10 de fevereiro, deverá retomar com os norte-americanos o diálogo interrompido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O ex-mandatário esteve no país pela última vez, em 2019, ainda sob a liderança do ex-presidente Donald Trump, do partido Republicano.
Fontes ligadas ao Itamaraty indicaram à reportagem que a defesa da democracia será o principal assunto discutido entre o presidente brasileiro e o democrata americano.
Joe Biden telefonou para o presidente Lula depois dos ataques criminosos de oito de janeiro.
As manifestações contrárias ao resultado das eleições presidenciais se assemelham aos ataques ao Capitólio, em janeiro de 2021.
Para diplomatas consultados
pela CNN, o encontro retoma ponte entre “duas democracias que superaram testes de estresse fortes nos últimos anos”.
É esperado também que Lula e Biden conversem sobre a guerra na Ucrânia. O presidente Lula chegou a mencionar recentemente a possibilidade da criação de um grupo de países que não estão diretamente envolvidos com o conflito para mediar as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.
A ministra Marina Silva estará nos Estados Unidos com Lula, que também deverá abordar assuntos relacionados ao meio ambiente, como mudanças climáticas e a crise dos povos ianomâmis. Fernando Haddad, da Fazenda e Anielle Franco, da Igualdade Racial estarão na comitiva.
O petista também deverá dedicar parte da agenda a um encontro com parlamentares Democratas, a exemplo do senador Bernie Sanders e da deputada Alexandra Ocasio-Cortez.
atos
nos dois países, dizem auxiliares
Lula e Biden conversarão sobre
criminosos
Beatriz Carneiro e Manoela Carlucci, CNN
Fundado em 1997 Estado do Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2023 - Ano XXVI - nº 1067 Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Tainá Falcão, CNN Luana
Pedra
Mercadante toma posse no BNDES e faz discurso em defesa da democracia
Opresidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse que lutou muito pela democratização do Brasil e que assume o cargo em um momento desafiador para o país, que sofreu a ameaça mais grave do Estado Democrático de Direito desde o fim da ditadura militar. Ao tomar posse na segunda(6), na sede do banco, no Rio de Janeiro, Mercadante afirmou que o respeito à soberania do voto, às instituições democráticas e à Constituição brasileira “é uma exigência fundamental para a nova diretoria do BNDES e para toda a sociedade brasileira e, desta vez presidente, sem anistia”, dirigindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente à cerimônia. Mercadante destacou o papel do presidente na garantia da democracia no país. “Só a sua história, a qualidade dos seus governos, o seu compromisso com o país e a sua capacidade de construir alianças poderiam derrotar o autoritarismo e retrocessos que ameaçavam devastar conquistas civilizatórias do povo brasileiro”, disse, comentando ainda a "escolha acer-
tada" de Geraldo Alckmin, também presente à posse, para a Vice-Presidência da República. “Uma escolha improvável e imprescindível, que reuniu duas experiências complementares para vitória eleitoral e para a união e reconstrução do Brasil”, destacou. De acordo com Mercadante, quando o presidente Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto para este terceiro mandato, não estava sozinho. “A mesma rampa que seria uma semana depois barbaramente violentada pelos golpistas ele não subiu sozinho. Com ele, subiu a mãe desesperada sem ter o que dar de comer aos seus filhos. Com ele subiram 33 milhões de brasileiros que passam fome e os 10 milhões de desempregados. Com Lula subiram também dezenas de milhões de trabalhadores que não têm direito a salários dignos. Com ele, subiram negros e negras do Brasil, as vítimas do racismo estrutural profundo que massacra a vida e sonhos", disse.
"Com ele, subiram as mulheres do Brasil, vítimas de feminicídio e aquelas que ganham uma fração dos salários dos homens para fazer o mesmo trabalho. Com Lula, subiram os parentes e os amigos das 700 mil vítimas de covid abandonados por um governo negacionista. Com Lula, subiram Raoni e todos os yanomami esquálidos e doentes,
vítimas apavorantes do governo genocida. Com ele subiram a rampa o poder e sonhos e anseios de todas e todos, pois são eles que estão aqui agora. Basta enxergar quem era invisível, basta ouvir as vozes que não eram escutadas. Lula são muitos e Lula são milhões”, completou.
BNDES
Segundo Mercadante, o BNDES é o maior banco de desenvolvimento das Américas e esteve na linha de frente para viabilizar financiamentos de longo prazo nos grandes ciclos de desenvolvimento do país. Entre os casos de sucesso, ele citou a fabricante de aviões Embraer. “Apenas oito países do mundo têm capacidade tecnológica para produzir aeronaves e o Brasil é um deles. Hoje a Embraer é uma história de sucesso do talento brasileiro que contou, em 125 anos, com R$ 25 bilhões em financiamento do BNDES para a exportação de 1.275 aviões para inúmeros países”, ressaltou, completando que o banco tem que ter visão estratégica.
Exportação
O planejamento da nova gestão da instituição inclui apoio às exportações. De acordo com Mercadante, o Brasil não pode ficar restrito a exportação de produtos agrícolas, da qual é um grande expoente. “Noventa
e oito por cento do mercado existente no mundo está fora do Brasil. Para sermos competitivos, as empresas brasileiras precisam disputar este mercado e ganhar escala, competitividade e eficiência. Essa é uma pauta fundamental para o futuro do BNDES, da indústria e do Brasil. Como tem dito o ministro [do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços] Alckmin, sempre cobrando na nossa gestão, nós precisamos exportar”, concluiu.
A nova gestão, segundo o presidente do banco, vai apoiar com mais determinação o crescimento e a modernização das micro, pequenas e médias empresas, que são grandes geradoras de emprego e renda.
Meio ambiente Mercadante defendeu ain-
da uma mudança radical no sistema econômico e financeiro para enfrentar a emergência climática e social, sem a qual o planeta não tem chance de sobreviver e prosperar. “Estamos muito perto de uma catástrofe ambiental sem retorno, e a tragédia social está por toda parte”, disse, ao acrescentar que o BNDES precisa apoiar a economia de baixo carbono.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que o Brasil vive um otimismo porque voltou a ter representação mundial e “é a bola da vez”, com a eleição de Lula, que, durante toda a campanha eleitoral, defendeu a estabilidade, previsibilidade, credibilidade e “democracia sempre, ditadura nunca
mais”. Alckmin destacou ainda que o diálogo entre os Poderes da República e os três níveis de governo também contribuem para esse momento do país.
“Traz segurança jurídica fundamental para o investimento no nosso país. Aliás, a eleição do presidente da Câmara e do presidente do Senado traduz esses momentos onde a base do governo foi fundamental e o diálogo construiu as duas eleições”, contou.
Na visão de Alckmin, as eleições nas duas casas serão importantes para o andamento da reforma tributária. “Ambos os presidentes se comprometeram em acelerar o encaminhamento da reforma tributária fundamental, essencial para o florescimento da indústria e eficiência econômica”, afirmou.
Lula critica Bolsonaro e diz que "BNDES foi vítima de difamação", no evento Rio
Ingrid Soares
Alerj convocou ontem, suplentes de deputados que assumiram secretarias
Os parlamentares
Elton Cristo (PP), Luiz Cláudio Ribeiro (PSD) e Sérgio Fernandes (PSD) tomarão posse de seus mandatos na Casa.A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) convocou três suplentes para a assumirem seus mandatos nas vagas de deputados empossados como secretários estaduais e municipais. As convocações foram publicadas na edição de ontem (06/02) do Diário Oficial do Legislativo. No lugar do deputado Gustavo Tutuca (PP), que assumiu a Secretaria de Estado de Turismo, entrará Elton Cristo (PP); já Luiz Cláudio Ribeiro (PSD) substituirá Guilherme Schleder (PSD), secretário municipal de Esportes do Rio de Janeiro; e Sérgio Fernandes (PSD) vai ocupar a vaga de Eduardo Cavaliere (PSD), que está à frente da Secretaria Municipal da
Casa Civil.
Perfis dos deputados
Elton Cristo, que já foi suplente na Alerj, em 2021, será novamente deputado na Casa. Natural de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o parlamentar atualmente está com 40 anos. Já foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio, presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) e subsecretário de Infraestrutura e Obras do Estado do Rio.
Sérgio Fernandes tem 42 anos e é natural de Petrópolis, na Região Serrana. Ele já foi suplente três vezes na última Legislatura. Na primeira vez, ainda no PDT, substituiu o ex-deputado Luiz Martins, em março de 2019. Já em 2021, retornou à Alerj no lugar de Thiago Pampolha, que na época assumiu a Secretaria Estadual de Ambiente; e, por último, no início deste ano de 2023, Fernan-
des substituiu novamente Pampolha, eleito vice-governador do estado. Na área pública, já atuou como assessor jurídico do gabinete do prefeito de Petrópolis e na Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), e também trabalhou nas Secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, e de Ciência e Tecnologia.Luiz Cláudio Ribeiro chega à Alerj para o seu primeiro mandato como deputado. Representando os municípios da Costa Verde, ele teve uma votação expressiva na região. Ao todo, recebeu 32.489 mil votos na última eleição. Com 34 anos, Luiz Cláudio pretende atuar na Assembleia Legislativa unindo a sua experiência no setor privado com a trajetória no serviço público, no qual esteve à frente do orçamento da cidade de Mangaratiba durante quatro anos.
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ontem (6/2) que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) “foi vítima de difamação muito grande”. A declaração ocorreu durante a cerimônia de posse do presidente do banco, Aloizio Mercadante, no Rio de Janeiro, e é uma indireta ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O chefe do Executivo de-
fendeu ainda que a empresa pública federal é “a mais importante agência de desenvolvimento e financiamento”.
“Eu não poderia deixar de lembrar a vocês que esses banco foi vítima de difamação muito grave durante o processo eleitoral. Vivemos um momento no Brasil em que as narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais que a verdade se forem ditas muitas vezes. Vivemos nos últimos quatro anos uma mentira tresloucada”, apontou.
“Esse banco foi vítima de
muita mentira. A primeira é que o BNDES nunca foi caixa preta. De tanto martelar isso teve que gastar mais de R$ 42 milões em 2020 em uma auditoria, e o resultado foi que nada foi encontrado de irregular porque tudo foi contratado de forma séria altamente qualificada. Vocês sabem o quanto essas mentiras custam para o povo brasileiro durante o processo eleitoral?”, emendou. Lula disse também que “outra mentira” é que o BNDES “dava dinheiro” a outros países.
Foto: MAURO PIMENTEL / AFP
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Reprodução
Cristina Indio do Brasil
Estado do Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 3 POLÍTICA
Litígio Zero: entenda como funciona o programa de renegociação de dívidas
Operíodo de adesão à renegociação de dívidas por meio da transação tributária, prevista no Programa de Redução de Litigiosidade Fiscal (PRLF), começa no dia 1º de fevereiro deste ano e vai até o dia 31 de março. A participação deve ser efetivada no Portal do Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC), disponível no endereço eletrônico da Receita Federal.
A transação tributária é definida como o serviço que permite ao contribuinte pagar débitos inscritos em dívida ativa da União com benefícios, como entrada reduzida e descontos sobre o valor total para extinguir o litígio tributário. Conhecido como Litígio Zero, o programa é uma medida excepcional de regularização tributária anunciada pelo atual go
verno. A medida possibilita a renegociação de dívidas, mediante transação tributária para débitos discutidos junto às Delegacias da Receita Federal de Julgamento (DRJ) e ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Além de facilitar o pagamento de débitos, o Litígio Zero é visto pelo economista Guidi Nunes como um meio de agilizar a recuperação de recursos por parte do governo. “Também é uma maneira de recuperar os litígios que estão acontecendo ou de evitar no futuro. No momento, segundo o governo federal, em termos de demandas judicializadas ou na comissão arbitral, está em torno de R$ 1 trilhão. Então, o governo pretende recuperar parte desse valor. A princípio, o governo está otimista, espera recuperar pelo menos R $25 bilhões ao longo
de 2023”, aponta. A iniciativa também prevê um incentivo àqueles que fizerem a confissão e o pagamento de débitos tributários. Nesse caso, ao se fazer o pagamento do valor integral dos débitos, após o início do procedimento fiscal e antes da constituição do crédito tributário, ficará afastada a incidência da multa de mora e da multa de ofício. Essa possibilidade abrange fiscalizações iniciadas até 12 de janeiro de 2022 e estará em vigor até 30 de abril deste ano.
Segundo o economista César Bergo, o programa é voltado para pessoas físicas, micro, pequenas e grandes empresas. “O chamado Litígio Zero vai renegociar as dívidas tanto para pessoa física como para pessoa jurídica e o volume de recursos envolvidos deve ser de até 60 salários mínimos. Então, o
Lula diz que Brasil tem 'cultura' de juros altos e volta a criticar taxa básica em 13,75%
Presidente disse que empresários precisam 'aprender a reclamar' do Banco Central, que ganhou autonomia em 2021
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar ontem (6) o patamar do juro básico da economia e a política monetária definida pelo Banco Central.
Em cerimônia no Rio de Janeiro para marcar a posse do ex-ministro Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lula afirmou que o Brasil tem uma "cultura" de juros altos que "não combina com a necessidade de crescimento" do país.
Lula também atacou o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco
Central, que, na semana passada, decidiu manter a taxa de juros em 13,75% – patamar em vigor desde agosto de 2022.
"É só ver a carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento de juros e a explicação que eles deram para a sociedade brasileira", disse o petista.
"Tem muita gente que fala: 'Pô, mas o presidente não pode falar isso'. Ora, se eu que fui eleito não puder falar, quem que eu vou querer que fale? O catador de material reciclável?
Quem que eu vou querer que fale por mim? Não. Eu tenho que falar. Porque quando eu era presidente eu era cobrado", emendou o chefe do Executivo.
Recentemente, em entrevista, Lula chamou de "bobagem" a independência do Banco Central, prevista em lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
A ideia da lei é que, não podendo a diretoria da instituição ser demitida por eventualmente subir a taxa de juros, a atuação seja técnica, blindada de pressões político-partidárias, focada no combate à inflação.
Queda de juros depende de condições econômicas
A taxa de juros subiu mais de 11 pontos percentuais entre janeiro de 2021 e agosto de 2022. De acordo com o Banco Central, a medida foi necessária para
contribuinte vai ter a possibilidade de pagar a dívida com um bom desconto e, no caso de pessoas físicas, vai ter dispensa proporcional de multas e juros”, explica o economista. As condições de quem aderir ao programa Litígio Zero envolvem descontos entre 40% e 50% sobre o valor do débito (tributo, juros e multa), em até 12 meses para pagar. No en-
tanto, para as empresas que possuem multas superiores ao valor de 60 salários mínimos, o desconto será de 100% sobre o valor de juros e multas.
O Litígio Zero abrange todo tipo de débito com a Receita Federal, até mesmo aqueles que estão incluídos em disputas administrativas ou inscritos em dívidas ativas da União, do Imposto de Renda, parce-
las atrasadas do eSocial - plataforma de registro para o cumprimento de obrigações trabalhistas e tributárias.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o potencial de renegociação através do programa é de R$ 3,72 bilhões com cerca de 30 mil processos no Carf e 170 mil processos nas delegacias da Receita Federal.
frear a inflação, agravada por eventos como a pandemia da Covid e a invasão da Ucrânia pela Rússia, além de fatores internos. Com a disparada dos preços, o BC avaliou que era necessário elevar os juros e, assim, reduzir a circulação de dinheiro na economia -- mecanismo que segura a inflação.
Economistas avaliam que a redução dos juros, para não piorar a inflação, deve ser acompanhada de melhorias na economia. O governo precisa dar sinais positivos ao mercado e aos investidores – por exemplo, garantindo responsabilidade fiscal e segurança jurídica. Isso traria investimentos ao país e manteria as contas públicas sob controle, fa-
tores que contêm a inflação.
O economista Pérsio Arida, um dos pais do Plano Real, afirmou em novembro que outra condição é a taxa de juros nos Estados Unidos, em tendência de alta. Quanto maior a taxa norte-americana, mas os investidores vão preferir enviar capital para o país, a principal economia do mundo.
“A queda de juros projetada pelo mercado parece razoável, mas depende da política fiscal responsável no Brasil e da taxa de juros americana. São as duas preocupações que podem afetar a taxa de juros mais a frente”, afirmou o economista.
Empresário tem que reclamar, diz Lula
O presidente declarou ain-
da que Mercadante deve ajudar a classe empresarial, que "precisa aprender a reivindicar, precisa aprender a reclamar dos juros altos".
"Precisa aprender a reclamar porque quando o Banco Central era dependente de mim, todo mundo reclamava", afirmou.
Ao se dirigir ao empresário Josué Gomes, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Lula reforçou que é preciso cobrar o Banco Central. "É preciso, Josué, que você saiba que, se a classe empresarial não se manifestar, se as pessoas acharem que vocês estão felizes com 13,5%. Sinceramente, eles não vão baixar juros", disse.
Foto: Reprodução/TV
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento no BNDES, no Rio de Janeiro
Brasil
A adesão começa no dia 1º de fevereiro e vai até o dia 31 de março
-
Estado do Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 4 ECONOMIA
Guilherme Mazui, g1
Governo apoia primeiro ensaio técnico das escolas de samba do Grupo Mirim
Apassarela da Marquês de Sapucaí abriu alas, pela primeira vez em quase 40 anos, para o ensaio técnico das escolas de samba do Grupo Mirim do Rio de Janeiro. Ao todo, 16 agremiações com cerca de 45 crianças fizeram bonito na avenida e abriram passagem para os desfiles da Portela e Salgueiro, que aconteceram logo em seguida. O evento conta com apoio do governo estadual e, durante as apresentações dos pequenos foliões, a primeira-dama do Estado, Analine Castro, foi nomeada embaixadora da Liga Mirim, enquanto a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, recebeu o título de madrinha.
- É uma grande honra para mim ser embaixadora de uma Liga tão importante como a Mirim. É nela que o futuro começa e podemos ver a continuidade das nossas tradições culturais, por meio do samba.
Quantos talentos não começaram ou são revelados nas escolas mirins? Com a participação nas escolas, essas crianças desde cedo geram o sentimento de pertencimento ao local onde que vivem, defendendo a bandeira das suas agremiações - pontuou a primeira-dama e nova embaixadora da Liga Mirim, Analine Castro.
O evento inédito contou
no Rio
Odelegado Leandro Almada assumiu, na tarde de segunda-feira (6), a Superintendência da Polícia Federal, no Rio de Janeiro.
Almada substitui o delegado Ivo Roberto Costa da Silva, que comandou a superintendência por menos de seis meses.
Leandro Almada coordenou, em 2019, investigações que concluíram ter ocorrido obstrução na investigação sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018.
O delegado Leandro Almada tem 52 anos e se formou em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Ele foi militar do Exército por quatro anos antes de tornar-se delegado.
Em 1997, ingressou na Polícia Civil de Minas Gerais, onde permane-
com o reforço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que auxiliou com a logística e transporte dos pequenos foliões, e foi promovido pela Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro (Aesm-Rio).
Na avenida, as apresentações tiveram direito até a corte do Carnaval mirim, formada por Rei Momo, Rainha e Princesas da folia infantil.
- Nossa gestão é pautada na democratização da cultura e na garantia de acesso a experiências novas para quem mais precisa. Poder auxiliar a Liga Mirim a realizar o inédito ensaio técnico de carnaval aqui na avenida é uma grande alegria e a certeza de que estamos no caminho certo. Me sinto honrada por ter sido escolhida como madrinha - destacou a secretária Danielle Barros.
O presidente da Aesm-
-Rio, Edson Marinho, agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio e destacou que o Carnaval é uma ferramenta de inclusão para as crianças.
- Para nós esse dia vai ficar na história. O sorriso estampado no rosto de cada criança mostra que conseguimos atingir o nosso objetivo. Agradeço ao Governo do Estado pelo suporte para que a gente pudesse realizar esse ensaio.
Usamos o Carnaval como uma ferramenta de inclu-
são e para dar dignidade às nossas crianças, que são a maioria de comunidades. Daqui saem muitos talentos. Para se ter ideia, 70 a 80% dos ritmistas que tocam em escolas de samba vieram da mirimdisse Marinho.
Crianças dão show na Sapucaí
As 16 agremiações deram um show de samba no pé e gingado e levaram seus casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas e ritmistas. Enquanto os desfiles aconteciam, o público nas arquibancadas pôde relembrar sambas-enredos que marcaram época no Carnaval carioca, pelas vozes de intérpretes mirins.
Apesar da pouca idade, para a Rainha da corte do Carnaval Mirim, Ana Gabriela Teixeira, de 10 anos, o nervosismo para desfilar já virou um desafio vencido.
- Não estou com frio na barriga hoje, pois já acostumei. Sambo desde os 2 anos de idade e meu sonho é continuar sambando e estudando. Nunca mais pretendo parar de sambar - comemorou a Rainha do Carnaval Mirim, Ana Gabriela Teixeira.
O desfile oficial das escolas de samba mirins acontece no dia 21 de fevereiro de 2023, com entrada gratuita nos setores das arquibancadas do Sambódromo.
ceu por 10 anos. Na corporação, chegou a comandar a 4ª Delegacia Especializada de Homicídios de Belo Horizonte por dois anos.
Em 2008, tornou-se delegado de Polícia Federal.
Ao longo dos anos, exerceu vários cargos, entre eles, foi chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes no Amazonas, coordenador de ensino da Academia Nacional de Polícia, delegado regional de Combate ao Crime Organizado (AM), delegado regional Executivo (AM), superintendente regional da PF no Amazonas e, por último, na Bahia.
Também atuou como corregedor-geral do Sistema de Segurança
Pública do Estado do Amazonas (2015/2017) e diretor de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança
Pública (2020).
A investigação do caso Marielle Almada conduziu a investigação que indicou a existência de uma organização criminosa que trabalhava para atrapalhar a apuração do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O inquérito foi finalizado em 2019. Um relatório da Polícia Federal apontou que o policial militar Rodrigo Jorge Ferreira criou uma história para confundir as autoridades, além de aproveitar a mentira para se vingar do ex-aliado de Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curicica. Ferreira acusou Curicica de tramar o atentado contra Marielle junto com o vereador Marcello Siciliano (PP). Ambos negaram envolvimento.
Grupo Pela Vidda promove testagem de HIV em vários locais do Rio de Janeiro
Alana Gandra - Agência Brasil
OGrupo Pela Vidda deu prosseguimento a partir de ontem (6) às ações do projeto Verão da Prevenção, reunindo uma equipe de educadores voluntários na Pedra do Sal, local situado na região portuária, que fica lotado de jovens e trabalhadores para curtir um dos sambas mais quentes do Rio. Os voluntários do grupo permaneceram das 17h às 22h. Estão programadas também para esta semana ações de testagem e prevenção na Glória (8), 16h às 21h, e na Lapa, região central da cidade, no dia 10, de 19h até meia-noite.
Ontem, a atividade foi realizada nas areias da Praia de Copacabana, na
zona sul do Rio de Janeiro, em frente ao Copacabana Palace Hotel.
O coordenador do grupo, Marcio Villard, informou que, nos locais, o time de voluntários promove testagem para o HIV, sífilis e hepatite B, além de levar informações sobre as formas de evitar as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
O Grupo Pela Vidda-RJ é uma instituição pioneira na luta contra a Aids, com mais de 33 anos de atuação contra a epidemia e em favor dos direitos das pessoas que vivem com HIV e Aids.
O grupo foi fundado em 24 de maio de 1989, pelo escritor Herbert Daniel. Trata-se do primeiro grupo fundado no Brasil por pessoas vivendo com HIV e Aids, seus amigos
e familiares. Já o projeto Verão de Prevenção é realizado desde o ano 2000.
Objetivos “O objetivo é falar da prevenção combinada, dos métodos de prevenção, da importância da testagem e das pessoas terem referência no grupo caso necessitem. E, também, que é possível acessar a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) na rede de saúde pública, e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV)”, disse Villard. O PrEP é um novo método de prevenção ao HIV que está sendo disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Marcio Villard informou que os lugares onde as atividades vinculadas ao carnaval acontecerão ainda estão sendo definidos.
Voluntários vão informar sobre infecções sexualmente transmissíveis Foto: Marco Antônio Martins/g1 Rio
Toma posse novo delegado superintendente da PF
Primeira-dama do Estado, Analine Castro, é coroada como embaixadora da Liga Mirim
Leandro Almada toma posse no RJ; na foto, ele é o último à direita
Estado do Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
Foto: Rafael Campos
VOLTA AO MUNDO
China diz que EUA "exageraram" ao usar caça
As autoridades chinesas criticaram a decisão dos Estados Unidos de derrubar o que afirmam ser um balão meteorológico que entrou no espaço aéreo estadunidense. De acordo com Pequim, o balão saiu de seu curso esperado e entrou no território dos EUA de maneira acidental.
O vice-ministro das Relações Exteriores da China, Xie Feng, apresentou uma queixa na embaixada dos EUA na China no domingo (5) e afirmou que os estadunidenses fizeram um "uso indiscriminado da força".
Xie também destacou que a decisão abala as relações entre os dois países após o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente dos EUA, Joe Biden, se encontrarem presencialmente pela primeira vez em Bali, na Indonésia, em novembro de 2022.
"O porta-voz do Ministério da Defesa dos EUA disse que o balão não representa uma ameaça militar ou física para as pessoas no solo. Apesar disso, os EUA obviamente exageraram ao insistir no uso da força e violaram seriamente a prática internacional", disse Ministério das Relações Exteriores da China em nota publicada no Global Times.
De acordo com a Associated Press, o balão
foi derrubado por um caça F-22 no sábado (4) e Biden manifestou que "gostaria de elogiar nossos aviadores que o fizeram".
O incidente fez com que o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, cancelasse uma viagem planejada para a China que aconteceria no domingo. O jornal Financial Times publicou que Blinken poderia até mesmo encontrar Xi, o que marcaria a primeira reunião de um Secretário de Estado dos EUA com um presidente chinês em seis anos.
O episódio foi usado por congressistas republicanos para criticar Biden. "Permitir que um balão espião do Partido Comunista da China viaje por todo o território continental dos Estados Unidos antes de contestar sua presença é uma projeção desastrosa de fraqueza da Casa Branca", disse Roger Wicker, senador do Mississippi e membro do Comitê de Serviços Armados do Senado. De acordo com pesquisa de opinião da Gallup, 79% da população dos EUA tem uma visão desfavorável da China.
Além disso, 49% dos estadunidenses acreditam que a China é o "maior inimigo" de seu país, contra 32% que colocam a Rússia nesse local e 6%, a Coreia do Norte.
Turquia pede ajuda emergencial para a Otan após terremotos
ATurquia enviou um pedido formal à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e seus aliados para obter assistência para lidar com as consequências do terremoto de ontem (6).
O país solicitou assistência médica e equipamentos, várias unidades urbanas de busca e salvamento, bem como “hospitais de campanha totalmente equipados e à prova de intempéries extremas, com pessoal técnico para a montagem”.
Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sul da Turquia na madrugada desta segunda, e foi seguido por mais de 120 tremores secundários, incluindo um terremoto de 7,5 no sudeste do país. Mais de 2.300 pessoas morreram na Turquia e na Síria.
Governo Federal lança Política Nacional de Redução de Filas
Governo do Estado e Prefeitura do Rio esperam zerar as filas até julho
Foi lançada no Rio, ontem (6), a Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas. Durante o evento, também foi lançado o Super Centro de Redução de Filas do Rio, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou que quer zerar as filas da cidade até julho. A solenidade teve a participação do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima; do governador Cláudio Castro, entre outras autoridades. “Nós vamos avançar na
questão do tratamento de qualidade, com equipamento de excelência, com essa visão de estar atendendo 35 mil pessoas por mês”, disse a ministra. “Hoje, com esse lançamento, estamos trabalhando com os planos de cada estado do Brasil. Vamos começar com as cirurgias e caminhar de forma muito integrada com estados e municípios. É o Zé gotinha de volta”, disse também a ministra, sobre o programa nacional de vacinação. Nisia Trindade afirmou ainda que o governo vai contribuir com programas e estruturas que deem acesso às especialidades para a população,
de acordo com as necessidades de cada estado e município: “Esse recurso vai ser liberado antecipadamente, de acordo com o plano que os Estados apresentarem. Vai variar porque cada estado tem uma situação diferente”.
Investimentos
A Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletiva tem investimento previsto de R$ 600 milhões.
O programa vai ofertar inicialmente R$ 200 milhões, a partir de fevereiro, para incentivar a organização de mutirões em todo o país para desafogar a demanda represada.
O restante, cerca de R$ 400 milhões, será repassado de acordo com a produção apresentada de cirurgias realizadas, principalmente abdominais, ortopédicas e oftalmológicas. O prefeito Eduardo Paes lembrou que, em 2016, a cobertura de atenção básica chegou a 70% no município do Rio. Ele alega que, durante os anos de Crivella, o patamar ficou em torno de 40%. “A gente conseguiu construir um sistema de atenção básica que nós levou a 70% da cobertura da atenção básica. A meta da prefeitura ao final do ano que vem é chegar aos 70% que tinha em 2016”, acrescentou.
ChatGPT: Fique por dentro da revolução da inteligência artificial
A resposta está sendo coordenada pelo Centro Euro-Atlântico de Coordenação de Resposta a Desastres da Otan, sediado na sede da Organização em Bruxelas.
O terremoto foi um dos mais fortes a atingir a região em um século e tirou os moradores de suas camas por volta das 4h da manhã desta segunda-feira, com tremores chegando até o Líbano e Israel.
O epicentro do terremoto de magnitude 7,8 foi 23 quilômetros a leste de Nurdagi, na província turca de Gaziantep, a uma profundidade de 24,1 quilômetros, disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O que se sabe sobre o forte tremor É provável que fortes tremores secundários continuem nas horas e até nos próximos dias após um terremoto tão forte como este, de acordo com os meteorologistas da CNN.
Desde a sua criação, a inteligência artificial tem sido um assunto cada vez mais presente em nossa sociedade. E agora, com a chegada do ChatGPT, esse assunto está ganhando ainda mais destaque. O ChatGPT é uma plataforma baseada em linguagem natural que permite aos usuários conversar com inteligência artificial em tempo real.
A origem do ChatGPT se deve ao projeto OpenAI, uma empresa de inteligência artificial fundada por Elon Musk e Sam Altman, com o objetivo de desenvolver tecnologias que possam melhorar a vida humana. Em 2019, a OpenAI lançou o modelo GPT-2 (Generative Pretrained Transformer 2), que foi treinado com milhões de textos da internet para produzir textos autônomos. O sucesso do GPT-2 levou à criação do ChatGPT, que permite aos usuários conversar com inteligência artificial de forma rápida e fácil. Desde então, o ChatGPT tem sido usado em vários casos reais com resultados surpreendentes. Ele
superou pessoas em processos seletivos, escreveu uma redação do Enem em apenas 50 segundos, defendeu um réu em tribunal nos Estados Unidos e foi aprovado em um exame de MBA. Estes resultados são apenas alguns exemplos da capacidade do ChatGPT de superar a inteligência humana.
O impacto do ChatGPT na sociedade é imenso. Ele está mudando a forma como trabalhamos, aprendemos e até mesmo comunicamos. A capacidade de conversar com inteligência artificial em tempo real permite aos usuários obter respostas rápidas e precisas a questões comple -
xas, o que pode ter um impacto positivo em vários setores, como saúde, educação e justiça. No entanto, com a chegada da nova tecnologia, vêm novos desafios. A principal preocupação é a segurança e privacidade dos dados, já que o ChatGPT é treinado com dados da internet. Além disso, há a questão da ética e responsabilidade, já que a inteligência artificial pode ser usada para fins mal-intencionados.
A adaptação à nova tecnologia é fundamental para que possamos aproveitar seu potencial sem prejudicar nossa sociedade. É preciso desenvolver regulamentações
eficazes para garantir a segurança e privacidade dos dados, além de educar as pessoas sobre sua utilização adequada. Em um futuro não tão distante, é provável que vejamos ainda mais aplicações para o ChatGPT e outras formas de inteligência artificial. É importante estarmos preparados para acompanhar essa evolução e garantir que a tecnologia seja usada de forma responsável e ética. Estamos na era da inteligência artificial, e a chegada do ChatGPT é apenas o começo.
PS: Esse texto foi escrito integralmente pelo ChatGPT sem nenhuma edição.
Henrique Coelho, g1
Foto: Radoslaw Jozwiak / AFP
Ricardo Amorim
James Frater, CNN
Estado do Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 6 GERAL
Revista Time descreve o "espetáculo bizarro" de Bolsonaro na Flórida
Arevista americana Time, uma das principais publicações dos Estados Unidos e reconhecida mundialmente, classificou como "bizarra" e "surreal" a vida que o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro vem levando desde que abandonou o Brasil antes mesmo do fim de seu mandato e se exilou no estado da Flórida, onde ficam os famosos parques da Disney.
A revista listou alguns dos hábitos de Bolsonaro no primeiro mês fora da
presidência, como passeios a supermercados, almoços sozinho em restaurantes de fast-food e conversas com apoiadores junto à casa onde está hospedado, de propriedade do lutador José Aldo. O texto destaca ainda que não é possível dizer o que Bolsonaro pretende durante sua passagem pela Flórida. "A conta dele no TikTok mostra aos 74 milhões de seguidores vídeos cuidadosamente escolhidos: famílias sorridentes usando camisas do Brasil e entregando cestas de pão, morangos e Nutella; montagens com
músicas emotivas mostrando Bolsonaro abraçando crianças e longas filas de pessoas querendo uma foto com ele.
"Em um evento organizado em homenagem a ele por um grupo de brasileiros conservadores nos Estados Unidos, Bolsonaro ficou sob a luz de um holofote num pequeno centro comercial em Orlando, sentado em uma cadeira roxa com um pufe felpudo e uma única flor", descreve a revista.
"O ressurgimento de Jair Bolsonaro na Flórida é um espetáculo bizarro, mesmo se tratando de
um estado que serve de refúgio para figuras excêntricas", disse a revista, que comparou, ainda, o ataque de bolsonaristas aos prédios da Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro com a invasão de apoiadores de Donald Trump ao Capitólio em 2021. As relações de Bolsonaro com Trump e o trumpismo, aliás, são citadas em outros momentos do texto. A revista lembra que os dois ex-presidentes estão separados por poucas horas de viagem, já que Trump também está vivendo no mesmo estado.
Além disso, a reportagem lembra que um dos filhos do presidente brasileiro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, mantém contato com Steve Bannon, ex-extrategista de Trump. "O que o ex-presidente do Brasil está fazendo na Flórida com seu país e seu próprio futuro perante a Justiça envolvidos em turbulências?", pergunta-se a Time. "Por enquanto a principal teoria, entre adversários e apoiadores, é de que o autoexílio é uma manobra para fugir de problemas jurídicos", prossegue.
A reportagem sugere, porém, que os problemas judiciais de Bolsonaro podem se estender aos Estados Unidos, já que parlamentares do país têm pressionado para que o presidente Joe Biden revogue o visto de permanência do ex-presidente brasileiro. Quando viajou ao país, Bolsonaro tinha visto diplomático, já que ainda era chefe de estado. O documento perdeu a validade 30 dias após o fim do mandato, e ele entrou com pedido para ter um novo visto, de turista.
Volta às aulas: especialistas recomendam check-up auditivo e visual para crianças
Notas baixas e dificuldade em realizar tarefas em sala de aula nem sempre são por falta de interesse do aluno. Problemas com a saúde dos olhos e ouvidos também podem afetar o rendimento escolar das crianças. E, neste começo de ano letivo, é importante que os pequenos passem por uma bateria de exames oftalmológicos e auditivos.
É o que apontam especialistas ouvidas pelo Brasil 61. A fonoaudióloga Ariane Gonçalves, da clínica AudioFisa, alerta que fatores genéticos ou infecções no ouvido podem atrapalhar a concentração e o desempenho do aluno.
“É importante realizar o check-up auditivo nas nossas crianças agora, na volta às aulas, para ver se a criança tem alguma infecção de ouvido, se tem algo atrapalhando a passagem do som. Porque,
caso esteja alguma coisa atrapalhando a passagem desse som, a criança vai ficar desatenta na escola e pode desencadear alguns problemas.”
Já Magna Rodrigues, oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, recomenda que crianças façam avaliações oftalmológicas anualmente para que se possa reconhecer doenças, como a miopia, que pode atrapalhar o desenvolvimento escolar.
“A miopia é a dificuldade de enxergar de longe, então essa criança vai ter dificuldade de enxergar o quadro, de desenvolver atividades e até de fazer esportes. Lembrando que o erro refrativo como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo é a principal causa de cegueira e há uma cegueira que é reversível e tratada. Se for acompanhada e usando os métodos de tratamento
adequado”, orienta a médica.
Sinais
Segundo a oftalmologista Magna Rodrigues, alguns dos importantes sintomas para prestar atenção e suspeitar se a criança tem algum tipo de problema na visão são:
- Apertam as pálpebras forçando o olhar;
- Apertam os olhos;
- Preferem ficar perto do quadro.
Para identificar possíveis problemas auditivos, a fonoaudióloga Ariane Gonçalves aponta os seguintes sinais:
- Não segue comandos simples, como “pegue seus sapatos”, ou não entende instruções simples;
- Frustra-se facilmente com falhas de comunicação;
- Está ficando para trás com relação às habilidades de fala e comunicação; Depende da leitura labial.
Foto: CHANDAN KHANNA / AFP
Ex-presidente tem participado de eventos com admiradores nos Estados Unidos
Estado do Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 7 ESPECIAL
CLASSIFICADOS
2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios
OPORTUNIDADES
Processo seletivo Sesc RJ 2023 tem 625 vagas abertas para cursos gratuitos
OSesc RJ abriu no dia 24, o prazo de inscrições para seu novo processo seletivo Sesc RJ 2023, com 625 vagas gratuitas no curso de Imersão em Língua Estrangeira – níveis básico e intermediário (Inglês e Espanhol). No total, são 83 turmas em diferentes dias e horários, com opções de uma ou duas aulas semanais de até 3 horas.
De acordo com o Sesc RJ, os níveis básico A1 e A2 e intermediário B1 e B2 são oferecidos nas modalidades presencial e virtual. Os demais
(avançado C1 e C2), apenas em ambiente virtual. As aulas presenciais acontecem em unidades de 7 municípios: Rio de Janeiro (Madureira, Ramos e Tijuca), Duque de Caxias, São João de Meriti, Campos, Niterói, São Gonçalo e Três Rios. A oferta gratuita, que ocorre por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc RJ, é dirigida a pessoas com mais de 15 anos de idade, cuja renda familiar mensal não ultrapasse o valor de três salários mínimos nacionais. Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo (e seus
dependentes) e alunos da educação básica da rede pública têm preferência, embora o processo seletivo Sesc RJ 2023 seja aberto a todos que cumprirem o requisito de renda no estado do Rio de Janeiro. O curso de Imersão em Língua Estrangeira do Sesc RJ tem como diferencial o método de ensino e aprendizagem. Os estudos englobam situações cotidianas, conteúdos gramaticais, músicas, atividades interativas, vídeos e demais recursos que estimulam a compreensão oral e escrita do idioma. Partindo do conhecimento prévio de cada estudante, o curso
se compromete com processos educativos contextualizados e com a interação permanente entre o que se aprende e o que se pratica.
Como se inscrever no processo seletivo Sesc RJ 2023 Para participar, o interessado no processo seletivo Sesc RJ 2023 deve preencher um formulário disponível em https:// programas.sescrio.org.br.
O curso tem início em 27 de fevereiro. O processo seletivo é todo on-line, desde a inscrição à apresentação dos documentos comprobatórios.
Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda
1
Caderno G
Estado do Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2023
PAULO SILVA
NOTICIAS DO AUDIOVISUAL
FESTIVAL SESC 49°
De 1º a 28 de fevereiro, o público pode exercer seu lado crítico, escolher suas produções preferidas e profissionais de destaque no cinema de 2022 e participar da programação de um dos mais longevos festivais de cinema de São Paulo. O Festival
Sesc Melhores Filmes chega a sua 49ª edição. Criado em 1974, o festival oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento. A votação é realizada pela internet. Os filmes são escolhidos democraticamente por meio de votação, dividida entre público e júri especializado, composto por críticos e jornalistas de todo o Brasil. Participam da votação desta edição 372 filmes, sendo 229 estrangeiros e 143 nacionais. Ao todo são 11 categorias premiadas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Ator, entre as produções estrangeiras, Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Documentário, entre as produções nacionais. Para votar, o público deve acessar o site e se cadastrar. Ao final da votação, quem votar em todas as categorias ganha um voucher que pode ser trocado por um ingresso para o festival ou filme em cartaz no CineSesc até o final de 2023.
OLHAR DE CINEMA
O Olhar de Cinema, Festival Internacional de Curitiba está de volta. A nova edição, que ocorrerá em formato híbrido, com exibições presenciais e online, tomará conta da capital paranaense de 14 a 22 de junho, prometendo reunir longas e curtasmetragens inéditos no Brasil. As inscrições estão abertas para filmes de todas as tipologias e gêneros, que devem ser realizadas até o dia 10 de março pelo site oficial. Desde 2012, o festival já exibiu cerca de 900 produções e levou mais de 150 mil pessoas às salas de cinema e mais de 30 mil pessoas para as sessões online, valorizando o cinema independente mundial. As premiações para aMostra Competitiva Brasileira para os longasmetragens contarão com as categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Atuação, Direção de Arte, Fotografia, Som e Montagem. Para os curtas, Melhor Filme e Prêmio Especial do Júri. Já a Mostra Competitiva
Internacional contará com premiação de Melhor Filme e Prêmio do júri especial para longas-metragens, assim como premiação de Melhor Filme para os curtas. A Mostra Novos Olhares, dedicada a filmes que se destacam pela radicalidade em suas propostas estéticas, passa a fazer parte da categoria Competitiva e contará com o prêmio de Melhor Filme.
FILMES DA MEIA NOITE
A Estação Net Botafogo e a CAVIDEO, estão realizando o projeto Filmes da Meia Noite, sempre as sextas feiras e sabado. Sexta dia 10 teremos a pré estreia do relançamento, e comemorando os 35 anos do filme "O Massacre da Serra Eletrica", escrito e dirigido por Tobe Hooper um classico do underground de terror, o filme foi restaurado e digitalizado em 4K. Já no sabado dia 11 sessão em homenagem a memoria do diretor Ruggero Deodato falecido recentemente, será exibido o classico "Holocausto Canibal", o filme de 1980, que foi banido de vários paises do mundo, incluindo a Itália, terra do diretor. Ruggero Deodato inclusive foi preso e julgado por obcenidade. Ruggero morreu dia 29 de dezembro do ano passado aos 83 anos, uma linda homenagem ao amaldiçoado diretor. Ingressos a 12 reais imperdivel.
AVATAR 2 X TROPA DE ELITE 2 E o que se esperava pode acontecer. No dia 31 de janeiro "Avatar 2 O Caminho da Agua" chegou a 10 milhões e meio de brasileiros nas bilheterias, chega ou já chegou a bater a maior bilheteria do Brasil, o filme "Tropa de Elite 2, O Inimigo agora é Outro", de José Padilha lançado em 2010. O filme recebeu considerável atenção da mídia, críticas majoritariamente favoráveis e, em 7 de dezembro do mesmo ano, tornou-se o filme mais visto da história do cinema brasileiro, com 11 milhões de espectadores, marca que não era superada desde 1976, quando o filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos" de Bruno Barreto obteve 10,73 milhões. Em 2011 foi indicado a 16 categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro vencendo em 9, incluindo a de melhor longa, melhor direção e a de melhor ator por Wagner Moura. Em 20 de setembro de 2011, foi escolhido para ser o candidato brasileiro a uma indicação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.
Peça celebra a luta de mulheres negras por justiça social
“Felipa e Titila: Rumo à Independência” é uma mistura de teatro, palhaçaria e cordel que se apresenta gratuitamente no Cais do Valongo, nos dias 11 e 12 de fevereiro, às 17h. Inspirada no livro “Dicionário da Independência” de Eduardo Bueno, essa montagem começa com a história de Maria Felipa de Oliveira, ex-escravizada, liberta, pescadora e marisqueira que, em 1823, lutou pela independência do Brasil na ilha de Itaparica, na Bahia. A partir dela, o cortejo teatral se desdobra para abraçar todas as mulheres negras, mães e guerreiras que estão nas trincheiras lutando por justiça social em um Brasil ainda marcado pelo racismo.
“Se você tira a figura da mulher preta do nosso
país, o país para, pois é ela quem está na base constantemente lutando, trabalhando, cuidando de suas próprias crianças e também das crianças brancas dos patrões, então, Independência para quem?” É a pergunta motora feita pelo ator Roberto Rodrigues, integrante e idealizador do projeto Transmutante.
Dividida em três atos –chegança, batalha e festança – a história será conduzida pela personagem Felipa, que, por meio da comicidade, poesia e música, abordará as lutas dessas mulheres negras, homenageando nomes importantes, como o de Marielle Franco, Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento e Audre Lorde.
O elenco, formado também por Sara Hana, Dani Câmara, Lucas Moreiras e Matheus Rebelo, se ins-
pira nos artistas mambembes e recitadores de notícias para reviver a tradição dos antigos leitores de jornais. Durante o reinado de D. João VI, esses profissionais divulgavam as manchetes em praças públicas e teatros, levando informação ao povo brasileiro que, na época, era predominantemente analfabeto. Para esse resgate, os artistas buscam uma abordagem decolonial e repleta de provocações.
O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ 2.
Cais do Valongo
O Cais do Valongo, que foi o principal porto de entrada de escravos afri-
canos no Brasil e nas Américas, foi incluído na lista do patrimônio mundial da UNESCO em 1º de março de 2017. Durante os mais de três séculos em que o regime escravagista esteve em vigor no país, o Brasil recebeu cerca de quatro milhões de escravos e, pelo Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro, passou cerca de um milhão de africanos escravizados em cerca de 40 anos, o que tornou o maior porto receptor de escravos do mundo.
Serviço:
“Felipa e Titila: Rumo à Independência”
Quando: 11 e 12 de fevereiro, às 17h;
Onde: Cais do Valongo (ar livre);
Ingresso: gratuito.
Duração: 40 minutos; Faixa etária: livre.
Oevento Aventuras no Gelo que estava previsto para começar às 12h de domingo (05/02) precisou ser adiado mais uma vez. No sábado (04/02) foi registrada a maior temperatura do ano, com sensação térmica de 58° e, por isso, a equipe técnica que operacionaliza a montagem da pista de gelo orientou a mudança da data de início do evento para quinta-feira (09/02), às 12h.
A data de encerramento do evento também foi estendida para 23/02 e todos os inscritos para patinar nas datas de sábado (04/02) até quarta-feira (08/02) serão remanejados para as datas
a partir de 19/02.
Vai ficar assim:
– Quem estava inscrito pra patinar em 04/02 vai patinar dia 19/02;
– Quem estava inscrito pra patinar em 05/02 vai patinar dia 20/02;
– Quem estava inscrito pra patinar em 06/02 vai patinar dia 21/02;
– Quem estava inscrito pra patinar em 07/02 vai patinar dia 22/02;
– Quem estava inscrito pra patinar em 08/02 vai patinar dia 23/02.
A programação geral também terá fliperama, praça de alimentação, arquibancadas e vários espetáculos, que acontecerão nos fins de semana
"Felipa e Titila: rumo à independência” Abertura do Aventuras no Gelo foi adiada para quinta 09/02, até dia 23 de fevereiro Foto: Guilherme-Fernandes
dos dias 11, 12, 18 e 19/02. “Princesas Encantadas no Gelo” (infantil), sempre às 17h; “Clássicos de Hollywood” (adulto), sempre às 20h.
Estado do Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 9
GAZETA RIO Educação
Arte
Cultura
Saúde Diversão
LÉO ALPHA
Vila Olímpica Doutor Sócrates Brasileiro abre vagas para diversas atividades esportivas
AVila Olímpica Doutor Sócrates Brasileiro, em Pedra de Guaratiba, abriu mais de mil vagas para prática esportiva. As inscrições começaram nesta semana na secretaria do local, às 16h, e vão até sexta-feira (10/2). Todas as aulas são gratuitas e há muitas modalidades disponíveis. A faixa etária das atividades é a partir dos 4 anos. – Esta é uma oportunidade imperdível. São quase 30 modalidades disponíveis, gratuitamente, com
opções para todas as idades. Vamos seguir trabalhando para poder abrir cada vez mais vagas nas Vilas Olímpicas, levando o esporte para toda a população – conta o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder. Há vagas para ballet fitness, basquete, caminhada, capoeira, circuito funcional, dança de salão, dança do ventre, dance mix, futebol, futebol feminino, futevôlei, futsal, ginástica localizada, hidro deep water, hip hop kids, jazz, jiu-jitsu, judô, muay thai, musculação,
nado orientado, natação, pilates, street dance kids, taekwondo, vôlei, vôlei de areia, zumba, além de atividades para PCDs. Nesta segunda-feira serão distribuídas 150 senhas para matrículas. A partir de hoje (7/2), serão distribuídas 150 senhas no turno da manhã, das 8h às 13h, e 150 no período da tarde, das 16h às 21h. Os documentos necessários para os maiores de 18 são cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e atestado médico (para quem tem mais de 59 ou problemas
de saúde). Já os menores de idade devem apresentar cópias da identidade do aluno, RG e CPF do responsável, do comprovante de residência e documento de matrícula escolar. Somente pai, mãe, avós ou irmão maior de idade poderão fazer a inscrição de menores. Para quem desejar mais informações, no Instagram da Vila há o quadro de horários das atividades disponíveis. A Vila Olímpica Doutor Sócrates Brasileiro fica na Rua Bidu Saião, s/nº – Pedra de Guaratiba.
Ocarioca Marcus D’Almeida, de 25 anos, é o novo número 1 do ranking mundial do tiro com arco recurvo, e o primeiro do Brasil a ocupar o topo da lista. D’Almeida assegurou a liderança ao conquistar no domingo (5) o título inédito para o país no torneio The Vegas Shoot - competição indoor em Las Vegas (Estados Unidos) – que reuniu 67 competidores.
“Mais um sonho realizado em ser número 1 do mundo, obrigado Deus por me permitir chegar nesse nível e todas as pessoas que me motivam a buscar o
meu melhor, só tenho gratidão por tudo que está acontecendo na minha vida”, postou o atleta em seu perfil no Instagram. No torneio de Las Vegas - de 3 a 5 de fevereiro - os 66 competidores da prova de tiro com arco curvo podiam disparar até 30 flechas por dia, somando o valor máximo de 900 pontos. D'Almeida foi campeão ao totalizar 892 pontos, um a mais que o segundo colocado, deixando em segundo lugar o francês Thomas Chirault. Em terceiro lugar ficou o alemão Felix Wieser (888 pontos).
Rayssa Leal conquista
Mundial de Skate Street
Abrasileira Rayssa Leal conquistou, no domingo (5), o título do Campeonato Mundial de Skate Street que foi disputado em Sharjah (Emirados Árabes). Para garantir a conquista, a maranhense de 15 anos somou 255,58 na grande decisão, na qual Gabriela Mazetto terminou na 6ª posição e Pâmela Rosa na 8ª. O pódio da disputa feminina foi completado pela segunda colocada Chloe Covell, da Austrália, e por Momiji Nishiya, do Japão. O feito garantiu à brasileira 80 mil pontos no ranking de classifi-
cação para os Jogos de 2024, em Paris.
Após a conquista, Rayssa postou uma mensagem em uma rede social na qual agradece de forma especial ao fisioterapeuta Alison Leff Paz, que a ajudou a tratar de uma dor no punho, causada por uma queda que sofreu em um treino na última sexta-feira (3): “Que dia incrível! Ouvir nosso hino no lugar mais alto do pódio foi emocionante. Ninguém conquista nada sozinho. Sou abençoada por ter o apoio da minha família e do meu time, que só me fortalece nos momentos
de dificuldade. E hoje o meu agradecimento especial é para o meu fisioterapeuta, que elaborou um plano de tratamento intensivo que me fez melhor dia pós dia, me fazendo subir cada degrau até o topo. Alisson muito obrigada”. Já na disputa masculina o brasileiro melhor colocado foi Kelvin Hoefler. O medalhista olímpico terminou a competição na 4ª posição, atrás do francês Aurelian Giraud, primeiro colocado, do português Gustavo Ribeiro, segundo, e do japonês Ginwoo Onodera, terceiro.
Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 07 de fevereiro de 2023 Ano XXVI - nº 1067
Foto: Prefeitura do Rio
Foto: Julio Detefon/CBSK
Marcus D’Almeida assume liderança do ranking mundial do tiro com arco
São mais de mil vagas gratuitas para diversas atividades esportivas
Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais