www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 08 a 10 de Outubro de 2022. Ano XXV Nº 983 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 07 Página 05 Página 04 Página 08 Página 03 Página 06 Página 05 Página 04 Página 03 Festival de Artes Cênicas de Maricá estreia com apresentações em quatro pontos da cidade Espetáculo “Memórias de uma Maré Cheia” Bolsonaro diz que, para segundo turno, pretende focar nas realizações Em 20 anos, perda de áreas verdes equivale a 6% do território brasileiro Página 08 CBF se interessa por Abel Ferreira, Diniz e Dorival Caderno G Brasil se impõe, elimina Holanda e fica perto da vaga no Mundial de Vôlei Feminino Niterói recebe selo de reconhecimento por boas práticas em evento em São Paulo Produção de veículos tem alta de 19,3% em setembro, informa Anfavea Democracia Após declarar apoio, Simone Tebet se encontra com Lula e Alckmin em SP Com 44 países, Comunidade Política Europeia faz reunião sem a Rússia Em sua 30ª edição, festival literário Paixão de Ler homenageia o poeta Drummond e o meio ambiente Simone Tebet e Lula selaram a aliança contra Bolsonaro em um almoço nesta quar ta-feira em São Paulo, na casa da ex-senadora Marta Suplicy, que já teve passa gens por PT e MDB. Mundo Festival Desmatamento Representando o prefeito de Niterói, Axel Grael, a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Mod ernização da Gestão, Ellen Benedetti, recebeu o “Selo Connected Smart Cities”. Só nos últimos dois anos investigados (2019 e 2020), foram perdidos 23.368 km² de campos e florestas naturais, área maior que a do estado do Sergipe
Gato de quase 48 cm bate recorde de altura e entra para o Guinness
“Fenrir”, da raça F2 Savannah, vem de família felina recordista em estatura Com 47,83 centímetros, um gato dos Estados Unidos entrou para o Guinness World Records como o felino doméstico vivo mais alto do mundo De acordo com informações do Guinness, Fenrir, da raça F2 Savannah, pertence a William John Powers, Michigan, nos EUA.
Sua estatura surpreendente teria vin do de seu avô, um gato Serval (espécie
africana selvagem de tamanho médio e orelhas grandes). Do cruzamento de um gato Serval com um gato doméstico nascem os felinos da raça Savannah, reconhecidos como animais domésticos pela Associação In ternacional de Gatos.
Apesar de sua descendência sel vagem, Fenrir supera os padrões da sua raça, sendo 2,5 cm mais alto do que a média.
Programa eleitoral de Bolsonaro: privatizações e privilégios legais para a Polícia
JON MARTÍN CULLELL
Oprograma político de Jair Bolsonaro é chamado Para o bem do Brasil e defende a “liberdade” como princípio ori entador. Economicamente, o candidato ultradireitista apre senta uma agenda liberal em favor da privatização, enquanto a proteção da família está no centro de seus planos sociais. O programa não contém nenhuma referência à comunidade LGBT ou à população negra. Bolsonaro deixa claro que no próximo ano manterá o apoio de 600 reais para os mais necessitados, medi da que anunciou em julho passa do. Grande parte do documento repete e amplia as ações que ele já lançou durante seu governo, sem propor grandes inovações. Incentivar o empreendedorismo e o emprego, reduzindo a buroc racia e um “mercado de trabalho seguro e flexível”, no qual nem as empresas nem os sindicatos ex erçam “práticas monopolistas”. Entre os setores que recebem mais atenção estão a mineração, que ele considera “indispensáv el”, e o agronegócio. Ao mesmo tempo, ele defende a privat ização de empresas paraestatais como a Electrobras, promovida durante seu mandato, a fim de concentrar a atenção do governo naquilo que ele considera ser em suas principais responsabili dades: saúde e educação.
Impostos
Continuar com um processo de “ajuste fiscal a médio e longo prazo” para reduzir o peso da dívida. No entanto, o candidato diz que, se a economia o permitir, quer estender as isenções de im posto de renda para aqueles que ganham até 6.000 reais por mês, cerca de US$1.100.
Política social
A agenda social se concentra na família, que ele considera “a primeira e mais importante in stituição para gerar vida e pro mover a liberdade”. Ele propõe o fortalecimento dos programas destinados às mulheres, como
o prolongamento das horas de creche, para garantir “a vida des de a concepção”. Bolsonaro, um aliado dos evangélicos, destaca a luta contra a “discriminação religiosa”. Em relação aos povos indígenas, ele fala em respeitar suas tradições “desde que não violem os direitos humanos”. Por outro lado, o atual presiden te esclarece que sua intenção é manter o Auxilio Brasil - o apoio mensal de 600 reais, cerca de 110 dólares - a partir de Janeiro do próximo ano.
Segurança
Investir nas capacidades da polí cia e do exército, e melhorar seus salários. Além disso, Bolsonaro se propõe a resgatar um projeto de lei para flexibilizar as punições legais para os agentes se come terem excessos no decorrer de uma operação.
Ambiente Apesar do aumento do desmatamento durante seu mandato, o programa afirma que esta é “uma questão da maior importância” para o governo. Ele se propõe a contratar 6.000 bombeiros para combater os incêndios florestais e expandir as operações de com bate ao desmatamento em todos os ecossistemas, bem como para dar incentivos econômicos às pessoas que protegem a flores ta. Por outro lado, o candidato está empenhado em desenvolver o potencial energético limpo do Brasil, com a promoção de usi nas eólicas offshore e hidrogênio verde.
Diplomacia
Concentrar a política externa na geração de empregos no Brasil e na atração de investimentos. Em termos de alianças multilate rais, ele procurará a entrada do Brasil na OCDE e na Associação Européia de Livre Comércio, um grupo de economias européias menores. Ele aponta para a im portância de reduzir a dependên cia externa, a fim de ficar menos exposto ao impacto de conflitos como o da guerra na Ucrânia. Bolsonaro é um crítico frequente da Venezuela e da Nicarágua.
GAZETA RIO
O candidato ultradireitista está comprometido com uma agenda econômica liberal e defende uma visão social conservadora
Fundado em 1997 Rio de
08 a 10 de Outubro de 2022 - Ano XXV - nº 983
Presidente
Editor
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Janeiro,
Diretor
Jorge Bernardes
Horácio Avelar
Após declarar apoio, Simone Tebet se encontra com Lula e Alckmin em SP
‘Total apoio’, diz ex-candidata
Ocandidato à Presidência Luiz
Inácio Lula da Sil va (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), se encontraram com a ex-candidata do MDB e sena dora, Simone Tebet, nesta sex ta-feira (7), em São Paulo.
Simone Tebet anunciou apoio ao ex-presidente na quar ta-feira (5) em um hotel em São Paulo. Ela ficou em tercei ro lugar na votação realizada no último domingo (2), com 4,9 milhões de votos (4,16%).
“Fica aqui o compromisso não apenas do meu voto, mas o meu total apoio à sua cam panha, e ao seu governo”, afirmou Tebet nesta sexta. “Presidente Lula, este não era um encontro agendado. Temos diferenças políticas e
econômicas, mas o que está em jogo é maior: amor ao Brasil, democracia e Constitu ição. Todas as sugestões que fizemos foram incorporadas. Pensamos da mesma forma.
O Brasil precisa ser recon struído. Um Brasil generoso e que inclua, que não fique nin guém para trás”, disse. “Nós hoje estamos reunidos porque o que nos une é o nosso amor mais profundo ao Brasil, o nosso respeito in condicional à democracia, aos valores e princípios estabeleci dos na Constituição. Hoje estou aqui muito feliz para dizer que o presidente Lula, a sua equi pe econômica de assessores acaba de receber e incorporar todas as sugestões que fizemos no nosso programa de governo ao seu programa de governo.”
E emendou: “O Brasil que eu quero só pode ser construí do por Lula e Alckmin”.
Na sequência, Lula se com prometeu a executar as propostas assumidas.
Na quarta, ela havia dito que “ainda que mantenha as críti cas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em espe cial nos seus últimos dias de campanha quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar as suas propostas completas, depositarei nele o meu voto porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e com a Consti tuição, o que desconheço no atual presidente. Meu apoio não será por adesão. Meu apoio é por um Brasil que son ho ser de todos”.
Bolsonaro diz que, para segundo turno, pretende focar nas realizações
Ocandidato à reeleição à Presidência da Repúbli ca, Jair Bolsonaro, disse hoje (7) que pretende focar, no segundo turno, nas real izações de primeiro mandato.
Ele disse que buscará apoio do eleitor nordestino mostrando os investimentos sociais e de infraestrutura feitos na região nos últimos quase quatro anos. Bolsonaro conversou com jor nalistas no Palácio da Alvorada, após receber em visita o jornal ista José Luiz Datena.
Bolsonaro lembrou da inau guração da transposição das águas do Rio São Francisco, que levou água para as regiões mais áridas do Nordeste, como um benefício importante para os estados nordestinos.
O presidente também fez questão de comentar com os jornalistas que o país atravessa uma boa fase econômica, com índices positivos, incluindo queda no desemprego e alta do Produto Interno Bruto (PIB).
“O Brasil está voando na economia. Desemprego, lá pra baixo. PIB, lá pra cima.
O Brasil já voltou ao período melhor que o pré-pandemia. Muitas vezes a pessoa quer mudar. Cuidado. Que as mu danças, às vezes, podem ser para a pior”, disse.
Apoio
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, declarou hoje apoio à candidatura à reeleição de Bolsonaro. Os dois se reuniram no início da tarde desta sexta-feira no Palácio da Alvorada, em Brasília. A senadora Doutora Eudócia (PSB) também par ticipou do encontro e endos sou o apoio ao mandatário. Eleito pelo PSB, o prefeito se filiou ao PL nesta sexta-feira, partido de Bolsonaro.
“Acredito na reeleição do presidente Bolsonaro, peço que continue com esse olhar voltado para Maceió e Ala goas, de maneira especial. Nós também que defendem os as novas gerações, que pensamos no Brasil que seja menos burocrático, disrupti vo e que tenha um governo
como indutor de políticas públicas e que possa ger ar suas próprias oportuni dades”, disse o prefeito. Bolsonaro destacou a im portância dos apoios de gov ernadores e prefeitos, em especial, prefeitos de capi tais. “[João Henrique Caldas] é um jovem prefeito, tem uma alta aceitação na capi tal e é uma capital do Nord este. Os prefeitos, na ponta da linha, são os que mais tem condições de mudar ou angariar votos por parte dos eleitores”, disse.
“Tivemos apoio de governa dores de estados com grande densidade eleitoral, São Pau lo, Minas Gerais, Rio de Ja neiro, depois vieram Paraná, Goiás, Rondônia, Acre, e assim está se fechando um grande círculo de apoio à reeleição”, completou.
Ainda hoje, Bolsonaro em barca para Belém, no Pará. Amanhã, ele participa do Círio de Nazaré, que é uma manifestação religiosa católica em devoção à Nossa Senhora de Nazaré.
Aliança
Simone Tebet e Lula selaram a aliança contra Bolsonaro em um almoço nesta quar ta-feira em São Paulo, na casa da ex-senadora Marta Suplicy, que já teve passa gens por PT e MDB. Antes, a emedebista se en controu com Geraldo Alck min (PSB), candidato a vice na chapa encabeçada por Lula. Os dois tiraram uma foto segurando o plano de governo de Tebet.
Em fevereiro, antes mesmo de ser oficializada candidata pelo MDB, a parlamentar do Mato Grosso do Sul já havia dito, em entrevista, que em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro – que
já lideravam as pesquisas de intenção de voto – o candida to do PL não teria o seu voto.
Campanha
Simone Tebet começou a campanha eleitoral em quar to lugar nas pesquisas de in tenção de voto. O Ipec, por exemplo, mostrava a eme debista com 2% em agosto.
A candidatura dela foi resulta do de uma aliança entre MDB, PSDB e Cidadania. O Podemos anunciou apoio posteriormente.
As siglas de centro tentaram apresentar a parlamentar como o nome da terceira via, uma alternativa à polarização entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro –líderes nos levantamentos.
Com o início da propaganda eleitoral, a participação em sabatinas, atos de campanha, e o bom desempenho nos debates na TV, a emedebista saltou de 2% para 5%, em patando com Ciro Gomes nas pesquisas. No primeiro turno, ela superou o pedetista. Durante a campanha, Si mone Tebet disse que, se fos se eleita, daria transparên cia ao chamado “orçamento secreto”, tiraria despesas com ciência e tecnologia do teto de gastos, e criaria um programa para pagar bolsas de R$ 5 mil para estudantes que concluíssem o ensino médio.
Estado do Rio de Janeiro, 08 a 10 de outubro de 2022 GAZETA RIO 3 GERAL
Presidente citou ações sociais e de infraestrutura no Nordeste
Produção de veículos tem alta de 19,3% em setembro, informa Anfavea
A produção de veículos teve alta de 19,3% em se tembro na comparação com o mesmo mês de 2021, com a fabricação de 207,8 mil unidades, segundo bal anço divulgado hoje (7) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veícu los Automotores (Anfavea).
No acumulado dos nove primeiros meses do ano, foi registrado um crescimen to de 6,3% em relação ao período de janeiro a setem bro do ano passado, com a produção de 1,75 milhão de veículos.
As vendas tiveram elevação de 25,1% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 194 mil emplacamentos.
No acumulado de janeiro a setembro, foram comer cializadas 1,5 milhão de un idades, queda de 4,7% em relação ao mesmo período de 2021.
Para o presidente da An favea, Márcio de Lima Leite, apesar da queda nas ven das em comparação com o
ano passado, os resultados são positivos. Entre os in dicadores que ele destaca está a venda média de 9,2 mil veículos por dia em se tembro. “A média diária nos anima bastante, mostra um crescimento constante do mercado”, enfatizou.
Automóveis
As vendas de automóveis e veículos comerciais leves ti veram alta de 29,1% em se tembro em relação ao mes mo mês do ano passado, com o emplacamento de 156,4 mil unidades. No acu mulado dos três primeiros trimestres do ano, a comer cialização do segmento tem retração de 6,8%, com 1,21 milhão de emplacamentos.
Segundo Márcio Leite, o setor ainda sofre com as dificuldades em conseguir componentes, como os semicondutores. Na aval iação dele, essa situação só deve ser normalizada no segundo semestre de 2023. Mesmo com as di ficuldades, o presidente
da Anfavea espera que os fabricantes consigam vend er até o final do ano 2,14 milhões de veículos. “[Isso tem sido possível devido a] criatividade das nossas áreas industriais, de logísti ca, eles realmente tiveram menos horas de sono, o es forço é maior, mas a gente tem conseguido atingir um resultado satisfatório”, res saltou.
Exportações
As exportações tiveram alta de 20,7% em setem bro, com a venda de 28,5 mil veículos para o exterior. De janeiro a setembro, a alta é de 31,2% em relação ao mesmo período de 2021, com a exportação de 363,5 mil unidades. Apesar do re sultado positivo em relação ao ano passado, as ven das para o exterior ainda enfrentam problemas, na comparação com agosto, o resultado de setembro rep resenta uma queda de 39%.
De acordo com Leite, as exportações vêm sofrendo
com atrasos no sistema de transporte marítimo. “Isso acontece pela própria reto mada, até que tenha-se um arranjo da cadeia de supri mentos e logística mundial nós ainda temos algumas situações pontuais que aca bam impactando em alguns meses”, disse.
Além disso, as montadoras brasileiras têm tido, segun do ele, dificuldade com as restrições burocráticas na Argentina, principal destino dos veículos brasileiros ven didos para outros países. “De fato percebe-se, sim, uma redução das expor tações para a Argentina principalmente em função da restrição de liberação de licenças para exportação”, destacou.
Emprego
A quantidade de pessoas empregadas na indústria de veículos cresceu 1,6% em setembro em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 104,6 mil trabalhadores.
Com 44 países, Comunidade Política Europeia faz reunião sem a Rússia
Líderes da União Europeia (UE) e de seus vizinhos, do Reino Unido à Turquia, re uniram-se nesta quinta-feira (5) para discutir problemas compartilhados de segu rança e energia decorrentes da invasão da Ucrânia pela Rússia, em uma rara e simbólica cúpula de 44 países europeus, que, sem contar com a presença dos russos, destacou o isola mento de Moscou.
O encontro em Praga é a cúpula inaugural da Comuni dade Política Europeia (EPC), um formato que é uma ideia do presidente francês, Em manuel Macron, e reúne os 27 membros da União Euro peia com 17 outros países europeus.
Alguns destes ainda esper am para se juntar ao bloco europeu, enquanto o Reino Unido é o único a deixá-lo. “Todos os que estão reuni dos aqui sabem: o ataque da Rússia à Ucrânia é uma violação brutal da ordem de paz e segurança que tive mos nas últimas décadas na Europa”, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz.
Seus comentários foram ecoados pelo primeiro-min istro da Bélgica, Alexander De Croo, bem como pelo principal diplomata da Un ião Europeia, Josep Borrell.
“Esta reunião é uma forma de buscar uma nova ordem sem a Rússia. Isso não sig nifica que queremos excluir a Rússia para sempre, mas esta Rússia, a Rússia [do presiden te Vladimir] Putin, não tem espaço”, disse Borrell.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que participou da reunião por videoconferência, pediu aos líderes que transformem a nova comunidade política em uma “comunidade euro peia de paz”.
“Que hoje seja o ponto de partida. O ponto de onde a Europa e todo o mundo livre se moverão para garantir a paz para todos nós. É pos sível”, disse ele, pedindo aos líderes que “dirijam todas as potências possíveis da Europa para acabar com a guerra” na Ucrânia.
Um destaque especial em
Praga foi para a primei ra-ministra britânica, Liz Truss, que - mesmo estando sob pressão em casa depois de apenas algumas semanas no cargo – subiu ao palco com líderes da UE.
Sua decisão de participar da cúpula deixou algumas es peranças de um reinício das relações entre Bruxelas e Londres, com um tom mais caloroso nas últimas sema nas em um impasse entre os dois lados sobre os acordos comerciais pós-Brexit para a Irlanda do Norte.
Depois de se encontrar com o anfitrião da cúpula, o primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, a premiê britâni ca enfatizou sua “forte concordância sobre a im portância de democracias europeias com ideias semel hantes apresentarem uma frente unida contra a brutal idade de Putin”.
Uma autoridade da UE dis se que a participação de Liz Truss foi positiva. “A im pressão, eu acho, é bastante positiva de que o Reino Unido estava se engajando nesses tópicos: segurança, estabilidade, economia, migração e fornecimento e apoio à Ucrânia”, disse o funcionário.
A reunião no extenso Caste lo de Praga é vista por seus participantes como uma grande demonstração de solidariedade a um conti nente atolado em múltiplas crises, desde as consequên cias de segurança da guerra russa na Ucrânia até terríveis consequências econômicas, incluindo uma crise aguda de energia.
O presidente da França, Em manuel Macron, disse que sua prioridade é construir mais conexões de eletrici dade na Europa e baixar os preços do gás.
Alguns descartaram o EPC rapidamente como apenas mais uma sala de conversas, que será difícil de adminis trar, não apenas por causa de seu tamanho, mas também por causa da diversidade e das rivalidades tradicionais entre muitos de seus mem bros, da Armênia e Azerbai jão à Grécia e Turquia.
MUNDO NOS ACOMPANHE NAS REDES Instagram e
@midia.GazetaRio
facebook: @noticias.gazetario Twitter:
• Guerra
Foram fabricadas 207,8 mil unidades, no mês passado
o diretor Paulinho Leopoldo O diretor do Colégio Leo poldo,
leceu
ta-feira,
A causa da morte ainda é desconhecida. Paulinho Leopoldo, como é con hecido, foi um renomado professor e historiador da Baixada Fluminense. Paulinho comandava uns dos colégios mais importantes do municí pio de Nova Iguaçu. O historiador deixa um le gado importante para a educação do Rio de Ja neiro e, principalmente, na região da baixada. 1949-2022
Morre
Paulo de Tarso Machado de Barros, fa
na noite de quin
aos 73 anos.
Estado do Rio de Janeiro, 08 a 10 de outubro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA
• Nota de Falecimento
Niterói recebe selo de reconhecimento por boas práticas em evento em São Paulo
APrefeitura de Nit
erói teve mais um reconhecimento pelas boas práti cas de gestão nesta quarta-feira, no segun do dia do evento Connected Smart Cities, em São Paulo.
O município recebeu o “Selo Connected Smart Cities”, que incentiva o desenvolvi mento e premia iniciativas eficientes em cidades inteli gentes. Na terça-feira (04), primeiro dia do evento, Nit erói subiu mais uma posição e se tornou a oitava cidade mais inteligente do Brasil, de acordo com o Ranking Con nected Smart Cities 2022. A cidade também foi destaque nos indicadores de Gover nança (2º lugar), Urbanismo (5º lugar) e Segurança (6º lugar). A Prefeitura de Nit erói possui um estande no evento, onde apresenta as ações inovadoras da cidade e troca experiências com outros municípios.
Representando o prefei to de Niterói, Axel Grael, a secretária municipal de Plane jamento, Orçamento e Mod ernização da Gestão, Ellen Benedetti, recebeu o “Selo Connected Smart Cities”.
“Niterói vem avançando muito na transformação dig ital do município, investindo em boas práticas para tor nar a cidade cada vez mais inteligente. Ganhar o Selo é o reconhecimento do tra balho que vem sendo feito pela equipe da Prefeitura e é um incentivo para que con tinuemos avançando ainda mais na construção de uma cidade que coloca o cidadão no centro de suas políti cas públicas”, enfatizou a secretária de Planejamento, Ellen Benedetti.
O “Selo Connected Smart Cit ies” avalia ações e o nível de envolvimento dos municípi os brasileiros em dimensões como planejamento e gover nança de cidades inteligen tes, inovação e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
No segundo dia do evento na capital paulista, a Prefeitura de Niterói teve outras partic ipações. A secretária munic ipal de Fazenda, Marília Or tiz, foi uma das palestrantes do painel “A importância da análise de dados em tem pos de governo digital”. A secretária destacou o pro tagonismo de Niterói como
cidade inteligente. “A participação de Niterói em um evento como este, nas premiações, nas mesas e painéis e com um estande, reflete o protagonismo do município no cenário nacion al como uma das cidades mais inteligentes do país.
Edição especial da Feira da Estância em São Gonçalo
Niterói está cada vez mais em sintonia com a agenda de governo digital e com a ampliação do acesso da pop ulação a serviços digitais. No caso específico da Secretaria de Fazenda, a participação no Connected Smart Cities contribui para que a gente
Área de Proteção Ambien tal (APA) Estâncias de Pen dotiba, em Maria Paula, vai receber, neste sábado (8), das 9h às 16h, uma edição especial da Feira da Estân cia. Com o tema “Estâncias Beer”, a populaçãoo vai poder encontrar produtos artesanais, música com dj, recreação infantil, além de uma ação especial do proje to Cidadania Itinerante. A feira, que acontece todo segundo sábado do mês,
Serviço:
esteja sempre atento às mel hores práticas e iniciativas para modernizar os serviços, aumentar a eficiência da gestão e otimizar a capaci dade de arrecadação”, expli cou Marília Ortiz.
O coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Filipe
atrai dezenas de pessoas que estão em buscar de laz er na cidade. Entre os pro dutos comercializados estão cerveja artesanal, caldos, pastel, caldo de cana, fei joada, sucos naturais, pan ificação artesanal, sobreme sas, além de artesanato. Já durante a realização do Cidadania Itinerante, uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, serão oferecidos, gratuitamente,
Simões, participou da mesa “Mobilidade para pessoas” e apresentou os avanços de Niterói pela mobilidade ativa e sustentável. Após a apresentação, houve um debate sobre as melhores práticas de planejamento cicloviário.
serviços de orientação ju rídica, instruções sobre o CRAS, isenção para cer tidão de nascimento, casa mento e segunda via de identidade, orientação ao combate à violência contra as mulheres, verificação sobre o direito à tarifa so cial da Enel e da Águas do Rio, aferição de pressão ar terial, odontomóvel, corte de cabelo, manicure e rec reação infantil. A ação vai acontecer até às 13h.
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Munici pal de Educação, realiza na próxima sexta-feira, dia 14, a 6ª edição do “Programa Docência: práticas que quer emos partilhar”, destinado a profissionais da rede munici pal de ensino.
O encontro acontece entre 7h30 e 17h no Colégio Getúlio Vargas e na Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenbo im, ambas unidades local izadas na Avenida do Canal
Norte, na Cidade Alegria. En tre os temas abordados estão iniciação musical, inclusão e acessibilidade, tecnologia, meio ambiente, dentre outros conteúdos.
- Este ano, celebramos o mês de outubro com 162 práticas a serem compartil hadas que contribuem para a formação como cidadão dos estudantes. Utilizare mos várias salas das uni dades para que possamos abordar diferentes conteú
dos de temas abrangentesdisse Rosa Frech, secretária de Educação de Resende. De acordo com a secretar ia, o evento acontece tradi cionalmente em Resende para oportunizar aos profis sionais a troca de experiência sobre as práticas realizadas durante o ano letivo.
Os profissionais foram in scritos para participar do programa pela própria Sec retaria Municipal de Edu cação.
A 30ª edição do festival lit erário Paixão de Ler começa nesta sexta-feira (07/10) e, até a próxima sexta-feira (14/10), a cidade terá lança mentos editoriais, rodas de conversa e encontros com autores, entres outras atrações gratuitas. O even to é promovido pela Secre taria Municipal de Cultura, e a programação ocorre em vários pontos do Rio, como Praia de Ipanema, Cir co Crescer e Viver (Cidade Nova), Arena Carioca Fer nando Torres (Madureira) e Sala Baden Powell (Copaca bana), além de bibliotecas da Prefeitura.
A abertura do festival será às 18h, em Ipanema, com uma conferência entre o músico, compositor e en saísta José Miguel Wisnik e o escritor, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak. Eles vão promover um papo
inédito sobre Drummond e sua relação com o meio am biente. Conhecido como o poeta verde, o modernista mineiro é o homenageado desta edição. Neste sába do (08/10), Wisnik e Krenak voltam à programação, em apresentações na Cidade Nova e em Madureira, re spectivamente.
No domingo (09/10), os “drummonzinhos”, crianças e adolescentes de Itabira (MG) que recitam textos do poeta mineiro, aportam no Crescer e Viver, às 16h.
A programação completa pode ser consultada no Ins tagram @cultura_rio.
Atualização do acervo das bibliotecas De olho na edição 2022 do fes tival Paixão de Ler, a Secretaria Municipal de Cultura vem atu alizando o acervo geral das 12 bibliotecas municipais – além da nova sala de leitura Maria
Firmina dos Reis, que recebe o nome da primeira mulher romancista brasileira – visan do contemplar a diversidade literária do país.
– Na seleção dos títulos as sumimos um olhar atento com o objetivo de incorpo rar obras de autores/as ne gros(as), que ainda são pouco conhecidos(as) e apresenta dos nas escolas, nos espaços de leitura e de aquisição de conhecimentos – diz Sinara Rúbia, gerente de Livro e Lei tura da Secretaria Municipal de Cultura, acrescentando que menos de 2% do acer vo total desses equipamen tos são de autoria negra. –Isso reafirma o histórico de desigualdade racial oriunda do racismo estrutural em nossa sociedade.
As bibliotecas municipais es tarão de portas abertas para receber o público durante a semana do festival.
6ª EDIÇÃO DO “PROGRAMA DOCÊNCIA: PRÁTICAS QUE QUEREMOS PARTILHAR”
A Área de Proteção Ambiental Estâncias de Pendotiba fica na Rua Rigel Pacca Corrêa, s/n, em Maria Paula. “Estâncias Beer”, sábado (8), das 9h às 16h.
Em sua 30ª edição, festival literário Paixão de Ler homenageia o poeta Drummond e o meio ambiente
PROGRAMAÇÃO (100% gratuita) Estado do Rio de Janeiro, 08 a 10 de outubro de 2022 GAZETA RIO 5 POLÍTICA
Em 20 anos, perda de áreas verdes equivale a 6% do território brasileiro
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Rafaela Gonçalves
Só nos últimos dois anos investigados (2019 e 2020), foram perdidos 23.368 km² de campos e flores tas naturais, área maior que a do estado do Sergipe - (crédi to: ANDREAS BRINK)
Só nos últimos dois anos investigados (2019 e 2020), foram perdidos 23.368 km² de campos e florestas nat urais, área maior que a do estado do Sergipe - (crédito: ANDREAS BRINK)
O avanço da fronteira agrícola, somado ao des matamento, fez com que o Brasil perdesse 513 mil km² de áreas verdes nas últimas duas décadas, o equivalente a 6% do território do país.
Os dados são da pesquisa Contas Econômicas Ambi entais da Terra: Contabili dade Física, levantamento inédito divulgado nesta sexta-feira (7/10) pelo Insti tuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os principais resultados está a redução das áreas de vege tação natural no país.
Só nos últimos dois anos in vestigados (2019 e 2020), fo ram perdidos 23.368 km² de
campos e florestas naturais, área maior que a do estado do Sergipe. Do total, foram desmatados 13.527 km² de florestas no biênio: 60,8% disso viraram um mosaico de ocupações em área florestal e outros 39,2% viraram past agem com manejo. Já da vegetação campestre, que inclui o Cerrado, quase a to talidade foi destinada para o cultivo agrícola e pastagens. Durante todo o período de monitoramento, a área agríco la apresentou crescimento de 50,1% (229,9 mil km²). Ainda entre as expansões, a past agem com manejo cresceu 27,9% no período, um incre mento de 247 mil km². “A pesquisa mostra uma tendên cia de conversão de uso: destacando-se a expansão de áreas agrícolas sobre a veg etações campestres e past agem com manejo, além de um crescimento da pastagem com manejo sobre as vege tações florestais”, explicou a gerente da pesquisa, Ivone Lopes Batista.
As análises da publicação apre sentam a dinâmica de mu danças, com destaque impor tante nas bordas da Amazônia, no Matopiba (região que se es tende por territórios de quatro
estados do Brasil — com as primeiras sílabas de Maran hão, Tocantins, Piauí e Bahia), no sul do Rio Grande do Sul e no trecho que engloba o Oeste Paulista e o leste do Mato Grosso do Sul e de Goiás. “Es sas conversões são desiguais
no território. Em algumas áre as, avançam bastante e, em outras, são contidas por áreas especiais, como Unidades de Conservação e Terras Indígenas “, acrescentou a pesquisadora. O levantamento também destaca a expansão da silvi
cultura — manejo de flores tas voltado para técnicas de preservação. Foi o proces so de mudança com maior crescimento percentual nesses 20 anos, com 71,4% de expansão (36 mil km²).
A silvicultura avançou, prin
cipalmente, sobre as áreas de Vegetação campestre, Mosaico de ocupações em área florestal e Pastagem com manejo. As maiores expansões foram em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.
Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164 3004 / (21) 3589 5288 WhatsApp 21) 96454 7288 ns agram com/cursogh Coleg oeCu soGHF www cu soghf com Rua Hercí ia n 1299 Vi a Emil Mesquita RJ (10 utos da Estação de Mesqu a Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especial zados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Salmos 91:1-16 Estado do Rio de Janeiro, 08 a 10 de outubro de 2022 GAZETA RIO 6 GERAL CLASSIFICADOS Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1 • DESMATAMENTO
dados
Econômicas Ambientais da Terra: Contabilidade Física’, levantamento inédito divulgado nesta sexta-feira (7/10)
Os
são da pesquisa ‘Contas
pelo
Espetáculo “Memórias de uma Maré Cheia”
um híbrido de afeto e ancestralidade para Nova Iguaçu
SINOPSE
E se a história do Brasil fosse escrita por uma mãe preta? Em cena nove artistas através da dança, da poesia, da fotografia e da música, nos convidam a refletir sobre o lugar da memória como um processo de resiliência, e a mergulhar nas Memórias de Uma Maré Cheia.
SERVIÇO
MEMÓRIAS DE UMA MARÉ CHEIA
SESC NOVA IGUAÇU
Endereço: Rua Dom Adriano Hipolito, 10 Moquetá, Nova Iguaçu
Data e horário: SÁBADO, dia 8, às 19h
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia entrada em casos previstos por lei, professores e classe artística com documento comprobatório), Gratuito (Credencial plena e PCG)
Oespetácu lo “Memórias de Uma Maré Cheia” está de volta aos pal cos, apostando em uma lin guagem jovem e inovadora e trabalhando temas urgentes à sociedade. O projeto reúne artistas que através da dança, poesia, fotografia e música, nos convidam a refletir sobre o lugar da memória como um processo de resiliência. Com texto, idealização, direção e atuação de Thais Ayomide e com elenco composto por Ananda Velozo, coStela, Layla Monçores, LG, Raphael Castro, Victoria Castro, direção musi cal de Pedro Vidal Griot, Gabi Assis e Ana Magalhães como
musicistas, esse espetáculo foi selecionado no edital Sesc Pul sar, entrará em cena neste (8), às 19h, no Sesc Nova Iguaçu. Memórias de uma Maré Cheia nasce do trabalho de con clusão de curso da artista Thais Ayomide, em graduação de Dança pela UFRJ. Como uma pesquisadora do corpo, apon ta que queria transformar a memória em movimento. “Me surge então essa reflex ão: como dançar memória? E mais do que isso: como dançar memórias de um corpo pre to? Corpo esse marcado por ausências, por violências e por apagamentos históricos e sociais. A narrativa das mães pretas me responde esses questionamentos com muito
afeto”, ela explica, exaltando a figura da mulher negra e suas construções ancestrais de matrizes africanas.
Um espetáculo teatral, que se propõe a discutir os pro cessos de resiliência que o corpo negro constrói por meio das memórias de mães pretas. “Surge de um anseio pessoal de saber mais sobre a minha história. Eu começo essa pesquisa através dos álbuns de família, das car tas, das narrativas e perce bo o quanto a presença das mães pretas é alicerce para se pensar no futuro. Amplio então esse olhar e percebo que esse movimento acon tecia em vários outros lares, sobretudo nas favelas e per
Festival de Artes Cênicas de Maricá estreia com apresentações em quatro pontos da cidade
28 peças teatrais estão previstas na cidade para garantir diversão de crianças e adultos até 12/10
Clarildo Menezes
APrefeitura de Maricá, por meio da Secretar ia de Cultura, iniciou na tarde desta quinta-feira (06/10) as primeiras apre sentações do Festival de Artes Cênicas (Festacem) em quatro palcos espalha dos pela cidade, nas lonas culturais Marielle Franco, na Barra de Maricá; e de Itaip uaçu; na Praça Nossa Sen hora das Graças, em Ponta Negra e na orla do Parque Nanci.
Até o dia 12 de outubro, 28 apresentações teatrais es
tão previstas para entreter e divertir crianças e adultos. Neste primeiro dia de even to, foram apresentadas as peças “Pura Traquinagem” (Cia. Teatro de Máscaras), “Quiko Karlo” (Sorriso Feliz), “Lendas e Ritmos do Brasil” (Mauro Ramos) e show de mágica do Dragon.
“A ideia do Festacem é con struir um arquivo vivo na parede da memória das ar tes cênicas da nossa cidade e intervir no panorama da cultura teatral do municí pio. Estamos com uma pro gramação diversificada para agradar a todos os públicos,
desde as crianças aos adul tos. Agradeço o empenho de cada profissional e cada ar tista que colaboraram para a realização do festival”, co mentou o secretário de Cul tura, Sady Bianchin.
O festival oferece espetácu los para crianças, à tarde, enquanto a noite é reser vada às peças destinadas ao público acima de 14 anos – a exceção é o último dia do evento, 12 de outubro, quando serão apresenta das apenas peças voltadas para o público infantil, em comemoração ao Dia das Crianças.
iferias. Eu começo então a entrevistar essas mães, ou vir como a narrativa delas marcam nossos corpos e constitui novas memórias, memórias que possibilitam que outros corpos pretos existam”, Thais conta sobre o processo de criação. Memórias de uma Maré Cheia aborda diversos temas que marcam e caracterizam experiências de subjetivi dades da população preta, desde memórias transatlân ticas, experiências maternas, às inúmeras violências e vi olações de direitos que cor pos negros vivem historica mente, como desigualdades de acessos e intolerância reli giosa. O espetáculo evidencia
as memórias corporais carac terísticas de nossa ancestral idade e, sobretudo, defende o direito às inúmeras mani festações de fé, de religiosi dade, de corporeidade.
“A montagem é um convite a refletirmos sobre con struções impostas a corpos negres e como esses corpos através das suas vivências tecem novos começos, pro pondo novos caminhos. Um convite à reflexão acerca da memória enquanto um agente político; a memória enquanto direito”, dest aca, que ainda completa: “Memórias de uma Maré Cheia é um grito contra in tolerância religiosa, contra as violências que marcam
corpos pretos, contra as ausências das nossas históri as nos espaços de poder, contra tudo aquilo que im possibilita o nosso corpo de existir em segurança.”
“Em um contexto pós pan dêmico, onde mais uma vez as oportunidades de acessos se revelam extremamente desiguais para artistas ne gros e independentes, nossa expectativa com essa circu lação é garantir a difusão de criações de artistas per iféricos, fomentar a cena do teatro negro no estado e oferecer para as cidades por onde passaremos, uma obra que é acima de tudo sobre afeto”, ela pontua.
Confira a programação completa do Festacem: Lona Cultural Marielle Franco (R. João Frejat, Zacarias) 06/10 – 14h – Pura Traquinagem (Cia. Teatro de Máscaras); 20h – Cabaré de Nina (Cia. Teatro de Máscaras) 07/10 – 14h – Aprendiz de Mago (Santiago Galassi); 20h – Obra de Fernando Pessoa (Operários da Arte) 08/10 – 16h – Quiko Karlo (Sorriso Feliz); 20h – Diário de Bitita (Texto Carolina de Jesus) 09/10 – 16h – Lendas e Ritmos do Brasil (Mauro Ramos); 20h – Autobiografia Autorizada (Paulo Betti) 10/10 – 14h – Contação de Histórias Encantorias do Vento (Yure); 20h – Cuscuz na Mão (Dadá Coelho) 11/10 – 14h – Se essa rua fosse minha; 20h – Aprendiz de Mago (Tonico Pereira) 12/10 – 15h – Aprendiz de Mago (Santiago Galassi); 18h – Pura Traquinagem (Cia. Teatro de Máscaras) Orla do Parque Nanci 06/10 – 14h – Dragon o Mágico; 20h – Famigerados 07/10 – 14h – Lendas e Ritmos do Brasil (Mauro Ramos); 20h – Macunaíma (Edmilson Santiago) 08/10 – 16h – Pura Traquinagem (Cia. Teatro de Máscaras); 20h – Olha-te (Cia. Resenha Teatral) 09/10 – 16h – Aprendiz de Mago (Santiago Galassi); 20h – PAGU PRA QUÊ?! (Cia Uchoarte) 10/10 – 14h – Pura Traquinagem (Cia. Teatro de Máscaras); 20h – Respira (com Piquet cultural) 11/10 – 14h – Encantorias do vento; 20h – Olha-te (Cia Resenha Teatral) 12/10 – 15h – Lendas e Ritmos do Brasil; 18h – Dragon o Mágico Lona Cultural de Itaipuaçu – Av. Zumbi dos Palmares (antiga Av. Um) com Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36), Itaipuaçu 06/10 – 14h – Quiko Karlo (Sorriso Feliz); 20h – Pau Brasil (Cia. Pau Brasil) 07/10 – 14h – A Mágica do Riso (Patrick o Mago); 20h – PAGU PRA QUÊ?! (Cia Uchoarte) 08/10 – 16h – Lendas e Ritmos do Brasil (Mauro Ramos); 20h – Ladrão que Rouba Ladrão (Lacraias Produções) 09/10 – 16h – Quiko Karlo (Sorriso Feliz); 20h – Diário de Bitita (Texto Carolina de Jesus) 10/10 – 14h – Aprendiz de Mago (Santiago Galassi); 20h – Autobiografia Autorizada (Paulo Betti) 11/10 – 14h – Lendas e Ritmos do Brasil (Mauro Ramos); 20h – Naitsu (Mariana Sailormoon) 12/10 – 15h – Pura Traquinagem (Cia. Teatro de Máscaras); 18h – Se essa rua fosse minha Ponta Negra (Avenida Prefeito Arthurzinho Rangel 150) 06/10 – 14h – Lendas e Ritmos do Brasil (Mauro Ramos); 20h – Macunaíma (Edmilson Santiago) 07/10 – 14h – Pura Traquinagem (Cia. Teatro de Máscaras); 20h – Olha-te (Cia. Resenha Teatral) 08/10 – 16h – Aprendiz de Mago (Santiago Galassi); 20h – Obra de Fernando Pessoa (com Invaldo Costa) 09/10 – 16h – Encantorias do vento; 20h – Ladrão que rouba ladrão (Lacraias produções) 10/10 – 14h – Dragon o Mágico; 20h – O que falar quer dizer (Operários da Arte) 11/10 – 14h – Capitão Livrão; 20h – RESpira (Thiago Piquet) 12/10 – 15h – Dragon o Mágico; 18h – Encantorias do vento Estado do Rio de Janeiro, 08 a 10 de outubro de 2022 GAZETA RIO 7 Caderno G Estado do Rio de Janeiro, 08 a 10 de Outubro de 2022 GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
PAULO MARQUES Editor de Esportes
Brasil se impõe, elimina Holanda e fica perto da vaga no Mundial de Vôlei Feminino
A Holanda precisava vencer para manter vivo o sonho de ir às quartas do Mundi al de vôlei. Só que do outro lado estava o Brasil. Mes mo em uma noite de uma rotação abaixo, a seleção sobrou na Ahoy Arena, em Roterdã. Diante das donas da casa, o time de José Rob erto Guimarães emendou a quarta vitória seguida na competição: 3 sets a 0, par ciais 25/19, 25/19 e 25/20.
A vitória deixa o Brasil com um pé nas quartas de final. A tabela, porém, impede a garantia dos números.
A Bélgica, quinta coloca da, tem dois jogos pela frente,com isso, ainda tem
condições de desbancar a seleção de um dos quatro primeiros lugares.
A seleção volta à quadra hoje, justamente contra as belgas. O Brasil encara as rivais às 12h, no horário de Brasília. Uma vitória garante a seleção na próxima fase sem depender de qualquer outro resultado. O Sportv2 transmite a partida ao vivo.
A capitã Gabi foi a maior pontuadora do duelo com 19 pontos. Carol, com nove bloqueios e 14 pontos, foi a segunda maior neste quesi to. Pelo lado da Holanda, Daalderop foi a que mais se destacou, com 11 pontos.
Messi confirma que Copa do Mundo do Catar será última de sua carreira
O astro da seleção argenti na Lionel Messi disse nesta quinta-feira (6) que a Copa do Mundo no Catar, em no vembro e dezembro, “cer tamente” será a última de sua carreira.
“Sim, com certeza sim, com certeza será a última que vou jogar”, disse o capitão da Argentina em entrevista a uma plataforma de stream ing. “Eu conto os dias para a Copa do Mundo. Há ansie dade e nervosismo ao mes mo tempo”, acrescentou. Messi, de 35 anos, jogará no
Catar a quinta Copa do Mun do de sua carreira e se tor nará o argentino com mais participações, superando as quatro de Diego Maradona e Javier Mascherano.
Com a seleção argentina, ele disputou 19 partidas em Copas do Mundo, marcou 6 gols e a melhor colocação foi o segundo lugar conquis tado no Brasil em 2014.
“Chegamos em um mo mento muito bom, com um grupo muito bem armado e muito forte, mas tudo pode acontecer em uma Copa do
Mundo”, disse o atacante do Paris Saint-Germain.
“Não somos os principais fa voritos, acho que há outras equipes que estão acima de nós hoje, mas estamos mui to perto”, concluiu.
A Argentina, que chega ao maior evento do futebol de pois de vencer a Copa Améri ca de 2021 e a Finalíssima de 2022, integra o Grupo C da fase de grupos da Copa do Mundo com Polônia, México e Arábia Saudita.
Torcedor morre na Argentina e jogo Gimnasia x Boca Juniors é interrompido
Presidente da CBF confirma interesse em Abel Ferreira, Diniz e Dorival
Uma das principais dúvi das no futebol brasileiro é sobre quem assumirá a Seleção após a Copa do Mundo. Com Tite já ten do afirmado que deixará o comando da Amarelinha, a Confederação Brasileira de Futebol trabalha por um novo nome a partir de 2023.
Três nomes que surgiram com força ao redor da CBF foram Abel Ferreira, do Palmeiras, Fernando Diniz, do Fluminense, e Dorival Júnior, do Flamengo. O presidente da entidade, Ed naldo Rodrigues, confirmou que esses três nomes estão no radar, mas aproveitou para afirmar que “outros
dez” também estariam.
“O futebol brasileiro tem um manancial extenso de grandes treinadores. Se ria injusto citar só esses três (Dorival, Diniz e Abel). Não quero esquecer nen hum. Ratifico os nomes que você coloca. Mas te ria que citar outros 10 no mes”, comentou.
Um torcedor de futebol morreu na Argentina e a par tida entre Gimnasia La Plata e Boca Juniors foi suspensa na quinta-feira (7) depois que gás lacrimogêneo dis parado pela polícia do lado de fora entrou no estádio e tornou difícil para jogadores e torcedores respirarem.
As circunstâncias da morte não estavam claras, mas Ser gio Berni, ministro da Segu rança da província de Buenos Aires, disse à televisão local que o torcedor morreu de um problema cardíaco ao deixar o estádio Juan Carme lo Zerillo, em La Plata. O incidente ocorre cinco dias
depois que um tumulto em um jogo de futebol na In donésia matou pelo menos 131 pessoas quando torce dores tentavam fugir de uma confusão e gás lacrimogêneo foi disparado pela polícia em um dos piores desastres es portivos do mundo.
De acordo com as autori dades argentinas, os torce dores do Gimnasia estavam tentando forçar a entrada no estádio, que já estava lotado, e a polícia usou balas de borracha e gás lacrimogê neo para forçá-los a recuar.
Jogadores foram vistos cobrin do os rostos, enquanto torce dores entravam em campo ao
tentar escapar do gás lacrimo gêneo. A partida da primeira divisão argentina foi inter rompida aos nove minutos. O jogador do Gimnasia Leon ardo Morales disse à ESPN: “Meu filho de dois anos não conseguia respirar. Estamos desesperados e preocupa dos com todas as pessoas nas arquibancadas.”
Berni afirmou que seu ministério abrirá uma inves tigação sobre o incidente, acrescentando que ingressos demais podem ter sido ven didos, mas o time da casa Gimnasia disse que não era o caso e que os protocolos de segurança foram cumpridos.
Esportes GAZETA RIO
08
10
2022 Ano XXV - nº 983
Estado do Rio de Janeiro,
a
de Outubro de