







Caso ocorreu na última sexta-fei ra (7/10) durante aula de redação. Cena foi filmada pelos alunos e vi ralizou nas redes sociais Uma professora foi filmada por alunos do terceiro ano do ensi no médio fazendo saudação na zista na escola católica Sagrada Família, localizada em Ponta Gros
sa, no Paraná, na última sexta-feira (7/10). No vídeo, que ganhou re percussão nas redes sociais, é pos sível ver o momento em que um aluno se afasta da professora que, em seguida, estende o braço em gesto adotado pelos nazistas para saudar Adolf Hitler.
A Câmara dos Deputados pode votar ainda no início desta sem ana alguma das propostas que tentam restringir a realização de pesquisas nos dias que anteced em as disputas eleitorais. Vários projetos foram apresentados, e o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), aliado do presi dente Jair Bolsonaro (PL), quer fazer com que pelo menos uma delas avance antes do feriado de 12 de outubro, na quarta-feira. Para isso, é necessário, primei ro, que a urgência sobre o as sunto seja aprovada ainda nesta segunda-feira (10).
De acordo com Arthur Lira, a leg islação tem que ficar mais rígida para evitar divergências envol vendo percentuais apresentados pelas pesquisas e o resultado final das eleições. Institutos apontam que mudanças de última hora no
comportamento do eleitorado e a abstenção podem interferir no resultado. Aliados do governo, porém, apontam que empresas que não captaram a intenção de voto de Bolsonaro teriam a in tenção deliberada de prejudicar o presidente. Institutos mais próx imos do bolsonarismo, porém, chegaram a apontar que ele ven ceria ainda no primeiro turno. “Eu creio que o mais efetivo será a votação de um projeto de lei e, se essas alterações aconte cerem, eu penso que as pessoas vão olhar com um pouco mais de seriedade, porque hoje a pesqui sa perdeu credibilidade. Não se pode usar a mesma metodologia e ter resultados tão díspares”, afirmou Arthur Lira, de acordo com a Agência Câmara.
Um dos projetos, apresentado pelo líder do governo Ricardo
Barros (PP-PR), é mais radical que os outros e sugere prisão de 4 a 10 anos para quem apresentar pesquisas com resultado diver gente do resultado fora da mar gem de erro. A prisão valeria para o dono do instituto, o estatístico e também para o contratante do levantamento, o que na prática poderia acabar com as pesquisas 15 dias antes das eleições.
“Isso é um negócio bilionário. En tão, o que temos é um projeto que busca enquadrar criminal mente aqueles que se utilizam da pesquisa para manipular o merca do (financeiro) ou o resultado das eleições. E tem pena para o doloso e para o culposo. Essas pesquisas interferem na vontade do eleitor e isso pode decidir eleições”, disse Ricardo Barros, também segundo a Agência Câmara.
Levantamento considerou o período entre o final de junho e 7 de outubro; a Corte possui um canal para denúncias de disseminação de desinformação
junho deste ano.
OTribunal Superior Elei toral (TSE) recebeu 21.012 denúncias de desinformação – as chamadas fake news – em re des sociais, sendo 2.368 sobre disparos em massa e 15.016 de perfis de usuários com indícios de comportamento inautêntico. O levantamento da Corte foi realiza do do final de junho até a última sexta-feira (7).
Entre os temas relacionados à desinformação contra as eleições, estão: fraude eleitoral; adulteração de votos; contagem fraudulenta de votos; violação das urnas; urnas inauditáveis; re sultado equivocado da eleição; ataque hacker às urnas ou ao TSE; informações falsas so bre horários, locais, ordem de votação e documentos exigidos; contas falsas da Justiça Eleitoral; e ameaças aos locais de votação.
Para combater a disseminação de notícias falsas, a Corte conta com um canal, no qual qualquer cidadão pode enviar denúncias.
A plataforma foi lançada em
O sistema possibilita o envio de denúncias de violações de termos de uso de plataformas digitais, especificamente rela cionadas com a desinformação ou disparo em massa sobre o processo eleitoral. Entretanto, a ferramenta não é apropria da para o apontamento de in frações eleitorais, como ilícitos na propaganda eleitoral.
Por meio do canal, é possível co municar à Justiça Eleitoral o rece bimento de notícias falsas, des contextualizadas ou manipuladas sobre as eleições ou o sistema eletrônico de votação.
Na prática, as denúncias coleta das são encaminhadas às plata formas digitais para que avaliem se houve violação de seus ter mos de uso, e, ocorrendo, pro movam uma rápida contenção das consequências nocivas do conteúdo manipulado.
Dependendo da gravidade, as denúncias também podem ser encaminhadas ao Ministério Pú blico Eleitoral (MPE) e demais autoridades para a adoção das medidas legais cabíveis.
Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou, no governo Jair Bolsonaro (PL), indícios da “ação de um cartel de empresas de pavimentação em fraudes a lic itações da estatal Codevasf que so mam mais de R$ 1 bilhão”, informa a “Folha de S. Paulo”. A Codevasf é vinculada ao Ministério do Desen volvimento Regional (MDR).
A investigação “constatou que um grupo de empresas agiu em con luio em licitações tanto na sede da Codevasf, em Brasília, como nas suas superintendências regionais, ‘representando um risco à própria gestão’ da empresa pública”.
A construtora Engefort, de acordo com o levantamento do TCU, foi a principal beneficiada pelo esque ma. Ela venceu editais - com in dícios de fraude - que somam R$ 892,8 milhões.
“Mesmo admitindo a gravidade da situação, o ministro do TCU relator do caso, Jorge Oliveira, contrariou o parecer da área técnica do tribunal e não suspendeu o início de novas obras ligadas às licitações sob sus peita. Oliveira chegou ao TCU por indicação de Bolsonaro, de quem é amigo”, destaca ainda a report agem. (com Brasil 247)
deGabriela Coelhoda
indica fraude
asfalto
licitações
vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. A construtora Engefort foi a principal beneficiada pelo esquemaDeputados ligados ao governo querem impedir divulgação de levantamentos próximo da eleição e defend em até prisão para estatísticos e contratantes
Aexpectativa é grande na Baix ada Fluminense, depois de ar rastar multi dões durante caminhadas e comícios realizados em São Bernardo do Campo (SP), Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Belo Horizonte, neste segundo turno das eleições, Lula continua sua campanha de rua no Rio de Janeiro.
O ex-presidente visita o estado nesta terça e quar ta-feira (11 e 12). No primei ro dia, ele vai ao município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, participar de ato a partir das 19h, ao lado do prefeito Waguinho, presi dente do União Brasil no Rio de Janeiro e da Deputada federal mais votada do Rio, Daniela do Waguinho.
Serviço Brasil da Esperança com Lula e Waguinho
Data: 11 de outubro
Hora: 19h
Local: campo de futebol do clube Heliópolis, na Rua Lon dres, 345, Belford Roxo (RJ)
Asegunda sem ana do segun do turno inicia com uma ofen siva da cam panha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por contatos com o eleitorado evangélico e há previsão da divulgação de uma carta de compro missos com este eleitor no próximo sábado (15), durante evento em São Paulo. A CNN apurou que o documento não é con senso entre a campanha do petista: de um lado estão os que defendem uma reação com o cresci mento de fake news que relacionam Lula a temas considerados negativos por este eleitorado; do outro estão os que resis tem misturar ainda mais a fé com a disputa política. A tendência, no momen to, é de que o primeiro grupo saia vencedor e que a carta seja sim divulga da. Segundo integrantes da campanha petista que participam da elaboração do documento, a ideia do texto é ratificar o compro misso do petista com a liberdade religiosa, negar –mais uma vez – as mentiras que associam um eventual
terceiro governo seu ao fechamento de igrejas, ga rantir que não serão feitas alterações em normas que envolva valores cristãos, da família e da vida. Até o sábado estão pre vistos mais dois encontros com o eleitorado evan gélico: nesta terça (11), o ex-presidente deve se reunir com pastores evan gélicos de Belford Roxo, cidade da Baixada Flu minense do Rio de Janei ro, onde tem um comício marcado. Na quinta-fei ra (13), há um evento também voltado para este segmento do eleit orado, desta vez em São Paulo, organizado pelo grupo Prerrogativas. Relatos feitos à CNN por integrantes da cam panha de Lula avaliam que o debate do segundo turno se deslocou para a questão religiosa e que o petista precisa reagir e trabalhar para desmen tir temas que circulam desde o primeiro turno, como a ideia de que, se eleito, Lula fecharia igre jas. E reforçar a posição da campanha de deixar a discussão do aborto para o Legislativo e a posição contrária de Lula e Alck min a mudanças na legis lação que trata do tema.
Estou me dirigindo a você para convidá-lo a refletir comigo sobre a Igreja e o Senhor da Igreja. A Igreja passou a existir logo após o momento em que Jesus subiu para o céu, após res suscitar. A Bíblia revela, no capítulo 2, do Livro de Atos dos Apóstolos, que, quan do chegou o dia de Pente costes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos. De repente, veio do céu um barulho, que parecia o de um vento forte soprando, e esse barulho encheu toda a casa onde estavam senta dos. Depois disso, alguns outros fenômenos aconte ceram e, no final, todos fic aram cheios do Espírito San to e, a partir desse evento maravilhoso, teve origem a Igreja de Jesus na Terra.
Depois daquele dia, a Igreja passou a se reunir com reg ularidade e o povo começou querer se aproximar daque le grupo, que, em diversas oportunidades, operava mi lagres, sinais e prodígios. Em Atos 2:43 está escrito que “os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas, e por isso todas as pessoas esta vam cheias de temor.”. Logo adiante, no versículo 47, está escrito que eles “louvavam a Deus por tudo e eram esti mados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas.”.
A partir dessa notoriedade alcançada pela Igreja e da ousadia de seus membros para anunciar o evangelho de Jesus Cristo, as autori dades ficaram muito preocu padas com o fato de estar se formando ali um grupo po deroso e forte e, com isso, iniciou-se uma perseguição à Igreja, que começou com a prisão de Pedro e João, de pois de curarem um aleijado e pregarem para o povo que Jesus havia ressuscitado, conforme está relatado nos capítulos 3 e 4 do Livro de Atos dos Apóstolos.
Daí para a frente, foram vári os atos de violência, prisão e tortura praticados contra a Igreja, sempre tendo por ob jetivo calar aquelas pessoas que tão destemidamente e a despeito de qualquer punição, continuavam anun ciado aquilo que aprender am com o seu dono, com o seu Senhor Jesus Cristo, que morreu em uma cruz e res suscitou no terceiro dia, sim bolizando a vitória da vida contra a morte e trazendo o perdão dos pecados para to dos aqueles que quisessem aceitar a sua mensagem. Perceba que muitos gov ernantes tiranos tentaram aniquilar a Igreja, mas nen hum deles conseguiu porque o poder do Senhor da Igreja é muito maior do que o de qualquer autoridade con stituída na Terra. Portanto, o que tenho pensado nos últimos dias e me levou a ter vontade de compartilhar com você é que a Igreja de Jesus jamais será destruída por qualquer governante terreno por uma simples razão: a instituição da qual fazemos parte não é a Igreja
de qualquer governante ou qualquer candidato. A nos sa Igreja é a Igreja de Jesus Cristo, que é aquele que cui da dela e zela para que ela continue crescendo.
A Igreja nunca mais será tira da da Terra. Sua missão é le var a verdade a todas as pes soas. Há milhares de anos, o Senhor disse, conforme reg istrado em Daniel 2:44, que Ele levantaria um reino que não seria jamais destruído; e este reino não passaria a outro povo; mas ele mesmo subsistiria para sempre. Enquanto foi relevante, a Igreja nunca se rendeu aos caprichos e vontades dos governantes. Em várias oportunidades era exigido do seguidor de Jesus que negasse a sua fé para que se mantivesse vivo e, mesmo assim, eles preferiam mor rer do que se curvar a um governo tirano e ímpio. Os piores momentos da Igreja na história do mundo foram aqueles em que seus dirigentes resolveram de fender uma bandeira políti ca. Quando isso aconteceu, a Igreja deixou de pregar o
Evangelho de Jesus e se en volveu em corrupção e em brigas por poder que a levaram até mesmo a matar pessoas que não concordavam com as suas ideias.
Como cristão evangélico, membro de uma Igreja Evan gélica, estou muito preocu pado com o momento vivido no nosso país. Líderes, visan do o próprio bem estar ou querendo fazer prevalecer a sua ideologia política, estão amedrontando a Igreja de Jesus, tentando convencê-la de que é mais fraca do que é na realidade.
O que aprendi em todos es ses anos no Evangelho é que a Igreja é tão forte quanto o seu Senhor. Assim, se as esperanças da Igreja estiver em depositadas em um líder terreno, ela vai ser fraca. Por outro lado, estando fir mada e fincada naquilo que Jesus de Nazaré ensinou e entregando a Ele a sua con dução, a Igreja permanecerá invencível.
Jesus é o Senhor da Igreja. Nós, como componentes dessa Igreja, precisamos perseverar para que assim permaneça. Não podemos crer que a garantia de sobre vivência da instituição mais poderosa do universo está exclusivamente nas mãos de um político, seja ele de que esfera ou ideologia política for. Desse modo, meu irmão e minha irmã, não permita que lhe convençam de que, caso este ou aquele seja o Presidente do Brasil, a Igre ja de Jesus estará em risco.
Vote de acordo com a sua consciência de cidadão, mas tenha a convicção de que o Senhor da Igreja prevalecerá sempre e cuidará do seu povo com o cuidado com que sempre cuidou.
Um forte e fraternal abraço do seu irmão
HeliópolisEm ofensiva por evangélicos, Lula deve divulgar carta ao segmento neste sábado*Flavio Vieira - AdvogadoMembro da Primeira Igreja Batista em *Flavio Vieira Candidato a Presidencia Luis Inácio Lula da Silva, Deputada Federal Daniele do Waguinho e o Prefeite de Belford Roxo Waguinho
O“South China Morning Post”, jornal de lín gua inglesa que circula em Hong Kong, ouviu analistas políticos de diversas uni versidades no mundo para compreender o futuro das relações entre Brasília e Pe quim após o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil.
Os especialistas concordar am que Bolsonaro, descri to pela publicação como o “Trump dos trópicos”, se distanciaria da China, pelo menos retoricamente. Eles relembram as declarações do presidente brasileiro e dos seus filhos contra a China ao longo dos últimos quatro anos.
A publicação enfatiza, por outro lado, que o comér cio bilateral entre os países atingiu um recorde de US$ 135 bilhões (R$ 702 bilhões) no ano passado, aumentan do pelo quarto ano consec utivo, apesar do impacto da pandemia de covid-19. Além disso, a visita do pres
• Democraciaidente brasileiro à China, em outubro de 2019, se gundo os especialistas ou vidos, é uma evidência de que Bolsonaro soube ouvir as críticas e os conselhos de seus ministros sobre a importância de Pequim.
Jeff Garmany, professor associado de estudos lati no-americanos da Univer sidade de Melbourne, disse que muitos dos apoiadores de Bolsonaro eram céticos em relação à China e que Bolsonaro jogou com isso politicamente.
“O Brasil é extremamente dependente da China para a exportação de commodities e um grande pilar do apoio de Bolsonaro também vem do lobby do agronegócio, que se beneficia das expor tações de commodities para a China”, disse Garmany.
Para Jorge Heine, profes sor de pesquisa da Pardee School of Global Studies da Universidade de Boston e ex-embaixador chileno na China, “o tom contra a China
de Bolsonaro tem sido con stantemente desafiado por grupos de comércio e in vestimento que dependiam fortemente da China como mercado para commodities exportadas, como soja e carne bovina”.
Lula, por sua vez, é apre sentado como um líder que sempre esteve aberto ao diálogo com Pequim, e favorece uma relação bi lateral mais estreita. A re portagem relembra sua vis ita à China em 2004, com mais de 450 empresários, “lançando as bases para uma próspera parceria econômica”.
Especialistas dizem que, se Lula vencer o segundo turno, ele ajudará a forta lecer os laços entre Brasil e China e as parcerias nos Brics, agrupamento forma do por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Margaret Myers, diretora do programa Ásia e Améri ca Latina do Inter-American Dialogue, think tank sedia
do em Washington, disse que uma vitória de Lula se ria um benefício significati vo para o Brics.
“Lula originalmente im aginou o Brics como um esforço para afirmar a in dependência das nações em desenvolvimento so bre o dólar americano nas relações comerciais”, dis se ela.
Dong Jingsheng, vice-dire tor do Centro de Estudos da América Latina da Universi dade de Pequim, apontou que a China priorizou a parceria econômica e com ercial em relação à eleição presidencial.
“China e Brasil compartil ham uma parceria comer cial complementar, espe cialmente em agronegócios e investimentos, e a par ceria permanecerá sólida apesar das flutuações na orientação política do Bra sil”, disse Dong. (com agên cia Sputnik Brasil)
Oex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista à rádio Tupi, do Rio de Janeiro, que, encer radas as eleições, não há mais que se falar em divisão da população brasileira em apoiadores dele e do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). A resposta foi dada ao ser perguntado sobre como vai lidar com a grande quan tidade de apoiadores do ad versário caso seja eleito. “Olha, não tem grande mas sa nem que apoia ele nem que apoia o Lula. Ganhan do a eleição, quem ganhou toma posse e vai governar e quem perdeu vai lamen tar e se preparar para out ra eleição. Foi assim que eu fiz em 89, 94 e 98. Ou seja, a eleição termina no dia 30. A hora que fechar a urna e anunciar, terminou. Não tem mais bolsonaris ta ou lulista, flamenguista ou vascaíno, corintianos o palmeirense. Uma socie dade civilizada disputa na forma mais democrática possível, briga pelo seu can didato, luta pelo seu candi
dato. Acabadas as eleições, tem um resultado. Quem ganhou governa. Quem per deu chora”, disse o petista. Na entrevista, ele mini mizou o apoio do governa dor Cláudio Castro, reelei to no Rio, ao presidente, afirmando que o chefe do Executivo fluminense já apoiava Bolsonaro no primeiro turno. Apesar dis so, mostrou confiança de
que as declarações de voto de
“(Esses apoios) representam você aumentar a quantidade de votos que você teve. Eu na verdade acho que esses apoios significam facilitar a
“Os Estados Unidos conde nam veementemente os ataques de mísseis russos de hoje na Ucrânia, incluin do em Kiev. Esses ataques mataram e feriram civis, além de destruir infraestru turas não militares”, criti cou Biden, em comunicado.
O líder norte-americano, que transmitiu as condolências aos familiares das vítimas, considerou que esses atenta dos “demonstram mais uma vez a completa brutalidade da guerra ilegal de Putin con tra o povo ucraniano”.
“Esses ataques apenas re forçam o nosso comprom isso com o povo da Ucrânia.
Juntamente com os nossos aliados, continuaremos a impor sanções à Rússia, pela sua agressão, contin uaremos a responsabilizar Putin e a Rússia pelas suas atrocidades e crimes de guerra, bem como a for necer o apoio necessário à Ucrânia”, prometeu o Presidente dos EUA.
Pouco antes, o secretário de Estado norte-america no, Antony Blinken, tinha telefonado ao seu homólo go ucraniano, Dmytro Kule ba, para expressar o seu apoio, perante os ataques russos de hoje.
Os bombardeamentos rus sos em larga escala lançados hoje contra várias cidades ucranianas, incluindo Kiev, provocaram numerosas víti mas e a destruição de impor tantes infraestruturas, en quanto a população procura proteção em abrigos.
O Presidente ucraniano, Volo dymyr Zelensky, numa men sagem ao povo ucraniano, disse que os ataques em vári as regiões da Ucrânia visam danificar as infraestruturas de energia e provocar baixas en tre a população civil.
A Rússia realizou estas iniciati vas militares dois dias depois de um ataque numa ponte que liga a Crimeia à Rússia, pelo qual Moscovo acusa Kiev.
“Os civis estão pagando o preço mais alto”, diz ONU sobre ataques russos Mísseis de longo alcance foram lançados pela Rús sia contra cidades ucrani anas nesta segunda-feira (10), deixando mortos e in fraestruturas de energia e calor danificadas, no que o presidente Vladimir Putin declarou ser uma vingança por ataques ucranianos
O secretário-geral, António
Guterres, está “profunda mente chocado” com os ataques aéreos mais gener alizados da Rússia desde o início da guerra na Ucrânia na segunda-feira (10), infor mou um porta-voz da ONU. “Isso constitui outra escala da inaceitável da guerra e, como sempre, os civis estão pagando o preço mais alto”, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, em um comunicado.
ODia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher aler ta, há 42 anos, para casos de agressão, tentativas de assassinato e feminicídio. A data foi in stituída após mulheres se reunirem, em 10 de outubro de 1980, nas escadarias do Teatro Municipal, em São Paulo, para um protesto contra o aumento de crimes de gênero no Brasil.
O objetivo é evitar casos como de uma mulher, mor ta pelo marido em Bangu, na zona oeste do Rio, após invadir a casa dos pais dela.
Segundo parentes, o casal passou o fim de semana fora da capital e na volta se en volveu em uma briga. A mul her resolveu ir com os dois filhos para a casa dos pais.
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, no período de 29 de agosto a 27 de setembro, policiais civis e militares dos 26 estados e do Distrito Federal prender am 12.396 pessoas acusadas de matar ou agredir mulheres em todo o país. Mandados foram cumpridos e prisões em flagrante foram feitas no âmbito da segunda edição da Operação Maria da Penha. Nesse período, foram req ueridas ou concedidas 41,6
mil medidas protetivas para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar con tra mulheres e registrados 75.525 boletins de ocorrên cia policial.
De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, de janeiro a agosto deste ano, ocorre ram 73 casos de feminicídio e 185 tentativas no estado. Em relação aos registros do mesmo período de 2021, quando houve 61 casos e 173 tentativas. O ISP ainda não divulgou os dados a par tir de agosto.
Em nível nacional, o Anuário Brasileiro de Se gurança Pública, divulgado em julho com informações do setor de segurança pú blica no Brasil, mostrou que, em 2021, os casos de agressão por violência doméstica aumentaram 0,6%, somando 230.861 registros no ano. O núme ro de ameaças subiu 3,3% e chegou a 597.623 casos.
As chamadas telefônicas pelo número 190 atingiram 619.353, com avanço de 4% sobre o ano anterior. Foram concedidas 370.209 medi das protetivas de urgência, com crescimento de 13,6%.
No perfil dos registros de feminicídio no Brasil, dos 1.341 casos em 2021, 68,7% das vítimas tinham entre 18 a 44 anos, 65,6% morreram dentro de casa e 62% eram negras. Ainda conforme o Anuário, entre os autores dos feminicídios 81,7% dos casos foram o companheiro ou o ex-companheiro.
Pela primeira vez o levan tamento mostrou o volume de casos de perseguição ou stalking, que chegaram a
27.722 em 2021, e de violên cia psicológica contra mul heres, que foram 8.390.
O estudo, feito anualmente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é basea do em números de fontes oficiais dos órgãos públicos responsáveis.
Como denunciar O ministério também recomen da que, em caso de suspeita de violação dos direitos de uma mulher, a vítima, ou o denun ciante, procure a delegacia de
polícia especializada mais próx ima. A denúncia pode também ser feita para os números de telefone 180, 190 ou 197. A li gação é gratuita e o serviço fun ciona 24 horas, todos os dias da semana.
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que apoia a Op eração Maria da Penha, também mantém a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que oferece es cuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de
Ofutebol é capaz de despertar diversas emoções em quem assiste aos jogos. Algumas vezes, o sentimento após uma partida é de frustração quando o resultado não foi o esperado. Não é raro ver cenas de brigas entre torcedores no interior e nos arredores dos estádios bra sileiros. Neste Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, é importante lem brar que esse clima hostil também chega dentro de casa, e as mulheres acabam sendo vitimizadas.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Avon em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que o número de registro de boletins de ocorrência de ameaça contra mulheres sobe 23,7% em dias em que um dos times da cidade joga
pelo Campeonato Brasileiro. Nos dias de jogos em que a equipe manda a partida em casa, o aumento de regis tros de lesão corporal é de 25,9%. O levantamento foi realizado com dados de Rio de Janeiro, São Paulo, Salva dor, Belo Horizonte e Porto Alegre.
“Tudo era motivo para começar com a violência” De acordo com o estudo, de maneira significativa, os agressores são compan heiros ou ex-companhei ros das vítimas. Essa rotina atinge mulheres como R.*, de 24 anos, que relatou ao ge o abuso sofrido com seu ex-namorado.
- Eu escondi por muito tem po. As pouquíssimas pessoas que sabiam é porque pres enciaram os excessos delerevelou a jovem.
A situação ficava ainda pior quando o time de coração do ex-namorado de R. perdia. - Tudo era motivo para
começar com as violências, mas sempre era pior após uma derrota do time dele. Ia desde os xingamentos até agressão física, e tudo era usado como desculpa pelo estresse após o jogo - relata.
“Ele começou a gritar comigo”
Apesar de torcerem para o mesmo time, P.*, de 27 anos, conta que seu namorado, na época, era muito ciumento e brigava com ela frequente mente. Isso acontecia princi palmente quando eles esta vam juntos no estádio.
- Ele começou a gritar comi go, soltou a minha mão e saiu andando na frente, me deixando sozinha com os amigos dele. Prendi o choro na hora, me sentindo com pletamente culpada. Fui para a casa dele e tentamos conversar, mas ele não me deixava falar. Apenas gritava e dava soco na parede - de sabafa.
violência, registrando e en caminhando denúncias, rec lamações, sugestões ou elo gios aos órgão competentes. Estados e organizações so ciais também oferecem aux ílio às mulheres em situação de violência. Clique aqui e saiba onde mais é possível encontrar apoio.
Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro Fundado em 1º de maio de 1917
Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, representante dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Informática, Material Elétrico e Eletrônico, Construção e Reparo Naval, Montagem de Estruturas Metálicas, Construções e Instalações Elétricas, Construções e Instalações de Telefonia, Manutenção e Conservação de Elevadores, Material Bélico, Fábricas de Ferro, Aço e seus Derivados, Construção, Reparação e Manutenção de Veículos e Refrigeração, com atuação nos Municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Magé e Itaguaí, entidade sindical de trabalhadores, por intermédio de sua diretoria, presidida por Jesus Cardoso dos Reis Santos, pelo presente EDITAL, faz a seguinte convocações: Nos termos do art. 22 do Estatuto Social, toda categoria profissional, os sócios e não-sócios representados por este Sindicato, que sejam trabalhadores das empresas representadas pelo Grupo 19, Sindirepa e Sinaval, a comparecer na ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA a realizar-se na Sede do Sindicato situada na Rua Ana Néri, nº 152, Benfica - Rio de Janeiro, RJ, CEP.: 20.911- 442, no dia 17 de outubtro de 2022 às 18:00h, em primeira convocação, e às 18:30h em segunda convocação, com qualquer número, para deliberação sobre as Seguintes:
1) Informações sobre o processo negocial referente à Campanha Salarial 2022/2023 com o G19, Sindirepa e Sinaval;
Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2022.
Diretoria do Sindicato.
OObservatório Europeu da Seca (EDO) in formou nesta segunda-feira (22/08) que grande parte do território da União Europeia está padecendo com a falta de chuva.
De acordo com um relatório, até 10 de agosto, 47% da UE estavam em risco de seca, e 17% já estão em estado de alerta, com prejuízos para a vegetação e as colheitas. Em julho, o índice já era de 46%.
“A severa seca que afetou mui tas regiões da Europa desde o início do ano continuou se es palhando e piorou desde o in ício de agosto”, diz o relatório.
A seca atual pode ser a pior em ao menos 500 anos, dis se o porta-voz da Comissão Europeia Johannes Bahrke nesta terça, apontando que ainda é preciso confirmar os dados ao final da estação.
Segundo os especialistas, o fenômeno está relacionado
a uma persistente falta de precipitação combinada com uma série de ondas de calor desde maio. O EDO faz parte do Centro Comum de Investi gação da Comissão Europeia.
As chuvas recentes em mea dos de agosto “podem ter at enuado as condições de seca em algumas regiões da Eu ropa”, diz o relatório. No en tanto, tempestades causar am danos em algumas áreas e “potencialmente limitaram os efeitos benéficos das chu vas”, pondera o texto. De acordo com os cientis tas, entre as regiões mais afetadas pela falta de chu va estão partes de Portu gal, toda a Espanha, sul da França, centro da Itália, sul da Alemanha e uma grande área que inclui Eslováquia, Hungria e Romênia. Outros países afetados são Holan da, Bélgica e Luxemburgo.
Perdas nas safras de verão Após a longa e excepcion al seca, o EDO espera em
grande parte “condições quase normais” até out ubro. Isso, porém, pode não ser suficiente para uma recuperação comple ta dos últimos meses, mas deverá aliviar as condições críticas em muitos lugares. Apesar disso, de acordo com os cientistas, regiões do Mediterrâneo ociden tal – que inclui Portugal e Espanha – podem experi mentar “condições quentes e secas acima da média” até novembro.
O clima excepcionalmente quente e seco também prej udica a economia. Deve ha ver perdas expressivas nas culturas de verão, sobretu do nas safras de milho, soja e girassol.
A seca também afeta o fluxo dos rios e o menor volume de água armazena da tem impactos severos no setor de energia, tanto para geração de energia hi drelétrica quanto para sis temas de refrigeração de usinas nucleares.
A falta de chuvas não afe ta somente a Europa. De acordo com relatórios do governo da China, grande parte do país está passan do pelo verão mais quente e seco desde que os regis tros começaram, em 1961. A agência de notícias es tatal Xinhua informou que 14 regiões e províncias en frentam atualmente seca “moderada a severa”.
O baixo nível de água em rios como o Yangtze afe ta a geração de energia elétrica e, consequent emente, a economia. As empresas na província de Sichuan foram solicitadas a racionar eletricidade. Na metrópole chinesa de Chongqing, no sudoeste do país, os shoppings es tão reduzindo seus horári os de funcionamento para diminuir o consumo de energia dos sistemas de ar condicionado.
Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.
Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
APrefeitura Mu
nicipal de Quei mados, através da Secretaria Mun. de Am biente e Defesa dos Ani mais - SEMADA, realizou nesta última terça-feira ,dia 04/10, a Oficina Participa tiva de Diagnóstico no Mu nicípio de Queimados, para a elaboração do Programa Municipal de Educação Am biental (ProMEA) da Região
Hidrográfica II - Guandu/ RJ com foco em recursos hídricos, envolvendo no pro grama a participação dos atores sociais da região, que fazem parte da fase de Diag nóstico Social Participativo presente na segunda etapa de elaboração do programa.
O encontro foi realizado no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Teatro Metodista), reunindo repre sentantes da Prefeitura de
Parceria de Dinny da Vila, Kleber Cassino, Mano 10, Doc Santana e Marcos com participação especial do Kleber Pastor foi o sam ba eleito para o desfile do próximo carnaval.
A Unidos de Vila Isabel decidiu seu samba-enre do para o desfile de 2023, neste domingo (9). O sam ba é assinado por Dinny da Vila, Kleber Cassino, Mano 10, Doc Santana e Marcos.
O samba-enredo escolhi do traz homenagens ao Rei
Momo,
A escola pretende levar para a Sapucaí a poética das festas de cunho religioso que mobilizam a população brasileira com o enredo “Nessa festa, eu levo fé”, do carnavalesco Paulo Barros.
A Unidos de Vila Isabel será a terceira escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, no dia 20 de fevereiro.
Queimados, Primeira Dama, Cristiane Kaizer, Andreia Loureiro, Secretaria de Am biente e Defesa dos Animais, Zilda Vargas, Secretaria de Educação, CEDAE, Ambiente Jovem, Projeto Reaprove ita UERJ, ASDINQ, Escolas e demais atores engajados nas demandas ecológicas da região, com o intuito de identificar as problemáti cas socioambientais locais para fomentar as estraté
gias de desenvolvimento sustentável no município. Desta forma, o Programa busca desenvolver políticas públicas de educação ambi ental, através da realização conjunta de atividades de acompanhamento da elab oração do ProMEA, além de contribuir para a Con servação do Meio Ambiente, propondo a conscientização dos cidadãos pelos recursos hídricos, em cumprimento
à Lei N° 9.433/97, que In stitui a Política Nacional de Recursos Hídricos, visando aumentar a arrecadação do município com ICMS Verde, como também impulsion ar o município para atingir as metas da AGENDA 2030.
O ProMEA Queimados da Região Hidrográfica II - Guan du/RJ é realizado pelo Com itê da Bacia Hidrográfica do Guandu, com supervisão da Associação Pró-Gestão das
Agradecemos a todos pela participação e colaboração! Segunda etapa do ProMEA concluída com sucesso!
Estão abertas até 8 de no vembro, às 17h, as inscrições para a 3ª Chamada Pública do Programa de Formação em Ecologia Quantitativa. Os se lecionados participarão de um curso intensivo de dois meses na área, a ser realizado em São Paulo, e receberão uma ajuda de custo mensal de R$ 1,5 mil, além do custeio da passagem e hospedagem, se o aluno não for da capital paulista. A ação é uma iniciativa do Instituto Ser rapilheira e do International Centre for Theoretical Physics – South American Institute for Fundamental Research. O curso terá início em ja neiro de 2023, durante o recesso universitário, e as aulas serão ministradas no
Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Pau lista (Unesp). “A ideia é ca pacitar alunos de qualquer campo de conhecimento a formular e responder grandes questões nos diver sos subcampos da ecologia, de modo que saiam do cur so preparados para ter um pensamento de vanguarda sobre o tema”, destacam os organizadores. Para participar, além de es tar interessado em uma tra jetória científica na área, é preciso estar cursando ou já ter concluído a graduação ou o mestrado. Serão até 30 va gas e os escolhidos precisam “demonstrar capacidade de enfrentar tarefas desafiado
ras com rigor metodológico, visão crítica, criatividade e espírito de colaboração”.
Também é necessário saber inglês, pois tanto o proces so seletivo, como as aulas serão nesse idioma.
Os candidatos devem ter ainda conhecimento de cál culo básico: familiaridade com conceitos de funções contínuas e descontínu as, limites e funções trigo nométricas, exponenciais e logarítmicas, assim como ser capaz de resolver derivadas e integrais simples.
A seleção será feita em duas etapas. Na primeira, o inter essado deve entregar uma carta de motivação escrita em inglês, de até 4 mil car
acteres; enviar o currícu lo, de até duas páginas; e o histórico escolar da gradu ação com pelo menos 75% dos créditos concluídos em alguma instituição de ensi no superior do Brasil. Para quem estiver cursando ou tiver concluído o mestra do deverá apresentar o histórico acadêmico.
Os selecionados para o pro grama serão notificados no dia 21 de novembro e a lista final será divulgada no dia 1º de dezembro. Ao final do projeto, em março de 2023, os alunos com melhor de sempenho serão convidados a participar de um curso mais avançado sobre ecologia.
ao Deus Dionísio e ao poeta Noel Rosa, mora dor histórico do bairro de Vila Isabel. Águas da Bacia Hidrográfi ca do Rio Paraíba do Sul (Agevap)e executado pela Myr Projetos Sustentáveis, através da SEMADA.Com a vitória por 1 a 0 sobre a Itália, em Gênova, a seleção brasileira feminina terminou a viagem pela Eu ropa com aproveitamento perfeito nos amistosos e completou uma sequência de dez vitórias nos últimos três meses.
Para a técnica Pia Sundhage, os resultados refletem o crescimento da equipe e trazem confiança às jogado ras e também à comissão técnica.
- Você ganha confiança. Há um ano, estávamos falan do mais da Debinha, hoje ela não estava com a gente, mas temos outras grandes jogadoras, criamos muitas chances e fizemos gols con tra a Noruega. Hoje, mesmo mais cansadas, encontramos um jeito de vencer a Itáliacomentou a treinadora.
A última derrota da se leção foram nos amistosos do fim de junho (2 a 1 para a Dinamarca e 3 a 1 para a Suécia). Depois, o Brasil conquistou a Copa Améri ca vencendo os seis jogos
disputados, venceu a África do Sul em dois amistosos na casa da rival (3 a 0 e 6 a 0) e agora bateu Noruega (4 a 1) e Itália (1 a 0) também jo gando como visitante. Nesta sequência, a equipe sofreu apenas um gol e fez 34.
- O mais importante é que não achamos que temos nada garantido. O Brasil normalmente conquista a Copa América e se classifica para Olimpíadas e Copas do Mundo, mas se você lem brar da Copa América nós sofremos contra a Colôm bia e vencemos com um gol de pênalti da Debinha (1 a 0 na decisão). Depois disso, o time mudou um pouco, e hoje sinto que temos mais opções, está ficando cada vez melhor.
Sobre o jogo contra a Itália, Pia destacou a inteligência da seleção para vencer uma adversária que não tinha o mesmo desgaste físico do Brasil, que jogou na sexta em Oslo, viajou para a Itália e fez apenas um treino antes da partida. Para ela, a seleção brasileira está sabendo se
O governo do Rio de Janeiro declarou a torcida do Vasco da Gama patrimônio cultural imaterial do estado.
O projeto de lei do deputa do Chiquinho da Mangueira, de agosto deste ano, foi san cionado na sexta-feira (7) e
publicado no Diário Oficial desta segunda.
O deputado destacou se tratar de uma torcida forma da por mais de 10 milhões de pessoas espalhadas por todo o país que, “com amor, devoção e entrega vem en
chendo os estádios, fazendo sua festa, levando o apoio irrestrito aos jogadores, rep resentando o grande clube do Rio de Janeiro”.
A Lei nº 9875 entra em vigor nesta segunda.
“FourFourTwo” atualiza lista elaborada em 2017, colocando atual camisa 10 da Argentina à frente de Maradona, líder anterior. Pelé também fica atrás de Cristiano Ronaldo
Redação do ge Londres
Uma eleição realizada pela revista “Four FourTwo” elegeu Li onel Messi como o melhor jogador de todos os tempos. A tradicional publicação inglesa divulgou nesta se gunda-feira a versão 2022 de uma lista com os 100
melhores atletas na história do futebol, trazendo o atual camisa 10 da Argentina na primeira colocação. Diego Maradona ficou com o se gundo lugar, e o português Cristiano Ronaldo, com o terceiro. O Rei Pelé aparece em quarto.
Esta é uma espécie de atu alização de uma lista pub
licada pela mesma revista em 2017, que indicou Mara dona como o melhor de to dos os tempos. Na ocasião, Messi ficou em segundo, e Pelé, em terceiro. O top 10 da edição 2022 ainda traz o brasileiro Ronaldo em 10º, mesma posição que ele ocupou há cinco anos.
Logo depois do top 10 vêm o alemão Gerd Müller, o ar gentino Alfredo Di Stefano e o francês Michel Platini. Zico aparece na 14ª colo cação com o terceiro mel
hor brasileiro na eleição inglesa. Logo depois vem o também brasuca Garrin cha, em 15º, o inglês Bobby Charlton e o italiano Paolo Maldini. Mais um brasileiro