GAZETA RIO - Edição de Sexta-feira 03 de Março de 2023

Page 1

Justiça homologa acordo entre CCR Barcas e Governo do RJ

PÁGINA 07

O Sesc Copacabana recebe o espetáculo ‘Molavin-Ópera Bufa’

PÁGINA 9

Chefes da diplomacia dos EUA e da Rússia conversaram em Nova Deli

PÁGINA 07

Depois de Moraes manter Anderson

Torres na prisão, pessimismo de Ibaneis para retornar ao cargo aumenta

Segundo interlocutores com os quais a CNN conversou, o pessimismo se instalou em Ibaneis Rocha já que, na decisão de quarta-feira (1º), o ministro do STF comparou Torres ao governador e ainda o colocou em situação pior de omissão pelos atos criminosos do dia 8 de janeiro.

Cláudio Castro recebe governadores do Sul e Sudeste, em evento do Cosud

No encontro, presentes: Ratinho Jr., do Paraná, Romeu Zema, de Minas Gerais, Renato Casagrande, do Espírito Santo, e secretários de estado de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Governador implantará novo batalhão da PM para regiões de Maricá, Itaboraí e Saquarema

Na prática, se virar lei, o programa irá facilitar a concessão de créditos às mulheres.

Anielle Franco é escolhida uma das mulheres do ano pela revista Time

PÁGINA 2

Prefeitura do Rio realiza ação de demolição de construção irregular

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, explicou que o solo é muito instável, propício a desabamentos, em função da proximidade com a Lagoa de Jacarepaguá. Segundo ela, ações deste tipo continuarão sendo feitas para coibir as atividades do crime organizado na região.

PÁGINA 05

PÁGINA 03

PÁGINA 05

Filho de Ronaldinho Gaúcho assina com academia de base do Clube Barcelona

O jogador de 18 anos, que rescindiu seu contrato com o Cruzeiro, vinha treinan

PÁGINA 10

Presidente lamenta resultado do PIB e cobra investimentos de empresas

PÁGINA 04

www.gazetario.com
Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 03 de março de 2023. Ano XXVI Nº 1083 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes
GAZETA RIO
do com o time juvenil do Barcelona desde janeiro. Câmara aprova projeto que cria o Programa Crédito da Mulher PÁGINA 07
3 PÁGINA

GAZETA RIO

A banda inglesa The Police, formada ainda nos anos 1970 por Andy Summers (guitarra), Sting (baixo e voz) e Stewart Copeland (bateria), teve uma vida breve, principalmente se considerado o número de sucessos que produziu, como “Every little thing she does is magic”, “Every breath you take”, “King of pain” e “Can’t stand losing you”. Em 1986 os três se sep-

araram, retornando para uma turnê mundial em 2007-2008, e foi só. Para a sorte do público brasileiro, em 2014 o baixista, compositor e cantor Rodrigo Santos (ex-Barão Vermelho, Lobão, Kid Abelha) e o guitarrista Andy Summers se conheceram no Rio de Janeiro, por intermédio do empresário Luiz Paulo Assunção.

Anielle Franco é escolhida uma das mulheres do ano pela revista Time

Quando penso que já vimos de tudo, ainda somos surpreendidos com o discurso do vereador de Caxias do Sul, Sandro Fantinel, eleito pelo PATRIOTA.

Em seu discurso na tribuna mostrou toda sua indignação com a repercussão que teve o resgate de empregados em situação de escravidão nas três principais vinícolas da região.

O vereador fez da sua língua um fuzil e apontou em direção dos baianos. Não só para acertar os 198 trabalhadores que nasceram na Bahia, mas também atingiu seus 14.985.284 habitantes. Ainda por cima, atingiu aos baianos que estão espalhados por todo o mundo e a todo ser que defende respeito ao ser humano, independente de raça, cor, religião e condição social.

Esse vereador foi expulso do partido, mas não faltará abrigo em outro. Certamente que as vinículas Aurora, Garibaldi e Salton escolheu esse ser para

representar os seus interesses.

Tudo levar a crer que sim. Agora as vinícolas pagam um preço muito caro. Apesar do produto ser de qualidade, muito gente vai levar pra casa outros sucos também de boa procedência, mas que não foram manchados com o trabalho escravo. Espero que as vinícolas envolvidas venham a público condenar as atititudes do político. Gostaria de dizer ao vereador que os baianos são responsáveis, tem amor pelo trabalho e pelo Brasil há séculos. A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, foi um movimento político popular ocorrido em 1798 em Salvador é um exemplo de luta, de amor à pátria. Composta por escravizados, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diversas profissões como sapateiros, pedreiros, soldados, etc., travaram uma luta que de certa forma ajudou a alavancar os movimentos que originaram a independência do Brasil. Os objetivos desse movimento era separar a Bahia de Portugal,

abolir a escravatura e atender as reivindicações das camadas pobres da população A capital do Brasil foi transferida para o Rio de Janeiro e, isto, deixou em estado de penúria os mais desfavorecidos, que influenciados pelos ideiais da Revolução Francesa se organizaram. No dia 12 de agosto de 1798, Salvador amanheceu coberta de panfletos manuscritos que chamavam a população a luta e proclamava ideais de liberdade, igualdade, fraternidade e República. Os líderes desse movimento foram presos e, em 1799, condenados à morte ou ao degredo.

No manifesto distribuido na Conjuração Baiana está escrito: “Animai-vos povo baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos, o tempo em que todos seremos iguais”.

De lá pra cá, vereador, se você não percebeu muita coisa mudou. Agora você comprou uma briga não só com os baianos, mas com todos os brasileiros que defendem o Brasil livre e plural.

Aministra da Igualdade

Racial, Anielle Franco, foi escolhida uma das mulheres do ano pela revista

Time.

Criar um futuro melhor para as mulheres significa construir pontes – entre gerações, comunidades e fronteiras, afirma a revista.

Anielle está entre 12 líderes que trabalham para um mundo mais igualitário, de acordo com a publicação.

Além da ministra, a lista inclui nomes como Cate Blanchett, Ayisha Siddiqa, Angela Bassett, Ramla Ali, Phoebe Bridgers, Olena Shevchenko, Verónica Cruz Sánchez, Masih Alinejad, Megan Rapinoe, Makiko Ono e Quinta Brunson.

A revista Time destaca a trajetória de Anielle Franco, ressaltando que ela nunca planejou fazer parte da política. A mudança veio em 2018, quando a vereadora Marielle Franco foi assassinada em um crime ainda não solucionado. De acordo com a revista, a busca por justiça levou Anielle aos holofotes nacionais.

Segundo a descrição da revista, “agora com 38 anos – a mesma idade que Marielle tinha quando morreu – Anielle se encontra em uma posição muito mais proeminente do que

sua irmã poderia imaginar, com uma chance real de realizar seu sonho de um Brasil mais justo”.

Em uma publicação no Twitter, Anielle afirmou estar “muito orgulhosa e emocionada em ter sido a primeira e única brasileira indicada como ‘Mulher do Ano’ pela Times”. Muito orgulhosa e emocionada em ter sido a primeira e única brasileira indicada como "Mulher do Ano" entre as doze escolhidas pela revista norte-americana Time. Estou muito feliz e não chego sozinha, esse reconhecimento não é só meu, é de todas as mulheres negras do Brasil. pic.twitter.com/gjwtxBrEbo

— Anielle Franco (@aniellefranco) March 2, 2023

E completou: “Chego ao lado de todas elas e do Movimento Negro. Sou a primeira, mas não serei a única. Que esse marco seja um recomeço para a nossa história e o reconhecimento de toda nossa luta”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestou e parabenizou a ministra. “A ministra da Igualdade Racial do Brasil é uma das mulheres do ano. Parabéns, @ aniellefranco.”

A ministra da Igualdade Racial do Brasil é uma das mulheres do ano. Parabéns, @ aniellefranco. https://t.co/ WfOhayrcGb

‘The Police brasileiro’ celebra obra da icônica banda inglesa no Qualistage
Foto: Reprodução O QUE É QUE O BAIANO TEM? Editorial
Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco
Ricardo Bernardes
Fundado em 1997 Estado do Rio de Janeiro, 03 de março de 2023 - Ano XXVI - nº 1083
Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Lucas Rocha e Isabela Filardi - CNN
Diretor

Cláudio Castro recebe governadores do Sul e Sudeste, em evento do Cosud

No

Ogovernador Cláudio Castro deu as boas-vindas aos participantes do 7° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).

O evento é realizado na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, até sábado, 4 de março. Durante três dias, autoridades e especialistas irão discutir temas que atendam demandas econômicas, sociais e ambientais, consolidando a agenda de cooperação entre os governos.

“É uma honra para o Rio de Janeiro receber os estados do Sul e Sudeste. A retomada da reunião presencial do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, após três anos, é um sinal claro de como nós, governadores, estamos diretamente empenhados em construir uma agenda positiva para nossas regiões e para o país. Nesse consórcio, todos são líderes”,

disse Castro. Ao lado dos governadores Ratinho Jr., do Paraná, Romeu Zema, de Minas Gerais, Renato Casagrande, do Espírito Santo, e secretários de estado de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Cláudio

Castro projetou o trabalho em conjunto para o futuro do Sul e Sudeste do país e recepcionou os convidados com uma apresentação da cantora Alcione, ícone da Música Popular Brasileira. “Nesse encontro nós te-

mos três grandes temas: saneamento, pacto federativo e a questão da reforma tributária. Mas o Cosud é muito maior que isso. Teremos 25 grupos de trabalho onde discutiremos saúde, educação, segurança pública, meio

ambiente, governança e tantos outros. Ao longo dos três dias, teremos a oportunidade de reforçar a integração entre nossos estados para avançar em discussões que já estão na pauta nacional, como o saneamento, a reforma

tributária e o Pacto Federativo”, afirmou o governador.

Além de autoridades federais, estaduais e municipais, estiveram presentes na cerimônia de abertura o procurador-geral do Ministério Público do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, André Ceciliano, o presidente da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ), André Português, e o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal. Logo após a abertura do Cosud, foi iniciada a conferência “Saneamento: os caminhos para o acesso universal”, reunindo o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, e o diretor-presidente da Aegea Saneamento, Radamés Casseb, com mediação do jornalista Rodolfo Schneider.

Ministro Dias Toffoli arquiva investigações contra Bolsonaro

Oministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou na terça-feira (28) duas frentes de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, abertas em decorrência do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Toffoli atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), de julho de 2022, para quem não

Brasília -O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), está abalado depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negar a soltura do ex-ministro da Justiça e secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que está preso preventivamente desde o dia 14 de janeiro. Isso porque a decisão de Moraes teria demonstrado a Ibaneis que será difícil o STF permitir o seu retorno ao governo rapidamente.

Segundo interlocutores com os quais a CNN conversou, o pessimismo se instalou em Ibaneis Rocha já que, na decisão de quarta-feira (1º), o ministro do STF comparou Torres ao governador e ainda o colocou em situa -

ção pior de omissão pelos atos criminosos do dia 8 de janeiro. “O descaso e conivência do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e, até então, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, com qualquer planejamento que garantisse a segurança e a ordem no Distrito Federal, tanto do patrimônio público, só não foi mais acintoso do que a conduta dolosamente omissiva do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha”, diz Moraes no documento.

Com isso, fontes disseram ainda já haver em Ibaneis Rocha um temor, antes inexistente, de que Alexandre de Moraes não permita o seu retorno ao cargo nem mesmo com o fim do prazo inicial de 90 dias – que irá terminar no início de abril. Para isso, ao final

da data, o ministro teria que soltar uma nova decisão aumentando o período de afastamento do emedebista do comando do governo do DF. Enquanto isso, interlocutores da governadora em exercício, Celina Leão (PP), afirmam que ela já enxerga a “possibilidade” de que Ibaneis Rocha não volte ao comando do DF no mês que vem. Apesar disso, Celina tem dito a aliados que não irá fazer planos a longo prazo nem se movimentar para que um impeachment do governador aconteça na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Ainda segundo pessoas próximas, a governadora tem afirmado que o melhor é esperar por uma decisão do STF para caso Ibaneis retorne ao governo não tenha problema com o chefe do Executivo distrital.

foi apontada a materialidade de nenhum crime praticado por Bolsonaro. O ministro entendeu que, se a PGR não viu ilícito, o pedido de arquivamento deve ser aceito.

"Se, dos fatos narrados e suas eventuais provas, apresentados, agora, à autoridade a quem compete investigar e representar por abertura de inquérito perante esta Suprema Corte, não visualizou a Procuradoria-Geral da República substrato mínimo para tais medidas, deve-se acolher seu pare-

cer pelo arquivamento”, argumenta Toffoli. Em parecer assinado por Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República, a PGR argumentou que o relatório da CPI da Pandemia tem deficiências técnicas, por não ter individualizado provas, por exemplo.

As apurações arquivadas por Toffoli tratavam da suposta prática, por Bolsonaro, de infrações a medidas sanitárias e do crime de epidemia, agravado por resultar em mortes.

Larissa Ventura
encontro que irá até o dia 04, serão debatidas as demandas econômicas, sociais e ambientais
Ibaneis pessimista para retornar ao cargo de governardor do DF
Larissa Rodrigues -CNN
Estado do Rio de Janeiro, 03 de março de 2023 GAZETA RIO 3 POLÍTICA
Felipe Pontes - Agência Brasil

Presidente lamenta resultado do PIB e cobra investimentos de empresas

Opresidente

Luiz Inácio

Lula da Silva lamentou, ontem (2), o resultado de 2022 do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB recuou 0,2% no quarto trimestre de 2022. No ano, houve crescimento de 2,9%, contra 5%, em 2021. “A economia brasileira não

cresceu nada no ano passado. Então, o desafio que temos é fazer a economia voltar a crescer, e temos que fazer investimentos”, disse ele, em evento de recriação do Bolsa Família, no Palácio do Planalto. Lula disse que o programa social é uma importante política pública de socorro às famílias em situação de vulnerabilidade e que a solução para a transformação social do país é o crescimento econômico. “Este é o primeiro prato de sopa, de feijão, o primeiro copo de leite, o primeiro pão, o primeiro pedaço de carne. Junto com isso

tem que vir a política de crescimento econômico, de geração de emprego e de transferência de renda através do salário, que é o que importa para o trabalhador.”

O presidente argumentou ainda que, caso os investimentos não venham da iniciativa privada, eles devem ser impulsionados pelo governo. “Só vamos gerar emprego se a economia crescer e, para crescer, é preciso investimento privado. Se não houver investimento privado, que haja investimento público. Não queremos que o Estado faça as coisas que o pri-

vado tem que fazer, mas, se o governo federal não investir dinheiro como indutor do desenvolvimento, nada vai acontecer”, disse Lula, defendendo investimentos por parte dos bancos públicos e empresas. Nesse sentido, o presidente criticou o valor pago em dividendos para os acionistas da Petrobras, em 2022, em detrimento dos investimentos que a companhia poderia fazer na indústria do país. No ano passado, os investimentos realizados pela Petrobras totalizaram US$ 9,8 bilhões.

“Não podemos aceitar a ideia da notícia de hoje. A Petrobras entregou de dividendos mais de R$ 215 bilhões, quando deveria ter investido metade no crescimento econômico desse país, na indústria brasileira, na indústria naval e de óleo e gás. Ao invés de investir, ela resolveu agraciar os acionistas minoritários”, acrescentou o presidente.

Segundo ele, o pagamento de dividendos superou o lucro da companhia, que chegou ao recorde de R$ 188,3 bilhões em 2022.

Para Lula, a Petrobras deixou de ser uma em-

presa de desenvolvimento, para ser exportadora de óleo cru. “Não foi para isso que descobrimos o pré-sal. O pré-sal era para termos um passaporte para o futuro do povo e a gente exportasse derivado do petróleo e não óleo cru como estamos exportando”, afirmou. “As empresas brasileiras e os bancos brasileiros têm que pensar neste país para depois pensar no seu lucro ou nos seus acionistas. Vai ser assim daqui para a frente para a gente poder mudar a história do país”, completou o presidente.

Durante o evento de lançamento do novo programa Bolsa Família ontem (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que seu governo assume o compromisso de começar a pagar o benefício no dia 20 de março.

“Esse não é o programa de um governo, ou de um presidente da República, é um programa da sociedade brasileira. E só vai dar certo se a sociedade assumir a responsabilidade de fiscalizar o Cadastro Único que estamos fazendo.”

O presidente ressaltou a necessidade de fiscalização para que o dinheiro do Bolsa Família chegue apenas a quem precisa. Ele também pediu a fiscalização com seriedade por parte da imprensa e por parte dos Ministérios Públicos Federal e estaduais.

“O Bolsa Família é apenas um pedaço das coisas que temos que fazer”, disse Lula. “Junto com isso tem que vir política de crescimento econômico, geração de emprego e transferência

de renda através do salário.”

O retorno do Bolsa Família

O valor mínimo do benefício será de R$ 600. Além disso, será concedido um valor adicional para as famílias com gestantes, crianças e adolescentes: o pagamento extra será de R$ 150 por cada criança da casa com até seis anos e de R$ 50 para os dependentes de sete a 18 anos incompletos. Gestantes também receberão um valor adicional de R$ 50. Além disso, será concedido um valor adicional para as famílias com gestantes, crianças e adolescentes: o pagamento extra será de R$ 150 por cada criança da casa com até seis anos e de R$ 50 para os dependentes de sete a 18 anos incompletos. Gestantes também receberão um valor adicional de R$ 50. Também voltarão a ser exigidas as condicionantes que existiam na configuração original do programa: para não perder o benefício, as famílias precisam comprovar a frequência escolar dos

jovens e crianças, o acompanhamento pré-natal das gestantes e também manter atualizado o caderno de vacinação com todos os imunizantes previstos no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

A reedição do programa prevê, ainda, regras mais rígidas e um pente fino Cadastro Único, depois que, no ano passado, houve uma explosão no número de beneficiários declarados como família “unipessoal”, de uma pessoa só. A avaliação é que, com a falha na declaração, pessoas de uma mesma família estavam conseguindo receber mais de um benefício.

A renda máxima para ter direito ao benefício, de acordo com o governo, será de R$ 218 por pessoa da família. Em uma casa com cinco pessoas, por exemplo, significa uma renda total de R$ 1.090 para sustentar a todos. O valor é menor do que um salário mínimo, de R$ 1.302 atualmente.

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou ontem (2) a Petrobras pelo dividendo de lucro bilionário a acionistas. Segundo o chefe do Executivo, a empresa deveria “ter investido metade no crescimento desse país, na indústria brasileira, na indústria naval, na indústria de óleo e gás”. A declaração ocorreu durante assinatura do texto da medida provisória do novo programa Bolsa Família, em evento no Palácio do Planalto. O petista disse ainda que a Petrobras se transformou em uma “exportadora de óleo cru”.

“Nós não podemos aceitar a ideia da notícia de hoje: a Petrobras entregou de dividendo mais de R$ 215 bilhões quando ela deveria ter investido metade no crescimento desse país, na indústria brasileira, na indústria naval, na indústria de óleo e gás. A Petrobras ao invés de investir, resolveu agraciar os acionistas minoritários com R$ 215 bilhões. Teve um lucro de

R$ 195 bilhões e quanto foi o investimento da Petrobras? Quase nada. Porque a Petrobras, que no nosso tempo era uma empresa de desenvolvimento desse país, agora é uma exportadora de óleo cru. Não foi para isso que descobrimos o pré-sal. O pré-sal era para que a gente tivesse um passaporte no futuro do nosso povo e que a gente exportasse derivado de petróleo e não exportar óleo cru como estamos exportando”, reclamou. Ontem, a petrolífera informou que registrou lucro líquido de R$ 188,328 bilhões em 2022, o maior da história da empresa. A soma dos dividendos a serem distribuídos chega a R$ 35,8 bilhões. De acordo com o comunicado, a aprovação do dividendo proposto "está alinhada à política de remuneração aos acionistas e é compatível com a sustentabilidade financeira da companhia no curto, médio e longo prazos".

Ainda durante o evento do Bolsa Família, Lula disse também que as empresas e bancos brasileiros “têm

que pensar primeiro” no Brasil, “para depois pensar nos seus lucros ou pensar nos seus acionistas. Vai ser assim daqui para frente”, destacou.

“É importante dizer, companheiro Wellington [Dias] que você vai ter muito mais dinheiro para cumprir com seu programa se a gente fizer as coisas acontecerem de verdade nesse país. E é importante saber que as empresas brasileiras, os bancos brasileiros tem que pensar primeiro nesse país para depois pensar nos seus lucros ou pensar nos seus acionistas. Vai ser assim daqui para frente para a gente poder mudar a história do país.”

“Se o governo federal não investir dinheiro como indutor do desenvolvimento, nada vai acontecer. Estamos lançando um programa, a Caixa, o Banco do Brasil, o BRB, o Basa, o BNDES, pode ter certeza que vão voltar a investir dinheiro para gerar emprego, desenvolvimento e distribuição de renda efetiva nesse país”, completou.

Lula sobre lucro bilionário de acionistas da Petrobras:
"Não podemos aceitar"
Lula diz que pagamento do Bolsa Família começará a ser feito em 20 de março
Andreia Verdélio -Agência Brasil
LEITOR DO GAZETA RIO GANHA 10% DE DESCONTO!
2023 GAZETA RIO 4 ECONOMIA
Ingrid Soares
Estado do Rio de Janeiro, 03 de março de

Simpósio abre programação comemorativa pelo Dia

Internacional da mulher em Caxias

APrefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher com a realização do 1º Simpósio, que terá como tema: “Violência contra a mulher: uma questão de saúde pública”. O evento, organizado pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS), acontecerá no dia 08 de março, a partir das 9hs, no plenário da Câmara Municipal de Duque de Caxias.

A organização do simpósio está disponibilizando uma ficha on-line para a inscrição dos participantes. As inscrições gratuitas devem ser feitas através do link: http://simposiosms.duquedecaxias.

rj.gov.br

Será concedido certificado de participação. O encontro tem como objetivo fazer da data comemorativa também um momento de reflexão sobre o crescimento alarmante dos índices de violência contra as mulheres em todo o mundo. É o que mostram os resultados da pesquisa do Instituto Datafolha (2021), que aponta que cerca de 24,4% - uma em cada

quatro mulheres, com idade acima de 16 anos - foram vítimas de algum tipo de violência no Brasil, seja ela psicológica, sexual, moral ou patrimonial. Através do tema “Violência contra a mulher: uma questão de saúde pública”, o simpósio pretende mostrar como o sistema de saúde no município de Duque de Caxias tem se organizado para atender a essa demanda crescente, assim como os demais serviços e órgãos de atendimento à mulher.

SERVIÇO

1° Simpósio em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Tema: “Violência contra a mulher: uma questão de saúde pública”

Data: 08 de Março de 2023; Horário: 9h

Local: Câmara Municipal de Duque de Caxias

Endereço: Viaduto Paulo Lins, 41 – Bairro Vinte e Cinco de Agosto - DC Evento Gratuito. Certificado de participação.

As inscrições on-line devem ser feitas, através do link: http://simposiosms.duquedecaxias. rj.gov.br

Governador implantará novo batalhão da PM para regiões de Maricá, Itaboraí e Saquarema

Ogoverno estadual está comprometido em reforçar a segurança pública nos municípios de Maricá, Saquarema e Itaboraí, com a implantação de um novo batalhão de Polícia Militar e mais policiais nas ruas. A garantia é do próprio governador Cláudio Castro (PL) para atender solicitações feitas pelo deputado Guilherme Delaroli (PL). Através de indicações

legislativas já encaminhadas ao chefe do Executivo, o deputado, que integra a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), busca dar mais tranquilidade a moradores, comerciantes e empresários dessas cidades, que fazem apelos para que a violência seja combatida com mais efetividade.

A implantação de um Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Maricá, para atender também o mu-

nicípio de Saquarema, foi formalizada através da Indicação Legislativa 0114/2023. Além de aumentar a sensação de segurança nas ruas, o deputado Guilherme Delaroli justifica que a construção de um batalhão da PM vai melhorar o combate à violência em Niterói, visto que o 12º BPM, situado na cidade, também é responsável pelo policiamento em Maricá.

E atendendo a um pedido dos moradores de Itaboraí e do prefeito da

cidade, Marcelo Delaroli, o deputado apresentou a Indicação Legislativa 0115/2023, para aumento do efetivo do 35º BPM (Itaboraí).

“Agradeço ao governador Cláudio Castro pela sensibilidade em ouvir as demandas que vem da população, e trabalhar para que as famílias de todo Estado tenham mais paz. Nosso empenho é para que a violência continue em queda nas cidades”, afirma o deputado estadual Guilherme Delaroli.

Subprefeitura de Jacarepaguá e Secretaria de Ambiente e Clima realizam ação de demolição de construção irregular na Muzema

ASubprefeitura de Jacarepaguá, em conjunto com a Secretaria Municipal de Ambiente e Clima (SMAC), o Grupo de Apoio Especial ao Crime Organizado (Gaeco), Ministério Público, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e Polícia Militar Ambiental, realizou, ontem (2/3), mais uma uma ação de demolição de um prédio que foi construído irregularmente na Muzema, em Jacarepa-

guá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O edifício com três andares não possuía qualquer licença de obra ou responsável técnico. No local, estava sendo preparada uma estrutura para a construção do quarto pavimento.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, explicou que o solo é muito instável, propício a desabamentos, em função da proximidade com a Lagoa de Jacarepaguá. Segundo ela,

ações deste tipo continuarão sendo feitas para coibir as atividades do crime organizado na região.

– Estamos lidando com vidas. Não vou permitir que o errado continue acontecendo. Muitas pessoas se iludem e compram imóveis irregulares das mãos de criminosos, sem saber o grave risco de vida que enfrentam. Jacarepaguá tem ordem. Vamos continuar de olho – alertou a subprefeita.

O prédio já contava com dez apartamentos, avaliados em cerca de R$ 150 mil cada. A Secretaria de Ambiente e Clima embargou a construção na última semana, por ser completamente ilegalizável. Porém, os responsáveis pelo empreendimento não obedeceram e seguiram com a construção. A secretária de Meio Ambiente, Tayná de Paula, também esteve presente na ação.

Foto: Divulgação/Alerj 08 DE MARÇO
Deputado Guilherme Delaroli atua para melhorar a segurança pública nos municípios O edifício com três andares não possuía qualquer licença de obra ou responsável técnico
Estado do Rio de Janeiro, 03 de março de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
Informe Publicitario Estado do Rio de Janeiro, 03 de março de 2023 GAZETA RIO 6 GERAL

VOLTA AO MUNDO

Chefes da diplomacia dos EUA e da Rússia conversaram em Nova Deli

Osecretário de Estado

norte-americano, Antony Blinken, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, tiveram uma breve conversa à margem da reunião ministerial do G20 em Nova Deli.

“Blinken pediu para entrar em contacto com Lavrov.

Na hora, no âmbito da segunda sessão do G20, Serguei Victorovich (Lavrov) conversou (com ele). Não foi uma negociação ou uma reunião”, explicou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova. Um alto funcionário dos EUA disse que Blinken aproveitou a conversa para apresentar três ideias a Lavrov: que os EUA apoiariam a Ucrânia no conflito pelo tempo que for necessário para encerrar a guerra, que a Rússia deveria reverter a sua decisão de suspender a participação no Novo tratado nuclear START e que Moscovo deveria libertar o americano detido Paul Whelan.

Lavrov, que chegou a Nova Deli na terça-feira, conversou ainda com seus homólogos da China, Brasil, Índia e Turquia, apesar de

na quarta-feira ter indicado que não tencionava ter encontros bilaterais com os chefes da diplomacia chinesa e russa.

“Não tenho planos para reunir com eles no G20, embora eu suspeite que certamente estaremos juntos em algumas sessões”, tinha dito Blinken, em Tashkent, capital uzbeque, de onde viajou para Nova Deli. Lavrov e Blinken nunca se tinham reunido fisicamente e a sós desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Em agosto do ano passado, os dois diplomatas encontraram-se numa reunião ministerial da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Phnom Penh, mas não houve conversa entre eles.

Dias depois desse encontro, Lavrov afirmou que não tinha detetado vontade da parte de Blinken para essa conversa.

“Não há planos de vê-los no G20, embora eu suspeite que certamente estaremos juntos em sessões de grupo de um tipo ou outro”, disse Blinken em Tashkent, capital uzbeque, de onde viajou para Nova Deli.

Um corredor oculto de nove metros de comprimento foi descoberto perto da entrada principal da Grande Pirâmide de Gizé, de 4.500 anos, no Egito, o que pode levar a novas descobertas, disseram autoridades de antiguidades egípcias ontem (2).

A descoberta dentro da pirâmide, a última das Sete Maravilhas do Mundo Antigo ainda de pé, foi feita no âmbito do projeto Scan Pyramids, que desde 2015 usa tecnologia não invasiva, incluindo termografia infravermelha, simulações 3D e endoscópios para espiar dentro da estrutura.

A Grande Pirâmide foi construída como uma tumba monumental por volta de 2560 aC durante o reinado do faraó Khufu, ou Quéops. Construída com uma altura de 146 metros, foi a estrutura mais alta feita por humanos até a Torre Eiffel em Paris, em 1889.

O corredor inacabado foi provavelmente criado para

redistribuir o peso da pirâmide em torno da entrada principal, a quase 7 metros de distância, ou em outra câmara, ou espaço ainda não descoberto, disse Mostafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito. “Vamos continuar nossa varredura para ver o que podemos fazer para descobrir abaixo dela, ou apenas no final deste corredor”, disse ele a repórteres em frente à pirâmide. Os cientistas confirmaram a presença do corredor usando radar e ultrassom, antes de recuperar imagens dele ao enviar um endoscópio japonês de 6 mm de espessura através de uma pequena junta nas pedras da pirâmide. Em 2017, os pesquisadores da Scan Pyramids anunciaram a descoberta de um vazio de pelo menos 30 metros de comprimento dentro da Grande Pirâmide, a primeira grande estrutura interna encontrada desde o século 19.

AJustiça homologou ontem (2) o acordo entre a CCR Barcas e o Governo do Estado do RJ, que vai manter a gestão do transporte aquaviário do estado com a empresa por um período de 1 a 2 anos. A concessionária tinha avisado que sem a homologação tinha condição apenas de prestar o serviço até hoje. O entendimento prevê o reconhecimento de dívidas pelo estado com a CCR Barcas e um calendário de pagamentos de indenizações para a concessionária. A indenização total é calculada em R$ 750 milhões. Na decisão desta quinta, a juíza Regina Lúcia Chuquer Almeida Costa de CAstro Limão, da 6ª Vara de Fazenda Pública, escreveu que o "Estado não detém expertise para assumir essa prestação de serviços, até porque não

é gestor de empresa, nem é esse seu dever constitucional. Encontra-se, portanto, autorizado este Juízo, pela competência legal decorrente da existência de lide remanescente no presente feito carecendo de solução, ademais da permissão legal já exposta acima, a analisar a legalidade do Termo de Acordo celebrado entre as partes para o qual pedem homologação".

O secretário estadual de transportes, Washington Reis, disse ao blog que o governo do estado vai depositar a primeira parcela da dívida como condição para evitar a interrupção do serviço. O contrato anterior do governo com a CCR Barcas terminou no dia 11 de fevereiro. Consultado sobre o novo entendimento, o MP tinha pedido mais tempo para que o grupo de apoio técnico especializado do órgão analise

os documentos enviados pela Agetransp - a agência que regula as concessões de transporte no Estado do Rio de Janeiro - sobre o tema.

Após a homologação, o blog entrou em contato com a promotora Maria Cristina Magalhães, que informou que só se pronuncia nos autos do processo.

A CCR Barcas informou que recebeu a notícia sobre a homologação do acordo firmado com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

"A decisão, além de reafirmar os esforços de ambas as partes no sentido de manter a continuidade da prestação de serviço aos passageiros por até dois anos, garante segurança jurídica e a sustentabilidade do negócio. Desde o início das tratativas, a CCR sempre colocou o passageiro no centro da discussão, reforçando a importância

da manutenção da gestão do transporte aquaviário do estado apoiada nos padrões de qualidade e segurança adotados em todas as operações do Grupo CCR", disse a empresa.

"Sempre tive confiança que nosso entendimento seria reconhecido, pois, na verdade, Govrj e concessionária nada mais fazem que adotar as recomendações que haviam levado à nulidade do contrato. É o encerramento de quase 20 anos de pendências judiciais!", comentou o governador Cláudio Castro, em suas redes, referindo-se ao entendimento anterior, que foi encerrado com este. "Reduzimos em 40% o valor da indenização, com todos os cálculos validados por técnicos da Setram e Agetransp. Vamos concluir a nova licitação, além de assegurar a manutenção da operação", acrescentou.

Justiça homologa acordo entre CCR Barcas e Governo do RJ Câmara aprova projeto que cria o Programa Crédito da Mulher

ACâmara dos Deputados aprovou, ontem (2), um projeto de lei que facilita crédito a mulheres que são microempreendedoras individuais ou controlam micro e pequenas empresas. Chamado de "Programa Crédito da Mulher", o incentivo foi aprovado em plenário e a pauta segue, agora, para votação no Senado.

Na prática, se virar lei, o programa irá facilitar a concessão de créditos às mulheres junto aos bancos federais e estipular percentuais em programas já existentes.

No Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), por exemplo, 25% dos recursos deverão ser emprestados às microempresas e empresas de pequeno porte controladas e dirigidas por mulheres. Dentro desse percentual já estabelecido, uma parcela será direcionada exclusivamente às mulheres negras de baixa renda ou com algum tipo

de deficiência. Além do Pronampe, os incentivos devem ser executados junto a outros programas de crédito nacionais, como o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) e o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com o texto, caberá ao governo federal publicar um decreto para

fixar as condições para a obtenção de crédito para o financiamento de microempreendedoras, inclusive com taxa de juros reduzida, junto a cada banco federal. A norma deverá detalhar, entre outros pontos, as metas para o alcance da igualdade de gênero na cobertura de financiamentos e previsões de projetos de capacitação e auxílio a empreendedoras.

Deverá ser aplicada, ainda, a Taxa de Longo Pra-

zo (TLP) em valores reduzidos para mulheres que são alvo do programa. Os percentuais deverão ser distintos para diferentes prazos, modalidades e atividades econômicas.

A fiscalização da medida exige que o governo federal envie trimestralmente ao Congresso Nacional um relatório com detalhes sobre o andamento do Programa Crédito da Mulher. O documento deve conter informações como o número de operações, valores, prazos e taxas de juros aplicadas, separadas por sexo e por sexo e cor ou raça, setor econômico e região.

A medida faz parte do início dos trabalhos em prol do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março, e deve ser seguida por outras propostas voltadas às mulheres. A proposta foi apresentada pela ex-deputada Celina Leão (PP-DF), atual governadora em exercício do Distrito Federal, e teve como relatora a deputada Luísa Canziani (PSD-PR).

O projeto foi aprovado com o relatório da deputada Luísa Canziani (PSD-PR)
Foto: Divulgação
Acordo entre governo e CCR Barcas foi homologado
Foto:
Jeffreys
Reprodução/Facebook/Sylvia
Estado do Rio de Janeiro, 03 de março de 2023 GAZETA RIO 7 GERAL
Cientistas descobrem corredor oculto na Grande Pirâmide de Gizé

CLASSIFICADOS

5

Bombeiros do RJ abre concurso para 800 vagas de níveis médio e técnico com salários de até R$ 5.056

Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) vai reforçar a sua tropa. A corporação abriu inscrições para concurso público com 800 vagas para soldados e para sargentos músicos da corporação.

O edital foi publicado na quinta-feira (19.01), no Diário Oficial do Estado, e prevê oportunidades para homens e mulheres de 18 a 32 anos com níveis médio e técnico. As remunerações iniciais variam

Ode R$ 2.791,72 a R$ 5.056,46. As inscrições vão até o dia 12 de março. As provas objetivas estão previstas para o dia 30 de abril. O processo seletivo também conta com teste de aptidão física; exame de saúde; exame documental, teste de habilidades específicas e prova de títulos, nos casos previstos no edital. Para soldado, as oportunidades são para pedreiro, eletricista, bombeiro hidráulico, carpinteiro, pintor, condutor e operador de viaturas, mecânico,

lanterneiro, serralheiro, borracheiro, técnico em telefonia, técnico em radiofonia, eletrotécnico em telecomunicações, corneteiro e mestre de lancha. Para sargento músico, há vagas para clarinetista, flautista, flautinista, saxofonista, fagotista, oboísta, trompetista, trombonista, bombardino, tubista, trompista, contrabaixista, percurssionista, pianista, violinista, violista e violoncelista.

– O Corpo de Bombeiros RJ vai ampliar seu quadro de praças, com

mais 800 militares de carreira. São diversas especialidades, com oportunidades para várias áreas, que vão somar esforços às nossas metas e missões, garantindo a excelência dos serviços prestados à sociedade – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro. Inscreva-se aqui: https://portal.iuds.org. br/edital/ver/94

OPORTUNIDADES
Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda
Emprego
1
2 3 4
6 Imóveis Imóveis Casa Veículo
Negócios

Caderno G

Estado do Rio de Janeiro, 03 de março de 2023

PAULO SILVA

95° FESTA DO OSCAR

ATNT e a HBO Max reunirão o público da América Latina em torno da festa anual mais importante do mundo do entretenimento, transmitindo ao vivo a 95ª edição do OSCAR, que será realizada no dia 12 de março, domingo, a partir das 21h (Brasil), no Dolby Theatre de Los Angeles. A cobertura completa, comentada por especialistas e analistas, incluirá além da cerimônia acesso especial ao tapete vermelho, entrevistas com as celebridades e bastidores da festa, no ar a partir das 20h horario do Brasil. Após a transmissão, a cobertura completa estará disponível na HBO Max durante três dias. A apresentadora oficial da cobertura é a Embaixadora das Premiações TNT, Ana Furtado, que estará acompanhada do comentarista Michel Arouca, analisando as previsões, os looks das celebridades e os detalhes da noite. Além disso, Caroline Ribeiro e Aline

roda de samba e cerveja na laje; a cultura do passinho, que surgiu no interior das comunidades; a prática de futvolêi e os tradicionais biscoitos de polvilho com mate à beira-mar. Rodada em diferentes paisagens como a praia de Ipanema, o Aterro do Flamengo e o Morro da Coroa, no Catumbi, a campanha mistura funk com samba na trilha, enquanto a locução da atriz Taís Araújo diz "Essa é a nossa casa onde a gente vive à vontade. Que recebe as visitas de braços abertos. De quem é feliz e vê beleza por onde passa. De gente que trabalha com garra, fé e alegria no rosto. Com festa do nosso futebol ao samba. Com orgulho da nossa história ao amanhã".

E finaliza: "Somos cariocas. Somos da cidade que comemora 458 anos".

APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM

O cantor e compositor Belchior, falecido em 2017, é o tema de "Belchior – Apenas

O Sesc Copacabana recebe o espetáculo ‘Molavin-Ópera Bufa’

Diniz terão acesso especial ao tapete vermelho em Los Angeles e comentarão com os artistas indicados a emoção da festa. Depois, a cerimônia de premiação contará com tradução ao vivo de Regina McCarthy e Robert Greathouse e a cobertura digital estará sob a responsabilidade de Gabriela Araújo para as redes sociais. Direto de Los Angeles, o produtor e ganhador do Emmy Jimmy Kimmel será novamente o apresentador da cerimônia, como fez em 2017 e 2018.

RIO 458 ANOS

Em comemoração ao aniversário de 458 anos do Rio de Janeiro, celebrado no dia 1º de março, a TV Globo faz uma homenagem aos moradores que nasceram no Rio ou que escolheram a cidade maravilhosa para morar. Produzida em parceria com a produtora Favela Filmes, a nova campanha começou a ser veiculada nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, nos intervalos da programação na região metropolitana do Rio de Janeiro.

O filme de 30 segundos traduz o jeito único de viver do carioca que, apesar de todas as adversidades que enfrenta no dia a dia, está sempre com sorriso no rosto. Das vielas das favelas às areias das praias, o vídeo mostra o que é inerente a esse estilo de vida conhecido no mundo inteiro, como pegar sol e fazer festa com

Um Coração Selvagem", que, após ser aclamado em diversos festivais de cinema, chega ao Curta! com exclusividade. Até 5 de março, o público vai poder assistir a toda a programação gratuitamente pelo site do canal, inclusive o próprio longa. Na ClaroTV+, a partir do dia 28, o aluguel sai por R$ 6,90. O filme conta com um rico material de arquivo, principalmente composto por entrevistas do próprio Belchior e por suas apresentações musicais, além de imagens que ajudam a ilustrar as lembranças e as reflexões que vêm à tona nos depoimentos – de documentos e fotos antigas a trechos de filmes e matérias jornalísticas. Dirigido por Camilo Cavalcanti e Natália

Dias, o longa conta com a participação do ator Silvero Pereira, que recita trechos das letras das canções compostas pelo artista cearense, como "Sujeito de Sorte". Entre as músicas apresentadas ao longo do documentário, estão clássicos como "Apenas Um Rapaz Latino-Americano", "Alucinação", "Galos, Noites e Quintais", "Medo de Avião", "Paralelas" e, entre as últimas cenas do filme, "Tudo Outra Vez" que, de forma autobiográfica, resume a trajetória do artista contada até ali. "Belchior – Apenas Um Coração Selvagem" é uma produção da Clariô Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Estreiou ontem (2), às 20h, no Sesc Copacabana, o espetáculo cômico e satírico, “Molavin – Ópera Bufa,” que conta a história de Molavin, um vendedor de fumaça que, cansado de mentir, procura recuperar sua dignidade. O trabalho solo é executado pelo ator-palhaço e professor argentino Tato Villanueva, que já passou com o espetáculo por vários e importantes festivais do Brasil e da

América Latina. A apresentação, voltada para toda a família, mescla teatro de rua com técnicas circenses e conta com a participação do público. “Molavin – Ópera Bufa” passa pelos palcos cariocas pela primeira vez e fica em cartaz por todo o mês de março. Serão, ao todo 16 apresentações, de 2 a 26, de quinta à domingo, no Arena do Sesc Copacabana, no 2º subsolo da unidade.

Tato Villanueva é co-fundador da companhia ar-

gentina Proyecto Migra, uma cooperativa cultural de circo contemporâneo formada por reconhecidos artistas, com uma forte influência teatral que modificou a forma de produzir o circo em Buenos Aires (Argentina).

Em decorrência do seu diferenciado trabalho, o Proyecto Migra tornou-se uma referência na América Latina.

Os ingressos estão à venda na bilheteria do Sesc ou no site, com valores a partir de R$7,50 (para as-

sociados do Sesc) e R$15 (meia-entrada). O espetáculo, que tem duração de 55 minutos, é sujeito à lotação. A Classificação é livre.

A bilheteria do teatro funciona de terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 13h30 às 20h.

A Arena do Sesc Copacabana fica Rua Domingos Ferreira, nº 160, Copacabana.

Mais informações: (21) 2547-0156.

FIQUE DE OLHO

*Micheli Faria

Muitas pessoas pensam que depressão não é tratável, pensam que é frescura e que crianças e adolescentes não tem depressão, isso não é verdade.

A depressão é um transtorno médico comum e afeta negativamente a forma com que você se sente, a maneira que você age e como você pensa, mas a depressão é tratável.

Então fique de olho diariamente nas crianças e adolescentes quando perderem o interesse em atividades que gostam e sentirem muita tristeza que dificilmente passa. Procure fazer com eles atividades físicas como : dançar, nadar, andar de bi-

cicleta, fazer caminhadas, jardinagem e terem alimentação saudável com frutas e legumes.

A depressão pode causar vários problemas emocionais e físicos, então fique pois as pessoas que você convive podem estar enfrentando um início de depressão. Alguns sintomas são: culpa, desânimo, irritabilidade, ansiedade, medo fadiga, insônia diminuição de atividades e tristeza.

Converse com um profissional médico caso perceba sintomas como esses em relação aos filhos.

A orientação médica é ideal para indicar um melhor tratamento.

Foto: Thais Grechi
*Micheli Faria Educadora e jornalista
Estado do Rio de Janeiro, 03 de março de 2023 GAZETA RIO 9
GAZETA RIO Educação
Arte
Cultura
Saúde Diversão

Filho de Ronaldinho Gaúcho assina com academia de base do

Clube Barcelona

Mesquita abre inscrições para oficinas de cultura e esporte

APrefeitura de Mesquita, por meio da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, abriu as inscrições para as oficinas de cultura e esporte gratuitas. Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de março na sede da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, no Centro. Serão oferecidas aulas de Balé, Dança Urbana, Jiu-Jítsu, Natação, Hidro e outras. As aulas acontecerão em diferentes dias e se-

João Mendes, filho do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, assinou contrato para atuar nas categorias de base do Barcelona, anunciou o clube espanhol ontem (2). O jogador de 18 anos, que

rescindiu seu contrato com o Cruzeiro, vinha treinando com o time juvenil do Barcelona desde janeiro. De acordo com uma reportagem da ESPN, o contrato de Mendes vai até o verão (no Hemisfé -

MUDE O RUMO DA SUA VIDA I

Conquiste sua vaga no mercado de trabalho

rio Norte) de 2024. Ronaldinho, que agora atua como embaixador do clube, passou cinco anos no Camp Nou como jogador, entre 2003 e 2008. Ele jogou mais de 200 partidas pelo Barcelona e marcou quase 100 gols,

MATRÍCULAS

ajudando o time a vencer a Liga dos Campeões e dois títulos do Campeonato Espanhol, além de fazer parte do elenco da Seleção Brasileira que venceu a Copa do Mundo de 2002.

rão direcionadas para públicos diferentes. Já a previsão de início é para o próximo dia 13. Para se inscrever, os mesquitenses devem levar identidade, CPF, comprovante de residência, foto 3x4 e declaração escolar ao local de matrícula, nos dias e horários estabelecidos (segunda a sexta, das 10h às 16h).

A Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.898, próximo ao Viaduto Cantor Dicró, no Centro.

Andrey é regularizado pelo Vasco e pode enfrentar o Flamengo no domingo

Nossos Cursos

Téc Enfermagem

ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas

Vantagens que só o aluno GHF tem

Andrey estará à disposição da comissão técnica do Vasco para o clássico contra o Flamengo, domingo, às 18h10, no Maracanã.

O nome do jogador foi publicado na tarde desta quinta no BID da CBF e já consta sem nenhuma pendência no site da Ferj. Portanto, o novo reforço do Vasco já tem condições legais de jogo. Ele

vem treinando no CT Moacyr Barbosa ao longo da semana. Caberá ao técnico Maurício Barbieri decidir sua escalação. Andrey foi emprestado pelo Chelsea até o fim de junho. Portanto, o Vasco tem pressa e quer aproveitar o jogador no maior número de jogos possíveis.

O clube ainda corre para tentar a regularização do

zagueiro Manuel Capasso para o clássico contra o Flamengo, no domingo. O Vasco aguarda a documentação da Federação Argentina e do Atlético Tucumán para concluir o registro. O defensor já foi inscrito na competição, mas o nome ainda consta com pendências no site da Federação do Rio de Janeiro.

Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 03 de março de 2023 Ano XXVI - nº 1083 Foto: Divulgação Foto: Reprodução
Matrículas abertas para oficinas na sede da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
(21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita)
Seguro de
incluso
Laboratório equipado Aulas práticas
custos Professores especializados
Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos pedagógica humanizada
vida
-
extras sem
- Equipe
Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.