GAZETA RIO - Edição de Quinta-feira 06 de Abril de 2023

Page 1

Maricá monta esquema de trânsito para as procissões da Semana Santa

Festival Sesc premia melhores filmes nacionais e internacionais PÁGINA 07

Dino diz

Três meninos e uma menina morreram no ataque em creche

As crianças foram mortas no parque da creche. "A gente quer identificar se tem mais algum participante, se mais alguém participou, como ele tramou esse plano, onde ele obteve informações", disse o delegado-geral, em entrevista coletiva. O homem fugiu da creche e se apresentou em um quartel da Polícia Militar logo depois. Ele segue preso.

Maricá sedia competição internacional de handebol

Hospital Ricardo Cruz faz 2 anos com mais de 5 mil atendimentos

MUNDO:

Bolsonaristas avaliam que julgamento de Trump deverá prejudicar imagem de Bolsonaro junto ao eleitorado

Governo Lula anuncia criação

Março tem recorde histórico de aberturas de empresas

www.gazetario.com
Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 06 de abril de 2023. Ano XXVI Nº 1107 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes
GAZETA RIO
"A máquina de produzir fascistas precisa ser parada", diz Márcia Tiburi
PÁGINA 7
PÁGINA 04
PÁGINA
de política nacional de enfrentamento à violência nas escolas PÁGINA 03
PÁGINA 03
04 PÁGINA 05 PÁGINA 02 PÁGINA 03
PÁGINA 05
serão
A decisão foi motivada por um ataque a uma creche na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, na manhã do mesmo dia, que vitimou quatro crianças de 5 a 7 anos. Além da programação presencial, que ocorre na sala do Cinesesc, a mostra também vai apresentar programação gratuita pela plataforma Sesc Digital. O evento tem apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Para marcar a data, o hospital realizou palestra sobre segurança do paciente, atividades lúdicas para crianças internadas na pediatria com personagens de desenho animado e sessão de caricatura.
que R$ 150 milhões
ofertados a municípios para apoio na segurança escolar

GAZETA RIO

Fundado em 1997

Filhote de Jararaca nasce com duas cabeças no RJ

Uma cobra da espécie jararaca deu à luz a um filhote com duas cabeças no Instituto Vital Brazil (IVB), em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Apesar do caso inulsitado, o filhote nasceu morto.

A condição é rara para a espécie, atingindo cerca de 1 a cada 100 mil nascimentos de serpentes. O animal será

E QUANDO ACABAR A PIZZA?

Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro, foi preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes por estar envolvido nos atos terroristas de 8 de janeiro, no fatídico dia da tentativa de golpe. Torres saiu de férias do novo cargo que acabara de ocupar (Secretário de Segurança do Distrito Federal) e voou para ficar ao lado do ex-chefe, na Flórida. Daí por diante, só derrota na vida do ex-ministro, ex-delegado da polícia federal e ex-secretário de segurança. No meio do caminho do ex tinha uma minuta de um golpe guardada no lar da família Torres e a Polícia Federal, cumprindo ordem judicial acabou achando. Que descuido! Torres alegou que era um simples documento para ser descartado.

De volta ao Brasil, foi preso e começa o calvário do ex-ministro. Advogados recusando a causa e a escolha dos seus defensores foi indicação do zero um, filho do ex-presidente. Não dá para saber o que é pior: ser recusado ou ser defendido por advogados amigos desse moço. A investigação vem avançando e não falta envolvimento em atos que contribuiram para o perverso plano da tomada de poder. Participou o tempo todo de uma ação engendrada para desacredirar a segurança do voto eletrônico. O tempo todo o seu cargo foi usado para facilitar as concentrações anti-democráticas.

Anderson Torres passou de todos os limites para atender o seu ex-chefe quando foi à Bahia para envolver a Polícia Federal, numa ação articulada com a PRF para impedir

que eleitores de LULA chegassem às urnas no segundo turno. Uma ação covarde, contra o direito universal do voto. Esse procedimento foi colocado em prática em diversos municípios brasileiros. O Rio de Janeiro não ficou fora desse absurdo, bom ressaltar. A Avenida Brasil, importante via de acesso para a Zona Oeste ficou engarrafada o dia inteiro com BLITZ da polícia. Quem estava adesivado com Lula não passava. Mas voltemos ao Torres na cadeia. A Semana Santa é um excelente momento para refletir: abre o bico e diminui a sua responsabilidade na desordem causada, aceitando uma delação premiada ou se fica em silêncio, sem boas perspectivas para o futuro e abandonado pelos cúmplices. Abandonado não tem por que comemorar a volta do “mito”.

Tiburi

Aprofessora e filósofa Mar-

cia Tiburi usou as redes sociais para afirmar que o massacre que deixou quatro crianças mortas e outras quatro feridas por golpes de machadinha em uma creche de Blumenau (SC) “é efeito da política do ódio implantado pelos extremistas de direita no Brasil ha 10 anos”. Ainda segundo ela, o “governo e o povo terão muito trabalho contra isso terão muito trabalho para parar a “máquina de produzir fascistas”.

“A matança na creche em Blumenau é efeito da política do ódio implantado pelos extremistas de direita no Brasil ha 10 anos. Governo e povo terão muito trabalho contra isso. A máquina

de produzir fascistas precisa ser parada. Não é dando voz a Steve Bannon que isso vai acontecer”, escreveu a filósofa no Twitter.

O atentado à creche Cantinho

Bom Pastor foi cometido por um homem identificado como Luiz Henrique de Lima, de 25 anos. O suspeito se entregou à Polícia Militar pouco após o crime.

incluído na Coleção Científica do IVB, e servirá como fonte de estudos. “Este espécime pode gerar conhecimentos importantes em teratologia, que é a área da ciência que se dedica ao estudo das anomalias e malformações ligadas ao desenvolvimento embrionário”, explicou o biólogo Breno Hamdan

MP de Bolsonaro que poderia dar dor de cabeça ao governo Lula caduca no Senado

AMedida Provisória (MP) do governo Jair Bolsonaro (PL) que poderia dar dor de cabeça ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acabou sem apreciação do Senado e, assim, perdeu seus efeitos, vigentes desde o fim de dezembro do ano passado. Em termos legislativos, a MP caducou. A proposição faz parte do combo que a liderança do Planalto no Congresso pediu que fosse retirada de pauta apesar de ter sido aprovada na semana passada pela Câmara. De número 1152, a proposição modificava leis consideradas de extrema relevância para a proteção ambiental — como a do Instituto Chico Mendes e do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima — com o objetivo de tornar menos burocrático o processo de exploração de áreas verdes.

“A Medida Provisória (MP) em exame visa a aumentar a atratividade do instituto da concessão florestal, dando celeridade ao processo licitatório e maior flexibilidade aos contratos de concessão”, afirma a análise do relator na Câmara, deputado Zé Vitor (PL-MG).

Questões ambientais Ao final de coletiva de imprensa sobre comissões mistas realizada na terça-feira, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), disse que não havia “qualquer compromisso de sanção do governo com MP sobre questões ambientais”, referindo-se à medida provisória, que tem como pano de fundo os interesses da gestão anterior, totalmente opostos aos da atual.

Na prática, contudo, não haveria sanção, caso a proposta tivesse sido aprovado por senadores: como existiram mudanças no texto original, quando a MP tramitou na Câmara, nasceu um Projeto de Lei de Conversão (PLV), que ao ser ratificado em plenário é promulgado pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), segundo o rito legislativo.

O texto enviado ao Senado criou a Comissão de Gestão de Florestas Pública, dando à célula poderes para além dos pertinentes ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O governo Bolsonaro ficou conhecido pelas suas políticas de desmonte de proteção ao meio ambiente no Brasil.

Kelly Hekally
Foto: Reprodução
Editorial
"A máquina de produzir fascistas precisa ser parada", diz Márcia
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Ricardo Bernardes Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores. Estado do Rio de Janeiro, 06 de abril de 2023 - Ano XXVI - nº 1107

Três meninos e uma menina morreram no ataque em creche

Além das mortes, o ataque em Blumenau deixou outras cinco crianças feridas. O governador de Santa Catarina decretou luto oficial de três dias. O caso é investigado pela Polícia Civil

Ohomem de 25 anos que invadiu e matou quatro crianças em creche de Blumenau, na manhã de ontem (5), matou três meninos e uma menina com golpes de machadinha. Ele invadiu a unidade de ensino pulando o muro. Segundo o delegado-geral da Polícia

Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, as forças de segurança investigam se houve a participação de mais pessoas no ataque. As crianças mortas foram identificadas como Bernardo Cunha Machado, de 5 anos; Bernardo Pabest da Cunha, 4; Larissa Maia

Toldo, 7; e Enzo Marchesin

Barbosa, de 4 anos. Além das mortes, o ataque deixou outras cinco crianças feridas. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 9h para atender a ocorrência. As crianças foram mortas

no parque da creche. "A gente quer identificar se tem mais algum participante, se mais alguém participou, como ele tramou esse plano, onde ele obteve informações", disse o dele -

gado-geral, em entrevista coletiva. O homem fugiu da creche e se apresentou em um quartel da Polícia Militar logo depois. Ele segue preso. A prefeitura de Blumenau,

Mário Hildebrandt, informou que vai instalar um comitê de crise para acompanhar o caso e delimitar as ações. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, o foco do governo será o

atendimento e apoio das famílias das vítimas. "Vamos nos organizar para buscar as melhores ações", disse. O município decretou 30 dias de luto em razão da tragédia.

"A Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Científica também estão no local atuando dentro das suas competências. As secretarias de Educação e Saúde também estão mobilizadas", disse o governo de Santa Catarina. As aulas da rede estadual foram suspensas hoje e amanhã. O governador de santa Catarina, Jorginho Mello, decretou luto oficial de três dias no estado. "É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente quatro não resistiram e morreram, além de três feridos. Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local. O assassino já está preso. Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor", lamentou.

Ogoverno Lula se pronunciou oficialmente ontem (5) a respeito do bárbaro assassinato de quatro crianças numa creche de Blumenau e pretende criar um “decreto interministerial para instalação de grupo de trabalho a fim de elaborar uma política nacional de combate à violência nas escolas”.

“ATENTADO EM BLU-

MENAU | Atualização: em resposta à brutalidade do ataque à creche em Santa Catarina, o MEC (@min_ educacao) articula um decreto interministerial para instalação de grupo de trabalho a fim de elaborar uma política nacional de combate à violência nas

escolas”, diz a postagem. O presidente Lula também se pronunciou a respeito do horror visto no espaço infantil. "Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor.

Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse".

Brasil teve mais de 10 ataques a creches e

escolas desde 2011

O Brasil já teve ao menos 12 ataques do tipo em creches e escolas. Em 7 de abril de 2011, ocorreu o primeiro: um massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, chocou o país. Na manhã daquele dia, o atirador, um ex-aluno do colégio sem antecedentes criminais, matou 12 crianças, feriu mais de dez estudantes e cometeu suicídio depois.

O mais recente aconteceu ontem (5), quando um homem invadiu uma escola em Blumenau (SC) com uma machadinha e matou quatro crianças. Na semana passada, um aluno esfaqueou e matou uma professora em uma escola da capital paulista.

Em entrevista a jornalistas na tarde de ontem (5), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que R$ 150 milhões serão destinados a municípios para apoio na segurança escolar.

A verba do Fundo Nacional de Segurança Pública será colocada à disposição de estados e municípios para o fortalecimento de rondas e patrulhas escolares, e será viabilizada através de um edital.

A decisão foi motivada por um ataque a uma creche na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, na manhã do mesmo dia, que vitimou quatro crianças de 5 a 7 anos de idade. Outras

cinco crianças foram feridas e receberam atendimento emergencial em hospitais da região.

O suspeito se entregou à polícia, e as motivações do crime ainda não estão claras.

Três meninos e uma menina morreram devido a ferimentos provocados por um homem de 25 anos que portava um machado e invadiu o Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho do Bom Pastor. Dino, juntamente com o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram a expansão de um grupo de trabalho de formulação de uma política nacional de enfrentamento à violência nas escolas.

O grupo ficará sob comando de Santana e deve

ter sua primeira reunião às 10h30 de hoje (6). Em entrevista a jornalistas, Santana lembrou o ataque a uma escola em São Paulo, ocorrido em 27 de março, que vitimou uma professora de 71 anos. “Na semana passada, quando ocorreu o episódio em São Paulo, nós tínhamos nos reunido para construir uma proposta interministerial para discutir ações para o enfrentamento à violência nas escolas brasileiras”, disse o ministro. Santana afirmou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), convocou ministros para uma reunião após receber informações sobre o incidente em Blumenau.

Governo Lula anuncia criação de política nacional de enfrentamento à violência nas escolas
247
Dino diz que R$ 150 milhões serão ofertados a municípios para apoio na segurança escolar
GAZETA RIO 3 Estado do Rio de Janeiro, 06 de abril de 2023 NACIONAL
Luana Franzão, CNN

VOLTA AO MUNDO

Aliados e interlocutores de Jair Bolsonaro (PL) avaliam que o julgamento do ex-presidente estadunidense Donald Trump poderá resultar em prejuízos à imagem do ex-mandatário brasileiro junto ao eleitorado de centro, uma vez que ambos são próximos. De acordo com a coluna da jornalista Mariana Carneiro, do jornal O Estado de São Paulo, esta parcela do eleitorado pode identificar um traço comum dos dois: ambos deixaram o cargo com pendências não resolvidas na Justiça”. Bolsonaro prestou depoimento à Polícia Fede -

ral ontem (5) no âmbito do inquérito que apura as tentativas feitas por ele para se apoderar de joias sauditas avaliadas em cerca de R$ 18 milhões que haviam sido introduzidas ilegalmente no Brasil por membros de uma comitiva oficial. Na terça-feira (4), Trump se tornou réu em função do escândalo envolvendo o pagamento de suborno para evitar que casos extraconjugais que manteve com atriz de filmes adultos Stormy Daniels e a ex-modelo da Playboy Karen McDougal fossem revelados, o que prejudicaria sua campanha eleitoral em 2016.

Primeiros concursos públicos serão lançados em 10 de abril

Aministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que o governo irá lançar até o dia 10 de abril o primeiro bloco de concursos públicos autorizados para administração federal.

Esther Dweck destacou que há previsão no orçamento deste ano para realização dos concursos, que irão priorizar os órgãos com maior déficit de pessoal.

“Várias áreas estão com dificuldade. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem nenhum concurso”, disse, em entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Até o fim do ano, segundo a ministra, devem ser anunciados três blocos de concursos públicos para recomposição de pessoal. No momento, apenas uma seleção emergencial foi autorizada para a Agência Nacional de Mineração.

Reajuste salarial

Sobre a concessão do reajuste salarial linear de 9% aos servidores federais, Esther Dweck explicou que é preciso que Congresso Nacional aprove uma adequação de rubricas na Lei Orçamentária de 2023. Na última sexta-feira (31),

Março tem recorde histórico de aberturas de empresas

AJunta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) registrou o maior número de aberturas de empresas no mês de março em seus 214 anos de existência. Ao todo, foram computados 6.709 novos negócios em território fluminense. O total do primeiro trimestre chegou a 16.846 empresas abertas. Em janeiro, foram registrados 4.949 novos negócios e, em fevereiro, 5.188. A soma é a segunda melhor da história, ficando atrás apenas dos três primeiros meses de 2022, quando foram computados 18.246 novos negócios.

– O desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro tem avançado significativamente. Resgatamos a credibilidade do estado com um ambiente de negócios estável, juridicamente seguro e com processos simplificados, o que favorece a atração de empresas e contribui para o avanço da empregabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população fluminense – afirma o governador Cláudio Castro. Do total das aberturas realizadas em março, 6.187 foram constituições, ou seja, novas empresas. Também estão incluídas 417 aberturas de filiais e 105 inscrições de transferências. Todas as catego -

rias significam a criação de novos negócios no estado. Até então, a melhor marca do mês de março havia sido registrada em 2021: 6.347. No ano passado, o número foi de 6.217. Entre as principais atividades das novas empresas estão: serviços combinados de escritório e apoio administrativo (621); atividade médica ambulatorial restrita a consultas, ou seja, ambulatórios, consultórios e clínicas (600) e comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (485). Os municípios que mais abriram empresas em março são Rio de Janeiro (3.460), Niterói (478), Duque de Caxias (262), São Gonçalo

(217) e Nova Iguaçu (173). - A desburocratização sempre foi a nossa principal meta, e o aumento do número de novas empresas comprova que estamos no caminho certo. Simplificamos nosso sistema e oferecemos novas alternativas para agilizar os processos como a emissão do certificado digital e o aplicativo de reconhecimento fácil Biovalid. Com isso, hoje uma empresa é aberta, em média, em 38 minutos. E ainda temos muitos projetos para colocar em prática, sempre pensando em facilitar a vida do empresário fluminense – diz o presidente da Jucerja, Sérgio Romay.

o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Parlamento projeto de lei com a alteração. A expectativa do governo é de que a aprovação da proposta ocorra ainda este mês.

“Assim que ele for aprovado, o governo pode encaminhar o reajuste dos servidores. A meta, temos conversado com os líderes no Congresso, é que tenhamos uma aprovação célere desse projeto, para que seja aprovado ainda no mês de abril e o reajuste dos servidores possa valer a partir de maio”, afirmou a ministra em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

A negociação salarial, acordada com cerca de 100 entidades sindicais, prevê ainda aumento de R$ 200 no auxílio alimentação dos servidores. Conforme a ministra, o valor adicional já será depositado no pagamento de maio.

Desde 2016, a maioria das categorias do funcionalismo federal não teve reajuste salarial. Em fevereiro, o ministério retomou a Mesa Nacional de Negociação Permanente com os servidores públicos federais, que servirá para discutir recuperação salarial e reestruturação de carreiras. A mesa foi instalada pela primeira vez em 2003.

‘Glória ao Almirante Negro’ é o enredo da Tuiuti para o Carnaval 2024

AParaíso do Tuiuti anunciou ontem (5), dia em que completa 71 anos de fundação, o enredo para o próximo carnaval: “Glória ao Almirante Negro!”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, que volta à escola.

A escola de São Cristóvão vai entrar na Avenida homenageando a vida e história de João Cândido, marinheiro brasileiro que se empenhou na luta contra os maus-tratos, a má alimentação e as chibatas sofridas pelos colegas.

“Fomos muito felizes com um enredo crítico em 2018, chegando ao vice-campeonato do Grupo Especial, abordando os 130 anos da Lei Áurea.

Nesse meu retorno ao Tuiuti, resgatamos mais uma história de resistência e libertação do povo preto. 'Glória ao Almirante Negro!' é uma louvação

a quem deve ser tratado como herói. Por isso, nos inspiramos nas histórias

em HQs para fazer essa identidade visual do enredo”, explica o carnava-

lesco.

A ilustração do enredo foi feita pelo designer e ilustrador Antônio Vieira, que se inspirou no universo dos quadrinhos para criar a arte que remete a uma capa de HQ. O Almirante Negro viveu em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, onde seus descentes vivem até hoje. O filho caçula, Adalberto Cândido, conhecido como seu Candinho, disse que ficou emocionado com a homenagem da azul e amarelo de São Cristóvão. E os familiares já confirmaram presença no desfile da agremiação.

A Paraíso do Tuiuti vai celebrar seu aniversário na próxima sexta-feira (14), às 21h, na quadra de ensaios, que fica no Campo de São Cristóvão, nº 33, no bairro de São Cristóvão. A escola vai lançar oficialmente o enredo e vai contar com a apresentação de Pixulé, o novo intérprete da escola.

Lucas Soares
GAZETA RIO 4 Estado do Rio de
06 de abril de 2023 GERAL
Bolsonaristas avaliam que julgamento de Trump deverá prejudicar imagem de Bolsonaro junto ao eleitorado
Janeiro,

Prefeitura de Maricá monta esquema de trânsito para as procissões da

Semana Santa

APrefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), vai promover alterações no trânsito da região central da cidade na sexta-feira (07/04) e no sábado (08/04), em razão das atividades desenvolvidas pela Igreja Nossa Senhora do Amparo na celebração da Semana Santa. Na sexta-feira santa (07/04), a concentração da procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores terá início às 8h no Convento de Nossa Senhora do Bom Conselho. De lá, os fiéis seguirão pela Rua Domício da Gama, passando pela Rua Clímaco Pereira, Praça da Bandeira e Rua Nossa Senhora do Amparo em direção à Igreja Matriz. Também a partir das 8h, acontece a procissão de Nosso Senhor

No sábado (08/04), a partir das 22h, os fiéis se reúnem novamente para a procissão do Ressuscitado. A celebração do Santíssimo Sacramento conta com caminhada pela Rua Nossa Senhora do Amparo e termina com a bênção final na Igreja Matriz. Para a realização da atividade, haverá fechamentos temporários, conduzidos por profissionais da Sectran.

Serviços da EPT também estarão disponíveis

A Empresa Pública de Transportes (EPT) vai suspender, durante o feriado de sexta-feira (07/04) a linha E-30B, que faz a ligação da Rodoviária do Povo (Centro) ao Terminal de Integração

Rodoviário José Ferreira da Silva (Itaipuaçu). As demais linhas funcionarão de acordo com os ho -

Hospital Ricardo Cruz faz

2 anos com mais de

cinco mil atendimentos

dos Passos na Capela de São Pedro com percurso pela Rua Álvares de Castro em direção à Igreja Matriz. Não haverá fechamento permanente de vias ou desvios no trânsito.

Agentes da Sectran vão acompanhar os percursos realizando balizamentos para garantir a segurança de todos. A encenação da Via Sacra começa às 17h, em frente à Igreja Matriz. Por isso, as ruas Nossa Senhora do Amparo e Almeida Fagundes permanecerão fechadas entre 16h de sexta-feira (07/04) e 0h de sábado (08/04).

Por volta das 18h, a Procissão do Senhor Morto sairá da Igreja Matriz com cortejo seguindo pela Rua Nossa Senhora do Amparo até a Praça da Bandeira, retornando ao ponto inicial pela mesma via.

rários pré-determinados para feriados. Todas as 25 estações de bicicletas vermelhinhas estarão disponíveis para moradores e visitantes. A reserva é feita pelo aplicativo “Vermelhinhas EPT”, disponível nas plataformas Android e iOS.

Após o cadastro, o usuário poderá retirar a bicicleta na estação de sua preferência. O mesmo acontece no momento da devolução, desde que o tempo de utilização, de uma hora para dias da semana e de duas horas para sábados, domingos e feriados, seja respeitado. Em ambos os casos, uma nova reserva só poderá ser feita após intervalo de 15 minutos. Para conferir a localização das 25 paradas disponíveis, basta acessar o aplicativo “Vermelhinhas EPT”, disponível para Android e iOS.

Construído para receber pacientes infectados pela Covid-19, o Hospital Estadual Ricardo Cruz (Herc), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, completou na segunda-feira (3) dois anos de funcionamento. Em 24 meses, a unidade já atendeu mais de 5 mil pessoas. Para marcar a data, o hospital realizou palestra sobre segurança do paciente, atividades lúdicas para crianças internadas na pediatria com personagens de desenho animado e sessão de caricatura. Outra novidade anunciada, dentro do mês de abril, é a inauguração de 20 novos leitos de CTI para crianças. O hospital conta com 300 leitos ativos, sendo 100 de UTI adulto, 150 de enfermaria adulto, 20 de UTI pediátrica e 30 leitos de enfermaria pediátrica. Os pacientes são encaminhados pela Central Estadual de Regulação

(CER) para assistência de média e alta complexidade nas especialidades de nefrologista, neurologista, cirurgia geral, cirurgia vascular, infectologia. A unidade conta também com laboratório de análises clínicas e centro de imagem.

- Queria agradecer e parabenizar a equipe do Hospital Ricardo Cruz pela dedicação e pela qualidade do atendimento oferecido à população do estado do Rio de Janeiro. Nestes dois anos, o trabalho de vocês vem fazendo diferença na vida de muita gente e, com esta ampliação, mais vidas serão impactadas – disse Dr. Luizinho.

Ainda dentro da celebração de aniversário, o Ricardo Cruz recebeu da Secretaria de Estado de Saúde (SES) o Certificado de Compromisso com a Qualidade e Segurança do Paciente, emitido pelo Programa de Excelência em Gestão da Secretaria.

Foi a primeira unidade de saúde do estado a ganhar uma certificação nessa categoria. Hoje, o hospital tem papel estratégico com leitos de retaguarda para os 92 municípios de todo o estado, com atendimento prioritário em cardiologia, neurologia e pacientes renais crônicos.

A subsecretária de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Cláudia Mello, destacou as ações da SES em prol da segurança do paciente na rede.

- O mundo mudou com várias transformações, como a robótica e a internet. Em contrapartida, qualificamos nossos profissionais para ampliar as barreiras de proteção de redução aos danos, doença, lesão, sofrimento e morte. Dentro desse contexto, o estado do Rio de Janeiro foi pioneiro ao lançar, em 2015, o primeiro Comitê de Segurança do Paciente do país e, dois anos depois, editamos o Plano Esta-

dual. Tudo isso para construir um ambiente seguro para o paciente – ressaltou Cláudia Mello.

O diretor-geral do Hospital Estadual Ricardo Cruz, Caio Souza, frisou a importância da unidade para desafogar os demais hospitais do estado, além do atendimento integral ao paciente com ênfase na humanização.

- Atendemos pacientes de todos as regiões do estado. Esse é o nosso perfil. Contudo, nosso foco é na humanização da assistência, reabilitação e cuidado integral do paciente – frisou o diretor. Personagens do desenho animado “Mundo Bita” visitaram as crianças nas enfermarias pediátricas e proporcionaram momentos de descontração de alegria para os pequenos em tratamento. O caricaturista Riso Costa mostrou seu talento ao retratar funcionários no refeitório da unidade.

São Gonçalo faz ação para auxiliar pessoas em situação de rua

APrefeitura de São Gonçalo, através das secretarias de Assistência Social e de Políticas sobre Álcool e Drogas, realizou uma ação de abordagem a pessoas em situação de rua, no Colubandê e no Centro, nas proximidades da Casa das Artes, na manhã de ontem (5).

A ação teve o objetivo de

auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acolhimento nos equipamentos públicos da cidade. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil prestou auxílio através do Consultório de Rua, com atendimentos emergenciais às pessoas que foram abordadas.

“Estamos fazendo mais ações para prestar auxílio

às pessoas em situação de rua e oferecer abrigo. É importante frisar que esse trabalho é sempre feito através de uma parceria com as outras secretarias. O município tem buscado resgatar essas pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, disponibilizando os serviços básicos, verificando as pessoas que estão sem documen-

tação e oferecendo essa atenção básica”, disse o subsecretário de Proteção Social Especial, Jair Mello. A segurança das equipes contou com agentes do São Gonçalo Presente. Durante as abordagens, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizaram os serviços de limpeza nos espaços públicos.

Visite também o nosso site: www.gazetario.com GAZETA RIO 5 Estado do Rio de Janeiro, 06 de abril de 2023 CIDADES DO RIO

CLASSIFICADOS

2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis

OPORTUNIDADES

“Programa Oportunidades” chega ao Pátio Alcântara, casa do Empreendedor e Sine farão encaminhamento de vagas

APrefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio da Subsecretaria de Trabalho, vai realizar mais uma edição do “Programa Oportunidades”, hoje (6), das 10h às 17h, no 2º andar do Pátio Alcântara. O projeto foi criado com a ideia de facilitar o acesso da população aos serviços da Casa do Empreendedor e do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Durante a realização do programa serão feitos encaminhamentos de vagas de emprego, através de

equipes do Sine, cadastros de Microempreendedor Individual (MEI), alvará e obtenção de crédito e regularização de débitos.

Serviço:

O “Programa Oportunidades” será realizado no Pátio Alcântara que fica na Rua Carlos Gianelli, s/n – Alcantara. A ação será realizada no 2º andar em frente à escada rolante. Hoje (6), das 10h às 17h.

Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda
Veículo
Negóci
Casa
Emprego
os 1

Caderno G

Estado do Rio de Janeiro, 06 de abril de 2023

SEMANA SANTA A PAIXÃO DE CRISTO

Hoje nossa coluna vai mostrar um dos maiores sucessos do cinema que fala da via sacra, "A Paixão de Cristo" de Mel Gibson. Filme bíblico norte americano de 2004, do gênero drama épico, dirigido pelo tambem ator australiano Mel Gibson e estrelado por Jim Caviezel como Jesus Cristo. Ele retrata a Paixão de Jesus, em grande medida de acordo com os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João do Novo Testamento. Inspira-se também sobre a Sexta-Feira das Dores, juntamente com outros escritos devocionais, como os atribuídos a mística e visionária Anna Catarina Emmerich, beata da Igreja Católica. Parte do filme foi inspirado no livro A Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. O filme abrange principalmente as 12 horas finais da vida de Jesus, começando com a agonia no jardim de Getsêmani, a insônia e agravo da Virgem Maria, mas terminando com uma breve descrição de sua ressurreição. Flashbacks de Jesus como uma criança e como um jovem com sua mãe Maria, dando o Sermão da Montanha, ensinando aos Doze Apóstolos, e na Última Ceia são algumas das imagens retratadas.

O diálogo é inteiramente reconstruído em aramaico, latim e hebraico com legendas em vernáculo. O filme tem sido muito controverso e recebeu críticas mistas, com alguns críticos que afirmam que a violência extrema no filme "obscurece a sua mensagem". Fontes católicas têm questionado a autenticidade do material não-bíblico utilizado para o filme. A pelicula, no entanto, foi um grande sucesso comercial, arrecadando em excesso de US$ 600 milhões durante seu lançamento. A Paixão de Cristo é a maior bilheteria de um filme restrito na história dos Estados Unidos, e o filme não feito em inglês de maior bilheteria de todos os tempos. Com um elenco praticamente europeu destacamos Jesus interpretado por Jim Caviezel, Monica Bellucci como Maria de Magdala e Maia Morgenstern como Maria de Nazaré. O filme foi indicado a 3 categorias do Oscar e faturou mais de 370 milhões de dolares está no Guines pois foi o filme exibido em lingua não inglesa com maior bilheteria nos Estados Unidos. O filme só foi dublado nas linguas dos países exibidos na televisão apartir de 2015.

Festival Sesc premia melhores filmes nacionais e internacionais

Durante todo o mês de abril, o Sesc promove a 49ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes. Escolhidos por meio de votação do público e de críticos, os filmes que compõem a tradicional mostra de São Paulo serão uma oportunidade para os cinéfilos verem ou reverem os filmes nacionais e estrangeiros vencedores do ano. O festival começa hoje (5) e segue até o dia 26 de abril.

Os filmes que participaram da votação foram escolhidos entre 372 produções lançadas comercialmente nas salas de cinema de São Paulo em 2022. A lista dos filmes mais votados, em 11 categorias, será apresentada em uma sessão de abertura, marcada para esta quarta-feira (5), a partir das 20h, na sala do Cinesesc, na Rua Augusta, em

São Paulo. Após a premiação, a lista das produções e dos artistas agraciados será disponibilizada no site do evento.

"Os festivais são um momento de concentrar e recuperar cartografias e afetos, a partir da mobilização e da interação entre públicos diversos – incluindo especialistas e aficionados. O Festival Sesc Melhores Filmes, um dos mais longevos de São Paulo, insere-se nesse contexto, ao reunir e premiar as obras e profissionais favoritos tanto da crítica quanto do público em geral, enfatizando o direito à liberdade de opinião", disse Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, em nota. Na abertura do festival será apresentado o filme Tinnitus, de Gregorio Graziosi, ainda inédito nos cinemas. O longa traz a história de uma ex-atleta de saltos ornamentais

NOS BASTIDORES

*Neno Ferreira

Mãe, bailarina, atriz, produtora e escritora Mônica Bittencourt assina pela primeira vez, a autoria de "Regue-se... Cuide-se... Floresça...."

Com mais de 200 páginas, a obra traz reflexões sobre o autoconhecimento compreensão de crenças e valores.

Com bastante entrada no cenário cult do Rio de Janeiro, a carioca sempre demonstrou interesse pelas artes.

Além de veia empresarial Mônica tem larga experiencia nas artes cênicas, tendo

realizado diversos trabalhos na área, como novelas, espetáculos teatrais, filmes entre outros.

Ao lado da veia artística sempre teve uma pontinha voltada para a literatura.

Frequentadora de muitos lançamentos surgiu a oportunidade de escrever algo que pudesse ajudar as pessoas próximas e que inspirasse elas a seguirem um novo caminho.

Foi assim que nasceu o livro diz Mônica que ressalta a importância das pessoas se aceitarem do jeito que elas são!

" Vencer a vergonha e

que sofre de um terrível zumbido no ouvido, afetando sua estabilidade física e emocional. Afastada de competições profissionais, ela decide voltar ao esporte, mas, para isso, precisa recobrar a confiança em seu corpo e enfrentar os medos.

Um dos destaques do evento será a exibição gratuita, em 35mm, do filme O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, que contará com a presença do diretor. Lançado há dez anos, o filme será apresentado no dia 10 de abril, às 20h30, e os ingressos poderão ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Cinesesc.

Além da programação presencial, que ocorre na sala do Cinesesc, a mostra também vai apresentar programação gratuita pela plataforma Sesc Digital.

O Cinesesc oferece ainda diversas sessões com re -

mostrar quem você É!

Lançado no Brasil pela Appris Editora, a primeira edição do livro já está disponível para venda em alguns sites importante do país, a produção pretende realizar ainda este mês, um super lançamento no Rio de Janeiro.

Expediente

cursos de acessibilidade, como audiodescrição, libras e legendagem open caption. Neste ano, algumas das sessões acessíveis são as dos filmes nacionais Marte Um, Medida Provisória, Paloma e Eduardo e Monica, além dos estrangeiros Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (o grande vencedor do Oscar deste ano),

A Mulher Rei, Pantera Negra – Wakanda Forever e Avatar: O Caminho da Água.

Nesta edição, o festival vai promover uma faixa especial chamada Amor ao Cinema, onde serão apresentados cinco longas para homenagear o setor. Os filmes escolhidos para essa sessão são o clássico Cantando na Chuva e o japonês Depois da Vida, além de Rebobine Por Favor; Adeus, Dragon Inn; e o brasileiro Um Filme de Cinema.

Livro: Regue-se...Cuide-se... Floresça…

Autora: Mônica Bittencourt

Since: 2023

Editora: Appris Editora / Curitiba - Brasil

*Neno Ferreira Diretor da Comissão de Direitos Humanos da Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI

GAZETA RIO 7 Estado do Rio de Janeiro, 06 de abril de 2023
Visite também o nosso site: www.gazetario.com
GAZETA RIO Educação
Arte
Cultura
Saúde Diversão

Maricá sedia competição internacional de handebol

Maricá vai sediar em abril duas grandes competições: a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia de 2023, que acontece entre os dias 20 e 23/04; e a 1ª etapa do Global Tour Beach Handball, torneio da Federação Internacional de Handebol (IHF), entre os dias 26 e 30/04. As competições terão entrada gratuita e vão acontecer na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá, com participação das seleções do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Argentina, México, Uruguai e Chile. O evento tem apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Para o diretor de handebol de praia da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Gulliver Esteves, a competição vai ajudar a pleitear uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

"Este evento vai movimentar positivamente a economia da cidade em diversos aspectos, tanto para o setor hoteleiro quanto para os bares e restaurantes. No âmbito escolar, queremos popularizar o esporte ainda mais na nossa cidade e, para isso, realizaremos oficinas com professores e alunos da rede de ensino, onde atletas da seleção brasileira vão ensinar técnicas para iniciação na modalidade, dando seguimento ao que começamos em setembro de 2022 durante o evento Maricá Capital Nacional do Hande -

Em nova reunião ontem (5) para tratar da licitação do Maracanã, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) votaram pela manutenção da suspensão de todo o processo. Em decisão unânime, o Governo do Estado terá de apresentar novos esclarecimentos sobre o edital, para que dê prosseguimento.

bol de Praia", destaca o prefeito de Maricá, Fabiano Horta. O time masculino do Brasil, anfitrião do campeonato, conquistou o título na última edição do ANOC World Beach Games, o bronze no Campeonato Mundial de Handebol de Praia Masculino da IHF 2022, na Grécia, e é o atual campeão do Campeonato Sul e Centro-Americano de Beach Handball. Nas seleções mas-

culinas, estão confirmadas as participações da Argentina, Brasil, Chile, Portugal, Uruguai e Estados Unidos. Já nas equipes femininas serão do Brasil, Argentina, Chile, México e Estados Unidos.

“É sempre muito importante receber eventos de grande porte na nossa cidade. O Global Tour de Beach Handball é a primeira etapa do campeonato mundial, ou seja, os me -

lhores da modalidade jogarão nas nossas areias. Sem contar na vivência que nossos alunos, tanto da rede municipal de ensino quanto dos nossos projetos socioesportivos, terão nas oficinas que serão realizadas com os atletas. Maricá só ganha!”, disse o secretário de Esporte e Lazer de Maricá, Carlos Vagner Frauches. Vantagens

Além disso, o Tribunal negou o pedido do Vasco para ser incluído como interessado no processo. Desta maneira, seguem como partes na discussão apenas TCE-RJ, Ministério Público de Contas e Casa Civil do governo estadual. Após pedido de vista na semana passada, os dois conselheiros que já haviam votado mudaram sua decisão. Relator do caso, Chistiano Lacerda desistiu de pedir a anulação da licitação e seguiu o voto da conselheira Mariana Willeman, a primeira a falar na quarta-feira. Ela pediu a manutenção da suspensão após pedir o adiamento para avaliar melhor o caso. Em seu voto, ela também entendeu que ha-

via a necessidade de mais informações para vários pontos no edital, que teve 14 irregularidades apontadas em análise prévia do TCE-RJ, como o valor da outorga e o tempo de concessão previsto (20 anos). Autgor da decisão que suspendeu a licitação no ano passado, Marcio Pacheco defendeu a criação de comissão para acompanhar o caso e achou justos os benefícios previstos ao Governo do Estado, que pelo edital terá direito a sete camarotes com buffet, 40 vagas de estacionamento, 200 ingressos para o setor Oeste Inferior e mais 60 para aventos no Maracanãzinho. Tudo será bancado pelo por quem vencer o processo. No entendimento dos conselheiros, durante a revisão do edital, o Maracanã não deveria voltar a ser administrado pelo Governo do Estado. Enquanto isso, a permissão provisória dada a Flamengo e Fluminense para seguirem com a concessão acaba em abril e deve ser renovada pela sétima vez, já que não há prazo para que o edital com os ajustes seja lançado para seguir com o processo de licitação.

Cruzeiro aciona Governo para jogar no Mineirão pela Copa do Brasil e aguarda resposta

Com conversas paralisadas com a Minas Arena para jogar no Mineirão, o Cruzeiro aguarda a resposta do pedido formal feito ao Governo de Minas Gerais para voltar a atuar no Mineirão. A requisição foi feita ao Estado para que o time mande a partida contra o Náutico, no dia 25 deste mês, pela terceira fase da Copa do Brasil. A solicitação foi feita em busca de fazer valer a cláusula 16ª do contrato assinado em 2010, entre Governo de Minas e a Minas Arena, consórcio que administra o Mineirão. O acordo firmado na ocasião prevê que o Estado tenha direito a 66 datas disponíveis no Gigante da Pampulha. Neste momento, não existe qualquer tipo de negociação entre o Cruzeiro e a Minas Arena para uma retomada para um eventual acordo. O time mineiro tem buscado o Governo do Estado para intermediar a situação. Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na última terça-feira, o Cruzeiro fez duras críticas à gestão do

Mineirão. O clube mineiro, desde o ano passado, busca ampliar a participação na organização e receita dos eventos no estádio.

- O Cruzeiro tentou por inúmeras vezes chegar a um acordo e ter condições de jogar no estádio. Fizemos uma série de propostas para Egesa, HAP e Construcap, que formam o consórcio. Todas elas, seguindo padrões mínimos praticados em estádios cedidos ao redor do mundo. Nenhuma delas (propostas) foi aceita, não sei o porquê - detalhou Gabriel Lima, CEO do

clube, que completou. "Me parece que não há qualquer interesse em ter futebol no estádio. As propostas da Minas Arena são piores. (...) Nenhuma participação em receita comercial, venda de comida e bebida e camarotes. Não é justo", completou. Por sua vez, a Minas Arena, por meio do diretor Samuel Lloyd, reforçou a posição de não aceitar as propostas enviadas pela Raposa. Entretanto, disse que a data do jogo do Cruzeiro diante do Náutico está disponível.

Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 06 de abril Ano XXVI - nº 1107 Foto: Reprodução TCE-RJ mantém suspensão da licitação do Maracanã
que só o aluno GHF tem
(21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I
Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos
ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Nossos Cursos
Téc
MATRÍCULAS

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.