www.gazetario.com
em 1997 • Rio de Janeiro, 01 de Outubro de 2022. Ano XXV Nº 978 - R$2,00 - Presidente:
GAZETA RIO Página 05 Página 07 Página 06 Página 04 Página 05 Página 06 Página 03 Daniela e Canela, pesquisas indicam que serão os campeões de votos da Baixada A partir de hoje, Rio de Janeiro passa a contar com o Museu Memórias da Música Preta Cruz Vermelha faz campanha para arrecadar brinquedos Líderes europeus declaram apoio a Lula.. Queimados lança programa “Leite Solidário” Pesquisa Datafolha: Castro tem 44% dos votos válidos; Freixo, 31% Domingo de Decisão Página 08 Brasil sofre contra o Japão e perde no Mundial de vôlei Caderno G No domingo, 156 milhões de brasileiros aptos, irão as urnas para decidirem o futuro da nação. De ponta à ponta do Brasil as atenções estão voltadas para o pleito, os brasileiros vão escolher os novos parlamentares, senadores, governadores e presidente. O Brasil vai as urnas fortalecendo ainda mais a democracia. Pesquisa ModalMais/Futura aponta crescimento de Lula na reta final da disputa
Fundado
Jorge Bernardes
A Polícia Militar vai promover um con curso com duas mil vagas para Solda do para recompor o efetivo da corpo ração. O programa, autorizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, tem previsão para acontecer no ano que vem. Os candidatos devem ter idade entre 18 e 32 anos, comprovante de ensino médio completo e apresentar Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Homens
precisam ter no mínimo 1,65m e as mulheres, 1,60m.
Na primeira fase do concurso, haverá prova de seleção com questões objeti vas. Os aprovados estarão aptos a par ticipar da prova de redação, segunda etapa do processo de seleção.
Realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), o curso terá duração de um ano. Além da grade curricular convencional,
com ensino prático e teórico da ativi dade policial, haverá cadeiras sobre legislação, com ênfase na Lei Maria da Penha, no Estatuto do Idoso e Estatu to da Criança e do Adolescente (ECA). A remuneração média prevista para os alunos durante o CFSD será de R$ 3.900,00
Mais detalhes estarão no edital do concurso, que ainda não tem data para ser divulgado.
MPF se reúne no RJ com forças de segurança para garantir direito ao voto
O Ministério Público Federal (MPF), por meio do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial, irá acompanhar as medidas adotadas pelas forças de segurança pública no Rio de Janeiro no sentido de prevenir e coibir eventuais abusos e contratempos por parte dos poli ciais durante o período eleitoral.
isso, prevenir e coibir a possibili dade de abusos.
Viva a democracia
Nesse domingo, a população brasileira irá as urnas mais uma vez, para escolher os novos repre sentantes do Brasil, presidentes, governadores, deputados federais e estaduais, será a festa da democra cia. Apesar do acirramento final da disputa elei toral entre os presidenciáveis Lula e Bolsonaro, fora as agressões verbais de ambos lados e as brigas entre partidários, a democracia e a liber dade saíram vitoriosos e mais que fortalecida. No calor das ruas de
nosso país, dá para sentir a ter mômetro de uma ampla vantagem na disputa do candidato a presidente Luís Inácio Lula da Silva, PT. Acredito que vencidas as várias bravatas de tentativas de golpe e de uma falta de administração do país, o candidato a reeleição presidente Jair Bolsonaro, vê escorrer entre seus dedos a oportunidade de governar o país pela a segunda vez.
O último debate presidencial, con tribuiu bastante para que a população brasileira faça a escolha certa. A legitimidade, a confiança e a lisura do processo eleitoral a cada dia mais se consolida, a ponto que em recente pesquisa de opinião 90% da popu lação apoio e respeitaram o resulta do das urnas.
Uma atmosfera de grandes mu danças está por vir, a nação aguarda e confia nas instituições democráticas brasileiras. Viva a de mocracia.
Quem se beneficia com o voto branco e nulo?
De acordo com o órgão, o objetivo da ação é garantir aos cidadãos o pleno exercício do direito de voto e dar cumprimento ao dispositivo constitucional que lhe incumbe da defesa do regime democrático e da ordem jurídica.
O procedimento foi instaurado a partir de representação feita pelas organizações Pacto pela Democra cia, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Human Rights Watch e Rede Liberdade e Transparência Internacional Brasil à Procuradoria Regional Eleitoral, que por sua vez a encaminhou ao Núcleo de Con trole Externo da Atividade Policial.
As entidades da sociedade civil manifestam na representação a necessidade de dar transparência e publicidade a planos operacion ais e de contingência, bem como de reforçar o papel da cadeia de comando e o compromisso de re speito ao processo democrático e ao resultado das urnas para, com
Na terça-feira (27), o procurador da República Eduardo Benones, coordenador do Núcleo de Con trole Externo da Atividade Policial, se reuniu com os representantes das entidades que acionaram o MPF. No encontro, eles trouxeram dados sobre o aumento da violên cia política no estado do Rio de Janeiro ao longo dos últimos anos. Já nesta quinta-feira (29), foi real izada uma reunião com as forças de segurança pública. Foram con vidadas a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal. “Respeitadas, evidentemente, as atribuições da Procuradoria Re gional Eleitoral, o Núcleo de Con trole Externo da Atividade Policial fará esforços no sentido de que a atuação das forças policiais, es pecialmente as polícias federais (PF e PRF), não apenas garantam plenamente o exercício pacífico do direito de voto, bem como que sua própria presença e modus op erandi não impliquem, por si sós, qualquer tipo de embaraço ao eleitor. Para tanto devem ser ob servadas as resoluções do TSE e o próprio Código Eleitoral”, afirma o procurador.
Agendas do governador Cláudio Castro (PL) para o dia da eleição
No próximo domingo (02/10), o governador e candidato à ree leição ao Governo do Estado, Cláudio Castro, votará, às 8h30, na Zona Eleitoral 119, Seção 44, que funciona na Escola Municipal Golda Meir, na Barra da Tijuca.
Chegou o dia das eleições e nenhum dos candidatos lhe agrada. Você decide votar em branco ou anular o voto.
Para se ter uma ideia, no segundo turno das eleições presidenciais de 2018, os votos brancos somaram 2,4 milhões, ou 2,1%, enquanto o porcentual de votos nulos chegou a 7,4%, o maior registrado desde 1989, totalizando 8,6 milhões.
Mas o que acontece quando há voto nulo ou em branco?
O voto é simplesmente “descar tado” e não entra na conta dos chamados votos válidos, que defi nem a eleição.
O voto branco e o voto nulo são ger ados quando o eleitor digita a tecla BRANCO na urna, escolhe um número de candidato que não existe ou erra ao votar, preenchendo e confirmando o número do presidente no lugar do código do governador, por exemplo.
Mas se esse voto é “descar tado”, qual é o impacto dele nas eleições?
Ele pode ajudar a determinar a disputa. Isso porque para vencer uma eleição em primeiro turno, o candidato à presidência, por exemplo, precisa de maioria absoluta, ou seja, de 50% dos votos válidos mais um.
Sendo assim, se o número de pes soas que votam nulo ou branco é alto, isso quer dizer que o total de votos válidos em disputa vai ser menor. Ou seja, o vencedor vai pre cisar de menos votos para atingir a maioria absoluta e ganhar.
Para ficar mais claro, imagine uma eleição com dez eleitores e três candi datos. O primeiro colocado recebe cinco votos, o segundo três, e o último dois.
Nesse caso, haveria segundo turno, porque nenhum dos candi datos atingiu a marca de 50% dos
votos mais um.
Mas se um dos eleitores do tercei ro candidato votar nulo, o primei ro candidato conseguiria se eleger com os mesmos cinco votos.
Por quê? Porque ele teria a maioria absoluta dos votos mais um (nesse exemplo, os outros dois candidatos teriam quatro votos no total)
E se a maioria dos votos for nulo ou branco? Mesmo que mais da meta de da população anulasse o voto, isso não anularia uma eleição. Ela só teria um número menor de vo tos válidos.
Vale lembrar que nas eleições deste ano, o eleitor vai votar para cinco cargos: deputado estadual, deputa do federal, senador, governador e presidente (no caso do Distrito Fed eral, deputado distrital). E votar em branco ou anular a opção de voto para um desses cargos, não invalida o voto para os demais.
Em seguida, às 11h, participa de missa na Paróquia Santa Rosa de Lima, também na Barra. No fim do dia, após a apuração dos votos, Castro fará um pronunci amento às 19h30, no Hotel Fair mont, em Copacabana.
Serviço
Horário: 8h30
Local: Zona Eleitoral 119, Seção 44
– Escola Municipal Golda Meir –Barra da Tijuca
Missa na Paróquia Santa Rosa de Lima
Horário: 11h
Local: Av. Jorn. Ricardo Marinho, 301 – Barra da Tijuca
**Após a missa, Castro falará com a imprensa do lado de fora da igreja. Coletiva de imprensa
Horário: 19h30
Local: Hotel Fairmont – Av. Atlânti ca, 4240 – Copacabana
GAZETA RIO
Órgão atua para prevenir eventuais abusos e contratempos por parte de policiais durante o período eleitoral
PM promove concurso com 2 mil vagas para soldado Fundado em 1997
Rio de Janeiro, 01 de Outubro de 2022 - Ano XXV - nº 978
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar
Editorial:
• TSE
Domingo de Decisão
Brasileiros vão as urnas escolher seus representantes
Último debate antes das eleições é marcado por acusações e pouca conversa sobre os problemas do país
ATV Globo pro moveu na noite de quinta (29) o último debate presidenciáv el antes das eleições de domingo. O encontro re uniu sete candidatos à Presidência da República e teve profusão de direitos de resposta, acusações de corrupção, discussões so bre pandemia, educação, fome, entre outros temas. Seguindo as diretrizes da
lei eleitoral, foram convida dos os candidatos de parti dos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamen tares, e sem impedimen to na Justiça, seja eleitoral ou comum. Com isso, Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Avila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) estiveram presentes.
O início do debate ficou mar
cado por muitos pedidos de direitos de resposta, espe cialmente de Bolsonaro e Lula, por conta de acusações mútuas sobre corrupção.
Em outros momentos, quan do teve a oportunidade, o atual presidente defendeu o trabalho de quase quat ro anos de governo, como a economia, a empregabilidade e o combate a pandemia.
Lula, por sua vez, fez questão de mencionar o crescimen to do país em seu mandato
(2003-2010), especialmente da população mais pobre. O ex-presidente ainda falou sobre temas importantes, como as cotas raciais e o fo mento da cultura.
Simone Tebet e Ciro Gomes tentavam direcionar o de bate sobre as propostas de campanha, falar sobre as causas e melhorias para a população, assim como fize ram durante a etapa da can didatura de ambos.
Padre Kelmon, do PTB, basi
camente se apresentou como um auxiliar de Bolsonaro, sen do chamado, inclusive, como “candidato laranja” e “cabide”, por alguns candidatos. Kelmon protagonizou momentos de tumulto no debate e chegou a tirar o apresentador William Bonner do sério.
A candidata do União Bra sil, Soraya Thronicke, teve embates direto com o pa dre e, com isso, acabou não conseguindo desenvolver as propostas de campanha no
último debate. Contudo, Felipe D’Avila também buscou apresentar suas pautas liberais e, ao mesmo tempo, atacar o ex-presidente Lula. Além disso, o candidato do parti do Novo teve bons momen tos de troca de ideias com Simone Tebet sobre privat izações e saúde pública. No último bloco, em ordem definida por sorteio, os candi datos tiveram 1 minuto para fazer as considerações finais.
Lula:
“O problema não é gov ernar, é cuidar do povo, é gerar emprego, au mentar salário, aumen tar massa salarial para melhorar a saúde, mel horar a educação, faz er universidade. Tenho muito orgulho dos pro gramas sociais. O povo tem muita facilidade para escolher e saber o que ele quer”.
Bolsonaro:
“Meu governo respeita a família brasileira. Somos contra a legalização das drogas, contra o aborto e contra a ideologia de gênero nas escolas. O Brasil dá exemplo para o mundo na recuperação da economia mundial”.
Ciro Gomes:
“Eu sei que os radicais lulistas e os radicais bol sonaristas não querem ouvir nada, a não ser aquela história toda que nós já vimos e que está matando inocentes.
Também pudera. Nós assistimos aqui, àqui lo tudo que eu estou tentando prevenir o povo brasileiro. Eu que ro ser o candidato que vai reconciliar o Brasil”.
Simone Tebet:
“Eu peço que reflita se a escolha tem que ser pelo menos pior, ou se tem que ser a escolha do seu coração. Eu e Mara Gabrilli estamos prontas para fazer o maior pro jeto de inclusão do país. Eu não vou sossegar enquanto tiver um úni co brasileiro passando fome no Brasil”.
Soraya Thronicke:
“Não adianta candida tos falarem e falarem, e dizerem números que não existem. As ruas mostram outra reali dade. Não tenho rabo preso com ninguém. Não tenho medo de ser presa. Eu tenho coragem para mudar o Brasil”.
Felipe D’Avila:
“O Brasil não vai voltar a crescer, não vai voltar a progredir, não vai sair desse atoleiro se nós el egermos esses governos que colocaram a gente nesse buraco. Você, quando está sozinho na cabine de votação, é você com a sua con sciência. Vote bem”.
Padre Kelmon:
“Eu me dirijo, especial mente, a você sacerdote, a você pastor, a você fiel deste Brasil Cristão. Vocês viram como me trataram aqui com tan to ódio a um sacerdote. Observem como fazem esses que querem o seu voto, observem com o tamanho do ódio que eles preparam para os padres nesse continente latino-americano”.
Estado do Rio de Janeiro, 01 de outubro de 2022 GAZETA RIO 3 RIO
Queimados lança programa
“Leite Solidário”
APrefeitura, por meio da Secre taria Municipal de Assistência Social, realizou o lançamento do projeto “Leite Solidário”, que tem o objetivo de ofertar dois li tros do alimento às famílias atendidas pela Assistên cia Social. Nesta semana a população de baixa renda de queimados passou a ter mais dignidade ..
Terão acesso ao programa as famílias já inscritas e acompanhadas pelos eq uipamentos da Secretar ia de Assistência Social e da Secretaria da Terceira Idade, como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Celti. O público-alvo são crianças com idade entre 2 a 4 anos
e idosos acima de 60 anos.
Para o prefeito Glauco Kaizer, combater a fome é um dos principais desafios do gover no: “Desde o primeiro dia da nossa gestão a gente tem tra balhado duro para combater a fome e garantir a dignidade para as pessoas, afinal, é um direito delas. Este é mais um programa que vai de encontro às necessidades da população que mais precisa”, disse o pre feito.
As famílias receberão men salmente dois pacotes de leite por cada morador que se encontre no perfil do pro grama, retirando o alimen to nas unidades dos CRAS e do Celti. Um projeto que complementará e amenizará para a população vulnerável, os impactos da insegurança alimentar, que a cada dia
atinge e prejudica uma quan tidade maior de pessoas afetadas pelo atual modelo econômico.
“É importante destacar que as famílias beneficiadas com o “Leite Solidário” são aque las que já estão inscritas no CadÚnico, mostrando a im portância da família de baixa renda estar inscrita e moni torada pela nossa equipe da Assistência. O Leite Solidário é um primeiro passo para o trabalho que estamos imple mentando no município. Em breve esperamos dar o próx imo passo, que é a entrega do Cartão Queimadense, um benefício que vai fazer com que a própria pessoa defina o alimento que ela mais necessi ta”, destacou a secretária Cris tiane Lamarão.
Combate à fome e à insegurança alimen tar
Nos últimos dias a Prefeitura de Queimados, em parceria com o Governo do Estado, inaugurou o Café do Tra balhador, que oferece 250 cafés da manhã a partir das 4h. O objetivo agora é passar de 250 para 500 cafés diários. O gestor finalizou ainda fa lando sobre a implemen tação do Restaurante Popu lar em Queimados: “Estamos na fase de terminar a refor ma do Queimadão onde vai ser o Restaurante Popular, local em que vamos ter mil refeições por dias à R$ 1,00 e 500 cafés a 50 centavos”, finalizou.
Angra dos Reis: São Bento receberá centro para pessoas com autismo
Rússia anexa quatro territorios ocupados ilegalmente na Ucrania
A Prefeitura de Angra as sinou na manhã desta quin ta-feira, 29 de setembro, a ordem de serviço referente à construção do Centro Educa cional para Transtorno do Es pectro do Autismo (CETEA) e do Centro Comunitário, que ficarão localizados no bairro do São Bento. A expectativa é de as obras sejam concluí das em 210 dias.
O CETEA vai acolher pessoas com transtorno do espectro autista, desenvolvendo ativ idades de cunho pedagógico e estimulando habilidades cognitivas, sensoriais, soci ais, comunicacionais e psi comotoras, além das Práti cas Educativas para uma Vida Independente (PEVI).
O Centro Comunitário será voltado à comunidade, com
As entregas continuam em Paty do Alferes
A prefeitura entregou mais uma escola totalmente reformada e ampliada para a população patiense. Desta vez, foi a Escola Nossa Sen hora das Graças no bairro Campo Verde.
A obra aumentou em 80% o tamanho da unidade. Foi realizada nova pintura, novo piso e elétrica.
Além disso, a cozinha, o re
feitório, a secretaria e a di retoria foram ampliados. Também foram construídas 6 novas salas de aula, banhei ros com acessibilidade, nova sala de vídeo e um pátio para atividades das crianças. É mais investimento em in fraestrutura para que nos sos alunos tenham o melhor ensino.
espaços para a realização de eventos, palestras entre outros.
– A questão do atendimen to às pessoas que estão dentro do espectro do au tismo no município é mui to importante. Precisamos ter um atendimento que ofereça oportunidades, principalmente aos jovens, assim como aos familiares
que fazem parte desse con vívio – afirmou o secretário de Governo e Relações In stitucionais da Prefeitura de Angra, Cláudio Ferreti.
A assinatura aconteceu no auditório da Defesa Civil, no mesmo bairro que os dois centros serão construídos, na Avenida Júlio César de Noronha, 340.
O presidente russo, Vladimir Putin , abriu uma nova fase na ofensiva na Ucrânia ao proc lamar a anexação das quatro províncias ocupadas ilegal mente . Com a anexação de uma parte da Ucrânia, equiv alente a 15% do território da ex-república soviética, Putin explodiu as pontes para a paz imediata. Após os pseu do-referendos realizados nos territórios ocupados para justificar a anexação, o pres idente exigiu de Kyiv “um ces sar-fogo imediato e um retor no à mesa de negociações”, embora já tenha avançado: “A Rússia não abordará nas negociações o retorno de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhia”. A única coisa que o Kremlin oferece em troca é a intenção de não usar suas armas mais destrutivas .nessa batalha: “Defenderemos nos sa terra com todas as forças e meios à nossa disposição e faremos todo o possível para garantir a segurança de nosso povo. Esta é a grande missão libertadora de nosso povo”, disse Putin sob aplausos de seus políticos.
É a segunda vez que Putin anuncia a anexação de terri tório perante seu governo e parlamentares na sala de São Jorge do Grande Palácio do Kremlin. Ele já fez isso em 18 de março de 2014 em um dis curso mais longo, quase 50 minutos de duração, quando a incorporação da Crimeia abriu as portas para a guerra em Donbas.
A anexação de Putin coin cide com a possível queda iminente de Liman, outro entroncamento ferroviário estratégico para o Exército russo localizado na região de Donetsk. Horas antes da intervenção de Putin, seu porta-voz, Dmitri Pesk ov, confirmou à imprensa que tentarão controlar pelo menos as duas províncias em guerra desde 2014. “As repú blicas populares de Donetsk e Lugansk são reconhecidas
pela Federação Russa dentro das fronteiras de 2014. para os territórios de Kherson e Zaporizhia, devo esclarecer isso”, afirmou.
Autoridades impostas pelo Kremlin nos territórios que controla concluíram seus pseudo-referendos so bre a anexação à Rússia na terça-feira. Para dar formali dade a um processo que nem a China reconhece, Putin as sinou na véspera desta cer imónia o reconhecimento da independência destas duas últimas regiões apesar de as suas autoridades serem uma administração militar impos ta por ele próprio.
Para proteger seus ganhos, Putin decretou na semana passada uma mobilização para ir ao front que causou rebuliço na sociedade russa. Uma pesquisa do centro de estudos sociológicos Levada, realizada após a ordem do Kremlin, mostra que 47% dos russos sentiram ansie dade com a medida e 23% reconheceram estar em choque . Isso fez com que a porcentagem de pessoas “muito preocupadas com o conflito na Ucrânia” dispar asse de 37% em agosto para 56% em setembro; enquan to a população, que até ag ora aprovava totalmente a guerra, está dividida entre continuar (48%) e iniciar as negociações de paz (44%).
A propaganda, no entanto, mostra o apoio maciço dos russos a esta guerra. O gov erno russo organizou um ato de massa na Praça Vermelha para dar as boas-vindas aos territórios anexados. No en tanto, alguns dos presentes foram forçados a chegar lá. “Chamaram todos nós do escritório para estarmos lá”, conta a este jornal uma mulher que trabalha numa empresa ligada ao comér cio internacional e prefere o anonimato. “Claro que não”, ele responde quando per guntado se pode recusar.
MUNDO
“Defenderemos nossa terra com todas as nossas forças”
Beneficiários receberão mensalmente dois pacotes de leite por cada morador que se encontre no perfil do projeto
Estado do Rio de Janeiro, 01 de outubro de 2022 GAZETA RIO 4 MEIO AMBIENTE
• Rússia
Daniela e Canela, pesquisas indicam que serão os campeões de votos da Baixada
Há poucos menos de uma semana da eleição, começa a se desenhar um cenário político diferente de outros pleitos, tudo indica que será da Baix ada Fluminense os campeões de votos para a Assembleia Legislativa e para Câma ra Federal. A expectativa é grande em torno da reeleição da deputada federal Daniela do Waguinho (UB), eleita com 136 mil votos na eleição pas sada, hoje, segundo pesquisas será a grande puxadora de votos da legenda do partido, podendo mais que dobrar e ser a mais votada do estado.
Com a popularidade em alta, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, esposo da Danie la contribuiu bastante para esse feito. Apesar de ser cas ada com Waguinho e ter dos filhos, isso não é fato isolado para que Daniela venha a dis parar nas intenções de voto, o que deixou como marca foi seu desempenho em Brasília, no qual é composto só de
Pesquisa
15% da bancada de mulheres, e Daniela se destacou par ticipando de Comissões da educação, da mulher, de se guridade social e da família, apresentou projetos que vir aram leis e foi das deputadas que mais trouxe verba para a região.
Já, o deputado estadual, Mar cio Canela (UB), eleito com 110 mil votos no pleito passa do, pela a sua forte atuação na Assembleia Legislativa e defensor da Baixada, cresceu muito na região. Canela, tem como parceiro político o pre feito Waguinho, braço direito em sua campanha, segundo pesquisas eleitorais, também poderá dobrar a votação.
A união política da deputada federal Daniela do Waguin ho, deputado estadual Mar cio Canela e o prefeito Wagu inho, mudarão de fato o município de Belford Roxo e fazem com que os dois depu tados sejam os mais votados do estado.
Pesquisa divulgada pela Futura Consultoria e en comendada pelo Banco Modal, nesta sexta-feira (30/9), mostra um cresci mento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na reta final da disputa pelo Palácio do Planalto. De acordo com o levantamen to, o petista tem 43,6% dos votos válidos no primeiro turno enquanto o presi dente Jair Bolsonaro (PL) tem 40,5%. Na pesquisa da semana passada, os dois estavam tecnicamente em patados, com uma leve van tagem de Bolsonaro. A pesquisa também mostra um crescimento da sena dora Simone Tebet (MDB). A emedebista agora ocu pa a terceira posição com
7,7% dos votos. Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência com 6%.
Na simulação de segundo turno, a diferença entre os dois principais concor rentes também teve cresci mento. Passou de 2,6 pon tos percentuais na semana passada para 4,8 pontos. Segundo o levantamento, Lula venceria com 47,7% dos votos contra 42,9% de Bolsonaro.
Rejeição
Os dois candidatos que lid eram a pesquisa também são os mais rejeitados. Se gundo o levantamento, 42,9% dos eleitores não votariam em Bolsonaro, já 40% não votariam em Lula.
Além disso, 43,8% afirmar am ter medo da continu ação do atual governo e
41,9% disseram temer a volta do PT.
Para 39,3%, o governo de Jair Bolsonaro é ruim ou péssimo. Outros 35,7% aval iam como ótimo ou bom.
Os eleitores também foram questionados como avaliam o governo do ex-presiden te Lula (2002-2010). Para 46,7%, o governo foi ótimo ou bom. Já para 31,9% foi ruim ou péssimo.
A pesquisa escutou 2 mil pessoas, com margem de erro de 2,2 pontos percen tuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas de 26 a 28 de se tembro de 2022. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06743/2022.
ModalMais/Futura aponta crescimento de Lula na reta final da disputa
Estado do Rio de Janeiro, 01 de outubro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO
Thays Martins
Deputada Federal Daniela do Waguinho, Prefeito Waguinho e Deputado Estadual Marcio Canela
Líderes europeus declaram apoio a Lula..
Diversos ex-chefes de Estado e de governo da União Europeia divulgaram nesta sexta-feira (30) um manifesto em defesa da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2 de outubro. Entre os sig natários do documento estão o ex-presidente da França François Hollande, o ex-premiê francês Dominique de Ville pin, os ex-primeiros-ministros da Itália Enrico Letta e Massi
mo D’Alema, o ex-presidente do governo da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero, o expremiê da Bélgica Elio Di Rupo e a ex-presidente da Suíça Miche line Calmy-Rey - com exceção do conservador De Villepin, todos são de centro-esquerda. “Quando a democracia está em perigo, todos os democra tas devem se unir para der rotar a extrema direita”, diz o manifesto, enviado pela equi
pe de Hollande à agência de notícias francesa AFP. “É por isso que nós, ex-chefes de Es tado e de governo de diversas tendências políticas, apoiamos a candidatura do ex-presidente Lula”, acrescenta. Segundo os líderes, o mundo “precisa de um Brasil democrático e justo”.
“Apenas um homem de Estado como Lula pode enfrentar esse desafio”, ressalta o texto.
Pesquisa Datafolha: Castro tem 44% dos votos válidos; Freixo, 31%
A pesquisa Datafolha, divul gada na noite de quinta-fei ra (29), aponta que Cláudio Castro (PL), candidato à ree leição, possui 44% dos votos válidos para o governo do Rio de Janeiro. Em seguida vem Marcelo Freixo (PSB) com 31%.
Na última pesquisa, realizada no dia 22 de setembro, Cas
tro tinha 45% dos votos váli dos, enquanto Freixo possuía 33%.
Para a contabilidade de vo tos válidos são excluídos os votos em branco ou nulo e os indecisos, é a assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.
Rodrigo Neves (PDT) aparece
com 11% dos votos, enquan to Paulo Ganime (NOVO) tem 4% na nova pesquisa. Cyro Garcia (PSTU) vem logo abaixo, com 3%.
O ex-governador Wilson Wit zel, que sofreu impeachment no ano passado, teve a candi datura indeferida pelo Tribu nal Regional Eleitoral.
Atenciosamente
Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.
Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Estado do Rio de Janeiro, 01 de outubro de 2022 GAZETA RIO 6 MEIO AMBIENTE
Salmos 91:1-16 CLASSIFICADOS Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1 UBAfro União Brasil Afro UNIÃO BRASIL Rio de Janeiro, 30 de setembro de 2022 Carta aberta aos eleitores O União Brasil Afro, preocupado com o momento político que a nossa sociedade vem atravessando, trabalha para unir forças e vêm mui respeitosamente até aqui pedir o seu voto no dia 2 de outubro de 2022, vote certo e consciente, seguindo a ordem de votação, indicamos para Deputada Federal Daniela do Waguinho 4412, Deputado Estadual
Canella 44.123, Senadora Clarissa 444 e Governador Cláudio Castro 22,
vice Thiago Pampolha,
que o vice é do União Brasil . Portanto, esses
que estão atentos, preocupados
trabalhando
Brasil melhor.
Márcio
com
lembrando
são os números
e
muito para um
Vanderson Claudino Presidente UBAfro União Brasil Afro Diretório Regional Rio de Janeiro Executive Center 11, Rua do Carmo 11 15º andar Centro Rio de Janeir0. Cep: 20011 020 Tel.: (21) 98369 7540 e mail: 6187vanderson@gmail.com
Estado do Rio de Janeiro, 01 de Outubro de 2022
Cruz Vermelha faz campanha para arrecadar brinquedos e livros infantis
Os brinquedos e livros in fantis serão distribuídos em bairros carentes de Nova Iguaçu, no dia 12 de outubro. Alguns parceiros da Cruz Ver melha de Nova Iguaçu estão apoiando a campanha, como o Brasil Sem Alergia, UNIG, Sindicato dos Rodoviários de Nova Iguaçu, MM Saúde e TopShopping.
De acordo com o presiden te da Cruz Vermelha, Renato Muniz, todo ano a instituição faz campanhas para con seguir doações de brinque dos, mas diferente dos outros
anos, neste ano resolveram incluir na campanha a doação de livros infantis, com o obje tivo de incentivar a leitura e mexer com a imaginação das crianças.
“Os livros e os brinquedos podem ser novos ou usa dos, porém, que estejam em boas condições, pois temos que doar aquilo que ainda pode ser utilizado, nossas crianças merecem receber o melhor; peço que tenham muito carinho na hora de doar” destacou Renato.
Serão mais de 5 pontos de arrecadações dos nossos parceiros, e quem for doar pode procurar o local mais próximo, os brinquedos e os livros podem ser doa dos até o dia 7 de outubro. Após essa data os vol untários da Cruz Vermelha irão recolher as doações para levarem para o desti no final.
Pontos de arrecadações
Sede da instituição que fica localizada na Rua Coronel Bernardino de Melo, 2085 –
Centro de Nova Iguaçu, em frente à estação de trem; no Brasil sem Alergia situado na Rua Iracema Soares Pereira Junqueira, 224 - Centro de Nova Iguaçu; UNIG-Aveni
da Abílio Augusto Távora, 2134, Nova Iguaçu; Sindicato dos Rodoviários localizado na Rua Antônio Rabelo Gui marães,329-Califórnia; Top Shopping que fica localizado
na Avenida Governador Rob erto Silveira, 540, no cen tro de Nova Iguaçu, e M.M Saúde que fica na Avenida Abílio Augusto Távora, 2798, Jardim Alvorada.
A partir de hoje, Rio de Janeiro passa a contar com o Museu Memórias da Música Preta
De caráter virtual, o Museu Memórias da Música Preta (MMMP), uma iniciativa do Museu da História e Cultu ra Afro-Brasileira (Muhcab), será lançado, neste sábado (1/10), com a finalidade de possibilitar a interessados o acesso gratuito a arquiv os sobre a história e cultura da música preta no Brasil. A cerimônia de lançamento do MMMP contará com pocket show do Grupo Missa Criola, além de bate-papo com os criadores do projeto.
Rafael Braga, um dos ideal izadores do Museu, afirma que o objetivo maior do tra balho é combater o racismo estrutural que permeia as relações sociais brasileiras por meio do conhecimen to. Todo o acervo do Museu Memórias da Música Preta é resultado de uma profun da pesquisa documental, iconográfica, fílmica, sonora
e discográfica dos artistas brasileiros pretos que ajudar am a formar a identidade cul tural nacional.
“O MMMP nasceu da neces sidade de resgatar, dar voz, vez e visibilidade aos artistas pretos da música brasileira, a maioria invisibilizados. Este site será uma ferramenta para conhecer e reconhecer cantoras, cantores, compos itoras e compositores que têm grande importância na formação da nossa identi dade musical, realçando o protagonismo destes artistas com a intenção de combater o racismo estrutural, crian do sentimento de orgulho e pertencimento para a popu lação negra brasileira”, expli cou Rafeal Braga.
Alunos do ensino médio da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e de Salvador (BA) serão apresentados ao proje to por meio de jogos de tab
uleiro, no qual serão feitas perguntas e respostas sobre a história dos músicos pretos brasileiros. A iniciativa visa incentivar a curiosidade dos jovens sobre o assunto, além de formar um público consu midor de tais produtos cul turais.
Nos dias 17 e 18/11 serão fei tas apresentações do Meseu, no Rio de Janeiro, com a par ticipação da atriz Verônica Bonfim, na Arena Fernando Torres (Madureira) e na Lona Cultural Gilberto Gil (Realen go). Na ocasião, a artista fará uma contação de histórias a partir do livro “A Menina Aki li”, de sua autoria.
Para Simone Nascimento, uma das idealizadoras do projeto, o Museu Memóri as da Música Preta permite que artistas pretos se sintam pertencentes à sociedade, além de permitir que pes soas socialmente vulneráveis
tenham acesso a bens cul turais que não estariam ao seu alcance.
“O racismo não permite que artistas pretos tenham a mesma visibilidade que arti stas brancos. E isso se reflete na sociedade como um todo,
a população não tem acesso ao conhecimento. Projetos como o Museu Memórias da Música Preta trazem pert encimento, formação de pú blico e acesso à cultura para pessoas de maior vulnera bilidade social, através de
Inscrições para o projeto Maricá das Artes estão abertas até segunda-feira (03/10)
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cul tura, está com as inscrições abertas até segunda-feira (03/10), para oficinas gra tuitas de curta duração do Projeto Maricá das Artes, no Polo de Itaipuaçu. Diversas opções estão disponíveis, como fotografia documen tal, direção teatral para inici antes, trompete, violão, con tação de história e mediação de leitura brincando, ukulelê, clarinete, percussão, entre outras.
Os interessados podem se inscrever presencialmente no polo, que fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h, onde são oferecidas as oficinas que são divididas entre aulas presenciais e on line, com início em outubro. É necessário apresentar doc umento de identidade e CPF.
Serviço: Projeto Maricá das Artes
Inscrições: Presencial
Prazo final: 03/10
Local: Avenida Carlos Marighella, Lote
Oficinas oferecidas
Com aulas presenciais: prática orquestral (a partir de 18 anos); fotografia documental (a partir de 16 anos); direção Teatral para inici antes (acima de 18 anos); trompete (a partir de 16 anos); violão (a partir de 10 anos); mu sicalização infantil (6 a 10 anos); contação de história e mediação de leitura brincando (aci ma de 6 anos); afroafetividade (6 a 10 anos); ukulelê (livre); imersão em contação de históri as (acima de 16 anos).
Com aulas online: clarineta (acima de 12 anos); percussão (pandeiro – ritmos regionais – acima de 12 anos); os sete gatinhos (estudo da peça de Nelson Rodrigues – acima de 17 anos).
ações em escolas e centros culturais”, afirmou Simone Nascimento.
As informações são do Diário do Porto.
07, Quadra 12 – Itaipuaçu
Estado do Rio de Janeiro, 01 de outubro de 2022 GAZETA RIO 7
Caderno G
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
Brasil sofre contra o Japão e perde a primeira no Mundial de vôlei
Em seu pior jogo no Mundi al de vôlei, a seleção femini na até ensaiou uma reação com a virada. O Japão, porém, soube esperar o momento para desbancar o time de José Roberto Guimarães em Arnhem, na Holanda. Em 3 sets a 1, parciais 25/22, 25/19, 17/25 e 25/20, o Brasil con heceu sua primeira derrota na competição. Com isso, a equipe também fica longe da liderança do grupo D. A seleção terá pouco tem po para reagir.O Brasil vol ta à quadra já neste sába do, contra a China, às 9h.
O Sportv2 transmite a par tida ao vivo. Para fechar a primeira fase na ponta da
chave, será preciso vencer a China por 3 sets a 0.
Além disso, a queda também dá fim a uma longa invencibilidade diante do Japão. A seleção não per dia para as asiáticas desde 2017, quando levou a pior na Copa dos Campeões. Se levar em conta os duelos em Mundiais, o período in victo era ainda maior: a úl tima derrota tinha sido em 1982, no Peru.
Pri Daroit e Carol Gattaz fo ram as maiores pontuado ras da seleção, com 17 e 13 pontos, respectivamente.
Pelo lado japonês, Inoue (27) e Ishikawa (18) coman daram as ações.
Ex-diretor da Fifa é condenado a 16 meses de prisão por receber US$ 350 mil em suborno
Na derrota de quarta-feira (28), diante do Fortaleza, no Castelão, o Flamengo teve 10 desfalques. Dois por lesão (Rodrigo Caio e Bruno Henrique), dois sus pensos (Marinho e Everton Cebolinha) e seis que esta vam servindo as seleções (Everton Ribeiro, Pedro, Vidal, Erick Pulgar, Varela e
Arrascaeta).
Para o confronto diante do Bragantino, neste sábado, às 19h, no Maracanã, o Ru bro-Negro terá a volta de oito jogadores, só os contun didos que continuam fora.
O retrospecto do time não é nada favorável no Campe onato Brasileiro. São dois empates e duas derrotas
nos últimos quatro jog os na competição. Caso não vença o Bragantino, o Flamengo pode atingir uma marca negativa que não acontece desde 2015: uma seca de cinco partidas sem ganhar.
A Justiça dos Estados Unidos condenou o ex-presidente da federação de futebol de El Salvador a 16 meses de prisão, nesta quinta-feira.
Reynaldo Vasquez, de 66 anos, havia sido acusado de receber US$ 350 mil em sub orno, no ano de 2012. No ano passado, no decorrer do pro cesso judicial, o ex-dirigente admitiu culpa no caso.
Vasquez recebeu o valor em propinas pelos direitos de mídia e marketing dos jogos das eliminatórias da Copa do Mundo. “Esse pagamen to foi feito por transferência da conta bancária de uma empresa de marketing es portivo nos Estados Unidos.
Vasquez acabou recebendo uma parte do dinheiro do
suborno por meio de uma transferência eletrônica”, afirmou o Departamento de Justiça dos EUA.
Vasquez comandou a fed eração salvadorenha de fu tebol de junho de 2009 a julho de 2011. No final de 2015, ele foi preso durante uma investigação das au toridades americanas con tra dirigentes da Fifa. Ele foi acusado em novembro de 2015 e extraditado para os Estados Unidos em 2021.
O ex-dirigente esportivo foi banido do esporte pela Fifa e recebeu uma multa no valor de US$ 512 mil em outubro de 2019, depois que um comitê de ética in terno o considerou culpado de suborno. Como parte do
seu acordo de confissão, no processo judicial nos EUA, Vasquez concordou em de volver US$ 360 mil para o governo salvadorenho.
O procurador do Distrito Leste de Nova York, Breon Peace, afirmou que Vasquez praticou corrupção motiva do por ganância.
— O réu e seus co-conspi radores, motivados pela ganância, se desonraram ao encher seus bolsos com cen tenas de milhares de dólares em propinas, às custas de um belo esporte, da feder ação de futebol de El Salva dor e da comunidade que servia — disse Peace.
GAZETA RIO
Esportes
PAULO MARQUES
Editor de Esportes
Estado do Rio de Janeiro, 01 de Outubro de 2022 Ano XXV - nº 978
Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164 3004 / (21) 3589 5288 WhatsApp (21) 96454 7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita RJ (10 minutos da Estação de Mesqu ta) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
voltas
Vidal, Pedro, Everton Ribeiro e Arrascaeta diante
Bragantino
Flamengo terá as
de
o