Jornal Gazeta Rio - Edição de Quinta-Feira 6 de Outubro de 2022

Page 1

um Brasil a ser im ediatamente reconstruído e um povo a ser reunido. Nos últimos quatro anos, o Brasil foi aban donado na fogueira do ódio e das desavenças”, afirmou Tebet, que ficou em terceiro lugar na eleição presidencial.

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2022. Ano XXV Nº 981 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 07 Página 08 Página 04 Página 03 Página 05 Página 06 Página 03 Página 03 Página 03 Festival Celebra no Shopping Nova Iguaçu “Precisa-se de Velhos Palhaços” Sete governadores eleitos se aliam a Bolsonaro, e cinco apoiam Lula Cristão transfóbico e o líder dos sem-teto: os deputados mais votados em um Brasil dividido Página 08 Luva de Pedreiro revela ter recebido proposta para ser jogador profissional Caderno G Saint Clair Nininho, Presidente da Câmara de Mesquita é afastado por chefiar organização criminosa PT do Rio articula apoio dos deputados mais votados do estado a Lula Mano Brown em indireta para Neymar: “preto rico fica branco e vota contra outros pretos” Apoio Tebet oficializa apoio a Lula contra Bolsonaro no segundo turno Brasil concentra maior volume de ataques digitais na América Latina Ucrânia se junta à candidatura de Espanha e Portugal para Copa de 2030 “O que está em jogo é muito maior do que cada um de nós. Votarei com a minha consciência e a minha razão, e a minha con sciência me diz que omitir-me se ria trair a minha trajetória de vida pública. […] Há
Alerta Copa do Mundo Eleições 2022 A eleição de
Ferreira e
reflete a profunda lacuna do país antes do segundo turno das eleições presidenciais
Nikolas
Guilherme Boulos
Prefeito de Belford Roxo e presidente do União Brasil (UB) junto com a Deputada Federal Daniela do Waguinho lideram as articulações no Rio

Fundado em 1997

Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2022 - Ano XXV - nº 981

Dois americanos e um dinamarquês vencem o Nobel de Química

Agência France-Presse - Estocolmo, Suécia-O Prêmio Nobel de Química de 2022 foi atribuído nesta quarta-feira ao dinamarquês Morten Meldal e aos americanos Barry Sharpless e Carolyn Bertozzi, que estabeleceram as bases para uma forma mais funcional da disciplina científica.

O trio foi reconhecido pelo “de senvolvimento da química ‘click’ e da química bio-ortogonal”, anun ciou o júri em sua decisão.

Apenas outras quatro pessoas receberam duas vezes o Nobel, incluindo a francesa de origem polonesa Marie Curie.

Sharpless, que mora a trabalha na Califórnia, e Meldal, de 58 anos e da Universidade de Copenhague, foram reconhecidos por seus tra

balhos pioneiros com a química ‘click’, uma nova forma de combi nação de moléculas.

A química ‘click’ “é uma reação química elegante e eficiente que atualmente é amplamente utiliza da”, destacou o júri.

“Entre muitos usos é empregada no desenvolvimento de produtos farmacêuticos, mapeamento de DNA e criação de novos materiais.

A americana Bertozzi, de 55 anos, foi premiada pelo desenvolvimen to da química bio-ortogonal, uma reação química que é descrita como capaz de iniciar-se em um or ganismo vivo, mas sem perturbar ou modificar sua natureza química.

As descobertas do trio abriram o caminho para melhorar a eficácia

dos tratamentos contra o câncer.

O trio dividirá a quantia de 10 milhões de coroas suecas (pouco mais de 900.000 dólares) e rece berá o prêmio das mãos do rei Carl XVI Gustaf em uma cerimônia em Estocolmo em 10 de dezembro, aniversário da morte em 1896 do cientista Alfred Nobel, que criou a premiação em seu testamento.

A Academia Sueca concedeu o No bel de Química no ano passado ao alemão Benjamin List e ao america no David MacMillan pelo pelo de senvolvimento da “organocatálise assimétrica”, uma nova ferramenta de construção de moléculas que tornou a Química mais “verde” e melhorou a pesquisa farmacêutica.

Bancada feminina encolhe no Senado; Câmara elege a maior da história

Mulheres foram também campeãs de votos em alguns estados

Rio de Janeiro é o estado com mais recusas ao Censo 2022, diz IBGE

segundo balanço geral do Censo 2022, divulga do nesta segunda-feira (3), mostrou o Rio de Ja neiro como o estado que mais recusou responder à pesquisa. Apesar de ser obrigatório, quase 1 mil hão de casas no território

fluminense negaram a passar informações até 2 de outubro. Enquanto a média de rec usa pelo país é de 2,27% dos entrevistados, o Rio de Janeiro emplaca quase 4%: 3,75%. Com isso, o estado está entre os úni

cos três acima dos 3% e dos 12 com mais de 2%.

O questionário básico, respondido por 88,3% da população, demora apenas seis minutos. Já o ampliado, que abrange só 11,7% dos entrevistados leva cerca de 16 minutos.

TSE determina remoção de fake news de que Lula perseguiria igreja e cristãos

Damares e Tereza Cristinas

foram ministras no governo Bolsonaro. Dorinha e Tereza Cristina vão assumir as cadeiras que, até 31 dezembro deste ano, são de Simone Tebet (MDB-MS) e Kátia Abreu (PP-TO).

Caso o senador Jorginho Mello (PLSC), que disputa o segundo turno das eleições para governador, seja eleito, a representação ainda pode aumentar: Ivete da Silveira (MDBSC) assumiria o mandato como suplente na vaga de Mello e seria a 11ª mulher.

Câmara

Já a Câmara dos Deputados terá, em 2023, o maior número de mul heres eleitas na história do país. Das 513 vagas, 91 – 18% do quad ro – serão ocupadas por mulheres. Entre as novas deputadas, duas são trans: Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG). Nas eleições gerais de 2018, 77 candidatas fo ram eleitas para a Câmara. Outra marca alcançada por mul heres nessas eleições foi a de maior votação em suas unidades da fed eração. É o caso das deputadas

Bia Kicis (PL-DF), Caroline de Toni (PL-SC), Natália Bonavides (PT-RN), Yandra de André (União-SE), Silvye Alves (União-GO), Dra Alessandra Haber (MDB-PA), Socorro Neri (PPAC) e Detinha (PL-MA).

A federação de partidos liderada pelo PT elegeu o maior número de deputadas na Câmara Federal: 21. O PL vem em seguida, com 17 ca deiras conquistadas na Casa. O PSD também teve aumento expressivo de deputadas eleitas neste ano, passando de uma para quatro rep resentantes em 2023.

Oministro do Tribunal Su perior Eleitoral (TSE), Paulo de Tarso Sansever ino, determinou a remoção, em 24 horas, de uma série de publi cações feitas por Flávio, Eduardo Bolsonaro e os responsáveis por outros 24 perfis no Twitter e no Facebook, com a fake news de que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva perseguiria cristãos, fecharia igrejas e apoiaria a dita dura na Nicarágua.

A liminar determina ao Twitter e ao Facebook que suspendam os posts desinformativos, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

A decisão foi tomada em repre sentação movida pela Coligação Brasil da Esperança contra os responsáveis pelos perfis. Du rante o processo eleitoral, tem se verificado a atuação de uma rede bolsonarista dedicada à propagação de desinformação. O objetivo, claramente, é manipu lar a opinião pública e promover reiterada campanha difamatória contra Lula — neste caso, in cutindo no eleitor a falsa ideia de que o candidato perseguiria e ameaçaria igreja e cristãos.

Além disso, as publicações des obedecem decisão anterior do próprio TSE, que já determinou a remoção de conteúdos inverídi cos no sentido de que Lula apoiar ia a invasão de igrejas. A repre sentação ressalta que a legislação eleitoral proíbe expressamente a divulgação de fatos inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do pro cesso eleitoral.

“Observo que as publicações im pugnadas transmitem, de fato, informação evidentemente in verídica e prejudicial à honra e à imagem de candidato ao cargo de presidente da República nas eleições 2022”, afirmou o minis tro na decisão. “As publicações contêm informação manifesta mente inverídica e divulgada no período crítico do processo elei toral, em perfil com alto número de seguidores, de forma a gerar elevado número de visualizações, o que possibilita, em tese, a ocor rência de repercussão negativa de difícil reparação na imagem do partido político e do candida to atingidos pela desinformação”, acrescentou.

GAZETA RIO
Posts de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e de outros 24 perfis afirmavam que o petista perseguiria cris tãos, fecharia igrejas e apoiaria a ditadura na Nicarágua
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar

PT do Rio articula apoio dos deputados mais votados do estado a Lula

OPT do Rio ar ticula o apoio dos campeões de voto do Rio de Janeiro à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com integrantes do partido e do União Brasil. Quem toca as negociações, avançadas nesta quarta-feira (05), é Waguinho, prefeito de Belford Roxo, cidade da Baix ada Fluminense. Lula tem previsão de participar de um ato no município na próxima terça-feira (11). Lá, o presi dente Jair Bolsonaro (PL) ven ceu o petista com 15 pontos percentuais de vantagem.

Waguinho é o presidente do União Brasil no estado. A es posa dele, Daniela do Wagu inho, foi a deputada federal mais votada do Rio, com 231.706 votos. Para a As sembleia Legislativa do Rio, o mais votado foi Márcio Canella, com 181.274 votos. Ambos fizeram campanha focada em Belford Roxo.

A articulação tem a partic ipação do prefeito Eduar do Paes (PSD), que assum iu posição de destaque no comando da campanha de Lula no Rio, e do presiden te da Assembleia Legislativa e candidato derrotado ao Senado neste ano, o petista André Ceciliano.

Antes de apoiar a candidatu

ra de Clarissa Garotinho ao Senado, o União Brasil chegou a declarar apoio nesta disputa ao PT no Rio de Janeiro.

A entrada de Waguinho, Daniela e Canella na cam panha de Lula gera expec tativa de reversão de parte dos votos que o Rio deu a Bolsonaro, onde a vitória do atual presidente foi com quase 1 milhão de votos de vantagem sobre o petista. No primeiro turno, o grupo político que negocia com Lula pregou votos para si e para o governador reeleito Cláudio Castro (PL). O Un ião Brasil, inclusive, indicou o vice de Castro, Thiago Pampolha.

Sete governadores eleitos se aliam a Bolsonaro, e cinco apoiam Lula

Dos 15 vitoriosos nas dispu tas pelos governos estadu ais encerradas no primeiro turno das eleições, que ac onteceram no último do mingo (2), sete declararam apoio à candidatura de Jair

Mano Brown em indireta para Neymar: “preto rico fica branco e vota contra outros pretos”

Ovocalista do grupo de rap Racionais MC’s, Mano Brown, fez um duro discurso neste final de semana e os fãs o interpre taram como uma indireta ao jogador de futebol Ney mar, que declarou apoio ao presidente Bolsonaro (PL), que busca um novo mandato presidencial.

A crítica de Brown ocorreu durante apresentação no festival Encontro das Tribos, realizado neste sábado (3). O vocalista do grupo declarou que algumas pessoas ne gras, após ficarem ricas, se “tornam” brancas e “votam

contra os pretos”.

“No Brasil o preto rico fica branco e ele ataca os out ros pretos, ele vota contra os outros pretos e ele não é mais preto. Essa é regra básica da sobrevivência do preto no Brasil: ganhar dinheiro e ficar branco.

Infelizmente é a verdade ou me prove o contrário”, critica Mano Brown.

Em seguida, Brown diz que a sua crítica não tem relação com o voto. “Não estou fa lando pra votar em ninguém, não. Pense em você, pense só um pouquinho. Também não estou a fim de fazer a mente

de ninguém não. Ninguém é criança de 6 anos aqui não. Depois não reclama dos próx imos 4 anos. Vota em quem você quiser. Não vai dizer que o Mano Brown te arrastou, seja você. O problema é que preto com dinheiro, fica bran co. Aí o meu discurso vai por água abaixo”, finaliza o cantor. Após o discurso de Mano Brown cair nas redes e vi ralizar, muitas pessoas o as sociaram como uma crítica a postura do jogador Ney mar e isso se tornou uma das principais pesquisas do Google. Confira abaixo o dis curso de Brown.

Bolsonaro (PL) ao Palácio do Planalto. Cinco são aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O atual presidente conquis tou manifestações de apoio no Sudeste, enquanto o ex-presidente tem seus alia dos no Nordeste e no Pará.

Clécio Luís (Solidariedade), eleito no Amapá, Ronaldo Caiado (União Brasil), eleito em Goiás e Wanderlei Bar bosa (Republicanos), eleito no Tocantins, não se pro nunciaram sobre eventuais apoios até o fechamento desta reportagem.

Governadores que apoiam Bolsonaro

Gladson Cameli (PP) – Acre

Ibaneis Rocha (MDB) – Distrito Federal Mauro Mendes (União Brasil) – Mato Grosso

Romeu Zema (Novo) – Minas Gerais

Ratinho Jr (PSD) – Paraná

Cláudio Castro (PL) – Rio de Janeiro Antonio Denarium (PP) – Roraima

Governadores que apoiam Lula

Elmano Freitas (PT) – Ceará Carlos Brandão (PSB) – Maranhão Rafael Fonteles (PT) – Piauí Fátima Bezerra (PT) – Rio Grande do Norte Helder Barbalho (MDB) – Pará

Governadores que não se posicionaram Clécio Luís (Solidariedade) – Amapá Ronaldo Caiado (União Brasil) – Goiás Wanderlei Barbosa (Republicanos) – To cantins

Saint Clair Nininho, Presidente da Câmara de Mesquita é afastado por chefiar organização criminosa

A juíza Juliana Benevides determinou nesta quar ta-feira (5), o afastamento do vereador e Presidente da Câmara de Mesquita, Saint Clair Passos, por chefiar uma organização criminosa. De acordo com o documen to do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Sancler Nin inho, como é conhecido, é acusado de comandar um suposto esquema de ra chadinha, que envolve mais sete pessoas, a maioria fun cionários comissionados da Câmara de Mesquita. Além disso, a promotora afirmou que Sancler des

viava cheques em branco, sem destinatário. A in vestigação apontou ainda que esses cheques eram depositados na conta de Winkler Ferreira Gouveia, cunhado de Nininho.

A juíza Juliana Benevides também determinou que o Presidente da Câmara de Mesquita não poderá fre quentar as dependências do legislativo municipal. A suspensão do exercício de sua função pública também suspende todas as prerroga tivas do cargo, com exceção do pagamento de salários.

A denúncia veio acompanha

da de prisão preventiva para todos os denunciados, que incluem outras sete pessoas. Além de Saint Clair, Thia go da Silva Rodrigues, Elieser Correa de Oliveira, Hevandro Araujo Menez es, Elaine Izolani Vieira, Winkler Ferreira Gouveia, Marcelo Alves França e Carlos Henrique Siqueira Silva foram acusados na denúncia pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. De acordo com relatos, Saint Clair Nininho fugiu no por ta-malas de um carro quan do os policiais chegaram.

Negociações são tocadas por Waguinho, prefeito de Belford Roxo, cidade da Baixada Fluminense; Lula deve participar de ato no município na próxima terça-feira Leandro Resendeda Marcello Sapioda
12 estados, a disputa pelo cargo de governador terá segundo turno em 30 de outubro. Estado do Rio de Janeiro, 06 de outubro de 2022 GAZETA RIO 3 GERAL
Em

Faturas de cartão com linguagem simples podem reduzir endividamento

Agência Brasil - A adoção de fat uras de cartão de crédito que apresentam linguagem simplificada e destaque para informações relevantes sobre as opções de pagamento têm o poten cial de melhorar o entendi mento sobre esse produto, incentivar melhores de cisões financeiras e reduzir o endividamento da popu lação. Em estudo divulgado hoje (5) pelo Banco Central (BC), o órgão avalia que es ses efeitos parecem ser ain da maiores para as pessoas com menor escolaridade.

O Banco Central realizou um experimento para in vestigar se diferentes lay outs (forma que as infor mações são distribuídas) de faturas de cartão mel horariam o entendimento das condições de uso do produto e potencialmente afetariam as decisões de pagamento da fatura total ou parcial. O estudo foi con duzido pelo BC, em parceria

com a Empresa de Consul toria e Pesquisa Plano CDE e com apoio financeiro da Fletcher School of Law and Diplomacy, escola da uni versidade norte-americana Tufts University.

O experimento submeteu grupos de participantes a diferentes layouts das fatu ras de cartão de crédito. Em seguida, eles preencheram um questionário que trat ava do entendimento das faturas e de tomada de decisão. Os desenhos al ternativos das faturas, em relação aos layouts de fat uras de cartão de crédito existentes, permitiram te star soluções baseadas em ciências comportamentais. De acordo com o BC, o re sultado mostrou que os participantes que receber am as faturas com os novos layouts compreenderam melhor os dados apresenta dos e estavam mais bem informados para identificar as consequências de acei tar o crédito rotativo ou pagamento da fatura em parcelas, modalidades que tem juros maiores.

O cartão de crédito é bastante utilizado no Bra sil. Segundo o BC, em 2021, aproximadamente 65 milhões de cidadãos, quase 40% da população adulta, realizaram mais de 200 milhões de operações mensalmente. Em média, as famílias têm cerca de 30% de suas dívidas com o Sistema Financeiro Nacion al (SFN) relacionadas ao cartão de crédito.

“Apesar da conveniência do uso do cartão como meio de pagamento, sua utilização desatenta pode custar caro ao usuário – por exemplo, quando ele deixa de pagar o valor integral da fatura e, consequen temente, toma o crédito rotativo ou utiliza a opção de parcelamento. Com tax as de juros médias anuais superiores a 300%, essas modalidades de crédito são as mais caras do país e são utilizadas principalmente por pessoas com renda in ferior a dois salários míni mos”, alertou o BC.

Simplificação

Segundo o órgão, além da

Brasil concentra maior volume de ataques digitais na América Latina

No

No primeiro semestre de 2022, o número de ataques digitais contra instituições religio sas na América Latina cres ceu 78,73% na comparação com a segunda metade do ano passado. A maior in cidência concentra-se no Brasil.

O País teve uma frequên cia de 12,4% de Ataques de Negação de Serviços (DDoS) – tipo de ataque ci bernético que tenta tornar um website ou recurso de rede indisponível por meio de tráfego mal-intenciona do – nos seis primeiros me ses deste ano. A duração média foi de 26 minutos. O maior foi de 450 GB por segundo.O crescimento de ataques DDoS foi de 19% na América Latina. Mais de metade desses ataques

tem o Brasil como alvo. Além das organizações re ligiosas, o setor financeiro também contribui significa tivamente para essa marca.

Os bancos comerciais ex perimentaram um aumen to de 63% nos ataques no primeiro semestre deste ano em comparação com a segunda metade de 2021.

Já as operadoras de cartões dos mais variados tipos fo ram de zero a 350 ataques nos últimos 18 meses.

O crescimento dos ataques cibernéticos corresponde diretamente ao crescimen to do setor de bancos com erciais no continente. Out ra possibilidade é que esses ataques DDoS estejam sen do usados como cortina de fumaça para outros tipos de eventos de intrusão.Al guns dos picos de ataques

DDoS coincidem com datas de grandes eventos geo políticos ou religiosos. No entanto, política e religião não são os únicos fatores que afetam o cenário ci bernético de forma sig nificativa. Mesmo grandes eventos de entretenimento e conferências podem des

desatenção, a complexi dade do produto, o baixo nível de letramento finan ceiro dos usuários e as fatu ras confusas são alguns dos fatores que podem resultar na utilização indesejada do crédito rotativo ou parcela mento. “Nesse sentido, a simplificação das faturas de cartão de crédito é vislum brada como possível facilit ador para melhorar o perfil de uso desse instrumento”, argumentou.

Amanhã (6), o BC divul gará a íntegra do Relatório de Economia Bancária de 2021. Assim como este, o órgão já adiantou alguns boxes de informação, que são trechos com estudos especiais dentro do doc umento. O mercado de crédito durante a pandemia de covid-19, as emissões de títulos relacionados à sus tentabilidade e o mercado de títulos no Brasil foram os temas tratados pelo BC nos boxes.

Edição: Valéria Aguiar*

Brasil e Portugal fazem operação contra tráfico internacional de droga

Operação Euterpe cumpre mandados em cidades paraenses

A Polícia Federal cumpriu 22 mandados de busca e apreensão nas cidades paraenses de Ananindeua, Marituba, Barcarena e na capital do estado Belém, nesta quarta-feira, (5). A operação batizada de Eu terpe, teve a participação da Polícia Judiciária de Portugal e o Serviço Euro peu de Polícia (Europol), e apoio da Receita Federal do Brasil.

A ação faz parte do in quérito policial que apura a exportação de 320 qui los de cocaína apreendi dos no país europeu, no fim de junho. Na ocasião, a Operação Norte Tropical prendeu três brasileiros em flagrante por tráfico internacional de drogas.

“Os mandados de busca e apreensão desta manhã ocorreram em residências e empresas com suspeita de fazer parte de grupo crimi noso que leva grandes quan

tidades de cocaína à Europa. Foram apreendidos aparel hos eletrônicos e documen tos que possam reforçar a investigação e indicar a pos sível participação de outras pessoas nos crimes”, infor mou a PF em nota.

Os três presos na Operação Norte Tropical permanecem em um presídio de Portu gal. A partir daí, o Europol entrou em cooperação com a Polícia Federal e a Polícia Judiciária de Portugal para continuar as investigações e desmantelar o grupo crim inoso que leva droga da América do Sul à Europa. Sobre o nome da operação, a PF explica que Euter pe tem a ver com o nome científico do açaí, predom inantemente cultivado na região Norte. A cocaína le vada para Portugal estava escondida em uma grande carga de açaí, embarcada no porto de Vila do Conde, em Barcarena.

encadear ondas de ataques digitais. Houve um notáv el pico de ataques DDos durante o Carnaval deste ano no Brasil. Além da alta circulação de turistas, mui tas empresas globais re alizaram conferências no país no período.

Edição Web: Bruna Oliveira

UE aprova mais sanções contra a Rússia por guerra na Ucrânia

A União Europeia (UE) aprovou novo lote de sanções contra a Rússia por causa da guerra contra a Ucrânia, informou o setor executivo do bloco em Bruxelas nesta quarta-feira (5).

A UE foi estimulada a agir pe las ameaças nucleares da Rús sia, pela mobilização militar para a guerra de sete meses na Ucrânia, além do anúncio de Moscou sobre anexação de partes de sua vizinha - uma ex-república soviética que agora quer ficar do lado do Ocidente.

As medidas incluem mais restrições de produtos sid erúrgicos e tecnológicos no comércio com a Rússia e um teto de preço do petróleo para entregas de petróleo russo por via marítima a terceiros países, por meio de seguradoras europeias destinadas a alinhar o bloco com os Estados Unidos.

Além disso, as sanções terão como alvo mais indivíduos no Ministério da Defesa rus so, pessoas envolvidas nas votações de anexação no Leste

ocupado da Ucrânia e aqueles que participam de ações para contornar as sanções.

“Saúdo o acordo dos Es tados-membros sobre o pacote de oito sanções”, disse a chefe do executivo do bloco, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Nunca aceitaremos os fal sos referendos de Putin, nem qualquer tipo de anex ação na Ucrânia. Estamos determinados a continuar fazendo o Kremlin pagar.”

Com a exigência de que sanções tenham apoio un ânime de todos os 27 mem bros do bloco, o acordo é mais modesto do que alguns haviam proposto.

“O pacote poderia ter sido muito mais forte”, disse o embaixador da Polônia na UE, Andrzej Sados. “Mas, dado que exigimos unanim idade é importante que ten hamos essa forte resposta aos últimos passos agres sivos da Rússia.”

MUNDO
Valéria Aguiar*
primeiro semestre de 2022, o número de ataques digitais contra instituições religiosas na América Latina cresceu 78,73%
A NETSCOUT SYSTEMS lançou recentemente seu Relatório de Inteligência de Ameaças DDoS (DDoS Threat Intelligence Report) semestral, que analisa o impacto de ciberataques nas organizações públicas, privadas e governamentais em todo o mundo.
Estado do Rio de Janeiro, 06 de outubro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA
• Operação Euterpe

Tebet oficializa apoio a Lula contra Bolsonaro no segundo turno

Partido da senadora, MDB liberou diretórios estaduais para tomada de decisão sobre qual candidato apoiar

A senadora Simone Tebet (MDB) anunciou nesta quar ta-feira (5) apoio ao candi dato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. O petista disputa a Presidência com Jair Bolsonaro (PL) no dia 30 de outubro.

“O que está em jogo é mui to maior do que cada um de nós. Votarei com a minha consciência e a minha razão, e a minha consciência me diz que omitir-me seria trair a minha trajetória de vida pública. […] Há um Brasil a ser imediatamente recon struído e um povo a ser re unido. Nos últimos quatro anos, o Brasil foi abandona do na fogueira do ódio e das desavenças”, afirmou Tebet, que ficou em terceiro lugar na eleição presidencial.

“Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candida to Luiz Inácio Lula da Silva, em especial em seus últimos dias de campanha, quando chamou para si o voto útil, depositarei nele o meu voto, porque reconheço nele o seu compromisso com a de mocracia e a Constituição, o que desconheço no atu al presidente”, declarou a emedebista.

“Minha consciência me diz que, nesse momento tão grave de nossa história, omitir-me seria trair a minha trajetória de vida pública.

[…] Não anularei meu voto, não votarei em branco. Não me cabe a omissão da neu tralidade.”

Mais cedo, a emedebista já havia sinalizado apoio ao petista. Ela compartilhou no Instagram uma reportagem do jornal “O Globo” com

uma foto em que aparecia ao lado de Geraldo Alck min (PSB), vice na chapa de Lula. “Tebet encontra com Alckmin e formaliza hoje o apoio a Lula”, dizia o título da matéria.

Ainda na manhã desta quar ta, o partido de Tebet to mou a decisão de liberar os diretórios estaduais para to mada de decisão sobre qual posição adotar no segundo turno das eleições.

“Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para

Fernando Henrique Cardoso declara apoio a Lula no segundo turno

Em postagem nas redes sociais, o ex-presidente, do PSDB, fala em “história de luta pela democracia”

Oex-presiden te Fernando Henrique Car doso (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (5) seu apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições. “Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão so cial. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu FHC no Twitter, em uma mensagem que ainda inclui fotos de dois encontros com o petista.

O anúncio chega após o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, também do PSDB, ter declarado apoio “incondicional” a Bolsonaro, decisão que provocou incômodo no ninho tucano, especial mente na velha guarda. “Pela democracia e pela in clusão social. Obrigado pelo seu voto e confiança. O Bra

sil precisa de diálogo e de paz”, agradeceu o candidato do PT no Twitter.

Além de FHC, o senador José Serra, derrotado por Lula em 2002 e por Dilma Rousseff em 2010, também confirmou seu apoio à candidatura petista. No primeiro turno, Fernando Henrique havia pedido votos a candidatos que tivessem “compromisso com o com bate à pobreza e à desigual dade”, defendessem “di reitos iguais para todos” e valorizassem a “educação e a ciência”, mas sem citar Lula ou Bolsonaro nominalmente.

Na ocasião, esse pronun ciamento foi interpretado como um apoio velado ao petista, que foi seu antagon ista na política brasileira nos anos 1990. Lula terminou o primeiro turno das eleições com 48,43% dos votos, con tra 43,20% de Bolsonaro. (com agência Ansa)

que cada um se manifeste conforme sua consciência”, afirma a nota, assinada pelo deputado Baleia Rossi, pres idente da Executiva Nacion al do MDB. Tebet obteve 4.915.423 votos, o que rep resentou 4,16%.

PDT, de Ciro Gomes, também declarou apoio a Lula

Nesta terça-feira (4), o pres idente do PDT, Carlos Lupi,

anunciou o apoio do partido ao candidato petista. Segun do Lupi, a candidatura de Lula é “a mais próxima” do PDT e a decisão foi unânime.

“Tomamos uma decisão un ânime, sem nenhum voto contrário, a decisão de apoiar o mais próximo da gente que é a candidatura do Lula, que eu chamo de candidatura do 12 mais um”, disse.

Logo depois, Ciro Gomes, que foi o candidato da leg enda à Presidência, declarou

em um vídeo publicado nas redes sociais, sem citar o nome de Lula, que seguirá a decisão do partido.

“É a última saída. Lamen to que a trilha democrática tenha se afunilado a tal pon to que restem aos brasilei ros duas opções, ao meu ver, insatisfatórias”, disse Ciro. O pedetista ficou em quar to lugar na disputa pela Presidência, com 3.599.287 votos (3,04%).

Estado do Rio de Janeiro, 06 de outubro de 2022 GAZETA RIO 5 POLÍTICA

O jovem cristão transfóbico e o líder dos sem-teto: os deputados mais votados em um Brasil dividido

Nikolas Ferreira, 26, e Guilherme Boulos, 40, são os parlamentar es mais votados na eleição de domingo no Brasil. Ambos são homens, brancos e da cidade. As se melhanças param ali. Ferrei ra, com quase 1,5 mil votos, é um influenciador de Belo Horizonte que acredita ser conservador, cristão e con tra a “ideologia de gênero” . Boulos, com 1.000 apoi adores em São Paulo, lider ou o Movimento dos Tra balhadores Sem Teto (MTST) e organizou invasões de pro priedades privadas. Defende, entre outras coisas, o estabe lecimento de uma imposição sobre grandes fortunas e a proibição de estátuas que homenageiam figuras históri cas ligadas à escravidão. Es tão diante de um país divid ido em dois objetivos e que ainda não tem nome para ser o próximo presidente.

“Para isso, o que eu gan hei?”, questiona Ferreira em transmissão completa ao vivo no Instagram, às vésperas da primeira virada presidencial. Do outro lado da tela aparece a cabeça enrugada do presidente, ou o extremista Jair Bolsonaro. Ferreira salta dos pés como se o Brasil tivesse acabado de marcar o gol da vitória na final da Copa do Mun do. Presidente, sei que está cansado, mas estou aqui para lhe dar um recado”, diz. “Quero agradecer por tudo o que você disse por este país. Anime-Eu sei!” Bolson aro responde com defesa da “liberdade” e críticas aos “governos comunistas que

vão fundar seus países”. Vindo de uma família mais humilde e conservadora, Ferreira afirma que foi asse diado por suas ideias quan do cursava Direito na uni versidade, que acredita ser uma “covil do ativismo” es querdista. Há alguns anos, ele ganhou uma eleição para vereador em Belo Hori zonte, a sexta maior cidade do Brasil e capital do estado de Minas Gerais. Ele foi o segundo deputado local mais votado da história da cidade e aproveitou sua posição para promover a “proibição expressa” do uso da linguagem inclusiva nas escolas públicas e privadas. A receita do novo deputado

combina habilidades nas re des sociais —3,9 milhões de seguidores no Instagram, 1,1 milhão no Twitter— com um discurso que atinge todas as caixas da extrema direita do Brasil, de ceticismo sobre vacinas para covid-19 direito de portar armas barbatanas defesa pessoal. Neste últi mo caso, atacou a deputa da trans recém-eleita Duda Salabert por ter defendido maiores restrições, quando ela, que recebia ameaças de morte, tinha escolta ar mada. “O hipócrita”, disse em um discurso, antes de corrigir ou escrever para o homem para deixar clara sua transfobia: “ O hipócrita”. Assim como Ferreira, Guil

herme Boulos sabe se movi mentar bem nas redes sociais —1,9 milhão de seguidores no Instagram e 1,8 no Twit ter—, mas o conteúdo que divulga é completamente dif erente. Nascido em São Pau lo em uma casa rica, estudei filosofia e fiz parte da juven tude comunista. Mais tarde, envolveu-se no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, uma poderosa associação que reivindica ou direta mente moradia e defende a redução das desigualdades urbanas. Em 2003, ele fi cou famoso por liderar uma ocupação de 20 dias de um enorme lote da Volkswagen não utilizado.

Boulos, com uma barba que

carrega a juventude de Luiz Inácio Lula da Silva, é vis to como representante da nova geração de lideranças de esquerda no Brasil. Se eu ceda ou depois, a reno vação terá que acontecer: Lula já tem 76 anos e, ele vai ganhar a presidência, ele vai terminar seu manda to depois de dois anos 80. anos pobres para comprar casas e aumentar impostos sobre os mais ricos. Ele diz que quer levantar “essas lu tas [dois movimentos soci ais] por um espaço de pod er”. E, a propósito, mandar Bolsonaro para a cadeia por sua gestão da pandemia.

De trincheiras ideológicas opostas, Ferreira e Boulos

compartilhavam o mesmo objetivo para o próximo mês: reeleger seus respec tivos presidentes. Os esta dos onde estamos, Minas Gerais —derrotada por Lula no primeiro turno— e São Paulo —derrotada por Bol sonaro—, são os dois mais populosos do Brasil e, por tanto, peças-chave do tab uleiro. “Estaremos nas ruas todos os dias até 30 de out ubro para encerrar essa fase sombria da história brasilei ra”, disse Boulos em entre vista esta semana. Ferreira, por sua vez, se declarou “soldado na guerra” pela reeleição de Bolsonaro. Seja qual for o resultado fi nal, ou choque dessas duas visões opostas marcará a nova Câmara dos Deputa dos. Uma coalizão liderada pelo Partido Liberal de Bol sonaro, na qual Ferreira se juntará, terá a maior banca da da legislatura. O Partido dos Trabalhadores e alia dos como o PSOL de Bou los terão a segunda maior representação. Não, haverá uma massa de cinquenta legisladores que se moverão de acordo com a direção de dois eventos políticos. De um lado e do outro, Nikolas Ferreira e Guilherme Boulos vão explodir, dois gols do Brasil que em breve se en frentarão no plenário.

Jon Martin Cullell É editor da delegação do EL PAÍS no México desde 2018. Escreve principalmente so bre economia, energia e meio ambiente. Graduou-se em Ciência Política pela Sciences-Po Paris e mestre em Jornalismo pela Escola UAM-El PAÍS.

Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.

Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti.

Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.

Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164 3004 21) 3589 5288 Wh t App (21) 96454 7288 g gh C l g C GHF gh Rua Hercí ia n 1299 Vi a Em l Mesquita RJ 10 i t d E çã d M q ) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wif Clube de Benefícios Estág os sem taxas Seguro de vida incluso Laboratório equipado Au as práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
A eleição de Nikolas Ferreira e Guilherme Boulos reflete a profunda lacuna do país antes do segundo turno das eleições presidenciais Os deputados brasileiros Nikolas Ferreira e Guilherme Boulos.
Estado do Rio de Janeiro, 06 de outubro de 2022 GAZETA RIO 6 GERAL
JON MARTIN CULLELL
Salmos 91:1-16 CLASSIFICADOS Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1 Eu Adriana Viana deixo aqui o meu carinho e um muito obrigado a todos os 56.655 votos de confiança aos nos sos candidatos em nossa amada Magé… Amigos e amigas, gostaria de agradecer a todos que con fiaram em nosso trabalho e ajudaram a eleger o nosso deputado estadual Vinicius Cozzolino e o nosso federal Leonardo Picciane com 300 votos e podem ter a certeza que continuaremos trabalhando para o desenvolvimento de nossa cidade… A votação consagrados aumenta a responsabilidade, de exercer um mandato integrado com a sociedade, trabalhando para melhorar a saúde, educação, meio am biente, Esportes, inclusão social, cultura, limpeza urbana, turismo e geração de empregos do município ao lado do prefeito Renato Cozzolino Obrigado Magé

“Precisa-se de Velhos Palhaços”

Espetáculo teatral chega aos palcos da Baixada Fluminense

Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cul tura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada 2, incentivam o espetáculo teatral “Precisa-se de Velhos Palhaços”. Com texto de Matéi Visniec, di reção de Anderson Marques, a peça retrata o reencontro, após hiato de trinta anos, de três palhaços em uma sala de espera onde aguardam uma entrevista de emprego. Em temporada, o espetáculo vis ita duas cidades da Baixada Fluminense.

Em Nova Iguaçu, no au ditório do Patronato nos dias 7 e 8 de outubro. Em Mesquita, no auditório da Praça PEC, nos dias 10 e 11 de outubro. Todas exibições com entrada gratuita. En cenada há seis anos por Fábio Mateus, Felipe Villela e Johnny Rocha, do grupo Velhos Amigos, a peça apre

senta um olhar fundamen tal para palhaços, artistas do humor que também são homens cheios de angústias, lembranças e histórias para contar. “Precisa-se de Vel hos Palhaços” é uma mistura de drama e comédia.

“Esta é uma remontagem da peça do romeno Matéi Visniec, originalmente cham ada de ‘Um Trabalhinho para Velhos Palhaços’, lembrou o ator Fábio Mateus. O texto original é de Matéi Visniec, dramaturgo romeno do gênero chamado teatro do absurdo e com peças traduz idas e montadas em mais de vinte países.

A montagem de um espe táculo exige grande atenção para que a adaptação não se distancie do original e ao mesmo tempo dialogue com a realidade da sociedade em que entra em cartaz.

“Foi um desafio que assumi mos com muito prazer. Traz er o texto de Visniec, que é

Festival Celebra no Shopping Nova Iguaçu

O Festival Celebra dá as bo as-vindas para uma retoma da cultural depois de um período difícil de isolamento para todos nós! Chegamos para celebrar um recomeço, uma esperança para dias melhores! O evento, pro duzido pela Baixada System, busca impulsionar a cultu ra, a arte e o consumo con sciente em Nova Iguaçu. Além de diversos sorteios de prêmios incríveis para o pú blico presente!

Tudo isso ao ar livre no esta cionamento do Shopping Nova Iguaçu - Av Abílio Au gusto Távora, n° 1111 - nos dias 5, 6 e 7 de novembro das 14h às 22h.

A nossa equipe preparou

tudo com muito carinho e dedicação com todas as me didas de segurança para que possamos curtir de boa! Algumas observações e in formes:

*Só será permitida a per manência no evento com uso de máscara.

*Estaremos recolhendo doações de alimentos não perecíveis e roupas, conta mos com a colaboração de todos!

*Para os vacinados, prepa ramos uma surpresinha, apresentando a sua cartei ra de vacinação contra o COVID-19, ganha um brinde simbólico do evento (en quanto durarem nossos es toques)

tão atual, tão presente no dia a dia do brasileiro, para o palco”, explicou o diretor Anderson Marques.

Outro aspecto importante do espetáculo é a prepa ração dos atores. Johnny Rocha alerta para as carac terísticas das personagens como traços fundamentais da construção em cena.

“O trabalho corporal é funda mental porque representam os homens mais velhos que também são palhaços. Houve necessidade de uma grande preparação e concentração”, afirma Johnny.

Já Felipe Villela destaca o debate proposto pelo tex to de Visniec. São senhores em busca de uma vaga de emprego, pessoas que ne cessitam do trabalho para insistência do existir. “Quem vai ficar com a vaga? Ou mel hor, vale tudo para conseguir o que se deseja?”, pergunta o ator Felipe Villela.

A estreia da peça foi no SESC

São João de Meriti, em 2016. Ao longo desse período, o a montagem venceu editais de ocupação e realizou apre sentações no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, e no Teatro Café Pequeno, no Leblon. O grupo participou também do Festival Cenácu lo, da 17ª edição do Festival EncontrArte de teatro. No Festival Nacional de Pas sos, em Minas Gerais, rece beu sete indicações e três premiações: melhor ator (Johnny Rocha), melhor es petáculo – escolhido pelo júri popular e melhor mon tagem. E ano passado fez um circuito estadual por 11 cidades do Estado do Rio.

As apresentações em Mes quita e Nova Iguaçu terão ingressos distribuídos uma hora do início de cada es petáculo. Detalhes da pro gramação podem ser con feridos nas redes sociais da peça e abrindo o código QR no folder.

Serviço: “Precisa-se de Velhos Palhaços”

Nova Iguaçu

Endereço: Rua Governador Portela, 382

Data: 07 e 08 de outubro, as 19h no auditório do Patronato

São Vicente, no Centro, às 18h

Capacidade: 90 pessoas

Classificação Indicativa: 10 anos Ingresso: Grátis Duração: 50 minutos Endereço das apresentações: Verificar em instagram @velhospalhacos Horários das apresentações: Verificar em instagram @velhospalhacos

Mesquita

Endereço: Rua Cesário, 659, Santo Elias

Abertura: 10 e 11 de outubro, as 19h no Teatro da praça PEC, em Mesquita, às 19h30 Capacidade: 50 pessoas Classificação Indicativa: 10 anos Ingresso: Grátis Duração: 50 minutos Endereço das apresentações: Verificar em instagram @velhospalhacos Horários das apresentações: Verificar em instagram @velhospalhacos

O que você vai encontrar no Celebra: •Feira Livre de Artesanato •Exposição de Artes Visuais e Plásticas •Espaço Gourmet •Espaço para o público mini •Performances Circenses •Flash Tattoo •Produtos Orgânicos •Backdrop bonitão pra tirar fotos iradas Respeitável, público! Estado do Rio de Janeiro, 06 de outubro de 2022 GAZETA RIO 7 Caderno G Estado do Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2022 GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão

Ucrânia se junta à candidatura de Espanha e Portugal para Copa de 2030

A Ucrânia se juntou a Es panha e Portugal na ten tativa de sediar a Copa do Mundo de 2030, disseram a Federação Espanhola de Fu tebol (RFEF) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nesta quarta-feira (5). “Nossa candidatura não é mais uma candidatura ibérica, é uma candidatura europeia”, disse Luis Rubi ales, presidente da RFEF, em entrevista coletiva na Suíça, sede da Uefa, órgão que governa o futebol euro peu. “Estou convencido de que agora nossa proposta é muito melhor do que an tes. O futebol é universal e se é capaz de mudar a vida das pessoas de tantas ma neiras, também deve ser usado para fazer o bem”, acrescentou Rubiales.

Fernando Soares Gomes da Silva, chefe da FPF, disse que a Uefa apoia “totalmente” a decisão de incluir a Ucrânia. A candidatura de Espanha, Portugal e Ucrânia para o

torneio de 2030 concor rerá com outras candida turas, como uma colabo ração entre Egito, Grécia e Arábia Saudita, e uma proposta sul-americana conjunta de Uruguai, Ar gentina, Paraguai e Chile.

A semana passada marcou sete meses desde que as forças russas cruzaram as fronteiras da Ucrânia na maior invasão militar na Eu ropa desde a Segunda Guer ra Mundial. Moscou cha ma sua ação de “operação militar especial”, enquanto Kiev e seus aliados ociden tais dizem que é uma apro priação ilegal de terras.

Dezenas de milhares de pessoas foram mortas no conflito, milhões fugiram, e cidades e vilas foram reduzi das a escombros.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (5), a RFEF disse: “A candidatura [de Es panha, Portugal e Ucrânia] fortalece os laços com a Europa ao gerar esperança

Bayern de Munique faz 5 a 0 no Viktoria Plzen na Liga dos Campeões

O Bayern de Munique mar cou três vezes nos primei ros 21 minutos e conseguiu a vitória por 5 a 0 sobre o Viktoria Plzen na Liga dos Campeões na terça-feira (4), mantendo a liderança do Grupo C e estabelecendo o recorde de maior invencibili dade em partidas na fase de grupos da competição.

Leroy Sané marcou duas vezes, e Serge Gnabry, Sadio Mané e Eric Choupo-Moting completaram a goleada para os alemães, que somam 31

partidas na fase de grupos sem derrotas, ultrapassando a marca do Real Madrid.

A equipe da Baviera também marcou nove gols em suas duas últimas partidas em todas as competições, após a vitória por 4 a 0 sobre o Bayer Leverkusen no último final de semana, que encer rou uma série de quatro jog os sem vitórias no campe onato alemão.

O Bayern enfrenta o Borus sia Dortmund no clássico alemão do próximo sábado.

Na França

Pelo grupo D, o Olympique de Marselha começou per dendo em casa com um gol do Sporting aos 51 segundos de jogo, mas a atuação de sastrosa do goleiro Antonio Adan, que cedeu o gol de empate a Alexis Sanchez e foi expulso com vermelho direto pouco depois, ajudou os franceses a atropelarem a equipe portuguesa por 4 a 1.

Luva de Pedreiro revela ter recebido proposta para ser jogador profissional

Iran Ferreira, mais conheci do como Luva de Pedreiro, deve tentar seguir carreira de jogador profissional. O influencer revelou recente mente em uma live em sua rede social, junto do ex-jog ador de futsal Falcão, que recebeu um convite de uma equipe profissional, mas não revelou o nome.

“E esse time que me cham ou, existe time melhor no mundo?”, questionou Luva de Pedreiro para Falcão.

O ex-jogador respondeu: “Não, não existe time mel hor no mundo. E você que é o melhor do mundo, tem que estar no melhor time do mundo”.

Durante a live, Luva afirmou

que começará a preparação física ainda esta semana e Falcão revelou que irá man dar um profissional para cuidar do influenciador, que fará trabalhos diários em dois horários, para conquis tar o sonho de ser jogador de futebol profissional.

Inter de Milão vence e complica

vida

do Barcelona na Liga dos Campeões

A Inter de Milão se recuperou após duas derrotas consec utivas no campeonato ital iano, e conseguiu uma vitória crucial por 1 a 0 na Liga dos Campeões contra o Barcelo na na terça-feira (4), graças a um gol de Hakan Calhanoglu.

O meio-campista turco acertou um chute certeiro de fora da área, colocan do a bola no canto direito do goleiro nos acréscimos antes do intervalo.

A vitória em casa levou a Inter ao segundo lugar no Grupo C, com seis pontos, três atrás do líder Bayern de Munique e três à frente do Barcelona. Inter e Barça voltam a se

enfrentar na próxima se mana no Camp Nou, em Barcelona.

Outros jogos

O Liverpool deixou as últi mas derrapadas para trás e conseguiu uma vitória tranquila por 2 a 0 contra o Rangers em casa.

A vitória, que aconteceu graças a uma bela cobrança de falta de Trent Alexan der-Arnold e um pênalti de Mohamed Salah no segundo tempo, coloca o clube hexa campeão europeu três pon tos atrás do Napoli no segun do lugar do Grupo A, com

seis pontos após três jogos.

O Napoli lidera o grupo com 100% de aproveitamento e ainda goleou o Ajax, que teve um jogador expulso, em Amsterdã por 6 a 1 de virada, com dois gols de Gia como Raspadori e outros de Giovanni di Lorenzo, Piotr Zielinski, Khvicha Kvaratsk heila e Giovanni Simeone.

O Ajax, que tem três pon tos após três jogos, havia aberto o placar no início da partida com Mohammed Kudus, e agora corre risco de ficar de fora da fase eliminatória do torneio.

GAZETA RIO
Esportes
nº 981
Estado
do Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2022 Ano XXV -
e fornecer ferramentas de reconstrução ao povo ucra niano, que expressou seu orgulho e gratidão por par ticipar deste projeto.” A Copa do Mundo de 2022 começará em 20 de no vembro no Catar, enquanto o torneio de 2026 aconte cerá nos Estados Unidos, Canadá e México.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.